Soe bem em todo lugar (Melhorando a Compatibilidade da Mixagem) Produção de A à Z 53 | Paulo Anhaia
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 23 พ.ย. 2024
- Soe bem em todo lugar (Melhorando a Compatibilidade da Mixagem) Produção de A à Z 35 | Paulo Anhaia
Nessa série semanal de vídeos eu irei falar sobre vários tópicos a respeito de produção musical.
No vídeo de hoje falarei um pouco sobre como melhorar a compatibilidade da sua mixagem, para que ela soe bem em qualquer lugar.
✅ Guia do Equipamento Para Home Studio - Acesso Gratuito!
sun.eduzz.com/...
✅ Mixando a Sua Música - Curso completo de mixagem.
pauloanhaia.co...
Parabéns pelo seu trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻😉
Grande Paulo Anhaia! No começo eu ouvia minhas músicas nas plataformas diferentes e soava um pouquinho diferente... Passei a fazer vários testes em diferentes sistemas e fones, ajudam muito mesmo, daí é só correções mais pontuais antes de lançar. 👍🏻😁
Esse é um canal que a gente nunca perde tempo, assistir esses vídeos significa que vc sempre terá informação sem enrolação e de qualidade. Obrigado mestre Paulo!
@@andreandws Valeu, André ❤️
Paulo antes de fazer seu curso "Então você quer gravar sua música " e mais uns outros...
Eu gravava e ficava perfeito nos meus monitores KRK e quando eu ouvia na minha caixa JBL a abertura de estéreo não acontecia e aguns instrumentos ficavam quase que imperceptível... Depois que fiz seu curso, consegui solucionar isso com os seus ensinamentos.
Deixando aqui meu testemunho 😂😂😂 pra te agradecer por compartilhar conosco os seus ensinamentos.
Valeu mesmo.
@@pedrobenioficial Bom demais, Pedro, obrigado pelo testemunho 😃
Revendo e com certeza, um de seus melhores vídeos!!!
Ótima discussão. Aproveito pra acrescentar que certa vez perguntei pro Paulo se eu deveria priorizar o som para quem ouve no celular ou quem tem um bom equipamento estéreo. Ele disse que a prioridade é fazer com a melhor qualidade possível, ficando o melhor possível no melhor equipamento, e aí nos outros lugares a gente pensa em compatibilidade, mantendo audível e equilibrado, mas a prioridade é soar melhor no melhor equipamento. Pode parecer bobagem, mas eu costumava fazer mix pensando no celular, já que a maioria do meu público assistr vídeos mono no celular, mas eu ignorava uma boa parcela que poderia ter uma experiência melhor com um fone de ouvido por exemplo. Então eu quase não colocava abertura estéreo, priorizava os médios e muitas vezes cortava os graves, etc.
Você é bom demais meu amigo !!
Ótima aula! É incrível ver como você se garante de maneira excelente, com as suas dicas, conhecimentos e experiencias usando apenas a sua fala. Você é o cara Paulo. Abraços!
O Paulo eh monstro fazia mixagens aceitaveis ate eu perceber que estava fraco ainda, hj sou um discipulo satisfeito e GRATO
@@alexandrershedz fico feliz, Alexandre ❤️
Hj minhas referências pra conferir mix, é basicamente celular, caixinhas medianas da edifier e fone gamer, que pelo menos na minha visão é onde a grande maioria das pessoas ouvem músicas. Mas no meu processo de mixagem a história é outra, ai já uso equipamento profissional mesmo heheheh
Ótimas dicas de um profissional excelente, com muitos anos de estrada. Muito obg, P.A.
O carro ajuda muito
Paulo,grande professor nosso de cada dia !!gratidão por tantos ensinamentos mestre!
Muito obrigado pelo carinho ❤️
Interessante esse conceito de meter um EQ na saída pra simular o range dos outros sistemas. Vou tentar aqui dessa forma. Obrigado!
Outro detalhe do teste do carro é que normalmente você já ouviu muita coisa diferente no som do carro, provavelmente mais que nos monitores do Home Studio, e isso dá um nível de comparação muito legal.
@@felipeferreirasalescarvalh1934 exatamente. É o lugar onde você ouve mais música, mas mesmo quando eu praticamente morava dentro da mesma sala de estúdio, passava 12h por dia nela, eu fazia o teste do carro. Sempre ajuda.
Além de ouvir música a gente ouve outras coisas no carro... notícias... propagandas... eu acho que influencia na nossa percepção
Vdd parece que tem até mais instrumentos na banda
Obrigado, mestre!
Graças a profissionais como você, nós vamos pegando o jeito, devagar e sempre. Nada supera a sua experiência, e agradeço muito pela sua didática também!
Esses dias descobri o ISOL8, um plugin grátis para testar e monitorar o L/R, M/S, mono/stereo... É uma bela ferramenta pra nós que não temos tanto tempo de janela kkkk Logo logo quero adquirir seu curso! 🙏🎵🌟
Grande didática!❤
Cabra bom!!!❤
Excelente explicação.
Direto e certeiro!!!
Ja vi bastante coisa sobre esse assunto, mas essa foi a mais completa e sucinta de todas! bem bacana mesmo!
@@Oxtorayk Fico feliz que gostou ❤️
Muito bom
Obrigado Paulo!
Parabéns, muito boa e clara sua explicação. Sou de mixagem á 46 anos e acrescentaria duas coisas, afinar o ouvido é fundamental...se vai mixar um samba ouça o melhor, a melhor mixagem. No meu caso que mixo em Atmos...e vale pra tudo, 2.0, 5.1...Mas filme/Doc é o foco, coloque sua monitoração o mais baixo possível, o minimo volume e terá ouvir sò o diálogo e nunca a musica! Voz é frequência média tem de sobre sair e ser compreensível. Parabéns pelo seu conhecimento!
Boa! Esses assuntos são falados nos vídeos anteriores dessa série. Ela começa com ouvido e uns vídeos antes disso eu falo sobre referências ❤
Top irmão 🤘🏻
Esse vídeo ajudou muito! Valeu mesmo
muito comum essa duvida... muito oportuno a abordagem! Paulinho! 🤜💥🤛
@@darilparisi Bom te ver por aqui, Daril! Já te disse isso antes, o que eu faço como músico e como produtor tem um pouquinho de Daril Parisi. Obrigado pela inspiração ❤️
@@pauloanhaia querido... você é Gigante pela própria natureza! ✌️🤓✨️
Excelente! 👏👏👏 tenho usado muito plugins de streams no Master do Pro Tools pra monitorar pelo falante do celular onde descubro varios ajustes pra fazer que nao percebia nos monitores de estudio! Ajuda muito! Principalmente ouvindo baixo! Valeu Paulo! Sonobus ou o da Wave stream sao perfeitos praenviar audio em alta pro celular, já aproveito e envio este áudio tbm por bluetooth pra conferir em caixas Alexa e JBL!
@@wilsonclaudiano Isso ajuda muito! Sensacional
Impressionante a didática e a clareza!!
Gosto de mono pra gravar. Agora em mesa não tenho experiência.
Fala grande Paulo. A descrição ficou trocada, ta episódio 35 😂.
O melhor conteúdo do TH-cam., vc e o Victin Cine.
Muito bom! Tô assistindo vários vídeos novamente também hehehe obrigado, Paulo!
Um dos próximo vídeo poderia ser como resolver as possíveis situações que possam acontecer quando não fica legal em sistema de reprodução x ou Y e cada problema específico
@@ramynovaes8994 infelizmente isso não existe. O que eu falei nesse vídeo se aplica justamente pra minimizar esses problemas em diversos sistemas diferentes.
Pense que, cada modelo de celular tem uma faixa de frequências diferente e só estou falando de celular, se for pra sistemas automotivos, fones de ouvido...
Então a coisa se resume em minimizar esses problemas ❤️
@@pauloanhaia obrigado pela atenção! 😁🤘
Quanta dica valiosa num só vídeo! Parabéns
Não é bem o ponto do vídeo, mas pra além dessas dicas, uma dica que me salvou foi, ao invés de gastar dinheiro com instrumentos, microfones, e outras coisas que são usadas pra gravar, eu investi em um bom par de fones de referência, por quê? Eu já trabalhei com fones de música e caixas de som multimídia, e isso é o mesmo que mixar às cegas (ou às surdas nesse caso), porque o som que eu ouvia não era o que estava acontecendo de fato na música, eu tinha muito grave e médio grave, nada de médio agudo e uma explosão de agudo com curvas malucas e espirradas, e o resultado é que minhas músicas soavam magras e estridentes em todos os sistemas de som que eu ouvia, e não dava pra saber onde exatamente eu errava porque eu errava em tudo.
Foi só eu trocar meu fone de música e minhas caixas multimídia por fones de referência que o problema sumiu, eu consigo confiar bem mais no meu ouvido durante a mix, e quando eu toco a música no celular, na TV, no carro, etc, soa muito melhor, porque o fone de referência me dá muito mais controle sobre o som.
Ainda não tive a oportunidade de mixar com monitores de referência, nem tenho uma sala tratada pra isso, mas eu posso garantir que ter uma boa referência de áudio na hora de mixar faz toda a diferença.
Fica a dica, guardem o dinheiro daquele instrumento de marca, daquele microfone top, daquele plugin incrível, e invistam primeiro em referência. É melhor trabalhar bem com um som simples do que trabalhar de maneira porca com um som bom.
👋👋👋👋👋
OOOpa , eu sou inscrito Mestres, rsrsr sensacional.
@@marciomeneka Um abração, Márcio! Saudade!
Sempre é um papo bom !! Parabéns palo seu conteúdo no geral Paulo !!!!
@@GUTOIANNOTTI Muito obrigado, Guto, fico feliz com o seu comentário
Excelente vídeo. Dicas de ouro!
Já estava sentindo falta do episódio de hoje mestre, hahaha! Só dica top! 👏🏽
Paulo, muito obrigado. Você é barril!!
Ótimas observações!
Baitas dicas! (e que pouca gente fala)
Obrigado pelas excelentes dicas! 🤘
Excelente!
Boa, Paulão 😊❤
ótimo conteúdo, valeu muito o like
Valeu pelas dicas!
🙌🙏
Dicas de ouro como sempre! Paulo não sabia que tinha trocado de monitores, o que levou vc a mudar?
@@juliotody1 coloquei os dois lado a lado e estou gostando mais dos resultados que estou tendo com os Kali. Ainda não me desfiz dos Neumann e ainda não tenho certeza que irei me desfazer hehehe
@@pauloanhaia só de não falar KH já é lucro rsr mas bom saber que estão próximas na qualidade! Se puder fala o modelo, uso as HS e penso futuramente em fazer um up… sabe Deus qnd rsr
Obg paulo. É usual deixar tudo no centro e ignorar o estéreo?
@@marcelogoncalves8034 se você quer uma mix em mono, sim. Mas eu não recomendo, hehehe, a mix fica bem menos interessante.
@@pauloanhaia obg paulo. Bandas antigas como o beatles por exemplo eles trabalhavam com estéreo?
@@marcelogoncalves8034Os Beatles gravaram quase todos os álbuns em mono, só mais pro final da carreira que já gravaram pensando em estéreo.
Mesmo assim, todo o catálogo foi renovado em estéreo pouco depois.
As versões que conhecemos, no geral são em estéreo
Salve Paulo! Quando abrir eventualmente o mixando sua música premium, tenho interesse. Tenho 75 sons ainda não lancei nada, vários com bateria baixo guita vocal ''prontos'', faltando mixar direito e ter a visão de um produtor experiente como tu :) conteúdo foda como sempre. To a 7 anos "mixando" na minha TV e nos fones de ouvido do celular, vou comprar agora na blackfriday um par de yamaha hs8. Aliás, a um tempo atrás perguntei a respeito de microfones, acabei comprando um AKG C414 :) to bem feliz, vocal bem mais cheio e as coisas estranhas que eu sempre sentia com o at2020 sumiram :D
Oi, Gabriel! Acho muito difícil eu abrir uma nova turma do MSM Premium, mas eu faco trabalhos de consultoria e também mixagem com acompanhamento online. Entre em contato pelo nosso whatsapp, que o Bleno, meu assistente te passar mais informações. Tem o link na minha bio do TH-cam, Instagram e Facebook ❤
Boas dicas como sempre mestre! Tenho usado o Sonarworks pra ter uma referência mais linear, mas depois de tudo eu desligo e vejo como está soando sem ele! O que você acha desse recurso? Abraços
@@LuizMartan você diz o que faz uma curva de equalização no fone de ouvido? Ele é pra isso mesmo, deixar a resposta mais flat e depois você desliga antes de fazer as cópias finais.
@@pauloanhaia exato, eu uso o plugin nos fones, um AKG240 Studio com um preset de fábrica para esse fone e tb uso nos monitores, no caso dos monitores a gente faz uma medição tb pelo software onde ele cria uma equalização reversa aonde teoricamente ele melhora em muito a sala, e acho que ajuda muito, aqui por ex é um home e sem o software ligado tenho um excesso de graves em Lá e Do aplicando o plugin essas sobras não aparecem com isso não me induz a diminuir essas frequências!
Excelentes dicas mestre! Não tem tanto a ver com o assunto, mas já há um bom tempo tenho tido problemas de ruído de pré no meu gravador (zoom h6), após incluir qualquer processamento , inviabilizando a gravação das minhas músicas. O senhor teria alguma dica pra resolver esse pra esse problema ou seria melhor trocar a interface? Grato!
Tenho tido esse problema principalmente em vocais.
@@enzopalheta7209 Hum... É difícil diagnosticar o que pode estar errado sem estar com o equipamento em mãos. Mas ruído pode ser de cabeamento. Não sei se está usando o Mic dele mesmo...
Estou ligando um XLR santo Ângelo standard num podmic da rode.
@@enzopalheta7209 realmente é difícil diagnosticar. Tente trocar o cabo, trocar o Mic, trocar a entrada do cabo na interface e assim vai
Bom dia Paulo. Tenho uma duvida que acho tem haver com o tema do video, Se vc Coloca por Ex um violão em stereo aberto totalmente um deles com capo ou sejam são diferentes... Quando for escutar em mono existe uma solução pra reduzir o fato de um deles não tocar? por ex usando reverb? ou existe uma solução melhor pra essas situações? abraços
A questão não é que um deles não toca, é que ambos vão ficar uns 3 Dbs mais baixos do que estão na mix e sem a definição que a abertura de estéreo pode te dar.
Uma coisa que ajuda um pouco nisso é abrir um pouco menos o pan, uns 75%, ou algo assim. Sempre cheque em mono pra sacar isso.
Mas tem situações em que não vale a pena perder a abertura de estéreo pra ter uma maior compatibilidade mono. Você que te que julgar o que é melhor para o seu trabalho.
@@pauloanhaia Venho exatamente fazendo isso e não abrindo o Stereo 100% , apenas em casos específicos como você mencionou! Obrigado pelo retorno Meu amigo! Tmj
Muito legal o vídeo! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Paulo, em relação ao seu curso, as opções mais baratas do light (com menos músicas) possuem também os bonus? Ou Digamos, ''apenas'' os vídeos de quase 10 hrs por som ali na mixagem mas sem nenhum bonus? Tenho curiosidade em relação ao direct box e como você configura o reaper,
As versões mais simples não tem os bônus, só a versão completa. Vale muito a pena, mas tem que estar muito afim de estudar, hehehe é muito material ❤
Quem puder, faça a mix passando pela mesa de som em 8 canais pelo menos. Minhas mixes melhoraram demais após a experiência do mixer. O som passa a ter uma coesão que eu ainda não consigo ter com mix inbox.
Eu não sinto isso, muito pelo contrário, gosto mais do som que vem direto do software, mas já trabalhei muito com analógico, tanto com fita quanto com mesa e acho que os experimentos são muito importantes ❤
@@pauloanhaia eu já refleti muito sobre isso. Como você começou no analógico, já sabe o que esperar do digital. Como eu comecei na frieza do digital, estou vivendo a etapa de me encantar com a característica analógica, que é audível, e pra mim é desejável. Mas eu sei que fase de eu conseguir extrair o melhor do digital vai chegar.
@@mgsmusic Poder vivenciar a coisa toda e tirar as suas próprias conclusões é fantástico. Mesmo porque, o som que você procura, não necessariamente é o mesmo que eu procuro ❤️
@@pauloanhaia verdade. Mas ainda acho que minha fase de extrair o máximo do digital vai chegar. Mas eu preciso passar pra fase do analógico.
Grandes dicas!
É uma baita sacanagem, os caras fazem uma mix/master linda e a maioria ouve em falante de celular, pra piorar hoje em dia a molecada ouve uns 30", no máximo 1 minuto da música.🥲
@@rickarroyo Sim, eu sempre falo que a gente trabalha pra "elite", porque a gente se preocupa com coisas que quase ninguém vai notar, mas não é por isso que eu vou baixar o padrão, hehehe.
@@pauloanhaia Eu concordo, tá certíssimo, Paulo!
Ótimo vídeo!