Profissionais e professores de educação física estão preparados para os desafios da nossa época?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Nesse episódio, André Schetino e Cleber Dias conversaram sobre os desafios que se apresentam para a Educação Física no século XXI e se perguntam se os profissionais e a formação que eles recebem nas faculdades estariam em condições de enfrentá-los adequadamente.
Professor Cleber, excelente episódio. Muitos pontos a comentar sobre o tema, porém vou focar no tema que me toca mais: A problemática que você levantou a respeito das aulas teóricas na Ed. Física escolar, que como você mesmo disse, "é contra". Em boa parte do podcast vocês falaram sobre a importância da conscientização da população sobre a promoção de saúde por meio da atividade física, inclusive reconheceram a escola como um espaço para isso, algo que inclusive é oficializado na BNCC no eixo temático da ginástica. Diante disso, como acha que temas como a obesidade, diabetes por exemplo devam ser tratados sem ser por aulas teóricas? E digo mais, como podemos pensar a cultura corporal de movimento sem entrar em conteúdos teóricos sobre as práticas corporais? Não seria o caso de termos algumas aulas teóricas para esta finalidade e ainda assim conservando a predominância de aulas práticas? Grande abraço professor!
Grande Eugênio. Obrigado pelo incentivo irmão. Lendo o seu comentário, me ocorre que esse assunto, comentado muito apressadamente nesse episódio, merece um capítulo à parte. Apenas para adiantar de modo resumido minha opinião a esse respeito, acredito que todos esses conteúdos que você menciona, que são de fato importantíssimos, podem e devem, segundo vejo, serem desenvolvidos de maneira prática. Em outras palavras, não se trata de disseminar por meio de palavras que a atividade física regular faz bem para a saúde. De certo modo, isso todo mundo já sabe (além de ser um tópico das aulas de ciência). O desafio é disseminar o hábito, o que só acontece realmente por meio da prática constante, em que se pode experimentar que esse costume de fato faz bem para o corpo e para a mente, não apenas porque queima calorias, mas também porque é divertido. Grande abraço
Muito bom professor, falo isso porque vejo hoje jovens do ensino médio sob a influência de crenças inadequadas sobre o mundo fitness,(anabolizantes, dietas malucas, treinos inadequados e etc). Penso ser muito necessário gastar um tempo para explicar de forma adaptada a eles alguns princípios do treinamento, algo que a biologia escolar não faz. Saber que o exercício faz bem, todos sabemos, mas saber como o exercício nos faz ficar bem do ponto de vista do conhecimento estruturado, não sabem Partindo para o esporte, acredita que eles não devam ter uma reflexão sobre o mundo precário das categorias de base do futebol por exemplo? Onde muitos alunos estão esperando para ser o próximo neymar? Enfim, que bom que isso pode virar um episódio aí. Obrigado pela devolutiva professor!
Olá, gostei muito do bate-papo! Como é visto o profissional que fez a graduação em EAD?
Realmente falta muito conhecimento na faculdade que so aprendemos na prática depois de quebrar muito a cabeça em estudos sozinhos.
Exatamente. Há um longo caminho pela frente
Infelizmente nas cidades do interior os profissionais não estão preparadados, Nas escolas é volei para as meninas e futebol para os meninos (o ano todo), na iniciativa privada só sobra academia, aonde fazem fichas genéricas pois não podem desperdiçar o valioso tempo de encoxar as meninas. Espero que um dia a profissão seja levada a serio