Caramba, que vídeo brilhante. Mestre, pode colocar essa aula no curso porque vale a pena demais. Mais um vídeo assistido do melhor canal de educação financeira do Brasil!
Comecei a investir recentemente. Este vídeo é MUITO bom pra nós que estamos iniciando. Não vi ninguém MOSTRAR com clareza a relação dos Fiis com a selic. Muitíssimo obrigado pelo excelente trabalho!
Video legal mas, nos fiis de Tijolo tem as revisões do VP (valor patrimonial) tanto por auditoria quanto por inflação e também tem emissões que aumentam o seu valor (VP), já o FII de papel a inflação sai do FII como forma de rendimento, isso a grosso modo, tem variáveis então sobre isso não tem como comparar os 2. mas a parte do Timing que vc explica é interesante!
Boa noite! Vejo que a correlação entre os fundos de papel e a selic é meio verdade, pois é necessário ver quais os índices de reajuste dos CRIs que o fundo de papel possui. Geralmente esses CRIs estão atrelados ao IPCA e ao IGMP. Agora, com a lata do dólar, o IGPM subiu bastante e os fundos de papel começaram a pagar mais, mesmo com a inflação em baixa e selic em baixa. Vejo que existe uma forte correlação entre a selic e o IPCA, então com IPCA alto, provavelmente a selic também vai subir, e, nesse caso, o rendimento de alguns CRIs atrelados ao IPCA também sobe. Vendo exclusivamente a correlão entre fundos de papel e SELIC, há aqueles CRIs com rendimento atrelado ao CDI, então, nesse caso, SELIC em alta faz o fundo pagar mais. Em resumo, não vejo que necessariamente a selic em alta vai fazer o fundo pagar mais. Acredito que os principais indicadores para fundos de papel sejam o IGPM e o IPCA, mas de qualquer modo é preciso ver a distribuição % dos papéis que o fundo possui com relação ao índice de reajuste, seja cdi, igpm ou ipca.
Uma dúvida, um contrato que é ajustado pelo ipca, que acompanha a taxa Selic, se a Selic subir o valor do aluguel não iria aumentar? E a valorização do imovel, não reflete no valor da quota?
O Nod fez uma palestra pra um fundo de previdência que FII de papel não é bom pra aposentadoria. Só curto prazo. Pq o valor do principal não corrige. Quando se gasta o DY VC gasta o rendimento real e a inflação. Já o FII de tijoLO o DY pode ser considerado como receita pois o VP corrige ao longo do tempo. O exercício feito foi bom mas tem premissas frágeis.. por isso a conclusão sai equivocada
Olá Clara, se você tem a consciência de que os Fiis de papel pagam a inflação junto aos rendimento mensal, o que te impede de separar o valor referente a inflação para que essa atualização pela inflação aconteça no patrimônio investido? Os Fiis de papel possuem um prêmio (DY), maior que os Fiis de tijolo justamente por este detalhe.
Pode ser... Mas as pessoas, geralmente, não tem essa percepção. Comparam simplesmente q dy de papel é.maior q dy de tijolo e não percebem q o VP do tijolo é valorizado em reavaliações dos ativos...enquanto q o VP do FII de papel tende a se manter
@@mclarapg se tu é um investidor mesmo que inexperiente, vai chegar a essa conclusão e vai reinvestir no mínimo a inflação, mas como objetivo é sempre o acumulo de patrimônio, investimos todos os proventos kkk
Tambem percebi isso em selic 12% peguei vrta 128,00 com selic hj 6,5% cota esta a 105,×× mesmo aconteceu com kncr peguei 112 hj esta 106. Isso mesmo essa relacao esta correta ao meu ponto de vista
Estamos nas menores taxas de ipca e selic da história do país, ou seja um excelente momento pra comprar fundos de papéis para quem visa o longo prazo, porém indico reinvestir 100% dos rendimentos em novas cotas, pois conhecendo nosso país hora ou outra as taxas vão aumentar e ae os lucros irão explodir
Cara vc sabe me explicar qual a vantagem de investir em fii de cri ao invés de diretamente em cri?? Pois no fii a cota vai variar já no cri direto vc estaria na renda fixa. Mais uma dúvida em ambos e oferecido garantia real? Obrigado
A vantagem é o montante requerido, a facilidade de negociação no secundário, a diversificação e a administração das dívidas (CRI é basicamente dívida imobiliária). CRI oferece garantia real sim, e quem vai correr atrás da mesma em caso de calote (default) é o gestor.
Leandro após as suas conclusões faço algumas minhas pra vc avaliar se, a grosso modo, estou certo. 1) FI de papel(na alta ou na baixa da selic) só faz sentido se investir como estratégia de diversificação pois com títulos de RF que paguem 120/130% do CDI obtenho a mesma rentabilidade deles. 2) FI de tijolo só faz sentido comprar qdo a Selic tá na alta (na iminência de cair) e vende-los quando a Selic chegar no piso(o que não deixa de ser um position trade). Se certas as minhas conclusões, se possível faça um video mostrando se tem sentido em termos de rentabilidade(portanto, sem ser por mera diversificação) se investir em FI de tijolo em B&H.
se os CRIs pagam geralmente um percentual fixo + IPCA(Lembrando que os CRIs são o principal papel dos fundos de papel) eles podem ser comparados apenas ao tesouro direto IPCA e não a SELIC. E outro erro é que se a Selic subir com certeza a cota dos fundos de papel vai cair tb pq eles são como um pré fixado então a atratividade vai cair. Então se a SELIC subir pode ter certeza que tanto FIIs de tijolo como FIIs de papel vão cair fortemente.
Gostei muito da explanação mas por favor troque os termos "Selic na baixa" e "Selic na alta" do último slide porque ficaram péssimos, confundem muito. Talvez "Selic em tendência de alta" e "Selic em tendência de baixa" fique melhor. Mas valeu pelo conteúdo, sou novo em FII e não tinha analisado essa correlação ainda. Eu até então só estava me atentando na curva de juros futuro.
Quanto bullshit... no longo prazo o FII de papel reajusta os alugueis anualmente pelo IPCA/IGPM e o valor patrimonial dos imóveis tende a acompanhar o IPCA ( estou falando de longo prazo 10-20 anos, no curto prazo tudo pode acontecer, atualmente estamos em recessão por isso o valor dos imóveis tem ficado estáveis ), o retorno vai ser maior mesmo com a selic em baixa FII de papel como redistribui 95% do lucro o principal não acompanha a inflação e se não reinvestir os dividendos seu dinheiro tende a zero, enquanto FII de tijolo pode-se usar os dividendos visto que eles não são retirados do principal Resumindo: pra holder raiz só FII de tijolo tem valor, FII de papel é bullshit
Caramba, que vídeo brilhante. Mestre, pode colocar essa aula no curso porque vale a pena demais. Mais um vídeo assistido do melhor canal de educação financeira do Brasil!
Comecei a investir recentemente. Este vídeo é MUITO bom pra nós que estamos iniciando. Não vi ninguém MOSTRAR com clareza a relação dos Fiis com a selic. Muitíssimo obrigado pelo excelente trabalho!
Muito boa explicação
Excelente trabalho. É sempre importante uma visão de como caminha os investimentos. Parabéns.
Video bem explicativo sobre as diferenças entre fundo de tijolo e fundo de papel.
Obrigada.
que delicia de aula hoje eu aprendi algo novo nos investimentos muito obrigado professo vlw tmj🤝👍🤑
Boa análise, para quem está começando, já não fica mais às cegas!! 💡
Video legal mas, nos fiis de Tijolo tem as revisões do VP (valor patrimonial) tanto por auditoria quanto por inflação e também tem emissões que aumentam o seu valor (VP), já o FII de papel a inflação sai do FII como forma de rendimento, isso a grosso modo, tem variáveis então sobre isso não tem como comparar os 2. mas a parte do Timing que vc explica é interesante!
Amei e gostaria de aprender mais contigo
Será um prazer
Gostei da explicação, para quem está começando a estudar sobre isso é bom saber essas relações e entender melhor como anda cada tipo de fii
Estou de óleo em você Levistraus kkkkkk.... Qualquer coisa chama no whats app, tô nessa faz um tempim
@@jeisybarbas8161 To vendo em, kkkkkkkkk, chama no hangouts, acho que não tenho mais o teu número
Ótima explicação. Parabéns!!
Parabéns pelo seu trabalho
Excelente vídeo. Poderia fazer um vídeo mostrando a relacao dos fiis com as NTN-B?
Boa noite! Vejo que a correlação entre os fundos de papel e a selic é meio verdade, pois é necessário ver quais os índices de reajuste dos CRIs que o fundo de papel possui. Geralmente esses CRIs estão atrelados ao IPCA e ao IGMP. Agora, com a lata do dólar, o IGPM subiu bastante e os fundos de papel começaram a pagar mais, mesmo com a inflação em baixa e selic em baixa. Vejo que existe uma forte correlação entre a selic e o IPCA, então com IPCA alto, provavelmente a selic também vai subir, e, nesse caso, o rendimento de alguns CRIs atrelados ao IPCA também sobe.
Vendo exclusivamente a correlão entre fundos de papel e SELIC, há aqueles CRIs com rendimento atrelado ao CDI, então, nesse caso, SELIC em alta faz o fundo pagar mais.
Em resumo, não vejo que necessariamente a selic em alta vai fazer o fundo pagar mais. Acredito que os principais indicadores para fundos de papel sejam o IGPM e o IPCA, mas de qualquer modo é preciso ver a distribuição % dos papéis que o fundo possui com relação ao índice de reajuste, seja cdi, igpm ou ipca.
Excelente vídeo parabéns
Moral da análise bom estar posicionado nos dois
Fantastico!! Bem didatico!
Muito bom conteúdo!!!
Mantenha isso aí viu (Drácula). Bela análise.
Baita aula
Excelente análise!!! Parabéns pela didáctica!!!
Uma dúvida, um contrato que é ajustado pelo ipca, que acompanha a taxa Selic, se a Selic subir o valor do aluguel não iria aumentar? E a valorização do imovel, não reflete no valor da quota?
O Fundo de Papel seria uma boa nesse momento , então?
pelo jeito sim .... acredito que sim..
Por isso, sem conhecer muito, sugiro o seguinte: invista metade num fundo de papel e a outra metade em um de tijolo, e seja feliz.
Não é dessa forma no caso seria uma porcentagem para cada segmento seguindo os parâmetros antigos com o que a empresa vai apresentar.
Muito obrigado por compartilhar conhecimento
Selic não sobe assim ela varia esta comparação não dá pra ser feita desta forma.
O Nod fez uma palestra pra um fundo de previdência que FII de papel não é bom pra aposentadoria. Só curto prazo. Pq o valor do principal não corrige. Quando se gasta o DY VC gasta o rendimento real e a inflação. Já o FII de tijoLO o DY pode ser considerado como receita pois o VP corrige ao longo do tempo.
O exercício feito foi bom mas tem premissas frágeis.. por isso a conclusão sai equivocada
Olá Clara, se você tem a consciência de que os Fiis de papel pagam a inflação junto aos rendimento mensal, o que te impede de separar o valor referente a inflação para que essa atualização pela inflação aconteça no patrimônio investido? Os Fiis de papel possuem um prêmio (DY), maior que os Fiis de tijolo justamente por este detalhe.
Pode ser... Mas as pessoas, geralmente, não tem essa percepção. Comparam simplesmente q dy de papel é.maior q dy de tijolo e não percebem q o VP do tijolo é valorizado em reavaliações dos ativos...enquanto q o VP do FII de papel tende a se manter
@@mclarapg se tu é um investidor mesmo que inexperiente, vai chegar a essa conclusão e vai reinvestir no mínimo a inflação, mas como objetivo é sempre o acumulo de patrimônio, investimos todos os proventos kkk
Muito legal.
Tenho seguido a carteira 500.
Obrigado, Ótimo vídeo.
Ótimo estudo!
Continue assim com esse projeto!
😎
Posso fazer uma crítica construtiva?
os audios dos seus videos são ruins.
Mas tem um bom conteudo.
Eu acho satisfatorio
Aqui os áudios também estão ok, talvez seja seu auto falante. #pas
Parabéns pelo vídeo
otimo conteudo,obrigado
Tambem percebi isso em selic 12% peguei vrta 128,00 com selic hj 6,5% cota esta a 105,×× mesmo aconteceu com kncr peguei 112 hj esta 106. Isso mesmo essa relacao esta correta ao meu ponto de vista
Estamos nas menores taxas de ipca e selic da história do país, ou seja um excelente momento pra comprar fundos de papéis para quem visa o longo prazo, porém indico reinvestir 100% dos rendimentos em novas cotas, pois conhecendo nosso país hora ou outra as taxas vão aumentar e ae os lucros irão explodir
Cara vc sabe me explicar qual a vantagem de investir em fii de cri ao invés de diretamente em cri??
Pois no fii a cota vai variar já no cri direto vc estaria na renda fixa.
Mais uma dúvida em ambos e oferecido garantia real?
Obrigado
A vantagem é o montante requerido, a facilidade de negociação no secundário, a diversificação e a administração das dívidas (CRI é basicamente dívida imobiliária).
CRI oferece garantia real sim, e quem vai correr atrás da mesma em caso de calote (default) é o gestor.
Bom dia! Considerou-se R$ 4,00 por 7 anos, e os reajustes anuais?
Leandro após as suas conclusões faço algumas minhas pra vc avaliar se, a grosso modo, estou certo.
1) FI de papel(na alta ou na baixa da selic) só faz sentido se investir como estratégia de diversificação pois com títulos de RF que paguem 120/130% do CDI obtenho a mesma rentabilidade deles.
2) FI de tijolo só faz sentido comprar qdo a Selic tá na alta (na iminência de cair) e vende-los quando a Selic chegar no piso(o que não deixa de ser um position trade).
Se certas as minhas conclusões, se possível faça um video mostrando se tem sentido em termos de rentabilidade(portanto, sem ser por mera diversificação) se investir em FI de tijolo em B&H.
@@500Pratas1 obrigado pela resposta.
@500 Pratas se vender o direito de subscricao de um FII, tem que pagar a DARF? nao achei em lugar nenhum confiavel esta informacao
se os CRIs pagam geralmente um percentual fixo + IPCA(Lembrando que os CRIs são o principal papel dos fundos de papel) eles podem ser comparados apenas ao tesouro direto IPCA e não a SELIC. E outro erro é que se a Selic subir com certeza a cota dos fundos de papel vai cair tb pq eles são como um pré fixado então a atratividade vai cair. Então se a SELIC subir pode ter certeza que tanto FIIs de tijolo como FIIs de papel vão cair fortemente.
Seguindo este exemplo seu o momento não é apropriado para comprar FIS !
Gostei muito da explanação mas por favor troque os termos "Selic na baixa" e "Selic na alta" do último slide porque ficaram péssimos, confundem muito. Talvez "Selic em tendência de alta" e "Selic em tendência de baixa" fique melhor. Mas valeu pelo conteúdo, sou novo em FII e não tinha analisado essa correlação ainda. Eu até então só estava me atentando na curva de juros futuro.
Bruno Vasconcelos essa seria tb a única ressalva q eu faria
Tá errado n ? Tijolo ?
Ou seja Papel segue a tendencia da selic e tijolo e o inverso da selic
Quanto bullshit... no longo prazo o FII de papel reajusta os alugueis anualmente pelo IPCA/IGPM e o valor patrimonial dos imóveis tende a acompanhar o IPCA ( estou falando de longo prazo 10-20 anos, no curto prazo tudo pode acontecer, atualmente estamos em recessão por isso o valor dos imóveis tem ficado estáveis ), o retorno vai ser maior mesmo com a selic em baixa
FII de papel como redistribui 95% do lucro o principal não acompanha a inflação e se não reinvestir os dividendos seu dinheiro tende a zero, enquanto FII de tijolo pode-se usar os dividendos visto que eles não são retirados do principal
Resumindo: pra holder raiz só FII de tijolo tem valor, FII de papel é bullshit
e para reinvestir todo mês. foi de papel e bom? pois pagas mais dividendos
Cara na boa que audio ruim, tem que usar fone de ouvido pra ouvir isso, nota 0.