A maioria das personagens antigas são provadas por relatos escritos, mas se for cristão tem que ter foto, vídeo 4k, som digital, etc. isso só prova que a verdade é exclusivamente perseguida pelo mal e a verdade é Cristo.
@@ilmarmartins8035eyque os outros tem mais de um documento falando. Os da bíblia, a maioria, só está na bíblia mesmo. Jesus é um. Um ser divino com essa magnitude que a bíblia descreve, deveria ser citado por outros escritores extra biblicamente
@@r.bigois Existem relatos extra bíblia sobre Jesus sim, mas não precisa perder tempo procurando pq quando achar vc vai dizer "Ah mas Jesus existiu mas não era filho de Deus" e assim vai, sempre vai ter um por que a mais de não acreditar pq vc não quer acreditar e tá tudo bem, que Deus te abençoe.
Existe dúvidas se de fato o Jesus histórico tenha sido crucificado, porque os crimes que ele tenha cometido não tinha como pena a crucificação, há registros de crucificacões em cartas enviadas por Cesar a Roma de várias pessoas, mas em nenhuma delas cita Jesus.
@@suamerafael e várias crucificaçoes mais recentes que a de Jesus não estão resistradas tbm pq história antiga funciona por fragmentos quanto a se a crucificação ocorreu ou não é só vc analisar o contexto histórico em que a mensagem foi pregada não fazia sentido lógico um marketing onde o messias tenha sido destroçado pelo império romano isso é totalmente ir na contramão do que os judeus queriam ouvir
@@suamerafaelNão mesmo, mas isso não é motivo a própria biblia deixa claro que o julgamento e condenação foram injustos em todos os sentidos tanto que Poncio Pilatos não queria matar Jesus.
@@Jack_804Talvez pilatos estava com medo de uma revolta pelo povo judeu, pois, pelo oq me recordo, a bíblia diz que havia uma multidão pedindo a crucificação de Jesus. "Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês". "
@@jeanramos9786não os primeiros livros, mas sim TODO o Novo Testamento. Os textos de paulo são por volta do ano 50 d.C. A maioria dos academicos críticos colocam os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas entre 70d.c e 80d.C, sendo João entre 90d.C e 100d.C Isso, os academicos críticos. Existem conservadores que colocam Marcos em 60d.C (mas é minoria)
@@o_davi os primeiros escritos são entre 20 a 40 anos após a morte, e mesmo se fosse 200, o novo testamento é o conjunto de livros mais replicado encontrado cerca 4000 cópias inteiras, a não ser que existe 4000 drogados alfabetizados não prova a existência de um Jesus que foi crucificado
É... causa estranheza o fato de que as autoridades romanas não se interessar e desconhecer um homem que podia ressuscitar os mortos. Por outro lado tenho que reconhecer que determinadas passagens dos evangelhos não podem ter sido ditas por um homem comum. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Esta passagem é sublime. Ela tem retirado homens do crime, viciados das drogas e prostitutas da vida mundana.
Pior que isso faz sentido histórico, as autoridades romanas não davam a mínima pra histórias milagrosas, até porque elas sempre foram 'comuns' (haviam outros milagreiros na Palestina, como Hanina ben Dosa, da mesma forma fora dela, como o famoso Apolônio de Tiana).
Pelo o que eu me lembro Jesus ressuscitou duas pessoas, a filha de Jairo e Lázaro. Entretanto essas mortes eram mais da conta do Sinédrio do que de Roma em si, tanto que Jesus só “morre” por conta do Sinédrio Judaico que apela para Roma, mas Roma em si dava pouca importância no quesito de milagres, eles se preocupavam mais com o poder político que Jesus poderia ter do que isso
Eu até consigo entender o não religioso que nega o jesus Deus, até a propia igreja teve problemas com a divindade de Jesus em algum momento, mas negar o jesus histórico é no mínimo loucura!
A igreja nunca teve problema com a DIVINDADE de Jesus. Houve seitas que viam Jesus como não sendo Deus, mas eles concordavam que Jesus possuia divindade em si, dado por Deus
Eu até entendo o ATEU não crer na existência de Jesus, o que eu não entendo de verdade é muitos dos que se dizem cristãos, negar o novo testamento e viver do ódio do velho testamento e louvar o judaísmo, religião que nega é odeia Jesus. Ou seja, quem nega Jesus não é o ATEU, mas muitos que se dizem cristãos.
@@pedrosacramento9187 não entendi o que você quis dizer. Judeus rabínicos não são cristãos. Eles não reconhecem Jesus nem como Messias, nem como Deus, nem como divino. O amigo lá em cima disse que até a igreja teve problema com a divindade de Jesus, e eu corrigi.
@@Toninpedreira a existência de Jesus é um fato altamente provável, para um ateu informado rejeitar. E o "ódio do antigo testamento" como uma oposição ao "amor do novo testamento" é um erro comum. Só há um Deus. Existe um Deus altamente misericordioso no AT até quando vai destruir uma cidade de estupradores. Ele disse a Abraão que permitiria que Sodoma e Gomorra continuassem existindo, se houvesse no mínimo 5 pessoas boas e honestas no meio deles (mas não haviam). Enquanto que o NT fala de punição. Jesus fala que os que não buscam a castidade irão para o inferno. Jesus fala sobre o Reino de Deus e sobre o Inferno em vários momentos Mas eu concordo com você, os cristãos não devem viver do judaísmo, não devem apoiar religiosamente o moderno Estado de Israel (que não tem nada a ver com a Israel bíblica). A Nova Aliança é mais perfeita que a aliança judaíca
Como ele mesmo disse Jesus não foi uma pessoa importante na época não tinha motivo para escrever sobre ele Então o que nos sobra é a fé e a minha permanece inabalável
@@Julio11889-na verdade Buda é uma essência, "a natureza de todas as coisas" tudo contém a natureza Bodhi a natureza búdica para alcançar o estado de iluminação
@@Julio11889-na verdade não, em história não existe o termo "mais real" o termo adequado seria historicidade para se falar de um evento ou personagem que existiu ou ocorreu no espaço e tempo. Neste caso, as fontes históricas sobre jesus são mais sólidas do que Buba. Buda teria nascido no século 6 d.c, a fonte mais antigas e do século 2 a.c. jesus viveu no primeiro século, já as primeiras fontes sobre jesus são também 1 século, escritas algumas décadas depois.
@@paulomichel3919 até teria lógica se a data de nascimento do suposto Jesus fosse correta, mas não é. Outra coisa, Jesus não reúne os atributos de messias aguardado pelos judeus e, para piorar a situação, houve vários outros que se auto intitularam messias e, muito provavelmente, Jesus é uma construção mitológica desses vários messias.
@@Julio11889- a data exata do nascimento de Jesus não é um problema para historiografia, pois personagens históricos que estão situados no período da antiguidade geralmente não se sabe a data exata do seu nascimento, ou seja, saber o dia, o ano, o mes que um indivíduo nasceu não é um problema para o campo da história que lida com fragmentos de um determinado passado. Porém, sabemos pelas fontes disponíveis que Jesus nasceu no final do governo de Herodes, quando Augusto era imperador de roma, seu ministério se deu durante o governo de Tibério. Logo, Jesus é citado em um tempo e espaço delimitado pela história
Nem da pra curtir e muito menos se inscrever neste podcast ... Este video foi direcionado para induzir vc acreditar que jesus na forma como os cristãos atuais entendem efetivamente ele , jesus tenha existido ... A fala do Henrique Caldeira foi interrompendo no momento que ele daria mais explicações a respeito ... Veja o video com com a explicação com mais detalhes th-cam.com/video/elku4ruZjuc/w-d-xo.html . Do ponto de vistas dos histories da época não existe nenhum relato , evidencias de algo físico , escrito ou outra coisa qualquer que jesus tenha tocado... Obviamente nenhum historiador sério daquele período deixaria de contar , relatar os milagres feito por um alguém com poderes extraordinários , sobrenaturais , logo se conclui que esta pessoa , chamada de jesus pode sim ter existido , ou seja um líder judeu , nada mais que isso, confrontou com o império romano daquele momento da historia e fizeram dele um deus por mera conveniencia .
@@danilomagalh4es isso n é verdade , nenhum historiador famoso da época falou sobre esse tal jesus , nenhum e nunca se quer uma evidencia foi encontrada para justificar a fé de quem quer que seja .
Que Jesus Cristo foi um personagem histórico e real não há a menor sombra de dúvidas para quem acredita pelo menos na ciência verdadeira. Agora, sobre qual a sua verdadeira origem, identidade e natureza, há uma infinidade de opiniões. Eu creio somente na descrição dele que vem dos profetas antes dele, nas dele mesmo e seus contemporâneos honestos, e nas dos apóstolos. O que vem depois é mera opinião, e deve ser tratado como tal.
Saulo não foi convertido pela pregação dos apóstolos ou por qualquer cristão já influente da época. Ele na verdade se converteu no caminho de Damasco depois de ter tido uma visão do próprio Jesus, que fez questão de enfatizar como Paulo lutava contra esse sentimento de tornar-se cristão. Oq deixa mais claro como foi preciso algo ainda maior para libertar Saulo.
SAULO INVENTOU UM MONTE DE HISTORINHAS... INCLUSIVE DE CHAMAR JESUS DE JESUS CRISTO... QUE NA ÉPOCA DE JESUS NÃO EXISTIA ESTA PALAVRA CRISTO... JESUS DE NAZARÉ... SE É QUE ELE TENHA EXISTIDO...
@@karloskahgruber Eu poderia responder seu comentário de uma forma muito mais específica e culta. Mas, ao ler seu comentário eu percebo que lhe falta alguns conhecimentos específicos. Oq me assusta, já que você está comentando em canal de história. Rs mas tudo bem ☺️
Nem da pra curtir e muito menos se inscrever neste podcast ... Este video foi direcionado para induzir vc acreditar que jesus na forma como os cristãos atuais entendem efetivamente ele , jesus tenha existido ... A fala do Henrique Caldeira foi interrompendo no momento que ele daria mais explicações a respeito ... Veja o video com com a explicação com mais detalhes th-cam.com/video/elku4ruZjuc/w-d-xo.html . Do ponto de vistas dos histories da época não existe nenhum relato , evidencias de algo físico , escrito ou outra coisa qualquer que jesus tenha tocado... Obviamente nenhum historiador sério daquele período deixaria de contar , relatar os milagres feito por um alguém com poderes extraordinários , sobrenaturais , logo se conclui que esta pessoa , chamada de jesus pode sim ter existido , ou seja um líder judeu , nada mais que isso, confrontou com o império romano daquele momento da historia e fizeram dele un deus por mera conveniencia .
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
Ele não só existiu como mudou a vida de centenas de milhares. Fez milagres, morreu e ressuscitou para que cada pessoa possa ter uma segunda vida eterna.
Para que um conjunto de relatos mereça muita confiança em relação à descrição de um ou mais eventos, os relatos devem corresponder às seguintes condições:-SEREM FEITOS POR QUEM OBSERVOU O(S) EVENTO(S); -> -SEREM RECENTES FACE AO(S) EVENTO(S) DESCRITO(S);-> -SEREM FEITOS POR PARTE DESINTERESSADA;-> -SEREM DE FONTES INDEPENDENTES ENTRE SI.;-> -SEREM CONSISTENTES.Eu vou discutir se os Evangelhos correspondem a estas características, em particular se os evangelhos foram escritos por quem observou o evento, e se são recentes face aos eventos descritos.NOTE-SE QUE, CASO FOSSE POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS EVANGELHOS TINHAM SIDO ESCRITOS PELAS TESTEMUNHAS OCULARES DOS EVENTOS RELATADOS POUCO DEPOIS DOS MESMOS TEREM OCORRIDO, ISSO NÃO IMPLICARIA QUE OS MESMOS FOSSEM FIDEDIGNOS. FALTARIA AINDA VERIFICAR QUE VERIFICARIAM AS RESTANTES CONDIÇÕES ENUMERADAS.
você acabou de listar tudo que o novo testamento tem, veja videos sobre no canal desse rapaz, "estranha historia" é o canal do rapaz do video, o novo testamento é muito rico em evidencias, mais do que muitas outras figuras históricas que sua fidediginidade não é discutida.
@@carimbo-b1p Praticamente todos os povos do passado ou do presente diz possuir ou aguardar a chegada dos seu próprio MESSIAS para reinar com justiça e colocar ordem no mundo todo à partir de um ponto geográfico do planeta ou de um segmento político-religioso específico.OS MESSIAS DAS NAÇÕES COSTUMAM SER DESCRITOS COMO ALGUÉM COM PODERES SURREAIS E AUTORIDADE INFINITA ALÉM DE HABILIDADES FÍSICAS E METAFÍSICAS INIMAGINÁVEIS. Os que assim o esperam julgam estar nas mãos deste e não na soma dos esforços coletivos dos povos, a soluções para os problemas comum a todos. Pouco ou nada fazem para melhorar o mundo ou pelo menos o local onde vivem, mas julgam que esse tal MESSIAS venha pôr ordem em tudo num passe de mágica.Na maioria dos casos, os que propagam a ideia de que a solução de todos os nossos problemas esteja na instauração de UM REINO MESSIÂNICO são os mesmos que ajudam a estragar ainda mais o mundo com suas crenças ao invés de melhorá-lo, pois comumente os que veneram ou esperam UM MESSIAS se acham especiais, escolhidos deste e que serão privilegiados em demasia só por manterem vivo uma ideia ou um culto à imagem desse tal “SALVADOR”.ENQUANTO PROJETAM UM REINO DE PAZ E JUSTIÇA PARA UM FUTURO LONGÍCUO E IMPROVÁVEL, ESSES GRUPOS CRIAM NO PRESENTE DISSENÇÕES E CONFLITOS DESNECESSÁRIOS CADA UM TENTANDO PROVAR AO OUTRO QUEM CONFABULA OU FAZ A MELHOR PROPAGANDA DESSE SEU MESSIAS IMAGINÁRIO.
@@carimbo-b1p Os que se acham derrotados, não se cansam de acrescentar cada vez mais “acessórios” ao seu próprio MESSIAS para que esse pareça ser mais forte e poderoso que os demais. Vale tudo nessa guerra tola para provar o absurdo, INCLUSIVE A INSTAURAÇÃO DO CAOS PARA DEPOIS DIZER QUE O DIABO ESTAR ESTRAGANDO O MUNDO MAS O SEU MESSIAS VIRÁ CONCERTAR, castigar e prender o diabo, bem como todos os seus assistentes, incluindo os que não aceitaram esse tal messias. Quanta bobagem!CRIANÇAS PEQUENAS E INGÊNUAS POR EXEMPLO, AGUARDAM O PAPAI NOEL E O COELHINHO DA PÁSCOA PARA SEREM PRESENTEADAS TODOS OS ANOS POR ACHAREM QUE FORAM BOAZINHAS E COOPERARAM COM OS PAIS NAQUILO QUE LHES FORA IMPOSTO E POR ISSO SE DIZEM DIGNAS DE SEREM AGRACIADAS COM AS DÁDIVAS DO BOM VELHINHO. Os que foram rebeldes e acreditam nesse MITO também querem ser agraciadas e por isso criam e ensaiam previamente discursos de defesas fazendo justificativas diversas para não ficarem de fora das dádivas quando se aproxima tal festividade. Adultos infantilizados, egoístas, ludibriados ou que apenas seguem a manada, se comportam do mesmo jeito, só que um pouco pior: eles acreditam que tudo ficará bem para eles (somente para eles), se propagarem o reino do cristo de sua fé, pois esse tal, com sua onisciência e justiça perceberá o envolvimento deste servo na propagação deste reino e lhe retribuirá com funções privilegiadas e proteção especial quando este suposto governo se estabelecer.Em outros agrupamentos sociais isso seria classificado com um extremo ato de corrupção, conluio ou formação de quadrilha, MAS SEGUNDO A ÓTICA DO “POVO DE DEUS”, isso é chamado de recompensa por um serviço prestado. O serviço inutilmente prestado ao qual se referem se trata apenas de bajulação, veneração, puxa-saquismo e tentativas de proselitismo em nome deste suposto ser. Como esperar então que aconteça um reino justo e duradouro quando as bases desse mesmo reino é montada sob pilares de corrupção? Nada dá pra esperar nada de bom algo quando a base em si é totalmente má.
@@carimbo-b1p Se somente os que os adoram, os veneram e bendizem o seu nome serão aceitos nesse reino, o que será de todos os povos do mundo que diariamente morrem sem nunca ter ouvido falar nesse tal de MESSIAS? Não tem lógica um negócio desses. Cegos, surdos, mudos e deficientes em gerais teriam uma enorme desvantagem e provavelmente ficariam de fora por que não teriam condições de expressar publicamente tal bajulação. Os que estão abaixo da linha da pobreza nem se fala... Segregação social, racial, étnica, religiosa, política ou de poder aquisitivo é o que realmente existe por trás de todo MOVIMENTO MESSIÂNICO. UM INTENTO MALIGNO DISFARÇADO DE BONDADE E AMOR HÁ POR TRÁS DE QUASE TODOS OS QUE PROCLAMAM A VINDA DE UM MESSIAS SEJA ELE QUAL FOR. Esse tipo de comportamento assemelha-se aos ocorridos em órgãos públicos cujos funcionários ou poderes supremos utilizam-se dos recursos coletivos para beneficiar a si mesmo ou a um grupelho de puxa-sacos que se veneram ou trocam favores mútuos
Todos os que proclama UM “MESSIAS DOS CÉUS” por exemplo, se acham escolhidos por ele, por que exaltou o nome daquela figura, lhe rendeu cultos, falou bem dele para outras pessoas e guardou algum suposto mandamento dito ou ensinado por este. Sendo assim essas pessoas acham-se dignas de reinarem sobre todas os demais, não por que foram boas, justas, retas, honestas, sinceras ou santas, mas somente por que “fizeram campanha” para esse messias. Aquilo que na política é chamado de puxa-saquismo, boca de urna, panelinha ou propaganda enganosa, nos círculos religiosos É CHAMADO DE OBRA DE DEUS!O reflexo de messianismos desses tipos estamos acostumados a ver sempre que novas eleições se aproximam. A cada dois anos no Brasil, entre campanhas eleitorais para poderes municipais, estaduais e federais vemos o retrato do messianismo religioso se repetindo em massa no movimento político. Assim na terra como nos céus!
Sobre a autenticidade das epístolas petrinas: "C. Bigg, A Critical and Exegetical Commentary on the Epistles of St. Peter and St. Jude, ICC (Edinburgh: T&T Clark, 1901), p. 7. Cf. a conclusão de D. Guthrie sobre o assunto: “Esta epístola não apenas exerceu uma grande influência nos primeiros escritos cristão, mas também fez com que recebessem autoridade apostólica. Isso deixa claro que a igreja primitiva, tão cedo quanto a existência das evidências, a considerasse como uma autêntica Epístola de Pedro e assim, qualquer discussão de objeções à autoria petrina deve levar em conta o bastante este fato” (New Testament Introduction, p. 762)."
"Ah pq n tem tanta evidencia pipipopo" Jesus começou seu ministério com 30, morreu com 33. Em 3 anos ele conseguiu dar fogo a um religião de 2000 anos com pessoas que resistiram as mais altas perseguições
Religião oficial do Império Romano -e de todas as monarquias da Europa, que MATARAM as pessoas que seguiam outras religiões. Por isso ela dura 2 mil anos. Graças ao Poder político e assassinato. Não por causa da figura folclórica que nunca existiu.
@@denisreis9811 E antes disso foi ferozmente perseguida pelo império romano e sassânida (ou seja, a religião literalmente conquistou um dos maiores impérios da antiguidade), com todos aqueles que conviveram com Jesus aceitando a morte em testemunho dele, uma figura folclórica que nunca existiu não teria feito isso.
Querido, vc não tem coerência no que fala. Recomendo temperar nos atos que tem, pare para pensar se o que você 🫵🏻 acredita em verdade, se faz sentido OU se é o que o mundo espera que você acredite. Lembre-se que Jesus te ama e que está a sua espera. @@rodrigopao5822
Nunca tinha ouvido dizer que "historiadores" duvidavam da autoria das cartas de Pedro, até mesmo pq ambas as cartas começam com Pedro dizendo que é ele mesmo.
É normal ao escrever um texto atribuí-lo a uma pessoa mais importante do que o autor do texto. Pedro era um pescador analfabeto que falava aramaico e dificilmente ele iria aprender grego koiné e muito menos aprender a ler e escrever em grego koiné.
Todos os romances com o personagem principal narrando em primeira pessoa são reais? Dom Casmurro, do Machado de Assis, começa com o personagem dizendo que ele é ele mesmo. Logo, Dom Casmurro existiu? Raciocínio ridículo!
Pela narração dos Evangelhos, Pedro se referia a Jesus como "Cristo", que o Evangelho de João vai explicar como "Cristo, que significa Messias", dando a entender que Jesus era referido, na época, por um termo grego. Então tem chances sim de que Pedro sabia grego koiné em algum nível.
@@denisreis9811 Ridículo o seu, tá comparando uma CARTA com um ROMANCE, e ainda age com tom de arrogância e veja que a disputa não é sobre Pedro ter existido ou não, é sobre a autoria das cartas. Tenha um pouco de humildade e aprenda a ler.
Verdade, mas poderia ter sido franco e honesto em dizer que não há relatos de milagres fora da bíblia. Deve ser pra não perder uma parte do público. É compreensível.
@@FelipeNovatomas aí que tá: existem relatos (documentos que mencionam) dos milagres fora da bíblia sim. Inclusive, foi por conta disso que passaram a documentar tanto a respeito do cara (Jesus). E também faz sentido os cristãos da época serem os que documentaram a respeito de Jesus, afinal, se tu tá vivendo numa época onde surge um ser como Jesus, alegando ser quem é, convenhamos que é difícil não se converter a isso. Mas não há prova física de milagres (por motivos óbvios)
Além dessas provas escritas, existem as espirituais que cada cristão vive. As espirituais são muito mais importantes, pois provam não só a existência de DEUS como também o seu imenso poder.
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
JESUS E REAL, ELE MIM CUROU DOS DEMONIOS, AOS 15 ANOS, NESSA EPOCA EU MORAVA EM UMA PEGUENA CIDADE DE NOME CONGO NO ESTADO DA PARAIBA, O NOSSO TIME FOI JOGAR EM UM SITIO, EU IA EM CIMA DE UM CARRO TIPO CAMINHAO, CHEGANDO BEM PROXIMO DO NOSSO DESTINO O CARRO PAROU ENFRENTE A UMA CASA MUITO VELHA FEITA DE BARRO, ENFRENTE A ESSA CASA TINHA UMA SENHORA UM POUCO ESTRANHA DE CABELOS ASSANHADOS, GUANDO OLHEI RECEBI UM CHOGUE OU UMA AFINETADA VIOLENTO DE SENSAÇAO FINA NA MENTE UMA COISA ASSOMBROSA, ANGUSTIANTE DESESPERADORA, EU BATIA NA CABEÇA PARA AGUELA COISA SAIR, A PARTI DESSE MOMENTO MINHA VIDA VIROU FILME DE TERROR, ISSO MESMO FILME DE TERROR POR 10 ANOS, DURANTE ESSE TEMPO, 80 POR CENTO DA MINHA VIDA ERA OLHANDO PARA BAIXO, EU NAO PODIA OLHAR PARA UMA PESSOA, AO LEVANTA A CABEÇA PARA OLHAR ALGUEM, ESSE CHOGUE OU AFINETADA DE SENSAÇAO FIN MIM ATACAVA DE FORMA VIOLENTA E A TODO O MOMENTO, UMA SENSAÇAO ANGUSTIANTE APAVORANTE, ESSES CHOGUE OU AFINETADA ERA COMO UM SENTIMENTO, COMO SE A VIDA DA OUTRA PESSOA PARALIZA SE, NAO TER MAIS SENTIDO PARA VIVER, O GUE ESSA PESSOA VAI FAZER APARTI DESSE MOMENTO? UMA PRESSAO ABSURDA SOBRE A VIDA, MINHA CABEÇA PARECIA UM FORNO GUENTE, OUVIA PESSOAS GRITANTO COM SE TIVER SE SOFRENDO, A NOITA JA ADORMECENDO OUVIA PESSOAS CHAMANDO MEU NOME COMO SE ESTIVER SE AO MEU LADO, EU PULAVA DA CAMA DESESPERADO, COM O PASSA DO TEMPO COMECEI A ACHAR GUE ERA COISA ESPIRITUAL, COMECEI A LER OS EVANGELHO A FUNDO, E ENCONTREI ESSE VERSICULO EM JOAO 10 .10 GUE MIM CHAMOU ATENÇAO, O LADRAO VEM MATAR ROUBA E DESTRUIR, OU SEJA AS FORÇAS MALGNAS, E JESUS VEIO DA VIDA EM ABUDANCIA, ACREDITEI E FUI A LUTA, COMECEI A JEJUAR E ORA PEDIDO PERDAO A DEUS DE TODAS AS MINHA INJUSTIÇA PRATICADAS NO PASSADO CITANDO UMA A UMA, FOI UMA LUTA MUITO GRANDE TINHA DIAS DE EXTREMA ALEGRIA, EM SEGUIDA ESSE CHOGUE DE SENSAÇAO FINA NA MENTE VOLTAVA DE FORMA VIOLENTA UMA COISA ASSOMBROSA E ANGUSTIANTE PARA MIM, PENSEI GUE ESTAVA ENLOUGUECENDO, MUITOS DIAS DE ORAÇAO E JEJUANDO, CERTO DIA NO MEIO DA RUA, NAO AGUOENTANDO MAIS ESSES CHOGUE DE SENSAÇAO FINA E ATERRORIZANTE NA MENTE, EU GRITEI DEUS NAO SUPORTO MAIS ISSO, DE REPENTE OU INSTANTANEAMENTE BATEU UMA CRISE DE CHORO MUITO GRANDE, GUANDO VOLTEI AO NORMAL SENTI UMA LEVEZA NA MENTE, UMA CALMA, FINALMENTE DEUS MIM LIBERTOU DESSE MAL GUE SE CHAMAVA . OPRESSAO DE DEMONIOS . OU OPRESSAO MALGNA, HA 20 ANOS ESTOU LIVRE CHEIO DE VIDA E ALEGRIA, HOJE POSSO OLHA PARA AS PESSOAS DE CABEÇA EM PE COM ALEGRIA AMOR E FELECIDADE, JESUS MUITO OGRIGADO POR OUVI MEU CLAMOR E TER MIM LIBERTADO DAS FORÇAS MALGNAS, OBS. ESSES CHOGUE DE SENSAÇAO FINA NA MENTE SO MIM ATACAVA GUANDO OLHAVA PARA PESSOAS, ESSES RELATOS SAO REAIS, ASSIM COMO E SUA EXISTENCIA, VAO FALAR DE EPILESPSIA, ESSA DOENÇA NAO TEM CURA E CAUSA CONVULSOES E GUEDA, COISA GUE NUNCA TIVE, GUERIDO POVO, PEÇO MIL DESCULPA POR ERROS NAO TERMINEI A 4 SERIE, FIGUEM TODOS EM PAZ, MARCOS V DE FARI.
Só uma pequena correção ao entrevistado. Pedro jamais disse algo com o que Paulo teria discordado, o que houve foi uma chamada de atenção de Paulo a Pedro por uma certa incoerência em seu comportamento. E que logo foi resolvida. Nada de ressentimentos e discordâncias. A harmonia entre os apóstolos e profetas é total!
Pergunte para um crente quais as provas que ele tem sobre o Jesus histórico e lhe serão apresentados textos cristãos. São as únicas coisas que lhe apresentarão.
Segundo Baart Ehrman maior crítico e estudioso do novo testamento Jesus Histórico existiu sim. Mas se tu que ninguém conhece no meio académico tá dizendo que não, quem sou eu pra discordar lkkkkkkkk
KKKkkk Texto de cristãos do primeiro século não vale,nem dos Chamados Pais da igreja? textos de vários cristãos do primeiro século,mas como já existia uma gama de pessoas que seguiam a jesus no primeiro século?se "ele não existiu"é estranho né Ateu Nutella! Negar o óbvio é tão infantil!
@@Alessandro-fb3ii Infantil é vc se aborrecer com o que eu disse. Demonstra que vc está apaixonado pelo personagem e que, por isso, vê "chifre na cabeça de cavalo". Essa sua paixão é a mesma de acadêmicos que usam esse sistema de crenças para se projetarem. Pense direitinho e perceba: só há bons argumentos para a existência desse personagem, PROVAS DE JESUS NÃO EXISTEM! O que existe é uma narrativa religiosa, mítica que tem todas as características necessárias para ser classificada como a de um personagem literário apenas. Lamento informar, mas seu Cristianismo está fundamentado num personagem fictício.
Exato amigo. Arqueologia e História possuem seus limites. Não tem como reconstruir nem 20% dos acontecimentos do primeiro século utilizando essas duas ferramentas. Até certo tempo atrás para os críticos poncio pilatos não havia existido até ser encontrado algo sobre ele kkkkkkkk É com esse critério que afirmam que Jesus nunca existiu kkkllkkkk
@@lan4634e olha quem era o cara. Não sobrou praticamente nada dessa figura. Imagine Jesus que, naquele momento, era só mais um. Um judeus, de Nazaré, pregando nas bordas do Império.
@@Julio11889- é muito difícil verificar a existência de determinado indivíduo da história antiga por documentos específicos dessa pessoa. É mais plausível determinar por associação. Se não temos nenhuma informação específica de Jesus (uma pedra com o nome escrito, qualquer coisa que se relacionasse diretamente com ele), a história busca outros elementos relacionados. E Pilatos é um deles. O NT se refere a um tal de Pilatos, existe documentos que comprovam a existência dessa pessoa, logo, a existência de Jesus ganha solidez do ponto de vista histórico. Lembre-se: são mais de 2000 anos no passado, um território envolvido em muitas disputas, parco acesso à escrita, etc. Além disso, uma coisa que a galera gostava naquela época era destruir a memória de quem veio antes.
@@dmitrip.moller5995 É documentado, sim. Ele foi um historiador já respeitado no tempo dele. Nunca li livro dele, mas a pequena parte que fala sobre Jesus.
@@angelbor19meu queridinho, a passagem de Flavio Josefo sobre Jesus mais parece uma fanfic. O cara era um judeu cético, mas na hr de falar de Jesus fica chamando de Messias. Tu ja n vê hj Judeu falando que Jesus era o Messias, tu iria ver naquela época em que a religião sequer tinha a força que tem hj? Ele em momento algum se declarou um judeu convertido ao cristianismo, ou seja, ainda q Jesus tivesse existido e ele documentado, ele falaria de um cara q atraiu multidões, ele n ficaria falando do "messias verdadeiro filho de Deus operador de milagres". Tenha um pingo de senso crítico.
@@dmitrip.moller5995 não existe problema nenhum, o problema é a galera que quer desdenhar e fica procurando pêlo em ovo. Interessante que não fazem isso com outros eventos antigos, apenas com esse.
@@angelbor19 Documento sem credibilidade Pois é avulso.Não tem registro oficial Que garanta pertencer ao tal historiador Mimimi de crente não vale nada,nos polpe
O calendário e dividido antes de Cristo e depois de Cristo, o ser humano apenas quer acreditar que Deus não existe pra viver segundo suas vontades, ele disse que quando fosse crucificado atrairia todos a ele
Jesus veio a esse mundo pra pagar o preço dos nossos pecados , e aquele que crer e quiser o seguir renuncia a si mesmo e si arrependa e converta dos seus pecados
As 11 horas da noite vimos 3 luzes e então A Nossa Senhora apareceu rodeada por Milhões de Anjos. Compreendemos porque Ela é conhecida como a Rainha dos Anjos. Marija Parlovitche. Merdugorie. Bósnia
O critério é simples: Se tem base histórica, então historiadores e arqueólogos possuem as evidências que sustentem a sua proposição.ENCICLOPÉDIAS NÃO SÃO DOCUMENTOS ACADÊMICOS. ARGUMENTO NÃO É PROVA, SE VOCÊ QUER QUE SEU PONTO DE VISTA SEJA TIDO COMO VÁLIDO, DEVE POSTAR AS PROVAS QUE O SUSTENTAM
Em hebraico todos os parentes eram chamados de "irmão" porque palavras como "cunhado" e "primo" não existiam. Seguidores também eram chamados de irmão.
O historiador faz aceitação seletiva dos registros: eu aceito que Jesus pregou em Jerusalém porque está escrito, mas eu não aceito os milagres, mesmo estando escrito.. por quê? Porque nunca vi um milagre, embora eu também não tenha visto Jesus pregar em Jerusalém. O historiador dificilmente ultrapassa o muro do paradigma naturalista.
Um adentro: milagres contados e acontecidos na desgraça do oriente médio. Lugar exemplo para a humanidade. Até parece que deus (se existir) seria tão burro de entregar a palavra para aqueles pilantras. Espinoza não foi excomungado a toa. É 101% de certeza: é impossível qualquer deus do oriente médio.
@@alex90909 isso, isso...se você estudasse mais saberia que Espinosa sofreu a excomunhão justamente por duvidar da terra prometida ser a desgraça do oriente médio. São meus sentimentos apenas...pois é, né? Lidar gente ultra leiga como você é muito fácil.
@@alex90909 Pois é, irrelevante o pensamento do Espinoza, que obviamente você não sabe que ele foi excomungado justamente por não acreditar que a terra prometida estava no Oriente médio. Dá um google, vai ser bom para você que é leigão. Ah...eu casava 10 mil reais que você não sabia disso...ao vivo, na tora, sem google. Leigo.
Ele só respondeu a pergunta de forma científica e acadêmica, não é uma questão de seleção, deixou claro que até entre ateus é a existência do Jesus , mesmo que não místico, mas como homem influente é aceita.
Minha hipótese é a mais simples. Admitir que Jesus apareceu a Paulo implica em admitir um fenômeno extraordinário. Para tal, eu teria que ter provas extraordinárias, mas só tenho a palavra de alguém que nem sei quem foi.ESTAR REGISTRADO EM ATOS NÃO GARANTE NADA. HÁ UM MONTE DE COISAS REGISTRADAS NO ALCORÃO, NOS VEDAS ETC. E DAÍ? MAOMÉ VISITOU MESMO OS CÉUS NUM CAVALO ALADO?
@@alexfigueiredo4184 vc está errado , a variação dos textos são absurdas, segunda bart erthman , existem mais variações textuais que palavras no novo testamento e muda sim o entendimento teológico do mesmo, mas mesmo que não tivesse tanta adulteração textual, os textos não são evidências , ainda mais baseadas em testemunhos que são a forma mais falha de evidenciar algo , simplesmente as pessoas mentem , se enganam , se auto sugestionam , enfim , motivos para duvidar de testemunhos são infinitos , e continuo afirmando , não existe uma única evidência no mundo do Jesus divino , apenas as crenças das pessoas numa besteira desta
Por outro lado as primeiras cartas de Paulo são datadas por volta do ano 50, menos de 20 anos após a morte (e ressurreição) de cristo. E o conteúdo delas apontam para o Jesus filho de Deus. Enfim, no final é a fé da pessoa que conclui.
@@igorgabrielmuquiuti2247 eu não confio em relatos que passaram 1 minuto , vou confiar em relatos de 20 anos, ainda mais descritos por pessoas da idade do bronze sem nenhuma escolaridade e noção de ceticismo ? Sem chances
As diferentes opções dos bispos entre as resoluções do CONCÍLIOS provocaram o primeiro cisma entre os cristãos, dividindo a igreja entre A FACÇÃO ROMANA, POSTERIORMENTE CHAMADA CATÓLICA APOSTÓLICA E A FACÇÃO GREGA, POSTERIORMENTE CHAMADA ORTODOXA.No século XVI A REFORMA PROTESTANTE estabeleceu uma nova divisão, com a novidade de que a nova corrente desautorizou os concílios e decretou que apenas a Bíblia tem autoridade sobre questões religiosas cristãs, mesmo que interpretada individualmente, no que se chamou de SOLA SCRIPTURA.Não obstante seu caráter revisionista, a maioria das denominações protestantes preservou OS DOGMAS DA DIVINDADE E CONSUBSTANCIALIDADE DE CRISTO, como definidas no Concílio de Nicéia.O centralismo papal da Igreja Católica Romana impediu outras sub-divisões em seus dogmas, mas OS ORTODOXOS se cindiram em ramos, enquanto os protestantes se fragmentaram em uma infinidade de denominações, muitas vezes conflitantes dogmaticamente entre si.Cada uma destas sub-divisões cristãs tem sua própria IDÉIA SOBRE JESUS, a maioria ainda segue Nicéia nos dogmas fundamentais, mas basta comparar as diferenças doutrinárias entre Adventistas do Sétimo Dia e Testemunhas de Jeová (religiões originadas do mesmo tronco do protestantismo) para se constatar o quanto as percepções sobre o tema são distintas.ASSIM, O JESUS TEOLÓGICO É UMA ESCOLHA ENTRE MÚLTIPLAS, PODENDO O ESTUDIOSO NÃO-CRISTÃO ANALISAR A CONSISTÊNCIA FILOSÓFICA DE CADA UMA DELAS, MAS JAMAIS APONTAR ALGUMA COMO VERDADEIRA
Mais de 2000 anos atrás um pessoal combinou uma história e conseguiram enganar a todos até hoje. É mais difícil acreditar nas teorias dos ateus do que no próprio Cristo
@@pcifc Mas mesmo assim voce vem aqui encher o saco por causa dessa religião criada a 2.000 anos atrás certo? Isso te encomoda né ateu? Se è que è ateu né,se acredita em peixe que vira humano è muito difícil acredita em um humano que surge do barro?
@@JoaoAlceudeSouzaJr.-nc4lp claro que incomoda. Distorce ciência, prejudica o progresso por causa de um conservadorismo tacanho, influencia na política. Gostaria de ver se vc vivesse num país muçulmano o inferno q seria pra vc cristão.
@@renanmendes2667 , sou historiador e Gilgamash é como Robin Hood e rei Davi: Contos de heróis! É como o Aquiles e Odisseu, heróis míticos que representa um povo. Só isso! Provavelmente Flávio Josefus foi uma invenção Flaviana e pelo pai dele ser um publicano, poderia ser Plutarco escrevendo. Além diosso, sua Jerusalém com 600 mil mortos. era provaáel que ele estava falando da guerra civil de Roma (Vitélio contra Vespasiano no ano dos 4 Césares, 69 da era comum),. pois Jerusalém comportava uns 25 mil cidadãos e crescia para 50 mil na festa de tabernáculos que era fora da cidade!
O historiador erra ao se basear em cópias dos documentos como se fossem a data dos escritos originais, as cópias mais antigas ENCONTRADAS não significa que são os originais encontrados, significa que foram os documentos que conseguiram ser encontrados ainda preservados, não há razão para se imaginar que os documentos primitivos do cristianismo não foram escritos pouco tempo depois da morte de Jesus, pois a escrita já existia há 3 mil anos, o papiro idem, o pergaminho já existia há um bom tempo também, os cristãos tinham recursos para documentar algo tão importante, havia senador, cobrador deimpostos e até médico entre eles, fora as ofertas das igrejas primitivas que Paulo menciona nas cartas, assim, não há base racional nenenhuma para supor que esperariaam 30, 50 anos para escrever sobre seu mestre, incrível essa conclusão...
Primeiramente vou advertindo que não sou religioso pra que não se prenda à minha afirmação mas sou historiador. Existem análises baseadas em estilística, etimologia, narrativa, métrica que são usadas pra definir um período histórico com uma certa precisão. Vou te dar um exemplo tosco: alguém encontra um bilhete no ano de 5024 numa escavação falando que o império estava dando sinais de que ia cair no BR. Logo se sabe que esta pessoa não pode estar falando antes de 1822; Outros sinais textuais como palavras muito comuns faladas na época, estilo da escrita, etc, etc, etc. São coisas que a maioria desconhece, infelizmente.
Eu continuo afirmando que não há fontes históricas sobre o Jesus da Bíblia.ENTRETANTO, NADA IMPEDE QUE TENHA HAVIDO UM FUNDADOR DE CARNE E OSSO PARA O CRISTIANISMO. UM HOMEM COMUM.
Bem, se considerarmos que existiu um Jesus histórico que gerou seguidores que se denomivan cristãos, e considerarmos que até hoje existe esse grupo de pessoas, e considerarmos que uma parcela desse grupo, que é a Igreja Católica, documentalmente afirma ter ligação direta com os primeiros discípulos desse Jesus, e considerarmos os milagres que existem nessa Igreja, fica fácil provar a parte dos milagres do Jesus histórico, unindo-o assim ao Jesus da Bíblia.
Aos crentes, quais as evidências factuais da existência de Cristo?ADMITO QUE AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIAS, NÃO SIGNIFICA PROVA DE NADA. CONTUDO, ISTO ACABA SENDO VALIDO PARA TODOS OS CASOS IMAGINÁVEIS. O BOM SENSO MANDA SUSPENDER O JUÍZO OU DESCONSIDERAR A EXISTÊNCIA DE QUEM NÃO TEMOS QUALQUER EVIDÊNCIA.
Essa pergunta não deve ser feita aos crentes, mas sim aos historiadores. Não há nenhum historiador sério que não acredite na existência do personagem histórico de Jesus. Se o Jesus dos evangelhos é o mesmo da história, aí é outros 500.
A bíblia é tão verdadeira que diversas traduções tem modificações, inclusive se fosse tão carteira não haverá tantas denominações como (catolicismo, ortodoxos, assembleia, mórmons, evangélicos, reformados, protestantes e lá vai cacetada) cada um tomando pra si o que lhe convém, lêem e interpretam como quiserem por fim deus nenhum disse nada
O discurso de que jesus foi um personagem mitologico ou uma invençao romana nao é um discurso que é compartilhado pela maioria dos estudiosos, principlamente a teoria de que jesus foi uma criaçao romana, tal teoria é considerada da conspiraçao, nao tem respaldo na historiografia.
Eu respeito muito o Henrique, acompanho algo no canal dele e nos podcasts, mas acho extremamente frágil como evidência citar Plínio, que se refere a cristãos e não a Jesus, assim como Suetônio e outros também fizeram e há registros escritos disso. O problema de entender a consulta de Plínio ao seu superior hierárquico sobre como lidar com os cristãos como evidência do Jesus histórico é o mesmo de um evangélico considerar Iemanjá um personagem histórico porque o crente se orientou com o pastor da igreja sobre o melhor meio de perseguir os umbandistas.
@@larapereirajardim5566 O que está em discussão é justamente a existência de ambos. Se Jesus não existiu, ele não ensinou nada e sim quem se passou por ele. Mas, beleza, podemos substituir Iemanjá por Zaratustra. Agora, são duas pessoas.
@@gilmargoncalves8308 Rapaz, vocês fazem força para não acreditar que Jesus existiu. Independente se existiu ou não um Jesus bíblico, o mais importante são os ensinamentos deixados, de amor, compaixão, perdão... Mas você deve achar isso tudo besteira né, então deixa pra lá...
Como foi falado no vídeo,a Maioria dos Historiadores,inclusive Ateus,concordam com a existência histórica de Jesus. Flávio Josefo,cita Jesus 2 vezes,apenas o primeiro texto é acusado de interpolação. Depois disso,ele faz uma citação indireta à Jesus,quando fala na Morte de Tiago,explicando que este Tiago era o chamado Irmão de Cristo. Na sua Carta aos Galatas,Paulo também fala sobre esse mesmo Tiago,irmão do Senhor. Outra fonte: o Historiador Romano Tácito diz que os Cristãos vem de Cristo que foi executado na Judéia,no Tempo de Pilatos na época do Reinado de Tibério César. Paz e Bem
Mais que 44… tá de sacanagem né?kkkk tu acha que existem quantos historiadores no mundo? 70? O consenso acadêmico é que ele existiu, a tese de que Jesus nunca existiu é uma tese minoritária na academia. Pode até estar certa, mas é uma tese bem fora da curva e não é defendida pela maioria. Os historiadores (maioria) não entendem a interpolação do Flávio Josefo como sendo uma inserção completa e sim uma mudança do que existia originalmente, para retirar o teor pejorativo e incluir uma narração grandiosa da figura citada por Josefo. Tácito cita a existência de Jesus, e suetonio tbm. Essa tese de que nenhum historiador o cita é falsa. Não há citações contemporâneas, fato, mas ele n teve uma carreira pública duradoura, foi apenas de 1 a 3 anos no máximo. Além disso, a história antiga sempre foi assim, normalmente as figuras históricas são citadas por historiadores de décadas dps. Se n me engano é Alexandre o grande que nós so temos registros de historiadores mais de 1 século dps falando dele
Só que você se esqueceu que o tácito viveu quase 1 século depois da suposta morte de cristo sendo provavelmente uma coisa que ele ouviu de cristãos @@jefersondiogenes2837
@@jefersondiogenes2837esse povo quer uma foto de Jesus, só pode. Até pouco tempo ninguém conhecia a Epopeia de Gilgamesh. Estava completamente esquecida. Pode haver diversas contestações de feitos (assim como ocorre com Jesus), mas é INEGÁVEL que essa figura realmente existiu.
Como em tantas outras culturas antigas, um libertador fora prometido ao povo judaico no passado. O messias cristão desenhado por Roma nunca se encaixou nesse perfil redentor ainda que as manobras teológicas do quarto século até os dias atuais tentem fazer parecer que sim. Por séculos apareceu vários messias para aquele povo mas, nenhum deles ainda foi tido como o “verdadeiro”. Desse modo eles ainda o aguardam. UM DOS ÚLTIMOS E QUEM SABE O MAIS FAMOSO ENTRE ESSE SEJA JUDAS MACABEU, FILHO DO SACERDOTE MATITIAS. ELE VIVEU EM 190 A.C. E FOI RESPONSÁVEL POR UMA IMPORTANTE REVOLTA CONTRA OS SELÊUCIDAS. POR ESSE FEITO SE TORNOU IMORTAL ENTRE O SEU POVO.
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
A bíblia é um dos documentos históricos mais autênticos que existem, e depois da descoberta dos manuscritos do mar morto isso ficou mais evidente. Nenhum historiador ou arqueólogo contesta a autenticidade da bíblia.
@@jeordesluciano3788 A maioria dos historiadores analisam a bíblia como uma coletânea de livros, feitos por diferentes pessoas com diferentes intenções e em diferentes contextos sociais. Normalmente eles aceitam algumas coisas e rejeitam outras. Por exemplo, podem aceitar a historicidade de certos reis e batalhas narradas ao mesmo tempo em que rejeitam vários detalhes e fatos miraculosos. Normalmente consideram a história contada antes do século ~8 A.C. seja quase inteiramente mitológica e apenas aceitam a história após esse período (mesmo assim eles tem uma interpretação diferente de vários fatos). Também consideram que praticamente tudo na religião do antigo Israel tenha sido herdado de povos pagãos adjacentes, em um longo e complexo processo de absorção e reinterpretação
@@felizoandoxxtrep9032suetonio e Tácito falam sobre. Flávio Josefo é uma interpolação mas a academia não invalida o texto completamente, mas sim o considera uma modificação do teor original da passagem a respeito de Jesus. Plinio não comenta diretamente sobre a existência de Jesus, mas o texto da a entender que Plinio acreditava que Jesus era um homem existente e que era cultuado “quase como um deus” pelos cristãos (embora aqui seja mais uma interpretação do que uma evidência forte msm). Celso critica os cristãos mas em nenhum momento busca deslegitimar o cristianismo por meio de uma acusação de inexistência histórica de Jesus, mas sim que ele era só um homem qualquer.
Jesus existiu, assim como muitas pessoas da Bíblia, normal ter pessoas reais e acontecimentos reais. Mas o fato de ter uma coisa que bate com a realidade não significa que todo o conteúdo escrito é verídico.
Pedro tambem poderia ter tido visões assim como Paulo; Irmão é um termo ambíguo e pode significar correligionário Plinio obtem informações de cristãos não é uma fonte primária Tácito idem Josefo foi adulterado - interpolação completa
Isto é uma possibilidade, mas não é um fato, você pode provar que tal mudança extraordinária, de um ser revelado em visões para um ser histórico em menos de 60 anos, ocorreu? 'Irmão do Senhor' é um título único, aplicado apenas a Tiago, a probabilidade de ser um título religioso é muito menor em comparação com a probabilidade de se referir a um irmão biológico de Cristo. Plínio atesta que Cristo já era tido como um homem histórico em 110 dC, tanto pelos cristãos como pelos romanos. Tácito idem. O testimonium flavianum é uma interpolação, o testemunho de Tiago não.
Uma correção: Saulo/Paulo não se converteu pela pregação de discípulos. Ele perseguia, prendia e até participava da morte destes. Saulo foi convertido pelo Jesus ressurreto.
Sem dúvida o Jesus existiu e era humano, ele seria famoso naquela época que por coincidência ele foi elevado a um ser divino. Ele não passar de um humano que foi forjado pela igreja pra ganhar dinheiro e dominância.
De qualquer forma, ESSE CRITÉRIO DE ALGUÉM TER ESCRITO ALGO NÃO O FAZ UMA CERTEZA HISTÓRICA MAIOR. Muitos personagens que nada escreveram são tidos como existentes. HÁ UMA EPÍSTOLA ATRIBUÍDA A PAULO QUE DIZ: “SE JESUS NÃO RESSUSCITOU, VÃ É VOSSA FÉ”.OU SEJA, É FUNDAMENTAL SABER SE JESUS EXISTIU E, MAIS AINDA, SE RESSUSCITOU. POR OUTRO LADO, NÃO É FUNDAMENTAL SABER SE EXISTIU UM PLATÃO OU SE OUTROS ESCREVERAM OS TEXTOS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDOS.
Jesus teria de vir à Terra exatamente na época que teria de vir. Desde os tempos de Adão que ficou prometido o seu regresso (“tu lhe machucarás a cabeça, e ele o teu calcanhar”), depois em Abraão e sua descendência, Moisés mas principalmente em Daniel na profecia das semanas de anos que pouco antes de 537AC no retorno do hebreus para Jerusalem, essa profecia coincidirá sobre o ano de baptimo de Jesus. Quanto à sua linhagem, foi verificada pelo médico Lucas a proveniência da sua linhagem até Sem, Lucas verificou as bibliotecas de Éfeso, Esmirna, Tiatira, Laodicéia, ele teve acesso a dados que hoje nos é impossível.
É uma falsificação, mas ainda sim, é uma evidência 😂😂 os caras fazem de tudo pra dizer que o cara realmente existiu. NÃO EXISTE EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DE JESUS CRISTO!
Negar o Jesus histórico é pura burrice, já o Jesus divino abre margem para diversas interpretações. Eu não acredito na divindade dele por exemplo, mas negar que alguém chamado Jesus existiu naquela época é a mesma coisa que negar a existência de diversas figuras históricas como Alexandre, Nabucodonosor, etc.
Você não segue Jesus, você segue um livro que fala de Jesus. VOCÊ SEGUE O QUE OUTRAS PESSOAS OUVIRAM DIZER QUE JESUS DISSE.Jesus não deixou nada escrito.
JÁ QUE O CRISTO NADA ESCREVEU ACERCA DE SI, temo ter de julgá-lo baseado nos evangelistas e no apostolo Paulo. O QUE SE PERCEBE É UMA TENTATIVA OBSESSIVA EM ENFATIZAR QUE ELE ERA O MESSIAS. Como pode uma obra que se clama inspirada divinamente conter contradições como a da genealogia apresentada por Lucas e Matheus? Já ouvi varias respostas interessantes, mas nenhuma me convenceu.
A palavra Cristo foi introduzida por Paulo. Nao existia isso antes. E Paulo discordava de tudo que os antigos apostolos faziam, porque eles seguiam as regras do judaísmo.
Os crentes apresentam uma lista de historiadores que mencionaram Jesus como prova de que ele existiu. Na verdade, nenhum deles viveu na época dos supostos fatos. TUDO O QUE ELES RELATAM É DE OUVIR FALAR, ÀS VEZES 100 ANOS DEPOIS. E o que eles dizem é que havia um grupo de pessoas que se denominavam “cristãos” e acreditavam num tal de Jesus. ISTO PROVA A EXISTÊNCIA DE CRISTÃOS JÁ NAQUELA ÉPOCA, MAS NÃO A EXISTÊNCIA HISTÓRICA DE JESUS. OUTROS AFIRMAM QUE O TÚMULO VAZIO É PROVA DA RESSURREIÇÃO, sem perceber que qualquer um pode cavar um buraco e dizer que lá havia estado um deus ou qualquer outra coisa. Sem perceber que nem sabemos se Jesus chegou a ser enterrado naquele túmulo ou, se foi enterrado, talvez tenha sido removido antes de chegarem os soldados romanos. SEM SE DAR CONTA DE QUE NEM SABEMOS SE O TAL TÚMULO EXISTIU MESMO. TUDO O QUE TEMOS É UM LUGAR QUE, SÉCULOS DEPOIS, OS CRISTÃO DECIDIU QUE ERA O TÚMULO MENCIONADO NOS EVANGELHOS.TALVEZ TENHA HAVIDO UM HOMEM QUE DEU ORIGEM AO MITO QUE OS EVANGELHOS RELATAM, MAS NÃO HÁ RIGOROSAMENTE NENHUMA PROVA DE QUE ELE TENHA NASCIDO DE UMA VIRGEM, FEITO MILAGRES, RESSUSCITADO E VOADO PARA O CÉU. Quem quiser que acredite pela fé, mas não apele para alegações do tipo “muitos historiadores sérios confirmam que Jesus existiu”. NÃO É VERDADE. HISTORIADORES SÉRIOS NÃO DEIXAM QUE SUA FÉ RELIGIOSA INFLUENCIE SEU TRABALHO PROFISSIONAL.
Pra quem quer uma outra visao da biblia, pesquisem o canal William Donahue e vejam os videos - todos em ingles. Alem disso, estudem as fontes diretamente... Estudem oq veio antes. Tudo veio de algo. O judaismo e cristisnismo vem de raizes pagãs. Todas as religioes tem similaridades e todas contam a MESMA HISTORIA so que com personagens diferentes
Os historiadores tentam estabelecer o que mais provavelmente aconteceu no passado. MILAGRES SÃO, POR DEFINIÇÃO, O EVENTO MENOS PROVÁVEL. O EVENTO MENOS PROVÁVEL NUNCA PODE SER O EVENTO MAIS PROVÁVEL.Se Jesus foi ressuscitado dos mortos, teria sido um milagre, que é o evento menos provável. E A ÚNICA EVIDÊNCIA QUE TEMOS SÃO OS RELATOS EVANGÉLICOS, QUE FRACASSAM EM TODAS AS PROVAS DE BOAS EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS.
tem o poder de desestabilizar toda a crença de uma pessoa... eu virei ateu após muitas coisas do tipo me serem apresentadas. me ver como religioso se tornou absurdo!
Os livros foram feitos anos depois, e foram compilados ainda muito mais tarde. Ou seja, os primeiros anos e os mais importantes foram feitos daqueles que realmente presenciaram o que Jesus fez. Daqueles que deram o testemunho do que viram. Jesus não é Jesus histórico sem milagres Jesus só é Jesus pq fez milagres e não o contrário Edit: E outra, a primeira vinda dele é como cordeiro. Esperamos pela vinda do leão de Judá
Existiu Yeshua (Jesus) nunca exisitu... Porque para início, no Hebraico não existe letra "J". No alemão o "J" é pronunciado algo como "ia" logo "IASUS" próximo de YEAHSUA ou como encontramos na Bíblia JOSHUA pronuncie como o som alemão para J e ficará "YASHUA" etc... Captaram?
CITAÇÕES SOBRE O CRISTIANISMO, NÃO É CITAÇÃO SOBRE CRISTO, e se ele houvera de fato vivenciados os feitos dos evangelhos, sem dúvida alguma, os historiadores de então, teriam relatado àqueles possíveis feitos, contudo, não é bem assim.
Observe que ele diz que a maioria dos historiadores (Acreditam) que Jesus existiu, isso não prova sua existência, acreditar nada mais é que, supor ...... Em segundo lugar é que, devemos separar o suposto Jesus histórico do Jesus milagreiro ou seja, os historiadores acreditam que o Jesus histórico possa ter existido, mas desacreditam que esse Jesus possa ter feito algum milagre e muito menos ter morrido e ressuscitado.... Em terceiro lugar os 20 livros colocados na estante conforme disse o historiador, foram os livros escolhidos para fazer o (Cânon) ou seja, tinha muito mais livros que circulava, porém foram escolhidos os PREFERIDOS... Quais os principais documentos sobre Jesus? As cartas de Paulo, porém nem todas as epístolas são de fatos de Paulo ou seja, algumas foram escritas por alguns supostos Paulo, não o autêntico (consenso acadêmico) Sobre Paulo não conhecer Jesus é a maior aberração, pois o mesmo não estudou na escola (pés) de gamaliel? Sendo Paulo fariseu, não deveria estar em Jerusalém nas festas principais (incluindo a páscoa) festa onde Jesus foi supostamente crucificado... O fato de Paulo falar sobre Pedro, prova a existência de Jesus? Não... Sem dizer que, dizer que esteve com Pedro é uma verdade ou uma mentira? Se é uma verdade, porque o mesmo (Pedro) não afirmou na sua carta que esteve com Paulo? É plausível que Paulo estivesse falando a verdade😂😂 O próprio Paulo disse que suas mentiras engrandecia a Deus [Romanos 3:7] Plínio [The Early Christian Church Volume 1 by Philip Carrington (Aug 11, 2011) ISBN 0521166411 Cambridge Univ Press page 429] pedir orientação sobre como lidar com os cristãos, mas no primeiro século existia vários tipos de cristãos, não apenas uma classe ou seja, os que acreditava realmente no Jesus físico... Tácito não fala de Jesus, muito menos Flávio Josefo, no quesito (Cristo) é uma interpolação na obra de Flávio Josefo 😂😂 Engraçado! Um homem alimentar em torno de 20 mil pessoas, ressuscitar mortos, curar paralíticos é insignificante 😂 Alguém hoje fazendo algumas dessas maravilhas (fenômenos) seria insignificante? Tenha paciência meu jovem 😂😂 Se tácito, Plínio, Flávio Josefo e outros tantos, registraram coisas como (morte de um cachorro) os mesmos deixaria de registrar esses acontecimentos (fenômenos) realizados pelo suposto Jesus? Isso é forçar a barra meu jovem.... Falou, falou e não trouxe nenhuma prova, e nem evidências plausíveis...
1 - Seu ponto é literalmente sobre uma expressão, se ele dissesse que os historiadores ((concluíram)) que Jesus existiu você faria o mesmo ponto? 2 - Tal separação é puramente estética, ainda há vários historiadores que afirmam que Cristo realizou milagres e o tratam como um 'curandeiro' ou 'feiticeiro'. 3 - Sim, isso porque muitos livros foram perdidos, por exemplo a carta "zero" do apóstolo Paulo aos coríntios foi perdida, e os outros 'evangelhos' não alcançaram tanta popularidade e nem eram tão antigos quanto os evangelhos canônicos, por exemplo os fragmentos de evangelhos preservados no Egito, eles são do século II, mas não há nenhuma citação de suas histórias fora desses fragmentos; da mesma forma a Harmonia de Taciano não foi incluída por ser tardia. 4 - Sim, nem todas as cartas atribuídas a Paulo foram escritas por ele (pelo consenso histórico), que bom que entendeu. 5 - Pelo que o próprio apóstolo escreveu, ele não esteve muito na Judéia (Gálatas 1:22), então...meh, e você ainda está supondo que todos os habitantes de Jerusalém viram Cristo sendo crucificado. 6 - Paulo só falou que interagiu com Pedro quando descreveu sobre o incidente em Antioquia, coisa que NÃO é relatada em 1 Pedro, e mesmo assim há dúvidas sobre se essa carta é autêntica, então também não constitui um problema real. 7 - O problema é que tais cristãos nunca são descritos, todos os ataques a uma classe 'estranha' de cristãos se referem a eles como basicamente docéticos (que negam a encarnação de Cristo), seja nas cartas de Inácio ou na obra de Irineu, o que não refuta a existência histórica de Cristo. 8 - O texto de Tácito diz claramente sobre Cristo, que fora crucificado sob o governo de Pôncio Pilatos, agora sobre o testimonium flavianum, sim, é uma interpolação certa. 9 - Sim, isso tudo é ignorável, milagreiros sempre foram comuns no período romano, o próprio Apolônio de Tiana não é citado por nenhum desses vários historiadores apesar de ter realizado milagres, por que? Porque sua história não é significativa a eles, Flávio Josefo estava preocupado com os 'judeus sediciosos', esse é o foco de suas obras. E a parte mais irônica é que você mesmo disse que havia uma separação entre o Jesus histórico e milagreiro, mas convenientemente a ignora 😂.
@@QuenlewEhgayDaSilva Olá! Quais historiadores afirmam que o Jesus milagreiro existiu? Sendo esse historiador de cunho (não religioso) Poderia mostrar as fontes? Conclusão: na sua visão, o Jesus milagreiro existiu? Sim ou não? Responda de forma objetiva....
@@QuenlewEhgayDaSilva Meu nobre, stevan Davies não é um historiador sem cunho religioso, pois em seu livro [spirit possession] deixa claro acreditar na pessoa de Jesus como alguém (cheio do Espírito) Os demais autores tbm citados tinham cunho religiosos... Mas vamos partir do que você acredita (Jesus ressuscitou) Ele (Jesus) pode responder às orações hoje [século XXI] feitas por você, caso você a faça como descrito em [Mateus 21:22]? Já que ressuscitou e disse que estaria presente até a consumação dos séculos [Mateus 28:20]? Ou você somente crê na sua ressurreição, mas não acredita nos fenômenos sobrenaturais para os dias de hoje? Aguardo sua resposta, obrigado..
@@Roberto-Brito-x19 Então sua base para presumir que ele é religioso é o uso de termos religiosos (embora sua tese seja claramente não-religiosa)? Eu como cristão creio que esses "milagres" continuam ocorrendo, mas num âmbito histórico isso é inútil, assim como discutir se os "milagres" de Cristo eram poder sobre a ordem natural, magia/feitiçaria ou ilusionismo, não há como testar cada hipótese individualmente, a única discussão histórica nisso é se Cristo fez o que os autores antigos disseram, pra mim a resposta é sim (afinal, são muitas fontes diferentes, não-cristãs falando a respeito desses milagres).
Então se alguém escreve algo, você crê ter bases para aceitar sua existência.Logo, você deve aceitar a existência de João, Tiago e Pedro. E os quatro anteriores mencionam Jesus .NÃO TENHO COMO SABER SE JOÃO, TIAGO E PEDRO EXISTIRAM. SEI QUE ALGUÉM ESCREVEU TEXTOS FALANDO DELES, MAS NÃO SEI SE DIZEM A VERDADE.ALGUÉM ESCREVEU O “SENHOR DOS ANÉIS”, MAS NEM POR ISTO DEVO ACREDITAR NO QUE O LIVRO DESCREVE.
Jesus não existiu, ele existe. Independente de acreditar no que ele disse ou não, negar isso é ser sem noção, tanto que ele existe até hoje. Teria que ser a mentira perfeita, porque já contestaram o que ele disse, contestaram tudo, e nada cai, daí começaram a contestar a existência dele, já que não conseguiam derrubar o resto.
@@l.g.a3072 mitologia é algo fantasioso, o que não é o caso aqui. Isso só pra começar, mostrando que se trata de um comentário muito mal elaborado. Existem muito mais evidências que ele existiu do que o contrário, o que é bem diferente de mitologia. Além disso, como foi dito, e não precisa de mais de 2 dígitos de QI pra entender, Jesus não era importante na época, portanto É ÓBVIO que não existe nada factual, muito menos um cadáver, já que na própria Bíblia diz qual foi a destinação, acredite ou não. É a mesma coisa que alguém perguntasse de você daqui 2000 anos, não vai ter nada, porque você é irrelevante e ninguém vai guardar nada seu. Na época, era esse o caso de Jesus, tanto que um bandido foi absolvido no lugar dele. Ainda sobre isso, de fato ninguém é obrigado a acreditar em nada, porque crer é um processo individual, mas se existem muitas evidências e registros que levam a crer que isso é real, quem realmente está descolado da realidade, ainda que seja por razões céticas, é o seu comentário. Existe limite entre ceticismo e ignorância.
@@l.g.a3072 Só que Jesus não è mitologia,ele realmente existiu se não,não estávamos falando dele nesse exato momento a 2000 anos depois dele existir certo?
Isso não prova. O que se tem são relatos de um jesus lendário, tão somente isso. Sem contar que ele não foi o primeiro, existiu outro antes dele com a mesma característica.
Lutz veste Insider 👕 Ganhe 18% OFF em sua primeira compra usando o cupom LUTZ! #insiderstore
Acesse: www.insiderstore.com.br/LutzPodcast
A maioria das personagens antigas são provadas por relatos escritos, mas se for cristão tem que ter foto, vídeo 4k, som digital, etc. isso só prova que a verdade é exclusivamente perseguida pelo mal e a verdade é Cristo.
Claro. De cada 10 notícias que um cristão conta, 11 são fake news.
Esse é o pior tipo de cego que não quer vê, eu mesmo não perco meu tempo
@@ilmarmartins8035eyque os outros tem mais de um documento falando. Os da bíblia, a maioria, só está na bíblia mesmo. Jesus é um. Um ser divino com essa magnitude que a bíblia descreve, deveria ser citado por outros escritores extra biblicamente
@@r.bigois Existem relatos extra bíblia sobre Jesus sim, mas não precisa perder tempo procurando pq quando achar vc vai dizer "Ah mas Jesus existiu mas não era filho de Deus" e assim vai, sempre vai ter um por que a mais de não acreditar pq vc não quer acreditar e tá tudo bem, que Deus te abençoe.
@@r.bigoisO cara acabou de falar no vídeo que tem citações de Jesus no primeiro século, para de passar vergonha seu acéfalo
A galera viu a crucificação era perseguida e não abriu mão isso é mais suficiente que qualquer milagre
Existe dúvidas se de fato o Jesus histórico tenha sido crucificado, porque os crimes que ele tenha cometido não tinha como pena a crucificação, há registros de crucificacões em cartas enviadas por Cesar a Roma de várias pessoas, mas em nenhuma delas cita Jesus.
@@suamerafael e várias crucificaçoes mais recentes que a de Jesus não estão resistradas tbm pq história antiga funciona por fragmentos quanto a se a crucificação ocorreu ou não é só vc analisar o contexto histórico em que a mensagem foi pregada não fazia sentido lógico um marketing onde o messias tenha sido destroçado pelo império romano isso é totalmente ir na contramão do que os judeus queriam ouvir
@@suamerafaelNão mesmo, mas isso não é motivo a própria biblia deixa claro que o julgamento e condenação foram injustos em todos os sentidos tanto que Poncio Pilatos não queria matar Jesus.
@@Jack_804Talvez pilatos estava com medo de uma revolta pelo povo judeu, pois, pelo oq me recordo, a bíblia diz que havia uma multidão pedindo a crucificação de Jesus. "Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês". "
QUE GALERA..?????????????????????????
Biografia de Alexandre séculos depois dele ter existido= Incrível
Biografia de Jesus escrita 3 décadas depos dele ter morrido: Conto de Fadas
3 décadas? Kkkkk 200 anos seja honesto! E não é uma biografia, o nome Jesus é tão comum por quem esperava um salvador que é o mesmo de Barabas…
@@o_davide acordo com o próprio Henrique, os primeiros registros sobre Jesus foram escritos ainda no século I, então sim poucas décadas depois
@@jeanramos9786 Sem falar que à época a tradição era oral, logo sequer havia razão para escritos.
@@jeanramos9786não os primeiros livros, mas sim TODO o Novo Testamento.
Os textos de paulo são por volta do ano 50 d.C.
A maioria dos academicos críticos colocam os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas entre 70d.c e 80d.C, sendo João entre 90d.C e 100d.C
Isso, os academicos críticos. Existem conservadores que colocam Marcos em 60d.C (mas é minoria)
@@o_davi os primeiros escritos são entre 20 a 40 anos após a morte, e mesmo se fosse 200, o novo testamento é o conjunto de livros mais replicado encontrado cerca 4000 cópias inteiras, a não ser que existe 4000 drogados alfabetizados não prova a existência de um Jesus que foi crucificado
É... causa estranheza o fato de que as autoridades romanas não se interessar e desconhecer um homem que podia ressuscitar os mortos. Por outro lado tenho que reconhecer que determinadas passagens dos evangelhos não podem ter sido ditas por um homem comum. "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Esta passagem é sublime. Ela tem retirado homens do crime, viciados das drogas e prostitutas da vida mundana.
Eles eram pagãos, não possuíam dimensão das profecias, do que efetivamente representava a mensagem de Cristo.
@@renatoalmeida7436 Não me referi à profecias; me referi a mortos que voltam à vida.
@@geneziomaciel9132 E eu me referi a profecias à luz do seu comentário
Pior que isso faz sentido histórico, as autoridades romanas não davam a mínima pra histórias milagrosas, até porque elas sempre foram 'comuns' (haviam outros milagreiros na Palestina, como Hanina ben Dosa, da mesma forma fora dela, como o famoso Apolônio de Tiana).
Pelo o que eu me lembro Jesus ressuscitou duas pessoas, a filha de Jairo e Lázaro. Entretanto essas mortes eram mais da conta do Sinédrio do que de Roma em si, tanto que Jesus só “morre” por conta do Sinédrio Judaico que apela para Roma, mas Roma em si dava pouca importância no quesito de milagres, eles se preocupavam mais com o poder político que Jesus poderia ter do que isso
Obrigada, meu Deus! Pois apesar da minha pouca fé, não preciso esperar por provas da ciência pra crer que Jesus me salvou da morte e q ele vive! 🙏
melhor canal de analises é o desse cara... muito bom
😊 duas feras conversando! Sensacional! Vou ver a matéria e depois eu falo
@@alex90909Parece mais que você é que faz compreensão seletiva. Lamentável.
@@jimmydylan1472 nop
Eu até consigo entender o não religioso que nega o jesus Deus, até a propia igreja teve problemas com a divindade de Jesus em algum momento, mas negar o jesus histórico é no mínimo loucura!
A igreja nunca teve problema com a DIVINDADE de Jesus. Houve seitas que viam Jesus como não sendo Deus, mas eles concordavam que Jesus possuia divindade em si, dado por Deus
@Nathan-zc8gy irmão, os Judeus não acreditam em Jesus e tu mete um: os cristãos não tem e nunca tiveram problemas com a divindade de Deus?
Eu até entendo o ATEU não crer na existência de Jesus, o que eu não entendo de verdade é muitos dos que se dizem cristãos, negar o novo testamento e viver do ódio do velho testamento e louvar o judaísmo, religião que nega é odeia Jesus. Ou seja, quem nega Jesus não é o ATEU, mas muitos que se dizem cristãos.
@@pedrosacramento9187 não entendi o que você quis dizer.
Judeus rabínicos não são cristãos. Eles não reconhecem Jesus nem como Messias, nem como Deus, nem como divino.
O amigo lá em cima disse que até a igreja teve problema com a divindade de Jesus, e eu corrigi.
@@Toninpedreira a existência de Jesus é um fato altamente provável, para um ateu informado rejeitar.
E o "ódio do antigo testamento" como uma oposição ao "amor do novo testamento" é um erro comum. Só há um Deus.
Existe um Deus altamente misericordioso no AT até quando vai destruir uma cidade de estupradores. Ele disse a Abraão que permitiria que Sodoma e Gomorra continuassem existindo, se houvesse no mínimo 5 pessoas boas e honestas no meio deles (mas não haviam).
Enquanto que o NT fala de punição. Jesus fala que os que não buscam a castidade irão para o inferno. Jesus fala sobre o Reino de Deus e sobre o Inferno em vários momentos
Mas eu concordo com você, os cristãos não devem viver do judaísmo, não devem apoiar religiosamente o moderno Estado de Israel (que não tem nada a ver com a Israel bíblica). A Nova Aliança é mais perfeita que a aliança judaíca
Como ele mesmo disse Jesus não foi uma pessoa importante na época não tinha motivo para escrever sobre ele Então o que nos sobra é a fé e a minha permanece inabalável
Buda é mais real.
@@Julio11889-na verdade Buda é uma essência, "a natureza de todas as coisas" tudo contém a natureza Bodhi a natureza búdica para alcançar o estado de iluminação
@@Julio11889-na verdade não, em história não existe o termo "mais real" o termo adequado seria historicidade para se falar de um evento ou personagem que existiu ou ocorreu no espaço e tempo. Neste caso, as fontes históricas sobre jesus são mais sólidas do que Buba. Buda teria nascido no século 6 d.c, a fonte mais antigas e do século 2 a.c. jesus viveu no primeiro século, já as primeiras fontes sobre jesus são também 1 século, escritas algumas décadas depois.
@@paulomichel3919 até teria lógica se a data de nascimento do suposto Jesus fosse correta, mas não é. Outra coisa, Jesus não reúne os atributos de messias aguardado pelos judeus e, para piorar a situação, houve vários outros que se auto intitularam messias e, muito provavelmente, Jesus é uma construção mitológica desses vários messias.
@@Julio11889- a data exata do nascimento de Jesus não é um problema para historiografia, pois personagens históricos que estão situados no período da antiguidade geralmente não se sabe a data exata do seu nascimento, ou seja, saber o dia, o ano, o mes que um indivíduo nasceu não é um problema para o campo da história que lida com fragmentos de um determinado passado. Porém, sabemos pelas fontes disponíveis que Jesus nasceu no final do governo de Herodes, quando Augusto era imperador de roma, seu ministério se deu durante o governo de Tibério. Logo, Jesus é citado em um tempo e espaço delimitado pela história
Excelente resposta! Parabéns!
Jesus é maravilhoso!
Nem da pra curtir e muito menos se inscrever neste podcast ... Este video foi direcionado para induzir vc acreditar que jesus na forma como os cristãos atuais entendem efetivamente ele , jesus tenha existido ... A fala do Henrique Caldeira foi interrompendo no momento que ele daria mais explicações a respeito ... Veja o video com com a explicação com mais detalhes th-cam.com/video/elku4ruZjuc/w-d-xo.html .
Do ponto de vistas dos histories da época não existe nenhum relato , evidencias de algo físico , escrito ou outra coisa qualquer que jesus tenha tocado... Obviamente nenhum historiador sério daquele período deixaria de contar , relatar os milagres feito por um alguém com poderes extraordinários , sobrenaturais , logo se conclui que esta pessoa , chamada de jesus pode sim ter existido , ou seja um líder judeu , nada mais que isso, confrontou com o império romano daquele momento da historia e fizeram dele um deus por mera conveniencia .
@@MrJOSESILVAJRmas existem registros antigos da época que Cristo veio ao mundo fora da Bíblia que citam Jesus, mais que os que citam Pitágoras
@@danilomagalh4es isso n é verdade , nenhum historiador famoso da época falou sobre esse tal jesus , nenhum e nunca se quer uma evidencia foi encontrada para justificar a fé de quem quer que seja .
Ótima entrevista.
Paz e Bem
Que Jesus Cristo foi um personagem histórico e real não há a menor sombra de dúvidas para quem acredita pelo menos na ciência verdadeira. Agora, sobre qual a sua verdadeira origem, identidade e natureza, há uma infinidade de opiniões. Eu creio somente na descrição dele que vem dos profetas antes dele, nas dele mesmo e seus contemporâneos honestos, e nas dos apóstolos. O que vem depois é mera opinião, e deve ser tratado como tal.
Saulo não foi convertido pela pregação dos apóstolos ou por qualquer cristão já influente da época. Ele na verdade se converteu no caminho de Damasco depois de ter tido uma visão do próprio Jesus, que fez questão de enfatizar como Paulo lutava contra esse sentimento de tornar-se cristão. Oq deixa mais claro como foi preciso algo ainda maior para libertar Saulo.
SAULO INVENTOU UM MONTE DE HISTORINHAS... INCLUSIVE DE CHAMAR JESUS DE JESUS CRISTO... QUE NA ÉPOCA DE JESUS NÃO EXISTIA ESTA PALAVRA CRISTO... JESUS DE NAZARÉ... SE É QUE ELE TENHA EXISTIDO...
@@karloskahgruber Eu poderia responder seu comentário de uma forma muito mais específica e culta. Mas, ao ler seu comentário eu percebo que lhe falta alguns conhecimentos específicos. Oq me assusta, já que você está comentando em canal de história. Rs mas tudo bem ☺️
Meu redentor vive, JESUS.
Redentor de que?
JESUS CRISTO EXISTIU, EXISTE E EXISTIRÁ ETERNAMENTE!!!
Nem da pra curtir e muito menos se inscrever neste podcast ... Este video foi direcionado para induzir vc acreditar que jesus na forma como os cristãos atuais entendem efetivamente ele , jesus tenha existido ... A fala do Henrique Caldeira foi interrompendo no momento que ele daria mais explicações a respeito ... Veja o video com com a explicação com mais detalhes th-cam.com/video/elku4ruZjuc/w-d-xo.html .
Do ponto de vistas dos histories da época não existe nenhum relato , evidencias de algo físico , escrito ou outra coisa qualquer que jesus tenha tocado... Obviamente nenhum historiador sério daquele período deixaria de contar , relatar os milagres feito por um alguém com poderes extraordinários , sobrenaturais , logo se conclui que esta pessoa , chamada de jesus pode sim ter existido , ou seja um líder judeu , nada mais que isso, confrontou com o império romano daquele momento da historia e fizeram dele un deus por mera conveniencia .
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
Ele não só existiu como mudou a vida de centenas de milhares. Fez milagres, morreu e ressuscitou para que cada pessoa possa ter uma segunda vida eterna.
Já eu foi ao contrário. Mudou minha vida foi pra pior.
@@Ciel_Fernandes22 Nobre, isso é simplesmente impossível. Se sua vida piorou você só pode não ter conhecido o Verdadeiro Cristo.
Mudou a vida de milhões
historiador fajuto!
@@Magno_o_Mago-iz1we Calma, Magno o Mago
Para que um conjunto de relatos mereça muita confiança em relação à descrição de um ou mais eventos, os relatos devem corresponder às seguintes condições:-SEREM FEITOS POR QUEM OBSERVOU O(S) EVENTO(S); -> -SEREM RECENTES FACE AO(S) EVENTO(S) DESCRITO(S);-> -SEREM FEITOS POR PARTE DESINTERESSADA;-> -SEREM DE FONTES INDEPENDENTES ENTRE SI.;-> -SEREM CONSISTENTES.Eu vou discutir se os Evangelhos correspondem a estas características, em particular se os evangelhos foram escritos por quem observou o evento, e se são recentes face aos eventos descritos.NOTE-SE QUE, CASO FOSSE POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS EVANGELHOS TINHAM SIDO ESCRITOS PELAS TESTEMUNHAS OCULARES DOS EVENTOS RELATADOS POUCO DEPOIS DOS MESMOS TEREM OCORRIDO, ISSO NÃO IMPLICARIA QUE OS MESMOS FOSSEM FIDEDIGNOS. FALTARIA AINDA VERIFICAR QUE VERIFICARIAM AS RESTANTES CONDIÇÕES ENUMERADAS.
você acabou de listar tudo que o novo testamento tem, veja videos sobre no canal desse rapaz, "estranha historia" é o canal do rapaz do video, o novo testamento é muito rico em evidencias, mais do que muitas outras figuras históricas que sua fidediginidade não é discutida.
@@carimbo-b1p Praticamente todos os povos do passado ou do presente diz possuir ou aguardar a chegada dos seu próprio MESSIAS para reinar com justiça e colocar ordem no mundo todo à partir de um ponto geográfico do planeta ou de um segmento político-religioso específico.OS MESSIAS DAS NAÇÕES COSTUMAM SER DESCRITOS COMO ALGUÉM COM PODERES SURREAIS E AUTORIDADE INFINITA ALÉM DE HABILIDADES FÍSICAS E METAFÍSICAS INIMAGINÁVEIS. Os que assim o esperam julgam estar nas mãos deste e não na soma dos esforços coletivos dos povos, a soluções para os problemas comum a todos. Pouco ou nada fazem para melhorar o mundo ou pelo menos o local onde vivem, mas julgam que esse tal MESSIAS venha pôr ordem em tudo num passe de mágica.Na maioria dos casos, os que propagam a ideia de que a solução de todos os nossos problemas esteja na instauração de UM REINO MESSIÂNICO são os mesmos que ajudam a estragar ainda mais o mundo com suas crenças ao invés de melhorá-lo, pois comumente os que veneram ou esperam UM MESSIAS se acham especiais, escolhidos deste e que serão privilegiados em demasia só por manterem vivo uma ideia ou um culto à imagem desse tal “SALVADOR”.ENQUANTO PROJETAM UM REINO DE PAZ E JUSTIÇA PARA UM FUTURO LONGÍCUO E IMPROVÁVEL, ESSES GRUPOS CRIAM NO PRESENTE DISSENÇÕES E CONFLITOS DESNECESSÁRIOS CADA UM TENTANDO PROVAR AO OUTRO QUEM CONFABULA OU FAZ A MELHOR PROPAGANDA DESSE SEU MESSIAS IMAGINÁRIO.
@@carimbo-b1p Os que se acham derrotados, não se cansam de acrescentar cada vez mais “acessórios” ao seu próprio MESSIAS para que esse pareça ser mais forte e poderoso que os demais. Vale tudo nessa guerra tola para provar o absurdo, INCLUSIVE A INSTAURAÇÃO DO CAOS PARA DEPOIS DIZER QUE O DIABO ESTAR ESTRAGANDO O MUNDO MAS O SEU MESSIAS VIRÁ CONCERTAR, castigar e prender o diabo, bem como todos os seus assistentes, incluindo os que não aceitaram esse tal messias. Quanta bobagem!CRIANÇAS PEQUENAS E INGÊNUAS POR EXEMPLO, AGUARDAM O PAPAI NOEL E O COELHINHO DA PÁSCOA PARA SEREM PRESENTEADAS TODOS OS ANOS POR ACHAREM QUE FORAM BOAZINHAS E COOPERARAM COM OS PAIS NAQUILO QUE LHES FORA IMPOSTO E POR ISSO SE DIZEM DIGNAS DE SEREM AGRACIADAS COM AS DÁDIVAS DO BOM VELHINHO. Os que foram rebeldes e acreditam nesse MITO também querem ser agraciadas e por isso criam e ensaiam previamente discursos de defesas fazendo justificativas diversas para não ficarem de fora das dádivas quando se aproxima tal festividade. Adultos infantilizados, egoístas, ludibriados ou que apenas seguem a manada, se comportam do mesmo jeito, só que um pouco pior: eles acreditam que tudo ficará bem para eles (somente para eles), se propagarem o reino do cristo de sua fé, pois esse tal, com sua onisciência e justiça perceberá o envolvimento deste servo na propagação deste reino e lhe retribuirá com funções privilegiadas e proteção especial quando este suposto governo se estabelecer.Em outros agrupamentos sociais isso seria classificado com um extremo ato de corrupção, conluio ou formação de quadrilha, MAS SEGUNDO A ÓTICA DO “POVO DE DEUS”, isso é chamado de recompensa por um serviço prestado. O serviço inutilmente prestado ao qual se referem se trata apenas de bajulação, veneração, puxa-saquismo e tentativas de proselitismo em nome deste suposto ser. Como esperar então que aconteça um reino justo e duradouro quando as bases desse mesmo reino é montada sob pilares de corrupção? Nada dá pra esperar nada de bom algo quando a base em si é totalmente má.
@@carimbo-b1p Se somente os que os adoram, os veneram e bendizem o seu nome serão aceitos nesse reino, o que será de todos os povos do mundo que diariamente morrem sem nunca ter ouvido falar nesse tal de MESSIAS? Não tem lógica um negócio desses. Cegos, surdos, mudos e deficientes em gerais teriam uma enorme desvantagem e provavelmente ficariam de fora por que não teriam condições de expressar publicamente tal bajulação. Os que estão abaixo da linha da pobreza nem se fala...
Segregação social, racial, étnica, religiosa, política ou de poder aquisitivo é o que realmente existe por trás de todo MOVIMENTO MESSIÂNICO. UM INTENTO MALIGNO DISFARÇADO DE BONDADE E AMOR HÁ POR TRÁS DE QUASE TODOS OS QUE PROCLAMAM A VINDA DE UM MESSIAS SEJA ELE QUAL FOR. Esse tipo de comportamento assemelha-se aos ocorridos em órgãos públicos cujos funcionários ou poderes supremos utilizam-se dos recursos coletivos para beneficiar a si mesmo ou a um grupelho de puxa-sacos que se veneram ou trocam favores mútuos
Todos os que proclama UM “MESSIAS DOS CÉUS” por exemplo, se acham escolhidos por ele, por que exaltou o nome daquela figura, lhe rendeu cultos, falou bem dele para outras pessoas e guardou algum suposto mandamento dito ou ensinado por este. Sendo assim essas pessoas acham-se dignas de reinarem sobre todas os demais, não por que foram boas, justas, retas, honestas, sinceras ou santas, mas somente por que “fizeram campanha” para esse messias. Aquilo que na política é chamado de puxa-saquismo, boca de urna, panelinha ou propaganda enganosa, nos círculos religiosos É CHAMADO DE OBRA DE DEUS!O reflexo de messianismos desses tipos estamos acostumados a ver sempre que novas eleições se aproximam. A cada dois anos no Brasil, entre campanhas eleitorais para poderes municipais, estaduais e federais vemos o retrato do messianismo religioso se repetindo em massa no movimento político. Assim na terra como nos céus!
O pior cego é o que não quer ver.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Sobre a autenticidade das epístolas petrinas:
"C. Bigg, A Critical and Exegetical Commentary on the Epistles of St. Peter and St. Jude, ICC (Edinburgh: T&T Clark, 1901), p. 7. Cf. a conclusão de D. Guthrie sobre o assunto: “Esta epístola não apenas exerceu uma grande influência nos primeiros escritos cristão, mas também fez com que recebessem autoridade apostólica. Isso deixa claro que a igreja primitiva, tão cedo quanto a existência das evidências, a considerasse como uma autêntica Epístola de Pedro e assim, qualquer discussão de objeções à autoria petrina deve levar em conta o bastante este fato” (New Testament Introduction, p. 762)."
Concordo plenamente.
Amém
"Ah pq n tem tanta evidencia pipipopo" Jesus começou seu ministério com 30, morreu com 33. Em 3 anos ele conseguiu dar fogo a um religião de 2000 anos com pessoas que resistiram as mais altas perseguições
Religião oficial do Império Romano -e de todas as monarquias da Europa, que MATARAM as pessoas que seguiam outras religiões. Por isso ela dura 2 mil anos. Graças ao Poder político e assassinato. Não por causa da figura folclórica que nunca existiu.
@@denisreis9811 E antes disso foi ferozmente perseguida pelo império romano e sassânida (ou seja, a religião literalmente conquistou um dos maiores impérios da antiguidade), com todos aqueles que conviveram com Jesus aceitando a morte em testemunho dele, uma figura folclórica que nunca existiu não teria feito isso.
Engraçado que os cristãos são os que mais perseguem😂
Você só está comprovando o ponto dele.@@rodrigopao5822
Querido, vc não tem coerência no que fala. Recomendo temperar nos atos que tem, pare para pensar se o que você 🫵🏻 acredita em verdade, se faz sentido OU se é o que o mundo espera que você acredite. Lembre-se que Jesus te ama e que está a sua espera. @@rodrigopao5822
Muito bom ver quem não entende nada, falando do que não entende kkkkk eu gostei!
Kkkkkk melhor ver Rodrigo Silva q estuda isso d vdd
Nunca tinha ouvido dizer que "historiadores" duvidavam da autoria das cartas de Pedro, até mesmo pq ambas as cartas começam com Pedro dizendo que é ele mesmo.
É normal ao escrever um texto atribuí-lo a uma pessoa mais importante do que o autor do texto. Pedro era um pescador analfabeto que falava aramaico e dificilmente ele iria aprender grego koiné e muito menos aprender a ler e escrever em grego koiné.
vc mostra total desconhecimento dos "textos" biblicos. Todos os livros da biblia são de autoria desconhecida, com exceções de algumas cartas de Paulo.
Todos os romances com o personagem principal narrando em primeira pessoa são reais? Dom Casmurro, do Machado de Assis, começa com o personagem dizendo que ele é ele mesmo. Logo, Dom Casmurro existiu? Raciocínio ridículo!
Pela narração dos Evangelhos, Pedro se referia a Jesus como "Cristo", que o Evangelho de João vai explicar como "Cristo, que significa Messias", dando a entender que Jesus era referido, na época, por um termo grego. Então tem chances sim de que Pedro sabia grego koiné em algum nível.
@@denisreis9811 Ridículo o seu, tá comparando uma CARTA com um ROMANCE, e ainda age com tom de arrogância e veja que a disputa não é sobre Pedro ter existido ou não, é sobre a autoria das cartas. Tenha um pouco de humildade e aprenda a ler.
Muito bom! Guri bom esse!
Ele ficou notoriamente bem receoso em ser mal interpretado e pulou a parte dos milagres. Mas ele fez certo.
Verdade, mas poderia ter sido franco e honesto em dizer que não há relatos de milagres fora da bíblia. Deve ser pra não perder uma parte do público. É compreensível.
@@FelipeNovatomas aí que tá: existem relatos (documentos que mencionam) dos milagres fora da bíblia sim. Inclusive, foi por conta disso que passaram a documentar tanto a respeito do cara (Jesus). E também faz sentido os cristãos da época serem os que documentaram a respeito de Jesus, afinal, se tu tá vivendo numa época onde surge um ser como Jesus, alegando ser quem é, convenhamos que é difícil não se converter a isso.
Mas não há prova física de milagres (por motivos óbvios)
Milagres? 😂😂😂😂😂… pura fantasia! A gibíblia sangrenta é o livro da mitologia cristonta!
@@stephenhawking2423o deus tá tua foto q é bom kk...
@@gustavodelgadok.1934 😂😂😂… o bom é o teu tal deu$$ sanguinário, que te leva a ser terraplanista! 🤣🤣🤣😂😂
Além dessas provas escritas, existem as espirituais que cada cristão vive. As espirituais são muito mais importantes, pois provam não só a existência de DEUS como também o seu imenso poder.
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
Ele existi ele vive!!!
JESUS E REAL, ELE MIM CUROU DOS DEMONIOS, AOS 15 ANOS, NESSA EPOCA EU MORAVA EM UMA PEGUENA CIDADE DE NOME CONGO NO ESTADO DA PARAIBA, O NOSSO TIME FOI JOGAR EM UM SITIO, EU IA EM CIMA DE UM CARRO TIPO CAMINHAO, CHEGANDO BEM PROXIMO DO NOSSO DESTINO O CARRO PAROU ENFRENTE A UMA CASA MUITO VELHA FEITA DE BARRO, ENFRENTE A ESSA CASA TINHA UMA SENHORA UM POUCO ESTRANHA DE CABELOS ASSANHADOS, GUANDO OLHEI RECEBI UM CHOGUE OU UMA AFINETADA VIOLENTO DE SENSAÇAO FINA NA MENTE UMA COISA ASSOMBROSA, ANGUSTIANTE DESESPERADORA, EU BATIA NA CABEÇA PARA AGUELA COISA SAIR, A PARTI DESSE MOMENTO MINHA VIDA VIROU FILME DE TERROR, ISSO MESMO FILME DE TERROR POR 10 ANOS, DURANTE ESSE TEMPO, 80 POR CENTO DA MINHA VIDA ERA OLHANDO PARA BAIXO, EU NAO PODIA OLHAR PARA UMA PESSOA, AO LEVANTA A CABEÇA PARA OLHAR ALGUEM, ESSE CHOGUE OU AFINETADA DE SENSAÇAO FIN MIM ATACAVA DE FORMA VIOLENTA E A TODO O MOMENTO, UMA SENSAÇAO ANGUSTIANTE APAVORANTE, ESSES CHOGUE OU AFINETADA ERA COMO UM SENTIMENTO, COMO SE A VIDA DA OUTRA PESSOA PARALIZA SE, NAO TER MAIS SENTIDO PARA VIVER, O GUE ESSA PESSOA VAI FAZER APARTI DESSE MOMENTO? UMA PRESSAO ABSURDA SOBRE A VIDA, MINHA CABEÇA PARECIA UM FORNO GUENTE, OUVIA PESSOAS GRITANTO COM SE TIVER SE SOFRENDO, A NOITA JA ADORMECENDO OUVIA PESSOAS CHAMANDO MEU NOME COMO SE ESTIVER SE AO MEU LADO, EU PULAVA DA CAMA DESESPERADO, COM O PASSA DO TEMPO COMECEI A ACHAR GUE ERA COISA ESPIRITUAL, COMECEI A LER OS EVANGELHO A FUNDO, E ENCONTREI ESSE VERSICULO EM JOAO 10 .10 GUE MIM CHAMOU ATENÇAO, O LADRAO VEM MATAR ROUBA E DESTRUIR, OU SEJA AS FORÇAS MALGNAS, E JESUS VEIO DA VIDA EM ABUDANCIA, ACREDITEI E FUI A LUTA, COMECEI A JEJUAR E ORA PEDIDO PERDAO A DEUS DE TODAS AS MINHA INJUSTIÇA PRATICADAS NO PASSADO CITANDO UMA A UMA, FOI UMA LUTA MUITO GRANDE TINHA DIAS DE EXTREMA ALEGRIA, EM SEGUIDA ESSE CHOGUE DE SENSAÇAO FINA NA MENTE VOLTAVA DE FORMA VIOLENTA UMA COISA ASSOMBROSA E ANGUSTIANTE PARA MIM, PENSEI GUE ESTAVA ENLOUGUECENDO, MUITOS DIAS DE ORAÇAO E JEJUANDO, CERTO DIA NO MEIO DA RUA, NAO AGUOENTANDO MAIS ESSES CHOGUE DE SENSAÇAO FINA E ATERRORIZANTE NA MENTE, EU GRITEI DEUS NAO SUPORTO MAIS ISSO, DE REPENTE OU INSTANTANEAMENTE BATEU UMA CRISE DE CHORO MUITO GRANDE, GUANDO VOLTEI AO NORMAL SENTI UMA LEVEZA NA MENTE, UMA CALMA, FINALMENTE DEUS MIM LIBERTOU DESSE MAL GUE SE CHAMAVA . OPRESSAO DE DEMONIOS . OU OPRESSAO MALGNA, HA 20 ANOS ESTOU LIVRE CHEIO DE VIDA E ALEGRIA, HOJE POSSO OLHA PARA AS PESSOAS DE CABEÇA EM PE COM ALEGRIA AMOR E FELECIDADE, JESUS MUITO OGRIGADO POR OUVI MEU CLAMOR E TER MIM LIBERTADO DAS FORÇAS MALGNAS, OBS. ESSES CHOGUE DE SENSAÇAO FINA NA MENTE SO MIM ATACAVA GUANDO OLHAVA PARA PESSOAS, ESSES RELATOS SAO REAIS, ASSIM COMO E SUA EXISTENCIA, VAO FALAR DE EPILESPSIA, ESSA DOENÇA NAO TEM CURA E CAUSA CONVULSOES E GUEDA, COISA GUE NUNCA TIVE, GUERIDO POVO, PEÇO MIL DESCULPA POR ERROS NAO TERMINEI A 4 SERIE, FIGUEM TODOS EM PAZ, MARCOS V DE FARI.
Fumou a verdinha? A ex-ministra do desgoverno genocida viu o mão furada em uma goiabeira. 🤣🤣😂😂😂
Deus abençoe sua vida irmão, testemunho lindo❤
@@marcosvenilsondefarias tem provas científicas?
Sobrenatural existe sim
Mas não adianta conversar com céticos
@@marcosvenilsondefarias As pessoas falam com amigos imaginários em centros e$pírita$, igreja$$ e hospícios.
Só uma pequena correção ao entrevistado. Pedro jamais disse algo com o que Paulo teria discordado, o que houve foi uma chamada de atenção de Paulo a Pedro por uma certa incoerência em seu comportamento. E que logo foi resolvida. Nada de ressentimentos e discordâncias. A harmonia entre os apóstolos e profetas é total!
Pergunte para um crente quais as provas que ele tem sobre o Jesus histórico e lhe serão apresentados textos cristãos. São as únicas coisas que lhe apresentarão.
Segundo Baart Ehrman maior crítico e estudioso do novo testamento Jesus Histórico existiu sim.
Mas se tu que ninguém conhece no meio académico tá dizendo que não, quem sou eu pra discordar lkkkkkkkk
Tá precisando estudar mais , pesquisar mais.
Jesus a Tomé; bem aventurado os que não me viram, mas crerão em mim
KKKkkk
Texto de cristãos do primeiro século não vale,nem dos Chamados Pais da igreja? textos de vários cristãos do primeiro século,mas como já existia uma gama de pessoas que seguiam a jesus no primeiro século?se "ele não existiu"é estranho né Ateu Nutella!
Negar o óbvio é tão infantil!
@@Alessandro-fb3ii Infantil é vc se aborrecer com o que eu disse. Demonstra que vc está apaixonado pelo personagem e que, por isso, vê "chifre na cabeça de cavalo". Essa sua paixão é a mesma de acadêmicos que usam esse sistema de crenças para se projetarem. Pense direitinho e perceba: só há bons argumentos para a existência desse personagem, PROVAS DE JESUS NÃO EXISTEM! O que existe é uma narrativa religiosa, mítica que tem todas as características necessárias para ser classificada como a de um personagem literário apenas. Lamento informar, mas seu Cristianismo está fundamentado num personagem fictício.
E sobre as tabuletas encontradas por arqueologistas com a inscrição PONTIUS PILATUS?
Exato amigo.
Arqueologia e História possuem seus limites. Não tem como reconstruir nem 20% dos acontecimentos do primeiro século utilizando essas duas ferramentas.
Até certo tempo atrás para os críticos poncio pilatos não havia existido até ser encontrado algo sobre ele kkkkkkkk
É com esse critério que afirmam que Jesus nunca existiu kkkllkkkk
@@lan4634e olha quem era o cara.
Não sobrou praticamente nada dessa figura. Imagine Jesus que, naquele momento, era só mais um. Um judeus, de Nazaré, pregando nas bordas do Império.
Pilatos era tipo um governador , era muito importante , por isso conseguiram achar a placa
O que tem a ver a existência de Pilatos com a existência de Jesus?
@@Julio11889- é muito difícil verificar a existência de determinado indivíduo da história antiga por documentos específicos dessa pessoa. É mais plausível determinar por associação.
Se não temos nenhuma informação específica de Jesus (uma pedra com o nome escrito, qualquer coisa que se relacionasse diretamente com ele), a história busca outros elementos relacionados. E Pilatos é um deles. O NT se refere a um tal de Pilatos, existe documentos que comprovam a existência dessa pessoa, logo, a existência de Jesus ganha solidez do ponto de vista histórico.
Lembre-se: são mais de 2000 anos no passado, um território envolvido em muitas disputas, parco acesso à escrita, etc. Além disso, uma coisa que a galera gostava naquela época era destruir a memória de quem veio antes.
Top!!
Jonas Madureira da próxima seria massa(ele é discípulo, Pastor, teólogo e filósofo).
@@fabio6213 então, é charlatão.
Flavius Josefo, sendo judeu, fala sobre Jesus.
Problema é que não há precisão nos escritos
Se foram realmente documentados
Ou escrito por variadas pessoas
Com nome Flávio josefo
@@dmitrip.moller5995 É documentado, sim. Ele foi um historiador já respeitado no tempo dele. Nunca li livro dele, mas a pequena parte que fala sobre Jesus.
@@angelbor19meu queridinho, a passagem de Flavio Josefo sobre Jesus mais parece uma fanfic. O cara era um judeu cético, mas na hr de falar de Jesus fica chamando de Messias. Tu ja n vê hj Judeu falando que Jesus era o Messias, tu iria ver naquela época em que a religião sequer tinha a força que tem hj? Ele em momento algum se declarou um judeu convertido ao cristianismo, ou seja, ainda q Jesus tivesse existido e ele documentado, ele falaria de um cara q atraiu multidões, ele n ficaria falando do "messias verdadeiro filho de Deus operador de milagres". Tenha um pingo de senso crítico.
@@dmitrip.moller5995 não existe problema nenhum, o problema é a galera que quer desdenhar e fica procurando pêlo em ovo. Interessante que não fazem isso com outros eventos antigos, apenas com esse.
@@angelbor19 Documento sem credibilidade
Pois é avulso.Não tem registro oficial
Que garanta pertencer ao tal historiador
Mimimi de crente não vale nada,nos polpe
Tem q fazer um podcast com vc e o garoto do canal Professor Responde
O calendário e dividido antes de Cristo e depois de Cristo, o ser humano apenas quer acreditar que Deus não existe pra viver segundo suas vontades, ele disse que quando fosse crucificado atrairia todos a ele
E qual o problema em ter as próprias vontades?
Jesus veio a esse mundo pra pagar o preço dos nossos pecados , e aquele que crer e quiser o seguir renuncia a si mesmo e si arrependa e converta dos seus pecados
Qual o problema da pessoa viver de acordo com a sua crença? As pessoas tem a necessidade de buscar fora o que na verdade está dentro!
O evangelho que Jesus pregou nos ensina o arrependimento e conversão, pra nós livrar da irá vindoura
@@fredericoabramo4006não a problema algum, só existe uma verdade , quando a gente morrer nois descobre quem está errado
As 11 horas da noite vimos 3 luzes e então A Nossa Senhora apareceu rodeada por Milhões de Anjos. Compreendemos porque Ela é conhecida como a Rainha dos Anjos. Marija Parlovitche. Merdugorie. Bósnia
Bósnia é um país europeu majoritariamente islâmico.
@@zackb.3157Caro amigo. Islam significa Submissão. A quem? A Deus. Aquém Nossa Senhora é submissa? Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Jesus é histórico e tem que ser muito louco para morrer por uma coisa que não existiu
Tem pessoas todos dias morrem por algo relacionado a fé que acredita , isso não quer dizer que existe
Mitologia cristã.
Homens bomba do islã morrem direto
@@RLKDOPATRAO deve estar se referindo aos discípulos que conviveram com ele e que morreram de maneiras horríveis.
As pessoas sempre morreram por coisas que não existem. E até hoje morrem.
O critério é simples: Se tem base histórica, então historiadores e arqueólogos possuem as evidências que sustentem a sua proposição.ENCICLOPÉDIAS NÃO SÃO DOCUMENTOS ACADÊMICOS. ARGUMENTO NÃO É PROVA, SE VOCÊ QUER QUE SEU PONTO DE VISTA SEJA TIDO COMO VÁLIDO, DEVE POSTAR AS PROVAS QUE O SUSTENTAM
A pessoa que negar JESUS esse tá lascado ou lascada é só lamento e destruição no final
Comentário típico de quem não assistiu ao vídeo ou, se assistiu, não entendeu. Por que motivo a pessoa que negar Jesus está lascada?
Pouquinho medieval seu pensamento. Típico de Zé povinho.
@@ricarduuu_g medieval é coisa do passado e vivo no presente
Baboseira para assustar criancinhas.
@@denisreis9811 vai estudar a Bíblia q vc não sabe de nada inocente
Em hebraico todos os parentes eram chamados de "irmão" porque palavras como "cunhado" e "primo" não existiam. Seguidores também eram chamados de irmão.
O historiador faz aceitação seletiva dos registros: eu aceito que Jesus pregou em Jerusalém porque está escrito, mas eu não aceito os milagres, mesmo estando escrito.. por quê? Porque nunca vi um milagre, embora eu também não tenha visto Jesus pregar em Jerusalém. O historiador dificilmente ultrapassa o muro do paradigma naturalista.
Um adentro: milagres contados e acontecidos na desgraça do oriente médio. Lugar exemplo para a humanidade. Até parece que deus (se existir) seria tão burro de entregar a palavra para aqueles pilantras. Espinoza não foi excomungado a toa.
É 101% de certeza: é impossível qualquer deus do oriente médio.
@@ricarduuu_g Irrelevante o seu comentário, não acrescentou nada, apenas baseado em seus sentimentos internos, nenhuma coesão lógica.
@@alex90909 isso, isso...se você estudasse mais saberia que Espinosa sofreu a excomunhão justamente por duvidar da terra prometida ser a desgraça do oriente médio.
São meus sentimentos apenas...pois é, né? Lidar gente ultra leiga como você é muito fácil.
@@alex90909 Pois é, irrelevante o pensamento do Espinoza, que obviamente você não sabe que ele foi excomungado justamente por não acreditar que a terra prometida estava no Oriente médio.
Dá um google, vai ser bom para você que é leigão. Ah...eu casava 10 mil reais que você não sabia disso...ao vivo, na tora, sem google.
Leigo.
Ele só respondeu a pergunta de forma científica e acadêmica, não é uma questão de seleção, deixou claro que até entre ateus é a existência do Jesus , mesmo que não místico, mas como homem influente é aceita.
Top 🔝
Minha hipótese é a mais simples. Admitir que Jesus apareceu a Paulo implica em admitir um fenômeno extraordinário. Para tal, eu teria que ter provas extraordinárias, mas só tenho a palavra de alguém que nem sei quem foi.ESTAR REGISTRADO EM ATOS NÃO GARANTE NADA. HÁ UM MONTE DE COISAS REGISTRADAS NO ALCORÃO, NOS VEDAS ETC. E DAÍ? MAOMÉ VISITOU MESMO OS CÉUS NUM CAVALO ALADO?
Cadê o vídeo completo
provavelmente no canal msm
na verdade ele não mostrou nenhuma evidência da existência de Jesus (divino), já alguém que possa ter inspirado o mito , pode ser
@@alexfigueiredo4184 vc está errado , a variação dos textos são absurdas, segunda bart erthman , existem mais variações textuais que palavras no novo testamento e muda sim o entendimento teológico do mesmo, mas mesmo que não tivesse tanta adulteração textual, os textos não são evidências , ainda mais baseadas em testemunhos que são a forma mais falha de evidenciar algo , simplesmente as pessoas mentem , se enganam , se auto sugestionam , enfim , motivos para duvidar de testemunhos são infinitos , e continuo afirmando , não existe uma única evidência no mundo do Jesus divino , apenas as crenças das pessoas numa besteira desta
Mas não existe certeza absoluta.
Não foi uma pessoa. Foram vários que serviram de inspiração para criar o mito.
Por outro lado as primeiras cartas de Paulo são datadas por volta do ano 50, menos de 20 anos após a morte (e ressurreição) de cristo. E o conteúdo delas apontam para o Jesus filho de Deus. Enfim, no final é a fé da pessoa que conclui.
@@igorgabrielmuquiuti2247 eu não confio em relatos que passaram 1 minuto , vou confiar em relatos de 20 anos, ainda mais descritos por pessoas da idade do bronze sem nenhuma escolaridade e noção de ceticismo ? Sem chances
Infelizmente é dúvida 😢
As diferentes opções dos bispos entre as resoluções do CONCÍLIOS provocaram o primeiro cisma entre os cristãos, dividindo a igreja entre A FACÇÃO ROMANA, POSTERIORMENTE CHAMADA CATÓLICA APOSTÓLICA E A FACÇÃO GREGA, POSTERIORMENTE CHAMADA ORTODOXA.No século XVI A REFORMA PROTESTANTE estabeleceu uma nova divisão, com a novidade de que a nova corrente desautorizou os concílios e decretou que apenas a Bíblia tem autoridade sobre questões religiosas cristãs, mesmo que interpretada individualmente, no que se chamou de SOLA SCRIPTURA.Não obstante seu caráter revisionista, a maioria das denominações protestantes preservou OS DOGMAS DA DIVINDADE E CONSUBSTANCIALIDADE DE CRISTO, como definidas no Concílio de Nicéia.O centralismo papal da Igreja Católica Romana impediu outras sub-divisões em seus dogmas, mas OS ORTODOXOS se cindiram em ramos, enquanto os protestantes se fragmentaram em uma infinidade de denominações, muitas vezes conflitantes dogmaticamente entre si.Cada uma destas sub-divisões cristãs tem sua própria IDÉIA SOBRE JESUS, a maioria ainda segue Nicéia nos dogmas fundamentais, mas basta comparar as diferenças doutrinárias entre Adventistas do Sétimo Dia e Testemunhas de Jeová (religiões originadas do mesmo tronco do protestantismo) para se constatar o quanto as percepções sobre o tema são distintas.ASSIM, O JESUS TEOLÓGICO É UMA ESCOLHA ENTRE MÚLTIPLAS, PODENDO O ESTUDIOSO NÃO-CRISTÃO ANALISAR A CONSISTÊNCIA FILOSÓFICA DE CADA UMA DELAS, MAS JAMAIS APONTAR ALGUMA COMO VERDADEIRA
Mais de 2000 anos atrás um pessoal combinou uma história e conseguiram enganar a todos até hoje.
É mais difícil acreditar nas teorias dos ateus do que no próprio Cristo
Combinou a história muito errado inclusive. Os próprios evangelhos se contradizem nos fatos narrados😅
@@pcifc Mas mesmo assim voce vem aqui encher o saco por causa dessa religião criada a 2.000 anos atrás certo? Isso te encomoda né ateu? Se è que è ateu né,se acredita em peixe que vira humano è muito difícil acredita em um humano que surge do barro?
@@JoaoAlceudeSouzaJr.-nc4lp claro que incomoda. Distorce ciência, prejudica o progresso por causa de um conservadorismo tacanho, influencia na política. Gostaria de ver se vc vivesse num país muçulmano o inferno q seria pra vc cristão.
Documentos do novo testamento não vale. É a referência circular onde o próprio texto o justifica!
Engraçado, na hora de aferir que Gilgamesh existiu aí vale né? Mas n precisa de textos do novo testamento basta pegar tácito ou Josefo!
@@renanmendes2667 , sou historiador e Gilgamash é como Robin Hood e rei Davi: Contos de heróis! É como o Aquiles e Odisseu, heróis míticos que representa um povo. Só isso! Provavelmente Flávio Josefus foi uma invenção Flaviana e pelo pai dele ser um publicano, poderia ser Plutarco escrevendo. Além diosso, sua Jerusalém com 600 mil mortos. era provaáel que ele estava falando da guerra civil de Roma (Vitélio contra Vespasiano no ano dos 4 Césares, 69 da era comum),. pois Jerusalém comportava uns 25 mil cidadãos e crescia para 50 mil na festa de tabernáculos que era fora da cidade!
@@nerdtech6319 Historiador crendo na teoria Flaviana já vemos um viés na academia.
O historiador erra ao se basear em cópias dos documentos como se fossem a data dos escritos originais, as cópias mais antigas ENCONTRADAS não significa que são os originais encontrados, significa que foram os documentos que conseguiram ser encontrados ainda preservados, não há razão para se imaginar que os documentos primitivos do cristianismo não foram escritos pouco tempo depois da morte de Jesus, pois a escrita já existia há 3 mil anos, o papiro idem, o pergaminho já existia há um bom tempo também, os cristãos tinham recursos para documentar algo tão importante, havia senador, cobrador deimpostos e até médico entre eles, fora as ofertas das igrejas primitivas que Paulo menciona nas cartas, assim, não há base racional nenenhuma para supor que esperariaam 30, 50 anos para escrever sobre seu mestre, incrível essa conclusão...
Seu ponto faz muito sentido, eu entendo ele não agarrar neste ponto por que só podemos trabalhar com oque temos, mas omitir esta parte é errado também
Primeiramente vou advertindo que não sou religioso pra que não se prenda à minha afirmação mas sou historiador. Existem análises baseadas em estilística, etimologia, narrativa, métrica que são usadas pra definir um período histórico com uma certa precisão. Vou te dar um exemplo tosco: alguém encontra um bilhete no ano de 5024 numa escavação falando que o império estava dando sinais de que ia cair no BR. Logo se sabe que esta pessoa não pode estar falando antes de 1822; Outros sinais textuais como palavras muito comuns faladas na época, estilo da escrita, etc, etc, etc. São coisas que a maioria desconhece, infelizmente.
Eu continuo afirmando que não há fontes históricas sobre o Jesus da Bíblia.ENTRETANTO, NADA IMPEDE QUE TENHA HAVIDO UM FUNDADOR DE CARNE E OSSO PARA O CRISTIANISMO. UM HOMEM COMUM.
Já fazem 40 anos que a Nossa Senhora conversa com 6 videntes em Merdugorie. Bósnia.
Não entendi...
O Reino de Deus é real. Seus antepassados estão lá. Nossa Senhora é a Rainha dos Anjos.
@@AntonioSantos-sr2kyque pinga brava é essa?
@@Igor-tr8xjCaro amigo. O mundo espiritual é real. É lá que você irá passar a eternidade.
Bem, se considerarmos que existiu um Jesus histórico que gerou seguidores que se denomivan cristãos, e considerarmos que até hoje existe esse grupo de pessoas, e considerarmos que uma parcela desse grupo, que é a Igreja Católica, documentalmente afirma ter ligação direta com os primeiros discípulos desse Jesus, e considerarmos os milagres que existem nessa Igreja, fica fácil provar a parte dos milagres do Jesus histórico, unindo-o assim ao Jesus da Bíblia.
A busca pelo jesus histórico é uma questão de sustentação de interesses que não toleram ser obstados.
Exatamente.
Interesses pelo que? Por validar uma doutrina que prega o amor, a compaixão, o perdão?
Aos crentes, quais as evidências factuais da existência de Cristo?ADMITO QUE AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIAS, NÃO SIGNIFICA PROVA DE NADA. CONTUDO, ISTO ACABA SENDO VALIDO PARA TODOS OS CASOS IMAGINÁVEIS. O BOM SENSO MANDA SUSPENDER O JUÍZO OU DESCONSIDERAR A EXISTÊNCIA DE QUEM NÃO TEMOS QUALQUER EVIDÊNCIA.
Essa pergunta não deve ser feita aos crentes, mas sim aos historiadores.
Não há nenhum historiador sério que não acredite na existência do personagem histórico de Jesus.
Se o Jesus dos evangelhos é o mesmo da história, aí é outros 500.
Esperava provas, não de achismo.
Daqui a 50 anos, vamos ter diversos relatos de pastores que falaram, fizeram e etc...
Não tem prova e nunca terá. Farsa não tem prova.
Vc acredita que Cristovão Colombo existiu ? Dom Pedro ?
@@vardaum1 Claro, tem até os ossos de Dom Pedro.
🙏
Só preciso da Bíblia pra acreditar, não da ciência
A Bíblia é uma invenção do homem. 😅 Você acha que caiu do céu? Hahahahahahahhahahahahahahah
A bíblia é tão verdadeira que diversas traduções tem modificações, inclusive se fosse tão carteira não haverá tantas denominações como (catolicismo, ortodoxos, assembleia, mórmons, evangélicos, reformados, protestantes e lá vai cacetada) cada um tomando pra si o que lhe convém, lêem e interpretam como quiserem por fim deus nenhum disse nada
A ciência não é a verdade ele é uma das formas de chegar na verdade.
A msm ciência que vc usa pra escrever esse texto nesse seu celular.
@@eu_estive_aqui_brasil claro mas o que isso tem com o que eu falei ? Kkkkk
O discurso de que jesus foi um personagem mitologico ou uma invençao romana nao é um discurso que é compartilhado pela maioria dos estudiosos, principlamente a teoria de que jesus foi uma criaçao romana, tal teoria é considerada da conspiraçao, nao tem respaldo na historiografia.
Eu respeito muito o Henrique, acompanho algo no canal dele e nos podcasts, mas acho extremamente frágil como evidência citar Plínio, que se refere a cristãos e não a Jesus, assim como Suetônio e outros também fizeram e há registros escritos disso. O problema de entender a consulta de Plínio ao seu superior hierárquico sobre como lidar com os cristãos como evidência do Jesus histórico é o mesmo de um evangélico considerar Iemanjá um personagem histórico porque o crente se orientou com o pastor da igreja sobre o melhor meio de perseguir os umbandistas.
Fora as falsificações feitas pela igreja, que inclusive ela própria reconheceu.
Mas os cristãos estariam disseminando os ensinamentos de um "Cristo", a quem eles estariam se referindo então?
Sua comparação tem nada haver. Iemanjá é uma entidade e nunca foi uma pessoa que passou ensinamentos pra outras pessoas. Ao contrário de Cristo
@@larapereirajardim5566 O que está em discussão é justamente a existência de ambos. Se Jesus não existiu, ele não ensinou nada e sim quem se passou por ele. Mas, beleza, podemos substituir Iemanjá por Zaratustra. Agora, são duas pessoas.
@@gilmargoncalves8308 Rapaz, vocês fazem força para não acreditar que Jesus existiu. Independente se existiu ou não um Jesus bíblico, o mais importante são os ensinamentos deixados, de amor, compaixão, perdão... Mas você deve achar isso tudo besteira né, então deixa pra lá...
São Marcos, era interpretação de São Pedro...
I São Pedro 5:13
A igreja escolhida de Babilônia (Roma) saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho.
Existem mais de 44 historiadores que acreditam que Jesus nunca existiu jsefo e uma interpolação cristã nenhum historiador mencionou um Jesus
Como foi falado no vídeo,a Maioria dos Historiadores,inclusive Ateus,concordam com a existência histórica de Jesus.
Flávio Josefo,cita Jesus 2 vezes,apenas o primeiro texto é acusado de interpolação.
Depois disso,ele faz uma citação indireta à Jesus,quando fala na Morte de Tiago,explicando que este Tiago era o chamado Irmão de Cristo.
Na sua Carta aos Galatas,Paulo também fala sobre esse mesmo Tiago,irmão do Senhor.
Outra fonte: o Historiador Romano Tácito diz que os Cristãos vem de Cristo que foi executado na Judéia,no Tempo de Pilatos na época do Reinado de Tibério César.
Paz e Bem
Mais que 44… tá de sacanagem né?kkkk tu acha que existem quantos historiadores no mundo? 70?
O consenso acadêmico é que ele existiu, a tese de que Jesus nunca existiu é uma tese minoritária na academia. Pode até estar certa, mas é uma tese bem fora da curva e não é defendida pela maioria.
Os historiadores (maioria) não entendem a interpolação do Flávio Josefo como sendo uma inserção completa e sim uma mudança do que existia originalmente, para retirar o teor pejorativo e incluir uma narração grandiosa da figura citada por Josefo.
Tácito cita a existência de Jesus, e suetonio tbm. Essa tese de que nenhum historiador o cita é falsa. Não há citações contemporâneas, fato, mas ele n teve uma carreira pública duradoura, foi apenas de 1 a 3 anos no máximo. Além disso, a história antiga sempre foi assim, normalmente as figuras históricas são citadas por historiadores de décadas dps. Se n me engano é Alexandre o grande que nós so temos registros de historiadores mais de 1 século dps falando dele
Só que você se esqueceu que o tácito viveu quase 1 século depois da suposta morte de cristo sendo provavelmente uma coisa que ele ouviu de cristãos @@jefersondiogenes2837
@@jefersondiogenes2837esse povo quer uma foto de Jesus, só pode.
Até pouco tempo ninguém conhecia a Epopeia de Gilgamesh. Estava completamente esquecida.
Pode haver diversas contestações de feitos (assim como ocorre com Jesus), mas é INEGÁVEL que essa figura realmente existiu.
Por que será que essas pessoas preferiam morrer pela causa do Senhor Jesus?
Ou seja, não há provas.
Você queria o que? Um autógrafo? 😂 É assim que a ciência de historiador funciona amigo. É leitura de documentos... Arqueologia é outra coisa.
@@pedrop5837, não há provas.
@@jorgelombardijorgeNão é mera coincidência as profecias já compridas da bíblia... a pedra com o nome de Pilatos e o anel dele encontrado
Como em tantas outras culturas antigas, um libertador fora prometido ao povo judaico no passado. O messias cristão desenhado por Roma nunca se encaixou nesse perfil redentor ainda que as manobras teológicas do quarto século até os dias atuais tentem fazer parecer que sim. Por séculos apareceu vários messias para aquele povo mas, nenhum deles ainda foi tido como o “verdadeiro”. Desse modo eles ainda o aguardam. UM DOS ÚLTIMOS E QUEM SABE O MAIS FAMOSO ENTRE ESSE SEJA JUDAS MACABEU, FILHO DO SACERDOTE MATITIAS. ELE VIVEU EM 190 A.C. E FOI RESPONSÁVEL POR UMA IMPORTANTE REVOLTA CONTRA OS SELÊUCIDAS. POR ESSE FEITO SE TORNOU IMORTAL ENTRE O SEU POVO.
O Jesus da biblia é um mito.
Jenio
Não importa cara, o que importa são os ensinamentos de amor, compaixão, perdão, etc...
Ateus, não sejam militantes. não é porque vocês não acreditam na bíblia, que precisam negar a existência já comprovada do Messias.
NÃO EXISTE NEMHUMA PROVA FÍSICA QUE JESUS EXISTIU... A BÍBLIA É UMA FÁBULA PRA ADULTOS CARENTES... PREFIRO ACREDITAR EM PAPAI NOEL... PELOMENOS NO NATAL APARECE UM MONTE POR AÍ... ATÉ O NATAL ÉRA UM MOVIMENTO PAGÃO. A IGREJA CATÓLICA ROUBOU E FALA QUE É NASCIMENTO DE JESUS,,, GRANDE PIADA...
Jesus existir não tem nada a ver com provar as mentiras que contam na bíblia. É como falar que existem espíritos pq o Chico Xavier existiu kkkkk
A bíblia é um dos documentos históricos mais autênticos que existem, e depois da descoberta dos manuscritos do mar morto isso ficou mais evidente. Nenhum historiador ou arqueólogo contesta a autenticidade da bíblia.
@@jeordesluciano3788 A maioria dos historiadores analisam a bíblia como uma coletânea de livros, feitos por diferentes pessoas com diferentes intenções e em diferentes contextos sociais. Normalmente eles aceitam algumas coisas e rejeitam outras. Por exemplo, podem aceitar a historicidade de certos reis e batalhas narradas ao mesmo tempo em que rejeitam vários detalhes e fatos miraculosos. Normalmente consideram a história contada antes do século ~8 A.C. seja quase inteiramente mitológica e apenas aceitam a história após esse período (mesmo assim eles tem uma interpretação diferente de vários fatos). Também consideram que praticamente tudo na religião do antigo Israel tenha sido herdado de povos pagãos adjacentes, em um longo e complexo processo de absorção e reinterpretação
O problema é que há nada fora da Bíblia que mostre a existência de um Jesus histórico
@@jeordesluciano3788 um livro que fala em homem com força no cabelo e os ursos matando crianças que zombaram de um careca kkkkkkkkkkkk
@@felizoandoxxtrep9032suetonio e Tácito falam sobre. Flávio Josefo é uma interpolação mas a academia não invalida o texto completamente, mas sim o considera uma modificação do teor original da passagem a respeito de Jesus. Plinio não comenta diretamente sobre a existência de Jesus, mas o texto da a entender que Plinio acreditava que Jesus era um homem existente e que era cultuado “quase como um deus” pelos cristãos (embora aqui seja mais uma interpretação do que uma evidência forte msm). Celso critica os cristãos mas em nenhum momento busca deslegitimar o cristianismo por meio de uma acusação de inexistência histórica de Jesus, mas sim que ele era só um homem qualquer.
Jesus existiu, assim como muitas pessoas da Bíblia, normal ter pessoas reais e acontecimentos reais.
Mas o fato de ter uma coisa que bate com a realidade não significa que todo o conteúdo escrito é verídico.
Pedro tambem poderia ter tido visões assim como Paulo;
Irmão é um termo ambíguo e pode significar correligionário
Plinio obtem informações de cristãos não é uma fonte primária
Tácito idem
Josefo foi adulterado - interpolação completa
Isto é uma possibilidade, mas não é um fato, você pode provar que tal mudança extraordinária, de um ser revelado em visões para um ser histórico em menos de 60 anos, ocorreu?
'Irmão do Senhor' é um título único, aplicado apenas a Tiago, a probabilidade de ser um título religioso é muito menor em comparação com a probabilidade de se referir a um irmão biológico de Cristo.
Plínio atesta que Cristo já era tido como um homem histórico em 110 dC, tanto pelos cristãos como pelos romanos.
Tácito idem.
O testimonium flavianum é uma interpolação, o testemunho de Tiago não.
Uma correção: Saulo/Paulo não se converteu pela pregação de discípulos. Ele perseguia, prendia e até participava da morte destes. Saulo foi convertido pelo Jesus ressurreto.
por isso nao vivo a vida que DEUS me deu pra viver uma vida boa pos a morte que meu pastor me diz todos os dias..
Sem dúvida o Jesus existiu e era humano, ele seria famoso naquela época que por coincidência ele foi elevado a um ser divino. Ele não passar de um humano que foi forjado pela igreja pra ganhar dinheiro e dominância.
De qualquer forma, ESSE CRITÉRIO DE ALGUÉM TER ESCRITO ALGO NÃO O FAZ UMA CERTEZA HISTÓRICA MAIOR. Muitos personagens que nada escreveram são tidos como existentes. HÁ UMA EPÍSTOLA ATRIBUÍDA A PAULO QUE DIZ: “SE JESUS NÃO RESSUSCITOU, VÃ É VOSSA FÉ”.OU SEJA, É FUNDAMENTAL SABER SE JESUS EXISTIU E, MAIS AINDA, SE RESSUSCITOU. POR OUTRO LADO, NÃO É FUNDAMENTAL SABER SE EXISTIU UM PLATÃO OU SE OUTROS ESCREVERAM OS TEXTOS QUE LHE SÃO ATRIBUÍDOS.
Jesus teria de vir à Terra exatamente na época que teria de vir. Desde os tempos de Adão que ficou prometido o seu regresso (“tu lhe machucarás a cabeça, e ele o teu calcanhar”), depois em Abraão e sua descendência, Moisés mas principalmente em Daniel na profecia das semanas de anos que pouco antes de 537AC no retorno do hebreus para Jerusalem, essa profecia coincidirá sobre o ano de baptimo de Jesus.
Quanto à sua linhagem, foi verificada pelo médico Lucas a proveniência da sua linhagem até Sem, Lucas verificou as bibliotecas de Éfeso, Esmirna, Tiatira, Laodicéia, ele teve acesso a dados que hoje nos é impossível.
Jesus Existiu mas era só um mendigo que alucinava de tanta fome e peregrinação .
Jesus era normal só que não época achavam que ele era divino.
@@RyanalvesAlves-xk1jy sim,foi exatamente isso que eu disse
@@rodrigopao5822 Você tá falando de outra visão sobre jesus
3:40 A partir sa pregação de cristãos, né, aham sei...
É uma falsificação, mas ainda sim, é uma evidência 😂😂 os caras fazem de tudo pra dizer que o cara realmente existiu. NÃO EXISTE EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DE JESUS CRISTO!
Pra justificar as merdas, " ciência comprova..." comprova na cabecinha de quem quer.
Negar o Jesus histórico é pura burrice, já o Jesus divino abre margem para diversas interpretações. Eu não acredito na divindade dele por exemplo, mas negar que alguém chamado Jesus existiu naquela época é a mesma coisa que negar a existência de diversas figuras históricas como Alexandre, Nabucodonosor, etc.
Você não segue Jesus, você segue um livro que fala de Jesus. VOCÊ SEGUE O QUE OUTRAS PESSOAS OUVIRAM DIZER QUE JESUS DISSE.Jesus não deixou nada escrito.
👏🏽👏🏽👏🏽
JÁ QUE O CRISTO NADA ESCREVEU ACERCA DE SI, temo ter de julgá-lo baseado nos evangelistas e no apostolo Paulo. O QUE SE PERCEBE É UMA TENTATIVA OBSESSIVA EM ENFATIZAR QUE ELE ERA O MESSIAS. Como pode uma obra que se clama inspirada divinamente conter contradições como a da genealogia apresentada por Lucas e Matheus? Já ouvi varias respostas interessantes, mas nenhuma me convenceu.
A palavra Cristo foi introduzida por Paulo. Nao existia isso antes. E Paulo discordava de tudo que os antigos apostolos faziam, porque eles seguiam as regras do judaísmo.
A mente acredita no que quer acreditar, auto sugestão.
Os crentes apresentam uma lista de historiadores que mencionaram Jesus como prova de que ele existiu. Na verdade, nenhum deles viveu na época dos supostos fatos. TUDO O QUE ELES RELATAM É DE OUVIR FALAR, ÀS VEZES 100 ANOS DEPOIS. E o que eles dizem é que havia um grupo de pessoas que se denominavam “cristãos” e acreditavam num tal de Jesus. ISTO PROVA A EXISTÊNCIA DE CRISTÃOS JÁ NAQUELA ÉPOCA, MAS NÃO A EXISTÊNCIA HISTÓRICA DE JESUS. OUTROS AFIRMAM QUE O TÚMULO VAZIO É PROVA DA RESSURREIÇÃO, sem perceber que qualquer um pode cavar um buraco e dizer que lá havia estado um deus ou qualquer outra coisa. Sem perceber que nem sabemos se Jesus chegou a ser enterrado naquele túmulo ou, se foi enterrado, talvez tenha sido removido antes de chegarem os soldados romanos. SEM SE DAR CONTA DE QUE NEM SABEMOS SE O TAL TÚMULO EXISTIU MESMO. TUDO O QUE TEMOS É UM LUGAR QUE, SÉCULOS DEPOIS, OS CRISTÃO DECIDIU QUE ERA O TÚMULO MENCIONADO NOS EVANGELHOS.TALVEZ TENHA HAVIDO UM HOMEM QUE DEU ORIGEM AO MITO QUE OS EVANGELHOS RELATAM, MAS NÃO HÁ RIGOROSAMENTE NENHUMA PROVA DE QUE ELE TENHA NASCIDO DE UMA VIRGEM, FEITO MILAGRES, RESSUSCITADO E VOADO PARA O CÉU. Quem quiser que acredite pela fé, mas não apele para alegações do tipo “muitos historiadores sérios confirmam que Jesus existiu”. NÃO É VERDADE. HISTORIADORES SÉRIOS NÃO DEIXAM QUE SUA FÉ RELIGIOSA INFLUENCIE SEU TRABALHO PROFISSIONAL.
Pra quem quer uma outra visao da biblia, pesquisem o canal William Donahue e vejam os videos - todos em ingles. Alem disso, estudem as fontes diretamente... Estudem oq veio antes. Tudo veio de algo. O judaismo e cristisnismo vem de raizes pagãs. Todas as religioes tem similaridades e todas contam a MESMA HISTORIA so que com personagens diferentes
Os historiadores tentam estabelecer o que mais provavelmente aconteceu no passado. MILAGRES SÃO, POR DEFINIÇÃO, O EVENTO MENOS PROVÁVEL. O EVENTO MENOS PROVÁVEL NUNCA PODE SER O EVENTO MAIS PROVÁVEL.Se Jesus foi ressuscitado dos mortos, teria sido um milagre, que é o evento menos provável. E A ÚNICA EVIDÊNCIA QUE TEMOS SÃO OS RELATOS EVANGÉLICOS, QUE FRACASSAM EM TODAS AS PROVAS DE BOAS EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS.
E que importância tem isso?
tem o poder de desestabilizar toda a crença de uma pessoa...
eu virei ateu após muitas coisas do tipo me serem apresentadas.
me ver como religioso se tornou absurdo!
Os livros foram feitos anos depois, e foram compilados ainda muito mais tarde.
Ou seja, os primeiros anos e os mais importantes foram feitos daqueles que realmente presenciaram o que Jesus fez.
Daqueles que deram o testemunho do que viram.
Jesus não é Jesus histórico sem milagres
Jesus só é Jesus pq fez milagres e não o contrário
Edit:
E outra, a primeira vinda dele é como cordeiro.
Esperamos pela vinda do leão de Judá
NENHUM MITO TERIA EXISTIDO COMO "ELE" EXISTIU.......
Existiu Yeshua (Jesus) nunca exisitu... Porque para início, no Hebraico não existe letra "J". No alemão o "J" é pronunciado algo como "ia" logo "IASUS" próximo de YEAHSUA ou como encontramos na Bíblia JOSHUA pronuncie como o som alemão para J e ficará "YASHUA" etc... Captaram?
CITAÇÕES SOBRE O CRISTIANISMO, NÃO É CITAÇÃO SOBRE CRISTO, e se ele houvera de fato vivenciados os feitos dos evangelhos, sem dúvida alguma, os historiadores de então, teriam relatado àqueles possíveis feitos, contudo, não é bem assim.
Observe que ele diz que a maioria dos historiadores (Acreditam) que Jesus existiu, isso não prova sua existência, acreditar nada mais é que, supor ......
Em segundo lugar é que, devemos separar o suposto Jesus histórico do Jesus milagreiro ou seja, os historiadores acreditam que o Jesus histórico possa ter existido, mas desacreditam que esse Jesus possa ter feito algum milagre e muito menos ter morrido e ressuscitado....
Em terceiro lugar os 20 livros colocados na estante conforme disse o historiador, foram os livros escolhidos para fazer o (Cânon) ou seja, tinha muito mais livros que circulava, porém foram escolhidos os PREFERIDOS...
Quais os principais documentos sobre Jesus? As cartas de Paulo, porém nem todas as epístolas são de fatos de Paulo ou seja, algumas foram escritas por alguns supostos Paulo, não o autêntico (consenso acadêmico)
Sobre Paulo não conhecer Jesus é a maior aberração, pois o mesmo não estudou na escola (pés) de gamaliel?
Sendo Paulo fariseu, não deveria estar em Jerusalém nas festas principais (incluindo a páscoa) festa onde Jesus foi supostamente crucificado...
O fato de Paulo falar sobre Pedro, prova a existência de Jesus? Não...
Sem dizer que, dizer que esteve com Pedro é uma verdade ou uma mentira?
Se é uma verdade, porque o mesmo (Pedro) não afirmou na sua carta que esteve com Paulo?
É plausível que Paulo estivesse falando a verdade😂😂
O próprio Paulo disse que suas mentiras engrandecia a Deus [Romanos 3:7]
Plínio [The Early Christian Church Volume 1 by Philip Carrington (Aug 11, 2011) ISBN 0521166411 Cambridge Univ Press page 429] pedir orientação sobre como lidar com os cristãos, mas no primeiro século existia vários tipos de cristãos, não apenas uma classe ou seja, os que acreditava realmente no Jesus físico...
Tácito não fala de Jesus, muito menos Flávio Josefo, no quesito (Cristo) é uma interpolação na obra de Flávio Josefo 😂😂
Engraçado! Um homem alimentar em torno de 20 mil pessoas, ressuscitar mortos, curar paralíticos é insignificante 😂
Alguém hoje fazendo algumas dessas maravilhas (fenômenos) seria insignificante? Tenha paciência meu jovem 😂😂
Se tácito, Plínio, Flávio Josefo e outros tantos, registraram coisas como (morte de um cachorro) os mesmos deixaria de registrar esses acontecimentos (fenômenos) realizados pelo suposto Jesus? Isso é forçar a barra meu jovem....
Falou, falou e não trouxe nenhuma prova, e nem evidências plausíveis...
1 - Seu ponto é literalmente sobre uma expressão, se ele dissesse que os historiadores ((concluíram)) que Jesus existiu você faria o mesmo ponto?
2 - Tal separação é puramente estética, ainda há vários historiadores que afirmam que Cristo realizou milagres e o tratam como um 'curandeiro' ou 'feiticeiro'.
3 - Sim, isso porque muitos livros foram perdidos, por exemplo a carta "zero" do apóstolo Paulo aos coríntios foi perdida, e os outros 'evangelhos' não alcançaram tanta popularidade e nem eram tão antigos quanto os evangelhos canônicos, por exemplo os fragmentos de evangelhos preservados no Egito, eles são do século II, mas não há nenhuma citação de suas histórias fora desses fragmentos; da mesma forma a Harmonia de Taciano não foi incluída por ser tardia.
4 - Sim, nem todas as cartas atribuídas a Paulo foram escritas por ele (pelo consenso histórico), que bom que entendeu.
5 - Pelo que o próprio apóstolo escreveu, ele não esteve muito na Judéia (Gálatas 1:22), então...meh, e você ainda está supondo que todos os habitantes de Jerusalém viram Cristo sendo crucificado.
6 - Paulo só falou que interagiu com Pedro quando descreveu sobre o incidente em Antioquia, coisa que NÃO é relatada em 1 Pedro, e mesmo assim há dúvidas sobre se essa carta é autêntica, então também não constitui um problema real.
7 - O problema é que tais cristãos nunca são descritos, todos os ataques a uma classe 'estranha' de cristãos se referem a eles como basicamente docéticos (que negam a encarnação de Cristo), seja nas cartas de Inácio ou na obra de Irineu, o que não refuta a existência histórica de Cristo.
8 - O texto de Tácito diz claramente sobre Cristo, que fora crucificado sob o governo de Pôncio Pilatos, agora sobre o testimonium flavianum, sim, é uma interpolação certa.
9 - Sim, isso tudo é ignorável, milagreiros sempre foram comuns no período romano, o próprio Apolônio de Tiana não é citado por nenhum desses vários historiadores apesar de ter realizado milagres, por que? Porque sua história não é significativa a eles, Flávio Josefo estava preocupado com os 'judeus sediciosos', esse é o foco de suas obras. E a parte mais irônica é que você mesmo disse que havia uma separação entre o Jesus histórico e milagreiro, mas convenientemente a ignora 😂.
@@QuenlewEhgayDaSilva
Olá! Quais historiadores afirmam que o Jesus milagreiro existiu? Sendo esse historiador de cunho (não religioso)
Poderia mostrar as fontes?
Conclusão: na sua visão, o Jesus milagreiro existiu? Sim ou não?
Responda de forma objetiva....
@@Roberto-Brito-x19 Stevan Davies, Marcus Borg e Geza Vermes, procure pelos artigos que eles publicaram na Wikipedia
Sim
@@QuenlewEhgayDaSilva
Meu nobre, stevan Davies não é um historiador sem cunho religioso, pois em seu livro [spirit possession] deixa claro acreditar na pessoa de Jesus como alguém (cheio do Espírito)
Os demais autores tbm citados tinham cunho religiosos...
Mas vamos partir do que você acredita (Jesus ressuscitou)
Ele (Jesus) pode responder às orações hoje [século XXI] feitas por você, caso você a faça como descrito em [Mateus 21:22]?
Já que ressuscitou e disse que estaria presente até a consumação dos séculos [Mateus 28:20]?
Ou você somente crê na sua ressurreição, mas não acredita nos fenômenos sobrenaturais para os dias de hoje?
Aguardo sua resposta, obrigado..
@@Roberto-Brito-x19
Então sua base para presumir que ele é religioso é o uso de termos religiosos (embora sua tese seja claramente não-religiosa)?
Eu como cristão creio que esses "milagres" continuam ocorrendo, mas num âmbito histórico isso é inútil, assim como discutir se os "milagres" de Cristo eram poder sobre a ordem natural, magia/feitiçaria ou ilusionismo, não há como testar cada hipótese individualmente, a única discussão histórica nisso é se Cristo fez o que os autores antigos disseram, pra mim a resposta é sim (afinal, são muitas fontes diferentes, não-cristãs falando a respeito desses milagres).
Então se alguém escreve algo, você crê ter bases para aceitar sua existência.Logo, você deve aceitar a existência de João, Tiago e Pedro. E os quatro anteriores mencionam Jesus .NÃO TENHO COMO SABER SE JOÃO, TIAGO E PEDRO EXISTIRAM. SEI QUE ALGUÉM ESCREVEU TEXTOS FALANDO DELES, MAS NÃO SEI SE DIZEM A VERDADE.ALGUÉM ESCREVEU O “SENHOR DOS ANÉIS”, MAS NEM POR ISTO DEVO ACREDITAR NO QUE O LIVRO DESCREVE.
Jesus não existiu, ele existe. Independente de acreditar no que ele disse ou não, negar isso é ser sem noção, tanto que ele existe até hoje. Teria que ser a mentira perfeita, porque já contestaram o que ele disse, contestaram tudo, e nada cai, daí começaram a contestar a existência dele, já que não conseguiam derrubar o resto.
Ñ há provas. Então ngm é obrigado a crer em mitologia.
@@l.g.a3072 mitologia é algo fantasioso, o que não é o caso aqui. Isso só pra começar, mostrando que se trata de um comentário muito mal elaborado. Existem muito mais evidências que ele existiu do que o contrário, o que é bem diferente de mitologia. Além disso, como foi dito, e não precisa de mais de 2 dígitos de QI pra entender, Jesus não era importante na época, portanto É ÓBVIO que não existe nada factual, muito menos um cadáver, já que na própria Bíblia diz qual foi a destinação, acredite ou não. É a mesma coisa que alguém perguntasse de você daqui 2000 anos, não vai ter nada, porque você é irrelevante e ninguém vai guardar nada seu. Na época, era esse o caso de Jesus, tanto que um bandido foi absolvido no lugar dele.
Ainda sobre isso, de fato ninguém é obrigado a acreditar em nada, porque crer é um processo individual, mas se existem muitas evidências e registros que levam a crer que isso é real, quem realmente está descolado da realidade, ainda que seja por razões céticas, é o seu comentário. Existe limite entre ceticismo e ignorância.
@@l.g.a3072 Só que Jesus não è mitologia,ele realmente existiu se não,não estávamos falando dele nesse exato momento a 2000 anos depois dele existir certo?
Isso não prova. O que se tem são relatos de um jesus lendário, tão somente isso. Sem contar que ele não foi o primeiro, existiu outro antes dele com a mesma característica.