Represa de Machado Mineiro - O dia que alagou até a estrada

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ต.ค. 2024
  • A PCH (pequena central hidrelétrica) Machado Mineiro iniciou sua operação em 1992, no rio Pardo, entre os municípios de Ninheira e Águas Vermelhas, MG. Com 2 unidades geradoras, a usina oferece 1,72 MW de potência instalada.
    Composta por barramentos de terra, enrocamento com núcleo de argila e concreto, a barragem da PCH Machado Mineiro possui cerca de 360 m de comprimento de crista e 42 m de altura máxima. Seu reservatório funciona a fio d’água, possuindo cerca de 21,35 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação de 205,97 hm³.
    O sistema extravasor da PCH Machado Mineiro é composto por Vertedouro de Soleira Controlada (VS), provido de três comportas segmento de 10,50 m de altura e 8 m de largura, totalizando uma capacidade máxima de descarga de 2029 m³/s.
    Construída em concreto, a Tomada d’Água da PCH Machado Mineiro conta com três vãos, totalizando 44,70 m de comprimento de crista. Sua concepção foi realizada com o intuito de atender os sistemas de perenização (3,78 m³/s), irrigação (4,60 m³/s) e geração de energia (vazão máxima de 12 m³/s). A água aduzida é conduzida por dois conduto forçados, localizados dentro da galeria de adução, os quais alimentarão duas unidades geradoras localizadas na Casa de Força da PCH Machado Mineiro.
    Do tipo abrigada, a Casa de Força da PCH Machado Mineiro conta com duas turbinas do tipo Francis de eixo horizontal. A restituição da vazão turbinada ocorre por canal de fuga, no leito do rio Pardo.
    FONTE: www.cemig.com....

ความคิดเห็น •