De todos os bens que A SABEDORIA nos proporciona para a felicidade de uma vida inteira,a amizade é de longe o maior.É QUE O AMOR-PRÓPRIO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE O MEDO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A CARÊNCIA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A MENTIRA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. Agora há apenas a alegria de conhecer: há apenas o amor e a verdade. É por isso que todos nós temos nossos momentos de sabedoria, quando o amor e a verdade nos bastam. E de loucura, quando eles nos dilaceram ou estão ausentes. A VERDADEIRA SABEDORIA NÃO É UM IDEAL; É UM ESTADO, SEMPRE APROXIMADO, SEMPRE INSTÁVEL (COMO O AMOR, SÓ É ETERNO ENQUANTO DURA), É UMA EXPERIÊNCIA, UM ATO. NÃO É UM ABSOLUTO, APESAR DOS ESTÓICOS (SOMOS MAIS OU MENOS SÁBIOS), MAS UM MÁXIMO (COMO TAL, RELATIVO): É O MÁXIMO DE FELICIDADE, NO MÁXIMO DE LUCIDEZ. Depende da situação deste ou daquele, das capacidades deste ou daquele em suma, do estado do mundo e de si. NÃO É UM ABSOLUTO; É A MANEIRA, SEMPRE RELATIVA, DE HABITAR O REAL, QUE É O ÚNICO ABSOLUTO DE VERDADE. ESSA SABEDORIA VALE MAIS QUE TODOS OS LIVROS ESCRITOS A SEU RESPEITO E QUE PODEM ACABAR NOS SEPARANDO DELA. Cabe a cada um inventar a sua.Mesmo que pudéssemos ser sapientes do saber alheio,sábios só podemos ser da nossa sabedoria.
E o que distingue a sabedoria da filosofia, que seria antes um saber pensar.Mas a filosofia só tem sentido na medida em que nos aproxima da sabedoria: TRATA-SE DE PENSAR MELHOR PARA VIVER MELHOR, E SOMENTE ISSO É FILOSOFAR DE VERDADE. A FILOSOFIA É AQUELA QUE NOS INSTRUI PARA VIVER.Quer dizer então que não sabemos? Claro:é por não sermos sábios que necessitamos de filosofar! A sabedoria é a meta; a filosofia, o caminho.
A sabedoria humana. Em contraste com CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO, SABEDORIA, NA MINHA OPINIÃO, SIGNIFICA A CAPACIDADE DE ABSORVER A EXPERIÊNCIA DA GERAÇÃO ANTERIOR. A EVOLUÇÃO POSTERIOR DA CIÊNCIA É IMPOSSÍVEL SEM ISSO. Mas é preciso adquirir essa experiência de forma criativa e crítica. Hoje em dia é importante entender que alguns processos de acúmulo perigoso de conhecimento estão acontecendo na sociedade. Passo a passo, esse perigoso conhecimento adquire legitimidade e aceitação pública. Em prol da ciência fundamental, e com ela para toda a comunidade científica, é importante fazer algum tipo de objeção, com base em princípios éticos como firmeza e estabilidade, conversibilidade e irreversibilidade.
A etimologia é bem clara: philosophíaçm grego, é o amor ou a busca da sabedoria. Mas o que é sabedoria? Um saber? E o sentido ordinário da palavra, tanto entre os gregos (sophiã)como entre os latinos (sapientiã) é o que a maioria dos filósofos, desde Heráclito,não parou de confirmar. Para Platão como para Spinoza, para os estoicos como para Descartes ou Kant, para Epicuro como para Montaigne ou Alain, A SABEDORIA TEM DE FATO MUITO A VER COM O PENSAMENTO,COM A INTELIGÊNCIA, COM O CONHECIMENTO, EM SUMA, COM CERTO SABER. Mas é um saber muito particular, que nenhuma ciência expõe,que nenhuma determinação valida, que nenhum laboratório poderia testar ou atestar, enfim que nenhum diploma sanciona. E QUE NÃO SE TRATA DE TEORIA MAS DE PRÁTICA. NÃO DE PROVAS, MAS DE PROVAÇÕES. NÃO DE EXPERIMENTAÇÕES, MAS DE EXERCÍCIOS. NÃO DE CIÊNCIA, MAS DE VIDA.
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. D'us usa o mal, sempre a favor de Sua Redenção. dando graças constantemente a D'us Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Emanuel. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a D'us.
A SABEDORIA como compreender a própria vida, a vida dos outros e as relações entre nós; 'O PODER DE ESCOLHER BEM'. No grego, PHRONESIS OU SABEDORIA PRÁTICA nos impele a agir da maneira certa, boa ou justa; ou como “BOM SENSO, MAS A SERVIÇO DA BOA VONTADE”. PHRONESIS também pode ser pensado como prudência - olhar para frente e para trás antes de tomar uma decisão sobre se e como agir. A SABEDORIA envolve os domínios da tomada de decisão racional; comportamentos sociais envolvendo empatia, compaixão e altruísmo; auto-reflexão; determinação diante da incerteza; e tolerância de sistemas de valores divergentes. Portanto, a sabedoria, em seu sentido mais amplo de 'ENCAPSULAR CONHECIMENTO, SIGNIFICADO E VERDADE', é necessária para que um sistema de valores seja conceituado.
SABEDORIA.:Um saber? É esse de fato o sentido da palavra, tanto nos GREGOS (SOPHÍA) COMO NOS LATINOS (SAPIENTIA). Mas é um saber muito particular. "A sabedoria não pode ser nem uma ciência nem uma técnica", dizia Aristóteles:A SABEDORIA diz menos respeito ao que é verdadeiro ou eficaz do que ao que é bom, para si e para os outros. UM SABER? CERTAMENTE. MAS UM SABER VIVER. Os gregos distinguiam a sabedoria teórica ou contemplativa (sophia) da sabedoria prática (phrónesis). Mas uma é inseparável da outra, ou melhor, a verdadeira sabedoria seria a conjunção das duas. A SABEDORIA é reconhecida por certa serenidade, porém mais ainda por certa alegria, por certa liberdade, por certa eternidade (o sábio vive no presente: ele sente e experimenta que é eterno), por certo amor...
Pastor Rodrigo em que linguagem Moisés escreveu a Bíblia e em que material? Ou foi passado.de boca em boca e outra pessoa depois de muitos anos escreveu?
A luz da lua brilhará como o sol,(as trevas sobre o domínio da trindade do que se opõe) e a luz do sol será sete vezes mais brilhante,(a mensagem estando bem clara) como a luz de sete dias completos,(perfeita - plenitude) quando o Senhor cuidar das contusões(brigas por ideologias) do seu povo e curar as feridas que lhe causou. Cada ano passado a temperatura do sol vem esquentando... esses sete dias completos, estão quase 7 dias, completos.
Porém, paradoxalmente, sem mentiras, não há verdade. Quando paramos de falar sobre 'mentiras', em vez de falarmos de 'fatos alternativos', ou 'verdades alternativas', matamos a verdade e vislumbramos a PÓS-VERDADE - a crença no que sentimos ser verdade; a qualidade de preferir conceitos ou fatos que se deseja que sejam verdadeiros àqueles conhecidos como verdadeiros. NUM MUNDO PÓS-MODERNO, CADA UM TEM A SUA VERDADE, E A VERDADE PASSA A SER APENAS UMA QUESTÃO DE GOSTO. Confiamos em nossas entranhas em vez dos fatos. Na verdade, porém, A PÓS-VERDADE não mascara as mentiras como verdade; trata-se de renunciar tanto à verdade quanto à mentira. O TRIUNFO DA PÓS-VERDADE É NOSSA DERROTA COLETIVA DA SABEDORIA.
Se a vida é assim tão difícil, frágil, perigosa, preciosa, como de fato é,é mais uma razão para filosofar o mais cedo possível ("a infância encontra nela sua lição, como as outras idades"), em outras palavras,para aprender a viver, na medida do possível, antes que seja tarde demais.E para isso que serve a filosofia, e é por isso que ela pode servir a qualquer idade, pelo menos a partir do momento em que a criança tem um bom domínio do pensamento e da linguagem. Por que as crianças que fazem matemática, física, história, solfejo seriam proibidas de fazer filosofia? Esses estudantes que se preparam para ser médicos ou engenheiros,por que não fariam também? E esses adultos mergulhados em seus trabalhos ou em suas preocupações, quando arranjarão tempo de voltar-se para ela ou de voltar a ela? QUE É PRECISO GANHAR A VIDA, ESTÁ CLARO; MAS ISSO NÃO EXIME DE VIVÊ-LA. COMO FAZÊ-LO DE UMA MANEIRA INTELIGENTE SEM SE DAR AO TEMPO DE REFLETIR, SOZINHO OU ACOMPANHADO,SEM SE INTERROGAR, SEM RACIOCINAR, SEM ARGUMENTAR, DA MANEIRA MAIS RADICAL E MAIS RIGOROSA POSSÍVEL, ENFIM, SEM SE PREOCUPAR COM O QUE OUTROS, MAIS PREPARADOS OU MAIS TALENTOSOS QUE A MÉDIA, PENSARAM? E nos museus que se aprende a pintar." E nos livros de filosofia, diria eu igualmente, que se aprende a filosofar. Mas o objetivo não é a filosofia, ainda menos escrever livros. O OBJETIVO É UMA VIDA MAIS LÚCIDA, MAIS LIVRE, MAIS FELIZ - MAIS SÁBIA. QUEM PRETENDERIA, NESSE CAMINHO, NÀO PODER PROGREDIR?
Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas(multidões) dizer: "Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas; pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem". E ouvi o altar(lugar de adoração - exaltação) responder: "Sim, Senhor D'us todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos". O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo. Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de D'us, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.
Os gregos às vezes opunham a sabedoria teórica ou contemplativa sabedoria prática.MAS UMA É INSEPARÁVEL DA OUTRA, OU ANTES, A VERDADEIRA SABEDORIA SERIA A CONJUNÇÃO DAS DUAS. Julgar bem para fazer bem,e é isso a própria sabedoria. Que uns sejam mais dotados para a contemplação e outros para a ação, é verossímil. MAS NENHUM DOM BASTA PARA A SABEDORIA: ESTES TERÃO DE APRENDER A VER,AQUELES A QUERER. A INTELIGÊNCIA NÃO BASTA. A CULTURA NÃO BASTA. A HABILIDADE NÃO BASTA. "A SABEDORIA NÃO PODE SER NEM UMA CIÊNCIA NEM UMA TÉCNICA", SUBLINHAVA ARISTÓTELES: ELA TEM POR OBJETO MENOS O QUE É VERDADEIRO OU EFICAZ DO QUE O QUE É BOM, PARA SI E PARA OS OUTROS. UM SABER? CLARO. MAS É UM SABER VIVER.
O SENHOR disse a Moisés: - Faça uma serpente e coloque-a sobre uma haste. Quem for mordido e olhar para ela viverá. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
UMA VEZ QUE NÃO EXISTEM DUAS LÍNGUAS IDÊNTICAS, não pode haver correspondência absoluta entre línguas. Portanto, não pode haver traduções totalmente exatas. O impacto total de uma tradução pode ser razoavelmente próximo do original, mas não pode haver identidade em detalhe.Aceita-se que a tradução exata é “impossível”, uma vez que os significados das palavras e as estruturas gramaticais em quaisquer duas línguas geralmente não correspondem. Podemos ilustrar isso com a palavra grega λόγος . Nenhuma palavra em inglês é exatamente equivalente a isso. Pode significar uma palavra, um pensamento, um ditado, um discurso, uma narrativa, um assunto e muitas outras coisas. O TRADUTOR DEVE ESCOLHER O MELHOR EQUIVALENTE EM CADA SITUAÇÃO. Para ilustrar problemas gramaticais, podemos considerar os tempos verbais. O inglês tem dois tempos presentes, enquanto a maioria das outras línguas tem apenas um. Εσθίω em grego ou ich esse em alemão pode significar 'eu como' ou 'estou comendo'. Os pronomes também estão cheios de problemas. O HEBRAICO TEM QUATRO PALAVRAS PARA VOCÊ DISTINGUIR ENTRE MASCULINO E FEMININO E SINGULAR E PLURAL. O INGLÊS TEM APENAS UM. No Cântico de Salomão, no hebraico, fica sempre claro pelo gênero se a noiva ou o noivo está falando, mas algumas versões em inglês perdem a distinção
Quando se aprende a viver já é tarde demais..." Uma idéia próxima se encontrava.:Ensinamnos a viver quando a vida já passou,porém mais tônica:via aí menos uma fatalidade da condição humana do que um erro de educação, que se podia e se devia corrigir. POR QUE ESPERAR PARA FILOSOFAR, SE A VIDA NÃO ESPERA? "Cem escolares pegaram sífilis",escreve maliciosamente Montaigne, "antes de terem chegado à lição de Aristóteles, da temperança...” A sífilis é do domínio da filosofia? Claro que não, quanto a seus remédios ou à sua prevenção. MAS A SEXUALIDADE SIM, E A PRUDÊNCIA, E O PRAZER, E O AMOR, E A MORTE... COMO A MEDICINA OU A PROFILAXIA PODERIAM BASTAR? COMO PODERIAM FAZER AS VEZES DE SABEDORIA? Tu não morres porque estás doente, morres porque estás vivo.PORTANTO É PRECISO APRENDER A MORRER, APRENDER A VIVER, E ISSO É A PRÓPRIA FILOSOFIA.
Outro problema inerente à tradução da Bíblia é a compreensão do significado pretendido. Aqui, de fato, existem pelo menos três problemas. PRIMEIRO, EXISTE O PROBLEMA DE COMPREENDER AS LÍNGUAS ANTIGAS EM QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA. Ninguém que falava essas línguas está por perto para nos dizer o que significam. Todos sabemos que as línguas mudam continuamente ao longo do tempo. Novas palavras estão sempre sendo acrescentadas e outras assumem significados diferentes ou acrescentados. Por exemplo, SÓ RECENTEMENTE COMEÇAMOS A UTILIZAR A PALAVRA “INTERNET” NO DISCURSO QUOTIDIANO. E quando ouvimos a palavra “cool” numa conversa hoje, nem sempre se refere ao tempo. Portanto, é óbvio que as palavras não têm apenas um significado, e muitas não são usadas da mesma forma que eram usadas no passado.
Irmão, boa tarde! Você citou bem, mas agregue alguns pontos a essas questões. A bíblia foi inscrita em um local onde há uma " cultura". Cultura que em outras partes do mundo não existe, e o melhor exemplo é o Brasil. As crianças do oriente, do ocidente e alguma parte da Europa, elas são instruídas a levarem os ensinamentos adiante. Tem crianças que decora pelo menos 10, 15 gerações de história em história. elas decoram o nome dos sucessores e isso está até os dias de hoje. Então, em um local que não tem cultura, não tem ensinamento a verdade se perde. Vou dá um exemplo; se você tem um filho e não fala sobre " santa equisição", ela nunca irá imagina que houve esse tempo, onde se perseguia quem lesse os livros sagrados. A partir do momento que você não ensina a verdade a sua descendência, ela nunca descobrira, nunca comentaram. Quem tenta mostrar para ela, é como se fosse nada! O evangelho vem de milhares de anos. Se essa verdade não fosse real, como que alguém inventaria algo tão complexo como é?
@@gatunogt8378 Os cristãos são obrigados a aceitar o fato de que Deus escolheu primeiro ministrar e apoiar apenas OS JUDEUS, E IGNORAR TODOS OS OUTROS, e até mesmo ajudar os judeus a saquear as populações gentias vizinhas. Na época, havia grandes civilizações na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, África e Austrália. AS PESSOAS QUE VIVIAM NESSAS ÁREAS NÃO APRENDERAM NADA SOBRE JESUS ATÉ SÉCULOS DEPOIS, ALGUMAS ATÉ CERCA DE 1.500 ANOS DEPOIS. Considerar esse fato é preocupante. Por que um deus faria isso, ignorando os humanos por dezenas de milhares de anos apenas para se apresentar apenas A UMA TRIBO DO DESERTO em um pequeno pedaço de terra? UMA EXPLICAÇÃO MAIS RAZOÁVEL É QUE O POVO JUDEU INVENTOU UM DEUS QUE OS FAVORECIA, TAL COMO QUALQUER OUTRA CULTURA QUE TENHA EXISTIDO
@@gatunogt8378 As nossas imagens familiares do Céu provêm de textos escritos nos séculos I e II e incorporados pela Igreja Católica no que hoje chamamos de Novo Testamento. OS ESCRITORES HEBREUS DA TORÁ ALUDIRAM A UMA VIDA APÓS A MORTE MUITO SEMELHANTE AO HADES DOS GREGOS E ROMANOS - um submundo nebuloso no qual as almas dos mortos não morrem nem vivem plenamente. MAS NA ÉPOCA EM QUE O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO, OS CONCEITOS DE CÉU E INFERNO DISTINTOS HAVIAM SURGIDO NA CULTURA JUDAICA, DE ONDE ENTRARAM NO CRISTIANISMO PRIMITIVO E, MAIS TARDE, NO ISLÃ.
@@gatunogt8378 Gemas e ruas de ouro definem a riqueza e a beleza celestiais. Nossos desesperados ANCESTRAIS PASTORES DE CABRAS DA IDADE DO FERRO podem ter desejado as armadilhas da realeza. Eles podem ter ouvido rumores sobre ouro e jóias acumulados por faraós, reis ou senhores da guerra tribais e desejaram o mesmo para si mesmos. Tanto a ganância como a desigualdade são intemporais, E A HISTÓRIA DO REI MIDAs desenvolveu-se em inúmeras variações ao longo dos milénios. Portanto, é compreensível o fascínio dos escritores da Bíblia pelo ouro e pelas pedras preciosas. Mas sejamos honestos. O SEU PARAÍSO INCRUSTADO DE PEDRAS PRECIOSAS É O PRODUTO DE UMA IMAGINAÇÃO LIMITADA, DE UMA INCAPACIDADE DE SONHAR PARA ALÉM DAS ARTES, TECNOLOGIAS E MITOLOGIAS DA SUA PRÓPRIA CULTURA. A versão bíblica do paraíso é como uma pintura de veludo de uma loja turística quando comparada a um prado alpino, uma floresta nublada ou um recife de coral (ou quando comparada a um mundo que contém todos os três, como Tracy Chapman faz em sua canção Heaven's Here on Earth ) . .
@@gatunogt8378 SE O CRISTIANISMO é a única religião verdadeira, então dentro de 2000 anos deveria ter engolido as falsas religiões e ser a única grande religião remanescente no mundo. QUANDO SE EXAMINA A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO, VERIFICA-SE QUE O LOCAL DE NASCIMENTO DE UMA PESSOA É DE LONGE O PRINCIPAL FATOR DECISIVO NA SUA ESCOLHA DE RELIGIÃO. ISTO IMPLICA QUE A CRENÇA RELIGIOSA É PRINCIPALMENTE UMA CONSEQUÊNCIA DA DOUTRINAÇÃO CULTURAL E DA INFÂNCIA, E NÃO O RESULTADO DE ANÁLISE.
PODEMOS VER QUE É TOTALMENTE IMPOSSÍVEL PEGAR UM DOCUMENTO EM UM IDIOMA E FAZER UM EQUIVALENTE EXATO, PALAVRA POR PALAVRA, DELE EM OUTRO. Freqüentemente, o tradutor deve compreender o significado do original da melhor maneira possível e então procurar reproduzir esse significado na língua-alvo. Isto, no entanto, pode ser feito se o tradutor da Bíblia respeitar as características da língua receptora e explorar as potencialidades da língua ao máximo possível,infelizmente, em alguns casos, os tradutores tentaram realmente 'refazer' uma língua; mas isso não teve sucesso.POR EXEMPLO, UM MISSIONÁRIO NA AMÉRICA LATINA INSISTIU EM TENTAR INTRODUZIR A VOZ PASSIVA DO VERBO NUMA LÍNGUA QUE NÃO TINHA TAL FORMA. É CLARO QUE ISSO NÃO TEVE SUCESSO. DEVE-SE SIMPLESMENTE ACEITAR O FATO DE QUE EXISTEM MUITAS LÍNGUAS QUE NÃO POSSUEM VOZ PASSIVA E ENCONTRAR UMA FORMA DE RELATAR AÇÕES NA VOZ ATIVA.
Muitas vezes a ciência é confundida com o conhecimento. Isto é um erro. Ciência significa não apenas conhecimento, mas também consciência, ou seja, capacidade de usá-lo (conhecimento)”. PARA MIM, ISSO SOA MAIS PERTO DA SABEDORIA.
A paz do Senhor Jesus Cristo MARANATA 🔥🙌🤝
Boa noite a todos 🙏 DEUS ABENÇOE 🙏🙏
Bom dia, bonjour Pastor Rodrigo Silva,muito obrigada ✝️🙏✝️🙏✝️🙏✝️
Feliz sábado amados irmãos ❤
Pastor eu quero aprender e poder a dominar melhor
De todos os bens que A SABEDORIA nos proporciona para a felicidade de uma vida inteira,a amizade é de longe o maior.É QUE O AMOR-PRÓPRIO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE O MEDO DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A CARÊNCIA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. É QUE A MENTIRA DEIXOU DE SER UM OBSTÁCULO. Agora há apenas a alegria de conhecer: há apenas o amor e a verdade. É por isso que todos nós temos nossos momentos de sabedoria, quando o amor e a verdade nos bastam. E de loucura, quando eles nos dilaceram ou estão ausentes. A VERDADEIRA SABEDORIA NÃO É UM IDEAL; É UM ESTADO, SEMPRE APROXIMADO, SEMPRE INSTÁVEL (COMO O AMOR, SÓ É ETERNO ENQUANTO DURA), É UMA EXPERIÊNCIA, UM ATO. NÃO É UM ABSOLUTO, APESAR DOS ESTÓICOS (SOMOS MAIS OU MENOS SÁBIOS), MAS UM MÁXIMO (COMO TAL, RELATIVO): É O MÁXIMO DE FELICIDADE, NO MÁXIMO DE LUCIDEZ. Depende da situação deste ou daquele, das capacidades deste ou daquele em suma, do estado do mundo e de si. NÃO É UM ABSOLUTO; É A MANEIRA, SEMPRE RELATIVA, DE HABITAR O REAL, QUE É O ÚNICO ABSOLUTO DE VERDADE. ESSA SABEDORIA VALE MAIS QUE TODOS OS LIVROS ESCRITOS A SEU RESPEITO E QUE PODEM ACABAR NOS SEPARANDO DELA. Cabe a cada um inventar a sua.Mesmo que pudéssemos ser sapientes do saber alheio,sábios só podemos ser da nossa sabedoria.
E o que distingue a sabedoria da filosofia, que seria antes um saber pensar.Mas a filosofia só tem sentido na medida em que nos aproxima da sabedoria: TRATA-SE DE PENSAR MELHOR PARA VIVER MELHOR, E SOMENTE ISSO É FILOSOFAR DE VERDADE. A FILOSOFIA É AQUELA QUE NOS INSTRUI PARA VIVER.Quer dizer então que não sabemos? Claro:é por não sermos sábios que necessitamos de filosofar! A sabedoria é a meta; a filosofia, o caminho.
Eu quero aprender maís da bíblia e conhecer a esse Deus tão bom e amoroso
Muito inteligente eu amo esse cara.sou angolano
Como é bom ter essas oportunidades e privilégio de aprender com quem se importa de verdade
A sabedoria humana. Em contraste com CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO, SABEDORIA, NA MINHA OPINIÃO, SIGNIFICA A CAPACIDADE DE ABSORVER A EXPERIÊNCIA DA GERAÇÃO ANTERIOR. A EVOLUÇÃO POSTERIOR DA CIÊNCIA É IMPOSSÍVEL SEM ISSO. Mas é preciso adquirir essa experiência de forma criativa e crítica. Hoje em dia é importante entender que alguns processos de acúmulo perigoso de conhecimento estão acontecendo na sociedade. Passo a passo, esse perigoso conhecimento adquire legitimidade e aceitação pública. Em prol da ciência fundamental, e com ela para toda a comunidade científica, é importante fazer algum tipo de objeção, com base em princípios éticos como firmeza e estabilidade, conversibilidade e irreversibilidade.
A etimologia é bem clara: philosophíaçm grego, é o amor ou a busca da sabedoria. Mas o que é sabedoria? Um saber? E o sentido ordinário da palavra, tanto entre os gregos (sophiã)como entre os latinos (sapientiã) é o que a maioria dos filósofos, desde Heráclito,não parou de confirmar. Para Platão como para Spinoza, para os estoicos como para Descartes ou Kant, para Epicuro como para Montaigne ou Alain, A SABEDORIA TEM DE FATO MUITO A VER COM O PENSAMENTO,COM A INTELIGÊNCIA, COM O CONHECIMENTO, EM SUMA, COM CERTO SABER. Mas é um saber muito particular, que nenhuma ciência expõe,que nenhuma determinação valida, que nenhum laboratório poderia testar ou atestar, enfim que nenhum diploma sanciona. E QUE NÃO SE TRATA DE TEORIA MAS DE PRÁTICA. NÃO DE PROVAS, MAS DE PROVAÇÕES. NÃO DE EXPERIMENTAÇÕES, MAS DE EXERCÍCIOS. NÃO DE CIÊNCIA, MAS DE VIDA.
Boa noite!
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
D'us usa o mal, sempre a favor de Sua Redenção.
dando graças constantemente a D'us Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Emanuel. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a D'us.
Mas a mensagem é clara... Sai Dela Povo Meu! Em cima do muro não pode ficar.(morna)
Vamos aprender com o nosso melhor #rodrigosilva
❤❤❤
Lembrei da Estrada da Graciosa, que liga Curitiba a Morretes. Estrada de Chanah ?
boa noite, paz e graça
Bom demais ouvir essas explicações, que Deus abençoe sempre Rodrigo Silva
🙏🙏🙏✨️🕊🙌🙌🙌🙌🙌
A SABEDORIA como compreender a própria vida, a vida dos outros e as relações entre nós; 'O PODER DE ESCOLHER BEM'. No grego, PHRONESIS OU SABEDORIA PRÁTICA nos impele a agir da maneira certa, boa ou justa; ou como “BOM SENSO, MAS A SERVIÇO DA BOA VONTADE”. PHRONESIS também pode ser pensado como prudência - olhar para frente e para trás antes de tomar uma decisão sobre se e como agir. A SABEDORIA envolve os domínios da tomada de decisão racional; comportamentos sociais envolvendo empatia, compaixão e altruísmo; auto-reflexão; determinação diante da incerteza; e tolerância de sistemas de valores divergentes. Portanto, a sabedoria, em seu sentido mais amplo de 'ENCAPSULAR CONHECIMENTO, SIGNIFICADO E VERDADE', é necessária para que um sistema de valores seja conceituado.
SABEDORIA.:Um saber? É esse de fato o sentido da palavra, tanto nos GREGOS (SOPHÍA) COMO NOS LATINOS (SAPIENTIA). Mas é um saber muito particular. "A sabedoria não pode ser nem uma ciência nem uma técnica", dizia Aristóteles:A SABEDORIA diz menos respeito ao que é verdadeiro ou eficaz do que ao que é bom, para si e para os outros. UM SABER? CERTAMENTE. MAS UM SABER VIVER. Os gregos distinguiam a sabedoria teórica ou contemplativa (sophia) da sabedoria prática (phrónesis). Mas uma é inseparável da outra, ou melhor, a verdadeira sabedoria seria a conjunção das duas. A SABEDORIA é reconhecida por certa serenidade, porém mais ainda por certa alegria, por certa liberdade, por certa eternidade (o sábio vive no presente: ele sente e experimenta que é eterno), por certo amor...
Pastor Rodrigo em que linguagem Moisés escreveu a Bíblia e em que material? Ou foi passado.de boca em boca e outra pessoa depois de muitos anos escreveu?
A luz da lua brilhará como o sol,(as trevas sobre o domínio da trindade do que se opõe) e a luz do sol será sete vezes mais brilhante,(a mensagem estando bem clara) como a luz de sete dias completos,(perfeita - plenitude) quando o Senhor cuidar das contusões(brigas por ideologias) do seu povo e curar as feridas que lhe causou.
Cada ano passado a temperatura do sol vem esquentando... esses sete dias completos, estão quase 7 dias, completos.
Porém, paradoxalmente, sem mentiras, não há verdade. Quando paramos de falar sobre 'mentiras', em vez de falarmos de 'fatos alternativos', ou 'verdades alternativas', matamos a verdade e vislumbramos a PÓS-VERDADE - a crença no que sentimos ser verdade; a qualidade de preferir conceitos ou fatos que se deseja que sejam verdadeiros àqueles conhecidos como verdadeiros. NUM MUNDO PÓS-MODERNO, CADA UM TEM A SUA VERDADE, E A VERDADE PASSA A SER APENAS UMA QUESTÃO DE GOSTO. Confiamos em nossas entranhas em vez dos fatos. Na verdade, porém, A PÓS-VERDADE não mascara as mentiras como verdade; trata-se de renunciar tanto à verdade quanto à mentira. O TRIUNFO DA PÓS-VERDADE É NOSSA DERROTA COLETIVA DA SABEDORIA.
Yeshua reina
Se a vida é assim tão difícil, frágil, perigosa, preciosa, como de fato é,é mais uma razão para filosofar o mais cedo possível ("a infância encontra nela sua lição, como as outras idades"), em outras palavras,para aprender a viver, na medida do possível, antes que seja tarde demais.E para isso que serve a filosofia, e é por isso que ela pode servir a qualquer idade, pelo menos a partir do momento em que a criança tem um bom domínio do pensamento e da linguagem. Por que as crianças que fazem matemática, física, história, solfejo seriam proibidas de fazer filosofia? Esses estudantes que se preparam para ser médicos ou engenheiros,por que não fariam também? E esses adultos mergulhados em seus trabalhos ou em suas preocupações, quando arranjarão tempo de voltar-se para ela ou de voltar a ela? QUE É PRECISO GANHAR A VIDA, ESTÁ CLARO; MAS ISSO NÃO EXIME DE VIVÊ-LA. COMO FAZÊ-LO DE UMA MANEIRA INTELIGENTE SEM SE DAR AO TEMPO DE REFLETIR, SOZINHO OU ACOMPANHADO,SEM SE INTERROGAR, SEM RACIOCINAR, SEM ARGUMENTAR, DA MANEIRA MAIS RADICAL E MAIS RIGOROSA POSSÍVEL, ENFIM, SEM SE PREOCUPAR COM O QUE OUTROS, MAIS PREPARADOS OU MAIS TALENTOSOS QUE A MÉDIA, PENSARAM? E nos museus que se aprende a pintar." E nos livros de filosofia, diria eu igualmente, que se aprende a filosofar. Mas o objetivo não é a filosofia, ainda menos escrever livros. O OBJETIVO É UMA VIDA MAIS LÚCIDA, MAIS LIVRE, MAIS FELIZ - MAIS SÁBIA. QUEM PRETENDERIA, NESSE CAMINHO, NÀO PODER PROGREDIR?
Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas(multidões) dizer: "Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;
pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem".
E ouvi o altar(lugar de adoração - exaltação) responder: "Sim, Senhor D'us todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos".
O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo.
Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de D'us, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.
Os gregos às vezes opunham a sabedoria teórica ou contemplativa sabedoria prática.MAS UMA É INSEPARÁVEL DA OUTRA, OU ANTES, A VERDADEIRA SABEDORIA SERIA A CONJUNÇÃO DAS DUAS. Julgar bem para fazer bem,e é isso a própria sabedoria. Que uns sejam mais dotados para a contemplação e outros para a ação, é verossímil. MAS NENHUM DOM BASTA PARA A SABEDORIA: ESTES TERÃO DE APRENDER A VER,AQUELES A QUERER. A INTELIGÊNCIA NÃO BASTA. A CULTURA NÃO BASTA. A HABILIDADE NÃO BASTA. "A SABEDORIA NÃO PODE SER NEM UMA CIÊNCIA NEM UMA TÉCNICA", SUBLINHAVA ARISTÓTELES: ELA TEM POR OBJETO MENOS O QUE É VERDADEIRO OU EFICAZ DO QUE O QUE É BOM, PARA SI E PARA OS OUTROS. UM SABER? CLARO. MAS É UM SABER VIVER.
O SENHOR disse a Moisés: - Faça uma serpente e coloque-a sobre uma haste. Quem for mordido e olhar para ela viverá. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
Eles achavam que a cura vinha daquela serpente.
UMA VEZ QUE NÃO EXISTEM DUAS LÍNGUAS IDÊNTICAS, não pode haver correspondência absoluta entre línguas. Portanto, não pode haver traduções totalmente exatas. O impacto total de uma tradução pode ser razoavelmente próximo do original, mas não pode haver identidade em detalhe.Aceita-se que a tradução exata é “impossível”, uma vez que os significados das palavras e as estruturas gramaticais em quaisquer duas línguas geralmente não correspondem. Podemos ilustrar isso com a palavra grega λόγος . Nenhuma palavra em inglês é exatamente equivalente a isso. Pode significar uma palavra, um pensamento, um ditado, um discurso, uma narrativa, um assunto e muitas outras coisas. O TRADUTOR DEVE ESCOLHER O MELHOR EQUIVALENTE EM CADA SITUAÇÃO. Para ilustrar problemas gramaticais, podemos considerar os tempos verbais. O inglês tem dois tempos presentes, enquanto a maioria das outras línguas tem apenas um. Εσθίω em grego ou ich esse em alemão pode significar 'eu como' ou 'estou comendo'. Os pronomes também estão cheios de problemas. O HEBRAICO TEM QUATRO PALAVRAS PARA VOCÊ DISTINGUIR ENTRE MASCULINO E FEMININO E SINGULAR E PLURAL. O INGLÊS TEM APENAS UM. No Cântico de Salomão, no hebraico, fica sempre claro pelo gênero se a noiva ou o noivo está falando, mas algumas versões em inglês perdem a distinção
Quando se aprende a viver já é tarde demais..." Uma idéia próxima se encontrava.:Ensinamnos a viver quando a vida já passou,porém mais tônica:via aí menos uma fatalidade da condição humana do que um erro de educação, que se podia e se devia corrigir. POR QUE ESPERAR PARA FILOSOFAR, SE A VIDA NÃO ESPERA? "Cem escolares pegaram sífilis",escreve maliciosamente Montaigne, "antes de terem chegado à lição de Aristóteles, da temperança...” A sífilis é do domínio da filosofia? Claro que não, quanto a seus remédios ou à sua prevenção. MAS A SEXUALIDADE SIM, E A PRUDÊNCIA, E O PRAZER, E O AMOR, E A MORTE... COMO A MEDICINA OU A PROFILAXIA PODERIAM BASTAR? COMO PODERIAM FAZER AS VEZES DE SABEDORIA? Tu não morres porque estás doente, morres porque estás vivo.PORTANTO É PRECISO APRENDER A MORRER, APRENDER A VIVER, E ISSO É A PRÓPRIA FILOSOFIA.
Rodrigo, você é uma pessoa estimável, D'us me incomoda te chamar.
Você é uma pessoa de muitas influências, use-as a favor de D'us, sempre.
Outro problema inerente à tradução da Bíblia é a compreensão do significado pretendido. Aqui, de fato, existem pelo menos três problemas. PRIMEIRO, EXISTE O PROBLEMA DE COMPREENDER AS LÍNGUAS ANTIGAS EM QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA. Ninguém que falava essas línguas está por perto para nos dizer o que significam. Todos sabemos que as línguas mudam continuamente ao longo do tempo. Novas palavras estão sempre sendo acrescentadas e outras assumem significados diferentes ou acrescentados. Por exemplo, SÓ RECENTEMENTE COMEÇAMOS A UTILIZAR A PALAVRA “INTERNET” NO DISCURSO QUOTIDIANO. E quando ouvimos a palavra “cool” numa conversa hoje, nem sempre se refere ao tempo. Portanto, é óbvio que as palavras não têm apenas um significado, e muitas não são usadas da mesma forma que eram usadas no passado.
Irmão, boa tarde!
Você citou bem, mas agregue alguns pontos a essas questões.
A bíblia foi inscrita em um local onde há uma " cultura". Cultura que em outras partes do mundo não existe, e o melhor exemplo é o Brasil.
As crianças do oriente, do ocidente e alguma parte da Europa, elas são instruídas a levarem os ensinamentos adiante.
Tem crianças que decora pelo menos 10, 15 gerações de história em história. elas decoram o nome dos sucessores e isso está até os dias de hoje. Então, em um local que não tem cultura, não tem ensinamento a verdade se perde. Vou dá um exemplo; se você tem um filho e não fala sobre " santa equisição", ela nunca irá imagina que houve esse tempo, onde se perseguia quem lesse os livros sagrados. A partir do momento que você não ensina a verdade a sua descendência, ela nunca descobrira, nunca comentaram. Quem tenta mostrar para ela, é como se fosse nada! O evangelho vem de milhares de anos. Se essa verdade não fosse real, como que alguém inventaria algo tão complexo como é?
@@gatunogt8378 Os cristãos são obrigados a aceitar o fato de que Deus escolheu primeiro ministrar e apoiar apenas OS JUDEUS, E IGNORAR TODOS OS OUTROS, e até mesmo ajudar os judeus a saquear as populações gentias vizinhas. Na época, havia grandes civilizações na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, África e Austrália. AS PESSOAS QUE VIVIAM NESSAS ÁREAS NÃO APRENDERAM NADA SOBRE JESUS ATÉ SÉCULOS DEPOIS, ALGUMAS ATÉ CERCA DE 1.500 ANOS DEPOIS. Considerar esse fato é preocupante. Por que um deus faria isso, ignorando os humanos por dezenas de milhares de anos apenas para se apresentar apenas A UMA TRIBO DO DESERTO em um pequeno pedaço de terra? UMA EXPLICAÇÃO MAIS RAZOÁVEL É QUE O POVO JUDEU INVENTOU UM DEUS QUE OS FAVORECIA, TAL COMO QUALQUER OUTRA CULTURA QUE TENHA EXISTIDO
@@gatunogt8378 As nossas imagens familiares do Céu provêm de textos escritos nos séculos I e II e incorporados pela Igreja Católica no que hoje chamamos de Novo Testamento. OS ESCRITORES HEBREUS DA TORÁ ALUDIRAM A UMA VIDA APÓS A MORTE MUITO SEMELHANTE AO HADES DOS GREGOS E ROMANOS - um submundo nebuloso no qual as almas dos mortos não morrem nem vivem plenamente. MAS NA ÉPOCA EM QUE O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO, OS CONCEITOS DE CÉU E INFERNO DISTINTOS HAVIAM SURGIDO NA CULTURA JUDAICA, DE ONDE ENTRARAM NO CRISTIANISMO PRIMITIVO E, MAIS TARDE, NO ISLÃ.
@@gatunogt8378 Gemas e ruas de ouro definem a riqueza e a beleza celestiais. Nossos desesperados ANCESTRAIS PASTORES DE CABRAS DA IDADE DO FERRO podem ter desejado as armadilhas da realeza. Eles podem ter ouvido rumores sobre ouro e jóias acumulados por faraós, reis ou senhores da guerra tribais e desejaram o mesmo para si mesmos. Tanto a ganância como a desigualdade são intemporais, E A HISTÓRIA DO REI MIDAs desenvolveu-se em inúmeras variações ao longo dos milénios. Portanto, é compreensível o fascínio dos escritores da Bíblia pelo ouro e pelas pedras preciosas. Mas sejamos honestos. O SEU PARAÍSO INCRUSTADO DE PEDRAS PRECIOSAS É O PRODUTO DE UMA IMAGINAÇÃO LIMITADA, DE UMA INCAPACIDADE DE SONHAR PARA ALÉM DAS ARTES, TECNOLOGIAS E MITOLOGIAS DA SUA PRÓPRIA CULTURA. A versão bíblica do paraíso é como uma pintura de veludo de uma loja turística quando comparada a um prado alpino, uma floresta nublada ou um recife de coral (ou quando comparada a um mundo que contém todos os três, como Tracy Chapman faz em sua canção Heaven's Here on Earth ) . .
@@gatunogt8378 SE O CRISTIANISMO é a única religião verdadeira, então dentro de 2000 anos deveria ter engolido as falsas religiões e ser a única grande religião remanescente no mundo. QUANDO SE EXAMINA A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES DO MUNDO, VERIFICA-SE QUE O LOCAL DE NASCIMENTO DE UMA PESSOA É DE LONGE O PRINCIPAL FATOR DECISIVO NA SUA ESCOLHA DE RELIGIÃO. ISTO IMPLICA QUE A CRENÇA RELIGIOSA É PRINCIPALMENTE UMA CONSEQUÊNCIA DA DOUTRINAÇÃO CULTURAL E DA INFÂNCIA, E NÃO O RESULTADO DE ANÁLISE.
PODEMOS VER QUE É TOTALMENTE IMPOSSÍVEL PEGAR UM DOCUMENTO EM UM IDIOMA E FAZER UM EQUIVALENTE EXATO, PALAVRA POR PALAVRA, DELE EM OUTRO. Freqüentemente, o tradutor deve compreender o significado do original da melhor maneira possível e então procurar reproduzir esse significado na língua-alvo. Isto, no entanto, pode ser feito se o tradutor da Bíblia respeitar as características da língua receptora e explorar as potencialidades da língua ao máximo possível,infelizmente, em alguns casos, os tradutores tentaram realmente 'refazer' uma língua; mas isso não teve sucesso.POR EXEMPLO, UM MISSIONÁRIO NA AMÉRICA LATINA INSISTIU EM TENTAR INTRODUZIR A VOZ PASSIVA DO VERBO NUMA LÍNGUA QUE NÃO TINHA TAL FORMA. É CLARO QUE ISSO NÃO TEVE SUCESSO. DEVE-SE SIMPLESMENTE ACEITAR O FATO DE QUE EXISTEM MUITAS LÍNGUAS QUE NÃO POSSUEM VOZ PASSIVA E ENCONTRAR UMA FORMA DE RELATAR AÇÕES NA VOZ ATIVA.
Muitas vezes a ciência é confundida com o conhecimento. Isto é um erro. Ciência significa não apenas conhecimento, mas também consciência, ou seja, capacidade de usá-lo (conhecimento)”. PARA MIM, ISSO SOA MAIS PERTO DA SABEDORIA.