NA DISCUSSÃO DO CARTÃO RMC DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NÃO SOMENTE SE O CLIENTE SABIA QUE SE TRATAVA DE UM CARTÃO MAS, SE AS CLAUSULAS CONTRATUAIS PREVEÊN TODOS OS DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO. EX: DEPOSITOS SUCESSIVOS NA CONTA DO CLIENTE SEM AUTORIZAÇÃO OU ANUÊNCIA, TORNANDO A DÍVIDA IMPAGÁVEL. EXISTEM MUITOS OUTROS PONTOS ASEREM DISCUTIDOS DENTRO DO CONTRATRO QUE DEVEM SER ANLISADOS CASO A CASO. EXISTEM ALGUNS CONTRATOS MAIS ANTIGOS QUE NEM MESMO EXISTE O TERMO FINAL DA OBRIGAÇÃO CAUSANDO UMA ONEROSIDADE EXCESSIVA.
Olá, Denilson, tudo bem? Concordo com você, é super importante destacar esses outros pontos, principalmente o fato de nunca haver previsão de data final para pagamento.
Dr , já pedi o BMG e o banco pan um tempão pra cancelar por que tava comprometendo minha renda, RMC RCC , eles falaram iria cancelar mais até agora nada
Olá Adilson, tudo bem? O Cálculo Jurídico é uma empresa que desenvolve software de cálculos jurídicos. Não analisamos casos concretos, até pra respeitar o código de ética da OAB e o papel do advogado. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Abraços!
Eu explico... Me disseram que eu tinha um dinheiro pra receber do INSS, devido a um atraso de pagamento no início do meu benefício que é BPC ... Eu vi que isso fazia sentido,e aceitei;até descobrir que na verdade era um cartão do Banco Pan que chegou com um empréstimo. Liguei para o Banco e devolvi o dinheiro, mas continuam descontando. O problema ñ termina aqui Têm mãos coisas erradas
Olá Sonia, tudo bem? O Cálculo Jurídico é uma empresa que desenvolve software de cálculos jurídicos. Não analisamos casos concretos, até pra respeitar o código de ética da OAB e o papel do advogado. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Abraços!
Aplicação de índice CDI como indexador de financiamento habitacional, além dos juros. Esse índice e aplicável? Não seria somente sobre transações interbancárias?
Olá, tudo bem? ☺ Infelizmente sim. O índice CDI é de fato um indicador usado para operações entre bancos, não sendo comum como indexador em financiamentos habitacionais. Em geral, utiliza-se a TR ou o IPCA, que ajustam as prestações conforme a variação econômica, mantendo o poder de compra ao longo do tempo. O CDI, por ser instável e ligado ao mercado interbancário, torna o encargo variável. No entanto, alguns bancos aplicam o CDI, prática que os Tribunais têm reconhecido como abusiva, pois torna o encargo variável e fere o dever de informação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Grande abraço!
Estou com um prospecto que tem um RMC de 2016, RS 1055,00 que caiu na conta dele e ele usou e desde 2016 e desde 2016 q o BMG desconta dele o RMC, de R$ 55,00 atualizando de acordo com SM, nesse caso O C J faz o cálculo desde 2016? e diz qual das 3 opções escolher?
Olá Edna, tudo bem? Sim, o CJ faz o cálculo desde o início dos descontos. No programa é possível importar, por exemplo, direto do HISCRE, sem necessidade de digitar todos os valores.
Dr. Quem não solicitou o cartão, e foi feito um depósito sem o conhecimento do cliente, e o cliente tinha limite de cheque no banco e o banco alegou que o cliente utilizou o valor do empréstimo , e nem mesmo o cartão , o aposentado recebeu , o cliente quer devolução de valor e cancelamento dos descontos obg . Vera Lucia Silva Barbacena MG.
Olá, tudo bem? Pelo o que eu entendi, a situação do seu cliente é a seguinte: - O cliente não solicitou o cartão RMC - Houve um depósito em sua conta sem seu conhecimento - O aposentado nunca recebeu o cartão, mas sofre os descontos Diante disso, o cliente deseja a devolução do valor e o cancelamento dos descontos. Para resolver essa situação, o primeiro passo é reunir provas de que o cliente nunca solicitou ou utilizou o cartão e que ele deseja devolver o valor creditado em sua conta. Esse processo de verificação pode ser feito da seguinte forma: 1) Fase Investigativa: Solicite extratos bancários e o HISCON do cliente. Confirme se há descontos relativos ao RMC 2) Contrato: Solicite junto ao banco uma cópia do contrato do RMC e verifique se houve assinatura do cliente, pois isso pode indicar uma contratação sem seu consentimento. 3)Comprovante de Não Utilização do Cartão: Documentos como extratos, faturas e declarações do cliente são importantes para provar que o cliente não utilizou o cartão. 3) Ação Judicial Recomendável: Nesse caso, é possível entrar com uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Liminar e Danos Morais e Materiais para: - Suspender os descontos indevidos no benefício do cliente; - Restituir os valores descontados em dobro - Solicitar indenização por danos morais, pelo transtorno e prejuízos financeiros causados. Obs: Consigne o valor depositado em juízo, isso demonstra a boa fé do cliente Dicas importantes: - A perícia grafotécnica será fundamental para comprovar a falsificação ou adulteração da assinatura - O Tema 1061 do STJ, que trata da inversão do ônus da prova em casos de assinatura impugnada, pode ser utilizado para facilitar a comprovação da fraude. Espero ter ajudado e depois me conta se deu tudo certo na ação! 😉
Quando a pessoa consentiu em contratar o Cartão RMC, mas depois não conseguiu se livrar dos descontos infinitos, qual seria a saída? Revisar os juros Abusivos e pedir ao juiz para poder quitar a dívida?
Olá Heraldo, tudo bem? Sim, nesses casos, uma possível solução é buscar a revisão judicial do contrato, questionando a cobrança de juros rotativos exorbitantes, o que transforma a dívida em uma bola de neve impossível de ser quitada. Dica: O cálculo é essencial para demonstrar que, considerando a parcela mínima, as taxas de juros aplicadas e o saldo devedor, a dívida se torna matematicamente impossível de ser quitada em um prazo razoável. Abraços. 😊
Eu não contratei depositaro na minha conta um valor,e eu tinha um débito o banco descontou ,e depois me mandaram um cartão nunca usei e estão também descontando na verdade forçaram esse empréstimo.
E qual o procedimento quando te descontam mas você não recebeu nenhum valor ? Eu pago a minha fatura integral do cartão do Panamericano e consta que eu recebi R$1831,40 que foi solicitado em 6/2004 sendo que eu me aposentei em 2019 ...a quem eu recorro para receber o que foi descontado e suspendo esses descontos indevidos ? Onde eu reclamo ? No Panamericano ninguém dá retorno as minhas reclamações.
Oi Chris. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! :)
Oi Marlene. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Mas certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! 😊
Aqui no TJMS é muito complicado ganhar tais ações. Banco sempre junta o suposto contrato assinado com BIOMETRIA FACIAL, que ao meu ver não PROVA NADA! Aliado a isso, junta ainda PRINTS de telas sistêmicas. No final, os juízes e o tribunal consideram o contrato como válido!
Olá, Ivani! Tudo bem? Aqui no Cálculo Jurídico, nós prestamos serviços para advogados com um programa de cálculos. Não atendemos diretamente os beneficiários. Se você estiver buscando ajuda, minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Grande abraço! 😊
Olá, Sônia! Como comentei anteriormente, minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso e responder todas as suas dúvidas! Abraços! 😊
Dr porque o cartão tem vários valores de prestações, no meu caso tenho 2 cartões e cada um tem descontos de 3 mensalidades, sendo 10,00, 32,00 e 118,00 reais, isso é normal
Oi Benedito. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Mas certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! 😊
No caso da declaração de inexistência de relação juridica e repetição, como fica o valor que o banco depositou na conta do cliente como antecipação da RMC?
não, você tem que escolher uma das 3 opções de cálculos e usar aquele que melhor se adequa no caso. Existem teses q ajudam e podem se encaixar no seu caso concreto.
Olá Edna, tudo bom? O CJ te auxilia em dúvidas quanto ao cálculo na plataforma. A tese a ser escolhida, cabe ao advogado. Também temos treinamentos com especialistas, em que toda a parte teórica e prática é ensinada. Pode ser uma boa você assistir e depois contar com o suporte em casos de dúvida ;)
NA DISCUSSÃO DO CARTÃO RMC DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NÃO SOMENTE SE O CLIENTE SABIA QUE SE TRATAVA DE UM CARTÃO MAS, SE AS CLAUSULAS CONTRATUAIS PREVEÊN TODOS OS DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO. EX: DEPOSITOS SUCESSIVOS NA CONTA DO CLIENTE SEM AUTORIZAÇÃO OU ANUÊNCIA, TORNANDO A DÍVIDA IMPAGÁVEL. EXISTEM MUITOS OUTROS PONTOS ASEREM DISCUTIDOS DENTRO DO CONTRATRO QUE DEVEM SER ANLISADOS CASO A CASO. EXISTEM ALGUNS CONTRATOS MAIS ANTIGOS QUE NEM MESMO EXISTE O TERMO FINAL DA OBRIGAÇÃO CAUSANDO UMA ONEROSIDADE EXCESSIVA.
Olá, Gustavo! Tudo bem? Não há só improcedências, tem bastante procedência também. Nos treinamentos do CJ, inclusive apresentamos casos reais com êxito. É que como o volume está alto dessas ações e há muitos erros na estratégia adotada, acaba que o que fica mais em evidência são as improcedências. Grande abraço!
PERFEITO. SUPER DIDATICO E SUCINTO
Fico feliz que trouxe ainda mais conhecimento pra você, Viviane. Muito sucesso!
Pra minha mãe eles falaram que era cartão normal quando foi pra pagar o valor de uma vez eles não deixaram pagar
NA DISCUSSÃO DO CARTÃO RMC DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NÃO SOMENTE SE O CLIENTE SABIA QUE SE TRATAVA DE UM CARTÃO MAS, SE AS CLAUSULAS CONTRATUAIS PREVEÊN TODOS OS DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO. EX: DEPOSITOS SUCESSIVOS NA CONTA DO CLIENTE SEM AUTORIZAÇÃO OU ANUÊNCIA, TORNANDO A DÍVIDA IMPAGÁVEL. EXISTEM MUITOS OUTROS PONTOS ASEREM DISCUTIDOS DENTRO DO CONTRATRO QUE DEVEM SER ANLISADOS CASO A CASO. EXISTEM ALGUNS CONTRATOS MAIS ANTIGOS QUE NEM MESMO EXISTE O TERMO FINAL DA OBRIGAÇÃO CAUSANDO UMA ONEROSIDADE EXCESSIVA.
Olá, Denilson, tudo bem? Concordo com você, é super importante destacar esses outros pontos, principalmente o fato de nunca haver previsão de data final para pagamento.
Gostei da sua explanação.
Olá Claudite! Que ótimo! Fico feliz em saber que gostou do conteúdo, foi tudo feito com muito carinho. Forte abraço e muito sucesso!
Dr , já pedi o BMG e o banco pan um tempão pra cancelar por que tava comprometendo minha renda, RMC RCC , eles falaram iria cancelar mais até agora nada
Olá Adilson, tudo bem? O Cálculo Jurídico é uma empresa que desenvolve software de cálculos jurídicos. Não analisamos casos concretos, até pra respeitar o código de ética da OAB e o papel do advogado. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Abraços!
Eu explico...
Me disseram que eu tinha um dinheiro pra receber do INSS, devido a um atraso de pagamento no início do meu benefício que é BPC ...
Eu vi que isso fazia sentido,e aceitei;até descobrir que na verdade era um cartão do Banco Pan que chegou com um empréstimo.
Liguei para o Banco e devolvi o dinheiro, mas continuam descontando.
O problema ñ termina aqui
Têm mãos coisas erradas
Olá Sonia, tudo bem? O Cálculo Jurídico é uma empresa que desenvolve software de cálculos jurídicos. Não analisamos casos concretos, até pra respeitar o código de ética da OAB e o papel do advogado. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Abraços!
Aplicação de índice CDI como indexador de financiamento habitacional, além dos juros. Esse índice e aplicável? Não seria somente sobre transações interbancárias?
Olá, tudo bem? ☺
Infelizmente sim. O índice CDI é de fato um indicador usado para operações entre bancos, não sendo comum como indexador em financiamentos habitacionais. Em geral, utiliza-se a TR ou o IPCA, que ajustam as prestações conforme a variação econômica, mantendo o poder de compra ao longo do tempo. O CDI, por ser instável e ligado ao mercado interbancário, torna o encargo variável. No entanto, alguns bancos aplicam o CDI, prática que os Tribunais têm reconhecido como abusiva, pois torna o encargo variável e fere o dever de informação previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Grande abraço!
@@calculojuridico Imensamente grata.
Estou com um prospecto que tem um RMC de 2016, RS 1055,00 que caiu na conta dele e ele usou e desde 2016 e desde 2016 q o BMG desconta dele o RMC, de R$ 55,00 atualizando de acordo com SM, nesse caso O C J faz o cálculo desde 2016? e diz qual das 3 opções escolher?
Olá Edna, tudo bem?
Sim, o CJ faz o cálculo desde o início dos descontos. No programa é possível importar, por exemplo, direto do HISCRE, sem necessidade de digitar todos os valores.
Dr. Quem não solicitou o cartão, e foi feito um depósito sem o conhecimento do cliente, e o cliente tinha limite de cheque no banco e o banco alegou que o cliente utilizou o valor do empréstimo , e nem mesmo o cartão , o aposentado recebeu , o cliente quer devolução de valor e cancelamento dos descontos obg . Vera Lucia Silva Barbacena MG.
Olá, tudo bem?
Pelo o que eu entendi, a situação do seu cliente é a seguinte:
- O cliente não solicitou o cartão RMC
- Houve um depósito em sua conta sem seu conhecimento
- O aposentado nunca recebeu o cartão, mas sofre os descontos
Diante disso, o cliente deseja a devolução do valor e o cancelamento dos descontos.
Para resolver essa situação, o primeiro passo é reunir provas de que o cliente nunca solicitou ou utilizou o cartão e que ele deseja devolver o valor creditado em sua conta. Esse processo de verificação pode ser feito da seguinte forma:
1) Fase Investigativa: Solicite extratos bancários e o HISCON do cliente. Confirme se há descontos relativos ao RMC
2) Contrato: Solicite junto ao banco uma cópia do contrato do RMC e verifique se houve assinatura do cliente, pois isso pode indicar uma contratação sem seu consentimento.
3)Comprovante de Não Utilização do Cartão: Documentos como extratos, faturas e declarações do cliente são importantes para provar que o cliente não utilizou o cartão.
3) Ação Judicial Recomendável: Nesse caso, é possível entrar com uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Liminar e Danos Morais e Materiais para:
- Suspender os descontos indevidos no benefício do cliente;
- Restituir os valores descontados em dobro
- Solicitar indenização por danos morais, pelo transtorno e prejuízos financeiros causados.
Obs: Consigne o valor depositado em juízo, isso demonstra a boa fé do cliente
Dicas importantes:
- A perícia grafotécnica será fundamental para comprovar a falsificação ou adulteração da assinatura
- O Tema 1061 do STJ, que trata da inversão do ônus da prova em casos de assinatura impugnada, pode ser utilizado para facilitar a comprovação da fraude.
Espero ter ajudado e depois me conta se deu tudo certo na ação! 😉
Nunca me falaram sobre este cartão que teria RMC eles falaram que era um cartão de crédito normal que seria descontado na folha do INSS😢
Olá Cida, tudo bem? Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Abraços! 😉
@@calculojuridico bom dia Dr sim vou procurar o foro dos advogados pq não tenho condições de pagar um advogado .fico agradecida por me informar ☺️
Quando a pessoa consentiu em contratar o Cartão RMC, mas depois não conseguiu se livrar dos descontos infinitos, qual seria a saída?
Revisar os juros Abusivos e pedir ao juiz para poder quitar a dívida?
Olá Heraldo, tudo bem?
Sim, nesses casos, uma possível solução é buscar a revisão judicial do contrato, questionando a cobrança de juros rotativos exorbitantes, o que transforma a dívida em uma bola de neve impossível de ser quitada. Dica: O cálculo é essencial para demonstrar que, considerando a parcela mínima, as taxas de juros aplicadas e o saldo devedor, a dívida se torna matematicamente impossível de ser quitada em um prazo razoável.
Abraços. 😊
Tribunal do Paraná , não está nem aí ,julga tudo improcedente , justificativa é que o cliente assinou contrato e aceitou os termos .. absurdo!!
Olá, Rafael! Poxa, que lástima! Espero que esse posicionamento possa mudar.
O mesmo em SC. Se tem contrato assinado, não tem nem conversa. A tese de abusividade inerente à contratação já foi rechaçada.
Eu não contratei depositaro na minha conta um valor,e eu tinha um débito o banco descontou ,e depois me mandaram um cartão nunca usei e estão também descontando na verdade forçaram esse empréstimo.
Olá, Paulo! Aqui no Cálculo Jurídico, nós prestamos serviços para advogados com um programa de cálculos. Não atendemos diretamente os beneficiários.
E qual o procedimento quando te descontam mas você não recebeu nenhum valor ? Eu pago a minha fatura integral do cartão do Panamericano e consta que eu recebi R$1831,40 que foi solicitado em 6/2004 sendo que eu me aposentei em 2019 ...a quem eu recorro para receber o que foi descontado e suspendo esses descontos indevidos ? Onde eu reclamo ? No Panamericano ninguém dá retorno as minhas reclamações.
Oi Chris. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! :)
Exatamente depositos sem permissão ,depois mandam um cartão mesmo não desbloqueando eles estão fazendo os descontos.
Eu queria ter contato com você para ver que você pode me ajudar pois. Eu só recebo pouquinho por estas coisas só pensionista Meu nome é Marlene
Me ajude acabar com essas dividas
Estou sem saber o. Que fazer😊
Oi Marlene. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Mas certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! 😊
Aqui no TJMS é muito complicado ganhar tais ações. Banco sempre junta o suposto contrato assinado com BIOMETRIA FACIAL, que ao meu ver não PROVA NADA! Aliado a isso, junta ainda PRINTS de telas sistêmicas. No final, os juízes e o tribunal consideram o contrato como válido!
No benefício do meu pai tem esse empréstimo e não chegou nenhum cartão
Olá Breno, tudo bem? Minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso concreto. 😉
Bom dia 🙏
O banco Bmg não fala nada
Olá, Ivani! Tudo bem? Aqui no Cálculo Jurídico, nós prestamos serviços para advogados com um programa de cálculos. Não atendemos diretamente os beneficiários. Se você estiver buscando ajuda, minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso. Grande abraço! 😊
Como a gente pode provar que houve erro na contratação?
Olá, Sônia! Como comentei anteriormente, minha recomendação é procurar um advogado pra conversar sobre o seu caso e responder todas as suas dúvidas! Abraços! 😊
Dr porque o cartão tem vários valores de prestações, no meu caso tenho 2 cartões e cada um tem descontos de 3 mensalidades, sendo 10,00, 32,00 e 118,00 reais, isso é normal
Oi Benedito. Obrigado pela sua mensagem. A gente desenvolve um programa de cálculos para advogados e não atendemos diretamente os casos concretos. Mas certamente deve ter um advogado excelente na sua cidade que vai poder te ajudar muito! Grande abraço! 😊
No caso da declaração de inexistência de relação juridica e repetição, como fica o valor que o banco depositou na conta do cliente como antecipação da RMC?
Olá Renato!
Nesse caso, é compensado com eventuais diferenças que o autor tem a receber.
De onde vem esse dinheiro?
Desculpa, mas não entendi a pergunta. Poderia reformular?
O banco BMG nunca falou sobre cartão rmc eles são desonestos com ajente
E se eu não souber qual dos métodos do cálculo usar? CJ me ajuda analisar e escolher o melhor caso pra o meu caso concreto?
não, você tem que escolher uma das 3 opções de cálculos e usar aquele que melhor se adequa no caso. Existem teses q ajudam e podem se encaixar no seu caso concreto.
Olá Edna, tudo bom?
O CJ te auxilia em dúvidas quanto ao cálculo na plataforma. A tese a ser escolhida, cabe ao advogado. Também temos treinamentos com especialistas, em que toda a parte teórica e prática é ensinada. Pode ser uma boa você assistir e depois contar com o suporte em casos de dúvida ;)
NA DISCUSSÃO DO CARTÃO RMC DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NÃO SOMENTE SE O CLIENTE SABIA QUE SE TRATAVA DE UM CARTÃO MAS, SE AS CLAUSULAS CONTRATUAIS PREVEÊN TODOS OS DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO. EX: DEPOSITOS SUCESSIVOS NA CONTA DO CLIENTE SEM AUTORIZAÇÃO OU ANUÊNCIA, TORNANDO A DÍVIDA IMPAGÁVEL. EXISTEM MUITOS OUTROS PONTOS ASEREM DISCUTIDOS DENTRO DO CONTRATRO QUE DEVEM SER ANLISADOS CASO A CASO. EXISTEM ALGUNS CONTRATOS MAIS ANTIGOS QUE NEM MESMO EXISTE O TERMO FINAL DA OBRIGAÇÃO CAUSANDO UMA ONEROSIDADE EXCESSIVA.
No TJRJ é quase impossível ganhar essa ação
Poxa que lástima, espero que mudem o posicionamento por aí.
TJSC indeferindo tudo
Olá, Gustavo! Tudo bem?
Não há só improcedências, tem bastante procedência também. Nos treinamentos do CJ, inclusive apresentamos casos reais com êxito. É que como o volume está alto dessas ações e há muitos erros na estratégia adotada, acaba que o que fica mais em evidência são as improcedências.
Grande abraço!