O cara consegue transformar um vídeo que qualquer um faria bem simplório sobre acessório num vídeo divertido interessante e empolgante do início ao fim. Só o Eric, gente, só o Eric...
Conteúdo técnico explicado de forma que um leigo como eu pôde entender. Tudo acompanhado de jogos supimpa como exemplos, excelentes músicas de fundo e... muitos "Oh yeah "!!! Mais um excelente vídeo com a essência do CFX, mestre Eric: conhecimento demonstrado com muita qualidade e alma! Até 2100! Oh yeah!!!
Isso sim é um verdadeiro vídeo sobre upscalers Eric. Imagino o trabalho que deu mas o resultado final é espetacular. Ficou perfeitamente visível a um leigo e um prato cheio pra quem entende. Parabéns pelo ótimo vídeo!
Uma aula completa Sr. Eric! Como valeu ter esperado alguns dias por essa video aula. Você está de parabéns, ouso até dizer que os videos super produzidos estão retornando ao CFX e com a mesma qualidade de sempre! Gratidão eterna ao CFX e por sua forma única de compartilhar conhecimento! Será que posso lhe elogiar dizendo que tem um dom divino de fazer amigos através da sua arte? O video game nos uni, mas é a verdadeira amizade que nos mantém próximos mesmo fisicamente tão distantes. Que Deus lhe abençoe e lhe guarde sempre Eric, e também a Paulinho e Sheila. E que venha 2100!
Um dos melhores vídeos que ja vi de retrogamer , se não o melhor , tanto pela trilha como pelo conteúdo, uma obra prima que me fez investir em uma GBS C, incrível como a maioria dos games no Brasil foram enganados e só sabe o que é RBG Scart depois de velho. Inacreditável. Jogamos apenas parcialmente os games na infância e adolescência.
Muito phoda o vídeo! Caramba.... aprendi muitas coisas. Há algum tempo atrás queria um Framemaister, mas aí tinha esse lance de cabos, mods em alguns vídeo games, fui deixando pra lá. Os mini consoles me fizeram desistir dos upscalers, pela simplicidade mesmo. Mas.... que aulão, no brilhante estilo do "Kásmic" Effect. Brilhante, sou muito fã do seu trabalho! Long live to Cosmic Effect!
Video Digno de se apreciar com uma pipoca 🍿!!! Ainda uso CRTs, mas num futuro não muito distante GBS será fundamental pra usufruir de toda beleza dos games retrô. Parabéns pelo vídeo e pela verdadeira aula Mr. Eric!!
Cara que top,tenho uma gbs dessa e nunca vi tanta informação top como aki e vou ver esse vídeo várias vezes pra ver se aprendo a usar em 5x e saber pelo menos o básico ao configurar meus games!
A tranquilidade que o Eric passa a informação é tão fluida que gera uma dilatação no tempo espaço e a relatividade se fez presente! na minha percepção foram 5 minutos de muita informação e satisfação, agora imaginem a minha surpresa ao realizar que tinham se passado 40 minutos! Pois é....Efeito Cósmico não só no nome, mas também testemunhado!
Estamos vendo tão bem que vc está sem camisa kkk bem de boa nesse vídeo kk tô gostando dessa aula e sim já me desidi vou compra um gbs controle da games scare 🎉🎉 agora é Junta o dinheiro
Aquela caixa do Quake 1 de n64 lá atrás me chamou a atenção. Curto demais essa versão,e parece que tá linda! Era um dos games que eu pedia quase toda semana pra meu pai alugar pra mim. joguei muito no meu n64 em 1998 no lançamento da versão,e continuei jogando muitos anos depois.
Não resisti tive que me inscrever ... Vídeo maravilhoso deve ter dado um trabalho gigantesco ...Muitas e muitas horas de edição...Tudo isso para entregar o melhor para o público....Mil Like amigo ..Excelente trabalho ....
Cara, parabéns pela análise. A melhor que já vi na internet. Agora eu sei que esse upscaler da Games Care é perfeito pra eu usar no Meu SNES (e futuramente no Mega Drive, quando eu terminar minha coleção de SNES).
Completo D+ esse vídeo!!! Perfeito!!! Só que issas informações todas me gerou mais uma duvida... E nas tvs que sofrem Burning nas partes das faixas pretas que ficam fixas? Ate Tvs atuais ainda sofrem disso... Existe como contornar para evitar o burning?
Bom questionamento, André. Suponho que por serem barras pretas, sem os pixels acesos, não faria burning in. Chequei rápido aqui e tem algumas divergências mas nada dramático. Minha percepção é de que dá pra continuar usando 4:3 nas LCDs sem se preocupar com burning in. Valeu pelo inteligente questionamento, André.
@@CosmicEffect Caramba obrigado pela atenção em me responder... Eu sei que é uma questão que varia muito de tvs para tvs digitais, tipo no meu caso em que eu tenho uma tv de plasma antiga, de modelo que nem se fábrica mais, onde ate os pixels escuros são considerados ativos e portanto nessa situação o burning tambem acontecem... Porem ja vi vídeos recentes em que modelos modernos de tv possuem recursos para evitar, mas nenhuma empresa que fábrica se compromete em dizer que nenhuma dessas tvs mais recentes estejam livre desse efeitos provocado pelo burning... Mas de qualquer forma isso só foi uma outra questão que fica só em paralelo ao seu excelente video que aborda mais a melhor qualidade para se obter na hora de jogar...
A firmware é rigorosamente a mesma, SNES OST. A diferença é que está traduzida pra português no GBS da GamesCare -- mas isso nada muda o resultado da imagem. A única vantagem -- e ainda assim, ínfima na prática -- seria o amplificador de vídeo da Texas (mostrado no vídeo) que o GBS da GamesCare usa que, em teoria, traria uma mínima vantagem no que se refere ao trato do sinal analógico de vídeo. Mas isso não seria perceptível facilmente ou seria muito relevante, não justificando de maneira nenhuma um "vídeo" neste estilo que fiz aí.
Salve Eric! Incrédulo que só conheci seu trabalho agora. Que primor! Tenho uma GBS-C comprada no aliexpress que, ainda bem, deu tudo certo com a compra e o produto. Não tenho Everdrive e tentei ajustar para 4x no olho (analisando as linhas diagonais do Mario). Na minha opinião, ficou muito bom, porém a imagem ficou ainda menor, logicamente. Fiquei na dúvida se não dimiuí demais. Eu sei que não é igual, e que varia com a TV, mas para uma questão de ter uma ideia, qual a VPosition que o seu ficou configurada? Outra coisa: Fiz outra configuração a partir do 1280x720p e consegui uma imagem maior (em relação a preenchimento da tela) e com alguns ajustes no olho, me deixou bem satisfeito, sem aquela sensação de uma tela no meio de outra (porque na minha configuração "4x", ficou uma nitidamente uma imagem menor no meio de uma tela grande). Vc já fez algum teste parecido? Aparentemente apenas o pixel ficou maior, e não consegui perceber (ou pensar) em "contras" em usar desse modo. Alguam ideia? Valeu!
Seja bem vindo ao Cosmic, João. Sobre suas questões: usar 1280x720 vai obrigatoriamente fazer com que sua TV escalone pra 1920x1080, o que é caótico pois adiciona anti aliasing. É fora de cogitação. Pra 4x você usa 512 no Vscale e o Hscale no default. Só tem este valor pra 4x integer, João. O pixel fica, como mostro no vídeo, com dimensão 5x4. (5 de altura e 4 de largura). Pra 5x5 basta estar Vscale pra 409, mantendo Hscale no default. Aí faz um 5x com o pixel totalmente quadrado. Borda e posição você ajusta a seu gosto, é irrelevante pra escala. Como viu no vídeo, nessa firmware do GBS, em 5x uma linha fica com 6 pixels de altura, bizarramente. Na prática, não influencia negativamente em nada pois essa única linha mais espessa não provoca nenhum artefato visual. Abraços!
@@CosmicEffect Saudações, 512 vscale, imagino que seja só para Snes, certo? Qual seria a forma de obter o valor para outros consoles? Está de acordo com a resolução do console?
Não, são valores "universais" digamos assim. Mas observe que o pixel ficará 5x4 (5 de altura, 4 de largura). Outros aspectos são difíceis de conseguir com precisão de integer na firmware do GBS pois ela tem raízes em escala pra monitor analógico. Framemeister,OSSC e Retrotink são os indicados se escala integer for importante pra você.
A beleza esta nos olhos de quem a ve , e o upscaler nos da a capacidade de ver ... um pouco melhor ... Eric Fraga (entusiasta cosmico de audio e video)
Excelente vídeo, Eric! Só senti falta a respeito do modo 16:9 (para os jogos widescreen do ps2, como shadow of the colossus e gran turismo 4) onde o gbs força o aspecto 4:3, a unica alternativa neste caso é usando a resolução de 720p, mas ainda sim, nada que altere muito a qualidade do conversor.
Sempre vai faltar alguma situação a ser coberta nesse tipo de vídeo, Leonardo. Se eu fosse cobrir tudo que eu mesmo conheço de situações o vídeo teria 5 horas, literalmente. :)
(ah Leo, nota de rodapé: Jogos 16:9 em PS2 não existem na verdade; isso é o chamado "widescreen anamorfico". Ou seja, a resolução do PS2 continua em 720x480 só que o aspecto de renderização do videogame é que muda pra wide. Aí você tem de compensar na TV, por exemplo, ou usar um perfil. É só fazer um perfil no GBS pra esticar pra wide e salvar como "PS2 Wide" por exemplo. O GBS não força aspecto 4:3, é que o input dos videogames são somente 4:3. Quando tem modo widescreen nesses videogames, é o chamado anamórfico.)
Eric, vc diria que a GBS-C soluciona o problema de refresh de MVS e placas arcade? Tais placas tem refresh 59.XX Hz, o que muita tv moderna não aceita. É o típico problema do OSSC, que não muda o refresh original e portanto conflita com a falta de aceitação da tv. Vc sabe dizer se a GBS resolve isso, repassando o refresh pra tv em 60 Hz ? GRANDE VÍDEO, no mesmo naipe de vídeos do Game Sack e My Life in Gaming. Excepcional trabalho!
Fala Márcio. Sim, o GBS com essa firmware soluciona isso. A função "frame time lock" força 60hz na saída HDMI, em troca de um rápido "soluço" ocasional por conta da diferença do refresh de entrada (que sempre existirá, não só em MVS mas em qualquer console com saída de vídeo analógica). O OSSC não é um upscaler, é um line multiplier apenas portanto não tem um buffer. Por isso, ele sempre repete a frequência de entrada na saída -- está é a fonte das incompatibilidades com TVs e placas de captura. O GBS é upscaler com buffer, assim como o Framemeister e o Retrotink 5x por exemplo, e estes sempre têm alguma função pra sair 60hz forçado. Abração e obrigado pelos elogios lisonjeiros, Márcio, seja bem vindo ao Cosmic Effect.
ปีที่แล้ว
@@CosmicEffect Eric, muito obrigado, a explicação foi perfeita, tirou a minha maior dúvida! Agora sei que minha MVS e placas de arcade tem tudo pra funcionar, independente da tv que eu usar (penso em pegar uma 4k moderna, que com certeza absoluta vai rejeitar os refreshes vindos do meu OSSC com essas placas). Vc tirou essa grande dúvida e de quebra assegurou uma venda pra Gamescare haha Mandei msg pro Fábio Michelin que adorei seu vídeo sobre a GBS. . E com certeza, seu trabalho tá espetacular! Esse vídeo é riquíssimo em informações e a qualidade com que tudo foi passado se equipara aos canais gringos. Honestamente, é raro um canal brasileiro entrar em detalhes tão avançados, com footage bem capturado dos consoles, comparando até os mínimos detalhes. . Seu vídeo tem esse mesmo zelo e carinho que a gente vê nos maiores canais gringos, fiquei realmente impressionado, e nem preciso dizer que ganhou um inscrito! haha Grande trabalho mais uma vez! E obrigado pela resposta super elaborada ^_^ parabéns mais uma vez!
Márcio, fico muito feliz mesmo em tê-lo aqui comigo. Espero vê-lo mais por aqui no futuro meu caro. Obrigado mesmo pela motivação e qualquer coisa me fale à vontade. Forte abraço.
Componente, Eduardo. A qualidade é equivalente a SCART RGB e você rodará tranquilamente os jogos 480p (progressivo) do console sem precisar fazer nada.
Não é através do PS2, você configura a escala apenas no upscaler mesmo (no caso o GBS). No PS2 não precisa fazer nada, exceto claro definir o sinal pra vídeo componente no menu principal dele.
Melhor vídeo sobre o tema no youtube brasileiro, vídeo técnico com ótima didática. Porém, me fez desistir de investir nesse equipamento, pois os dois defeitos inerentes nele, na minha opinião, são piores que os benefícios, portanto, ainda prefiro jogar via AV, mesmo em TV's modernas (sim, a imagem fica bastante ruim).
Amigão, será que você consegue me ajudar com um problema… comprei a Gbs control duas hdmi, ela está funcionando perfeitamente na minha tv led, com ps1 e ps2, porém, quando coloco ela na placa de captura da avermedia, no monitor, ela transmite o sinal normal também, mas na hora que abro o obs aparece sem sinal na placa de captura. Ou seja, ela está passando pelo hdmi normal na placa de captura, tanto que jogo normalmente no monitor, mas na hora do sinal passar para a plataforma de gravação, não reconhece. Você sabe como posso solucionar isso? Tentei usar tanto o ReCentral da Avermedia quanto o OBS Streamlabs e em ambos fica sem sinal da captura.
A questão aí não é relacionada ao upscaler, PM. Ou seja, é algo entre o OBS e sua interface de captura, não relacionado com a GBS. Aí só você mesmo aí pra descobrir qual o problema.
Não é objetiva a resposta. O monitor CRT tem um dot pitch menor que o padrão das TVs (não importa marca e modelo). O resultado prático é a trama diferente. O que é a "trama"? Seria a "textura" de cada linha de pixels exibida. No monitor CRT, a trama é mais "fina" (na falta de uma palavra); nas TVs consumer, está "textura" seria mais "espessa". Ou seja: gosto pessoal vai ditar, 100%. Uma coisa importante é que monitor CRT tipicamente NÃO suporta 15khz. Isso quer dizer que eles não apresentam 240 linhas nativamente (há exceções de monitores antigos com este suporte, mas são exceções). Portanto, alimentar um monitor CRT com um SNES ou MD por exemplo irão ter as "scanlines fininhas" porque o monitor vai fazer o chamado double-scan (ele vai dobrar as linhas). Isso pode ser "mais bonito" ou "menos bonito" -- depende de cada um. No fim do dia, a beleza está nos olhos de quem vê. 100% isso.
2 ปีที่แล้ว +3
Faltou um detalhe sobre alguns sistemas que tinham VGA com um cristal de 15kHz ao invés de 31 (que é o normal).
Erick, me tira uma dúvida, quando inicia um jogo de ps2, a logo branca perde o brilho no lcd, ficando quase cinza. Como fica isso no GBS? Essa falta de luminosidade sempre me incomodou ao utilizar videogames antigos em tvs modernas
Você fala usando vídeo composto na LCD ou você usou RGB? Vou chutar que sua referência é no vídeo composto. Nesse caso, o contraste costuma ser perceptivelmente menor, o que deixaria o "branco mais pro cinza" por exemplo. No caso, pra LCD como falo no vídeo, pra disparar o nível de nitidez e até mesmo range de cores, só usando RGB por um upscaler como o GBS.
@@CosmicEffect eu nunca me interessei em colocar RGB nos meus consoles. Até pq eu tenho uma TV de tubo de época. Mas esse vídeo meio que plantou a sementinha do mal.
@@CosmicEffect é por eu moro em Brasília e os meus consoles estão em Goiânia, na casa dos meus pais porque lá tem espaço para a TV e os vídeo games. Dai seria o caso para eu trazer para minha casa. Agora Erick, parabéns cara! Que puta video. Inclusive, descobri o motivo do meu desconforto em jogar ps2 na TV de tubo. Eu achava que fosse flicker, mas é o entrelaçado. Interessante que esse incômodo é só com o ps2. Nenhum outro videogame me incomoda.
O "zoom cfx" é um recurso de edição de vídeo, não precisa dele pra fazer escala integer. O que é necessário é certificar que sua TV não adultera a escala e, então, usar o escalonador do GBS. Eu uso o grid do 240p suite pra identificar o tamanho do pixel escalonado. É isso!
No GBS? Na opção de escala você diminui o tamanho vertical até a altura do pixel ficar em 4 pixels, como mostrado no vídeo. Eu uso o checkerboard do 240p Test pra me guiar.
Eu uso estes valores a seguir. Você mesmo cria seus presets aí. 5x4 (4x integer): VSCALE 512, HSCALE deixa padrão (1023) 5x5 (5x integer): VSCALE 409, HSCALE padrão (1023) 5x5 Largo (stretch pra um aspecto mais 4:3): VSCALE 409: HSCALE 977 Divirta-se :)
Parei perdido aqui, e acho muito legal o trampo de quem busca aperfeiçoar imagem dos games antigos, mas fico muito feliz que eu não sinto essa necessidade, configurei meu Retroarch+emulatiostation em um Pc com Windows, tudo rodando perfeitinho, tudo com suas capinhas certinho, bem bonito e funcional, jogo tudo sem custo algum e eu e minha família nos divertimos horrores com os games, principalmente eu e minha esposa. Então assim, é legal ser entusiasta, relembrar nossas memórias de infância, mas gente não deixem de jogar por causa de Pixel, ou pq não está perfeitamente igual a como era antes, ou vai ter que obrigar seus amigos ou família a jogar em uma TV de Tubo de 14 polegadas para você se sentir melhor com seu toc por algo que na real, faz diferença só para você. Enfim somente elucidar isso, DIVIRTAM-SE, e se tiver uma imagem melhor em sua Tv atual, ótimo. Mas se não tiver Tv, só joguem o importante é jogar e se divertir.
Como dito na introdução do vídeo, Thiago, este vídeo é para quem gosta de usar consoles reais em TVs modernas. Estamos todos cientes da existência dos emuladores mas o nosso vídeo não é sobre isso. Apenas uma questão do foco do vídeo mesmo.
O Nintendo 64 não tem RGB nativo, tem de fazer mod nele. O fato de ser PAL-M não influencia porque em RGB isso não se aplica, não precisa mudar pra NTSC.
É possível mas tem a questão do sync e pode ser incompatível com alguns upscalers (Framemeister por exemplo, ainda que tenha jeito se usar um sync stripper). Pra 480p, por ypbpr (componente) funciona sempre.
No PS2 ele sai sync on green quando usando 480p por SCART. Você precisa que seu upscaler suporte sync on green (ou sua TV/monitor se fosse o caso de ligar direto nela). Ao que me lembre no ps2 era isso mas cheque na web, sugiro o retrorgb.com (com certeza deve ter uma página detalhando isso).
essas informações fazem a gente ficar bom nos jogos ? ou nos faz ter tempo e disposição pra jogar? Pelo que vejo o fator diversão acabou e os "retrogamers" hoje viraram tecnicos de audio e video ao inves de jogar o jogo de verdade.
Eu sou apaixonado por áudio e vídeo desde pequeno, Léo. O vídeo que assistiu nada tem a ver "ficar bom em jogos"; este vídeo é sobre um upscaler de imagem cuja função é levar sinal RGB de consoles antigos para TVs modernas que só funcionam bem com HDMI.
Na boa Erick, eu prefiro comprar a GBS do Aliexpress, o preço é muito mais inferior do que essa vendida no Brasil e conta com mais funcionalidades. Além do atendimento ser muito melhor do que dessa empresa.
Opa Thales! Em minha vida metade do que comprei no AliExpress teve ótimo atendimento (o vendedor mandou outro produto quando o meu deu problema) e a outra metade o vendedor deu uma de joão sem braço e falou que era comigo. Por isso, sempre acho que comprar na China (Ali, Shopee, etc) é um tiro no escuro. Se acertar, é muito vantajoso, mas a possibilidade de errar está sempre lá.
O cara consegue transformar um vídeo que qualquer um faria bem simplório sobre acessório num vídeo divertido interessante e empolgante do início ao fim. Só o Eric, gente, só o Eric...
Conteúdo técnico explicado de forma que um leigo como eu pôde entender. Tudo acompanhado de jogos supimpa como exemplos, excelentes músicas de fundo e... muitos "Oh yeah "!!!
Mais um excelente vídeo com a essência do CFX, mestre Eric: conhecimento demonstrado com muita qualidade e alma!
Até 2100! Oh yeah!!!
Isso sim é um verdadeiro vídeo sobre upscalers Eric. Imagino o trabalho que deu mas o resultado final é espetacular. Ficou perfeitamente visível a um leigo e um prato cheio pra quem entende. Parabéns pelo ótimo vídeo!
o melhor vídeo sobre o assunto no youtube nacional com certeza.
Uma aula completa Sr. Eric! Como valeu ter esperado alguns dias por essa video aula. Você está de parabéns, ouso até dizer que os videos super produzidos estão retornando ao CFX e com a mesma qualidade de sempre! Gratidão eterna ao CFX e por sua forma única de compartilhar conhecimento! Será que posso lhe elogiar dizendo que tem um dom divino de fazer amigos através da sua arte? O video game nos uni, mas é a verdadeira amizade que nos mantém próximos mesmo fisicamente tão distantes. Que Deus lhe abençoe e lhe guarde sempre Eric, e também a Paulinho e Sheila. E que venha 2100!
Eu assino embaixo!
Um dos melhores vídeos que ja vi de retrogamer , se não o melhor , tanto pela trilha como pelo conteúdo, uma obra prima que me fez investir em uma GBS C, incrível como a maioria dos games no Brasil foram enganados e só sabe o que é RBG Scart depois de velho. Inacreditável. Jogamos apenas parcialmente os games na infância e adolescência.
Somente o Eric pra fazer um vídeo didático e divertido como esse. A demonstração perfeita sobre as funcionalidades da GBS Control. Muito legal!
Só aqui mesmo que um review vira um vídeo incrível desse
melhor video da internet sobre o assunto.
caí aqui por acaso. Top demais. Mais 1 inscrito.
Obrigado pelo carinho, Johnny. Seja bem-vindo ao Cosmic Effect.
que video sensacional mestre. muito bom!
Um absurdo de vídeo! Oh yeah!!
Até 2100!!!
Show. Parabéns eric. My life and cosmic ? Hehe
Exatamente!
Uma aula maravilhosa sobre escala e a melhor propaganda gratuita que já vi. 👏😆
Que show de informações técnicas Eric.
Na minha humilde opinião: este vídeo ficou irrepreensível.
Parabéns. 👏👏👏
Caraca show de bola, apaixonante essa GBS me rendo a compra-la (futuramente rs). Parabéns pelo vídeo muito bem explicado e detalhado.
TOP Demais 😃😄😸
Fantástico! Conteúdo técnico passado com delicadeza e emoção de uma boa produção cinematográfica. Eric, você é o cara!
Muito phoda o vídeo! Caramba.... aprendi muitas coisas. Há algum tempo atrás queria um Framemaister, mas aí tinha esse lance de cabos, mods em alguns vídeo games, fui deixando pra lá. Os mini consoles me fizeram desistir dos upscalers, pela simplicidade mesmo. Mas.... que aulão, no brilhante estilo do "Kásmic" Effect. Brilhante, sou muito fã do seu trabalho! Long live to Cosmic Effect!
Adorei o "kásmic" em especial do seu comentário, Biankita.
Top o vídeo! Adquiri a minha e não consigo configurar. Tá bem difícil kkkk a imagem fica meio que "xiando"
Valeu!
Brigadão Rafa.
Video Digno de se apreciar com uma pipoca 🍿!!! Ainda uso CRTs, mas num futuro não muito distante GBS será fundamental pra usufruir de toda beleza dos games retrô. Parabéns pelo vídeo e pela verdadeira aula Mr. Eric!!
Que vídeo é esse, cara. É aquele momento que vou me programar pra virar membro.
Que vídeo é esse hein pai véi!! Muito bom de mais!! Parabéns e faça outros que sirvam igual esse pra mim de referência.
"Zeus você está meio listrado, você está bem Zeus?... " kkkkkk Senso de humor do Eric está mais afinado do q nunca, ótimo vídeo!
Mais uma obra prima de Eric Fraga!!!!
Sensacional !!! Parabéns por juntar todas as informações de tantas configurações diferentes e deixar tudo fácil. Muito bom, []s
Cara que top,tenho uma gbs dessa e nunca vi tanta informação top como aki e vou ver esse vídeo várias vezes pra ver se aprendo a usar em 5x e saber pelo menos o básico ao configurar meus games!
Excelente conteúdo, muito bem trabalhado. Parabéns!!! Viável para você fazer um comparativo GBS-C e OSSC Bitfunx?
Valeu meu caro. Sobre o OSSC, não possuo ele então impossível. Abs!
Que vídeo bem produzido. Eu nem ia clicar pra ver, mas ainda bem que cliquei, pura qualidade de informação e intreterimento.
Obrigado pelas palavras, Marcos. Seja bem-vindo ao Cosmic.
Eita primeiro video que estou vendo do seu canal, valeu a pena seguir a instrução de assistir em tela cheia 1080p60, que massa essa abertura!!!!
Seja bem-vindo ao Cosmic, @danilo. É o 1º canal BR de videogames clássicos. Puxe a cadeira.
Erick, meu filho. Como faço esse 5X???? Coisa linda ficou
A tranquilidade que o Eric passa a informação é tão fluida que gera uma dilatação no tempo espaço e a relatividade se fez presente! na minha percepção foram 5 minutos de muita informação e satisfação, agora imaginem a minha surpresa ao realizar que tinham se passado 40 minutos! Pois é....Efeito Cósmico não só no nome, mas também testemunhado!
Haha, brigado pelas palavras Beto, velho amigo.
Simplesmente fantástico! Meus parabéns Eric e, acima de tudo, muito obrigado!
Brigado a você, Renato.
Eric, vc é o melhor!!
Esse vídeo ficou muito bom, Eric.
Estamos vendo tão bem que vc está sem camisa kkk bem de boa nesse vídeo kk tô gostando dessa aula e sim já me desidi vou compra um gbs controle da games scare 🎉🎉 agora é Junta o dinheiro
Esse video é ouro puro pra quem sempre quis adquirir um upscaler,mas não entende a parte técnica e os termos,assim como eu.
É Eric, por sua causa eu comprei um Mega Drive II Tec Toy e a GBS... o Fábio está preparando tudo pra mim. Graças aos seus vídeos. Valeu mesmo.
Aquela caixa do Quake 1 de n64 lá atrás me chamou a atenção. Curto demais essa versão,e parece que tá linda! Era um dos games que eu pedia quase toda semana pra meu pai alugar pra mim. joguei muito no meu n64 em 1998 no lançamento da versão,e continuei jogando muitos anos depois.
Que categoria, professor! Sensacional! Estava namorando esse aparelho, não tenho mais dúvidas. Abraço e vida longa ao cosmic!
Não resisti tive que me inscrever ... Vídeo maravilhoso deve ter dado um trabalho gigantesco ...Muitas e muitas horas de edição...Tudo isso para entregar o melhor para o público....Mil Like amigo ..Excelente trabalho ....
Melhor vídeo explicativo da GBS! Obrigado!
Sensacional, parabéns pela meticulosidade e didática!
wow... Impressionante! Muito informativo e divertido ao mesmo tempo - e o mais legal foi a trilha sonora tocando ao fundo! Muito show!%
Que vídeo sensacional, muito bem explicado, bem didático. Parabéns meu brother.
Obrigado pela motivação, Ruiter. Seja bem-vindo ao Cosmic.
Bravo mestre Eric! Que video sensacional!!! Altíssimo nível, como sempre!
Foi um prazer assistir o vídeo, parabéns uma verdadeira aula.
Fico feliz, seja bem-vindo ao Cosmic, Eberton.
Cara, parabéns pela análise. A melhor que já vi na internet. Agora eu sei que esse upscaler da Games Care é perfeito pra eu usar no Meu SNES (e futuramente no Mega Drive, quando eu terminar minha coleção de SNES).
Obrigado Gabriel, seja bem-vindo ao Cosmic.
Esse vídeo é um patrimônio da cultura gamer.
Excelente vídeo!!! Conhecimento, é a palavra que resume esse vídeo.
Gostei muito do vídeo Eric! Muito bem feito! Você está de parabéns!
Eu amo esse video...adquiri essa coisa linda feita pelo michelin + cabo scart...vou enfim conseguir jogar o meu super nintendo!
Completo D+ esse vídeo!!!
Perfeito!!!
Só que issas informações todas me gerou mais uma duvida...
E nas tvs que sofrem Burning nas partes das faixas pretas que ficam fixas? Ate Tvs atuais ainda sofrem disso... Existe como contornar para evitar o burning?
Bom questionamento, André. Suponho que por serem barras pretas, sem os pixels acesos, não faria burning in. Chequei rápido aqui e tem algumas divergências mas nada dramático. Minha percepção é de que dá pra continuar usando 4:3 nas LCDs sem se preocupar com burning in. Valeu pelo inteligente questionamento, André.
@@CosmicEffect Caramba obrigado pela atenção em me responder...
Eu sei que é uma questão que varia muito de tvs para tvs digitais, tipo no meu caso em que eu tenho uma tv de plasma antiga, de modelo que nem se fábrica mais, onde ate os pixels escuros são considerados ativos e portanto nessa situação o burning tambem acontecem...
Porem ja vi vídeos recentes em que modelos modernos de tv possuem recursos para evitar, mas nenhuma empresa que fábrica se compromete em dizer que nenhuma dessas tvs mais recentes estejam livre desse efeitos provocado pelo burning...
Mas de qualquer forma isso só foi uma outra questão que fica só em paralelo ao seu excelente video que aborda mais a melhor qualidade para se obter na hora de jogar...
podia fazer uma review boa assim do gbs control azul do aliexpress. ninguem faz review tao boa com tantos testes assim de upscaler, só confio em voce
A firmware é rigorosamente a mesma, SNES OST. A diferença é que está traduzida pra português no GBS da GamesCare -- mas isso nada muda o resultado da imagem. A única vantagem -- e ainda assim, ínfima na prática -- seria o amplificador de vídeo da Texas (mostrado no vídeo) que o GBS da GamesCare usa que, em teoria, traria uma mínima vantagem no que se refere ao trato do sinal analógico de vídeo. Mas isso não seria perceptível facilmente ou seria muito relevante, não justificando de maneira nenhuma um "vídeo" neste estilo que fiz aí.
Eu tenho um da gamescare, um + antigo apenas com uma saida vga, mas eu uso um conversor vga pra hdmi entao de boa. to upando alguns videos de teste
Melhor análise de upscaler do TH-cam, 👏👏👏
Obrigado Alex, seja bem-vindo ao Cosmic Effect.
Tenho um OSSC, estou muito feliz com ele, mas confesso que me deu vontade de adquirir o da Gamescare!
Caraca... muito bom seu vídeo! É uma versão mais engracada do My life in Gaming
Curioso você achar engraçado mas... Rs... Seja bem-vindo ao Cosmic Effect, meu caro. Você está no 1º canal BR de videogames clássicos.
@@CosmicEffect Sim kkk é muito bom! muito obrigado!
Salve Eric! Incrédulo que só conheci seu trabalho agora. Que primor!
Tenho uma GBS-C comprada no aliexpress que, ainda bem, deu tudo certo com a compra e o produto.
Não tenho Everdrive e tentei ajustar para 4x no olho (analisando as linhas diagonais do Mario). Na minha opinião, ficou muito bom, porém a imagem ficou ainda menor, logicamente. Fiquei na dúvida se não dimiuí demais. Eu sei que não é igual, e que varia com a TV, mas para uma questão de ter uma ideia, qual a VPosition que o seu ficou configurada?
Outra coisa: Fiz outra configuração a partir do 1280x720p e consegui uma imagem maior (em relação a preenchimento da tela) e com alguns ajustes no olho, me deixou bem satisfeito, sem aquela sensação de uma tela no meio de outra (porque na minha configuração "4x", ficou uma nitidamente uma imagem menor no meio de uma tela grande). Vc já fez algum teste parecido? Aparentemente apenas o pixel ficou maior, e não consegui perceber (ou pensar) em "contras" em usar desse modo. Alguam ideia?
Valeu!
Seja bem vindo ao Cosmic, João. Sobre suas questões: usar 1280x720 vai obrigatoriamente fazer com que sua TV escalone pra 1920x1080, o que é caótico pois adiciona anti aliasing. É fora de cogitação.
Pra 4x você usa 512 no Vscale e o Hscale no default. Só tem este valor pra 4x integer, João. O pixel fica, como mostro no vídeo, com dimensão 5x4. (5 de altura e 4 de largura).
Pra 5x5 basta estar Vscale pra 409, mantendo Hscale no default. Aí faz um 5x com o pixel totalmente quadrado.
Borda e posição você ajusta a seu gosto, é irrelevante pra escala.
Como viu no vídeo, nessa firmware do GBS, em 5x uma linha fica com 6 pixels de altura, bizarramente. Na prática, não influencia negativamente em nada pois essa única linha mais espessa não provoca nenhum artefato visual.
Abraços!
@@CosmicEffect Saudações, 512 vscale, imagino que seja só para Snes, certo? Qual seria a forma de obter o valor para outros consoles? Está de acordo com a resolução do console?
Não, são valores "universais" digamos assim. Mas observe que o pixel ficará 5x4 (5 de altura, 4 de largura). Outros aspectos são difíceis de conseguir com precisão de integer na firmware do GBS pois ela tem raízes em escala pra monitor analógico. Framemeister,OSSC e Retrotink são os indicados se escala integer for importante pra você.
Q vídeo ótimo vc fez. Aprendi mto sobre o assunto.
A beleza esta nos olhos de quem a ve , e o upscaler nos da a capacidade de ver ...
um pouco melhor ...
Eric Fraga (entusiasta cosmico de audio e video)
Excelente vídeo, Eric! Só senti falta a respeito do modo 16:9 (para os jogos widescreen do ps2, como shadow of the colossus e gran turismo 4) onde o gbs força o aspecto 4:3, a unica alternativa neste caso é usando a resolução de 720p, mas ainda sim, nada que altere muito a qualidade do conversor.
Sempre vai faltar alguma situação a ser coberta nesse tipo de vídeo, Leonardo. Se eu fosse cobrir tudo que eu mesmo conheço de situações o vídeo teria 5 horas, literalmente. :)
(ah Leo, nota de rodapé: Jogos 16:9 em PS2 não existem na verdade; isso é o chamado "widescreen anamorfico". Ou seja, a resolução do PS2 continua em 720x480 só que o aspecto de renderização do videogame é que muda pra wide. Aí você tem de compensar na TV, por exemplo, ou usar um perfil. É só fazer um perfil no GBS pra esticar pra wide e salvar como "PS2 Wide" por exemplo. O GBS não força aspecto 4:3, é que o input dos videogames são somente 4:3. Quando tem modo widescreen nesses videogames, é o chamado anamórfico.)
essa moça é fogo... o fogo é fogo... esquenta...
Eric, vc diria que a GBS-C soluciona o problema de refresh de MVS e placas arcade? Tais placas tem refresh 59.XX Hz, o que muita tv moderna não aceita. É o típico problema do OSSC, que não muda o refresh original e portanto conflita com a falta de aceitação da tv. Vc sabe dizer se a GBS resolve isso, repassando o refresh pra tv em 60 Hz ? GRANDE VÍDEO, no mesmo naipe de vídeos do Game Sack e My Life in Gaming. Excepcional trabalho!
Fala Márcio. Sim, o GBS com essa firmware soluciona isso. A função "frame time lock" força 60hz na saída HDMI, em troca de um rápido "soluço" ocasional por conta da diferença do refresh de entrada (que sempre existirá, não só em MVS mas em qualquer console com saída de vídeo analógica).
O OSSC não é um upscaler, é um line multiplier apenas portanto não tem um buffer. Por isso, ele sempre repete a frequência de entrada na saída -- está é a fonte das incompatibilidades com TVs e placas de captura.
O GBS é upscaler com buffer, assim como o Framemeister e o Retrotink 5x por exemplo, e estes sempre têm alguma função pra sair 60hz forçado.
Abração e obrigado pelos elogios lisonjeiros, Márcio, seja bem vindo ao Cosmic Effect.
@@CosmicEffect Eric, muito obrigado, a explicação foi perfeita, tirou a minha maior dúvida! Agora sei que minha MVS e placas de arcade tem tudo pra funcionar, independente da tv que eu usar (penso em pegar uma 4k moderna, que com certeza absoluta vai rejeitar os refreshes vindos do meu OSSC com essas placas). Vc tirou essa grande dúvida e de quebra assegurou uma venda pra Gamescare haha Mandei msg pro Fábio Michelin que adorei seu vídeo sobre a GBS.
.
E com certeza, seu trabalho tá espetacular! Esse vídeo é riquíssimo em informações e a qualidade com que tudo foi passado se equipara aos canais gringos. Honestamente, é raro um canal brasileiro entrar em detalhes tão avançados, com footage bem capturado dos consoles, comparando até os mínimos detalhes.
.
Seu vídeo tem esse mesmo zelo e carinho que a gente vê nos maiores canais gringos, fiquei realmente impressionado, e nem preciso dizer que ganhou um inscrito! haha Grande trabalho mais uma vez! E obrigado pela resposta super elaborada ^_^ parabéns mais uma vez!
Márcio, fico muito feliz mesmo em tê-lo aqui comigo. Espero vê-lo mais por aqui no futuro meu caro. Obrigado mesmo pela motivação e qualquer coisa me fale à vontade. Forte abraço.
Parabéns!! Vídeo incrível!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😎😎😎😎😎😎😎😎
Melhor review possível! Valeu demais
Valeu Brunoid, sir.
@@CosmicEffect pedi uma! Tenho a GBS-C azul mas a minha não sincroniza Scart de jeito nenhum. Vamos ver se agora vai.
Massa mestre. Se precisar dos valores pra 4x e 5x, só falar.
@@CosmicEffectEric me ajuda preciso destes valores 4x e 5x pode me ajudar? Obrigado!!!
Excelente vídeo, muito bom!
Ola uma informação qual cabo usaria para capturar do NES porque só tem cabo composto eu tenho uma gbs Control?
NES precisa modificar pra RGB para usar no GBS.
@@CosmicEffect a show muito obrigado
Parabéns pelo vídeo! Fiquei com uma dúvida. Para usar a Gbs com o Ps2 recomenda conectar cabo scart ou componente?
Componente, Eduardo. A qualidade é equivalente a SCART RGB e você rodará tranquilamente os jogos 480p (progressivo) do console sem precisar fazer nada.
Obrigado pela resposta. Como faço essa configuração de escala que você demonstrou? Consigo fazer através do Ps2?
Não é através do PS2, você configura a escala apenas no upscaler mesmo (no caso o GBS). No PS2 não precisa fazer nada, exceto claro definir o sinal pra vídeo componente no menu principal dele.
Isso. Acabei formulando o texto errado. Nao entendi como fazer a configuração de escala na Gbs. É o oversampling na tela de desenvolvedor?
Rapaz...
Que vídeo sensacional.
Amigo você salvou o meu dia!
Melhor vídeo sobre o tema no youtube brasileiro, vídeo técnico com ótima didática. Porém, me fez desistir de investir nesse equipamento, pois os dois defeitos inerentes nele, na minha opinião, são piores que os benefícios, portanto, ainda prefiro jogar via AV, mesmo em TV's modernas (sim, a imagem fica bastante ruim).
Obrigado pelas palavras, Jonas, seja bem-vindo ao Cosmic Effect.
Tem cena de Drakengard no vídeo = like instantâneo.
Parabéns pelo vídeo!!!
Gostei! Bem didático!
Parabéns ❤
Aquela qualidade... Não tô falando do upscale só, não. Tô falando do vídeo mesmo.
🙌
Amigão, será que você consegue me ajudar com um problema… comprei a Gbs control duas hdmi, ela está funcionando perfeitamente na minha tv led, com ps1 e ps2, porém, quando coloco ela na placa de captura da avermedia, no monitor, ela transmite o sinal normal também, mas na hora que abro o obs aparece sem sinal na placa de captura. Ou seja, ela está passando pelo hdmi normal na placa de captura, tanto que jogo normalmente no monitor, mas na hora do sinal passar para a plataforma de gravação, não reconhece. Você sabe como posso solucionar isso? Tentei usar tanto o ReCentral da Avermedia quanto o OBS Streamlabs e em ambos fica sem sinal da captura.
A questão aí não é relacionada ao upscaler, PM. Ou seja, é algo entre o OBS e sua interface de captura, não relacionado com a GBS. Aí só você mesmo aí pra descobrir qual o problema.
Erick...a imagem de um monitor crt eh melhor que uma wega?
Não é objetiva a resposta. O monitor CRT tem um dot pitch menor que o padrão das TVs (não importa marca e modelo). O resultado prático é a trama diferente. O que é a "trama"? Seria a "textura" de cada linha de pixels exibida.
No monitor CRT, a trama é mais "fina" (na falta de uma palavra); nas TVs consumer, está "textura" seria mais "espessa".
Ou seja: gosto pessoal vai ditar, 100%.
Uma coisa importante é que monitor CRT tipicamente NÃO suporta 15khz. Isso quer dizer que eles não apresentam 240 linhas nativamente (há exceções de monitores antigos com este suporte, mas são exceções).
Portanto, alimentar um monitor CRT com um SNES ou MD por exemplo irão ter as "scanlines fininhas" porque o monitor vai fazer o chamado double-scan (ele vai dobrar as linhas). Isso pode ser "mais bonito" ou "menos bonito" -- depende de cada um.
No fim do dia, a beleza está nos olhos de quem vê. 100% isso.
Faltou um detalhe sobre alguns sistemas que tinham VGA com um cristal de 15kHz ao invés de 31 (que é o normal).
Erick, me tira uma dúvida, quando inicia um jogo de ps2, a logo branca perde o brilho no lcd, ficando quase cinza. Como fica isso no GBS? Essa falta de luminosidade sempre me incomodou ao utilizar videogames antigos em tvs modernas
Você fala usando vídeo composto na LCD ou você usou RGB? Vou chutar que sua referência é no vídeo composto. Nesse caso, o contraste costuma ser perceptivelmente menor, o que deixaria o "branco mais pro cinza" por exemplo. No caso, pra LCD como falo no vídeo, pra disparar o nível de nitidez e até mesmo range de cores, só usando RGB por um upscaler como o GBS.
@@CosmicEffect eu nunca me interessei em colocar RGB nos meus consoles. Até pq eu tenho uma TV de tubo de época. Mas esse vídeo meio que plantou a sementinha do mal.
Se está na CRT, nada disso que falei se aplica. O sinal RGB aliado a um upscaler dedicado a videogames é essencial pra alta qualidade na *LCD*.
@@CosmicEffect é por eu moro em Brasília e os meus consoles estão em Goiânia, na casa dos meus pais porque lá tem espaço para a TV e os vídeo games. Dai seria o caso para eu trazer para minha casa.
Agora Erick, parabéns cara! Que puta video. Inclusive, descobri o motivo do meu desconforto em jogar ps2 na TV de tubo. Eu achava que fosse flicker, mas é o entrelaçado. Interessante que esse incômodo é só com o ps2. Nenhum outro videogame me incomoda.
Consegui colocar essa rom de teste no meu everdrive, como consigo da esse zoom cfx pra eu configurar o 5x4 e 5x5 na gbs?
O "zoom cfx" é um recurso de edição de vídeo, não precisa dele pra fazer escala integer. O que é necessário é certificar que sua TV não adultera a escala e, então, usar o escalonador do GBS. Eu uso o grid do 240p suite pra identificar o tamanho do pixel escalonado. É isso!
Erick, como faço essa escala 4x?
No GBS? Na opção de escala você diminui o tamanho vertical até a altura do pixel ficar em 4 pixels, como mostrado no vídeo. Eu uso o checkerboard do 240p Test pra me guiar.
@@CosmicEffect Isso, no GBS. Brigado, Erick. ;D
Poderia por favor compartilhar o arquivo com estes presets ?
Eu uso estes valores a seguir. Você mesmo cria seus presets aí.
5x4 (4x integer): VSCALE 512, HSCALE deixa padrão (1023)
5x5 (5x integer): VSCALE 409, HSCALE padrão (1023)
5x5 Largo (stretch pra um aspecto mais 4:3): VSCALE 409: HSCALE 977
Divirta-se :)
Esse dispositivo funciona no n64?
O GBS recebe RGB, componente e VGA. O 64 não tem suporte nativo a nenhum destes 3 formatos. E necessário fazer o mod RGB no 64, aí sim.
Parei perdido aqui, e acho muito legal o trampo de quem busca aperfeiçoar imagem dos games antigos, mas fico muito feliz que eu não sinto essa necessidade, configurei meu Retroarch+emulatiostation em um Pc com Windows, tudo rodando perfeitinho, tudo com suas capinhas certinho, bem bonito e funcional, jogo tudo sem custo algum e eu e minha família nos divertimos horrores com os games, principalmente eu e minha esposa.
Então assim, é legal ser entusiasta, relembrar nossas memórias de infância, mas gente não deixem de jogar por causa de Pixel, ou pq não está perfeitamente igual a como era antes, ou vai ter que obrigar seus amigos ou família a jogar em uma TV de Tubo de 14 polegadas para você se sentir melhor com seu toc por algo que na real, faz diferença só para você.
Enfim somente elucidar isso, DIVIRTAM-SE, e se tiver uma imagem melhor em sua Tv atual, ótimo.
Mas se não tiver Tv, só joguem o importante é jogar e se divertir.
Como dito na introdução do vídeo, Thiago, este vídeo é para quem gosta de usar consoles reais em TVs modernas. Estamos todos cientes da existência dos emuladores mas o nosso vídeo não é sobre isso. Apenas uma questão do foco do vídeo mesmo.
Eu procuro um para o meu Nintendo 64, tô quase desistindo, além de tudo ele é Pal-M e aqui onde moro conheço ninguém que mude ele para NTSC
O Nintendo 64 não tem RGB nativo, tem de fazer mod nele. O fato de ser PAL-M não influencia porque em RGB isso não se aplica, não precisa mudar pra NTSC.
Qual a placa de captura que vc usa amigo ?
Em 6:11 no vídeo é mostrada a placa :)
@@CosmicEffect Haa sim a ELGATO HD60..Assisti cada segundo do vídeo até o fim e não percebi a placa de captura...
Agora fiquei com dúvida se dá para usar modo progressivo no Ps2 por RGB ao invés do componente. É possível?
É possível mas tem a questão do sync e pode ser incompatível com alguns upscalers (Framemeister por exemplo, ainda que tenha jeito se usar um sync stripper). Pra 480p, por ypbpr (componente) funciona sempre.
@@CosmicEffect se eu comprar um cabo SCART RGB com separador de sync para separar o csync do cabo luma no próprio cabo resolveria esse problema?
@@CosmicEffect eu fico na dúvida pois acho cabos SCART RGB de boa qualidade com preço mais acessível que cabo componente de boa qualidade.
@@CosmicEffect fora que dizem que RGB fica um sinal melhor
No PS2 ele sai sync on green quando usando 480p por SCART. Você precisa que seu upscaler suporte sync on green (ou sua TV/monitor se fosse o caso de ligar direto nela). Ao que me lembre no ps2 era isso mas cheque na web, sugiro o retrorgb.com (com certeza deve ter uma página detalhando isso).
Ele serve para ps1
Sim.
Pensei que em 4x diminuía o narigão do Mario menor (sem o 🍄)
Hehehe!
Ja posso aposentar minha Sony Wega ?
Sim, se você preferir imagem digital. Não se preferir imagem em CRT. É única e exclusiva escolha pessoal de cada um.
essas informações fazem a gente ficar bom nos jogos ? ou nos faz ter tempo e disposição pra jogar? Pelo que vejo o fator diversão acabou e os "retrogamers" hoje viraram tecnicos de audio e video ao inves de jogar o jogo de verdade.
Eu sou apaixonado por áudio e vídeo desde pequeno, Léo. O vídeo que assistiu nada tem a ver "ficar bom em jogos"; este vídeo é sobre um upscaler de imagem cuja função é levar sinal RGB de consoles antigos para TVs modernas que só funcionam bem com HDMI.
Serve pra PS 2?
Fala Edson. Chegou a assistir o vídeo?
1
Na boa Erick, eu prefiro comprar a GBS do Aliexpress, o preço é muito mais inferior do que essa vendida no Brasil e conta com mais funcionalidades. Além do atendimento ser muito melhor do que dessa empresa.
Opa Thales!
Em minha vida metade do que comprei no AliExpress teve ótimo atendimento (o vendedor mandou outro produto quando o meu deu problema) e a outra metade o vendedor deu uma de joão sem braço e falou que era comigo. Por isso, sempre acho que comprar na China (Ali, Shopee, etc) é um tiro no escuro. Se acertar, é muito vantajoso, mas a possibilidade de errar está sempre lá.
Que vídeo fantástico e bem detalhado, parabéns pelo ótimo trabalho 👏
Obrigado Rick, e seja bem-vindo ao Cosmic.