Na física, tudo sempre dependerá do referencial.... Algo só poderará ser considerado quente quando há referência de temperatura para fornecer tal noção (quente em relação a quê? R: Em relação à outra coisa cuja temperatura ficou atrás na escala adotada). Um exemplo disso ocorre quando estabelecemos que um lugar é longe ou perto. Longe do que? Perto do que? A resposta é o referencial. Assim, se tomarmos como referencial a cidade de Salvador, Curitiba pode ser considerada uma cidade longe. Porém, ao tomarmos como referencial a cidade de São José dos Pinhais (também localizada no estado do Paraná) ou a cidade de Florianópolis, percebemos que Curitiba é muito perto, ou seja, o referencial é que fornecerá tal noção de distância (longe ou perto). Jusante (ou à jusante) será aquilo que estiver no sentido das águas do rio (ou no sentido de qualquer coisa que faça crer ser o sentido obrigatório), isto é, é aquilo que estiver em tal sentido e após o ponto estabelecido como referencial (no caso concreto do Leônidas, é a ponte); enquanto montante (ou à montante) é o que ficou para trás (antes) do mesmo ponto referencial.
Fazer vídeos e postar no TH-cam qualquer um faz, agora dar uma excelente aula , com técnica e preparo igual a vc Leônidas isso vi pouco aqui no TH-cam!!! parabéns pela didática!!!!
Obrigado pelo seus vídeos. Sou eletricista. Aprendi muito com vc. Teria como você faz um vídeo. Vc testa o seu serviço antes de entregar a instalação da casa. E dar uma dicas. Obrigado fica com Deus te ilumine sempre
Professor Leônidas Borges, fale sobre suas formações e sua carreira como foi ao adquirir conhecimento e se o senhor ainda pretende alcançar alguma formação, a tempos q tenho essa curiosidade, gosto de saber da formação da pessoa pra saber a linha de conhecimento que ela percorreu com o tempo.
Em outra aula vc defendeu que o DPS deveria vir após o Disjuntor Geral. Suas aulas são sempre muito boas e gostaria que vc me esclarecesse sobre essa mudança.
Leônidas, bom dia! Você possui algum vídeo mostrando a instalação passo a passo dos dispositivos DPS e IDR, a sequência deles, num quadro de distribuição? Caso possua, poderia por gentileza, encaminhar-me o link? Grato!
Olá Leandro, eu tenho várias vídeos, você pode assistir pelas playlists aqui no canal, tem uma que se chama, "instalação elétrica residencial" outra é "DR" e a outra "DPS"
Meu camarada, me tire uma dúvida. Qual a diferença entre um IDR de 30mA para um de 100mA. Dizem que esse de 100mA pode proteger o imóvel contra riscos de incêndios, nesse caso os de 30mA também não protegeriam? Por que? Parabéns pelos excelentes vídeos!
Na verdade os dois são proteção para corrente de fuga. O de 30ma atuará sempre que uma corrente de fuga acima de 30ma aconteça para a terra, enquanto o de 100ma só atuará quando essa corrente for igual ou superior a 100ma. Assim que der eu faço um vídeo sobre isso
Muito obrigado meu irmão, acredito que essa dúvida a respeito do IDR de 100mA seja pertinente, pois sempre ouvimos falar em IDR para proteção de pessoas e pouquíssimo ou quase nada para proteção contra eventuais riscos de incêndios!
Ou seja, pelo que você disse a simples utilização do IDR de 30mA nas instalações elétricas residenciais, prediais e industriais já resolveria esses diversos casos de incêndios causados pela eletricidade aqui no Brasil. Penso que o uso desse dispositivo deveria ser obrigatório por lei, apesar de já constar na NBR 5410
Boa noite,gostaria de saber de vc que fala muito da fiacão da rede em forma de varal eu moro no estado de ms aqui fazem isso com frequência gostaria de aprender outros métodos se puder responder fico grato valeu
Boa noite, eu normalmente faço essa instalação exatamente como ser fosse com tubulação embutida na Lage, mas os eletroduto ficam externo por cima do forro, utilizo as caixas de passagem para as emendas
Estou com uma duvida espero q vc possa me ajudar ,fui troca um chuveiro p um cliente e percebir q o fio terra estava ligado no neutro,pode isso um chuveiro 220,tira essa duvida ai.
boa tarde professor vc acha válido curso de comandos on line ou presencial ? on line a pessoa consegue ter um bom aprendizado . se sim teria algum curso on line para indicar obrigado
Esse conhecimento você adquiriu em qual estudo ( curso de eletricista, técnico ou na faculdade?) não sei sua formação por que estou querendo me qualificar.
Na verdade a maior parte do conhecimento não vamos conseguir nos cursos ou faculdades, para ter um conhecimento maior precisamos estudar por conta própria.
Amigo volte é a corrente que passa na tomada como por exemplo 127v,220,380 Amper e uma medição elétrica exemplo 1 amper 127 volte em 127 1 amper em 220 esse é 2200 watts 10 amper em 127v esse e 1227 watts. 10 amper em 220 v esse é 2200 v
Amigo gostei do seu vídeo minha dica é comessaram seu estudo pela ordem alfabética como por exemplo amper,amperagem,aterramento, Anormalidades elétricas,alta tenção,..... Com b,baixa tenção,etc Com c,cabos,conectores,conduítes, Corrente eletrica capacitor,capacímetro. Em fim essa e minha dica ,bom terminei curso eletricidade instalação ,estou aprendo muito ,e me refazendo estudo com suas aulas abraço. Ou criar uma série com b a b da elétrica daí vc comessa falando como comessaram a elétrica ,falando da usina idreletrica, processo da elétrica,fios elétricos,cores fios em fim abraço Walace 021 991517870
PARABENS AMIGO..... Sou a VIRGINIA a LULLY Cantora country e Afilhada do Herói Brasileiro BETO CARRERO , assista meu clipe FELICIDADE onde cresço ao lado dele... me siga no INSTAGRAM bjs - DEUS É Maravilhoso
Conceito fundamental para entender o SEP, obrigado pela aula!
Parabéns melhor explicação que eu já vi ....
Excelente aula // Good job Leonidas. Grato///Thanks. Recife PE Brasil
Detalhes que fazem grande diferença. Obrigado por dedicar por nós. Fique com Deus. Abraços
Valeu Marcos. Abraço
Nunca tinha ouvido falar disso!! Mais um aprendizado...muito bom
A norma NBR-5410 utiliza muitas vezes esses termos
Aprendi algo novo que nunca saberia caso perguntado . obrigado pelo video ..
Legal, isso é muito importante
Leônidas vc e fera parabéns
Muito obrigado
Na física, tudo sempre dependerá do referencial.... Algo só poderará ser considerado quente quando há referência de temperatura para fornecer tal noção (quente em relação a quê? R: Em relação à outra coisa cuja temperatura ficou atrás na escala adotada). Um exemplo disso ocorre quando estabelecemos que um lugar é longe ou perto.
Longe do que?
Perto do que?
A resposta é o referencial.
Assim, se tomarmos como referencial a cidade de Salvador, Curitiba pode ser considerada uma cidade longe. Porém, ao tomarmos como referencial a cidade de São José dos Pinhais (também localizada no estado do Paraná) ou a cidade de Florianópolis, percebemos que Curitiba é muito perto, ou seja, o referencial é que fornecerá tal noção de distância (longe ou perto).
Jusante (ou à jusante) será aquilo que estiver no sentido das águas do rio (ou no sentido de qualquer coisa que faça crer ser o sentido obrigatório), isto é, é aquilo que estiver em tal sentido e após o ponto estabelecido como referencial (no caso concreto do Leônidas, é a ponte); enquanto montante (ou à montante) é o que ficou para trás (antes) do mesmo ponto referencial.
Exatamente isso mesmo
Parabéns Leônidas excelente explicação, simples e objetivo.
Pra mim foi novidade!! Valeu obrigado
Valeu, abraço
Muito boa a explicação professor muito obrigado
Muito obrigado Adeilton
Fazer vídeos e postar no TH-cam qualquer um faz, agora dar uma excelente aula , com técnica e preparo igual a vc Leônidas isso vi pouco aqui no TH-cam!!! parabéns pela didática!!!!
Muito obrigado Wilson. Fico feliz com seu feedback
mais uma que aprendi com o mestre L.B
bom dia leonidas! perfeita escolha do tema , era isso que estava faltando na maioria dos canais!
Obrigado pelo seus vídeos.
Sou eletricista.
Aprendi muito com vc.
Teria como você faz um vídeo.
Vc testa o seu serviço antes de entregar a instalação da casa.
E dar uma dicas.
Obrigado fica com Deus te ilumine sempre
Olá amigo, sim sempre precisamos testar a instalação
Logo que conseguir erro gravo o vídeo. Amém
Excelente iniciativa! Descomplicando a norma. Muito bom, Leônidas!
Perfeito, parabéns! Agora pessoal, vamos ler a norma. TB tenho que de tempos em tempos reler.
Obrigado. Verdade, o ideal é sempre estar estudando ela
Excelente explicação Leônidas!
Professor vai nos ajudar muito nos leigos no assunto !
Legal Fábio, abraço
Excelente ! Ainda não ouvi este termos mas , agora sei .
Sim, quando ouvir já saberá
Não tinha conhecimento sobre isso.excelente explicaçao Borges mais um conhecimento pra minha conta valeu amigão um abraço.
Legal, obrigado André
Muito bom boa explicação
Valeu Paulo
Boa explicação.
like garantido professor 👏👏👏
Obrigado Anderson
Muito bom conteúdo, Leônidas você poderia falar sobre luva isolante para eletricista e se você usa quando precisa trabalhar com circuito energizado
Muito obrigado Mateus. Legal, vou fazer esse vídeo sim. Abraço
Muito bom 👏👏👏👏
Valeu
Show! mais um aprendizado. Valeu!
Valeu Ivaldo
legal muito instrutivo
Valeu Cláudio
Não sabia muito bom valeu
Muito obrigado
Muito bom não sabia dessa
Valeu
muito bom cara gostei.
Legal Carlos, obrigado
estou fazendo curso da engehall muito bom ja estou acabando
Que legal, todos que fazem gostam muito desse curso
Parabéns professor gostei muito das suas explicação eu gostaria que vc continuace a espricado sobre estas normas fa nbr 5410
Obrigado. Vou continuar sim. Abraço
👍🏻 ótimo vídeo bem esclarecedor !
Muito obrigado Jaqueline
Professor Leônidas Borges, fale sobre suas formações e sua carreira como foi ao adquirir conhecimento e se o senhor ainda pretende alcançar alguma formação, a tempos q tenho essa curiosidade, gosto de saber da formação da pessoa pra saber a linha de conhecimento que ela percorreu com o tempo.
Ah sim, logo farei um vídeo nesse formato. Obrigado pela dica
Em outra aula vc defendeu que o DPS deveria vir após o Disjuntor Geral. Suas aulas são sempre muito boas e gostaria que vc me esclarecesse sobre essa mudança.
Qual mudança?
Boa noite professor; eu posso colocar o disjuntor a jusante do dps e do dr?
Leônidas, bom dia! Você possui algum vídeo mostrando a instalação passo a passo dos dispositivos DPS e IDR, a sequência deles, num quadro de distribuição? Caso possua, poderia por gentileza, encaminhar-me o link? Grato!
Olá Leandro, eu tenho várias vídeos, você pode assistir pelas playlists aqui no canal, tem uma que se chama, "instalação elétrica residencial" outra é "DR" e a outra "DPS"
Leônidas você usa terminais nas tomadas e interruptores ?
Sim, sempre utilizo
Bom feriado
Valeu, igualmente
Muito bom
Muito obrigado Luis
Esse termo também usados em redes de água?
Meu camarada, me tire uma dúvida. Qual a diferença entre um IDR de 30mA para um de 100mA. Dizem que esse de 100mA pode proteger o imóvel contra riscos de incêndios, nesse caso os de 30mA também não protegeriam? Por que? Parabéns pelos excelentes vídeos!
Na verdade os dois são proteção para corrente de fuga. O de 30ma atuará sempre que uma corrente de fuga acima de 30ma aconteça para a terra, enquanto o de 100ma só atuará quando essa corrente for igual ou superior a 100ma. Assim que der eu faço um vídeo sobre isso
Muito obrigado meu irmão, acredito que essa dúvida a respeito do IDR de 100mA seja pertinente, pois sempre ouvimos falar em IDR para proteção de pessoas e pouquíssimo ou quase nada para proteção contra eventuais riscos de incêndios!
Sim, essa é uma afirmação que causa muita confusão
Ou seja, pelo que você disse a simples utilização do IDR de 30mA nas instalações elétricas residenciais, prediais e industriais já resolveria esses diversos casos de incêndios causados pela eletricidade aqui no Brasil. Penso que o uso desse dispositivo deveria ser obrigatório por lei, apesar de já constar na NBR 5410
Sim, ele elimina praticamente qualquer chance desses problemas. É obrigatório, mas quando não tem fiscalização, ninguém cumpre
Boa noite,gostaria de saber de vc que fala muito da fiacão da rede em forma de varal eu moro no estado de ms aqui fazem isso com frequência gostaria de aprender outros métodos se puder responder fico grato valeu
Boa noite, eu normalmente faço essa instalação exatamente como ser fosse com tubulação embutida na Lage, mas os eletroduto ficam externo por cima do forro, utilizo as caixas de passagem para as emendas
Na playlyst de instalação elétrica residencial eu mostro uma instalação
@@LeonidasBorgesEletrica ok fico grato por poder contar com um profissional nota dez obrigado.
Valeu, abraço
Isso aí
Valeu
Mesmo que o DPS esteja em PARALELO com o Disjuntor Geral nesse seu exemplo, o DPS estaria à montante do Disjuntor Geral? Grato pela atenção!
Sim, se ele estiver ligado antes do disjuntor estará à montante se for depois à jusante
Estou com uma duvida espero q vc possa me ajudar ,fui troca um chuveiro p um cliente e percebir q o fio terra estava ligado no neutro,pode isso um chuveiro 220,tira essa duvida ai.
Não pode, neutro tem uma função terra outra, são duas coisas diferentes. É muito perigoso lugar o terra do chuveiro no neutro da rede
Muito obrigado ,se der faz um video sobre isso.
Eu já tenho alguns vídeos sobre o assunto. Mas quando tiver oportunidade farei outros
Muito bacana!!!
Like 46
Valeu amigo, abração
boa tarde professor vc acha válido curso de comandos on line ou presencial ? on line a pessoa consegue ter um bom aprendizado . se sim teria algum curso on line para indicar obrigado
Olá Anderson, tudo vai depender do curso. Quando o curso é bom, o aproveitamento on line é melhor que o presencial
Esse conhecimento você adquiriu em qual estudo ( curso de eletricista, técnico ou na faculdade?) não sei sua formação por que estou querendo me qualificar.
Na verdade a maior parte do conhecimento não vamos conseguir nos cursos ou faculdades, para ter um conhecimento maior precisamos estudar por conta própria.
A ta. Obrigado. O TH-cam não me mandou essa sua resposta pra eu continuar aprendendo com você.
Leônidas com vc fica facil
Jusante= à frente
Montante = à trais.
Grande Leônidas
Valeu
A chegada da elétrica passa primeiro pelo DPS pra depois o disjuntor e pra depois o IDR?
Normalmente é assim mesmo
@@LeonidasBorgesEletrica obrigado meu professor 👍
Valeu amigo
Eu quero saber o e mutante
Companheiro você pode falar o que mata uma pessoa se é o volt ou o amper
Já tenho um vídeo falando sobre isso.
th-cam.com/video/e0SEeczyp9s/w-d-xo.html
Amigo volte é a corrente que passa na tomada como por exemplo 127v,220,380
Amper e uma medição elétrica exemplo 1 amper 127 volte em 127
1 amper em 220 esse é 2200 watts
10 amper em 127v esse e 1227 watts.
10 amper em 220 v esse é 2200 v
Amigo gostei do seu vídeo
minha dica é comessaram seu estudo pela ordem alfabética como por exemplo amper,amperagem,aterramento,
Anormalidades elétricas,alta tenção,.....
Com b,baixa tenção,etc
Com c,cabos,conectores,conduítes,
Corrente eletrica capacitor,capacímetro.
Em fim essa e minha dica ,bom terminei curso eletricidade instalação ,estou aprendo muito ,e me refazendo estudo com suas aulas abraço.
Ou criar uma série com b a b da elétrica daí vc comessa falando como comessaram a elétrica ,falando da usina idreletrica, processo da elétrica,fios elétricos,cores fios em fim abraço Walace 021 991517870
Legal, fica bem organizado
Lado fonte:montante lado carga:jusante
PARABENS AMIGO..... Sou a VIRGINIA a LULLY Cantora country e Afilhada do Herói Brasileiro BETO CARRERO , assista meu clipe FELICIDADE onde cresço ao lado dele... me siga no INSTAGRAM bjs - DEUS É Maravilhoso
Muito bom
Valeu meu amigo, abraço