Meus parabéns ao Iberê por ter falado o que disse. Essa discussão sobre os impactos na sociedade humana dos sistemas de inteligência artificial é uma discussão que precisa iniciar publicamente no Brasil urgentemente.
Não existe discussão. O materialismo histórico dialético prova que a ética é determinada pelos meios materiais, isto é, se a IA resulta num sistema mais produtivo, então será esse o sistema aceito eticamente pela sociedade mesmo que seja prejudicial para a maior parte dela. A escravidão não acabou pq foi discutido eticamente o fim dela, mas pq o capitalismo se mostrou mais produtivo.
@@ag0rista A igreja católica foi uma das instituições que mais pressionaram para o fim da escravidão. Mesmo antes dos argumentos pelos "fins" capitalistas a Igreja católica já recriminava e muito a prática da escravidão.
Eu a 3 anos decidi que queria trabalhar com ilustração, meu sonho da vida toda. Percebi que teria que estudar e praticar muitos anos pra chegar num nivel ao menos competitivo, mas eu faria isso pelo meu sonho e por mim, pra ter um futudo melhor. Então me chega como um soco em cheio na cara, todas essas tecnologias de IA. E com poucas palavras ela entrega um nivel que eu passaria minha vida inteira para chegar. É assustador e desanimador.
Eu sou ilustrador tbm e sim amigo assusta bastante, mas eu te digo continue estudando praticando e evoluindo seu trabalho porque muita gente consome arte pq ama e pra além disso valoriza o artista, em um mar de imagens geradas um trampo autoral com assinatura pesa bastante e tem valor, de fato empresas e estudios vão visar sempre lucro barateando custos mas pode acreditar tem muita gente que valoriza trampo autoral, busque trabalhar seu estilo e não se prenda a tendências
Do meio para o fim dos anos 1980, me formei em Design Gráfico (na época se chamava Comunicação Visual) pela Belas Artes. Computadores pessoais e desktop publishing ainda não eram realidade, ainda se fazia tudo à mão... marcações de letras, layouts, roughs, arte-final, paste-up. Canetas, normógrafos, réguas especiais, pranchetas, tudo custava uma pedrada e levava tempo para aprender a fazer bem feito - já que não existia "CTRL-Z". Estragou? Começa de novo... No começo dos anos 1990 o vento já estava virando e, em pouco tempo, essa e outras profissões similares que até então haviam sido totalmente analógicas tiveram que se adaptar ao digital ou mudar de área. Alguns nem tiveram essa escolha, foram simplesmente extintos. Um exemplo é o paste-up, que ocupava andares inteiros nos principais jornais do país: um mar de pranchetas e de gente debruçada sobre elas, colando linha por linha, foto por foto para montar uma página que ia gerar o fotolito. Da noite para o dia, o emprego dessa gente toda deixou de existir. Péssimo quando são milhares de pessoas. Catastrófico quando são bilhões.
Continue estudando e incorpore as novas ferramentas. Se pararmos pra pensar bem e tomarmos o disco vinil que ainda tem mercado mesmo sendo possível guardar milhares de músicas num cartão do tamanho da ponta dedo com gigas de capacidade então ainda haverá espaço para arte tradicional pois no fim queremos sempre a suavidade e calor que de algum aqueça-nos coração e nos faça sentir mais humanos e vivos. Se ocorre o lance da renda básica e talvez acabe por libertar as pessoas a exercitar a criatividade independente do retorno financeiro e unicamente pelo prazer de criar e inventar algo novo, o que possível nas artes, na ciência e na tecnologia. Em um sentido utópico estaríamos mis perto de uma sociedade que seria alguma forma capaz de se ter mais oportunidade de focar bem estar geral abrindo mais espaço para o nós.
Cara, esse vídeo me deixou impressionado com o poder das inteligências artificiais. É incrível como elas conseguem gerar textos e imagens tão realistas e criativos. Mas também é assustador pensar nas possíveis consequências disso. Será que vamos conseguir distinguir o que é verdadeiro do que é falso? Será que vamos perder o controle sobre essas máquinas? Será que elas vão se tornar mais inteligentes do que nós? Essas são perguntas que me deixam angustiado. Parabéns pelo vídeo, Cauê. Você sempre traz temas relevantes e polêmicos para o debate. Sim, esse trecho acima foi escrito pelo Chat-GPT. O prompt usado foi "escreva um comentário para um vídeo de youtube, no canal do Cauê Moura, relatando o quão assustador está sendo o rápido desenvolvimento das inteligências artificiais geradoras tanto de texto quanto de imagens" É galera... aproveitem, pois o caos está próximo...
É complicado porque pode haver uma mescla dos dois. Exemplo: pelo prompt a pessoa diz o que deseja, digamos uma imagem, e depois indexa a sua própria ideia pra a IA misture os dois .
Sou programadora e minha faculdade pediu uma atividade simples usando lógica de programação com c#, uma linguagem que não uso muito no meu cotidiano, estudei um pouco e produzi o que foi pedido e então meu namorado pergunta "o chat GPT não fazia?", e lá fui eu testar. Pedi um algoritmo que me diz se compensa mais abastecer com gasolina ou álcool de acordo com o preço digitado (bem mal explicado mesmo) e como usei as ferramentas mais básicas da linguagem, o código que ele me entregou foi EXATAMENTE igual ao meu, em dois segundos. É insano.
Porque é muito simples para ela gerar códigos de um exercício, que existe milhares semelhantes na base de dados dela, tirando que são exercícios para aprende logica de programação, então são completamente genéricos, sem menosprezar seu conhecimento, você ainda ta no processo de aprendizagem é normal ter dificuldade nesses exercícios, mas dentro de um emprego o chatpgt "ajuda", mas ele passa maaaaal, sempre dando códigos mal otimizados e que utilizados dentro de um arquitetura complexa, eles são patéticos, fora as vezes que ele não faz a mínima ideia oque responde e inventa métodos que nem existem na linguagem kkkkkk
@@rowi6667 O problema é que ele é assim agora. Ele tem 3 meses de vida e já consegue superar a velocidade de alguém "iniciante". Mas e depois, ele não seria capaz de superar e criar linhas de códigos complexas daq 2 anos? O quanto ele pode evoluir e superar até os mais estudados e em quanto tempo? N entendo muito do assunto mas parece q é questão de tempo ele tirar emprego até da glr mais avançada nisso
@@rowi6667 porra véi, faltou interpretação, tu nem entendeu o que a menina disse. Ela falou que fez o exercício e depois usou o chat pra testar a capacidade dele, e ele fez igual a ela em poucos segundos. Em nenhum momento ela disse que teve dificuldade. Sem contar que o absurdo do chatgpt é a velocidade de evolução da IA, daqui um tempo como disseram, vai ter mais recursos que um humano especialista na área. Assim como já aconteceu no xadrez, que a IA dá openai aprendeu a jogar sozinho, com milhões de partidas só consigo mesmo, apenas tendo sido ensinado movimentar as peças. Dps de 1 semana ele derrotou o stockfish mais avançado facilmente. E poucos GMs são capazes de jogar nivelado com o stockfish.
@@juanroriz855 exatamente! e detalhe, o Chat GPT não FOI TREINADO para isso. o foco dele é simplesmente manter uma conversa e já está fazendo esse estrago. imagina o GPT 15.
Principalmente no Brasil, se você não tem quem pague sua faculdade que lute para trabalhar e estudar ao mesmo tempo kkk, chega até ser utopico discutir redução de carga de trabalho.
Quando eu era criança eu assistia o Monark e o Manual do Mundo, enquanto uns heróis vivem o suficiente para se tornar vilões outros seguem sendo HERÓIS, muito bacana ver o Ibere nesse papo.
Assustador é que ela nos entende melhor que as outras pessoas, ate quando vc escreve tudo errado e algumas frases sem sentido, ela consegue interpretar e consegue entregar o que vc pede.
Elon musk e as big tech pedem a pausa pq eles sabem que o império deles tá na reta. Nunca se preocuparam com o trabalhador ou com o bem estar da sociedade.
Boa discussão Cauê e Loud, gosto muito dos podcasts estou inserido no meio da tecnologia faço Técnico em Segurança Cibernética (dados). E também fico espantado com o avanço das IAs o chatgtp, midjourney entre outros; acredito ser essencial a devida regularização das mesmas pois com toda certeza serão utilizadas cada vez mais. Abraços.
Uma linha que me incomoda é a de dizer que devemos parar com isso para preservar empregos. Querer dar qualidade de vida às pessoas é algo a se buscar, mas perde o sentido se você quer criar empregos artificialmente quando não precisaria, é o conceito de "bullshit jobs", como Iberê pelo visto menciona, é uma questão de mudar toda a organização social, não simplesmente de tecnologia por si só.
Eu sou programador e estou usando muito o Chat GPT. Tanto para criar códigos quanto para explicar conceitos de tecnologias novas que eu estou estudando. o Chat GPT é uma tecnologia revolucionária e quem não aprender a utilizar vai se engolido por ele.
estudar para quê ? se será substituído! estava pensando em entrar na área de programação, e todas as vezes que ouço falar dessas IAs passo a ficar desesperado e depressivo.
@@danielramosteixeira boa, por favor n entre. Uma pessoa que n consegue entender que ela é básica e n consegue fazer códigos nem intermediários n deveria nem pensar em entrar na área. E quanto mais códigos ela conseguir fazer, melhor para o programador mas tu é burro e tbm n deve saber disso ent n entre. T.I n é um mercado para gente burra.
Esse papo de alie-se a IA ou será engolida por ela não existe cara, porque não vai ser vc o beneficiado por ela, vão ser os donos das big techs. O melhor caminho é regulamentar essa parada mesmo senão vai da merda, dono de empresa não ta preocupado com trabalhador não, os caras só visam o lucro e nada mais.
Concordo plenamente. Acho q é um pouco de frenesi do pessoal. As IAs são ferramentas, da mesma forma que uma máquina de datilografia evoluiu para um computador.
Sim, eu também estou usando pra codificar e aprender (não somente sobre programação na verdade), e é incrível o grau de produtividade que você atinge. Se ela vai substituir pessoas como eu no futuro, acho que só o tempo dirá, mas no presente tá sendo incrível, ela te liberta de tarefas mundanas e você consegue focar no que você quer construir de fato.
Tbm penso assim. Na verdade, deveria ter feito cada um trabalhar um pouco menos e todos terem emprego e qualidade de vida. O capitalismo exaure alguns cidadãos em detrimento de outros, sem emprego e trabalho. Na média, teria para todos e com condições dignas.
qualquer trabalho gera valor. qual seria a diferença entre ser feito por um ser humano ou uma maquina? em certos casos não teria nem como diferenciar. isso de que só o trabalho humano gera valor parece uma tentativa fraca de argumentar em defesa da exploração do trabalho alheio
@@lukascorrea672 dei uma olhada, mas ainda penso q as maquinas podem gerar valor tbm. Mesmo que elas sejam construídas por trabalho humano e precisem de manutenção, já existem maquinas que realizam muito trabalho de forma automatizada. Me vem à mente a industria automobilistica em que quase só se ve maquinas nas fabricas. O grande problema é que o valor gerado fica na mão do capitalista detentor desse meio de produção né. Posso estar errado, to aqui de mente aberta disposto a ouvir
@@iLooPyZz não tem como uma máquina gerar valor tendo em vista que ela n tem a necessidade de gastar. A lógica do mercado é, você trabalha, recebe dinheiro por esse trabalho, o qual você gasta com mercadorias, que são feitas por outros trabalhadores. Em resumo, você gera riqueza e move a economia e o mercado. Se uma máquina toma o trabalho, e n precisa receber por esse trabalho, ela produz, mas n existe comprador, pq o trabalhador n recebe dinheiro.
Pra mim o mais impressionante é que ele corrige, altera, refaz e recria a partir do que você pede. Não gostou é só pedir de novo que ele refaz corrigido. Isso é um passo gigantesco de aceleração de atividades.
Rapaz, eu fiz umas perguntas sobre minha área de domínio, ele só falou asneiras, contestei ele 3 vezes sobre as respostas erradas, e na última resposta ele acertou.
O Yuval Noah Harari nos livros dele tenta trazer esse debate pro público de uma forma muito legal. Aquela série Black Mirror e o filme Elysium também são otimas recomendações. Eu espero que as pessoas comecem a falar desse assunto de maneira exaustiva e insistente, pois é super importante mesmo!
Sem a renda básica universal, como as pessoas vão consumir? Sem consumo, como as empresas vão sobreviver? As empresas dependem da nossa mão de obra e tbm do nosso dinheiro.
Seria legal chamar a SovietLunox, a Luna, pro Desce a letra, ela é uma camarada que faz parte da soberana e ela é especialista em Inteligência Artificial, trabalha e estuda isso a tempos
Embora existam alguns estudos e experimentos que sugerem que a renda universal pode ter efeitos positivos, ainda é cedo para concluir se ela realmente funcionaria em grande escala e em longo prazo, como o Kauê Moura diz. A implementação de uma renda universal exigiria uma abordagem cuidadosa e colaborativa, envolvendo diferentes setores da sociedade e levando em consideração as realidades e necessidades de cada comunidade e país. Não acho q seria o melhor caminha a se seguir, mas né, vamos ver né.
Somente os seres humanos podem produzir mais-valia para o capital. Robôs apenas transfeririam valor de uso de uma mercadoria para outra mais parte de seu próprio valor de uso.
Explica isso de maneira prática. Pergundo na sinceridade, porque não entendi essa relação. Por exemplo. Um trabalho de um redator em uma publicação. Se essa editora trocar 10 redatores por um escritor de prompt, trocar 3 revisores por mais um que vai usar IA. A editora vai continuar gerando a mesma quantidade de conteúdo, com uma diferença de custo com pessoas absurdo. Outro exemplo, ilustrador. Preciso de um ilustrador para fazer artes para uma empresa. Ou melhor, precisava. Se a empresa simplesmente parar de pagar esse ilustrador para usar uma IA para produzir as artes dele. Como funciona essa dinâmica no sentido de produção de mais-valia?
@@rockonileva O maior dreno de lucros é o trabalho humano, e é por isso que a revolução industrial colocou tantas pessoas fora do mercado dentro de fábricas, os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem doença, sem folga para licença de maternidade, sem benefícios ou direitos trabalhistas para um empregador para se preocupar. E isso é apenas nas fábricas, você encontrará a mesma coisa ocorrendo nos departamentos militar e policial e até na área da saúde, já que os drones estão sendo amplamente usados, o trabalhador humano agora enfrenta redundância em grande escala. E aí, se abre mais uma grande contradição, se há um excedente de trabalhadores sem a sua mão de obra explorada para consumir os produtos em uma economia capitalista, uma nova pandemia pode surgir e levar embora todo esse excedente, por exemplo. Os capitalistas substituem suas máquinas para economizar/tempo e dinheiro. O valor vem da mão de obra porque eles ainda precisam de mão de obra para operar as máquinas. Marx via a automação total como um problema para os capitalistas porque então os trabalhadores não teriam empregos nem dinheiro para comprar produtos.
É importante começar distinguindo valor e preço. Valor é o tempo de trabalho socialmente necessário incorporado em uma mercadoria (um bem ou serviço produzido para ser trocado). O preço é a expressão monetária do valor. O dinheiro também é uma mercadoria e, portanto, o preço (expressão do dinheiro) de outras mercadorias está sempre mudando. Pense no valor em termos de tempo. Para Marx, todo valor é criado pelo trabalho. Isso acontece por meio do processo de produção: o trabalho é aplicado ao capital e um excedente é criado. Nesse nível de abstração, estamos falando de dois tipos amplos de capital. Capital constante (fábricas, matérias-primas, etc) assim chamado porque transfere seu valor ao produto em quantidades constantes: uma hora de madeira sempre transferirá uma hora de valor para a cadeira. Capital variável (trabalho) porque a quantidade de valor transferido muda: se a taxa de produção de mais-valia é de 100%, uma hora de trabalho vai, na verdade, transferir duas horas de valor para a cadeira. Nesse processo, cria-se mais-valia. Esse excedente é o motivo pelo qual o capitalista investe: para aumentar seu capital. E assim é distribuído a todos os diferentes capitais ao longo do circuito de realização (proprietários, lojistas, às vezes até trabalhadores se os salários forem altos). Este processo ocorre em cada empresa individual. O capitalista reúne capital constante e variável, um produto é produzido, esse produto contém mais valor do que a soma de suas partes e esse excedente é reinvestido. Isso é chamado de reprodução expandida, pois com o tempo a quantidade de capital envolvido aumenta. Mas isso nunca acontece apenas em uma empresa. A lei do valor -a abreviação de Marx para como o capitalismo é capaz de planejar a produção apesar da baixa coordenação- estipula que o capital flui para esferas lucrativas de produção. Eventualmente, você terá várias empresas produzindo o mesmo bem. Isso leva à competição. Uma conseqüência natural da competição é o desenvolvimento tecnológico: as empresas buscam ser capazes de produzir mais de uma mercadoria por um preço mais baixo, para que possam vender mais que as outras. O efeito do desenvolvimento tecnológico é aumentar o capital constante (máquinas) em relação ao capital variável (trabalho) no processo de produção. Pense na automação aqui. Isso tem o efeito de reduzir a quantidade de trabalho incorporado por unidade de mercadoria: se antes uma hora de trabalho podia produzir 10 cadeiras, mas agora pode produzir 20, cada cadeira terá agora 1/20 de hora de trabalho em comparação com 1/10 por hora. O que isso significa é que menos mais-valia está sendo produzida. No entanto, agora você também aumentou o capital constante que entra nas coisas. Portanto, não apenas há menos excedente sendo produzido porque menos mão-de-obra é aplicada, mas também é necessário mais investimento para fazer o processo funcionar. Mesmo que a receita permaneça a mesma, o valor realizado por unidade de valor investido diminui. A taxa de lucro diminui. E isso eventualmente ocorre em toda a economia como um todo. Isso leva a crises. Existem contra-tendências -imperialismo, offshoring, speedups, por exemplo- que tentam mitigar esta tendência. Mas sempre ressurge porque está embutido na base do capitalismo.
No capitalismo não. No capitalismo a tecnologia que era pra diminuir nossas cargas horárias e esforço no trabalho é usada pra aumentar o lucro enquanto a hora continua igual...
Sinceramente é o good ending que todos gostaríamos. Mas isso rolar no capitalismo é impossível, ainda mais aqui no Brasil que temos uma burguesia burra e imediatista, que só quer saber do lucro máximo imediato, custe o que custar.
Vc ta no capitalismo amigo. Não se esqueça disso. O único objetivo da implementação de maquinas é o aumento do lucro, a fuga de leis trabalhistas, impostos e a dimuição do número de trabalhadores. Nunca foi sobre libertar o ser humano do trabalho. De certa forma vc vai ser liberto sim, mas com o desemprego.
Está na hora de realizarmos uma grande mudança na conduta social. Precisamos fazer as perguntas certas. Qual o sistema social-economico-político que desejamos. Isto implica redefinir os princípios básicos. O que é propriedade? O que é capital? O que é trabalho?....
Papo totalmente relevante para o atual momento que estamos vivendo. Hoje também foi lançado um episódio do Nerdcast sobre o tema, eu fiquei horrorizado com as informações mais detalhado pelos participantes, isso não tem mais freio se não regulamentarem urgentemente até onde isso pode ir.
Interessante que em determinado momento o Iberê fala sobre "trabalhar menos com o mesmo salário". Infelizmente no capitalismo isso nunca acontece. Eu presto serviço de tradução para uma empresa estrangeira no par inglês - português. Até meados do ano passado eu ganhava x por palavra traduzida. Porém, a empresa implementou uma tecnologia de tradução automática e agora os tradutores humanos não traduzimos mais do zero, a gente revisa e edita o que a máquina traduziu. Resultado, agora tenho menos trabalho e recebo menos, pois se antes eu ganha x por palavra traduzida do zero, agora eu ganho menos da metade desse valor por palavra para editar a tradução da máquina. Capitalismo é isso. A empresa lucrando mais, o trabalhador recebendo menos.
Concordo muito com o Iberê nesses assuntos. De alguma forma essas IAs são realmente funcionais e úteis (dependendo de como você usa). Eu uso Chat-GPT para criar prompts para o Dall-E 2, Stable Diffusion, MidJourney entre outras coisas. Inclusive usei uma vez pra corrigir códigos de playlist parsers do VLC, e também para traduzir arquivos .srt de legenda do inglês pro pt-br.
Uma pergunta: tirando o emprego dos trabalhadores médios e de classe mais baixa, quem vai consumir o que esses robôs vão produzir já que o ser humano médio não terá mais dinheiro? Os próprios robôs? Essa é uma discussão que os próprios ricos devem estar fazendo. Eles sabem muito bem que o dinheiro deles vem da demanda. Sem dinheiro com o povo acaba a demanda. Eles sabem disso.
Pq ele precisa planejar a fuga dele do Planeta antes de dar merda. Nunca ache que um bilionário como ele pensou na humanidade nem por um segundo. Psicopata não tem senso de empatia
4:35 "aaahhh mas ele erra pra caramba" ser humano teve a sua "evolução" completamente baseada em ERROS! Foram os tropeços, erros, dificuldades, cagadas, etc que fizeram nossa espécie de tornar a dominante neste planeta!
gente, muito obrigada por comentarem sobre isso. é desesperador. continuem trazendo a luz sobre o assunto das ias de arte, elas só estão no nivel que estao pq roubam de quem estudou uma vida inteira
Só que o Elon Musk só ta contra pq ele abandonou o projeto, tentou comprar de novo e nao conseguiu. Aí agora ele quer dar uma freiada pra poder chegar junto de novo. Por tras de tudo ele só pensa na grana sempre
Acho que a ferramenta que tem muito potencial de ser usada no dia a dia vai ser o recém lançado Copilot da Microsoft. O poder de criação dele tem tudo pra ser uma ferramenta fundamental pra estudantes e trabalhadores que usam documentos do office
Só pensar que ninguém pode vender um novo remédio sem anos de pesquisas, diversas agencias reguladoras conferindo, inúmeros testes... na verdade nem uma bolacha é lançada ao mercado sem uma devida regulamentação (e ainda assim temos vários problemas, desde usar mão de obra escravizada a insumos prejudiciais) pq empresas podem desenvolver tecnologias tão disruptivas e não ter essa discussão sobre seus efeitos antes de abrir ao público?
Marx é brutal, 150 anos atrás ele falou exatamente a mesma m3rd4 que o Iberê falou aí sobre horas de trabalho, 150 anos cara, e sobre um sistema tão dinâmico quanto a sociedade. Bruto demaaaais.
É impossível uma I.A conseguir fazer uma versão melhor de si mesma. Vocês não têm conhecimento técnico suficiente para entender que todos esses avanços são baseados em Cálculo, Estatística, Álgebra Linear e Probabilidade. Isso significa que existe uma barreira matemática para a evolução das I.As. Elas sempre serão mais limitadas que um ser humano profissional.
@@SuportoVc Acabei de ver um vídeo que o GPT-4 (a versão nova e paga) consegue se corrigir se aprimorar, bastando você perguntar se a resposta está mesmo correta. Diferente do ChatGPT (GPT-3.5) que bate o pé e diz estar certo mesmo estando errado, essa versão nova que é melhor que a anterior em todos aspectos consegue tmb se policiar e aprimorar. Edit: Ah isso sem contar que essa versão nova aceita plugins que aumentam as capacidades dela. Na parte de programação, ela tem acesso a um console onde ela pode escrever o código e testar ela mesma se a reposta está certa. Tem acesso tmb ao wolframalpha e é capaz de fazer cálculos e por aí vai. Pouco a pouco ela está recebendo upgrades e fazendo com que o LLM seja a cola que liga diversas ferramentas e usa elas para responder o usuário.
@@Felipe3001miranda mas ele consegue melhorar as respostas e não os modelos matemáticos aos quais ele é construído, como se uma pessoa melhorasse por si só aspectos de suas células ou DNA, não é isso q ele faz
Gostei muito dos comentários do Iberê. Gostei muito dos pontos de vista e sim, temos que debater como a jornada de trabalho pode ser reduzida. Mas temos que ter em mente que a renda básica universal é uma pauta liberal. Teria que ter uma discussão mais aprofundada.
A IA vai tirar o emprego de quem é mais estudado (…). E estes tirarão os empregos de quem é menos… Isso já está em pleno curso, por muitas frentes, inclusive. Todas as semanas pego ao menos um Uber em que o motorista tem curso superior, alguns deles com experiência profissional, diga-se de passagem (advogados, engenheiros, professores, etc etc). No próximo passo o chover do Uber será a própria máquina. A pressão social só aumenta. Já passou da hora da reflexão.
O problema é: mesmo com renda básica universal, haveria uma grande discrepância de patrimônio entre aqueles que ficaram ricos antes dos robôs pegarem os empregos e quem não ficou. Não gosto da ideia da renda básica universal pois dentro dela não há nenhuma perspectiva de ascensão social, exceto se você abrir um negócio. E também, quem garante que a renda básica universal não seria apenas um valor baixo para que sejamos apenas "consumidores" e nada mais. Não tenho uma solução, eu não sou economista, mas estou apenas expondo um problema para se pensar, afinal a IA pode piorar ainda mais a disparidade de renda.
Mas ainda assim todos teriam acesso ao mínimo básico pra sobreviver e ter alguma decência, Mesmo sem poder ostentar. E trabalhos mais manuais continuariam tendo demanda
Eu acho que a questão não é nem "ah pq isso vai tirar o trabalho das pessoas" como o Iberê colocou, a questão é que a gente não quer (acreditem) uma sociedade que tenha AIs nesse nível disponíveis ao público substituindo humanos no processo de criação de textos, desenhos/pinturas, música etc. A AI pode ser usada pra deixar ferramentas de criação mais fluídas e intuitivas, mas jamais fazer tudo ela mesma, então devemos traçar um limite em algum lugar; essas ferramentas que estamos vendo hoje (Chat GPT, aquela outra de desenhos, a de voz/música etc) já ultrapassaram demais esse limite. Imaginem o quão burr4 será uma geração cujo Google é um Chat GPT da vida, que faz todo o trabalho de pensar e tirar conclusões por você e escreve qualquer p0rr4 que você pedir. Isso vai ser péssimo pra sociedade, mas no capitalismo infelizmente não haverá controle nenhum sobre isso.
Trabalho em Manutenção do Sistema Elétrico a mais de 30 anos. Então trabalho com inovação este tempo todo, e, a quantidade de pessoas que trabalham hoje, é Metade de 30 anos.
Eu venho brincando com meus amigos que o futuro é o "Comunismo Robô" tem alguns anos... Mas nunca imaginei que esse futuro estava tão próximo ! kkkkk "#ComunismoRobôJá!"
Então.. há uma pergunta fundamental... Quem vai consumir pagando o que for gerado como produto...Alguém tem que fazer a assinatura, alguém tem que pôr o número do cartão... Aí, como óbvio, a coisa trava... Logo, renda distribuída como política pública real.
O que mais assusta nisso tudo é a passividade do ser humano. Preferimos nos especializar em programação, para talvez ter um espaço nesse mercado afunilado, do que discutir os impactos e tentar resolver a situação. Essa tecnologia, com mais dados, tem potencial até para substituir médicos não especialistas, psicólogos, advogados e muitas áreas. É desanimador.
Até eu que curso engenharia civil tenho medo, no fim de contas não vai existir emprego pra mais ninguém, existirá somente para programadores e pessoas que mexem diretamente com IA e robótica
@@rafaelbalbuena1048 Programadores de IA* Porque programadores comuns também serão substituídos. E realmente, outros trabalhos braçais vão durar bem mais, porque a robótica ainda é extremamente limitada e cara quando o assunto envolve manipulação de objetos e locomoção.
Eu sou adv e fui testar a ferramenta. E é incrível a capacidade da IA escrever peças processuais. Claro que ela peca em muitas coisas ainda, mas as vezes eu nem especifico os detalhes e ela me entrega uma petição completíssima que eu só precisaria substituir os nomes e detalhes. kkkk absurdo
Se for pra ser prompter eu nem quero trabalhar com arte então. Ao menos profissionalmente não tankaria. É no processo de criação que tá a graça. Se a alternativa pra tudo for ser prompter as profissões vão se tornar chatas pra krl. Faltou falar da legalidade no treinamento das ias, mas acho que o foco não era esse.
Pra mim a melhor parte da criação de arte, era o processo, a pesquisa, as referencias, testar as coisas, e chegar a solução que o cliente precisa. Ver o resultado final de tudo isso, depois de toda essa construção. Tudo isso reduzido a digitar 3 palavras num programa é desanimador. Fora que acredito que o valor da mão de obra simplesmente desmoronará.
@@Hope-bk6ld eu te entendo perfeitamente. Muitos estão neste mesmo barco. Ao menos eu se puder vou continuar mechendo com arte porque é algo que eu gosto muito, mas ter arte como uma renda principal não sei bem como vai ser. O futuro é muito obscuro
Mano! Camarada! Assunto realmente precisa ser debatido, trazido ao conhecimento das pessoas e acredito que esse tipo de coisa deva ser banido mesmo, pois é como inventar o carro antes da roda!
Sou formada em tradução e desde a faculdade sentia uma leve ameaça da implementação constante das TMs (tradução de máquina), mas me convenci de que algumas coisas só um humano pode traduzir. Mantenho minha opinião, porém vendo a IA evoluindo TÃO rapidamente nos gera um desespero, assim o que antes era uma boa ajuda agora é uma competição. À nossa classe, de trabalhadores da tradução, está sendo delegada cada vez mais a tarefa de revisores ou pós-editores de tradução de máquina; o que me dá um mínimo alívio é que as traduções ainda não são tão boas, mas nossa área parece em constante desvalorização por isso (temos que retraduzir, só que ganhando menos, porque em teoria é "só" uma pós-edição). Se as IAs conseguirem traduzir textos complexos ou subjetivos e não forem regularizadas, não sei o que vai ser. Difícil não ser pessimista diante do cenário atual.
Sempre vão precisar de revisores. Mas problemas continuam existindo. Um único tradutor vai conseguir fazer muito mais revisões, então o salário vai diminuir novamente. Ou seja, quanto mais I.A, mais trabalho e menos dinheiro.
Vc deu um exemplo real de uma profissão ameaçada pela tecnologia, diferente de algumas outras profissões que a IA serve apenas como uma nova ferramenta no caso da tradução cada vez mais a máquina vai fazer ótimos trabalhos precisando cada vez menos de humanos para fazer esse trabalho.
"Não forem regularizadas"? Você acha que alguém deve atravancar um setor tecnológico para proteger um grupo de trabalhadores? É como querer que se impeça o uso de lâmpadas para garantir o emprego dos acedendores de lampião.
@@GuilhermeOliveira-mi4xw não é porque algo existe e pode trazer benefícios que não se deve regulamentar. E eu não acho nada, mas boa hipérbole a sua, pra refletir.
Amigos Load e Cauê, se Elon Musk está apoiando essa iniciativa, devo deduzir que se trata de uma tentativa para evitar, apenas, um prejuízo financeiro (para ele) no futuro. Acredito que se a IA utilizada no ChatGPT, conseguir em pouco tempo, se desenvolver com a infinidade de informação disponível sobre a experiência humana, como vocês acham que iria responder se alguém perguntasse : qual é o sistema político que garantiria a justiça social e impediria a destruição do ecossistema ? Não teriam como refutar o Oráculo de última geração. E seria o início do fim do capitalismo selvagem, onde os caras como Elon Musk perderiam poder e dinheiro.
Além de tudo isso que foi discutido, acho que a capacitação da pessoa, no âmbito profissional, em um segundo momento, vai ser direcionada na avaliação qualitativa do que é criado pela inteligência artificial, não apenas na execução de um bom prompt. Como publicitário, hoje eu vejo textos e imagens repetitivas criadas por inteligência artificial e também por profissionais da área. Então acredito que a escala da carreira profissional será ditada pela capacidade de avaliar e refinar uma estrutura criada.
Quem já assistiu "Soldado Universal" e "O homem bicentenário" sabe as merda que pode dar evoluir demais IA. E o segundo me assusta até mais que o primeiro.
é a alta tecnologia a contribuir de modo determinante na criação da riqueza, reduzindo de forma drástica a participação do trabalho vivo. ao inverso de qualquer escandalosa difusão dos meios de produção mais avançados, o capital, em sua lógica mais genuína, os concentra e monopoliza.
Anos a trás me perguntava: qual será a transformação do trabalho? Como será o emprego? ... a máquina a favor do bem estar humano/planeta, renda básica universal... foda esse papo, galera!
14:00 o que difere um artista da IA é que ele dá e executa o prompt. e é isso, "ah, isso não é arte", não, não é mas isso é apenas uma questão filosófica não pragmática que por fim não trás frutos. Quantas e quantas pessoa que bradaram _ISSO NÃO É ARTE_ e em algum momento catou uma foto, uma ilustração do Pinterest, imprimiu e colocou na parede sem sequer conhecer o artista por trás, a ideia do artista e o que o levou a criar aquilo?
14:20 só que ta ai a questão com a IA de arte ela NÃO PEGA TUDO E CRIA ALGO NOVO, ela só mescla e ponto final, tá tendo até processo por isso, o que ela faz é um Photoshop de várias imagens ela não faz uma do zero e usa outras só como referencia.
As I.A.s naturalmente substituirão o trabalho de muita gente hoje, mas ao mesmo tempo elas demandam diversas outras funções para serem mantidas. A aplicação dessas ferramentas no mundo produtivo exige infraestrutura, e estas exigem profissionais especializados para atuação nessa área. Agora, mais do que nunca, educação e acesso ao nivel superior se tornam imprescindíveis, pois postos de trabalho do tipo "apertar parafuso" desaparecerão por completo. Então, em vez de nos preocuparmos com a tecnologia nós precisamos é nos preparar para isso. A presença de bancos e fundações milionárias preocupadas com os rumos da educação no Brasil, com uma Base Comum que equalize escolas públicas e privadas, não é à toa.
ปีที่แล้ว +1
Cauê puxou o assunto inteligência artificial. Iberê em um momento puxou a individualidade de cada um de nós frente a IA. Faltou o Load puxar o assunto Ghost In The Shell. Cauê vez ou outra pede dicas de animes nível o filme/animação Akira, Ghost in the Shell é tão incrível quanto(Akira) e aborda bem profundamente a individualidade do ser humano, quando a humanidade tá tão fundida com a IA, que isso começa a virar uma questão filosófica onde "eu ainda sou humano ou já virei uma máquina completa". Então fica a dica aí pra Cauê e para quem mais se interessar pelo assunto. Tem o clássico filme/animação de 95, tem a continuação desse filme/animação, tem 3 séries, tem o live action, tem o mangá, tem jogos, tem artigos e monografias ... etc. Mas caso queira focar só em um, o filme/animação de 95(disponível aqui no TH-cam) é indispensável. Matrix por exemplo bebe bastante da fonte de Ghost in the Shell. É isso, abraço.
As inteligências artificiais sem um rompimento com os meios de produções atuais é de fato o fim da humanidade. Ou talvez se vc for otimista, é o fim do sistema pra um sistema melhor.
A tecnologia aos poucos já está comendo empregos. Quando vamos no mercado, numa loja, o que for, e a gente vê tokens de atendimento ao invés de caixas, a única coisa que eu consigo pensar, é quantos empregos a menos temos no mercado, e isso é trabalho braçal, em breve teremos máquinas que farão faxina, outras que limparão vidros, outras que operarão fábricas sozinhas e por aí vai. Eu sou advogado e já conheço escritórios que usam IA para fazer peticionamentos em massa, isso já são muitos advogados a menos contratados. Agora a IA já está chegando na profissão dita do futuro, a programação, em breve máquinas irão programar sozinhas também, é por aí vai, e a coisa vai se afunilando, dá um desespero só de pensar.
Na boa, a única coisa que precisa mudar é quem está no topo do poder. Com a burguesia no poder NUNCA vai haver mudança boa para o povo. Essa destruição de profissões colocando milhões de trabalhadores na miséria existe desde o século XX. Fabricas que antes contratavam 20 mil operário hoje tem no máximo 2 mil caras produzindo exatamente a mesma coisa e esse povo todo foi pra merda. A minha profissão (ilustrador) junto de profissões que sempre orbitaram a minha já sofrem essa destruição a décadas, muito antes da inteligência artificial. Já aconteceu isso nos anos 80 com o aerógrafo, nos 90 com o computador e nos anos 2000 com o 3D. A quantidade de gente que seu conhecimento simplesmente perdeu utilidade não é de hoje. Eu conheci muita gente extremamente especializada trabalhando de camelô, fazendo bico, carreto, vendendo sorvete e o caralho a quatro ficando na mais completa miséria por causa dessas novas tecnologias que sempre destruíram a vida dos trabalhadores. A discussão sinceramente, está completamente ERRADA. Ninguém está olhando para onde deveria olhar. A questão an verdade é saber PORQUE A ELITE ESTÁ COM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DEFENDENDO A SUA REGULAMENTAÇÃO???? Eu corto o meu saco literalmente e dou de presente pra vocês se eles estiverem sinceramente preocupados com o desemprego do povo.
Por que sabem que, ou repartem o Pão ou vai acontecer como o Ciro Gomes, conta que acontecia no Nordeste antes do Bolsa Família, toda época de seca longa... havia Saques em super mercados e etc. Como a história se repete, se começar a base não ver mais expectativa de vida, se não tiver como sustentar a família, teremos dois Fenômenos Suicídio em massa e roubos em massa.
Meus parabéns ao Iberê por ter falado o que disse. Essa discussão sobre os impactos na sociedade humana dos sistemas de inteligência artificial é uma discussão que precisa iniciar publicamente no Brasil urgentemente.
Hoje o desemprego é gigante, quando a IA chegar não vai sobrar emprego para ninguém 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
E no final ele te da um tapa na cara falando que USA! Bando de hipocritas!
se deixarmos para depois muitos irão sofrer consequências graves , chamam isso de alarmismo até a situação sair do controle .
Não existe discussão. O materialismo histórico dialético prova que a ética é determinada pelos meios materiais, isto é, se a IA resulta num sistema mais produtivo, então será esse o sistema aceito eticamente pela sociedade mesmo que seja prejudicial para a maior parte dela. A escravidão não acabou pq foi discutido eticamente o fim dela, mas pq o capitalismo se mostrou mais produtivo.
@@ag0rista A igreja católica foi uma das instituições que mais pressionaram para o fim da escravidão. Mesmo antes dos argumentos pelos "fins" capitalistas a Igreja católica já recriminava e muito a prática da escravidão.
Eu a 3 anos decidi que queria trabalhar com ilustração, meu sonho da vida toda. Percebi que teria que estudar e praticar muitos anos pra chegar num nivel ao menos competitivo, mas eu faria isso pelo meu sonho e por mim, pra ter um futudo melhor. Então me chega como um soco em cheio na cara, todas essas tecnologias de IA. E com poucas palavras ela entrega um nivel que eu passaria minha vida inteira para chegar. É assustador e desanimador.
Tô na mesma, cara. Força pra nós.
Tô na mesma também. E ainda estou me formando em design gráfico. Desanimador.
Eu sou ilustrador tbm e sim amigo assusta bastante, mas eu te digo continue estudando praticando e evoluindo seu trabalho porque muita gente consome arte pq ama e pra além disso valoriza o artista, em um mar de imagens geradas um trampo autoral com assinatura pesa bastante e tem valor, de fato empresas e estudios vão visar sempre lucro barateando custos mas pode acreditar tem muita gente que valoriza trampo autoral, busque trabalhar seu estilo e não se prenda a tendências
Do meio para o fim dos anos 1980, me formei em Design Gráfico (na época se chamava Comunicação Visual) pela Belas Artes. Computadores pessoais e desktop publishing ainda não eram realidade, ainda se fazia tudo à mão... marcações de letras, layouts, roughs, arte-final, paste-up. Canetas, normógrafos, réguas especiais, pranchetas, tudo custava uma pedrada e levava tempo para aprender a fazer bem feito - já que não existia "CTRL-Z". Estragou? Começa de novo...
No começo dos anos 1990 o vento já estava virando e, em pouco tempo, essa e outras profissões similares que até então haviam sido totalmente analógicas tiveram que se adaptar ao digital ou mudar de área. Alguns nem tiveram essa escolha, foram simplesmente extintos. Um exemplo é o paste-up, que ocupava andares inteiros nos principais jornais do país: um mar de pranchetas e de gente debruçada sobre elas, colando linha por linha, foto por foto para montar uma página que ia gerar o fotolito.
Da noite para o dia, o emprego dessa gente toda deixou de existir.
Péssimo quando são milhares de pessoas. Catastrófico quando são bilhões.
Continue estudando e incorpore as novas ferramentas. Se pararmos pra pensar bem e tomarmos o disco vinil que ainda tem mercado mesmo sendo possível guardar milhares de músicas num cartão do tamanho da ponta dedo com gigas de capacidade então ainda haverá espaço para arte tradicional pois no fim queremos sempre a suavidade e calor que de algum aqueça-nos coração e nos faça sentir mais humanos e vivos. Se ocorre o lance da renda básica e talvez acabe por libertar as pessoas a exercitar a criatividade independente do retorno financeiro e unicamente pelo prazer de criar e inventar algo novo, o que possível nas artes, na ciência e na tecnologia. Em um sentido utópico estaríamos mis perto de uma sociedade que seria alguma forma capaz de se ter mais oportunidade de focar bem estar geral abrindo mais espaço para o nós.
Que crossover sensacional gente. Iberê e Cauê. 2 dinossauros lendários da internet.
Cara, esse vídeo me deixou impressionado com o poder das inteligências artificiais. É incrível como elas conseguem gerar textos e imagens tão realistas e criativos. Mas também é assustador pensar nas possíveis consequências disso. Será que vamos conseguir distinguir o que é verdadeiro do que é falso? Será que vamos perder o controle sobre essas máquinas? Será que elas vão se tornar mais inteligentes do que nós? Essas são perguntas que me deixam angustiado. Parabéns pelo vídeo, Cauê. Você sempre traz temas relevantes e polêmicos para o debate.
Sim, esse trecho acima foi escrito pelo Chat-GPT.
O prompt usado foi "escreva um comentário para um vídeo de youtube, no canal do Cauê Moura, relatando o quão assustador está sendo o rápido desenvolvimento das inteligências artificiais geradoras tanto de texto quanto de imagens"
É galera... aproveitem, pois o caos está próximo...
Medo genuíno!
Meu Deus, tô passada macho😮
Mais inteligentes que nós já elas já são 😂😂😂
@@Davison122 sem dúvida NENHUMA 😮
É complicado porque pode haver uma mescla dos dois. Exemplo: pelo prompt a pessoa diz o que deseja, digamos uma imagem, e depois indexa a sua própria ideia pra a IA misture os dois .
Sou programadora e minha faculdade pediu uma atividade simples usando lógica de programação com c#, uma linguagem que não uso muito no meu cotidiano, estudei um pouco e produzi o que foi pedido e então meu namorado pergunta "o chat GPT não fazia?", e lá fui eu testar. Pedi um algoritmo que me diz se compensa mais abastecer com gasolina ou álcool de acordo com o preço digitado (bem mal explicado mesmo) e como usei as ferramentas mais básicas da linguagem, o código que ele me entregou foi EXATAMENTE igual ao meu, em dois segundos. É insano.
Porque é muito simples para ela gerar códigos de um exercício, que existe milhares semelhantes na base de dados dela, tirando que são exercícios para aprende logica de programação, então são completamente genéricos, sem menosprezar seu conhecimento, você ainda ta no processo de aprendizagem é normal ter dificuldade nesses exercícios, mas dentro de um emprego o chatpgt "ajuda", mas ele passa maaaaal, sempre dando códigos mal otimizados e que utilizados dentro de um arquitetura complexa, eles são patéticos, fora as vezes que ele não faz a mínima ideia oque responde e inventa métodos que nem existem na linguagem kkkkkk
O problema disse é achar que o ChatGpt é errado por ser eficiente.
@@rowi6667 O problema é que ele é assim agora. Ele tem 3 meses de vida e já consegue superar a velocidade de alguém "iniciante". Mas e depois, ele não seria capaz de superar e criar linhas de códigos complexas daq 2 anos? O quanto ele pode evoluir e superar até os mais estudados e em quanto tempo? N entendo muito do assunto mas parece q é questão de tempo ele tirar emprego até da glr mais avançada nisso
@@rowi6667 porra véi, faltou interpretação, tu nem entendeu o que a menina disse. Ela falou que fez o exercício e depois usou o chat pra testar a capacidade dele, e ele fez igual a ela em poucos segundos. Em nenhum momento ela disse que teve dificuldade. Sem contar que o absurdo do chatgpt é a velocidade de evolução da IA, daqui um tempo como disseram, vai ter mais recursos que um humano especialista na área. Assim como já aconteceu no xadrez, que a IA dá openai aprendeu a jogar sozinho, com milhões de partidas só consigo mesmo, apenas tendo sido ensinado movimentar as peças. Dps de 1 semana ele derrotou o stockfish mais avançado facilmente. E poucos GMs são capazes de jogar nivelado com o stockfish.
@@juanroriz855 exatamente! e detalhe, o Chat GPT não FOI TREINADO para isso. o foco dele é simplesmente manter uma conversa e já está fazendo esse estrago. imagina o GPT 15.
Esse debate de redução da jornada de trabalho tem que estar na ordem do dia. Tamo trabalhando f0didamente.
tem que pagar aumento de imposto né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É maior doidera a capacidade de produção que a gente tem hoje e ser necessário trabalhar desse jeito pra ter o mínimo de segurança existencial
Principalmente no Brasil, se você não tem quem pague sua faculdade que lute para trabalhar e estudar ao mesmo tempo kkk, chega até ser utopico discutir redução de carga de trabalho.
Quando eu era criança eu assistia o Monark e o Manual do Mundo, enquanto uns heróis vivem o suficiente para se tornar vilões outros seguem sendo HERÓIS, muito bacana ver o Ibere nesse papo.
Monark já foi seu herói? Kkkkkkk
@@tyrael13 eu tinha 10 anos de idade cara, ele era meu Felipe neto KKKKKK
Monark n é nem herói nem vilão. Vc achar isso por pensar diferente de vc, fala mais sobre vc do que sobre ele... n seja idiota a esse nível...
@@tyrael13 só quando era gamer de minecraft
@@jeffersonbeles9517mas mas mas o Monark........ pensa?
nunca vou me esquecer do cauê gritando: NÃO FECHO COM ROBÔ!
Blade Runner agora faz todo sentido...
Ultron tá quase chegando.
Que bom ver o Iberê se preocupando e se posicionando a favor de termos uma sociedade mais justa! Cada vez mais amo o manual do mundo!
Assustador é que ela nos entende melhor que as outras pessoas, ate quando vc escreve tudo errado e algumas frases sem sentido, ela consegue interpretar e consegue entregar o que vc pede.
BUSQUEM NO TH-cam O CIENTISTA FALANDO SOBRE ISSO >>> Nicolelis explica a Inteligência Artificial: seu potencial e os riscos
Claro, né, é treinado com bilhões de informações, inclusive tweets (que contém linguagem informal).
@@Roma-gw8jlEu sei. So comentei que o que assusta e a capacidade dela.
@@Roma-gw8jl Hoje o desemprego é gigante, quando a IA chegar não vai sobrar emprego para ninguém 😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭
@@moacirfortunato7278 obrigado pela dica!
Elon musk e as big tech pedem a pausa pq eles sabem que o império deles tá na reta. Nunca se preocuparam com o trabalhador ou com o bem estar da sociedade.
Boa discussão Cauê e Loud, gosto muito dos podcasts estou inserido no meio da tecnologia faço Técnico em Segurança Cibernética (dados). E também fico espantado com o avanço das IAs o chatgtp, midjourney entre outros; acredito ser essencial a devida regularização das mesmas pois com toda certeza serão utilizadas cada vez mais. Abraços.
Uma linha que me incomoda é a de dizer que devemos parar com isso para preservar empregos. Querer dar qualidade de vida às pessoas é algo a se buscar, mas perde o sentido se você quer criar empregos artificialmente quando não precisaria, é o conceito de "bullshit jobs", como Iberê pelo visto menciona, é uma questão de mudar toda a organização social, não simplesmente de tecnologia por si só.
Eu sou programador e estou usando muito o Chat GPT. Tanto para criar códigos quanto para explicar conceitos de tecnologias novas que eu estou estudando. o Chat GPT é uma tecnologia revolucionária e quem não aprender a utilizar vai se engolido por ele.
estudar para quê ? se será substituído! estava pensando em entrar na área de programação, e todas as vezes que ouço falar dessas IAs passo a ficar desesperado e depressivo.
@@danielramosteixeira boa, por favor n entre. Uma pessoa que n consegue entender que ela é básica e n consegue fazer códigos nem intermediários n deveria nem pensar em entrar na área. E quanto mais códigos ela conseguir fazer, melhor para o programador mas tu é burro e tbm n deve saber disso ent n entre. T.I n é um mercado para gente burra.
Esse papo de alie-se a IA ou será engolida por ela não existe cara, porque não vai ser vc o beneficiado por ela, vão ser os donos das big techs. O melhor caminho é regulamentar essa parada mesmo senão vai da merda, dono de empresa não ta preocupado com trabalhador não, os caras só visam o lucro e nada mais.
Concordo plenamente. Acho q é um pouco de frenesi do pessoal. As IAs são ferramentas, da mesma forma que uma máquina de datilografia evoluiu para um computador.
Sim, eu também estou usando pra codificar e aprender (não somente sobre programação na verdade), e é incrível o grau de produtividade que você atinge. Se ela vai substituir pessoas como eu no futuro, acho que só o tempo dirá, mas no presente tá sendo incrível, ela te liberta de tarefas mundanas e você consegue focar no que você quer construir de fato.
Corte magnífico. Esperando os reacts do tio e do Sr cabeluda
Nunca nenhuma tecnologia fez o ser humano trabalhar menos. O trabalho humano é o único que gera valor
Tbm penso assim. Na verdade, deveria ter feito cada um trabalhar um pouco menos e todos terem emprego e qualidade de vida. O capitalismo exaure alguns cidadãos em detrimento de outros, sem emprego e trabalho. Na média, teria para todos e com condições dignas.
qualquer trabalho gera valor. qual seria a diferença entre ser feito por um ser humano ou uma maquina? em certos casos não teria nem como diferenciar. isso de que só o trabalho humano gera valor parece uma tentativa fraca de argumentar em defesa da exploração do trabalho alheio
@@iLooPyZz pra você entender isso você precisa saber o que significa trabalho morto em Marx
@@lukascorrea672 dei uma olhada, mas ainda penso q as maquinas podem gerar valor tbm. Mesmo que elas sejam construídas por trabalho humano e precisem de manutenção, já existem maquinas que realizam muito trabalho de forma automatizada. Me vem à mente a industria automobilistica em que quase só se ve maquinas nas fabricas. O grande problema é que o valor gerado fica na mão do capitalista detentor desse meio de produção né. Posso estar errado, to aqui de mente aberta disposto a ouvir
@@iLooPyZz não tem como uma máquina gerar valor tendo em vista que ela n tem a necessidade de gastar. A lógica do mercado é, você trabalha, recebe dinheiro por esse trabalho, o qual você gasta com mercadorias, que são feitas por outros trabalhadores. Em resumo, você gera riqueza e move a economia e o mercado. Se uma máquina toma o trabalho, e n precisa receber por esse trabalho, ela produz, mas n existe comprador, pq o trabalhador n recebe dinheiro.
Pra mim o mais impressionante é que ele corrige, altera, refaz e recria a partir do que você pede. Não gostou é só pedir de novo que ele refaz corrigido. Isso é um passo gigantesco de aceleração de atividades.
7:55 Perfeito
Minha admiração só cresceu pelo Ibere
Basta assistir Elysium e tantos outros filmes com esse tema pra entender o cenário.
Já curtia o trampo do Iberê depois dessse papo curto mais ainda. Grande sujeito
O chat gpt foi proibido na italia por violação de dados. Creio que pode acontecer isso em varios outros países.
VPN… existe há várias décadas. O Chatgpt não pode ser impedido em nenhum lugar com acesso à internet, e nesse planeta.
Escutem o podcast do Bruno Torturra. Boletim do fim do mundo. O último episódio fala exatamente sobre isso.
Valeu pela recomendação, tô ouvindo agora
Rapaz, eu fiz umas perguntas sobre minha área de domínio, ele só falou asneiras, contestei ele 3 vezes sobre as respostas erradas, e na última resposta ele acertou.
O Yuval Noah Harari nos livros dele tenta trazer esse debate pro público de uma forma muito legal. Aquela série Black Mirror e o filme Elysium também são otimas recomendações. Eu espero que as pessoas comecem a falar desse assunto de maneira exaustiva e insistente, pois é super importante mesmo!
Tem que levar a Soviet Lunox pra falar de IA
Seria foda
O. SER. HUMANO. SERÁ. DESCARTÁVEL. Que. PENA 😮
Não fecho com máquina
Caue sempre teve razão kkkkk
7:00 Camarada Iberê?😉👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽👋🏽
Sem a renda básica universal, como as pessoas vão consumir? Sem consumo, como as empresas vão sobreviver? As empresas dependem da nossa mão de obra e tbm do nosso dinheiro.
Sem pessoas não haverá dinheiro!
Eu tô usando o chat GPT pra fazer texto das vagas de emprego que me candidato, sempre que pedem algum texto eu uso sem dor na consciência.
que emprego ?
Papo bem profundo e que deve ser discutida até no parlamento!
Seria legal chamar a SovietLunox, a Luna, pro Desce a letra, ela é uma camarada que faz parte da soberana e ela é especialista em Inteligência Artificial, trabalha e estuda isso a tempos
especialista em IA.... ASDKJFGASDJSADFKAJSSADF menina sabe o básico e os caras chamando ela de especialista.
"Camarada" kkkkkk
@@Art-rb4el Ela trabalha com isso porra kkkkk
@@edmoraes4776 Cara ela era estagiária da globo, ela sabe o básico de IA (oq n está errado, pq é um estagiário).
Embora existam alguns estudos e experimentos que sugerem que a renda universal pode ter efeitos positivos, ainda é cedo para concluir se ela realmente funcionaria em grande escala e em longo prazo, como o Kauê Moura diz.
A implementação de uma renda universal exigiria uma abordagem cuidadosa e colaborativa, envolvendo diferentes setores da sociedade e levando em consideração as realidades e necessidades de cada comunidade e país.
Não acho q seria o melhor caminha a se seguir, mas né, vamos ver né.
Seja bem vindo camarada Iberê 😅😅👊👊
Somente os seres humanos podem produzir mais-valia para o capital. Robôs apenas transfeririam valor de uso de uma mercadoria para outra mais parte de seu próprio valor de uso.
Explica isso de maneira prática. Pergundo na sinceridade, porque não entendi essa relação.
Por exemplo. Um trabalho de um redator em uma publicação. Se essa editora trocar 10 redatores por um escritor de prompt, trocar 3 revisores por mais um que vai usar IA. A editora vai continuar gerando a mesma quantidade de conteúdo, com uma diferença de custo com pessoas absurdo.
Outro exemplo, ilustrador. Preciso de um ilustrador para fazer artes para uma empresa. Ou melhor, precisava. Se a empresa simplesmente parar de pagar esse ilustrador para usar uma IA para produzir as artes dele. Como funciona essa dinâmica no sentido de produção de mais-valia?
@@rockonileva O maior dreno de lucros é o trabalho humano, e é por isso que a revolução industrial colocou tantas pessoas fora do mercado dentro de fábricas, os robôs podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem doença, sem folga para licença de maternidade, sem benefícios ou direitos trabalhistas para um empregador para se preocupar. E isso é apenas nas fábricas, você encontrará a mesma coisa ocorrendo nos departamentos militar e policial e até na área da saúde, já que os drones estão sendo amplamente usados, o trabalhador humano agora enfrenta redundância em grande escala.
E aí, se abre mais uma grande contradição, se há um excedente de trabalhadores sem a sua mão de obra explorada para consumir os produtos em uma economia capitalista, uma nova pandemia pode surgir e levar embora todo esse excedente, por exemplo. Os capitalistas substituem suas máquinas para economizar/tempo e dinheiro. O valor vem da mão de obra porque eles ainda precisam de mão de obra para operar as máquinas. Marx via a automação total como um problema para os capitalistas porque então os trabalhadores não teriam empregos nem dinheiro para comprar produtos.
É importante começar distinguindo valor e preço. Valor é o tempo de trabalho socialmente necessário incorporado em uma mercadoria (um bem ou serviço produzido para ser trocado). O preço é a expressão monetária do valor. O dinheiro também é uma mercadoria e, portanto, o preço (expressão do dinheiro) de outras mercadorias está sempre mudando. Pense no valor em termos de tempo.
Para Marx, todo valor é criado pelo trabalho. Isso acontece por meio do processo de produção: o trabalho é aplicado ao capital e um excedente é criado.
Nesse nível de abstração, estamos falando de dois tipos amplos de capital. Capital constante (fábricas, matérias-primas, etc) assim chamado porque transfere seu valor ao produto em quantidades constantes: uma hora de madeira sempre transferirá uma hora de valor para a cadeira. Capital variável (trabalho) porque a quantidade de valor transferido muda: se a taxa de produção de mais-valia é de 100%, uma hora de trabalho vai, na verdade, transferir duas horas de valor para a cadeira.
Nesse processo, cria-se mais-valia. Esse excedente é o motivo pelo qual o capitalista investe: para aumentar seu capital. E assim é distribuído a todos os diferentes capitais ao longo do circuito de realização (proprietários, lojistas, às vezes até trabalhadores se os salários forem altos).
Este processo ocorre em cada empresa individual. O capitalista reúne capital constante e variável, um produto é produzido, esse produto contém mais valor do que a soma de suas partes e esse excedente é reinvestido. Isso é chamado de reprodução expandida, pois com o tempo a quantidade de capital envolvido aumenta.
Mas isso nunca acontece apenas em uma empresa. A lei do valor -a abreviação de Marx para como o capitalismo é capaz de planejar a produção apesar da baixa coordenação- estipula que o capital flui para esferas lucrativas de produção. Eventualmente, você terá várias empresas produzindo o mesmo bem. Isso leva à competição. Uma conseqüência natural da competição é o desenvolvimento tecnológico: as empresas buscam ser capazes de produzir mais de uma mercadoria por um preço mais baixo, para que possam vender mais que as outras.
O efeito do desenvolvimento tecnológico é aumentar o capital constante (máquinas) em relação ao capital variável (trabalho) no processo de produção. Pense na automação aqui. Isso tem o efeito de reduzir a quantidade de trabalho incorporado por unidade de mercadoria: se antes uma hora de trabalho podia produzir 10 cadeiras, mas agora pode produzir 20, cada cadeira terá agora 1/20 de hora de trabalho em comparação com 1/10 por hora. O que isso significa é que menos mais-valia está sendo produzida.
No entanto, agora você também aumentou o capital constante que entra nas coisas. Portanto, não apenas há menos excedente sendo produzido porque menos mão-de-obra é aplicada, mas também é necessário mais investimento para fazer o processo funcionar.
Mesmo que a receita permaneça a mesma, o valor realizado por unidade de valor investido diminui. A taxa de lucro diminui.
E isso eventualmente ocorre em toda a economia como um todo. Isso leva a crises.
Existem contra-tendências -imperialismo, offshoring, speedups, por exemplo- que tentam mitigar esta tendência. Mas sempre ressurge porque está embutido na base do capitalismo.
A princípio eu me preocupei, mas agora parando pra pensar a tecnologia vai libertar o ser humano do trabalho. Claro, eu to sendo muito otimista.
Mesmo que o papo também tenha me trazido alguma luz, é um tanto difícil acreditar que isso vai nos libertar enquanto ainda vivermos no capitalismo.
No capitalismo não. No capitalismo a tecnologia que era pra diminuir nossas cargas horárias e esforço no trabalho é usada pra aumentar o lucro enquanto a hora continua igual...
@@allandmoraesm com o estado já temos a certeza q vai dar errado
Sinceramente é o good ending que todos gostaríamos. Mas isso rolar no capitalismo é impossível, ainda mais aqui no Brasil que temos uma burguesia burra e imediatista, que só quer saber do lucro máximo imediato, custe o que custar.
Vc ta no capitalismo amigo. Não se esqueça disso. O único objetivo da implementação de maquinas é o aumento do lucro, a fuga de leis trabalhistas, impostos e a dimuição do número de trabalhadores. Nunca foi sobre libertar o ser humano do trabalho. De certa forma vc vai ser liberto sim, mas com o desemprego.
Está na hora de realizarmos uma grande mudança na conduta social. Precisamos fazer as perguntas certas. Qual o sistema social-economico-político que desejamos. Isto implica redefinir os princípios básicos. O que é propriedade? O que é capital? O que é trabalho?....
Papo totalmente relevante para o atual momento que estamos vivendo. Hoje também foi lançado um episódio do Nerdcast sobre o tema, eu fiquei horrorizado com as informações mais detalhado pelos participantes, isso não tem mais freio se não regulamentarem urgentemente até onde isso pode ir.
Por isso que é foda dar inteligência pra uma máquina ou sistema.
Vc tem que ver o quanto de pessoas que ele JÁ supera... Imagine com o aprimoramento... Ferrou
Interessante que em determinado momento o Iberê fala sobre "trabalhar menos com o mesmo salário". Infelizmente no capitalismo isso nunca acontece. Eu presto serviço de tradução para uma empresa estrangeira no par inglês - português. Até meados do ano passado eu ganhava x por palavra traduzida. Porém, a empresa implementou uma tecnologia de tradução automática e agora os tradutores humanos não traduzimos mais do zero, a gente revisa e edita o que a máquina traduziu. Resultado, agora tenho menos trabalho e recebo menos, pois se antes eu ganha x por palavra traduzida do zero, agora eu ganho menos da metade desse valor por palavra para editar a tradução da máquina. Capitalismo é isso. A empresa lucrando mais, o trabalhador recebendo menos.
Concordo muito com o Iberê nesses assuntos. De alguma forma essas IAs são realmente funcionais e úteis (dependendo de como você usa). Eu uso Chat-GPT para criar prompts para o Dall-E 2, Stable Diffusion, MidJourney entre outras coisas. Inclusive usei uma vez pra corrigir códigos de playlist parsers do VLC, e também para traduzir arquivos .srt de legenda do inglês pro pt-br.
Uma pergunta: tirando o emprego dos trabalhadores médios e de classe mais baixa, quem vai consumir o que esses robôs vão produzir já que o ser humano médio não terá mais dinheiro? Os próprios robôs? Essa é uma discussão que os próprios ricos devem estar fazendo. Eles sabem muito bem que o dinheiro deles vem da demanda. Sem dinheiro com o povo acaba a demanda. Eles sabem disso.
Deve haver um limite, um ponto em que pare de evoluir pra que não aconteça isso
Bem vindos ao tecno-Feudalismo
Tem um episódio de love, death and robots que é basicamente isso.
Ou melhor, invés de a gente esperar a boa vontade do bilionários, por que nós pobres não tomamos a p0rra do poder?
É o capitalismo se auto sabotando
O negócio é tirar o destino do mundo da mão dos nerds....Ah! E implodir o Vale do Silício.
Até o odiado Elon Musk assinou a carta para pedir uma pausa no desenvolvimento da I.A.
Pq não é ele que tá ganhando dinheiro com o sistema
Pq ele precisa planejar a fuga dele do Planeta antes de dar merda. Nunca ache que um bilionário como ele pensou na humanidade nem por um segundo. Psicopata não tem senso de empatia
Pô, 6 realmente não gostam do elon musk hein kkk
@@Slenzim113 Sem empatia com os algozes do povo
ah sim, certamente pq o Elon Musk é bonzinho e só quer o bem da humanidade né 🤣🤣
4:35 "aaahhh mas ele erra pra caramba" ser humano teve a sua "evolução" completamente baseada em ERROS! Foram os tropeços, erros, dificuldades, cagadas, etc que fizeram nossa espécie de tornar a dominante neste planeta!
gente, muito obrigada por comentarem sobre isso. é desesperador. continuem trazendo a luz sobre o assunto das ias de arte, elas só estão no nivel que estao pq roubam de quem estudou uma vida inteira
Roubam o que? Kkk Referência não é roubar. Todo mundo usa de referências, ela só faz o mesmo.
Agora virei mais fã do Manual do Mundo. Consciência social e de classe é outro patamar.
É isso mesmo? Cauê Moura está concordando com Elon Musk? Ambos estão contra a IA?
"O inimigo do meu inimigo é meu amigo" kkkkkkkkk (por hora)
Só que o Elon Musk só ta contra pq ele abandonou o projeto, tentou comprar de novo e nao conseguiu. Aí agora ele quer dar uma freiada pra poder chegar junto de novo. Por tras de tudo ele só pensa na grana sempre
claro, sem ninguém comprar os produtos medíocres dele ou sem pagar internet pra usar paypal e twitter o tanto de dinheiro que ele tem serve de nada.
@@Dimitriusnecro sempre assim.
Excelente programa
Acho que a ferramenta que tem muito potencial de ser usada no dia a dia vai ser o recém lançado Copilot da Microsoft. O poder de criação dele tem tudo pra ser uma ferramenta fundamental pra estudantes e trabalhadores que usam documentos do office
Só pensar que ninguém pode vender um novo remédio sem anos de pesquisas, diversas agencias reguladoras conferindo, inúmeros testes... na verdade nem uma bolacha é lançada ao mercado sem uma devida regulamentação (e ainda assim temos vários problemas, desde usar mão de obra escravizada a insumos prejudiciais)
pq empresas podem desenvolver tecnologias tão disruptivas e não ter essa discussão sobre seus efeitos antes de abrir ao público?
Marx é brutal, 150 anos atrás ele falou exatamente a mesma m3rd4 que o Iberê falou aí sobre horas de trabalho, 150 anos cara, e sobre um sistema tão dinâmico quanto a sociedade. Bruto demaaaais.
Vdd, agora compara a jornada de trabalho de um Chines vs de um Holandes ou sueco.
Caramba só gente boa dando entrevista. Parabéns dessa vez youtube acertou na recomendação.
Alguns acham que será possivel sobreviver como programador de prompt. Mas esquecem que um IA pode treinar outra IA
É impossível uma I.A conseguir fazer uma versão melhor de si mesma. Vocês não têm conhecimento técnico suficiente para entender que todos esses avanços são baseados em Cálculo, Estatística, Álgebra Linear e Probabilidade. Isso significa que existe uma barreira matemática para a evolução das I.As. Elas sempre serão mais limitadas que um ser humano profissional.
@@SuportoVc Acabei de ver um vídeo que o GPT-4 (a versão nova e paga) consegue se corrigir se aprimorar, bastando você perguntar se a resposta está mesmo correta. Diferente do ChatGPT (GPT-3.5) que bate o pé e diz estar certo mesmo estando errado, essa versão nova que é melhor que a anterior em todos aspectos consegue tmb se policiar e aprimorar.
Edit: Ah isso sem contar que essa versão nova aceita plugins que aumentam as capacidades dela. Na parte de programação, ela tem acesso a um console onde ela pode escrever o código e testar ela mesma se a reposta está certa. Tem acesso tmb ao wolframalpha e é capaz de fazer cálculos e por aí vai. Pouco a pouco ela está recebendo upgrades e fazendo com que o LLM seja a cola que liga diversas ferramentas e usa elas para responder o usuário.
@@Felipe3001miranda Blefei pra acalmar o povo
@@SuportoVc Disseminando desinformação
@@Felipe3001miranda mas ele consegue melhorar as respostas e não os modelos matemáticos aos quais ele é construído, como se uma pessoa melhorasse por si só aspectos de suas células ou DNA, não é isso q ele faz
Gostei muito dos comentários do Iberê. Gostei muito dos pontos de vista e sim, temos que debater como a jornada de trabalho pode ser reduzida. Mas temos que ter em mente que a renda básica universal é uma pauta liberal. Teria que ter uma discussão mais aprofundada.
Talvez um gatilho para muitas revoltas e quem sabe uma revolução entre as populações mais organizadas 💥 Me parece que cresce camaradas!
O colapso do capitalismo tá aí. Estou aguardando a revolução (lembra só filme do Coringa (o último). Estamos fu$@#&0$
A IA vai tirar o emprego de quem é mais estudado (…). E estes tirarão os empregos de quem é menos… Isso já está em pleno curso, por muitas frentes, inclusive. Todas as semanas pego ao menos um Uber em que o motorista tem curso superior, alguns deles com experiência profissional, diga-se de passagem (advogados, engenheiros, professores, etc etc). No próximo passo o chover do Uber será a própria máquina. A pressão social só aumenta. Já passou da hora da reflexão.
O problema é: mesmo com renda básica universal, haveria uma grande discrepância de patrimônio entre aqueles que ficaram ricos antes dos robôs pegarem os empregos e quem não ficou. Não gosto da ideia da renda básica universal pois dentro dela não há nenhuma perspectiva de ascensão social, exceto se você abrir um negócio. E também, quem garante que a renda básica universal não seria apenas um valor baixo para que sejamos apenas "consumidores" e nada mais. Não tenho uma solução, eu não sou economista, mas estou apenas expondo um problema para se pensar, afinal a IA pode piorar ainda mais a disparidade de renda.
Mas ainda assim todos teriam acesso ao mínimo básico pra sobreviver e ter alguma decência, Mesmo sem poder ostentar.
E trabalhos mais manuais continuariam tendo demanda
@@nelsonjunior918 Sim, concordo
a renda é apenas pra te manter vivo e as necessidades basicas, o resto é contigo.
Meu querido, as pessoas podem trabalhar tendo a renda universal e ter ascensão
a diferença é que ninguém vai morrer de fome
@@AndreDTuffo inclusive muita gente nos países que tem renda básica, se sentem mais confortáveis pra empreender JUSTAMENTE pela segurança financeira
Eu achava que os trabalhos braçais seriam os primeiros a sumir, mas vai ser o povo dos escritórios.
Eu acho que a questão não é nem "ah pq isso vai tirar o trabalho das pessoas" como o Iberê colocou, a questão é que a gente não quer (acreditem) uma sociedade que tenha AIs nesse nível disponíveis ao público substituindo humanos no processo de criação de textos, desenhos/pinturas, música etc. A AI pode ser usada pra deixar ferramentas de criação mais fluídas e intuitivas, mas jamais fazer tudo ela mesma, então devemos traçar um limite em algum lugar; essas ferramentas que estamos vendo hoje (Chat GPT, aquela outra de desenhos, a de voz/música etc) já ultrapassaram demais esse limite.
Imaginem o quão burr4 será uma geração cujo Google é um Chat GPT da vida, que faz todo o trabalho de pensar e tirar conclusões por você e escreve qualquer p0rr4 que você pedir. Isso vai ser péssimo pra sociedade, mas no capitalismo infelizmente não haverá controle nenhum sobre isso.
Trabalho em Manutenção do Sistema Elétrico a mais de 30 anos. Então trabalho com inovação este tempo todo, e, a quantidade de pessoas que trabalham hoje, é Metade de 30 anos.
Eu venho brincando com meus amigos que o futuro é o "Comunismo Robô" tem alguns anos... Mas nunca imaginei que esse futuro estava tão próximo ! kkkkk
"#ComunismoRobôJá!"
Comunismo de Luxo automatizado.
Então.. há uma pergunta fundamental...
Quem vai consumir pagando o que for gerado como produto...Alguém tem que fazer a assinatura, alguém tem que pôr o número do cartão...
Aí, como óbvio, a coisa trava...
Logo, renda distribuída como política pública real.
O que mais assusta nisso tudo é a passividade do ser humano. Preferimos nos especializar em programação, para talvez ter um espaço nesse mercado afunilado, do que discutir os impactos e tentar resolver a situação. Essa tecnologia, com mais dados, tem potencial até para substituir médicos não especialistas, psicólogos, advogados e muitas áreas. É desanimador.
Até eu que curso engenharia civil tenho medo, no fim de contas não vai existir emprego pra mais ninguém, existirá somente para programadores e pessoas que mexem diretamente com IA e robótica
@@rafaelbalbuena1048 Programadores de IA*
Porque programadores comuns também serão substituídos.
E realmente, outros trabalhos braçais vão durar bem mais, porque a robótica ainda é extremamente limitada e cara quando o assunto envolve manipulação de objetos e locomoção.
@@SuportoVc por isso vou estudar para me tornar um policial embora está não seja a área
Eu sou adv e fui testar a ferramenta. E é incrível a capacidade da IA escrever peças processuais. Claro que ela peca em muitas coisas ainda, mas as vezes eu nem especifico os detalhes e ela me entrega uma petição completíssima que eu só precisaria substituir os nomes e detalhes. kkkk absurdo
@@danielramosteixeira no futuro tbm vai ter policial robo kkkkkkkk
Quem assitiu Animatrix ja sabe como é o fim da historia do IA
Camarada Iberê?
sim, estou com medo, tanto como programador, quanto como cidadão, em especial de um país desigual de 3 mundo...
Se for pra ser prompter eu nem quero trabalhar com arte então. Ao menos profissionalmente não tankaria. É no processo de criação que tá a graça. Se a alternativa pra tudo for ser prompter as profissões vão se tornar chatas pra krl.
Faltou falar da legalidade no treinamento das ias, mas acho que o foco não era esse.
Pra mim a melhor parte da criação de arte, era o processo, a pesquisa, as referencias, testar as coisas, e chegar a solução que o cliente precisa. Ver o resultado final de tudo isso, depois de toda essa construção. Tudo isso reduzido a digitar 3 palavras num programa é desanimador. Fora que acredito que o valor da mão de obra simplesmente desmoronará.
@@Hope-bk6ld eu te entendo perfeitamente. Muitos estão neste mesmo barco. Ao menos eu se puder vou continuar mechendo com arte porque é algo que eu gosto muito, mas ter arte como uma renda principal não sei bem como vai ser. O futuro é muito obscuro
Mano! Camarada! Assunto realmente precisa ser debatido, trazido ao conhecimento das pessoas e acredito que esse tipo de coisa deva ser banido mesmo, pois é como inventar o carro antes da roda!
Sou formada em tradução e desde a faculdade sentia uma leve ameaça da implementação constante das TMs (tradução de máquina), mas me convenci de que algumas coisas só um humano pode traduzir. Mantenho minha opinião, porém vendo a IA evoluindo TÃO rapidamente nos gera um desespero, assim o que antes era uma boa ajuda agora é uma competição. À nossa classe, de trabalhadores da tradução, está sendo delegada cada vez mais a tarefa de revisores ou pós-editores de tradução de máquina; o que me dá um mínimo alívio é que as traduções ainda não são tão boas, mas nossa área parece em constante desvalorização por isso (temos que retraduzir, só que ganhando menos, porque em teoria é "só" uma pós-edição). Se as IAs conseguirem traduzir textos complexos ou subjetivos e não forem regularizadas, não sei o que vai ser. Difícil não ser pessimista diante do cenário atual.
Sempre vão precisar de revisores. Mas problemas continuam existindo. Um único tradutor vai conseguir fazer muito mais revisões, então o salário vai diminuir novamente. Ou seja, quanto mais I.A, mais trabalho e menos dinheiro.
Vc deu um exemplo real de uma profissão ameaçada pela tecnologia, diferente de algumas outras profissões que a IA serve apenas como uma nova ferramenta no caso da tradução cada vez mais a máquina vai fazer ótimos trabalhos precisando cada vez menos de humanos para fazer esse trabalho.
@@SuportoVc "sempre" nao né, vai existir enquanto o i.a tiver limitaçoes
"Não forem regularizadas"? Você acha que alguém deve atravancar um setor tecnológico para proteger um grupo de trabalhadores? É como querer que se impeça o uso de lâmpadas para garantir o emprego dos acedendores de lampião.
@@GuilhermeOliveira-mi4xw não é porque algo existe e pode trazer benefícios que não se deve regulamentar.
E eu não acho nada, mas boa hipérbole a sua, pra refletir.
7:36, camarada Iberê!!!!
Amigos Load e Cauê, se Elon Musk está apoiando essa iniciativa, devo deduzir que se trata de uma tentativa para evitar, apenas, um prejuízo financeiro (para ele) no futuro.
Acredito que se a IA utilizada no ChatGPT, conseguir em pouco tempo, se desenvolver com a infinidade de informação disponível sobre a experiência humana, como vocês acham que iria responder se alguém perguntasse : qual é o sistema político que garantiria a justiça social e impediria a destruição do ecossistema ?
Não teriam como refutar o Oráculo de última geração. E seria o início do fim do capitalismo selvagem, onde os caras como Elon Musk perderiam poder e dinheiro.
O problema é: por controle de discurso algumas coisas que você pergunta a ele ou ele insiste numa ideia ou simplesmente se nega a dar uma resposta.
Além de tudo isso que foi discutido, acho que a capacitação da pessoa, no âmbito profissional, em um segundo momento, vai ser direcionada na avaliação qualitativa do que é criado pela inteligência artificial, não apenas na execução de um bom prompt. Como publicitário, hoje eu vejo textos e imagens repetitivas criadas por inteligência artificial e também por profissionais da área. Então acredito que a escala da carreira profissional será ditada pela capacidade de avaliar e refinar uma estrutura criada.
De a ordem camarada Iberê
FOMO, Burnout, Síndrome do Impostor, ansiedades generalizadas... hahah
mesma reação dos boomer com o chat gpt é a mesma reação dos matemático q usava ábaco com a chegada da calculadora
Quem já assistiu "Soldado Universal" e "O homem bicentenário" sabe as merda que pode dar evoluir demais IA.
E o segundo me assusta até mais que o primeiro.
é a alta tecnologia a contribuir de modo determinante na criação da riqueza, reduzindo de forma drástica a participação do trabalho vivo. ao inverso de qualquer escandalosa difusão dos meios de produção mais avançados, o capital, em sua lógica mais genuína, os concentra e monopoliza.
Dê a ordem, camarada Iberê!!!
A humanidade sobreviverá. Mas e a sociedade ? Que modelo prevalecerá?
Eduardo Suplicy é grande defensor da renda universal
Anos a trás me perguntava: qual será a transformação do trabalho? Como será o emprego? ... a máquina a favor do bem estar humano/planeta, renda básica universal... foda esse papo, galera!
Acredito fortemente que a tecnologia IA vai criar uma precarização do trabalho violenta, ainda mais com o sistema atual.
6:52 dê a ordem camarada iberê
Exatamente Iberê não faz sentido a existência de propriedade da maneira que está.
Esse vídeo precisa ser mais visto
O Cauê, lindão. Não haverá dinheiro se não há necessidade de trocas e produção por parte das pessoas.
14:00 o que difere um artista da IA é que ele dá e executa o prompt.
e é isso, "ah, isso não é arte", não, não é mas isso é apenas uma questão filosófica não pragmática que por fim não trás frutos. Quantas e quantas pessoa que bradaram _ISSO NÃO É ARTE_ e em algum momento catou uma foto, uma ilustração do Pinterest, imprimiu e colocou na parede sem sequer conhecer o artista por trás, a ideia do artista e o que o levou a criar aquilo?
Computadores fazem arte...Artistas fazem dinheiro... DINHEIRO!
14:20 só que ta ai a questão com a IA de arte ela NÃO PEGA TUDO E CRIA ALGO NOVO, ela só mescla e ponto final, tá tendo até processo por isso, o que ela faz é um Photoshop de várias imagens ela não faz uma do zero e usa outras só como referencia.
Ratos são mais inteligentes. Eles só se proliferam de acordo com a quando de comida que tem no seu habitat.
As I.A.s naturalmente substituirão o trabalho de muita gente hoje, mas ao mesmo tempo elas demandam diversas outras funções para serem mantidas.
A aplicação dessas ferramentas no mundo produtivo exige infraestrutura, e estas exigem profissionais especializados para atuação nessa área.
Agora, mais do que nunca, educação e acesso ao nivel superior se tornam imprescindíveis, pois postos de trabalho do tipo "apertar parafuso" desaparecerão por completo.
Então, em vez de nos preocuparmos com a tecnologia nós precisamos é nos preparar para isso. A presença de bancos e fundações milionárias preocupadas com os rumos da educação no Brasil, com uma Base Comum que equalize escolas públicas e privadas, não é à toa.
Cauê puxou o assunto inteligência artificial.
Iberê em um momento puxou a individualidade de cada um de nós frente a IA.
Faltou o Load puxar o assunto Ghost In The Shell.
Cauê vez ou outra pede dicas de animes nível o filme/animação Akira, Ghost in the Shell é tão incrível quanto(Akira) e aborda bem profundamente a individualidade do ser humano, quando a humanidade tá tão fundida com a IA, que isso começa a virar uma questão filosófica onde "eu ainda sou humano ou já virei uma máquina completa".
Então fica a dica aí pra Cauê e para quem mais se interessar pelo assunto. Tem o clássico filme/animação de 95, tem a continuação desse filme/animação, tem 3 séries, tem o live action, tem o mangá, tem jogos, tem artigos e monografias ... etc. Mas caso queira focar só em um, o filme/animação de 95(disponível aqui no TH-cam) é indispensável. Matrix por exemplo bebe bastante da fonte de Ghost in the Shell.
É isso, abraço.
As inteligências artificiais sem um rompimento com os meios de produções atuais é de fato o fim da humanidade. Ou talvez se vc for otimista, é o fim do sistema pra um sistema melhor.
dê as ordens, camarada Iberê.
7:00 camarada Iberê
A tecnologia aos poucos já está comendo empregos. Quando vamos no mercado, numa loja, o que for, e a gente vê tokens de atendimento ao invés de caixas, a única coisa que eu consigo pensar, é quantos empregos a menos temos no mercado, e isso é trabalho braçal, em breve teremos máquinas que farão faxina, outras que limparão vidros, outras que operarão fábricas sozinhas e por aí vai. Eu sou advogado e já conheço escritórios que usam IA para fazer peticionamentos em massa, isso já são muitos advogados a menos contratados. Agora a IA já está chegando na profissão dita do futuro, a programação, em breve máquinas irão programar sozinhas também, é por aí vai, e a coisa vai se afunilando, dá um desespero só de pensar.
Na boa, a única coisa que precisa mudar é quem está no topo do poder. Com a burguesia no poder NUNCA vai haver mudança boa para o povo. Essa destruição de profissões colocando milhões de trabalhadores na miséria existe desde o século XX. Fabricas que antes contratavam 20 mil operário hoje tem no máximo 2 mil caras produzindo exatamente a mesma coisa e esse povo todo foi pra merda. A minha profissão (ilustrador) junto de profissões que sempre orbitaram a minha já sofrem essa destruição a décadas, muito antes da inteligência artificial. Já aconteceu isso nos anos 80 com o aerógrafo, nos 90 com o computador e nos anos 2000 com o 3D. A quantidade de gente que seu conhecimento simplesmente perdeu utilidade não é de hoje. Eu conheci muita gente extremamente especializada trabalhando de camelô, fazendo bico, carreto, vendendo sorvete e o caralho a quatro ficando na mais completa miséria por causa dessas novas tecnologias que sempre destruíram a vida dos trabalhadores. A discussão sinceramente, está completamente ERRADA. Ninguém está olhando para onde deveria olhar. A questão an verdade é saber PORQUE A ELITE ESTÁ COM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DEFENDENDO A SUA REGULAMENTAÇÃO???? Eu corto o meu saco literalmente e dou de presente pra vocês se eles estiverem sinceramente preocupados com o desemprego do povo.
Por que sabem que, ou repartem o Pão ou vai acontecer como o Ciro Gomes, conta que acontecia no Nordeste antes do Bolsa Família, toda época de seca longa... havia Saques em super mercados e etc. Como a história se repete, se começar a base não ver mais expectativa de vida, se não tiver como sustentar a família, teremos dois Fenômenos Suicídio em massa e roubos em massa.
Queria muito ter esse corte !