Falei no começo do vídeo e vou REPETIR, pq tem gente falando BESTEIRA. O primeiro vídeo NÃO FOI DERRUBADO POR UM GRUPO DE PESSOAS. O vídeo possuía UM PRINT de um site com direitos autorais (nem sabia que não podia usar um print de um conteúdo público). O DONO DO SITE PEDIU PRO TH-cam REMOVER O VÍDEO! Eu estava no Brasil me operando e não consegui pedir meu contraponto no tempo determinado. Decidi então gravar outro vídeo. Inclusive o roteiro do vídeo 1 é basicamente o roteiro do vídeo 2 com algumas informações novas.
Bibi o que você acha sobre a realidade simulada? O jovem nerd tem um podcast sobre isso, as vezes eu penso se essa nossa realidade, pode ser uma gigantesca realidade simulada.
O cara manda censurar 3 videos desmascarando ele, geral quer ver os videos e resultado, o algoritmo recomenda outros vídeos desmascarando ele, ah doce ironia da tecnologia.
@@tradutorajuliana O tiago apagou os vídeos porque não quer pagar processo. Assim como ninguém não quer. Agora, se ele estivesse mentindo, não teria tantos cientistas concordando com ele e principalmente, reforçando o ponto dele em VÍDEOS ANTIGOS.
@@tradutorajuliana que medo garota, ele ameaçou ele com processo, se ele não fizesse ele teria que pagar por isso, ele falou a msm coisa que ela, quem tá mentindo de toda essa situação é o metaforando
Sou africano de Angola, mas "ocidentalizado". Vivi fora, cresci vendo TVs ocidentais, mas andei pelos interiores de Angola e, só por isso, nunca me permiti terminar uma análise do Metaforando por achar "loucura" e prepotência. Convivo com "mil" culturas desligadas do Ocidente ao longo da vida e a experiência desmente o Victor. Claro, nunca contestei pq sou apenas linguista sem autoridade para contra-argumentar. Hoje muitos desvendam as inverdades do canal Metaforando.
@Mariana e @Delirium, obrigado por vossas palavras, que muito me agradam. Quando disse "apenas", quis dizer que, por ser linguista, e não perceber nada de Psicologia, Psicanálise, Teorias de Microexpressões, limitadíssimo, entendo que nada tenho a dizer baseado na teoria com vista a rebater as proposições do Victor.
Conheci o canal por causa da treta entre o Santineli e Metaforando, valeu o conteúdo, me certifiquei com explicações embasadas que estou correta em apoiar o Mestre. Gratidão Bibi! Mais uma inscrita!
Parabéns pelo trabalho! Sou psicólogo e meu TCC foi focado na proposta da "universalidade" das expressões faciais. Na época eu achei o tema incrível, mas mesmo enquanto estava mergulhado neste mundo achava a parte das micro expressões uma especulação extremamente forçada e PERIGOSA, dada a sua capacidade de imputar intenções e sentimentos em alguém e utilizar de "ciência" para desbancar a negação do avaliado. Obrigado por trazer luz a essa "loucuragem" onde vemos gente pagando de leitor de mentes e pior, ganhando dinheiro em cima dessa falácia. Continue com o bom trabalho! Abraços!
Tiago Santineli reagiu ao seu vídeo no canal dele e nos pediu pra vir aqui! Obrigada por falar de ciência real e comprovada e nos ensinar que as micro expressões faciais são uma ciência fraca e LIXO
HUER DUERRR CIENCIA MEOOOO vocês inteligentinhos conseguem ser mais insuportaveis que esses idiotas tipo metaforando e redpillers, fico imaginando como deve ser um inferno racionalizar e achar que sabe tudo 24h, não deve nem fazer um s3x0 porque deve ter pesquisas cientificas dizendo que o orgasmo é uma farsa que o cérebro produz e blá blá blá
Sim. Quando a pessoa é bonita, aparentemente bem de vida (supostamente "bem sucedida") paga de especialista e fala com propriedade, bingo! Uma quantidade enorme de pessoas passam a pagar pau sem questionar.
Bibi, eu acho, inclusive, que esse método exclui pessoas neurodivergentes, pois nem sempre conseguimos fazer expressões faciais de acordo com o que estamos pensando ou sentindo. Muita gente já veio me falar assim “pensei que você tava com raiva”, “pensei que você não gostava de mim”, quando na minha cabeça eu estava com a expressão totalmente diferente. Já a questão de olhar nos olhos tbm pode ser bem difícil para neurodiversos e não significa que estamos mentindo ou não somos confiáveis.
Eu gostava do Metaforando e passei até a estudar, mas comecei a utilizar a técnica em mim e ia percebendo que nem sempre minhas microexpressoes sinalizavam a verdade que eu estava sentindo. Foi aí que pesquisei e percebi que é bem furada, infelizmente. Gostaria muito que fosse real, assim ficaria bem fácil pra gente detectar mentiras 😅
Eu sou autista nível 1 (q chamavam antes de síndrome de asperger), tenho um certo nível de alexitimia, dificuldade de entender algumas expressões e dificuldade de expressar algumas expressões. Por muitas vezes interpretaram mal algumas expressões minhas.
@@nataliagrazielacaldeira8504 O mesmo aqui Natalia. Até interpreto bem expressões em terceiros, ou em filmes por exemplo, quando eu entro na jogada, é difícil interpretar expressões e falas indiretas, e ser interpretado.
@@nataliagrazielacaldeira8504 Nossa, tenho suspeição de autismo e tenho certa dificuldade em entender expressões, vou pesquisar sobre alexitimia. Grata.
Tenho personalidade esquizotípica, e geralmente não sei me expressar naturalmente, então fica parecendo falso ou forçado. Imagina criar um padrão de micro expressões, sendo que cada um se expressa de formas diferentes. 🤔
@@nataliagrazielacaldeira8504 EU TB!! Os autistas nem sempre usam as expressões padrões, quando eu to triste eu espremo as sobrancelhas sem querer dai tenho q lembrar q é pra erguer e franzir pra fazer cara de triste (ai gnt é mt confuso)
Vi esse vídeo quando saiu e achei ótimo! Fiquei chocada como acreditava nos vídeos do Metaforando na época. Acho que a Bibi foi a primeira a desmascarar essa história de micro expressões faciais. Parabéns, garota! Você faz um trabalho de investigação super necessário!
Falei no primeiro vídeo e vou falar nesse: Sempre fiquei impressionado com o poder e a autoridade que o público dava pro sujeito que fazia esses vídeos analisando os outros. Eu ficava tipo "mano, olha a autoridade que esse cara tem. Se ele falar pra todo mundo que fulano de tal está mentindo, todo mundo vai acreditar e ninguém vai questionar nada." Achava isso perigoso e sempre desconfiei. Que bom que alguém apareceu pra desmistificar isso.
@@lrsslrsslarissa até a própria mulher ele já analisou pra saber se ela gostava dele mesmo. imagina se pega a menina num dia ruim e a coitada roda no relacionamento kkk
tem o metaforando e o " nao minta pra mim" O nao minta para mim chega a ser pior, quando a analisada é mulher já sei que ele vai descer a lenha e vai ficar do lado do abusador. Ex: desceu a lenha na Mari Ferrer.
@@marcelodonega9189 o "não minta pra mim" chega a ser demais. Mas estou percebendo que cada vez mais tem pessoas percebendo que ele faz a análise a partir da visão ideológica dele.
@@marcelodonega9189 o André Aranha foi absolvido nesse caso. O julgamento foi errado? Não sei, mas pode ter sido. Mas a gente precisa acreditar em alguém e eu escolho a justiça, que tem provas e indícios sobre o que aconteceu. Ou você prefere acreditar em comentaristas de yt e twitter?
Lembrando que um vez um ex-namorado ficava analisando minhas expressões e me acusava de estar mentindo ou de esconder alguma coisa pq ele aprendeu em algum lugar que o comportamento que eu estava tendo era de alguem mentindo, mas na verdade eu só estava com medo dele. Mas eu não acredito que ele seja uma vítima dessa pseudociência, só veio bem a calhar para um manipulador.
Isso é complicado, o assunto é interessante e até que funciona, mas não é pq vc viu alguns videos que vc já está pronto para analisar qualquer pessoa, carece de um estudo intensivo e nem é sempre que funciona, mas isso é bem complicado
Rsrs, eu já tive até uma cvs c minha psicóloga sobre isso, pq de forma corriqueira alguns colegas me analisam de forma totalmente diferente do q meus sentimentos reais... Nada negativo ou positivo, mas eu achava meio engraçado ou constrangedor, a depender do caso.
@@ketleybially4249 Passei por essa pataquada também. Eu não podia olhar pro lado que ele já começava a me metaforar e sempre tirava a mesma conclusão: eu não gostava dele verdadeiramente. Tempos difíceis, meus queridos
Isso já aconteceu comigo. Uma ex ficava me metaforando e sempre achava que eu tava pegando alguma mulher na rua. Jamais fiz isso, todas as vezes eu fui pego.
Sempre me incomodou os canais que abordam esse tema, eu bem tentei, mas nunca senti firmeza nem na técnica e menos em seus divulgadores. Acho que é a 1a bolha grande que o Física é Afins vai bater de frente!
Bibi fiz meu mestrado no japão e daria um vídeo inteiro só sobre as diferenças de expressões entre japoneses e ocidentais pra jogar por terra tudo que essa ex-ciência fala.
Poxa, se puder compartilhar alguma coisa aqui conosco, eu agradeceria. Não é minha área de estudo mas geralmente leio sobre ou observo também essas diferenças.
Nossa, Bibi. Sou treinadora de vendas, tenho crise de ansiedade e a primeira vez que estudei linguagem corporal me deparei com as Microexpressões. Tomei aquilo tanto como verdade que minha vida enlouqueceu, porque eu estava constantemente analisando as pessoas buscando por aprovação, carinho, verdade. Com terapia, abandonei um pouco o hábito, mas hoje me sinto ainda mais LIBERTA dessa pseudociência.
Deixa de ser BURRA, MULHER! Porra, como você caem nisso tão fácil? Nem pra pesquisar por cinco minutos? Eu tô decepcionado com todo mundo! Cacete, pseudociência é a porra da terra plana, pseudociência são os coaching de horóscopo, pseudociência é o sensacionalista que fala que franzir as sombrncelhas significa carência e dá coaching desse lixo por meses, o estudo das microexpressões real É CIÊNCIA >>>SIM
Esta liberta da busca de a aprovação externa? Do carinho e da verdade? Usar tecnicas em benefício próprio em outras pessoas, não é terapêutico e revelam problemas pessoas graves. Não culpe as terapias, se culpe e busque solução.
Nem os autores das Microexpressões apoiam sair por ai analisando pessoas buscando aprovação. Ser ciência ou não não tem nada haver com usar de forma deturpada essas ferramentas. A ferramenta não te prendeu, você se prendeu com seus complexos e projetou a responsabilidade em cima da ferramenta, por isso não existe se "libertar" da "pseudociência".
Esse "treinamento" é empurrado goela abaixo de muitos vendedores, sinto muito por você! Espero que fique bem ( e ignora os comentários daqui, eles ainda não perceberam a furada que se meteram ao acreditar em micro expressões faciais e acham mais fácil atacar quem já se libertou. Típico)
@@bakunindometal5818 nunca vi nada racista e homofóbico lá. Poderia me falar qual vídeo? Eu não costumo assistir vídeos dele, já vi alguns mas não dou um fã. Eu só vi ele falar e afirmar que é uma ciência mesmo.
@Fæ ele é bolsonarista, só parece boa gente. Mas é elitista, e todos os "ista" que esse povo top pode ser. E também é chegado em validar pseudo ciência. Um negacionista como qualquer outro.
@@bakunindometal5818 isso é em qualquer canal ou na vida mesmo meu querido, sempre vai ter gente tóxica e imbecil. Ou seja, só vc virá a cabeça, e vc vai ver Ou conhecer seja pessoalmente ou pela Internet mesmo.
O engajamento do vídeo lá em cima agora kkkkk muito bom achar um vídeo relacionado ao assunto com mais profundidade, muito obrigada, esse vídeo é essencial ❤ (e obrigada Santineli também por comprar essa briga contra pseudociência)
Gente, esse vídeo foi um belo tapa na minha cara. Eu acreditava mesmo que essa área era uma ciência, nunca tinha questionado a credibilidade disso por ter uma literatura aparentemente bem desenvolvida ao olhar leigo. Sinal de que não dá pra confiar em nada nem em ninguém, temos que estar sempre atentos. Obrigado pelo vídeo, Bibi!
De mais né mano. A questão q eu pensava era a existência de artigos científico na área, e por isso mesmo sem lê-los eu já concluía q era uma ciência validada
Vim aqui depois de assistir o react do Mestre só pra contribuir como uma formiguinha no enviesamento do algoritmo, e ele eventualmente passe a mandar mais gente pra cá kkkkkkkkkkkkk
Aquele que um dia metaforou acaba de ser metaforado. Parabéns Bibi por ter comprado essa "briga", eu não aguentava mais ver esse assunto tratado como ciencia.
Oq me preocupa, é ver canais como metaforando e não minta pra mim prosperando muito mais que canais como o da Bibi que ensinam ciência de verdade. O deboche dela ainda vem de brinde! 😂
Eu não sou a Bibi mas estudo muito tempo sobre Hemann Roscharch, o Teste de Roscharch hoje em dia não existe mais (o original), infelizmente Ermann morreu antes de explicar a teória por trás do teste, a partir dai o teste foi dividido e cada um usou da forma que quis já usaram o teste em slides, de forma individual e coletiva já transformaram em um método quantitativo usando computadores até mudaram as pranchas já que foi provado que as coloridas não causavam o efeito que o Roscharch achava, eu acredito que o teste nunca foi científico porque Roscharch morreu antes de explicar e publicar o seu segundo livro a ciências morreu com ele, apesar de o teste ter uma boa precisão em alguns casos já foi testado em tribos isoladas e em nazistas mas tem mais falhas do que acerto, teve um caso em que uma criança foi deixada com o pai por conta que o teste deu que a mãe era egoísta e descontrolada (um resultado completamente errado) e a criança que ficou com o pai foi abusada pelo pai, que tinha passado no teste.
@@clarim.5949 Pois é, isso me dá tanta raiva... ! A primeira vez que eu vi como ele funcionava eu fiquei muito incrédulo! Como a minha percepção de um padrão simétrico (geralmente macabro) vai dizer algo específico sobre minha relação com meu pai ou algo assim? Me lembrou tarot.
Desde que isso se popularizou no TH-cam eu sempre tive o pé atrás...Onde quer que tenha alguém cheio de certezas, precisamos responder cheios de dúvidas
Edit: Gente quando eu falo tribunal, me refiro ao sistema judiciário de forma geral. A Bibi tem vídeos sobre o assunto até. "ah mas nos EUA, eles usam isso no tribunal" Gente nós usamos constelaçoes no tribunal. Algo ser usado em tribunal não quer dizer q seja válido kkkkk
Não sei qual dos dois canais grandes é pior: o que debocha da ciência e diz que nem tudo precisa estar escrito em artigo e faz análise dos políticos que gosta falando só coisas lindas de forma tendenciosa ou o que começa os vídeos dizendo que aquilo é uma análise científica e que isso não o torna o dono da verdade. Obrigada pelo conteúdo, Bibi 💓
@@papm222 não minta pra mim! Comecei achar ele estranho quando abri os olhos para o quanto ele era machista! E o metachorando desde sempre nunca gostei! Mas minha mãe amava, então tive que mostrar vídeos refutando.
já estou prevendo o canal metaforando analisando a Bibi nesse vídeo, preparem a pipoca , meus amigos KKKKK Mas falando sério, esse tema é mais ficção do que realidade, é bom assistir uma série como Lie To Me mas na realidade isso é outra coisa, quantas vezes eu fui passada de arrogante ou ter uma expressão de raiva mas por dentro eu estava pensando em coisas boas? centenas de vezes, ao ponto da galera fazer massagem nas minhas têmporas.
Nossa Gabriella, vc falou TUDO!!! já perdi as contas de quantas vezes me falaram que eu tava braba e na verdade eu tava sussa, pensando em coisas legais, ou apenas concentrada no meu trabalho mesmo.
Realmente, só questão de tempo até esse canal sofrer incursões, ondas de bombardeamento de avaliação(famoso dislike em massa), bibi sai do campo do debunking e acaba de entrar em treta de youtuber
Ultimamente estava estudando um pouco de sociologia e cultura, nesse período tive de ler o livro "Cultura, um conceito antropologico". Nesse livro tem uma parte em que o autor fala como comportamentos que, teoricamente, deveriam ser naturais (iguais a todos os seres humanos), são, na realidade, diferentes entre as diversas culturas. Entre esses comportamentos, ele cita o riso com mais ênfase, onde ele fala o seguinte: "A primeira vez que vimos um índio Kaapor rir foi um motivo de susto. A emissão sonora, profundamente alta, assemelhava-se a imaginários gritos de guerra e a expressão facial em nada se assemelhava com aquilo que estávamos acostumados a ver." Nesse momento, eu percebi que esse papo de "micro expressões" estava longe de ser uma ciência universal e confiável. Pois ora, se cada cultura ri e se expressa de forma diferente, logo eu teria de estudar todas as expressões de todas as diferentes culturas para poder aplicar de maneira precisa? Além disso, seria necessário englobar um aspecto ainda mais micro do que a própria cultura, também seria necessário englobar as especificidades de cada indivíduo, fazendo com que esse método fosse ainda mais impreciso. Isso ficou em minha mente até agora e, com o seu vídeo, percebi que tem argumentos e estudos ainda mais bem fundamentados sobre o assunto. Gostei muito, mais um inscrito
Verdade, até mesmo certas características individuais são meio complicadas, já vi o Vitor ou o outro lá falando em coçar o nariz que é nervosismo, ou algum significado, eu coço muito meu nariz e outros locais do meu corpo porque sou alérgica, tenho rinite, então não posso me coçar porque alguém vai atribuir isso a uma emoção? Onde fica o fator fisiológico do meu organismo??
@@zoeassi7976 haha isso me lembra que eles dizem que passar a mão no cabelo é sinal de interesse ou algo assim. As vezes meu cabelo tá macio e eu quero mexer nele, e as vezes o corte da pessoa faz o cabelo ficar o tempo todo caindo no rosto e isso incomoda... Muita viagem.
@@ender5892 Sim, será que custa pensar numa coisa mais simples como rinites, cabelo caindo no olho, ciscos, que são as causas mais comuns de uma pessoa sair coçando olhos e nariz, e até mesmo orelhas. Mas não, a causa nunca é interpretada como nenhuma dessas hipóteses.
@@zoeassi7976 Não sei quanto ao Ricardo, por que esse eu me recuso a dar atenção, mas o Vitor menciona várias vezes que é importante analisar o contexto também. Eu também questiono a veracidade disso tudo, mas acho que é bom prestar atenção no que a pessoa diz antes de montar um argumento.
E tem o "não minta pra mim" que além de tudo, criou um método de ler micro expressões em cima do original que já era um barco furado. Ou seja, é a pseudo ciência da pseudo ciência. É um bolo de pseudo ciência com recheio de charlatanismo
Me lembra o caso de L Ron Hubbard, que era escritor de ficção científica e percebeu que dava pra fazer dinheiro com religião, aí inventou a cientologia.
Sabe o que é foda Bibi. Eu trabalho em uma multinacional e os caras gastam horrores pra dar curso dessas pseudociências aí pra gente, na esperança de que isso nos ajuda a vender. E quem não se adequa aos preceitos desses coachs e suas pseudociências, já são tachados negativamente dentro da empresa, chegando a ser penalizados por duvidarem disso, mesmo que a pseudociência não se mostre efetiva na performance de vendas da própria empresa. É uma loucura!
Nós, vendedores somos as presas favoritas das pseudoquanticas, agora tenho q ter palestras de pnl pela empresa pra ajudar a vender, e fazer micro expressões de quem tá feliz
O AUGE é o Vitor e o metaforando chamando o outro de fazer pseudociência e julgando o seu método mais correto e vem a Bibi e mostra que os DOIS SÃO PSEUDOCIÊNCIA KKKKK
Eu comecei a ver os vídeos dessa youtuber logo após ela afirmar que Einstein usa o termo Deus referindo-se as leis da física, e vou te dizer uma coisa: ela não tem phD em epistemologia; logo, ela não é capaz de apontar o que é ou não é pseudociência. Complementando, odeio agir como hater, mas respeito algumas "pseudociências", "como a do Vitor", que tem sua função social, por exemplo, na investigação de casos de pedofilia.
Sou psicóloga há 10 anos, aprendi sobre as expressões de Paul Ekman na faculdade. Lembro que, na época, já havia uma discussão sobre a confiabilidade daquilo, visto que aquelas fotos das expressões eram bem antigas, e precisariam ser revistas. Porém, conheço pesquisadores que usam essas expressões até hoje para pesquisar a percepção de reações sob efeito de substâncias, por exemplo. Como não entendia muito dessa área específica, não me liguei.
O Ricardo Ventura fez um vídeo sobre uma mulher da política a qual ele não gosta, insinuando que ela tinha expressão de psicopata...e nos comentários as pessoas tudo dizendo: "Ah então ela é psicopata!" Depois ele avaliou um político que ele gosta e só disse coisas boas... sendo que o tal político é na verdade mentiroso contumaz e corrupto. E todos os políticos que ele gosta ele só fala coisas boas enquanto os que ele não gosta ele só "detecta" coisas ruins,. Aí percebi que esse negócio pode ser usado pra manipular opinião sobre as pessoas.
@@marisac4379 Por isso que eu acho interessante a conduta do Vitor Metaforando que sempre analisa ambos lados sem usar opinião própria (analisou Haddad e Bolsonaro igualmente) e também, deixa claro que não é um estudo exato. Apesar de existirem alguns charlatões por aí.
O foda do metaforando ser tão conhecido e aplaudido por uma comunidade inteira é que ele consegue influenciar qualquer opinião no público dele através dos videos de análise que ele faz de umas pessoas, incluindo até políticos. Comecei a achar banal e estranho quando ele fez disso um entretenimento, pegava casos que estavam tendo uma repercussão grande (tipo Luísa Sonza e Whindersson, sei lá, um exemplo) e fazia essas análises e automaticamente a galera mudava todo o discurso e passava a defender ou odiar a pessoa em questão analisada. Perigoso pra caralho e até desonesto, se transformar ciência em futilidade é perigoso, imagina uma pseudociencia...
@@syalves603 Não perguntou pra mim...mas vou dizer o q eu acho. O não minta pra mim ( Ricardo Ventura ) Mente pra todos.... até vi o currículo acadêmico dele em um outro canal, no site dele tem Faculdade de Administração de Empresas.... Como o cara com essa graduação e Cursos de extensão em Hipnose... Se autodenomina Cientista Comportamental?
@@syalves603 Ricardo Ventura não é cientista, pois um cientista precisa fazer ciência... Escrever um artigo, provar sua tese e ser reconhecido como tal. Eu não posso sair me autodenominando Advogada sem ser, ou médica só pq fiz um curso e prestei primeiros socorros.. Em seu site ( site do Ricardo ), ali mostra sua graduação. Ele fez faculdade de Administração de Empresas e Cursos de Hipnose e PNL, ambos os cursos são considerados Pseudo Ciência. O protocolo dele, ele msmo quem inventou... Se funciona ele precisa provar e validar isso... Como todo cientista faz, pra depois se denominar como tal. Eu vejo suas análises e gosto dos comentários de " Vida q ele faz "... Pra mim são válidas essas observações... Aquilo de Lingua pra fora, jogada de ombro... Eu descarto tudo.
Recentemente tive aula sobre as micro expressões e detecção de mentiras... eu cumpri a matéria , descrente total na teoria, li todos os achismos sugeridos. Tenho o livro do Darwin sobre a expressão das emoções nos homens e nos animais. Me alivia muito saber que outras pessoas questionam como eu. Saio neste momento da condição de “ chata” diante das teorias duvidosas para “ empiricamente sóbria “. Muito Mara esse vídeo!!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@mariaall1069 erro do corretor, digitei pelo celular, leia-se “ detecção “.👍🏻 mas foi tanta baboseira que vi na aula que “ defecação “ em nada mudaria o resultado.🤣
Esse título de chatice por acabar com a alegria de dizer que papai noel não existe, eu compartilho. É foda trabalhar com adulto que, apesar de formado, insiste em pseudociências furadas como principal método de tratamento.
A Bibi é uma bandeira contra a pseudociência no Brasil! Uma jovem doutora em física de partículas respeitada e luta quase que sozinha contra os (as) charlatões enganadoras!!!!
tem um cara aqui no YT que vive refutando o Victor, Frank Jaava, é um psicólogo ou psiquiatra se não me engano. Mas o canal dele tá pequeno e é difícil de achar. Enquanto isso, metaforando tá gigante, indo em todos podcasts, e sendo recebido inclusive por canais de ciencia, triste isso
@@andrefig822 Não sei se é o mesmo mas eu conheço o Frank Jaava que fez dois videos a respeito dele já a algum tempo. O canal dele tem 30k de inscritos.
@@andrefig822 o Metaforando vende uma fantasia. Toda a imagem visual do canal, do cenário à iluminação ao figurino, é montada pra passar a impressão que o Vitor desenvolveu alguma habilidade especial. Um canal que quebra essa fantasia dificilmente vai ter o mesmo alcance
Eu sou da área de linguística sempre questionava essa "ciência", no ponto de vista que o signo e o significado que as microexpressões tem pra cada contexto é muito subjetivo, toda a bagagem socio e cultural de cada um é diferente, se as pessoas produzem sons de forma diferente, imagina quando se expressam
Colega, tb sou linguista, angolano, estudei em Lisboa, mas vivo e convivo com muitas culturas (em razão de trabalho) com ligações ou sem ligações ao mundo ocidentalizado, o que eu posso inferir é que não tem como haver um padrão de microexpressões para cada emoção manifestada. Tenho notado que até são mais individuais que generalizada, embora possa haver similaridades "casuais". Mas o Metaforando vem com uma nomenclatura bonita e em inglês, aí nem adiante rebater uma "ciência" chique. bravo abraço de Angola.
@@gramatificanteconsultoriae8540 Interessante. Também estudo linguística, e semiótica as linhas principais me parecem mais partirem de pontos diferentes do que se contradizerem, principalmente porque os usos dados também são diferentes e ainda há muito o que se estudar. Ao estudar expressões faciais e culturais dei de cara com muita coisa interessante e outras que nitidamente tinham só suposições vestidas de verdade. Não consigo jogar todo todo material sobre expressões faciais estudado fora pois vi algumas coisas que de fato me parecem ser críveis, mas outras que realmente são bobagem são fáceis de deixar de lado (sobre as microexpressões acredito que sejam mais espasmos ou incômodos do que pulsos emocinais etc). Gostaria de saber , pois fiquei curioso na sua experiência com vários culturas, tendo em mente que sim o psiológico, assim como o cultural (por convenção), assim como a situação (por exemplo stress muda comportamento emocional), ou intenção (fingimento por varios motivos), levando tudo isso em consideração, a afirmação da existências expressões universais que surgem dos impulsos emocionais bases podem ser possíveis de se observar em alguma medida mínima? Por exemplo, o impulso do medo ou raiva, podem ser expressos pela face e pelo corpo minimamente de formas semelhantes em alguns aspectos ou podem ser totalmente diferentes? Se se diferentes, são totalmente diferentes em origem química desses de cultura pra cultura, ou o fator social convencional teria um limite de influência em impulsos químicos? (por exemplo o nojo que tem uma base em mecanismo gastrointestinal que me parece ser bem crível, poderia ser parte base para emoções como aversão, já que mesmo textualmente já expressou emoções como aversão ou distanciamento de algo ou alguém em algumas culturas).
Muuuuito bom. Como cientista social eu agradeço! Muitas vezes a Sociologia ou até mesmo a história foram questionadas sobre sua validade científica. Porém foram a Antropologia, Sociologia e as ciências sociais em geral que ajudaram a derrubar muitas pseudo ciências como racismo científico, por exemplo. Além disso um estudo sociológico possui muitos critérios e parte de uma compreensão da realidade social como algo móvel e não estatico, bem como considerando as diferenças culturais dos povos.
@@chickomartins4393 Eu sou sociólogo e não conheço bons canais. Existe muito viés político-partidário na sociologia. Enquanto um dos maiores sociólogos do mundo, como Zygmunt Bauman, aconselhava a juventude a ter uma meta na vida, muitos aqui ainda aconselhavam a fazerem uma revolução socialista. Quem é muito bom é o Jessé Souza, que dá grande importância aos fatores culturais, e desenvolveu o importante conceito de habitus precário. Falou que o socialismo é uma piada, mas, como foi no finalzinho do vídeo de mais de uma hora, o pessoal esquerdista nem se deu conta!
@@chickomartins4393 Claro que sim. Tem o canal do Silvio de Almeida que é muito bom (aborda muito questões étnico-raciais) da historiadora Lília Schwarz tmb. Tem o canal leituras obrigatórias que parece bom, esse eu não conheço muito. Na verdade acompanho mais canais de universidades como a Unisinos onde faço mestrado ou da USP ou UFRGS, mas confesso que pode ser meio chato assistir as aulas. Como estamos habituados a linguagem rápida o legal é pegar canais de divulgação científica mesmo. Como o da Bibi ou do Átila, que são claros e diretos e tem uma linguagem mais perto da gente. Tem o canal da Rita "tempero Drag" que faz um trabalho interessante sobre cultura. Mas parte de um pressuposto de uma crítica ao sistema econômico capitalista. Acho que dá pra começar por aí. Abraço
@@nath6374 Olá. Concordo com você sobre a necessidade de ler. Mas como eu comentei, são canais de divulgação científica que possuem uma linguagem mais simples e acho que é nesse sentido que o comentário foi. É claro que não conseguimos uma compreensão profunda sem estudar artigos, livros e fazer pesquisas. A respeito do canal tempero Drag foi colocado no âmbito da Cultura... Pois ela propõe fazer uma performance através da arte Drag e discutir alguns pontos. Não disse que ela tinha formação na área, eu estava me referindo a canais com uma pegada mais humorada e linguagem direta...Foi nesse sentido. Ninguém se forma no TH-cam neh. Kkk Ainda. Abraços!
Finalmente bibi abordando esse tema novamente! Fiquei super chateada pelo outro vídeo que foi retirado (strike?). Esse negócio de linguagem silenciosa está ficando cada vez mais perigoso, tanto que agora está infestado de cursos do tipo: o corpo explica. Pessoas leigas, jurando que estão conhecendo profundamente outras pessoas, a ponto de fazer julgamentos sérios, por exemplo, fulana do meu trabalho é psicopata, tudo por conta dessa praga de linguagem silenciosa. TÁ F0D4.
Exato. Eu nunca dei crédito a esse tipo de coisa que canais como o do Metaforando aborda e aquele outro que pede pra gente não mentir pra ele. Eu devo ter visto algo no Insta a respeito e os famosos algoritmos me bombardeiam com igs que tratam disso. Tipos de corpo que determinam a personalidade, movimento A, B sei lá o quê que diz isso e aquilo. To na expectativa desse video.
Bibi tá rolando uma treta aí entre o Medaforando e o comediante Tiago Santineli, e me parece que Vitim pegou ar... Em fim, além da palavra do Mestre tô espalhando o seu link aqui a torta e a direita, já pus no Henry, os próximos serão no Meteoro e Galãs... Bora espalhar a verdade e obrigado por seu trabalho INCRÍVEL nas redes combatendo as pseudo ciências 🥰
isso me lembrou, quando eu era criança/adolecente e lia um livro do sherlock holmes é começava a tentar aplicar a arte da dedução nos meu pais hahahahahhaha
Mas o método Sherlockiano é muito mais aplicável e científico. Claro que no livro todo o ambiente é preparado para ser percebido pelo personagem. O que acontece é que na vida real você precisa de mais conhecimento do que inteligência para descobrir as coisas. Por exemplo, reconhecer um fumante assíduo pelos dedos ou pelos dentes (normalmente amarelados), além de que tal pessoa pode estar sempre cheirosa (porque anda com um perfume para disfarçar o cheiro). Ou quem sabe reconhecer um violonista pelos calos da ponta da mão direita e ausência dos calos na mão esquerda. Se você observar isso, você ainda pode descobrir se é um violonista clássico (porque tem unhas maiores que o normal e apenas uma das mãos) ou violinista popular (ausência das unhas, porque usa palheta). A maior questão é estar sempre atento à essas coisas, e não deixar o cérebro no automático, o que é bem difícil.
Quantas vezes eu não estava no meio de uma conversa séria e sorri pq nao estava prestando atenção, lembrando de algum evento engraçado nada a ver com a situação?? O que me irrita no Metaforando e no Não minta pra mim ( além da arrogância insuportável dos dois) é o fato de que é uma verdade absoluta, partem do princípio que a pessoa estava 100 % na conversa e pensando com certeza isso, isso e aquilo.
@@rosanavilas nossa, sim! Aquele cara me parece ser insuportável. Se ele falasse sobre aspargos no TH-cam, possivelmente ele ia ter a mesma arrogância que tem nos vídeos de "detecção de mentiras"
Bibii, eu ficava agoniada em observar que as pessoas creditavam o conteúdo do metaforando como bem embasado cientificamente. Me passava na cabeça: "Gente, mas cadê as pesquisas fortes dessa área? As metodologias não são científicas, não tem estudos fidedignos e bem sólidos sobre o tema. Como ninguém questiona esse cara que apela dizendo que é especialista e perito na área de microexpressões faciais?" Primeiro que o apresentador desse canal utiliza argumento autoridade indiscriminadamente, dizendo que fez um curso de especialização mega exclusivo que poucas pessoas fizeram no mundo e que é um dos pouco que compreendem a área no Brasil. O que me levanta o seguinte questionamento: Como uma área onde poucas pessoas estudaram - carecendo de uma comunidade de pesquisa - pode ser usado como justificativa de relevância e excelência? É uma crença de que fazer algo exclusivo significa qualidade excelente. Segundo, o tal apresentador sempre fala dos mesmos livros e autores (Paul Ekman). Ninguém mais estudou, refutou ou fundamentou essa área? Cadê os artigos revisados que comprovem a eficácia do funcionamento das metodologias abordadas? Sinceramente, esse povo que se diz especialista e perito nessa área não compreende que os cursos oferecidos sobre o assunto tem a finalidade mercadologica e sensacionalista, onde o embasando desses cursos gira em torno da ideia de metodologias inquestionáveis. São cursos que exploram a ingenuidade de pessoas que acreditam em conhecimentos exclusivos e suspeitavelmente verdadeiros, o que difere completamente dos fundamentos da metodologia científica. Tantas coisas mais urgentes que poderiam se tornar um assunto popular.
O que esperar de alguém que precisa começar cada video se auto afirmando, dizendo que é perito, que é técnico, que é certificado, blá blá blá meu pipi é grande... É tipo um hipotético presidente de uma hipotética república que precisasse começar um discurso anunciando que transou... Não, pera.
Nenhuma vez que ele analisou alguem ele errou aq no youtube, o cara apresenta os pesquisadores e estudos e vem povinho querendo refutar o DARWIN KKKKKKK além de que se vc estudar a fundo coloca em prática e ve que funciona, simples assim.
Agradeço por este novo dia, pelos pequenos e grandes dons que colocaste em nosso caminho a cada instante desta jornada. Agradeço por descobrir que dar e receber são na verdade uma mesma coisa. Agradeço até mesmo pelas dificuldades do caminho, porque sei que por trás de cada obstáculo, há grande luz revelada. Que Deus me ajude a ampliar minha visão e a perceber que minha realidade é fruto do foco dos meus pensamentos. Assim, poderei lembrar que vejo o mundo e as pessoas não como elas são, mas como eu sou. É minha decisão, a partir de agora, colocar foco naquilo que é construtivo, e para tal me determino a plantar as mais positivas sementes. Peço força para desenvolver a virtude do desapego, para que possa lembrar que nada de material nos restará quando deixarmos este mundo físico. É com humildade que abandono agora minhas expectativas, porque sei que meu poder é ilusório. A força que guia a minha vida vem de um lugar único e maravilhoso muito acima do meu controle. Guiado por essa força, jamais desistirei daquilo em que realmente acredito, da minha missão de levar luz ao mundo e aos que me cercam. Amém! ). 🖖 🙏🙏🙏
Eu tenho pena do cara, eu que nem sou da área tive dificuldade em reconhecer que é pseudociência, imagina ele, que gastou centenas de horas lendo livros do assunto, que construiu uma carreira em cima disso. Quando mais tempo uma pessoa investe em uma ideia, mais difícil é ela voltar atrás. Isso tem a ver com algo chamado dissonância cognitiva.
@@AndreLuiz-qz8sc Pois é, 5 milhões, ganha muito dinheiro. Acho que ele não é do tipo que sabe que está ganhando com pseudociência, acho que a mente dele nem sequer admite para si mesmo que é pseudociência.
Eu não tenho pena porque acho que ele é inteligente o suficiente pra ter entendido logo no princípio que o que ela faz é um "truque de festa". É quase como se ele tivesse se tornado um mágico de show, ele sabe que está enganando, mas ele entende que as pessoas querem ser enganadas.
@@Victor-rb6pq Será? Homeopatia também é pseudociência, mas a maior parte dos médicos homeopatas de fato acreditam que ela funciona. Muitas vezes a pessoa que pratica a pseudociência de fato acredita nela. E se ela gastou anos e anos a estudando, aí fica difícil ela voltar atrás, pois ela vai ter que admitir que gastou anos e anos estudando algo falso e admitir algo assim não é fácil para a mente humana, justamente por causa da dissonância cognitiva.
Eu AMAVA linguagem corporal, comecei assistindo o Metaforando e me divertia muito com as análises. Mas youtube é youtube né, não demorou muito pra começar as recomendações de outros trocentos canais de linguagem corporal e micro expressões faciais, que inferno. Os discursos foram ficando cada vez mais apelativos e nojentos. Tem gente que tenta justificar que é mais "confiável" pq não usa *só* o que o Paul Ekman ensinou, e usa outras "técnicas infalíveis". Peguei ranço de tudo, mas me sentia mal de certa forma por isso pq realmente acreditava que tinha um fundo cientifico. Obrigada pelo vídeo Bibi
Meus pais tinham um livro que eu tentei ler algumas vezes quando era criança: O Corpo Fala. Meu, que livro tosco, totalmente caricaturesco e esterotipico. Do nível: se tu anda com o "peito aberto" vc demonstra auto-confiança e segurança, do contrário vc é "fechado" e "inseguro"; imagina eu, asperger e com peito afundado (pectus excavatuum) lendo aquilo. Outro exemplo que o livro usava era que tu sentado, se os pés estão na direçao da outra pessoa, tu gosta dela, se não estão, mostra que tu quer sair dali. O.o Pior que aquela desgraça faz o maior sucesso, deve tá na quase 100a edição sendo vendida.
@@andrefig822 Pior que a parte do "peito aberto" faz sentido sim e não só isso, é um comportamento natural no mundo animal (incluindo nós) Não é levando essa parte ao pé da letra, mas pode estudar sobre o efeito da testosterona e o comportamento em lagostas assim como os estudos sobre primatas e o fato de "crescer/abrir o peito" como sinal de superioridade e/ou confiança Para esse segundo, um dos estudos envolvem cegos de nascença que ao ganharem competições exibem o mesmo comportamento de pessoas que enxergam (abrir os braços comemorando, se "estufando") Quanto ao pé eu já não sei kkkkkk
Bibi, o vídeo tá maravilhoso, mas eu tenho que bater palmas pra essa edição! Cada vez que o editor "analisava" suas expressões eu dava uma gaitada aqui skjshshsjddjjdj
Esse canal é um patrimônio cultural do TH-camBR. Está muito acima de qualquer outro canal, em termos de credibilidade. Isso, de certo modo, é até perigoso, mas... é um fato incontestável.
@@alexcoimbra Você achou que isso fosse um argumento? Falando sobre estudos, ela usou um único de uma universidade rival à do Paul, é como refutar um livro lendo a capa e 5 páginas soltas. A CIÊNCIA das microexpressões faciais é de fato CIÊNCIA, o sensacionalismo de alguns profissionais realmente estraga essa imagem, mas é CIÊNCIA SIM. Fora que ela levou como se isso fosse uma forma de detectar mentiras, então só o ponto de partida já tinha tudo pra dar errado.
O primeiro trabalho sistemático de que se tem notícia sobre a linguagem corporal foi o publicado por Darwin, em 1872, intitulado: A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais. Cara, você quer refutar DARWIN? O pai da teoria da evolução? Linguagem Corporal - Duchene Esse livro, disponível em Língua Portuguesa, serve apenas como referencial histórico, uma vez que a pesquisa já avançou muito desde essa primeira publicação. A partir daí, uma grande quantidade de trabalhos científicos foi publicada, principalmente nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, podemos dizer que o estudo da linguagem corporal possui uma abordagem científica, PONTO. (paralelamente a outras que não se propõem a comprovar o que asseveram como a PNL, por exemplo).
Nossa mano, eu acreditei que micro expressão facial era ciência, que bom que ela esclareceu, esse erro ainda bem que não cometo mais hahahahahahaha vivendo e aprendendo
Micro expressão é tão pseudo ciência quanto qualquer outra área de estudo humano como psicologia, isso porque quase sempre falham em se encaixar na definição do que é ciência, principalmente na parte de predição, mas isso é simplesmente devido a complexidade dos problemas analisados. O Vitor deixa sempre claro que micro expressão por si só não indica nada, tem que analisar o contexto da situação, o histórico da pessoa, a linha de base dela e outros N fatores envolvidos na hora de fazer um diagnóstico que novamente, não é 100% certo, pois assim como qualquer coisa na ciência, apresenta incerteza.
@@msrodrigues2000 se vc está querendo dizer q as humanas não são ciência, sinto muito informar, mas parece que você desconhece profundamente o que é ciência. As ciências humanas não precisam se encaixar no(s) mesmo(s) MODELO(S) de ciência da física, etc. E não existe apenas um único modelo de ciência, existem vários modelos de ciência. Não existe apenas um tipo de ciência, também não existe apenas um método científico, existem OS MÉTODOS CIENTÍFICOS!! Pense nisso e pesquise sobre: NÃO EXISTE APENAS UM ÚNICO MODELO DE CIÊNCIA
Aliás eu vi esse livro da cura do autismo. Eu tenho autismo diagnosticado (o maior inimigo das microexpressoes pois não faço nenhuma e quando faço é incongruente, o que é comum em alguns espectros do autismo). Esse livro estava numa livraria imensa do shopping aqui perto, era uma livraria apenas focada em cristianismo. Tinha todo tipo de coisa absurda lá.... a maioria falando sobre "cura gay" tanto na homossexualidade quando na transexualidade, como se fosse a coisa mais banal do mundo e não houvessem crimes reais para ter de lidar (cristão parece ter triplex na cabeça com LGBT??) Mas esse livro da cura do autismo me pegou, pois só descobri ser autista muito tarde, no início da vida adulta. E eu cresci me sentindo um erro por ser assim pois eu não fazia ideia que tinha autismo, então só senti como se fosse falho. Até meus pais ficaram receosos quando descobriram que tenho autismo e trataram passivamente como se fosse uma doença (pasme, minha mãe é cristã obsessiva). E aí eu entro numa livraria cristã e vejo um livro IMENSO com o título A CURA DO AUTISMO. Imagina como você se sente vendo isso? Eu não sou de ficar mal tão fácil, mas aquilo conseguiu me deixa meio deprimido. Pensar que tem muita mãe cristã como a minha que pode ver isso e acreditar... Machuca. Sei lá, não e legal, sabe?
Bibi, gostei desse vídeo duplamente: pela temática, onde você fez uma pesquisa excelente; e pelo seu editor, "analisando" as suas expressões no maior bom humor. Vocês fizeram aqui uma dupla incrível!
Tem um livro do antropólogo Roque Laraia, “Cultura, um conceito antropológico” que fala muito sobre cultura dando exemplos. Em um trecho ele fala o exemplo da diferença do riso em cada povo, é muito interessante e refuta essa padronização de expressões das emoções.
Oh refutou legal, lá no Guiné Bissau, as pessoas choram quando estão felizes né?! Lógico que existe uma padronização, todo mundo sabe que um sorriso no Brasil e um sorriso na China é a mesma coisa, ter sorrisos diferentes é uma coisa, não deixa de ser identificado como um sorriso.
Não tô defendendo nada. Mas muito do que ela fala aqui desmentindo o estudo das microexpressões é explicados nos vídeos do Vitor. Como eu não estudei nem microexpressões e nem li esses artigos que ela tá falando, no máximo que dá é eu ficar com uma pulga atrás da orelha, e não sair concluindo: Oh, meu Deus, ele está mentindo!
@@JoseAugusto08 Todos os artigos que ela fala então na descrição do vídeo, só pegar uma hora e ler. E não confunda a retórica boa do Vitor com argumentos embasados e científicos de verdade - se não se pode concluir nada com a análise de micro expressões, então usar ela ou não dá no mesmo, pois no final você só vai supor algo a partir do contexto e do que você acha que a expressão da pessoa significa. E se você ver algum vídeo do Vitor, dá pra perceber bem fácil que é totalmente parcial e aproveitador: "saiba se X pessoa está te traindo", "saiba se X pessoa gosta de você"; "análise de um caso famoso na mídia no momento".... enfim, é tudo que as pessoas querem saber e é apresentado de maneira bem apelativa, como algo que, apesar de não ser 100% certeiro, é próximo disso.
Concordo com absolutamente tudo no seu vídeo e agradeço muito por finalmente alguém falar sobre isso no TH-cam DE FORMA FUNDAMENTADA! Tem gente nessa plataforma que usa sempre a mesma meia dúzia de referências, como se fossem dogmas absolutos e sempre usa falas "tirando o corpo fora", além de ter uma pobreza argumentativa notória. Isso sempre me incomodou e me causa verdadeira angústia (ainda mais quando usam dessa porcaria para maquiar as opiniões pessoais). Ao meu ver, microexpressão facial não passa de charlatanismo barato! O pior é que esses pseudocientistas e "peritos técnicos certificados" ganham muito dinheiro, tem milhões de seguidores, e vendem "cursos" afirmando que microexpressões faciais se enquadram em ciência. Chega a ser desanimador. Parabéns pelo conteúdo!
O que me incomoda muito no estouro dessas personalidades que trabalham com isso, é o fato de muitas pessoas considerarem como verdade absoluta! E só darem credibilidade pro desabafo de alguém se passar por esse analista. Como o caso de uns exposeds de racismo que vi, e várias pessoas falando que só acreditariam que é racismo depois que passar por esse “analista”. 🙄🙄
Bibi, preciso te agradecer. Sou graduando em psicologia esse conteúdo foi muito necessário. Há uma infinidade de pseudociências se misturando com a área. Obrigado por elucidar este assunto. Beijinhos científicos.
Ótimo vídeo. Mto necessário ❤ Eu já assisti o metaforando quando era mais novo, mas ele sempre me passou uma vibe não científica, algo mais comercial do que científico. E o tempo só vem mostrando que é isso mesmo.
Esse vídeo é mais que necessário. Amigos e próximos que já viram os vídeos do Metaforando, ficam em completo choque quando explico toda a pseudo-ciência que há no processo dele. Acho que se for por entretenimento, não tem problema ele falar de casos já solucionados pelas autoridades policias e justiça. Agora quando ele fazia vídeos pra analisar expressão de pessoas inocentes, porém expostas a mídia, ele só estava se aproveitando do mesmo sensacionalismo de um Datena da vida, mas de forma chique. No final, ele só serve pra dar munição ao tribunal da internet e ao punitivismo,
@@ed1612 Já vi um podcast dele, acho que foi o flow, ele conta que o advogado o procurou ara dar a opinião dele sobre o pai de uma criança ser pedófilo ou não. Ele observou o comportamento da criança em vídeos de família junto com o acusado e chegou à conclusão de que a criança apresentava expressões de medo quando chegava perto do acusado. Não sei o que o juiz fez com isso, mas o advogado tentou usar como prova.
Isso vai ser doloroso pra mim, sempre achei que o trabalho do Paul Ekman fosse sério, mas bora dar uma de Nietzsche e martelar os ídolos! In Bibi I Trust
@@marconisoares2186 Não na real, a Bibi também está inclusa na martelada, apesar do meu trocadilho "In Bibi I Trust", eu não confio, eu verifico, aprendi isso com ela ;)
Não achei a refutação dela tudo isso. Acho que o mais contundente foi o teste que mostrou que o grupo treinado não acerta mais que o controle. Mas refutar a universalidade das expressões com antropologia ou sociologia não me pareceu muito convincente. E ela termina acusando de eurocentrismo, que é um jargão das humanidades muito simbólico da politização da área. Área que confunde constantemente política com ciência. Aguardando o que o Metáforando vai falar.
Fora que isso também exclui completamente neurodivergentes que costumam ter um comportamentos padrão diferente de neurotipicos em vários aspectos (essa notinha é só pra tentar de prevenir de processos, é tipo a escola da minha irmã que tacou uma cláusula aleatória no contrato e fica ameaçando os alunos sobre não contar os casos de assédio e roubo que acontecem lá sendo que eles tem a obrigação legal de arcar com as consequências (não fasso nada pq não posso os adultos só não me escutam sobre isso) )
Agora o barato ficou louco, acho que é a primeira vez alguém coloca em questão toda a credibilidade do Metaforando, só espero que haja, no mínimo, um debate beeeeem amplo sobre o assunto.
Não vai ter... Os canais que atacaram ele tem viés de esquerda. No final do vídeo ela falou em "machismo e misoginia". No outro canal que houve ataque... O cara foi mais direto e atacou o suposto apoio dele ao presidente atual. Isso tudo ficou bem claro pra mim.
@@deyviddocs1271 ELA EMBASOU A FALA DELA TOTALMENTE EM PESQUISAS CIENTÍFICAS ATUAIS E REVISADAS, E VC FALA EM VIÉS DE ESQUERDA? QUER DIZER Q DIREITA NAO ACREDITA EM CIÊNCIA ENTAO? NAO ACREDITA EM MACHISMO (UM FENÔMENO TBM CIENTIFICAMENTE COMPROVADO, E NAO "IDEOLÓGICO")? 🤣🤣🤣🤦
Eita kkkkk ansioso, eu sempre vi os vídeos do metaforando e eu meio que colocava fé porquê ele parece alguém really sério mas, nunca tinha parado pra pesquisar evidências científicas dessa tal técnica do Paul Ekman que ele tanto fala, to ansioso, solta esse vídeo logo Bibi!
Cheguei pelo Tiago Santineli vulgo mestre ... Fiquei curioso com o final do vídeo dele em que ele mostra a conclusão do seu vídeo, mas notebook dele eh da shopee e morreu, F... Não deu pra ver a conclusão. Vídeo TOP !
Eu percebo com as expressões são diferentes quando assisto obras orientais, especialmente coreanas, japonesas e chinesas. As vezes os persongens reagem de formas ou falam com entonações que eu não consigo "traduzir" pra minha cultura ocidental.
Nossa sim!! O jeito que eles atuam e agem é bem diferente mesmo. Eu achei que era questão de atuação mas até em animes você nota essas mudanças, eles tem outras noções de honra, desrespeito, respeito, etc.
Esse vídeo é necessário. Achei que tava ficando louca já. Sempre achei a mente humana muito complexa pra ser analisada objetivamente e tão literalmente por expressões. Como se a cultura do mundo fosse universal e como se todo mundo fosse igual. Pensava exatamente isso... As microespressoes facias colocam todos em um mesmo pacote, como se o mundo nao fosse diverso. Já me peguei fazendo caras que não queria pras pessoas, com medo delas acharem que eu estava mentindo, porém eu estava falando a verdade. Esse trem é muito louco.
Não acho que se as micro expressões fossem reais daria pra tirar todas essa conclusões sobre o ser humano não ser diverso. Mas vou esperar pra ver o que o cara do Metáforando fala. Principalmente sobre esse teste que pareceu mostrar que o pessoal treinado não acerta.
Finalmente alguém desmascarando isso!!! Tô aplaudindo com os pés e as mãos! Isso sempre foi cascata! E mais: usado de forma política pra enganar as pessoas!
É refrescante ouvir a Bibi. E quanto ao final, eu, como autista, concordo. Não é uma doença. Por mais amargo que eu seja com relação à isso, não vou ser injusto. Sou amargo, pois cresci com pessoas apontando o dedo quanto as minhas diferenças. Falando em como eu deveria ter sido ensinado desde criança a ter criado uma "máscara social" para ter me encaixado melhor em uma sociedade voltada para neurotípicos. Recebi meu diagnóstico tarde, e realmente tem sido complicado. Pessoas deveriam ouvir mais os próprios autistas do que as mães de autistas. Ouvir autistas fora de muitos estereótipos criados pela mídia. É um assunto delicado para mim. Enfim, ótimo vídeo.
Eu tô começando a ter ansiedade só de pensar que um dia posso sair pra um encontro e a pessoa começar a aplicar alguma pseudociência DURANTE o encontro. Já aconteceu com um amigo meu. Ele chamou o boy só pra um lance casual e o indivíduo começou a falar sobre aquelas palhaçadas quânticas. Agora tem mais essa técnica se tornando popular. Sinceramente, medo.
Poxa, eu sentia que os vídeos do cara lá eram tendenciosos, várias vezes sentia o cara forçando uma hipótese. Agora posso achar o cara babaca em paz. Muito obrigado 🖤✨
Eu achava que metaforamdo era pseudociência, aí ele foi no Serjão e meteu um magazord de falácia da autoridade (vai refutar Darwin?), aí eu tive certeza.
Verdade. Além disso, Darwin, apesar de genial, estava errado em MUITA coisa, tanto por ter feito conclusões erradas, tanto por na época não ter tido informações que pudessem tê-lo feito chegar às conclusões corretas. Mas o fato é que tudo deve ser questionado o tempo inteiro, não existe ser humano absoluto.
@@MiguelitoPlanet Exatamente. Ele fazia oq era ciência na época, hj a ciência está totalmente diferente, mas Darwin segue na história. Existe uma grande diferença entre errar chutando uma resposta e "errar" aplicando o método científico.
AMOOOOOOOOOOOOOOO , Ricardo ventura e metaforando tretando pra ver quem è oo melhor e mais preparado em linguagem silenciosa e chega vc e vraaaaaaaaa mostra para os 2 que ciencia é outra coisa!!!! PARABENS!!!! lindo il video e super importante!!!! por mais pessoas assim no mundo!!!
Falei no começo do vídeo e vou REPETIR, pq tem gente falando BESTEIRA. O primeiro vídeo NÃO FOI DERRUBADO POR UM GRUPO DE PESSOAS. O vídeo possuía UM PRINT de um site com direitos autorais (nem sabia que não podia usar um print de um conteúdo público). O DONO DO SITE PEDIU PRO TH-cam REMOVER O VÍDEO! Eu estava no Brasil me operando e não consegui pedir meu contraponto no tempo determinado. Decidi então gravar outro vídeo. Inclusive o roteiro do vídeo 1 é basicamente o roteiro do vídeo 2 com algumas informações novas.
Bibi o que você acha sobre a realidade simulada? O jovem nerd tem um podcast sobre isso, as vezes eu penso se essa nossa realidade, pode ser uma gigantesca realidade simulada.
@@lola.lola11.11 🤣🤣🤣 eu tô rindo é desse teu adjetivo 🤣🤣🤣🤣
Faz um vídeo sobre a Ética Argumentativa. O pessoal afirma que é uma verdade absoluta.
Quando você vem para o Brasil? gostaria muito de ver você no podcast do ciência sem fim
Pra bom entendedor meia palavra basta.
O cara manda censurar 3 videos desmascarando ele, geral quer ver os videos e resultado, o algoritmo recomenda outros vídeos desmascarando ele, ah doce ironia da tecnologia.
caso você queira ver os vídeos do Santineli, é só colocar uma vpn. O vídeos foram bloqueados só aqui no Brasil
@@lucasferreiraguerini389 eu vi, colocaram no telegram, fizeram um canal com os videos e vi o que ele publicou domingo.
Sim!!! Foi assim que conheci esse canal é alguns outros uns meses atrás.😂
@@tradutorajuliana O tiago apagou os vídeos porque não quer pagar processo. Assim como ninguém não quer. Agora, se ele estivesse mentindo, não teria tantos cientistas concordando com ele e principalmente, reforçando o ponto dele em VÍDEOS ANTIGOS.
@@tradutorajuliana que medo garota, ele ameaçou ele com processo, se ele não fizesse ele teria que pagar por isso, ele falou a msm coisa que ela, quem tá mentindo de toda essa situação é o metaforando
Conhecendo seu canal em fev/23 por causa da treta santineli x metafo..., muito bom, bibi
ja tinha visto voltei ver hoje só pra revisar
É o efeito Streisand
Eu achei incrível que o metaforando queria tanto abafar sobre o fato de ser pseudo ciencia que no fim só deu mais luz ao assunto
eu também. :)
Eu tb, vim por causa do Mestre! >^.^
Sou africano de Angola, mas "ocidentalizado". Vivi fora, cresci vendo TVs ocidentais, mas andei pelos interiores de Angola e, só por isso, nunca me permiti terminar uma análise do Metaforando por achar "loucura" e prepotência. Convivo com "mil" culturas desligadas do Ocidente ao longo da vida e a experiência desmente o Victor. Claro, nunca contestei pq sou apenas linguista sem autoridade para contra-argumentar. Hoje muitos desvendam as inverdades do canal Metaforando.
"apenas linguista", não, meninooo!
Cara. Realmente. Sua profissão é forte. Se orgulhe dela! Você não é apenas um linguista. Você é um linguista!
@Mariana e @Delirium, obrigado por vossas palavras, que muito me agradam. Quando disse "apenas", quis dizer que, por ser linguista, e não perceber nada de Psicologia, Psicanálise, Teorias de Microexpressões, limitadíssimo, entendo que nada tenho a dizer baseado na teoria com vista a rebater as proposições do Victor.
Amigo, se eu n me engano o Paul Ekman fez mt dos seus estudos com tribos na Africa que n tiveram influência da cultura ocidental.
@@oL0B0 ele fez, mas foram estudos muiiiito fracos, com método muito ruim, e que utiliza de base as expressões ocidentais
Conheci o canal por causa da treta entre o Santineli e Metaforando, valeu o conteúdo, me certifiquei com explicações embasadas que estou correta em apoiar o Mestre. Gratidão Bibi! Mais uma inscrita!
Bem vinda!
Viva o mestre!
Mds eu tmb kkkkkkkkkk. Amei o canal ela e vim através do mestre Tiago 😂 kkk
Eu tb!!!! 😁
Parabéns pelo trabalho! Sou psicólogo e meu TCC foi focado na proposta da "universalidade" das expressões faciais. Na época eu achei o tema incrível, mas mesmo enquanto estava mergulhado neste mundo achava a parte das micro expressões uma especulação extremamente forçada e PERIGOSA, dada a sua capacidade de imputar intenções e sentimentos em alguém e utilizar de "ciência" para desbancar a negação do avaliado.
Obrigado por trazer luz a essa "loucuragem" onde vemos gente pagando de leitor de mentes e pior, ganhando dinheiro em cima dessa falácia.
Continue com o bom trabalho! Abraços!
Seria possível disponibilizar seu TCC Júlio?
Também tenho interesse no TCC!
Vejam só quem encontrei por aqui! Hahah abraço Júlio e pessoal do SV!
Opa! Vc por aqui!
Mano, não é possível, do nada o Julio ta aqui ashuahsuhuashu
Tiago Santineli reagiu ao seu vídeo no canal dele e nos pediu pra vir aqui! Obrigada por falar de ciência real e comprovada e nos ensinar que as micro expressões faciais são uma ciência fraca e LIXO
HUER DUERRR CIENCIA MEOOOO vocês inteligentinhos conseguem ser mais insuportaveis que esses idiotas tipo metaforando e redpillers, fico imaginando como deve ser um inferno racionalizar e achar que sabe tudo 24h, não deve nem fazer um s3x0 porque deve ter pesquisas cientificas dizendo que o orgasmo é uma farsa que o cérebro produz e blá blá blá
Tbm vi causa dele
Vim também pelo mesmo motivo, pois sou um lixo obediente. Já curti, comentei, me inscrevi e agora socializando com camaradas.
Tbm vim pelo Tiago uhulll adoro os vídeos dele tmj 😅
No Brasil todo mundo que fala de forma convincente vira ídolo e o que ele diz passa ser uma verdade absoluta
siiiiim, fico chocada como as pessoas se convencem facil (ja ouviu falar da bel pesce? rs)
Sim. Quando a pessoa é bonita, aparentemente bem de vida (supostamente "bem sucedida") paga de especialista e fala com propriedade, bingo! Uma quantidade enorme de pessoas passam a pagar pau sem questionar.
Depende quem fala, existe é muito preconceito no Brasil, só ver tipo padrão de quem influencia pessoas
@@chimerarj Pior que eu era assim a uns anos atrás.
Não é só no Brasil não 🥴
Bibi, eu acho, inclusive, que esse método exclui pessoas neurodivergentes, pois nem sempre conseguimos fazer expressões faciais de acordo com o que estamos pensando ou sentindo. Muita gente já veio me falar assim “pensei que você tava com raiva”, “pensei que você não gostava de mim”, quando na minha cabeça eu estava com a expressão totalmente diferente. Já a questão de olhar nos olhos tbm pode ser bem difícil para neurodiversos e não significa que estamos mentindo ou não somos confiáveis.
Pensei muito sobre isso tbm. Imagine esses charlatões "analisando" uma pessoa neurodivergente ?
Sempre pensei isso até antes dessa treta toda quando eu via os vídeos do Vitor por aí...
Perfeita colocação!
Eu gostava do Metaforando e passei até a estudar, mas comecei a utilizar a técnica em mim e ia percebendo que nem sempre minhas microexpressoes sinalizavam a verdade que eu estava sentindo. Foi aí que pesquisei e percebi que é bem furada, infelizmente. Gostaria muito que fosse real, assim ficaria bem fácil pra gente detectar mentiras 😅
Eu sou autista nível 1 (q chamavam antes de síndrome de asperger), tenho um certo nível de alexitimia, dificuldade de entender algumas expressões e dificuldade de expressar algumas expressões. Por muitas vezes interpretaram mal algumas expressões minhas.
@@nataliagrazielacaldeira8504 O mesmo aqui Natalia. Até interpreto bem expressões em terceiros, ou em filmes por exemplo, quando eu entro na jogada, é difícil interpretar expressões e falas indiretas, e ser interpretado.
@@nataliagrazielacaldeira8504 Nossa, tenho suspeição de autismo e tenho certa dificuldade em entender expressões, vou pesquisar sobre alexitimia. Grata.
Tenho personalidade esquizotípica, e geralmente não sei me expressar naturalmente, então fica parecendo falso ou forçado. Imagina criar um padrão de micro expressões, sendo que cada um se expressa de formas diferentes. 🤔
@@nataliagrazielacaldeira8504 EU TB!! Os autistas nem sempre usam as expressões padrões, quando eu to triste eu espremo as sobrancelhas sem querer dai tenho q lembrar q é pra erguer e franzir pra fazer cara de triste (ai gnt é mt confuso)
Vi esse vídeo quando saiu e achei ótimo! Fiquei chocada como acreditava nos vídeos do Metaforando na época. Acho que a Bibi foi a primeira a desmascarar essa história de micro expressões faciais. Parabéns, garota! Você faz um trabalho de investigação super necessário!
Passando pra reforçar meu entendimento depois que o Metaforando derrubou os vídeos do Tiago Santinelli.
Obrigada pela divulgação Dra.
Eu vi uns vídeos do Tiago e esse vídeo da Bibi apareceu, kkkkkk!
A Bibi deu a letra e conseguiu sair ilesa sem receber nenhuma intimação da justiça kkkkkkkkkk
Perfeito
@@IceNoBlood ela não fala o nome do imbecil. E tudo é baseado em ciência, pra que ele ia se meter com ela?
@@mourafilho7402O Metaforando é um mentiroso, graças a Deus o Tiago Santinelli expôs essa salafrário
Falei no primeiro vídeo e vou falar nesse: Sempre fiquei impressionado com o poder e a autoridade que o público dava pro sujeito que fazia esses vídeos analisando os outros. Eu ficava tipo "mano, olha a autoridade que esse cara tem. Se ele falar pra todo mundo que fulano de tal está mentindo, todo mundo vai acreditar e ninguém vai questionar nada." Achava isso perigoso e sempre desconfiei. Que bom que alguém apareceu pra desmistificar isso.
a maioria das "metaforadas" são mulheres, já reparou?
@@lrsslrsslarissa até a própria mulher ele já analisou pra saber se ela gostava dele mesmo. imagina se pega a menina num dia ruim e a coitada roda no relacionamento kkk
tem o metaforando e o " nao minta pra mim" O nao minta para mim chega a ser pior, quando a analisada é mulher já sei que ele vai descer a lenha e vai ficar do lado do abusador. Ex: desceu a lenha na Mari Ferrer.
@@marcelodonega9189 o "não minta pra mim" chega a ser demais. Mas estou percebendo que cada vez mais tem pessoas percebendo que ele faz a análise a partir da visão ideológica dele.
@@marcelodonega9189 o André Aranha foi absolvido nesse caso. O julgamento foi errado? Não sei, mas pode ter sido. Mas a gente precisa acreditar em alguém e eu escolho a justiça, que tem provas e indícios sobre o que aconteceu. Ou você prefere acreditar em comentaristas de yt e twitter?
Lembrando que um vez um ex-namorado ficava analisando minhas expressões e me acusava de estar mentindo ou de esconder alguma coisa pq ele aprendeu em algum lugar que o comportamento que eu estava tendo era de alguem mentindo, mas na verdade eu só estava com medo dele.
Mas eu não acredito que ele seja uma vítima dessa pseudociência, só veio bem a calhar para um manipulador.
mdss passei pela mesma coisa o boy ficava me metaforando toda hora
Isso é complicado, o assunto é interessante e até que funciona, mas não é pq vc viu alguns videos que vc já está pronto para analisar qualquer pessoa, carece de um estudo intensivo e nem é sempre que funciona, mas isso é bem complicado
Rsrs, eu já tive até uma cvs c minha psicóloga sobre isso, pq de forma corriqueira alguns colegas me analisam de forma totalmente diferente do q meus sentimentos reais... Nada negativo ou positivo, mas eu achava meio engraçado ou constrangedor, a depender do caso.
@@ketleybially4249 Passei por essa pataquada também. Eu não podia olhar pro lado que ele já começava a me metaforar e sempre tirava a mesma conclusão: eu não gostava dele verdadeiramente. Tempos difíceis, meus queridos
Isso já aconteceu comigo. Uma ex ficava me metaforando e sempre achava que eu tava pegando alguma mulher na rua.
Jamais fiz isso, todas as vezes eu fui pego.
Sempre me incomodou os canais que abordam esse tema, eu bem tentei, mas nunca senti firmeza nem na técnica e menos em seus divulgadores. Acho que é a 1a bolha grande que o Física é Afins vai bater de frente!
Acho que a primeira grande foi constelação familiar
Aaaaaa tou anciosa pra ver ela falar sobre finalmente 😁😁😁
eu achei que só eu achava isso também, nunca gostei desses canais
@@clecioribeiro8256 que horror! Tomara que não chegue no Brasil porque se chegar vai ter vagabundo de braços abertos pra receber e passar adiante.
@@deusdomal4259 realmente. Mas CF não tem exércitos de fanboys adolescentes com tempo livre tanto quanto os metaforando da vida.
O cara do Metaforando indo te entregar um panetone kkkkk
Amei os esclarecimentos
Kkkkkkkkkk
Bibi fiz meu mestrado no japão e daria um vídeo inteiro só sobre as diferenças de expressões entre japoneses e ocidentais pra jogar por terra tudo que essa ex-ciência fala.
Poxa, se puder compartilhar alguma coisa aqui conosco, eu agradeceria. Não é minha área de estudo mas geralmente leio sobre ou observo também essas diferenças.
Muito verdade isso! Eu consigo ver diferenças na forma de expressão pela atuação nas novelas.
@@1Chicretis nos doramas da Coreia tb kkkkk
Você pode dar alguns exemplos?
Nossa, Bibi. Sou treinadora de vendas, tenho crise de ansiedade e a primeira vez que estudei linguagem corporal me deparei com as Microexpressões. Tomei aquilo tanto como verdade que minha vida enlouqueceu, porque eu estava constantemente analisando as pessoas buscando por aprovação, carinho, verdade. Com terapia, abandonei um pouco o hábito, mas hoje me sinto ainda mais LIBERTA dessa pseudociência.
Deixa de ser BURRA, MULHER! Porra, como você caem nisso tão fácil? Nem pra pesquisar por cinco minutos? Eu tô decepcionado com todo mundo! Cacete, pseudociência é a porra da terra plana, pseudociência são os coaching de horóscopo, pseudociência é o sensacionalista que fala que franzir as sombrncelhas significa carência e dá coaching desse lixo por meses, o estudo das microexpressões real É CIÊNCIA >>>SIM
Esta liberta da busca de a aprovação externa? Do carinho e da verdade? Usar tecnicas em benefício próprio em outras pessoas, não é terapêutico e revelam problemas pessoas graves.
Não culpe as terapias, se culpe e busque solução.
Nem os autores das Microexpressões apoiam sair por ai analisando pessoas buscando aprovação. Ser ciência ou não não tem nada haver com usar de forma deturpada essas ferramentas. A ferramenta não te prendeu, você se prendeu com seus complexos e projetou a responsabilidade em cima da ferramenta, por isso não existe se "libertar" da "pseudociência".
você não se libertou da "pseudociência", se libertou da sua insegurança e tentativa de controlar tudo
Esse "treinamento" é empurrado goela abaixo de muitos vendedores, sinto muito por você! Espero que fique bem ( e ignora os comentários daqui, eles ainda não perceberam a furada que se meteram ao acreditar em micro expressões faciais e acham mais fácil atacar quem já se libertou. Típico)
Gosto da Bibi pq ela fala mesmo, não tem rabo preso. Mulher corajosa.
@@bakunindometal5818 nunca vi nada racista e homofóbico lá.
Poderia me falar qual vídeo?
Eu não costumo assistir vídeos dele, já vi alguns mas não dou um fã.
Eu só vi ele falar e afirmar que é uma ciência mesmo.
@@farlon7453 acredito que a pessoa acima quis dizer dos seguidores do canal e não do dono
@@dri622 comportamento de seita tem em vários nichos.
Povo de internet gosta de ser hater pra se sentir superior.
@Fæ ele é bolsonarista, só parece boa gente. Mas é elitista, e todos os "ista" que esse povo top pode ser. E também é chegado em validar pseudo ciência. Um negacionista como qualquer outro.
@@bakunindometal5818 isso é em qualquer canal ou na vida mesmo meu querido, sempre vai ter gente tóxica e imbecil. Ou seja, só vc virá a cabeça, e vc vai ver Ou conhecer seja pessoalmente ou pela Internet mesmo.
O engajamento do vídeo lá em cima agora kkkkk muito bom achar um vídeo relacionado ao assunto com mais profundidade, muito obrigada, esse vídeo é essencial ❤ (e obrigada Santineli também por comprar essa briga contra pseudociência)
Gente, esse vídeo foi um belo tapa na minha cara. Eu acreditava mesmo que essa área era uma ciência, nunca tinha questionado a credibilidade disso por ter uma literatura aparentemente bem desenvolvida ao olhar leigo. Sinal de que não dá pra confiar em nada nem em ninguém, temos que estar sempre atentos. Obrigado pelo vídeo, Bibi!
Eu também achei que era cientifico.🤭
Tbm achava que era cientifico
Eu também, estou em choque como podemos ser facilmente manipuláveis
De mais né mano. A questão q eu pensava era a existência de artigos científico na área, e por isso mesmo sem lê-los eu já concluía q era uma ciência validada
A regra é clara, se não tá na revista Nature, NÃO É verdade, portanto não existe.
Vim aqui depois de assistir o react do Mestre só pra contribuir como uma formiguinha no enviesamento do algoritmo, e ele eventualmente passe a mandar mais gente pra cá kkkkkkkkkkkkk
Aquele que um dia metaforou acaba de ser metaforado.
Parabéns Bibi por ter comprado essa "briga", eu não aguentava mais ver esse assunto tratado como ciencia.
amei!
Oq me preocupa, é ver canais como metaforando e não minta pra mim prosperando muito mais que canais como o da Bibi que ensinam ciência de verdade. O deboche dela ainda vem de brinde! 😂
Fora as passadas de pano que o "não minta pra mim" da em coisas q sinceramente, são absurdas
@@aseitaquedoimenos_tcsim, vey. É sem noção
O maior canal do Brasil é o KondZilla você se preocupa mais com o que ? 🤣🤣🤣🤣🤣
@@lucasdasilva1999x imagina ser assim da cabeça
@@samydellan8968 né, a pessoa se preocupando se o Metaforando e não minta pra mim próspera mais ou menos que o da Bibi
Bibi agora precisa analisar se há validade científica do famoso "Teste de Rorschach". Quem se interessa dá like aí!
Nunca houve validade nele! Mas é amplamente aplicado e aceito, não sei porquê.
Eu não sou a Bibi mas estudo muito tempo sobre Hemann Roscharch,
o Teste de Roscharch hoje em dia não existe mais (o original), infelizmente Ermann morreu antes de explicar a teória por trás do teste, a partir dai o teste foi dividido e cada um usou da forma que quis já usaram o teste em slides, de forma individual e coletiva já transformaram em um método quantitativo usando computadores até mudaram as pranchas já que foi provado que as coloridas não causavam o efeito que o Roscharch achava, eu acredito que o teste nunca foi científico porque Roscharch morreu antes de explicar e publicar o seu segundo livro a ciências morreu com ele, apesar de o teste ter uma boa precisão em alguns casos já foi testado em tribos isoladas e em nazistas mas tem mais falhas do que acerto, teve um caso em que uma criança foi deixada com o pai por conta que o teste deu que a mãe era egoísta e descontrolada (um resultado completamente errado) e a criança que ficou com o pai foi abusada pelo pai, que tinha passado no teste.
@@clarim.5949 Pois é, isso me dá tanta raiva... ! A primeira vez que eu vi como ele funcionava eu fiquei muito incrédulo! Como a minha percepção de um padrão simétrico (geralmente macabro) vai dizer algo específico sobre minha relação com meu pai ou algo assim? Me lembrou tarot.
Eu sempre vejo cabeças de insetos nas manchas, devo me preocupar? Kkkkkkk
O teste me lembra muito o que jung fala que se observar qualquer coisa por muito tempo alguns aspectos do subconsciente vão aparecer.
Desde que isso se popularizou no TH-cam eu sempre tive o pé atrás...Onde quer que tenha alguém cheio de certezas, precisamos responder cheios de dúvidas
Isso é uma certeza?
Edit:
Gente quando eu falo tribunal, me refiro ao sistema judiciário de forma geral. A Bibi tem vídeos sobre o assunto até.
"ah mas nos EUA, eles usam isso no tribunal"
Gente nós usamos constelaçoes no tribunal. Algo ser usado em tribunal não quer dizer q seja válido kkkkk
Constelações? Como assim?
@@Angel-vt8fd constelações familiares estão sendo usadas nos tribunais brasileiros
Isso me lembrou a vez em que Chico Xavier fez uma carta psicografada pela vitima e o réu foi absolvido (1979) passou ate na TV isso.
@@monikesiqueirabaylao quando isso? Isso é preocupante
@@nandofvl que??
Não sei qual dos dois canais grandes é pior: o que debocha da ciência e diz que nem tudo precisa estar escrito em artigo e faz análise dos políticos que gosta falando só coisas lindas de forma tendenciosa ou o que começa os vídeos dizendo que aquilo é uma análise científica e que isso não o torna o dono da verdade. Obrigada pelo conteúdo, Bibi 💓
Perfeito seu comentário. Não dá pra saber qual dos dois é pior!
Os três são ruins
Um é o metaforando e qual é o outro?
@@papm222 não minta pra mim! Comecei achar ele estranho quando abri os olhos para o quanto ele era machista! E o metachorando desde sempre nunca gostei! Mas minha mãe amava, então tive que mostrar vídeos refutando.
@@giorgianascimento1927 é sério, eu realmente não sei quem é rs
já estou prevendo o canal metaforando analisando a Bibi nesse vídeo, preparem a pipoca , meus amigos KKKKK
Mas falando sério, esse tema é mais ficção do que realidade, é bom assistir uma série como Lie To Me mas na realidade isso é outra coisa, quantas vezes eu fui passada de arrogante ou ter uma expressão de raiva mas por dentro eu estava pensando em coisas boas? centenas de vezes, ao ponto da galera fazer massagem nas minhas têmporas.
mano isso ia ser a saga KKKKKKKKKKK
Nossa Gabriella, vc falou TUDO!!! já perdi as contas de quantas vezes me falaram que eu tava braba e na verdade eu tava sussa, pensando em coisas legais, ou apenas concentrada no meu trabalho mesmo.
No meu caso eu já fui lida como alguém que tava com raiva quando na verdade o meu cérebro deligou, tava era boiando mesmo
Eu tbm já percebi que fico com cara de brava quando na verdade estou moscando, ou viajando. É algo natural
Realmente, só questão de tempo até esse canal sofrer incursões, ondas de bombardeamento de avaliação(famoso dislike em massa), bibi sai do campo do debunking e acaba de entrar em treta de youtuber
Ultimamente estava estudando um pouco de sociologia e cultura, nesse período tive de ler o livro "Cultura, um conceito antropologico". Nesse livro tem uma parte em que o autor fala como comportamentos que, teoricamente, deveriam ser naturais (iguais a todos os seres humanos), são, na realidade, diferentes entre as diversas culturas. Entre esses comportamentos, ele cita o riso com mais ênfase, onde ele fala o seguinte:
"A primeira vez que vimos um índio Kaapor rir foi um
motivo de susto. A emissão sonora, profundamente alta, assemelhava-se a imaginários gritos de guerra e a expressão
facial em nada se assemelhava com aquilo que estávamos
acostumados a ver."
Nesse momento, eu percebi que esse papo de "micro expressões" estava longe de ser uma ciência universal e confiável. Pois ora, se cada cultura ri e se expressa de forma diferente, logo eu teria de estudar todas as expressões de todas as diferentes culturas para poder aplicar de maneira precisa? Além disso, seria necessário englobar um aspecto ainda mais micro do que a própria cultura, também seria necessário englobar as especificidades de cada indivíduo, fazendo com que esse método fosse ainda mais impreciso.
Isso ficou em minha mente até agora e, com o seu vídeo, percebi que tem argumentos e estudos ainda mais bem fundamentados sobre o assunto. Gostei muito, mais um inscrito
Verdade, até mesmo certas características individuais são meio complicadas, já vi o Vitor ou o outro lá falando em coçar o nariz que é nervosismo, ou algum significado, eu coço muito meu nariz e outros locais do meu corpo porque sou alérgica, tenho rinite, então não posso me coçar porque alguém vai atribuir isso a uma emoção? Onde fica o fator fisiológico do meu organismo??
@@zoeassi7976 haha isso me lembra que eles dizem que passar a mão no cabelo é sinal de interesse ou algo assim.
As vezes meu cabelo tá macio e eu quero mexer nele, e as vezes o corte da pessoa faz o cabelo ficar o tempo todo caindo no rosto e isso incomoda... Muita viagem.
@@ender5892 Sim, será que custa pensar numa coisa mais simples como rinites, cabelo caindo no olho, ciscos, que são as causas mais comuns de uma pessoa sair coçando olhos e nariz, e até mesmo orelhas. Mas não, a causa nunca é interpretada como nenhuma dessas hipóteses.
@@zoeassi7976 Não sei quanto ao Ricardo, por que esse eu me recuso a dar atenção, mas o Vitor menciona várias vezes que é importante analisar o contexto também. Eu também questiono a veracidade disso tudo, mas acho que é bom prestar atenção no que a pessoa diz antes de montar um argumento.
E tem o "não minta pra mim" que além de tudo, criou um método de ler micro expressões em cima do original que já era um barco furado. Ou seja, é a pseudo ciência da pseudo ciência.
É um bolo de pseudo ciência com recheio de charlatanismo
o das "pistas oculares"? Ela podia fazer um video sobre isso tbm...
O não minta pra mim é extremamente misógino, não gosto nem de olhar pra aquele cara
Aquele é o pior!!!! Nunca me convenceu de nada, sempre odiei.
@@danielgodoi45 Tá, e os artigos científicos dele?
Eu lembro quando ele foi convidado ao programa do Danilo Gentili pra "desmentir" a Mari Ferrer. Nojo dessas pessoas
Me lembra o caso de L Ron Hubbard, que era escritor de ficção científica e percebeu que dava pra fazer dinheiro com religião, aí inventou a cientologia.
Prefiro a Unitologia
Sabe o que é foda Bibi. Eu trabalho em uma multinacional e os caras gastam horrores pra dar curso dessas pseudociências aí pra gente, na esperança de que isso nos ajuda a vender. E quem não se adequa aos preceitos desses coachs e suas pseudociências, já são tachados negativamente dentro da empresa, chegando a ser penalizados por duvidarem disso, mesmo que a pseudociência não se mostre efetiva na performance de vendas da própria empresa. É uma loucura!
Tem empresa fazendo mapa astral, então qualquer coisa se espera deles hj em dia
Metaforando é o inicio da esquizofrenia.
Nós, vendedores somos as presas favoritas das pseudoquanticas, agora tenho q ter palestras de pnl pela empresa pra ajudar a vender, e fazer micro expressões de quem tá feliz
Compartilha em anônimo ou de alguma forma esse vídeo da Bibi no seu grupo de trabalho, hahaha talvez cause um incômodo ou algo assim, vai saber
@@nath6374 vontade eu tinha era de colocar o vídeo de pnl da Bibi aí sim, ia ser o fim, pra mim é claro 😆😆😆
O AUGE é o Vitor e o metaforando chamando o outro de fazer pseudociência e julgando o seu método mais correto e vem a Bibi e mostra que os DOIS SÃO PSEUDOCIÊNCIA KKKKK
Sim kkkkk
Quando eu vi, achei estranho também kkkk
Eu comecei a ver os vídeos dessa youtuber logo após ela afirmar que Einstein usa o termo Deus referindo-se as leis da física, e vou te dizer uma coisa:
ela não tem phD em epistemologia;
logo, ela não é capaz de apontar o que é ou não é pseudociência.
Complementando, odeio agir como hater, mas respeito algumas "pseudociências", "como a do Vitor", que tem sua função social, por exemplo, na investigação de casos de pedofilia.
@@raphaelbaptistiolli Perfeito comentário amigo . Perfeito !
@@raphaelbaptistiolli investigação bem bosta essa em kkkkk baseado em pseudociência .
Sou psicóloga há 10 anos, aprendi sobre as expressões de Paul Ekman na faculdade. Lembro que, na época, já havia uma discussão sobre a confiabilidade daquilo, visto que aquelas fotos das expressões eram bem antigas, e precisariam ser revistas. Porém, conheço pesquisadores que usam essas expressões até hoje para pesquisar a percepção de reações sob efeito de substâncias, por exemplo. Como não entendia muito dessa área específica, não me liguei.
Oii, vim pelo Tiago. Obrigada por esse vídeo maravilhoso e mega informativo ❤️ cuidado se chegar um panetone na sua casa, não aceite
😂😂😂😂😂🤣
Bibi entrando em uma área perigosa já q esse tema é favoritinho do TH-cam, lenda q fala as verdades sem medo de comunidade. O terror da pseudociência
O Ricardo Ventura fez um vídeo sobre uma mulher da política a qual ele não gosta, insinuando que ela tinha expressão de psicopata...e nos comentários as pessoas tudo dizendo: "Ah então ela é psicopata!"
Depois ele avaliou um político que ele gosta e só disse coisas boas... sendo que o tal político é na verdade mentiroso contumaz e corrupto.
E todos os políticos que ele gosta ele só fala coisas boas enquanto os que ele não gosta ele só "detecta" coisas ruins,.
Aí percebi que esse negócio pode ser usado pra manipular opinião sobre as pessoas.
@@marisac4379 Por isso que eu acho interessante a conduta do Vitor Metaforando que sempre analisa ambos lados sem usar opinião própria (analisou Haddad e Bolsonaro igualmente) e também, deixa claro que não é um estudo exato. Apesar de existirem alguns charlatões por aí.
Ricardo ventura é insuportável e não me passa credibilidade.
@@millennialcansada Para mim também amiga, o Vitor me passa bem mais, além de deixar explícito que nada que ele diz sobre alguém é 100% certo
@kgodoybDifícil, asiático é meio parecido. Rola até uma história que ele morreu e foi substituído por um sósia.
O foda do metaforando ser tão conhecido e aplaudido por uma comunidade inteira é que ele consegue influenciar qualquer opinião no público dele através dos videos de análise que ele faz de umas pessoas, incluindo até políticos. Comecei a achar banal e estranho quando ele fez disso um entretenimento, pegava casos que estavam tendo uma repercussão grande (tipo Luísa Sonza e Whindersson, sei lá, um exemplo) e fazia essas análises e automaticamente a galera mudava todo o discurso e passava a defender ou odiar a pessoa em questão analisada. Perigoso pra caralho e até desonesto, se transformar ciência em futilidade é perigoso, imagina uma pseudociencia...
Ricardo ventura faz o mesmo
@@nathaliacomh. Acho ele um pouco mais intenso q o metaforando... O q vc acha?
@@syalves603 Não perguntou pra mim...mas vou dizer o q eu acho.
O não minta pra mim ( Ricardo Ventura ) Mente pra todos.... até vi o currículo acadêmico dele em um outro canal, no site dele tem Faculdade de Administração de Empresas.... Como o cara com essa graduação e Cursos de extensão em Hipnose... Se autodenomina Cientista Comportamental?
@@diariodeumdeprimido Fale mais.... 👀
@@syalves603 Ricardo Ventura não é cientista, pois um cientista precisa fazer ciência... Escrever um artigo, provar sua tese e ser reconhecido como tal. Eu não posso sair me autodenominando Advogada sem ser, ou médica só pq fiz um curso e prestei primeiros socorros..
Em seu site ( site do Ricardo ), ali mostra sua graduação. Ele fez faculdade de Administração de Empresas e Cursos de Hipnose e PNL, ambos os cursos são considerados Pseudo Ciência. O protocolo dele, ele msmo quem inventou... Se funciona ele precisa provar e validar isso... Como todo cientista faz, pra depois se denominar como tal.
Eu vejo suas análises e gosto dos comentários de " Vida q ele faz "... Pra mim são válidas essas observações... Aquilo de Lingua pra fora, jogada de ombro... Eu descarto tudo.
Recentemente tive aula sobre as micro expressões e detecção de mentiras... eu cumpri a matéria , descrente total na teoria, li todos os achismos sugeridos. Tenho o livro do Darwin sobre a expressão das emoções nos homens e nos animais. Me alivia muito saber que outras pessoas questionam como eu. Saio neste momento da condição de “ chata” diante das teorias duvidosas para “ empiricamente sóbria “. Muito Mara esse vídeo!!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 🙏🏻
Defecação?🤔
@@mariaall1069 erro do corretor, digitei pelo celular, leia-se “ detecção “.👍🏻 mas foi tanta baboseira que vi na aula que “ defecação “ em nada mudaria o resultado.🤣
Esse livro do Darwin é interessante?
Esse título de chatice por acabar com a alegria de dizer que papai noel não existe, eu compartilho. É foda trabalhar com adulto que, apesar de formado, insiste em pseudociências furadas como principal método de tratamento.
Vitor é tão genial que ele manda o cara mentir pra falar que ele tá mentindo. STONKS!
A Bibi é uma bandeira contra a pseudociência no Brasil! Uma jovem doutora em física de partículas respeitada e luta quase que sozinha contra os (as) charlatões enganadoras!!!!
Finalmente alguém vai falar sobre isso, ansioso!
tem um cara aqui no YT que vive refutando o Victor, Frank Jaava, é um psicólogo ou psiquiatra se não me engano. Mas o canal dele tá pequeno e é difícil de achar. Enquanto isso, metaforando tá gigante, indo em todos podcasts, e sendo recebido inclusive por canais de ciencia, triste isso
@@andrefig822 Não sei se é o mesmo mas eu conheço o Frank Jaava que fez dois videos a respeito dele já a algum tempo. O canal dele tem 30k de inscritos.
@@vtr.r aham, infelizmente o alcance do frank jaava é uma fração do metaforando :/
@@andrefig822 o Metaforando vende uma fantasia. Toda a imagem visual do canal, do cenário à iluminação ao figurino, é montada pra passar a impressão que o Vitor desenvolveu alguma habilidade especial.
Um canal que quebra essa fantasia dificilmente vai ter o mesmo alcance
Eu sou da área de linguística sempre questionava essa "ciência", no ponto de vista que o signo e o significado que as microexpressões tem pra cada contexto é muito subjetivo, toda a bagagem socio e cultural de cada um é diferente, se as pessoas produzem sons de forma diferente, imagina quando se expressam
Colega, tb sou linguista, angolano, estudei em Lisboa, mas vivo e convivo com muitas culturas (em razão de trabalho) com ligações ou sem ligações ao mundo ocidentalizado, o que eu posso inferir é que não tem como haver um padrão de microexpressões para cada emoção manifestada. Tenho notado que até são mais individuais que generalizada, embora possa haver similaridades "casuais". Mas o Metaforando vem com uma nomenclatura bonita e em inglês, aí nem adiante rebater uma "ciência" chique.
bravo
abraço de Angola.
Pra mim, pior que Microexpressões só não são piores que PNL… é um professor da faculdade tentando empurrar essa porcaria
@@gramatificanteconsultoriae8540 Interessante. Também estudo linguística, e semiótica as linhas principais me parecem mais partirem de pontos diferentes do que se contradizerem, principalmente porque os usos dados também são diferentes e ainda há muito o que se estudar.
Ao estudar expressões faciais e culturais dei de cara com muita coisa interessante e outras que nitidamente tinham só suposições vestidas de verdade. Não consigo jogar todo todo material sobre expressões faciais estudado fora pois vi algumas coisas que de fato me parecem ser críveis, mas outras que realmente são bobagem são fáceis de deixar de lado (sobre as microexpressões acredito que sejam mais espasmos ou incômodos do que pulsos emocinais etc).
Gostaria de saber , pois fiquei curioso na sua experiência com vários culturas, tendo em mente que sim o psiológico, assim como o cultural (por convenção), assim como a situação (por exemplo stress muda comportamento emocional), ou intenção (fingimento por varios motivos), levando tudo isso em consideração, a afirmação da existências expressões universais que surgem dos impulsos emocionais bases podem ser possíveis de se observar em alguma medida mínima?
Por exemplo, o impulso do medo ou raiva, podem ser expressos pela face e pelo corpo minimamente de formas semelhantes em alguns aspectos ou podem ser totalmente diferentes? Se se diferentes, são totalmente diferentes em origem química desses de cultura pra cultura, ou o fator social convencional teria um limite de influência em impulsos químicos? (por exemplo o nojo que tem uma base em mecanismo gastrointestinal que me parece ser bem crível, poderia ser parte base para emoções como aversão, já que mesmo textualmente já expressou emoções como aversão ou distanciamento de algo ou alguém em algumas culturas).
Signo e significado das microexpressoes?
Vim aqui contribuir de alguma forma para que essa utilidade pública alcance o máximo de pessoas.
MANO, edição incrível kkkkkkk comentando de novo só pra reiterar: EU AMO A BIBI E ESSE SERVIÇO QUE ELA FAZ NA INTERNET! Gratidão gigante
Maravilhosa
Muuuuito bom. Como cientista social eu agradeço! Muitas vezes a Sociologia ou até mesmo a história foram questionadas sobre sua validade científica. Porém foram a Antropologia, Sociologia e as ciências sociais em geral que ajudaram a derrubar muitas pseudo ciências como racismo científico, por exemplo. Além disso um estudo sociológico possui muitos critérios e parte de uma compreensão da realidade social como algo móvel e não estatico, bem como considerando as diferenças culturais dos povos.
Cara, vc indica bons canais sobre sociologia/antropologia?
@@chickomartins4393 Eu sou sociólogo e não conheço bons canais. Existe muito viés político-partidário na sociologia. Enquanto um dos maiores sociólogos do mundo, como Zygmunt Bauman, aconselhava a juventude a ter uma meta na vida, muitos aqui ainda aconselhavam a fazerem uma revolução socialista. Quem é muito bom é o Jessé Souza, que dá grande importância aos fatores culturais, e desenvolveu o importante conceito de habitus precário. Falou que o socialismo é uma piada, mas, como foi no finalzinho do vídeo de mais de uma hora, o pessoal esquerdista nem se deu conta!
@@chickomartins4393 Claro que sim. Tem o canal do Silvio de Almeida que é muito bom (aborda muito questões étnico-raciais) da historiadora Lília Schwarz tmb. Tem o canal leituras obrigatórias que parece bom, esse eu não conheço muito. Na verdade acompanho mais canais de universidades como a Unisinos onde faço mestrado ou da USP ou UFRGS, mas confesso que pode ser meio chato assistir as aulas. Como estamos habituados a linguagem rápida o legal é pegar canais de divulgação científica mesmo. Como o da Bibi ou do Átila, que são claros e diretos e tem uma linguagem mais perto da gente. Tem o canal da Rita "tempero Drag" que faz um trabalho interessante sobre cultura. Mas parte de um pressuposto de uma crítica ao sistema econômico capitalista. Acho que dá pra começar por aí. Abraço
@@chickomartins4393 tem um canal sobre sociologia (temas introdutórios), chama-se Salgado Social
@@nath6374 Olá. Concordo com você sobre a necessidade de ler. Mas como eu comentei, são canais de divulgação científica que possuem uma linguagem mais simples e acho que é nesse sentido que o comentário foi. É claro que não conseguimos uma compreensão profunda sem estudar artigos, livros e fazer pesquisas. A respeito do canal tempero Drag foi colocado no âmbito da Cultura... Pois ela propõe fazer uma performance através da arte Drag e discutir alguns pontos. Não disse que ela tinha formação na área, eu estava me referindo a canais com uma pegada mais humorada e linguagem direta...Foi nesse sentido. Ninguém se forma no TH-cam neh. Kkk
Ainda. Abraços!
Finalmente bibi abordando esse tema novamente! Fiquei super chateada pelo outro vídeo que foi retirado (strike?). Esse negócio de linguagem silenciosa está ficando cada vez mais perigoso, tanto que agora está infestado de cursos do tipo: o corpo explica.
Pessoas leigas, jurando que estão conhecendo profundamente outras pessoas, a ponto de fazer julgamentos sérios, por exemplo, fulana do meu trabalho é psicopata, tudo por conta dessa praga de linguagem silenciosa.
TÁ F0D4.
O que tem haver analisar o corpo da pessoa para descobrir sua personalidade com o Paul Ekman?
@@voce-sabe-quem456 não tem aquele sorriso de psicopata?
É muito abordado em todos esses canais de linguagem corporal
Sim kkkkk o problema mesmo que eu acho são os cursos, a pessoa tem muitos nada pra fazer, além de dinheiro de sobra pra tá investindo nisso kkkkkk
@@voce-sabe-quem456 tão confundindo análise corporal de personalidade com análise corporal de linguagem não-verbal.
Exato. Eu nunca dei crédito a esse tipo de coisa que canais como o do Metaforando aborda e aquele outro que pede pra gente não mentir pra ele. Eu devo ter visto algo no Insta a respeito e os famosos algoritmos me bombardeiam com igs que tratam disso. Tipos de corpo que determinam a personalidade, movimento A, B sei lá o quê que diz isso e aquilo. To na expectativa desse video.
Bibi tá rolando uma treta aí entre o Medaforando e o comediante Tiago Santineli, e me parece que Vitim pegou ar... Em fim, além da palavra do Mestre tô espalhando o seu link aqui a torta e a direita, já pus no Henry, os próximos serão no Meteoro e Galãs... Bora espalhar a verdade e obrigado por seu trabalho INCRÍVEL nas redes combatendo as pseudo ciências 🥰
Preciso que essa treta chegue nos Galãs
Adoro eles kkkkkkk
@@_ellxn siiiiim
Só queria falar que quem edita os vídeos da bibi manda muito, racho de rir aqui heuehe
Obrigado :D
@@urielrocco disponha, eu concordo com Ian, está muito bom!
Yes, yes, bingo! Parabéns, Uriel. Genial na edição.
O Uriel Rocco é o melhor 🥰🥰🥰
Mulher tu vai ser metaforada 😂😂
Hahahahaha
Pse KKKKKKKKKKKK
Hauahauauuahauahau
Kkkkkkkkkk já tou vendo até a saga de reações aos vídeos dela
O bicho vai pegaar kkkkkkk
isso me lembrou, quando eu era criança/adolecente e lia um livro do sherlock holmes é começava a tentar aplicar a arte da dedução nos meu pais hahahahahhaha
Hahahahahah gente, pois fiz a mesma coisa. E me achava genial 😂
@@acervoderesenhas3178 😂😂
Mas o método Sherlockiano é muito mais aplicável e científico. Claro que no livro todo o ambiente é preparado para ser percebido pelo personagem. O que acontece é que na vida real você precisa de mais conhecimento do que inteligência para descobrir as coisas. Por exemplo, reconhecer um fumante assíduo pelos dedos ou pelos dentes (normalmente amarelados), além de que tal pessoa pode estar sempre cheirosa (porque anda com um perfume para disfarçar o cheiro). Ou quem sabe reconhecer um violonista pelos calos da ponta da mão direita e ausência dos calos na mão esquerda. Se você observar isso, você ainda pode descobrir se é um violonista clássico (porque tem unhas maiores que o normal e apenas uma das mãos) ou violinista popular (ausência das unhas, porque usa palheta). A maior questão é estar sempre atento à essas coisas, e não deixar o cérebro no automático, o que é bem difícil.
Nossa simmmm, aquele livro Estudo em vermelho.
Simkkkk fiquei assim dps q li, tentava deduzir TUDOO
Só comprova que o nosso mestre está certíssimo! Obg, Bibi ❤️❤️❤️
Foi censurado, não ofendeu o Vitor
Quantas vezes eu não estava no meio de uma conversa séria e sorri pq nao estava prestando atenção, lembrando de algum evento engraçado nada a ver com a situação??
O que me irrita no Metaforando e no Não minta pra mim ( além da arrogância insuportável dos dois) é o fato de que é uma verdade absoluta, partem do princípio que a pessoa estava 100 % na conversa e pensando com certeza isso, isso e aquilo.
“Não minta pra mim “ consegue ser pior! Arrogante, gado com toda a certeza, machista! Não suporto nem ouvir aquela gritaria dele!
Ainda bem que não é só eu que não gosta do estilo do "não minta pra mim"
@@rosanavilas acho engraçado que o cara tem um negócio chamado "não minta pra mim" e é bolsonarista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@rosanavilas nossa, sim! Aquele cara me parece ser insuportável. Se ele falasse sobre aspargos no TH-cam, possivelmente ele ia ter a mesma arrogância que tem nos vídeos de "detecção de mentiras"
@@clari981 Kkkkkkkkkkkkkkkkk o cara ainda é gado minion! De cair o cool da bunda.
Bibii, eu ficava agoniada em observar que as pessoas creditavam o conteúdo do metaforando como bem embasado cientificamente. Me passava na cabeça:
"Gente, mas cadê as pesquisas fortes dessa área? As metodologias não são científicas, não tem estudos fidedignos e bem sólidos sobre o tema. Como ninguém questiona esse cara que apela dizendo que é especialista e perito na área de microexpressões faciais?"
Primeiro que o apresentador desse canal utiliza argumento autoridade indiscriminadamente, dizendo que fez um curso de especialização mega exclusivo que poucas pessoas fizeram no mundo e que é um dos pouco que compreendem a área no Brasil. O que me levanta o seguinte questionamento:
Como uma área onde poucas pessoas estudaram - carecendo de uma comunidade de pesquisa - pode ser usado como justificativa de relevância e excelência?
É uma crença de que fazer algo exclusivo significa qualidade excelente.
Segundo, o tal apresentador sempre fala dos mesmos livros e autores (Paul Ekman). Ninguém mais estudou, refutou ou fundamentou essa área? Cadê os artigos revisados que comprovem a eficácia do funcionamento das metodologias abordadas?
Sinceramente, esse povo que se diz especialista e perito nessa área não compreende que os cursos oferecidos sobre o assunto tem a finalidade mercadologica e sensacionalista, onde o embasando desses cursos gira em torno da ideia de metodologias inquestionáveis. São cursos que exploram a ingenuidade de pessoas que acreditam em conhecimentos exclusivos e suspeitavelmente verdadeiros, o que difere completamente dos fundamentos da metodologia científica.
Tantas coisas mais urgentes que poderiam se tornar um assunto popular.
Sempre achei ele bem tendencioso, tem análise que ele faz a pessoa analisada parecer um santo rs......
Nunca entendi como tem gente que acredita
O que esperar de alguém que precisa começar cada video se auto afirmando, dizendo que é perito, que é técnico, que é certificado, blá blá blá meu pipi é grande... É tipo um hipotético presidente de uma hipotética república que precisasse começar um discurso anunciando que transou... Não, pera.
ele sempre fala q é uma megra ciencia, msm sempre se eximindo de culpa
Nenhuma vez que ele analisou alguem ele errou aq no youtube, o cara apresenta os pesquisadores e estudos e vem povinho querendo refutar o DARWIN KKKKKKK além de que se vc estudar a fundo coloca em prática e ve que funciona, simples assim.
@@_Fernando. Se não mostrar a autoridade forçam ''huur duur pseudosienzia'' Se mostra a autoridade no assunto ''ain arroganti ovo refuta darwin''
O editor analisando as micro expressões da bibi, eu ri muito 😂😂
não deixei passar nada 💁♂️
@@sarah165aa kkajsjskjskskskskkakakakkk simm
Ri muito dessa edição , parabéns 😂😂
Agradeço por este novo dia, pelos pequenos e grandes dons que colocaste em nosso caminho a cada instante desta jornada. Agradeço por descobrir que dar e receber são na verdade uma mesma coisa.
Agradeço até mesmo pelas dificuldades do caminho, porque sei que por trás de cada obstáculo, há grande luz revelada.
Que Deus me ajude a ampliar minha visão e a perceber que minha realidade é fruto do foco dos meus pensamentos. Assim, poderei lembrar que vejo o mundo e as pessoas não como elas são, mas como eu sou.
É minha decisão, a partir de agora, colocar foco naquilo que é construtivo, e para tal me determino a plantar as mais positivas sementes.
Peço força para desenvolver a virtude do desapego, para que possa lembrar que nada de material nos restará quando deixarmos este mundo físico.
É com humildade que abandono agora minhas expectativas, porque sei que meu poder é ilusório. A força que guia a minha vida vem de um lugar único e maravilhoso muito acima do meu controle. Guiado por essa força, jamais desistirei daquilo em que realmente acredito, da minha missão de levar luz ao mundo e aos que me cercam. Amém!
). 🖖 🙏🙏🙏
Eu tenho pena do cara, eu que nem sou da área tive dificuldade em reconhecer que é pseudociência, imagina ele, que gastou centenas de horas lendo livros do assunto, que construiu uma carreira em cima disso.
Quando mais tempo uma pessoa investe em uma ideia, mais difícil é ela voltar atrás. Isso tem a ver com algo chamado dissonância cognitiva.
Hahahaha Mano, ele tem 5 milhões de inscritos. Coitado de quem embarca nisso. O Vitor tá rico e vai continuar fazendo dinheiro
@@AndreLuiz-qz8sc Pois é, 5 milhões, ganha muito dinheiro. Acho que ele não é do tipo que sabe que está ganhando com pseudociência, acho que a mente dele nem sequer admite para si mesmo que é pseudociência.
Sim. Mas o estado de "negação" dele hoje em dia tem mais haver com a bolada de dinheiro que ele consegue enganando o povo.
Eu não tenho pena porque acho que ele é inteligente o suficiente pra ter entendido logo no princípio que o que ela faz é um "truque de festa". É quase como se ele tivesse se tornado um mágico de show, ele sabe que está enganando, mas ele entende que as pessoas querem ser enganadas.
@@Victor-rb6pq Será? Homeopatia também é pseudociência, mas a maior parte dos médicos homeopatas de fato acreditam que ela funciona.
Muitas vezes a pessoa que pratica a pseudociência de fato acredita nela. E se ela gastou anos e anos a estudando, aí fica difícil ela voltar atrás, pois ela vai ter que admitir que gastou anos e anos estudando algo falso e admitir algo assim não é fácil para a mente humana, justamente por causa da dissonância cognitiva.
Adorei a parte que vc fala sobre expor pessoal vunerável, falas machistas e misóginas. É pra gente falar mesmo disso!
Eu AMAVA linguagem corporal, comecei assistindo o Metaforando e me divertia muito com as análises. Mas youtube é youtube né, não demorou muito pra começar as recomendações de outros trocentos canais de linguagem corporal e micro expressões faciais, que inferno.
Os discursos foram ficando cada vez mais apelativos e nojentos. Tem gente que tenta justificar que é mais "confiável" pq não usa *só* o que o Paul Ekman ensinou, e usa outras "técnicas infalíveis". Peguei ranço de tudo, mas me sentia mal de certa forma por isso pq realmente acreditava que tinha um fundo cientifico. Obrigada pelo vídeo Bibi
Meus pais tinham um livro que eu tentei ler algumas vezes quando era criança: O Corpo Fala. Meu, que livro tosco, totalmente caricaturesco e esterotipico. Do nível: se tu anda com o "peito aberto" vc demonstra auto-confiança e segurança, do contrário vc é "fechado" e "inseguro"; imagina eu, asperger e com peito afundado (pectus excavatuum) lendo aquilo. Outro exemplo que o livro usava era que tu sentado, se os pés estão na direçao da outra pessoa, tu gosta dela, se não estão, mostra que tu quer sair dali. O.o Pior que aquela desgraça faz o maior sucesso, deve tá na quase 100a edição sendo vendida.
Eu tb! Comecei a ver o Metaforando qdo ainda nao era nada.Adorava. Agora acho muito apelativo. Criei ranço tb
P
@@andrefig822 Pior que a parte do "peito aberto" faz sentido sim e não só isso, é um comportamento natural no mundo animal (incluindo nós)
Não é levando essa parte ao pé da letra, mas pode estudar sobre o efeito da testosterona e o comportamento em lagostas assim como os estudos sobre primatas e o fato de "crescer/abrir o peito" como sinal de superioridade e/ou confiança
Para esse segundo, um dos estudos envolvem cegos de nascença que ao ganharem competições exibem o mesmo comportamento de pessoas que enxergam (abrir os braços comemorando, se "estufando")
Quanto ao pé eu já não sei kkkkkk
Hoje o Santinelle fez um vídeo sobre o seu vídeo, heheheh, aí a bateria dele acabou e eu vim aqui, mais um inscrito!
Teve resposta lá no canal dele, e o pessoal detonando ele. Bibi, teu trabalho é importantíssimo! Tmj.
Obrigado por avisar! Deixa o link se possível
Poxa, não achei a resposta! Será que ele apagou?
Manda o link
Ele deve ter apagado
Bibi, o vídeo tá maravilhoso, mas eu tenho que bater palmas pra essa edição! Cada vez que o editor "analisava" suas expressões eu dava uma gaitada aqui skjshshsjddjjdj
O editor tem que ganhar um prêmio kkkkkkkkkkkkkkk
Porra mt foda seu trabalho, vim pelo canal do tiago santielli, acabou de ganhar 1 sub. Conseguiu criticar tal coisa com provas válidas, parabéns!
Esse canal é um patrimônio cultural do TH-camBR.
Está muito acima de qualquer outro canal, em termos de credibilidade. Isso, de certo modo, é até perigoso, mas... é um fato incontestável.
Concordo!
Completamente equivocado, principalmente na parte do "incontestável".
@@gn4sty731 vem com estudos no argumento, bb.
@@alexcoimbra Você achou que isso fosse um argumento? Falando sobre estudos, ela usou um único de uma universidade rival à do Paul, é como refutar um livro lendo a capa e 5 páginas soltas. A CIÊNCIA das microexpressões faciais é de fato CIÊNCIA, o sensacionalismo de alguns profissionais realmente estraga essa imagem, mas é CIÊNCIA SIM. Fora que ela levou como se isso fosse uma forma de detectar mentiras, então só o ponto de partida já tinha tudo pra dar errado.
O primeiro trabalho sistemático de que se tem notícia sobre a linguagem corporal foi o publicado por Darwin, em 1872, intitulado: A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais. Cara, você quer refutar DARWIN? O pai da teoria da evolução?
Linguagem Corporal - Duchene
Esse livro, disponível em Língua Portuguesa, serve apenas como referencial histórico, uma vez que a pesquisa já avançou muito desde essa primeira publicação.
A partir daí, uma grande quantidade de trabalhos científicos foi publicada, principalmente nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, podemos dizer que o estudo da linguagem corporal possui uma abordagem científica, PONTO. (paralelamente a outras que não se propõem a comprovar o que asseveram como a PNL, por exemplo).
NOSSA OBRIGADO 🙏🏻
grande Camejo, sou teu fã
Paraense mais danado do comentando histórias 🙏
Já manda pro Murilo Coutorando
Cameeeeejo!!!! ❤️❤️❤️❤️
Caraca até você por aqui? 😂
Nossa mano, eu acreditei que micro expressão facial era ciência, que bom que ela esclareceu, esse erro ainda bem que não cometo mais hahahahahahaha vivendo e aprendendo
Não é porque no quarto está escuro, que lá fora não seja sol. Por isso os peritos de microexpressões nunca usam só 1 canal, mas 7.
Micro expressão é tão pseudo ciência quanto qualquer outra área de estudo humano como psicologia, isso porque quase sempre falham em se encaixar na definição do que é ciência, principalmente na parte de predição, mas isso é simplesmente devido a complexidade dos problemas analisados. O Vitor deixa sempre claro que micro expressão por si só não indica nada, tem que analisar o contexto da situação, o histórico da pessoa, a linha de base dela e outros N fatores envolvidos na hora de fazer um diagnóstico que novamente, não é 100% certo, pois assim como qualquer coisa na ciência, apresenta incerteza.
@@msrodrigues2000
Pseudociência e já era! Olha lá piscando desviando o olhar... Está mentindo kkkkk
Recomendo ver os dois lado para tirar conclusões .
@@msrodrigues2000 se vc está querendo dizer q as humanas não são ciência, sinto muito informar, mas parece que você desconhece profundamente o que é ciência. As ciências humanas não precisam se encaixar no(s) mesmo(s) MODELO(S) de ciência da física, etc. E não existe apenas um único modelo de ciência, existem vários modelos de ciência. Não existe apenas um tipo de ciência, também não existe apenas um método científico, existem OS MÉTODOS CIENTÍFICOS!! Pense nisso e pesquise sobre: NÃO EXISTE APENAS UM ÚNICO MODELO DE CIÊNCIA
Aliás eu vi esse livro da cura do autismo. Eu tenho autismo diagnosticado (o maior inimigo das microexpressoes pois não faço nenhuma e quando faço é incongruente, o que é comum em alguns espectros do autismo).
Esse livro estava numa livraria imensa do shopping aqui perto, era uma livraria apenas focada em cristianismo. Tinha todo tipo de coisa absurda lá.... a maioria falando sobre "cura gay" tanto na homossexualidade quando na transexualidade, como se fosse a coisa mais banal do mundo e não houvessem crimes reais para ter de lidar (cristão parece ter triplex na cabeça com LGBT??)
Mas esse livro da cura do autismo me pegou, pois só descobri ser autista muito tarde, no início da vida adulta. E eu cresci me sentindo um erro por ser assim pois eu não fazia ideia que tinha autismo, então só senti como se fosse falho. Até meus pais ficaram receosos quando descobriram que tenho autismo e trataram passivamente como se fosse uma doença (pasme, minha mãe é cristã obsessiva).
E aí eu entro numa livraria cristã e vejo um livro IMENSO com o título A CURA DO AUTISMO. Imagina como você se sente vendo isso? Eu não sou de ficar mal tão fácil, mas aquilo conseguiu me deixa meio deprimido. Pensar que tem muita mãe cristã como a minha que pode ver isso e acreditar... Machuca. Sei lá, não e legal, sabe?
Bibi, gostei desse vídeo duplamente: pela temática, onde você fez uma pesquisa excelente; e pelo seu editor, "analisando" as suas expressões no maior bom humor. Vocês fizeram aqui uma dupla incrível!
Tem um livro do antropólogo Roque Laraia, “Cultura, um conceito antropológico” que fala muito sobre cultura dando exemplos. Em um trecho ele fala o exemplo da diferença do riso em cada povo, é muito interessante e refuta essa padronização de expressões das emoções.
esse livro é incrível!
Fui aluna de História do irmão dele, Rubens Laraia, excelente professor tbm.
Eu amo laraia. Estudamos muito em antropologia e sociologia na academia de Psicologia 💞
Laraia é top, também estudei ele em psicologia ❤️
Oh refutou legal, lá no Guiné Bissau, as pessoas choram quando estão felizes né?! Lógico que existe uma padronização, todo mundo sabe que um sorriso no Brasil e um sorriso na China é a mesma coisa, ter sorrisos diferentes é uma coisa, não deixa de ser identificado como um sorriso.
Incrível como o Metaforando vende seus cursos: "Nunca mais seja enganado", diz ele, ao mesmo tempo em que está enganando os crédulos!
É porque você não analisou a microexpressão facial dele! ^^
Não tô defendendo nada. Mas muito do que ela fala aqui desmentindo o estudo das microexpressões é explicados nos vídeos do Vitor. Como eu não estudei nem microexpressões e nem li esses artigos que ela tá falando, no máximo que dá é eu ficar com uma pulga atrás da orelha, e não sair concluindo: Oh, meu Deus, ele está mentindo!
@@JoseAugusto08 Parabéns! Reflexão sensata. Esse é o caminho pra ser mais sábio. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim.
@@JoseAugusto08 Parabéns! Reflexão sensata. Esse é o caminho pra ser mais sábio. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim.
@@JoseAugusto08 Todos os artigos que ela fala então na descrição do vídeo, só pegar uma hora e ler. E não confunda a retórica boa do Vitor com argumentos embasados e científicos de verdade - se não se pode concluir nada com a análise de micro expressões, então usar ela ou não dá no mesmo, pois no final você só vai supor algo a partir do contexto e do que você acha que a expressão da pessoa significa. E se você ver algum vídeo do Vitor, dá pra perceber bem fácil que é totalmente parcial e aproveitador: "saiba se X pessoa está te traindo", "saiba se X pessoa gosta de você"; "análise de um caso famoso na mídia no momento".... enfim, é tudo que as pessoas querem saber e é apresentado de maneira bem apelativa, como algo que, apesar de não ser 100% certeiro, é próximo disso.
Vim pelo canal do Santineli, não conhecia teu canal, achei ÓTIMO!! Já inscrito e com sininho!
Concordo com absolutamente tudo no seu vídeo e agradeço muito por finalmente alguém falar sobre isso no TH-cam DE FORMA FUNDAMENTADA!
Tem gente nessa plataforma que usa sempre a mesma meia dúzia de referências, como se fossem dogmas absolutos e sempre usa falas "tirando o corpo fora", além de ter uma pobreza argumentativa notória. Isso sempre me incomodou e me causa verdadeira angústia (ainda mais quando usam dessa porcaria para maquiar as opiniões pessoais). Ao meu ver, microexpressão facial não passa de charlatanismo barato!
O pior é que esses pseudocientistas e "peritos técnicos certificados" ganham muito dinheiro, tem milhões de seguidores, e vendem "cursos" afirmando que microexpressões faciais se enquadram em ciência. Chega a ser desanimador.
Parabéns pelo conteúdo!
O que me incomoda muito no estouro dessas personalidades que trabalham com isso, é o fato de muitas pessoas considerarem como verdade absoluta! E só darem credibilidade pro desabafo de alguém se passar por esse analista. Como o caso de uns exposeds de racismo que vi, e várias pessoas falando que só acreditariam que é racismo depois que passar por esse “analista”. 🙄🙄
Que nojo!
Cara e mt isso mesmo pqp
Bibi, preciso te agradecer. Sou graduando em psicologia esse conteúdo foi muito necessário. Há uma infinidade de pseudociências se misturando com a área. Obrigado por elucidar este assunto. Beijinhos científicos.
Temos que buscar uma psicologia cada vez mais cientifica!
Também sou da área e sou atacado por fazer uma defesa científica da psicologia.
@@felipezamoner8134 Concordo plenamente
@@OPiorCanaldoTH-cam Exatamente! É complicado... mas bóra lutar contra essas bizarrices.
E como o Ekman é visto na Psicologia? Vc sabe algo a respeito?
Ótimo vídeo. Mto necessário ❤ Eu já assisti o metaforando quando era mais novo, mas ele sempre me passou uma vibe não científica, algo mais comercial do que científico. E o tempo só vem mostrando que é isso mesmo.
PORRA CARALHO, MELHOR EDIÇÃO DO CANAL PQP
Né hahahahaha ficou do caralho
Eu tô gritando de rir a cada microexpressão apontada no vídeo
Dessa vez o editor se superou... rindo muito aqui 🤣🤣
FICOU DEL CARAJO hahahaha
by uriel
Esse vídeo é mais que necessário. Amigos e próximos que já viram os vídeos do Metaforando, ficam em completo choque quando explico toda a pseudo-ciência que há no processo dele.
Acho que se for por entretenimento, não tem problema ele falar de casos já solucionados pelas autoridades policias e justiça. Agora quando ele fazia vídeos pra analisar expressão de pessoas inocentes, porém expostas a mídia, ele só estava se aproveitando do mesmo sensacionalismo de um Datena da vida, mas de forma chique. No final, ele só serve pra dar munição ao tribunal da internet e ao punitivismo,
é isso
Mano , consideram a opinião do kara no júri, é inacreditável
@@areyoumine4445 Pra vc ver como o Brasil é uma palhaçada kkkk
@@areyoumine4445 Isso é sério?
@@ed1612 Já vi um podcast dele, acho que foi o flow, ele conta que o advogado o procurou ara dar a opinião dele sobre o pai de uma criança ser pedófilo ou não. Ele observou o comportamento da criança em vídeos de família junto com o acusado e chegou à conclusão de que a criança apresentava expressões de medo quando chegava perto do acusado. Não sei o que o juiz fez com isso, mas o advogado tentou usar como prova.
Isso vai ser doloroso pra mim, sempre achei que o trabalho do Paul Ekman fosse sério, mas bora dar uma de Nietzsche e martelar os ídolos! In Bibi I Trust
Você tá trocando um ídolo por outro.
@@marconisoares2186 Não na real, a Bibi também está inclusa na martelada, apesar do meu trocadilho "In Bibi I Trust", eu não confio, eu verifico, aprendi isso com ela ;)
@@clecioribeiro8256 Ai cabe perguntar a ela, os meus martelo eu. Ideal seria não cria-los, mas como evitar?
Não achei a refutação dela tudo isso. Acho que o mais contundente foi o teste que mostrou que o grupo treinado não acerta mais que o controle. Mas refutar a universalidade das expressões com antropologia ou sociologia não me pareceu muito convincente. E ela termina acusando de eurocentrismo, que é um jargão das humanidades muito simbólico da politização da área. Área que confunde constantemente política com ciência. Aguardando o que o Metáforando vai falar.
@@Senhor.Astrológo "jargao simbolico da politizacao" que tal estudar ciencia social antes de apresentar esse tipo de argumentacao?
Fora que isso também exclui completamente neurodivergentes que costumam ter um comportamentos padrão diferente de neurotipicos em vários aspectos (essa notinha é só pra tentar de prevenir de processos, é tipo a escola da minha irmã que tacou uma cláusula aleatória no contrato e fica ameaçando os alunos sobre não contar os casos de assédio e roubo que acontecem lá sendo que eles tem a obrigação legal de arcar com as consequências (não fasso nada pq não posso os adultos só não me escutam sobre isso) )
Agora o barato ficou louco, acho que é a primeira vez alguém coloca em questão toda a credibilidade do Metaforando, só espero que haja, no mínimo, um debate beeeeem amplo sobre o assunto.
Não vai ter... Os canais que atacaram ele tem viés de esquerda. No final do vídeo ela falou em "machismo e misoginia". No outro canal que houve ataque... O cara foi mais direto e atacou o suposto apoio dele ao presidente atual. Isso tudo ficou bem claro pra mim.
@@deyviddocs1271 Eu já o vi em alguns podcasts criticando o “atual presidente”, e nunca vi esse tal apoio, complicado viu!
@@deyviddocs1271 ELA EMBASOU A FALA DELA TOTALMENTE EM PESQUISAS CIENTÍFICAS ATUAIS E REVISADAS, E VC FALA EM VIÉS DE ESQUERDA? QUER DIZER Q DIREITA NAO ACREDITA EM CIÊNCIA ENTAO? NAO ACREDITA EM MACHISMO (UM FENÔMENO TBM CIENTIFICAMENTE COMPROVADO, E NAO "IDEOLÓGICO")? 🤣🤣🤣🤦
Ele fez um vídeo, as pessoas questionaram ele nos comentários. Agora ele desativou os comentários.
@@marianapetrizzi3843 Aí ferra tudo né!
Vim pelo vídeo do Thiago. Parabéns pelo trabalho!
Eita kkkkk ansioso, eu sempre vi os vídeos do metaforando e eu meio que colocava fé porquê ele parece alguém really sério mas, nunca tinha parado pra pesquisar evidências científicas dessa tal técnica do Paul Ekman que ele tanto fala, to ansioso, solta esse vídeo logo Bibi!
Cheguei pelo Tiago Santineli vulgo mestre ... Fiquei curioso com o final do vídeo dele em que ele mostra a conclusão do seu vídeo, mas notebook dele eh da shopee e morreu, F... Não deu pra ver a conclusão. Vídeo TOP !
Estou em 5:00 de vídeo e já estou achando o máximo a sua cautela e responsabilidade para expor o conteúdo com clareza e fundamento. 👏😍
Acabei de assisti, muito obrigado por ter aberto meus olhos! *-*
Eu percebo com as expressões são diferentes quando assisto obras orientais, especialmente coreanas, japonesas e chinesas. As vezes os persongens reagem de formas ou falam com entonações que eu não consigo "traduzir" pra minha cultura ocidental.
Nossa sim!! O jeito que eles atuam e agem é bem diferente mesmo. Eu achei que era questão de atuação mas até em animes você nota essas mudanças, eles tem outras noções de honra, desrespeito, respeito, etc.
Esse vídeo é necessário. Achei que tava ficando louca já. Sempre achei a mente humana muito complexa pra ser analisada objetivamente e tão literalmente por expressões. Como se a cultura do mundo fosse universal e como se todo mundo fosse igual. Pensava exatamente isso...
As microespressoes facias colocam todos em um mesmo pacote, como se o mundo nao fosse diverso. Já me peguei fazendo caras que não queria pras pessoas, com medo delas acharem que eu estava mentindo, porém eu estava falando a verdade. Esse trem é muito louco.
Não acho que se as micro expressões fossem reais daria pra tirar todas essa conclusões sobre o ser humano não ser diverso. Mas vou esperar pra ver o que o cara do Metáforando fala. Principalmente sobre esse teste que pareceu mostrar que o pessoal treinado não acerta.
Vim através da indicação do Tiago Santineli e gostei do canal! Novo inscrito aqui!!!!
Finalmente alguém desmascarando isso!!! Tô aplaudindo com os pés e as mãos! Isso sempre foi cascata! E mais: usado de forma política pra enganar as pessoas!
É refrescante ouvir a Bibi. E quanto ao final, eu, como autista, concordo. Não é uma doença. Por mais amargo que eu seja com relação à isso, não vou ser injusto. Sou amargo, pois cresci com pessoas apontando o dedo quanto as minhas diferenças. Falando em como eu deveria ter sido ensinado desde criança a ter criado uma "máscara social" para ter me encaixado melhor em uma sociedade voltada para neurotípicos. Recebi meu diagnóstico tarde, e realmente tem sido complicado. Pessoas deveriam ouvir mais os próprios autistas do que as mães de autistas. Ouvir autistas fora de muitos estereótipos criados pela mídia. É um assunto delicado para mim. Enfim, ótimo vídeo.
Seu relato é parecido com o meu!
Eu tô começando a ter ansiedade só de pensar que um dia posso sair pra um encontro e a pessoa começar a aplicar alguma pseudociência DURANTE o encontro. Já aconteceu com um amigo meu. Ele chamou o boy só pra um lance casual e o indivíduo começou a falar sobre aquelas palhaçadas quânticas. Agora tem mais essa técnica se tornando popular. Sinceramente, medo.
@@SuperIperMegaTriper cura quântica, terapia quântica, misticismo, etc.
Kakakaka eu começaria e rir mano
Tem o fato q lolplayer não vai em encontros tbm
Então não corro perigo
@Jonathan F. tá falando de mim?
Exagero da sua parte, não é pra tanto.
@Jonathan F. Falar que alguém tem cara de alguma coisa já é uma superstição. A antecessora de muitas pseudociências
Olaaaaa, vim pelo Santinelli, excelente conteúdo!!!! Seguindo agora mesmo!!!
Bibi, como de costume, tornando nossa vida cada vez mais cinza...por isso te amamos
Estou aqui para por causa da palavra do Mestre Santineli. Ele pediu pra vim cá ver o resto do vídeo e eu vim 🤙🏻
estou contigo nessa jornada, irmão
Imagina considerar esse lixo humano como mestre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Poxa, eu sentia que os vídeos do cara lá eram tendenciosos, várias vezes sentia o cara forçando uma hipótese. Agora posso achar o cara babaca em paz. Muito obrigado 🖤✨
eu já tinha visto esse video e ja era inscrito antes de santineli, mas voltei pra ver esse vídeo de novo pq é bom demais.
Nooossa, esse canal é uma pérola, o mestre mandou bem em indicar.
Canal sensacional mesmo 😃 seja muito bem vinda amiga!
Essa edição analisando suas micro expressões tá sensacional! Kkkkkkkkkk
Eu achava que metaforamdo era pseudociência, aí ele foi no Serjão e meteu um magazord de falácia da autoridade (vai refutar Darwin?), aí eu tive certeza.
Verdade. Além disso, Darwin, apesar de genial, estava errado em MUITA coisa, tanto por ter feito conclusões erradas, tanto por na época não ter tido informações que pudessem tê-lo feito chegar às conclusões corretas. Mas o fato é que tudo deve ser questionado o tempo inteiro, não existe ser humano absoluto.
@@MiguelitoPlanet Exatamente. Ele fazia oq era ciência na época, hj a ciência está totalmente diferente, mas Darwin segue na história. Existe uma grande diferença entre errar chutando uma resposta e "errar" aplicando o método científico.
😂 😂 😂 😂 😂
E o Sergio não falou nada?
@@alinerigobelo4436 nadinha kkkk
AMOOOOOOOOOOOOOOO , Ricardo ventura e metaforando tretando pra ver quem è oo melhor e mais preparado em linguagem silenciosa e chega vc e vraaaaaaaaa mostra para os 2 que ciencia é outra coisa!!!! PARABENS!!!! lindo il video e super importante!!!! por mais pessoas assim no mundo!!!