Como estudar matérias que você odeia (e até passar a gostar um pouquinho delas)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ส.ค. 2024
  • Quando chega a hora de estudar aquela matéria que você odeia, o que vc faz? Foge p/ o Insta? Arranja alguma tarefa de casa "urgente"? Resolve que outra matéria é mais importante agora?
    Esta última seria a alternativa menos pior... ainda assim, aquela matéria que vc detesta e varre p/ debaixo do tapete sempre volta com cara de monstro p/ aterrorizar vc. De repente a prova chega, ou a data de entrega do trabalho. Ou simplesmente chega aquele ponto que o que o professor fala em sala já não faz mas nenhum sentido, pq vc perdeu completamente o fio da meada...
    O caso é que quando alguém "elege" uma ou algumas matérias que detesta, geralmente há alguma outra coisa por trás desse "desgosto"... E o saber que está por trás do seu desgosto por aquela matéria ou área de conhecimento é o primeiro passo p/ resolver o problema.
    Vamos ver como descobrir os motivos de você odiar uma matéria e depois descobrir estratégias p/ melhorar a situação em cada um dos casos:
    PONTOS PRINCIPAIS:
    00:09 Porque "Odiar" uma matéria é meio bizarro...
    03:17 Três motivos p/ vc odiar uma matéria
    06:53 O que fazer quando vc detesta a matéria porque não entende nada?
    07:27 Matérias que você odeia por falta de base
    08:23 E quando o professor e/ou o material faz você odiar a matéria?
    13:56 Vc detesta essa matéria ou vc acha que ela não tem significado?
    28:17 Vc odeia a matéria ou aquele professor horrível
    35:33 ATENÇÃO: caia na real sobre os estudos e a vida!
    39:00 A dica mais importante p/ vc estudar as matérias que vc detesta.
    Quer mais conteúdos como esse?
    ------------------------------------------------------
    Então siga a gente no Insta:
    / mais.aprendizagem.com.br
    Ou visite o blog:
    www.maisaprendi...
    Vc também pode entrar p/ o nosso canal do TELEGRAM, onde reunimos todas as novidades:
    t.me/canalmais...

ความคิดเห็น • 11

  • @supertomaticon
    @supertomaticon 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom! Uma ideia, porque percebo que existe uma barreira emocional que também dificulta o aprendizado (principalmente em crianças e jovens - e vira trauma de vida): reproduzir o gosto/não gosto ou o rótulo que os pais aplicam. Ex.: Não gosto de esportes (pq pai/mãe não gostavam) ou matemática, português etc. Ou seja: um ramo no braço do emocional: aprovação parental. E vamos em frente!

    • @MaisAprendizagemAnaLopes
      @MaisAprendizagemAnaLopes  3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, Ethel. A aprovação dos pais pode ser um estímulo ou uma barreira. A melhor maneira de expressar a aprovação é elogiando a dedicação, em qqr que seja a atividade. Meu filho, por exemplo, se encantou por livros de uma linha de pensamento com a qual eu não concordo. Ele sabe da minha discordância, mas eu sempre elogio o fato de que ele está se dedicando a leitura como nunca tinha feito antes e até usando o próprio dinheiro p/ comprar os livros.😉

  • @mariosilva9571
    @mariosilva9571 3 ปีที่แล้ว +2

    Otima dicas! Com relaçao a ressignificaçao, eu estou lendo sobre pnl e a teoria da autodeterminação. Parece-me q existem 4 criterios/estados q induzem a sensaçao de satisfaçao/prazer no estudo: desafio, curiosodade, importancia e proposito. Desafio estaria ligado a competiçao ou definiçao de metas e prazos. Curiosidade, com o desejo de se aprofundar na materia. importancia seria a consciencia de q aquela materia, apesar de "chata", tem q ser estudada, e msm sem saber exatamente sua aplicabilidade. E proposito seria um grau acima da importância, qndo o aluno sabe exatamente em q vai aplicar esse conhecimento. Todos esses criterios estariam ligados as motivaçoes externas introjetadas (teoria da autodeterminaçao). E os criterios para saber se vc está motivado seriam: concentraçao, perseverança (qndo n queremos desistir, qndo queremos continuar estudando), otimismo/confiança (sensaçao de q vamos aprender, q estamos progredindo) e a sensaçao de descoberta/curiosidade (vontade de aprofundar). Contudo, a gente só percebe como n é simples aplicar essa tecnica qndo estamos numa situaçao real, em q enfrentamos um assunto q "detestamos". Mas essas tecnicas dão um otimo senso de diagnostico e consciencia da situação.

    • @MaisAprendizagemAnaLopes
      @MaisAprendizagemAnaLopes  3 ปีที่แล้ว

      É que não tem "mágica", Mário. Muitas vezes as pessoas aprendem uma técnica, vêem uma dica, mas tentam aplicar só uma vez. Como não acontece nenhum milagre, a pessoa desanima. Acredito que sem fazer pelo menos umas 10 tentativas honestas, não dá p/ ninguém ter a mais remota ideia do valor real de uma técnica de estudo... 🤭

    • @amdidnothingwrong
      @amdidnothingwrong ปีที่แล้ว

      PNL é pseudociência, amigo.
      Psicólogo falando aqui. É balela pura. Pesquise sobre o ep. sobre PNL do podcast Naruhodo para entender melhor sobre a origem.

  • @flavia.8676
    @flavia.8676 3 ปีที่แล้ว +1

    Vou compartilhar no grupo da escola!

  • @rosalidiagomesdaconceicao6789
    @rosalidiagomesdaconceicao6789 ปีที่แล้ว

    Obg me vi muito nos traumas

  • @natvivak7236
    @natvivak7236 3 ปีที่แล้ว

    Vídeo maravilhoso professora continue assim 👏

  • @hopnksbr7779
    @hopnksbr7779 10 หลายเดือนก่อน

    Oi boa noite é normal sentir dor estudando nem 10 minutos , eu vou ir no neuro e no oculista tbm porque to forçando a vista sem contar , que estudar em posição de inclinar o pescoço para baixo doi demais a longo tempo