Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
minha professora favorita ,em mais de 30 aulas assistidas e grato a primeira vez que vejo um pequeno erro não intencional que passa despercebido , século 19 e não 29 muito obrigado pela aula !
Antigamente por ouvir muito a mídia, havia até uma certa descriminação da minha parte! Parabéns, você abriu minha mente totalmente!!! Melhor aula de sociologia que tive até hoje.
Que lagal! Tinha uma visão muito de direita creio que por influência, mas agora estou me aprofundando mais nesse conhecimento, pelo fato de estar realizando uma cadeira na faculdade sobre todo o contexto histórico indígena na América Latina, e estou surpreso com muitas perspectivas diferentes, inclusive sobre a auto-reflexão de identidade a respeito do eurocentrismo que estou considerando algo muito sério a se pensar. Acredito que a sociologia nos ajuda a compreender além da própria sociedade, como você disse em outro video, a nossa perspectiva da nossa sociedade comparada às outras também! Muito bom! Parabéns!
Adorei a aula, ela explicou muito bem e abordou o tema de uma forma clara que faz com que paramos e pensamos sobre a nossa sociedade. Esses temas dentro da sociologia são bem interessantes para se pesquisar, porque as vezes ficamos dentro de uma bolha e esquecemos como realmente é o mundo la fora.
Excelente! Se Liga Nessa História é um canal de muita qualidade, não só didática, o que torna ainda melhor. Mesmo já estando na faculdade (o que, é claro, teve muita influência das aulas que assisti aqui e no site), vou continuar acompanhando esse excelente conteúdo!
Achei muito boa a sua Explicação, mostrando para o Público que devemos tomar cuidado ao Criticar um determinado grupo Social, pois, até Entao, esse Assunto é bem atual e deve ser bem Analisado.
Eu não tenho palavras para descrever o quanto amei essa aula,muito esclarecedora.Aliás adoro o se Liga nessa História.Obrigada por compartilhar!Continuem com o trabalho!
Essa mulher é merecida no o seu conhecimento cientifica,gosto muito da asua aulas porque esplica detalhadamenta o disse a sociologia,asua beleza é merecida obrigado.
Professora muiiiito boa!!! Você me deu uma visão mais ampla do assunto (que na verdade tô revisando) e sinto que entende mais agora, com sua explicação!❤
( movimentos sociais ):. Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia a dia: as greves trabalhistas ( por melhores salários e condições de trabalho ), os movimentos por melhores condições de vida na cidade. ( por transporte,habitação,educação, saúde ), e no campo ( pelo acesso à terra ou pela manutenção da atual situação de distribuição de terras ), os movimentos étnicos, feministas, ambientalistas e estudantis, entre outros. Além desses movimentos organizados, existem outros que podemos chamar de conjunturais. São os que duram alguns dias e desaparecem para, depois, surgir em outro momento, com novas formas de expressão. Por causa dessa diferença e mobilidade, é preciso analisar cada tipo de movimento para entender as ideias que motivam e sustentam as ações, assim como seus objetivos. Os movimentos sociais não são predeterminados; dependem sempre das condições específicas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e politicas que os apoiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ação e dos instrumentos utilizados para obter repercussão. Os movimentos sociais que se mantém durante um longo tempo tendem a criar uma estrutura de sustentação e uma organização burocrática, por minima que seja, para continuar atuando. Ao se institucionalizar, correm o perigo de perder o vigor, pois, para continuar sua ação, devem também obter recursos e assumir gastos com aluguel de uma sede, Telefone, pessoal de apoio fixo e materiais. A preocupação que antes se concentrava em organizar as ações efetivas divide - se assim com a preocupação em manter uma estrutura fixa, deslocando uma parte das energias para outro foco e essa é minha opinião eu não tenho profundo conhecimento mas acho que isso professora Renata Esteves deve fazer parte do que é movimentos sociais.
Achei interessante a forma que foi abordado o assunto! minha ideologia política é completamente de direita, porém essa é a primeira vez que consigo parar, para olhar a forma que o movimento transformador pensa. O legal da sua aula é que você não atacou ferozmente a ideologia conservadora, apenas apresentou argumentos! foi super saudável.
Exercente canal de humanas. Confesso que você é a única professora até agora que fez eu gostar de sociologia, apesar de não ser de humanas!. Ótimo canal para o Enem; já indiquei para os meus amigos!!!!
Essa mulher explica bem!!! não estudo sociologia ainda pois só tenho 13 anos e tô no sétimo ano, mais vou apresentar um trabalho que vai falar sobre movimentos sociais. Estou estudando bastante mais tu explica bem demais Eu aprendi muito com o que você falou no vídeo.
Olhe direito movimentos sociais, são em sua grande maioria hipócritas, ou baderneiros, cuidado, análise corretamente antes de tentar se representar por um movimento seja político ou social.
Professora vc foi ótima, nem terminei de ver outro vídeo sobre movimento social pois tava tendencioso a certo partido. Explicou de forma bem didática e simpática o assunto. Parabéns
Muito bom o vídeo!! Venho esperando aulas de sociologia nesse canal. Espero poder ver um vídeo sobre tribos urbanas. Uma ótima professora e um ótimo canal. c:
Que grande aula! Descreve a falta de conhecimento e bom senso do discurso de ódio que vemos na rede. Gente que nem sabe pq é contra mas sabe que a vontade de ser contra é o que move sua infame vida. Vamos saber o pq das lutas e ter mais empatia antes de nos posicionar.
O problema é que militantes de movimentos,ditos sociais, são braço de partidos políticos que tem por objetivo adquirir poder ou dinheiro. Vemos isso quando MST fere o dinheiro de ir e vim; direito a propriedades; vantagens as custa do Estado (povo).
Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.
Parabéns! Deus abençoe! A ciência se multiplicará e diante de todas as coisas, graças a Deus temos livre arbítrio! Daniel 12:4, 1 Samuel 8:7, S.Mateus 12:36, Isaías 8:21, Isaías 10, Apocalipse 22:11, Salmos 90... Aqui de Belém do Pará.
Parabéns pela didática aprimorada e senti falta não apenas das imagens ilustrativas, mas também de indicação bibliográfica. Poderia fazer um novo vídeo somente com os autores que estudam os movimentos sociais? Tomara que sim e no aguardo.
Excelente aula professora Renata meus parabéns você poderia também fazer uma aula sobre movimentos sociais com relação a reforma agrária e o MST. Obrigado.
Professora boa. Professora, de vez em quando coloque as divisões dos movimentos em algum quadro ou na Tela mesmo. Se tiver jeito de fazer isso nos próximos vídeos ficará mais legal na minha opinião. Obrigado
Você diz que é uma questão polêmica, mas só apresenta um lado da questão, dando a entender que tem um certo e tem um errado. Parabéns pela contradição e por usar o espaço de sua aula para levantar bandeira
que aula!! muito didática e conteudista, espero mais e mais aula como essas! parabéns a essa professora incrivel e a toda equipe desse canal fudido, show!!!
( Salve professora Renata parabéns são pessoas como você mestres que ajuda a compreender melhor esse tema: Sociologia ), os movimentos sociais no Brasil há registros de movimentos sociais desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demontram que os que viviam e os que vivem no Brasil sempre procuraram, de uma ou de outra forma, lutar em defesa de seus ideais e projetos. ( período colonial ):. durante o período colonial ( 1.500 - 1.822 ), os movimentos sociais mais significativos foram os dos indígenas e os dos africanos escravizados. Além desses, ocorreram vários movimentos políticos, dois pela independência do Brasil. .. ( movimentos indígenas e de escravos ):. Os povos indígenas lutaram do século XVI ao século XVIII para não ser escravizados e para manter suas terras e seu modo de vida a visão de percepções onde ocorreram alguns dos principais movimentos indígenas do Brasil colonial. Os escravos africanos também não ficaram passivos diante das condições em que viviam. E as principais formas de resistência que eles utilizaram foram as revoltas localizadas e a formação de quilombos, que existiram do século XVII até o fim da escravidão. .. O maior e mais significativo quilombo foi o de Palmares, que se localizava no atual estado de Alagoas. Ele começou a se formar por volta de 1630. Mantido até 1694, abrigou de 20 mil a 30 mil habitantes. Outros grandes quilombos se formararam em diferentes épocas e lugares da colônia. Porque movimentos agrupados sempre envolveram os homens e mulheres? A centralização mostra um fundamentalismo que demostra muitas configurações de movimentos de sociedades em que o ser humano está se evoluindo seja pelo darwinismo ou pelo racionalismo e por movimentos religiosos em que ao observarmos vemos um um composto de sociedade diversificada e de onde vêm a diversificação socialista? O homem é fundamental ou é Cultura?
( movimentos sociais ): Salve professora Renata por destacar esse importante tema: os movimentos sociais contemporâneos são os movimentos sociais que ocorrem nos mais diversos lugares do planeta sempre que um grupo de indivíduos considera seus direitos desrespeitados ou se dispõe a lutar pela aquisição de novos direitos. É o caso dos movimentos ambiental e feminista, que propõe questões importantes para todos nós. Eles podem ser tomados como exemplos de movimentos sociais contemporâneos que não tem uma coordenação única, pois se manifestam e se desenvolvem a partir de ações coletivas nos planos local, regional e global, e comportam uma diversidade muito grande de ideias e valores, bem como de atuação e organização; e suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento, visando criar uma nova maneira de viver em sociedade. ( Salve! Professora Renata O movimento Ambiental ):. Esse movimento Ambiental é tipico da sociedade industrial, pois a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminado a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos. Isso sem falar no desmatamento desenfreado nas áreas ainda recobertas por florestas. O movimento ambientalista surgiu no século 19, quando foram percebidos os primeiros sinais de distúrbios ambientais, mas desenvolveu-se lentamente até a década de 1970; desde então, vem crescendo rapidamente. Esse tipo de movimento envolve desde a ação de um pequeno grupo para salvar uma árvore em uma área urbana até a ação de grupos e instituições internacionais pela preservação de uma mata inteira. Ou seja, ele vai do local ao global, evidenciando a existência de uma consciência ecológica difusa no mundo todo. Não é um movimento organizado mundialmente, mas um conjunto de movimentos que desenvolveu uma cultura ambientalista e criou um novo direito: o de viver em um ambiente saudável. Organizações locais, regionais ou internacionais lutam para limitar, por meio da legislação ou pela ação direta, a presença predatória e poluente principalmente das indústrias. No meio rural, lutam para conter, por exemplo, o uso indiscriminado de agrotóxicos e a cultura de alimentos transgênicos. Em várias partes do mundo, grupos ambientalistas pressionam os Estados a agir para que o direito a um ambiente sadio seja garantido por meio de leis e de fiscalização. As ações desenvolvidas por movimentos e organizações no mundo todo contribuíram para que a Organização das Nações Unidas ( ONU ) passasse a orientar seus membros a respeito das questões ambientais, recomendando medidas urgentes para resolver muitos desses problemas.
Movimentos sociais: é uma ação coletiva de um grupo organizado que busca algumas transformações na sociedade ou ainda, a manutenção dessa sociedade. Que busca, às vezes, alterar alguma decisão política. A função: garantir os direitos sociais, ou, civis e políticos. Estrutural: mais organizado, mais estruturado. Ex: mov. feminista, mov. negro Conjutural: movimento espontâneo, feito para algo que está acontecendo naquele período. Ex: Jornadas de Junho, manifestações a favor do impeachment. Legitimidade dos movimentos sociais: a manifestação é legal, e dentro de uma democracia ela é desejável devido a manifestação política. MTST: luta pelo direito social de moradia. Eles só ocupam um terreno quando ele é ocioso, ou seja, sem ocupação. Quando esses terrenos estão sem ocupação se tornam ilegais.
( movimentos sociais ) -'confrontos e parcerias. Os movimentos sociais são sempre de confronto politico. Na maioria dos casos eles têm uma relação com o Estado, seja de oposição. Seja de parceria, de acordo com seus interesses e necessidades. Observam - se várias formas de atuação dos movimentos sociais:1- contra ações do poder público que sejam consideradas lesivas aos interesses da população ou um setor dela, como determinada política econômica ou uma legislação que prejudique os trabalhadores; 2- para pressionar o poder público a resolver problemas relacionados à segurança, à educação, à saúde, etc. ( um exemplo são as ações que exigem do Estado medidas contra a exploração sexual e o trabalho infantil );3- em parceria com o poder público para fazer frente às ações de outros grupos ou empresas privadas ( é o caso dos movimentos de proteção ambiental );4- para resolver problemas da comunidade, independentemente do poder público, muitas vezes tomando iniciativas que caberiam ao Estado ( por exemplo, as várias ações realizadas por Organizações não governamentais - ONGs e associações de moradores de bairros ). Existem também movimentos cujo objetivo é desenvolver ações que favoreçam a mudança da sociedade com base no princípio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. Por meio desses movimentos, procuram - se disseminar visões de mundo, idéias e valores que proporcionem a diminuição dos preconceitos e discriminações que prejudicam as relações sociais. Exemplos são os movimentos étnicos - radicais, gay feminista e pela paz e contra a violência. Conforme o Sociólogo alemão Alexl Honneth, as lutas sociais vão além da defesa de interesses e necessidades, tendo como alvo também o reconhecimento individual e social. Quando um indivíduo se engaja num movimento social, procura fazer que suas experiências com os sentimentos de desrespeito, vergonha e injustiça inspirem outros indivíduos, de modo que sua luta se transforme numa ação coletiva, de reconhecimento pessoal e social. Em seu livro luta por reconhecimento, Honneth afirma que" uma luta so pode ser caracterizada de social na medida em que seus objetivos se deixam generalizar para além dos horizontes das intenções individuais, chegando a um ponto em que eles podem se tornar a base de um movimento coletivo.
Sou de direita, e sempre fui mente aberta. Adorei sua aula, traz o tema movimentos sociais com uma abordagem não tão incisiva como a maioria das pessoas abordam. Parabéns! 💕
Que professora mais linda, com todo o respeito. Mas assistir uma aula de sociologia com uma pessoa que explica de um modo simples e tranquilo, sendo bonita ainda, facilita muito as coisas haha! Aula foda demais!
Olá a todos do Canal, primeiro quero parabenizar pela aula Professora, e quero manifestar minha opinião. Eu acredito que muitos de seus movimentos existentes é pela busca como foi dito pelo igualitário, sabemos que isso está longe neste mundo capitalista, vemos também que muitos desses movimentos que seus líderes tentam se beneficiar financeiramente.
Já conhece o curso completão do Se Liga para o Enem e os vestibulares? Temos videoaulas incríveis de todas as disciplinas, além de correções de redação, plantão de dúvidas pelo WhatsApp e muito mais! 😎✅ São milhares de aprovados todos os anos e você pode ser um deles! Acesse: bit.ly/40OPnmb
minha professora favorita ,em mais de 30 aulas assistidas e grato a primeira vez que vejo um pequeno erro não intencional que passa despercebido , século 19 e não 29 muito obrigado pela aula !
Renata, sou professor de sociologia , você foi brilhante ao tratar do tema, que é polêmico, parabéns
Tive uma explosão mental! Abriu minha mente 98% importante estarmos a par do que realmente acontece é não só ouvir somente a mídia ...
...
Antigamente por ouvir muito a mídia, havia até uma certa descriminação da minha parte! Parabéns, você abriu minha mente totalmente!!! Melhor aula de sociologia que tive até hoje.
Adoro a racionalidade dos professores de história , seria bom que todos estudassem antes de criticar os movimentos sociais .
Sim!
Que lagal! Tinha uma visão muito de direita creio que por influência, mas agora estou me aprofundando mais nesse conhecimento, pelo fato de estar realizando uma cadeira na faculdade sobre todo o contexto histórico indígena na América Latina, e estou surpreso com muitas perspectivas diferentes, inclusive sobre a auto-reflexão de identidade a respeito do eurocentrismo que estou considerando algo muito sério a se pensar. Acredito que a sociologia nos ajuda a compreender além da própria sociedade, como você disse em outro video, a nossa perspectiva da nossa sociedade comparada às outras também! Muito bom! Parabéns!
Adorei a aula, ela explicou muito bem e abordou o tema de uma forma clara que faz com que paramos e pensamos sobre a nossa sociedade. Esses temas dentro da sociologia são bem interessantes para se pesquisar, porque as vezes ficamos dentro de uma bolha e esquecemos como realmente é o mundo la fora.
Excelente! Se Liga Nessa História é um canal de muita qualidade, não só didática, o que torna ainda melhor. Mesmo já estando na faculdade (o que, é claro, teve muita influência das aulas que assisti aqui e no site), vou continuar acompanhando esse excelente conteúdo!
Achei muito boa a sua Explicação, mostrando para o Público que devemos tomar cuidado ao Criticar um determinado grupo Social, pois, até Entao, esse Assunto é bem atual e deve ser bem Analisado.
terminei essa aula com uma visão mais ampla sobre o movimento dos sem tetos , obrigada por me fazer pensar mais, ótima aula
Seria legal abordar os principais sociólogos e sua teoria. Exemplo: Durkheim e o fato social,etc.
Ela falou sobre isso na aula de o que é sociologia.
th-cam.com/video/EsVjnTHq82s/w-d-xo.html
Eu não tenho palavras para descrever o quanto amei essa aula,muito esclarecedora.Aliás adoro o se Liga nessa História.Obrigada por compartilhar!Continuem com o trabalho!
Uma análise limpa, isenta e lógica! Parabéns!
Parabéns pela aula objetiva e direta, você tocou nos pontos fundamentais para o entendimento e a compreensão da importância dos Movimentos Sociais.
Essa mulher é merecida no o seu conhecimento cientifica,gosto muito da asua aulas porque esplica detalhadamenta o disse a sociologia,asua beleza é merecida obrigado.
Professora muiiiito boa!!!
Você me deu uma visão mais ampla do assunto (que na verdade tô revisando) e sinto que entende mais agora, com sua explicação!❤
Parabens...tb sou professor de sociologia e adorei sua didática..mostra que podemos sim deixar a aula leve e prazerosa
Aula muito esclarecedora, Já li muitos artigos, e sei que vc resumiu muita coisa. Parabéns
Amei a brusinha, amei a aula, amei essa mulher
Amei o vídeo, explica muito bem. Ficaria muito feliz se gravasse um vídeo sobre CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL.. obrigada!
Aula Maravilhosa!!!! Eu como socióloga há 20 anos não teria feito melhor! Parabéns!
( movimentos sociais ):. Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sociais em nosso dia a dia: as greves trabalhistas ( por melhores salários e condições de trabalho ), os movimentos por melhores condições de vida na cidade. ( por transporte,habitação,educação, saúde ), e no campo ( pelo acesso à terra ou pela manutenção da atual situação de distribuição de terras ), os movimentos étnicos, feministas, ambientalistas e estudantis, entre outros. Além desses movimentos organizados, existem outros que podemos chamar de conjunturais. São os que duram alguns dias e desaparecem para, depois, surgir em outro momento, com novas formas de expressão. Por causa dessa diferença e mobilidade, é preciso analisar cada tipo de movimento para entender as ideias que motivam e sustentam as ações, assim como seus objetivos. Os movimentos sociais não são predeterminados; dependem sempre das condições específicas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e politicas que os apoiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ação e dos instrumentos utilizados para obter repercussão. Os movimentos sociais que se mantém durante um longo tempo tendem a criar uma estrutura de sustentação e uma organização burocrática, por minima que seja, para continuar atuando. Ao se institucionalizar, correm o perigo de perder o vigor, pois, para continuar sua ação, devem também obter recursos e assumir gastos com aluguel de uma sede, Telefone, pessoal de apoio fixo e materiais. A preocupação que antes se concentrava em organizar as ações efetivas divide - se assim com a preocupação em manter uma estrutura fixa, deslocando uma parte das energias para outro foco e essa é minha opinião eu não tenho profundo conhecimento mas acho que isso professora Renata Esteves deve fazer parte do que é movimentos sociais.
Você fala muito bem. Gostei das pausas e a dicção perfeita. Obrigada!
Achei interessante a forma que foi abordado o assunto! minha ideologia política é completamente de direita, porém essa é a primeira vez que consigo parar, para olhar a forma que o movimento transformador pensa. O legal da sua aula é que você não atacou ferozmente a ideologia conservadora, apenas apresentou argumentos! foi super saudável.
parabéns pela visão, se mais pessoas pensassem assim o país seria muito melhor.
Exercente canal de humanas. Confesso que você é a única professora até agora que fez eu gostar de sociologia, apesar de não ser de humanas!. Ótimo canal para o Enem; já indiquei para os meus amigos!!!!
Essa mulher explica bem!!! não estudo sociologia ainda pois só tenho 13 anos e tô no sétimo ano, mais vou apresentar um trabalho que vai falar sobre movimentos sociais. Estou estudando bastante mais tu explica bem demais Eu aprendi muito com o que você falou no vídeo.
Olhe direito movimentos sociais, são em sua grande maioria hipócritas, ou baderneiros, cuidado, análise corretamente antes de tentar se representar por um movimento seja político ou social.
Não sei se presto mais atenção na aula ou na professora, tá tudo lindo
Senhores .. acabo de me apaixonar
+Gabriel Vinícius Entra na fila mano! hahah
Somos dois
Eu tbm hehehehe
eu tô apaixonado tbm, mas isso não quer dizer nada
sayuri frizon nada haver moça
Parabéns pela aula!!! Explicação clara de assuntos polêmicos tão caros em nossos dias. Excelente exposição para um início de debate.
Essa aula e essa professora não tem defeitos
Parabéns pela excelente explanação do assunto em questão.
Professora vc foi ótima, nem terminei de ver outro vídeo sobre movimento social pois tava tendencioso a certo partido. Explicou de forma bem didática e simpática o assunto. Parabéns
Parabéns Renata! Suas aulas são sempre muito inspiradoras! Você é TOP.
Essa menina é brilhante. Professora aborda sabiamente todas essas questões,
que professora linda e inteligente vai me ajudar muito no vestibular de direito .
ahh Renata, tua forma de ensinar é muito boa mesmo, difícil de encontrar. You go girl!
Excelente aula, didática porém sem ser copia e cola! Parabéns, ajudou muito!
Incrivel a aula! Seria legal ver uma aula sobre os movimentos sociais no brasil como os movimentos estudantis.
Muito bom o vídeo!! Venho esperando aulas de sociologia nesse canal. Espero poder ver um vídeo sobre tribos urbanas. Uma ótima professora e um ótimo canal. c:
Excelente! Parabéns pela Didática aprimorada!
Obrigado pela aula, que Deus continue sempre abençoando vcs!
Que grande aula! Descreve a falta de conhecimento e bom senso do discurso de ódio que vemos na rede. Gente que nem sabe pq é contra mas sabe que a vontade de ser contra é o que move sua infame vida. Vamos saber o pq das lutas e ter mais empatia antes de nos posicionar.
O problema é que militantes de movimentos,ditos sociais, são braço de partidos políticos que tem por objetivo adquirir poder ou dinheiro. Vemos isso quando MST fere o dinheiro de ir e vim; direito a propriedades; vantagens as custa do Estado (povo).
Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.
Ameiiii vou fazer uma apresentação sobre Movimentos sociais obgdaaa amei essa aula muitooo!!!
Gente... eu estava limpando a casa e ouvindo. Tive que parar para olhar para o rosto dessa professora fantástica. Depois eu termino a casa!
Parabéns!
Deus abençoe!
A ciência se multiplicará e diante de todas as coisas, graças a Deus temos livre arbítrio! Daniel 12:4, 1 Samuel 8:7, S.Mateus 12:36, Isaías 8:21, Isaías 10, Apocalipse 22:11, Salmos 90...
Aqui de Belém do Pará.
Essa aula explodiu minha mente, obrigado.
Muitooo bom!! Peço que grave sobre Cultura, please.
Up
Up
A senhorita explica muito bem!!!
Que espetáculo de aula !!! Parabéns professora !!!
Estou gostando muito aprendendo cada dia mais com vcs Obrigada Mary sacchetto 😘😘🙌🙌
Uau que aula top. Por mais aulas de sociologia! Parabéns. Estou gostando muito.
É por aulas como essa que eu amo o Canal Se Liga. ❤️❤️
Adorei a aula, fale sobre ''etnocentrismo e relativismo'', please!
Parabéns pela didática aprimorada e senti falta não apenas das imagens ilustrativas, mas também de indicação bibliográfica. Poderia fazer um novo vídeo somente com os autores que estudam os movimentos sociais? Tomara que sim e no aguardo.
Excelente aula professora Renata meus parabéns você poderia também fazer uma aula sobre movimentos sociais com relação a reforma agrária e o MST. Obrigado.
Você é muito linda e muito inteligente nossa meus parabéns, graças a você e a sua explicação me ajudou na minha prova obrigada 🙌
Belíssima e muito boa no que faz, meus sinceros agradecimentos a você e todo o canal. Aula ótima e super esclarecedora 😉
QUE MARAVILHOSA AULA . OBRIGADO POR COMPARTILHAR CONOSCO DE SUA SABEDORIA.
5.009 visualizações e poucos links🤔 .Vamos ser mais gratos e da um Joinha ae pessoal vlw.
Aula top
Aula esclarecedora! Obrigada pelo trabalho de vocês ❤
Sei que e antigo esse canal...mas estou assistindo agora...muito bem explicado
Professora boa.
Professora, de vez em quando coloque as divisões dos movimentos em algum quadro ou na Tela mesmo.
Se tiver jeito de fazer isso nos próximos vídeos ficará mais legal na minha opinião.
Obrigado
Muito bem detalhada sua aula e colocação. Obrigada. 😘
Ela explica muito bem, me ajudou muito ✌️
AMO AMO AMO AMO AMO ESSA PROFESSORA!!!
Que mulher Maravilhosa, muito inteligente, adorei a aula e consegui aprender tudinho ❤ Linda
Fada! Melhor professora de filosofia e sociologia.
Você diz que é uma questão polêmica, mas só apresenta um lado da questão, dando a entender que tem um certo e tem um errado. Parabéns pela contradição e por usar o espaço de sua aula para levantar bandeira
que aula!!
muito didática e conteudista, espero mais e mais aula como essas! parabéns a essa professora incrivel e a toda equipe desse canal fudido, show!!!
Excelente aula, excelente professora. Já aqui no aguardo de novas aulas.
( Salve professora Renata parabéns são pessoas como você mestres que ajuda a compreender melhor esse tema: Sociologia ), os movimentos sociais no Brasil há registros de movimentos sociais desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demontram que os que viviam e os que vivem no Brasil sempre procuraram, de uma ou de outra forma, lutar em defesa de seus ideais e projetos. ( período colonial ):. durante o período colonial ( 1.500 - 1.822 ), os movimentos sociais mais significativos foram os dos indígenas e os dos africanos escravizados. Além desses, ocorreram vários movimentos políticos, dois pela independência do Brasil. .. ( movimentos indígenas e de escravos ):. Os povos indígenas lutaram do século XVI ao século XVIII para não ser escravizados e para manter suas terras e seu modo de vida a visão de percepções onde ocorreram alguns dos principais movimentos indígenas do Brasil colonial. Os escravos africanos também não ficaram passivos diante das condições em que viviam. E as principais formas de resistência que eles utilizaram foram as revoltas localizadas e a formação de quilombos, que existiram do século XVII até o fim da escravidão. .. O maior e mais significativo quilombo foi o de Palmares, que se localizava no atual estado de Alagoas. Ele começou a se formar por volta de 1630. Mantido até 1694, abrigou de 20 mil a 30 mil habitantes. Outros grandes quilombos se formararam em diferentes épocas e lugares da colônia. Porque movimentos agrupados sempre envolveram os homens e mulheres? A centralização mostra um fundamentalismo que demostra muitas configurações de movimentos de sociedades em que o ser humano está se evoluindo seja pelo darwinismo ou pelo racionalismo e por movimentos religiosos em que ao observarmos vemos um um composto de sociedade diversificada e de onde vêm a diversificação socialista? O homem é fundamental ou é Cultura?
Bem clara na sua exposição. Valeu
Sou muito de comentar não mas tá de parabéns a aula! Boa didática!
( movimentos sociais ): Salve professora Renata por destacar esse importante tema: os movimentos sociais contemporâneos são os movimentos sociais que ocorrem nos mais diversos lugares do planeta sempre que um grupo de indivíduos considera seus direitos desrespeitados ou se dispõe a lutar pela aquisição de novos direitos. É o caso dos movimentos ambiental e feminista, que propõe questões importantes para todos nós. Eles podem ser tomados como exemplos de movimentos sociais contemporâneos que não tem uma coordenação única, pois se manifestam e se desenvolvem a partir de ações coletivas nos planos local, regional e global, e comportam uma diversidade muito grande de ideias e valores, bem como de atuação e organização; e suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento, visando criar uma nova maneira de viver em sociedade. ( Salve! Professora Renata O movimento Ambiental ):. Esse movimento Ambiental é tipico da sociedade industrial, pois a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminado a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos. Isso sem falar no desmatamento desenfreado nas áreas ainda recobertas por florestas. O movimento ambientalista surgiu no século 19, quando foram percebidos os primeiros sinais de distúrbios ambientais, mas desenvolveu-se lentamente até a década de 1970; desde então, vem crescendo rapidamente. Esse tipo de movimento envolve desde a ação de um pequeno grupo para salvar uma árvore em uma área urbana até a ação de grupos e instituições internacionais pela preservação de uma mata inteira. Ou seja, ele vai do local ao global, evidenciando a existência de uma consciência ecológica difusa no mundo todo. Não é um movimento organizado mundialmente, mas um conjunto de movimentos que desenvolveu uma cultura ambientalista e criou um novo direito: o de viver em um ambiente saudável. Organizações locais, regionais ou internacionais lutam para limitar, por meio da legislação ou pela ação direta, a presença predatória e poluente principalmente das indústrias. No meio rural, lutam para conter, por exemplo, o uso indiscriminado de agrotóxicos e a cultura de alimentos transgênicos. Em várias partes do mundo, grupos ambientalistas pressionam os Estados a agir para que o direito a um ambiente sadio seja garantido por meio de leis e de fiscalização. As ações desenvolvidas por movimentos e organizações no mundo todo contribuíram para que a Organização das Nações Unidas ( ONU ) passasse a orientar seus membros a respeito das questões ambientais, recomendando medidas urgentes para resolver muitos desses problemas.
parece muito nova porem tem muito conhecimento, gostei muito de te ouvir...
Aula maravilhosa, parabéns professoraaa!!!!!!!!
Sério, to amando tanto essas aulas ♥️
Amei o vídeo! Ainda mais com a análise da última parte
Movimentos sociais: é uma ação coletiva de um grupo organizado que busca algumas transformações na sociedade ou ainda, a manutenção dessa sociedade. Que busca, às vezes, alterar alguma decisão política.
A função: garantir os direitos sociais, ou, civis e políticos.
Estrutural: mais organizado, mais estruturado. Ex: mov. feminista, mov. negro
Conjutural: movimento espontâneo, feito para algo que está acontecendo naquele período. Ex: Jornadas de Junho, manifestações a favor do impeachment.
Legitimidade dos movimentos sociais: a manifestação é legal, e dentro de uma democracia ela é desejável devido a manifestação política.
MTST: luta pelo direito social de moradia. Eles só ocupam um terreno quando ele é ocioso, ou seja, sem ocupação. Quando esses terrenos estão sem ocupação se tornam ilegais.
Professora, sou coreano quem estou preparando para ENEM2018 , quando você acaba aula completo ?
professora deixe algumas sugestões de filmes, livros ou documentários. por favor!
Meodeols... Que aula foi essa?!!! Perfeito!!!! Amei de verdade ❤❤❤❤
Faz sobre a civilização cretense. Pfv. Desde já agradeço.
obrigada pela aula!
( movimentos sociais ) -'confrontos e parcerias. Os movimentos sociais são sempre de confronto politico. Na maioria dos casos eles têm uma relação com o Estado, seja de oposição. Seja de parceria, de acordo com seus interesses e necessidades. Observam - se várias formas de atuação dos movimentos sociais:1- contra ações do poder público que sejam consideradas lesivas aos interesses da população ou um setor dela, como determinada política econômica ou uma legislação que prejudique os trabalhadores; 2- para pressionar o poder público a resolver problemas relacionados à segurança, à educação, à saúde, etc. ( um exemplo são as ações que exigem do Estado medidas contra a exploração sexual e o trabalho infantil );3- em parceria com o poder público para fazer frente às ações de outros grupos ou empresas privadas ( é o caso dos movimentos de proteção ambiental );4- para resolver problemas da comunidade, independentemente do poder público, muitas vezes tomando iniciativas que caberiam ao Estado ( por exemplo, as várias ações realizadas por Organizações não governamentais - ONGs e associações de moradores de bairros ). Existem também movimentos cujo objetivo é desenvolver ações que favoreçam a mudança da sociedade com base no princípio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. Por meio desses movimentos, procuram - se disseminar visões de mundo, idéias e valores que proporcionem a diminuição dos preconceitos e discriminações que prejudicam as relações sociais. Exemplos são os movimentos étnicos - radicais, gay feminista e pela paz e contra a violência. Conforme o Sociólogo alemão Alexl Honneth, as lutas sociais vão além da defesa de interesses e necessidades, tendo como alvo também o reconhecimento individual e social. Quando um indivíduo se engaja num movimento social, procura fazer que suas experiências com os sentimentos de desrespeito, vergonha e injustiça inspirem outros indivíduos, de modo que sua luta se transforme numa ação coletiva, de reconhecimento pessoal e social. Em seu livro luta por reconhecimento, Honneth afirma que" uma luta so pode ser caracterizada de social na medida em que seus objetivos se deixam generalizar para além dos horizontes das intenções individuais, chegando a um ponto em que eles podem se tornar a base de um movimento coletivo.
É um resumo??
Totalmente diferente das aulas que tive na escola, vlw... Curti de mais
Ótima aula, obrigado professora!!!!
Que aula MARAVILHOSA!! 🙂🙂
A Sociologia é eminente para o entendimento das funções sociais.
Sou de direita, e sempre fui mente aberta. Adorei sua aula, traz o tema movimentos sociais com uma abordagem não tão incisiva como a maioria das pessoas abordam. Parabéns! 💕
O canal fica cada vezzz melhorrr...
melhor professora de sociologia!!!!
Que professora mais linda, com todo o respeito. Mas assistir uma aula de sociologia com uma pessoa que explica de um modo simples e tranquilo, sendo bonita ainda, facilita muito as coisas haha! Aula foda demais!
Você é perfeita mds tô aprendendo muito
MELHOR PROFESSORA DE SOCIOLOGIA
Olá a todos do Canal, primeiro quero parabenizar pela aula Professora, e quero manifestar minha opinião. Eu acredito que muitos de seus movimentos existentes é pela busca como foi dito pelo igualitário, sabemos que isso está longe neste mundo capitalista, vemos também que muitos desses movimentos que seus líderes tentam se beneficiar financeiramente.
Se Liga Nessa Professora
muito boa a aula!!
Estou apaixonado por essa mulher