Voce Lito,faz algo tao complexo ser compreensível a qualquer pessoa. E o msis impressionante é a quantidade de brasileiros interessados no conteúdo da aviação. Eu mesmo,nao sabia oquanto era aoaixonante a aviação.
pessoal só é interessado em acidentes, só comparar a quantidade de visualizações em vídeos de acidentes x vídeos de curiosidades por exemplo, sobre esquecer de baixar o trem de pouso já teve vários acidentes assim, pesquisem no mayday desastres aéreos.,
sou instrutor de segurança no trabalho, já vi aluno mesmo tendo feito três vezes o curso d espaço confinado morrer em espaço confinado, n tem jeito, mesmo tendo protocolos e os pilotos sendo treinados, o fator humano pode errar na hora de executar o procedimento em uma situação real.
@@citizenBR100vários fatores, não sou especialista mas pelo que sei um grande problema é o acúmulo de gases (principalmente gás carbônico) nesses ambientes, o que pode levar a morte por asfixia.
Vivo em Lisboa Portugal e vejo quando posso todos os teus vídeos porque és uma pessoa extraordinária e conhecedor de tudo o que dizes com conhecimento e não á mais ninguém que explique as coisas com conhecimento e onestidade um bom ano cheio de felicidade e saúde um grande bem haja desde Lisboa
Sullenberger e seu feito é para ser levado nas nossas memórias para o resto das nossas vidas. Um grande piloto. Salvou a vida de todos passageiros e foi o último a sair do US-Air. MISSÃO CUMPRIDA 🙏
Depois que "conheci " esse canal, tudo o que acontece na aviação, busco imediatamente informações aqui. Não perco tempo assistindo outros vídeos/ noticiários. Obrigada pelo conteúdo relevante. Parabéns ! Tenha um abençoado 2025.
Voei com a JejuAir 1 dia depois do acidente (30/12) e fiz o voo de volta ontem (02/01). Confesso que voei com medo e os dois pousos não foram nada agradáveis mas a frase “De que quem eu acho que sou pra achar que o avião vai cair justo comigo dentro” me deixou um pouco mais confiante…..
Sabe o que eu acho, no meu achismo da achiologia, q esses pilotos arremeteram e perderam a referencia se haviam recolhido o trem de pouso ou nao. E aterrizaram o aviao achando que o trem de pouso ainda estivesse baixado devido ao pouco tempo entre a arremetida e o pouso. Eu sei q tem confirmações na cabine que indicam o trem baixado ou nao, alarmes e afins, porém é como o Lito disse, a gente não sabe o q estava acontecendo dentro da cabine para tirar a atenção dos pilotos.
@@lucashms30 as vezes os pilotos estavam tão preocupados em arremeter e pousar com um motor só que nem prestaram a atenção no trem de pouso! Isso de esquecer de baixar o trem de pouso já aconteceu outras vezes, mesmo com alerta sonoro!
Sim, o pouquíssimo tempo entre todos os fatos que se sabe pela comunicação recuperada, muito provável que o caos e estresse estavam muito altos e não deu tempo de verificar todos os procedimentos, como Lito falou, não dava tempo de fazer check list. Fatores externos (bird strike) com seus efeitos, somados com erro humano pelo jeito. Agora pra saber exatamente quais, tem de esperar o relatório.
@@MaurienAragakiDifícil analisar, pq o avião pelo que parece pousou na metade da pista praticamente e em uma velocidade de 350 km se não me engano. Obviamente tem que rever se realmente a necessidade desse paredão aí, mas creio que não mudaria muita coisa
Lito, na TV falou-se que o piloto disse que iria pousar na contramão da pista. Isso não explica porque o muro no final da pista, que na verdade seria o início da pista.
Não existe contramão em pista de aeroporto amigo! Nesse aeroporto era 01 ou 19 (os dois sentidos) o muro tá lá desde sempre o problema foi a emergência após a arremetida que o fez descer praticamente no meio da pista! O lito explica bem no início da live!
O principal problema foi o pouso sem abertura do trem de pouso. Provável falha humana, já que é possível descer o trem de pouso sem o sistema hidraulico estar funcionando.
O que sempre eu sugeri foi a instalação de câmeras nas cabines de pilotagem dos aviões, transmitindo para a Central de controle da companhia aérea. Se tivesse isso, hoje nós já saberíamos tudo sobre as causas do acidente. (sou piloto com mais de 10.000 hrs. de vôo). Imagens criptografadas, enviadas em tempo real pela aeronave e gravadas numa central da companhia aérea, só sendo descriptografadas em caso de acidentes.
Nn fazem isso pra manter a privacidade dos funcionários, já pensou vc pilotar um bglh levando centenas de pessoas sabendo que tem gente olhando os minimos movimentos q tu faz, qualquer decisão q vc toma, qualquer conversa q vc tem, etc. Iria atrapalhar mais do q ajudar, a intenção é boa, mas os resultados nn
Só se for piloto de Flight Simulator... Um piloto de verdade sabe que um pouso de barriga demora mais para parar que um com os trens de pouso baixados...
Acho que é uma ideia tecnicamente inviável. Imagina a conexão que precisaria para transmitir algo assim a 10 mil pés de altitude, além de me parecer inútil e caro, já que já há caixas pretas que dão todas as informações necessárias.
Acredito q tem coisas q podem ser sacrificadas em nome da segurança de voo. Tantas funções hoje vc tem câmeras filmando oq vc faz o tempo todo. Eu por exemplo trabalho numa UTI que é filmada 24 horas por dia e nem lembro que tem câmera lá @@editor9814
Da uma olhadinha no Google maps, olhando do hotel para o avião o morrinho fica a direita do avião no mapa fica a esquerda mas na imagem invertida fica a direita
@@jopge234 observando o morrinho no mapa parece ser imagem invertida, olhando do hotel para o avião o morrinho ho aparece a esquerda como no Google maps, da uma conferida nisso
Lito, é possível que o piloto tenha percebido algum problema hidráulico ou no próprio trem de pouso, o que o levou a tomar a decisão de pousar na pista contrária. Nesse caso, ele poderia ter considerado o mar à frente como uma área de escape, caso não conseguisse parar a tempo. No entanto, ele pode não ter sido informado ou ter se esquecido da contenção existente no local, o que poderia ter influenciado o desfecho.
Piloto não é aquele que leva o avião do ponto A ao ponto B mas sim aquele que sabe administrar situações de pane. Neste caso aparenta ter ocorrido muitas falhas humanas com os pilotos talvez por falta de tranquilidade no momento crítico.
Exato! O emocional/mental é fundamental! E isso me parece ser um grande problema na aviação, já que pilotos não podem tomar remédios antidepressivos, por exemplo. Aí imagina um piloto voando com depressão e ninguém saber que o cara tá assim… complicado…
@Curiosissima Ninguém esqueceu trem de pouso por questões mentais. O trem de pouso não poderia ser baixo acima de 145 nós. A aeronave estava acima daquela velocidade. É uma questão técnica. Questão de operacionalidade. Aconteceu algo de muito grave que fez o avião chegar a uma velocidade acima de 145 nós para pouso. O compreensível era usar a água
@Curiosissima Não tem nada haver comigo questões mentais. Eles são monitorados. A empresa sabe em exames periódicos o que cada um está tomando. O trem de pouso não foi baixado pq a velocidade estava acima de 145 nós
Lito bom dia!! Feliz e um próspero ano novo!! Não sou perito em aviação mas sou apaixonado pela aviação. Sou de Angola e gosto muito do seu programa. No momento da colisão com os pássaros vê-se pelos gráficos q o avião já estava alinhado e bem próximo da pista. Mesmo perdendo os dois motores e sem o trem de pouso, a arremetida não seria a melhor opção!
24:28 O prédio é esse mesmo, é um hotel e tem foto de dentro do quarto com vista da varanda e a montanha, comparei os suportes de metal do guarda corpo e são do mesmo modelo, mas o Aeroin comentou no dia do acidente que o vídeo era do incidente de dias antes.
Nas rodovias com serras existem áreas de escape com uma metodologia própria (o material não é brita). Na fórmula 1 também tem área de escape. Nas Runways dos aeroportos as áreas de escape deveriam ter área de escape também 👍
Pelo que entendi, houve a colisão com os pássaros no motor direito, fazendo com que o piloto optasse por fazer uma curva para esquerda na primeira aproximação, para ter mais empuxo de motor para fazer a curva completa para a direita, isso pode ter levado uma percepção errada do piloto de distancia da pista e pode ter prejudicado a segunda aproximação, e com a complicação de já não ter o trem de pouso, pode ter flutuado e atingido a pista muito tarde, levando o avião a ultrapassar o limite da pista e colidir com a mureta.
Boa noite Lito! Como falei ontem, volto a afirmar que, apesar de todos os problemas que possam ter ocorrido no voo ou na aeronave, o que infelizmente causou a morte de mais de uma centena de pessoas, foi a brutal colisão com aquele maldito “Muro de contenção” e que ao meu ver, totalmente inapropriado para qualquer aeroporto do mundo. Os responsáveis pela aviação deveriam urgentemente rever todos os seus conceitos, para que todos os aeroportos que, ainda tiverem em seu final de pista um “Muro ou Barreira de concreto” ao invés de uma área de escape ou caixa de areia ou outra alternativa que possa de alguma forma desacelerar um avião em situação de emergência, tais quais como já existem em muitas rodovias, sistemas que param com eficiência até grandes caminhões que perdem os freios. Imagina se na F1, tivesse muros de concreto nas curvas, ao invés das eficientes áreas de escapes!???
Li na impressa local que o muro de contenção existe para proteger area habitada, com diversos hoteis no fim dessa pista. Se não tivesse o muro, imagina a quantidade de vítimas.
Vcs perdem tempo escrevendo 20 mil vezes a mesma coisa mas não perdem 1 minuto para ler sobre o assunto. Os especialistas já falaram que não existe “caixa de areia ou brita” em aeroporto pois nada pode ficar solto próximo à pista por risco de causar danos aos aviões com acidentes graves. Se não houvesse aquele morro com aquele muro, tudo daria no mesmo pois o avião se chocaria com o muro externo do aeroporto que estava a poucos metros do muro onde ele bateu. O que vc acha que aconteceria com um avião com velocidade maior de 200 km/hora colidindo contra o muro do aeroporto?! A mesma coisa ou algo muito semelhante. E, mesmo que não houvesse muro nenhum, havia uma rodovia logo à frente. O que aconteceria se o avião cruzasse uma rodovia, de barriga, a 200 km/ hora??! É só usar o cérebro para pensar…
Impressionante a capacidade das pessoas de falar asneiras, o muro está aqui justamente pra evitar um acidente maior, pois tem rodovia e casas após o fim da área do aeroporto, é só ler as matérias...
Lito ,pela face exposta do aviaõ ao sol ,pode-se deduzir que realmente o motor do lado direito houve o bird strick neste momento. Como o horário local era 9:00 da manhã e o sol movimenta de leste para oeste ,da para chegar a esta conclusão.
Boa noite Lito! Aos 25 min e 30 seg desta Live percebo que na vista da suposta filmagem deste triste vôo da Jeju Air a partir daquele prédio, a elevação do terreno deve aparecer à direita do avião. Para verificar isto basta rotacionar a tela do Windows ou a visão do Google Earth em 180º, fica fácil perceber o morro à direita do avião observando-o do prédio. Também não consegui perceber o trem de pouso abaixado como deveria estar a poucos metros da cabeceira da pista.
Bom trabalho Lito. Apenas uma correção técnica: o 737 tem sim controle direcional do leme em caso de dupla falha hidráulica, através da bomba do sistema standby. E mesmo com a perda de dois motores o sistema hidráulico opera normalmente através das bombas elétricas, portanto eles teriam o leme em qualquer circunstância.
Está ficando muito claro que infelizmente os pilotos esqueceram de baixar o trem de pouso devido a demanda após a colisão com pássaros, a carga de trabalho foi grande, o tempo curto e parece que houve essa falha de esquecimento de baixar o Trem de pouso, mas e os alarmes de trem de pouso recolhidos? Essa parte é difícil de entender, um quebra cabeça mas acredito que por algum motivo houve o esquecimento de baixar o trem de pouso
Lito pra mim.. o piloto sabia das obras e achou melhor pousar na pista 19 porém acho que devido a emergência ele fez a curva muito em cima. Não sobrando pista para pousar... Me parece que a curva foi muito fechada...
As duas pessoas estavam no último terço do avião. Com cinto de segurança e também colocada em posição de pouso de emergência. É compreensível se salvarem. Nada de milagre. Santo nenhum vai ajudar. Ciência e o científico sim. Ambos são comissários e são preparados para isto
Há muita especulação sobre eventual erro do piloto, mas ninguém se atenta ao fato de o ADSB perder o sinal de forma tão abrupta. Isso, definitivamente, não é nada normal. Deve ter havido algo muito grave nesse voo.
Será que poderia ser no momento em que desligaram o motor errado, e tenham ficado sem força elétrica e hidráulica (além dos sistemas de emergência a baterias)?
@@jrventurimmas o lito menciona aqui no vídeo que o sistema hidráulico tava funcionando, ele aponta a evidência disso. É realmente um mistério ainda mesmo!
Estava conferindo as fotos postadas pelos hóspedes deste hotel (소나무 숲 펜션) no Maps e, realmente, há fotos da sacada e a estrutura da marquise da sacada, assim como o suporte dos vidros são idênticos aos do vídeo. Também é possível ver o morro à esquerda nas fotos.
@LorenzoGiordanoGomes O local tinha água. Sem água, Sullenberger não estaria aqui para contar a história. E em Nova York foram os dois motores. Pior que na Coréia. Comparo sim. O US-Air era da família Airbus e foram dois motores. Lá foi um.
@SENED-gp9ho então vc tem certeza que o Jeju só perdeu um motor? e vc sabe que o sully estava a quase 3 mil pés, diferente do Jeju que estava próximo a 500 pés? mais uma vez: 2 situações diferentes, aviões diferentes e opções diferentes.
@LorenzoGiordanoGomes O único componente que você não está considerando é que o aeroporto é cercado por água. Lembre-se que ele não ficou a todo momento a 500 pés. Lembre-se que ele arremeteu. E seguramente ficou acima de 500 pés. Então este acidente anula toda destreza do Comandante Sullenberger.
Bom dia Lito...primeiro desejo a vc e equipe um ano de realizações sem acidentes como este...quero crer que houve uma sequencia de fatos tipicos de erros sequenciais neste voo...um principal é de que o trem de pouso não foi acionado...e segundo porque arremeter e pousar tão rapidamente como foi registrado...triste de saber que tantas vidas foram sacrificadas...obrigado pela atenção !
Muito triste, se ele perdeu o segundo motor quando arremeteu, talvez o mar seria uma opcao melhor para pouso, tendo em vista que seria muito difícil uma aproximação estabilizada naquelas condições.
Lito, parabens pela seriedade e qualidade das informações que compartilha em seu canal. Sei que é ainda um complexo quebra-cabeças sem as informações das caixas pretas, mas o bird strick poderia ter tbm quebrado as janelas e ferido os pilotos e dessa forma justificaria a urgência da tentativa de pouso ??
Pousar na água em uma situação desta é melhor que em uma pista de 2700 m. E ainda sem Flap e trem de pouso. O exemplo clássico é o US-AIR no rio Hudson
Olá Lito. Bom Ano. Compreendo a intenção de dissecar todos os detalhes e de tentar compreender as causas (e culpas) do sucedido, mas nestas situações não há "turn around". Há que esperar pela análise dos dados e pelo relatório das entidades competentes. Claro que todos podemos ter uma percepção pessoal do sucedido e a minha é que houve precipitação do(s) piloto(s) na decisão de aterrar. Mas quem sou eu para atribuir causas e culpas? Ficarei atentamente à espera do relatório definitivo e do teu video final sobre o sucedido, daqui a uns meses ou anos. É mais um acidente, infelizmente muito trágico, que após compreensão das causas poderá contribuir para mais segurança da aviação civil.
Como sempre a sessão de perguntas são engraçadas, mesmo sendo um assunto tráfico, alguém perguntou pq as pistas não tem 10km, já pensaram, a pista de Guarulhos atravessaria quase a cidade inteira 🤣
Sou fã do canal e de muito conteúdo, seria legal entender algum dia em que pé que estão os acidentes da GOL 1907 e TAM3054, dizem que até hoje as famílias ainda aguardam decisões judiciais. Vejam só. Sei que normalmente ocorrem quando não há acordo, mas é bem complicado. O da GOL ocorreu em 29/09/2006 e o da TAM em 17/07/2007. O da GOL teve 154 vítimas, o da TAM 199 (sendo 12 em solo). O da Air France ocorreu em águas internacionais, em 01/06/2009, com 228 vítimas.
@@cgbryt Não sei da onde vocês estão tirando a informação que o avião perdeu os dois motores. A única coisa que sabemos oficialmente até agora é que teve um bird strike em um motor e só isso.
No video da colisão dos passaros com o motor, aparentemente o trem de pouso nao estava baixado. Estando a pouco mais de 2 km do pouso, não deveria estar baixado ja?
Sobre a pergunta de 1:18:10 existe o padrão que a aeronave deve estar configurada e estabilizada pra pouso a 1.000 pés de altura na aproximação final. Isso inclui os trens de pouso baixados e travados.
Boa noite! Perdão se já foi observado isso, mas vou sugerir uma observação. Eu creio que ele não sabia que o trem de pouso não esta baixado, por isso o toque tardio na pista, pois com o trem de pouso operando normalmente, o avião teria tocado na pista bem antes. Tendo em vista que a altura do trem de pouso compensaria a distância entre a aeronave e a pista.
Minha hipótese: Perdeu um motor com bird strike, começou a arremetida, recolheu flaps/trem de pouso, perdeu o segundo motor (tornando arremetida impossível), tentou pousar mas não conseguiu porque estava muito rápido.
Mas as imagens não mostram o avião com trem de pouso abaixado antes do acidente! Tudo indica que depois da pane ele veio para o pouso sem trem… pq, eu gostaria de saber…
Lito para tua informação ,a manutenção aos motores da Jeju off wing é feita aqui em Schiphol na KLM já faz mais de 12 anos..tal como os motores da GOL também são revisados aqui.
A impressão deixada no segundo vídeo é que a aproximação foi muito rápida e a altura do avião em relação ao solo estava grande. Depois de nivelar veio tocar a pista já quase na metade. Foi suave o toque, mas perdeu muito espaço de atrito que poderia ter diminuido bem a velocidade. Uma lástima tudo isso! 😢
Creio que o vídeo não está invertido mesmo. Pela luz do sol na fuselagem do avião. O horário local era por volta das 9h da manhã. Se ele estava alinhado com a cabeceira 01 para pouso, com a luz do sol vindo do leste (9h da manhã, sol nascente) o motor iluminado deverá ser o motor direito (2) do avião, como no primeiro vídeo. Existem dois morros no mapa, um a esquerda (que é uma pequena ilha) e outro a direita, por isso muitos tem dúvida de qual dos dois morros é o que aparece no vídeo. Mas sol tem apenas um.
Bom dia Lito , assisti o vídeo na manhã de 03/01 assista quando possível o vídeo do pessoal do ASA o capt BOB mais seus amigos especialista de segurança, NTSC e pilotos fazem comentários muito interessante, abraço ótima semana.
Não espelhe nos seus filhos os SEUS sonhos, o sonho é SEU, não necessariamente dele. Não o force caso o mesmo não tenha vocação ou amor por essa profissão, ele deve traçar o rumo que ele desejar e se encontrar e não se enfiar em estudos para atender um desejo SEU
o que q seu filho virar piloto vai mudar na sua vida? por que você não faz o curso já que tem paixão por isso? fica colocando expectativa em uma criança de 11 meses, pelo amor de deus
Lito, parabéns pelo vídeo, sei q pode ser mera especulação, mas não pode ser falha no treinamento da empresa, pq ele estava se aproximando para pouso, em posição mto mais favorável q o sully por exemplo, q estava decolando e se afastando do aeroporto
Lito. Boa noite.Não sei se algum comentário foi feito durante a live a respeito do que vou escrever: Quando ocorre de um barramento assumir a carga de outro barramento, é necessário qua não haja curto, seja na barra ou seja em alguma carga a qual o circuito "reserva" vá assumir. No caso, que acredito esteja no radar da equipe de investigadores, o BTB2 não assumiria a carga do BTB1 se ocorrer falha (curto circuito) no trecho entre o BTB1 e o DC BUS 1. Está correta a análise? Se for esse o caso, quais as consequênias dessas cargas não serem supridas?
Me parece, depois de ver sua análise, que a arremetida foi interrompida pelo segundo Bird Strike, o que levou o piloto a tocar a pista tão distante do ponto ideal.
Na Coreia estão falando sobre o governo, o aeroporto se encontra na maior rota de migração de pássaros do país e tinha sido tirado de voos internacionais, só domésticos. 20 dias antes do acidente foi permitido voos internacionais novamente por pressões políticas do partido no poder… parece que tem corrupção em tudo lado
No início da live você mostra na imagem da pista 01 e diz que as luzes são do VASIS. As luzes na realidade são do ALS(approach light system). Depois diz que o leme de direção do B737 não possui reversão hidráulica. O leme de direção (rudder) é a única superfície de controle que é alimentada ainda pelo sistema hidráulico standby (possui redundância). Ou seja, é ainda pressurizada pelo sistema hidráulico standby mesmo com a perda dos sistemas hidráulicos A e B.
@@elder6050 esqueceram os trens e os flaps?! E isso tudo com os alarmes dos trens apitando na cabine?! Vc não acha que foi esquecimento demais para 2 PILOTOS experientes?!
@@mantraproducoes9795Moça, eles não esqueceram de coisa alguma. Há alarmes que avisam se os pilotos não baixam os trens de pouso. Neste caso, houve algo que os impediu de baixar os trens e acionar os flaps. O relatório do CENIPA vai dizer o que é!!
@@mantraproducoes9795toca um alarme ensurdecedor na cabine e faltava flap ali também que toca outro alarme na cabine... Só se ficaram surdos por causa do bird strike...
Antes de Lito falar, eu um completo leigo no assunto estava pensando justamente a respeito que se estou vendo a pista, o avião tá configurado, eu vou é pousar, mas é muito fácil falar vendo de fora, não temos idéia da aflição que estes pilotos passaram, muito triste, Deus conforte as famílias.
Muito estranho, parece que o piloto da uma puxadinha antes de tocar o solo, a sensação que dá é que ele esperou sentir o toque do trem de pouso no chão, coisa que não aconteceu obviamente. Eu arrisco dizer que o "elo" mais importante para o acidente foi falha humana, infelizmente no momento de estresse o piloto simplesmente esqueceu de baixar o trem de pouso.
@@FabioSantos-kb1bi Esqueceu do trem e esqueceu dos flaps. Ou seja, esqueceu tudo. E o copiloto esqueceu tudo, também. Foi um branco total no cérebro de 2 pilotos altamente treinados… e isso com os alarmes do trem apitando na cabine. Esqueceram de ouvir isso também… devem ter esquecido do próprio nome, também…
Lito, com a altíssima velocidade de aproximação, não seria melhor ter tentado um pouso na água, já que lá pelo menos haveria espaço para o avião parar, mesmo sendo um pouso difícil, a velocidade que o avião estava e o ponto de toque muito tardio seria um motivo para o avião arremeter em condições normais, como talvez ele não conseguisse arremeter, na água talvez teria mais chances
Lito, sobre a arremetida do piloto para a esquerda, consta da carta de aproximação da cabeceira 01. Em caso de aproximação perdida, subir para R 007 MUN/D4 e então curva para a esquerda, proa 298º em direção a posição GOBUN mantendo 5000ft, onde, em situação normal, seria a órbita de espera. Pelo visto, na aproximação perdida, o piloto deu força no motor e tentou dar a volta, mas creio que ele nem chegou proximo a GOBUN, dando meia volta e, pelo fato de estar muito perto da cabeceira 19, além da flutuação (efeito solo), ele perdeu muita pista.
PARA AJUDAR A TODOS O VÍDEO INICIA EM EXATOS 5:00 MINUTOS.
É nós 🤙🏽🤙🏽🤙🏽
Obrigado amigo vc é um amigo jubileu
Obrigado, amigo
Heroi capa usa todo nem
Abertura demorada
Lito descobri na festa do fim de ano que minha família toda é sua fã ficamos falando de seus vídeos 😊
Em casa tbm!
Voce Lito,faz algo tao complexo ser compreensível a qualquer pessoa. E o msis impressionante é a quantidade de brasileiros interessados no conteúdo da aviação. Eu mesmo,nao sabia oquanto era aoaixonante a aviação.
pessoal só é interessado em acidentes, só comparar a quantidade de visualizações em vídeos de acidentes x vídeos de curiosidades por exemplo, sobre esquecer de baixar o trem de pouso já teve vários acidentes assim, pesquisem no mayday desastres aéreos.,
sou instrutor de segurança no trabalho, já vi aluno mesmo tendo feito três vezes o curso d espaço confinado morrer em espaço confinado, n tem jeito, mesmo tendo protocolos e os pilotos sendo treinados, o fator humano pode errar na hora de executar o procedimento em uma situação real.
Pois é! Este caso parece ser um claro exemplo disso, infelizmente
@@fernandopirolo8869 interessante a analogia.
Mas o que é isso? O que provoca a morte de alguém em espaço confinado?
@@citizenBR100vários fatores, não sou especialista mas pelo que sei um grande problema é o acúmulo de gases (principalmente gás carbônico) nesses ambientes, o que pode levar a morte por asfixia.
Vivo em Lisboa Portugal e vejo quando posso todos os teus vídeos porque és uma pessoa extraordinária e conhecedor de tudo o que dizes com conhecimento e não á mais ninguém que explique as coisas com conhecimento e onestidade um bom ano cheio de felicidade e saúde um grande bem haja desde Lisboa
Sullenberger e seu feito é para ser levado nas nossas memórias para o resto das nossas vidas. Um grande piloto. Salvou a vida de todos passageiros e foi o último a sair do US-Air. MISSÃO CUMPRIDA 🙏
Depois que "conheci " esse canal, tudo o que acontece na aviação, busco imediatamente informações aqui. Não perco tempo assistindo outros vídeos/ noticiários. Obrigada pelo conteúdo relevante. Parabéns ! Tenha um abençoado 2025.
Voei com a JejuAir 1 dia depois do acidente (30/12) e fiz o voo de volta ontem (02/01). Confesso que voei com medo e os dois pousos não foram nada agradáveis mas a frase “De que quem eu acho que sou pra achar que o avião vai cair justo comigo dentro” me deixou um pouco mais confiante…..
Kkkkkkk complicado
A jejuair é tipo uma ryanair da Coreia do Sul?
Um raio não cai 2x no meu mesmo lugar 😂 que bom q correu bem!
Kkkkkkkkk logo na sua vez né ?
O comandante do US-Air precisa colocar em um pedestal. Foi um grande herói. Não morreu ninguém e ele pousou no rio Hudson.
Lito, um tremendamente apaixonado pela aviação nos contagiou com essa peixão dele. Obrigada por tudo Lito. Amo voce e seu canal maravilhoso ❤
Você me acalma quando estou voando. Lembro de tudo que vc fala.
Igual!
sim!! eu baixo videos dele e vou ouvindo para me manter calma
Ilusão ... ainda mais em Congonhas ... pista curta demais.
Lito: sua analise e comentarios sobre aviacao é incrivel e nos motiva a te acompanhar pq vc é serio e tem muita credibilidade
Na minha singela opinião, creio que o estresse dentro do Cockpit foi decisivo para o acidente.
Que aula. Lito é fera demais. Com certeza é uma carreira que tenho vontade de saber mais e seguir!
O desespero que deve ter sido esse final, os pilotos olhando esse muro na frente....
Sabe o que eu acho, no meu achismo da achiologia, q esses pilotos arremeteram e perderam a referencia se haviam recolhido o trem de pouso ou nao. E aterrizaram o aviao achando que o trem de pouso ainda estivesse baixado devido ao pouco tempo entre a arremetida e o pouso.
Eu sei q tem confirmações na cabine que indicam o trem baixado ou nao, alarmes e afins, porém é como o Lito disse, a gente não sabe o q estava acontecendo dentro da cabine para tirar a atenção dos pilotos.
Fumaça a bordo talvez 😢
Eu penso que eles recolheram o trem de pouso na arremetida e depois esqueceram de descer o mesmo e acionar os flaps!
Mas soa um alarme de trem de pouso
@@lucashms30soa. E bem alto!
@@lucashms30 as vezes os pilotos estavam tão preocupados em arremeter e pousar com um motor só que nem prestaram a atenção no trem de pouso!
Isso de esquecer de baixar o trem de pouso já aconteceu outras vezes, mesmo com alerta sonoro!
Que trabalho incrível do Lito e sua equipe! 👏🏻👏🏻👏🏻 Sou fã de verdade!
É cedo ainda mas está difícil de não ter ocorrido um erro humano grotesco ai nesse acidente...
Sim, o pouquíssimo tempo entre todos os fatos que se sabe pela comunicação recuperada, muito provável que o caos e estresse estavam muito altos e não deu tempo de verificar todos os procedimentos, como Lito falou, não dava tempo de fazer check list.
Fatores externos (bird strike) com seus efeitos, somados com erro humano pelo jeito.
Agora pra saber exatamente quais, tem de esperar o relatório.
CONCORDO PLENAMENTE
Provavelmente foi um erro tal qual o da Tam em Congonhas. Alto nivel de estress e esqueceram de baixar o trem de pouso
@@guilhermecardosodesa7156e se não tivesse a cidade na frente? E no caso aqui um muro de concreto, qual seria o final?
@@MaurienAragakiDifícil analisar, pq o avião pelo que parece pousou na metade da pista praticamente e em uma velocidade de 350 km se não me engano.
Obviamente tem que rever se realmente a necessidade desse paredão aí, mas creio que não mudaria muita coisa
Lito, na TV falou-se que o piloto disse que iria pousar na contramão da pista. Isso não explica porque o muro no final da pista, que na verdade seria o início da pista.
Mas o Lito havia falado isso antes.
Não existe contramão em pista de aeroporto, ambos os lados são utilizados...
Kkkkkkkkkl contramão?
Não existe contramão em pista de aeroporto amigo! Nesse aeroporto era 01 ou 19 (os dois sentidos) o muro tá lá desde sempre o problema foi a emergência após a arremetida que o fez descer praticamente no meio da pista! O lito explica bem no início da live!
Kkkkkkkkkkkk as pérolas q eu escuto
Parabéns Lito por desejar um ótimo ano novo para os membros. Nós inscritos desejamos um ótimo ano para você e todos os membros. Feliz ano novo.
mesmo o lito explicando bem, cada vez me perco mais com esse caso, é muita informação
O principal problema foi o pouso sem abertura do trem de pouso. Provável falha humana, já que é possível descer o trem de pouso sem o sistema hidraulico estar funcionando.
O que sempre eu sugeri foi a instalação de câmeras nas cabines de pilotagem dos aviões, transmitindo para a Central de controle da companhia aérea. Se tivesse isso, hoje nós já saberíamos tudo sobre as causas do acidente.
(sou piloto com mais de 10.000 hrs. de vôo).
Imagens criptografadas, enviadas em tempo real pela aeronave e gravadas numa central da companhia aérea, só sendo descriptografadas em caso de acidentes.
Nn fazem isso pra manter a privacidade dos funcionários, já pensou vc pilotar um bglh levando centenas de pessoas sabendo que tem gente olhando os minimos movimentos q tu faz, qualquer decisão q vc toma, qualquer conversa q vc tem, etc. Iria atrapalhar mais do q ajudar, a intenção é boa, mas os resultados nn
Só se for piloto de Flight Simulator... Um piloto de verdade sabe que um pouso de barriga demora mais para parar que um com os trens de pouso baixados...
Seu ponto parece meio subjetivo, só poderíamos saber o impacto que essas câmeras teriam se testassemos.
Acho que é uma ideia tecnicamente inviável. Imagina a conexão que precisaria para transmitir algo assim a 10 mil pés de altitude, além de me parecer inútil e caro, já que já há caixas pretas que dão todas as informações necessárias.
Acredito q tem coisas q podem ser sacrificadas em nome da segurança de voo. Tantas funções hoje vc tem câmeras filmando oq vc faz o tempo todo. Eu por exemplo trabalho numa UTI que é filmada 24 horas por dia e nem lembro que tem câmera lá @@editor9814
Pelo horário do pouso e a posição do Sol deve dar para saber se o vídeo está invertido ou não, observando o brilho na fuselagem.
O vídeo foi feito da sacada do hotel, pelo ângulo da filmagem confirma o que o Lito disse.
Da uma olhadinha no Google maps, olhando do hotel para o avião o morrinho fica a direita do avião no mapa fica a esquerda mas na imagem invertida fica a direita
@@jopge234 observando o morrinho no mapa parece ser imagem invertida, olhando do hotel para o avião o morrinho ho aparece a esquerda como no Google maps, da uma conferida nisso
Da uma afastando no Google maps, o sol se põe do lado esquerdo da aeronave, assim como na imagem invertida, o lito não se atentou para essa condição
Por que a imagem ficaria invertida?
Uma seifie?
Lito, é possível que o piloto tenha percebido algum problema hidráulico ou no próprio trem de pouso, o que o levou a tomar a decisão de pousar na pista contrária. Nesse caso, ele poderia ter considerado o mar à frente como uma área de escape, caso não conseguisse parar a tempo. No entanto, ele pode não ter sido informado ou ter se esquecido da contenção existente no local, o que poderia ter influenciado o desfecho.
Piloto não é aquele que leva o avião do ponto A ao ponto B mas sim aquele que sabe administrar situações de pane. Neste caso aparenta ter ocorrido muitas falhas humanas com os pilotos talvez por falta de tranquilidade no momento crítico.
Sullenberger é o melhor piloto do mundo. Sem os dois motores salvou a vida de todo mundo, usando o rio Hudson
Exato! O emocional/mental é fundamental! E isso me parece ser um grande problema na aviação, já que pilotos não podem tomar remédios antidepressivos, por exemplo. Aí imagina um piloto voando com depressão e ninguém saber que o cara tá assim… complicado…
@Curiosissima Ninguém esqueceu trem de pouso por questões mentais. O trem de pouso não poderia ser baixo acima de 145 nós. A aeronave estava acima daquela velocidade. É uma questão técnica. Questão de operacionalidade. Aconteceu algo de muito grave que fez o avião chegar a uma velocidade acima de 145 nós para pouso. O compreensível era usar a água
@Curiosissima Não tem nada haver comigo questões mentais. Eles são monitorados. A empresa sabe em exames periódicos o que cada um está tomando. O trem de pouso não foi baixado pq a velocidade estava acima de 145 nós
Lito o qual importante é para a investigação o relato dos sobreviventes?
Lito bom dia!!
Feliz e um próspero ano novo!!
Não sou perito em aviação mas sou apaixonado pela aviação.
Sou de Angola e gosto muito do seu programa.
No momento da colisão com os pássaros vê-se pelos gráficos q o avião já estava alinhado e bem próximo da pista. Mesmo perdendo os dois motores e sem o trem de pouso, a arremetida não seria a melhor opção!
Fala meu amigo. Sempre IMPARCIAL E INDEPENDENTE. Parabéns cada vez MELHOR .....
24:28 O prédio é esse mesmo, é um hotel e tem foto de dentro do quarto com vista da varanda e a montanha, comparei os suportes de metal do guarda corpo e são do mesmo modelo, mas o Aeroin comentou no dia do acidente que o vídeo era do incidente de dias antes.
@@PauloRaymond Um motor estava com problema muito sério. Nenhum piloto em mayday sai esquecendo trem e Flap.
Super obrigada pelo up date sobre este tema, Lito. Foi muito triste tudo isso. Abraço! Feliz Novo ano para todos da Aviões e Músicas. 🎉
Nas rodovias com serras existem áreas de escape com uma metodologia própria (o material não é brita). Na fórmula 1 também tem área de escape. Nas Runways dos aeroportos as áreas de escape deveriam ter área de escape também 👍
Pelo que entendi, houve a colisão com os pássaros no motor direito, fazendo com que o piloto optasse por fazer uma curva para esquerda na primeira aproximação, para ter mais empuxo de motor para fazer a curva completa para a direita, isso pode ter levado uma percepção errada do piloto de distancia da pista e pode ter prejudicado a segunda aproximação, e com a complicação de já não ter o trem de pouso, pode ter flutuado e atingido a pista muito tarde, levando o avião a ultrapassar o limite da pista e colidir com a mureta.
Boa noite Lito! Como falei ontem, volto a afirmar que, apesar de todos os problemas que possam ter ocorrido no voo ou na aeronave, o que infelizmente causou a morte de mais de uma centena de pessoas, foi a brutal colisão com aquele maldito “Muro de contenção” e que ao meu ver, totalmente inapropriado para qualquer aeroporto do mundo. Os responsáveis pela aviação deveriam urgentemente rever todos os seus conceitos, para que todos os aeroportos que, ainda tiverem em seu final de pista um “Muro ou Barreira de concreto” ao invés de uma área de escape ou caixa de areia ou outra alternativa que possa de alguma forma desacelerar um avião em situação de emergência, tais quais como já existem em muitas rodovias, sistemas que param com eficiência até grandes caminhões que perdem os freios. Imagina se na F1, tivesse muros de concreto nas curvas, ao invés das eficientes áreas de escapes!???
Li na impressa local que o muro de contenção existe para proteger area habitada, com diversos hoteis no fim dessa pista. Se não tivesse o muro, imagina a quantidade de vítimas.
Vcs perdem tempo escrevendo 20 mil vezes a mesma coisa mas não perdem 1 minuto para ler sobre o assunto. Os especialistas já falaram que não existe “caixa de areia ou brita” em aeroporto pois nada pode ficar solto próximo à pista por risco de causar danos aos aviões com acidentes graves. Se não houvesse aquele morro com aquele muro, tudo daria no mesmo pois o avião se chocaria com o muro externo do aeroporto que estava a poucos metros do muro onde ele bateu. O que vc acha que aconteceria com um avião com velocidade maior de 200 km/hora colidindo contra o muro do aeroporto?! A mesma coisa ou algo muito semelhante. E, mesmo que não houvesse muro nenhum, havia uma rodovia logo à frente. O que aconteceria se o avião cruzasse uma rodovia, de barriga, a 200 km/ hora??! É só usar o cérebro para pensar…
o cara já explicou isso 30 vezes irmão, em décadas de aviação tu realmente acha que foi o primeiro a pensar nisso?
@@iShotGameplays sempre alguém se acha o gênio, nem adianta falar.
Impressionante a capacidade das pessoas de falar asneiras, o muro está aqui justamente pra evitar um acidente maior, pois tem rodovia e casas após o fim da área do aeroporto, é só ler as matérias...
Lito, o pilotou nao poderia arremeter, quando ele percebeu que nao pideria parar?
Oi irmão. Sempre incansável. Bom ver que está melhor também.
Lito ,pela face exposta do aviaõ ao sol ,pode-se deduzir que realmente o motor do lado direito houve o bird strick neste momento. Como o horário local era 9:00 da manhã e o sol movimenta de leste para oeste ,da para chegar a esta conclusão.
Boa noite Lito! Aos 25 min e 30 seg desta Live percebo que na vista da suposta filmagem deste triste vôo da Jeju Air a partir daquele prédio, a elevação do terreno deve aparecer à direita do avião. Para verificar isto basta rotacionar a tela do Windows ou a visão do Google Earth em 180º, fica fácil perceber o morro à direita do avião observando-o do prédio. Também não consegui perceber o trem de pouso abaixado como deveria estar a poucos metros da cabeceira da pista.
Bom trabalho Lito.
Apenas uma correção técnica: o 737 tem sim controle direcional do leme em caso de dupla falha hidráulica, através da bomba do sistema standby.
E mesmo com a perda de dois motores o sistema hidráulico opera normalmente através das bombas elétricas, portanto eles teriam o leme em qualquer circunstância.
Está ficando muito claro que infelizmente os pilotos esqueceram de baixar o trem de pouso devido a demanda após a colisão com pássaros, a carga de trabalho foi grande, o tempo curto e parece que houve essa falha de esquecimento de baixar o Trem de pouso, mas e os alarmes de trem de pouso recolhidos? Essa parte é difícil de entender, um quebra cabeça mas acredito que por algum motivo houve o esquecimento de baixar o trem de pouso
Não tem como ser isso, muita negligência
Não acredito nisso também. Os Alarmes do trem de pouso estavam disparando o tempo todo. É mais provável que estavam tentando arremeter o avião.
@@YdigonMegamasteros pilotos da PIA co eterna este erro !!
Esqueceram os trens e os flaps??! Vc não acha que é coisa demais para esquecer???!
É obvio que deve ter algum erro escrachante dos pilotos, já que um bird strike nao geraria tudo isso de forma tão rapida.
Lito pra mim.. o piloto sabia das obras e achou melhor pousar na pista 19 porém acho que devido a emergência ele fez a curva muito em cima. Não sobrando pista para pousar... Me parece que a curva foi muito fechada...
Long live Commander Sully!
Lito bom Dia quando o aviao colidiu con passaros nao podia reduzir a velocidade?
O freio aerodinâmico poderia usar neste caso, mas não resolveria muito. A velocidade era alta. E sem autobrake.
Morro de medo de entrar em um avião( eu evito o máximo) mas amo as explicaçoēs do Lito...um profissional nota 1000
E mais, ainda é estranho não chamarem especialistas em motores já que os 2 teriam sofrido problemas
Se for o caso, devem chamar depois
@matheus-bj1wr sim. Mas ainda é estranho.
vão culpar os pilotos e a pista
E tem gente que não acredita em milagres. Essas duas vidas tem uma missão aqui na terra
"Milagre" seria salvar TODOS os ocupantes do avião.
As duas pessoas estavam no último terço do avião. Com cinto de segurança e também colocada em posição de pouso de emergência. É compreensível se salvarem. Nada de milagre. Santo nenhum vai ajudar. Ciência e o científico sim. Ambos são comissários e são preparados para isto
Não se mistura religião e crenças religiosas com o científico.
Ciência e religião não se misturam.
Lito, disparadamente, o melhor!!! Viajo muito e adoro esses temas. Grata✈️
Há muita especulação sobre eventual erro do piloto, mas ninguém se atenta ao fato de o ADSB perder o sinal de forma tão abrupta. Isso, definitivamente, não é nada normal. Deve ter havido algo muito grave nesse voo.
Será que poderia ser no momento em que desligaram o motor errado, e tenham ficado sem força elétrica e hidráulica (além dos sistemas de emergência a baterias)?
@@jrventurimmas o lito menciona aqui no vídeo que o sistema hidráulico tava funcionando, ele aponta a evidência disso.
É realmente um mistério ainda mesmo!
Estava conferindo as fotos postadas pelos hóspedes deste hotel (소나무 숲 펜션) no Maps e, realmente, há fotos da sacada e a estrutura da marquise da sacada, assim como o suporte dos vidros são idênticos aos do vídeo.
Também é possível ver o morro à esquerda nas fotos.
Sullenberger precisa de um pedestal em praça pública em Nova York. Este foi proativo e inteligente. Situação similar e salvou todo mundo.
situação diferente, aeronave diferente, local diferente. o sully é um piloto incrível, mas não dá pra comparar com esse caso.
@LorenzoGiordanoGomes O local tinha água. Sem água, Sullenberger não estaria aqui para contar a história. E em Nova York foram os dois motores. Pior que na Coréia. Comparo sim. O US-Air era da família Airbus e foram dois motores. Lá foi um.
@SENED-gp9ho então vc tem certeza que o Jeju só perdeu um motor? e vc sabe que o sully estava a quase 3 mil pés, diferente do Jeju que estava próximo a 500 pés? mais uma vez: 2 situações diferentes, aviões diferentes e opções diferentes.
@LorenzoGiordanoGomes O único componente que você não está considerando é que o aeroporto é cercado por água. Lembre-se que ele não ficou a todo momento a 500 pés. Lembre-se que ele arremeteu. E seguramente ficou acima de 500 pés. Então este acidente anula toda destreza do Comandante Sullenberger.
Bom dia Lito...primeiro desejo a vc e equipe um ano de realizações sem acidentes como este...quero crer que houve uma sequencia de fatos tipicos de erros sequenciais neste voo...um principal é de que o trem de pouso não foi acionado...e segundo porque arremeter e pousar tão rapidamente como foi registrado...triste de saber que tantas vidas foram sacrificadas...obrigado pela atenção !
Um Maracanã cheio viu este vídeo. Parabéns Lito.
Muito triste, se ele perdeu o segundo motor quando arremeteu, talvez o mar seria uma opcao melhor para pouso, tendo em vista que seria muito difícil uma aproximação estabilizada naquelas condições.
Problema foi o trem de pouso
Lito, sobre o avião ter pousado quase meio da pista?
Provavelmente fizeram o contorno com pressa demais e não tomaram distância suficiente pra descida na pista
Lito, parabens pela seriedade e qualidade das informações que compartilha em seu canal.
Sei que é ainda um complexo quebra-cabeças sem as informações das caixas pretas, mas o bird strick poderia ter tbm quebrado as janelas e ferido os pilotos e dessa forma justificaria a urgência da tentativa de pouso ??
Pousar na água em uma situação desta é melhor que em uma pista de 2700 m. E ainda sem Flap e trem de pouso. O exemplo clássico é o US-AIR no rio Hudson
Olá Lito. Bom Ano. Compreendo a intenção de dissecar todos os detalhes e de tentar compreender as causas (e culpas) do sucedido, mas nestas situações não há "turn around". Há que esperar pela análise dos dados e pelo relatório das entidades competentes. Claro que todos podemos ter uma percepção pessoal do sucedido e a minha é que houve precipitação do(s) piloto(s) na decisão de aterrar. Mas quem sou eu para atribuir causas e culpas? Ficarei atentamente à espera do relatório definitivo e do teu video final sobre o sucedido, daqui a uns meses ou anos. É mais um acidente, infelizmente muito trágico, que após compreensão das causas poderá contribuir para mais segurança da aviação civil.
Com a caixa preta dá pra saber os dados sobre o trem de pouso?
Dá sim.
Dá... Vai sair no relatório final, porque não é normal tentar pousar sem trem... Fora o alarme alto que toca na cabine avisando da falta de trem...
Acompanho sempre seus vídeos
Como sempre a sessão de perguntas são engraçadas, mesmo sendo um assunto tráfico, alguém perguntou pq as pistas não tem 10km, já pensaram, a pista de Guarulhos atravessaria quase a cidade inteira 🤣
Eu vi essa, misericórdia kkkkkkkkk
Muita gente leiga, chega ser engraçado o quão alheias as pessoas são a realidade.
😂
Sou fã do canal e de muito conteúdo, seria legal entender algum dia em que pé que estão os acidentes da GOL 1907 e TAM3054, dizem que até hoje as famílias ainda aguardam decisões judiciais. Vejam só. Sei que normalmente ocorrem quando não há acordo, mas é bem complicado. O da GOL ocorreu em 29/09/2006 e o da TAM em 17/07/2007. O da GOL teve 154 vítimas, o da TAM 199 (sendo 12 em solo). O da Air France ocorreu em águas internacionais, em 01/06/2009, com 228 vítimas.
Boa noite.
Antes de tocar, não poderia ter arremetido novamente?
@@gildemargaldinodasilvabasi891 se estava sem os 2 motores, não dava. Vai arremeter com a força do que?!
@@cgbryt Não sei da onde vocês estão tirando a informação que o avião perdeu os dois motores. A única coisa que sabemos oficialmente até agora é que teve um bird strike em um motor e só isso.
@@ricardocagli Se vc assistiu o vídeo vc sabe da onde nós “tiramos” esta informação… 🙄
@@cgbryt o Lito disse claramente no vídeo que aparentemente só um motor estava funcionando durante o pouso kkkkkkkk. Ué.
@@ricardocagli Aparentemente.....suposição.
No video da colisão dos passaros com o motor, aparentemente o trem de pouso nao estava baixado. Estando a pouco mais de 2 km do pouso, não deveria estar baixado ja?
Parabéns Lito…
O avião que caiu na vertical na China até hoje não saiu relatório. Mais de um ano!
Valeu Lito
Sobre a pergunta de 1:18:10 existe o padrão que a aeronave deve estar configurada e estabilizada pra pouso a 1.000 pés de altura na aproximação final. Isso inclui os trens de pouso baixados e travados.
Lito VC é o melhor. Parabéns
Já vi que vc. é leigo no assunto ! 🤦♂️
@@andrelancha9605fica de boa,boca murcha
@@andrelancha9605 fala aí, engenheiro aeronáutico 🤣🤣
@@andrelancha9605 e VC é o cara que todo mundo fala por aí né?🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@dannytst1 Bom dia ! Sou eu mesmo 🙋🏻. Feliz 2025 pra vc ! Continua sendo entusiasta de aviação !! Parabéns. É uma boa ocupação ! Até mais !🤚🤚
Bom dia Lito... saúde e paz para vc e sua estimada família!
Esse acidente me lembra o acidente de avião no Paquistão em 2020
Acabei de fazer esse comentário. Vi no canal Mentour Pilot onde ele explica todo o acidente. Vale a pena ver galera.
@@fusgrind No meio de tanto video... vou esperar o oficial...
@@leonardoamorim3900 Não lembro ou nunca vi. Nao da para escrever o número do voo para facilitar?
Sem dúvida dos melhores produtores de conteúdo a nível geral esse Mentour! Gosto muito dos vídeos dele e do Lito! @@fusgrind
Boa noite!
Perdão se já foi observado isso, mas vou sugerir uma observação.
Eu creio que ele não sabia que o trem de pouso não esta baixado, por isso o toque tardio na pista, pois com o trem de pouso operando normalmente, o avião teria tocado na pista bem antes.
Tendo em vista que a altura do trem de pouso compensaria a distância entre a aeronave e a pista.
Minha hipótese: Perdeu um motor com bird strike, começou a arremetida, recolheu flaps/trem de pouso, perdeu o segundo motor (tornando arremetida impossível), tentou pousar mas não conseguiu porque estava muito rápido.
se for isso, tinha margem para voar mais e abrir o eixo para pousar em segurança. O problema é pensar nisso em minutos, tendo só uma chance. triste
Pilotos tem frações de segundos para tomar atitudes e nem sempre estão preparados ou dá uma pane mental e os DESASTRES acontecem.
Mas as imagens não mostram o avião com trem de pouso abaixado antes do acidente! Tudo indica que depois da pane ele veio para o pouso sem trem… pq, eu gostaria de saber…
A verdade é que é muito difícil pensar rapidamente sabendo que se errar todos morrerão. Haja treinamento...
A grande questão parece ser descobrir porque raios o piloto decidiu arremeter ao invés de pousar do jeito até desse...
Lito para tua informação ,a manutenção aos motores da Jeju off wing é feita aqui em Schiphol na KLM já faz mais de 12 anos..tal como os motores da GOL também são revisados aqui.
Teve um maluco que perguntou porque não fazem pista de 10km de comprimento 😂😂😂😂😂, será que a maconha tava vencida
Rapaz o lito chegou ficar vermelho de vontade de dar a resposta merecida, mas respirou e se manteve firme
A impressão deixada no segundo vídeo é que a aproximação foi muito rápida e a altura do avião em relação ao solo estava grande. Depois de nivelar veio tocar a pista já quase na metade. Foi suave o toque, mas perdeu muito espaço de atrito que poderia ter diminuido bem a velocidade. Uma lástima tudo isso! 😢
Boa noite lito vc é maravilhoso nos esclarece muito sobre aviões. Obrigada
Já vi que vc. é leiga no assunto !! 🤦♂️
Creio que o vídeo não está invertido mesmo. Pela luz do sol na fuselagem do avião. O horário local era por volta das 9h da manhã. Se ele estava alinhado com a cabeceira 01 para pouso, com a luz do sol vindo do leste (9h da manhã, sol nascente) o motor iluminado deverá ser o motor direito (2) do avião, como no primeiro vídeo. Existem dois morros no mapa, um a esquerda (que é uma pequena ilha) e outro a direita, por isso muitos tem dúvida de qual dos dois morros é o que aparece no vídeo. Mas sol tem apenas um.
Lito nunca tire essa musica dos seus videos ela é sua marca registrada impossivel nao ouvir ela e nao lembrar de vc 😂
Boa, música em vídeo de acidente com a aviação enlutada
Bom dia Lito , assisti o vídeo na manhã de 03/01 assista quando possível o vídeo do pessoal do ASA o capt BOB mais seus amigos especialista de segurança, NTSC e pilotos fazem comentários muito interessante, abraço ótima semana.
Meu filho tem 11 meses e sonho que ele seja piloto, pela paixão que o Lito despertou em mim! ✈️
Não espelhe nos seus filhos os SEUS sonhos, o sonho é SEU, não necessariamente dele. Não o force caso o mesmo não tenha vocação ou amor por essa profissão, ele deve traçar o rumo que ele desejar e se encontrar e não se enfiar em estudos para atender um desejo SEU
o que q seu filho virar piloto vai mudar na sua vida? por que você não faz o curso já que tem paixão por isso? fica colocando expectativa em uma criança de 11 meses, pelo amor de deus
Minha nossa, que perigo projetar nos filhos o que se sonha pra si… 😳
Lito, parabéns pelo vídeo, sei q pode ser mera especulação, mas não pode ser falha no treinamento da empresa, pq ele estava se aproximando para pouso, em posição mto mais favorável q o sully por exemplo, q estava decolando e se afastando do aeroporto
Forte abraço, Litoooo! 🤗
Lito voce é cara caramba que beleza de música ❤❤❤❤❤❤ eu sou Sergio de sao Bernardo do campo sao Paulo
Lito. Boa noite.Não sei se algum comentário foi feito durante a live a respeito do que vou escrever: Quando ocorre de um barramento assumir a carga de outro barramento, é necessário qua não haja curto, seja na barra ou seja em alguma carga a qual o circuito "reserva" vá assumir. No caso, que acredito esteja no radar da equipe de investigadores, o BTB2 não assumiria a carga do BTB1 se ocorrer falha (curto circuito) no trecho entre o BTB1 e o DC BUS 1. Está correta a análise? Se for esse o caso, quais as consequênias dessas cargas não serem supridas?
Boa noite. Porque arremeter com problemas na aeronave?
Me parece, depois de ver sua análise, que a arremetida foi interrompida pelo segundo Bird Strike, o que levou o piloto a tocar a pista tão distante do ponto ideal.
Tinha pousa água mar lá lado😢 estratégica erro...😢
A arremetida não foi interrompida, tanto que ele deu a volta e pousou no sentido contrário.
@@marcuspessoa6, mesmo? eu entendi errado, então.
@@brunodecrudis Ele foi pousar mas aconteceu o bird strike e ele arremeteu, aí foi pousar novamente e ocorreu o acidente.
Lito, porque o piloto não pousou na grama ao lado da pista? Pq tinha um muro de concreto no final da pista e não areia ou uma rede etc.
Na Coreia estão falando sobre o governo, o aeroporto se encontra na maior rota de migração de pássaros do país e tinha sido tirado de voos internacionais, só domésticos. 20 dias antes do acidente foi permitido voos internacionais novamente por pressões políticas do partido no poder… parece que tem corrupção em tudo lado
@@brunocerqueira8603 Meu Deus do céu… é a velha história: quanto mais mexe, mais fede…
Parece? Ilusão é pensar q não existe em todo lugar.
Coreia do Sul é extremamente corrupta, uns 3 presidentes já foram presos por isso
No início da live você mostra na imagem da pista 01 e diz que as luzes são do VASIS. As luzes na realidade são do ALS(approach light system). Depois diz que o leme de direção do B737 não possui reversão hidráulica. O leme de direção (rudder) é a única superfície de controle que é alimentada ainda pelo sistema hidráulico standby (possui redundância). Ou seja, é ainda pressurizada pelo sistema hidráulico standby mesmo com a perda dos sistemas hidráulicos A e B.
Flutuou d+ pq esqueceram de baixar o trem de pouso, esperou, esperou e não tocou pq estava sem o trem de pouso.
@@elder6050 esqueceram os trens e os flaps?! E isso tudo com os alarmes dos trens apitando na cabine?! Vc não acha que foi esquecimento demais para 2 PILOTOS experientes?!
Mais um medo desbloqueado: o piloto esquecer de baixar os trem de pouso. 😮
@@mantraproducoes9795Moça, eles não esqueceram de coisa alguma. Há alarmes que avisam se os pilotos não baixam os trens de pouso.
Neste caso, houve algo que os impediu de baixar os trens e acionar os flaps. O relatório do CENIPA vai dizer o que é!!
@cgbryt eu sei que não..só estou comentei o comentário acima..eu sei que não sabem ainda o que houve.
@@mantraproducoes9795toca um alarme ensurdecedor na cabine e faltava flap ali também que toca outro alarme na cabine... Só se ficaram surdos por causa do bird strike...
nossa, tem que ter muita habilidade pra lidar com o aviao em situação de risco. Muita paciência e controle emocional
Não se mencionou acerca das áreas de escape nos aeroportos. Precisaria ser obrigatoriedade
Antes de Lito falar, eu um completo leigo no assunto estava pensando justamente a respeito que se estou vendo a pista, o avião tá configurado, eu vou é pousar, mas é muito fácil falar vendo de fora, não temos idéia da aflição que estes pilotos passaram, muito triste, Deus conforte as famílias.
Muito estranho, parece que o piloto da uma puxadinha antes de tocar o solo, a sensação que dá é que ele esperou sentir o toque do trem de pouso no chão, coisa que não aconteceu obviamente.
Eu arrisco dizer que o "elo" mais importante para o acidente foi falha humana, infelizmente no momento de estresse o piloto simplesmente esqueceu de baixar o trem de pouso.
Percebi isso também
@@FabioSantos-kb1bi Esqueceu do trem e esqueceu dos flaps. Ou seja, esqueceu tudo. E o copiloto esqueceu tudo, também. Foi um branco total no cérebro de 2 pilotos altamente treinados… e isso com os alarmes do trem apitando na cabine. Esqueceram de ouvir isso também… devem ter esquecido do próprio nome, também…
Pode ter sido "efeito solo", Fábio.
Lito, com a altíssima velocidade de aproximação, não seria melhor ter tentado um pouso na água, já que lá pelo menos haveria espaço para o avião parar, mesmo sendo um pouso difícil, a velocidade que o avião estava e o ponto de toque muito tardio seria um motivo para o avião arremeter em condições normais, como talvez ele não conseguisse arremeter, na água talvez teria mais chances
Boa tarde prezado Lito!
Sullenberger. Depois disto fica claro que ele é um super piloto.
Boa tarde !!!!!!!!!! Só hj que estou vendo sua matéria, me desligo de outros canais para ver notícias suas pois sei que bem mais confiáveis ....
Lito, sobre a arremetida do piloto para a esquerda, consta da carta de aproximação da cabeceira 01. Em caso de aproximação perdida, subir para R 007 MUN/D4 e então curva para a esquerda, proa 298º em direção a posição GOBUN mantendo 5000ft, onde, em situação normal, seria a órbita de espera. Pelo visto, na aproximação perdida, o piloto deu força no motor e tentou dar a volta, mas creio que ele nem chegou proximo a GOBUN, dando meia volta e, pelo fato de estar muito perto da cabeceira 19, além da flutuação (efeito solo), ele perdeu muita pista.
Com tudo apitando na cabine, será que não esqueceu de baixar trem e flutuou no flare pois o piloto estava considerando o trem no solo?
É possível que a elevada velocidade na hora do pouso pode não ter permitido baixar o trem de pouso manualmente