Quem é filho de solo sertanejo Engrandece a alma de histórias Enriquece a vida de memórias De encanto, magia e festejo Faz cantiga em verso dedilhado Até mesmo na hora da partida Pra adoçar um pouco à despedida E fazer da amargura um afago E por isso, com orgulho propago A beleza da nossa poesia Caroline Medeiros Dá para melhorar? Obrigada pelo aprendizado, professor! Abraços sertanejos!
Umas das experiências mais locas da minha vida com certeza vai ser poder dizer que enquanto assistia esse vídeo uma canção não saia de minha mente, justamente "O Quereres" , e enquanto a ouvia, a mesma foi introduzida como exemplo! hahah! Incrivel!
Comecei na poesia através da trova e daí não parei mais. Ao descobrir o seu canal , meu prezado professor! Animei-me a tentar alçar novos voos.Então descobri: aqui é veículo! O senhor tem uma didática EX-CE-LEN-TE! e poderei aproveitar uma água límpida, transparente e refrescante. Mas aproveitando o canal e a sua presença através do computador: Que me diz do sonetilho? Obrigado pelo espaço e aguardo, paciente a sua resposta. Boa noite e até a próxima!
Esta vida Nos corpos onde cruzam os metais e o ouro acumula sem rancor, os dias se repetem no labor do medo a manter as horas iguais. O que há é a reação a alguns sinais cotidianos e tristes no furor dos gestos necessários ao doutor cujas explicações ignoram astrais lampejos, os circuitos reluzentes dessas chamas telúricas no chão dos pobres sofrimentos aqui nitentes. Esta vida tornou-se apenas órgão hoje categorizado silente onde antes houvera coração. Tentei fazer com o decassílabo heroico. Se puder conferir, por favor, agradeço-lhe!
Encontrei-te. Era o mês... Que importa o mês? Agosto, Setembro, outubro, maio, abril, janeiro ou março, Brilhasse o luar que importa? ou fosse o sol já posto, No teu olhar todo o meu sonho andava esparso. Que saudades de amor na aurora do teu rosto! Que horizonte de fé, no olhar tranqüilo e garço! Nunca mais me lembrei se era no mês de agosto, Setembro, outubro, abril, maio, janeiro, ou março. Encontrei-te. Depois... depois tudo se some Desfaz-se o teu olhar em nuvens de ouro e poeira. Era o dia... Que importa o dia, um simples nome? Ou sábado sem luz, domingo sem conforto, Segunda, terça ou quarta, ou quinta ou sexta-feira, Brilhasse o sol que importa? ou fosse o luar já morto? prof., por gentileza você pode me dizer e explicar se este soneto de Alfhonsus guimarães é martelo ou heróico?
ESSE DOM CONCEDIDO A TI, MEU CARO, É PRESENTE DO PAI, NOSSO SENHOR, QUE TE FEZ TÃO SABIDO E DEDICADO PARA SER ESSE GRANDE PROFESSOR! Amei sua aula, meu querido! Esclareceu-me muita coisa. P.S. É decassílabo heroico? Abraços.
Ótimas explicações ✨ inscrita no canal!!✨ Amo versos decassílabos, no meu canal apresento vários... decassílabos heróicos e sáficos! Também aprecio o alexandrino!✨😍Em versos dodecassílabos!
Nasce a luz e fulgura bem valente-A romper a tristeza do sofrer-Com um sorrir, ela acaba num presente-Que transforma toda angústia em prazer.-Quando vem, trazendo paz pra mente-Nunca mais ela vai se desfazer-E o grão que vingou neste ambiente-Cresce alto e pode transcender.....
Pincelada em divina simetria Sobre os olhos do Euclides se acinzela Do que mais precioso se afivela Na mais vívida e insólita alquimia Posta a chuva em teus campos, bastaria Escaldantes vapores em teu chão Céu e terra em sublime comunhão Para além do Monet, cru e abissal Deus coloca beleza natural Na paisagem perfeita do sertão. Carlos Roberto Felix Viana
Tenho muitas dificuldades em trabalhar essas contagens, ja estou escrevendo mas tenho muito medo e insegurança. O senhor acha que as obras que não seguem padrões são menos apreciadas?
Pergunta toda estrofe e ou poema precisa ter o mesmo tipo de verso ou cada um e independente ou só importa de estrofe em estrofe ou o poema tido tem que ser só heroico ou só safico?
Este meu verso agora é um verso alexandrino Que eu escrevi aqui porque você pediu Não é tão fácil assim fazê-lo, mas saiu Porque eu escrevi com a inocência de um menino.
@@profagneraraujo Gratidão meu caro professor pela atenção. A dúvida estava na escanção da sexta com a sétima sílaba, que sabiamente você usou palavras graves nos verso 2 e 3 da estrofe. Achei sua página casualmente no youtube. Aprecio a poesia clássica, e o cordel, que na realidade está hoje modificado. Meu abraço e admiração.
Olá, meu amigo! Mais para frente podemos falar sobre esse verso. Já para adiantar, posso dizer que é o decassílabo com as tônicas nas sílabas 4, 7 e 10; também chamado de Gaita galega (ou moinheira). Obrigado pela participação!
Professor, posso misturar, num mesmo poema (ou numa mesma estrofe), os tipos de decassílabos sem prejuízo rítmico? Ou é melhor manter um único tipo do início ao fim do poema (ou da estrofe)? Fiz um poema decassílabo e o musiquei, porém notei que não segue um padrão ao longo dos versos, por isso me veio essa dúvida. A princípio, não vi nenhum prejuízo rítmico... Notei, na verdade, que como se trata também de uma composição musical, em algumas palavras a acentuação se dá ainda em sílabas fracas. Obrigado.
A palavra "nós" é tônica sim. Porém, para a verificação, não importa tanto pensar em "quais são as sílabas tônicas" do verso, o importante é apenas deixar as posições corretas (neste caso 3, 6 e 10) terem uma sílaba tônica obrigatoriamente. Nos outros números, não importa se há uma tônica ou átona. Espero ter ajudado. 😁
Uma dúvida, as outras palavras a gente ignora a sílaba tônica, desde que tem uma sílaba tônica em cada um dos lugares marcados, não importa as outras palavras?
“Deixo meu comentário novamente, Ensinas poesia de verdade Fazer isto me traz felicidade Terminei esta estrofe finalmente”. (Ailton Silva) Tô me sentindo um Vinícius de Moraes rsrs
Fiz esse decassílabo martelo. Que me dizes? Alienação e nostalgia 👇 Considero o saber edificante. Como é bom um diálogo profundo, Com amigos socráticos no mundo Nada pode ser mais gratificante! A conversa imbecil é mui frustrante.. De cultura esse mundo é moribundo... De repente parece tudo imundo... A tolice está tão horripilante!... Se procuro com quem filosofar, Para o tempo passar com mais prazer... É difícil diálogo firmar... Então fico a pensar no que fazer?... Me sentindo qual ser bobo a morfar... Num tal mundo vazio de saber!... Pensando em nós, Rocy!🌹😘 Lusivan Batista
O seu trabalho é de imenso valor para todos os amantes da poesia! Continue sempre com esse trabalho maravilhoso. Que Deus seja contigo. Sempre! Muito obrigado por seu comentário! Graça e paz🙏
Tem quem veja e ache louco meu viver Porque sou matemática e poesia Mas sem elas duas não sei o que eu faria São duas musas que pintam o meu ser Nelas acho mais lindeza e prazer Eis então o que farei todos os dias Vou deitar matemática em poesia Derramar a poesia na matemática Pois a lógica mete na gramática Um sentido que mesmo ela não via Pedro Bardo
Normalmente sim. Porém, na poesia erudita, usa-se o heroico e o sáfico, e é comum encontrarmos poemas que variam entre estes. Na poesia popular, o decassílabo é apenas o martelo, sem variação.
Professor, eu tenho uma dúvida, cheguei hoje no canal. Quando está se compondo um soneto, pode deixar apenas uma letra só? Tipo, a-mar-go, a letra A está sozinha.
pode me ajudar nessa questão qual dessas que o primeiro verso é um decassílado ? A. já a lágrima triste choraram teus filhos. Teus filhos que choram tão grande Tandança B. índio gigante adormecerá um dia. Junto aos Andes por terra era prostado. C.A dor de quem recorda os tempos idos fere como um punhal envenenado D. Fruto, depois de ser semente humilde e flor, na alta árvore nutriz da vida, amadureço.
Em As armas e os barões assinalados , num teria uma elisão em / sa r/ .../mas e os/? A / s ar / mas e os / ba /rões/ a /ssi/ na /la/ (dos) rões 6º...la 10º
Por que a segunda posição sílabica, AR ( de Armas) não é considerada tônica? Seria para direcionar o leitor a considerar que faça uma passagem rápida na leitura desta palavra?
Ela quis ir embora e eu deixei E nunca mais eu veria sua face Não que a não quisesse ou não a amasse Ela foi a mulher que mais amei A saudade é tão grande só eu sei Quanta angústia em meu peito ela deixou Do que fomos quase nada hoje restou O amor que existiu hpje é saudade Ela foi de mim levando a metade E deixou triste a metade que ficou Decassilabo em martelo @weldemberg_de_castro
Quem é filho de solo sertanejo
Engrandece a alma de histórias
Enriquece a vida de memórias
De encanto, magia e festejo
Faz cantiga em verso dedilhado
Até mesmo na hora da partida
Pra adoçar um pouco à despedida
E fazer da amargura um afago
E por isso, com orgulho propago
A beleza da nossa poesia
Caroline Medeiros
Dá para melhorar? Obrigada pelo aprendizado, professor!
Abraços sertanejos!
Aprendi facilmente o decassílabo - heróico
Só de ouvir sua orientação - martelo
Queimei o cérebro resolvendo isso - sáfico
Muito bom, meu amigo! Fico muito feliz em ajudar!
No martelo ficaria: Só/deo/u/vir/su/ao/ri/en/ta/cã ??
Umas das experiências mais locas da minha vida com certeza vai ser poder dizer que enquanto assistia esse vídeo uma canção não saia de minha mente, justamente "O Quereres" , e enquanto a ouvia, a mesma foi introduzida como exemplo! hahah! Incrivel!
Essa é a magia da poesia! ❤
Comecei na poesia através da trova e daí não parei mais. Ao descobrir o seu canal , meu prezado professor! Animei-me a tentar alçar novos voos.Então descobri: aqui é veículo! O senhor tem uma didática EX-CE-LEN-TE! e poderei aproveitar uma água límpida, transparente e refrescante. Mas aproveitando o canal e a sua presença através do computador: Que me diz do sonetilho? Obrigado pelo espaço e aguardo, paciente a sua resposta. Boa noite e até a próxima!
Esta vida
Nos corpos onde cruzam os metais
e o ouro acumula sem rancor,
os dias se repetem no labor
do medo a manter as horas iguais.
O que há é a reação a alguns sinais
cotidianos e tristes no furor
dos gestos necessários ao doutor
cujas explicações ignoram astrais
lampejos, os circuitos reluzentes
dessas chamas telúricas no chão
dos pobres sofrimentos aqui nitentes.
Esta vida tornou-se apenas órgão
hoje categorizado silente
onde antes houvera coração.
Tentei fazer com o decassílabo heroico. Se puder conferir, por favor, agradeço-lhe!
Lindos sonetos muito me encantaram ♥
Nunca pensei que os versos tinham essa genialidade! ❤❤
excelente vídeo!
vô maratonar o canal!
Hua
Parabéns! Deixando claro o que parecia mistério.
Ótimo vídeo, gostaria de fazer um poema (na verdade uma letra de música) no estilo agalopado, mas ainda sinto dificuldade em assimilar
Encontrei-te. Era o mês... Que importa o mês? Agosto,
Setembro, outubro, maio, abril, janeiro ou março,
Brilhasse o luar que importa? ou fosse o sol já posto,
No teu olhar todo o meu sonho andava esparso.
Que saudades de amor na aurora do teu rosto!
Que horizonte de fé, no olhar tranqüilo e garço!
Nunca mais me lembrei se era no mês de agosto,
Setembro, outubro, abril, maio, janeiro, ou março.
Encontrei-te. Depois... depois tudo se some
Desfaz-se o teu olhar em nuvens de ouro e poeira.
Era o dia... Que importa o dia, um simples nome?
Ou sábado sem luz, domingo sem conforto,
Segunda, terça ou quarta, ou quinta ou sexta-feira,
Brilhasse o sol que importa? ou fosse o luar já morto?
prof., por gentileza você pode me dizer e explicar se este soneto de Alfhonsus guimarães é martelo ou heróico?
Este soneto é composto por versos alexandrinos, dodecassílabos (12 sílabas poéticas).
@@profagneraraujo Muito bonito, porém deve ser muito trabalhoso para fazer.
Braulio Bessa !!!
Muito didático, meu nobre. Parabéns eternos a ti!
Muito obrigado!
Ótima aula!! Fantástico! Obrigado! Viu ver os outros!
Muito difícil escrever nessa métrica, quem consegue merece parabéns
ESSE DOM CONCEDIDO A TI, MEU CARO,
É PRESENTE DO PAI, NOSSO SENHOR,
QUE TE FEZ TÃO SABIDO E DEDICADO
PARA SER ESSE GRANDE PROFESSOR!
Amei sua aula, meu querido! Esclareceu-me muita coisa.
P.S. É decassílabo heroico? Abraços.
Muito obrigado! Sim, você fez versos decassílabos heroicos! Muito bom!
Professor, ensina a fazer versos alexandrinos
Suas aulas são realmente incrível! Parabéns
Obrigado! ❤️
Vai ajudar muito nos meus estudos
Excelente explicacão, obrigada!
Eu que agradeço! Obrigado!
Excelente aula! Obrigado professor!!
Muito esclarecedor. Obrigado, professor! 🙏🏻
Disponha! Estou à disposição.
Ótimas explicações ✨ inscrita no canal!!✨ Amo versos decassílabos, no meu canal apresento vários... decassílabos heróicos e sáficos! Também aprecio o alexandrino!✨😍Em versos dodecassílabos!
Parabéns pela excelente explicação
Muito obrigado! Fico à disposição!
@@profagneraraujo esse word nao tem pra baixar?
Um espetáculo. Difícil de aplicar, mas nem por isso deixa de ser um espetáculo.
Nasce a luz e fulgura bem valente-A romper a tristeza do sofrer-Com um sorrir, ela acaba num presente-Que transforma toda angústia em prazer.-Quando vem, trazendo paz pra mente-Nunca mais ela vai se desfazer-E o grão que vingou neste ambiente-Cresce alto e pode transcender.....
Pincelada em divina simetria
Sobre os olhos do Euclides se acinzela
Do que mais precioso se afivela
Na mais vívida e insólita alquimia
Posta a chuva em teus campos, bastaria
Escaldantes vapores em teu chão
Céu e terra em sublime comunhão
Para além do Monet, cru e abissal
Deus coloca beleza natural
Na paisagem perfeita do sertão.
Carlos Roberto Felix Viana
Gostei muito professor... Como faço para falar diretamente, tenho outras dúvidas
Pode deixar sua pergunta aqui ou me mandar mensagem no Instagram @profagneraraujo
@@profagneraraujo
Não pode ser no WhatsApp ou e-mail
Tenho muitas dificuldades em trabalhar essas contagens, ja estou escrevendo mas tenho muito medo e insegurança. O senhor acha que as obras que não seguem padrões são menos apreciadas?
Pergunta toda estrofe e ou poema precisa ter o mesmo tipo de verso ou cada um e independente ou só importa de estrofe em estrofe ou o poema tido tem que ser só heroico ou só safico?
Beleza, professor, manda ai um dodecassílabo alexandrino pra que eu tire uma dúvida...
Este meu verso agora é um verso alexandrino
Que eu escrevi aqui porque você pediu
Não é tão fácil assim fazê-lo, mas saiu
Porque eu escrevi com a inocência de um menino.
@@profagneraraujo Gratidão meu caro professor pela atenção. A dúvida estava na escanção da sexta com a sétima sílaba, que sabiamente você usou palavras graves nos verso 2 e 3 da estrofe. Achei sua página casualmente no youtube. Aprecio a poesia clássica, e o cordel, que na realidade está hoje modificado. Meu abraço e admiração.
Caso possas, depois, faz um bônus com a explanação acerca da moinheira, mestre! Forte abraço tabirense!
Olá, meu amigo! Mais para frente podemos falar sobre esse verso. Já para adiantar, posso dizer que é o decassílabo com as tônicas nas sílabas 4, 7 e 10; também chamado de Gaita galega (ou moinheira). Obrigado pela participação!
Professor, posso misturar, num mesmo poema (ou numa mesma estrofe), os tipos de decassílabos sem prejuízo rítmico? Ou é melhor manter um único tipo do início ao fim do poema (ou da estrofe)? Fiz um poema decassílabo e o musiquei, porém notei que não segue um padrão ao longo dos versos, por isso me veio essa dúvida. A princípio, não vi nenhum prejuízo rítmico... Notei, na verdade, que como se trata também de uma composição musical, em algumas palavras a acentuação se dá ainda em sílabas fracas.
Obrigado.
Professor, que tipo texto poético posso utilizar para compor letras musicais?
@@FRANCISCOLIMA-qm9wh Poemas!
Como saber quais são as sílabas tônicas de um verso? Porque no caso do primeiro exemplo do Martelo, eu pensava que "nós" seria uma tônica.
A palavra "nós" é tônica sim. Porém, para a verificação, não importa tanto pensar em "quais são as sílabas tônicas" do verso, o importante é apenas deixar as posições corretas (neste caso 3, 6 e 10) terem uma sílaba tônica obrigatoriamente. Nos outros números, não importa se há uma tônica ou átona. Espero ter ajudado. 😁
Uma dúvida, as outras palavras a gente ignora a sílaba tônica, desde que tem uma sílaba tônica em cada um dos lugares marcados, não importa as outras palavras?
“Deixo meu comentário novamente,
Ensinas poesia de verdade
Fazer isto me traz felicidade
Terminei esta estrofe finalmente”.
(Ailton Silva)
Tô me sentindo um Vinícius de Moraes rsrs
Rapaz! Já tá craque! Perfeito!
Lindooo
Fiz esse decassílabo martelo. Que me dizes?
Alienação e nostalgia 👇
Considero o saber edificante.
Como é bom um diálogo profundo,
Com amigos socráticos no mundo
Nada pode ser mais gratificante!
A conversa imbecil é mui frustrante..
De cultura esse mundo é moribundo...
De repente parece tudo imundo...
A tolice está tão horripilante!...
Se procuro com quem filosofar,
Para o tempo passar com mais prazer...
É difícil diálogo firmar...
Então fico a pensar no que fazer?...
Me sentindo qual ser bobo a morfar...
Num tal mundo vazio de saber!...
Pensando em nós, Rocy!🌹😘
Lusivan Batista
Ficou bom, hem! Parabéns!
O seu trabalho é de imenso valor para todos os amantes da poesia! Continue sempre com esse trabalho maravilhoso. Que Deus seja contigo. Sempre!
Muito obrigado por seu comentário!
Graça e paz🙏
Tem quem veja e ache louco meu viver
Porque sou matemática e poesia
Mas sem elas duas não sei o que eu faria
São duas musas que pintam o meu ser
Nelas acho mais lindeza e prazer
Eis então o que farei todos os dias
Vou deitar matemática em poesia
Derramar a poesia na matemática
Pois a lógica mete na gramática
Um sentido que mesmo ela não via
Pedro Bardo
Professor, posso ter mais de um tipo de verso decassílabo em uma mesma estrofe?
Sim, a seu gosto.
Uma dúvida que talvez seja meio óbvia... Ao decidir por um dos modelos (Sáfico, Heróico ou Martelo), normalmente se mantém a escolha até o final?
Normalmente sim. Porém, na poesia erudita, usa-se o heroico e o sáfico, e é comum encontrarmos poemas que variam entre estes. Na poesia popular, o decassílabo é apenas o martelo, sem variação.
@@profagneraraujo Obrigado, professor! Vou tentar mandar um martelo agalopado aqui.
Professor, eu tenho uma dúvida, cheguei hoje no canal. Quando está se compondo um soneto, pode deixar apenas uma letra só? Tipo, a-mar-go, a letra A está sozinha.
Olá! Sim, pode ficar sozinha. A regra é respeitar a sílaba (tomando como referência o ritmo natural da fala.
Ao escolher um tipo de tônica ela deve ocorrer no texto inteiro ou pode alterar entre versos?
No cordel em martelo agalopado, tem que se manter em todo o texto.
Já no caso do soneto, pode alterar.
Tenho praticado cada dia um pouquinho, agora estou acresentando essa parte teórica mas sinto muita dificuldade
Maravilha! Você está no canal certo @
Percebi que a maioria dos versos decassílabos são em décima, certo?
pode me ajudar nessa questão qual dessas que o primeiro verso é um decassílado ?
A. já a lágrima triste choraram teus filhos.
Teus filhos que choram tão grande Tandança
B. índio gigante adormecerá um dia.
Junto aos Andes por terra era prostado.
C.A dor de quem recorda os tempos idos
fere como um punhal envenenado
D. Fruto, depois de ser semente humilde e flor, na alta árvore nutriz da vida, amadureço.
Acredito que C.
Nas terças feiras eu posso tocar!
É dia de música, alegria e paz
Nas quintas feiras eu posso tocar!
O violino muito gozo traz
Em As armas e os barões assinalados , num teria uma elisão em / sa r/ .../mas e os/? A / s ar / mas e os / ba /rões/ a /ssi/ na /la/ (dos) rões 6º...la 10º
as / ar / mas / e os / ba / rões / as / si / na / la / ....
Por que a segunda posição sílabica, AR ( de Armas) não é considerada tônica? Seria para direcionar o leitor a considerar que faça uma passagem rápida na leitura desta palavra?
Ela quis ir embora e eu deixei
E nunca mais eu veria sua face
Não que a não quisesse ou não a amasse
Ela foi a mulher que mais amei
A saudade é tão grande só eu sei
Quanta angústia em meu peito ela deixou
Do que fomos quase nada hoje restou
O amor que existiu hpje é saudade
Ela foi de mim levando a metade
E deixou triste a metade que ficou
Decassilabo em martelo
@weldemberg_de_castro