Parques Sonoros apresentam os sons para bebês

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 ส.ค. 2024

ความคิดเห็น • 7

  • @julianamaria2322
    @julianamaria2322 5 ปีที่แล้ว +2

    Devia ser indispensável em todas as escolas! O desenvolvimento dos sentidos da criança, pricipalmente de 2 a 5 anos, é de extrema importância.

  • @ThiagoBragaMusic
    @ThiagoBragaMusic 4 ปีที่แล้ว +1

    Que maravilha!! Lindo isso! Importantíssimo. Parabéns às escolas e todos os (as) educadores, coordenadoras e diretoras envolvidos!!

  • @elizeliarochadasneves6829
    @elizeliarochadasneves6829 2 ปีที่แล้ว

    Muito lindo

  • @florgarcia3587
    @florgarcia3587 7 ปีที่แล้ว +3

    Considerando um dos objetivos presentes no Programa de Metas estabelecidas na gestão do município de São Paulo para 2013-2016, que diz respeito à ampliação da qualidade da Educação Infantil, a SME/COPED - Divisão Educação Infantil coordena, desde 2013, ações que integraram o Programa a fim de ampliar e fortalecer atividades voltadas às crianças bem pequenas na cidade, em especial àquelas que moram em regiões consideradas em situação de vulnerabilidade social.
    Entre as Políticas propostas, existe a implementação do Projeto Parques Sonoros, integrante do Programa São Paulo Carinhosa, publicado no Decreto nº 54.278, de 28 de agosto de 2013. O objetivo deste projeto é promover o desenvolvimento integral da primeira infância no município, tendo como principal diretriz a atuação intersetorial, articulando e integrando ações entre todas as Secretarias Municipais envolvidas e seus territórios, em articulação com subprefeituras, outras esferas do poder público, comunidade e suas representações. O Projeto visa possibilitar, aos bebês e às crianças, a expressão e criação por meio das linguagens artísticas, tendo sido planejado com foco na formação das professoras e professores que atuam nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. As formações são realizadas in loco por profissionais com experiência em arte educação e formados em música.
    Os encontros de formação dos professores acontecem semanalmente, nos momentos de formação coletiva das Unidades Educacionais, onde são organizadas e planejadas propostas pelas professoras e professores com orientação direta dos formadores, da Assessora e da equipe da Divisão de Educação Infantil. Nesses momentos, busca-se ressignificar e problematizar conceitos de música, instrumentos musicais e escuta musical no trabalho que desenvolvido com os bebês e crianças. As atividades por eles organizadas e planejadas trazem, aos bebês e as crianças, vivências e experiências sonoras, incentivando-os a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”(AKOSCHKY, 2001), dando oportunidade de realizarem e apresentarem suas descobertas e composições. Essas experiências acontecem em vários espaços das Unidades como as áreas externas, parques, corredores, salas...
    O ponto de partida para a formação são as experiências das professoras como pesquisadoras em parceria com um profissional da área de Artes, com especialização na linguagem Música, que ajuda a unidade educacional a rever suas práticas cotidianas, apresentando e ampliando possibilidades do trabalho com a linguagem musical com as crianças pequenas para além dos eventos, horários de entrada, refeições e outros momentos tradicionais de cantoria no calendário escolar. Afinal, a linguagem musical precisa ser explorada a fim de proporcionar aos bebês e crianças, a expressão do seu imaginário e o prazer de descobrir e inventar novos sons. Essas experiências possibilitam que as crianças explorem e vivenciem situações de um processo criativo musical por meio da exploração dos sons do ambiente, pesquisando, criando, imaginando individualmente ou em grupos sons e objetos sonoros construídos com diferentes materiais do cotidiano e reciclados.
    Os formadores que atuam nas Unidades participam de formações mensais com a Equipe da Divisão de Educação Infantil e com a Assessora do Projeto Maria Cristina de Campos Pires, a fim de ampliar as discussões sobre o tema e compartilhar experiências.

  • @julianagomes8913
    @julianagomes8913 6 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns lindo projeto, estou pesquisando pois queremos trabalhar esse projeto no cei onde trabalho obrigada por compartilhar 😍👏

  • @florgarcia3587
    @florgarcia3587 7 ปีที่แล้ว +2

    Para conhecer um pouco mais do projeto, leia também a revista escrita pelos formadores dos Parques Sonoros disponibilizados no link abaixo: portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/33311.pdf

  • @yasminmoraes8665
    @yasminmoraes8665 4 ปีที่แล้ว

    Sensacional!!! Ti