🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻 ---------------------------------------------------------------------- ➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 th-cam.com/channels/mGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYg.htmljoin ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com ---------------------------------------------------------------------- ➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/ ----------------------------------------------------------------------
Eu trabalho como motorista e a película ajuda muito, pensa ai vc ficar o dia todo tomando sol, a questão do freio dos outros carros a frente é só manter distância de segurança e velocidade compatível com a via, pessoal q andar em automóvel tem mania de andar colado no fundo de outro carro, oq eu vejo direto no trânsito é q eles querem passar logo e de qualquer jeito e falta mais direção defensiva !
Excelente vídeo! Conteúdo bem completo, da forma que eu estava procurando. Gosto das películas, por questão de privacidade, mas também acho importante a questão de visibilidade, tanto de dentro pra fora, quanto de fora pra dentro. Faltam informações com mais clareza sobre este tema o que acaba se tornando uma grande incógnita, porém seu vídeo ajudou bastante. Abraços!
O vídeo é de ótima qualidade e oferece uma verdadeira aula sobre os benefícios e possíveis desvantagens deste recurso. A apresentação é clara e objetiva, destacando como o Insulfilm pode ser uma solução eficaz. Eu o considero essencial para manter padrões adequados de conforto e proteção.
Obrigado pelos apontamentos Ezequiel! De fato, o insulfilm pode ser um bom aliado, dependendo do que se quer dele.
14 ชั่วโมงที่ผ่านมา
Tenho algumas dúvidas genuínas e um pedido: A nova resolução do CONTRAN fala da película ou do vidro (em sua totalidade) ter 70% de transmitância luminosa? Se for o vidro, alguns carros já tem escritos nos para-brisas entre 80% a 70% de transparência. Daí gera confusão de termos entre transparência e transmitância luminosa (explicado nos minuto 1:45 e 8:25). Veja, se eu usar uma película com transparência de 70% (chamadas G70), chancelada, etc. e considerar transparência = transmitância luminosa, caiu no caso explicado no mín. 9:20. O que a meu ver são coisas distintas? P'ra piorar, meu carro tem 80% de transparência no vidro, se aplicar uma película G70 (que as marcas colocam também como transparência), o resultado final de "transmitância luminosa" 56% + 7% (da margem de erro) = 63%. E se eu fosse parado nesta situação ocasionaria uma multa, obrigado a retirar a película e 5 pontos na carteira. É isto mesmo? Então, este é o motivo de algumas pessoas dizerem não usar película nos vidros dianteiros? As chamadas películas de segurança é permitido usar? O que diz o CONTRAN sobre isto? Agora, um pedido: qual a sua sugestão para quem quer por uma película?, mas que quer: 1. Andar conforme a lei; 2. Não atrapalhar quem vem atrás, a policial fazendo trabalho. 3. Reduzir o calor e melhorar o desempenho do ar condicionado; 4. Propicie segurança para mim e minha família;
hoje em dia tem várias peliculas com que a visibilidade de dentro para fora é muito melhor, claro, com custo elevado.. eu tenho em todos os vidros, um dia um nobre motorista quis arrumar briga por nada.. veio do lado falando um monte, mas os vidros estavam fechados, ele acelerou a frente e colocou a cabeça pra ver pelo parabrisa, mas como não é possivel ver dentro do carro, ele desistiu e foi embora, por não saber quem estava no carro.. sinto que isso me ajudou, mas tenho receio da infração, apesar de já ter passado por blitz e não ter tido problema, nunca saberemos como vai estar sendo o dia da autoridade de transito, abraço! ótimo video
Essas películas de nano cerâmicas eu achei ótimas, eu tinha um carro com películas mais claras que era muito ruim dirigir a noite, acabei tirando e essas mais tecnológicas mesmo sendo mais escuras da para dirigir muito bem, tanto de dia quanto a noite, inclusive evita ofuscamento.
Sensacional o vídeo. Está de parabéns. Rico em detalhes e exemplos. Está a procurando a diferença entre os tipos de película, profissional, nano carbono e cerâmica e embora não tenha sido o foco do seu vídeo, ele me prendeu até o fim.
Em se tratando de Brasil, tanto na questão de segurança quanto do clima a película se torna um item muito importante. Película muito escura, de fato atrapalha. Todos os exemplos negativos apresentados no vídeo são bastante convincentes. Entretanto, convenhamos que 70% de transmitância nos vidros laterais dianteiros é pouco. Em uma fiscalização rígida, a maioria não passa. Acredito que 50% de transmitância em todo o veículo, exceto no pára-brisas, seria mais justo.
Excelente conteúdo! O melhor, dentre os que já vi aqui no TH-cam. Apenas uma observação: em 02:42 (norma regulamentadora), faltou mencionar a Resolução CONTRAN 989, de 15dez2022, que alterou dois artigos da Res. 960/2022, incluindo o inciso II do art. 4º, passando a permitir que nos vidros “do meio do carro para trás” (áreas envidraçadas não indispensáveis) seja aplicada película de transmitância inferior a 28% (era o limite até então). Vários vídeos aqui no TH-cam de 2023 para cá informam o limite “antigo” de 28% para os referidos vidros. Embora tenha faltado mencionar a citada resolução, o conteúdo está em consonância com ela.
Olá Rossi! Obrigado pelo feedback! Na verdade, eu cito que a 960 foi alterada pela 989. Porém, falo isso através de uma legenda no rodapé (exatamente no minuto 2:49). Como a resolução "mãe" pode ter muitas alterações posteriores, seja através de resoluções "filhas" ou deliberações, o correto é mencionar somente a "mãe".
Show de vídeo. Estou aguardando a chegada do meu carro novo e estava muito em dúvida sobre colocar ou não, justamente porque notava que a película do carro anterior (película dentro dos padrõees permitidos) me atrapalhava a visão à noite, especialmente em dias de chuva. Depois de assistir este vídeo, não vou mais colocar película. Obrigado pelos esclarecimento.
Infelizmente não dá pra ficar sem hoje em dia. Uma vez vi um esquema de iluminação no teto para ser aceso apenas quando passar numa blitz e talvez não ser multado pelos policiais rsrs...o rapaz usava películas muito escuras.
Bom vídeo com muita informação, já briguei para cortar o espaço terceira luz de freio, mais fizeram, eu acho que se todos fossem obrigado a deixar a terceira luz de freio sem película evitaria muito acidente.
Olá Renato! Obrigado! Verdade! O instalador que tem a capacidade de deixar a terceira luz de freio encoberta, tem que tomar choque... Menos mal que é a minoria.
Meus parabéns pelo excelente vídeo ! Creio que tudo que fazemos, é como uma "moeda de dois lados"... Não se pode fazer apenas uma afirmação. Moro no Rio de Janeiro e aqui a coisa é sinistra... Cada um tem uma opinião e ela reflete a experiência que a pessoa obteve ao longo da vida. No meu caso, gosto da película por dois fatores : 1- quando transporto alguma coisa, ninguém fica bizolhando ... 2- meus filhos adolescentes odeiam andar de carro e serem vistos por alguém...os encarando... Nos dois casos...a privacidade é o lema. Mas, creio que alguém coloque películas por causa da segurança...outros, por causa da proteção do painel, e bancos...dos raios solares...mantendo o interior protegido por mais tempo... não "queimando" ao Sol... Desejo boa sorte à todos.
Obrigado pelo conteúdo. Sugestão de vídeo: Art 235, tem quase nada de conteudo explicando os limites permitidos para carga nos veículos, até mesmo para quem está do lado da fiscalização. Abraço.
Nem mesmo as viaturas possuem nas portas dianteiras transparência idêntica ao para-brisa quando usam insulfilm, por isso que a fiscalização nesse ponto nem acontece, só estão olhando a existência de bolhas e se é possível ver o motorista pelo para-brisa. Deveria ser considerado a visibilidade de dentro para fora do veículo, as películas modernas tipo color stable da 3m são muito melhores do que as chamadas "profissionais" ou "tintadas", já tive a experiencia de dirigir um carro com g20 3m nas laterais e traseira do carro e a visibilidade era umas 5x melhor do que meu carro com g35 "profissional", é sensacional.
Boa tarde professor... Seria muito bom os parabrisas traseiros com películas espelhadas. Só para educar o infeliz que vem atrás do seu veículo com o farol desregulado ou com a luz alta.
Que bom ver que mais gente faz isso. Sou autista e estou cada vez menos capaz de dirigir a noite por causa do excesso de farois com LED. Estou considerando colocar uma película pra não ter crises de sobrecarga sensorial com o tanto de luz irregular, mas aí eu vou ficar irregular por causa da falta de fiscalização. E quem coloca 5% é porque tem um farol irregular também. Pisar no freio é só um mínimo, pra não passar batido...
Eu se pudesse nao usaria película...mas trabalho com equipame tos e ferramentas caras...não tem segurança ficamos expostos....eu ando com os vidroa abaixados as vezes os 4 vidros...mas infelizmente tenho que usar g5 por conta de nao ter o carro furtado...já passei por isso...falta segurança...as pprefeituras só quuwrem arrecadar com multas!
Eles são obrigados a ter "3rd break light" porque TODA fábrica marca de carro norte-americana (nos EUA) usa a luz de seta (mudança de direção) como luz de freio. Assim, se vc está "dando seta" e pisar nos freios, a luz de freio normal não acende dos dois lados. Um amigo já quase teve um acidente grave em estrada dos EUA por isso.
Olá Marcelo Saturnino! Entendi que a chancela, quando expressa de forma correta, indelével , marca a transmitância vidro+película. Não dispondo do aparelho para medir o conjunto(vidro+película) o agente está autorizado a multar, sabendo que o vidro já é produzido contendo uma transmitância? Ou , na ausência do aparelho(medidor de transmitância), o agente é obrigado a seguir a instrução(chancela indelével) do fabricante?
Ia colocar, mas mudei de ideia, graças à esse vídeo. A película clara impede o meliante de passar por uma viatura de polícia sem demonstrar nervosismo ou atitude suspeita. Ainda mais se estiverem em dois ou mais. E economiza o tempo do serviço policial. E isso é crucial, pois não vão perder tempo parando um carro para ver o que tem dentro.
Muito interessante sua explicação, parabéns!! Só queria que vc pudesse me esclarecer uma coisa: porque a PC do RJ usas películas , creio que G5, nos vidros dianteiros, não prejudica a visibilidade deles a noite?? Eles podem andar fara do regulamento??
boa noite o senhor falou da faixa colocada no para brisa na parte de baixo serve para caminhao vuc tambem que no documento e caminhonete posso colocar tambem
Gosto muito de película nos vidros, pois acredito que ela mantém o interior do veículo protegido e garante a privacidade. Sempre que passo por uma blitz, abro os vidros para facilitar o trabalho dos agentes. Se o argumento contra o uso de película nos vidros laterais é a necessidade de visualização dos retrovisores, vale destacar que a evolução tecnológica já oferece retrovisores com câmeras. Considerando o alto índice de veículos com películas irregulares, existe algum estudo que comprove que estas aumentam a ocorrência de acidentes? Se não há um estudo que comprove essa relação, o fundamento para a multa aplicada por essa infração não deveria ser reconsiderado para subsidiar há tal finalidade?
Olá Mychell! Obrigado pela opinião! Na verdade, quando "nós motoristas" olhamos para a direita ou esquerda, não é só para ver o retrovisor. Até porquê os retrovisores só cobrem a área que fica atrás da coluna B do carro (e mesmo assim com várias zonas cegas). Então, tudo que a gente quer olhar da metade do carro para frente, tem que ser com os próprios olhos, e usando os vidros laterais. Por isso que esses vidros são tratados como "indispensáveis à dirigibilidade", necessitando ter uma transmitância mínima de 70%. Esse limite é adotado no mundo todo.
Wellington, nas laterais a transmitância mínima do conjunto vidro+película tem que ser 70% pelo menos. E se você colocar G70 no para-brisa, somando com o vidro, vai ficar nos 50% aproximadamente. Reduz muito a visibilidade noturna, ainda mais se estiver chovendo. Então, não recomendo (exatamente como falo no vídeo).
Eu adoro PRIVACIDADE, você não citou. Contudo, eu já tinha colocado películas muito escuras, e eu acho que parece carro de bandidos, eu fico assustado, e "todo mundo" fica assustado com películas opacas. A polícia dos Estados Unidos também temem as películas. Apesar disso, acredito que a tendência é futuramente ser totalmente liberada 🙂
Aperfeiçoando minha resposta anterior: Estudando mais a fundo a legislação, de fato o índice de transmitância do vidro puro, que é gravado próximo às informações do fabricante do vidro, não é obrigatório. Embora a maioria dos fabricantes de vidro coloque. Lembrando que mesmo não tendo nada escrito, ele nunca será menor que 70%, em cumprimento ao art. 4º da Resolução 960/22 do Contran. Logo, pode ficar tranquilo!
Comprei um Honda fit com películas g5 ( muito escura) e g35 no parabrisa....Mas to com medo ,pois dizem que na chuva e a noite a visibilidade é reduzida.....Tô quase pedindo pra tirar, mas ao mesmo tempo o carro ficou muito mais bonito.....tô em dúvida, e agora?🤔
Vou lhe dar uma dica, se for tirar você vai se arrepender, o veículo sem película fica maravilhoso para dirigir a noite, porém durante o dia é péssimo pelo calor dentro da cabine, por mais que você ligue o ar condicionado no gelado a sua pele fica exposta e incomoda muito... além de que você fica muito vulnerável, e todo mundo te enxerga e vê tudo o que você está fazendo no interior do veículo, é como tomar banho pelado em praça publica , vai chamar a atenção de todo... eu sempre faço a seguinte configurção nos meus carros: Vidros dianteiros: G20 nano cerâmica Vidros traseiros: G5 nano cerâmica Vidro traseiro: G20 nano cerâmica Para-brisa: G35 ou G38 nano cerâmica Essa configuração deixa o veículo com boa privacidade sem comprometer a sua visibilidade e segurança para dirigir, porém não adianta querer economizar com películas e pagar barato em película "xexelenta"... coloca película da 3M ou Window Blue, aí não tem erro... espero ter ajudado!
Tenho uma pergunta burra, eu entendo que as áreas indispensáveis do veiculo são para o condutor ter melhor visualização do transito pedestres e obstáculos , mas por que o fator de transparência não é medido de dentro para fora? para saber o quanto comprometida esta a visão do motorista hj tenho em um carro uma película G5 que de dentro pra fora tem a mesma transparecia de um G20.
Olá Leandro! Você utilizou qual equipamento para medir as duas transmitâncias do conjunto vidro-película (dentro para fora e fora para dentro)? Ou foi no "olhômetro"?
Cara, engraçado que meu camarada tem uma Mitsubishi Suv LACRADA, nunca vi ninguem mandar ele tirar, mas o cara do corsa,gol etc sempre passa por humilhação
Quanto as películas coloridas (azul, vermelha, amarela), sem ser refletiva observei que na resolução, não menciona a sua proibição a não, ser pelo fator de ser refletiva e pela ausente de chancela. Certo?
Olá sobre a resposta, todos os veículos de passeio que não vieram de fabricação a luz posição chamada DRL, tem que trafegar com o farol baixo ligado durante o dia não é possível instalar a barra DRL ?
Olá Aldo! Exatamente, todos os veículos fabricados até 2023, que eventualmente não contarem com o DRL de fábrica, precisam rodar com a luz baixa acesa nas rodovias de pista simples, fora das zonas urbanas (embora eu sempre recomende que ande o tempo todo). Se adaptar um DRL caseiro, estará sujeito a multa, conforme eu explico em alguns vídeos dessa Play List aqui: th-cam.com/play/PLl9Rd87bkVKmcAD-ZX2-MPTeqiXYvFEdk.html
Eu estou motorista de aplicativo no momento, e, uma certa vez, um passageiro policial me disse, melhor que não tenha película, pois se um bandido entrar no veículo, ele será visto por todos, e, a película impede que vejam dentro do carro, mas, uma vez dentro do carro ela acaba favorecendo o meliante. Sendo assim, tem suas vantagens ter, tem suas vantagens em não ter.
Exato Adelio! Nesses casos de sequestro relâmpago, ou qualquer outra modalidade onde o marginal permaneça com pessoas dentro do carro, a opção será sempre pelo veículo com películas bem escuras, justamente porquê facilitam o "trabalho". E outra, o modo mais comum de roubo acontece quando o motorista está entrando ou descendo do carro. Aí as películas não fazem a menor diferença. São os prós e os contras...
Olá Luciano! Negativo! Resolução 970/22 do Contran: Art. 10. São vedados: [...] II - a colocação de adesivos, pinturas, PELÍCULAS ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos;
Olá Aldo! Qualquer adaptação de um novo dispositivo no veículo, que não seja previsto no projeto original, é infração de trânsito. Nessa Play List do Canal eu tenho alguns vídeos que mencionam essa questão: th-cam.com/play/PLl9Rd87bkVKmcAD-ZX2-MPTeqiXYvFEdk.html
Eu trabalhei numa área onde havia muitos furtos de veículos, os meliantes preferiam os com película escura, acredito que pelo fato de poder ficar lah dentro "trabalhando" mais a vontade.
Olá Almir! Certamente! Com a quantidade de câmeras de monitoramento que temos hoje, é muito mais "seguro" furtar um veículo com películas bem escuras, e poder ir para longe sem o risco e ser reconhecido.
Olá Fellipe! O art. 9ª Resolução 960/22 do Contran permite a aplicação de inscrições, pictogramas ou painéis decorativos de qualquer espécie (inclusive o de perfurite). Sem problemas. Basta que o veículos possua espelho retrovisor em ambos os lados.
Olá Umberto! Exatamente! Por isso falo lá no minuto 04:44 que o espelho interno é obrigatório apenas para os veículos da categoria M1 (automóveis, camionetas e utilitários) e N1 (caminhonetes), que tenham vidro traseiro. Para o restante, o espelho não é obrigatório (obviamente), como você bem lembrou. Mas nesse caso, os veículos maiores compensam com espelhos externos mais amplos e com maior campo de visão.
Consegue me informar sobre a chancela? Sou hobista e pretendo aplicar no meu carro, mas na lei fala da tal chancela. Geralmente é pedido o nome da loja que aplicou, transmitância e a lei 989/22 ( mas de novo, não tenho loja como eu faço kkkk). E outra assim como mostrado no vídeo a lei usada é a antiga 254/07 ( no trecho 11:54 ) pode esse tipo de chancela ( a grande maioria é essa com a antiga lei a moeda disponibiliza, você como policial pode me informar )?? Me tira essa dúvida por favor.
Olá Guilhermo! A chancela é como um atestado de responsabilidade do instalador, onde ele afirma qual foi a transmitância final medida (com equipamento). A Resolução 960/22 do Contran (que tem uma pequena alteração feita pela 989), não diz se o instalador necessariamente precisa ser uma pessoa jurídica. Mas você não precisa mandar fazer um alicate de chancela só para você. Pode ir num instalador e pedir para usar o alicate dele (lembrando que a partir daquele momento, a responsabilidade é dele). Por outro lado, a 960 só diz que a marca do instalador e da transmitância deve ser gravado de forma "INDELÉVEL" na película. Mas não diz como. Porém, obviamente não pode ser etiqueta ou pintura, pois isso pode ser apagado.
Olá João! Como eu explico no vídeo, existem várias irregularidades relativas às películas que não exigem medidor. Ele só é imprescindível quando a infração é a transmitância "menor" que o permitido, constatada pelo próprio medidor.
Películas mais evitam problemas do que trazem problemas! Mulher sozinha dentro de um carro sem película poderá ser sequestrada, estuprada ou assaltada, vítima facilmente escolhida! Na grande maioria dos casos a película trará benefícios, os outros casos são exceções(sequestros, estupros) e não podemos julgar as exceções como regra! Normalmente quem sai pra fazer um sequestro já vai com um carro com película 5% de visibilidade (G5).
Olá Maurício! Seja a tecnologia que for, se a película impedir a visibilidade de fora para dentro, ela nunca será permitida, por conta do risco à atividade policial, principalmente.
Olá Rafael! Na verdade, o nome correto do equipamento é Medidor de transmitância luminosa (luxímetro é outra coisa, com a função bem diferente). Sobre sua pergunta, a maioria das autuações relacionadas às películas, não precisa do medidor. Falo isso a partir do minuto 11:54. E quando a autuação tem a ver especificamente com a transmitância dos vidros, sem o equipamento é impossível lavrar o auto de infração.
Olá, sou o Danilo, trabalho com películas em Curitiba. As películas de segurança, que geralmente são transparentes, possuem transmitancia de 85%. Elas podem ser usadas nos vidros dianteiros e no parabrisa sem nenhum problema? Nesse caso, precisará de chancela? Outra coisa, se o vidro incolor ou colorido é de 70% a 85% de transparência, e colocar mais uma película de 70%, então não seria inviável colocar película? Afinal o conjunto película + vidro seria inferior a 70% de transparência. Na teoria não é inviável película nos vidros dianteiros e parabrisa? Ficaria muito muito grato se respondesse esses minhas duas dúvidas.
Olá Danilo! Sim, as películas podem ser usadas no para-brisa, com algumas condições. No minuto 08:20 do vídeo eu falo justamente sobre isso. Sobre a chancela, ela é necessária sim, e vai conter a transmitância final resultante da soma da película mais o vidro. Resumindo, a transmitância final do conjunto vidro+película não pode ser inferior a 63% (+ 7% de tolerância) = 70%.
Então pode usar a película G35 windows carbono nós vidros laterais e no parabrisa. E nós vidros traseira G5? O senhor pode me tira esse. dúvida. essa película windows é de qualidade! Desde já agradeço .
Me ajuda aqui rapidinho... Fiquei na dúvida... Então o vidro traseiro(visto pelo retrovisor interno), pode ser G5? E os laterais traseiros? Pode ser G0 ou só G5? Tem algum lugar que a G0 seja permitida? Tipo aqueles triângulozinhos entre o vidro traseiro e a barra traseira
Olá Wendel! É como mostrei lá no vídeo. Da metade para frente (vidros laterais dianteiros, para-brisa e qualquer outro vidro nessa área) é sempre 70% no mínimo. O que sobrar pode ser menor que 70%.
Parabéns pelo vídeo e por gentileza Wendel,esta correto meus vidros: para-brisa esta chancela 75% e vidros laterais 70% .....e vidros laterais traseiros 28% e 28% também no vidro do porta mala, posso rodar tranquilo,????? GRATO.
e sobre as peliculas de nanoceramica, carbon, que é super claro por dentro? ainda sim é infração? não tem logica ser uma vez que não atrapalha a visibilidade do motorista. é bem mais seguro do que as peliculas convencionais
@@bizuariodetransito na real eu não tenho ideia, ela é bem escura por fora, e por dentro fica muito claro, parece uma película padrão, visibilidade de dentro pra fora é perfeita tanto de dia quanto de noite, nanoceramica o nome, se puder dar uma olhada tem uns vídeos pelo TH-cam tô bem curioso pra saber a respeito ela bloqueia até 98% dos raios infravermelhos, deixando a parte interna vem mais fresca, ar condicionado parece que gela mais, é uma tecnologia sensacional
Não atrapalha a visibilidade do motorista, mas atrapalha a visibilidade externa em relação a quem está dentro, é óbvio que é proibido do mesmo jeito né amigão
A transmitancia luminosa é calculada de fora para dentro, e essas peliculas só são claras de fora para dentro em luminosidade extrema com sol, a noite continua sendo horrivel.
Olá Leandro! A transmitância pode ser medida de ambos os lados, não faz diferença. Só existe alteração quando a película é metalizada (espelhada). Mas essa é proibida!
Olá Gabriel! Em tese sim, pois não se trata de uma área indispensável à dirigibilidade. Mas eu não faria, pois aquele ângulo de visão faz falta no dia a dia (placas elevadas e semáforos). Se fosse uma área inútil, o fabricante do vidro já pintaria de preto na fábrica.
@@bizuariodetransito Opa, obrigado pela resposta. Concordo, nem tinha lembrado desse detalhe. Vou pensar bem, seria só pra personalizar um carro antigo kk Abraço, conteúdo muito legal do seu canal!
O dia que o Poder Público garantir a segurança dos motoristas a maioria vai andar dentro da lei...enquanto nao acontece isso o pessoal tenta se proteger...
No parabrisa aparece 75%, no do motoris e passageiro 70%, nos 3 de tras aparece 28% , como voce colocou que nos da frente tem que ser 70> e nos de trans 70< nao podendo ser zero, entao meu carro esta correto na lei certo ?
@@bizuariodetransito | Eu moro no Ceará, onde temos um sol escaldante e muito forte, sou portador de uma doença autoimune que não posso me expor ao sol, mas não gosto de vidros muito escuros, por questão até de segurança (gosto de visibilidade), por isso, gostaria de saber se existem películas automotivas "claras" que protejam dos raios UVB e UVA? E aquela tecnologia que existe em óculos, que escurece de acordo com a incidência do sol, existe em películas automotivas? Grato pela atenção.
Olá Marcelo! É como eu explico ali no minuto 01:43. G20 significa que, após ser colocada sobre o vidro, ela deixa passar somente 20% de luz. Então, para ficar nos conformes, a película mínima para a metade da frente do carro seria a G70, que deixa passar 70% de luz. (A grosso modo)
Vários carros do governo são assim, aqui no estado de Goiás msm todos os gol a disposição da prefeitura e governo são tudo lacrado e ngn fala nada @@bizuariodetransito
Resumindo a realidade aqui... pode colocar até 100% que nem a PRF vai multar... segue a vida, tenho pelicila refletida nos 4 canto do meu carro, nunca fui sequer parado e olha que sempre passo pelo posto da PRF...
Carlos, com película de 100% (G0) você só vai conseguir guiar se colocar um periscópio no teto do carro. E sobre as películas refletivas no seu carro, em qual Posto PRF você sempre passa?
Faltou falar das peliculas modernas cuja transparência de dentro para fora são suficientes para visualização. É pena, mas hoje em dia quem faz as regras geralmente tem motorista ou segurança e não estão nem ai para o risco que corremos na rua todo santo dia; e sim na duvida de ver quem esta dentro o infrator da sociedade não se arrisca.
Como de costume, o brasil sempre atrasado. Películas que permitem a visbilidade plena, mesmo sendo quase instransponíveis (vendo de fora) deveriam ser legalizadas, pois o intuito nunca é claro.
@@bryndenrivers2321a regra geral é o direito a privacidade, mas se houver fundada suspeita de cometimento de crime a polícia pode revistar sim e tem o que ver, se for um sequestro e o polícial não visualiza nada então não suspeita, portanto, de alguma forma seria bom está sempre visível né?
Sem dúvida é uma pessoa boa, mas se percebe que o poder de ser um agente estatal armado, o deixa poderoso e com "ar" de superioridade em relação aos escravos que pagam impostos. Desejo que se liberte do estado. Amém
🔻🔻 VEJA TAMBÉM 🔻🔻
----------------------------------------------------------------------
➡ Seja MEMBRO deste canal e ganhe 🚀 benefícios, incluindo acesso gratuito ao App do Bizuário: 👉 th-cam.com/channels/mGVwE6zFlLLbzpCjgrHYYg.htmljoin
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça o BIZUÁRIO, uma das mais completas ferramentas de legislação e fiscalização de trânsito e transporte do país, disponível em formato de 📲 Aplicativo (para Android e iOS) e também em formato 💻 Ebook PDF. 👉 www.bizuario.com
----------------------------------------------------------------------
➡ Conheça também os CURSOS ONLINE 🧑🎓 do Bizuário: 👉 www.bizuario.com/cursos-online/
----------------------------------------------------------------------
A dica é, qualquer barreira ou blitz , já baixe todos os vidros , ligue a luz interna e passe devagar, sempre usei mais escuras e nunca fui notificado
De dia? Rs
Eu trabalho como motorista e a película ajuda muito, pensa ai vc ficar o dia todo tomando sol, a questão do freio dos outros carros a frente é só manter distância de segurança e velocidade compatível com a via, pessoal q andar em automóvel tem mania de andar colado no fundo de outro carro, oq eu vejo direto no trânsito é q eles querem passar logo e de qualquer jeito e falta mais direção defensiva !
Excelente vídeo!
Conteúdo bem completo, da forma que eu estava procurando.
Gosto das películas, por questão de privacidade, mas também acho importante a questão de visibilidade, tanto de dentro pra fora, quanto de fora pra dentro.
Faltam informações com mais clareza sobre este tema o que acaba se tornando uma grande incógnita, porém seu vídeo ajudou bastante.
Abraços!
Muito Obrigado Paulo!
Fico feliz por ter ajudado! 🤝
O vídeo é de ótima qualidade e oferece uma verdadeira aula sobre os benefícios e possíveis desvantagens deste recurso. A apresentação é clara e objetiva, destacando como o Insulfilm pode ser uma solução eficaz. Eu o considero essencial para manter padrões adequados de conforto e proteção.
Obrigado pelos apontamentos Ezequiel! De fato, o insulfilm pode ser um bom aliado, dependendo do que se quer dele.
Tenho algumas dúvidas genuínas e um pedido:
A nova resolução do CONTRAN fala da película ou do vidro (em sua totalidade) ter 70% de transmitância luminosa? Se for o vidro, alguns carros já tem escritos nos para-brisas entre 80% a 70% de transparência. Daí gera confusão de termos entre transparência e transmitância luminosa (explicado nos minuto 1:45 e 8:25).
Veja, se eu usar uma película com transparência de 70% (chamadas G70), chancelada, etc. e considerar transparência = transmitância luminosa, caiu no caso explicado no mín. 9:20. O que a meu ver são coisas distintas? P'ra piorar, meu carro tem 80% de transparência no vidro, se aplicar uma película G70 (que as marcas colocam também como transparência), o resultado final de "transmitância luminosa" 56% + 7% (da margem de erro) = 63%. E se eu fosse parado nesta situação ocasionaria uma multa, obrigado a retirar a película e 5 pontos na carteira. É isto mesmo? Então, este é o motivo de algumas pessoas dizerem não usar película nos vidros dianteiros?
As chamadas películas de segurança é permitido usar? O que diz o CONTRAN sobre isto?
Agora, um pedido: qual a sua sugestão para quem quer por uma película?, mas que quer:
1. Andar conforme a lei;
2. Não atrapalhar quem vem atrás, a policial fazendo trabalho.
3. Reduzir o calor e melhorar o desempenho do ar condicionado;
4. Propicie segurança para mim e minha família;
hoje em dia tem várias peliculas com que a visibilidade de dentro para fora é muito melhor, claro, com custo elevado.. eu tenho em todos os vidros, um dia um nobre motorista quis arrumar briga por nada.. veio do lado falando um monte, mas os vidros estavam fechados, ele acelerou a frente e colocou a cabeça pra ver pelo parabrisa, mas como não é possivel ver dentro do carro, ele desistiu e foi embora, por não saber quem estava no carro.. sinto que isso me ajudou, mas tenho receio da infração, apesar de já ter passado por blitz e não ter tido problema, nunca saberemos como vai estar sendo o dia da autoridade de transito, abraço! ótimo video
Valeu Maark!
Boa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Os policiais compreendendo, tendo bom senso, está ótimo.
Essas películas de nano cerâmicas eu achei ótimas, eu tinha um carro com películas mais claras que era muito ruim dirigir a noite, acabei tirando e essas mais tecnológicas mesmo sendo mais escuras da para dirigir muito bem, tanto de dia quanto a noite, inclusive evita ofuscamento.
Acho que a norma deveria se preocupar mais com a visibilidade de dentro para fora do vehículo, já que existem qualidades muito diferentes de películas
Sensacional o vídeo. Está de parabéns. Rico em detalhes e exemplos.
Está a procurando a diferença entre os tipos de película, profissional, nano carbono e cerâmica e embora não tenha sido o foco do seu vídeo, ele me prendeu até o fim.
Fico muito agradecido Rodrigo!
Em se tratando de Brasil, tanto na questão de segurança quanto do clima a película se torna um item muito importante. Película muito escura, de fato atrapalha. Todos os exemplos negativos apresentados no vídeo são bastante convincentes. Entretanto, convenhamos que 70% de transmitância nos vidros laterais dianteiros é pouco. Em uma fiscalização rígida, a maioria não passa. Acredito que 50% de transmitância em todo o veículo, exceto no pára-brisas, seria mais justo.
Otimo video! Mostra que vc se dedicou bastante para a construcao do conteudo! muito obrigado!
Valeu Pedro! 🤝
Excelente conteúdo!
O melhor, dentre os que já vi aqui no TH-cam.
Apenas uma observação: em 02:42 (norma regulamentadora), faltou mencionar a Resolução CONTRAN 989, de 15dez2022, que alterou dois artigos da Res. 960/2022, incluindo o inciso II do art. 4º, passando a permitir que nos vidros “do meio do carro para trás” (áreas envidraçadas não indispensáveis) seja aplicada película de transmitância inferior a 28% (era o limite até então).
Vários vídeos aqui no TH-cam de 2023 para cá informam o limite “antigo” de 28% para os referidos vidros.
Embora tenha faltado mencionar a citada resolução, o conteúdo está em consonância com ela.
Olá Rossi!
Obrigado pelo feedback!
Na verdade, eu cito que a 960 foi alterada pela 989. Porém, falo isso através de uma legenda no rodapé (exatamente no minuto 2:49).
Como a resolução "mãe" pode ter muitas alterações posteriores, seja através de resoluções "filhas" ou deliberações, o correto é mencionar somente a "mãe".
Eu coloquei as películas Galware nr Black
G20, a transparência de dentro para fora e excelente
Excelente aula...parabéns
Muito Obrigado Sérgio! 🤝
Instalei película na dianteira pra melhorar o conforto térmico mesmo... foi uma 70% bem básica... melhorou muito nos dias quentes.
Olá , você botou nano cerâmica ou 70% normal?
Show de vídeo. Estou aguardando a chegada do meu carro novo e estava muito em dúvida sobre colocar ou não, justamente porque notava que a película do carro anterior (película dentro dos padrõees permitidos) me atrapalhava a visão à noite, especialmente em dias de chuva. Depois de assistir este vídeo, não vou mais colocar película. Obrigado pelos esclarecimento.
Disponha Carlos!
Eu sou policial civil em São Paulo e tenho película no meu carro dentro das normas e não fico sem.
Dentro da normal e igual nos EUA né? A frente toda clara e atrás escuro?
G20 é permitido, por favor poderia me ajudar?
Infelizmente não dá pra ficar sem hoje em dia.
Uma vez vi um esquema de iluminação no teto para ser aceso apenas quando passar numa blitz e talvez não ser multado pelos policiais rsrs...o rapaz usava películas muito escuras.
Na minha opinião em Minas Gerais os policiais não tem o medidor de película eles olha com os olhos e manda vc tirar acho isso muito errado.
Nano cerâmica 35% não atrapalha em nada , infelizmente não é liberado ao menos nas laterais dianteira .
Ótimo vídeo
Valeu Raoni!
Para mim a película é para proteger do sol mesmo, pois em viagem durante o dia, mesmo com ar ligado é muito calor 😢
Dentro das normas sempre. Pessoalmente gosto das mais claras para usufruir dos benefícios térmicos sem escurecer demais.
Muito bom vídeo, um único detalhe quanto à visibilidade é quanto à película de nano cerâmicas que é mais cara, mas mitiga essa desvantagem.
Bom vídeo com muita informação, já briguei para cortar o espaço terceira luz de freio, mais fizeram, eu acho que se todos fossem obrigado a deixar a terceira luz de freio sem película evitaria muito acidente.
Olá Renato! Obrigado!
Verdade! O instalador que tem a capacidade de deixar a terceira luz de freio encoberta, tem que tomar choque...
Menos mal que é a minoria.
Meus parabéns pelo excelente vídeo !
Creio que tudo que fazemos, é como uma "moeda de dois lados"...
Não se pode fazer apenas uma afirmação.
Moro no Rio de Janeiro e aqui a coisa é sinistra...
Cada um tem uma opinião e ela reflete a experiência que a pessoa obteve ao longo da vida.
No meu caso, gosto da película por dois fatores :
1- quando transporto alguma coisa, ninguém fica bizolhando ...
2- meus filhos adolescentes odeiam andar de carro e serem vistos por alguém...os encarando...
Nos dois casos...a privacidade é o lema.
Mas, creio que alguém coloque películas por causa da segurança...outros, por causa da proteção do painel, e bancos...dos raios solares...mantendo o interior protegido por mais tempo... não "queimando" ao Sol...
Desejo boa sorte à todos.
Olá José! Obrigado!
De fato, o uso da película divide opiniões.
Obrigado pelo conteúdo.
Sugestão de vídeo: Art 235, tem quase nada de conteudo explicando os limites permitidos para carga nos veículos, até mesmo para quem está do lado da fiscalização.
Abraço.
Olá!
Positivo! Anotado!
Obrigado pela sugestão!!
Nem mesmo as viaturas possuem nas portas dianteiras transparência idêntica ao para-brisa quando usam insulfilm, por isso que a fiscalização nesse ponto nem acontece, só estão olhando a existência de bolhas e se é possível ver o motorista pelo para-brisa. Deveria ser considerado a visibilidade de dentro para fora do veículo, as películas modernas tipo color stable da 3m são muito melhores do que as chamadas "profissionais" ou "tintadas", já tive a experiencia de dirigir um carro com g20 3m nas laterais e traseira do carro e a visibilidade era umas 5x melhor do que meu carro com g35 "profissional", é sensacional.
Excelente vídeo vou colocar no meu , porém nao quero problema.
Boa tarde professor... Seria muito bom os parabrisas traseiros com películas espelhadas. Só para educar o infeliz que vem atrás do seu veículo com o farol desregulado ou com a luz alta.
Hehehe! Seria uma boa Cidalio!
Normalmente eu reduzo a velocidade, quase a metade das vezes eles passam , algumas vzs eu falo do farol alto. Reduzir incomoda kkkk
Que bom ver que mais gente faz isso. Sou autista e estou cada vez menos capaz de dirigir a noite por causa do excesso de farois com LED. Estou considerando colocar uma película pra não ter crises de sobrecarga sensorial com o tanto de luz irregular, mas aí eu vou ficar irregular por causa da falta de fiscalização. E quem coloca 5% é porque tem um farol irregular também. Pisar no freio é só um mínimo, pra não passar batido...
Eu se pudesse nao usaria película...mas trabalho com equipame tos e ferramentas caras...não tem segurança ficamos expostos....eu ando com os vidroa abaixados as vezes os 4 vidros...mas infelizmente tenho que usar g5 por conta de nao ter o carro furtado...já passei por isso...falta segurança...as pprefeituras só quuwrem arrecadar com multas!
Eles são obrigados a ter "3rd break light" porque TODA fábrica marca de carro norte-americana (nos EUA) usa a luz de seta (mudança de direção) como luz de freio. Assim, se vc está "dando seta" e pisar nos freios, a luz de freio normal não acende dos dois lados. Um amigo já quase teve um acidente grave em estrada dos EUA por isso.
Excelente video, concordo com 95% de tudo dito.
Valeu David!
Também sou assim com os vídeos que vejo. Raramente passo de 95% também... hehehe
Não há construção do conhecimento sem debates e embates.
Olá Marcelo Saturnino! Entendi que a chancela, quando expressa de forma correta, indelével , marca a transmitância vidro+película. Não dispondo do aparelho para medir o conjunto(vidro+película) o agente está autorizado a multar, sabendo que o vidro já é produzido contendo uma transmitância? Ou , na ausência do aparelho(medidor de transmitância), o agente é obrigado a seguir a instrução(chancela indelével) do fabricante?
Olá Mamede!
Em todos os casos (até mesmo quando a chancela é "visivelmente" mentirosa), o que está nela é o que vale.
Ótima explicação!!!
Obrigado Kellfe!!
Ia colocar, mas mudei de ideia, graças à esse vídeo.
A película clara impede o meliante de passar por uma viatura de polícia sem demonstrar nervosismo ou atitude suspeita. Ainda mais se estiverem em dois ou mais.
E economiza o tempo do serviço policial. E isso é crucial, pois não vão perder tempo parando um carro para ver o que tem dentro.
Verdade José!
Isso é inegável!
Muito interessante sua explicação, parabéns!!
Só queria que vc pudesse me esclarecer uma coisa: porque a PC do RJ usas películas , creio que G5, nos vidros dianteiros, não prejudica a visibilidade deles a noite?? Eles podem andar fara do regulamento??
Olá Sérgio!
Eu realmente nunca vi. Só perguntando a eles.
Muito bem explicado
Obrigado Paulo!!
resumindo: os vidros laterais traseiros e traseiro central pode qualquer Pelicula. Parabrisa e laterais dianteiros pelo menos 70% de transparencia
boa noite o senhor falou da faixa colocada no para brisa na parte de baixo serve para caminhao vuc tambem que no documento e caminhonete posso colocar tambem
Olá!
Infelizmente a norma só fala em veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT)
superior a 3.500 kg.
Muito bom o conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Rodrigues!!
Ótima postagem!
Valeu João!
Poderia fazer um vídeo referente ao art. 230, veículos com características alterada, principalmente no quesito “rebaixados”
Olá Henrique!
Positivo! Já tenho esse tema na fila para os próximos vídeos.
Obrigado pela sugestão!
Gosto muito de película nos vidros, pois acredito que ela mantém o interior do veículo protegido e garante a privacidade. Sempre que passo por uma blitz, abro os vidros para facilitar o trabalho dos agentes.
Se o argumento contra o uso de película nos vidros laterais é a necessidade de visualização dos retrovisores, vale destacar que a evolução tecnológica já oferece retrovisores com câmeras.
Considerando o alto índice de veículos com películas irregulares, existe algum estudo que comprove que estas aumentam a ocorrência de acidentes? Se não há um estudo que comprove essa relação, o fundamento para a multa aplicada por essa infração não deveria ser reconsiderado para subsidiar há tal finalidade?
Boa
Olá Mychell! Obrigado pela opinião!
Na verdade, quando "nós motoristas" olhamos para a direita ou esquerda, não é só para ver o retrovisor.
Até porquê os retrovisores só cobrem a área que fica atrás da coluna B do carro (e mesmo assim com várias zonas cegas).
Então, tudo que a gente quer olhar da metade do carro para frente, tem que ser com os próprios olhos, e usando os vidros laterais.
Por isso que esses vidros são tratados como "indispensáveis à dirigibilidade", necessitando ter uma transmitância mínima de 70%.
Esse limite é adotado no mundo todo.
Posso usar pericula azul natural g50 nas porta e g70 no parabrisa ?
Wellington, nas laterais a transmitância mínima do conjunto vidro+película tem que ser 70% pelo menos.
E se você colocar G70 no para-brisa, somando com o vidro, vai ficar nos 50% aproximadamente. Reduz muito a visibilidade noturna, ainda mais se estiver chovendo.
Então, não recomendo (exatamente como falo no vídeo).
Galware nr Black
É incrível.otima para dirigir a noite
Ola, boa tarde!
Excelente vídeo
Obrigado Abilias!
Eu adoro PRIVACIDADE, você não citou. Contudo, eu já tinha colocado películas muito escuras, e eu acho que parece carro de bandidos, eu fico assustado, e "todo mundo" fica assustado com películas opacas. A polícia dos Estados Unidos também temem as películas. Apesar disso, acredito que a tendência é futuramente ser totalmente liberada 🙂
Que explicação top
Valeu Jeferson!!
Adsumus!!!
Conteúdo excelente.
Obrigado Thales!!
Boa tarde, e agora com as novas tecnologias para insulfilm nano carbono e nano ceramica?
Olá!
Se elas cumprirem os requisitos de transmitância mínima, tudo certo!
Meu carro não tem marcada a trasmitamcia no para brisa ... como fazer pra saber
Aperfeiçoando minha resposta anterior:
Estudando mais a fundo a legislação, de fato o índice de transmitância do vidro puro, que é gravado próximo às informações do fabricante do vidro, não é obrigatório.
Embora a maioria dos fabricantes de vidro coloque.
Lembrando que mesmo não tendo nada escrito, ele nunca será menor que 70%, em cumprimento ao art. 4º da Resolução 960/22 do Contran.
Logo, pode ficar tranquilo!
@@bizuariodetransito oncarro é o tiggo 5x 2025. .. não achei ... até mandei email pra fabrica
Viste a minha resposta acima?
Não abro mão das películas pois preciso de privacidade pra tirar as catotas do nariz enquanto dirijo.
esse é um dos motivos que irei colocar. no carro antigo que eu tinha, nesse que estou agora eu estou me sentindo pelado kkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂
Motivo mais do que justo 😂😂😂🤜🤛
Comprei um Honda fit com películas g5 ( muito escura) e g35 no parabrisa....Mas to com medo ,pois dizem que na chuva e a noite a visibilidade é reduzida.....Tô quase pedindo pra tirar, mas ao mesmo tempo o carro ficou muito mais bonito.....tô em dúvida, e agora?🤔
Vou lhe dar uma dica, se for tirar você vai se arrepender, o veículo sem película fica maravilhoso para dirigir a noite, porém durante o dia é péssimo pelo calor dentro da cabine, por mais que você ligue o ar condicionado no gelado a sua pele fica exposta e incomoda muito... além de que você fica muito vulnerável, e todo mundo te enxerga e vê tudo o que você está fazendo no interior do veículo, é como tomar banho pelado em praça publica , vai chamar a atenção de todo... eu sempre faço a seguinte configurção nos meus carros:
Vidros dianteiros: G20 nano cerâmica
Vidros traseiros: G5 nano cerâmica
Vidro traseiro: G20 nano cerâmica
Para-brisa: G35 ou G38 nano cerâmica
Essa configuração deixa o veículo com boa privacidade sem comprometer a sua visibilidade e segurança para dirigir, porém não adianta querer economizar com películas e pagar barato em película "xexelenta"... coloca película da 3M ou Window Blue, aí não tem erro... espero ter ajudado!
Material muito bom!!! Parabéns...
Valeu André!!
Tenho uma pergunta burra, eu entendo que as áreas indispensáveis do veiculo são para o condutor ter melhor visualização do transito pedestres e obstáculos , mas por que o fator de transparência não é medido de dentro para fora? para saber o quanto comprometida esta a visão do motorista hj tenho em um carro uma película G5 que de dentro pra fora tem a mesma transparecia de um G20.
Olá Leandro!
Você utilizou qual equipamento para medir as duas transmitâncias do conjunto vidro-película (dentro para fora e fora para dentro)?
Ou foi no "olhômetro"?
Cara, engraçado que meu camarada tem uma Mitsubishi Suv LACRADA, nunca vi ninguem mandar ele tirar, mas o cara do corsa,gol etc sempre passa por humilhação
Eu tinha um Punto Sporting amarelo, sempre me paravam kkkk
Meu vizinho tem uma x6 lacrada e nunca pararam
Parabéns pelo conteúdo e didática, grande mestre!
Grande Neres! Muito obrigado!! 🤝
Quanto as películas coloridas (azul, vermelha, amarela), sem ser refletiva observei que na resolução, não menciona a sua proibição a não, ser pelo fator de ser refletiva e pela ausente de chancela. Certo?
Olá Marcos!
Exatamente!
Olá sobre a resposta, todos os veículos de passeio que não vieram de fabricação a luz posição chamada DRL, tem que trafegar com o farol baixo ligado durante o dia não é possível instalar a barra DRL ?
Olá Aldo!
Exatamente, todos os veículos fabricados até 2023, que eventualmente não contarem com o DRL de fábrica, precisam rodar com a luz baixa acesa nas rodovias de pista simples, fora das zonas urbanas (embora eu sempre recomende que ande o tempo todo).
Se adaptar um DRL caseiro, estará sujeito a multa, conforme eu explico em alguns vídeos dessa Play List aqui: th-cam.com/play/PLl9Rd87bkVKmcAD-ZX2-MPTeqiXYvFEdk.html
Eu estou motorista de aplicativo no momento, e, uma certa vez, um passageiro policial me disse, melhor que não tenha película, pois se um bandido entrar no veículo, ele será visto por todos, e, a película impede que vejam dentro do carro, mas, uma vez dentro do carro ela acaba favorecendo o meliante. Sendo assim, tem suas vantagens ter, tem suas vantagens em não ter.
Exato Adelio!
Nesses casos de sequestro relâmpago, ou qualquer outra modalidade onde o marginal permaneça com pessoas dentro do carro, a opção será sempre pelo veículo com películas bem escuras, justamente porquê facilitam o "trabalho".
E outra, o modo mais comum de roubo acontece quando o motorista está entrando ou descendo do carro. Aí as películas não fazem a menor diferença.
São os prós e os contras...
Muito boa explicação... E permitido colocar pelicula nos farois ?
Olá Luciano! Negativo!
Resolução 970/22 do Contran:
Art. 10. São vedados:
[...]
II - a colocação de adesivos, pinturas, PELÍCULAS ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos;
Olá boa tarde, coloquei luz drl no meu para não usar o farol baixo de dia, estou dentro da legislação?
Olá Aldo!
Qualquer adaptação de um novo dispositivo no veículo, que não seja previsto no projeto original, é infração de trânsito.
Nessa Play List do Canal eu tenho alguns vídeos que mencionam essa questão: th-cam.com/play/PLl9Rd87bkVKmcAD-ZX2-MPTeqiXYvFEdk.html
Parabéns pelos videosu
Valeu Castro!!
E se no caso de fiscalização o policial não tiver equipamento para aferir a transmitância e aplicar a multa mesmo assim?
Olá Maluco!
A maioria das autuações por película irregular não precisa do medidor.
@@bizuariodetransito ABSURDO, como ele vão saber se é 50 ou 70 ?
Boa noite que película e permitido coloca no pára-brisa g35 e na partes lateral ?
Olá Alcimar!
No vídeo eu falo de cada vidro e de cada transmitância permitida.
Vá na descrição dele, e busque pelo índice dos capítulos.
Eu trabalhei numa área onde havia muitos furtos de veículos, os meliantes preferiam os com película escura, acredito que pelo fato de poder ficar lah dentro "trabalhando" mais a vontade.
Olá Almir!
Certamente!
Com a quantidade de câmeras de monitoramento que temos hoje, é muito mais "seguro" furtar um veículo com películas bem escuras, e poder ir para longe sem o risco e ser reconhecido.
Resumindo nossa justiça é uma merda
Como funciona para os adesivos perfurados no vidro traseiro (vigia) que geralmente é utilizado para fazer algum tipo de propaganda?
Olá Fellipe!
O art. 9ª Resolução 960/22 do Contran permite a aplicação de inscrições, pictogramas ou painéis decorativos de qualquer espécie (inclusive o de perfurite).
Sem problemas. Basta que o veículos possua espelho retrovisor em ambos os lados.
Eu não uso retrovisor interno, tanto que ele fica virado para o teto
E os furgões e os caminhões, tem restrições à visibilidade pelo espelho interno?😊😅😊
Olá Umberto! Exatamente!
Por isso falo lá no minuto 04:44 que o espelho interno é obrigatório apenas para os veículos da categoria M1 (automóveis, camionetas e utilitários) e N1 (caminhonetes), que tenham vidro traseiro.
Para o restante, o espelho não é obrigatório (obviamente), como você bem lembrou.
Mas nesse caso, os veículos maiores compensam com espelhos externos mais amplos e com maior campo de visão.
Consegue me informar sobre a chancela?
Sou hobista e pretendo aplicar no meu carro, mas na lei fala da tal chancela.
Geralmente é pedido o nome da loja que aplicou, transmitância e a lei 989/22 ( mas de novo, não tenho loja como eu faço kkkk).
E outra assim como mostrado no vídeo a lei usada é a antiga 254/07 ( no trecho 11:54 ) pode esse tipo de chancela ( a grande maioria é essa com a antiga lei a moeda disponibiliza, você como policial pode me informar )??
Me tira essa dúvida por favor.
Olá Guilhermo!
A chancela é como um atestado de responsabilidade do instalador, onde ele afirma qual foi a transmitância final medida (com equipamento).
A Resolução 960/22 do Contran (que tem uma pequena alteração feita pela 989), não diz se o instalador necessariamente precisa ser uma pessoa jurídica.
Mas você não precisa mandar fazer um alicate de chancela só para você.
Pode ir num instalador e pedir para usar o alicate dele (lembrando que a partir daquele momento, a responsabilidade é dele).
Por outro lado, a 960 só diz que a marca do instalador e da transmitância deve ser gravado de forma "INDELÉVEL" na película. Mas não diz como. Porém, obviamente não pode ser etiqueta ou pintura, pois isso pode ser apagado.
Excelente Saturnino.
Saudações de um ex-combatente da 9a SR.
Opa! Muito Obrigado!
Saudações!!!
Me diga uma coisa...
O agente de trânsito, ou policial pode multar se ele não estiver de posse do aparelho que mede a transmitância luminosa.
Olá João!
Como eu explico no vídeo, existem várias irregularidades relativas às películas que não exigem medidor.
Ele só é imprescindível quando a infração é a transmitância "menor" que o permitido, constatada pelo próprio medidor.
Pode me ajudar? pode colocar fume no parabrisa dianteiro?
Olá Luukas!
Se conseguir atender aos requisitos descritos no minuto 08:20, pode.
Películas mais evitam problemas do que trazem problemas! Mulher sozinha dentro de um carro sem película poderá ser sequestrada, estuprada ou assaltada, vítima facilmente escolhida! Na grande maioria dos casos a película trará benefícios, os outros casos são exceções(sequestros, estupros) e não podemos julgar as exceções como regra! Normalmente quem sai pra fazer um sequestro já vai com um carro com película 5% de visibilidade (G5).
Infelizmente, é difícil dizer se realmente se isso realmente funciona. Já que não existe nenhuma estatística ou estudo publicado.
@@bizuariodetransitoai só pela sensação de segurança da mulher e a sensação de que pode ter um policial armado no carro pro bandido já vale a pena 😂
Acredito que essas regras foram feitas quando as películas ainda eram as tinturas. Hoje a tecnologia mudou e películas escuras tem boa visibilidade.
Olá Maurício!
Seja a tecnologia que for, se a película impedir a visibilidade de fora para dentro, ela nunca será permitida, por conta do risco à atividade policial, principalmente.
O luximetro é obrigatório para formalizar a multa? Caso seja obrigatório e o agente não possuir, pode ocorrer Abuso de Autoridade?
Olá Rafael!
Na verdade, o nome correto do equipamento é Medidor de transmitância luminosa (luxímetro é outra coisa, com a função bem diferente).
Sobre sua pergunta, a maioria das autuações relacionadas às películas, não precisa do medidor. Falo isso a partir do minuto 11:54.
E quando a autuação tem a ver especificamente com a transmitância dos vidros, sem o equipamento é impossível lavrar o auto de infração.
Olá, sou o Danilo, trabalho com películas em Curitiba. As películas de segurança, que geralmente são transparentes, possuem transmitancia de 85%. Elas podem ser usadas nos vidros dianteiros e no parabrisa sem nenhum problema? Nesse caso, precisará de chancela? Outra coisa, se o vidro incolor ou colorido é de 70% a 85% de transparência, e colocar mais uma película de 70%, então não seria inviável colocar película? Afinal o conjunto película + vidro seria inferior a 70% de transparência. Na teoria não é inviável película nos vidros dianteiros e parabrisa? Ficaria muito muito grato se respondesse esses minhas duas dúvidas.
Olá Danilo!
Sim, as películas podem ser usadas no para-brisa, com algumas condições. No minuto 08:20 do vídeo eu falo justamente sobre isso.
Sobre a chancela, ela é necessária sim, e vai conter a transmitância final resultante da soma da película mais o vidro.
Resumindo, a transmitância final do conjunto vidro+película não pode ser inferior a 63% (+ 7% de tolerância) = 70%.
Então pode usar a película G35 windows carbono nós vidros laterais e no parabrisa.
E nós vidros traseira G5? O senhor pode me tira esse. dúvida. essa película windows é de qualidade! Desde já agradeço .
Me ajuda aqui rapidinho... Fiquei na dúvida...
Então o vidro traseiro(visto pelo retrovisor interno), pode ser G5?
E os laterais traseiros? Pode ser G0 ou só G5?
Tem algum lugar que a G0 seja permitida? Tipo aqueles triângulozinhos entre o vidro traseiro e a barra traseira
Olá Wendel!
É como mostrei lá no vídeo.
Da metade para frente (vidros laterais dianteiros, para-brisa e qualquer outro vidro nessa área) é sempre 70% no mínimo.
O que sobrar pode ser menor que 70%.
@@bizuariodetransito Obrigado!
Disponha!
Parabéns pelo vídeo e por gentileza Wendel,esta correto meus vidros: para-brisa esta chancela 75% e vidros laterais 70% .....e vidros laterais traseiros 28% e 28% também no vidro do porta mala, posso rodar tranquilo,????? GRATO.
e sobre as peliculas de nanoceramica, carbon, que é super claro por dentro? ainda sim é infração? não tem logica ser uma vez que não atrapalha a visibilidade do motorista. é bem mais seguro do que as peliculas convencionais
Depende!
Qual é a transmitância de fora para dentro e de dentro para fora?
@@bizuariodetransito na real eu não tenho ideia, ela é bem escura por fora, e por dentro fica muito claro, parece uma película padrão, visibilidade de dentro pra fora é perfeita tanto de dia quanto de noite, nanoceramica o nome, se puder dar uma olhada tem uns vídeos pelo TH-cam tô bem curioso pra saber a respeito ela bloqueia até 98% dos raios infravermelhos, deixando a parte interna vem mais fresca, ar condicionado parece que gela mais, é uma tecnologia sensacional
Não atrapalha a visibilidade do motorista, mas atrapalha a visibilidade externa em relação a quem está dentro, é óbvio que é proibido do mesmo jeito né amigão
A transmitancia luminosa é calculada de fora para dentro, e essas peliculas só são claras de fora para dentro em luminosidade extrema com sol, a noite continua sendo horrivel.
E as películas que preservam a visão externa?
Olá Lucas!
A película pode ter 100% de transmitância de dentro para fora. Mas se a transmitância inversa for abaixo do permitido, continua irregular.
Boa noite
Bom, para medir a transmitancia é de fora para dentro.
Mas quem dirige do lado de fora do carro?
Olá Leandro!
A transmitância pode ser medida de ambos os lados, não faz diferença.
Só existe alteração quando a película é metalizada (espelhada). Mas essa é proibida!
Se eu colocar um envelopamento preto fosco ou da cor do veiculo por fora do para-brisa na área que corresponde ao degradê, é permitido?
Olá Gabriel!
Em tese sim, pois não se trata de uma área indispensável à dirigibilidade.
Mas eu não faria, pois aquele ângulo de visão faz falta no dia a dia (placas elevadas e semáforos).
Se fosse uma área inútil, o fabricante do vidro já pintaria de preto na fábrica.
@@bizuariodetransito Opa, obrigado pela resposta. Concordo, nem tinha lembrado desse detalhe. Vou pensar bem, seria só pra personalizar um carro antigo kk Abraço, conteúdo muito legal do seu canal!
O dia que o Poder Público garantir a segurança dos motoristas a maioria vai andar dentro da lei...enquanto nao acontece isso o pessoal tenta se proteger...
Ficando igual aos criminosos, andando fora da lei e pondo a vida em risco.
ah sim, o serviço público é lindo e eficiente né.
Película degradê nos vidros laterais, onde apenas uma pequena faixa é espelhada e o restante é escura normal, também é proibida?
Olá Davi!
Não recomendo colocar.
Você pode ser autuado sem abordagem.
Rapaz eu uso película e a questão da minha privacidade só isso
No parabrisa aparece 75%, no do motoris e passageiro 70%, nos 3 de tras aparece 28% , como voce colocou que nos da frente tem que ser 70> e nos de trans 70< nao podendo ser zero, entao meu carro esta correto na lei certo ?
Olá Peterson!
O valor nas chancelas está certo.
Mas para saber se realmente corresponde à realidade, só usando o medidor.
@@bizuariodetransito | Eu moro no Ceará, onde temos um sol escaldante e muito forte, sou portador de uma doença autoimune que não posso me expor ao sol, mas não gosto de vidros muito escuros, por questão até de segurança (gosto de visibilidade), por isso, gostaria de saber se existem películas automotivas "claras" que protejam dos raios UVB e UVA? E aquela tecnologia que existe em óculos, que escurece de acordo com a incidência do sol, existe em películas automotivas?
Grato pela atenção.
Só n entendo esses G5/20/50 etc... Como saber qual nível de luz q cada uma passa? Tipo G20 ela tá dentro dos 70% q a lei permite?
Olá Marcelo!
É como eu explico ali no minuto 01:43.
G20 significa que, após ser colocada sobre o vidro, ela deixa passar somente 20% de luz.
Então, para ficar nos conformes, a película mínima para a metade da frente do carro seria a G70, que deixa passar 70% de luz. (A grosso modo)
@@bizuariodetransito obg por tirar a dúvida
Nano cerâmica e nano carbono pode ? Respeitando as especificações
O problema está na segurança pública! Se fosse boa poucos usariam películas...escuras tbm
Eu mesmo coloquei pelo conforto e o sol de hoje em dia não tá ajudando
Películas de poliester são límpidas de dentro para fora, de dia ou de noite. E são escuras de fora para dentro, seja dia ou noite. O resto é lixo.
Mas se for carro do governo tá liberado andar com carro lacrado no G5 né?
Está?
Vários carros do governo são assim, aqui no estado de Goiás msm todos os gol a disposição da prefeitura e governo são tudo lacrado e ngn fala nada @@bizuariodetransito
Já denunciaram nas Ouvidorias?
O meu é tão escuro q só ando com a cabeça pra fora do carro 😮
Cuidado para não ficar enganchado... kkkkk!!
O meu é 70% nas 4 porta e traseira pode?
Se realmente for 70%, pode rodar tranquilo.
O governo, como sempre, enchendo o saco do povo.
Resumindo a realidade aqui... pode colocar até 100% que nem a PRF vai multar... segue a vida, tenho pelicila refletida nos 4 canto do meu carro, nunca fui sequer parado e olha que sempre passo pelo posto da PRF...
Carlos, com película de 100% (G0) você só vai conseguir guiar se colocar um periscópio no teto do carro.
E sobre as películas refletivas no seu carro, em qual Posto PRF você sempre passa?
Mas tu acha mesmo que ele vai falar qual posto é? Kkkkkkk@@bizuariodetransito
Só uso g5 em tudo. Até no parabrisa.
Atrapalha muito a noite?
@@tijucafoda sim
Ai quando cai numa blitz e manda arrancar reclama.
Faltou falar das peliculas modernas cuja transparência de dentro para fora são suficientes para visualização. É pena, mas hoje em dia quem faz as regras geralmente tem motorista ou segurança e não estão nem ai para o risco que corremos na rua todo santo dia; e sim na duvida de ver quem esta dentro o infrator da sociedade não se arrisca.
Concordo, película mais evita assaltos do que traz malefícios!
Como de costume, o brasil sempre atrasado. Películas que permitem a visbilidade plena, mesmo sendo quase instransponíveis (vendo de fora) deveriam ser legalizadas, pois o intuito nunca é claro.
Olá Jaorgin, películas que não deixam o policial ver o interior do carro, jamais serão legalizadas.
Policial não tem nada que ver no interior de veículos. Propriedade particular num estado de direito é inviolável.
Com certeza!
O dia que você for abordado e questionado, fale isso ao policial.
Tenho certeza que ele vai te entender perfeitamente.
@@bryndenrivers2321a regra geral é o direito a privacidade, mas se houver fundada suspeita de cometimento de crime a polícia pode revistar sim e tem o que ver, se for um sequestro e o polícial não visualiza nada então não suspeita, portanto, de alguma forma seria bom está sempre visível né?
Sem dúvida é uma pessoa boa, mas se percebe que o poder de ser um agente estatal armado, o deixa poderoso e com "ar" de superioridade em relação aos escravos que pagam impostos. Desejo que se liberte do estado. Amém
Amém!
E que possamos ir logo para Marte, onde não existirão nem Estado e nem impostos...
🤔😃🤗
O qua é permitido em carros de segurança?
Olá!
O que seria um carro de segurança?