você não está mais na escolinha | medo de rejeição e reprovação e a transição pra fase adulta

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ส.ค. 2024
  • "você não está mais na escolinha" é uma pequena elaboração e provocação na direção de desencadear uma reflexão sobre o tanto que esticamos o "modus operandi" da infância até a vida adulta, e o quão prejudicial isso pode ser para nós mesmos.
    eu realmente espero que seja útil pra ti.
    bom mergulho.
    🤿
    #maturidade #sindromedepeterpan #faseadulta

ความคิดเห็น • 135

  • @isabellacustodio8543
    @isabellacustodio8543 3 ปีที่แล้ว +28

    hoje eu pensei assim: o que me faz adulta? ter um trabalho? Tenho 16 anos, estou no 3° ano do ensino médio e nos últimos dias tive que tomar decisões importantes na minha casa, pelo fato dos "adultos" não quererem se responsabilizar pela questão, então eu assumi aquilo, corri atrás pra resolver. Me peguei pensando, eu não tenho um emprego, ainda dependo dos meus pais mas circunstâncias fizeram com que eu agisse como um adulto responsável mas normalmente as pessoas te julgam pela sua idade ou trabalho. o que me faz adulta? não depender mais da minha família? Convivo com adultos que são independentes mas que fogem de responsabilidades e não sabem como agir diante dos problemas ou lidar com determinadas situações, não qro isso p/ mim.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +15

      Isso é uma grande questão, Isabella. Adultos que não são adultos criando crianças que precisam assumir a responsabilidade porque eles não assumem. E fica muito pior que isso. Que bom que você parece ter clareza sobre.
      E relativo à questão de "o que faz ser adulto?", não é algo fechado ou definido, mas definitivamente é um "modus operandi" diferente da infância. Envolve, em parte, ser responsável minimamente por você. Isso pode significar sim, numa camada, conseguir se bancar financeiramente. Enquanto pode significar em outra, ter a maturidade emocional pra lidar com algo como você teve que lidar. E estas não são as únicas camadas. A vida é complexa, profunda e emaranhada. Logo, uma transição tão drástica da estrutura infantil para a de um adulto não passaria apenas por uma ou outra [camada], mas por todas.
      Dessa forma, podemos pensar simplificando em "interno" e "externo" ou em "social" e "psicológico", para entendermos esses dois aspectos básicos em que isso ocorre. Existem outras formas de mapear isso, mas quero apenas explicitar que é um processo e de que são várias camadas. Normalmente vamos "transicionando", um rompimento simbólico é útil, como citei os ritos de passagem, pois são justamente algo que acontece nesses dois âmbitos, social e psicológico. Atualmente, nós temos que criar nossos próprios ritos. Fazer a transição por nós mesmos. Porque a maior parte dos adultos não tem uma forma de agir "saudável" ou "suficiente".
      Espero que essas pequenas elaborações tenham sido de alguma úteis pra ti 🙏🏼

    • @isabellacustodio8543
      @isabellacustodio8543 3 ปีที่แล้ว +5

      foram, muito obrigada.😲

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +3

      🙏🏼🙏🏼

    • @wildercardoso2958
      @wildercardoso2958 3 ปีที่แล้ว

      Vida adulta é pagar as contas.

  • @leealiss
    @leealiss 3 ปีที่แล้ว +14

    Na ultima vez que minha irmã mais velha veio aqui em casa eu falei com ela que eu não tinha mais 15 anos, que tenho 23 anos e exijo respeito com as minhas coisas. É bem libertador! Agora vou caminhando aos poucos pra independência, de um jeito saudável e natural com os estudos, trabalho e cuidando do meu lar. E não como foi com ela, perturbador e dramático.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +2

      👏🏼👏🏼 Que tenha um processo saudável, Letícia 🙏🏼

  • @Lana-pm1wp
    @Lana-pm1wp 3 ปีที่แล้ว +8

    Esse vídeo com toda certeza me ajudou a refletir sobre a chavinha que eu tenho que virar.
    O condicionamento de se fazer sempre o que é esperado e não como queremos ser (por medo da rejeição) é algo nocivo para a vida adulta.
    Aos 23 anos tentando fazer e ser o que faz sentido pra mim.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que conectou, Lana. Fico feliz e espero que seja útil pro teu processo. Um forte abraço, bom mergulho 🙏🏼

  • @vivianymehrs2978
    @vivianymehrs2978 3 ปีที่แล้ว +15

    Tenho 54 anos e este vídeo foi tudo o que eu precisava ouvir hoje. Obrigada por seus ensinamentos.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +4

      Que bom que fez tanto sentido pra ti, Viviany. Um forte abraço 🙏🏼

    • @Pedro5antos_
      @Pedro5antos_ 3 ปีที่แล้ว +2

      Boa caminhada Viviany!! Muita coragem pra gente!!

  • @maikonbreno6399
    @maikonbreno6399 3 ปีที่แล้ว +4

    Existem pessoas que estar ciente das mudanças e atitudes a serem atualizadas, mas preferem tampar os olhos e os ouvidos, porque sabem do mar de responsabilidade e que aquele conforto paternal vai acabar. Por isso a importância dos pais de saberem equilibrar o tratamento dependendo de cada época, porque a reação diante de um problema, estar ligado ao modo de como você foi tratado na infância. E esse "tratado", claro, não é só dos pais, é de todas as circunstancias que a vida oferece.
    Tema muito relevante, principalmente nos dias de hoje...
    Parabéns Jordão, continue nessa pegada que você vai longe...

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Maikon. Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @pedrob8382
    @pedrob8382 3 ปีที่แล้ว +4

    Estou com um projeto de começar a criar conteúdo sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento, pois é algo que me fascina e desde que comecei a estudar estes temas, isto tem sido um divisor de águas na minha vida, realmente consegui me desenvolver muito e gostaria de ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Porém nunca tive um bom relacionamento com redes sociais, sempre fiquei no modo "invisível", e sinto uma barreira muito grande para dar o primeiro passo e me expor, tenho consciência de que isso vem muito de minha infância, o medo de ser julgado e rejeitado que carrego, porém hoje (enquanto lavava louças kk) me veio uma clareza de que a minha vontade de ajudar as outras pessoas, é (e deve ser) maior do que meu medo de ser julgado, que esse medo não passa de um mesmo comportamento repetido por anos, que chega a ser irracional.
    E logo após isso me apareceu este seu vídeo sensacional sobre exatamente o mesmo tema, muito obrigado pela ajuda Jordão, você é o cara!
    A propósito seu conteúdo é excelente!!!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Pedro. Que bom que fez sentido pra ti. Se me permite um adendo, esse movimento de "se expor", tanto no sentido de "abrir a guarda" quanto no sentido de "compartilhar o teu processo", tem muita coisa para nos ensinar até sobre os pontos que já achamos que sabemos. Percebemos outras camadas, tanto de desafios quanto de insights. Dessa forma, que bom que esse vídeo foi ao encontro dessa vontade que está se tornando maior que o medo.
      Um forte abraço e bom mergulho.

  • @arthursilva1441
    @arthursilva1441 3 ปีที่แล้ว +6

    De fato nós não temos um ritual de passagem. Muito interessante esse vídeo e todos os pontos que você abordou. Naturalmente me faz refletir sobre o assunto.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti, Arthur 🙏🏼

  • @anafurtado3379
    @anafurtado3379 3 ปีที่แล้ว +2

    Sensacional. Eu pessoalmente tive esse corte. Primeiro quando meu pai faleceu e a minha dinâmica familiar mudou completamente, segundo quando estava de 15 pra 16 anos, que comecei a trabalhar, escolher onde estudaria, se iria continuar frequentando a igreja ou não, e etc. Nesse sentido, percebo que falar "não" é uma das formas das pessoas perceberem que você não é mais criança, que você está começando a ter autonomia nas suas escolhas e sobre seu próprio corpo. Ao terminar a escola, fiz questão de mudar de cidade pra cursar a graduação e segui trabalhando (no sentindo mais amplo da palavra) para fazer isso possível. Hoje, com 23 anos, minha mãe continua sim querendo se impor, mandando mensagens e etc, mas ela e eu sabemos que isso não cabe mais. Sou influenciada sim pelo o que ela pensa, mas não vivo mais debaixo do seu julgo, porque como mulher adulta, eu sou capaz de dizer meus "sim" e "não".
    muito bom o vídeo, espero que chegue pra mais pessoas!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Perfeito, Ana. Perfeito. 👏🏼

  • @resilvs
    @resilvs 3 ปีที่แล้ว +3

    Poxa, eu estou passando por muitas coisas e somente tenho 16 anos... prestes a ter 17.
    Ja tive vícios, não os larguei porque quis e sim por ser praticamente obrigada a larga-los. Não consigo achar muitas respostas sozinha, meus pais mantêm seus ideais baseados em religião, não conseguem ver meu ponto visional, então em casa eu jamais vou conseguir encontrar as respostas que procuro, no trabalho também não e os conhecidos que tenho, estão mais perdidos que eu.
    Encontrei seu canal e ele está me trazendo muitas respostas. Obrigada!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Continue assistindo, enquanto você não consegue se bancar, o jeito é lidar estrategicamente com a situação.

  • @Pedro5antos_
    @Pedro5antos_ 3 ปีที่แล้ว +5

    5:38 "a complexidade das respostas, a complexidade da interação vai aumentando. A gente leva esse medo de reprovação de rejeição para nossa vida adulta e a gente tem um pavor, um desespero de #experimentar !"

  • @lucinari
    @lucinari 3 ปีที่แล้ว +4

    Foda admitir que seus pais podem boicotar suas independências. Mas não dá pra culpa-los unicamente, pois se convém a gente acaba abraçando.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +4

      Não é sobre "culpa", mas sobre responsabilidade. Durante uma época, infância e adolescência, estamos na responsabilidade deles. Mas depois, estamos na nossa. E você colocou muito bem: "foda admitir que seus pais podem boicotar sua independência". Mas tbm é foda admitir que nós tbm o fazemos.

    • @lucinari
      @lucinari 3 ปีที่แล้ว

      @@rafaeljordao mas também é meio que consenso entre alguns dos psicólogos que acompanho que, por uma série de razões, a adolescência está mais tardia nas gerações atuais, da classe média, claro, acabando na média dos 27. Abraço

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      assustador

  • @marcelocesar8214
    @marcelocesar8214 3 ปีที่แล้ว +1

    cara, perfeita exposição! ressoou muito com alguns insights que tive esses tempos! quando eu era criança eu era extremamente hiperativo, não ficava nem 5 minutos sentado na cadeira da sala e ja estava andando pela sala olhando os detalhes das coisas que haviam ali. Sempre que tinha oportunidade saia da sala e ficava perambulando pela escola e as vezes parando em situações de risco, como na beira de uma piscina olímpica. Dai quando eu tinha 6 anos durante uma prova eu estava indignado por ter que ficar sentado enquanto queria brincar. Peguei a prova e respondi toda super rápido para sair da sala, e a resposta que dei para todas as questões foi: "Não sei, pergunta pra quem sabe". Com esse evento a professora resolveu chamar minha mãe e mostrou a prova pra ela e cara, até hoje eu tenho vívida a memória da minha mãe chorando com a prova na mão perguntando o que fazer comigo pois não via mais solução. Isso me marcou muito e sei que isso gravou em mim um senso de reprovação social imenso e uma necessidade de ser aceito por minha mãe (a anima). E então a professora recomendou um tratamento com ritalina, o que foi feito e passei 2 anos da minha vida sendo dopado e mandado pra escola. Sinistro...
    e é bem isso mesmo, mandou bem nesse vídeo! Suas investigações do inconsciente estão ficando cada vez mais fodas!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +2

      Situação extremamente complexa. Que bom que tem clareza sobre. Eu não sou psicólogo nem psiquiatra, então não tenho autoridade técnica para falar sobre isso. Mas me parece bizarro como tratamos crianças que não se adequam a esse sistema de "fábrica" das escolas; isso me assusta real. Agora é fazer o processo de recompor sua forma de ver e lidar com o mundo para atualizar essa experiência marcada na psique.

  • @julianojulio4096
    @julianojulio4096 3 ปีที่แล้ว +1

    Caiu como uma luva pra me ajudar a resolver uma questão que vinha se estendendo a muito tempo com um familiar meu. Muito obrigado pelo conteúdo!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti cara. 🙏🏼

  • @leticiamoura2020
    @leticiamoura2020 3 ปีที่แล้ว

    ai que video necessário. É sobre isso sabe, entender até que ponto certas atitudes são benéficas só pq ja são comodas. Inovar, mudar, sair da zona de conforto dá trabalho, mas é só assim que a gente cresce. "a vida é bela pra quem tem coragem".

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @Quandt011
    @Quandt011 3 ปีที่แล้ว +3

    Esse video foi a sincronicidade mais incrível do meu mês até agora, eu to em choque. Obrigado Rafael, eu nunca me arrependo de assistir um vídeo seu.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Msg certa na hora certa. Que bom que conectou, Christopher. Um forte abraço, cara 🙏🏼

  • @leticia-pb8zf
    @leticia-pb8zf 3 ปีที่แล้ว +2

    Vontade de dar mil curtidas ! Mano eu vejo muito potencial no seu trabalho, tenho certeza que vai ficar muito grande .

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Leticia. Estou no processo 🙏🏼

  • @JessicaLima-rm4jt
    @JessicaLima-rm4jt 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu estou inteiramente impactada com esse vídeo, gratidão!! 😍😍

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que conectou contigo, Jéssica. Forte abraço 🙏🏼

  • @josemarques715
    @josemarques715 3 ปีที่แล้ว +5

    Velho amo suas falas, smp mto inteligente nos pensamentos

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, José. Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @biancaalen5709
    @biancaalen5709 3 ปีที่แล้ว

    Meu chegou no momento certo esse vídeo, gratidão!! Na minha tragetoria eu sempre busquei minha autonomia em vários aspectos porque eu não queria estar condicionada ao o que meus pais achavam que eram melhor pra mim. Acredito que muitas pessoas se mantém em sua zona de conforto por que se beneficiam de alguma forma mas no final não tem controle sobre suas próprias escolhas. Quanto mais tarde decidir tomar a iniciativa de construir sua autonomia para aprender a lidar com todas as responsas da vida vai ser mais difícil.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      imprescindível passarmos por essa fase de transição, pq a vida mesma impõe isso.

  • @rickardjones4908
    @rickardjones4908 3 ปีที่แล้ว

    Se os seres humanos tivessem consciência de que herdamos tudo de nossos ancestrais concerteza estaríamos em mundo melhor

  • @paolaoliveira3909
    @paolaoliveira3909 3 ปีที่แล้ว +1

    Putz, eu estava pensando sobre esses assunto a semana inteira. Precisava de uma provocação dessas!!!

  • @josanelobo483
    @josanelobo483 ปีที่แล้ว +1

    Adorando estas pequenas enormes reflexões!

  • @vitormeloprazeres
    @vitormeloprazeres 3 ปีที่แล้ว +1

    Realmente fascinante, já me inscrevi e desinscrevi do seu canal por discordar de algumas coisas, mas sempre vem um vídeo nos recomendados q q abre a minha cabeça e muda um pouco da minha perspectiva e te agradeço por isso!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Discordar não significa deixar de aprender. Maior parte das pessoas cujo conteúdo é interessante pra mim, eu discordo de alguma coisa.
      Obs.: não concordo 100% nem comigo mesmo ;)

    • @vitormeloprazeres
      @vitormeloprazeres 3 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaeljordao mas me inscrevi, conteúdo valioso!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      🙏🏼🤿

  • @andreiaa7909
    @andreiaa7909 3 ปีที่แล้ว

    Infelizmente...levei e levo inconsciente minha vida na rejeição e reprovação, mas descobri isso, exatamente, pontualmente o sentimento rejeição final do ano passado, sim 35 anos vivendo sem entender qual era o meu "problema" ,que trava a minha vida em todos os âmbitos. Uma pessoa com deficiência física de média a severa tem mais vida, interação e liberdade que eu, isso é muito sério. O lado positivo é que ao descobrir foi esclarecedor, porém o trabalho apenas começou. Muito bacana o tema Rafael.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      É isso, Andreia. E que bom que está só no começo, significa que muito pode mudar. Um forte abraço e que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @suzy9916
    @suzy9916 3 ปีที่แล้ว +1

    Nossa, quantos choques. Está sendo extremamente fascinante. Precisava dessas reflexões pra meter o pé. Obrigada, ótimo trabalho. Tudo de bom pra ti🙏😘

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Que bom que fez sentido pra ti, Suze 🙏🏼

    • @suzy9916
      @suzy9916 3 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaeljordao total, baby. Ensaiando voltar pro mundo a minha volta. A redoma da casa dos pais não me aquece mais. Seu trabalho me deu mais impulso pra reorganizar minha rota. Grata, sempre. Luz e prosperidade pra ti🙏📿

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Bom mergulho 🙏🏼

  • @julialopespsicologa1433
    @julialopespsicologa1433 3 ปีที่แล้ว +1

    massa demais suas reflexões, obrigada por compartilhar

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti, Julia 🙏🏼

  • @sindrismordred3468
    @sindrismordred3468 ปีที่แล้ว

    Por mais são que voce pareça, se não fosse, seria completamente louco

  • @Jvitorcard77
    @Jvitorcard77 3 ปีที่แล้ว +4

    "Tem que aprender a apanhar primeiro,porque se você for sair dando atenção pra tudo que tão falando de você,pra tudo que tão espalhando de você tu vai ficar louco mano' - Ice Blue
    P.S:Rafael,some assim não po!Tmj

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Kk voltei semana passada e agora é pra seguir a frequência de 1 por semana [ou mais, não menos] 🙏🏼

    • @Jvitorcard77
      @Jvitorcard77 3 ปีที่แล้ว +1

      @@rafaeljordao Que bom mano,gostaria de uns vídeos teus sobre como lidar melhor com a solidão....saber tua perspectiva sobre isso

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Vou anotar. Se fluir eu gravo sobre a minha experiência em relação à solidão num futuro próximo.

  • @ascensaoaliberdade7627
    @ascensaoaliberdade7627 3 ปีที่แล้ว

    Foi extremamente uti Rafael, o vídeo curto também ficou legal. Gratidão! ✨😉

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @virus8837
    @virus8837 3 ปีที่แล้ว +1

    Esse assunto me pega muito, do meus 15 anos até os meus 19 tive que trampar de um jeito muito absurdo para me manter e ajudar minha família. Acabei me vendo adulto em várias situações que tive que lidar e coisas que eu tinha que fazer, mas tudo aconteceu de um jeito tão rápido, tão precoce e hoje me sinto criança em alguns aspectos, não consigo mudar isso mesmo querendo muito, isso me causa uma frustração enorme, ainda entra nisso alguns problemas psicológicos que acabei desenvolvendo e carrego até hoje. Tenho dificuldade pra achar e fazer o que realmente faz sentido pra mim, mas ainda sigo tentando. Obrigado pelo vídeo!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Cara, recomendo ficar ligado no que venho falando pelo Instagram tbm, reflexões úteis relativas à essa temática. E em breve eu lançarei uma aula como introdução ao método/curso que criei. Essa aula será aberta e grátis. Recomendo assisti-la. Ela vai justamente no ponto do "se tornar quem você é" e do que faz sentido pra você.

  • @lucasbrandao6170
    @lucasbrandao6170 3 ปีที่แล้ว +1

    Curti a reflexão, Rafael!! Refleti com qualidade sobre o assunto no vídeo anterior (dos 28 anos) e novamente pude refletir com esse vídeo. Boa articulação verbal. Parabéns. Abraço.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Grato, Lucas. Espero que seja útil pra ti 🙏🏼

  • @julianabomfim9724
    @julianabomfim9724 3 ปีที่แล้ว +4

    Esse vídeo me salvou ❤️

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez tanto sentido pra ti, Juliana. Um forte abraço 🙏🏼

  •  3 ปีที่แล้ว +2

    Vídeo perfeito, temática tão tão importante! Você é maravilhoso meu amor 💞🙏🏾

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Grato, meu amorrr! Que bom que gostou 💚

  • @supertramp316
    @supertramp316 3 ปีที่แล้ว

    Amigo, queria te fazer um pedido: fala um pouco sobre a paixão, do aspecto da psicologia evolutiva. Já ouvi dizer sobre hormônio, sobre feromônios, sobre relação entre cheiro e anticorpos, varias coisas. queria muito entender porque nós humanos ficamos "apaixonados" e isso meio que domina nossa vida por um momento. abraço

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Isso tem a ver com a parte neurofisiológica. Hormônios e neurotransmissores coordenam nossas emoções. O que chamamos de "paixão" é emoção. Essa emoção roda por baixo do racional. Achamos que somos racionais. Mas não somos. Somos emocionais com uma pitadinha de racionalidade. A questão é aprendermos a lidar com a emoção, e exercitarmos isso.

  • @Henry-kh7dn
    @Henry-kh7dn 3 ปีที่แล้ว

    Tenho 18 anos e não vejo a hora de sair de casa,pelo bem da minha saúde mental. Porém diversos fatores que se tornam empecilho para que isso se torne uma realidade no momento

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      recomendo um mergulho no vídeo que citei nesse vídeo: "ontem eu fiz 28 anos", ali tem um insight importante sobre "sair de casa", e por que essa não é a melhor forma de pensar sobre isso.

  • @333voski
    @333voski 3 ปีที่แล้ว +1

    extremamente útil. obrigado.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti, cara. Forte abraço 🙏🏼

  • @aestefanymacedo
    @aestefanymacedo 2 ปีที่แล้ว +1

    Nossa, muito obrigada por isso!!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  2 ปีที่แล้ว

      Que bom que fez sentido pra ti, Estéfany 🙏🏼

  • @bernardonolasco3264
    @bernardonolasco3264 3 ปีที่แล้ว +1

    uma coisa interessante sobre a matemática é que as vezes uma coisa que aprendemos como verdade não é necessariamente verdade, a muito tempo atrás as pessoas (os matemáticos) pensavam que um triângulo só poderia ter a soma de todos os ângulos internos igual a 180 graus, mas mais tarde se percebeu que essa conclusão se devia às suposições iniciais que haviam sido adotadas (por Euclides em "Os Elementos), a partir disso um matemático, Carl Friedich Gauss, aos 15 anos de idade questionou uma dessas suposições iniciais (postulado das paralelas, não vou entrar em detalhes) e criou a primeira geometria não Euclidiana, ele nunca divulgou os resultados e seus escritos foram descobertos somente após sua morte, isso se devia ao fato de que os matemáticos não consideravam a possibilidade de que as suposições iniciais de Euclides pudessem estar erradas (ou incompletas), mas durante a vida Gauss orientou um trabalho de outro grande matemático, Riemann, sobre espaços não euclidianos (curvos e com mais de três dimensões). A partir do trabalho de Riemann Marcel Grosmann ajudou Albert Einstein a formular a teoria da Relatividade, onde a massa encurva o espaço e o tempo, que juntos tem 4 dimensões (o espaço-tempo quadrimensional). É interessante notar como uma ideia que foi tida como absurda no passado (que um triangulo pudesse ter mais ou menos do que 180° a depender das características do espaço), é usada hoje em uma das teorias mais precisas (mas não 100%) da física.

    • @bernardonolasco3264
      @bernardonolasco3264 3 ปีที่แล้ว

      A ideia que faltou dizer é que na matemática não existem respostas necessariamente corretas, tudo sempre depende das suposições iniciais que são feitas tal como em qualquer raciocínio, a diferença é que a matemática tenta provar, deduzir a partir dessas suposições, sendo talvez mais precisa em dizer o que é vale ou não de acordo com as suposições feitas. Porém um raciocínio só faz sentido se tivermos essas mesmas suposições iniciais (ao menos algumas delas), se supormos inicialmente coisas muito diferentes o desenvolvimento da cadeia lógica até chegar a uma conclusão será diferente e portanto aquele que adotar as suposições menos verossímeis estará mais distante da verdade, enquanto o outro estará mais próximo. Na matemática não faz sentido perguntar por exemplo quem está mais correto, Riemann ou Euclides, os dois provaram ideias segundo as suposições feitas, a pergunta sobre qual é a geometria mais correta para o espaço cabe a física, a matemática considera como verdade tudo aquilo que é deduzido a partir de suposições coerentes e que não levam a contradições, ou seja, ela considera a verdade dentro de um sistema de suposições simples e coerentes e não a aplicabilidade disso ao mundo real. Mas a verdade como ela de fato é talvez não seja sequer inteligível, o máximo que podemos fazer é nos aproximar o máximo possível de nossas verdades individuais.

    • @Pedro5antos_
      @Pedro5antos_ 3 ปีที่แล้ว

      Não sabia dessa história, vlw por compartilhar brother!

  • @bobbymurdaboy656
    @bobbymurdaboy656 3 ปีที่แล้ว +2

    tá bonitão de barba cheia mestre!
    hajahahahau brincadeiras a parte, você conhece a filosofia Taoísta? se sim, o que acha sobre? abraços!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Kkk eu passei um tempo estudando sobre uns anos atrás. Li "os mestres do tao" do Richard Wilhelm, se não me engano... E "tao - o curso do rio", do Alan Watts. Além de outros conteúdos sobre.
      Ao meu ver, é uma das poucas tradições que trazem símbolos que ainda fazem sentido, são relevantes e não são distorcidos facilmente.
      Não conheço da parte mais complexa e profunda dos ideogramas, mas a forma simplificada do yin yang "☯️" e o tao fazem muito sentido pra mim.
      Não que necessariamente eu tenha a mesma interpretação que se tem destes símbolos. E não carrego qualquer implicação de moralidade com base metafísica com eles.

  • @evertonluiz1617
    @evertonluiz1617 3 ปีที่แล้ว +1

    GOSTO MUITO DESSES VÍDEOS SOBRE A FASE ADULTA. DA MUITOS INSIGHTS 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿 EU COM 24 ANOS ESTOU INFANTILIZADO AINDA 😫

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      É um processo, Everton. São camadas e camadas. A questão é você se manter descascando-as.

  • @jov4dev
    @jov4dev 3 ปีที่แล้ว +1

    brigadão Rafera, vou fazer 18 anos mês que vem vamo que vamo!! obg pelo tapa ❤️💥💥 kkkk

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Bom mergulho, Giovana. Que bom que conectou 🙏🏼

  • @LaisCordiolli
    @LaisCordiolli 3 ปีที่แล้ว +1

    Faz muito sentido. Gratidão

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Que bom que conectou 🙏🏼

  • @luisazanete6672
    @luisazanete6672 3 ปีที่แล้ว +1

    Desculpa se eu tô desatualizada, mas vc faz algum podcast no Spotify? Seria um máximo se sim. Vc é incrível, não canso de ver seus vídeos

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Oi, Luisa. Por enquanto meus conteúdos em áudios estão dentro da plataforma de membros [que é basicamente um podcast fechado].
      Talvez futuramente, digo minimamente a partir do fim desse ano, eu faça um aberto. Porque é quando acabam as últimas assinaturas e eu já fechei no final do ano passado para novos integrantes. Estou ainda pensando sobre. Porque meu objetivo é focar completamente no método/curso que lançarei em breve.
      Mas caso eu venha a fazer, avisarei pelo Instagram e por aqui tbm 🙏🏼

  • @paulagoncalves4540
    @paulagoncalves4540 3 ปีที่แล้ว +1

    Obrigada por isso, Rafael! Sucesso sempre.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Paula. Pra ti tbm 🙏🏼

  • @danielreginaldo9191
    @danielreginaldo9191 3 ปีที่แล้ว

    Queria mesmo era ler seu mapa astral, deve ter muito posicionamento em ar, seu raciocinio e suas palavras são estantâneos

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Demorei muito tempo pra conseguir organizar meus pensamentos dessa forma. Era completamente travado e confuso quando comecei a gravar vídeos. Foi exercício extenso pra chegar até aqui, não era algo preexistente.

  • @victoremmanuel7667
    @victoremmanuel7667 3 ปีที่แล้ว +1

    Valeu, Rafa!!!!!!!!!!!!!

  • @victordantas9428
    @victordantas9428 3 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado. De verdade.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Que bom que fez sentido pra ti. No mais, vale avisar que saiu agora uma "parte 2" desse vídeo, aprofundando o "por que" sentimos isso, de onde vem esses medos de rejeição e reprovação.

  • @supertramp316
    @supertramp316 3 ปีที่แล้ว

    Eu tenho um bom trabalho, uma boa formação acadêmica, tenho maturidade. estou construindo patrimônio que me permita o mínimo de liberdade de escolha e ainda estou na casa dos meus pais. Isso faz com que eu me sinta um fracassado, mas ao mesmo tempo eu e minha namorada ainda não vemos como sendo o momento de morarmos juntos.

  • @brenog4531
    @brenog4531 3 ปีที่แล้ว

    Tem me ajudado mais doque pensa

  • @Lustinner
    @Lustinner 3 ปีที่แล้ว

    Não assisti o vídeo todo, ainda, mas esse título me lembrou o que eu tava escrevendo ontem, que me veio como um insight, em forma de metáfora/analogia. Eu tava escrevendo e me veio o pensamento: “Julgamentos são como agulhas que furam, de forma dolorosa, sua carne. Com o tempo, quando começamos a lidar com tudo isso, da melhor forma possível, acaba virando acunpultura, e você relaxa...”.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Olha, farei uma reflexão em paralelo. Às vezes só parece acupuntura, mas porque perdemos a sensibilidade pro que nos faz mal, como uma estratégia pra não sentir dor. Porém, não é uma solução saudável.
      Não estou dizendo "se importe com julgamento", mas não necessariamente "nos acostumarmos" faz do ambiente algo saudável 🙏🏼

    • @Lustinner
      @Lustinner 3 ปีที่แล้ว

      @@rafaeljordao Ok, Rafael. Intervir seria uma das coisas a se fazer para mudar esse ambiente e, tentar, ao menos, modificar ele - mesmo que seja mínimo ou aos poucos -, para que ele se torne mais saudável?

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      O externo é parte da sua experiência, como o interno. A relação é diferente, mas ambos afetam a sua experiência. Parte de se conhecer é tbm relativo a como você interage com o lado de fora. Vale fazer pequenas experimentações [testes] pra ver o que compõe melhor com você, do lado de dentro e do lado de fora.

    • @Lustinner
      @Lustinner 3 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado, Rafael. Vou tentar pôr em prática.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      🙏🏼

  • @rafaelrodrigues9465
    @rafaelrodrigues9465 3 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns Rafael.

  • @Bfour69
    @Bfour69 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito Bom!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Rodrigo. Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @daniloribeiro3958
    @daniloribeiro3958 3 ปีที่แล้ว

    Tenho um amigo que já tentei mostrar alguns vídeos seu, mas por algum motivo ele detesta os vídeos. Acho que é uma recusa de nem chegar perto porque tem medo da ideia de que precisamos, enfim, amadurecer.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Não necessariamente, às vezes ele só não conectou comigo. Não vamos agradar todo mundo com a nossa forma de falar. E não temos como [aqui desse lado] entender comunicar da melhor forma pra cada pessoa. No mais, existem questões que são que nem entrar na piscina. Você pode até querer, mas se alguém te empurra você fica puto. Mas se você tivesse entrado seria de boa.
      No mais, tem gente que não aguenta ver o vídeo pelo sotaque, que dirá a complexidade ou mesmo urgência de algumas questões.

  • @emersontorres7124
    @emersontorres7124 3 ปีที่แล้ว

    Fiquei pensando que assim como entre a infância e a adolescência existe a pré-adolescência, entre a adolescência a a fase adulta deveria se instituir a fase pré-adulto.

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว +1

      Estamos passando tanto tempo na adolescência que eu não sei se precisamos estender ainda mais esse período. O que me parece que precisamos é de uma instrução sobre a vida, nessa fase, sobre o que de fato enfrentaremos e como nos prepararmos.

  •  3 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Carol. Que bom que fez sentido pra ti 🙏🏼

  • @jessecaldas5112
    @jessecaldas5112 3 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigado

  • @joaoborre14
    @joaoborre14 3 ปีที่แล้ว +1

    obrigado

  • @Pedro5antos_
    @Pedro5antos_ 3 ปีที่แล้ว +1

    Deixa só terminar o trabalho e corro aqui pra assistir rsrs
    PS: não resisti clicar na notificação kk

  • @SamuHell_
    @SamuHell_ 3 ปีที่แล้ว +1

    Aplausos...

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato 🙏🏼 [obs.: hoje sai a parte 2].

  • @jorginhobemjorge4565
    @jorginhobemjorge4565 3 ปีที่แล้ว

    Rafael, recentemente me lembrei de uma situação em que fiz algo muito errado com 13 anos, e não resolvi na época, agora eu me pergunto se eu era jovem demais pra saber que o que fiz era errado ou se já era maduro o suficiente pra não ter feito o que fiz, atualmente me encontro numa situação que não se devo me preocupar com isso por não ter resolvido na época ou se devo deixar pra lá pq era besteira de crianca que acontece com todo mundo

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Esse tipo de situação é quase impossível de ser endereçada de forma generalizada. Mas dependendo recomendo lidar com isso para que não recrie esse comportamento no presente. Para de fato mergulhar nessa questão, recomendo um auxílio de uma pessoa que seja especializada profissionalmente nisso.

  • @isabellacustodio8543
    @isabellacustodio8543 3 ปีที่แล้ว +1

    Incrível!

    • @rafaeljordao
      @rafaeljordao  3 ปีที่แล้ว

      Grato, Isabella 🙏🏼