Wilson, Antes que eu me esqueça. Não deixe de entrar no novo conteúdo que liberei no Blog… … é uma resenha completa que criei sobre o que venho aprendendo com os desenvolvedores autores do mercado americano de desenvolvimento de software: ➙ *5 Coisas Que Eu Aprendi Com Desenvolvedores Autores Estrangeiros:* www.thiengo.com.br/5-coisas-que-eu-aprendi-com-desenvolvedores-autores-estrangeiros É isso. Abraço.
Ismael, tudo bem? Show que curtiu o conteúdo. Não deixe de também consumir alguns outros conteúdos, do Blog e canal, que são parte importante dos fundamentos Android: ➙ Ciclo de Vida de Uma Atividade no Android: www.thiengo.com.br/ciclo-de-vida-de-uma-atividade-no-android ➙ Classe Intent e o Conceito de Pilha em Android: www.thiengo.com.br/classe-intent-e-o-conceito-de-pilha-em-android ➙ Fragments no Android, Trabalhando com Múltiplas Activities: www.thiengo.com.br/fragments-no-android-trabalhando-com-multiplas-activities Ismael, é isso. Surgindo dúvidas, pode enviar. Abraço.
Ismael, Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱 Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔 Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯 O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas. Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮 Já estamos na 19ª aula, segue: ➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce 💡 Ismael, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android. Abraço.
Fala Mirella, blz? Show de bola que lhe ajudou, mas veja essa forma tb (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando), com Parcelable as possibilidades são maiores. Abraço
Ciro, tudo bem? Uma maneira simples, caso um Fragment seja responsável pela inicialização do outro, é via argumentos de construtor. Uma outra opção é via um objeto Bundle pelo setArguments() do Fragment que receberá os dados. Como no código da documentação do link a seguir: developer.android.com/guide/components/fragments.html?hl=pt-br#Example Caso seja para dois Fragments em tela, uma boa opção é o uso do EventBus, veja esse conteúdo aqui: www.thiengo.com.br/eventbus-lib-comunicacao-entre-entidades-android Abraço.
Obrigado mas não estou conseguindo passar um object List (List)que vem uma busca em um banco de dados para listwiew em outro fragment com putstringarraylist bundle \setArguments(). alguma dica? venho de programação web 3-tier
Ciro, utilize o Parcelable: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando O contexto do artigo / vídeo que lhe indiquei é de uma Activity, mas com Fragment é o mesmo procedimento, com o Bundle que vai no Intent. Abraço.
Paulo, tudo bem? Neste caso eu recomendo que você implemente a Interface Parcelable na classe container da imagem (Bitmap) e então envie o objeto dessa classe como um Bundle na Intent. Falo mais sobre o Parcelable nos links a seguir: ➙ Parcelable no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando ➙ Configurando o plugin gerador de código da API Parcelable: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android#title-12 Acredite, utilizar o Parcelable é tranquilo e será algo comum em quase todos os aplicativos Android que você for desenvolver. Paulo, surgindo mais dúvidas, pode perguntar. Abraço.
Paulo, Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱 Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔 Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯 O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas. Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮 Já estamos na 19ª aula, segue: ➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce 💡 Paulo, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android. Abraço.
Fala Brunoslima7, blz? Seu comentário está vinculado, não consigo responder devido ao botão de responder não está visivel, mas vamos lá, na verdade o parametro codigoTela é o valor inteiro que coloco no método startActivityForResult(intent, inteiro) para chamar as Activities. Ele serve para identificar qual Activity nós chamamos, pois podemos ter mais de uma Activity para ser chamada e tratamentos diferentes no retorno delas, porém todos os retornos serão no método onActivityResult(), por isso a variavel codigoTela (ou requestCode) é necessária. Abraço
Ola Thiengo. Me retorne uma coisa! Como eu faço para passar uma ArrayLista, exemplo: List alunos. Nesta lista tem 100 alunos. Da para para a lista toda? ou seja o Array?
Sergio, tudo bem? Passar a lista de uma atividade a outra… como objetos e não como primitivos? Para isso eu recomendo o uso da Interface Parcelable, como faço na vídeo aula do link a seguir: ➙ Parcelable no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando É possível utilizar o Parcelable via plugin. É bem mais tranquilo. Mostro isso no trecho a seguir: ➙ Configurando o plugin gerador de código da API Parcelable: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android#title-12 Mas como estamos falando de uma lista com ao menos 100 objetos. Então é bem provável que você tenha problemas de vazamento de memória. Neste caso é prudente também a seguinte alternativa: ➙ Na atividade de origem, salvar todos os alunos em uma base de dados local, como o SQLite; ➙ Na atividade de destino, acessar a base local e construir novamente os objetos do tipo Aluno. Há inúmeras APIs para persistência local. A SQLite é a mais conhecida e nativa Android. A seguir um conteúdo completo que tenho sobre ela: ➙ SQLite no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/sqlite-no-android-entendendo-e-utilizando Sergio, é isso. Surgindo mais dúvidas, pode enviar… preferencialmente no meu e-mail, thiengocalopsita@gmail.com, pois por lá eu consigo dar um melhor suporte. Abraço.
Sergio, Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱 Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔 Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯 O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas. Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮 Já estamos na 19ª aula, segue: ➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce 💡 Sergio, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android. Abraço.
Anderson, tudo bem? Porque essa é a interface do método de clique. O listener criado será invocado com uma View, a que recebeu o evento, sendo o argumento. Abraço.
E se em vez de um texto, eu quiser passar um objeto Map, por exemplo? Como eu faço? Pois pelo que vi, não existe a função params.putObject() por exemplo...
Tércio, tudo bem? Nesse caso você deve utilizar um Parcelable, como faço no conteúdo do link a seguir: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando Pode ser que seja necessário colocar os dados em um novo objeto, de uma classe sua que implemente o Parcelable. Se for necessário isso, faça, pois mesmo assim haverá ganhos ao invés de enviar cada dado em uma putExtra(). Também tenho um conteúdo sobre Parcelable em Kotlin, esse é bem mais recente e útil para ti caso pretenda passar a desenvolver aplicativos em Kotlin: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android Abraço.
+Fábio Lima blz? Veja esse também (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando) para ficar melhor entendido quando há necessidade de passar objetos ou listas de objetos. Abraço
Ola Thiengo, estou fazendo um apk em meu TCC e estou com algumas dificuldades, tem como a startar uma activity em um fragment? se tiver uma material que possa ajudar uns links que fala sobre isso vai ajudar muito...
Fala Hitalo, blz? Já tentou assim dentro do fragment: Intent intent = new Intent(getActivity(), ActivityASerChamada.class); getActivity().startActivity(intent); Abraço
Parabéns pelo trabalho, olha quem tiver afim de aprender android, mil vezes esse material do thiengo do que o curso online treinaweb, quase não tem video aula e é de difícil compreensão, quem não quiser perder dinheiro acompanhe esse material do thiengo, muito bom
Fiz um gerenciamento de telas para realizar pedidos com os métodos acima citados, porem tem uma activity que possui uma lista de produtos e toda vez que saio da tela e volto ela reseta, seria possível guardar a instancia da activity para quando voltar ela esta na mesma posição? Sei que com o startActivity() ele salva a instancia e qndo volto fica igualzinha.
Germano, tudo bem? A melhor maneira de persistir a lista de itens na memória é utilizando o SaveInstanceState, veja os artigo abaixo que tenho sobre: www.thiengo.com.br/otimizando-sua-app-android-com-onsaveinstancestate www.thiengo.com.br/onsaveinstancestate-bitmap-e-serializable-no-android-correcao Nos artigos / vídeos dos links acima eu utilizo o Serializable, mas recomendo o uso do Parcelable, pois esse é muito mais rápido do que o primeiro. Segue artigo / vídeo sobre o Parcelable: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando Com isso você terá a lista de dados na Activity em que foi carregada, sem precisar realizar um novo carregamento. Porém note que o "sem precisar realizar um novo carregamento” vai vir de sua lógica de negócio, terá de identificar que a lista está presente no saveInstanceState do onCreate(0 de sua Activity para não realizar o novo carregamento. Quanto ao posicionamento, é possível enviar também no SaveInstanceState o inteiro que representa a posição do item que foi clicado, dessa forma apenas acesse a posição, na volta a Activity, e coloque a ListaView / RecyclerView nessa posição com invocações como abaixo: lstView.smoothScrollToPosition( position ); // LISTVIEW layoutManager.scrollToPositionWithOffset(2, 0); // RECYCLERVIEW Abraço.
gosto e aprendo muito com seus videos parabéns, mas tenho uma duvida, se eu quiser passar um objeto para outra activity, tipo tenho uma instancia de um objeto midiaplayer que esta reproduzindo uma radio online e quero passar para outra activity para poder continuar a controlar meu midiaplayer como posso fazer?
Fala Mayk, blz? Vc pode utilizar um Parcelable para passar objetos de uma Activity a outra, porém em seu caso recomendo que coloque a rádio para dar via service e então via bindService() vc consegue obter o controle do MediaPlayer de qualquer lugar de sua App e ela não irá parar de tocar, pois não precisará se transformar em bytes para ser enviada a outra Activity. Então veja os assuntos MediaPlayer, Service e bindService(). Abraço
Boa noite, Thiengo. Parabéns pelos videos e blog! Estou passando parâmetros da atividade A para B, porém não estou conseguindo colocar o SetResult na atividade B pois meu botão nessa atividade está em um adapter dentro de uma Recyclerview, o que eu devo fazer? Desde já agradeço. public void onBindViewHolder... holder.btnremoveitem.setOnClickListener(new View.OnClickListener() { @Override public void onClick(View v) { ... setResult()
Everton, tudo bem? Utilize o contexto do RecyclerView, a Activity que contém ele, para poder invocar o setResult(). É comum passarmos esse contexto como parâmetro do construtor do adapter do RecyclerView, além de te-lo como variável de instância, assim poderá acessar o contexto sem problemas dentro da instância anônima de OnClickListener: pastebin.com/wrTr33t7 Tente assim que deve funcionar sem problemas. Abraço.
Ola Thiengo... Trabalho com programação web html/php, e estou pensando em iniciar os estudos para Android, mais de inicio queria apenas fazer uns atalhos pra alguns APP's, pra poder alterar os icones no Android 4.3 e 4.4, será que é possível fazer isso?
Opa Ronny, blz? Então é possível sim alterar os icones no Android, estou imaginando que vc está pensando em realizar essas alterações em tempo de execução, certo? Já fiz um post (vídeo) mostrando uma maneira de fazer isso, segue: www.thiengo.com.br/mudar-icone-de-sua-app-android-quando-usuario-ja-a-instalou Quanto ao inicio no dev Android, velho uma dica: faça o quanto antes. Cada vez mais as pessoas estão presas aos dispositivos mobile (smartphones e tablets) e o Android só é dono de aproximadamente 80% do mercado mobile... um baita negócio. Abraço
Blz kra, vou vê o video... Mais comsegue-se alterar no Android 4.3 e 4.4?? Sobre Dev, eu consigo aplicar os conhecimentos de web/HTML/CSS/php no java Android??
Thiengo Calopsita Então Thiengo, vi o video "Mudar Ícone de Sua APP Android Quando Usuário já a Instalou", mais não seria bem isso que to precisando... Na verdade quero aprender a fazer um app que sirva de atalho para o Facebook, Messenger, GDrive... E nesse atalho eu colocar um icone personalizado... Consegui fazer essa mudança com o APP "Icon Changer", mais percebi uma certa demora (travamento) na abertura. Veja os exemplos. fs03.androidpit.info/userfiles/6056165/image/Screenshot_2014-02-11-16-15-51.png É possível fazer isso? Desde já agradeço!
Ronny Santana Claro, tem componentes e plataformas que permitem vc utilizar o conhecimento de dev Web em Android, claro que não será 100% dev Web, pois tem coisas do Android que não têm como fugir (Activity, por exemplo). Tem uma plataforma mt famosa no dev mobile que permite desenvolver apenas com o conhecimento de html, css e javascript (Phonegap no caso). Hj mesmo coloquei um APP de um cliente no ar que utiliza bastante webview (nos conteúdos das listas), segue: play.google.com/store/apps/details?id=br.mibec&hl=pt_BR. O conteúdo é php no backend, html, css e javascript no frontend. Abraço
Então Thiengo, vi o video "Mudar Ícone de Sua APP Android Quando Usuário já a Instalou", mais não seria bem isso que to precisando... Na verdade quero aprender a fazer um app que sirva de atalho para o Facebook, Messenger, GDrive... E nesse atalho eu colocar um icone personalizado... Consegui fazer essa mudança com o APP "Icon Changer", mais percebi uma certa demora (travamento) na abertura. Veja os exemplos. fs03.androidpit.info/userfiles/6056165/image/Screenshot_2014-02-11-16-15-51.png É possível fazer isso? Desde já agradeço!
Thiengo queria um conselho: no caso eu estou desenvolvendo umas 3 telas de lista simples com layout praticamente igual e eu estava pensando em "meio que economizar" na criacao de varias activitys parecidas fazendo apenas uma activity padrao, onde essa mesma activity teria quechamar uma nova intent dela mesma para abrir uma nova instância dela na pilha mas carregando uma lista diferente, ai eu queria saber isso é algo aceitavel? voce acha que pode dar algum problema? Seria recomendavel fazer de outra forma?
Fabricio, tudo bem? Não somente é aceitável, como também tende a ser uma excelente opção se o único recurso que for mudar for realmente a lista de objetos. Mesmo a classe *Activity* sendo a mesma, os objetos *Activity* em memória serão distintos. O que recomendo é estudar a possibilidade de fazer a mesma tarefa utilizando um *Fragment* ao invés de uma *Activity.* Nesse cenário que você desenhou, ao meu ver, utilizar *Fragment* ao invés de *Activity* tende a deixar a experiência do usuário melhor. Fabricio, é isso. Surgindo mais dúvidas, pode enviar. Abraço.
Fiz tudo certo, nao aparece nenhum erro no programa, consigo abrir no emulador, mas quando clico no botão pra enviar pra tela 1 o programa fecha... como aconteceu na primeira vez q vc clicou, mas como eu baixei os arquivos no seu blog, tá tudo igual, o que pode tá acontecendo?
Thiengo gostei do vídeo pois é justamente algo que estou precisando implementar em um projeto. Entretanto preciso que ao clicar num botão uma string seja enviada para outra activity para ser exibida mas não necessariamente que essa activity seja chamada nesse momento, pois já tenho um botão no menu para chamar essa activity. Nesse caso é de outro jeito que se faz?
Fala Lucas, blz? Provavelmente vc pode utilizar PendingIntent, mas não sei se dessa forma irá funcionar, teria de testar, outra coisa é ficar atento caso a String chegue na outra Activity vazia, vc terá de implementar um Parcelable (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando) caso isso aconteça. O que pode fazer tb é enviar somente quando o botão que chama a outra Activity for acionado. Outra e ultima estratégia seria salvar a String em um SharedPreferences ou SQlite e então assim que o botão que chama a outra Activity for acionado vc obtem esse valor salvo e envia na Intent. Abraço
Thiengo, de acordo como vc fez no vídeo eu só não fiz o startActivity(intent); na hora de apertar o botão, deixei pra colocar esse start num listener de botão do menu. Declarei a intent lá no começo e deu pra acessar. :D
Gustavo, Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱 Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔 Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯 O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas. Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮 Já estamos na 19ª aula, segue: ➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce 💡 Gustavo, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android. Abraço.
Estou começando agora a estudar Android.. Suas vídeo aulas são muito boas, mas Thiengo to com uma duvida cara, eu não entendi como a variável condigoTela (da OnActivityResult) uma hora tem o valor 1 e outra hora tem o valor 2, pois pelo que vi em nenhum momento elá recebe um valor do tipo inteiro, de resto tudo certo!
+Rodrigo Chinaglia blz? Utilize uma classe que implemente o Parcelable e coloque o Bitmap como atributo dela, assim será possível (tem alguns outros ajustes a serem feitos, apresento o Parcelable nesse vídeo: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando). Para transmissão de dados, veja o EventBus tb (www.thiengo.com.br/eventbus-lib-comunicacao-entre-entidades-android). Abraço
Opa Thiengo, tudo tranquilo? Suas vídeo aulas são ótimas, mas as vezes gera confusão quanto ao cronograma, seria interessante se você enumerasse as aulas como por exemplo: explicando a manifest - aula 01, algum titulo - aula 02 e etc. Fico perdido as vezes quando sigo a playlist. Obrigado!
Olá thiengo! será que você poderia dar uma olhada nesse meu post no stackoverflow stackoverflow.com/questions/29594325/android-list-view-populatelist e vê se consegue me ajudar por favor! valeu, abraço!
claudio castro blz?O comentário de Harry já falou td o que está fazendo de errado, vc está tentando acessar views que estão no layout R.layout.tab_1, porém quando vc inflou o layout R.layout.activity_main. Uma solução possível é passar todo o acesso a views que estão no layout R.layout.tab_1 para dentro do método onCreateView() do fragment que infla esse layout, ou seja, seu listView que vc acessa e popula em seu Activity vc passará esse código todo de manipulação do ListView para o fragment Tab1. Tenta isso para ver se vai. Abraço
claudio castro mas pelo menos parou o erro de NullPointerException? Se a lista não está sendo preenchida verifique se a lista que a preenche está sendo contruída com dados, se o adapter está recebendo essa lista e se esse adapter está além de utilizando o método getView() corretamente se ele está sendo vinculado ao ListView, caso contrário nada será apresentado mesmo. Abraço
Vinicius, ande de mais nada, parabéns pelos seus videos. Me diga alguma coisa, vc tem uma video, ou tem como me dizer como eu faço para somar todos os valores que estão em um "TextView" no meu Adapter no RecyclerView e mostrar e mostrar a soma em tempo real, ou seja assim que eu altero em um outro TextView que esta fora do Adapter mais na mesma Activity. Obrigado. (segiovaladao@gmail.com)
Sergio, tudo bem? Excelente que você vem curtindo os conteúdos. Ainda neste mês estarei liberando algo novo aqui no Canal e Blog. Sobre sua dúvida… … vou assumir que todos os dados que estão em cada um dos TextViews de seu RecyclerView estão também em uma lista de objetos (ou lista de primitivos). Vou assumir isso, pois o que é esperado em um adapter de RecyclerView (na verdade no adapter de qualquer framework de lista) é uma lista de dados (objetos ou primitivos) que será utilizada no preenchimento de cada item do RecyclerView. Dessa forma o que pode ser feito é o seguinte (já na atividade que contém o RecyclerView e o TextView): ➙ Vincule a lista de dados ao adapter do RecyclerView; ➙ Depois passe a lista em um loop (for, while ou um lambda sumBy) e realize a soma dos valores da propriedade alvo; ➙ Por fim coloque o resultado no TextView da tela que é responsável por apresentar a soma. Sergio, no link a seguir eu coloquei um trecho de código (em Kotlin) que vai lhe dar ao menos um “norte" sobre o passo a passo acima: pastebin.com/HwWeryF9 É isso. Surgindo mais dúvidas, pode enviar. Abraço.
Show de bola, me ajudou muito a resolver problema em um projeto.
Wilson, tudo bem?
Excelente que o conteúdo lhe ajudou.
Surgindo dúvidas, pode enviar.
Abraço.
Wilson,
Antes que eu me esqueça.
Não deixe de entrar no novo conteúdo que liberei no Blog…
… é uma resenha completa que criei sobre o que venho aprendendo com os desenvolvedores autores do mercado americano de desenvolvimento de software:
➙ *5 Coisas Que Eu Aprendi Com Desenvolvedores Autores Estrangeiros:* www.thiengo.com.br/5-coisas-que-eu-aprendi-com-desenvolvedores-autores-estrangeiros
É isso.
Abraço.
Muito bom este vídeo!
Ismael, tudo bem?
Show que curtiu o conteúdo.
Não deixe de também consumir alguns outros conteúdos, do Blog e canal, que são parte importante dos fundamentos Android:
➙ Ciclo de Vida de Uma Atividade no Android: www.thiengo.com.br/ciclo-de-vida-de-uma-atividade-no-android
➙ Classe Intent e o Conceito de Pilha em Android: www.thiengo.com.br/classe-intent-e-o-conceito-de-pilha-em-android
➙ Fragments no Android, Trabalhando com Múltiplas Activities: www.thiengo.com.br/fragments-no-android-trabalhando-com-multiplas-activities
Ismael, é isso.
Surgindo dúvidas, pode enviar.
Abraço.
Ismael,
Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱
Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔
Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯
O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas.
Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato
Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮
Já estamos na 19ª aula, segue:
➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce
💡 Ismael, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android.
Abraço.
Me ajudou bastante!
Fala Mirella, blz?
Show de bola que lhe ajudou, mas veja essa forma tb (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando), com Parcelable as possibilidades são maiores. Abraço
como enviar dado List de fragment para outro fragment?
Ciro, tudo bem?
Uma maneira simples, caso um Fragment seja responsável pela inicialização do outro, é via argumentos de construtor.
Uma outra opção é via um objeto Bundle pelo setArguments() do Fragment que receberá os dados. Como no código da documentação do link a seguir: developer.android.com/guide/components/fragments.html?hl=pt-br#Example
Caso seja para dois Fragments em tela, uma boa opção é o uso do EventBus, veja esse conteúdo aqui: www.thiengo.com.br/eventbus-lib-comunicacao-entre-entidades-android
Abraço.
Obrigado mas não estou conseguindo passar um object List (List)que vem uma busca em um banco de dados para listwiew em outro fragment com putstringarraylist bundle \setArguments(). alguma dica? venho de programação web 3-tier
Ciro, utilize o Parcelable: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando
O contexto do artigo / vídeo que lhe indiquei é de uma Activity, mas com Fragment é o mesmo procedimento, com o Bundle que vai no Intent. Abraço.
Muito Bom, mais e se eu tiver uma imagem para enviar junto
Paulo, tudo bem?
Neste caso eu recomendo que você implemente a Interface Parcelable na classe container da imagem (Bitmap) e então envie o objeto dessa classe como um Bundle na Intent.
Falo mais sobre o Parcelable nos links a seguir:
➙ Parcelable no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando
➙ Configurando o plugin gerador de código da API Parcelable: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android#title-12
Acredite, utilizar o Parcelable é tranquilo e será algo comum em quase todos os aplicativos Android que você for desenvolver.
Paulo, surgindo mais dúvidas, pode perguntar.
Abraço.
Paulo,
Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱
Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔
Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯
O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas.
Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato
Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮
Já estamos na 19ª aula, segue:
➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce
💡 Paulo, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android.
Abraço.
Fala Brunoslima7, blz? Seu comentário está vinculado, não consigo responder devido ao botão de responder não está visivel, mas vamos lá, na verdade o parametro codigoTela é o valor inteiro que coloco no método startActivityForResult(intent, inteiro) para chamar as Activities. Ele serve para identificar qual Activity nós chamamos, pois podemos ter mais de uma Activity para ser chamada e tratamentos diferentes no retorno delas, porém todos os retornos serão no método onActivityResult(), por isso a variavel codigoTela (ou requestCode) é necessária. Abraço
Show de bola, mais um conceito entendido!!!
Ola Thiengo. Me retorne uma coisa! Como eu faço para passar uma ArrayLista, exemplo: List alunos. Nesta lista tem 100 alunos. Da para para a lista toda? ou seja o Array?
Sergio, tudo bem?
Passar a lista de uma atividade a outra… como objetos e não como primitivos?
Para isso eu recomendo o uso da Interface Parcelable, como faço na vídeo aula do link a seguir:
➙ Parcelable no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando
É possível utilizar o Parcelable via plugin. É bem mais tranquilo. Mostro isso no trecho a seguir:
➙ Configurando o plugin gerador de código da API Parcelable: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android#title-12
Mas como estamos falando de uma lista com ao menos 100 objetos.
Então é bem provável que você tenha problemas de vazamento de memória.
Neste caso é prudente também a seguinte alternativa:
➙ Na atividade de origem, salvar todos os alunos em uma base de dados local, como o SQLite;
➙ Na atividade de destino, acessar a base local e construir novamente os objetos do tipo Aluno.
Há inúmeras APIs para persistência local.
A SQLite é a mais conhecida e nativa Android.
A seguir um conteúdo completo que tenho sobre ela:
➙ SQLite no Android, Entendendo e Utilizando: www.thiengo.com.br/sqlite-no-android-entendendo-e-utilizando
Sergio, é isso.
Surgindo mais dúvidas, pode enviar… preferencialmente no meu e-mail, thiengocalopsita@gmail.com, pois por lá eu consigo dar um melhor suporte.
Abraço.
Sergio,
Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱
Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔
Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯
O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas.
Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato
Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮
Já estamos na 19ª aula, segue:
➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce
💡 Sergio, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android.
Abraço.
Por que meu código dá erro se eu não setar o parametro View?
Anderson, tudo bem?
Porque essa é a interface do método de clique. O listener criado será invocado com uma View, a que recebeu o evento, sendo o argumento. Abraço.
E se em vez de um texto, eu quiser passar um objeto Map, por exemplo? Como eu faço? Pois pelo que vi, não existe a função params.putObject() por exemplo...
Tércio, tudo bem?
Nesse caso você deve utilizar um Parcelable, como faço no conteúdo do link a seguir: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando
Pode ser que seja necessário colocar os dados em um novo objeto, de uma classe sua que implemente o Parcelable. Se for necessário isso, faça, pois mesmo assim haverá ganhos ao invés de enviar cada dado em uma putExtra().
Também tenho um conteúdo sobre Parcelable em Kotlin, esse é bem mais recente e útil para ti caso pretenda passar a desenvolver aplicativos em Kotlin: www.thiengo.com.br/como-utilizar-os-operadores-in-e-elvis-e-a-api-parcelable-no-kotlin-android
Abraço.
Sensacional, excelente vídeo, parabéns pelo trabalho!!!
+Fábio Lima blz?
Veja esse também (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando) para ficar melhor entendido quando há necessidade de passar objetos ou listas de objetos. Abraço
Ola Thiengo, estou fazendo um apk em meu TCC e estou com algumas dificuldades, tem como a startar uma activity em um fragment?
se tiver uma material que possa ajudar uns links que fala sobre isso vai ajudar muito...
Fala Hitalo, blz?
Já tentou assim dentro do fragment:
Intent intent = new Intent(getActivity(), ActivityASerChamada.class);
getActivity().startActivity(intent);
Abraço
blz Thiengo, cara consegui aqui...
valeu pelo material...
Parabéns pelo trabalho, olha quem tiver afim de aprender android, mil vezes esse material do thiengo do que o curso online treinaweb, quase não tem video aula e é de difícil compreensão, quem não quiser perder dinheiro acompanhe esse material do thiengo, muito bom
Fiz um gerenciamento de telas para realizar pedidos com os métodos acima citados, porem tem uma activity que possui uma lista de produtos e toda vez que saio da tela e volto ela reseta, seria possível guardar a instancia da activity para quando voltar ela esta na mesma posição? Sei que com o startActivity() ele salva a instancia e qndo volto fica igualzinha.
Germano, tudo bem?
A melhor maneira de persistir a lista de itens na memória é utilizando o SaveInstanceState, veja os artigo abaixo que tenho sobre:
www.thiengo.com.br/otimizando-sua-app-android-com-onsaveinstancestate
www.thiengo.com.br/onsaveinstancestate-bitmap-e-serializable-no-android-correcao
Nos artigos / vídeos dos links acima eu utilizo o Serializable, mas recomendo o uso do Parcelable, pois esse é muito mais rápido do que o primeiro. Segue artigo / vídeo sobre o Parcelable:
www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando
Com isso você terá a lista de dados na Activity em que foi carregada, sem precisar realizar um novo carregamento. Porém note que o "sem precisar realizar um novo carregamento” vai vir de sua lógica de negócio, terá de identificar que a lista está presente no saveInstanceState do onCreate(0 de sua Activity para não realizar o novo carregamento.
Quanto ao posicionamento, é possível enviar também no SaveInstanceState o inteiro que representa a posição do item que foi clicado, dessa forma apenas acesse a posição, na volta a Activity, e coloque a ListaView / RecyclerView nessa posição com invocações como abaixo:
lstView.smoothScrollToPosition( position ); // LISTVIEW
layoutManager.scrollToPositionWithOffset(2, 0); // RECYCLERVIEW
Abraço.
Muito obrigado
gosto e aprendo muito com seus videos parabéns, mas tenho uma duvida, se eu quiser passar um objeto para outra activity, tipo tenho uma instancia de um objeto midiaplayer que esta reproduzindo uma radio online e quero passar para outra activity para poder continuar a controlar meu midiaplayer como posso fazer?
Fala Mayk, blz?
Vc pode utilizar um Parcelable para passar objetos de uma Activity a outra, porém em seu caso recomendo que coloque a rádio para dar via service e então via bindService() vc consegue obter o controle do MediaPlayer de qualquer lugar de sua App e ela não irá parar de tocar, pois não precisará se transformar em bytes para ser enviada a outra Activity. Então veja os assuntos MediaPlayer, Service e bindService(). Abraço
Boa noite, Thiengo. Parabéns pelos videos e blog!
Estou passando parâmetros da atividade A para B, porém não estou conseguindo colocar o SetResult na atividade B pois meu botão nessa atividade está em um adapter dentro de uma Recyclerview, o que eu devo fazer? Desde já agradeço.
public void onBindViewHolder...
holder.btnremoveitem.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
@Override
public void onClick(View v) {
...
setResult()
Everton, tudo bem?
Utilize o contexto do RecyclerView, a Activity que contém ele, para poder invocar o setResult().
É comum passarmos esse contexto como parâmetro do construtor do adapter do RecyclerView, além de te-lo como variável de instância, assim poderá acessar o contexto sem problemas dentro da instância anônima de OnClickListener:
pastebin.com/wrTr33t7
Tente assim que deve funcionar sem problemas. Abraço.
Ola Thiengo... Trabalho com programação web html/php, e estou pensando em iniciar os estudos para Android, mais de inicio queria apenas fazer uns atalhos pra alguns APP's, pra poder alterar os icones no Android 4.3 e 4.4, será que é possível fazer isso?
Opa Ronny, blz? Então é possível sim alterar os icones no Android, estou imaginando que vc está pensando em realizar essas alterações em tempo de execução, certo? Já fiz um post (vídeo) mostrando uma maneira de fazer isso, segue: www.thiengo.com.br/mudar-icone-de-sua-app-android-quando-usuario-ja-a-instalou
Quanto ao inicio no dev Android, velho uma dica: faça o quanto antes. Cada vez mais as pessoas estão presas aos dispositivos mobile (smartphones e tablets) e o Android só é dono de aproximadamente 80% do mercado mobile... um baita negócio. Abraço
Blz kra, vou vê o video... Mais comsegue-se alterar no Android 4.3 e 4.4?? Sobre Dev, eu consigo aplicar os conhecimentos de web/HTML/CSS/php no java Android??
Thiengo Calopsita Então Thiengo, vi o video "Mudar Ícone de Sua APP Android Quando Usuário já a Instalou", mais não seria bem isso que to precisando... Na verdade quero aprender a fazer um app que sirva de atalho para o Facebook, Messenger, GDrive... E nesse atalho eu colocar um icone personalizado... Consegui fazer essa mudança com o APP "Icon Changer", mais percebi uma certa demora (travamento) na abertura. Veja os exemplos. fs03.androidpit.info/userfiles/6056165/image/Screenshot_2014-02-11-16-15-51.png
É possível fazer isso? Desde já agradeço!
Ronny Santana
Claro, tem componentes e plataformas que permitem vc utilizar o conhecimento de dev Web em Android, claro que não será 100% dev Web, pois tem coisas do Android que não têm como fugir (Activity, por exemplo). Tem uma plataforma mt famosa no dev mobile que permite desenvolver apenas com o conhecimento de html, css e javascript (Phonegap no caso). Hj mesmo coloquei um APP de um cliente no ar que utiliza bastante webview (nos conteúdos das listas), segue: play.google.com/store/apps/details?id=br.mibec&hl=pt_BR. O conteúdo é php no backend, html, css e javascript no frontend. Abraço
Então Thiengo, vi o video "Mudar Ícone de Sua APP Android Quando Usuário já a Instalou", mais não seria bem isso que to precisando... Na verdade quero aprender a fazer um app que sirva de atalho para o Facebook, Messenger, GDrive... E nesse atalho eu colocar um icone personalizado... Consegui fazer essa mudança com o APP "Icon Changer", mais percebi uma certa demora (travamento) na abertura. Veja os exemplos. fs03.androidpit.info/userfiles/6056165/image/Screenshot_2014-02-11-16-15-51.png
É possível fazer isso? Desde já agradeço!
Thiengo queria um conselho: no caso eu estou desenvolvendo umas 3 telas de lista simples com layout praticamente igual e eu estava pensando em "meio que economizar" na criacao de varias activitys parecidas fazendo apenas uma activity padrao, onde essa mesma activity teria quechamar uma nova intent dela mesma para abrir uma nova instância dela na pilha mas carregando uma lista diferente, ai eu queria saber isso é algo aceitavel? voce acha que pode dar algum problema? Seria recomendavel fazer de outra forma?
Fabricio, tudo bem?
Não somente é aceitável, como também tende a ser uma excelente opção se o único recurso que for mudar for realmente a lista de objetos.
Mesmo a classe *Activity* sendo a mesma, os objetos *Activity* em memória serão distintos.
O que recomendo é estudar a possibilidade de fazer a mesma tarefa utilizando um *Fragment* ao invés de uma *Activity.*
Nesse cenário que você desenhou, ao meu ver, utilizar *Fragment* ao invés de *Activity* tende a deixar a experiência do usuário melhor.
Fabricio, é isso.
Surgindo mais dúvidas, pode enviar.
Abraço.
Fiz tudo certo, nao aparece nenhum erro no programa, consigo abrir no emulador, mas quando clico no botão pra enviar pra tela 1 o programa fecha... como aconteceu na primeira vez q vc clicou, mas como eu baixei os arquivos no seu blog, tá tudo igual, o que pode tá acontecendo?
encontrei o problema.. tela 1 e 2 nao estavam declaradas no androidmanifest.xml
Fala Thiengo, blz?
Você sabe se existe um modo de enviar objetos entre activitys?
Parabéns pelo canal! Muito bom mesmo!
+Alanvncs blz sim.
Veja esse vídeo do Parcelable (th-cam.com/video/8L-WZcuhFBY/w-d-xo.html). Abraço
Thiengo gostei do vídeo pois é justamente algo que estou precisando implementar em um projeto. Entretanto preciso que ao clicar num botão uma string seja enviada para outra activity para ser exibida mas não necessariamente que essa activity seja chamada nesse momento, pois já tenho um botão no menu para chamar essa activity. Nesse caso é de outro jeito que se faz?
Fala Lucas, blz?
Provavelmente vc pode utilizar PendingIntent, mas não sei se dessa forma irá funcionar, teria de testar, outra coisa é ficar atento caso a String chegue na outra Activity vazia, vc terá de implementar um Parcelable (www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando) caso isso aconteça. O que pode fazer tb é enviar somente quando o botão que chama a outra Activity for acionado. Outra e ultima estratégia seria salvar a String em um SharedPreferences ou SQlite e então assim que o botão que chama a outra Activity for acionado vc obtem esse valor salvo e envia na Intent. Abraço
Thiengo, de acordo como vc fez no vídeo eu só não fiz o startActivity(intent); na hora de apertar o botão, deixei pra colocar esse start num listener de botão do menu. Declarei a intent lá no começo e deu pra acessar. :D
Lucas Sousa Perfeito, melhor que minha solução, assim o Intent fica já preenchido. Very smart. Abraço
opa beleza
Gustavo, tudo bem?
Alguma dúvida no desenvolvimento de aplicativos Android? Se sim, pode enviar.
Abraço.
Gustavo,
Antes de finalizar, não sei se você já conhece e se esta acompanhando, mas no Blog eu iniciei uma nova série, gratuita 😲, onde nela estaremos desenvolvendo, do zero, um aplicativo Kotlin Android de mobile-commerce. 😱
Por que um app Android de mobile-commerce? 🤔
Porque este é um domínio de problema que nos permite abordar inúmeras APIs, das mais simples às mais complexas, e assim construir algo sólido e completo ao final do projeto. 🤯
O aplicativo está sendo iniciado do zero, pois desta forma até mesmo um completo iniciante no desenvolvimento Kotlin Android pode segui-lo… sem problemas.
Mas obviamente que eu sei que dúvidas vão surgir, sendo assim, basta deixa-las na área de comentários de cada artigo de aula 👌. Ou enviar diretamente ao e-mail oficial em 👉: www.thiengo.com.br/contato
Alias, as aulas são acompanhadas de vídeos e artigo em texto, nos mínimos detalhes, e liberadas semanalmente para os inscritos da 📧 lista de e-mails do Blog que, como a série: a inscrição é gratuita. 😮
Já estamos na 19ª aula, segue:
➙ Como Desenvolver a Tela de Listagem de Calçados - Android M-Commerce: www.thiengo.com.br/como-desenvolver-a-tela-de-listagem-de-calcados-android-m-commerce
💡 Gustavo, não deixe de seguir esse projeto, ele certamente será de grande utilidade em sua jornada como profissional de desenvolvimento Android.
Abraço.
Estou começando agora a estudar Android..
Suas vídeo aulas são muito boas, mas Thiengo to com uma duvida cara, eu não entendi como a variável condigoTela (da OnActivityResult) uma hora tem o valor 1 e outra hora tem o valor 2, pois pelo que vi em nenhum momento elá recebe um valor do tipo inteiro, de resto tudo certo!
Bom dia Thiengo. Suas aulas me ajuda muito. ^^
Eu fiquei com uma duvida... Como a activity receberia um Bitmap por StartActivityResult ?
Abraço
+Rodrigo Chinaglia blz?
Utilize uma classe que implemente o Parcelable e coloque o Bitmap como atributo dela, assim será possível (tem alguns outros ajustes a serem feitos, apresento o Parcelable nesse vídeo: www.thiengo.com.br/parcelable-no-android-entendendo-e-utilizando). Para transmissão de dados, veja o EventBus tb (www.thiengo.com.br/eventbus-lib-comunicacao-entre-entidades-android). Abraço
Hahaha eu já fico esperando você dizer... PARA EVITAR A FADIGA... hahaha muito bom Thiengo!!!
Opa Thiengo, tudo tranquilo? Suas vídeo aulas são ótimas, mas as vezes gera confusão quanto ao cronograma, seria interessante se você enumerasse as aulas como por exemplo: explicando a manifest - aula 01, algum titulo - aula 02 e etc. Fico perdido as vezes quando sigo a playlist. Obrigado!
+angelo robson Melo vlw a dica. É que esses vídeos são da época que eu não fazia séries, alias nem PlayLists tinha no canal. Abraço
+Thiengo Calopsita , valeu! Um salve aqui de Maceió - Alagoas. Abraço!
14:04
Olá thiengo! será que você poderia dar uma olhada nesse meu post no stackoverflow stackoverflow.com/questions/29594325/android-list-view-populatelist
e vê se consegue me ajudar por favor! valeu, abraço!
claudio castro blz?O comentário de Harry já falou td o que está fazendo de errado, vc está tentando acessar views que estão no layout R.layout.tab_1, porém quando vc inflou o layout R.layout.activity_main. Uma solução possível é passar todo o acesso a views que estão no layout R.layout.tab_1 para dentro do método onCreateView() do fragment que infla esse layout, ou seja, seu listView que vc acessa e popula em seu Activity vc passará esse código todo de manipulação do ListView para o fragment Tab1. Tenta isso para ver se vai. Abraço
Eu entendi onde eu errei e fiz tudo oq o pessoal lá falou, mas continua não preenchendo a lista...
claudio castro mas pelo menos parou o erro de NullPointerException? Se a lista não está sendo preenchida verifique se a lista que a preenche está sendo contruída com dados, se o adapter está recebendo essa lista e se esse adapter está além de utilizando o método getView() corretamente se ele está sendo vinculado ao ListView, caso contrário nada será apresentado mesmo. Abraço
Vinicius, ande de mais nada, parabéns pelos seus videos. Me diga alguma coisa, vc tem uma video, ou tem como me dizer como eu faço para somar todos os valores que estão em um "TextView" no meu Adapter no RecyclerView e mostrar e mostrar a soma em tempo real, ou seja assim que eu altero em um outro TextView que esta fora do Adapter mais na mesma Activity. Obrigado. (segiovaladao@gmail.com)
sergiovaladao@gmail.com (corrigindo).
Sergio, tudo bem?
Excelente que você vem curtindo os conteúdos.
Ainda neste mês estarei liberando algo novo aqui no Canal e Blog.
Sobre sua dúvida…
… vou assumir que todos os dados que estão em cada um dos TextViews de seu RecyclerView estão também em uma lista de objetos (ou lista de primitivos).
Vou assumir isso, pois o que é esperado em um adapter de RecyclerView (na verdade no adapter de qualquer framework de lista) é uma lista de dados (objetos ou primitivos) que será utilizada no preenchimento de cada item do RecyclerView.
Dessa forma o que pode ser feito é o seguinte (já na atividade que contém o RecyclerView e o TextView):
➙ Vincule a lista de dados ao adapter do RecyclerView;
➙ Depois passe a lista em um loop (for, while ou um lambda sumBy) e realize a soma dos valores da propriedade alvo;
➙ Por fim coloque o resultado no TextView da tela que é responsável por apresentar a soma.
Sergio, no link a seguir eu coloquei um trecho de código (em Kotlin) que vai lhe dar ao menos um “norte" sobre o passo a passo acima: pastebin.com/HwWeryF9
É isso.
Surgindo mais dúvidas, pode enviar.
Abraço.