Sobre a dúvida que você teve, o salário dos assistentes sai diretamente da verba do mangaká. Aliás, pelo que eu sei, o mangaká deve abrir uma empresa quando recebe a série, e esses assistentes são contratados. Por isso mesmo tendo uma série, se esta não fizer muito sucesso, o mangaká chega a ficar no vermelho os primeiros meses.
you all probably dont care at all but does someone know of a way to get back into an Instagram account? I somehow lost the account password. I would appreciate any tips you can offer me
Vinicius Plata acho que não precisa de mais do que tem. Os aspectos positivos atuais já são o suficiente. Se crescer demais, ganha vários negativos que não compensa.
Roberto Nicácio Mas podiam publicar encadernados das histórias mas antigas dele pelo menos. É muito dificil ter personagem menor sendo republicado, só personagem escrito por escritor famoso como Homem Animal e Monstro do Pantano.
o oda é mesmo uma máquina, só para pra fazer pesquisa ou quando tá doente (internado). tem uma entrevista de junto com o takehiko inoue que quando terminar one piece, ele vai começar a viver pra si mesmo. enquanto one piece durar, ele vive para os fãs. oda é um mito
@@alexaraujoclementino8747 sim mano, é por essas razões que parei de criticar muitas obras que estão em hiato, os caras basicamente não vivem. Maior exemplo disso são os depoimentos que Kentaro Miura fez durante os anos falando que tudo na vida dele era sobre Berserk, mas ninguém dava bola.
Sobre os documentários de mangás,tem um programa recente que é muito bom sobre o assunto. Esse programa é produzido pela NHK que é uma TV estatal do Japão e apresentado pelo Naoki Urasawa(autor de Monster e 20th Century Boys),aonde ele visita outros mangakas e os entrevista sobre o método de produção,inspirações,etc.Tem ele disponível com legendas em inglês em alguns blogs,vale à pena conferir.
O mangá do One Pece é publicado a 19 anos. O criador, Eichiiro Oda, disse que dorme entre 3 e 4 horas por dia desde que começou a publicação. E sim, o mangá não só mantém uma boa história como evolui.
Vocês deveriam fazer um especial sobre o deus dos mangás, Osamu Tezuka! Um gênio a frente do seu tempo, com uma capacidade criativa e de produção absurda. São tantas histórias memoráveis que daria um conteúdo fantástico pro canal. Phoenix, Buda, Black Jack, Adolf, Apollo's Song, MW, Ayako, Dororo, Astro Boy... O homem fez muita coisa enquanto viveu. Foram mais de 150 mil páginas de mangá desenhadas, compiladas em mais de 700 mangás! chega a ser surreal. Sem falar que foi um dos pioneiros no ramo da animação japonesa.
Em Noragami ocorreu uma mudança. A assistente passou a escrever/desenhar a estória logo após do autor original morrer, mas isso aconteceu no primeiro volume. E em relação a identidade de mangakas, imagino como deve ter sido no Japão descobrir depois de 27 tankos, que o mangaka de Fullmetal Alchemist na verdade era uma mulher com pseudônimo Hiromu Arakawa, quando na verdade era Hiromi Arakawa.
Respondendo ao Daniel, eu conheço um mangá que meio que "trocou" o autor. Em Kokou no Hito (The Climber) um mangaka escreveu até o volume 3 e do 4 em diante o ilustrador assumiu a historia, passando a fazer tanto ela como a arte. E apesar disso esse é, ao menos pra mim, um dos melhores mangás já criados.
Esses vídeos sobre mangás estão sensacionais!! Muito bacana ver como o Daniel msm sem manjar muito da área do mangá se mostra interessado no assunto, isso deixa o vídeo muito mais dinâmico e bacana pra quem ta vendo. Vocês são sensacionais, de longe o melhor canal sobre quadrinhos do youtube. Parabéns mesmo! Eu sugiro que criem um patreon para poderem manter sempre a qualidade e poder se dedicar ainda mais ao Pipoca (quem sabe assim até voltando com o podcast já que teriam verba para comprar os aparelhos de gravação) , obrigado pelos videos. Vida longa ao PN!
O mais foda do Daniel é que justamente por ele ser o 'leigo' em relação ao Zago, ele não conhece as paradas e faz as perguntas que nos, que também não conhecemos queríamos fazer e falar sobre parte que não entendemos. Então fica uma troca muito maneira.
Já assisti esperando que falassem de BAKUMAN, não somente mostra o mercado como é um baita mangá, alias dos criadores de Death Note. Ótimo video como sempre.
Eh raro mas alguns mangás vão direto para a ediçao tankohon, o taiyou matsumoto mesmo teve alguns. E essa influência gigantesca das votações eh mais forte na Shueisha, dizem que outras editoras não tem isso como fator principal.
Muito esclarecedor! Apesar da correria que deve ser, é interessante ver o quão dinâmico é o mercado japonês de quadrinhos (mangás). E também bem mais justo que o americano, pois no japonês há um maior respeito ao trabalho do autor, dando crédito a este como o verdadeiro criador de determinado(s) personagem(ens). No americano é uma falta de respeito só, haja vista o que aconteceu com o Alan Moore, e o que a indústria hollywoodiana fez com suas criações Liga Extraordinária, V de Vingança e Watchmen. Parabéns pessoal do PN - especialmente ao Bruno Zago, nosso especialista em mangás!
"justo" Com muitas aspas, porque o prazo que eles têm pra finalizar os capítulos é coisa de louco, alguns escravos devem ter mais regalias que alguns mangakás (apesar de falar em tom de brincadeira, o negócio lá é ruço).
+Heitor Lima eu disse "justo" apenas na parte do crédito que os editores dão aos autores-criadores, deixando a estes o controle pelos personagens e o universo a ele ligado. Diferente do que acontece no americano, em que se eles trabalham pra Marvel por ex, todos os personagens, mesmo coadjuvantes, são propriedade dela, não do autor.
Sobre quem paga os assistentes: É o próprio autor mesmo! Eu já fiz um vídeo sobre "Quanto Ganha um Mangaka no Japão", e lá eu mostrei um ponto de uma entrevista que fizeram com um mangaka. O cara falou que, depois de todas as despesas pagas (assistentes, estúdio, etc) sobra bem pouco pra ele :/
Não é só Reborn que teve mudança brusca de estilo. Yu-gi-oh era uma série de suspense e inspirado em terror, que tratava de bulling no primeiro arco. OS EDITORES transformaram em uma série sobre card game pra vender cartinhas...
Sabe eu realmente sinto falta de um programa ou programas falando mais detalhadamente das artes usadas nos quadrinhos. Acompanho vários canais que falam sobre HQs e raramente falam sobre a arte, quando mencionam a arte é de forma bem superficial. Será que isso ocorre por dificuldades em entender ou conhecer sobre o assunto? Creio que seria incrível programas falando sobre as artes de HQs icônicas... imagina falar sobre a arte de Azilo Arkhan e Orquídea Selvagem de Dave McKean, Elektra de Billy Sienkiewicz e vários outros mais modernos como Alex Ross, Gabrielle Delloto e Simone Bianchi. Material não falta e como a maioria tem blogs e Wikipedia, fica mais fácil ter acesso a biografia. Que tal a ideia?
Esse vídeo esclareceu muito a minha idea sobre o assunto, eu não imaginava que era um mercado tão amplo assim, você tem a chance de lançar produtos muito mais fácil no Japão, além de ter apoio total para suporte, infelizmente aqui no Brasil para isso é quase impossível, para lançar um mangá independente você teria que arcar com toda a produção, desde a elaboração do roteiro, history board, arte final e vendas. O vídeo foi muito bom, ainda tenho a esperança de lançar um mangá independente.
Lembrei dele quando o Daniel perguntou se autor laureado podia lançar direto nos encadernados, sem precisar passar pela ShonenJ... afinal, quando Vagabond começou ele já tinha acabado Slam Dunk.
Estou adorando essa periodicidade do Pipoca. Além da qualidade costumeira, é claro. Ah, comecei a ler Julia Kendall por causa da indicação do Alê e estou fascinada. Valeu por mais uma ótima indicação, Callari!
Muito bom o vídeo! Bruno, você falou sobre o quanto um autor de mangá participa da produção do anime e eu te recomendo um anime chamado Shirobako. Ele é basicamente um Bakuman mas do lado do anime. Ele mostra bastante coisa sobre os processos pelos quais um episódio de anime passa pra ficar pronto e na segunda metade ele aborda um anime que é baseado em um mangá. Nesse arco ele fala um pouco sobre qual a relação do autor com a adaptação de um manga pra anime. Apesar de ter bastante ficção, o pessoal da indústria de animação gosta bastante dele e falam que ele é bem próximo do real.
Esse sistema japonês é muito bom. Isso incentiva muito a criatividade da galera. Não é a toa que as prateleiras lá são abarrotadas de opções, mesmo com as mesmices ou clássicos. Fora que o autor é realmente valorizado.
Eu, hein. Isso deve dificultar muito em criar historias curtas e fechadinhas. Enquanto tiver fazendo sucesso, vira uma novela quase infinita. Isso pode decair muito a qualidade do produto, não ser mais planejadinho a obra narrativamente. Só q é interessante por um lado, o termômetro da audiência para ir corrigir algo que os criadores não viram.
Excelente programa! Quero mais vídeos assim galera! Parabéns. Dica: Coloquem fotos e links no vídeo, referenciando as obras que estão comentando, fica da hora. Manda um salve !
Sempre quis ser Um Mangaká.... Mesmo SABENDO que não vai ser de primeira que a minha obra será aceita.. dá muito trabalho.. nas mano se é esse o meu sonho tenho que correr atrás... Se os japoneses conseguem, eu tbm.... Com força de vontade e se vc acredita de vdd.. tudo é possível
Interessantíssimo esse vídeo. Não sabia nada sobre o mercado editorial de mangás e achei bem interessante. Apesar de não ler mangás, tenho interesse pelo tema e esse canal foi um dos poucos que encontrei com um conteúdo mais interessante sobre.
Essa é a diferença que eu acho bacana entre mangá e Hqs, mangás os caras criam sua história e tentam trabalhar nelas e o povo de HQ quer ficar preso ao em Batman etc...
Ajudando. - Normalmente a busca acontece por novos autores, começa na Comiket,onde é o mercado de dojinshi ( fanzines) - Mas não são todos os fanzineiros que se tornam mangakás, mesmo pq a venda de fanzines é gigantesco com até 10 mil unidades. - Então tem recusa por parte deles. - Nos animes o mangaká dá uma orientação para a produção, principalmente quando o mangá ainda não terminou (adianta o que fará na estória e por ai vai ). Exemplos Akame ga Kill e Sephard the End. - O mangaká pode ter estoria recusadas, então de volta a prancheta - O criador de One Piece já foi assistente do criador de Samurai X. - Quando o mangaka fica doente normalmente o manga entra em ¨hiato¨ ( ou entra em pausa de uma ou 2 semanas), principalmente se a doença for grave. PS Um mangá por variar de numero de paginas, então um estoria pode ter 16 um dia e, 22 na semana seguinte. Ou pode ter mais de 50 paginas. PS2 muitos mangás agora se originam de light novels . Exemplo Sword Art Online, ou Mahouka.
Excelente programa, tem que ter uma série de programas sobre mangas. No TH-cam tem um documentário sobre o Takehiko Inoue e mostrando toda sua rotina de criaçao, desenhos, editor cobrando o produto, os seus ajudantes de cenário. É foda, pena que tá em ingles, pra quem quiser praticar a língua da rainha recomendo.
Tem um documentário com o autor de Monster muito legal que mostra a rotina de alguns mangakas e o seu espaço de trabalho.O nome original é Urasawa Naoki no Manben. Tem alguns episodios legendados em inglês no dailymotion. Muito bom o vídeo, Drago!
Bruno e Danilzinho Show de bola esse video, muito bom saber como funciona as coisas no mercado Japonês de mangás ,eu não fazia a menor ideia que era assim Parabéns pelo video Gd Abraço
no perfil do Pedro cobiaco ele costumava postar uma série que abordava a produção dos mangakás, é bem bacana. A equipe conversava com o proprio mangaká no estudio dele, vou tentar encontrar
Bruno, ótimo vídeo! Te recomendo assistir um dorama (novela/série japonesa) chamado Juhan Shuttai!, tem somente legendado em inglês e espanhol pelo que eu saiba, mas conta a história de uma garota que vira editora de mangás, então acaba mostrando todo o processo com bastante detalhe. Acho que você vai gostar!
Bruno faz da narrativa gráfica cara!! pq as vezes leio vagabond e não tenho uma leitura maior por não entender a onomatopéia!! e continua com esse quadro.
pipoca e manquin é culturaaaa gustei muito da interaccao do Daniel-san fazendo perguntas e comentarios que nos (iniciantes neste universo mangatonico)fariamos parabens.!b🖒🤖🖒
dizem que o mangaka do one Punch tem um canal, fui ver, se aquele cara é realmente ele, o ritmo pra produção é insano, ele esboça uma página em poucos minutos!
Estou adorando saber mais sobre esse universo oriental. Parabéns pelo programa! Eu sou leitor de mangas e quadrinhos a nos...mas havia parado de ler...graças ao canal de vocês, voltei a ter gosto pra ler novamente quadrinhos.
Teve caso de mudança de desenhista no póprio manga de pokémon que a panini irá lançar, no início é outro cara e depois muda. Outro caso é de Steins;Gate - Onshuu no Brownian Motion, porém esses dois casos são produtos derivados de outros autores/empresas, em que eles detem um certo controle sobre os autores/artistas. Antigamente com o Go Nagai, Shotaro Ishinomori, esses autores faziam 3, 4 ou mais mangás ao mesmo tempo, num ritmo tão intenso que muitos morreram cedo por lançar tanta coisa assim e de forma tão intensa. Shotaro Ishinomori por exemplo em 1968 ele lançou 21 TRABALHOS DIFERENTES, é incrível mesmo.
mas no caso do pokemon a empresa que escolhe quem vai desenhar pois o manga se basea no jogo, e mudou o desenhista de jogo para jogo e nao de um volume pro outro
querendo mais vídeos assim Rsrsrrssrrs, e Bakuman realmente é muito bom, nem fazia idéia de como esse mercado era tão disputado antes de lê Bakuman rsrs, mangá tbm é cultura rsrsrrssrsr!
muito legal!!!!!!!!!!! pra mim, que não sei nada a respeito de mangá além de Lobo Solitário, foi interessantíssimo assistir à esse vídeo. parabéns ao Pipoca.
EITA! Bruno, você assistia Burst Angel? Me deu uma puta nostalgia de ver esse anime no Animax com essa música do final rsrs. BTW: ótimo vídeo como sempre, estou tão ansioso quanto o Danielzinho pro vídeo sobre o mercado de animes e já deixei meu joinha pra isso.
Mais um vídeo divertido! O Danielzinho é um noob no quesito mangá, hahaha. Bakuman eu li quando saiu pela JBC e recomendo a quem não leu. Vou ficar no aguardo do próximo vídeo. Poderiam fazer um vídeo sobre o mercado africano de hq's? o que acham?
Uma curiosidade interessante eh que Gen pés descalços foi cancelado na Shonen Jump, um dos maiores clássicos dos mangás, foi cancelado. E o tezuka, como publicava varias obras simultaneamente possuia mais de 30 assistentes e dormia 3h a cada 3 dias.
vídeo super legal, obrigado, um autor q sempre saí foto dele no volume do manga é o Hirohiko Araki autor do jojo no kimyou na bouken e sempre acompanhados de textos super engraçados.
Pra quem curte o Slam Dunk, Vagabond... recomendo o documentário (com legenda em inglês) "Professional - Perspectives on Work - Takehiko Inoue". Onde uma equipe de tv acompanha ele trabalhando por alguns dias e, mostrando o extenuante processo de criação.
Eu sempre procurei os autores dos mangas que eu gosto no Google, mas é difícil achar fotos deles, sempre aparece umas bem antigas, eu nunca entendi isso pq eles são ídolos e vendem suas obras para o mundo td, finalmente entendi o motivo de não haver fotos ou entrevistas ou mesmo grandes turnês deles pelo mundo divulgando a obra
Muito legal esse vídeo. Não sabia de nada disso. E esse método explica MUITA coisa! Excelente como método de negócios (fordismo aplicado aos quadrinhos rsrs), mas a questão artística não tem como não ser prejudicada. É por isso que os mangás, pelo menos os que são feitos nessa lógica, têm qualidade tão duvidosa, ao menos ao meu ver.
E eu achando que estava difícil pros desenhistas e roteiristas da DC no rebirth já q é quinzenal agora, eu não sabia que no japão era dessa maneira, agora eu aprendi a respeitar ainda mais os mangakas como por exemplo o Akira, que mesmo nesse sistema pesado nunca decaiu a qualidade de sua arte.
O anime Bakuman (mesmos criadores de death note) é sobre dois amigos que sonham em se tornar grandes mangakás, lá é explico muito bem isso tudo sobre serialização, one shot, passagem pra animes, concursos e etc.
Show de bola, muito bom esse vídeo, nunca pensei que fosse assim o mercado de mangá. Parabéns pelo vídeo, continuem com esses ótimos conteúdos. Vou assistir Bakuman.
lembra bastante o esquema como nossas novelas são feitas, é uma obra aberta que é influenciada pela audiência, aí o autor tem que ir mudando conforme a reação do público; eu acho que isso prejudica um pouco a criatividade para coisas mais inovadoras e ousadas que uma obra fechada teria; há um privilégio do gosto médio nas obras, o que mais agrada a maioria é o que decide os rumos das narrativas.
Sobre a dúvida que você teve, o salário dos assistentes sai diretamente da verba do mangaká. Aliás, pelo que eu sei, o mangaká deve abrir uma empresa quando recebe a série, e esses assistentes são contratados.
Por isso mesmo tendo uma série, se esta não fizer muito sucesso, o mangaká chega a ficar no vermelho os primeiros meses.
Instinto Mangaká sou seu fã!
Eae jayson
caralho, jayson aqui k
you all probably dont care at all but does someone know of a way to get back into an Instagram account?
I somehow lost the account password. I would appreciate any tips you can offer me
@Edwin Leroy Instablaster =)
Muito bom! Bakuman é um mangá que trás muitas informações importantes sobre este mercado tão competitivo
Bakuman é um anime realmente muito bom!
Vídeo ficou excelente, pf mais sobre esse mundo dos mangás e animes, é sempre bom saber cada vez mais.
Tenho a msm foto, com esse enquadramento da capa da All Star Western #1 dos N52, num perfil do Disqus... Jonah Hex
Roberto Nicácio Jonhah Hex é sensacional, pena que ele recebe pouco foco.
Vinicius Plata
acho que não precisa de mais do que tem. Os aspectos positivos atuais já são o suficiente. Se crescer demais, ganha vários negativos que não compensa.
Roberto Nicácio Mas podiam publicar encadernados das histórias mas antigas dele pelo menos. É muito dificil ter personagem menor sendo republicado, só personagem escrito por escritor famoso como Homem Animal e Monstro do Pantano.
Sou novo com o personagem e suas hist, descobrir ele não tem muito tempo e achei fantastico, espero ler mais e conhecer ainda mais :)
o oda é mesmo uma máquina, só para pra fazer pesquisa ou quando tá doente (internado). tem uma entrevista de junto com o takehiko inoue que quando terminar one piece, ele vai começar a viver pra si mesmo. enquanto one piece durar, ele vive para os fãs. oda é um mito
Isso aí é doentio, o cara tá perdendo a vida igual um escravo e geral romantiza
@@alexaraujoclementino8747 sim mano, é por essas razões que parei de criticar muitas obras que estão em hiato, os caras basicamente não vivem. Maior exemplo disso são os depoimentos que Kentaro Miura fez durante os anos falando que tudo na vida dele era sobre Berserk, mas ninguém dava bola.
@@matheusvieiradesouza9533
Pois é, quando fiquei sabendo disso, fiquei bem triste com isso.
Poderia fazer um dos generos de quadrinhos europeus? e o q diferencia dos outros?
Recomendadíssimo.
ainda mais porque a Europa é muito grande.
existem temas recorrentes mas BD franceses e fumetti italianos são diferentes.
Muito boa idéia!
Up
Sobre os documentários de mangás,tem um programa recente que é muito bom sobre o assunto.
Esse programa é produzido pela NHK que é uma TV estatal do Japão e apresentado pelo Naoki Urasawa(autor de Monster e 20th Century Boys),aonde ele visita outros mangakas e os entrevista sobre o método de produção,inspirações,etc.Tem ele disponível com legendas em inglês em alguns blogs,vale à pena conferir.
O programa se chama Naoki Urasawa Manben,tinha me esquecido de mencionar.
Comprei um livro do Hellraiser da Darkside, quando abro ele tá lá grandão: "Tradução: Alexandre Callari"
Que perseguição, tá louco.. hahuahaua
O mangá do One Pece é publicado a 19 anos. O criador, Eichiiro Oda, disse que dorme entre 3 e 4 horas por dia desde que começou a publicação. E sim, o mangá não só mantém uma boa história como evolui.
Vocês deveriam fazer um especial sobre o deus dos mangás, Osamu Tezuka! Um gênio a frente do seu tempo, com uma capacidade criativa e de produção absurda. São tantas histórias memoráveis que daria um conteúdo fantástico pro canal. Phoenix, Buda, Black Jack, Adolf, Apollo's Song, MW, Ayako, Dororo, Astro Boy... O homem fez muita coisa enquanto viveu. Foram mais de 150 mil páginas de mangá desenhadas, compiladas em mais de 700 mangás! chega a ser surreal. Sem falar que foi um dos pioneiros no ramo da animação japonesa.
Em Noragami ocorreu uma mudança. A assistente passou a escrever/desenhar a estória logo após do autor original morrer, mas isso aconteceu no primeiro volume. E em relação a identidade de mangakas, imagino como deve ter sido no Japão descobrir depois de 27 tankos, que o mangaka de Fullmetal Alchemist na verdade era uma mulher com pseudônimo Hiromu Arakawa, quando na verdade era Hiromi Arakawa.
Respondendo ao Daniel, eu conheço um mangá que meio que "trocou" o autor. Em Kokou no Hito (The Climber) um mangaka escreveu até o volume 3 e do 4 em diante o ilustrador assumiu a historia, passando a fazer tanto ela como a arte. E apesar disso esse é, ao menos pra mim, um dos melhores mangás já criados.
Esses vídeos sobre mangás estão sensacionais!! Muito bacana ver como o Daniel msm sem manjar muito da área do mangá se mostra interessado no assunto, isso deixa o vídeo muito mais dinâmico e bacana pra quem ta vendo. Vocês são sensacionais, de longe o melhor canal sobre quadrinhos do youtube. Parabéns mesmo! Eu sugiro que criem um patreon para poderem manter sempre a qualidade e poder se dedicar ainda mais ao Pipoca (quem sabe assim até voltando com o podcast já que teriam verba para comprar os aparelhos de gravação) , obrigado pelos videos. Vida longa ao PN!
O mais foda do Daniel é que justamente por ele ser o 'leigo' em relação ao Zago, ele não conhece as paradas e faz as perguntas que nos, que também não conhecemos queríamos fazer e falar sobre parte que não entendemos.
Então fica uma troca muito maneira.
One Piece ta em publicação desde 1997, e sempre ta entre os primeiros, o Japão respira One Piece, Oda é foda!
Guilherme Rodrigues Hunter x Hunter também sempre que tem capítulo novo a revista alavanca as vendas
Guilherme Rodrigues Oda já pode se aposentar tranquilo
Até hj o único rival de One Piece foi Naruto
@@sodoudeslikeemtodososvideos aí falou merda, tem vários outros mangás que já venderam tão absurdamente quanto esses dois, tipo Slam Dunk
@@user-dd2xm4qc5p mas na real mesmo o mangá que já deu uma passadinha, e agora bate de frente com onde piece é kimetsu no yaiba
Já assisti esperando que falassem de BAKUMAN, não somente mostra o mercado como é um baita mangá, alias dos criadores de Death Note. Ótimo video como sempre.
Seria muito foda ver uma editora aqui no Brasil dar essa chance para quem quer fazer quadrinhos ou até mesmo mangá.
Eh raro mas alguns mangás vão direto para a ediçao tankohon, o taiyou matsumoto mesmo teve alguns.
E essa influência gigantesca das votações eh mais forte na Shueisha, dizem que outras editoras não tem isso como fator principal.
Muito esclarecedor! Apesar da correria que deve ser, é interessante ver o quão dinâmico é o mercado japonês de quadrinhos (mangás). E também bem mais justo que o americano, pois no japonês há um maior respeito ao trabalho do autor, dando crédito a este como o verdadeiro criador de determinado(s) personagem(ens). No americano é uma falta de respeito só, haja vista o que aconteceu com o Alan Moore, e o que a indústria hollywoodiana fez com suas criações Liga Extraordinária, V de Vingança e Watchmen. Parabéns pessoal do PN - especialmente ao Bruno Zago, nosso especialista em mangás!
"justo" Com muitas aspas, porque o prazo que eles têm pra finalizar os capítulos é coisa de louco, alguns escravos devem ter mais regalias que alguns mangakás (apesar de falar em tom de brincadeira, o negócio lá é ruço).
+Heitor Lima eu disse "justo" apenas na parte do crédito que os editores dão aos autores-criadores, deixando a estes o controle pelos personagens e o universo a ele ligado. Diferente do que acontece no americano, em que se eles trabalham pra Marvel por ex, todos os personagens, mesmo coadjuvantes, são propriedade dela, não do autor.
Cassio Alexandre Sim, concordo. Eu apenas pontuei uma outra parte da história.
é nego, negócio no japão é tão corrido que estrangeiro desanima de ver
Cara esses programas de mangas são SENSACIONAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sobre quem paga os assistentes: É o próprio autor mesmo!
Eu já fiz um vídeo sobre "Quanto Ganha um Mangaka no Japão", e lá eu mostrei um ponto de uma entrevista que fizeram com um mangaka. O cara falou que, depois de todas as despesas pagas (assistentes, estúdio, etc) sobra bem pouco pra ele :/
Não é só Reborn que teve mudança brusca de estilo.
Yu-gi-oh era uma série de suspense e inspirado em terror, que tratava de bulling no primeiro arco. OS EDITORES transformaram em uma série sobre card game pra vender cartinhas...
Sabe eu realmente sinto falta de um programa ou programas falando mais detalhadamente das artes usadas nos quadrinhos. Acompanho vários canais que falam sobre HQs e raramente falam sobre a arte, quando mencionam a arte é de forma bem superficial. Será que isso ocorre por dificuldades em entender ou conhecer sobre o assunto?
Creio que seria incrível programas falando sobre as artes de HQs icônicas... imagina falar sobre a arte de Azilo Arkhan e Orquídea Selvagem de Dave McKean, Elektra de Billy Sienkiewicz e vários outros mais modernos como Alex Ross, Gabrielle Delloto e Simone Bianchi.
Material não falta e como a maioria tem blogs e Wikipedia, fica mais fácil ter acesso a biografia.
Que tal a ideia?
Cara eu não fazia ideia do quão cruel é esse mercado, gratidão a todos os autores das histórias que acompanhei e acompanho hoje 🥲❤
Aprendi tudo isso justamente lendo Bakuman, excelente mangá/anime que mostra esses pormenores por trás das produções.
Esse vídeo esclareceu muito a minha idea sobre o assunto, eu não imaginava que era um mercado tão amplo assim, você tem a chance de lançar produtos muito mais fácil no Japão, além de ter apoio total para suporte, infelizmente aqui no Brasil para isso é quase impossível, para lançar um mangá independente você teria que arcar com toda a produção, desde a elaboração do roteiro, history board, arte final e vendas. O vídeo foi muito bom, ainda tenho a esperança de lançar um mangá independente.
Fico imaginando o autor de vagabond fazendo aquela arte fenomenal toda semana... o cara é phodaaaa
+Álvaro Vieira eu acho que Vagabond era mensal.
Lembrei dele quando o Daniel perguntou se autor laureado podia lançar direto nos encadernados, sem precisar passar pela ShonenJ... afinal, quando Vagabond começou ele já tinha acabado Slam Dunk.
Vagabond é um capítulo por ano e olhe lá! xD
@Daniel Andres McGregor ainda bem que não
Estou adorando essa periodicidade do Pipoca. Além da qualidade costumeira, é claro.
Ah, comecei a ler Julia Kendall por causa da indicação do Alê e estou fascinada. Valeu por mais uma ótima indicação, Callari!
Pessoal! Excelente vídeo, continuem fazendo mais vídeos assim, afinal o título do canal é Pipoca e NANQUIN, vocês são ótimos, meus parabéns!!
Muito bom o vídeo!
Bruno, você falou sobre o quanto um autor de mangá participa da produção do anime e eu te recomendo um anime chamado Shirobako. Ele é basicamente um Bakuman mas do lado do anime. Ele mostra bastante coisa sobre os processos pelos quais um episódio de anime passa pra ficar pronto e na segunda metade ele aborda um anime que é baseado em um mangá. Nesse arco ele fala um pouco sobre qual a relação do autor com a adaptação de um manga pra anime. Apesar de ter bastante ficção, o pessoal da indústria de animação gosta bastante dele e falam que ele é bem próximo do real.
Esse sistema japonês é muito bom. Isso incentiva muito a criatividade da galera. Não é a toa que as prateleiras lá são abarrotadas de opções, mesmo com as mesmices ou clássicos. Fora que o autor é realmente valorizado.
Eu, hein. Isso deve dificultar muito em criar historias curtas e fechadinhas. Enquanto tiver fazendo sucesso, vira uma novela quase infinita. Isso pode decair muito a qualidade do produto, não ser mais planejadinho a obra narrativamente. Só q é interessante por um lado, o termômetro da audiência para ir corrigir algo que os criadores não viram.
Essa dupla falando de mangás e muito boa lk
lk
EU curto muito aquelas coleções fechadas que a Amazon disponibiliza pra gente! Eu acabo sempre comprando pelo menos uma a cada dois meses.
Excelente programa! Quero mais vídeos assim galera! Parabéns. Dica: Coloquem fotos e links no vídeo, referenciando as obras que estão comentando, fica da hora. Manda um salve !
Sempre quis ser Um Mangaká.... Mesmo SABENDO que não vai ser de primeira que a minha obra será aceita.. dá muito trabalho.. nas mano se é esse o meu sonho tenho que correr atrás... Se os japoneses conseguem, eu tbm.... Com força de vontade e se vc acredita de vdd.. tudo é possível
Interessantíssimo esse vídeo. Não sabia nada sobre o mercado editorial de mangás e achei bem interessante.
Apesar de não ler mangás, tenho interesse pelo tema e esse canal foi um dos poucos que encontrei com um conteúdo mais interessante sobre.
Essa é a diferença que eu acho bacana entre mangá e Hqs, mangás os caras criam sua história e tentam trabalhar nelas e o povo de HQ quer ficar preso ao em Batman etc...
Ajudando.
- Normalmente a busca acontece por novos autores, começa na Comiket,onde é o mercado de dojinshi ( fanzines)
- Mas não são todos os fanzineiros que se tornam mangakás, mesmo pq a venda de fanzines é gigantesco com até 10 mil unidades.
- Então tem recusa por parte deles.
- Nos animes o mangaká dá uma orientação para a produção, principalmente quando o mangá ainda não terminou (adianta o que fará na estória e por ai vai ). Exemplos Akame ga Kill e Sephard the End.
- O mangaká pode ter estoria recusadas, então de volta a prancheta
- O criador de One Piece já foi assistente do criador de Samurai X.
- Quando o mangaka fica doente normalmente o manga entra em ¨hiato¨ ( ou entra em pausa de uma ou 2 semanas), principalmente se a doença for grave.
PS Um mangá por variar de numero de paginas, então um estoria pode ter 16 um dia e, 22 na semana seguinte. Ou pode ter mais de 50 paginas.
PS2 muitos mangás agora se originam de light novels . Exemplo Sword Art Online, ou Mahouka.
Excelente programa, tem que ter uma série de programas sobre mangas. No TH-cam tem um documentário sobre o Takehiko Inoue e mostrando toda sua rotina de criaçao, desenhos, editor cobrando o produto, os seus ajudantes de cenário. É foda, pena que tá em ingles, pra quem quiser praticar a língua da rainha recomendo.
Estou me aproximando da leitura da mangás e gostei dessa postagem.
Não ví e já gostei. (Baita tema pra vídeo!)
Vou pegar um rango aqui, e almoçar assistindo essa pérola!
esse video foi maravilhoso, parabéns ao bruno que explicou tudo muito bem explicado. façam mais videos assim por favor!!!
Não canso de aprender sobre este mundo dos mangás. Por favor continue subindo mais vídeos sobre este tema. parabéns
Que bunitinho o Bruno dando aula de mangá!!! ^^-
Tem um documentário com o autor de Monster muito legal que mostra a rotina de alguns mangakas e o seu espaço de trabalho.O nome original é Urasawa Naoki no Manben. Tem alguns episodios legendados em inglês no dailymotion.
Muito bom o vídeo, Drago!
Bruno e Danilzinho
Show de bola esse video, muito bom saber como funciona as coisas no mercado Japonês de mangás ,eu não fazia a menor ideia que era assim
Parabéns pelo video
Gd Abraço
no perfil do Pedro cobiaco ele costumava postar uma série que abordava a produção dos mangakás, é bem bacana. A equipe conversava com o proprio mangaká no estudio dele, vou tentar encontrar
É muito bom ter um canal tão focado quanto o de vocês.
Bruno, ótimo vídeo!
Te recomendo assistir um dorama (novela/série japonesa) chamado Juhan Shuttai!, tem somente legendado em inglês e espanhol pelo que eu saiba, mas conta a história de uma garota que vira editora de mangás, então acaba mostrando todo o processo com bastante detalhe.
Acho que você vai gostar!
Bruno faz da narrativa gráfica cara!! pq as vezes leio vagabond e não tenho uma leitura maior por não entender a onomatopéia!! e continua com esse quadro.
Programa MUITO foda, continuem fazendo programas sobre mangás!
pipoca e manquin é culturaaaa
gustei muito da interaccao do Daniel-san fazendo perguntas e comentarios que nos (iniciantes neste universo mangatonico)fariamos parabens.!b🖒🤖🖒
Ótimo vídeo, vocês estão de parabéns!! Me esclareceu muitas coisas que eu não fazia ideia de como funcionavam no Japão!
dizem que o mangaka do one Punch tem um canal, fui ver, se aquele cara é realmente ele, o ritmo pra produção é insano, ele esboça uma página em poucos minutos!
Estou adorando saber mais sobre esse universo oriental. Parabéns pelo programa! Eu sou leitor de mangas e quadrinhos a nos...mas havia parado de ler...graças ao canal de vocês, voltei a ter gosto pra ler novamente quadrinhos.
Teve caso de mudança de desenhista no póprio manga de pokémon que a panini irá lançar, no início é outro cara e depois muda. Outro caso é de Steins;Gate - Onshuu no Brownian Motion, porém esses dois casos são produtos derivados de outros autores/empresas, em que eles detem um certo controle sobre os autores/artistas.
Antigamente com o Go Nagai, Shotaro Ishinomori, esses autores faziam 3, 4 ou mais mangás ao mesmo tempo, num ritmo tão intenso que muitos morreram cedo por lançar tanta coisa assim e de forma tão intensa. Shotaro Ishinomori por exemplo em 1968 ele lançou 21 TRABALHOS DIFERENTES, é incrível mesmo.
+lemos360 no Pokemon, a mudança ocorreu por problemas de saúde do Mato, o primeiro desenhista.
mas no caso do pokemon a empresa que escolhe quem vai desenhar pois o manga se basea no jogo, e mudou o desenhista de jogo para jogo e nao de um volume pro outro
Pessoal q video fantastico.....vcs sao feras. Quando o assunto è mangà entao vcs se superam.
Parabéns pela ousadia Zago. Parabéns pro Danielzinho também.
querendo mais vídeos assim Rsrsrrssrrs, e Bakuman realmente é muito bom, nem fazia idéia de como esse mercado era tão disputado antes de lê Bakuman rsrs, mangá tbm é cultura rsrsrrssrsr!
Galera, parabéns!!!! Vcs são foda!!!! Façam um especial sobre Vagabond e seu autor.: Takehiko Inoue (Autor de Slam Dunk). Grande Abraço!!!!!
muito legal!!!!!!!!!!!
pra mim, que não sei nada a respeito de mangá além de Lobo Solitário, foi interessantíssimo assistir à esse vídeo.
parabéns ao Pipoca.
Tô curtindo demais esses vídeos sobre mangá do PN! No meus favoritos só dá vocês, hahahah! Parabéns pelo trabalho!!
Gostei muito do programa, foi muito rápido nem parece que foram trinta minutos, está ótima a programação diária do canal, continuem assim!
vídeo especial sobre Naruto e One pice por favor nunca pedi nada
Gostei demais. Não fazia ideia de como funcionava essa "indústria" dos mangás. Muito interessante. Parabéns.
Por favor, não parem! Parabéns pelo trabalho!
EITA! Bruno, você assistia Burst Angel? Me deu uma puta nostalgia de ver esse anime no Animax com essa música do final rsrs. BTW: ótimo vídeo como sempre, estou tão ansioso quanto o Danielzinho pro vídeo sobre o mercado de animes e já deixei meu joinha pra isso.
30 minutos? que maravilha!
Mais um vídeo divertido! O Danielzinho é um noob no quesito mangá, hahaha. Bakuman eu li quando saiu pela JBC e recomendo a quem não leu. Vou ficar no aguardo do próximo vídeo.
Poderiam fazer um vídeo sobre o mercado africano de hq's? o que acham?
Uma curiosidade interessante eh que Gen pés descalços foi cancelado na Shonen Jump, um dos maiores clássicos dos mangás, foi cancelado.
E o tezuka, como publicava varias obras simultaneamente possuia mais de 30 assistentes e dormia 3h a cada 3 dias.
Legal ver vocês falando sobre mangá assim também, muito bom o vídeo.
Esse vídeo foi muito bacana , sensacional esse mercado ...Parabéns PN trabalho de vcs é fantástico!!!
Ótimo programa, parabéns. O Pipoca e Nanquim vem em uma crescente incrível, vocês são fodas. Grande abraço!
vídeo super legal, obrigado, um autor q sempre saí foto dele no volume do manga é o Hirohiko Araki autor do jojo no kimyou na bouken e sempre acompanhados de textos super engraçados.
vídeo super interessante, parabéns! Além de uma editora sensacional também é um canal sensacional.
Bakuman é a história perfeita para entender como funciona o mundo dos mangás!
😂😅😂😅😂😅😂😅
Bakuman é espetacular!! É possível entender como funciona o mercado de mangás no Japão, pelo menos um pouco. Recomendo demais!
Pra quem curte o Slam Dunk, Vagabond... recomendo o documentário (com legenda em inglês) "Professional - Perspectives on Work - Takehiko Inoue". Onde uma equipe de tv acompanha ele trabalhando por alguns dias e, mostrando o extenuante processo de criação.
Bruninho fazendo um trabalho excelente com mangás !
Sou muito fã de vcs,vcs são ótimos no que fazem
Bora arrebentar no like precisa ter muitos programas assim, a ideia do bruno é sensacional espero que tenha mais videos
Vcs estão de parabéns mesmo com esses vídeos.
Não leio mangá, mas amoo demais esse canal. Fico encantada com os vídeos 💟
Eu sempre procurei os autores dos mangas que eu gosto no Google, mas é difícil achar fotos deles, sempre aparece umas bem antigas, eu nunca entendi isso pq eles são ídolos e vendem suas obras para o mundo td, finalmente entendi o motivo de não haver fotos ou entrevistas ou mesmo grandes turnês deles pelo mundo divulgando a obra
POR FAVOR FAÇAM UM VÍDEO SOBRE OS MELHORES FILMES E HQs DE GUERRA! JÁ PASSOU DA HORA!
Amo esse canal, e com esse conteúdo agora hehe...
Uma aula. Mais uma vez. Obrigado!
Esses 30 minutos valerão a pena
coisa pra caramba que ninguém imaginária
Uma sugestão poderia se falar um pouco de como é o mercado de HQ independentes aqui no Brasil um abraço! Sou fã do canal!
excelente ideia do Zago no final do filme! eu apoio
CARACAAAS QUE PROGAMÃO CARAAA !
Serio, muito foda, ta de parabéns !
Da hora esse video, quanta informação valeu Pipoca Nanquim!
Excelente vídeo, parabéns galera do pipoca e nanquim.
Muito legal isso! Não imaginava.
Muito legal esse vídeo. Não sabia de nada disso. E esse método explica MUITA coisa!
Excelente como método de negócios (fordismo aplicado aos quadrinhos rsrs), mas a questão artística não tem como não ser prejudicada. É por isso que os mangás, pelo menos os que são feitos nessa lógica, têm qualidade tão duvidosa, ao menos ao meu ver.
o canal mais legal vcs são 10 Parabéns Zago e Danielzinho
Olá! Sugestão: Melhores quadrinhos, livros e Filmes de Ficção Científica. =*
E eu achando que estava difícil pros desenhistas e roteiristas da DC no rebirth já q é quinzenal agora, eu não sabia que no japão era dessa maneira, agora eu aprendi a respeitar ainda mais os mangakas como por exemplo o Akira, que mesmo nesse sistema pesado nunca decaiu a qualidade de sua arte.
O anime Bakuman (mesmos criadores de death note) é sobre dois amigos que sonham em se tornar grandes mangakás, lá é explico muito bem isso tudo sobre serialização, one shot, passagem pra animes, concursos e etc.
Show de bola, muito bom esse vídeo, nunca pensei que fosse assim o mercado de mangá.
Parabéns pelo vídeo, continuem com esses ótimos conteúdos.
Vou assistir Bakuman.
Impressionada com a quantidade de mangás em quadrinhos ali atrás 😱😱😱
inveja me define agora hahahahahahaha
parabens pelo video ✌
lembra bastante o esquema como nossas novelas são feitas, é uma obra aberta que é influenciada pela audiência, aí o autor tem que ir mudando conforme a reação do público; eu acho que isso prejudica um pouco a criatividade para coisas mais inovadoras e ousadas que uma obra fechada teria; há um privilégio do gosto médio nas obras, o que mais agrada a maioria é o que decide os rumos das narrativas.