Preços em Portugal na Idade Média (1260-1500)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- O levantamento dos dados medievais sobre preços de itens básicos em Portugal permite bom entendimento das condições de vida e do cotidiano medieval. Compartilhe este vídeo e ajude o canal! ❖PIX: ocanalmedieval@gmail.com
❖Assinatura:
/ @canalmedieval
Com o link acima você pode assinar o Canal Medieval e ter acesso a informações e conteúdos exclusivos. Confira no link!
---
Outras plataformas de doação:
❖APOIA-SE: apoia.se/canal...
❖PagSeguro: pag.ae/7VKTMMynH
---
DETALHES DO VÍDEO:
Para compor este vídeo, intensa pesquisa foi empreendida. Quando deparei-me com medidas como "arrátel" - usado para carnes - ou ainda "moio" - usado para o sal - percebi que eu teria um trabalho e tanto.
Mas quando notei que algumas destas medidas não tinham conversão direta para pesos e medidas que usamos atualmente, vi que o trabalho seria... "desafiador". A situação demandou que eu calculasse a equivalência de valores primeiro para outras medidas intermediárias, para então sim transpor para uma base referencial que utilizamos no nosso cotidiano. Como exemplo:
►Obtive o preço de um (1) moio de sal. E então descobri que um moio de sal é o mesmo que 15 fangas. Sim: FANGAS! Mas o que raios é uma "fanga"? Ah sim, descobri que uma fanga equivale a 4 alqueires. Mas qual dos inúmeros tipos de alqueire? Resposta: aquele que equivale a aproximadamente 55,2 litros.
Percebe o que envolveu esta pesquisa?
Agora multiplique isso para 18 itens diferentes, com outras medidas e ainda por cima, em diferentes datas, contendo lacunas...
Mas quando eu pensei que ao menos a metodologia estava resolvida e estava me conformando com o trabalho lento que teria pela frente... o senso de historiador falou mais alto. Perguntei-me se estas medidas foram sempre IGUAIS no medievo... Ora, vamos lá para mais uma pesquisa e descobrimos que a resposta era que AS MEDIDAS VARIARAM ao longo da Idade Média, mesmo dentro de Portugal. Por exemplo, pelos idos de 1253 em diante, o arrátel equivalia 12.5 onças (357,6 g). Porém, a partir de 1477, já valia 14 onças (400.6 gramas) e no ano de 1499, correspondia à 16 onças, ou 457.8g. E a tal da "onça", teve variações regionais dentro de Portugal, até que padronizações mais centralizadoras surgissem.
Claro que nada disso seria possível sem cálculos numerosíssimos e evidentemente, sem as fontes! Amparei-me em um excelente trabalho acadêmico do prof. universitário português Sérgio Carlos Ferreira, que em sua Dissertação de Mestrado sob o título "Preços e Salários em Portugal na Baixa Idade Média", trouxe levantamentos de dados fascinantes sobre o tema.
Antes de mais nada, quaisquer dados sobre o medievo são quase sempre meras estimativas. Bem verdade que mais ao fim da Idade Média as informações já não são mais tão rarefeitas. Para evitar as lacunas muito grandes, que provocariam um "desaparecimento" e "reaparecimento" de itens na lista em vários anos ou séculos, mas refletindo a organicidade da história portuguesa, inferi dados de crescimento, diminuição, aceleração ou frenagem estabelecendo uma razão de crescimento viável e orgânica entre vários recortes temporais. Logo, há extrapolação ou interpolação intencional - ainda que criteriosíssima - de certos dados, no sentido de alargar algumas condições, mas somente para o preenchimento de lacunas entre registros, dando dinamismo à lista e sempre com o cuidado de respeitar os principais eventos históricos. Mas tais inferências compõem - de longe - a menor parte dos dados expostos, pois felizmente a obra que me baseei traz muitos dados. Aliás, todos os dados foram organizados no app Flourish.
❖Este vídeo tem poucos minutos; mas com pesquisa do tema, consulta de bibliografia, produção de roteiro, gravação de áudio e vídeo, edição... foram várias horas de produção. Ajude a manter o Canal Medieval e possibilitar que eu continue a produzir mais conteúdo gratuito e de qualidade sobre a Idade Média. Tenho hoje mais do que 10 mil inscritos. Se cada um contribuísse com meros 50 centavos, eu teria o suficiente para me dedicar inteiramente ao canal. 🙌
Pense nisso e bora ajudar! 🏇
--
❖LIVRO DO PROFESSOR EVANDRO DE SOUZA:
A obra "Gottfried, o Príncipe de Gelo" é a primeira da série de ficção medievalista "As Aventuras em Veldan". Link:
📗 ocanalmedieval...
►SINOPSE:
Após uma tragédia, um príncipe nórdico é deserdado. Castigado por um terrível inverno em seu exílio na floresta de Bergans, no coração do Reino de Nordheim, Gottfried Benkestok terá na ameaça dos ursos e dos lobos apenas a menor de suas preocupações. Inimigos surpreendentes emergirão e combates épicos não faltarão nesta saga.
-
Músicas:
►"A Napolitana", por Evandro de Souza, publicada originalmente em vídeo aqui do canal: • Música Medieval - Espe...
►"Crusader" by Scott Buckley - www.scottbuckley.com.au
►"Helios" by Scott Buckley - www.scottbuckley.com.au
Escreva aqui embaixo quais foram as suas impressões com este vídeo sobre os preços de itens básicos em Portugal durante a Idade Média. Você conseguiria arcar com as despesas mensais? E diárias? Para fins de referência, pensemos: quanto está a prata no dia em que você assiste este vídeo? No dia 31/10/2021 a grama da prata está custando, em moeda brasileira, R$ 4,33. Se você gostou do vídeo, por favor, não se esqueça de CURTIR, e também de COMPARTILHAR este vídeo com os seus amigos. Se és novo no Reino do Canal Medieval, seja bem-vindo e inscreva-se, para ser notificado pelo sino quando os inimigos - ou novidades - estão chegando!
Se formos analizar a quantia de gastos que temos hoje e o que eles tinham naquele tempo, o salário deles não fugia muito do poder de compra que temos hoje.
@@rodivanfernandesdeassis9535 Muito bem notado, nobre do reino! Abraço e boa semana, meu caro!
Ah, e não deixe de ler a descrição do vídeo, que contém o "onde e como" obtive e organizei estes dados. Você não pode nem vislumbrar a dificuldade e o trabalho que isso deu 😂. Confira o que eu tive que calcular...
Considerando que seu último vídeo foi a quatorze dias atrás, eu confio... 👍🤣
@@CosmicGenerator ah pois é: comento no final desse vídeo uma ideia para que eu possa me dedicar integralmente ao canal, fazendo vídeos não só com mais regularidade, mas maior qualidade e até 2 vídeos por semana. Além dos cálculos absurdos para este vídeo, minhas outras obrigações profissionais por vezes não me permitem desenvolver o canal mais rápido. Mas vamos fazendo como podemos com o que temos. Abraço, prezado e fiel Isaac.
@@CanalMedieval É bem complicado conciliar os dois.
De toda forma, meu like em vídeo seu é garantido 👍🤗.
@@CosmicGenerator Valeu!
E mais para frente pretendo me tornar um membro aqui do canal
Excelente Trabalho, como português que sou adoro a história medieval europeia e particularmente a do meu país, nunca tinha visto nada tão bem elaborado relativo ao custo de vida. Muito obrigado por mostrar esta perspetiva da vida medieval. Um abraço
Muitíssimo obrigado, irmão luso! Ajude-me a compartilhar este conteúdo entre os teus (ou nossos) compatriotas!
Quanto trabalho! Ficou incrível!! Merece ser traduzido para o inglês pelo menos para chegar ao mundo.
Concordo dmais
Parabéns! Isto sim é pesquisa. Muito interessante ver como era parte da economia na idade média. Interessante notar que o sal teve uma variação de preço muito pequena apesar da sua utilidade na preservação de certos alimentos. O trigo também teve variação pequena com uns poucos períodos de alta.
OS grandes feitos da idade média são fartamente documentados mas é difícil encontrar registros da vida cotidiana e mais difícil ainda encontrar informações claras e sucintas como as que você apresentou. E a vida é composta em 99,9% de cotidiano e 0,1% de feitos épicos. Sem pesquisas como essa que você apresentou fica difícil termos uma ideia real de como era a vida na idade média.
Muito obrigado, prezado Rogerio!
Vídeo interessante!
O senhor poderia fazer um vídeo sobre a exploração de recursos minerais na Idade Média? Como cobre, ferro, ouro, etc. E também falar sobre quando e onde eram desenvolvidos estes minerais e refinados em prata ou bronze, por exemplo.
Sempre me questionei sobre se os feudos tinham exploração mineral.
Obrigado. Conseguir dados assim são difíceis. Havia mineração em alguns feudos. Sugestão anotada.
Este tipo de vídeos são muito TOP.
Fascinante! Parabéns pelo excelente trabalho!👏🏼
Que trabalho Magnífico Professor!!!
Muito obrigado!!
Muito interessante está pesquisa.... parabéns
Seu trabalho é incrível, se possivel fale mais em seus vídeos, vc é um exelente apresentador e narrador , o conteudo falado é muito mais impactante e marcante na mente humana, vc desperta curiosidade sobre o assunto , obrigado por seu trabalho.
Parabéns pelo trabalho 👍🏾
Fantástico! Vemos que nem sempre foi fácil as coisas, mas para o que era básico, aparentemente, dependendo da época, se era possível sobreviver melhor do que hoje! Avante CM!
Fato! Avante! 🏇
Esses vídeos de gráficos são muito interessantes. Com toda a estilização para o período ficam mais interessantes. Parabéns pelo conteúdo, professor. Que Deus abençoe!
Professor, faça um vídeo sobre a história de Portugal. Quero saber pelo senhor como foi a construção da nação Portuguesa.
Chegaremos lá.
Brother, faça narrações, seu canal chegará fácil aos milhões. Muito massa o conteúdo, n vi conteúdo do tipo ou de alguns detalhes nem em inglês ou nas linhas diversas pelo mundo da historiografia
Parabens. Muito interessante. Um abraço
Obrigado 👍
Que trabalho maravilhoso! Parabéns pela pesquisa e pelo vídeo muito bem feitos, é exatamente pra isso que a internet deveria ser usada.
Obrigado!
Mark walther um mercador alemão escreveu um livro de torneio,sobre a participação dele em torneios,e burgueses e até camponeses participavam,poderia fazer um vídeo.
Prezado João: th-cam.com/video/7FtdFfec-ZA/w-d-xo.html
Só de ler o quanto você trabalhou o seu vídeo merece um 🌽 de curtidas.
Muito obrigado 😊
Como meu pai diz, pobre sempre foi pobre, independente da era. É interessante pra caramba ver alguns períodos de inflação, onde preços sobem e descem de forma absurda, achei muito legal o vídeo e na minha opinião o poder de compra de hoje não muda tanto ( claro que devemos considerar a dificuldade financeira que o mundo está passando, e assim como no vídeo acredito que haverá uma reorganização de preços). 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado pela sua contribuição. Estes picos de inflação são interessantes e estudando as suas causas podemos obter reflexões muito pertinentes. Um exemplo é a situação do país face às guerras e doenças generalizadas. Outra coisa interessante é quando um país passa de mero "importador" para produtor de um item considerado valioso. É o caso do preço do açúcar a partir de 1460. Produzido já na Ilha da Madeira, seu preço no mercado interno diminui consideravelmente ao passo que no mercado externo seu valor era altíssimo, trazendo grande riqueza para o reino de Portugal, que logo reinvestirá esta renda nas tecnologias náuticas, que por sua vez vão trazer ainda mais dinheiro. Excelente.
Otimo video !!
Obrigado
Muito interessante!
Que bom que gostou!
Excelente trabalho professor! Gostaria de saber como surgiu e se formou a igreja católica apostólica romana desde Pedro até ao império de Constantino. Obrigado. Deus o abençoe sempre 🙏.
👏👏👏👏👏👏
Muito interessante, obrigado.
Evandro, estranhei muito a forte queda do preço do açúcar do seu surgimento em 1425 até 1500 de 29,838 à 0,35 gramas de prata.
Você sabe o motivo?
Minha pergunta é baseada no que aprendemos que o preço do açúcar só cai depois que os holandeses, franceses e ingleses começam a plantar a cana no Caribe depois de 1640 e mesmo assim o açúcar continua sendo o principal produto plantado pois continua tendo o melhor custo beneficio.
Abraços e sucesso.
Obrigado! O açúcar entrou em maior volume na Europa a partir da segunda metade do século XV, mas para o caso português, a produção açucareira na Ilha da Madeira - sobretudo a partir de 1460 - transformou Portugal em produtor da (até então) especiaria. Seguia sendo mercadoria altamente lucrativa no mercado externo, onde a rivalidade com o açúcar trazido pelos venezianos era grande, mas seu preço no mercado interno decaiu bastante. O empreendimento açucareiro seguirá sendo altamente rentável - por este motivo aliás, implantou-se no Brasil, aqui prosperou e perdurou - até (agora sim) a data que o senhor mencionou. O século XVII foi marcante para um declínio avassalador do preço do açúcar. Bem em tempo, porém, encontrou-se o ouro das Minas Gerais, trazendo novo ciclo econômico para Brasil e Portugal e evitando a estagnação econômica que já se delineava.
@@CanalMedieval Obrigado.
@@fabioantoniofernandes2674 Disponha!
Showww
Há algum motivo especial pra azeite e açúcar terem uma disparada de preços?
O ápice de preços do azeite, por volta de 1369, não tem causa apresentada no artigo que mencionei na descrição do vídeo, infelizmente. Já quanto ao açúcar, trata-se da raridade mesmo. Ele começou a entrar no mercado português só na Baixa Idade Média, mas dada a sua raridade, ao lado da elevada qualidade do açúcar da cana sobre o açúcar da beterraba, ele era naturalmente muito caro, quase um item de luxo. O artigo supracitado revela que durante a década de 1460 o produto já entra com maior quantia em Portugal que, além de mero consumidor, passou a produtor (tal cultura foi introduzida na Ilha da Madeira) e exportador. Isso fez com que o produto tivesse seu preço diminuído consideravelmente no mercado interno português. Entretanto, ele seguiu sendo uma mercadoria altamente lucrativa na exportação e por isso sua negociação com os indianos, séculos mais tarde, bem como a produção colonial brasileira de açúcar foram certamente negócios extremamente rentáveis.
@@CanalMedieval muito obrigado por responder, professor. Excelente.
Tudo infinitamente mais barato que hoje
Os salários permaneceram estagnados por 240 anos ?
Não. Tenho que fazer a lista dos salários e suas flutuações. Os salários referenciados foram fixados na média ao longo destes anos, atendendo a pedidos de inscritos nos comentários dos rankings anteriores.
quem consegue comprar 70 kg de carne bovina hoje?
Os salários ficaram fixos por séculos.
SEGUNDO A EXPLICAÇÃO DO DONO DO CANAL:"OS SALARIOS FORAM FIXADOS PROSITALMENTE A PEDIDO PARA FINS DE COMPARAÇÃO".