📝 Quer aprender a como separar História de Teologia? Comece a estudar hoje o curso “Cristianismo: para além do filtro teológico” hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/cristianismo-para-alem-de-um-olhar-teologico/C77483070D 📚 Quer aprender a ler o "Novo Testamento" como uma fonte histórica sobre os primeiros cristãs? Então estude comigo por meio do meu novo ebook: go.hotmart.com/A78425924S?dp=1 Seja membro do canal: th-cam.com/channels/_pCvEcDs9mXtd4KvZbtw1g.htmljoin Gosta do meu conteúdo? Quer contribuir com algum valor para a manutenção do espaço? Pix: julianajubcmt@yahoo.com.br 📚Outra forma de apoiar é deixando um valeu demais ou mandando superchats e stikers Me acompanhe também no instagram: @juliana_cavalcanti_14 📚 Referências e dicas de leitura: Erhars Gerstenberger. Israel no tempo dos persas. amzn.to/34iQuTF Emilio Ferrín. A angústia de Abraão. amzn.to/3AH2quv Israel Finkelstein e Neil Silberman. A Bíblia desenterrada. amzn.to/346Mqpw Israel Finkelstein O reino esquecido. amzn.to/3AJM1FB Josué Berlesi. Monarquia estatal? Uma análise dos impactos do mito da “Monarquia Unida” na historiografia de Israel e Judá. www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Caminhando/article/view/1036121 Konrad Schmid. História da Literatura do Antigo Testamento. amzn.to/3IPaCvy Matheus Carmo. A Tradição do ÊxodocomomemóriadaocupaçãoegípciadeCanaã entreosséculosXVIa X a.C. periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/32970/27751 Matheus Carmo. “Eis os teus deuses Israel, que te fizeram sair do Egito”: usos políticos e sociais da tradição do Êxodo no Reino de Israel Norte entre os séculos X a.C. e VIII a.C.” www.ufjf.br/historia/files/2021/07/TCC-Matheus-Carmo.pdf Mautheus Carmo. Israel e Judá como um só povo: a formação da ideologia pan-israelita entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. www.academia.edu/100907609/Israel_e_Jud%C3%A1_como_um_s%C3%B3_povo_a_forma%C3%A7%C3%A3o_da_ideologia_pan_israelita_entre_os_s%C3%A9culos_VIII_a_C_e_VI_a_C Mautheus Carmo. Monarquia unida de Israel e Judá: crítica de um conceito. www.academia.edu/96067865/MONARQUIA_UNIDA_DE_ISRAEL_E_JUDA_CRITICA_DE_UM_CONCEITO Mario Liveriani. Para além da Bíblia. amzn.to/3Genx8x Rogério Lima de Moura. A Torá como elemento de memória e construção identitária na Yehud persa. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/39485/26527 Rogério Lima de Moura. Moisés além das fronteiras: a construção de sua memória como legislador e escriba in: Chaves, Alexandre da Silva; Moura, Rogério Lima de (orgs.). Religião arte e cultura. São Paulo: Editora Recriar, 2020. amzn.to/3af5WDa Thomas Romer. A origem de Javé. amzn.to/3lRBz8s Tomas Romer. A chamada história Deutoronomista. amzn.to/3M1zJws Dossiê sobre Antiguidade Oriental no Brasil. revistas.uemasul.edu.br/index.php/mythos/issue/view/11
Sou da área técnica e zero à esquerda em humanas. Quando diziam pra mim que era difícil entender a bíblia, eu ficava ofendido. Hoje eu compreendo que , quando eu tinha religião, eu era completamente analfabeto. Tenho acompanhado o trabalho dos historiadores e vejo o quanto é difícil entender a bíblia. Hoje eu sou ateu e a bíblia não tem significado teológico pra mim. Obrigado pelo trabalho de vocês.
Mas isso é confirmado ou sugestão? Se não havia escrita (ou ao menos escrita hebraica) na época de Davi, menos ainda na época de Moisés não é mesmo? Daí nem precisaria discutir muito sobre as origens da Torah.
Ao concluir minha graduação em pedagogia em 2005, fiquei muito decepcionado ao perceber que todo aquele conteúdo maravilhoso ao qual tive acesso ficaria restrito a um trabalho de conclusão de curso esquecido na biblioteca. Mais decepcionado ainda fiquei quando as redes sociais foram invadidas por pseudo-estudiosos dando pitaco sobre os mais variados assuntos sem o menor embasamento teórico. Felizmente, de uns tempos pra cá, finalmente vemos canais como os da Juliana tentando trazer a academia mais pra perto da população. O trabalho para esclarecer a desinformação que foi perpetrada por todos esses anos é certamente hercúleo. O estrago foi grande. Mas vocês estão nos trazendo um pouco de esperança. Parabéns pelo trabalho e muito sucesso!!!
Mais uma vez, Juliana contribuindo para a expansão do conhecimento científico. Certamente ficará na História. 😊 Tenho orgulho de Vc , Juliana Cavalcante!!!!
Muito bom! Nascemos condicionados a acreditar em seja lá o que for, e seu trabalho ajuda muito no sentido de entender, investigar a nossa crença ou seja a pensar sem muleta com o 🧠mesmo😅 Valeu obrigado!!
Acho muito bonita e forte a admiração e respeito profissional que vocês, já excelente, necessários e únicos como professores e historiadores, conservam para com seus próprios professores e orientadores. Obrigado pelos ensinamentos e exemplo.
Excelente esta aula, muito obrigado aos dois, me deu uma nova visao do antigo testamento, nova e mais próxima da histórica. Há muitos vídeos aqui, mas esse é um dos melhores, até o momento, principalmente para quem pensou Bíblia equivocadamente como história por muito tempo.
Logo vem os 30 mil, professora Juliana ! E um milhão de assinantes será apenas consequência da qualidade de seu trabalho -- tanto na geração de conteúdo próprio, como nas entrevistas de outros pesquisadores.
Professora, eu amo a sua divulgação científica e agradeço. Já assisti tanto vídeo, aprendi tanto, com você e suas convidadas que nenhum positivista poderia quantificar. O convidado desse vídeo é maravilhoso. por favor convide-o mais vezes! tenho um dúvida, que pode ser uma ressalva também, não sei: não seria interessante falar do conceito de classes ao responder as perguntas do pessoal nesse vídeo? interesses diferentes das diferentes parcelas das sociedades estudadas? Compreendo como é perigoso politicamente se usar ideas como luta de classes ou mesmo classes sociais, mas acredito que assim as perguntas ao final da exposição seriam melhor respondidas. espero ter deixado claro o que o "melhor" significa para mim
Ainda que eu andasse no vale da sombra da morte, eu nada temeria, porque tu estás comigo. Imagine o vale da sombra da morte como a parte depressiva de uma boa psicose
Isso devia ser ensinado nas escolas, assim não teríamos tantos alienados, espertalhões. Os espertalhões vivem dos alienados, são tratados como ovelhas, e são. Os espertalhões, pastores, vivem das ovelhas, tosquiam e comem.
Mas isso deve estar em algum lugar na Tora, pq o Luria, Isaac Luria, em seu livro "Arvore da Vida" já diz, que foi a gota vermelha, serpenteando, que desceu e fertilizou a branca, uma analogia aos povos fenícios e Israel, descendo pelo Jordão, que fecundaram os povos do Mar Morto. E ele diz mais. Tiveram 7 reis que morreram, no 8° ouve a aliança da imortalidade.
Durante a live eu fiz um comentário falando que a Bíblia relatava sacrifícios humanos somente no reino do sul, mas me enganei, no reino do norte também são relatados sacrifícios humanos, 2 Reis 17.17.
Jesus quer diálogo com ele quer arrependimento ao invés de ouvir música do mundo bota louvor pará ele e conversa com ele no secreto no carro onde for.. Jesus é bom e maravilhoso ele só quer arrependimento
O trabalho de juliana com essas lives pode ser considerado um serviço de utilidade pública. Meu conhecimento sobre religião e história ficaram bem mais aclarados. A religião só confunde e manipula. O conhecimento histórico esclarece e liberta a mente .
Dá para acreditar que davi era chefe de bando, mas outros detalhes, não, pois não havia escrita, e a escrita posterior dos deuteronomistas era i deológica ao criar os detalhes
Vocês professores da crítica textual, ciência das religiões e historiadores modernos; só falam absurdos.Vocês se contradizem; vocês afirmam que o Jesus histórico existiu; mas negam que existiu Davi e Salomão. Com base nisto, vejam bem; se vocês afirmam que Davi e Salomão não existiram; o Jesus histórico também não existiu. Isto porque o Jesus histórico ele é descendente de Davi; vocês estão eliminando toda uma geração da semente de Davi até Jesus. Então, não faz sentido o que vocês dizem.
Além disso o que vocês me dizem da estela de mecha. Ela é falsa para vocês; é um mito? Não seria uma prova da existência de Davi, Salomão e todos os reis da casa de Davi?
@@robertoalexsandro9072 Nada se contradiz aqui. Um Jesus histórico não significa o mesmo Jesus fantástico da bíblia, que é filho de Deus e que ressuscitou, pode ter sido um homem comum q após sua morte foi criada toda uma história fantasiosa. Em uma história fantasiosa, até mesmo Pelé pode ser colocado como descendente de Davi, mas isso não faz Davi ter realmente existido
@@LucasSilva-bz8vt Já era de se esperar uma resposta dessa partindo de pessoas que querem destruir a memória semita; a herança de Israel e a Bíblia. Vocês agnósticos e ateus estão unidos nesta empreitada já faz muito tempo. Todavia, vocês nunca vão conseguir apagar a memória do povo do Eterno junto com os seus acontecimentos históricos; sabe por que? Porque vocês vão encontrar a oposição na vossa frente; será uma batalha travada; mas no final; o Eterno já determinou os vencedores. Não adianta vir com teses prontas de outros pseudos doutores na tentativa de destruir a Palavra Escrita; na realidade vocês não sabem nem o procedimento de tais teses e confiam cegamente no que estes doutores tendenciosos passam para vocês; as vezes as teses deles já foram até refutadas por outros acadêmicos da área e vocês tomam essas teses deturpadas como verdades. Abra os seus olhos e reveja os seus conceitos; você não está no caminho certo.
📝 Quer aprender a como separar História de Teologia? Comece a estudar hoje o curso “Cristianismo: para além do filtro teológico”
hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/cristianismo-para-alem-de-um-olhar-teologico/C77483070D
📚 Quer aprender a ler o "Novo Testamento" como uma fonte histórica sobre os primeiros cristãs? Então estude comigo por meio do meu novo ebook:
go.hotmart.com/A78425924S?dp=1
Seja membro do canal:
th-cam.com/channels/_pCvEcDs9mXtd4KvZbtw1g.htmljoin
Gosta do meu conteúdo? Quer contribuir com algum valor para a manutenção do espaço?
Pix: julianajubcmt@yahoo.com.br
📚Outra forma de apoiar é deixando um valeu demais ou mandando superchats e stikers
Me acompanhe também no instagram: @juliana_cavalcanti_14
📚 Referências e dicas de leitura:
Erhars Gerstenberger. Israel no tempo dos persas. amzn.to/34iQuTF
Emilio Ferrín. A angústia de Abraão. amzn.to/3AH2quv
Israel Finkelstein e Neil Silberman. A Bíblia desenterrada. amzn.to/346Mqpw
Israel Finkelstein O reino esquecido. amzn.to/3AJM1FB
Josué Berlesi. Monarquia estatal? Uma análise dos impactos do mito da “Monarquia Unida” na historiografia de Israel e Judá. www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Caminhando/article/view/1036121
Konrad Schmid. História da Literatura do Antigo Testamento. amzn.to/3IPaCvy
Matheus Carmo. A Tradição do ÊxodocomomemóriadaocupaçãoegípciadeCanaã entreosséculosXVIa X a.C. periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/32970/27751
Matheus Carmo. “Eis os teus deuses Israel, que te fizeram sair do Egito”: usos políticos e sociais da tradição do Êxodo no Reino de Israel Norte entre os séculos X a.C. e VIII a.C.” www.ufjf.br/historia/files/2021/07/TCC-Matheus-Carmo.pdf
Mautheus Carmo. Israel e Judá como um só povo: a formação da ideologia pan-israelita entre os séculos VIII a.C. e VI a.C. www.academia.edu/100907609/Israel_e_Jud%C3%A1_como_um_s%C3%B3_povo_a_forma%C3%A7%C3%A3o_da_ideologia_pan_israelita_entre_os_s%C3%A9culos_VIII_a_C_e_VI_a_C
Mautheus Carmo. Monarquia unida de Israel e Judá: crítica de um conceito. www.academia.edu/96067865/MONARQUIA_UNIDA_DE_ISRAEL_E_JUDA_CRITICA_DE_UM_CONCEITO
Mario Liveriani. Para além da Bíblia. amzn.to/3Genx8x
Rogério Lima de Moura. A Torá como elemento de memória e construção identitária na Yehud persa. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/39485/26527
Rogério Lima de Moura. Moisés além das fronteiras: a construção de sua memória como legislador e escriba in: Chaves, Alexandre da Silva; Moura, Rogério Lima de (orgs.). Religião arte e cultura. São Paulo: Editora Recriar, 2020. amzn.to/3af5WDa
Thomas Romer. A origem de Javé. amzn.to/3lRBz8s
Tomas Romer. A chamada história Deutoronomista. amzn.to/3M1zJws
Dossiê sobre Antiguidade Oriental no Brasil. revistas.uemasul.edu.br/index.php/mythos/issue/view/11
Sou da área técnica e zero à esquerda em humanas. Quando diziam pra mim que era difícil entender a bíblia, eu ficava ofendido. Hoje eu compreendo que , quando eu tinha religião, eu era completamente analfabeto. Tenho acompanhado o trabalho dos historiadores e vejo o quanto é difícil entender a bíblia. Hoje eu sou ateu e a bíblia não tem significado teológico pra mim. Obrigado pelo trabalho de vocês.
Sensacional o que o Matheus falou, como que o salmo era de Davi sendo que naquela epoca nao tinha a escrita.
Mas isso é confirmado ou sugestão? Se não havia escrita (ou ao menos escrita hebraica) na época de Davi, menos ainda na época de Moisés não é mesmo? Daí nem precisaria discutir muito sobre as origens da Torah.
Muito obrigado professora.
Seus convidados são sensacionais.
MATEUS É ÓTIMO.
LIVE SENSACIONAL ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sendo bastante pré cristão deus é a força que nos habita, que nos faz andar, e reagir
Deus é algo que começa grande, e vai desmilinguindo
Ao concluir minha graduação em pedagogia em 2005, fiquei muito decepcionado ao perceber que todo aquele conteúdo maravilhoso ao qual tive acesso ficaria restrito a um trabalho de conclusão de curso esquecido na biblioteca.
Mais decepcionado ainda fiquei quando as redes sociais foram invadidas por pseudo-estudiosos dando pitaco sobre os mais variados assuntos sem o menor embasamento teórico.
Felizmente, de uns tempos pra cá, finalmente vemos canais como os da Juliana tentando trazer a academia mais pra perto da população.
O trabalho para esclarecer a desinformação que foi perpetrada por todos esses anos é certamente hercúleo. O estrago foi grande. Mas vocês estão nos trazendo um pouco de esperança.
Parabéns pelo trabalho e muito sucesso!!!
Claudio, vamos juntos popularizar a produção científica nacional ☺️
Segundo Nietzsche, a ciência é uma consequência do cristianismo, e sua busca obsessiva da verdade
Mais uma vez, Juliana contribuindo para a expansão do conhecimento científico. Certamente ficará na História. 😊 Tenho orgulho de Vc , Juliana Cavalcante!!!!
Parabéns Matheus e Juliana !
Juliana, seu canal é um serviço de utilidade pública. Obrigado por nos proporcionar tanto conteúdo de qualidade.
Márcio, muito obrigada! Fico muito feliz em ler a sua mensagem ☺️
Que aula maravilhosa.
Estou ficando VICIADO neste canal.
Assim vamos aprendendo para não sermos mais enganados obrigado por nos esclarecer ❤
Prof. Matheus poderia voltar em pelo menos mais 2 lives: uma sobre Ezequias e outra sobre Josias 👏
Muito bom!
Nascemos condicionados a acreditar em seja lá o que for, e seu trabalho ajuda muito no sentido de entender, investigar a nossa crença ou seja a pensar sem muleta com o 🧠mesmo😅
Valeu obrigado!!
Acho muito bonita e forte a admiração e respeito profissional que vocês, já excelente, necessários e únicos como professores e historiadores, conservam para com seus próprios professores e orientadores. Obrigado pelos ensinamentos e exemplo.
Como sempre, uma Live maravilhosa.
Parabéns pelo convidado . rafael Campinas-sp
Tema muito interessante! Parabéns Professora Juliana e Professor Matheus!
Boa tarde, professora e comunidade.
Q beleza parabéns pro Matheus Carmo pra Juliana e o Matheus é um cara muito Carmo mesmo kkkkk muito bom mesmo
Excelente esta aula, muito obrigado aos dois, me deu uma nova visao do antigo testamento, nova e mais próxima da histórica.
Há muitos vídeos aqui, mas esse é um dos melhores, até o momento, principalmente para quem pensou Bíblia equivocadamente como história por muito tempo.
Logo vem os 30 mil, professora Juliana !
E um milhão de assinantes será apenas consequência da qualidade de seu trabalho -- tanto na geração de conteúdo próprio, como nas entrevistas de outros pesquisadores.
Obrigada pelo apoio e mensagem de carinho, Hilton! To ansiosa pelo 30k
Mais uma excelente aula com muito aprendizado. Obrigada a Juliana e ao Matheus.
Muito bom!!!
Mais uma excelente aula, gratidão professora e ao convidado
Interessante a live/aula. Obrigada ❤
Adorei a live,gostei muito do professor Matheus,todos os livros que ele indicou eu tenho,e peguei o material dele na descrição, muito bom.
Já comecei gostando dele porque ele é tricolor
Parabéns Juliana! Parabéns Matheus!
Obrigado professora.
Live interessantíssima! Obrigada Juliana e Matheus :)
Professora, eu amo a sua divulgação científica e agradeço. Já assisti tanto vídeo, aprendi tanto, com você e suas convidadas que nenhum positivista poderia quantificar.
O convidado desse vídeo é maravilhoso. por favor convide-o mais vezes!
tenho um dúvida, que pode ser uma ressalva também, não sei: não seria interessante falar do conceito de classes ao responder as perguntas do pessoal nesse vídeo? interesses diferentes das diferentes parcelas das sociedades estudadas?
Compreendo como é perigoso politicamente se usar ideas como luta de classes ou mesmo classes sociais, mas acredito que assim as perguntas ao final da exposição seriam melhor respondidas. espero ter deixado claro o que o "melhor" significa para mim
Primeiro vídeo que assito no seu canal e gostei muito! Já assito vídeos do Osvaldo Ribeiro.
Oi, Valquíria! Que legal! Seja bem-vinda! 🤗
Bom saber que você está vindo pelo Osvaldo. Sinal que a nossa rede pró-ciência esta funcionando ☺️👊
Ela rir para não escandalizar os irmãos ainda puros
Ainda que eu andasse no vale da sombra da morte, eu nada temeria, porque tu estás comigo. Imagine o vale da sombra da morte como a parte depressiva de uma boa psicose
Incrível é a chibata engilhada de Abraão endurecida, e para carimbar logo Sarah , que não era nenhuma ninfeta
MUITO OBRIGADA PELA LIVE PROF JULIANA
1:54:08 - 1:54:20 - Sem falar que Davi e Saul nem sequer foram contemporâneos...
Valeu!!!
Parabéns
Oi
Isso devia ser ensinado nas escolas, assim não teríamos tantos alienados, espertalhões. Os espertalhões vivem dos alienados, são tratados como ovelhas, e são. Os espertalhões, pastores, vivem das ovelhas, tosquiam e comem.
O deteronômio no reino de Josias
Quem construou o templo que nabucodonosor deu um crêu?
Qual alfabeto deu origem ao alfabeto hebraico?
Israel teve várias dinastias, a onríada, por exemplo
Parece que essa história de Betsabéia parece composta adrede
Dança, dança, ó sulamita, a dança do maanaim. É a dança dos anjos, remexendo os quadris
Ótima live. Mas quem mudou o nome pra Israel foi Jacó, não Judá.
Amri
Queri Josias recuperar o Israel desfeito pelos assìrios
O reino próspero elongo de Manassés foi retroprojetado em Salomão
Só existem duas linhas sobre Manassés na Bíblia
Ok
👏👏👏👏
Acabe postergou o exílio para 722 a.c.
Mas isso deve estar em algum lugar na Tora, pq o Luria, Isaac Luria, em seu livro "Arvore da Vida" já diz, que foi a gota vermelha, serpenteando, que desceu e fertilizou a branca, uma analogia aos povos fenícios e Israel, descendo pelo Jordão, que fecundaram os povos do Mar Morto. E ele diz mais. Tiveram 7 reis que morreram, no 8° ouve a aliança da imortalidade.
Durante a live eu fiz um comentário falando que a Bíblia relatava sacrifícios humanos somente no reino do sul, mas me enganei, no reino do norte também são relatados sacrifícios humanos, 2 Reis 17.17.
Jesus quer diálogo com ele quer arrependimento ao invés de ouvir música do mundo bota louvor pará ele e conversa com ele no secreto no carro onde for..
Jesus é bom e maravilhoso ele só quer arrependimento
Na época da redação o reino era Jerusalém, daí o mito do reino unido privilegie Jerusalém
Juliana ao falar me lembra Anitta
A ideologia do escriba não deixa de falar do deus do tempo dele
O mateheus tem canal?
Não, João. 😕
Por isso não disponibilizei.
O trabalho de juliana com essas lives pode ser considerado um serviço de utilidade pública.
Meu conhecimento sobre religião e história ficaram bem mais aclarados. A religião só confunde e manipula.
O conhecimento histórico esclarece e liberta a mente .
Judá não era cananeu, mas protoArabe .
Davi é o padre cícero de Israel, um vencedor
O túmulo de Davi não está em Jerusalém?
O da tradição sim, inventado pra pegar dinheiro de trouxa.
Na mitologia sim, mas é mitologia e não realidade.
Se pagar, tú encontra aquilo que quiser em Jerusalém.🔥🎡🤯🤓😹
Lá tem até o dos patriarcas. Mas só se você for ingênuo o bastante pra acreditar
Qual o objetivo histórico de dizer que houve um reino unico de Israel,ate se tornarem dois Reino,de Israel e Judá
Fonte
Esss Matheus é fantástico!! Adorei!! Só q aki é galo 🐓 !!! Kkkk
Os primeiros irmãos separados que não são fundamentalistas
Não teria sido o faraó Akineton razão e origem da visão de sarça ardente
Judá incorpirou até o nome Israel
Os reis do norte do tempo de Manassés moravam em verdadeiros palácios luxuosos desenterrados peka arqueologia
Dá para acreditar que davi era chefe de bando, mas outros detalhes, não, pois não havia escrita, e a escrita posterior dos deuteronomistas era i deológica ao criar os detalhes
Por deus, a chibata de Abraão debia ser muito engilhada
Há registros arqueológicos dos reis de Israel, e não de Davi e Salomão
A chibata de Abraão devia parecer o pescoćo duma tartaruga
Li que um Davi é um general
Juizes não fala em judá, embora fale nas outras tribos de Israel
Issrel, reino do norte....
Capital, Samaria...
Reino do Sul,juda... capital Jerusalém.... claro não no Reino Unido..
Mas depois da morte de Salomão
Like 596
Um mito de história única, é uma costura; adoraram o nome de israel para o reino unificado
Engraçado e que a Juliana dez palavras que ela diz, no meio da fala ela rir 😂 acho que e um vício ne ju 😅
Tem alguma coisa na Biblia que seja verdade? Que doideira.
Os fenícios inventaram o alfabeto
Dan até Berseba
Os alfabetos de hoje são todos iguais, exceto eslavos, chineses, japonesas
Po Matheus, muita inferência e nada provado mas foi muito respeitoso ao contrário do mandrião Osvaldo. Parabéns
Jeú deu um créu na dinastia de Acab e Jezabel. Deus te livre duma profecia de Elias, era igual a praga de urubu
Vocês professores da crítica textual, ciência das religiões e historiadores modernos; só falam absurdos.Vocês se contradizem; vocês afirmam que o Jesus histórico existiu; mas negam que existiu Davi e Salomão. Com base nisto, vejam bem; se vocês afirmam que Davi e Salomão não existiram; o Jesus histórico também não existiu. Isto porque o Jesus histórico ele é descendente de Davi; vocês estão eliminando toda uma geração da semente de Davi até Jesus. Então, não faz sentido o que vocês dizem.
Além disso o que vocês me dizem da estela de mecha. Ela é falsa para vocês; é um mito? Não seria uma prova da existência de Davi, Salomão e todos os reis da casa de Davi?
@@robertoalexsandro9072 Nada se contradiz aqui. Um Jesus histórico não significa o mesmo Jesus fantástico da bíblia, que é filho de Deus e que ressuscitou, pode ter sido um homem comum q após sua morte foi criada toda uma história fantasiosa. Em uma história fantasiosa, até mesmo Pelé pode ser colocado como descendente de Davi, mas isso não faz Davi ter realmente existido
@@LucasSilva-bz8vt Já era de se esperar uma resposta dessa partindo de pessoas que querem destruir a memória semita; a herança de Israel e a Bíblia. Vocês agnósticos e ateus estão unidos nesta empreitada já faz muito tempo. Todavia, vocês nunca vão conseguir apagar a memória do povo do Eterno junto com os seus acontecimentos históricos; sabe por que? Porque vocês vão encontrar a oposição na vossa frente; será uma batalha travada; mas no final; o Eterno já determinou os vencedores. Não adianta vir com teses prontas de outros pseudos doutores na tentativa de destruir a Palavra Escrita; na realidade vocês não sabem nem o procedimento de tais teses e confiam cegamente no que estes doutores tendenciosos passam para vocês; as vezes as teses deles já foram até refutadas por outros acadêmicos da área e vocês tomam essas teses deturpadas como verdades. Abra os seus olhos e reveja os seus conceitos; você não está no caminho certo.
@@robertoalexsandro9072você está falando de personagens separados por séculos, muito mais fácil provar a existência do Jesus histórico
Valeu!
Obrigada pelo apoio ❤️
@@JulianaCavalcanti Minha admiração pelo trabalho de pesquisa, aos poucos, estou assistindo tuas lives.