Essa exame exibe grandes indícios de inconstitucionalidade. Cabe à LEI COMPLEMENTAR, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura (artigo 93, inciso I, CF de 1988). CNJ não detém competência para estabelecer novos requisitos de ingresso na carreira da magistratura. Quando passou a ser exigido três anos de atividade jurídica para o ingresso na carreira da magistratura foi necessária prévia mudança no texto da Carta Magna, que ocorreu por intermédio da Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004. Foi somente após a promulgação dessa emenda que foi alterado o inciso I do artigo 93 da Constituição de 1998, sendo exigido a partir de então dos candidatos a comprovação de mínimo de três anos de atividade jurídica. Quando se trata de requisito para o ingresso em cargos públicos as normas devem ser interpretadas restritivamente, com vistas à ampla participação. A exemplo disso foi o entendimento do STF de que a etapa de títulos é somente classificatória, não podendo ser eliminatória. Não bastasse, as matérias elencadas são uma repetição daquelas já existentes em todas as primeiras fases de concursos pra juiz, o que traz uma redundância. Quem já pegou uma prova de primeira fase pra juiz, promotor ou defensor público sabe que não se passa com "decoreba" (pode ser que isso ocorrese em 2007, quando o ministro Barroso apresentou pela primeira vez essa ideia, mas hoje não mais). É necessário amplo conhecimento da lei, da doutrina e da vasta jurisprudência. São cerca de 10 anos de estudo para passar numa prova como esta. Enfim, me parece primeiramente inconstitucional essa medida, pois viola a reserva legal e a competência de criação de requisitos dessa espécie. Depois, se mostra como inconveniente, pois cria mais uma barreira para o alcance de cargos públicos mais elevados que afetará especialmente as parcelas mais pobres e marginalizadas da população (pois se sabe que se você for pobre sequer conseguirá estudar adequaadamente para esse concurso). Ou seja, em que pese a boa vontade do ministro (apesar de não ter ficado claro que mudanças efetivas isso traria, senão a maior inclusão de negros especificamente), é possível supor que busca forçar a aplicação de uma ideia que teve há quase duas décadas, todavia da forma e caminho errados, o que é triste, sabendo que deveria ser um guardião da CF e não um aparente ativista. O caminho para o que o ministro deseja é o legislativo, e isso deve ser respeitado nos termos do princípio da separação dos poderes. Os fins não justificam os meios.
Young, basicamente: quando você passa no ENAMA você estará habilitado para concursos da magistratura. A habilitação tem prazo (hoje, por 4 anos), se não passar nesse tempo, deverá fazer novamente o ENAMA para estar habilitado de novo...
Caramba, pelos comentários percebe-se como a galera é voadora ... tudo foi dito no vídeo ai vem a pessoa e pergunta a mesma coisa.... Fico feliz que vcs serão meus concorrentes. bj
Até pra mulheres querem baixar a nota de corte, para 50%. O mais interessante, é que nas faculdades e universidades, a quantidade de mulheres é bem maior que a de homens. Mas relaxa, pessoal! Todos são iguais perante à lei. 😉
Como o prazo de validade é de 2 anos (prorrogáveis por mais 2), se a pessoa é aprovada no ENAMA, ela teria 4 anos para passar em concurso para magistratura. Se dentro de 4 anos não fosse aprovada, teria que fazer e ser aprovada novamente no ENAMA. Este raciocínio esta correto?
É foda viu?! 😭🤬🥺🥺🥺 Eu vou e passo no Enama, passam-se dois anos e se eu não sou aprovado em algum dos vários concursos da magistratura, o meu enama, praticamente não valerá de nada, ou seja, terei que refazer o enama passar mais uma vez e tentar novamente concursos. Sinceramente é imoral isso. Justo na minha vez, colocaram em vigor essa resolução! Que ódio ! Ai fico pensando, passo no enama, suponho que já esteja inscrito em 10 concursos de vários estados (só gastando dinheiro sem ter nenhuma certeza) aí passo na prova subjetiva, passo pra prova de sentença, chego na prova oral sou reprovado! E se eu não fizer mais concursos antes do prazo de dois anos de validade do enama, eu vou ter que refazer o enama novamente e passar para poder concorrer a novos concursos!!! Sinceramente, vai se foder STF !!!! 24 anos de idade, com a sensação que fiz a faculdade só pra ter dor de cabeça, por conta dessa burocracia nojenta desse país. Sinceramente, pensando em largar a advocacia e o direito pra sempre ! Pq me venderam uma ideia e essa ideia está se tornado meu pesadelo diário. (Aos haters, não estou com paciência de digitar e nem aplicar regras gramaticais, portanto me errem) Peço desculpas ao estratégia e ao magistrado! Mas eu estou irado 😤. Graças a Deus minha mãe teve condições de custear minha faculdade de direito, mas o “barato” sai caro. Se eu soubesse teria feito fies para o curso de medicina !! E não ter caído na pilha do curso de direito, apesar que com muita dificuldade, eu amei minha graduação ! Mas hj estudamos x coisa, amanhã vem uma novidade no direito e sinceramente estou cansado. Se minha mãe tivesse uma renda anos atrás de custear uma particular de medicina, eu teria feito ! Mas todas as graduações ela podia pagar, menos medicina por conta do nosso estilo de vida ! Mas se eu pudesse voltar no tempo faria fies em medicina. Mas eu amo o direito de verdade, amei estudar as matérias, amei o curso. Mas, não está sendo fácil não. Mais um fracasso pra anotar no livro de maldição da minha vida. Se essa regra se aplicar aos demais concursos, ferrou-se!!!
@@reginaldosimeaodepaula7368 amigo q Deus te ouça 😢😢😢, meu objetivo tá sendo esse trabalhar igual um fdp e ir embora daqui. Tá muito decepcionante viver nesse nojo que é o BOSTIL.
@@jeffsreu fiquei sabendo disso, semana retrasada eu vi vídeos sobre como está o mercado da medicina e sinceramente pelo o que eu ouvi e entendi, os médicos estão investindo muito em que especializações, pq a bolha estourou e os salários despencando, os plantões melhor dizermos. Enfim… Eu estou esperando vídeos ou até mesmo a prova do enam e relatos. Cheguei até a fazer 😂a inscrição, mas não paguei eu vou procurar saber relatos dos reprovados e dos aprovados. Daqui há 17 dias ocorre a primeira prova.
Quer dizer que além de uma prova de concurso para magistratura que já é extremamente difícil, ainda tem que passar nesse exame? Isso tá cheirando arrecadação. Inconstitucional !
Vai ser um ENEM, do ponto de vista da doutrinação ideológica. Mas pode corrigir distorções na falta de isonomia de exames seletivos em alguns Estados. Espero que realmente torne a magistratura mais qualificada, pois o nível hoje é tão baixo que beira o inacreditável.
Os concursos são tão acirrados q mtas vezes nem preenchem o n° de vagas. É um absurdo mais uma fase, se quisessem reforçar o viés 'vocacional' apenas investiriam mais nas fases escritas e orais q já existem.
Essa exame exibe grandes indícios de inconstitucionalidade.
Cabe à LEI COMPLEMENTAR, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura (artigo 93, inciso I, CF de 1988). CNJ não detém competência para estabelecer novos requisitos de ingresso na carreira da magistratura.
Quando passou a ser exigido três anos de atividade jurídica para o ingresso na carreira da magistratura foi necessária prévia mudança no texto da Carta Magna, que ocorreu por intermédio da Emenda Constitucional nº 45, de 30 de dezembro de 2004.
Foi somente após a promulgação dessa emenda que foi alterado o inciso I do artigo 93 da Constituição de 1998, sendo exigido a partir de então dos candidatos a comprovação de mínimo de três anos de atividade jurídica.
Quando se trata de requisito para o ingresso em cargos públicos as normas devem ser interpretadas restritivamente, com vistas à ampla participação. A exemplo disso foi o entendimento do STF de que a etapa de títulos é somente classificatória, não podendo ser eliminatória.
Não bastasse, as matérias elencadas são uma repetição daquelas já existentes em todas as primeiras fases de concursos pra juiz, o que traz uma redundância.
Quem já pegou uma prova de primeira fase pra juiz, promotor ou defensor público sabe que não se passa com "decoreba" (pode ser que isso ocorrese em 2007, quando o ministro Barroso apresentou pela primeira vez essa ideia, mas hoje não mais). É necessário amplo conhecimento da lei, da doutrina e da vasta jurisprudência. São cerca de 10 anos de estudo para passar numa prova como esta.
Enfim, me parece primeiramente inconstitucional essa medida, pois viola a reserva legal e a competência de criação de requisitos dessa espécie. Depois, se mostra como inconveniente, pois cria mais uma barreira para o alcance de cargos públicos mais elevados que afetará especialmente as parcelas mais pobres e marginalizadas da população (pois se sabe que se você for pobre sequer conseguirá estudar adequaadamente para esse concurso).
Ou seja, em que pese a boa vontade do ministro (apesar de não ter ficado claro que mudanças efetivas isso traria, senão a maior inclusão de negros especificamente), é possível supor que busca forçar a aplicação de uma ideia que teve há quase duas décadas, todavia da forma e caminho errados, o que é triste, sabendo que deveria ser um guardião da CF e não um aparente ativista. O caminho para o que o ministro deseja é o legislativo, e isso deve ser respeitado nos termos do princípio da separação dos poderes. Os fins não justificam os meios.
O CNJ já ampliou a validade para 4 anos.
Como assim apliou?
Young, basicamente: quando você passa no ENAMA você estará habilitado para concursos da magistratura. A habilitação tem prazo (hoje, por 4 anos), se não passar nesse tempo, deverá fazer novamente o ENAMA para estar habilitado de novo...
Caramba, pelos comentários percebe-se como a galera é voadora ... tudo foi dito no vídeo ai vem a pessoa e pergunta a mesma coisa.... Fico feliz que vcs serão meus concorrentes. bj
Nenhuma surpresa ser a FGV, com íntimas relações contratuais com o IDP. Por favor... Toffoli passaria nessa 😂
já já v ai ser requisitos pra procuradoria também.
A ideia é clara: ter uma seletividade quase que exclusiva para fazer concurso da magistratura.
Ridículo., não faz sentido nenhum a alegação dessa prova. Só para arrecadação. E 50% da nota para pardos? Nivela o que isso
Até pra mulheres querem baixar a nota de corte, para 50%.
O mais interessante, é que nas faculdades e universidades, a quantidade de mulheres é bem maior que a de homens.
Mas relaxa, pessoal! Todos são iguais perante à lei. 😉
Ótimo vídeo, curto, didático e completo, bastante elucidativo.
Obrigado!
Como o prazo de validade é de 2 anos (prorrogáveis por mais 2), se a pessoa é aprovada no ENAMA, ela teria 4 anos para passar em concurso para magistratura.
Se dentro de 4 anos não fosse aprovada, teria que fazer e ser aprovada novamente no ENAMA. Este raciocínio esta correto?
Corretíssimo
O objeto é ficar atualizado
Ou seja , concursos de magistratura ja era difícil, agora piorou... o nivel de dificuldade subiu lá encima.
E para ser Ministro basta ser indicado pelo PR, vai entender essa lógica.
Achei tranquilo!
Excelente video, professor. Quem ja assina a vitalicia de carreiras juridicas vai ter acesso a este curso formatado pra o Enama?
Vai sim, fique tranquilo
@@RodrigoVaslin Prof, tem previsão de lançamento?
Esse Prof é Nota 10
É foda viu?! 😭🤬🥺🥺🥺
Eu vou e passo no Enama, passam-se dois anos e se eu não sou aprovado em algum dos vários concursos da magistratura, o meu enama, praticamente não valerá de nada, ou seja, terei que refazer o enama passar mais uma vez e tentar novamente concursos.
Sinceramente é imoral isso. Justo na minha vez, colocaram em vigor essa resolução! Que ódio !
Ai fico pensando, passo no enama, suponho que já esteja inscrito em 10 concursos de vários estados (só gastando dinheiro sem ter nenhuma certeza) aí passo na prova subjetiva, passo pra prova de sentença, chego na prova oral sou reprovado!
E se eu não fizer mais concursos antes do prazo de dois anos de validade do enama, eu vou ter que refazer o enama novamente e passar para poder concorrer a novos concursos!!!
Sinceramente, vai se foder STF !!!!
24 anos de idade, com a sensação que fiz a faculdade só pra ter dor de cabeça, por conta dessa burocracia nojenta desse país.
Sinceramente, pensando em largar a advocacia e o direito pra sempre ! Pq me venderam uma ideia e essa ideia está se tornado meu pesadelo diário.
(Aos haters, não estou com paciência de digitar e nem aplicar regras gramaticais, portanto me errem)
Peço desculpas ao estratégia e ao magistrado!
Mas eu estou irado 😤.
Graças a Deus minha mãe teve condições de custear minha faculdade de direito, mas o “barato” sai caro.
Se eu soubesse teria feito fies para o curso de medicina !! E não ter caído na pilha do curso de direito, apesar que com muita dificuldade, eu amei minha graduação ! Mas hj estudamos x coisa, amanhã vem uma novidade no direito e sinceramente estou cansado.
Se minha mãe tivesse uma renda anos atrás de custear uma particular de medicina, eu teria feito !
Mas todas as graduações ela podia pagar, menos medicina por conta do nosso estilo de vida !
Mas se eu pudesse voltar no tempo faria fies em medicina.
Mas eu amo o direito de verdade, amei estudar as matérias, amei o curso. Mas, não está sendo fácil não.
Mais um fracasso pra anotar no livro de maldição da minha vida.
Se essa regra se aplicar aos demais concursos, ferrou-se!!!
*****enam
****CNJ
Aproveita que você é jovem e vá morar no exterior. Se eu tivesse 24 anos de idade, ahhh! Eu cairia fora do Brasil. 😅
@@reginaldosimeaodepaula7368 só falta a passagem de ida a da volta quero nunca mais
@@reginaldosimeaodepaula7368 amigo q Deus te ouça 😢😢😢, meu objetivo tá sendo esse trabalhar igual um fdp e ir embora daqui. Tá muito decepcionante viver nesse nojo que é o BOSTIL.
@@jeffsreu fiquei sabendo disso, semana retrasada eu vi vídeos sobre como está o mercado da medicina e sinceramente pelo o que eu ouvi e entendi, os médicos estão investindo muito em que especializações, pq a bolha estourou e os salários despencando, os plantões melhor dizermos.
Enfim…
Eu estou esperando vídeos ou até mesmo a prova do enam e relatos. Cheguei até a fazer 😂a inscrição, mas não paguei eu vou procurar saber relatos dos reprovados e dos aprovados. Daqui há 17 dias ocorre a primeira prova.
Abrange a magistratura estadual e federal?
Quer dizer que além de uma prova de concurso para magistratura que já é extremamente difícil, ainda tem que passar nesse exame? Isso tá cheirando arrecadação. Inconstitucional !
Professor, quem não tiver os 3 anos de atividade jurídica poderá fazer o exame nacional?
Também estou com essa mesma dúvida…
@@AnaLuisaallmpode, mas para o concurso da magistratura você precisa ter os três anos. O enama é apenas para vc estar habilitado 🤡
Obrigado
Professor, o Estratégia Carreiras Jurídicas terá algum curso voltado para o ENAMA? Se sim, quando começará este curso?
Up
Todos os anos tem o concurso da Magestratura??
uma duvida, é necessário possuir os 3 anos de atividade jurídica para fazer a prova do Enama?
Não, só exige o bacharelado
@@mirianantoniasilvaferreira7847Que notícia maravilhosa!!!
Para o ENAMA, não!
Todavia, para o concurso da Magistratura, sim. Até a data da posse, pelo menos.
@@reginaldosimeaodepaula7368exatamente
Parecendo a prova da OAB, sempre com um caso, a cara da FGV ser a banca...rsrs
Infelizmente
Significa que as provas dos tribunais não terão a prova objetiva ???
Vai continuar do mesmo jeito, a única diferença é que você vai precisar fazer essa prova para te habilitar a prestar o concurso.
Apenas negros e não pardos são beneficiados pela redução do percentual de acertos no exame?
Sim
Na verdade veio com 80 questões...kkkkkkkkkkkkkk
NUNCA TIVE DUVIDAS QUE EM TUDO NA TERRA ONDE EXISTE O HOMEM TEM O FAVORECIMENTO DO AMADO E CHEGADO. FAZ PARTE DO PECADO MORTAL
há um abismo de inteligência entre 70 e 50 por cento.
Haja dinheiro, mais uma viagem para quem mora no interior, bom pra quem tem.
Vai poder ter consulta ao vade Mecum?
Não
SKSKSKKSKSKS o cara não fez essa pergunta não né
Não.
50 questões nada.
Será que vai ser um filtro ideológico?
Essa prova será anual?
2 vezes por ano
Vai ser um ENEM, do ponto de vista da doutrinação ideológica.
Mas pode corrigir distorções na falta de isonomia de exames seletivos em alguns Estados. Espero que realmente torne a magistratura mais qualificada, pois o nível hoje é tão baixo que beira o inacreditável.
Nível baixo em que sentido? Prova nenhuma de magistratura possui nível baixo.
Nível baixo? 😂😂
Acredito o contrário, vai favorecer a falta de isonomia
@@matheusvalente98nível dos juízes que passam, ele quis dizer.
Os concursos são tão acirrados q mtas vezes nem preenchem o n° de vagas. É um absurdo mais uma fase, se quisessem reforçar o viés 'vocacional' apenas investiriam mais nas fases escritas e orais q já existem.
essa é a maior bobagem que ja inventaram!
Ego de "çupremu"... Só pra dizer que deixou um legado! E que legado de merda!
É muito absurdo exigir nota menor pra quem quer que seja...
ninguém mandou nascer branco, agora aguente
Palhaçada
Concordo totalmente com o ministro Barroso.