A CULPA DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA | Histórias de ter.a.pia

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2024
  • Aos 14 anos, a Luiza entrou para as estatísticas da gravidez na adolescência. Mais de 20 anos depois, aos 36, atuando como médica no sistema público de saúde, ela se vê em jovens passando pela culpa de estar desamparadas, abandonadas, excluídas e grávidas sem preparo algum.
    Mas história da Luiza nos serve de reflexão: a culpa realmente é dessas jovens sem estrutura emocional (e muitas vezes financeira) ou há todo um sistema que as empurram para esse abismo social?
    Conte histórias com a gente: bit.ly/MembroT...
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    💙 Gostou dessa história?
    ✍️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com os amigos
    🕵 Siga nossas redes ➡ linktr.ee/hist...

ความคิดเห็น • 252

  • @historiasdeterapia
    @historiasdeterapia  3 ปีที่แล้ว +23

    GOSTA DO TER.A.PIA? AJUDE A GENTE A CONTAR MAIS HISTÓRIAS! 👉🏻 bit.ly/MembroTerapia

  • @eduarda2602
    @eduarda2602 3 ปีที่แล้ว +56

    Engravidei aos 15 anos e minha filha nasceu quando eu tinha 16. Para os meus pais e família minha vida tinha acabado e todo esforço de pagar escola particular pra mim tinha sido em vão. Mas continuei estudando, mesmo sem me incentivarem após terminar a escola. Passei numa universidade pública e hoje moro sozinha com minha filha de 5 anos, que é meu maior presente, a minha maior força pra continuar.

    • @elianarf9321
      @elianarf9321 ปีที่แล้ว +7

      Vc foi adulta pra engravidar, e foi muito mulher de assumir integralmente isso. Não delegou filho pros avós, independente da situação , pois eles já criaram os deles e não são obrigados. Parabéns

    • @emyllialves3765
      @emyllialves3765 7 หลายเดือนก่อน

      Moça, como você consegue estudar, trabalhar e ainda morar sozinha com ela?!eu estou perdida, não estou dando conta

    • @GabrielSilva-zs9pt
      @GabrielSilva-zs9pt 11 วันที่ผ่านมา

      Vc foi muito guerreira e dou meus parabéns por isso, sabia que deveria continuar mesmo quando tudo estava contra vc pois sua filha precisava de vc, tantas meninas que engravidam muito cedo e entregam prós pais ou avós criarem e vc fez o oposto.

  • @miriamsantos1263
    @miriamsantos1263 3 ปีที่แล้ว +146

    Entendo perfeitamente essa moça, porque engravidei com 17 anos, tive muitas dificuldades, mas o maior sofrimento foi o preconceito. E tive a mesma atitude que ela, não fiz Medicina, porque não tinha a menor a condição financeira, mas lutei muito e luto até hoje pra compensar o "erro", pra ser respeitada, valorizada. Hoje estou com 52 anos, sou realizada profissional e emocionalmente. Mas ainda carrego comigo o trauma de ter sido tão julgada e preciso ser lembrada a todo momento que não preciso provar nada a ninguém, porque não errei antes e nem sou menos por ter engravidado cedo. Sou realizada e minha filha é um ser humano incrível, ou seja, deu tudo certo!

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 3 ปีที่แล้ว +9

      @@cristianeferreiradasilva6257 , sim, mas demorou muito, eu só encontrei alguém na vida depois de madura, pq tinha dificuldade de encontrar alguém que realmente quisesse um compromisso, principalmente sendo jovem. Pq apesar de ser jovem, não me dava o direito de viver como jovem, viajar em turma, nem pensar. Encontrei alguém aos 46 anos, ele tinha 42, estamos juntos até hoje.

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 3 ปีที่แล้ว +3

      @@cristianeferreiradasilva6257 , foque em vc, na sua alegria, na sua felicidade, quando o jardim está florido as borboletas chegam. E vc me parece uma mulher incrível, logo vai encontrar alguém muito especial, pq vc MERECE! Beijo

    • @larissa303
      @larissa303 2 ปีที่แล้ว +5

      Obrigada por seu comentário!Engravidei aos 26 anos. Já formada,mas sem ter uma carreira, estabilidade; e do namorado. Sinto o peso da culpa, todos os dias, apertando meu peito e garganta. Não há um dia que a culpa não me corroa. Escutei e escuto quase todos os dias julgamentos e piadas por ter me tornado mãe. Dói muito!É desolador. Espero muito consiga me refazer e reerguer. Comentários como seu são luz que me fazem enxergar fora do limbo. Minha bebê ainda está muito nova,mas meu sonho é conseguir prosperar na carreira e mostrar para as pessoas que eu posso. Que não sou menor que elas(me sinto assim por conta da baixa autoestima,julgamentos…).Que bom que estão bem!Muita luz e amor para vocês!

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 2 ปีที่แล้ว +2

      @@larissa303 minha querida, lembre-se dar à luz ao um ser é algo maravilhoso, sei bem o que está passando, mas acredite isso vai passar. Foque na sua vida e no seu crescimento pessoal e profissional, o resto será devidamente e infalivelmente acrescentado, isto é, sensação de realização. Respeite a sua história e saiba que ela é motivo de orgulho, porque vc foi e é corajosa, forte e íntegra. Desejo muita luz e amor no seu caminho. MUITO obrigada pelas suas palavras.

  • @paolacortes7528
    @paolacortes7528 3 ปีที่แล้ว +269

    Como ela passou batido pela parte do "cursar medicina sendo mãe"? Só nisso eu estou admirada num grau, imagina todo o resto da fala 😍

    • @sulavidal4106
      @sulavidal4106 3 ปีที่แล้ว +31

      Ela falou que teve todo apoio familiar para estudar.

    • @akemifisio1
      @akemifisio1 3 ปีที่แล้ว +32

      Dinheiro, minha amiga, dinheiro...

    • @thamara6463
      @thamara6463 3 ปีที่แล้ว +21

      Privilégio, ela fala no vídeo....

    • @Marina-zw4ni
      @Marina-zw4ni 3 ปีที่แล้ว +13

      A família dela tem grana.

    • @paolacortes7528
      @paolacortes7528 3 ปีที่แล้ว +22

      Dinheiro ajuda, deixa mais fácil, mas coisas difíceis são sempre difíceis, cursar medicina é difícil, ser mãe também...

  • @dayanesampaio3645
    @dayanesampaio3645 3 ปีที่แล้ว +66

    Das minhas amigas sou uma das poucas que não passou pela gravidez na adolescência, mas de muitas delas eu ouvi, que apenas por serem muito jovens eram humilhadas na maternidade, por enfermeiros e médicos. Realmente precisa ter uma suporte para todas as mulheres mas principalmente para as meninas.

    • @elianarf9321
      @elianarf9321 ปีที่แล้ว +1

      O "suporte"...é procurar não ficar grávida adolescente. Procurar estudar, não pular etapas. Isso já resolve bastante

  • @pretaefamilia
    @pretaefamilia 3 ปีที่แล้ว +248

    minha filha tem 13 anos está grávida eu fiquei desesperada mais agora estou aceitando dando apoio. você e guerreira Deus abençoe eu creio que vai dar tudo certo na vida da minha filha

    • @claudiaaparecida2425
      @claudiaaparecida2425 3 ปีที่แล้ว +16

      Ela vai ser uma super mãe. E você uma vovó babona. Vai dar tudo certo! 😍🙏

    • @guilhermeluiz1678
      @guilhermeluiz1678 3 ปีที่แล้ว +21

      Tenho 17 anos, queria que a minha mãe me apoiasse também 😥

    • @tahisramos2086
      @tahisramos2086 3 ปีที่แล้ว +19

      Vai dar tudo certo, mas fundamental a sua filha não parar de estudar.

    • @brunalopes114
      @brunalopes114 3 ปีที่แล้ว +6

      Vcs terão uma família linda e abençoada... esse anjinho virá trazendo mta luz e sua filha será cada vez mais feliz ❤️

    • @Fabiana371
      @Fabiana371 3 ปีที่แล้ว +16

      @@guilhermeluiz1678 fui mãe aos 14 anos, e hoje tenho 39 e me lembro da minha mãe falando qdo passamos pela rua " esconde essa barriga " dói até hoje mas não a culpo por isso digo não culpe sua mãe, apenas lute com essa dor pra provar q não é ser mãe jovem q te torna inferior a outras mulheres 💪🏾

  • @edlalopes4643
    @edlalopes4643 3 ปีที่แล้ว +28

    Essa é exatamente a minha história. Engravidei aos 16 e fiz medicina pq tb queria provar que tinha algum valor pra minha família. Solidão e culpa foi só o que eu senti por muito tempo. Tenho muito empatia por meninas que passam por isso. Esses mundo machista é cruel demais com a gente

  • @paolacortes7528
    @paolacortes7528 3 ปีที่แล้ว +74

    Os vídeos do Ter.a.pia tinham que ter 40 min, tinha que virar podcast!!!

  • @mariacarolinafrancese4891
    @mariacarolinafrancese4891 3 ปีที่แล้ว +18

    Gravidez na adolescência é um problema social grave. Ver uma história de superação de uma mulher que teve uma boa rede de apoio e conseguiu manter um plano de vida é muito legal, mas não é o que acontece com a maioria. O peso só em cima das mulheres é grande demais, A desinformação é muito grande e manutenção do ciclo de pobreza dessas adolescentes é uma realidade. O governo falha no básico do básico dos direitos da criança e das mães. Tem TANTA coisa pra mudar.

  • @Aamandapm
    @Aamandapm 3 ปีที่แล้ว +76

    Educação sexual é muito importante, tu vê adolescentes que "vão na fé", que não usam preservativos e só estão preocupados com gravidez, vejo mulheres que acham um absurdo a mulher andar com camisinha pq isso é responsabilidade do homem e vejo homens que não querem encapar o meninão pq é melhor sem ou "aperta", colocando a vida dele e de outras pessoas em risco.

    • @ariellakawai3933
      @ariellakawai3933 3 ปีที่แล้ว +1

      Infelizmente é assim.

    • @renata5291
      @renata5291 3 ปีที่แล้ว +2

      O pior que o povo so se preocupa com gravidez, mas e as ists? Tem que se cuidar...

  • @jennyferferreira457
    @jennyferferreira457 3 ปีที่แล้ว +35

    Para mim filho não é uma opção nunca, por mim eu tirava meu útero fora . Só em pensar nessa possibilidade eu fico apavorada

  • @polynoifes
    @polynoifes 3 ปีที่แล้ว +14

    Prá quem engravida, sem querer ou querendo, não tem nada demais. O problema é de quem nasce nesse mundo cão, obrigado a fazer parte da vida dessa gente maluca, esquizofrênica, irresponsável e chata.

  • @natalialopes3046
    @natalialopes3046 3 ปีที่แล้ว +63

    Eu engravidei na adolescência (16) mas tive o "privilégio" de estar namorando o cara certo!!! Coisa q muitas não tem né...
    Hj estamos casados, juntos há 16 anos, (desde que eu tinha 14).
    Aos 18 tive minha segunda filha... Cara, financeiramente foi muuuuuuito difícil, eu não romantizo o q eu passei, pois não foi fácil... Mas hj está tudo bem, conseguimos a casa própria há 3 anos atrás, hj ele é frentista e eu artesã, meus filhos tem 14 e 12 anos e eu converso muuuuuuito com eles!!!
    Sempre penso, que faria tudo de novo mas sei q muitas não tiveram a mesma chance q eu tive e nem consigo imaginar o peso q foi p elas, sabe?!.......

    • @MsLarissaNeves
      @MsLarissaNeves 2 ปีที่แล้ว +2

      Deus abençoe vcs ricamente e os guarde

    • @natalialopes3046
      @natalialopes3046 2 ปีที่แล้ว

      @@MsLarissaNeves amém ❤️🙏

    • @elianarf9321
      @elianarf9321 ปีที่แล้ว

      Seu caso foi a exceção à regra

    • @natalialopes3046
      @natalialopes3046 ปีที่แล้ว

      @@elianarf9321 Graças a Deus né.... Kkkk

  • @Rubi08552
    @Rubi08552 3 ปีที่แล้ว +161

    Sempre tive medo de gravidez. Então decidi não namorar agora, farei 18 anos, depois do ensino médio, faculdade, quero ter minha casa própria, carro e etc.
    Depois penso em homens e filhos.
    Quando sabemos a hora certa de fazer as coisas não sofremos tanto.
    Para mim ter uma vida sob controle, vale muito mais apenas que um momento, que pode causar consequências na minha vida que talvez eu não goste.
    Algumas pessoas me zoam por não ter dado o meu primeiro beijo, mas não me importo, tenho outras prioridades.

    • @rosarocha7448
      @rosarocha7448 3 ปีที่แล้ว +17

      Vc está certa. está no caminho certo eu também pensava como vc .hoje sou casada a25 anos, o meu esposo foi o pr homem na minha vida. somos muito feliz ,tem uma vida controlada. e dois filhos maravilhosos!!.valeu a pena esperar momento certo .hoje estou realizada .

    • @Rubi08552
      @Rubi08552 3 ปีที่แล้ว +2

      @@rosarocha7448 Obg 😊

    • @Vaniapsyche
      @Vaniapsyche 3 ปีที่แล้ว +35

      Eu não acho que você esteja certa, a vida é sua. Certas coisas devemos experimentar e aprender nas idades adequadas, e se você não aprender a interagir logo, vai ser complicado demais se relacionar com pessoas que emocionalmente estarão mais maduras que você.
      Com 18 anos é importante sim, beijar, namorar e com isso aprender a se relacionar com outro ser humano no aspecto afetivo romântico.
      Uma coisa não exclui a outra.
      Eu comecei a namorar cedo, me cuidei muito, mas vivi.
      Me casei pela primeira vez aos 34 anos (e já tinha meu pet shop, sou comerciante desde os 21 anos ) me separei pq tinha a maturidade pra perceber que não estava dando certo meu relacionamento ( por isso ter experiência é importante, com o.conhecimento vem o discernimento) .
      Conheci meu atual esposo, estamos juntos fazem 6 anos.
      Fui mãe aos 38 anos, gravidez programada.
      Então, estou te dizendo que dá pra fazer tudo no tempo certo , mas no seu caso o seu tempo está meio atrasado.

    • @Rubi08552
      @Rubi08552 3 ปีที่แล้ว +7

      @@Vaniapsyche Eu até não me importaria de ter um relacionamento nessa idade.
      O problema é que como ninguém quer se relacionar comigo, muito menos ter uma amizade, não há muito que eu poça fazer, pois não depende só de mim.

    • @Rubi08552
      @Rubi08552 3 ปีที่แล้ว +10

      @@Vaniapsyche Não acho que o tempo esteja atrasado, ele corre o tempo todo. Mas é que infelizmente nem todo mundo consegue arrumar alguém, entende?

  • @sarat5586
    @sarat5586 3 ปีที่แล้ว +25

    Minha história ... só que engravidei com 15 anos fui muito acolhida com minha filha pela minha família e pela família do pai da minha filha , diferente dele! Mesmo as família não tendo muitas condições financeiras mas recebi muito amor , tudo que ela falou em relação ao sentimento de culpa o olhar da família da sociedade são bem parecidos se não igual, e o desejo de ter outro filho para ter o prazer de ser feliz de curtir uma gravidez! Obrigada 🙏

    • @natalisantos1108
      @natalisantos1108 3 ปีที่แล้ว

      Nossa também me senti assim porém engravidei com 19 anos.
      A frase final é exatamente como eu penso que seria ter outro filho

  • @luciairenerizzi8964
    @luciairenerizzi8964 3 ปีที่แล้ว +35

    Sou espiritual e descordo do Aborto. Porém ser humano é único e possui o livre arbítride suas escolhas. Não podemos interferir.
    Parece que a humanidade está longe de entender que filho não é só de quem gesta. Sem a participação do homem não há gestação. A sociedade/órgãos governamentais está tentando educar as meninas para evitar a gravidez indesejada.
    Mas... não educa os meninos para isso. Já passou muito a hora de fazer campanhas para os homens. Gratidão pelo canal e pelo relato Dr. muito bom ❤

  • @cintiacristinaalves7304
    @cintiacristinaalves7304 3 ปีที่แล้ว +12

    Adorei o assunto , me fez pensar mto . Pq tenho 2 filhas , com diferença de idade grande . Tenho uma de 11 e outra de 5 meses . Engravidei com o Diu , não estava preparada em todos os sentidos para uma segunda gestação.
    E estou me virando como nunca me virei na vida , sou mãe deficiente física . Enfim .... É difícil pra mim . E tenho o básico do básico . Imagino pras mães que não tem nada . Olha , mãe faz cada coisa por um filho .

    • @mon047
      @mon047 ปีที่แล้ว +1

      Vc poderia ser a próxima na ter.a.pia

  • @danielaalmeida3924
    @danielaalmeida3924 3 ปีที่แล้ว +14

    Isso me faz pensar só uma coisa: fomos criados sem pai na minha família, meu irmão teve que aprender tudo sozinho na parte sexual. Hoje ele é tão responsável e sempre me fala que a prevenção de uma gravidez tem que vir de ambos os lados. Isso é home de verdade. É o que sempre falo ao meu filho: " Tô educando um homem, não um macho" porque machos já existem muitos.

  • @marcelledealmeida3565
    @marcelledealmeida3565 3 ปีที่แล้ว +9

    Eu engravidei com 24 anos, namorava há 6 anos com meu atual marido, já tinha minha profissão, trabalhava e fui muito julgada por não ser casada e não ter planejado minha gestação. Isso só me deixou mais confusa do que eu já estava e por algum tempo eu senti culpa, depois de uns meses esse sentimento de culpa passou e eu começei a pensar o que eu iria fazer pra cuidar bem da minha filha.

    • @laviniacavalheiro107
      @laviniacavalheiro107 3 ปีที่แล้ว

      Pra vc ver como são as coisas, e as pessoas também! Julgam por tudo!

  • @junialeite6649
    @junialeite6649 3 ปีที่แล้ว +241

    A decisão de fazer um aborto envolve dor, angústia, tristeza. É difícil. Portanto, a legalização nunca será um incentivo ao aborto, pois ninguém quer passar por isso. Quando uma mulher se depara com essa situação, o que a espera é frustração, culpa, solidão. Também tive filho muito jovem e senti as mesmas cobranças subjetivas, sutis e implícitas sobre o meu "erro". E o preço, mesmo com amparo da família, é cobrado em cada centavo, primeiramente por vc mesma. Depois que uma mulher engravida, por uma concepção que não é individual, legalmente resta a ela arcar com as consequências, mas para muitos e muitos homens, a gravidez ainda lhes oferece uma escolha, que denominamos como "assumir". Ainda que a lei determine a obrigação financeira (arduamente cumprida às vezes), filho não envolve só dinheiro, mas presença, amor, maturidade, educação, cuidado.

    • @september_0358
      @september_0358 3 ปีที่แล้ว +3

      Né? Que se engravidar, o da mãe que sempre vai estar mais na reta, até mesmo quando a mãe planeja a gravidez e não é menor de idade, já vem as cobranças e julgamentos sobre como a mãe cuida da criança...

    • @gabrieledarwin872
      @gabrieledarwin872 3 ปีที่แล้ว +6

      @@Mariana-up7tn , não acho que seja tão simples assim. Penso que se houvesse educação sexual nas escolas a situação seria diferente pois muitos pais não educam seus filhos da forma correta e imprevistos acontecem também.

    • @gabrieledarwin872
      @gabrieledarwin872 3 ปีที่แล้ว +4

      Concordo com vc. Sinto muito pelos julgamentos que recebeu, as pessoas não têm um pingo de inteligência emocional e parece que têm necessidade de julgar os outros. Sobre aborto, quem tem dinheiro pode sair do país pra abortar. Só quem não tem dinheiro que não aborta, ou morre tentando abortar, ou as vezes abandona o filho quando tem.

    • @gabrieledarwin872
      @gabrieledarwin872 3 ปีที่แล้ว +3

      @@Mariana-up7tn , quando não há educação, não há informação. E se o governo não investe nessa educação, é responsabilidade dele mesmo. Pesquise sobre isso que vai entender melhor..

    • @raiannyalvescosta2564
      @raiannyalvescosta2564 3 ปีที่แล้ว +1

      Fazer um aborto é decidir matar uma pessoa.
      Eu não mato o meu vizinho porque ele me incomoda.
      Normalizar assassinato para corrigir erro de mulheres é uma tremenda de uma injustiça social e moral.
      Se a mulher não quer criar, é só entregar ao estado!

  • @alineinsuelamaquiadora
    @alineinsuelamaquiadora 2 ปีที่แล้ว +4

    Não existe culpa, existe responsabilidade e consequência. Transar exige responsabilidade consigo mesma. Nossa natureza é essa, nós geramos embora não fizemos sozinhas. Se queremos ter relação sexual e não engravidar é nossa responsabilidade se cuidar e não esperar isso do outro. Até porque não é o outro que vai carregar, passar por tudo mesmo que o rapaz assuma sua parcela de responsabilidade, ainda assim somos nós que passamos pela gestão, mudanças em todos os sentidos. Não dá pra culpabilizar o homem ou querer exigir que o homem é que faça por mim o que eu mesma não estou fazendo. Como você fala no vídeo, sua mãe te instruiu, você tinha acesso as coisas, teve apoio e mesmo assim não foi fácil. O SUS tem programas sobre isso e mesmo assim jovens estão engravidando, isso é uma questão de auto responsabilidade. Não é o outro que tem que fazer por mim algo que eu posso e não quero fazer. Até porque existe algo pior que são as doenças sexualmente transmissíveis. Acredito que a informação, a educação pode ajudar muito a melhorar isso, mas principalmente a mentalidade da auto responsabilidade. O homem faz e pouco isso muda a vida dele isso é o óbvio! Mas essa é a realidade da vida nós mulheres só praticar o sexo se não nós cuidarmos ficamos grávidas, o homem não, é da natureza não tem injustiça, não é uma escolha ou opção pra nenhum dos dois. Agora se eu não quero engravidar, jamais vou me descuidar, deixar na mão de outra pessoa isso, porque é minha vida que está em jogo. A responsabilidade de uma gravidez é de ambos, mas a responsabilidade da minha vida e o que acontece com ela é minha!

  • @fatimamalaquias8418
    @fatimamalaquias8418 3 ปีที่แล้ว +18

    Tive Filho solteira aos 22anos . ,Depois dos 23 fiz laqueadura escolhi pois não teria outro filho de outro pai...eu não erraria outra vez. Pra mim foi um erro grave sim...filho precisa de pai e eles que sofrem....oeu Filho sofreu muito por minha culps

    • @angelet6309
      @angelet6309 3 ปีที่แล้ว +11

      Melhor ter um pai ausente do que um pai ruim,Se ele não quis o filho já mostra que ele não presta
      Tem coisas que a gente não perde a gente se livra

    • @rosimerisousa7417
      @rosimerisousa7417 3 ปีที่แล้ว +1

      Cresci sem um pai. Pk meu pai faleceu. Quando eu tinha 3 anos

    • @carinenascimento1974
      @carinenascimento1974 3 ปีที่แล้ว

      Sua culpa? Se você fez um bom trabalho, deu tudo o que podia, fez tudo o que devia não há culpa nenhuma.
      A culpa está na imposição das outras pessoas.
      Com certeza seu filho sente falta de um pai por causa das outras pessoas e não por causa da falta em si.

    • @september_0358
      @september_0358 3 ปีที่แล้ว +3

      @@carinenascimento1974 Se ela deu tudo que o filho precisava, ela só fez a obrigação dela, se ela engravidou com 22 anos solteira e sem ter onde cair morta não deixa de ser culpa dela, aliás culpa dela e do outro desmiolado... Gravidez é algo sério, tem que ser planejado! Como assim os filhos não sentem falta dos pais por imposição dos outros?? Tu acha mesmo que se a criança que é filho de uma mãe solteira, ao ouvir outras crianças falando dos seus país, a criança não vai perguntar pra mãe sobre o pai e não vai querer conhecer por vontade própria? Tem gente que fica a vida inteira sofrendo pelo pai não reconhecer e não tratar com o devido afeto, essa tristeza é normal, pois são suas origens!

    • @saraabreu1174
      @saraabreu1174 3 ปีที่แล้ว

      Oi Fátima, seu comentário foi curto e grosso mas me emocionei pq aconteceu comigo, na mesma idade e tenho o mesmo pensamento. Infelizmente tive que tirar o diu que coloquei assim que ele nasceu, não tenho relação mas frequentemente tenho pesadelo com gravidez.
      Lidar com a culpa é difícil e atrapalha a relação com a criança. Todo dia é uma luta.

  • @juliananery8345
    @juliananery8345 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu perdi um bebê tem 6 meses, foi uma perda gestacional, uma gravidez não planejada, mas eu sonhei muito com esse bebê, fiquei feliz e o perdi.
    Agora quero um bebê e logo, mas tenho medo da sociedade, porquê eu tenho 28 anos e estou no final da faculdade, e pra sociedade eu sou velha pra conquistas profissionais, então eu tenho muito medo, porquê as pessoas elas não sentem suas dores, elas mais sabem o que te move e o que te amorna, então ela te fere, a sociedade é dolorida

  • @aline5062
    @aline5062 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu tomo anticoncepcional e ando com camisinha na bolsa. Morro de vergonha de comprar camisinha, só vejo homens comprando, morrooo de vergonha, mas compro e não fico sem.
    Morro de medo de engravidar, não quero filhos...

  • @eloisaviana8534
    @eloisaviana8534 3 ปีที่แล้ว +28

    As pessoas ficam tão chocadas com o assunto aborto, mas em nenhum momento questionam mulheres morrendo por que não tem um lugar seguro para realizar o procedimento. Nem questionam o que leva uma mulher a essa escolha. É tão triste. A mulher nunca é considerada e é novamente culpada. Questionem, como ela, o que é o fenômeno da gravidez na vida de uma mulher sem preparo psicológico. Parem de culpar a mulher, abram caminhos para acolhe-la.

  • @julianaalmeida9960
    @julianaalmeida9960 3 ปีที่แล้ว +3

    Simplesmente amei esse vídeo. Ela se coloca muito bem, e faz todo sentido esses desejos emocionais inconscientes e os julgamentos da sociedade em qualquer situação.

  • @mylendabalaban8562
    @mylendabalaban8562 3 ปีที่แล้ว +3

    Fui mãe com 16 anos, hoje minha filha tem 13 anos e minha mãe até hoje nao aceita o que aconteceu em minha vida, e a maioria dos meus familiares acham que ela também vai ser mãe adolescente. Hoje tenho 29 anos, tenho 2 filhas e nao me arrependo nem um pouco de ter sido mãe adolescente, ela foi uma bênção em minha vida e se eu pudesse voltar no tempo teria feito igual! Graças a minha filha hoje sou uma mulher muito bem sucedida em todos os quesitos da vida. E se minhas filhas forem mães adolescentes darei todo meu apoio, carinho e suporte, sei que vou amar ser avó assim como amo ser mãe!

  • @karineoliveira9368
    @karineoliveira9368 3 ปีที่แล้ว +10

    Vídeo incrível... Concordo com a realidade apresentada. A responsabilidade cai quase integralmente nas costas da mulher e sempre vai ter gente pra enfiar o dedo na cara. Tem que ser escolha da mulher ter o bebê ou não SIM.

  • @carolinarodovalho9920
    @carolinarodovalho9920 3 ปีที่แล้ว +8

    Quando a mulher engravida cedo é um "erro", abriu as pernas então a culpa é dela, nem consideram o quanto os homens são insistentes em ter relações sexuais ( e por insegurança de perder nossos relacionamentos cedemos ), o quanto preferem em não usar camisinha, e mesmo que fosse por desejo mesmo, qual o problema? Como esperam que não procuremos por algo que nossos hormônios gritam, ainda mais na adolescência.
    Quando uma mulher decide em não ter filhos "é um absurdo", como ela rejeita a "natureza" dela? Quem vai cuidar dela?
    Não importa o que fazemos, vamos ser julgadas por tudo. O corpo, que é magro demais ou gordo demais. Pela maquiagem ou por não usá-la. Pelas roupas, sejam curtas, conservadoras demais, femininas demais, ou masculinas demais. Pelos discurso, por impor suas vontade, pelo "jeito", personalidade.
    Enfim, eu poderia lista milhares de coisas. O caminho é não se importar com o que as pessoas falam, mas quando é a família, dói muito mais.
    Grande história de superação! Muito bom poder escutar e se inspirar com elas! Obrigada!

  • @ray-xg4tp
    @ray-xg4tp 3 ปีที่แล้ว +12

    se você não é a favor do aborto, não faça
    mas não tire o direito das mulheres que foram estupradas, violentas, abandonadas ou q não têm condições
    aliás, pessoas que são contra a legalização, já adotaram uma criança hoje?

  • @AdriLeite
    @AdriLeite 3 ปีที่แล้ว +12

    Uma história de uma guerreira, e por mais que tenha privilégios, acredito que passar por isso muito jovem, já é uma grande dificuldade. Eu não passei por isso, mas 70% das minhas amigas adolescentes passaram, hj eu, mulher de 29 anos, não faria um aborto, mas e eu menina de 14 anos, provavelmente. Então o que falta é um olhar para outro e não para as próprias crenças e o próprio umbigo. Acredito que se tiver a opção de abortar, tendo isso disponível no SUS, as mulheres poderão ter maiores escolhas.

  • @lucineabarbosadossantosdel3329
    @lucineabarbosadossantosdel3329 2 ปีที่แล้ว +3

    Tenho uma vizinha q a filha tem 17 anos e já tem 3 filhos fico muito com do da vó pois fica tudo nas costas dela e a menina ainda não se responsabiliza pelos seus próprios filhos

  • @rejaneribeiro2969
    @rejaneribeiro2969 3 ปีที่แล้ว +8

    Boa tarde assistindo a narrativa da Luiza , passou um filme na minha mente relacionado ao tema aborto , uma experiência pessoal , gratidåo meninos amei a vivência da Luiza 😁

  • @hojetem-cozinhainternacion3429
    @hojetem-cozinhainternacion3429 3 ปีที่แล้ว +6

    Um assunto que é sempre tabu... que bom que ela questiona isso, e passa isso pras outras meninas

  • @raquellopes9290
    @raquellopes9290 3 ปีที่แล้ว +2

    Brechas psíquicas e emocionais... Conheço bem isso!!! Falou por nós... Tão importante...

  • @explosaodesabores
    @explosaodesabores 3 ปีที่แล้ว +6

    AMO CADA HISTORIA DO TER.A .PIA...🌺😍

  • @elianarf9321
    @elianarf9321 ปีที่แล้ว +1

    Verdade. Gravidez na adolescência é sempre um ACERTO 👌👍

  • @kalinymelo1764
    @kalinymelo1764 ปีที่แล้ว +2

    Ela falou tudo, afinal nenhum contraceptivo é 100% eficaz.

  • @lojadalua0233
    @lojadalua0233 3 ปีที่แล้ว +55

    Eu fico chocada que cada dia mais eu conheço mulheres fodas como essa, e os homens parecem que param no tempo, e muito difícil ser mulher ainda hetero! Sempre a responsabilidade de tudo e nossa, estou cansada

    • @auriceliacosta7549
      @auriceliacosta7549 3 ปีที่แล้ว +9

      por conta de um casamento eu parei meus estudos e depois virei mae solteira sem querer e tive que criar e educar dois filhos sozinha e o pior foi nunca ter recebido nenhum centavo de pensão e tbm nunca ter tido um emprego fixo, mas com força e determinação estamos vencendo, em julho meu filho se forma em medicina e depois a filha em biomedicina, para mim é uma conquista, imensurável pois foi muito dificil e dolorido tudo que passamos para chegar ate aqui, mas apesar de tudo me sinto muito feliz, meus filhos sao maravilhosos e o homem que nos abandonou hoje chora de arrependimento, só que arrependimento tarde nao adianta

    • @thaisconstantino159
      @thaisconstantino159 ปีที่แล้ว

      Seu comentário é muito real

  • @dilmasoares4573
    @dilmasoares4573 3 ปีที่แล้ว +51

    Concordo! Sou a favor da legalização do aborto. Cada um conhece as suas possibilidades e vai arcar com as consequências dos seus atos, mas a opção precisa ser da mulher e não do Estado.

    • @tiagobatistafreitas
      @tiagobatistafreitas 3 ปีที่แล้ว

      Creio que o aborto pode ser considerado como uma decisão trágica, mas não como um direito potestativo da gestante. A vida do nascituro não pertence a ela.

    • @simonemagalhaes253
      @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว +3

      @@tiagobatistafreitas não pertence na hora de tirar, mas pertence na hora de prover tudo por 18 anos (quem leva a sério) pq apoio moral, amoroso e as vezes financeiro é por toda vida, pra criar um filho com bem estar é um plano pra toda vida. Pare cresce de qualquer jeito nessa sociedade de merda, pq a carta magna so promete e não cumpre, e torce pra n virar o pior! No melhor dos casos perde um pouco da sanidade mental e consegue direcionar o estrago dos infortúnios pra uma vidinha mais regrada e honesta e será usado como exemplo, na pior das hipóteses vira um lixo de pessoa pras outras pessoas e se sente um lixo também, pq é isso que acontece quando você não tem base, não tem orientação, não tem nada. O problema n é nem dinheiro, é direcionamento, um pouquinho de conhecimento. Nessa hora não tem bacharel nenhum, letrado nenhum, pra orientar a mãe ou o ser humano que veio dela anos depois. Chega ser absurdo pensar "que dó de tirar um feto até determinada semana" pra depois esse feto nascer e muito provavelmente ter uma vida a margem por duros anos, seja por vulnerabilidade socioeconômica, seja por danos emocionais ...
      Super respeito sua opinião, mais dá uma pensadinha. Lembre da tanta criança que sofre maus tratos, que vivem em orfanatos, que moram na rua, que vendem produtos no farol, que casam cedo pra ter alimento, que é "acolhido" pelo mundo do crime. É mais que nascer, até pq 9 meses e depois 1 ano passa rapidamente, o mais importante é o que acontecerá com esse HUMANO depois disso.

  • @gilmarasilva8941
    @gilmarasilva8941 ปีที่แล้ว +1

    Ao invés que querer a legalização do aborto deveria trabalhar pra conscientizar as mulheres quanto a prevenção não só a gravidez, mais inúmeras doenças. Uma pessoa esclarecida se põe nessa situação imagina adolescentes.

  • @Curiosidade_Morbida
    @Curiosidade_Morbida 3 ปีที่แล้ว +3

    E muitas vezes são as próprias mulheres que julgam. Muito mais que os homens.

  • @solochanful
    @solochanful ปีที่แล้ว

    É um erro SIM! Pessoa sem estrutura emocional e financeira.

  • @Itglauciacrespo
    @Itglauciacrespo ปีที่แล้ว

    É no mínimo incoerente vc fazer trabalho de prevenção da gravidez indesejada, com pessoas, saber da necessidade do uso de mais de um tipo de contraceptivo, para realmente ser efetiva a prevenção, e viver uma gravidez indesejada aos 36 anos. Incoerência entre o que se sabe, o que se fala e o que se faz.

  • @angelicabispo1669
    @angelicabispo1669 2 ปีที่แล้ว

    Tbm passei por uma gravidez na adolescência esse tema é muito importante, principalmente ver que mesmo com as dificuldades ela realizou seu objetivo de ser médica.

  • @mayarasouzamoura7856
    @mayarasouzamoura7856 ปีที่แล้ว

    "brechas emocionais e psíquicas misteriosas". Perfeito. É sobre isso! Não está só na ordem do querer uma gestação.

  • @claudiac.7362
    @claudiac.7362 3 ปีที่แล้ว +1

    Um pouco pior não, muito pior. Muito obrigada por compartilhar a sua história 😊

  • @flavialocatelli
    @flavialocatelli 3 ปีที่แล้ว +45

    Não dá pra julgar mulher nenhuma! Cada caso é único e são multifatores que causam gravidez precoce. Há falhas no sistema educacional, cultural, familiar...
    Mas algo importante que contribuiria pra reduzir as estatísticas seria a compreensão e acolhimento dos pais. Vejo ainda muitos que acreditam eternamente na pureza e inocência dos filhos, ignorando os efeitos dos hormônios da puberdade. Seja por ignorância, por crenças religiosas, pelo pouco convívio, postergam uma conversa franca, a orientação sexual adequada e até proíbem o uso de anticoncepcionais por adolescentes...e as gestações acontecem!
    Talvez em cidades maiores o que me referi esteja diminuindo, mas no interior, onde atuo em saúde pública, o machismo ainda está bem presente, a falta de diálogo, a vergonha em abordar certos assuntos...fora o julgamento e preconceito que essas meninas sofrem.
    Excelente abordagem, apenas inclui uma opinião pessoal, que acredito ser real.

    • @anapaulapoliciano5310
      @anapaulapoliciano5310 3 ปีที่แล้ว +7

      Durante toda a minha adolescência me privei de relações sexuais com homens por medo de engravidar, eu não podia nem pensar em pedir um anticoncepcional para minha mãe.
      Quando consegui meu primeiro emprego eu já tinha um namorado, que me apoiou a ir numa ginecologista e inciar o uso da pílula.
      Sei que fui privilegiada por conseguir "me aguentar" e não engravidar, mas queria que esse assunto fosse tratado de uma maneira mais aberta com nós, meninas e mulheres.

    • @simonemagalhaes253
      @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว +1

      Up. Super concordo

  • @mariamadalenaizoton9309
    @mariamadalenaizoton9309 ปีที่แล้ว

    Mesmo antes de engravidar (,aos29 anos) não julgava as adolescentes que engravidaram. . Minhas duas gravidez foram sem planejamento

  • @mariamadalenaizoton9309
    @mariamadalenaizoton9309 ปีที่แล้ว

    O que penso é que está faltando empatia, solidariedade amor por quem engravida e quem vai nascer

  • @Itglauciacrespo
    @Itglauciacrespo 3 ปีที่แล้ว +2

    É muita relativização. Alguém que atua na prevenção da gravidez indesejada, precisa saber usar camisinha e USAR.

  • @AnaCruz-ug5gv
    @AnaCruz-ug5gv 12 วันที่ผ่านมา

    coitada da grávida que morre tentando matar. Boa médica ja erradica todas as futuras patologias enquanto feto.

  • @Enfelaine
    @Enfelaine 3 ปีที่แล้ว +1

    Amei ❤️

  • @ellenfreitas2653
    @ellenfreitas2653 3 ปีที่แล้ว +2

    Que foda. Que mulher foda, que assunto foda. É isso

  • @YARa-er5rt
    @YARa-er5rt 3 ปีที่แล้ว +2

    Super concordo com ela

  • @fsbf1
    @fsbf1 3 ปีที่แล้ว +5

    "Não foi erro, foi um acontecimento"
    Muito bom, chamar uma gravidez de não planejada, tudo bem, mas o nascimento de uma criança chamar de erro é puxado.

    • @joycefamilialoureiro9138
      @joycefamilialoureiro9138 3 ปีที่แล้ว +4

      Infelizmente é um erro sim porque vc sendo jovem, sem noção nenhuma para ter um filho é acabar engravidando é um erro sim. O fato de no final vc conseguir superar isso, não anula que foi um erro uma explicação extremamente banal é vc quebrar um prato o fato de vc poder limpar os cacos é comprar outro prato não significa que não foi um erro quebrar o prato.

    • @kau9279
      @kau9279 3 ปีที่แล้ว

      @@joycefamilialoureiro9138 1. não faz sentido oq vc falou no final.
      2. A idade de uma pessoa não vai definir a noção dela de cuidar de uma criança. As mulheres não ficam adultas e passam automaticamente a saber como cuidar de um bebê, todas as mães aprendem na prática, mães adolescentes tbm. Te garanto que uma mãe adolescente pode ter tanta noção quanto uma mãe adulta.

    • @joycefamilialoureiro9138
      @joycefamilialoureiro9138 3 ปีที่แล้ว

      @@kau9279
      Kkkk não me faça rir, quem vc acha mais maduro uma pessoa de 15 ou 25 ? Uma pessoa de 25 30 tem mais capacidade de cuidar de uma criança.Vc acha que uma pessoa de 14 15 anos que nem trabalha vai ter a capacidade de cuidar de uma criança como?

    • @joycefamilialoureiro9138
      @joycefamilialoureiro9138 3 ปีที่แล้ว

      @@kau9279
      Noção até pode ter mas não vai ter dinheiro para bancar, a noção vem com o tempo é experiência.

    • @kau9279
      @kau9279 3 ปีที่แล้ว

      @@joycefamilialoureiro9138 amiga, condição financeira são poucas mães que tem, jovem ou não, a maioria não tem condição. No caso da mãe jovem, a própria responsável por ela pode bancar (inclusive, muitas dessas jovens tentam arranjar um emprego, ajudar o máximo que podem), e caso a responsável não tiver boa condição financeira, aí fudeu. Mas não é questão de mãe jovem não ter condição pra bancar uma criança, a maioria das mães não têm, independente da idade, então não vem com essa kkk

  • @McCabecadePorco
    @McCabecadePorco 2 ปีที่แล้ว +1

    Claro que é um erro a gravidez na adolescência
    Ridícula a tentativa de normalizar crime sexual contra crianças e adolescentes

  • @reiston61
    @reiston61 ปีที่แล้ว

    Amo este canal

  • @anatoledo8010
    @anatoledo8010 3 ปีที่แล้ว +29

    Aborto eu não concordo, mas respeito quem diverge.
    Sobre ela, achei fofa e guerreira❤

    • @an88822
      @an88822 3 ปีที่แล้ว +4

      Argumente sobre "não concordar". Já deixo um "ponto": a vida é da grávida e ninguém tem a ver com isso, quem diverge deve pelo menos resgatar os filhos das mães que não podem criar. Quem diverge deve ajudar de todas as formas: as mães e os filhos. Ai eu concordo PLENAMENTE sobre "não abortar", fora isso não tem como EU obrigar uma mulher ou um casal a "ter" um filho sem vontade e sem condições. Eu seria desumana, egoísta e BURRA. E sigo respeitando você e a todos que divergem, desde que respeitem as mulheres que estão nessa situação. Comentários de ódio serão ignorados e bloqueados.

    • @tiagobatistafreitas
      @tiagobatistafreitas 3 ปีที่แล้ว +4

      @@an88822, só esqueceu de mencionar que o nascituro é um ser humano, cuja vida não pertence nem à mãe, nem ao "casal". Aborto é matar esse ser humano. É compreensível afirmar que, diante do nosso patamar civilizatório, seja, às vezes, uma decisão trágica (porém necessária). Mas considerar isso um direito potestativo da gestante é cruel e leviano.

    • @tiagobatistafreitas
      @tiagobatistafreitas 3 ปีที่แล้ว +3

      ABORTO É MATAR UM NASCITURO.

  • @simonemagalhaes253
    @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว +2

    Gostei do vídeo, soou uma banalização mas eu creio que entendi e é sobre isso. Se conheça pra não relacionarem com uma pessoa atoa, se cuidem por vocês pq na sociedade ngm vai te ajudar e vão te julgar sim, infelizmente. 3° (Minha opinião) Depois que já foi feito não adianta, então ajudem quando for esses casos de falta da informação ou de como ela falou, uma desviada no rumo. Se sentirem vontade ajudem até mesmo quando for outras circunstâncias, a vida da mãe importa muito, seu amparo é importante, sua orientação é importante! Maas a do feto que vocês lutam pra que nasça também importa, na visão de vocês até o momento de nascer, mas lembrem de continuar importando depois que crescerem também

  • @bialgf
    @bialgf 3 ปีที่แล้ว +4

    Romantizou.

  • @Marina-zw4ni
    @Marina-zw4ni 3 ปีที่แล้ว +8

    Romantizar a gravidez não, né? N são BEBÊS são seres humanos q vc vai botar no mundo. A sorte da moça do vídeo é q ela tem condições. Mas a realidade é outra. O q mais se tem são filhos com pais imaturosss traumatizando as crianças. Essa moça não aprendendeu mesmo. fazer filho não é como comprar uma roupa. TEM Q ter planejamento simm do homem e d mulher. Essa moça tá viajando na maionese mas ela tem grana, é medica, fica mais fácil.

    • @simonemagalhaes253
      @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว

      Eu penso igual a você, mas acho que talvez ela se expressou errado ou você entendeu errado. Minha leitura foi que ela quis dizer que tem que tirar esse peso de cima das mulheres, pq elas mesmas vão se culpar, elas mesmas vão segurar a barra, independentemente de idade, condição econômica ou tals. Eu entendi o recado dela pq eu sou uma dessas traumatizada, e eu sei que minha experiência enquanto filha não me permite pensar que eu posso ir julgar quem engravida sem planejamento. Eu acho sim que conhecimento dos métodos contraceptivos, do próprio corpo e de si mesma pra n entrar em qualquer furada são coisas cruciais pra evitar esse tipo de acontecimento. Mas infelizmente nossa geração não aproveita muito a internet, a informação ao seu favor... médicos e profissionais do sus não orientam muito, pais ou responsáveis não orientam na maioria das vezes nada e aí vai virando um eterno looping. Soou uma banalização mesmo mas eu acho que ela quis dizer assim que pelo fato dela ter sido mãe adolescente totalmente indesejável, ela hoje estável e madura e gestante novamente está sendo julgada como pela 1° vez, é como se a sociedade quisesse que ela tivesse criado um trauma da 1° gravidez e sla (nunca mais transar que é o método 100 por cento) entendi isso, eu inclusive se conhecesse ela (INFELIZMENTE) julgaria da mesma forma, pq se fosse meu caso eu iria correr a vida toda de um segundo filho, primeiro pelo trauma, realmente! Segundo pq cm tu disse ter filho é um plano pra vida inteira, depois de criar uma eu iria fazer outras coisas.
      Mas no caso dela que não teve uma vivência muito difícil como a maioria, teve apoio, acolhimento, talvez acompanhamento psicológico, nem chegou viver a primeira maternidade bem real ne? N viveu muito em função da menina, não precisava trabalhar pra sustentar! Acaba que fica mais leve, esse segundo filho vai ser real, mesmo com condições financeira, acho que ela vai sentir melhor, pq na primeira de certa forma, ela foi poupada de uma porrada de coisa.
      Quando ela fala do aborto, entendi que se ela tivesse opção ela faria ou que pelo menos sabe da experiência dela e desejaria que as meninas e mulheres optarem passar por isso ou não

  • @vallopesrodriguesklbnorj8074
    @vallopesrodriguesklbnorj8074 3 ปีที่แล้ว +2

    Cada um tem o livre arbítrio e o total liberdade de escolha , porém penso que aborto em caso de estupro, em caso de risco de morte para mãe ou crianças que anencéfalos nesses casos sou a favor , agora no demais casos não , porque nos tempos em que vivemos hoje em dia aonde qualquer adolescente tem acesso a internet , acessam sites pornôs, vem e lêem revistas sobre sexo, conversam com os amigos sobre , então não há falta de informação mesmo, mesmo que a escolha não aborde o assunto, mesmo que os pais não falem sobre o assunto, hoje em dia a internet ensina tudo e muito mais , posto de saúde da camisinha tanto feminina quanto masculino, dão anticoncepcional em remédio e em injeção , então não acho que ainda hoje existem adolescentes sem informação , sem conhecimento , sem acesso informações de prevenção a doenças ou a uma grávidez, porém tem muitas adolescentes que engravidam para sair da casa dos pais achando que vão ter liberdade, outras porque tem amigas tendo filhos e acham bonitinho e querem também , outras ainda acham que grávidez prende homem, então conhecimento hoje em dia não falta, métodos contraceptivos também não , nenhum método é 100% garantido todos sabemos que não , porém usando diminui as chances de uma gravidez não planejada , então seja uma adolescente ou uma mulher mais velha que sabem como se previnir , sabem da sua situação financeira, sabem da sua realidade e pegam filhos porque querem sim muitas querem , escolhem ter , optam por engravidar, muitas transam sem nenhum método contraceptivo , aí depois querem abortar aí acho pura safadeza, cada um tem seu livre arbítrio de escolher o que fazer com seu corpo e com sua vida , mais uma adolescente ou uma mulher mais velha que vai pra cama e transa sem nenhum método contraceptivo e depois vem dizer que quer abortar é pura safadeza, quer transar transe mais se previnam posto de saúde da contraceptivos de graça , não tem essa desculpa que não pode comprar , então minha opinião quem engravida porque não se cuidou mesmo sabendo de todos riscos e sabendo também de todos métodos contraceptivos não tem direito de abortar , tem sim que assumir as consequências da sua falta de responsabilidade e cuidados

  • @joycefamilialoureiro9138
    @joycefamilialoureiro9138 3 ปีที่แล้ว +6

    Infelizmente é um erro sim porque vc sendo jovem, sem noção nenhuma para ter um filho é acabar engravidando é um erro sim. O fato de no final vc conseguir superar isso, não anula que foi um erro uma explicação extremamente banal é vc quebrar um prato o fato de vc poder limpar os cacos é comprar outro prato não significa que não foi um erro quebrar o prato.
    Não estou dizendo que a moça do vídeo não é guerreira é tals ela está de parabéns, mas a definição de erro é um acontecimento que não deveria ou que vc não queria que acontecesse então gravidez na adolescência é sim um erro.

  • @FLAVIALOPES37
    @FLAVIALOPES37 3 ปีที่แล้ว

    AMO os vídeos de vcs💙

  • @cintiamaximiano6569
    @cintiamaximiano6569 3 ปีที่แล้ว

    Verdade precisa acontecer

  • @mundodabecca7300
    @mundodabecca7300 3 ปีที่แล้ว +3

    Aborto nunca vai ser conserto para o que não é erro. Parabéns por ter ido luta estudar, criar sua filha e ainda continuar escolhendo a maternidade aos 36. A realidade é que nós precisamos respeitar o fato de que óvulos e espermatozoides geram novas vidas, com todas as responsabilidades que isso acarreta para homens e mulheres.

  • @antenasfeed
    @antenasfeed 3 ปีที่แล้ว +1

    probelemas de treceiro mundo

  • @lorenalaissesilvaavelar3139
    @lorenalaissesilvaavelar3139 3 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo!

  • @clariclariclari
    @clariclariclari 3 ปีที่แล้ว

    gente
    que canal incrível

  • @marysouza583
    @marysouza583 3 ปีที่แล้ว +1

    Vc é uma guerreira, parabéns por tudo que passou e conquistou, mais na minha cabeça tem filho hj quem quer, pq tem vários métodos aí, até msm pelo SUS, então meninas e mulheres, se cuidem que filho e marido n é futuro, ter filho deve ser muito bom aquele amor infinito, mais estudem primeiro e se formem para quando isso acontecer vcs n depender de homem pra cuida de vcs e o filho, desculpa a sinceridade, mais engravida quem quer, tem camisinha entre vários outros métodos para prevenir a gravidez, claro quem nenhum são 100% confiável, mais vc se cuidando tomando anticoncepcional ou outro método e usando preservativo q tbm ajuda a prevenir doenças, Eu digo a vc q n vai ter possibilidade de engravidar, Eu msm uso camisinha e todo mês tomo injeção, fui mulher com 16 anos já vou fazer 19 e até agr graças a Deus nunca engravidei

  • @tiagobatistafreitas
    @tiagobatistafreitas 3 ปีที่แล้ว +2

    Engravidar não é errado, do contrário a espécie acabaria. Contudo, fato é que gerar uma vida implica responsabilidade a todos. Como todo ato de liberdade, implica consequências.
    Agora, não entendi: 1. A moça é médica e diz que é acessível a contracepção; 2. Disse que não é errado engravidar (e não é!); 3. Mas defende que a saída para essa condição é a legalização do aborto. Não entendi. É mais fácil prevenir ou abortar?

  • @anarosamarcolini1346
    @anarosamarcolini1346 3 ปีที่แล้ว +1

    quero conversar com ela como faz?

  • @joaovictoroliveirarodrigue9970
    @joaovictoroliveirarodrigue9970 3 ปีที่แล้ว

    🙌

  • @liaganem241
    @liaganem241 3 ปีที่แล้ว +3

    O som está muito ruim,me incomoda continuar ouvindo.

  • @blogueirafalida8565
    @blogueirafalida8565 3 ปีที่แล้ว

    Gente o anúncio do vídeo era a história da Thaís cm O Boticário 😘😘😘

  • @FerNanda-Beier
    @FerNanda-Beier 3 ปีที่แล้ว +9

    Eu achei esse vídeo um desserviço à população. Não por ter engravidado aos 14, pois era uma criança praticamente, não sabia nada da vida. Mas, agora, ficar grávida de novo aos 36 anos, "por acaso ", me poupe. Ainda mais que ela é uma médica. Quer dizer que ela tem relações sem proteção??? Gravidez é o mínimo que pode acontecer! Ela não sabe disso? Achei um péssimo exemplo.

    • @ray-xg4tp
      @ray-xg4tp 3 ปีที่แล้ว +3

      ela falou sobre isso, nenhum método contraceptivo é 100% seguro
      e se vc achou um desserviço, grave um melhor
      este vídeo serve muito para adolescentes, q por acaso são 21 milhões da população brasileira, então não venha comentar que é um desserviço à população

    • @september_0358
      @september_0358 3 ปีที่แล้ว +3

      Exatamente, eu entendo ela dizer que com 14 anos os adolescentes estão com os hormônios a flor da pele e tudo mais, mas uma MÉDICA colacar a nova gravidez dela, não planejada, com agora 36 anos... Como obra do acaso... MDS! KKKKKKKK
      E depois querer colocar o aborto como a grande solução! Esquecer que nem a mãe e nem o pai tem direito de tirar a vida do "amontoado de células"! A simples diferença entre ser e estar! O que deve ser feito é investimento pesado na educação sexual, fazendo assim com o sexo deixe aos poucos de ser um tabu.

    • @september_0358
      @september_0358 3 ปีที่แล้ว +3

      @@ray-xg4tp Exatamente! Não é 100% seguro. Sabe o que isso significa também? Que cada pessoa que é ativa sexualmente está assumindo o risco de engravidar, se vc assume esse risco e as consequências dele, o que vc espera depois de 9 meses da vez que vc não se cuidou? Um Iphone?

    • @ray-xg4tp
      @ray-xg4tp 3 ปีที่แล้ว +1

      @@september_0358 siim, algo que também ajudaria bastante os adolescentes que estão à flor da pele seria a educação sexual nas escolas. sobre o aborto, concordo em partes
      acho que existem casos em que o aborto pode ser necessário e casos em que não é a solução
      mas tudo vai de caso pra caso e também da mãe que carrega a criança

    • @september_0358
      @september_0358 3 ปีที่แล้ว +2

      @@ray-xg4tp sim, existem casos no Brasil em que o aborto é legal, e eu concordo, estupro, feto com má formação que impossibilite a criança de sobreviver e que pode trazer graves riscos pra vida da mãe entrar em trabalho de parto, o resto é acolhimento financeiro, médico e psicológico pra quem engravidou cedo, pras que tiveram o filho indesejadamente e as que não tem condições. Isso sim, na minha opinião, é valido lutar!

  • @Ana-salamaleico
    @Ana-salamaleico 3 ปีที่แล้ว +2

    Aborto não é importante, importante é tirar essa burocracia das cirurgias de esterilização. Vc só está colocando suas frustrações passadas encima de um assunto tão burocrático, mas gostei da sua história de vida.

  • @willianjunior8226
    @willianjunior8226 3 ปีที่แล้ว

    E tem gnt que ve problemas em ter filhos.... parabéns por ser MULHER de verdade.

  • @yramat
    @yramat 3 ปีที่แล้ว +16

    O problema da legalização do aborto é que agora estão autorizando até os 9 meses! Não dá nem pra dizer que é só um amontoado de células pq nesse ponto não é. Sou a favor da educação sexual nas escolas, pq conscientização é muito importante nesses casos

    • @FlavinhaBelotti
      @FlavinhaBelotti 3 ปีที่แล้ว

      Nove meses? 😰

    • @Vaniapsyche
      @Vaniapsyche 3 ปีที่แล้ว +23

      Isso é uma mentira bem deslavada. Pra fazer um aborto passando as 16 semanas é bem arriscado. Você está só querendo fazer um discurso.

    • @mairamorat
      @mairamorat 3 ปีที่แล้ว +17

      Ter um ponto de vista diferente.. tudo bem. Mentir para tentar convencer os outros...
      O aborto não é permitido depois de 12 semanas de gestação na maioria dos países que legalizaram o aborto..

    • @angelet6309
      @angelet6309 3 ปีที่แล้ว +1

      Onde? No Brasil? No sabendo de nada disso não

  • @Thamires_Turik
    @Thamires_Turik 3 ปีที่แล้ว

    Eu tinha 12 anos anos quando fiquei grávida. Minha mãe no começo me rejeitou e isso foi péssimo. Minha sogra na época trabalhava em hospital e a primeira coisa que ela disse foi "vamos levar numa clínica pra tirar". Eu queria meu bebê e minha mãe queria nos dois vivos, então levamos adiante e tive um parto prematuro de 29 semanas. Hoje estamos bem, tenho 33 anos e ele tem 20, parece meu irmão/namorado. Mas quanto ao aborto eu penso, será que não ficaria banalizado se fosse só ir até o posto de saúde e dizer que não tem condições? Tipo, nem vou me cuidar, o posto autoriza tirar... Deveria ser muito bem avaliada essa situação. Existe N motivos para não se poder ter um filho, quem ia julgar qual mulher é necessário o aborto? Enfim, deveríamos ser donas dos nossos corpos, mas sempre terá alguém pra estragar o lado de quem realmente precisaria.

  • @francielebicca191
    @francielebicca191 3 ปีที่แล้ว +2

    Há um aspecto de cunho social pouco abordado, que contribui muito para que, na era da informação, muitas gravidezes indesejadas aconteçam, a ideia que adolescentes podem e até devem se relacionar de forma volúvel e sem propósito;eu que sempre quis namorar para casar, ainda que o namoro durasse dez anos sei o quanto sofri por pensar assim.
    Quanto a moça, eu não gostaria que um parente ou amigo namorasse ela, até porque tudo que ela passou era perfeitamente evitável.

    • @Horoscopephobia
      @Horoscopephobia 3 ปีที่แล้ว +4

      Credo, surreal isso que você disse
      É só machismo mesmo

    • @simonemagalhaes253
      @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว +2

      Realmente, na era da INFORMAÇÃO, jamais era pra ter gente igual você comentando esse tipo de coisa

    • @francielebicca191
      @francielebicca191 3 ปีที่แล้ว

      @@Horoscopephobia se for machismo achar que ninguém é obrigado a ter que se adequar as inconsequências alheias, aceito a alcunha, nas também não gostaria que uma mulher da família namorasse homem que teve filho não planejado.

    • @francielebicca191
      @francielebicca191 3 ปีที่แล้ว

      @@simonemagalhaes253 na era da informação excesso de indulgência não ajuda ninguém, tanto que a noca nunca planejou nenhuma gestação é isso não deveria acontecer.

    • @simonemagalhaes253
      @simonemagalhaes253 3 ปีที่แล้ว +1

      @@francielebicca191 amiga eu entendo, mas ce tá sendo da era das cavernas, deu a entender que os órgãos são meramente pra reprodução.
      Eu concordo que não é sair transando na doida!
      Mas puta preconceito, métodos falham! Camisinha estoura (se estourar e vc tiver no período fértil, pilula do dia seguinte não resolve NADA)... anticoncepcionais hormonais tem mais pro do que contras e são muito utilizados! Não pense que a maior parte da mulheres vivem tranquilas, e ainda assim corre risco de falhar, por interação com outros fármacos, por diarreia, vômitos e tudo mais (quando são orais) fora os injetáveis que bota ali e fica com Deus pq quando se é leigo n sabe sobre o próprio corpo e cada mínimo detalhe das funções biológicas do aparelhoo reprodutor e sua relação com o sistema endócrino.
      Por fim, existe gravidezes INDESEJADAS dentro de relacionamentos estáveis também! O único método 100 por cento é não transar.

  • @yasminribeiro4793
    @yasminribeiro4793 3 ปีที่แล้ว

    gente afinal, ela eh médica?

  • @lucienepereiralu9995
    @lucienepereiralu9995 3 ปีที่แล้ว +16

    Mulheres com 1,2,3,4,5,,6 filhos ?
    Me poupe .
    A culpa é do homem ?
    Um filho não planejado vá lá.
    6 é pq quer sofrer mesmo , não adianta querer colocar a culpa em ninguém.

    • @vemcomigo2543
      @vemcomigo2543 3 ปีที่แล้ว +13

      A questão não é culpa e sim responsabilidade que é de ambos porém normalmente está somente sobre a mulher!

    • @julianacarolinabeteantunes9017
      @julianacarolinabeteantunes9017 3 ปีที่แล้ว +14

      Ninguém faz filhos sozinha.. esse é o detalhe.. todos os métodos são falhos. Injusto é colocar o fardo de prevenção 100% sob a mulher.

    • @ray-xg4tp
      @ray-xg4tp 3 ปีที่แล้ว +3

      minha linda, a questão é q na maioria das vezes as pessoas caem matando em cima da mulher, como se homem não tivesse feito sexo junto

    • @ariellakawai3933
      @ariellakawai3933 3 ปีที่แล้ว

      @@ray-xg4tp 👏👏👏👏

    • @ariellakawai3933
      @ariellakawai3933 3 ปีที่แล้ว +1

      @@julianacarolinabeteantunes9017 👏👏👏👏

  • @bernadetegomes1899
    @bernadetegomes1899 3 ปีที่แล้ว +6

    caso a pessoa não tenha condições de criar uma criança, da pra adoção.
    Não precisa matar a criança 😔😢😢😭

    • @Horoscopephobia
      @Horoscopephobia 3 ปีที่แล้ว +4

      Hora nenhuma no vídeo foi falado sobre "matar criança"

    • @bernadetegomes1899
      @bernadetegomes1899 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Horoscopephobia
      aborto é o que ? 🤔🤔

  • @regiany919
    @regiany919 3 ปีที่แล้ว +9

    Detestei esse terapia.. O pior de todos pra min. Aprendi q temos escolhas na vida.. Não engravidar é uma delas

    • @isaricarte2900
      @isaricarte2900 3 ปีที่แล้ว +14

      Já aprendeu que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz também?

    • @elmasantana4361
      @elmasantana4361 3 ปีที่แล้ว +8

      Problema seu. Ninguém liga!

    • @yasminribeiro4793
      @yasminribeiro4793 3 ปีที่แล้ว

      eu n gostei de como foi abordado o tema, um assunto mt denso, falado de maneira mt sucinta. mas tal assunto é de suma importância

    • @Marina-zw4ni
      @Marina-zw4ni 3 ปีที่แล้ว

      @@elmasantana4361 ninguém liga se vc não liga tbm

    • @jennyferferreira457
      @jennyferferreira457 3 ปีที่แล้ว +1

      Ninguém liga para a sua opinião.