Show de conteúdo, sei que dá muito trabalho! mas vc é uma das poucas fontes para seniors aqui no TH-cam. Sei que a audiencia é muito maior pra juniors, mas se vc sempre trouxer conteudos pra seniors, eu vou ficar bem feliz. Parabéns pelo trabalho.
Valeu mesmo Rodrigo pelo feedback. Você acertou bastante haha. Eu tô tentando fazer um balanço entre os vídeos porque vídeos mais densos demoram pra ser feitos e as vezes o resultado não vale a pena 😢. Mas pode deixar que a ideia é não parar com vídeos assim. Por sinal, você não tem nenhum tech challenge aí pra conseguirmos compartilhar com a galera?
@@Filhodanuvem Pior que não tenho nenhum. Na verdade nunca passei por nada parecido com o que você fez, mas creio que não seja dificil achar esses testes dando um google por ai.
Conteúdo de valor imenso. Vídeos de programação que são mais do mesmo tem aos montes por aí, porém esse tipo de conteúdo é raro aqui no TH-cam. Parabéns!
Matou a pau mano! Belo conteúdo. TH-cam é foda, se fosse coisa pra Junior tava bombando, mas essa é a vida né, a pirâmide: muita gente na base, poucos nos níveis de cima
Bom dia, acho muito top esses videos teus, pois você mostra muito bem a realidade de nós programadores. Ja assisti varios conteudos tops aqui de nivel avançado. Tem muito canal que fala de programação mas foca muito no iniciante.É sempre bom mesclar os conteudos para os diversos niveis. Eu tenho um canal, mas ele é tipo um diario meu, eu gostaria muito de ter tempo para produzir videos mais avançados com projetos e problemas tecnicos mais dificeis de resolver, que geralmente não encontramos no youtube. Um problema agora que estou enfrentando é rodar o horizon do laravel juntamente com o kubernetes para gerar uma escala de processos para rodar jobs em paralelo. Isso não to achando nem no google, mas to fazendo varios testes e acho que consegui desenvolver a solução.
Se conseguir resolver já posta no youtube, eu gosto dessa pegada diário. Meu canal tem indiretamente se tornado um blog também, tanto que não curto falar de um assunto só porque a minha vida/dia a dia de trabalho não gira em torno de uma tecnologia.
Estou aprendendo PHP apanhando tambem e aprendendo como posso ter uma visao melhor de como montar um projeto e seus videos sao bem explicativos e com uma tonelada de conteudo muito interessante que estou maratonando hehe. Vlw demais pelas dicas!
Se você está aprendendo php como primeira linguagem eu diria pra primeiro você focar na linguagem mesmo, conseguir programar com ela. Se já estiver confortável com isso, seguir algum framework como o symfony vai começar a te dar uma visão de como um projeto pode ser bem organizado.
Muito bom ver vídeos assim, explicando código e dizendo o porquê da abordagem utilizada, mas ainda de PHP + POO + SOLID. É muito comum ver exemplos na internet que envolve o PHP de uma forma mais procedural ou de uma forma POO, porém mais básica, sem a preocupação de seguir as boas práticas que o SOLID nos oferecem. Vídeo show de bola!!
Valeuuuu Igor! A ideia é realmente essa, infelizmente a medida que a gente vai evoluindo na carreira, vai ficando mais dificil encontrar material. Fico feliz que tenha curtido.
Muito show!! Eu teria usado Symfony, assim como você, e teria usado o design pattern STRATEGY para hidratar cada type de source e cada tipo de medida, colocando-o com a finalidade de um serviço (aplicado em si o principio de SOLID), sendo este chamado antes de retornar a lista pelo controller =D
Opa, bem vindo Willian! Pra esse problema não, ainda não encontrei um modelo de vídeo pro youtube onde programar soluções grandes não fica cansativo de assistir. Quem sabe um dia :)
Opa, que bom que curtiu Adriano. Você chegou a ver que isso é um quadro com diferentes linguagens? Se pensou em algo diferente manda sugestão por favor. Meus TESTES PRÁTICOS para vaga de emprego em PROGRAMAÇÃO: th-cam.com/play/PLzehOqhpwpxh2iUcEkWaIijVRhbeiakrL.html
@@Filhodanuvem Exatamente, eu vi sim que é um quadro de testes de programação que vc fez, estava pesquisando sobre SOLID e achei esse vídeo seu. A minha sugestão seria essa: Como vc já tem muita experiência e nível de conhecimento bem elevado, poderia criar outro quado "Desafio Dev", etc, onde basicamente passaria desafios de níveis júnior, pleno e senior, e o pessoal mandava os desafios do "jeito que deu", e em vídeo vc apontaria onde erraram e onde acertaram, algo assim.
Cara, sensacional !! Canais como o seu são poucos no youtube, eu pensava que tinha um conhecimento mediano em OO, mas depois que assisti esse vídeo vi que estava fazendo errado e com um fluxo e estrutura bem ruim. Esse lance de instanciar os parters por meio do arquivo services.yml, conhece algo parecido no Laravel? Abraço
Fala Moisés, que bom que curtiu e agregou em alguma cosia pra você. Eu não tenho experiência com laravel mas acho que a forma padrão de registrar services é pelo php e não por yaml como no symfony. Dei uma olhada aqui pra chegar nessa conclusão. laravel.com/docs/8.x/container#:~:text=PSR%2D11-,Introduction,cases%2C%20%22setter%22%20methods.
Eu estou na faculdade de SI e ainda não trabalho como programador. Seus vídeos são bem esclarecedores e motiva a querer a aprender mais, continue assim
Eita! Que legal que você gostou a ponto de assistir duas vezes :) Esses códigos eu não compartilho por serem de processos seletivos. Espero no futuro poder trazer videos parecidos e compartilhar no github.
@@Filhodanuvem Entendi. Gostei muito da complexidade que tu adicionou! Lembro de quando olhei o código da lib Socialite do Laravel, onde ele implementa vários providers tratando a conexão OAuth de cada serviço em específico e convertendo para a linguagem utilizada no domínio da aplicação. Esse é o *Adapter Pattern,* creio eu. Bem parecido com o que tu fez para tratar os diferentes serviços consumidos. Atualmente trabalho com Laravel mas vou tentar criar uma Api como essa no NodeJs com TypeScript pra aumentar o desafio e treinar estes conceitos! Obrigado por compartilhar esse conhecimento, que venham mais vídeos desse nível! 😁
Obrigado pelo conteúdo, me ajudou a entender e esclarecer muito diversos conceitos do desenvolvimento orientado a objetos!! Me tira uma duvida por gentileza! Quando voce se depara com uma vaga como essa, que pede um framework especifico, apesar de você nunca ter trabalhado ou utilizado ele, como proceder? Na sua opinião vale a pena sair atrás de cursos ou você só pega a documentação e tenta fazer oq der?
Que bom que o vídeo te ajudou de alguma forma Felipe. A dúvida é muito boa. Com algum tempo de experiência, quando você sabe a linguagem, da pra conseguir entregar um teste desses em qualquer framework que se pareça um pouco com algum que você já tenha trabalhado. Se eu fosse fazer um teste com laravel provavelmente a solução iria deixar a desejar em alguns detalhes por falta de conhecimento do framework, mas a base de orientações a objetos estaria lá. Da pra se resolver com a documentação, alguns vídeos complementares no TH-cam e tals. Eu acho que em geral as empresas de tecnologia querem pessoas que consigam entregar uma solução boa mesmo não sabendo tudo sobre uma linguagem ou framework, algumas podem até reprovar por falta de conhecimento do framework mas eu acho que essa é a exceção e não a regra.
Cara eu to exatamente nessa etapa de melhorar os conhecimentos em orientação a objetos na realidade eu me sinto mais perdido que cego em tiroteio. Faço um monte de coisas no trabalho que nem sei como funcionam num contexto geral. Tenho um bom conhecimento sobre a base do PHP, mas baixo conhecimento de OOP ou ao menos me sinto assim. Trabalho com symfony em coisas gigantescas e me sinto perdido, queria muito uma ajuda nisso, quando vou fazer as coisas faço sempre na base de entendimento das coisas ja feitas nos sistemas e parto a partir daí. Mas isso gera a insegurança de não saber fazer coisas complexas do zero. O dia só tem 24h sinto que preciso de um dia com 48h pra dar conta de tudo.
Entendo bem esse lugar Francisco, acho que de tudo que você falou o mais importante é entender quando você vai conseguir estudar. Tem fases da vida que simplesmente não temos tempo, muita coisa pra cuidar fora do trabalho. Mas tem outras vezes que é uma questão de prioridade, tentar encontrar um momento e tals. Depois que você descobrir isso aconselho você fazer pequenos projetos que exigem esses conhecimentos, você pode refazer esse só pensando na descrição ou tentar encontrar outros pela net. O mais importante da orientação a objetos pra mim é “se eu precisar remover um código ou trocar ele por outro pedaço de código, quão fácil isso vai ser ? “ , uma frase bem resumida sobre acoplamento e polimorfismo mas da pra ficar conversando sobre isso por horas.
Não acho muito legal disponibilizar o código de testes de empresa assim, é bem possível que ela ainda aplique ele. No futuro vou tentar voltar com exercícios parecidos para poder compartilhar :)
Formato de vídeo fodaa demais +1 inscrito, não para com esse conteúdo mais sênior não, é muito dificil de encontrar no youtube e em pt-br ainda por cima hehe a única coisa que acho que ficaria melhor é você diminuir o tamanho do quadrado do seu rosto e mover pro canto da tela, assim fica maior a área pra ver o código e sem perder seus comentários ;) uma dúvida, fugindo um pouco do que o symfony entrega pra a gente com o auto-wiring, sei que é inevitável algumas classes precisarem ser acopladas à outras, o "ideal" seria o service instanciando as dependências e o controller tendo o menor trabalho/exposição possível, certo? estou lendo um livro chamado Domain Drive Design in PHP, estou bem no início ainda mas vi que a ideia do service é que ele deve atuar como intermediário entre repositories, models e controllers etc... se encaixar um dependency container na mão aí, como ficaria? Cara, eu tenho um projetinho de um framework que estou tentando construir mais pra aprendizado e colocar em prática meus estudos de OOP, Design Patterns e DDD. e se quiser me dar uma mão com algumas sugestões etc, tá bem esqueleto ainda mas empaquei na parte request/response porque vi que o recomendado é usar o PSR7 pra requisições HTTP, mas quero construir algo na mão sem usar lib.
Fala, mano! Bem vindo e valeu pelas sugestões :) Pode deixar que não pretendo parar com esses vídeos, apesar de intercalar eles com outros pra galera mais iniciante. > o "ideal" seria o service instanciando as dependências e o controller tendo o menor trabalho/exposição possível, certo? Você quis dizer o service/dependency container certo? Sim, é isso que você disse, a maioria das instanciações estão nas definições de serviço no container. No controller eu sou menos rígido sobre essa regra, depende muito do tamanho do sistema e do framework que to usando. Já trabalhei em lugares que permitíamos receber o container no construtor e dentro do controller acessar os serviços certos. Em alguns outros casos como no do vídeo, nem o container eu passo, recebendo diretamente os services. > se encaixar um dependency container na mão aí, como ficaria? Acho que não entendi. Primeiro quero te dizer que (isso é uma opinião, sei pouco de DDD, posso estar errado) mas quando a gente fala service de symfony é praticamente qualquer classe, repositórios (padrao do ddd) pode ser um service pro symfony. Tanto que a definição de service na doc do framework não cita DDD symfony.com/doc/2.1/glossary.html#term-service . Independente disso nenhuma classe deveria receber o container porque isso seria o mesmo que uma classe ter acesso a todas as outras classes definidas como services. > Cara, eu tenho um projetinho de um framework Legal cara, ta aberto no github? Manda aí. Não posso prometer em ajudar porque eu to lutando pra terminar algumas coisas que comecei 😂. Mas acho que é uma coisa legal pra trazer aqui no canal. Dá pra fazer um vídeo sobre criar seu proprio framework e como isso faz a gente aprender muito :)
Valeuu Fábio, desse não tenho no GitHub não. Mas fica ligado lá na www.devgym.com.br/ que tem uns projetos muito parecidos pra tu fazer, baixar código e vídeo.
Nossa, Todos os seus videos são bons. mas esse aqui tem que tirar o chapeu. ficou mto bacana o projeto. Obrigado por compartilhar e explicar os conceitos.
Outro belo vídeo show de bola, agora estou com uma dúvida sobre OutSystems esse novo conceito de Programação Low Code o que você acha na sua visão de programador sênior ? Não sei bem como funciona no lado de código mesmo, arquitetura, e tals o que você acha ?
Valeu Gabriel. Bom, tudo que vou falar é opinião. E eu não tive muito contato com essas tecnologias, mas o que eu pensei é que primeiro low code foi um termo criado pra algo que já acontecia há um tempo mas não tinha um nome próprio. Eu até considero que tecnologias bem antigas como Delphi flertaram com low. Tinha muito da ideia de arrastar as caixas, completar uns campos e seu sistema ia sendo construído. Tem espaço pra isso no mercado e eu acho que as coisas vão mudar mesmo quando a linguagem Dark for lançada. Pra algumas empresas, eu diria pra sistemas simples e pequenos, acho válido usar low code agora se o produto da empresa é majoritariamente um produto digital (app, site...) eu acho loucura usar esses tipo de sistema. É preciso ter a maior liberdade possivel pra conseguir ter o sistema exatamente do jeito que a empresa quer pra atender os requisitos. No lado dos programadores, depende muita da personalidade de cada um mas eu arrisco dizer que a maioria das pessoas quer criar programas com código e linguagens de programação do mercado. criar aplicações a partir de caixinhas arrastadas é frustrante.
@@Filhodanuvem sem dúvidas e frustrante, a empresa que trabalhão está adotado essa metodologia, é a sensação e horrível, a Graça de programar de perde, toda esse cuidado que você tem, como vc passa aqui nos vídeos, alocação de memória e tals, esse macete de perde.
Sim, eu acho que pra algumas pessoas low code pode servir como porta de entrada, e tudo bem também se a pessoa não quiser programar (apesar de eu achar arriscado ficar a carreira inteira em cima de uma ferramenta) mas pra gente quê gosta de high code (hahha) estamos seguro, um mercado não vai derrubar o outro facilmente.
Fala Renan, achei ele e subi ele pro github pra ti. Leve em consideração que foi feito em 2018, nem tudo que está nele passaria para vagas hoje em dia. github.com/filhodanuvem/challenge-php-senior-2018
parabéns pelo conteúdo, ainda mais que está muito difícil achar conteúdo bom sobre PHP. Estou em Portugal e estou me dedicando a estudar PHP. Quanto tempo eles te deram para resolver esse problema?
Um problema desses num processo de recrutamento, mais parece que querem que os candidatos resolvam um problema real da empresa e assim fica mais barato.
@@Filhodanuvem Teste prático - Dev PHP Junior Introdução Este é um teste que aplicamos na seleção de novos desenvolvedores junior. O teste consiste no desenvolvimento de um CRUD, simples assim!! Objetivos Conhecer um pouco de suas habilidades e sua maneira de trabalho. Saber como trabalha com versionamento de código Você deve utilizar o seguinte stack: HTML, CSS, JS PHP Composer Algum framework (Laravel, CodeIgniter, Zend, Yii, CakePHP, Phalcon) Banco de Dados (Mysql) Requisitos Cadastro de usuário Nome CPF Data Nascimento Email Tefone Endereço Cidade Estado Ao cadastrar um novo usuário, quando selecionar o estado deverá aparecer as suas respectivas cidades no campo cidade Listar os usuários cadastrados Ao clicar em um usuário, redirecionar para uma tela com as informações do mesmo Editar os dados do usuário Deletar usuários a partir da tela de listagem ou de edição O que avaliamos Qualidade de código Código limpo Simplicidade Lógica de programação Conceitos de orientação a objetos Otimização do código implementado Organização e padrão de Commits Observações Nunca realizamos Commit no master!! Sinta-se à vontade para resolver da forma que achar melhor Temos preferência pelo uso do framework Laravel, mas você pode usar qual preferir ou dominar melhor. Se você não sabe Laravel, não se preocupe, se for aprovado, lhe ensinaremos ;) Não tenha medo de comentários, se achar necessário comentar alguma parte ou explicar algo, faça!! Já falei que não comitamos no master?! Considerações Seja criativo Nos diga o que achou do teste
Não sei quais são os cursos mais atuais no assunto, mas em português eu sei que esse canal aqui tem postado conteúdo recentemente e eles tem cursos também th-cam.com/play/PLswa9HeoJUq8n6FjsUyxj0QlHOPqxDv12.html
Cloudson de 1 ano atrás, daria para fazer tudo o que vc fez de uma forma muito mais simples, rápida e elegante utilizado o potencial do symfony, porém como não sei o contexto geral não vou julgar.
@@Filhodanuvem eu diria que sim e a resposta a isso foi o symfony-flex. Laravel para sistemas simples é uma mão na roda, mas se eu preciso resolver um problema de "gente grande", ai vou de symfony sem dúvidas!
Você quer dizer qualquer tipo de app que já exista? Tipo um Facebook? Sim, da pra fazer mas alguns apps são mais complexos que outros e geralmente não é só uma pessoa que faz, são milhares hehe. Mas conseguir você consegue sim.
Fala Sidnei. Eu recebo muiiitos contatos de php pela Europa. A linguagem tá muito forte. Uma coisa boa que também é ruim é que vaga de php pode ser tantas coisas. Pode ser WordPress, pode ser Drupal, pode ser produtos em php antigo, pode ser produtos em frameworks novos... E sobre isso eu realmente não tenho o que responder.
Deu uma " bugada " (Rss) , ... Avanço nas possibilidades aplicáveis ao contexto : visando determinado caminho para a solução; _ usou vários -> "Canais (como em golang) , só que num processo de concorrência : " Travou !!! ".
Hahahaha esse vídeo é bemmm avançado Anderson, legal que está pensando em entrar nessa área. Esses vídeos aqui são mais iniciantes Seus PRIMEIROS CÓDIGOS de programação: th-cam.com/play/PLzehOqhpwpxjRlQGlkrmwSTRRQJtnLANM.html
Para mais projetos práticos inspirados em testes de emprego, acesse www.devgym.com.br/
Show de conteúdo, sei que dá muito trabalho! mas vc é uma das poucas fontes para seniors aqui no TH-cam. Sei que a audiencia é muito maior pra juniors, mas se vc sempre trouxer conteudos pra seniors, eu vou ficar bem feliz. Parabéns pelo trabalho.
Valeu mesmo Rodrigo pelo feedback. Você acertou bastante haha. Eu tô tentando fazer um balanço entre os vídeos porque vídeos mais densos demoram pra ser feitos e as vezes o resultado não vale a pena 😢. Mas pode deixar que a ideia é não parar com vídeos assim. Por sinal, você não tem nenhum tech challenge aí pra conseguirmos compartilhar com a galera?
@@Filhodanuvem Pior que não tenho nenhum. Na verdade nunca passei por nada parecido com o que você fez, mas creio que não seja dificil achar esses testes dando um google por ai.
O problema é que eu preciso da solução, de um contexto e uma ajuda pra explicar, mas de boas. :) valeu mesmo assim.
Nossa, outro nível de conteúdo, parabéns !!!
💪🏾 que bom que curtiu Denilson
Conteúdo de valor imenso. Vídeos de programação que são mais do mesmo tem aos montes por aí, porém esse tipo de conteúdo é raro aqui no TH-cam. Parabéns!
Valeu Wilmar, a ideia era justamente trazer conteúdo diferente.
Fico mega feliz que tenha gostado.
Matou a pau mano! Belo conteúdo. TH-cam é foda, se fosse coisa pra Junior tava bombando, mas essa é a vida né, a pirâmide: muita gente na base, poucos nos níveis de cima
Valeuuu. Tenho orgulho desses vídeos, recomenda pra alguém que você acha que precisa ver ele e tá tudo certo 😉
Bom dia, acho muito top esses videos teus, pois você mostra muito bem a realidade de nós programadores. Ja assisti varios conteudos tops aqui de nivel avançado. Tem muito canal que fala de programação mas foca muito no iniciante.É sempre bom mesclar os conteudos para os diversos niveis. Eu tenho um canal, mas ele é tipo um diario meu, eu gostaria muito de ter tempo para produzir videos mais avançados com projetos e problemas tecnicos mais dificeis de resolver, que geralmente não encontramos no youtube. Um problema agora que estou enfrentando é rodar o horizon do laravel juntamente com o kubernetes para gerar uma escala de processos para rodar jobs em paralelo. Isso não to achando nem no google, mas to fazendo varios testes e acho que consegui desenvolver a solução.
Se conseguir resolver já posta no youtube, eu gosto dessa pegada diário. Meu canal tem indiretamente se tornado um blog também, tanto que não curto falar de um assunto só porque a minha vida/dia a dia de trabalho não gira em torno de uma tecnologia.
Estou aprendendo PHP apanhando tambem e aprendendo como posso ter uma visao melhor de como montar um projeto e seus videos sao bem explicativos e com uma tonelada de conteudo muito interessante que estou maratonando hehe. Vlw demais pelas dicas!
Se você está aprendendo php como primeira linguagem eu diria pra primeiro você focar na linguagem mesmo, conseguir programar com ela. Se já estiver confortável com isso, seguir algum framework como o symfony vai começar a te dar uma visão de como um projeto pode ser bem organizado.
Cara seu conteúdo não para de melhorar... Ótimo trabalho man!
Valeuu Bruno!
Aprendi muito esses conceitos na plataforma Magento.
Muito bom ver vídeos assim, explicando código e dizendo o porquê da abordagem utilizada, mas ainda de PHP + POO + SOLID. É muito comum ver exemplos na internet que envolve o PHP de uma forma mais procedural ou de uma forma POO, porém mais básica, sem a preocupação de seguir as boas práticas que o SOLID nos oferecem.
Vídeo show de bola!!
Valeuuuu Igor! A ideia é realmente essa, infelizmente a medida que a gente vai evoluindo na carreira, vai ficando mais dificil encontrar material. Fico feliz que tenha curtido.
Ótima didática! Obrigado por compartilhar suas experiências e seu conhecimento! Ganhou mais um inscrito!
Que bom que curtiu Leandro. E seja bem vindo!
Parabéns conteúdo de altíssima qualidade!
valeuuu Phillipe
Muito bom o seu conteúdo. Obrigado!
Fico feliz que curtiu Rafael!
muito bom cara, você tem uma otima didatica
Esse é o melhor elogio que posso receber, valeu Gesse.
depois de um ano revendo, excelente didatica
Pow fico feliz que esteja revendo, quer dizer que agregou em algo.
Que conteúdo e didática fenomenais! Muito fera! Ganhou mais um escrito! Forte abraço!
💪🏾Valeuu
Muito show!! Eu teria usado Symfony, assim como você, e teria usado o design pattern STRATEGY para hidratar cada type de source e cada tipo de medida, colocando-o com a finalidade de um serviço (aplicado em si o principio de SOLID), sendo este chamado antes de retornar a lista pelo controller =D
Ficaria muito bom Bruno!
Parabéns pelo conteúdo e pelo código, gostei muito de ver a resolução
Show Fernando, que bom que curtiu, dá um trabalhinho esses vídeos 😂
Muito legal esse formato de video! Tu poderia trabalhar em bootcamps tranquilamente cara.
Boa didática.
Opa! Valeu mesmo Rodrigo! Um dia ainda apareço por aí como professor 🤓
Conteúdo de qualidade , obrigado pelos ensinamento e parabéns conseguiu mais um escrito fiel.....
Valeuu, seja bem vindo.
Claudson, gostei demais do vídeo, tem estes códigos para compartilhar, precisando muito aprofundar em solid tbm.
Cara esses videos estão mto bons, cada vez melhor parabens o/ continua aí !
Show. Que bom que gosta deles Vinícios.
Parabéns cara.. ganhou mais um seguidor..
Show de boa o conteúdo.
Teria algum vídeo que vc faz a explicação codando?
Abraço
Opa, bem vindo Willian! Pra esse problema não, ainda não encontrei um modelo de vídeo pro youtube onde programar soluções grandes não fica cansativo de assistir. Quem sabe um dia :)
Da hora as explicações mano, porque vc não cria um quadro, passando desafios de júnior, pleno e senior ?
Opa, que bom que curtiu Adriano. Você chegou a ver que isso é um quadro com diferentes linguagens? Se pensou em algo diferente manda sugestão por favor.
Meus TESTES PRÁTICOS para vaga de emprego em PROGRAMAÇÃO: th-cam.com/play/PLzehOqhpwpxh2iUcEkWaIijVRhbeiakrL.html
@@Filhodanuvem Exatamente, eu vi sim que é um quadro de testes de programação que vc fez, estava pesquisando sobre SOLID e achei esse vídeo seu. A minha sugestão seria essa: Como vc já tem muita experiência e nível de conhecimento bem elevado, poderia criar outro quado "Desafio Dev", etc, onde basicamente passaria desafios de níveis júnior, pleno e senior, e o pessoal mandava os desafios do "jeito que deu", e em vídeo vc apontaria onde erraram e onde acertaram, algo assim.
Ahhh saquei agora, é uma ideia muito boa. Não sei se em geral as pessoas fariam o exercício mas vou pensar com carinho. Valeuu
Vi até o final rsrs. Meus parabéns, muito bom o conteúdo!
👏🏾👏🏾Guerreiro, sem que não é fácil acompanhar vídeos longos.
Valeu Pedro.
bom demais essa série. eu fiz um teste gual a esse pra uma empresa pra estonia.
Legal! Foi em PHP mesmo?
Excelente video amigo,te admiro demais ,muito inteligente,tomara que um dia eu consiga ser um programador como você !
Valeu mano. Consegue sim, força aí nos estudos.
Mais um vídeo show!!!
Valeuuu Jefferson.
achei um excelente canal, parabéns!
Valeuu Brenno, que bom que curtiu!
que vídeo sensacional, muito bem abordado e explicado, parabéns.
Que bom que curtiu Gleison.
Parabéns muito massa! Ótima didática!!
Valeu mano! Tem outros episódios em php e em outras linguagens, depois da uma olhada.
Cara, sensacional !! Canais como o seu são poucos no youtube, eu pensava que tinha um conhecimento mediano em OO, mas depois que assisti esse vídeo vi que estava fazendo errado e com um fluxo e estrutura bem ruim. Esse lance de instanciar os parters por meio do arquivo services.yml, conhece algo parecido no Laravel? Abraço
Fala Moisés, que bom que curtiu e agregou em alguma cosia pra você.
Eu não tenho experiência com laravel mas acho que a forma padrão de registrar services é pelo php e não por yaml como no symfony.
Dei uma olhada aqui pra chegar nessa conclusão.
laravel.com/docs/8.x/container#:~:text=PSR%2D11-,Introduction,cases%2C%20%22setter%22%20methods.
@@Filhodanuvem Entendi, muito obrigado !
Eu estou na faculdade de SI e ainda não trabalho como programador.
Seus vídeos são bem esclarecedores e motiva a querer a aprender mais, continue assim
Valeu Bernardo, que bom que ajudou!
Sensacional! Assistindo pela 2ª vez. Pode postar esse projeto no GitHub?
Eita! Que legal que você gostou a ponto de assistir duas vezes :)
Esses códigos eu não compartilho por serem de processos seletivos. Espero no futuro poder trazer videos parecidos e compartilhar no github.
@@Filhodanuvem Entendi. Gostei muito da complexidade que tu adicionou! Lembro de quando olhei o código da lib Socialite do Laravel, onde ele implementa vários providers tratando a conexão OAuth de cada serviço em específico e convertendo para a linguagem utilizada no domínio da aplicação. Esse é o *Adapter Pattern,* creio eu. Bem parecido com o que tu fez para tratar os diferentes serviços consumidos. Atualmente trabalho com Laravel mas vou tentar criar uma Api como essa no NodeJs com TypeScript pra aumentar o desafio e treinar estes conceitos! Obrigado por compartilhar esse conhecimento, que venham mais vídeos desse nível! 😁
kkkkkkkkk tua cara no final pensando é a melhor, sempre me pego assim, as vezes no meio de uma reunião e com a cabeça lááá no código kkkkkkkk
hahahahahaha bem isso
Conteúdo top! valeu.
Valeu Alex. Que bom que foi útil.
Obrigado pelo conteúdo, me ajudou a entender e esclarecer muito diversos conceitos do desenvolvimento orientado a objetos!!
Me tira uma duvida por gentileza!
Quando voce se depara com uma vaga como essa, que pede um framework especifico, apesar de você nunca ter trabalhado ou utilizado ele, como proceder?
Na sua opinião vale a pena sair atrás de cursos ou você só pega a documentação e tenta fazer oq der?
Que bom que o vídeo te ajudou de alguma forma Felipe. A dúvida é muito boa.
Com algum tempo de experiência, quando você sabe a linguagem, da pra conseguir entregar um teste desses em qualquer framework que se pareça um pouco com algum que você já tenha trabalhado. Se eu fosse fazer um teste com laravel provavelmente a solução iria deixar a desejar em alguns detalhes por falta de conhecimento do framework, mas a base de orientações a objetos estaria lá. Da pra se resolver com a documentação, alguns vídeos complementares no TH-cam e tals. Eu acho que em geral as empresas de tecnologia querem pessoas que consigam entregar uma solução boa mesmo não sabendo tudo sobre uma linguagem ou framework, algumas podem até reprovar por falta de conhecimento do framework mas eu acho que essa é a exceção e não a regra.
Cara eu to exatamente nessa etapa de melhorar os conhecimentos em orientação a objetos na realidade eu me sinto mais perdido que cego em tiroteio.
Faço um monte de coisas no trabalho que nem sei como funcionam num contexto geral.
Tenho um bom conhecimento sobre a base do PHP, mas baixo conhecimento de OOP ou ao menos me sinto assim.
Trabalho com symfony em coisas gigantescas e me sinto perdido, queria muito uma ajuda nisso, quando vou fazer as coisas faço sempre na base de entendimento das coisas ja feitas nos sistemas e parto a partir daí.
Mas isso gera a insegurança de não saber fazer coisas complexas do zero.
O dia só tem 24h sinto que preciso de um dia com 48h pra dar conta de tudo.
Entendo bem esse lugar Francisco, acho que de tudo que você falou o mais importante é entender quando você vai conseguir estudar. Tem fases da vida que simplesmente não temos tempo, muita coisa pra cuidar fora do trabalho. Mas tem outras vezes que é uma questão de prioridade, tentar encontrar um momento e tals. Depois que você descobrir isso aconselho você fazer pequenos projetos que exigem esses conhecimentos, você pode refazer esse só pensando na descrição ou tentar encontrar outros pela net. O mais importante da orientação a objetos pra mim é “se eu precisar remover um código ou trocar ele por outro pedaço de código, quão fácil isso vai ser ? “ , uma frase bem resumida sobre acoplamento e polimorfismo mas da pra ficar conversando sobre isso por horas.
muito bom!!!
Valeu Marcelo, que bom que curtiu :)
disponibiliza o código no github
Não acho muito legal disponibilizar o código de testes de empresa assim, é bem possível que ela ainda aplique ele. No futuro vou tentar voltar com exercícios parecidos para poder compartilhar :)
Formato de vídeo fodaa demais +1 inscrito, não para com esse conteúdo mais sênior não, é muito dificil de encontrar no youtube e em pt-br ainda por cima hehe
a única coisa que acho que ficaria melhor é você diminuir o tamanho do quadrado do seu rosto e mover pro canto da tela, assim fica maior a área pra ver o código e sem perder seus comentários ;)
uma dúvida, fugindo um pouco do que o symfony entrega pra a gente com o auto-wiring, sei que é inevitável algumas classes precisarem ser acopladas à outras, o "ideal" seria o service instanciando as dependências e o controller tendo o menor trabalho/exposição possível, certo?
estou lendo um livro chamado Domain Drive Design in PHP, estou bem no início ainda mas vi que a ideia do service é que ele deve atuar como intermediário entre repositories, models e controllers etc...
se encaixar um dependency container na mão aí, como ficaria?
Cara, eu tenho um projetinho de um framework que estou tentando construir mais pra aprendizado e colocar em prática meus estudos de OOP, Design Patterns e DDD. e se quiser me dar uma mão com algumas sugestões etc, tá bem esqueleto ainda mas empaquei na parte request/response porque vi que o recomendado é usar o PSR7 pra requisições HTTP, mas quero construir algo na mão sem usar lib.
Fala, mano! Bem vindo e valeu pelas sugestões :) Pode deixar que não pretendo parar com esses vídeos, apesar de intercalar eles com outros pra galera mais iniciante.
> o "ideal" seria o service instanciando as dependências e o controller tendo o menor trabalho/exposição possível, certo?
Você quis dizer o service/dependency container certo? Sim, é isso que você disse, a maioria das instanciações estão nas definições de serviço no container. No controller eu sou menos rígido sobre essa regra, depende muito do tamanho do sistema e do framework que to usando. Já trabalhei em lugares que permitíamos receber o container no construtor e dentro do controller acessar os serviços certos. Em alguns outros casos como no do vídeo, nem o container eu passo, recebendo diretamente os services.
> se encaixar um dependency container na mão aí, como ficaria?
Acho que não entendi. Primeiro quero te dizer que (isso é uma opinião, sei pouco de DDD, posso estar errado) mas quando a gente fala service de symfony é praticamente qualquer classe, repositórios (padrao do ddd) pode ser um service pro symfony. Tanto que a definição de service na doc do framework não cita DDD symfony.com/doc/2.1/glossary.html#term-service .
Independente disso nenhuma classe deveria receber o container porque isso seria o mesmo que uma classe ter acesso a todas as outras classes definidas como services.
> Cara, eu tenho um projetinho de um framework
Legal cara, ta aberto no github? Manda aí. Não posso prometer em ajudar porque eu to lutando pra terminar algumas coisas que comecei 😂. Mas acho que é uma coisa legal pra trazer aqui no canal. Dá pra fazer um vídeo sobre criar seu proprio framework e como isso faz a gente aprender muito :)
Que conteúdo foda!!!!!!! Uma pergunta... quanto tempo te deram pra implementar esse sistema e quanto tempo você levou pra desembolar o sistema?
Valeu Renato! Geralmente eu peço uma semana pra começar a noite depois do trabalho e focar mais no fim de semana. Acho que foi isso que fiz.
Parabéns pelo video e explicação, Brother vc tem esse programa no github?
Valeuu Fábio, desse não tenho no GitHub não. Mas fica ligado lá na www.devgym.com.br/ que tem uns projetos muito parecidos pra tu fazer, baixar código e vídeo.
Nossa, Todos os seus videos são bons. mas esse aqui tem que tirar o chapeu. ficou mto bacana o projeto. Obrigado por compartilhar e explicar os conceitos.
Valeuuu Jhonatan! Tenho um carinho por esse vídeo também 😄
Sensacional, parabéns! Ótimo conteúdo. Cara, uma pergunta: Vc criou o skeleton na mão ou esta usando o Symfony como sugerido no enunciado do problema?
Fala Gustavo, que bom que curtiu! pelo que eu me lembro eu comecei o projeto criando-o pela linha de comando do symfony 4.
Outro belo vídeo show de bola, agora estou com uma dúvida sobre OutSystems esse novo conceito de Programação Low Code o que você acha na sua visão de programador sênior ? Não sei bem como funciona no lado de código mesmo, arquitetura, e tals o que você acha ?
Valeu Gabriel. Bom, tudo que vou falar é opinião. E eu não tive muito contato com essas tecnologias, mas o que eu pensei é que primeiro low code foi um termo criado pra algo que já acontecia há um tempo mas não tinha um nome próprio. Eu até considero que tecnologias bem antigas como Delphi flertaram com low. Tinha muito da ideia de arrastar as caixas, completar uns campos e seu sistema ia sendo construído. Tem espaço pra isso no mercado e eu acho que as coisas vão mudar mesmo quando a linguagem Dark for lançada.
Pra algumas empresas, eu diria pra sistemas simples e pequenos, acho válido usar low code agora se o produto da empresa é majoritariamente um produto digital (app, site...) eu acho loucura usar esses tipo de sistema. É preciso ter a maior liberdade possivel pra conseguir ter o sistema exatamente do jeito que a empresa quer pra atender os requisitos.
No lado dos programadores, depende muita da personalidade de cada um mas eu arrisco dizer que a maioria das pessoas quer criar programas com código e linguagens de programação do mercado. criar aplicações a partir de caixinhas arrastadas é frustrante.
@@Filhodanuvem sem dúvidas e frustrante, a empresa que trabalhão está adotado essa metodologia, é a sensação e horrível, a Graça de programar de perde, toda esse cuidado que você tem, como vc passa aqui nos vídeos, alocação de memória e tals, esse macete de perde.
Sim, eu acho que pra algumas pessoas low code pode servir como porta de entrada, e tudo bem também se a pessoa não quiser programar (apesar de eu achar arriscado ficar a carreira inteira em cima de uma ferramenta) mas pra gente quê gosta de high code (hahha) estamos seguro, um mercado não vai derrubar o outro facilmente.
Eu tenho um projeto de uma vaga pra junior que eu fiz em Laravel+Vue se vc quiser dar uma olhada... rsrs
Opa, muito bom Paulo. Me chama no Twitter ou Instagram pra gente conversar.
você tem esse teste no github? seria muito bom para poder estudar
Fala Renan, achei ele e subi ele pro github pra ti. Leve em consideração que foi feito em 2018, nem tudo que está nele passaria para vagas hoje em dia.
github.com/filhodanuvem/challenge-php-senior-2018
@@Filhodanuvem Muuuuito obrigado
parabéns pelo conteúdo, ainda mais que está muito difícil achar conteúdo bom sobre PHP. Estou em Portugal e estou me dedicando a estudar PHP. Quanto tempo eles te deram para resolver esse problema?
Fala Marcos, que bom que curtiu! Se não me engano me deram 1 semana ou algo perto de 10 dias.
@@Filhodanuvem obrigado!
Quem faz API é somente sênior?
De forma alguma, todo mundo pode fazer. Se uma empresa tem uma api uma pessoa Jr também vai trabalhar com isso 😊.
Um problema desses num processo de recrutamento, mais parece que querem que os candidatos resolvam um problema real da empresa e assim fica mais barato.
Tem muita gente que concorda com você mesmo Sérgio. Tem esse risco. Pra esse teste eu sei que não porque tinha um amigo que trabalhava lá rsrs.
Teria algum teste para programador php jr?
Pois não tenho. Se você tiver manda pra cá assim podemos compartilhar e ajudar outras pessoas iniciantes também.
@@Filhodanuvem Teste prático - Dev PHP Junior
Introdução
Este é um teste que aplicamos na seleção de novos desenvolvedores junior.
O teste consiste no desenvolvimento de um CRUD, simples assim!!
Objetivos
Conhecer um pouco de suas habilidades e sua maneira de trabalho.
Saber como trabalha com versionamento de código
Você deve utilizar o seguinte stack:
HTML, CSS, JS
PHP
Composer
Algum framework (Laravel, CodeIgniter, Zend, Yii, CakePHP, Phalcon)
Banco de Dados (Mysql)
Requisitos
Cadastro de usuário
Nome
CPF
Data Nascimento
Email
Tefone
Endereço
Cidade
Estado
Ao cadastrar um novo usuário, quando selecionar o estado deverá aparecer as suas respectivas cidades no campo cidade
Listar os usuários cadastrados
Ao clicar em um usuário, redirecionar para uma tela com as informações do mesmo
Editar os dados do usuário
Deletar usuários a partir da tela de listagem ou de edição
O que avaliamos
Qualidade de código
Código limpo
Simplicidade
Lógica de programação
Conceitos de orientação a objetos
Otimização do código implementado
Organização e padrão de Commits
Observações
Nunca realizamos Commit no master!!
Sinta-se à vontade para resolver da forma que achar melhor
Temos preferência pelo uso do framework Laravel, mas você pode usar qual preferir ou dominar melhor.
Se você não sabe Laravel, não se preocupe, se for aprovado, lhe ensinaremos ;)
Não tenha medo de comentários, se achar necessário comentar alguma parte ou explicar algo, faça!!
Já falei que não comitamos no master?!
Considerações
Seja criativo
Nos diga o que achou do teste
Boa! Valeu! Você tem o código? A ideia era mostrar o problema e a implementação.
@@Filhodanuvem ainda nao mas assim que eu concluir eu te envio!
Showww. Valeu.
qual foi o prazo para o teste?
Uma semana se não me engano. Acho que não tinha um prazo bem definido, eu que disse que levaria uma semana .
tem a recomendacao de algum curso de symfony??
Não sei quais são os cursos mais atuais no assunto, mas em português eu sei que esse canal aqui tem postado conteúdo recentemente e eles tem cursos também
th-cam.com/play/PLswa9HeoJUq8n6FjsUyxj0QlHOPqxDv12.html
@@Filhodanuvem obg meu rei
ei @filho do vento ops da nuvem existe mais oportunidade em PT para dev em laravel ou symfony? na tua opiniao?
Cloudson de 1 ano atrás, daria para fazer tudo o que vc fez de uma forma muito mais simples, rápida e elegante utilizado o potencial do symfony, porém como não sei o contexto geral não vou julgar.
Que legal, imagino que o laravel tenha influenciado bastante o sf a ser menos burocrático.
@@Filhodanuvem eu diria que sim e a resposta a isso foi o symfony-flex. Laravel para sistemas simples é uma mão na roda, mas se eu preciso resolver um problema de "gente grande", ai vou de symfony sem dúvidas!
Eu sendo programador consigo fazer qualquer tipo de app? Fazelo igual ele funciona na minha cabeça?
Você quer dizer qualquer tipo de app que já exista? Tipo um Facebook? Sim, da pra fazer mas alguns apps são mais complexos que outros e geralmente não é só uma pessoa que faz, são milhares hehe. Mas conseguir você consegue sim.
@@Filhodanuvem nada muito complexo mas muito funcional minha idia ate agora não ha nada no mercado.
Então tranquilo. Se não for nada muito complexo, consegue sim.
Olá, muito bom o vídeo. Uma pergunta, como tá o PHP por Portugal? ou estendendo um pouco mais, pela Europa? vale apena investir em estudos em PHP?
Fala Sidnei. Eu recebo muiiitos contatos de php pela Europa. A linguagem tá muito forte. Uma coisa boa que também é ruim é que vaga de php pode ser tantas coisas. Pode ser WordPress, pode ser Drupal, pode ser produtos em php antigo, pode ser produtos em frameworks novos... E sobre isso eu realmente não tenho o que responder.
Gostei do nome do canal 😂
😂 😂😂 me orgulho desse nome hahah
Deu uma " bugada " (Rss) , ... Avanço nas possibilidades aplicáveis ao contexto : visando determinado caminho para a solução; _ usou vários -> "Canais (como em golang) , só que num processo de concorrência : " Travou !!! ".
Isso é sobre a última cena do vídeo? Adorei 😂😂😂😂😂
Eu sou completamente leigo no assunto, parece que tá falando em outro idioma kkkkkk tô querendo me arriscar na programação
Hahahaha esse vídeo é bemmm avançado Anderson, legal que está pensando em entrar nessa área. Esses vídeos aqui são mais iniciantes
Seus PRIMEIROS CÓDIGOS de programação: th-cam.com/play/PLzehOqhpwpxjRlQGlkrmwSTRRQJtnLANM.html