Eu tive a honra de pegar aulas com esse cara, simplismente é fantástico a musicalidade dele é impressionante, chega da vontade de chorar, som muito limpo e lindo. Muitos pensam que esse polegar dele seja so enfeites para mostrar uma coisa revolucionaria de tocar com o tal do "polegar da mão esquerda"negativo ele usa a favor da musica, todas as vezes que usa o polegar da mão esquerda, é para deixar a melodia mais legata, ou preencher mais a harmonia..
Deixar a melodia mais "legata" significa mais ligada, conectada, sem deixar uma pausa entre uma nota e outra. Para preencher a harmonia ele quer dizer adicionar mais notas ao acorde e assim o deixando mais preenchido.
Tom Jobim adorava o violão, mas costumava dizer que era um instrumento harmonicamente limitado se comparado ao piano. Se Tom conhecesse o Marcus Tardelli, certamente mudaria de idéia!!
A limitação a que Tom se referia no fundo não era do violão e sim dos violonistas. O instrumento será sempre um potencial, o que o artista fizer dele. Realmente Marcus Tardelli está levando o violão a outro patamar artístico, não se trata de mais notas, se trata de mais MÚSICA, de mais ARTE! A técnica inovadora é só uma consequência. Parem de olhar pra mão dele e ouçam!
Incrível, emocionante. É um fenômeno bastante estranho ouvir acordes que parecem impossíveis no instrumento. Chega a dar um nó na cabeça. O violão ganha um novo status harmônico com o Marcus. Esse músico está criando uma nova escola. Um gênio. Não consigo parar de ouvir essa valsa. Deixa eu ouvir mais uma vez. Grande post !!!
O meu grande amigo Guinga diria: O Brasil ja descobriu o seu Mozart. Esta leitura da Valsa de Euridice, do poeta Vinicius de Moraes, é uma das musicas mais profundas e emocionantes que ja ouvi na minha vida.
A diferença do Talento pro Gênio é que o Talento faz tudo o que pode e o Gênio faz o que é preciso. Isso explica bem quem é o Tardelli e o porque se difere dos demais talentos do violão de hoje. O Guinga tem toda razão: O Marcus Tardelli está em outro patamar no qual está sozinho, distante do seu tempo e da sensibilidade comum!! É como a águia: quanto mais se eleva menos visível se torna, e vê castigada a sua grandeza pela solidão em que se lhe encontra a alma...
Genial. Impressionante. Muito acima de qualquer padrão que foi marcado até hoje para o violão no Brasil, quiçá, no mundo. Tardelli, realmente, não se compara.
Não me canso de ouvir!!! Realmente, um dos artistas mais profundos e geniais que já ouvi, que o mundo está começando a descobrir, e que pra nossa felicidade é um brasileiro! Diferente da maioria dos virtuoses de hoje que vem da linha Baden/Rabello (como Yamandu, Penezzi ou Rogério Caetano) Marcus Tardelli é um violonista totalmente original, artista único, que não se enquadra em nenhuma escola, e que está devolvendo dignidade ao violão, levando-o a um novo patamar, tanto técnico, quanto artístico. Um visionário, fundador de uma nova escola. Pra mim, sem dúvida o grande gênio do violão moderno.
E quem disse que Yamandu pode ser encaixado em alguma escola ? Quem disse que Yamandu não é original ? Yamandu, Marcus Tardelli, todos tem influências. Mas tanto Rapahal, Yamandu, Baden, Tardelli , todos são originais e influenciam, ou vão influenciar, outros violonistas. Rogerio Caetano é muito mais influenciado pelo Dino Sete cordas do que Rapahel Rabello. Marcus Tardelli é um gênio. Mas essa loucura de fazer comparações, principalmente quando não se entende de música, é ingênuo. Todos são mestres, todos estão em um nível altíssimo como instrumentistas. Porém cada um tem seu particular.
Mateus Cavalcante Yamandu é um fantástico violonista regional, mas seu violão não deixa de ser um desdobramento da escola Baden/Rabello + violão argentino/gaúcho (não só na maneira de tocar, como também na maneira de compor). Penezzi também é nitidamente um desdobramento da escola Baden/Rabello. Rogério Caetano um discípulo de Dino e Rabello. O duo Assad, juntamente com o Siqueira Lima e o Brasil Guitar Duo, são desdobramentos do Duo Abreu, com foco no repertório brasileiro. E por aí vai... Já artistas como Garoto, Baden (como também fora do Brasil: Django Reinhardt, Paco de Lucia, Wes Montgomery, Andres Segóvia ou Jimi Hendrix) possuem um universo mais particular, fruto de uma relação mais profunda com a Arte e menos com o instrumento. Não tenho dúvidas de que Marcus Tardelli também seja assim, traz uma concepção totalmente nova e revolucionária ao violão. Quem conhece a fundo o trabalho dele sabe disso. como é o caso do grande Guinga, que já se assume discípulo do violão de Tardelli, assim como novos talentos como Jean Charnaux, Marcelo Gonçalves, Ricardo Vogt, etc.
Essa interpretação é uma das interpretações mais lindas que já ouvi em toda a minha vida, de qualquer estilo de música, de qualquer instrumento. É genial. Obrigado
Violão de outro planeta na música que mais gosto do Baden... estou sem palavras mesmo. Que clareza, que arranjo! Não canso de ouvir. Uma pena que procurei mais músicas dele no TH-cam e há muito pouco, especialmente material novo. Marcus Tardelli, ou a quem conseguir comunicá-lo, por favor crie um canal e deixe nossas vidas mais encantadas.
+Fabioeca onde é que Vinicius tocava violão desse ? ... o cara so bebia e fazia letras ! algumas boas ... Este tema foi composto por Baden no tempo ainda que tocava fazia shows junto com Vinicius ! depois o Baden fugiu do malouco e foi morar em Paris onde foi reconhecido como um virtuoso do violão - Depois o Toquinho foi segurar a barra de frequentar e acompanhar as exentricidades do alcolatra chamado Vinicius De Moraes !!!
+Christophe Rousseau Eu não disse que Vinícius tocava violão desse jeito. O que eu disse é que a composição é inteiramente dele. Ele a compôs essa valsa para sua filha Suzana em decorrência de sua formatura na época em que ele estava compondo com Tom Jobim as canções para o "Orfeu da Conceição", aclamada peça teatral escrita pelo poeta. A trilha foi lançada em 1956. Ele a mostrou a Tom e este, depois de ouvi‐la, afirmou ser a valsa que estava faltando para representar o amor entre os personagens Orfeu e Eurídice. Quando a Baden, ele só formou parceria com Vinícius em 1962.
+Fabioeca obrigado meu caro ! é verdade que eu sou um ignorante dessa historia para esse belo tema ! você me iluminou e colocou luz para eu compreender mehor o caminho que conduziu o Baden para fazer uma versão instrumental no violão ... obriagdo mais uma vez e desculpe o tom e o discursso um pouco (muito) déplacé no lugar do poeta Vinicius . aquele abraço Chris
O TALENTO FAZ TUDO QUE PODE, O GÊNIO FAZ O QUE É PRECISO... Essa é a maior diferença entre os grandes Talentos do violão de hoje para o Gênio Marcus Tardelli.
Esse Marcus Tardelli é realmente genial, ele trás uma maneira completamente nova de tocar violão! Vai marcar uma época e um estilo e como é novo, trinta e poucos anos, tem muita coisa ainda pra mostrar. Sensacional!!!
Weme, você tem razão, parece exagero mas não é, estamos realmente diante de um momento histórico. Eu não imaginava que ainda veria algo tão original e grandioso acontecer no violão depois de tudo que se fez no instrumento até hoje. Os grandes violonistas atuais são continuadores de Escolas, Tardelli é o único, não só no Brasil mas talvez no mundo, que está trazendo um universo completamente novo, tanto em técnica quanto em concepção musical ao violão. Está em um patamar artístico muito acima!!
Marcus Tardelli está "muito além do jardim".É o Mozart do violão brasileiro.Se Baden Powell ouvisse este arranjo de Tardelli para sua Valsa de Euridice ele certamente iria concordar comigo que o Brasil de hoje não é sòmente a "terra de grandes violonistas" mas a terra de um grande "genio" que está revolucionando o violão brasileiro.Este genio é :. Marcus Tardelli.
Concordo plenamente que a técnica e musicalidade de Tardelli são extremamente inovadoras para o violão. Tardelli faz coisas até então inexperimentáveis! Um grande e jovem violonista que vai dar muito o que falar, mas não podemos relegar ao passado todos os aqui citados, pois eles, diversificadamente cada um em seu foco, são coroados pelo seu trabalho e dedicação de vidas inteiras. Mas, Tardelli é um divisor de águas para a música violonistica mundial! Ele é um REINÍCIO e não deve ser comparado.
Impressionantes a técnica e a criatividade deste músico. Sua forma de tocar inovadora, com muita harmonia, enriquece a "literatura" violonística. Sem falar da extrema dificuldade de execução.
Há muito tempo eu não via um artista dessa grandeza nesse instrumento!!! O violão voltou a emanar pura arte com esse gênio. Um músico à frente do seu tempo... Um novo caminho a ser compreendido e seguido.
No dia de hoje, não conheço nenhum violonista que se compare ao Tardelli. Fantástico seus arranjos em cima dos originais, que embelezam e não desvirtua o caminho melódico! Vinicius de morais , onde estiver, está sorrindo e feliz! :-)
I'm going to have to try pulling my thumb around the fingerboard like that and putting it in a thumb position. Like the upright bass!!!! Beautiful playing by the way
Hoje temos muitos violonistas bons, alguns muito bons como Marco Pereira, Alessandro Penezzi ou Fabio Zanon, um ou outro genial como o Yamandu, o Guinga e o Toninho Horta.Mas com todo o respeito aos grandes do violão de hoje, o Marcus Tardelli está em um outro patamar, sua relação é direta com a música, com a expressão mais profunda, que transcende o próprio instrumento.Dessa relação emerge uma maneira ímpar de tocar, diferente de tudo até hoje.Um dos maiores gênios do violão de todos os tempos.
Além de ser um gênio da técnica fazendo o antinatural parecer natural, é ainda um gênio maior no resultado artístico final, no sentimento e profundidade de cada acorde ou contracanto criado, na expressão da melodia... Enfim, realmente uma rara combinação de várias virtudes que realmente o torna único e incomparável.
Emocionante! Mesmo em situações adversas como essa - um sarau improvisado com um som bem precário, sob o olhar de grandes personalidades - o Tardelli consegue deixar todo mundo em transe. Milton Nascimento aparece em 2:56 totalmente paralisado, à sua direita em pé o jornalista Francho Barón e o luthier Mário Jorge Passos (c/ o livro de baixo do braço) visivelmente emocionados. Além de toda profundidade, Tardelli é o criador de uma nova escola de se tocar e arranjar. Gênio total !!
É isso aí antonio. No início eu relutei um pouco pra admitir, pois não gosto dessa coisa de "o maior de" ou "melhor do", ainda mais num país com tantos talentos do violão, mas depois que assisti o Tardelli ao vivo a minha ficha caiu de vez. Ele é realmente incomparável, único. Está sozinho, em um patamar artístico muito acima dos seus contemporâneos, sem querer desmerecer os demais talentos do violão como o Yamandu, Marco Pereira, Zanon, Penezzi, etc, etc, etc...
+Sandor M I look forward to it! There doesn't seem to be much information about him in the states. Does he have a website or Facebook account? It would be great to be able to find out when he's touring, when his next CD is out, and when/if a book of his arrangements becomes available.
+Dennis Keller I think his official website marcustardelli(dot)com is under construction, and his Facebook account is not really active (though there is one). But he'll probably be touring when his CD comes out. It's due to this year and I believe it will feature this arrangement of Euridice. I had uploaded a TV presentation, but it got removed.
Leo, ele usa afinação normal e violão tradicional de 6 cordas. O que ocorre é que estamos diante de um momento histórico pro violão. O surgimento de um gênio raríssimo do instrumento, um revolucionário da técnica e da maneira de pensar o violão, que o mundo está começando a descobrir, e que pra nossa alegria, é um brasileiro: MARCUS TARDELLI, que transcende o instrumento em busca do mais alto grau de profundidade, artista ÚNICO como também foi André Segóvia, Baden Powell e Django Reinhard.
Um artista como MARCOS TARDELLI, só poderia ser analisado por alguém que tivesse um mínimo de conhecimento na arte de tocar violão; aliás, tocar não seria a palavra ideal. O Marcos faz verdadeiras mágicas harmônicas! É um fenômeno que, segundo Guinga, só daqui a 400 anos vai, talvez, aparecer outro igual. Se alguém me perguntar se eu sei tocar violão, vou jurar que não! Estou impressionado com esse rapaz!
Adolfo Manzzoni: I agreed with you 100%! From time to time a genious is born and to me, without any shadow of doubt, this gentleman is one of them. Baden Powell, was my idol, but since his decease, I have been searching for that player, whom could make vibrate the inner cords of my sensibility while interpreting his guitar. At last! I found him among these geniuses in my opinion: Yamandú Costa, Marco Pereira, Raphael Rabello, and others.
Infelizmente a maioria os músicos de nosso País não conheçam o maior violonista de 6 cordas que tem uma técnica e melodia das mais apuradas do mundo. Jamais ouvi coisa igual.
Marcus Tardelli, este maravilhoso musico, me faz pensar pelos varios aspectos ao Roland Dyens , outro violonista de gênio com uma sonoridade duma qualidade unica. Era tambem um fênomeno.
Sempre achei que o problema do violão não era colocar mais cordas no grave e sim falta de um dedo na mão direita para fazer acordes/melodias e contrapontos. Marcus Tardelli resolveu a parada com o seu 5o dedo. Pena que não há muitos vídeos dele tocando
Marcus Tardelli não é "violonista"... É muito mais do que isso... O instrumento pra ele é só o meio, a ferramenta, o martelo... O mesmo, por exemplo, pode-se dizer de Van Gogh, a pintura não era a finalidade, era só o meio pra expressar sua Arte. Por outro lado, com o Tardelli o violão torna-se algo maior do instrumento em si, à medida que os limites técnicos que esse instrumento tem em sua natureza desaparecem nas suas mãos, abrindo todo um mundo de novas possibilidades musicais e artísticas para o violão. Porém, mais do que isso, por trás de todas essas inovações existe uma concepção musical de gênio, que cria um discurso artístico profundo e autêntico, inusitado e inimitável.
Perfeito Zé Mauro. Marcus Tardelli talvez seja o maior artista vivo deste instrumento e uma nova escola a ser compreendida e seguida. Com bem disse o nosso grande Guinga, infelizmente talvez demore muito pra ele ser realmente compreendido, um artista que está distante do seu tempo e da sensibilidade natural.
Choro todas as vezes que ouço.
Divina releitura do virtuosíssimo Marcus Tardelli !!
Look at the lefthand's thumb! He's selflearned. Amazing!!! And one of the loveliest song ever. All my love to Brazilian music!
Lars in Sweden
revolucionário, sofisticado, dificil pacas, mas, acima de tudo, musical e expressivo
Tardelli é gêniooooo
Vem cá!?
O polegar ele tem que usar daquele jeito alí!!!
acordes estendidíssimos isso é pra quem diz que o violão brasileiro é vagabundo e preguiçoso ... Perfeito esse Marcos Tardelli é Genial demais
Concordo contigo mas esses acordes querendo ou não são jazzisticos
Eu tive a honra de pegar aulas com esse cara, simplismente é fantástico a musicalidade dele é impressionante, chega da vontade de chorar, som muito limpo e lindo. Muitos pensam que esse polegar dele seja so enfeites para mostrar uma coisa revolucionaria de tocar com o tal do "polegar da mão esquerda"negativo ele usa a favor da musica, todas as vezes que usa o polegar da mão esquerda, é para deixar a melodia mais legata, ou preencher mais a harmonia..
Marcos Vinicius Como assim deixar a melodia mais legata ou preencher a harmonia?
Sou leigo no assunto...
Forte Abraço!
Deixar a melodia mais "legata" significa mais ligada, conectada, sem deixar uma pausa entre uma nota e outra. Para preencher a harmonia ele quer dizer adicionar mais notas ao acorde e assim o deixando mais preenchido.
Demais, com direito a Milton observando concentrado na plateia!!! hehe
Hoje temos muitos violonistas bons, alguns muito bons, um ou outro fantástico... e tem o Marcus Tardelli
Tom Jobim adorava o violão, mas costumava dizer que era um instrumento harmonicamente limitado se comparado ao piano. Se Tom conhecesse o Marcus Tardelli, certamente mudaria de idéia!!
tente levar um piano pra qualquer lugar!!!
Duvido vc trocar as cordas de um piano em 10 minutos KKKKKK
Juro que vi 10 dedos em 6 cordas! Você não?
Praticidade é diferente de qualidade harmônica.
A limitação a que Tom se referia no fundo não era do violão e sim dos violonistas. O instrumento será sempre um potencial, o que o artista fizer dele. Realmente Marcus Tardelli está levando o violão a outro patamar artístico, não se trata de mais notas, se trata de mais MÚSICA, de mais ARTE! A técnica inovadora é só uma consequência. Parem de olhar pra mão dele e ouçam!
Incrível, emocionante. É um fenômeno bastante estranho ouvir acordes que parecem impossíveis no instrumento. Chega a dar um nó na cabeça. O violão ganha um novo status harmônico com o Marcus. Esse músico está criando uma nova escola. Um gênio. Não consigo parar de ouvir essa valsa. Deixa eu ouvir mais uma vez. Grande post !!!
Ouvimos o violão do Marcus Tardelli com a alma.
O meu grande amigo Guinga diria: O Brasil ja descobriu o seu Mozart. Esta leitura da Valsa de Euridice, do poeta Vinicius de Moraes, é uma das musicas mais profundas e emocionantes que ja ouvi na minha vida.
Tirei essa música a partir do que o Baden tocava, mas o que ele está fazendo não dá para imitar! Parabéns!
Lamartine Posella oia que dá, não sei em quanto tempo mas dá. Eu, quando comecei, passei quase um ano apredendo uma música, tempo é só o que tem!
Lindíssimo!
redefiniu o que eu considerava até hoje ser o som de um violão limpo.
A diferença do Talento pro Gênio é que o Talento faz tudo o que pode e o Gênio faz o que é preciso.
Isso explica bem quem é o Tardelli e o porque se difere dos demais talentos do violão de hoje. O Guinga tem toda razão: O Marcus Tardelli está em outro patamar no qual está sozinho, distante do seu tempo e da sensibilidade comum!! É como a águia: quanto mais se eleva menos visível se torna, e vê castigada a sua grandeza pela solidão em que se lhe encontra a alma...
Genial. Impressionante. Muito acima de qualquer padrão que foi marcado até hoje para o violão no Brasil, quiçá, no mundo. Tardelli, realmente, não se compara.
O Guinga tá mais que certíssimo! Simplesmente assombroso!
Um dos grandes violonistas que nós temos
Não me canso de ouvir!!!
Realmente, um dos artistas mais profundos e geniais que já ouvi, que o mundo está começando a descobrir, e que pra nossa felicidade é um brasileiro! Diferente da maioria dos virtuoses de hoje que vem da linha Baden/Rabello (como Yamandu, Penezzi ou Rogério Caetano) Marcus Tardelli é um violonista totalmente original, artista único, que não se enquadra em nenhuma escola, e que está devolvendo dignidade ao violão, levando-o a um novo patamar, tanto técnico, quanto artístico. Um visionário, fundador de uma nova escola. Pra mim, sem dúvida o grande gênio do violão moderno.
E quem disse que Yamandu pode ser encaixado em alguma escola ? Quem disse que Yamandu não é original ? Yamandu, Marcus Tardelli, todos tem influências. Mas tanto Rapahal, Yamandu, Baden, Tardelli , todos são originais e influenciam, ou vão influenciar, outros violonistas. Rogerio Caetano é muito mais influenciado pelo Dino Sete cordas do que Rapahel Rabello. Marcus Tardelli é um gênio. Mas essa loucura de fazer comparações, principalmente quando não se entende de música, é ingênuo. Todos são mestres, todos estão em um nível altíssimo como instrumentistas. Porém cada um tem seu particular.
Mateus Cavalcante
Yamandu é um fantástico violonista regional, mas seu violão não deixa de ser um desdobramento da escola Baden/Rabello + violão argentino/gaúcho (não só na maneira de tocar, como também na maneira de compor).
Penezzi também é nitidamente um desdobramento da escola Baden/Rabello.
Rogério Caetano um discípulo de Dino e Rabello.
O duo Assad, juntamente com o Siqueira Lima e o Brasil Guitar Duo, são desdobramentos do Duo Abreu, com foco no repertório brasileiro.
E por aí vai...
Já artistas como Garoto, Baden (como também fora do Brasil: Django Reinhardt, Paco de Lucia, Wes Montgomery, Andres Segóvia ou Jimi Hendrix) possuem um universo mais particular, fruto de uma relação mais profunda com a Arte e menos com o instrumento.
Não tenho dúvidas de que Marcus Tardelli também seja assim, traz uma concepção totalmente nova e revolucionária ao violão. Quem conhece a fundo o trabalho dele sabe disso. como é o caso do grande Guinga, que já se assume discípulo do violão de Tardelli, assim como novos talentos como Jean Charnaux, Marcelo Gonçalves, Ricardo Vogt, etc.
Escola "Baden/Rabello"? Estranho... são completamente diferentes os dois.
deu vontade de aplaudir o computador... SENSACIONAL
Kkkkkkkkk fato
É de arrebatar e nos transcender ! Muito difícil não se emocionar !
Música genial
Fiquei impressionado quando descobri que era do VINICIUS DE MORAES.
@Benito Baden!? Mas o tom falou em entrevista que a composição era do Vinícius!
Milton Nascimento na platéia!!!!!(aos 02:53 )😮😮😮😮
Eu digo sempre ; como musica e musicos , o Brasil nao deve nada para ninguem !!!!!
Sin ninguna duda.
Acho que os outros talves devam ao Brasil kkkk
Em qualidade não. Em quantidade sim. Falta educação musical.
Essa interpretação é uma das interpretações mais lindas que já ouvi em toda a minha vida, de qualquer estilo de música, de qualquer instrumento. É genial. Obrigado
Stunning. Great harmonisations, exquisite touch and tone bringing out the full beauty of the piece.
Lindo, as primas falam, bordões choram. Parabéns amei.
Violão de outro planeta na música que mais gosto do Baden... estou sem palavras mesmo. Que clareza, que arranjo!
Não canso de ouvir. Uma pena que procurei mais músicas dele no TH-cam e há muito pouco, especialmente material novo. Marcus Tardelli, ou a quem conseguir comunicá-lo, por favor crie um canal e deixe nossas vidas mais encantadas.
+Vinicius Tsugi Essa música não é do Baden! É somente do Vinícius de Morais.
+Fabioeca onde é que Vinicius tocava violão desse ? ... o cara so bebia e fazia letras ! algumas boas ...
Este tema foi composto por Baden no tempo ainda que tocava fazia shows junto com Vinicius ! depois o Baden fugiu do malouco e foi morar em Paris onde foi reconhecido como um virtuoso do violão - Depois o Toquinho foi segurar a barra de frequentar e acompanhar as exentricidades do alcolatra chamado Vinicius De Moraes !!!
+Christophe Rousseau Eu não disse que Vinícius tocava violão desse jeito. O que eu disse é que a composição é inteiramente dele. Ele a compôs essa valsa para sua filha Suzana em decorrência de sua formatura na época em que ele estava compondo com Tom Jobim as canções para o "Orfeu da Conceição", aclamada peça teatral escrita pelo poeta. A trilha foi lançada em 1956. Ele a mostrou a Tom e este, depois de ouvi‐la, afirmou ser a valsa que estava faltando para representar o amor entre os personagens Orfeu e Eurídice. Quando a Baden, ele só formou parceria com Vinícius em 1962.
+Fabioeca obrigado meu caro ! é verdade que eu sou um ignorante dessa historia para esse belo tema ! você me iluminou e colocou luz para eu compreender mehor o caminho que conduziu o Baden para fazer uma versão instrumental no violão ... obriagdo mais uma vez e desculpe o tom e o discursso um pouco (muito) déplacé no lugar do poeta Vinicius . aquele abraço Chris
+Nathalie Francois Obrigado, Christophe! A propósito, muito bom o teu canal. Belíssimas interpretações! Grande abraço!
O TALENTO FAZ TUDO QUE PODE, O GÊNIO FAZ O QUE É PRECISO...
Essa é a maior diferença entre os grandes Talentos do violão de hoje para o Gênio Marcus Tardelli.
Nao posso deixar de aplaudir o virtuosismo do violonista.🙏
Quando tom Jobim, ouviu luiza interpretada por Rafael Rabello, ficou na dúvida se aquilo era um violão ou um piano...
Esse Marcus Tardelli é realmente genial, ele trás uma maneira completamente nova de tocar violão! Vai marcar uma época e um estilo e como é novo, trinta e poucos anos, tem muita coisa ainda pra mostrar. Sensacional!!!
Divin ...Les dieux de la guitare sont bien au Brésil ...Parabens !
até troquei meu foninho aqui pra escutar essa fera
Weme, você tem razão, parece exagero mas não é, estamos realmente diante de um momento histórico. Eu não imaginava que ainda veria algo tão original e grandioso acontecer no violão depois de tudo que se fez no instrumento até hoje.
Os grandes violonistas atuais são continuadores de Escolas, Tardelli é o único, não só no Brasil mas talvez no mundo, que está trazendo um universo completamente novo, tanto em técnica quanto em concepção musical ao violão.
Está em um patamar artístico muito acima!!
Insuperável. Como pode tocar assim?
Vim aqui por causa da entrevista do Guinga e sou obrigado a concordar com ele: Marcus Tardelli é o Mozart da nossa geração.
Marcus, you have the most unusual technicue! I have never seen anyone ever use the Left thumb as a Barre! Bravo! Very inventive.
Agora eu entendo porque Ginga chora ao escutar Marcus Tardelli😭
Que coisa mais linda!!! Som limpíssimo! Sentimento que aflora! E essa linda música !!!!!
Maravilha!
Marcus Tardelli está "muito além do jardim".É o Mozart do violão brasileiro.Se Baden Powell ouvisse este arranjo de Tardelli para sua Valsa de Euridice ele certamente iria concordar comigo que o Brasil de hoje não é sòmente a "terra de grandes violonistas" mas a terra de um grande "genio" que está revolucionando o violão brasileiro.Este genio é :. Marcus Tardelli.
Concordo plenamente que a técnica e musicalidade de Tardelli são extremamente inovadoras para o violão. Tardelli faz coisas até então inexperimentáveis! Um grande e jovem violonista que vai dar muito o que falar, mas não podemos relegar ao passado todos os aqui citados, pois eles, diversificadamente cada um em seu foco, são coroados pelo seu trabalho e dedicação de vidas inteiras. Mas, Tardelli é um divisor de águas para a música violonistica mundial! Ele é um REINÍCIO e não deve ser comparado.
Como não chorar com essa obra de arte 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿😭😭😭😭
Impressionantes a técnica e a criatividade deste músico. Sua forma de tocar inovadora, com muita harmonia, enriquece a "literatura" violonística. Sem falar da extrema dificuldade de execução.
Eh... sinto que o Guinga foi muito modesto ao citar Tardelli. Violão com alma de harpa.
Esse cara é de outro mundo. Belíssimo arranjo, que execução... Simplesmente o melhor😢
Há muito tempo eu não via um artista dessa grandeza nesse instrumento!!!
O violão voltou a emanar pura arte com esse gênio.
Um músico à frente do seu tempo...
Um novo caminho a ser compreendido e seguido.
Extraordinário! quantos dedos esse cara tem?
Até tu pluto?
No dia de hoje, não conheço nenhum violonista que se compare ao Tardelli. Fantástico seus arranjos em cima dos originais, que embelezam e não desvirtua o caminho melódico! Vinicius de morais , onde estiver, está sorrindo e feliz! :-)
Maravilha, parabéns pela beleza de harmonia e com os acordes,todos no sítio, magistral
Genial!
Tardelli reinventou o violão.
I'm going to have to try pulling my thumb around the fingerboard like that and putting it in a thumb position. Like the upright bass!!!! Beautiful playing by the way
esse é um dos grandes do nosso violão sem dúvida
Execução impecável e limpíssima, incrível para a dificuldade e beleza do arranjo! Gênio!!!
um dos melhores violonistas do mundo, sem duvida, tecnica e sensibilidade.
Ele e um gênio muita influencia do Guinga nos acordes, tecnica impecável .... Parbens vc e hoje o melhor intérprete do violao brasileiro !
Segundo o mestre Guinga, o violão tem seu Mozart, e ele é brasileiro, seu nome é Marcus Tardelli 👏👏
Hoje temos muitos violonistas bons, alguns muito bons como Marco Pereira, Alessandro Penezzi ou Fabio Zanon, um ou outro genial como o Yamandu, o Guinga e o Toninho Horta.Mas com todo o respeito aos grandes do violão de hoje, o Marcus Tardelli está em um outro patamar, sua relação é direta com a música, com a expressão mais profunda, que transcende o próprio instrumento.Dessa relação emerge uma maneira ímpar de tocar, diferente de tudo até hoje.Um dos maiores gênios do violão de todos os tempos.
Versión impresionista del.vals de Vinicius con el swing de Tardelli hermosura de versión y la coda sensacional!
Além de ser um gênio da técnica fazendo o antinatural parecer natural, é ainda um gênio maior no resultado artístico final, no sentimento e profundidade de cada acorde ou contracanto criado, na expressão da melodia...
Enfim, realmente uma rara combinação de várias virtudes que realmente o torna único e incomparável.
Superb and Outstanding !!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Emocionante! Mesmo em situações adversas como essa - um sarau improvisado com um som bem precário, sob o olhar de grandes personalidades - o Tardelli consegue deixar todo mundo em transe. Milton Nascimento aparece em 2:56 totalmente paralisado, à sua direita em pé o jornalista Francho Barón e o luthier Mário Jorge Passos (c/ o livro de baixo do braço) visivelmente emocionados. Além de toda profundidade, Tardelli é o criador de uma nova escola de se tocar e arranjar. Gênio total !!
inacreditável esse cara tocando violão!
Muito bom, perfeito.
Nossa! Que maravilha!!! Lindo arranjo e belíssima execução! Tardelli é o cara!
É isso aí antonio. No início eu relutei um pouco pra admitir, pois não gosto dessa coisa de "o maior de" ou "melhor do", ainda mais num país com tantos talentos do violão, mas depois que assisti o Tardelli ao vivo a minha ficha caiu de vez.
Ele é realmente incomparável, único. Está sozinho, em um patamar artístico muito acima dos seus contemporâneos, sem querer desmerecer os demais talentos do violão como o Yamandu, Marco Pereira, Zanon, Penezzi, etc, etc, etc...
Quem são os 2 funkeiros que não curtiram ,esse som fenomenal que o Tardelli tirou no seu violão ,esses 2 caras só pode ser surdo mesmo ..
Sublime! Nove pessoas descurtiram com o "polegar esquerdo".
E o Milton lindo na plateia...
Marcus should offer a book of his arrangements! There would be great demand!
Does anyone know if such a thing is available?
There's nothing available at the moment, but he mentioned he'd like to work on something like that. His new CD should come out way before though.
+Sandor M I look forward to it!
There doesn't seem to be much information about him in the states. Does he have a website or Facebook account? It would be great to be able to find out when he's touring, when his next CD is out, and when/if a book of his arrangements becomes available.
+Dennis Keller I think his official website marcustardelli(dot)com is under construction, and his Facebook account is not really active (though there is one). But he'll probably be touring when his CD comes out. It's due to this year and I believe it will feature this arrangement of Euridice. I had uploaded a TV presentation, but it got removed.
Sandor, do you have any updates on Marcus Tardelli's new album ou possible tour? The guy simply vanished! Thanks in advance.
Leo, ele usa afinação normal e violão tradicional de 6 cordas. O que ocorre é que estamos diante de um momento histórico pro violão. O surgimento de um gênio raríssimo do instrumento, um revolucionário da técnica e da maneira de pensar o violão, que o mundo está começando a descobrir, e que pra nossa alegria, é um brasileiro: MARCUS TARDELLI, que transcende o instrumento em busca do mais alto grau de profundidade, artista ÚNICO como também foi André Segóvia, Baden Powell e Django Reinhard.
Impresionante!
O violão dos pianos!
coisa linda...sem palavras
Que sonoridade! Lindo, realmente lindo!
Que obra linda 👏👏👏 parabéns
Excelente! Mas, gente vamos com calma, não nos esqueçamos, Rafael Rabello incomparável, bravo marcos Tardelli.
Céus. Genial!
esse cara é fodão! que violão erudito!
Um artista como MARCOS TARDELLI, só poderia ser analisado por alguém que tivesse um mínimo de conhecimento na arte de tocar violão; aliás, tocar não seria a palavra ideal. O Marcos faz verdadeiras mágicas harmônicas! É um fenômeno que, segundo Guinga, só daqui a 400 anos vai, talvez, aparecer outro igual.
Se alguém me perguntar se eu sei tocar violão, vou jurar que não!
Estou impressionado com esse rapaz!
Cinco dedos na mão esquerda. muito bom mesmo Child.SOm limpíssimo.Um perfeccionista.
Extrapola as limitações do instrumento. É simplesmente genial! E único!
e verdade amigo já vi muitos violonistas bons mais igual marcus e meio dificio de falar mais ele e um gênio mesmo !
Adolfo Manzzoni: I agreed with you 100%! From time to time a genious is born and to me, without any shadow of doubt, this gentleman is one of them. Baden Powell, was my idol, but since his decease, I have been searching for that player, whom could make vibrate the inner cords of my sensibility while interpreting his guitar. At last! I found him among these geniuses in my opinion: Yamandú Costa, Marco Pereira, Raphael Rabello, and others.
arranjo mais que lindo do tardelli. alguem sabe como conseguir a partitura dessa musica?
What a wonderful "touch"! Harmonia e graça!
Infelizmente a maioria os músicos de nosso País não conheçam o maior violonista de 6 cordas que tem uma técnica e melodia das mais apuradas do mundo. Jamais ouvi coisa igual.
Pianistico, impressionista... E impressionante.
beautiful!
Grande musico!
Um orgulho para o Brasil
Muito bom mesmo,sensacional.
Marcus Tardelli, este maravilhoso musico, me faz pensar pelos varios aspectos ao Roland Dyens , outro violonista de gênio com uma sonoridade duma qualidade unica. Era tambem um fênomeno.
Que riqueza
Simplesmente MAGNÍFICO!!!!!!!!
Perfect! Besides that open G at the finish when doing the harmonics
Que Profundo 🤧😌
Absurdo de bom!
Meu Deus, Toca muito
Sempre achei que o problema do violão não era colocar mais cordas no grave e sim falta de um dedo na mão direita para fazer acordes/melodias e contrapontos. Marcus Tardelli resolveu a parada com o seu 5o dedo. Pena que não há muitos vídeos dele tocando
Linda apresentação.
Excelente!
que liiiindo! parabéns, Marcus!
Incrível…
Lindo arranjo demais, emocionante, parabéns!!!!
Marcus Tardelli não é "violonista"...
É muito mais do que isso...
O instrumento pra ele é só o meio, a ferramenta, o martelo...
O mesmo, por exemplo, pode-se dizer de Van Gogh, a pintura não era a finalidade, era só o meio pra expressar sua Arte.
Por outro lado, com o Tardelli o violão torna-se algo maior do instrumento em si, à medida que os limites técnicos que esse instrumento tem em sua natureza desaparecem nas suas mãos, abrindo todo um mundo de novas possibilidades musicais e artísticas para o violão.
Porém, mais do que isso, por trás de todas essas inovações existe uma concepção musical de gênio, que cria um discurso artístico profundo e autêntico, inusitado e inimitável.
Falou tudo!!!
Gênio do violão, criador de uma nova escola...
Gênio da Arte, que toca o ser humano e não o instrumento...
Perfeito Zé Mauro. Marcus Tardelli talvez seja o maior artista vivo deste instrumento e uma nova escola a ser compreendida e seguida. Com bem disse o nosso grande Guinga, infelizmente talvez demore muito pra ele ser realmente compreendido, um artista que está distante do seu tempo e da sensibilidade natural.
bela análise.
Belas e verdadeiras palavras, zé mauro