Sebastião Salgado e Beto Marubo: "a Amazônia dá mais dinheiro com as árvores em pé"

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.ย. 2024
  • O fotógrafo de fama internacional esteve em Zurique junto com o líder indígena Beto Marubo para relatar o estado das coisas na Amazônia. Em seis meses de governo Lula, o maior desafio é reconstruir a estrutura de fiscalização e controle federais, desmontada nos quatros anos de governo Bolsonaro.
    ‘Terra arrasada’ é o termo mais preciso para descrever a situação dos órgãos federais brasileiros responsáveis pelas nações indígenas (a FUNAI) e pelo meio-ambiente (o IBAMA), após quatro anos de desmontes no governo Jair Bolsonaro. Esse é também o ponto de partida da conversa com o líder indígena Beto Marubo e com o fotógrafo Sebastião Salgado, que discutiu os desafios do governo Lula para a Amazônia.
    Marubo e Salgado estiveram em Zurique no final de junho para participar de um evento em benefício da Associação para os Povos Ameaçados (GfBV, sigla de Gesellschaft für Bedrohte Völker, em alemão), por ocasião da exposição de suas imagens da Amazônia atualmente em cartaz na cidade. A GfBV é uma plataforma que conecta diversas organizações não-governamentais que atuam pelos direitos de povos indígenas no mundo inteiro, e o evento foi patrocinado pela seguradora Zurich.
    Segundo Salgado, esses encontros no estrangeiro têm sido extremamente importantes para aumentar a pressão sobre governos, consumidores, e empresas multinacionais, para coibirem o seu lado na cadeia econômica que moSuíçavimenta os frutos do extrativismo ilegal (ouro, minérios, madeira, carne) no mercado internacional.
    As pequenas dimensões da Suíça, aliás, contrastam com o volume de capital relacionado à exploração da Amazônia que passa pelo país. Cinco das maiores refinadoras de ouro do mundo encontra-se na Suíça. Já o maior banco suíço, o UBS, criou um banco de investimentos junto com o Banco do Brasil para financiar o agronegócio brasileiro, contando em sua carteira empresas (Marfrig, de carne; Brasil Agro, de soja) acusadas de promoverem o desmatamento da Amazônia.
    Para ler o resto do artigo, clique neste link: bit.ly/3ppNUWU

ความคิดเห็น • 11

  • @carlosperim1950
    @carlosperim1950 3 หลายเดือนก่อน +1

    Muito bom. Parabens

  • @eloyfenker6508
    @eloyfenker6508 ปีที่แล้ว +1

    Amazonia é, sem dúvida, a maior fonte de receita tanto para grandes Corporações Européias quanto para ONGs.

  • @alexandravvbb7499
    @alexandravvbb7499 ปีที่แล้ว

    Boa tarde, do Brazil gostei muito dessa entrevista com um indigina em Zurique.

  • @veraluciapereiradeleao9871
    @veraluciapereiradeleao9871 ปีที่แล้ว

    Excelente entrevista. Grande contribuição para o esclarecimento do tema, feito por quem realmente conhece e domina o assunto.

  • @juracifonseca8775
    @juracifonseca8775 ปีที่แล้ว

    Felizmente tem gente boa envolvida neste programa de sustentação e proteção ao nosso povo brasileiro.

  • @caioflaviostettiner7422
    @caioflaviostettiner7422 ปีที่แล้ว

    Que estas vozes sejam ouvidas nos 4 cantos do planeta!!!

  • @fernandomogi
    @fernandomogi 6 หลายเดือนก่อน +3

    Narrativas e narrativas baratas...não dá para ouvir tantas asneira...
    Entrevista assim sem o contraditório é fácil, demonstra a parcialidade e perde toda a credibilidade. Chama o Salles para o debate, vamos ver se consegue sustentar as baboseiras ditas.
    Este Índio na minha opinião ele gosta mesmo é de rolex.....
    Coitado dos Índios achando que ele se preocupa com ele. Vão nessa que vai dar bom.

  • @jairoliveira7764
    @jairoliveira7764 9 หลายเดือนก่อน

    ta, deixe a amazonas para eles, e eles vão continuar querendo o celular ,

  • @oinconquistado
    @oinconquistado ปีที่แล้ว

    Isso deveria ser óbvio pra qualquer um. Ainda mais agora que existe o crédito de carbono, o Brasil deveria cada vez mais abraçar essa bandeira, além de ser ótimo para o clima, é ótimo economicamente.

  • @Martaleandro3
    @Martaleandro3 ปีที่แล้ว

    Sebastião Salgado encerra o vídeo criticando o Lula de 2003. PQP... Nem dá pra curtir o vídeo.