ความคิดเห็น •

  • @cidaribeiro6692
    @cidaribeiro6692 3 ปีที่แล้ว +13

    Conteúdo necessário. A tecnologia é mais um reflexo de como a sociedade vê a nos negros. Ter que lutar contra isso torna nossa luta muito desigual.

  • @luanadaltro8846
    @luanadaltro8846 3 ปีที่แล้ว +31

    Que demais! Obrigada pela matéria e entrevista

  • @fabriciagarcia
    @fabriciagarcia 3 ปีที่แล้ว +12

    O problema aqui não e o algoritmo e sim os dados que os alimentam.

  • @guilhermefigueiredo1664
    @guilhermefigueiredo1664 6 หลายเดือนก่อน +1

    Minha opinião sobre o assunto, na verdade eu considero algo não tão difícil de pensar sobre. Simplesmente eu acho que programadores e desenvolvedores de IA (Inteligência Artificial) antes de por exemplo for colocar em "ação" alguma tecnologia envolvendo reconhecimento facial e outras do gênero, devem discutir com não só outros desenvolvedores, mas com pessoas que podem possivelmente ter algum tipo de problema com isso em questão de falhas da tecnologia. E claro que testar e muito antes de ser usada a tecnologia, forçar o comportamento da tecnologia com algo que pode gerar alguma falha, pois nós que programamos, eu acredito que essas falhas podem ser evitadas se programassem a IA para ser mais inteligente. Talvez com uma tecnologia mais avançada esses problemas não aconteçam mais, porém poderiam ser evitadas sim, até mesmo se uma tranca de reconhecimento facial por exemplo, apresentasse falhas desse tipo, eu consideraria melhor que não fosse usada essa tecnologia.

  • @fyrsgora1499
    @fyrsgora1499 2 ปีที่แล้ว +4

    Acredito que o problema não está nas inteligências artificiais ou algoritmos em si, e sim em quem os desenvolvem, isso não é um problema novo, é apenas uma nova área onde infelizmente o racismo estrutural se instalou e foi ocupando espaço de maneira lenta e imperceptível até o presente momento. Pessoas em viés, logo seus algoritmos também terão! Isso significa que antes de colocar os problemas em cima de algo novo, devemos olhar para suas raízes e então buscarmos uma solução para esses problemas, e claramente é algo que leva tempo, pois está enraizado em diversos âmbitos da sociedade.

  • @thiagorbrandao
    @thiagorbrandao 3 ปีที่แล้ว +6

    Aí o problema é muito além do racismo, é abrir mão de escolhas sérias e deixar isso para um programa que foi feito previamente, é escolher na realidade sem saber exatamente qual a situação, afinal a programação é prévia

  • @marinamatiascorte1052
    @marinamatiascorte1052 3 ปีที่แล้ว +6

    Luana, entenda: você é um ícone.

  • @ReMeetoo
    @ReMeetoo 3 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom o documentário. ACredito que grande causa seja o reflexo do racismo na sociedade, sendo que temos menos pessoas negras trabalhando em certos cargos (nesse caso, desenvolvedores de software ou produtos) e assim, os produtos criados refletem seus criadores - nem sempre de forma proposital. Se trabalharmos na diversidade e na inclusão de pessoas diversas (nesse vídeo focou mais no racismo e desigualdade de genero, mas também temos questão LGBT, pessoas com deficiência etc) nos times de desenvolvimento, menos teremos esse tipo de problema e os algoritmos podem diminuir ou parar de reproduzir preconceitos.

  • @filmescompletos4043
    @filmescompletos4043 3 ปีที่แล้ว +9

    Excelente conteúdo. Parabéns a todos.

  • @lordsmobile4551
    @lordsmobile4551 3 ปีที่แล้ว +10

    Achei confuso. Desculpem minha ignorância de nao pesquisador. Minha percepção sobre o vídeo é a seguinte. Tem horas que responsabiliza o sistema pela falha, tem outro momento que imputa o problema as pessoas que o alimentam, pois reflete a discriminação da sociedade. Na hora de exemplificar vem com casos de erros técnicos de identificação como confundir rosto de pessoas negras mulheres com homens ou com animais. Deu exemplo do beneficio de acesso a tratamentos mais caros e a empregos, culpa do sistema ? do algoritmo ? ou dos usuários ? Se não esta adequado é necessário que se corrija como qualquer situação fora do desejado. Ótimo que identificaram algo discrepante... Cabe os ajustes para os fins que desejam...

    • @PaulM5171
      @PaulM5171 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu pensei a mesma coisa. Confuso

    • @TheNancyGroove
      @TheNancyGroove 3 ปีที่แล้ว +4

      Muito bem produzido o vídeo, bem profissional. Mas é tendencioso. O app é composto por uma quantidade enorme de códigos. Sobre apps, tem o filtro de deixar o nariz afinado e boca grande. Independente da etinia, milhões de pessoas nao se aceitam um nariz pontudo, ou nariz de "batata" como o meu. Ai usam os apps pra isso. Eu gosto do meu corpo como é, só preciso eliminar kilos, muitos kilos kkkkkk. Geração atual ta caminhando pra um lado que tá notável o que é.

    • @PietroSalles
      @PietroSalles 7 หลายเดือนก่อน

      São dois problemas: o sistema, que é o principal, na verdade. Porque o algoritmo se alimenta de uma sociedade racista e machista, então ele se alimento dos estereotipos dessa sociedade. E o segundo problema é o fato de, em uma sociedade que já é machista e racista, a grande maioria dos desenvolvedores dessas tecnologias são homens brancos que não estão atentos a esses problemas, não questionam isso e não fazem nenhum esforço para consertar esse problema do algoritmo. Numa empresa cheia de negros e mulheres, com toda certeza isso já teria sido previsto e tentariam reduzir ao máximo possível esse problema.

  • @PsyFernando67
    @PsyFernando67 3 ปีที่แล้ว +5

    Quando se parte das premissas erradas sempre chegará a conclusões erradas.

  • @bruninhagatinha4991
    @bruninhagatinha4991 11 หลายเดือนก่อน

    legal, quando são descobertos aí pedem desculpas e arrumam o sistema . sendo o algoritmo foi intencionalmente criado pra ser assim. e como racismo é crime , os responsáveis tinham que ir pra cadeia e o banimento do Google por reincidência promovido

  • @bruninhagatinha4991
    @bruninhagatinha4991 11 หลายเดือนก่อน

    a beleza é subjetiva , mas o nariz fino e pontudo é o sonho de qualquer , basta ver em cirurgias plásticas de nariz , 99% quer um nariz fino e pontudo.

  • @gus708
    @gus708 3 ปีที่แล้ว +1

    Pessoal esse exemplo da Luana está bem puxado.
    Na maioria das vezes Algoritmos de pesquisa do Google são baseados em texto, e o texto do artigo da foto da Luana tem “cabelo feio” e esse eh o principal motivo do qual a foto dela ainda aparece na pesquisa em português.
    Faz um teste procure por “ugly Hair”...

    • @oliveira2028
      @oliveira2028 2 ปีที่แล้ว

      Até aí tudo bem.
      Mas, e os outros exemplos?

  • @bhonbhon3211
    @bhonbhon3211 11 หลายเดือนก่อน +2

    Gente! Existe, existee, existeee... Pessoas bonitas e pessoas feias. Existem cabelos bonitos e cabelos feios. Quem define a beleza??? Nossos olhos... NOSSOS OLHOS!
    Independente de cor da pele, independente de raça.
    E isso nao vai mudar nunca, só temos que respeitar o outro.

  • @CarlosAntonio-li9od
    @CarlosAntonio-li9od 3 ปีที่แล้ว +2

    Matéria esclarecedora, mostra o poder da exclusão prévia, pois, através desta tecnologia, negros, são classificados como dispensáveis e, relegados à segundo plano, associados à tudo de ruim. Terrível!!!

  • @pablodarosacarvalho5933
    @pablodarosacarvalho5933 2 ปีที่แล้ว +2

    Como que eu ñ conhecia esse canal. demais demais demais

  • @uenohernan
    @uenohernan 2 ปีที่แล้ว +1

    O algoritmo simplesmente reflete a realidade uai

  • @Auloss
    @Auloss 3 ปีที่แล้ว +9

    o google pesquisa por palavras chave que vc pesquisou, se tu pesquisou CABELO FEIO e a porra da entrevista literalmente tem CABELO FEIO escrito na porra do nome, o que tu espera que aparece?

    • @PietroSalles
      @PietroSalles 7 หลายเดือนก่อน

      O que tu tem a dizer sobre todas as outras imagens que aparecem que não tem nada sobre "feio" escrito, ô babaca?

  • @LereVirginia
    @LereVirginia 2 ปีที่แล้ว +2

    Vim por indicação do canal pensar africanamente. Obrigada.👍🏾

  • @LucasAmonatiKhingKliemczak
    @LucasAmonatiKhingKliemczak 2 ปีที่แล้ว +1

    Aposto que a autoria desse vídeo é de alguém que não sabe nem escrever uma linha de código.

  • @marcelinobatista1693
    @marcelinobatista1693 ปีที่แล้ว +1

    4:50 pesquisar mulher bonita, retornou a foto do Eduardo Costa kkkkkkkk, que situação kkkkkkk.

  • @apenasalguemnomundo7291
    @apenasalguemnomundo7291 2 ปีที่แล้ว +1

    Qual o nome do jovem negro que foi confundido e ficou preso? Tenho interesse em estudar esse caso

  • @drafernanda03
    @drafernanda03 หลายเดือนก่อน

    As pesquisas continuam com as mesmas fotos r4cistas.

  • @lorranereginabarbosa6435
    @lorranereginabarbosa6435 2 หลายเดือนก่อน

    Documentário importante e válido porém, não sei se todos perceberam que o algorítmo leu justamente conteúdos do tipo: "quem disse que meu cabelo é ruim?", "quem disse que meu cabelo é feio". O algoritmo não inteligente o suficiente pra entender o pensamento crítico. Ele basicamente cruzou os dados das fotos de pessoas com cabelo afro e ao conteúdo descrito nos textos que incluem palavras como "feio", "ruim", etc... Eu acredito que se ressaltarmos a BELEZA negra ao invés de ressaltar os comentários maldosos, talvez assim a AI seja "educada" da mesma maneira. Não é responsabilidade exclusiva dos brancos e dos homens fazerem com que a inteligência artificial não seja rescista ou maxista, é uma respondabilidade de TODOS.

  • @cachacahumana7185
    @cachacahumana7185 3 ปีที่แล้ว +6

    Traduzindo:vamo colocar racismo em tudo pra controlar ainda mais os gados ideológicos

    • @PietroSalles
      @PietroSalles 7 หลายเดือนก่อน

      Traduzindo: tu é tão burro que não conseguiu acompanhar 8 minutos de vídeo.

  • @danielshinogure5165
    @danielshinogure5165 2 ปีที่แล้ว +5

    Sinto muito,mas nem todas as mulheres da Terra são bonitas,podem até querer obrigar o Google a colocar todo tipo de mulher nas imagens de mulheres bonitas,mas isso só vai servir no mundo virtual,no mundo real isso nunca terá influencia

  • @deirsampaio7482
    @deirsampaio7482 2 ปีที่แล้ว +3

    Caraleoooooooooooo 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂 😂

  • @gangstaparty7750
    @gangstaparty7750 ปีที่แล้ว +6

    KKKKKK 21 anos como tecnico em segurança eletrônica nunca vi tanta bosta pra achar racismo em algoritmo, 2:19 e quem determina oq é racismo. Estudem programação e só assim vcs com suas cabeças de girico podem começar a mudar algo q vcs acham q ta errado.

    • @cassiadefreitasnascimento8898
      @cassiadefreitasnascimento8898 6 หลายเดือนก่อน +1

      O mais foda é estudar pra fazer provas acadêmicas com esse tema.obs: Bacharel em Direito, meu conceito totalmente fora da curva. Tô perdida nessa tema,nem sabia desse tal racismo.algoritmo😢

  • @sergiomcfly
    @sergiomcfly 2 ปีที่แล้ว +3

    EM ALGUM PONTO EU VOU DISCORDAR
    Sou programador e trabalho com "o nervo facial em linguagem C" ... Existem mulheres SIM com traços de homem e vice-versa. Essa conta é calculada por distância em 128 pontos da face [algorítimo de Eucledean]. PODE COINCIDIR SIM !! .... É a mesma coisa qnd vc confunde "a olho nu" uma pessoa por homem ou mulher ... O q de fato é ERRADO é o software alegar ou definir q aquele cidadão tem o GENDER feminino ou masculino, ele pode sim responder: "INDIVÍDUO COM TRAÇOS FEMININO/MACULINO" em acôrdo com a média visual da massa social

    • @PietroSalles
      @PietroSalles 7 หลายเดือนก่อน

      Mas 35% de mulheres negras? O que explica um número tão alto de negras, então? O algoritmo não reconhece feminilidade nos traços negros. Essa é exatamente a questão.

  • @thatimoreira1629
    @thatimoreira1629 2 ปีที่แล้ว +1

    EXCELENTE VÍDEO!!!!!!!

  • @cidadao400
    @cidadao400 3 ปีที่แล้ว

    Tem que traduzir esse vídeo para inglês

  • @berndof
    @berndof ปีที่แล้ว +5

    Pelo amor de deus quanta besteira

  • @alexiabarbosa6403
    @alexiabarbosa6403 3 ปีที่แล้ว

    Conteúdo muito bom!

  • @AlissonPLima-uf2wi
    @AlissonPLima-uf2wi 4 หลายเดือนก่อน

    Malditos!

  • @rosangelafacanha6193
    @rosangelafacanha6193 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom!!!

  • @NatalieAmendola
    @NatalieAmendola 3 ปีที่แล้ว

    excelente conteúdo

  • @joaojoao4679
    @joaojoao4679 3 ปีที่แล้ว

    Kkkk a tecnologia nunca será neutra....

  • @gejunior5667
    @gejunior5667 3 ปีที่แล้ว +18

    DESLIKE.... vídeo que espalha ódio com loucura e fake news

    • @mumins29
      @mumins29 3 ปีที่แล้ว +9

      Um DOCUMENTÁRIO feito com várias referências, profissionais, pesquisas e dados dissemina ódio é fake news? Você é alvo fácil de quem verdadeiramente dissemina ódio e notícias falsas.

    • @andrigoguimaraes9651
      @andrigoguimaraes9651 3 ปีที่แล้ว +1

      totalmente.👍

    • @pabllosmattto1244
      @pabllosmattto1244 3 ปีที่แล้ว +4

      Lixo demais o documentario. Fora os espantalhos from my mind

  • @santosrogeriavida
    @santosrogeriavida 3 ปีที่แล้ว +1

    Super interessante este assunto, mas acho que as pessoas negras se auto descrimina.

  • @portugaleomundo3462
    @portugaleomundo3462 3 ปีที่แล้ว

    Verdade

  • @arcadejuniors7199
    @arcadejuniors7199 3 ปีที่แล้ว

    👏👏👏

  • @olaboratorio
    @olaboratorio ปีที่แล้ว

  • @beatrizoliveira4536
    @beatrizoliveira4536 3 ปีที่แล้ว

    5:25

  • @ricardosilva8231
    @ricardosilva8231 ปีที่แล้ว +8

    Mimimi da porra.

  • @AlissonPLima-uf2wi
    @AlissonPLima-uf2wi 3 หลายเดือนก่อน

    Malditos !