Mestre Mário. Fiquei com os seguintes resultados nos correios: Matemática:10/10 Português:14/15 Ética:5/5 Informática:8/10 Conhecimentos gerais:7/10 Total geral: 55,5/60= 92,5%
Professor, pode resolver a questão "2) Em “lê-se ou se escuta que alguém ‘bateu o martelo’?”, (1º§), há duas ocorrências do pronome “se”, que contribui para:" Eu fiquei na dúvida. Eu marquei que era indeterminação do sujeito.
Eu também respondi da mesma forma. Até o ChatGPT e o Gemini responderam da mesma forma e inclusive deram uma explicação bem convincente do porquê não poderia ser a letra (b) "formação da voz passiva", indicada como correta pelo gabarito preliminar. Por isso, entrei com recurso para esta questão. A explicação do GPT foi: A resposta correta é: a) a indeterminação do sujeito. Explicação: No trecho “lê-se ou se escuta que alguém ‘bateu o martelo’”, o pronome “se” aparece em duas construções que têm como objetivo indeterminar o sujeito. Vamos analisar cada caso: “lê-se”: Aqui, o verbo "ler" é intransitivo indireto (não exige objeto direto). O pronome "se" atua como índice de indeterminação do sujeito, ou seja, não especifica quem realiza a ação de "ler". A frase sugere que "alguém lê", mas sem identificar quem. “se escuta”: O mesmo acontece com o verbo "escutar". O pronome "se" novamente indetermina o sujeito, indicando que a ação de "escutar" é realizada por uma pessoa não identificada. Por que não as outras alternativas? b) a formação da voz passiva: A voz passiva com "se" ocorre apenas com verbos transitivos diretos, o que não é o caso aqui, já que "ler" e "escutar" estão sendo usados com sujeito indeterminado.
Mestre Mário.
Fiquei com os seguintes resultados nos correios:
Matemática:10/10
Português:14/15
Ética:5/5
Informática:8/10
Conhecimentos gerais:7/10
Total geral: 55,5/60= 92,5%
Você brilhou! Rumo à aprovação
Prof corrigi a de português de Rolim de Moura ibade, o concurso esta suspenso, mas estou curiosa para saber meus acertos
Oi envie a prova e o gabarito para meu whatsapp 38998710108
Professor, pode resolver a questão "2) Em “lê-se ou se escuta que alguém ‘bateu o martelo’?”, (1º§), há duas ocorrências do pronome “se”, que contribui para:"
Eu fiquei na dúvida. Eu marquei que era indeterminação do sujeito.
Eu também respondi da mesma forma. Até o ChatGPT e o Gemini responderam da mesma forma e inclusive deram uma explicação bem convincente do porquê não poderia ser a letra (b) "formação da voz passiva", indicada como correta pelo gabarito preliminar. Por isso, entrei com recurso para esta questão. A explicação do GPT foi:
A resposta correta é:
a) a indeterminação do sujeito.
Explicação:
No trecho “lê-se ou se escuta que alguém ‘bateu o martelo’”, o pronome “se” aparece em duas construções que têm como objetivo indeterminar o sujeito. Vamos analisar cada caso:
“lê-se”:
Aqui, o verbo "ler" é intransitivo indireto (não exige objeto direto). O pronome "se" atua como índice de indeterminação do sujeito, ou seja, não especifica quem realiza a ação de "ler". A frase sugere que "alguém lê", mas sem identificar quem.
“se escuta”:
O mesmo acontece com o verbo "escutar". O pronome "se" novamente indetermina o sujeito, indicando que a ação de "escutar" é realizada por uma pessoa não identificada.
Por que não as outras alternativas?
b) a formação da voz passiva:
A voz passiva com "se" ocorre apenas com verbos transitivos diretos, o que não é o caso aqui, já que "ler" e "escutar" estão sendo usados com sujeito indeterminado.