tem uns que dao a volta bonito, eu reparei que no filme mestre dos brinquedos, master of pupets em ingles, o velho era judeu, o que eh um estereotipo antisemita, porem quando mostram a backstory do personagem, descobrimos que as marionetes nao sao controladas por ele, ele apenas da vida pra elas, como um golem, que faz parte da mitologia judaica, agora, sera que eles planejaram isso antes do terceiro filme ? duvido muito
Boa leitura. Nesse modelo, o Gizmo é o único que sobra porque ele justamente não quer quebrar as regras impostas: Não quer comer demais nem se reproduzir. Ele seria o exemplo da "minoria modelo". Ligando com os enclaves asiáticos aqui no Brasil e como asiáticos são forçados num estereótipo de "minoria modelo"... Bem.
Minha leitura foi um pouco pior, eu entendi como se não houvesse um bom estrangeiro, mesmo o mais "dócil” estrangeiro, mesmo que ele seja um pet “quase da família”, ele ainda vai ser o progenitor desses gremlins, dessa raça que tem tudo de ruim, simplesmente pq faz parte da natureza deles. Gizmo é a exceção que prova a regra, e que ainda assim precisa de eterna vigilância pq sua prole vai ser sempre ruim.
Eu vejo de uma outra forma, em primeiro lugar o Mogwai não era pra ser comprado, exatamente por julgar que naquele país (EUA), não teria competência de seguir tarefas simples. Os personagens caricatos representando os EUA, também são na maioria feitos de maneira são desagradáveis, a mulher que quer matar o cachorro, o cara xenofóbico, em nenhum momento simpatizamos com eles, justamente o contrário. Existe sim o comentário da "Invasão Asiática", mas em grande parte por culpa da incompetência dos próprios EUA, vide o "inventor que não consegue acertar" (o mesmo cara que traz os problemas para a cidade), a fábrica falida que era a principal atividade local...
@@masterponynight2994 devo dizer que concordo mais com essa parte até porque os gremlins não vinham com as máquinas, né? Ainda mais que o segundo filme dos Gremlins é inspirado no Playtime, uma comédia do Francês Jacques Tati que é uma paródia do corporativismo dos anos 1980.
@@flsobral Outro complemento é que essa "prole" é aculturada, ou seja, ela nasce já inserida na cultura do país que os antecessores vieram, logo se sentem mais "confortáveis" e rebeldes? Hmmm. A leitura como metáfora racial tem seus limites, mas ainda é interessante como tu chegou nesse ponto também.
@heitorsantoslima9289 tem outro fato que eu adoro nesse filme, quando o Gizmo está assistindo "Vampiros de Almas" na televisão, que tem uma história bem interessante quando saiu a crítica apontou para "metáfora " da "infiltração soviética ", mas o roteirista do filme que tinha sido perseguido no Mcarthismo disse que a crítica era exatamente sobre essa perseguição antincomunista, enquanto o diretor se absteve...
Esse plano do Thanos é tão burro que ele foi refutado não só por um episódio do canal 'Nerdologia' dedicado a discutir ele, como tbm pelos próprios diretores dos filmes, os irmãos Russos, que deixou o plano mais idiota ainda, que foi, alguns meses, logo após o filme 'Vingadores - Guerra Infinita' ter sido lançado, os diretores foram questionados sobre quem foi eliminado no estalar de dedos do Thanos, e os diretores confirmaram que os eliminados não foram só 50% dos seres sapientes do universo, humanos e alienígenas no geral, mas sim 50% de todos os seres VIVOS, ou seja, 50% dos animais e plantas. O cara eliminou 50% dos alimentos que serviriam de recursos para os outros seres vivos que sobraram. Olha quanta burrice do cara que escreveu esse roteiro!
@@rafaelsmXD As joias do infinito tem um poder infinito. Ele poderia ter dobrado os recursos sem eliminar ninguém. E qualquer um que entenda o mínimo do mínimo de matemática sabe que se a premissa cretina dele estivesse correta o plano ainda daria errado. O Thanos é um ecofascista.
Cara, vc abriu a minha mente... A minha professora de geografia escreveu sobre as teorias malthusiana e Neo malthusiana, e ela simplesmente agiu como se essa teorias fosseem boas, e agora q eu sei disso, eu tenho ainda mais motivos de não suportar ela.
@@lucassantana6344 eu já tentei debater com ela uma vez, mas aquela doida ficava falando por cima me "desmentindo", era mt, mt chato tentar falar ou passar uma informação correta para ela.
Tiago, seus videos tem o poder paradoxal de me deixar mais inteligente ao mesmo tempo que eu me sinto muito burro por não ser capaz de fazer as leituras super complexas que você faz dos produtos culturais.
Não fique assim, isso demanda tempo, muito estudo e, principalmente, muita, mas muita prática. Isso é perceptível até com o Tiago mesmo, os vídeos mais antigos dele tem reflexões aprofundadas, mas não são do mesmo nível das mais recentes. O desenvolvimento de senso crítico e de técnicas próprias de análise de arte é bem demorado
Relaxa, é algo que se treina com o tempo, conforma a gente consume esses produtos com mais atenção, como diria a Senhorita Bira, não ter olhos desatentos
Quando eu era criança, nos anos 90, morria de medo da capa da fita dos Gremlins, na prateleira da locadora. Passava sempre desviando o olhar! Grande abraço, Thiago!
Sempre achei curioso que em várias adaptações de Drácula, o conde têm um 'romance' com a Mina Harker, enquanto que na obra original eles mal interagem e o vampiro parece muito mais interessado no marido dela.
@@cielcampos sim, eu já alguns vídeos comentando sobre isso e acho que com certeza se aplica ao Drácula. Queria que existissem mais adaptações que fossem fiéis ao livro.
Talvez o intuito dessas adaptações seriam retirar o teor homossexual da obra. Em entrevista do vampiro acontece o mesmo (apesar do filme ser super bissexual pra mim)
eu amo que nos seus videos vc nunca nos da uma resposta concreta, na verdade termina eles com perguntas nos induzindo a pensar depois de nos guiar a criar um pensamento de forma didática a partir da arte. Thiago voce é luz
Thiago, eu adorei sua análise. Chega a ser perturbador quantas representações do monstro (grupo social) arruinando a sociedade. Um bem recente é o Vecna, que é basicamente uma representação dos soviéticos. Você está me ajudando muito na construção do meu livro. É bem complexo escrever fantasia sem esbarrar nesses esteriótipos e pensamentos racistas, xenofobos e classistas.
@@edersonmoura866 Na terceira já tinha ficado bem escancarado: os soviéticos constroem um shopping que prejudica o comércio local (ou seja, aquelas conspirações sobre grandes empresas serem comunistas) e enquanto nas duas primeiras temporadas o serviço secreto americano era o vilão, o momento de vitória é justamente quando o exército chega.
Mano o seu texto tem um caráter dialógico que coloca a gente dentro do seu vídeo. Parece que a gente explora junto toda a construção do argumento até o final. Vale muito a pena esperar seu próximo vídeo
Quando viralizou a entrevista do cara da armadilha Malthusiana, eu imediatamente pensei em eugenia. Mas aí lendo os comentários daquela entrevista, pareceu que eu era o único pensando nisso e aí eu achei que talvez eu tivesse interpretado mal o que aquele cara disse.
Esse vídeo aqui deu uma boa ideia pra falar sobre transfobia: lá pelos 17: 40 do vídeo ele faz o comentário que o monstro nunca é só um monstro, Sempre representa uma pessoa, um medo um grupo, social. Que não são vistos como pessoas (são sub humanizados, ou desumanizados no vocabulário Stirneriano). E logo mais ou menos no começo do vídeo à uma parte em que o Thiago fala sobre o drácula representar os medos da sociedade vitoriana: o estrangeiro, a contaminação com o que vem de fora, etc... (Dá pra colocar aí toda a comunidade queer) Aí é só lembrar os discursos dos supremacistas brancos contra minorias, imigrantes etc... E ver que "O nacionalismo e o conservadorismo é TERF". Podemos tentar ampliar o termo TERF pela representação desses valores inclusive a desumanização dentro do seu discurso recorrente, Já que elas representam pessoas trans como o monstro invasor, falam em combate a ideologia de gênero ( faz todo sentido, quando se pensa que o filme é dos anos 80; próximo as primeiras separatistas). Terf é um feminismo American life, O medo do americano médio do estrangeiro é o da terf por pessoas trans.
@@Tuille-fo2di usam TERF para falar de mulheres feministas radicais que não acreditam que pessoas do sexo masculino podem ser mulheres. Significa feminista radical trans excludente.
@@Tuille-fo2di Trans Excludente Radical Feminista. Gente que se diz feminista, mas cola com neonazista para ir de só falar mal de pessoas trans até a participar de assassinatos de pessoas trans.
Uma das "gags" usadas no filme, inclusive, é um "Gremlin macho" usando vestido. De péssimo gosto, mas tá ali, não tão escondido, o pensamento que vc apontou.
Curioso você postar esse vídeo sobre Gremlins hoje porque acabei de re-assistir com alguns amigos Tokyo Godfathers, nosso filme de Natal favorito que é também uma releitura dos reis magos estrelando uma travesti, um bêbado e uma fugitiva adolescente, todos moradores de rua.
Me pergunto se Thiago já leu a comédia Carmilla, porque é muito engraçado como a outra garota vai adoecendo aos poucos e se demora chegar a conclusão de qm é a vampira.
Sempre que assisto seu conteúdo, fico me perguntando os motivos pelos quais você não tá na grande mídia ou não é "viralizado". Você não é um "youtuber de nicho", você é um pensador contemporâneo sensacional e eu não tô brincando. Você é genial, meu filho. Talvez você pode até não se ver dessa maneira, não sei, mas certeza absoluta que eu não sou a única pessoa que enxerga ou enxergaria isso em você. Não é possível. Você ensina, amplia o raciocínio, tem viagens hiper filosóficas e que não se perdem no meio do caminho, é coerente, engraçado pra c*ralho e simplesmente dá vontade de ficar horas a fio te escutando. Bixa, você f*da.
Nossa eu nem cheguei a ver essa notícia, to completamente imersa na minha bolha. Uma coisa que amo sobre seus vídeos é como você consegue conectar dois temas/conceitos/obras que eu nunca teria pensado que tem algo em comum
Eu fico impressionado como você consegue conectar coisas tão distintas, aparentemente, e no fim tudo faz sentido. Muito bom roteiro e o conteúdo finíssimo, como sempre.
The enemy is poverty And the wall keeps out the enemy And we build the wall to keep us free That's why we build the wall We build the wall to keep us free --- Eu acho que um dos momentos que meu cérebro derreteu e nunca se recuperou foi quando eu tava na graduação de Ciências Sociais (que eu dropei pois aprendi lá que eu não tinha capital social pra seguir aquela profissão como ex-favelada) foi quando eu tive que ler Malthus e Adam Smith E levar a sério em Economia I.
Num rolou a maratona de *grandes clássicos de natal* ano passado, mas nesse ano irei com ainda mais análises profundas de contexto histórico pra assistir os melhores filmes de natal: Gremlins, Duro de Matar 1, Máquina Mortífera 1, Um Herói de Brinquedo e Barbie e o Quebra Nozes. Dêem dinheiro para Orinha! O enriquecimento que sai de cada vídeo é tudooo
Thiago, quando vejo seus vídeos (não sei pq) me sinto muito inspirada em tentar falar sobre isso na internet... tentar deixar esse tipo de conteúdo cada vez mais acessível! É muito importante quem é da classe trabalhadora (minorias, massas em geral), ter conhecimento da indústria que rege a mídia atualmente. de sua história, crenças e interesses tão fortes. A forma como você abrange as temáticas, os conceitos, traz um humor... é impossível se distrair. sempre que vejo um vídeo seu começo a pensar e tentar debater comigo mesma o tema kkkkkk queria muito que mais pessoas pudessem ver e gostar desse seu conteúdo. A questão do humor para mim é muito importante. num mundo caótico e beirando a desgraça iminente que vivemos, abordar temas tão complexos de forma tão leve além de crucial é realmente raro. Não pare de gravar esses vídeos ensaio por favor!!!
Eu amo esses links q vc faz de obras tão distintas mas q só tão ligadas. E q quando vc junta faz todo sentido. A minha mente faz essas correlações tbm. Mas eu não tenho o seu talento pra transformar em conteúdo. ☺️ Amo demais seu trabalho. E foi uma das coisas boas q 2023 me deu.
a cada vídeo seu eu fico embasbacado com o quão baixo é o meu senso crítico e capacidade de reflexão, orinha. meus olhos já estão arregalados de tão abertos por sua causa
Caralho to na bad agora, não exatamente com a mensagem de Gremlins mas com eu não ter percebido que ela existia. Que vídeo bom, e como é lindo ver um criador integrar tão bem interpretações de conceitos de filmes com a realidade material da época.
Como sempre suas críticas são contundentes, profundas e radicais! Você vai ao cerne da questão e origem dos temas. Vc problematiza e interpreta com detalhes o conteúdo da cultura pop nos alertando contra o perigo de consumi-la apenas como entretenimento e não percebemos os subtextos, os contextos e as ideologias adjacentes, explícitos, implícitos, conscientes ou sub conscientes destes autores ou produtores. Parabéns! Vc me ajuda a aprender a ler melhor a cultura pop! Feliz Natal!
Thiago,faz vídeo de Code Geass,um anime que crítica o imperialismo americano,aliás,trás vídeo-análise sobre outros animes,recomendo Beastars e seus subtextos.
Amo demais Gremlins ♥ Acho que, como pessoa queer, eu desde sempre me identifiquei mais com monstros e vilões, e isso segue até hoje (ainda mais porque quando eu era criança, anos 90, tinha quase zero representatividade). Uma das coisas que mais amo nesse filme é justamente isso de poder tirar várias interpretações, e a cada ano que eu assisto eu relaciono a algo diferente. Enfim, amei esse vídeo ♥
Seus vídeos são sempre impecáveis! Eu assisti Gremlins literalmente hoje pra poder ver o seu vídeo, e fiquei pasma como os gremlins são representados humanizados. Humanizados no sentido de que eles tacando o terror na cidadezinha é fazendo o que um homem padrão cis-hétero-branco faria para satisfazer seus prazeres: beber álcool, fumar, comer porcarias, fazer jogatinas e subjugar pessoas. Não é esse justamente o sonho americano do homem cis-hétero-branco? Que coincidência danada é essa que esses bichos recém nascidos têm isso como propósito de vida? Vejo o racismo e vejo também uma projeção nos gremlins dos desejos secretos dos autores, que não eram capazes de um pensamento decolonial para imaginar as verdadeiras vontades de seres diferentes.
Muito bom Tiago, a pegada ecológica de cada população também ajuda a entender a disputa do uso e acesso aos recursos naturais. Uso bastante em sala de aula!! Parabéns, quando vier a Madureira me liga.
Eu no começo do vídeo: "ah que legal, orinha vai recomendar gremlins! Lembro de nada desse filme, vou pegar pra assistir já que é Natal" Eu no final do vídeo: 👁️👄👁️
Thiago, hoje eu sonhei que tu era meu professor da faculdade e que tinha feito um post no teams da turma pra dizer que estava muito feliz que eu, o aluno gay (eu sou pan) tinha sido o único a fazer a atiidade no mesmo dia wue você passou. Eu não faço ideia de onde nenhuma dessas ideias surgiu, mas fiquei feliz que sonhei com você. Muito obrigado pelo seu trabalho esse ano e ótimo vídeo como sempre, boas festas! 💖
Suas análises são sempre muito apuradas, amo seus vídeos. Você faz a gente ver o que ta na nossa cara, mas nunca tinhamos visto antes, incrível essa sua habilidade.
Cara, estava depois de umas semanas tentando lembrar quem falou de Drácula e Oscar Wilde e numa hora lembrei de você. Amigo tu tem talento, você, Tralhas do Jon, galera da Vigilância Sanitária (anime), Kitsune e muitos outros que foge o nome conseguem tirar o primor da arte e estudo num vídeo simples, direto e informativo. Muito obrigado pelo conteúdo Thiago.
Caramba! Acho q esse foi o melhor vídeo do canal. Falou sobre várias questões q muitos canais tentam tratar, mas sinto q nn conseguem ser tão suficientes como nesse vídeo. Parabéns.
Fiquei presa no trecho: "O filme de 1992 dirigido por Francis Ford Copolla e protagonizado por Winona Ryder, Keanu Reeves e Rodrigo Apresentador..."
ปีที่แล้ว +1
maravilha de vídeo, Orinha. pensei numa lista de filmes com a mesma questão enquanto assistia e tb como vc falou das neuroses que corriam na época de Gremlins, a epidemia de Aids também caberia.
Oi, queria comentar três coisas...sobre Thanos, Gremlins e Dráculas. Apesar do Thanos do cinema ser lembrado por ser Malthusiano, o nome malthusiano é literalmente o nome da espécie dos anciões imortais azuis de Lanterna Verde que criaram os anéis de poder. Já a palavra "mogwai" é a transliteração da palavra cantonesa 魔怪 (Jyutping: mo1 gwaai3) (Chinês mandarim: 魔鬼; pinyin: móguǐ) significando "monstro", "espírito maléfico", "diabo" ou "demônio". O morcego-vampiro quando foi descoberto pelos espanhóis na invasão que fizeram na região que hoje é mexicana também mexeu com a mente dos europeus e logo se mesclou aos contos do vampiro Varney e depois Drácula engoliu isso... Grande vídeo...Grato pelo trabalho.
Cara, que video bom, que video bem feito! É muito louco quando você entra no video, vê uma cena e no final a cena tem um significado completamente diferente!!!
Excelente vídeo mais uma vez. Sua pesquisa é maravilhosa. E sobre este ponto especificamente queria fazer um pedido/sugestão. Sei que provavelmente sabendo do tema e com o nome do autor uma hora vou acabar achando mas podia rolar a referência dos artigos que você cita na descrição do vídeo. Só título do artigo e nome do autor, pfvzinho... Vou tentar ler estes que citou sobra Drácula que é um dos meus livros prediletos. Abraços!
Vídeo muito bom como sempre. Acho que vc deveria ter focado um pouco mais no termo Mogwai, pois mesmo que sejam chamados de Gremlins pelos ocidentais no filme, as criaturas são Mogwais do folclore chinês, representam o mau absoluto, sendo capazes de infernizar, e influenciar outros indivíduos a insanidade e autodestruição.
@@stefanyalveslaurindo894 eu digo isso pq no filme, chamar os Mogwais de Gremlins, e não dar importância para o que realmente são, lembra muito do tratamento dado aos povos originários pelos ocidentais. Dane-se se eles são outros seres, são todos Gremlins. Astecas, Maias, Guaranis. Guajajaras, dane-se o que são, e o quão diferente são, não importa, são todos índios.
Eu já tinha pensado com essa ótica nesse filme quando o vi alguns anos atrás já com algum conhecimento e com um olhar mais crítico, mas você sintetizou de forma extremamente bem, ótimo vídeo.
Mais um vídeo com reflexões extremamente pertinentes que nos fazem despertar pra certas ideias que querem se passar de "engraçadinhas" em produções por aí. Muito bom!!!
Grande erro do Thanos é querer eliminar 50%, quando ele só precisa eliminar 1%
No caso do Brasil, teria que eliminar uns 49%, os da camisas verde-amarela se é que vc me entende. 😂😂😂😂
@@deboraoliveira633 se a direita burguesa não mandar nas mídias, esse povo desaparece.
@@deboraoliveira633não. desses 49%. 48% são trabalhadores
Baixou maluco aqui
poise ne
É incrível como se a gente analisar o subtexto de 70% das obras da cultura pop a gente chega em racismo
tem uns que dao a volta bonito, eu reparei que no filme mestre dos brinquedos, master of pupets em ingles, o velho era judeu, o que eh um estereotipo antisemita, porem quando mostram a backstory do personagem, descobrimos que as marionetes nao sao controladas por ele, ele apenas da vida pra elas, como um golem, que faz parte da mitologia judaica, agora, sera que eles planejaram isso antes do terceiro filme ? duvido muito
E como! Ainda mais se tratando da indústria de Hollywood, todo preconceito da cultura estadunidense sai alí. E é o que mais consumimos né?
Kkkkk foi assim que eu acabei odiando aquilo que eu amo 😅
Até hoje eu não vi nada da cultura pop que não tenha racismo
Observação interessante, sobre a cultura pop.
Boa leitura. Nesse modelo, o Gizmo é o único que sobra porque ele justamente não quer quebrar as regras impostas: Não quer comer demais nem se reproduzir. Ele seria o exemplo da "minoria modelo". Ligando com os enclaves asiáticos aqui no Brasil e como asiáticos são forçados num estereótipo de "minoria modelo"... Bem.
Minha leitura foi um pouco pior, eu entendi como se não houvesse um bom estrangeiro, mesmo o mais "dócil” estrangeiro, mesmo que ele seja um pet “quase da família”, ele ainda vai ser o progenitor desses gremlins, dessa raça que tem tudo de ruim, simplesmente pq faz parte da natureza deles. Gizmo é a exceção que prova a regra, e que ainda assim precisa de eterna vigilância pq sua prole vai ser sempre ruim.
Eu vejo de uma outra forma, em primeiro lugar o Mogwai não era pra ser comprado, exatamente por julgar que naquele país (EUA), não teria competência de seguir tarefas simples. Os personagens caricatos representando os EUA, também são na maioria feitos de maneira são desagradáveis, a mulher que quer matar o cachorro, o cara xenofóbico, em nenhum momento simpatizamos com eles, justamente o contrário. Existe sim o comentário da "Invasão Asiática", mas em grande parte por culpa da incompetência dos próprios EUA, vide o "inventor que não consegue acertar" (o mesmo cara que traz os problemas para a cidade), a fábrica falida que era a principal atividade local...
@@masterponynight2994 devo dizer que concordo mais com essa parte até porque os gremlins não vinham com as máquinas, né? Ainda mais que o segundo filme dos Gremlins é inspirado no Playtime, uma comédia do Francês Jacques Tati que é uma paródia do corporativismo dos anos 1980.
@@flsobral Outro complemento é que essa "prole" é aculturada, ou seja, ela nasce já inserida na cultura do país que os antecessores vieram, logo se sentem mais "confortáveis" e rebeldes? Hmmm. A leitura como metáfora racial tem seus limites, mas ainda é interessante como tu chegou nesse ponto também.
@heitorsantoslima9289 tem outro fato que eu adoro nesse filme, quando o Gizmo está assistindo "Vampiros de Almas" na televisão, que tem uma história bem interessante quando saiu a crítica apontou para "metáfora " da "infiltração soviética ", mas o roteirista do filme que tinha sido perseguido no Mcarthismo disse que a crítica era exatamente sobre essa perseguição antincomunista, enquanto o diretor se absteve...
Cada "Thanos was right" que vejo nerdola falando por aí me faz revirar os olhos com força
Esse plano do Thanos é tão burro que ele foi refutado não só por um episódio do canal 'Nerdologia' dedicado a discutir ele, como tbm pelos próprios diretores dos filmes, os irmãos Russos, que deixou o plano mais idiota ainda, que foi, alguns meses, logo após o filme 'Vingadores - Guerra Infinita' ter sido lançado, os diretores foram questionados sobre quem foi eliminado no estalar de dedos do Thanos, e os diretores confirmaram que os eliminados não foram só 50% dos seres sapientes do universo, humanos e alienígenas no geral, mas sim 50% de todos os seres VIVOS, ou seja, 50% dos animais e plantas. O cara eliminou 50% dos alimentos que serviriam de recursos para os outros seres vivos que sobraram. Olha quanta burrice do cara que escreveu esse roteiro!
@@rafaelsmXD As joias do infinito tem um poder infinito. Ele poderia ter dobrado os recursos sem eliminar ninguém. E qualquer um que entenda o mínimo do mínimo de matemática sabe que se a premissa cretina dele estivesse correta o plano ainda daria errado. O Thanos é um ecofascista.
@@rafaelsmXD O erro do Thanos foi não ter acabado com TODA a vida e não apenas metade (ironia)
@@rickcardoso5987 Se não tiver seres sapientes para consumir os recursos do universo, logo sobram mais recursos.
Stonks!
Cara, vc abriu a minha mente... A minha professora de geografia escreveu sobre as teorias malthusiana e Neo malthusiana, e ela simplesmente agiu como se essa teorias fosseem boas, e agora q eu sei disso, eu tenho ainda mais motivos de não suportar ela.
Agora cê tem motivo pra questiona-la sobre alternativas na frente da turma toda
Não precisa odiar a professora, mas é interessante fazer um debate sobre isso em sala.
@@lucassantana6344 eu já tentei debater com ela uma vez, mas aquela doida ficava falando por cima me "desmentindo", era mt, mt chato tentar falar ou passar uma informação correta para ela.
@@raisacabral3826 já tentei fazer isso, mas ela fica querendo passar por cima e não aceita q tá errada.
Tiago, seus videos tem o poder paradoxal de me deixar mais inteligente ao mesmo tempo que eu me sinto muito burro por não ser capaz de fazer as leituras super complexas que você faz dos produtos culturais.
Não fique assim, isso demanda tempo, muito estudo e, principalmente, muita, mas muita prática. Isso é perceptível até com o Tiago mesmo, os vídeos mais antigos dele tem reflexões aprofundadas, mas não são do mesmo nível das mais recentes. O desenvolvimento de senso crítico e de técnicas próprias de análise de arte é bem demorado
SIM
@@iantinodisse tudo
Relaxa, é algo que se treina com o tempo, conforma a gente consume esses produtos com mais atenção, como diria a Senhorita Bira, não ter olhos desatentos
Idem 🥲
"Anos 80,vinte anos atrás..." Quem não ama o Thiago depois disso tá vivendo errado,sinto muito.
Eu tbm acho que foi a vinte anos atrás e olha que sou de 2003 akakak nem faz sentido isso
@@agnesrolim4391 Que curioso... Para mim, faz 20 anos. Mas pensava que era porque já passei dos 40, do primeiro tempo...
e eu q nem percebi q tava errado
@@EloyPinheiro os anos 2000 deve ter sido bem marcante por conta das tecnologias, por isso a percepção de tempo distorção
@@agnesrolim4391aff, foi só erro de matemática mesmo...
Eu li o retrato de Dorian Gray e Dracula no fim da adolescência, e só posso dizer que SIM.
"Esteticamente bolsonarista" era uma expressão que eu precisava no meu vocabulário.
Faz o L
Sim... Eu também
0:57 "dos anos 80, vinte anos atrás" Eu te entendo, migo. Eu também nego que estou envelhecendo e pra mim ainda estou em 2000
Três vídeos ensaios na sequência?
O cara é uma maquina!
Que canal incrível!
Fico impressionado com a qualidade absurda dos vídeos e das discussões apresetadas!! Bom demais
Quando eu era criança, nos anos 90, morria de medo da capa da fita dos Gremlins, na prateleira da locadora. Passava sempre desviando o olhar! Grande abraço, Thiago!
Sempre achei curioso que em várias adaptações de Drácula, o conde têm um 'romance' com a Mina Harker, enquanto que na obra original eles mal interagem e o vampiro parece muito mais interessado no marido dela.
Então o senhor drácula é lá ele kkkkkkkkkkkkkkkk
Acho que Thiago tem um vídeo falando sobre como os vampiros são queer coded.
@@cielcampos sim, eu já alguns vídeos comentando sobre isso e acho que com certeza se aplica ao Drácula. Queria que existissem mais adaptações que fossem fiéis ao livro.
Talvez o intuito dessas adaptações seriam retirar o teor homossexual da obra. Em entrevista do vampiro acontece o mesmo (apesar do filme ser super bissexual pra mim)
Eu acho que ele tinha esposas não? Eu li o livro umas 10 vezes quando era pré-adolescente, acho que não era gay não, talvez bi
Nem fiquei sabendo dessa fala desse maluco na tv, como sempre orinha entregando notíciais atuais, informação e entreterimento!!
E tem uma fala do Danilo Gentinha chamando os dependentes químicos da Cracolândia de zumbis e outras coisas nazis, que parece ser recente...
eu amo que nos seus videos vc nunca nos da uma resposta concreta, na verdade termina eles com perguntas nos induzindo a pensar depois de nos guiar a criar um pensamento de forma didática a partir da arte. Thiago voce é luz
Thiago, eu adorei sua análise. Chega a ser perturbador quantas representações do monstro (grupo social) arruinando a sociedade. Um bem recente é o Vecna, que é basicamente uma representação dos soviéticos.
Você está me ajudando muito na construção do meu livro. É bem complexo escrever fantasia sem esbarrar nesses esteriótipos e pensamentos racistas, xenofobos e classistas.
A quarta temporada de Stranger things transborda anti comunismo
@@edersonmoura866 Na terceira já tinha ficado bem escancarado: os soviéticos constroem um shopping que prejudica o comércio local (ou seja, aquelas conspirações sobre grandes empresas serem comunistas) e enquanto nas duas primeiras temporadas o serviço secreto americano era o vilão, o momento de vitória é justamente quando o exército chega.
Mano o seu texto tem um caráter dialógico que coloca a gente dentro do seu vídeo. Parece que a gente explora junto toda a construção do argumento até o final. Vale muito a pena esperar seu próximo vídeo
Quando viralizou a entrevista do cara da armadilha Malthusiana, eu imediatamente pensei em eugenia. Mas aí lendo os comentários daquela entrevista, pareceu que eu era o único pensando nisso e aí eu achei que talvez eu tivesse interpretado mal o que aquele cara disse.
Estou no início do video e já quero o thiago falando sobre O Poço da Netflix e sobre o Ellon Musk falando q os ricos tem q se reproduzir (????)
Esse vídeo aqui deu uma boa ideia pra falar sobre transfobia: lá pelos 17: 40 do vídeo ele faz o comentário que o monstro nunca é só um monstro, Sempre representa uma pessoa, um medo um grupo, social. Que não são vistos como pessoas (são sub humanizados, ou desumanizados no vocabulário Stirneriano). E logo mais ou menos no começo do vídeo à uma parte em que o Thiago fala sobre o drácula representar os medos da sociedade vitoriana: o estrangeiro, a contaminação com o que vem de fora, etc... (Dá pra colocar aí toda a comunidade queer) Aí é só lembrar os discursos dos supremacistas brancos contra minorias, imigrantes etc... E ver que "O nacionalismo e o conservadorismo é TERF".
Podemos tentar ampliar o termo TERF pela representação desses valores inclusive a desumanização dentro do seu discurso recorrente, Já que elas representam pessoas trans como o monstro invasor, falam em combate a ideologia de gênero ( faz todo sentido, quando se pensa que o filme é dos anos 80; próximo as primeiras separatistas). Terf é um feminismo American life, O medo do americano médio do estrangeiro é o da terf por pessoas trans.
O que significa a sigla TERF?
@@Tuille-fo2di usam TERF para falar de mulheres feministas radicais que não acreditam que pessoas do sexo masculino podem ser mulheres. Significa feminista radical trans excludente.
@@Tuille-fo2di Trans Excludente Radical Feminista. Gente que se diz feminista, mas cola com neonazista para ir de só falar mal de pessoas trans até a participar de assassinatos de pessoas trans.
@@Tuille-fo2di Trans Excludent Radical Feminist
Uma das "gags" usadas no filme, inclusive, é um "Gremlin macho" usando vestido. De péssimo gosto, mas tá ali, não tão escondido, o pensamento que vc apontou.
Orinha entregando tuuudo, como sempre ♡
Curioso você postar esse vídeo sobre Gremlins hoje porque acabei de re-assistir com alguns amigos Tokyo Godfathers, nosso filme de Natal favorito que é também uma releitura dos reis magos estrelando uma travesti, um bêbado e uma fugitiva adolescente, todos moradores de rua.
Uaaau, onde tem? Quero ver!
Esse eh o melhor filme de Natal
@@DeboraBinhaPontes digamos que vc encontra por meios alternativos 🏴☠
This is a fucking Satoshi Kon reference? 😳
Mestre Satoshi é muito foda em suas obras .
Valeu! Divo ❤❤
Me pergunto se Thiago já leu a comédia Carmilla, porque é muito engraçado como a outra garota vai adoecendo aos poucos e se demora chegar a conclusão de qm é a vampira.
Carmila é comédia? 😮
@@renatadc9291 não é, só achei engraçado a lerdeza da protagonista para chegar a conclusão de que estava sendo lanche da madrugada de vampira
@@luanaferraz7236 não deve ser algo muito fácil de se advinhar, de fato
Sem falar que a família encontra um retrato idêntico à menina misteriosa que eles acolheram e isso é tratado com a maior naturalidade. kkkk
@@luanaferraz7236 entendi 🤣
Caraca mané, que vídeo!!! Que vídeo!!!
Parabéns pela análise, muito bem pontuada!
Já sei que assunto jogar na ceia da família, muito obrigada
Acho que a regra de não molhar os Gremlins vem do medo dos americanos de tomar banho.
Manooo para me perdi kkkkkkkkkkl😂😂😂😂😂😂
😂😂@@karinarj5154
😊quem tem medo de banho são os europeus
estadunidenses também @@antoniolima6621
@@antoniolima6621 tb
O Thiago é de uma sagacidade e de uma genialidade, que vídeo maravilhoso! O Berro que eu dei no final. 🗣️🗣️🗣️
O presente de Natal que a gente pediu 😭😭😭
Ontem eu dei play em Twilight Zone pela primeira vez por causa do vídeo de Black Mirror, Orinha. E meus muito obrigados. Série boa demais
Sempre que assisto seu conteúdo, fico me perguntando os motivos pelos quais você não tá na grande mídia ou não é "viralizado". Você não é um "youtuber de nicho", você é um pensador contemporâneo sensacional e eu não tô brincando. Você é genial, meu filho. Talvez você pode até não se ver dessa maneira, não sei, mas certeza absoluta que eu não sou a única pessoa que enxerga ou enxergaria isso em você. Não é possível. Você ensina, amplia o raciocínio, tem viagens hiper filosóficas e que não se perdem no meio do caminho, é coerente, engraçado pra c*ralho e simplesmente dá vontade de ficar horas a fio te escutando. Bixa, você f*da.
Nossa eu nem cheguei a ver essa notícia, to completamente imersa na minha bolha. Uma coisa que amo sobre seus vídeos é como você consegue conectar dois temas/conceitos/obras que eu nunca teria pensado que tem algo em comum
Ô loco! Que elaboração boa de mais! Cheguei agora por aqui e vou ficar! Parabéns pelo conteúdo, Thiago!
Lembrou muito a série "them" 17:09
Ví esse filme na época, eu era criança.
Com o passar dos anos, cheguei há leituras similares.
Pede o Tio João pra fazer um react, parabéns pelo conteúdo!
Eu fico impressionado como você consegue conectar coisas tão distintas, aparentemente, e no fim tudo faz sentido. Muito bom roteiro e o conteúdo finíssimo, como sempre.
Não conhecia o canal nem vc, esse vídeo me pegou de uma forma que irei me inscrever no canal e maratonar seus vídeos. Obrigada pela aula…
Vídeo incrível e final perfeito. Parabéns pelo trabalho e um feliz natal a todos.
Como de costume, entregando um vídeo incrível 💜 te amo ora
The enemy is poverty
And the wall keeps out the enemy
And we build the wall to keep us free
That's why we build the wall
We build the wall to keep us free
---
Eu acho que um dos momentos que meu cérebro derreteu e nunca se recuperou foi quando eu tava na graduação de Ciências Sociais (que eu dropei pois aprendi lá que eu não tinha capital social pra seguir aquela profissão como ex-favelada) foi quando eu tive que ler Malthus e Adam Smith E levar a sério em Economia I.
amo as conexões que tu faz nos vídeos! são muito bem pesquisados e explicados ❤
Num rolou a maratona de *grandes clássicos de natal* ano passado, mas nesse ano irei com ainda mais análises profundas de contexto histórico pra assistir os melhores filmes de natal: Gremlins, Duro de Matar 1, Máquina Mortífera 1, Um Herói de Brinquedo e Barbie e o Quebra Nozes.
Dêem dinheiro para Orinha! O enriquecimento que sai de cada vídeo é tudooo
Thiago, quando vejo seus vídeos (não sei pq) me sinto muito inspirada em tentar falar sobre isso na internet... tentar deixar esse tipo de conteúdo cada vez mais acessível!
É muito importante quem é da classe trabalhadora (minorias, massas em geral), ter conhecimento da indústria que rege a mídia atualmente. de sua história, crenças e interesses tão fortes. A forma como você abrange as temáticas, os conceitos, traz um humor... é impossível se distrair. sempre que vejo um vídeo seu começo a pensar e tentar debater comigo mesma o tema kkkkkk
queria muito que mais pessoas pudessem ver e gostar desse seu conteúdo.
A questão do humor para mim é muito importante. num mundo caótico e beirando a desgraça iminente que vivemos, abordar temas tão complexos de forma tão leve além de crucial é realmente raro. Não pare de gravar esses vídeos ensaio por favor!!!
Obrigado pelas reflexões, Orinha ❤
Eu amo esses links q vc faz de obras tão distintas mas q só tão ligadas. E q quando vc junta faz todo sentido. A minha mente faz essas correlações tbm. Mas eu não tenho o seu talento pra transformar em conteúdo. ☺️
Amo demais seu trabalho. E foi uma das coisas boas q 2023 me deu.
a cada vídeo seu eu fico embasbacado com o quão baixo é o meu senso crítico e capacidade de reflexão, orinha. meus olhos já estão arregalados de tão abertos por sua causa
Caralho to na bad agora, não exatamente com a mensagem de Gremlins mas com eu não ter percebido que ela existia. Que vídeo bom, e como é lindo ver um criador integrar tão bem interpretações de conceitos de filmes com a realidade material da época.
Como sempre suas críticas são contundentes, profundas e radicais! Você vai ao cerne da questão e origem dos temas. Vc problematiza e interpreta com detalhes o conteúdo da cultura pop nos alertando contra o perigo de consumi-la apenas como entretenimento e não percebemos os subtextos, os contextos e as ideologias adjacentes, explícitos, implícitos, conscientes ou sub conscientes destes autores ou produtores. Parabéns! Vc me ajuda a aprender a ler melhor a cultura pop! Feliz Natal!
Adorei sua reflexão, virei seguidora. Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
Caraca.. que vídeo bom!!! Nossa.. muito obrigado Thiago!!
Orinha voltou de férias afiadíssimo!!! Nunca fui triste
Thiago,faz vídeo de Code Geass,um anime que crítica o imperialismo americano,aliás,trás vídeo-análise sobre outros animes,recomendo Beastars e seus subtextos.
Amo demais Gremlins ♥ Acho que, como pessoa queer, eu desde sempre me identifiquei mais com monstros e vilões, e isso segue até hoje (ainda mais porque quando eu era criança, anos 90, tinha quase zero representatividade). Uma das coisas que mais amo nesse filme é justamente isso de poder tirar várias interpretações, e a cada ano que eu assisto eu relaciono a algo diferente. Enfim, amei esse vídeo ♥
Que análise foda 👏🏻👏🏻👏🏻
Seus vídeos são sempre impecáveis! Eu assisti Gremlins literalmente hoje pra poder ver o seu vídeo, e fiquei pasma como os gremlins são representados humanizados. Humanizados no sentido de que eles tacando o terror na cidadezinha é fazendo o que um homem padrão cis-hétero-branco faria para satisfazer seus prazeres: beber álcool, fumar, comer porcarias, fazer jogatinas e subjugar pessoas. Não é esse justamente o sonho americano do homem cis-hétero-branco? Que coincidência danada é essa que esses bichos recém nascidos têm isso como propósito de vida? Vejo o racismo e vejo também uma projeção nos gremlins dos desejos secretos dos autores, que não eram capazes de um pensamento decolonial para imaginar as verdadeiras vontades de seres diferentes.
O q o veio falou é uma matéria de geografia. Maravilhosa interpretação.
orathiago vc eh foda
(comentario pra dar aquele ibope)
Thiago eu nunca pensei dessa forma, vc é incrível ❤❤❤❤
Muito bom Tiago, a pegada ecológica de cada população também ajuda a entender a disputa do uso e acesso aos recursos naturais. Uso bastante em sala de aula!! Parabéns, quando vier a Madureira me liga.
mais um primor de vídeo ensaio, padrão orinha
Apesar de inscrito, o TH-cam me recomenda pouco o seu canal e por isso eu sempre esqueço quão bom é o seu conteúdo!
Achei esse video por acaso. Adoraria te ouvir falar sobre Jekyll and Hyde ❤
Eu no começo do vídeo: "ah que legal, orinha vai recomendar gremlins! Lembro de nada desse filme, vou pegar pra assistir já que é Natal"
Eu no final do vídeo: 👁️👄👁️
Eu explodi minha cabeça 😮 amei como vc começou e encaixou 😏 o tema ao filme, materialismo dialético é muito bom
Thiago, hoje eu sonhei que tu era meu professor da faculdade e que tinha feito um post no teams da turma pra dizer que estava muito feliz que eu, o aluno gay (eu sou pan) tinha sido o único a fazer a atiidade no mesmo dia wue você passou.
Eu não faço ideia de onde nenhuma dessas ideias surgiu, mas fiquei feliz que sonhei com você.
Muito obrigado pelo seu trabalho esse ano e ótimo vídeo como sempre, boas festas! 💖
Suas análises são sempre muito apuradas, amo seus vídeos. Você faz a gente ver o que ta na nossa cara, mas nunca tinhamos visto antes, incrível essa sua habilidade.
Camarada Thiago não passa frio pois sempre está coberto de razão
Vídeo excelente. Análise muito bem desenvolvida.
Eu assisti o filme nesse último natal. Kk Ótimo vídeo.
Cara, estava depois de umas semanas tentando lembrar quem falou de Drácula e Oscar Wilde e numa hora lembrei de você.
Amigo tu tem talento, você, Tralhas do Jon, galera da Vigilância Sanitária (anime), Kitsune e muitos outros que foge o nome conseguem tirar o primor da arte e estudo num vídeo simples, direto e informativo.
Muito obrigado pelo conteúdo Thiago.
pelo amor de deus que vifdeo, que aula, que FANTÁSTICO
Nesse mês (julho 2024) descobri esse canal graças ao Ian Neves. E, puxa, quanto conteúdo. Quanta análise lúcida. Impressionante.
Só faltou citar o Átila no Nerdologia provando que Thanos estava errado.
Mas, ótimo video!!!!
Parabéns.
Perfeito! Queria eu tomar cerveja com alguem que tem o conhecimento que você tem!
0:22 o thanos está no Brasil,o disfarce dele até está rasgado na parte do olho direito.
Rapaz isso veio do nada, mas aí me lembrei que você tinha prometido dois videos até o final do ano❤
Caramba! Acho q esse foi o melhor vídeo do canal. Falou sobre várias questões q muitos canais tentam tratar, mas sinto q nn conseguem ser tão suficientes como nesse vídeo. Parabéns.
Feliz natal, Orinha!!🎄🤶🏾
Fiquei presa no trecho: "O filme de 1992 dirigido por Francis Ford Copolla e protagonizado por Winona Ryder, Keanu Reeves e Rodrigo Apresentador..."
maravilha de vídeo, Orinha. pensei numa lista de filmes com a mesma questão enquanto assistia e tb como vc falou das neuroses que corriam na época de Gremlins, a epidemia de Aids também caberia.
Oi, queria comentar três coisas...sobre Thanos, Gremlins e Dráculas.
Apesar do Thanos do cinema ser lembrado por ser Malthusiano, o nome malthusiano é literalmente o nome da espécie dos anciões imortais azuis de Lanterna Verde que criaram os anéis de poder.
Já a palavra "mogwai" é a transliteração da palavra cantonesa 魔怪 (Jyutping: mo1 gwaai3) (Chinês mandarim: 魔鬼; pinyin: móguǐ) significando "monstro", "espírito maléfico", "diabo" ou "demônio".
O morcego-vampiro quando foi descoberto pelos espanhóis na invasão que fizeram na região que hoje é mexicana também mexeu com a mente dos europeus e logo se mesclou aos contos do vampiro Varney e depois Drácula engoliu isso...
Grande vídeo...Grato pelo trabalho.
MEU DEUS QUE CANAL SENSACIONAL, VC É UM GÊNIO THIAGO!
Magnificamente sofisticado, informativo e profundo. Muito obrigado por existir. Por favor continue para sempre.
Cara, que video bom, que video bem feito! É muito louco quando você entra no video, vê uma cena e no final a cena tem um significado completamente diferente!!!
CHOCADA, faz uns 25 anos que não vejo esse filme e quando vc botou o vídeo do tiozinho no começo, já tinha sacado TUDO 😮
Como são bons seus vídeos!!! Adoro!!!! Muito obrigado!
Que capricho, primeiro vídeo teu que realmente gostei, me deu muito em que pensar!
que belo presente de natal, obrigade pelo vídeo!!!
Você é tão imprescindível, Thiago. ❤
Excelente vídeo mais uma vez. Sua pesquisa é maravilhosa. E sobre este ponto especificamente queria fazer um pedido/sugestão. Sei que provavelmente sabendo do tema e com o nome do autor uma hora vou acabar achando mas podia rolar a referência dos artigos que você cita na descrição do vídeo. Só título do artigo e nome do autor, pfvzinho... Vou tentar ler estes que citou sobra Drácula que é um dos meus livros prediletos. Abraços!
Ganhou mais um inscrito. Video fantástico.❤
Vídeo muito bom como sempre. Acho que vc deveria ter focado um pouco mais no termo Mogwai, pois mesmo que sejam chamados de Gremlins pelos ocidentais no filme, as criaturas são Mogwais do folclore chinês, representam o mau absoluto, sendo capazes de infernizar, e influenciar outros indivíduos a insanidade e autodestruição.
Resumindo reforçando ainda mais análise e reflexão sobre o que Thiago disse do medo do estrangeiro.
@@stefanyalveslaurindo894 eu digo isso pq no filme, chamar os Mogwais de Gremlins, e não dar importância para o que realmente são, lembra muito do tratamento dado aos povos originários pelos ocidentais. Dane-se se eles são outros seres, são todos Gremlins. Astecas, Maias, Guaranis. Guajajaras, dane-se o que são, e o quão diferente são, não importa, são todos índios.
"Dos anos 80, 20 anos atrás."
Quem nunca kkkk
quando trocou drunk in love eu engasguei kkkkk
Amo muito os vídeos desse canal! Obrigada
Eu já tinha pensado com essa ótica nesse filme quando o vi alguns anos atrás já com algum conhecimento e com um olhar mais crítico, mas você sintetizou de forma extremamente bem, ótimo vídeo.
Suas reflexões nos faz enxergar além! Muito obrigada por esse ensaio incrível e importante!
Mais um vídeo com reflexões extremamente pertinentes que nos fazem despertar pra certas ideias que querem se passar de "engraçadinhas" em produções por aí. Muito bom!!!