Esse é um dos vídeos mais especiais que tive vontade de fazer! City Pop pra mim é algo extremamente feliz e fico muito feliz em poder compartilhar isso com vocês! Não deixem de interagir com o vídeo, curtir, comentar, espalhar para os amigos, e se quiser mais seguem links importantes: Minha playlist no spotify de City Pop: open.spotify.com/playlist/1dStdjxrQomoN4AauQuYLw?si=1617eccc43d74ee0 Perfil da festa City Pop Night em São Paulo: instagram.com/festa.citypop.night/ Instagram do projeto: instagram.com/claquetedepapel/
Graças ao capitalismo temos muitos gêneros musicais, instrumentos, tecnologias e artistas que podem viver de sua arte e, principalmente, liberdades individuais, de expressão e de pensar.
Cara, teu canal tá muito bom. Não desanima não. Mantenha a constância pro algoritmo seguir entregando e não tenha medo de vídeos maiores. Aproveita q esse hypou e faz uma parte dois ou citando o brasileiro que menciona dando mais detalhes. Aproveita o gancho pra fazer seu canal pegar tração mano o/ forte abraço e mto sucesso.
Não acredito que apareci no final do vídeo, cantando a plenos pulmões HAUAHSUAHSUAHUSHAUS. Vídeo maravilhoso, parabéns!! Me apaixonei pelo City Pop e sou tão grato por tanta gente boa e rolê que conheci por conta disso. A City Pop Night aqui em SP é de longe a minha festa favorita, fui em quase todas esse ano e ano que vem estarei de volta!
A nossa identificação com o city pop deve ser pq boa parte das aberturas de tokusatsus e trilhas sonoras de snes, Gênesis e nintendinho que são baseados neste estilo.
Concordo real! Até citei aí o Night Tempo e o Yung Bae, os dois ajudaram muito no remix. Quer em breve focar mais nisso num vídeo S2 obrigado real pelo apoio!
@@canalclaquetedepapel o vaporwave e especificamente a estética da "garrafa de água Fiji" seria top para se analisar, já me inscrevi aqui hahahaha esse período do vaporwave da década passada precisa ser melhor estudado e falado aqui no Brasil. Na minha teoria, até coisas tipo o Phonk BR foram viabilizadas de alguma forma por conta da febre que foi o experimentalismo do Macintosh Plus
Ouvi dizer também que a Rockstar Games acidentalmente ajudou na popularização dessa estética com o GTA Vice City. Apesar do objetivo do jogo seja contar a origem dos protagonistas do GTA III, como o jogo se passa nos anos 80 ele usa essa estética.
eu descobri esse gênero recentemente, faz uns 2 anos, e agora desconheço sensação mais relaxante do que ir buscar remédio na farmácia de carro em um dia chuvoso ouvindo city pop
Eu tenho 30 anos e passei minha adolescência e dos meus 20 aos 25 anos vivendo so ouvindo rock. Quando chegou a pandemia minha cabeça deu uma virada para as musicas e nesse período eu conheci o lofi e consequentemente o city pop. Hoje em dia minha play list se divide em A.T e D.T (Antes do Trabalho e Depois do trabalho) Quando vou trabalho amo ouvir um rock mas quando volto pra casa a noite depois das 22:00 hrs no metro é uma sensação diferente ouvir esse estilo de musica, é uma vibe completamente unica.
Essas músicas me passam uma vibe de anime antigo dos anos 80/90, tipo Sailor Moon, Yu Yu Hakusho, Akira, talvez por isso a sensação tão nostálgica só pelo estilo, mesmo sem nunca tê-las ouvido antes.
Já me inscrevi, eu descobri city pop, ou melhor redescobri e tô amando descobrir essas músicas, essas sensações e a estética 80/90 japonesa. Sem contar que sou entusiasta de animes.
O sentimento do City Pop pra mim é parecido com o conceito de "Anemoia", que muita gente não conhece. "Anemoia é uma expressão que se refere ao desejo nostálgico de voltar a um tempo passado, mesmo que nunca tenhamos vivido naquela época específica."
Perfeito trazer o city pop brasileiro também! É super relacionado, os timbres e instrumentos, a estética pop oitentista... Sandra de Sá e Marcos Valle é super city pop. Tem umas coisas do Guilherme Arantes também que são ouro.
Mds!! Sou apaixonada por city pop, me sinto bem nostálgica como se sentisse saudades dos meus anos jovens em Tóquio nos anos 90, acho que é essa nostalgia que faz a gente gostar tanto, amo demais, ótimo vídeo 🌷
Acho que é porque essas músicas tem muita vibe de anos 90, época que a gente só jogava Super Nintendo, brincava na rua, via animes na TV Manchete; isso contrasta com hoje em dia a gente precisar esquentar com casamento, trabalho, contas a pagar, muitas vezes sentimentos negativos e frustração em relação ao que sonhávamos nesses tempos de adolescência e infância. Daí ouvir essas músicas dá a sensação de voltar a essa época sem preocupações e paralelamente viver o que ainda não alcançamos e que infelizmente pra muitos jamais será alcançado. Com Stay With Me eu me vejo de carro sozinho no meu Subaru pelas ruas de Tóquio em pleno 1997, neon no rosto e minha namorada no carona cochilando às 23h usando vestidinho com tênis branco.
Só lembro que é como disse: uma sensação, é sensorial apenas, pq cada geração tem o mesmo sentimento, essa mesma nostalgia baseada em um passado mais infantil, sem responsabilidade, sem contas a pagar, sem frustrações, a cada geração o sentimento é o mesmo...
Me sentindo em uma aula na universidade com um daqueles professores que a gente admira e ficaria hoooooras ouvindo. Seu roteiro, seu carisma e sua didática são show demais
Tive essa sensação passando pela Liberdade a noite kkkkk começou a tocar State With Me no carro e eu estava descendo a Rua da Glória, tive q dar a volta no quarteirão e subir a Galvão Bueno ouvindo aquela kkk
Sou de 88 e vivi parte da época áurea da manchete e com seus animes e tokusatsus. Tenho uma afinidade muito grande com esse estilo de música, assim como o Enka e esse período que não vivi, estranha essa pseudo nostalgia, mas eu adoro. Não tenho descendência oriental, mas meus amigos e namoradas sempre foram descendentes e acredito que seja por essa afinidade. Hoje sou casado com uma descendente, estamos juntos a 10 anos, e curtimos muito escutar jpop 80/90. Obrigado pelo excelente vídeo. Ganhou mais um escrito e vou acompanhar essa série. Obrigado por compartilhar conhecimento. Sucesso e sorte sempre.
@@canalclaquetedepapel Estou ansioso para acompanhar essa série, conheci seu canal por este vídeo e já me conquistou, portando já me inscrevi, deixei o gostei e ativei o sininho. Um brinde ao City Pop!!
@@canalclaquetedepapel Gosto muito dos cantores Tatsuro Yamashita, Mariya Takeuchi, Anri, Makoto Matsushita, e até mesmo da Takako Mamiya, apesar de ela ter apenas um Album lançado. E tem muitos outros, mas sei que não conseguirei falar sobre todos em apenas um comentário. Mas agradeço a oportunidade de poder compartilhar esse meu carinho que tenho com você que também ama City Pop.😁👍👍
Rapaz!! que surpresa engraçada! e eu pensando que só eu curtia, conheci na aleatoriedade em algumas recomendações do spotify há uns 3 meses, fui fazendo uma playlist chamada Tokyo pop , acabou ficando enorme playlist rsrs. Aí do nd, após ouvir pela milessima vez minako yoshida - Lights up , Enri , Maki (querendo achar clipes)no youtube , acabo encontrando sem querer esse canal comentando a minha playlist quase toda kkkk e nem sabia que era um nicho e muito menos que BR curtia, to chocado.
O gênero City Pop tem tantas músicas excelentes que fica difícil escolher uma, igual ao Disco dos anos 70 que foi uma década incrível, em todos os gêneros e gostos!! A influência no Brasil foi dos EUA e eu noto no City Pop, que ele é um ritmo do anos 70 nos anos 80 no Japão!! Valeu demais!!
Cara, que vídeo incrível! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Não a toa, que o Japão vendia feito água os discos do modern talking, pet shop boys, omd, Sandra cretu, Alphaville, artistas da PWL (Kylie Minogue, Sonia, Rick Astley...). Inclusive, esses discos japoneses são sempre os que têm as melhores versões e são os mais caros e raros. A gente sabia o quanto os japoneses gostavam da música pop eletrônica do ocidente, mas não fazíamos ideia de que eles também estavam se arriscando nas produções. Legal saber que já estão acontecendo festas lá em sp com essa temática (confesso que eu não tinha a menor ideia disso). Em meio a tanta porcaria musical, esse tipo de vídeo faz a gente ter um pouco de esperança na humanidade❤. Parabéns Henry! Me arrisco em dizer que este vídeo será uma grande virada de chave aqui no teu canal! Te prepara pra decolar no foguete! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀🚀
Valeu pelo apoio mano! Queria fazer esse vídeo a um tempão, adoro analisar história s2 O Japão até hoje valoriza muito mídia física por isso ainda tem muita coisa rara lá!
No auge dos meus 34 anos, apesar de não me ver mais enquadrado no grupo de jovens que se identificam com o sentimento contido nas musicas desse estilo musical, gosto muito desse City Pop. O principal motivador desse meu gosto pelo estilo, são as series tokusatsu que assistia quando criança. Diversas dessas séries possuíam grande influencia desse estilo musical, seja pelas próprias musicas tocadas em seus episódios, quanto pelo modo de se vestir dos personagens. Modo de vestir que era também uma característica marcante do mesmo período ( as décadas de 1970/80). Fato é que, ouvir City Pop hoje, me passa uma energia gostosa e revigorante advinda dessa nostalgia que comentei, apesar da melancolia contida em muitas das musicas. Por fim, parabéns pelo vídeo. Foi muito legal acompanha-lo até o fim.
Sempre escuto essas músicas, mas nunca obtive informações sobre elas. E é muito legal saber de tudo isso e adentrar nesse mundo . Parabéns esse vídeo ta top e vc entregou muito .
Caí de paraquedas aqui. Mas essas músicas me soam muito familiares e trazem lembranças da minha infância no começo dos anos 90 dos animes e tokusatsus que eu assistia na época. Muito legal o vídeo. Parabéns!
Cara, Obrigado por esse vídeo. Como eu queria ver um vídeo sobre esse estilo. Estou ouvindo muito lofi, chillhop, synthwave e outras coisas assim. Estou aprendendo muito sobre CITY POP. Desde menino tenho essa ligação nostálgica com o Japão dos anos 80 e 90. EXCELENTE VÍDEO, MUITO GRATO MESMO. Tem algo especial e incrível nesse estilo... essa coisa do futuro, da vida urbana noturna, vespertina. É algo conectado à humanidade e à vida dos jovens que viveram essa modernização da vida, com perdas e ganhos. Até mesmo o Cyberpunk e a popularização do gênero ajudou a esse estilo ser conectado ao City Pop. Até o Anime Yu Yu Hakusho tem ótimas canções no estilo e as séries Tokusatsus. O Brasil é ligado ao Japão, entre outras coisas, pelo CITY POP.
Meu querido, seu vídeo apareceu para mim hoje a noite. Eu quero te agradecer. Muito obrigado por ter produzido esse conteúdo. Você conseguiu traduzir muito do que sinto ao ouvir essas canções fabulosas. Eu me arrepiei o tempo todo. Por favor, continue com os vídeos.
6 หลายเดือนก่อน +4
Eu acho esse fenômeno de sentir saudade de uma época que eu nunca vivi algo muito engraçado e curioso. Eu era criança e ouvia algumas musicas parecidas em alguns animes na tv, e sentia saudades, mesmo sem ter vivido nada praticamente. Deve ser algo relacionado ao conjunto de instrumentos, tom da voz, cenário das músicas e vídeo, não apenas o momento vivido pelos autores dessas músicas. Passa a sensação de ser um jovem começando a vida, trabalhando o dia inteiro, construindo a vida.
Vídeo maravilhoso meu caro. Que sensação gostasa lembrar da minha infancia do inicio dos anos 90 e retornando ouvir city pop assiduamente em 2023 2024. Muito obrigado pelo video e por mostrar esse city pop são paulo. Que coisa linda. Queria estar presente. Sucesso ao canal!
Pra mim City pop mostra o poder da música e como ela pode te influenciar de forma muito clara. Eu não gosto do sentimento de nostalgia e muito menos saudosismo, pra mim são sentimento que não levam a lugar nenhum, maaas, ouvindo City pop me sinto uma senhora japonesa que causou horrores sendo uma belíssima cocota nos anos 70 e recorda disso de forma feliz e meloncólica
que vídeo sensacionaaal. De fato nenhuma experiência é única, mas ao mesmo tempo é tão gostoso ver que um ritmo, uma história, um estilo de música pode nos fazer sentir algo que não vivenciamos. A saudade do que não vivi é real.
Eu amo um artista chamado Ginger Root, ele é um artista atual que se inspira muito em City Pop, principalmente na musicalidade e nos clipes de suas músicas! Vale muito a pena conhecer as músicas dele, ele é um dos artistas que lutam para que o City Pop nunca seja esquecido!
tem uns amigos que tem uma banda muito inspirada nesse estilo e eu nem sabia hehehe saquei agora vendo o video! sempre curti esse estilo de musica e nunca soube o nome do estilo! abriu um novo universo musical pra mim! mto obrigado! e ouçam MORRO FUJI de Sâo Bernardo do Campo SP!
Bom trabalho com o seu vídeo! Desde muito novo, 1998 com tokusatsus e animes, escuto predominantemente J music. Mas só em 2016 apareceu a recomendação no TH-cam para mim: Big Wave, Tatsuro Yamashita. Imediatamente já baixei no JPopsuki torrent dos álbuns dele. Nessa época estava aplicando pra fazer doutorado na Inglaterra em 2017. Quando saiu o resultado que fui aprovado com bolsa 100% , eu estava viciado na “Loveland Island” do Tatsuro, fez todo sentido porque a Inglaterra também é uma ilha. Morando na Inglaterra e realizando um sonho de morar no exterior (Europa, mas ainda sim conhecendo muitos japoneses por aqui), citypop virou meu estilo favorito combinando a felicidade e excitação de estar fazendo doutorado aqui com a nostalgia e lembrança de minhas origins em Fortaleza-CE. Não sei vocês, mas a felicidade e a nostalgia do citpypop me faz curtir essa sensação de progresso de vida.
O City Pop parece que faz parte da nossa vida né? Cada passinho, cada evolução... É incrível como a gente se conecta com a arte! s2 Adorei teu relato mano, de verdade!
desde quando descobri marcos valle a uns 2 anos atrás as musicas dele vem sido as minhas favoritas e eu sempre achei no mínimo engraçado o quão parecido era com city pop
City Pop é uma pérola redescoberta. Pra mim foi uma forma de me reconectar com coisas que eu gostava e não sabia o nome, daí também parti pro synthwave, future funk, e praticamente tudo que é analógico. Miki Matsubara e Kimagure Orange Road foram os responsáveis por isso (no meu caso).
Parabéns pelo excelente trabalho, fiquei fã do canal e já indiquei a um amigo que também ama City Pop! Gostaria de fazer uma sugestão de tema: músicas de anime com influência de city pop. Grande abraço!
Cara cai no seu canal de paraquedas, que ótimo conteúdo, acredito que city pop teve um marco na vida de muitas pessoas. Sugestão de vídeo: Cara tem um Dj que tem uma estética muito bacana também o nome dele é Nujabes.
Nem imaginava que até os Beatles tiveram impacto na criacao do City pop ahuahauahua Realmente, tem muito a falar! Só conheço as músicas mais famosas, entao já to anotando as que mencionou pra eu ouvir depois - inclusive as brasileiras! Ansiosa pelos próximos videos da série! 💛
A nostalgia por Citypop no Ocidente é obvia: musicas de abertura e encerramento dos animes e games que marcaram os anos 80 e 90 no Ocidente. Video é bom. Like
Cara, que conteúdo foda, eu conheci o City Pop pelas música do casal Yamashita durante a pandemia, desde então o City Pop/Jazz-Fusion têm feito parte da minha vida todos os dias. Uma sugestão de vídeo é falar da banda Casiopea que também revolucionou o City Pop/Jazz-Fusion
Que vídeo sensacional! Espero que ele chegue a muito mais pessoas. Conheci o City Pop pela Anri e Mariya Takeuchi uns 8 anos atrás e não parei de escutar desde então. A sensação de nostalgia pelo que não vivemos realmente bate forte.
Que Espetacular esse Vídeo sobre o Adorável CITY POP, Estilo esse que me Identifico Muito... Parabéns pelo Excelente Vídeo e já estou na Expectativa dos Próximos Vídeos! Valeu!!!
Eu escuto bastante Eurobeat e Two-Mix, algumas músicas femininas do Eurobeat e Two-mix para mim, parece que beberam da fonte do City Pop. Maneiro o vídeo e parabéns por divulgar o seu conhecimento sobre o estilo.
Amo demais, escuto desde 2016, e não me arrependo! O algoritmo do YT nunca foi tão certeiro em me indicar essas preciosidades!!! ❤ Mas ouvi mais inicialmente Masayoshi Yamazaki e Yutaka Ozake, aí depois veio a Mariya Takeuchi e viciei de vez nesse estilo City Pop!!❤🇯🇵 Ah, eu estava nessa balada mostrada no fim do vídeo, sempre vou lá! ❤❤ uma energia maravilhosa!
Por favor meu querido não pare essa série nuncaaaa!!!! Um cabra que também sempre me lembrou muitoo essa temática city pop é o grandíssimo Ed Motta, ele fez sucesso no Japão. Pra mim ele é o nome do pop city br.
Acho que quando eu ouço essa música, me lembra das primeiras idas a eventos otaku, na imersão daquele universo, em como tudo parece bonito e mais leve, bate saudade, mexe com sentimentos...enfim, um aquecedor de coração, valendo. Ótimo vídeo, mano❤❤❤❤
Nossa, que vídeo incrível! Muito obrigada por produzir esse conteúdo. Eu amo City Pop e sinto essa mesma sensação de sentir falta do que não vivi. Sinto que muita dessas músicas são como um abraço. Por favor, continue fazendo esses vídeos, esse gênero precisa ser cada vez mais difundido! Sugiro que faça um vídeo falando sobre a influência do City Pop nos animes e nos filmes de animação japoneses. Tenho o exemplo do filme Vidas ao Vento do Studio Ghibli onde toca a música Hikouki Gumo (Vapor Trail) da Yumi Arai que é uma das mais lindas que eu já escutei, muito emocionante. Gratidão!!
Vídeo legal. Acho que uma coisa são os artistas na época fazendo esse som e OUTRA é a ressignificação disso de, sei lá, 9, 8 anos pra cá. Pra época, era um pop (muito bem feito) com sonoridade parecida ao que se fazia nos EUA ou no Brasil na mesma época. Daí vem a "saudade" ou a "nostalgia" que sentimos, acredito. Muita gente cresceu ouvindo antena 1 e alfa (emissoras de sp capital) no carro dos pais, em casa... E, tipo, só tocava isso, essa "textura city pop" sempre esteve presente... Eu nasci e cresci em São Paulo, então esse cenário bem urbano, caótico, de escritório e coisas afins também sempre esteve presente. A gente não viveu Tóquio dos anos 70 e 80, mas viveu uma realidade semelhante e ouvindo músicas que refletiam esse cenário, assim como o city pop refletia bem aquela época do Japão, né? E mesmo quem não é de cidade grande deve ter experienciado muito isso por filme, mesmo. Sessão da tarde, filme de domingo à noite retratando honk kong... Me parece que o city pop, esse movimento dos últimos 8, 9 anos, evoca muito essas imagens que tão no nosso hd. Pra mim, pelo menos, é isso.
Adorei o comentário. Sim sim, muita coisa se ressignifica, mas tbm quis analisar a vibe das letras, pq vejo muita gente conhecendo de novo o gênero e indo atrás de seu sentido, mas tem muito de nostalgia sim tbm. Eu sou de Belém, não peguei essa vibe do caos de SP hahaha mas mesmo assim, a vida jovem/adulta me traz muito do caos! Valeu mesmo pela participação 💜 amo essa troca, acho incrível
Uma coisa a se notar é que muitos dos problemas dos zoomers são os mesmos problemas dos boomers , só que como consequência . Desemprego , melancolia , êxodo rural , conflitos sexuais , então não é de se surpreender que nós pós 2000 nos identificamos com essa estética , porque são coisas que são refletidas embora não semelhantes no nosso cotidiano ; e como foi citado no vídeo o Japão passou por uma grande ocidentalização desde os anos 70 .
@@nicolascaldasabreu258 siiimm, pra mim esse era o ponto que eu queria chegar no video. Sei que não é igual, mas é a mesma energia mais ou menos. No fim, a culpa toda é do capitalismo hauaha
achei meu pote de ouro no fim do arco íris, esse canal! A sensação de ouvir city pop me faz levitar, como se eu tivesse em uma ilha de noite sozinha e em paz 😊
@@canalclaquetedepapel Tamo junto! Vamos aumentar e consolidar essa comunidade citypop aqui no Brasil. E precisamos de mais festas como essa que você citou no video. O pessoal do RJ tá carente delas. Tem criança chorando aqui haha
FALA DA ANRI!!!!! "Surprise of Summer" foi meu primeiro contato com city pop, vi no video "GOODBYE MORIOH" há alguns anos (sim, foi uma forma meio estranha de ter o primeiro contato mas de lá pra cá só gostei cada vez mais do gênero🥰👍).
Vim aqui agradecer por ter me apresentado Yukika. é muito bom ter um toque de moderno no classico City pop. AInda mais que acompanho o genero desde de 2017 quando se espalhou tanto como comentou no video. Feliz de ver que o gênero chegou em tantas pessoas, pq musica boa tem que ser compartilhada.
Sempre que vejo um vídeo relacionado a city pop eu Clico sem pensar duas vezes! E esse vídeo valeu a pena assistir sem dúvidas. Eu Tenho um apego emocional muito especial com esse estilo musical desde 2020, em plena pandemia, eu sofria com depressão e crises de ansiedade, mas fui abençoada pelo algoritmo do TH-cam quando me foi recomendada a música "I love you so-junko ohashi", desde lá escuto sempre todo tipo de city pop pois tem um espaço especial no meu coração, trouxe luz a minha vida em um momento difícil e traz até hoje ❤
Mano, que relato lindo s2 Eu te entendo muito, é como eu brinco, City Pop é um abraço em forma de música né? Espero que goste do que to pensando em trazer daqui pra frente sobre mais artistas desse gênero s2
Não conhecia seu canal antes, então esse foi o primeiro vídeo seu feito. Eu acho muito curioso como o City Pop realmente traz essa sensação de uma "saudade que não vivemos". No alemão, existe um termo que acho muito bonito pra saudade, é o "Sehnsucht", que pode ser interpretado como uma saudade/anseio melancólico por uma coisa até mesmo inatingível; o "Sehnsucht" muitas vezes é traduzido como nostalgia, mas eu diria que é justamente essa ardência interna junto da melancolia da inatingibilidade que faz com que essa palavra seja algo intraduzível em toda sua essência. Quando escuto City Pop, sempre vem aquela sensação de "E se?" - "E se eu tivesse nascido em outro lugar e outra época?" Alguns vão até dizer que é síndrome de vira-lata, mas em minha perspectiva não tem absolutamente nenhum nexo. Eu só consigo achar mágico tudo isso que o City Pop faz. É um arrependimento de algo que nunca fez. Uma saudade de uma época e lugar que nunca estive . Um fervor melancólico por um passado que nunca terei oportunidade de vivenciar. Ao decorrer da juventude, nós nos sentimentos constantemente pressionados para a escolha de uma carreira, uma suposta "vocação", um suposto "sentido" na vida; e quando saímos da escola e nos deparamos com a brutal realidade sedenta por imediatismo, produtividade e poder, buscamos na arte um aconchego - um aconchego este que você percebe sua própria melancolia que estava selada, um aconchego que consigo traz um pouco de sofrimento, mas também um calor no coração de que por mais que seja frustrante e desanimador, você continua seguindo em busca de tentar construir a própria felicidade. De maneira temerosa, você continua em frente. Às vezes vem a estagnação, às vezes vem a vontade de desistir de tudo pq no fundo você sente que há certas coisas que não importa o esforço, nunca alcançaremos, e uma dessas coisas é exatamente o tempo que infelizmente não volta mais. Tenho um sonho de viver no Japão por inúmeros motivos, sendo o principal a segurança e também por causa deste "aconchego" que o City Pop traz. É mágico por causa da conexão, mágico pq você se conecta mesmo nunca tendo vivido. Não é ilusão, não é marketing e muito menos escapismo, é simplesmente como me sinto. Comentei muito, então obrigado para quem leu até aqui. Espero que os sonhos de todos aqui se realizem, e espero também que todos estejam bem até mesmo nos infortúnios.
Mano, adorei demais esse relato! Gostei dessa palavra, vou tentar incorporar se eu conseguir falar alemão corretamente hahahaha e espero que um dia a gente se esbarre pelo Japão! S2
Eu acho que o City Pop tem um paralelo com o que aconteceu no Brasil dos anos 80. A dupla Lincoln Olivetti e Robson Jorge dominaram a música brasileira, no começo dos anos 80, produzindo quase todos os artistas importantes, com ritmos americanizados com muito sintetizador, e a crítica caiu de pau, dizendo que eles tinham "pasteurizado" a música brasileira. Essa música dos anos 80 japonesa, que hoje é chamada City Pop também sofreu a mesma critica, à época.
Acho sensacional a disparidade de expressar as mudanças causadas pela bolha capitalista de dois gêneros musicais que surgiram nos anos 70/80 no Japão City Pop: Melancolia Visual Kei: Raiva hahahahuahaha Eu sou mais do lado do Visual Kei, mas City Pop é incrível também ❤
Lembrei agora da trilha sonora dos seriados Jaspion e Esquadrão Relâmpago - Changeman dos anos 80. Músicas realmente fantásticas e marcantes. Muitas delas exatamente desse estilo musical.
Gostei muito do vídeo, amo muito o gênero city pop, escutava apenas uma música que outra ali, mas quando vi já estava imerso querendo mais, por isso fiquei muito feliz em achar um vídeo que conta um pouco mais sobre esse gênero que eu amo tanto 💖
Reecentemente descobri o City Pop e estou completamente envolvido neste estilo, sempre fui grande apreciador de AOR e Yatch Rock, e o City Pop com certeza é um estilo que bebeu muito na fonte desses estilos. Miki Matsubara, Mariya Takeuchi, Taeko Onuki, Tatsuro Yamashita, Kingo Hamada, Minako Yoshida, Akira Terao, são os artistas que estou mais curtindo
Caí por aqui totalmente de para quedas e que grata surpresa! Logo com um tema que eu tanto adoro, ou melhor dizendo, um gênero musical que eu tanto adoro "city pop". Acho fascinante o poder da música em nos conectar com épocas em que não existíamos. Eu nasci no final da década de 80 (1987 pra ser preciso), fui conhecer esse estilo musical se não me falha a memória em 2020, em plena p4ndemia, lembro que ter ouvido essas músicas me ajudavam a ficar um pouco mais calmo, acho que tem algo haver com os sintetizadores ou das vozes das cantoras. Até hoje me pego ouvindo essas músicas, seja para relaxar no final do dia ou até mesmo para malhar na academia. Gosto muito de um artista chamado Kingo Hamada com o seu álbum que tinha uma foto de uma cidade noturna com luzes distorcidas (tem disponível aqui mesmo no TH-cam, recomendo), retratando muito fielmente o espírito dessa década de 80, desse estilo, muitas luzes, neon, melancolia, solidão, um coração vazio e um copo cheio do seu sakê mais barato com uma pitada de arrependimento (desculpas, me empolguei, rsrs). Vou começar a acompanhar seu canal com mais frequência, adorei seu conteúdo e principalmente fiquei muito feliz pelo TH-cam me ter recomendado algo tão bom e ainda não tão conhecido quanto deveria, mas tenho certeza que um dia será. Sou professor de sociologia, sempre que posso tento trazer algum elemento da cultura japonesa, para traçar um paralelo com a nossa cultura e principalmente com a nossa sociedade. Sempre procuro mostrar "os dois lados da moeda", para não criar uma falsa ideia de pleno sucesso por parte dos japoneses e fracasso pela nossa parte. Já cheguei inclusive falar sobre os "hikikomori", por conta de um vídeo do Baka Gaijin. Meus alunos adoraram! Fiz isso para mostrar os impactos negativos que é viver em uma uma sociedade altamente competitiva, capitalista e emocionalmente distante do próximo. Desculpas pelo textão, me empolguei! rsrs. Abraços e sucesso na sua jornada 👏😌
Kingo Hamada é incrível! hahahaha Adorei teu relato. Maaano, de verdade, deves ser um professor incrível! Fico feliz que chegaste por aqui, vamo trocando ideia! hahaha Obrigadão pelo apoio!
7:58 Voce esta aí falando só na madrugada no norte do Brasil, mas eu estou aqui na Holanda do outro lado do mundo te escutando e me identificando com a sua mensagem. A tecnologia é incrivel 😍
Qual é a música tocando no 5:10? Excelente vídeo, muitos de nós por algum motivo estamos muito mais nos identificando com o pessoal dos anos 80 do que a cultura da juventude atual...
Parabéns, viajei no tempo nesse vídeo, eu moro aqui no Japão e é incrível ver que até hoje muitos japoneses se vestem como nos anos 80/90...muitas das lojas de usados daqui ainda vendem discos e cds usados dessa época, roupas e etc...
Que vídeo maravilhoso de se assistir. Se puder, gostaria muito de ver um vídeo sobre Akina Nakamori narrado por você. O City Pop foi um escape pra mim em tempos difíceis, apesar de jovem, realmente tenho essa nostalgia estranha com a época. Muito obrigado pelo vídeo, forte abraço!
Esse é um dos vídeos mais especiais que tive vontade de fazer!
City Pop pra mim é algo extremamente feliz e fico muito feliz em poder compartilhar isso com vocês!
Não deixem de interagir com o vídeo, curtir, comentar, espalhar para os amigos, e se quiser mais seguem links importantes:
Minha playlist no spotify de City Pop: open.spotify.com/playlist/1dStdjxrQomoN4AauQuYLw?si=1617eccc43d74ee0
Perfil da festa City Pop Night em São Paulo: instagram.com/festa.citypop.night/
Instagram do projeto: instagram.com/claquetedepapel/
Faz um dia dos City pop que homenageiam o Brasil... TAKANAKA neles kk
Essa playlist podia ser no TH-cam. Não tenho Spotify, só tem o TH-cam Premium
Obrigado por roubar minha ideia. Eu não ia tirar do papel mesmo. Muito foda!
Graças ao capitalismo temos muitos gêneros musicais, instrumentos, tecnologias e artistas que podem viver de sua arte e, principalmente, liberdades individuais, de expressão e de pensar.
Cara, teu canal tá muito bom. Não desanima não. Mantenha a constância pro algoritmo seguir entregando e não tenha medo de vídeos maiores. Aproveita q esse hypou e faz uma parte dois ou citando o brasileiro que menciona dando mais detalhes. Aproveita o gancho pra fazer seu canal pegar tração mano o/ forte abraço e mto sucesso.
Carlos Toshiki é meu tio. E eu fico muito feliz em ver que ele está tendo reconhecimento aqui no Brasil também. Excelente vídeo!
Toshiki é um trocadilho com To Chique mesmo? kkkkk
Não acredito que apareci no final do vídeo, cantando a plenos pulmões HAUAHSUAHSUAHUSHAUS. Vídeo maravilhoso, parabéns!! Me apaixonei pelo City Pop e sou tão grato por tanta gente boa e rolê que conheci por conta disso. A City Pop Night aqui em SP é de longe a minha festa favorita, fui em quase todas esse ano e ano que vem estarei de volta!
A nossa identificação com o city pop deve ser pq boa parte das aberturas de tokusatsus e trilhas sonoras de snes, Gênesis e nintendinho que são baseados neste estilo.
Tem isso tbm né! Já amava tokusatsu, aí senti essa nostalgia no city pop
@@canalclaquetedepapel os tokusatsus de maior sucesso aqui no Brasil são dessa epoca
Eu não peguei essa época e amo city pop. Pode ser por causa de animes também.
Sinto isso também, pega bastante nessa nostalgia
@@wiliamjesusdeoliveira1354 saudade do que a gente não viveu
Acho que a os remixes e estilos tipo fufure funk, vaporwave, lo-fi ajudaram bastante na popularização.
Concordo real! Até citei aí o Night Tempo e o Yung Bae, os dois ajudaram muito no remix. Quer em breve focar mais nisso num vídeo S2 obrigado real pelo apoio!
@@canalclaquetedepapel Conheci através dos remixes do Agrume, acho que até vale vc tentar uma entrevista com ele. Parece ser bem solícito.
@@canalclaquetedepapel o vaporwave e especificamente a estética da "garrafa de água Fiji" seria top para se analisar, já me inscrevi aqui hahahaha esse período do vaporwave da década passada precisa ser melhor estudado e falado aqui no Brasil. Na minha teoria, até coisas tipo o Phonk BR foram viabilizadas de alguma forma por conta da febre que foi o experimentalismo do Macintosh Plus
Ouvi dizer também que a Rockstar Games acidentalmente ajudou na popularização dessa estética com o GTA Vice City. Apesar do objetivo do jogo seja contar a origem dos protagonistas do GTA III, como o jogo se passa nos anos 80 ele usa essa estética.
@@thiagoflorindo2849 maneiro saber dessas coisas. Estudar sobre esses "movimentos culturais de internet" me interessa
Literalmente um saudades do q a gente não viveu, esse estilo passa uma nostalgia inesplicavel
Totalmente uma pseudo nostalgia hahahaha
Issatamete o que eu sinto
eu descobri esse gênero recentemente, faz uns 2 anos, e agora desconheço sensação mais relaxante do que ir buscar remédio na farmácia de carro em um dia chuvoso ouvindo city pop
é uma memória bem específica do remédio da farmácia hahaha mas adorei o relato s2 é meu gênero favorito
Nunca havia pensado em tal analogia, mas compreendo-a perfeitamente porque sinto exatamente isso!!
amo dias chuvosos ! com uma trilha dessas tbm.. p e r f e i t o !
Eu tenho 30 anos e passei minha adolescência e dos meus 20 aos 25 anos vivendo so ouvindo rock. Quando chegou a pandemia minha cabeça deu uma virada para as musicas e nesse período eu conheci o lofi e consequentemente o city pop. Hoje em dia minha play list se divide em A.T e D.T (Antes do Trabalho e Depois do trabalho) Quando vou trabalho amo ouvir um rock mas quando volto pra casa a noite depois das 22:00 hrs no metro é uma sensação diferente ouvir esse estilo de musica, é uma vibe completamente unica.
Tu me deu essa ideia GENIAL! Eu amei demais Hahahahaha ter uma playlist pra antes e depois do capitalismo torturar a gente hahahahah perfeito, mano!
Escuta as músicas do canal Eletronic Gems são ótimas para caminhar...andar sozinho...muito bom
tu é um genio
@@canalclaquetedepapel Amigo, adorei seu canal e temática, mas qual teu problema com o capitalismo?
Essas músicas me passam uma vibe de anime antigo dos anos 80/90, tipo Sailor Moon, Yu Yu Hakusho, Akira, talvez por isso a sensação tão nostálgica só pelo estilo, mesmo sem nunca tê-las ouvido antes.
Sim!!!!,vibe de abertura de anime antigo,bem gostozinho de ouvir.
Yu Yu tem MUITA vibe de City Pop, principalmente as musicas de encerramento.
Já me inscrevi, eu descobri city pop, ou melhor redescobri e tô amando descobrir essas músicas, essas sensações e a estética 80/90 japonesa. Sem contar que sou entusiasta de animes.
Melhor comentário ❤
City Pop é um dos meus gêneros favoritos. A vibe retrô, a estética... amo muito.
É tudo perfeito né?
Me lembra mt manhãs de infância. Tokusatsus e animes q passavam na globo e outros canais.
@@DiegoPrs que massa. Eu AMO escutar durante a noite. A vibe é ótima
City pop simples meu gênero musical favorito e olha que sou adolescente.
Ainda bem que o TH-cam me recomendou esse vídeo
aaaaaa eu tbm adoro! É um gênero que me dá muito chamego s2
obrigado demais pelo apoio s2
Com essa foto de perfil, dá pra saber de onde veio esse gosto kkkk
O sentimento do City Pop pra mim é parecido com o conceito de "Anemoia", que muita gente não conhece.
"Anemoia é uma expressão que se refere ao desejo nostálgico de voltar a um tempo passado, mesmo que nunca tenhamos vivido naquela época específica."
Anemoia parece muito com o efeito Mandela
Perfeito trazer o city pop brasileiro também! É super relacionado, os timbres e instrumentos, a estética pop oitentista... Sandra de Sá e Marcos Valle é super city pop. Tem umas coisas do Guilherme Arantes também que são ouro.
Verdade! Quando falam de City Pop brasileiro, lembro logo da música Lilás do Djavan que tem essa vibe!!!
Sim...
Me lembro até hoje das incríveis noites da década de 70-80, no Japão. Mentira! Nasci em 95! kk
Mds!! Sou apaixonada por city pop, me sinto bem nostálgica como se sentisse saudades dos meus anos jovens em Tóquio nos anos 90, acho que é essa nostalgia que faz a gente gostar tanto, amo demais, ótimo vídeo 🌷
É aquela nostalgia falsa muito gostosa que sentir né? Amo demais S2 hahahaha obrigado demais pelo elogio S2
Acho que é porque essas músicas tem muita vibe de anos 90, época que a gente só jogava Super Nintendo, brincava na rua, via animes na TV Manchete; isso contrasta com hoje em dia a gente precisar esquentar com casamento, trabalho, contas a pagar, muitas vezes sentimentos negativos e frustração em relação ao que sonhávamos nesses tempos de adolescência e infância. Daí ouvir essas músicas dá a sensação de voltar a essa época sem preocupações e paralelamente viver o que ainda não alcançamos e que infelizmente pra muitos jamais será alcançado. Com Stay With Me eu me vejo de carro sozinho no meu Subaru pelas ruas de Tóquio em pleno 1997, neon no rosto e minha namorada no carona cochilando às 23h usando vestidinho com tênis branco.
Só lembro que é como disse: uma sensação, é sensorial apenas, pq cada geração tem o mesmo sentimento, essa mesma nostalgia baseada em um passado mais infantil, sem responsabilidade, sem contas a pagar, sem frustrações, a cada geração o sentimento é o mesmo...
Me sentindo em uma aula na universidade com um daqueles professores que a gente admira e ficaria hoooooras ouvindo. Seu roteiro, seu carisma e sua didática são show demais
Novo sonho desbloqueado: passear pelas ruas de Toquio ouvindo City Pop, especialmente Stay With Me ⭐🎙️🌆🫧🎡🪩
De noite ainda
@@leonardomestrinermestriner8212 simmm! Umas 22:00 da noite sabe. Muito vibes
meee leva
@@rhickreis Levoooo pode deixar 🤠 ksksksksks só arrumar sua mala e levar seu fone de ouvido 💪😼
Tive essa sensação passando pela Liberdade a noite kkkkk começou a tocar State With Me no carro e eu estava descendo a Rua da Glória, tive q dar a volta no quarteirão e subir a Galvão Bueno ouvindo aquela kkk
Me dá vontade de chorar escutando essas músicas! Sensação muito boa!
toca lá na alma né? s2
haha mas pq ? explica isso
Cara, obrigado. Você é um dos poucos que vi falarem sobre o city pop aqui no TH-cam Br.
Hahahaha eu sempre quis falar mais sobre ele aqui S2 tô feliz de ver que tem gente gostando s2
Sou de 88 e vivi parte da época áurea da manchete e com seus animes e tokusatsus. Tenho uma afinidade muito grande com esse estilo de música, assim como o Enka e esse período que não vivi, estranha essa pseudo nostalgia, mas eu adoro.
Não tenho descendência oriental, mas meus amigos e namoradas sempre foram descendentes e acredito que seja por essa afinidade.
Hoje sou casado com uma descendente, estamos juntos a 10 anos, e curtimos muito escutar jpop 80/90.
Obrigado pelo excelente vídeo.
Ganhou mais um escrito e vou acompanhar essa série.
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sucesso e sorte sempre.
Eu amo city pop. São poucos que fazem vídeos sobre esse estilo no you tube brasileiro. Obrigado pelo vídeo e parabéns, ficou muito bom!
aaaah eu queria ver mais brasileiros falando sobre isso tbm! Eu vou fazer mais, quero muito falar de coisas mais específicas ahhaha
@@canalclaquetedepapel Estou ansioso para acompanhar essa série, conheci seu canal por este vídeo e já me conquistou, portando já me inscrevi, deixei o gostei e ativei o sininho. Um brinde ao City Pop!!
@@canalclaquetedepapel Gosto muito dos cantores Tatsuro Yamashita, Mariya Takeuchi, Anri, Makoto Matsushita, e até mesmo da Takako Mamiya, apesar de ela ter apenas um Album lançado. E tem muitos outros, mas sei que não conseguirei falar sobre todos em apenas um comentário. Mas agradeço a oportunidade de poder compartilhar esse meu carinho que tenho com você que também ama City Pop.😁👍👍
Rapaz!! que surpresa engraçada! e eu pensando que só eu curtia, conheci na aleatoriedade em algumas recomendações do spotify há uns 3 meses, fui fazendo uma playlist chamada Tokyo pop , acabou ficando enorme playlist rsrs. Aí do nd, após ouvir pela milessima vez minako yoshida - Lights up , Enri , Maki (querendo achar clipes)no youtube , acabo encontrando sem querer esse canal comentando a minha playlist quase toda kkkk e nem sabia que era um nicho e muito menos que BR curtia, to chocado.
City Pop é tudo de bom, aguardando a estréia do vídeo 😁
Aaaaaah espero que tenhas gostado 💜
Ai Pauluk! Vai ter que mixar Macos Valle com algum hit em! Poe a culpa na conta do @canalclaquetdepapel que me explodiu a cabeça 😂
Rapaz olha o Club da massa ai
A escolha do local da gravação foi bem acertada ❤
Aaaaa obrigado demais S2
O gênero City Pop tem tantas músicas excelentes que fica difícil escolher uma, igual ao Disco dos anos 70 que foi uma década incrível, em todos os gêneros e gostos!! A influência no Brasil foi dos EUA e eu noto no City Pop, que ele é um ritmo do anos 70 nos anos 80 no Japão!! Valeu demais!!
Cara, que vídeo incrível! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Não a toa, que o Japão vendia feito água os discos do modern talking, pet shop boys, omd, Sandra cretu, Alphaville, artistas da PWL (Kylie Minogue, Sonia, Rick Astley...). Inclusive, esses discos japoneses são sempre os que têm as melhores versões e são os mais caros e raros. A gente sabia o quanto os japoneses gostavam da música pop eletrônica do ocidente, mas não fazíamos ideia de que eles também estavam se arriscando nas produções. Legal saber que já estão acontecendo festas lá em sp com essa temática (confesso que eu não tinha a menor ideia disso). Em meio a tanta porcaria musical, esse tipo de vídeo faz a gente ter um pouco de esperança na humanidade❤. Parabéns Henry! Me arrisco em dizer que este vídeo será uma grande virada de chave aqui no teu canal! Te prepara pra decolar no foguete! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀🚀
Valeu pelo apoio mano! Queria fazer esse vídeo a um tempão, adoro analisar história s2 O Japão até hoje valoriza muito mídia física por isso ainda tem muita coisa rara lá!
parabéns pelo conteúdo, nem sabia o nome desse genero que tanto gostava. Bom aprender sobre o assunto
No auge dos meus 34 anos, apesar de não me ver mais enquadrado no grupo de jovens que se identificam com o sentimento contido nas musicas desse estilo musical, gosto muito desse City Pop. O principal motivador desse meu gosto pelo estilo, são as series tokusatsu que assistia quando criança. Diversas dessas séries possuíam grande influencia desse estilo musical, seja pelas próprias musicas tocadas em seus episódios, quanto pelo modo de se vestir dos personagens. Modo de vestir que era também uma característica marcante do mesmo período ( as décadas de 1970/80). Fato é que, ouvir City Pop hoje, me passa uma energia gostosa e revigorante advinda dessa nostalgia que comentei, apesar da melancolia contida em muitas das musicas.
Por fim, parabéns pelo vídeo. Foi muito legal acompanha-lo até o fim.
Sempre escuto essas músicas, mas nunca obtive informações sobre elas. E é muito legal saber de tudo isso e adentrar nesse mundo . Parabéns esse vídeo ta top e vc entregou muito .
Caí de paraquedas aqui. Mas essas músicas me soam muito familiares e trazem lembranças da minha infância no começo dos anos 90 dos animes e tokusatsus que eu assistia na época.
Muito legal o vídeo. Parabéns!
Tokusatsu bebeu muito de city pop! Quero fazer um vídeo focando nisso! Hahahaa Amo demais!!! Obrigado pelo apoio!
Cara, Obrigado por esse vídeo. Como eu queria ver um vídeo sobre esse estilo. Estou ouvindo muito lofi, chillhop, synthwave e outras coisas assim. Estou aprendendo muito sobre CITY POP. Desde menino tenho essa ligação nostálgica com o Japão dos anos 80 e 90. EXCELENTE VÍDEO, MUITO GRATO MESMO. Tem algo especial e incrível nesse estilo... essa coisa do futuro, da vida urbana noturna, vespertina. É algo conectado à humanidade e à vida dos jovens que viveram essa modernização da vida, com perdas e ganhos. Até mesmo o Cyberpunk e a popularização do gênero ajudou a esse estilo ser conectado ao City Pop. Até o Anime Yu Yu Hakusho tem ótimas canções no estilo e as séries Tokusatsus. O Brasil é ligado ao Japão, entre outras coisas, pelo CITY POP.
Meu querido, seu vídeo apareceu para mim hoje a noite. Eu quero te agradecer. Muito obrigado por ter produzido esse conteúdo. Você conseguiu traduzir muito do que sinto ao ouvir essas canções fabulosas. Eu me arrepiei o tempo todo. Por favor, continue com os vídeos.
Eu acho esse fenômeno de sentir saudade de uma época que eu nunca vivi algo muito engraçado e curioso.
Eu era criança e ouvia algumas musicas parecidas em alguns animes na tv, e sentia saudades, mesmo sem ter vivido nada praticamente.
Deve ser algo relacionado ao conjunto de instrumentos, tom da voz, cenário das músicas e vídeo, não apenas o momento vivido pelos autores dessas músicas.
Passa a sensação de ser um jovem começando a vida, trabalhando o dia inteiro, construindo a vida.
Seu texto e entusiasmo são incriveis, obrigado por compartilhar algo que eu queria me aprofundar a tanto tempo!
Aaaa muito obrigado pelo comentário, isso me motiva demais pros próximos S2
Adorei!!!
Quando escutei City Pop pela primeira vez, foi uma sensação única e nostálgica... Desde então, se tornou o meu ritmo favorito.
Que legal ter achado esse vídeo! Amo Plastic Love e Stay With Me!
Vídeo maravilhoso meu caro. Que sensação gostasa lembrar da minha infancia do inicio dos anos 90 e retornando ouvir city pop assiduamente em 2023 2024. Muito obrigado pelo video e por mostrar esse city pop são paulo. Que coisa linda. Queria estar presente.
Sucesso ao canal!
Pra mim City pop mostra o poder da música e como ela pode te influenciar de forma muito clara. Eu não gosto do sentimento de nostalgia e muito menos saudosismo, pra mim são sentimento que não levam a lugar nenhum, maaas, ouvindo City pop me sinto uma senhora japonesa que causou horrores sendo uma belíssima cocota nos anos 70 e recorda disso de forma feliz e meloncólica
auauauauahuah adorei. É tipo isso mesmo!
KKkkk rachei nesse comentário!
que vídeo sensacionaaal. De fato nenhuma experiência é única, mas ao mesmo tempo é tão gostoso ver que um ritmo, uma história, um estilo de música pode nos fazer sentir algo que não vivenciamos. A saudade do que não vivi é real.
Eu amo um artista chamado Ginger Root, ele é um artista atual que se inspira muito em City Pop, principalmente na musicalidade e nos clipes de suas músicas! Vale muito a pena conhecer as músicas dele, ele é um dos artistas que lutam para que o City Pop nunca seja esquecido!
esse cara é INCRÍVEL! Sério, amo demais o trabalho dele! s2
@@canalclaquetedepapel inclusive, ele lançou um clipe hoje!
tem uns amigos que tem uma banda muito inspirada nesse estilo e eu nem sabia hehehe saquei agora vendo o video! sempre curti esse estilo de musica e nunca soube o nome do estilo! abriu um novo universo musical pra mim! mto obrigado! e ouçam MORRO FUJI de Sâo Bernardo do Campo SP!
Aaaaa vou procurar a banda sim S2
Se eles deixarem ainda faço uma divulgação por aqui s2
@@canalclaquetedepapel por favor! faz isso mesmo! toda ajuda sempre sera´bem vinda! tamo juntoo!
Bom trabalho com o seu vídeo! Desde muito novo, 1998 com tokusatsus e animes, escuto predominantemente J music. Mas só em 2016 apareceu a recomendação no TH-cam para mim: Big Wave, Tatsuro Yamashita. Imediatamente já baixei no JPopsuki torrent dos álbuns dele. Nessa época estava aplicando pra fazer doutorado na Inglaterra em 2017. Quando saiu o resultado que fui aprovado com bolsa 100% , eu estava viciado na “Loveland Island” do Tatsuro, fez todo sentido porque a Inglaterra também é uma ilha. Morando na Inglaterra e realizando um sonho de morar no exterior (Europa, mas ainda sim conhecendo muitos japoneses por aqui), citypop virou meu estilo favorito combinando a felicidade e excitação de estar fazendo doutorado aqui com a nostalgia e lembrança de minhas origins em Fortaleza-CE. Não sei vocês, mas a felicidade e a nostalgia do citpypop me faz curtir essa sensação de progresso de vida.
O City Pop parece que faz parte da nossa vida né? Cada passinho, cada evolução... É incrível como a gente se conecta com a arte! s2 Adorei teu relato mano, de verdade!
desde quando descobri marcos valle a uns 2 anos atrás as musicas dele vem sido as minhas favoritas e eu sempre achei no mínimo engraçado o quão parecido era com city pop
City Pop é uma pérola redescoberta. Pra mim foi uma forma de me reconectar com coisas que eu gostava e não sabia o nome, daí também parti pro synthwave, future funk, e praticamente tudo que é analógico. Miki Matsubara e Kimagure Orange Road foram os responsáveis por isso (no meu caso).
Nossa, Kimagure eu vejo pouca gente comentando! Eu amo demais!!! Esse gênero é tudo s2
Parabéns pelo excelente trabalho, fiquei fã do canal e já indiquei a um amigo que também ama City Pop! Gostaria de fazer uma sugestão de tema: músicas de anime com influência de city pop. Grande abraço!
Video insano irmão parabens! City Pop tem realmente uma vibe indescritivel.
City Pop é incrível s2 Valeuzão pelo apoio s2
Esse estilo de musica me lembra muito quando eu era criança e andava pelas ruas de SP no começo dos anos 90.
QUE VÍDEO SENSACIONAL! Trabalho lindo de pesquisa. Além de uma ótima entrega de mensagem. Parabéns demais, amigo.
Aaaaa muito obrigado, real!! S2
Não vejo a hora de assistir mais vídeos da série. Obrigado por deixar tudo tão organizado!!!
City pop, totalmente sensacional
Concordo completamente S2
Amo demais o gênero
Cara cai no seu canal de paraquedas, que ótimo conteúdo, acredito que city pop teve um marco na vida de muitas pessoas. Sugestão de vídeo: Cara tem um Dj que tem uma estética muito bacana também o nome dele é Nujabes.
AAAAA não conhecia ele, acabei de ver uma coisinha aqui dele e vou me aprofundar bastante! Obrigado de coração pelo apoio s2
Nem imaginava que até os Beatles tiveram impacto na criacao do City pop ahuahauahua
Realmente, tem muito a falar!
Só conheço as músicas mais famosas, entao já to anotando as que mencionou pra eu ouvir depois - inclusive as brasileiras!
Ansiosa pelos próximos videos da série! 💛
Aaaaa anota sim, tenho uma playlist completa na descrição auhauhaua Valeu s2
Nossa, eu fico arrepiado com city pop. É impressionante. Parabéns pelo vídeo. Me deixou emocionado!
Já mandei para todos os meus amigos! Estamos aguardando a continuação da série ❤
VIVA O CITYPOP! ✨
Aaaaaah que feliz que fico! Obrigado demais pelo apoio, espero que gostem do que vem por aí!
A nostalgia por Citypop no Ocidente é obvia: musicas de abertura e encerramento dos animes e games que marcaram os anos 80 e 90 no Ocidente. Video é bom. Like
Cara, que conteúdo foda, eu conheci o City Pop pelas música do casal Yamashita durante a pandemia, desde então o City Pop/Jazz-Fusion têm feito parte da minha vida todos os dias.
Uma sugestão de vídeo é falar da banda Casiopea que também revolucionou o City Pop/Jazz-Fusion
Casal Yamashita rei e rainha hauahuahuah Casiopeia merece, é incrível demais! Valeu pelo apoio s2
Eu não conhecia o estilo, mas, ouvindo sim, dá uma sensação nostalgica
esse vídeo é 100%, gostei bastante, bem completinho. Assistirei os próximos, sem dúvidas!
Aaaaaa obrigado demais! Espero que goste dos próximos, tem muito o que falar sobre!
Que vídeo sensacional! Espero que ele chegue a muito mais pessoas. Conheci o City Pop pela Anri e Mariya Takeuchi uns 8 anos atrás e não parei de escutar desde então. A sensação de nostalgia pelo que não vivemos realmente bate forte.
Que Espetacular esse Vídeo sobre o Adorável CITY POP, Estilo esse que me Identifico Muito... Parabéns pelo Excelente Vídeo e já estou na Expectativa dos Próximos Vídeos! Valeu!!!
Aaaaaah feliz demais por essa recepção! Espero que goste do que vem por aí!
Eu escuto bastante Eurobeat e Two-Mix, algumas músicas femininas do Eurobeat e Two-mix para mim, parece que beberam da fonte do City Pop. Maneiro o vídeo e parabéns por divulgar o seu conhecimento sobre o estilo.
Rapaz quan ouço esse música da sensação nostalgia pura sou 95 sinto que voltei a passando e muito bom ansioso pra próxima vídeos👏
Nossa, é um abraço em forma de música né? ahuahuahuah valeu muito pelo apoio, espero que gostes do que vem por ai!
Amo demais, escuto desde 2016, e não me arrependo! O algoritmo do YT nunca foi tão certeiro em me indicar essas preciosidades!!! ❤ Mas ouvi mais inicialmente Masayoshi Yamazaki e Yutaka Ozake, aí depois veio a Mariya Takeuchi e viciei de vez nesse estilo City Pop!!❤🇯🇵 Ah, eu estava nessa balada mostrada no fim do vídeo, sempre vou lá! ❤❤ uma energia maravilhosa!
É tipo isso, a gente vai se aprofundando nesse mundo e fica quase impossível e sair hahaha Obrigado pelo apoio s2
Por favor meu querido não pare essa série nuncaaaa!!!!
Um cabra que também sempre me lembrou muitoo essa temática city pop é o grandíssimo Ed Motta, ele fez sucesso no Japão. Pra mim ele é o nome do pop city br.
ele é brabo!
Eu conheci esse gênero tem 8 meses é amei é difícil explicar o sentimento que eu sinto quando escuto musicas desse gênero é muito satisfatório ❤.
melhor tipo de música s2
Acho que quando eu ouço essa música, me lembra das primeiras idas a eventos otaku, na imersão daquele universo, em como tudo parece bonito e mais leve, bate saudade, mexe com sentimentos...enfim, um aquecedor de coração, valendo. Ótimo vídeo, mano❤❤❤❤
Aaah valeu mano. Elas lembram muito os tokusatsu antigos, quero até falar mais disso em breve S2 valeuzão o apoio!!!
Nossa, que vídeo incrível! Muito obrigada por produzir esse conteúdo. Eu amo City Pop e sinto essa mesma sensação de sentir falta do que não vivi. Sinto que muita dessas músicas são como um abraço. Por favor, continue fazendo esses vídeos, esse gênero precisa ser cada vez mais difundido! Sugiro que faça um vídeo falando sobre a influência do City Pop nos animes e nos filmes de animação japoneses. Tenho o exemplo do filme Vidas ao Vento do Studio Ghibli onde toca a música Hikouki Gumo (Vapor Trail) da Yumi Arai que é uma das mais lindas que eu já escutei, muito emocionante. Gratidão!!
Simplesmente City Pop 🥰
Amoooo s2 Valeu o apoio, mano!
Comecei curtir as musicas japonesas dos anos 70 80.
Outro nivel.
Mulherada principalmente cantão demais!!!!
Vídeo legal. Acho que uma coisa são os artistas na época fazendo esse som e OUTRA é a ressignificação disso de, sei lá, 9, 8 anos pra cá. Pra época, era um pop (muito bem feito) com sonoridade parecida ao que se fazia nos EUA ou no Brasil na mesma época. Daí vem a "saudade" ou a "nostalgia" que sentimos, acredito. Muita gente cresceu ouvindo antena 1 e alfa (emissoras de sp capital) no carro dos pais, em casa... E, tipo, só tocava isso, essa "textura city pop" sempre esteve presente... Eu nasci e cresci em São Paulo, então esse cenário bem urbano, caótico, de escritório e coisas afins também sempre esteve presente. A gente não viveu Tóquio dos anos 70 e 80, mas viveu uma realidade semelhante e ouvindo músicas que refletiam esse cenário, assim como o city pop refletia bem aquela época do Japão, né? E mesmo quem não é de cidade grande deve ter experienciado muito isso por filme, mesmo. Sessão da tarde, filme de domingo à noite retratando honk kong... Me parece que o city pop, esse movimento dos últimos 8, 9 anos, evoca muito essas imagens que tão no nosso hd. Pra mim, pelo menos, é isso.
Adorei o comentário. Sim sim, muita coisa se ressignifica, mas tbm quis analisar a vibe das letras, pq vejo muita gente conhecendo de novo o gênero e indo atrás de seu sentido, mas tem muito de nostalgia sim tbm. Eu sou de Belém, não peguei essa vibe do caos de SP hahaha mas mesmo assim, a vida jovem/adulta me traz muito do caos!
Valeu mesmo pela participação 💜 amo essa troca, acho incrível
Uma coisa a se notar é que muitos dos problemas dos zoomers são os mesmos problemas dos boomers , só que como consequência . Desemprego , melancolia , êxodo rural , conflitos sexuais , então não é de se surpreender que nós pós 2000 nos identificamos com essa estética , porque são coisas que são refletidas embora não semelhantes no nosso cotidiano ; e como foi citado no vídeo o Japão passou por uma grande ocidentalização desde os anos 70 .
@@nicolascaldasabreu258 siiimm, pra mim esse era o ponto que eu queria chegar no video. Sei que não é igual, mas é a mesma energia mais ou menos. No fim, a culpa toda é do capitalismo hauaha
@@canalclaquetedepapel os tempos mudam , mas certas coisas não mudam , é o que eu penso kskskskskks as épocas mudam mas a essência permanece .
@@nicolascaldasabreu258 hahahaha verdade
achei meu pote de ouro no fim do arco íris, esse canal! A sensação de ouvir city pop me faz levitar, como se eu tivesse em uma ilha de noite sozinha e em paz 😊
City pop ! É um genero tão gostoso de se ouvir né mano . Uma atmosfera muito massa ❤
Real, é um gênero incrível! Amo estudar mais sobre!
Irmão, pqp, q edição é essa, perfeito
+1 Inscrito
Vídeo sensacional! Muito bom ter conteúdo de qualidade sobre citypop em ptbr. Tá de parabéns ❤
Maaano, muito obrigado, real! Isso me motiva demais! 💜
@@canalclaquetedepapel Tamo junto! Vamos aumentar e consolidar essa comunidade citypop aqui no Brasil. E precisamos de mais festas como essa que você citou no video. O pessoal do RJ tá carente delas. Tem criança chorando aqui haha
Amo tanto essas músicas as cidades brilhantes sou apaixonado por essa estetica desde criança rs😊
FALA DA ANRI!!!!! "Surprise of Summer" foi meu primeiro contato com city pop, vi no video "GOODBYE MORIOH" há alguns anos (sim, foi uma forma meio estranha de ter o primeiro contato mas de lá pra cá só gostei cada vez mais do gênero🥰👍).
Eu AMO a Anri. Pra mim, a eterna rainha. Perfeita e que vai ganhar um vídeo SÓ PRA ELA. S2 sério, tô preparando esse material!
Vim aqui agradecer por ter me apresentado Yukika. é muito bom ter um toque de moderno no classico City pop. AInda mais que acompanho o genero desde de 2017 quando se espalhou tanto como comentou no video. Feliz de ver que o gênero chegou em tantas pessoas, pq musica boa tem que ser compartilhada.
Sempre que vejo um vídeo relacionado a city pop eu Clico sem pensar duas vezes! E esse vídeo valeu a pena assistir sem dúvidas. Eu Tenho um apego emocional muito especial com esse estilo musical desde 2020, em plena pandemia, eu sofria com depressão e crises de ansiedade, mas fui abençoada pelo algoritmo do TH-cam quando me foi recomendada a música "I love you so-junko ohashi", desde lá escuto sempre todo tipo de city pop pois tem um espaço especial no meu coração, trouxe luz a minha vida em um momento difícil e traz até hoje ❤
Mano, que relato lindo s2 Eu te entendo muito, é como eu brinco, City Pop é um abraço em forma de música né? Espero que goste do que to pensando em trazer daqui pra frente sobre mais artistas desse gênero s2
Muito obrigado pelo vídeo. Sou de Belém e fico orgulhoso com um vídeo de tamanha qualidade.
Ótimo vídeo 😍
AAAAAAAA obrigado s2
Não conhecia seu canal antes, então esse foi o primeiro vídeo seu feito. Eu acho muito curioso como o City Pop realmente traz essa sensação de uma "saudade que não vivemos".
No alemão, existe um termo que acho muito bonito pra saudade, é o "Sehnsucht", que pode ser interpretado como uma saudade/anseio melancólico por uma coisa até mesmo inatingível; o "Sehnsucht" muitas vezes é traduzido como nostalgia, mas eu diria que é justamente essa ardência interna junto da melancolia da inatingibilidade que faz com que essa palavra seja algo intraduzível em toda sua essência. Quando escuto City Pop, sempre vem aquela sensação de "E se?" - "E se eu tivesse nascido em outro lugar e outra época?" Alguns vão até dizer que é síndrome de vira-lata, mas em minha perspectiva não tem absolutamente nenhum nexo. Eu só consigo achar mágico tudo isso que o City Pop faz. É um arrependimento de algo que nunca fez. Uma saudade de uma época e lugar que nunca estive . Um fervor melancólico por um passado que nunca terei oportunidade de vivenciar.
Ao decorrer da juventude, nós nos sentimentos constantemente pressionados para a escolha de uma carreira, uma suposta "vocação", um suposto "sentido" na vida; e quando saímos da escola e nos deparamos com a brutal realidade sedenta por imediatismo, produtividade e poder, buscamos na arte um aconchego - um aconchego este que você percebe sua própria melancolia que estava selada, um aconchego que consigo traz um pouco de sofrimento, mas também um calor no coração de que por mais que seja frustrante e desanimador, você continua seguindo em busca de tentar construir a própria felicidade. De maneira temerosa, você continua em frente. Às vezes vem a estagnação, às vezes vem a vontade de desistir de tudo pq no fundo você sente que há certas coisas que não importa o esforço, nunca alcançaremos, e uma dessas coisas é exatamente o tempo que infelizmente não volta mais.
Tenho um sonho de viver no Japão por inúmeros motivos, sendo o principal a segurança e também por causa deste "aconchego" que o City Pop traz. É mágico por causa da conexão, mágico pq você se conecta mesmo nunca tendo vivido. Não é ilusão, não é marketing e muito menos escapismo, é simplesmente como me sinto.
Comentei muito, então obrigado para quem leu até aqui. Espero que os sonhos de todos aqui se realizem, e espero também que todos estejam bem até mesmo nos infortúnios.
Mano, adorei demais esse relato! Gostei dessa palavra, vou tentar incorporar se eu conseguir falar alemão corretamente hahahaha e espero que um dia a gente se esbarre pelo Japão! S2
Eu acho que o City Pop tem um paralelo com o que aconteceu no Brasil dos anos 80. A dupla Lincoln Olivetti e Robson Jorge dominaram a música brasileira, no começo dos anos 80, produzindo quase todos os artistas importantes, com ritmos americanizados com muito sintetizador, e a crítica caiu de pau, dizendo que eles tinham "pasteurizado" a música brasileira. Essa música dos anos 80 japonesa, que hoje é chamada City Pop também sofreu a mesma critica, à época.
Nossa, sim. Sempre tem a crítica contemporânea né, mas acho que essas músicas deixaram um grande legado!
Inclusive o lincoln por volta dos anos 70 esteve no Japão 🇯🇵. Então essa influência dos sintetizadores e outras parafernalhas soam fortes.
A música estrelar também conta com a participação do lincoln, além de outras músicas do mesmo álbum. Seja como instrumentista ou arranjador
Caramba, que roteiro e edição maravilhosos. Espero muito ver mais videos dessa qualidade sobre o tema. Ganhou um inscrito!
aaaaaa muito obrigado, isso me motiva demais s2 seja bem vindo!!!
Acho sensacional a disparidade de expressar as mudanças causadas pela bolha capitalista de dois gêneros musicais que surgiram nos anos 70/80 no Japão
City Pop: Melancolia
Visual Kei: Raiva hahahahuahaha
Eu sou mais do lado do Visual Kei, mas City Pop é incrível também ❤
ahuahuahuaha exatamente, as duas camadas que o capitalismo gera no jovem auhauhauah s2
City pop e o melhor gênero de música. Sempre volto a escutar City pop
É perfeito demais S2
Lembrei agora da trilha sonora dos seriados Jaspion e Esquadrão Relâmpago - Changeman dos anos 80. Músicas realmente fantásticas e marcantes. Muitas delas exatamente desse estilo musical.
Nossa, Changeman e Jaspion são aulas de trilha sonora!!! Amo demais!
Eu escuto quase todos os dias a abertura de Changeman, amo ir fazer caminhada ao som de Dengeki Sentai Changemaaaaaaaaan
Gostei muito do vídeo, amo muito o gênero city pop, escutava apenas uma música que outra ali, mas quando vi já estava imerso querendo mais, por isso fiquei muito feliz em achar um vídeo que conta um pouco mais sobre esse gênero que eu amo tanto 💖
esse cenário aí é real? ou é chroma key ?
Pior que é real hahahaaha
@@canalclaquetedepapel que isso saindo na noite num frio desse
Reecentemente descobri o City Pop e estou completamente envolvido neste estilo, sempre fui grande apreciador de AOR e Yatch Rock, e o City Pop com certeza é um estilo que bebeu muito na fonte desses estilos. Miki Matsubara, Mariya Takeuchi, Taeko Onuki, Tatsuro Yamashita, Kingo Hamada, Minako Yoshida, Akira Terao, são os artistas que estou mais curtindo
Vídeo sensacional!
Eu escuto City pop e me causa uma emoção inexplicável.
Foi uma grata descoberta ❤
Eu amo as músicas do canal Eletronic Gems. São músicas que dao sensaçao que estamos ou no passado..ou no futuro ou em outro mundo ❤
concordo demais!
Man continue assim, pois eu esperava muito alguém trazer esse genero que eu aprecio muito. Queria que vc podesse fazer um vídeo sobre a Junko Ohashi.
Aaaa junko merece muito S2
Obrigado por ter chegado aqui no canal S2 hahahaha
Que ótima surpresa encontrar você aqui tbm, cliquei pelo tema/thumb e depois vi que era você haha, MUUUUUITO BOM
@@EuRoger_ maaaano, que surpresa boa!!! Sou muito fã do teu conteúdo! Vou te seguir aqui tbm!!! Obrigado demais pelo apoio!!!
Que vídeo maravilhoso, cara. Obrigado por trazer esse tema que eu sempre quis ouvir algum Br falando sobre!!!! ❤️
aaaaa obrigadão! Eu quero falar muito mais sobre isso, são coisas que sempre quis ver em br também ahahaha
Caí por aqui totalmente de para quedas e que grata surpresa! Logo com um tema que eu tanto adoro, ou melhor dizendo, um gênero musical que eu tanto adoro "city pop".
Acho fascinante o poder da música em nos conectar com épocas em que não existíamos. Eu nasci no final da década de 80 (1987 pra ser preciso), fui conhecer esse estilo musical se não me falha a memória em 2020, em plena p4ndemia, lembro que ter ouvido essas músicas me ajudavam a ficar um pouco mais calmo, acho que tem algo haver com os sintetizadores ou das vozes das cantoras. Até hoje me pego ouvindo essas músicas, seja para relaxar no final do dia ou até mesmo para malhar na academia. Gosto muito de um artista chamado Kingo Hamada com o seu álbum que tinha uma foto de uma cidade noturna com luzes distorcidas (tem disponível aqui mesmo no TH-cam, recomendo), retratando muito fielmente o espírito dessa década de 80, desse estilo, muitas luzes, neon, melancolia, solidão, um coração vazio e um copo cheio do seu sakê mais barato com uma pitada de arrependimento (desculpas, me empolguei, rsrs).
Vou começar a acompanhar seu canal com mais frequência, adorei seu conteúdo e principalmente fiquei muito feliz pelo TH-cam me ter recomendado algo tão bom e ainda não tão conhecido quanto deveria, mas tenho certeza que um dia será. Sou professor de sociologia, sempre que posso tento trazer algum elemento da cultura japonesa, para traçar um paralelo com a nossa cultura e principalmente com a nossa sociedade. Sempre procuro mostrar "os dois lados da moeda", para não criar uma falsa ideia de pleno sucesso por parte dos japoneses e fracasso pela nossa parte. Já cheguei inclusive falar sobre os "hikikomori", por conta de um vídeo do Baka Gaijin. Meus alunos adoraram! Fiz isso para mostrar os impactos negativos que é viver em uma uma sociedade altamente competitiva, capitalista e emocionalmente distante do próximo. Desculpas pelo textão, me empolguei! rsrs. Abraços e sucesso na sua jornada 👏😌
Kingo Hamada é incrível! hahahaha Adorei teu relato.
Maaano, de verdade, deves ser um professor incrível! Fico feliz que chegaste por aqui, vamo trocando ideia! hahaha Obrigadão pelo apoio!
7:58 Voce esta aí falando só na madrugada no norte do Brasil, mas eu estou aqui na Holanda do outro lado do mundo te escutando e me identificando com a sua mensagem.
A tecnologia é incrivel 😍
Qual é a música tocando no 5:10? Excelente vídeo, muitos de nós por algum motivo estamos muito mais nos identificando com o pessoal dos anos 80 do que a cultura da juventude atual...
É "I Can't Stop the Loniness" da Anri S2
Valeu pelo apoio s2
Parabéns, viajei no tempo nesse vídeo, eu moro aqui no Japão e é incrível ver que até hoje muitos japoneses se vestem como nos anos 80/90...muitas das lojas de usados daqui ainda vendem discos e cds usados dessa época, roupas e etc...
Que vídeo maravilhoso de se assistir. Se puder, gostaria muito de ver um vídeo sobre Akina Nakamori narrado por você. O City Pop foi um escape pra mim em tempos difíceis, apesar de jovem, realmente tenho essa nostalgia estranha com a época. Muito obrigado pelo vídeo, forte abraço!