3 RECURSOS PARA SUA AUDIÊNCIA GOSTAR DO SEU PROTAGONISTA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ก.ย. 2024
  • Escreva um piloto de série potente com nosso curso 100% Gratuito.
    Chegou o seu momento de tirar suas ideias da gaveta!
    Inscreva-se já: narratologia.c... 🎥 Não perca a oportunidade de aproveitar os descontos incríveis de até 25% nos cursos do Narratologia.
    De 20 a 30 de abril, você pode adquirir o Curso Completo Master Scene com 20% de desconto e aprender a escrever roteiros para filmes e séries na linguagem universal do mercado audiovisual. Esse formato é usado e exigido pelos maiores players aqui no Brasil e no mundo.
    Além disso, o curso Da Ideia a Venda, com 20% de desconto, abrange desde a escrita da sinopse, do argumento, da bíblia de série até como você faz o seu currículo de roteirista.
    👉 E tem mais: se você levar os dois cursos juntos, ganha 25% de desconto. Mas corra, essa promoção é válida somente até o dia 30.
    ✨ Clique aqui para saber mais e não perca essa chance! narratologia.c...

ความคิดเห็น • 70

  • @fonsecapedro
    @fonsecapedro 3 ปีที่แล้ว +53

    Cê falou que o Javier Bardem que interpretou o Joker, mas é o Joaquin Phoenix kkk. Excelente vídeo, Bea! Obrigado!

    • @pulpfilme3509
      @pulpfilme3509 3 ปีที่แล้ว +2

      sim, notei isso também kkkkk

    • @pedrodavila4313
      @pedrodavila4313 3 ปีที่แล้ว +2

      já ia falar disso. kkkk

    • @Narratologia
      @Narratologia  3 ปีที่แล้ว +26

      Gente, que gafe 😩 Javier, Joaquin. Confundi! Hahahah

  • @maxbelzareno1261
    @maxbelzareno1261 2 ปีที่แล้ว +12

    vc falou em Maria do Bairro (que eu amo) e eu lembrei que minha mae sempre chegava do trabalho enquanto ainda estava passando o capitulo. TODOS OS DIAS quando a mae chegava, estava em uma cena em que a Maria estava chorando e minha mae sempre dizia: "DE NOVO! essa mulher chora todo capitulo!" kkkkkkkkkkkkkk

  • @myrianagomesdesousa8568
    @myrianagomesdesousa8568 2 ปีที่แล้ว +13

    Um ótimo exemplo de protagonista é a Katniss Everdeen: ela "salva o gato" quando assume o lugar da Prim e quando ajuda o Peeta na arena; ela tem o "super poder" de ser uma boa arqueira, ela brilha com o arco e flecha, e bem, sobre as injustiças... quer injustiça maior do que ser convocada pela segunda vez, perder o amor da sua vida para o governo, não ser amada pela própria mãe e ainda perder a irmã caçula, a razão de todo o seu esforço, a fagulha de uma revolução por causa de uma escolha do seu melhor amigo de infância? Além disso, ela não é uma personagem passiva, ela sempre está reagindo às coisas que lhe acontecem. Bicho, a mulher arrasa demais, melhor protagonista feminina das últimas décadas.

  • @ducrovisk
    @ducrovisk 3 ปีที่แล้ว +23

    "É uma Maria do bairro ali!" EU rindo horrores. Minha esposa grita: Tá rindo de que aí? EU: da Maria do Bairro

  • @reniltonfonseca8482
    @reniltonfonseca8482 ปีที่แล้ว +9

    Aprendi isso em um curso de um jeito semelhante.
    COMO O PÚBLICO FICA IMERSIVO NOS SEUS PERSONAGENS:
    ▪︎Simpatia
    ▪︎Empatia
    ▪︎Antipatia
    São os 3 pontos de conexão do público com os personagens atráves dos eventos da narrativa, servem para protagonista, antagonista e personagens de apoio. Esse resumo da Bea com exemplos ajudou a entender ainda mais, belo vídeo

  • @nerdtown8242
    @nerdtown8242 3 ปีที่แล้ว +20

    Muito interessante o vídeo.
    Eu entendi porque não gostei de O Gambito da Rainha rsrs. Acho que é porque a protagonista não tem o primeiro e principal elemento, que é o da virtuosidade. Ela só é muito boa no que faz, no caso, no xadrez, e só. Ela não se importa com nada nem com ninguém, e não sofre injustiças, então fica difícil se relacionar com ela.
    Sobre Coringa, tenho que dicordar fortemente. Eu acho que o propósito do filme era justamente mostrar a gradual perda de humanidade do personagem, e como isso o fez se tornar o psicopata que conhecemos das histórias do Batman. Ou seja, ele precisava sofrer muito mesmo, pra poder se tornar alguém tão monstruoso. Não poderia ser só um sofrimentozinho aqui e outro ali. Teria que ser algo crescente, até chegar em um limite emocional que o fizesse relativizar tudo.
    Se ele já começasse a matar geral logo no início, não teria nenhuma graça, já que a proposta do filme é justamente trabalhar um estudo de personagem, em torno de um dos maiores vilões de todos os tempos. A história é justamente sobre o processo de Arthur se tornar Coringa. Se ele já matasse desde o início, a história seria completamente outra.
    E os sofrimentos que ele passa não são gratuitos e aleatórios, existe um contexto de marginalização social por ele ser diferente, alguém com uma doença raríssima que ninguém entende.
    Sobre o Arthur não ser bom em nada, isso depende. Se ser bom significa ter muito talento em alguma coisa, aí sim. Mas uma pessoa na vida real não precisa ter muito talento para que a gente goste dela. Às vezes, um pequeno gesto, uma recepção educada, o mais simples e básico esforço já é o suficiente para nos fazer gostar de alguém. E o Arthur tem essa virtuosidade no início. Ele é alguém que tenta levar uma vida comum e digna para sustentar a mãe. Só o fato de ele cuidar da mãe doente já seria essa virtuosidade. E é justamente o fato de ele não ser um bom comediante, mas tentar muito, até porque ele tem uma deficiência mental que o impede intelectualmente disso, que nos faz nos importarmos com ele.

    • @marcosmendesmaciel2901
      @marcosmendesmaciel2901 3 ปีที่แล้ว +1

      cuidar da mãe doente, sim. o disparo de libertar o psicopata, a morte dela. uma narrativa que dispara pra perda da moral, do sentido, culminando na cena final no programa de tv....o nascimento de um monstro sem princípios. final do filme. o caos é instalado.

    • @Daniloaug
      @Daniloaug 2 ปีที่แล้ว +1

      Discordo de vc no caso do Gambito, ela sofreu sim injustiça no orfanato sendo induzida a se drogar, sofreu bullying na escola e discriminação por ser mulher, e ela teve sim um momento de virtuozidade ajudando sua mãe adotiva a sair da falência quando elas foram abandonadas (outra injustiça), e quando ela estava pra morrer ela pagou uma viagem e comprou a casa dela quando o pai tentou ficar com ela, mesmo assim não sei se tudo isso era tão necessário, já que era a história de uma jogadora de xadrez, mesmo assim eles colocaram essas qualidades nela

    • @reniltonfonseca8482
      @reniltonfonseca8482 ปีที่แล้ว +1

      Mais uma coisa sobre o Coringa é que ele também é bom no que faz, porém na mente dele, a gente como público de um filme de personagem segue vendo a obra na visão do protagonista e quando ele se enxerga como um bom comediante e dançarino a gente é inclinado a acreditar nisso, mesmo que por pouco tempo kkkk

    • @nerdtown8242
      @nerdtown8242 ปีที่แล้ว

      @@Daniloaug Eu realmente não lembro de ela sofrer bullying, mas eu havia entendido que ela se drogou pq quis, por curiosidade.
      E definitivamente não lembro de ela sofrer preconceito por ser mulher. Aliás, essa é uma das coisas que a própria mulher da vida real, na qual a personagem é baseada, apontou. Ao contrário da vida dela, existe apenas uma rivalidade saudável na série. Os namorados que ela tem e depois simplesmente descarta, todos são muito legais com ela.
      A questão é que nada parece afeta-la, seja pela forma como é escrita, seja pela interpretação da Anya Taylor, sempre muito inexpressiva, com o mesmo semblante sempre.
      Pelo menos, pra mim, essa série não me fisgou.

  • @irapuan3870
    @irapuan3870 3 ปีที่แล้ว +5

    Eu sempre crio personagens com base em pessoss que eu já conhecí. Assim o personagem se torna mais denso e com uma história pregressa. Logo, sempre vai ter pontos positivos e negativos. O mais legal é jogar meu protagonista na situação e ver oq acontece.

  • @brunogovitz2726
    @brunogovitz2726 3 ปีที่แล้ว +25

    Por favor, tem como fazer um vídeo falando de personagens/história, sem humanos e sim animais. Eu estou escrevendo uma história de ratos e queria saber se têm algumas dicas legais. Obrigado! :)

    • @guilhermealencar8920
      @guilhermealencar8920 3 ปีที่แล้ว +4

      Três ratos tristes

    • @layonsilva6473
      @layonsilva6473 3 ปีที่แล้ว +10

      Mesmo não sendo humanos, seus personagens precisam ter uma alma humana.

    • @GabrielAlves-xw2dx
      @GabrielAlves-xw2dx 2 ปีที่แล้ว +4

      Mesmo que seu personagem fosse uma maçaneta da porta de um guarda roupas ele precisa ter alma humana

    • @alicelima9328
      @alicelima9328 2 ปีที่แล้ว

      Eita ratatouille

    • @aluaq
      @aluaq 2 ปีที่แล้ว +1

      Por favor, dê aos personagens os nomes de Rato Manuku e Alex Thor Pirozi

  • @capitaopatria1563
    @capitaopatria1563 2 ปีที่แล้ว +3

    Opinião: Bea, acho q por ele ser o coringa ele tem q sofrer bastante pra virar oq ele é, ótimo vídeo, e estou com um personagem em mente q tem tudo isso, obg.

  • @playakira
    @playakira 3 ปีที่แล้ว +12

    Bea, qual é a ordem pra escrver um roteiro? E faz um vídeo escrevendo uma cena de ficção (anime) se a senhora fazer vai me ajudar muito, sou iniciante :3

    • @davidwillamess
      @davidwillamess 3 ปีที่แล้ว +5

      1 ideias
      2 desenvolver personagens
      3 Premissa
      4 Sinopse
      5 estruturação ( archplot)
      6 argumento
      7 escaleta
      8 roteiro

    • @playakira
      @playakira 3 ปีที่แล้ว

      @@davidwillamess No primeiro episódio é o piloto, mais depois eu vou ter que fazer tudo novamente co, o longa-metragem? Tipo: no segundo episódio eu vou ter que botar log li e desenvolver personagem e tudo de novo?

    • @davidwillamess
      @davidwillamess 3 ปีที่แล้ว +2

      @@playakira amigo esse processo que eu mostrei é para filmes. Para séries você substitui o argumento por sinopse longa da primeira temporada, onde você vai contar os eventos principais da sua temporada em até duas paginas. E vc n repete esses processos n. Escreve o piloto e deixa ele guardado. N escreva mais do que o piloto pois a produtora ou canal ira mudar muita coisa. Você pode construir a bíblia da sua série, a bea vai dar um curso gratuito nas próximas semanas. Abraços, qualquer coisa pode me procurar

    • @playakira
      @playakira 3 ปีที่แล้ว

      @@davidwillamess obg

  • @iagomatos6706
    @iagomatos6706 2 ปีที่แล้ว +2

    Podia dar dicas pra fazer um vilão que todo mundo odeia e ama ao mesmo tempo

  • @pulpfilme3509
    @pulpfilme3509 3 ปีที่แล้ว +2

    outra maneira que notei é em pulp fiction, quando vicent zoa o jules sobre fazer uma massagem no pé dele automaticamente a audiência já ta com eles, é um ótimo pilar também. ótimo vídeo bea💯

  • @GiseleMoraes02
    @GiseleMoraes02 2 ปีที่แล้ว +4

    Mas Bea, o Coringa é um vilão e não um herói... Eles podem até ser muito inteligentes, mas não tem virtudes, como o herói. Podem até fingir ter virtudes, se isso for conveniente, como o Walter White. Por isso, pro público ter empatia por eles, se apela principalmente pelas injustiças, doenças ou deficiências que possuem.

    • @fernando.a.l.
      @fernando.a.l. 2 ปีที่แล้ว +1

      O Coringa não é herói, mas é o protagonista.

  • @patysketch6111
    @patysketch6111 3 ปีที่แล้ว +2

    Adoro esses vídeos!
    Quero muito acabar com essa ideia que algumas pessoas tem de "Protagonista sem sal"
    Algo que eu infelizmente concordo

  • @abobrinhacombatatinhafrita5370
    @abobrinhacombatatinhafrita5370 3 ปีที่แล้ว +2

    Obrigada pelo seu trabalho e dedicação ao ensinar. Você poderia fazer uma analise do m.night shyamalan?

  • @Juhmatracageek
    @Juhmatracageek 3 ปีที่แล้ว +1

    Coringa do bairro kkkk
    ADOREI! e concordo demaaais
    Eu já tava de saco cheio de ver aquele sofrimento todo no cinema hahahaha

  • @nhemnhemnhem7313
    @nhemnhemnhem7313 3 ปีที่แล้ว

    Por favor continue com seu conteúdo

  • @thcarneiro
    @thcarneiro 10 หลายเดือนก่อน

    Eu lembrei imediatamente da primeira cena de ação do filme Os Incríveis da Pixar, Pois é exatamente uma cena de salvar o gato, executada de uma forma muito cômica

  • @cernsun5375
    @cernsun5375 ปีที่แล้ว

    Coringa do Bairro KKSKSKSSKSK tadiiiiiinho T-T

  • @mylenasara3136
    @mylenasara3136 2 ปีที่แล้ว +1

    bea você pode fazer um video analisando o personagem loki da marvel?

  • @maaylima5662
    @maaylima5662 3 ปีที่แล้ว

    Nossa! Estava pensando em incluir uma cena parecida demais com essa do seu exemplo, o da senhorinha. Estava na dúvida se colocaria ou não.

  • @eddielegalproject.9592
    @eddielegalproject.9592 ปีที่แล้ว

    Teve gente dizendo que Coringa era uma obra prima que não sei o que... Bulhufas! Não passa de uma imitação de Taxi Driver do Martin Scorsese.

  • @UmLunaticoSolarLunario
    @UmLunaticoSolarLunario 3 ปีที่แล้ว

    Obrigada pelas dicas

  • @peet3449
    @peet3449 3 ปีที่แล้ว +1

    Um dos meus protagonistas tem problemas de temperamento, pavio curto. É bizarro quando você percebe o quão ridículo mas relacionável são pessoas que perdem a cabeça muito facilmente.
    11:17 "Ele não é bom em nada", Finalmente alguém trouxe isso á tona.

    • @GiseleMoraes02
      @GiseleMoraes02 2 ปีที่แล้ว

      Ele é bom dançarino! kk Adoro!

  • @Ironman1220088
    @Ironman1220088 2 ปีที่แล้ว

    Nossa, verdade ! Agora entendi porque não gostei do filme Coringa. Mas em Homem-Aranha 2 ele sofre bastante também, porém o roteiro usa bem os dois primeiros pontos, por isso que dá certo. Ótimo vídeo

  • @feliups
    @feliups 3 ปีที่แล้ว

    bea, fala sobre minisséries! por favor!

  • @nathaliapaz
    @nathaliapaz 2 ปีที่แล้ว

    BoJack Horseman é um ótimo exemplo de como o " save the cat " não precisa ser tão no início kkkk

  • @alinefernanda3004
    @alinefernanda3004 3 ปีที่แล้ว

    Amo seus vídeos 💗

  • @joaozinhohardcore354
    @joaozinhohardcore354 ปีที่แล้ว

    A dor do coringa não é pra "tipo" justificar os assassinatos? Ou seja, as ações ruins..

  • @fabrizziofrota6482
    @fabrizziofrota6482 ปีที่แล้ว

    Fala, Bea! - Tudo bem? - Olha, estou escrevendo primeiramente para te parabenizar pelos conteúdos do canal. Sério, o que é compartilhado nele vale ouro!
    Portanto, muito obrigado. Conheci o Narratologia hoje e imediatamente já me inscrevi para te acompanhar. :)
    Enfim, a 2ª intenção desse meu comentário é falar sobre o filme "Coringa" e expressar que, após assistir ao teu vídeo, entendi perfeitamente o que não gostei nele. Concordo que a 1ª cena de sofrência era suficiente para que a maldade do personagem aflorasse. Para quem sempre acompanhou o universo do Batman nos quadrinhos, fica muito difícil engolir a justificativa de que a maldade do protagonista é uma simples reatividade à maldade dos outros. Nos quadrinhos, o Coringa é a encarnação da sociopatia pura! - Nunca foi necessário explicar o porquê disso e os fãs do Batman "compraram" o vilão já dessa maneira. Só nos Anos 80, com o lançamento de "A Piada Mortal" (de onde o roteiro do filme é levemente inspirado), a origem do vilão foi rascunhada. E choveu críticas a Allan Moore na época questionando exatamente a necessidade de se debruçar sobre essa questão.
    É só uma opinião minha e não tenho arrogância de querer melhorar uma obra cinematográfica, mas a trama seria muito mais respeitosa à personagem se, após tomar a sova dos moleques, Fleck resolvesse já partir para uma revanche tímida, porém eficaz, e a partir desse momento ele percebesse o quanto isso o fazia sentir poderoso; e esse sentimento escalasse para o niilismo a partir de reações cada vez mais violentas todas as vezes que alguém na trama fosse um xcr0to com ele, até ele finalmente explodir em sociopatia e anarquismo. Talvez assim eu tivesse saído do cinema com a sensação de ter visto realmente um filme do Coringa e não a história de um loser que se traveste como ele e possui a mesma alcunha.
    (Nada tenho a criticar sobre Joaquin Phoenix; esse homem é excepcional em tudo que faz.)
    Foi mesmo só uma epifania em forma de desabafo gerado pela sua análise, que gostei muito. Vou te seguir também no Instagram.
    Valeu!

  • @GabrielDuarte-ki1ku
    @GabrielDuarte-ki1ku 6 หลายเดือนก่อน +1

    O vídeo começa aos 4 minutos e 27.

  • @maxbelzareno1261
    @maxbelzareno1261 2 ปีที่แล้ว +1

    eu vou te dizer que eu nao gosto de protagonistas virtuosos kkkkk acho mais interessante ver ate onde um personagens com grandes falhas irá chegar... se vai se afundar de uma maneira absurda ou se irá passar por alguma redenção

  • @vbooks9708
    @vbooks9708 ปีที่แล้ว

    Isso me lembra o livro "Harry Potter e a Ordem da Fênix". A gente só se conecta ao Harry pelo fato de ele sofrer muito. Não se vê grandes habilidades nele, de tal modo que ele e Ronny costumam pedir a ajuda da Hermione para copiar is trabalhos para eles e muitos dos grandes feitos dele vieram de uma performance intuitiva que nem ele mesmo sabe como o fez.

  • @fatofutebol
    @fatofutebol 2 ปีที่แล้ว +2

    Não concordo com a opinião de Bea sobre Joker. A trajetória de Arthur Fleck é de um homem doente, ingênuo e jogado a própria sorte. É muito a realidade crua. Imagine só como seria na vida real que você vai ver que não há nada de errado com a construção do roteiro para Joaquim Phoenix . E ela é tão especial exatamente porque não há nenhuma igual ou parecida na estória do cinema. É a sina de um homem. Não há apelação de melodrama. Reflitam é percebam. Minha opinião.

  • @delanodeandrade
    @delanodeandrade ปีที่แล้ว

    Meus protagonistas maldosos: sou virtuoso, agora vou explodir o mundo, kkkk.

  • @curupiraprocurado3218
    @curupiraprocurado3218 3 ปีที่แล้ว

    Ri alto aqui do "coringa Maria do Bairro"

  • @FelipeSimmonsmendes
    @FelipeSimmonsmendes 2 ปีที่แล้ว

    Eu ia falar que era Joaquim Phoenix mas já falaram kkkk

  • @biancavitoriaoliveira729
    @biancavitoriaoliveira729 2 ปีที่แล้ว

    Em "As aventuras de Poliana" ( uma novela que passava no SBT ) meu irmão torcia pra Poliana morrer kkkkk brincadeira , mas ele não gosta dela e ela é a protagonista

  • @Soma-yv6gb
    @Soma-yv6gb 3 ปีที่แล้ว

    Essa questão do virtuoso é meio complicado. O Rick é muito carismático mas ele destrói um planeta inteiro só pro neto desistir de escrever um roteiro. Planeta com vida inteligente.

  • @isaacpraciano25
    @isaacpraciano25 2 ปีที่แล้ว

    "na novela poliana" personagem da Luísa é bastante ranzinza pq a poliana chega causando na vida dela e o excesso de positividade acaba irritando a tia ela até tem uma mudança mas volta e meia ela volta nesse quesito aí ocorre a injustiça ela é despejada da mansão lugar que ela morou a vida inteira é roubada perde o namorado kk enfim e o quem acompanha ama a personagem

  • @feliups
    @feliups 3 ปีที่แล้ว +1

    eu sou apaixonado por essas personagens desafiadoras e não confiáveis

  • @TomCastro
    @TomCastro 3 ปีที่แล้ว +1

    Qual a virtuosidade do Walter White?

    • @layonsilva6473
      @layonsilva6473 3 ปีที่แล้ว +4

      Vince Giliigan mostra o Walte se fudendo no piloto. Ele é fracassado como professor, é humilhado pelos alunos, pelo cunhado, tem um filho com paralisia cerebral, pobre, esposa grávida e é diagnosticados com câncer. Personagem oprimidos sempre irá ganha a empatia do público.

    • @olivermoura7337
      @olivermoura7337 3 ปีที่แล้ว +3

      Esse falso altruísmo dele de querer fazer as coisas q ele faz pela "família" é o q seria esse recurso da virtuosidade

  • @MultiMarat
    @MultiMarat 3 ปีที่แล้ว +1

    Javier Bardem tava na cabeça... Ato falho...

  • @arthur._photos
    @arthur._photos 2 หลายเดือนก่อน

    asda

  • @alexandretorres5087
    @alexandretorres5087 หลายเดือนก่อน

    opa, alguém que teve coragem de criticar a porcaria do Joker. Que filme mal dirigido e extremamente condescendente. Bem pra geração neonazi mesmo.