Imperialismo: Dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes. Os países europeus e suas principais potências queriam conquistar as regiões para ganhar mão de obra mais barata, abrir mercado consumidor a fim do crescimento de suas industrias. Tipos de dominação: Protetorado: região ou país era dominado através de um líder local mas de acordo com os interesses do país dominante Colônia: dominação através da metrópole, não necessita de um líder, dominação direta/ Área de influência: é mantido o líder daquela região e são dominados locais especifico/ ex: Dominação da Inglaterra em Hong Kong Dominação econômica: influência o país dominado economicamente/ ex: Acordos do brasil com a Inglaterra Tratado de Berlim (1878): Domínio europeu das rotas fluviais africanas, além de acordos com chefes locais africanos. Partilha da África: Divisão da África por zonas de influência de dominação. Justificativas imperialistas: Darwinismo Social: Os europeus eram mais evoluídos, portanto outras sociedades nunca chegariam ao seu patamar. Logo, eles se achavam em uma missão civilizadora para África, Ásia etc... Eugenia: Os europeus acreditavam que eles eram bem nascidos, superiores as outras nações. Guerras imperalistas: Guerra do Ópio (1838): China x Inglaterra Guerra dos Boeres (1889): Inglaterra x Holanda pelas riquezas da África do Sul Guerra dos Cipaios (1857): Índia x Inglaterra
Voltando aqui para agradecer! Passei na USP na primeira chamada pra Gestão de Políticas Públicas ❤!!! Professor muito obrigada por todo o conteúdo que você disponibiliza gratuitamente, seus vídeos são muito importantes pra mim e eu tenho certeza que vou continuar precisando deles na graduação. Terminei o ensino médio em 2010, decidi que queria fazer uma faculdade em 2021, mas nunca imaginei que seria a USP, estudei sozinha nesse período, sou dona de casa, tenho uma filha pequena e muitas vezes vi os vídeos enquanto lavava louça e limpava a casa. Fiz a Fuvest 2023 e passei!!!!! Obrigada! Obrigada! Obrigada!
Passando pra avisar que fiz prova de história na escola hoje,demorei menos de 2 minutos e fechei a prova.25 em 25 em história.Nunca gostei de história na minha vida,sempre foquei na química,sempre passando de bimestre com recuperação em história,mas graças ao senhor,estou amando história...muito obrigado e um abraço!
Imperialismo Dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes Tipos de dominação: Protetorado Colônia Área de influência Econômica Tratado de Berlim (1878): Domínio europeus das rotas fluviais africanas Acordos com chefes locais africanos Justificativas imperialistas: Darwinismo Social Eugenia (bem nascido) Guerras Imperialistas Guerra do ópio (China-1838) Guerra dos bôeres (África do Sul-1889) Guerra dos Cipaios (índia-1857)
Imperialismo: dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes. V. Lenin: fase superior do capitalismo. *dominação industrial Tipos de dominação: Protetorado: país dominado através de um líder local mas de acordo com os interesses do país dominante . Colônia: dominação através da metrópole; Área de influência mantém o líder da região, exemplo a Inglaterra em Hong-Kong; Econômica: a influência de outro país economicamente, exemplo a Inglaterra nas américas. Tratado de Berlim (1878): domínio europeus das rotas fluviais africanas. Acordos com chefes locais africanos. Justificativas imperialistas: Darwinismo Social e Eugenia (bem nascido) Guerras Imperialistas Guerra do ópio (China-1838) *A Inglaterra queria abrir comércio na China mas os chineses não permitiam, os ingleses começaram a vender ópio de maneira clandestina para os chineses se viciarem em ópio, ópio é leite extraído da Papoulas, que afeta o sistema nervoso, a china abre o mercado gradativamente para a Inglaterra, e Hong-Kong fica sob domínio Inglês até 1997. Guerra dos bôeres (África do Sul-1889) *Inglaterra X Holanda por causa das riquezas naturais; *Segregação racial. Guerra dos cipaios (índia-1857) *Jovens indianos, vão contra o alistamento militar obrigatório britânico para combater os próprios indianos.
O que me revolta é hoje esses países querendo construir barreiras contra migração sendo que nessa época tinha total liberdade de circulação além de se apropriar de bens e recursos de outros povos 🙄🙄
Penso da mesma forma. A Europa criou esse problema décadas e décadas atrás e que reflete em países pobres até hoje. Os europeus que se virassem e arrumassem um jeito de minimizar a cagada dos antepassados deles.
Parábólica..muito bom,cara vc explica como ninguém!! aqui na bahia estamos precisando de um professor como vc...tu é o melhor mano,parabens! " ESPERANDO A VIDEO AULA SOBRE O JAPÃO"" KK.vlw mano tudo de bom.
Professor a ocupação de fato começou no século 19.. Mas como era antes então? A Europa só negociava e raptava escravos nas áreas litorais da África e não ocupava nem adentrava o centro da África? Pq decidiram fazer isso só no século 19
Dos séculos XV até XVIII os europeus se restringiram a ocupar uma estreita faixa do litoral da África, onde fundaram estabelecimentos. Decidiram adentrar no continente só no século XIX por conta da industrialização, com objetivo de conseguir mais mercado consumidor, mão de obra barata e explorar riquezas naturais.
Olá Profesor Pedro Renno. Tudo bem? De maneira respeitosa e demonstrando ampla consideração pelo seu trabalho, deixo aqui uma crítica as suas aulas, direcionada especialmente ao eminente perigo contido nos eufemismos que você usa ao descrever passagens históricas. Eu assisti a maioria das suas aulas, demonstrando por definição a consideração pelo seu trabalho ao dedicar meu tempo assistindo seus conteúdos, e destaco seu sucesso ao passar um conteúdo de maneira rápida, sucinta e eficiente. Noto também que você tem a intenção de extrapolar uma simples passagem de conteúdo através de um empilhamento de fatos, ao frequentemente dizer que o estudo da história é um estudo das complexas relações sociais que desencadeiam as constantes mudanças e construções da humanidade. Sendo assim, percebo que você tem uma preocupação com a educação do expectador, com noção da sua responsabilidade enquanto educador. Porém, noto que você usa eufemismos para descrever passagens históricas, demonstrando certo receio sobre uma possível reprovação dos seus seguidores. Como exemplos, cito a aula de imperialismo, no qual o darwinismo social e a eugenia são apresentadas como "contraditórias", também na aula sobre a igreja católica, na qual você teve exagerado cuidado ao criticar a inquisição, também na aula sobre as teorias sociais do século XIX, na qual você coloca a posição do operariado como "um pouco pior que a da burguesia", citando certa "precariedade e miséria", falando ainda que "nós podemos não concordar com as teorias sociais" mas elas caem no vestibular. Nota-se nos exemplos citados que, ao ter tamanho cautela em tocar nesses sensíveis assuntos, fica implícito que descordar que a inquisição, a eugenia e a opressão capitalista são ruins é aceitável, o que considero de muito perigo quando se trata de educação. A eugenia é criminosa e gerou massacres terríveis e ainda sustenta discurso que mantém milhões em situação miserável e de massacre (vide o atual necro estado brasileiro, as matanças nas favelas e etc), a opressão neoliberal deixa milhões na miséria (vide o desemprego, a uberização e precarização do trabalho) e a inquisição foi monstruosa. "Descordar" disso não é aceitável, é criminoso. Considero o eufemismo e o receio ao passar tal conteúdo um convite para que a sociedade não mude, um desserviço educacional. Ressalto novamente que sou um admirador do seu trabalho, inclusive creio que você poderia até vir a ser um admirador do meu trabalho também. Apresento aqui essa crítica porque acredito no alcance da sua máquina educativa e acho relevante que você saiba que estamos aprendendo por aqui e você está contribuindo para a formação de cidadãos pensantes no Brasil. Obrigado pela atenção, um grande abraço.
Imperialismo: Dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes. Os países europeus e suas principais potências queriam conquistar as regiões para ganhar mão de obra mais barata, abrir mercado consumidor a fim do crescimento de suas industrias.
Tipos de dominação:
Protetorado: região ou país era dominado através de um líder local mas de acordo com os interesses do país dominante
Colônia: dominação através da metrópole, não necessita de um líder, dominação direta/
Área de influência: é mantido o líder daquela região e são dominados locais especifico/ ex: Dominação da Inglaterra em Hong Kong
Dominação econômica: influência o país dominado economicamente/ ex: Acordos do brasil com a Inglaterra
Tratado de Berlim (1878): Domínio europeu das rotas fluviais africanas, além de acordos com chefes locais africanos.
Partilha da África: Divisão da África por zonas de influência de dominação.
Justificativas imperialistas:
Darwinismo Social: Os europeus eram mais evoluídos, portanto outras sociedades nunca chegariam ao seu patamar. Logo, eles se achavam em uma missão civilizadora para África, Ásia etc...
Eugenia: Os europeus acreditavam que eles eram bem nascidos, superiores as outras nações.
Guerras imperalistas:
Guerra do Ópio (1838): China x Inglaterra
Guerra dos Boeres (1889): Inglaterra x Holanda pelas riquezas da África do Sul
Guerra dos Cipaios (1857): Índia x Inglaterra
Voltando aqui para agradecer! Passei na USP na primeira chamada pra Gestão de Políticas Públicas ❤!!! Professor muito obrigada por todo o conteúdo que você disponibiliza gratuitamente, seus vídeos são muito importantes pra mim e eu tenho certeza que vou continuar precisando deles na graduação. Terminei o ensino médio em 2010, decidi que queria fazer uma faculdade em 2021, mas nunca imaginei que seria a USP, estudei sozinha nesse período, sou dona de casa, tenho uma filha pequena e muitas vezes vi os vídeos enquanto lavava louça e limpava a casa. Fiz a Fuvest 2023 e passei!!!!! Obrigada! Obrigada! Obrigada!
Que massa. Parabéns
Caramba!! Meus parabéns!!
Incrível!! isso me deu um gás para estudar! Obrigada!
Passando pra avisar que fiz prova de história na escola hoje,demorei menos de 2 minutos e fechei a prova.25 em 25 em história.Nunca gostei de história na minha vida,sempre foquei na química,sempre passando de bimestre com recuperação em história,mas graças ao senhor,estou amando história...muito obrigado e um abraço!
n entendi os bots mandando assistir filme na flixzone mas linda foto da Kurisu
Menos de 2 minutos!??
@@victordiogo4701 nego gosta de aumentar tá doido kkkk nunca q da tempo de resolver uma prova de 25 questões em 2 minutos.
@@nicolasdamasceno2603 né isso kkkk, é o Barry Allan
@@victordiogo4701 pse, nem se fosse só no chute não dava tempo
esse pessoal reclama muitoooo. O Pedro faz conteúdos perfeitos para o aprendizado, eu amo. PAREM DE RECLAMAR, É 0800
Imperialismo
Dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes
Tipos de dominação:
Protetorado
Colônia
Área de influência Econômica
Tratado de Berlim (1878):
Domínio europeus das rotas fluviais africanas
Acordos com chefes locais africanos
Justificativas imperialistas:
Darwinismo Social
Eugenia (bem nascido)
Guerras Imperialistas
Guerra do ópio (China-1838)
Guerra dos bôeres (África do Sul-1889)
Guerra dos Cipaios (índia-1857)
melhor professor de história que eu já tive
No início o áudio está extremamente baixo.
Ótimo cara pqp, já passei no Enem e tô na faculdade, mas slk da vontade de fazer o vestibular dnv só de ver seus vídeos, excelente.
Imperialismo: dominação política, econômica, social e cultural das potências europeias sobre outros continentes.
V. Lenin: fase superior do capitalismo.
*dominação industrial
Tipos de dominação:
Protetorado: país dominado através de um líder local mas de acordo com os interesses do país dominante .
Colônia: dominação através da metrópole;
Área de influência mantém o líder da região, exemplo a Inglaterra em Hong-Kong;
Econômica: a influência de outro país economicamente, exemplo a Inglaterra nas américas.
Tratado de Berlim (1878): domínio europeus das rotas fluviais africanas. Acordos com chefes locais africanos.
Justificativas imperialistas: Darwinismo Social e Eugenia (bem nascido)
Guerras Imperialistas
Guerra do ópio (China-1838)
*A Inglaterra queria abrir comércio na China mas os chineses não permitiam, os ingleses começaram a vender ópio de maneira clandestina para os chineses se viciarem em ópio, ópio é leite extraído da Papoulas, que afeta o sistema nervoso, a china abre o mercado gradativamente para a Inglaterra, e Hong-Kong fica sob domínio Inglês até 1997.
Guerra dos bôeres (África do Sul-1889)
*Inglaterra X Holanda por causa das riquezas naturais;
*Segregação racial.
Guerra dos cipaios (índia-1857)
*Jovens indianos, vão contra o alistamento militar obrigatório britânico para combater os próprios indianos.
arrasou brigado
@@samuelsena5713 de nada ❤
Grato Demais!!!🤘
Muito obrigadooo sz
Vlww s2
Gosto muito quando há indicações de filmes, livros... outras maneiras bem legais de aprendizado. Aula incrível, como sempre!!
melhor professor, mano... demais gostei da aula, essa mudança do vídeo foi tão espontanea kkkk
O que me revolta é hoje esses países querendo construir barreiras contra migração sendo que nessa época tinha total liberdade de circulação além de se apropriar de bens e recursos de outros povos 🙄🙄
cresceram economicamente explorando, se apropriando e dizimando outros povos e culturas... e continuam fazendo isso diretamente e indiretamente.
Penso da mesma forma. A Europa criou esse problema décadas e décadas atrás e que reflete em países pobres até hoje. Os europeus que se virassem e arrumassem um jeito de minimizar a cagada dos antepassados deles.
EUA que o diga , ficaram ricos roubando petróleo dos outros
Vai entender....
O áudio tá muito baixoooo, mas a aula é maravilhosa. Parabéns
vdd
ate o min 1:43 o audio ta muito baixo.
eu já tava enchendo o note aqui de porrada kkkkk
E eu quase chorando pensando que era meu celular kkkk 😂
Pensei que eu estava ficando surdo
@@caiom3378 😂😂
Coloquei fone n maximo, quando subiu o áudio, ouvi FALA GALERA AQUI É JUINHO GAMEPLAY
o mais legal é que o livro que ele indicou eu já estava lendo (antes de assistir o vídeo) 😱😱😱😙
Obrigado! 😃
Não pare! Não vamos deixar apagarem nossa história.
Tudo para mim! ❤❤❤
Muito obrigada pelo video professor Pedro
Parábólica..muito bom,cara vc explica como ninguém!!
aqui na bahia estamos precisando de um professor como vc...tu é o melhor mano,parabens! " ESPERANDO A VIDEO AULA SOBRE O JAPÃO"" KK.vlw mano tudo de bom.
Japao e aquele pais com sistema monarquico parlamentarista?
tinha pensado nesse livro mesmo enquanto assistia o vídeo kkkk ótimo vídeo
Melhor professor do TH-cam🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Excelente aula.
Viciada no canal!
A aula é maravilhosa, está salvando o meu vestibular. Mas o áudio está muito baixo :(
Voce é muito bom!!! Se voce fizer uma plataforma de estudos de historia ja tem uma inscrita! ❤❤❤
Ele dá aula na plataforma do Ferreto. 😎
👏👏👏 Top, vale a pena assistir.
Aula muito nossa, como sempre
mttt boa a aula 💕
Sua aula é maravilhosaaa
ótima aula
Amo suas aulas
Eu vou comprar esse livro
Melhor professor 👏👏❤️
professor o imperialismo trás consigo influencias da era napoleônica ?
Obrigado
Parabéns ótimas aulas
Obrigada!!! ♡
Muito bom . Obrigada.
VocÊ é sensacional meu
a bibliografia de milhões
amooo seus videoss❤️❤️
Jeovana Reis eu também
Esse é um dos assuntos que mais me revoltam
MARAVILHOSO
professor vc e dez
Quer entender o mundo? Estude a história do mundo.
Audio esta muito baixo ate 1,43 minuto, mas esta de boa a parte mais importante vem depois, dos 2 minutos
Professor a ocupação de fato começou no século 19..
Mas como era antes então? A Europa só negociava e raptava escravos nas áreas litorais da África e não ocupava nem adentrava o centro da África? Pq decidiram fazer isso só no século 19
Dos séculos XV até XVIII os europeus se restringiram a ocupar uma estreita faixa do litoral da África, onde fundaram estabelecimentos. Decidiram adentrar no continente só no século XIX por conta da industrialização, com objetivo de conseguir mais mercado consumidor, mão de obra barata e explorar riquezas naturais.
muito curiosa sobre esses quadros kkkk
Vídeo muito bom.
Perfeito
prof ,suas aulas são perfeitas!!!!! mto obgda
Tratado de nanquin
Apartheid- inglês
Explica muito bem professor parabéns...
OLÁ PROFESSOR SE EU VER APENAS OS VÍDEOS ENUMERADOS DÁ BOA ?
Depois entro em contato você
o minuto esta baixo professor..
Poderia refazer a aula, som está muitoooo baixa
perfeito
muito bom o parabólica. parabéns!
corrigindo o mapa do professor esta meio errado ja que o togo ficou com a Alemanha so isso
O áudio está exatamente .baixo
Muito boa suas aulas professor
Guerra dos bôeres (búeres)
audio a muito baixo
poderia almentar?????
Ótima aula!
Como sempre muito bom
essa piscadinha nao deu kkkkk
Melhor agora
Sem audio
😍❤
Melhor professor
*Para quem quiser ler:*
"Imperialismo, Fase superior do capitalismo", de Vladimir Lenin:
www.marxists.org/portugues/lenin/1916/imperialismo/index.htm
Sai dai comunista, ta com fome?
Lênin é o krl
O áudio está baixo prof
amigo eu gosto tanto de tu mas fala um pouquinho mais alto pfvr que tá difícil
O Ramon Dino, do TH-cam maromba, tá meio diferente...
👏😀
Top ...rumo a prova da PM SP
RESUMINDO; A China perdeu Hong kong, por 100 anos para a Inglaterra, por não aceitar a importação de derivados da cocaína, É vergonhoso !
Enem 2020
Enem 2021
👍😎👍
to assistindo legendado kkkk
Vc lembra o johnny depp
OBRIIIIIIGAAAAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Era só comigo que o audio estava baixo
nao
no meu tabem estava
Muito ruim o áudio
Ta muito baixo.
Olá Profesor Pedro Renno. Tudo bem? De maneira respeitosa e demonstrando ampla consideração pelo seu trabalho, deixo aqui uma crítica as suas aulas, direcionada especialmente ao eminente perigo contido nos eufemismos que você usa ao descrever passagens históricas.
Eu assisti a maioria das suas aulas, demonstrando por definição a consideração pelo seu trabalho ao dedicar meu tempo assistindo seus conteúdos, e destaco seu sucesso ao passar um conteúdo de maneira rápida, sucinta e eficiente. Noto também que você tem a intenção de extrapolar uma simples passagem de conteúdo através de um empilhamento de fatos, ao frequentemente dizer que o estudo da história é um estudo das complexas relações sociais que desencadeiam as constantes mudanças e construções da humanidade.
Sendo assim, percebo que você tem uma preocupação com a educação do expectador, com noção da sua responsabilidade enquanto educador. Porém, noto que você usa eufemismos para descrever passagens históricas, demonstrando certo receio sobre uma possível reprovação dos seus seguidores. Como exemplos, cito a aula de imperialismo, no qual o darwinismo social e a eugenia são apresentadas como "contraditórias", também na aula sobre a igreja católica, na qual você teve exagerado cuidado ao criticar a inquisição, também na aula sobre as teorias sociais do século XIX, na qual você coloca a posição do operariado como "um pouco pior que a da burguesia", citando certa "precariedade e miséria", falando ainda que "nós podemos não concordar com as teorias sociais" mas elas caem no vestibular.
Nota-se nos exemplos citados que, ao ter tamanho cautela em tocar nesses sensíveis assuntos, fica implícito que descordar que a inquisição, a eugenia e a opressão capitalista são ruins é aceitável, o que considero de muito perigo quando se trata de educação. A eugenia é criminosa e gerou massacres terríveis e ainda sustenta discurso que mantém milhões em situação miserável e de massacre (vide o atual necro estado brasileiro, as matanças nas favelas e etc), a opressão neoliberal deixa milhões na miséria (vide o desemprego, a uberização e precarização do trabalho) e a inquisição foi monstruosa. "Descordar" disso não é aceitável, é criminoso. Considero o eufemismo e o receio ao passar tal conteúdo um convite para que a sociedade não mude, um desserviço educacional.
Ressalto novamente que sou um admirador do seu trabalho, inclusive creio que você poderia até vir a ser um admirador do meu trabalho também. Apresento aqui essa crítica porque acredito no alcance da sua máquina educativa e acho relevante que você saiba que estamos aprendendo por aqui e você está contribuindo para a formação de cidadãos pensantes no Brasil. Obrigado pela atenção, um grande abraço.
As suas aulas são maravilhosas. Mas o áudio e muito baixo quase imperceptível
audio horrivel
Realmente, áudio, luz e cenário estão piores 😁
som
Horrível esse áudio
o so ta pessimo!!!
Excelente aula
Excelente aula !