*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Em outros trechos a norma especifica que o D.P.S deve vir antes do disjuntor geral para não comprometer seu funcionamento neste trecho dis que deve ser depois, fiquei confuso agora. Já que no mercado existem D.P.S.s que vc substitui apenas o núcleo de trabalho, sem a necessidade de trocar todo l equipamento que reduz o risco de trabalho. Agora vou ter que rever a norma e me atualizar.
Muito bom, a equipe poderia fazer um vídeo explicando na prática e mostrando se possível situações, que ajuda e muito no entendimento, TB serviria para mostrar a algum cliente a atuação do dispositivo.
boa noite tudo bem? sempre vejo seu videos, minha dúvida é eu não posso colocar um DPS , como disjuntor geral???????, o correto tem que ter um disjuntor geral??????, depois o DPS é isso mesmo!!!!!!!!!
O DPS deve ser instalado depois do disjuntor geral, pois havendo aumento de tensão ele fará desarmar o disjuntor geral e obviamente sem energia não haverá queima dos equipamentos
@@williansilvawl exatamente por isso o DPS deve estar depois do disjuntor e não tendo um disjuntor em separado para o DPS Há casos que utilizamos o DPS em conjunto com o DR afim de aumentar muito o nível de proteção para o equipamento e consequentemente o operador
@@ivanluis1968 mais aí,foi como o professor afirmou no vídeo,a casos e casos,por isso a norma em também,dar essa opção de um disjuntor separado para o dps, pois ainda existe no mercado dps que em casos de queima dele,não desconecta sozinho,eu não uso disjuntor para o dps,pois sempre utilizo dps que quando chegam ao fim da vida útil,possui mecanismo próprio de desconexão interna,...mas entendi o seu ponto de vista
Adoniran, tanto fase e neutro são afastados das carcaças dos equipamentos. Porém, o terra não, correto. Sabemos que o raio induzido na terra pode vir pelo fio terra e chegar no equipamento onde vc pode estar com as mãos naquele momento. Pergunto: quem protege o usuário qdo o surto induzido vier pelo aterramento? (Sabemos q onde tem spda metade do surto apenas vai pro aterramento a outra metade sobe por ele). Como resolvo isso ou estou errado?
O melhor mestre da elétrica no TH-cam 👏👏 enriquecendo ainda mais: Use um DPS (classe 1 no padrão de entrada) (um DPS classe 2 no QDC) e um (DPS classe 3) (filtro de linha) nos aparelhos mais sensíveis. Asssim fica uma proteção mais completa e segura contra surtos da rede, e descargas atmosféricas (raios) Jussimar aqui da Bahia 👍
Quando vc fala que desligado o disjuntor geral, o esperado é que desligue toda a instalação, deixa tudo esclarecido, se o disjuntor é geral, é porquê é o primeiro dispositivo de proteção do Q.D.G. conteúdo sensacional!
Muito bom. No último serivco que fiz, instalei o dps na frente, era um sistema monofasico, ele recebia a fase e saia com o terra para o barramento de terra, a fase que saia era distribuida...
Parabéns professor. Informações com alto conhecimento técnico e com linguagem acessível. Pela sua capacidade deveria ter mais de um milhão de inscritos.
Interessante q vi esses dias um projeto onde antes do disjuntor principal tinha um jump para outro disjuntor em paralelo para proteção dos dps, fiquei na dúvida se poderia já q desligando o disjuntor "geral" deveria desligar tudo, minha dúvida foi sanada no vídeo. Obrigado, abraço a equipe Eletricity.
@@carloshespanha769 basta fazer a ligação correta do dps no sistema TT que irá fechar o curto da fase com neutro fazendo o disjuntor atuar em casos de falha do DPS ..
Muito boa a explicação mas tenho uma dúvida. Porque é necessário na String Box CA colocar DPS inclusive no Neutro ? Se o Neutro é aterrado no padrão de entrada da instalação e nesse mesmo padrão tenho um DPS após o disjuntor, não faz sentido colocar DPS no Neutro na String já que o mesmo já está aterrado nem faz sentido colocar na Fase pois já tem DPS justamente na entrada da instalação. Porque então em todos os esquemas que vi até hoje, na String CA temos a fase e o neutro "protegidos" sempre com DPS sem levar em consideração as características da instalação ? As concessionárias sempre exigem esse DPS junto à saída CA do inversor ? Grato se puderem me esclarecer essa questão.
A NBR também, diz uma nota que, utilização de uma proteção exclusiva para o dps, elimina a proteção de possíveis sobtenções caso o dps queime. Por conta de não identificar o mesmo, fora do sistema.
Adoniran, teria como falar tecnicamente do arranjo onde as saídas dos DPS no sistema trifásico vai para o neutro e depois do neutro para o terra? Sucesso, excedentes vídeos, um abraço a equipe.
Eu costumo utilizar o DPS logo após o disjuntor geral, assim se por ventura desarmar o geral eu consigo verificar antes de rearmar se há ou não necessidade de substituir o DPS, já se o DPS for instalado antes do disjuntor pode ocorrer de ele ter atuado e se danificado ficando inútil na instalação e se você não revisar seguidamente tem o risco de ter a rede desprotegida sem saber.
Como sempre, ótimos vídeos. Fiquei curioso quanto a forma como os fabricantes orientam a instalação do DPS e fiz uma pesquisa com os dois que considero os mais presentes nas instalações. Constatei no manual da SCHNEIDER que ela "recomenda uma associação com o disjuntor dedicado ao DPS". Contudo, no catálogo da CLAMPER é dito que o DPS " possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso ele seja submetido a distúrbios acima de sua capacidade". Estou certo em supor então que se usar esta última marca de DPS não precisarei colocar disjuntores de proteção específico para o DPS? Grande abraço
Para residencias pode desconsiderar disjuntores para proteção dedicada , pois a manutenção é rápida podendo desligar o dJ geral para troca em caso de falha . Em QGBT onde a prioridade e manter a carga sempre alimentada e protegida , recomenda-se a instalação de disjuntores monofásicos para os DPS , permitindo que desligue apenas sobre o dps em falha , Em casos de quadros de potências elevadas surge ainda a recomendação de instalação de fusíveis diazed.
Na explicação o dps está depois do dp ele está protegido blz agora ele antes fica energizado e atuando no caso de uma descarga atmosférica e desligando o chave geral depois do dps está correto esse tipo de uso e viável
A maioria dos canais que ensinam montar sistema solar offgride estão ensisando não conforme a 5410. Eles ensinam colocar o DPS somente na entrada das placas.
Uma dúvida, pelo que entendi o dps deve ser instalado após o disjuntor geral do qdc, mas eu não posso instalar antes desse disjuntor geral do qdc, tendo em vista que já tenho o geral do medidor da Cemig, em situação de instalação residencial e apartamentos. Grato
No caso dum sistema trifásico delta aberto ou fechado onde existe o 4° fio ou chamado fase forte ou fase delta.nesse caso uma fase delas com neutro da 200 v só nessa fase que eu deveria usar o dps de 275 as outras dps de 175 como fica nesse caso ?
Boa tarde! Ótimas explanações sobre DPS. Agora eu queria que você me tirasse uma dúvida. Um cliente quer que eu instale um DPS na sua residência porém no seu QDC não existe espaço para tal e o único local viável que eu encontrei para essa instalação foi na parede do muro, logo depois do disjuntor geral do padrão. Na sua opinião, isso está correto?
Bom dia, professor! Verifiquei num DPS de marca conhecida e a corrente nominal (In) informada é de 20kA. É alta assim mesmo? Sendo assim, na maioria dos casos podemos usar o disjuntor geral como proteção. Correto? Abraço!
Top! Quando o dps recebe um Surto acima da capacidade dele oque acontece? Exemplo: Um DPS d 20ka recebeu um surto d 40ka. A)ele queima e desvia totalmente o surto para o aterramento? B) ele queima ,desvia 20 ka para o aterramento, e os outros 20ka vai para os circuitos?
Professor, se o dps dentro do QDC estiver após o disjuntor geral e este por sua vez eu deixar desligado como faço no sítio, eu vou perd Eu vou perder a proteção do meu cabo caríssimo que tem 50mts de comprimento cada lance em caso de surtos?
Professor aqui na minha região onde moro as maiorias das casas não têm quadros de distribuição e também não têm dispositivos de proteção como Dr e dps, além do mas o cabo que alimenta o único circuito é de 2,5 mm2 sendo que o padrão de entrada o disjuntor é de 30a e o cabo 4mm2 mesmo apesar que muitas casas não ter equipamentos pesados como aqui em casa, é correto usar um único circuito com cabo 2,5 mm2 para toda residência? Na minha opinião não está correto mesmo com uma corrente baixa. Lembrando que aqui a tensão é de 127v...
o to fazendo um curso nisso eu entrei no site da clamper eu bati de cara com um para raio de baixa tensão só para voce ter uma ideia eu ate imprimi a nbr 5410 ai me deu vontade de entender como ele é instalado vou negar pra voce não to no modulo 7 do meu curso só que eu num vi ele descascando o fio da borrachinha ele falou que era um perfurante voce tem auguma video aula falando sobre isso professor?
Depois porque o DPS vai gerar um curto ao sofrer a sobretensão. Se estiver antes do disjuntor, vai fechar um curto direto no cabo que vai pro medidor e vai derreter os fios. Quando colocado depois, o curto irá desarmar o disjuntor e, assim, vai proteger os eletrodomésticos. Vai jogar a tensão excedente para a terra, e vai desarmar o disjuntor com o curto
Meu caro Adoniran, me lembro em um vídeo você mostrou um DPS da Clampler aberto, no qual era possível observar que dentro dele há uma fita fusível que atua quando o DPS chega ao final da vida útil, alterando a cor da fita no visor. Nesse caso, o DPS da Clamper já possui internamente o dispositivo de proteção contra sobrecorrentes mencionado nesse item da NBR5410. Além disso, o disjuntor geral do padrão de entrada da concessionária serve como dispositivo geral que desliga todos os equipamentos da instalação. Ou seja, podemos concluir que no caso do DPS da Clamper, a instalação pode ser antes ou após um disjuntor geral do QDC que o resultado será o mesmo.
@@eletricityeletrica Perfeitamente. Nesse caso, sempre reforço para todos que a única maneira de se ter certeza que todos os componentes estão desenergizados é desligando o disjuntor geral do padrão de entrada sempre. Quando você desliga o disjuntor geral do QDC o seu quadro continua energizado pelos bornes de entrada. Se for olhar o quesito segurança o disjuntor do padrão te garante ainda mais.
Gosto muito dos seus vídeos, mas acho mais fácil vc explicar as ligações na prática simulando uma ligação, fica um pouco confuso, é uma crítica construtiva gosto muito do canal me ajuda e já me ajudou muito👏
Como resolver o problema para não ficarmos sem energia enquanto estamos viajando! E as tensões induzidas que vêm pelo cabo de aterramento? Irão pra onde?
Muito bom o vídeo. Em caso de uma residência de 2 pavimentos , com 2 disjuntores gerais em paralelo (um CD por andar), posso instalar o DPS após o disjuntor de qualquer um dos CDs?
Poderia ter mencionado os cuidados que se deve tomar na instalação do DPS com sistema de aterramento TT. No caso mostrado (ilustração), se for sistema TT e houver falha do DPS, dependendo de como este tiver sido instalado, pode não haver a atuação do dispositivo de proteção (disjuntor), permitindo assim fuga de corrente constante para o terra sem que seja percebido. A pessoa só perceberá na conta de luz que, certamente, virá astronômica!!!
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Eu gosto de por o DPS depois do disjuntor geral, até por via de manutenção eu não precise ir lá no padrão pra desligar o disjuntor.
Antes de assistir qualquer vídeo desse canal eu já deixo o 👍🏻 e depois continuo assistindo,pois tenho certeza que sempre vale apena .
Essa informação é importantíssima( verificar se precisa e qual valor do disjuntor). Não se vê por aí. Só se preocupam com Uc e KA!
Em outros trechos a norma especifica que o D.P.S deve vir antes do disjuntor geral para não comprometer seu funcionamento neste trecho dis que deve ser depois, fiquei confuso agora. Já que no mercado existem D.P.S.s que vc substitui apenas o núcleo de trabalho, sem a necessidade de trocar todo l equipamento que reduz o risco de trabalho. Agora vou ter que rever a norma e me atualizar.
Após isso, retorne aqui e nos diga o que aprendeu!
Funciona dos dois modos. Porém depois do disjuntor, facilita e garante melhor segurança na hora de substituir ele .
Gostei muito da asua explicação vc está de parabéns,
Muito bom, a equipe poderia fazer um vídeo explicando na prática e mostrando se possível situações, que ajuda e muito no entendimento, TB serviria para mostrar a algum cliente a atuação do dispositivo.
boa noite tudo bem? sempre vejo seu videos, minha dúvida é eu não posso colocar um DPS , como disjuntor geral???????, o correto tem que ter um disjuntor geral??????, depois o DPS é isso mesmo!!!!!!!!!
O DPS deve ser instalado depois do disjuntor geral, pois havendo aumento de tensão ele fará desarmar o disjuntor geral e obviamente sem energia não haverá queima dos equipamentos
Exato. Adianta nada. Cai um raio aí o DPS abre e depois cai outro e aí queima tudo.
Obrigado. Melhora explicação em 1 linha de que mais de 5mn de video.
Mas a norma, também considera disjuntor geral,o do padrão,kkkk...tem até um vídeo do André da engehal,sobre o assunto
@@williansilvawl exatamente por isso o DPS deve estar depois do disjuntor e não tendo um disjuntor em separado para o DPS
Há casos que utilizamos o DPS em conjunto com o DR afim de aumentar muito o nível de proteção para o equipamento e consequentemente o operador
@@ivanluis1968 mais aí,foi como o professor afirmou no vídeo,a casos e casos,por isso a norma em também,dar essa opção de um disjuntor separado para o dps, pois ainda existe no mercado dps que em casos de queima dele,não desconecta sozinho,eu não uso disjuntor para o dps,pois sempre utilizo dps que quando chegam ao fim da vida útil,possui mecanismo próprio de desconexão interna,...mas entendi o seu ponto de vista
Parabéns
Adoniran, tanto fase e neutro são afastados das carcaças dos equipamentos. Porém, o terra não, correto. Sabemos que o raio induzido na terra pode vir pelo fio terra e chegar no equipamento onde vc pode estar com as mãos naquele momento. Pergunto: quem protege o usuário qdo o surto induzido vier pelo aterramento? (Sabemos q onde tem spda metade do surto apenas vai pro aterramento a outra metade sobe por ele). Como resolvo isso ou estou errado?
O melhor professor da internet sem dúvidas
Boa noite Adoniran. Muito boa explicação. Parabéns pelo vídeo...
O melhor mestre da elétrica no TH-cam 👏👏 enriquecendo ainda mais: Use um DPS (classe 1 no padrão de entrada) (um DPS classe 2 no QDC) e um (DPS classe 3) (filtro de linha) nos aparelhos mais sensíveis. Asssim fica uma proteção mais completa e segura contra surtos da rede, e descargas atmosféricas (raios) Jussimar aqui da Bahia 👍
Isso mesmo, aí vc não mata seu cliente com raios mas faz com que ele entre em óbito na hora da compra de tantos dpss.
Professor muito boa a aula
Muito excelente explicação, parabéns
Gostei da aula do professor
Quando vc fala que desligado o disjuntor geral, o esperado é que desligue toda a instalação, deixa tudo esclarecido, se o disjuntor é geral, é porquê é o primeiro dispositivo de proteção do Q.D.G. conteúdo sensacional!
ESTAS AULAS SEMPRE NOS DEIXAM SEM DÚVIDAS! PARABÉNS. EU CONSIDERO O SEU CANAL O MELHOR DO TH-cam!
Eu também
Sem dúvida o melhor professor de elétrica
Muito bom. No último serivco que fiz, instalei o dps na frente, era um sistema monofasico, ele recebia a fase e saia com o terra para o barramento de terra, a fase que saia era distribuida...
Parabéns professor. Informações com alto conhecimento técnico e com linguagem acessível. Pela sua capacidade deveria ter mais de um milhão de inscritos.
Top demais esse canal.
Mais um inscrito
Interessante q vi esses dias um projeto onde antes do disjuntor principal tinha um jump para outro disjuntor em paralelo para proteção dos dps, fiquei na dúvida se poderia já q desligando o disjuntor "geral" deveria desligar tudo, minha dúvida foi sanada no vídeo. Obrigado, abraço a equipe Eletricity.
Obrigado pelo video... Descobri que o meu dps está ligado errado!
Show de aula.
Mais uma aula de elétrica com bastante informações.
Excelente
Um dos melhores se não o melhor canal de eletrica ...
Ótima explicação mestre
muito boa sua explicação
Excelente video, muito bom, teria como mostra esse vídeo na prática.
Eu aprendi durante o curso técnico que o DPS fica depois do disjuntor geral pra caso o dps atue o disjuntor pode desarmar para proteger a instalação.
No TT a fase entrando em curto com o terra não desliga o disjuntor. Isso só funciona em TN.
@@carloshespanha769 basta fazer a ligação correta do dps no sistema TT que irá fechar o curto da fase com neutro fazendo o disjuntor atuar em casos de falha do DPS ..
Mais um vídeo excelente 👏👏👍.
Muito boa a explicação mas tenho uma dúvida. Porque é necessário na String Box CA colocar DPS inclusive no Neutro ? Se o Neutro é aterrado no padrão de entrada da instalação e nesse mesmo padrão tenho um DPS após o disjuntor, não faz sentido colocar DPS no Neutro na String já que o mesmo já está aterrado nem faz sentido colocar na Fase pois já tem DPS justamente na entrada da instalação. Porque então em todos os esquemas que vi até hoje, na String CA temos a fase e o neutro "protegidos" sempre com DPS sem levar em consideração as características da instalação ?
As concessionárias sempre exigem esse DPS junto à saída CA do inversor ?
Grato se puderem me esclarecer essa questão.
Esse professor é fera
boa noite
Muito boa a aula professor muito obrigado
A NBR também, diz uma nota que, utilização de uma proteção exclusiva para o dps, elimina a proteção de possíveis sobtenções caso o dps queime. Por conta de não identificar o mesmo, fora do sistema.
Boa explicação professor parabéns continue assim trazendo conteúdos de suma importância
Adoniran, teria como falar tecnicamente do arranjo onde as saídas dos DPS no sistema trifásico vai para o neutro e depois do neutro para o terra?
Sucesso, excedentes vídeos, um abraço a equipe.
Em breve
Eu normalmente instalo um disjuntor separado para proteção dos DPS ,conforme disposição na norma.
Boa tarde
Coloquei entre a seccionadora e o disjuntor geral
Melhor mesmo é un exemplo praticl . Mas foi um bom video
muito bom , prefiro o dps depois do geral mesmo ....
Show de bola.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
muito bom, sempre orientado na norma, parabéns
Muito bom vídeo.
Informações muito apropriada para nós eletricista, obrigado mais uma vez por sua aula.
Eu costumo utilizar o DPS logo após o disjuntor geral, assim se por ventura desarmar o geral eu consigo verificar antes de rearmar se há ou não necessidade de substituir o DPS, já se o DPS for instalado antes do disjuntor pode ocorrer de ele ter atuado e se danificado ficando inútil na instalação e se você não revisar seguidamente tem o risco de ter a rede desprotegida sem saber.
Como sempre, ótimos vídeos. Fiquei curioso quanto a forma como os fabricantes orientam a instalação do DPS e fiz uma pesquisa com os dois que considero os mais presentes nas instalações. Constatei no manual da SCHNEIDER que ela "recomenda uma associação com o disjuntor dedicado ao DPS".
Contudo, no catálogo da CLAMPER é dito que o DPS " possui desligador interno que desconecta o DPS da rede caso ele seja submetido a distúrbios acima de sua capacidade". Estou certo em supor então que se usar esta última marca de DPS não precisarei colocar disjuntores de proteção específico para o DPS? Grande abraço
Para residencias pode desconsiderar disjuntores para proteção dedicada , pois a manutenção é rápida podendo desligar o dJ geral para troca em caso de falha . Em QGBT onde a prioridade e manter a carga sempre alimentada e protegida , recomenda-se a instalação de disjuntores monofásicos para os DPS , permitindo que desligue apenas sobre o dps em falha , Em casos de quadros de potências elevadas surge ainda a recomendação de instalação de fusíveis diazed.
O dispositivo de proteção é para falhas do DPS como informado no vídeo. Isso pode acontecer em qualquer cenário, residencial ou industrial.
Aqui o Like vem antes de assistir o conteúdo!! Parabéns Professor, suas aulas são de grande valia!!
Quando se trata dos vídeos do canal Eletricity, com o grande professor Adoniran, eu também dou like antes de assistir o vídeo.
Parabéns professor.Vc faz a diferença.Showw
Gosto muito das suas aulas professor suas explicações são ótimas para o nosso dia a dia 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Muito bom!
Excelente !!!!
Boas dicas irmão
Uma ligação mono fasica o dr deve usá-lo de quantos Ampere com o geral?
Boa noite entao pra ser mais seguro e pratico é bom ter o circuito do dps apos o geral com a proteção certa
Exatamente.
Na explicação o dps está depois do dp ele está protegido blz agora ele antes fica energizado e atuando no caso de uma descarga atmosférica e desligando o chave geral depois do dps está correto esse tipo de uso e viável
Porque nao inveta um djunto com dupla funcao dps e djunto juntos no mesmo
A maioria dos canais que ensinam montar sistema solar offgride estão ensisando não conforme a 5410. Eles ensinam colocar o DPS somente na entrada das placas.
Muito bom, professor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Tens que mostrar na prática fazer sua montagem no quadro de distribuição
Muito bom
Uma dúvida, pelo que entendi o dps deve ser instalado após o disjuntor geral do qdc, mas eu não posso instalar antes desse disjuntor geral do qdc, tendo em vista que já tenho o geral do medidor da Cemig, em situação de instalação residencial e apartamentos. Grato
No caso dum sistema trifásico delta aberto ou fechado onde existe o 4° fio ou chamado fase forte ou fase delta.nesse caso uma fase delas com neutro da 200 v só nessa fase que eu deveria usar o dps de 275 as outras dps de 175 como fica nesse caso ?
Eu posso aterrar a carcaça de uma condensadora junto com a malha de spda?
Boa tarde! Ótimas explanações sobre DPS. Agora eu queria que você me tirasse uma dúvida.
Um cliente quer que eu instale um DPS na sua residência porém no seu QDC não existe espaço para tal e o único local viável que eu encontrei para essa instalação foi na parede do muro, logo depois do disjuntor geral do padrão. Na sua opinião, isso está correto?
Bom dia, professor! Verifiquei num DPS de marca conhecida e a corrente nominal (In) informada é de 20kA. É alta assim mesmo? Sendo assim, na maioria dos casos podemos usar o disjuntor geral como proteção. Correto? Abraço!
Top!
Quando o dps recebe um Surto acima da capacidade dele oque acontece?
Exemplo:
Um DPS d 20ka recebeu um surto d 40ka.
A)ele queima e desvia totalmente o surto para o aterramento?
B) ele queima ,desvia 20 ka para o aterramento, e os outros 20ka vai para os circuitos?
Com certeza vai queimar.
E não conseguirá impedir os danos provocados pelo surto.
Professor, se o dps dentro do QDC estiver após o disjuntor geral e este por sua vez eu deixar desligado como faço no sítio, eu vou perd
Eu vou perder a proteção do meu cabo caríssimo que tem 50mts de comprimento cada lance em caso de surtos?
Vocês atendem no Rio capital?
Super like !!!
Como fazer um aterramento tt corretamente mostra na prática,por favor
Professor aqui na minha região onde moro as maiorias das casas não têm quadros de distribuição e também não têm dispositivos de proteção como Dr e dps, além do mas o cabo que alimenta o único circuito é de 2,5 mm2 sendo que o padrão de entrada o disjuntor é de 30a e o cabo 4mm2 mesmo apesar que muitas casas não ter equipamentos pesados como aqui em casa, é correto usar um único circuito com cabo 2,5 mm2 para toda residência? Na minha opinião não está correto mesmo com uma corrente baixa. Lembrando que aqui a tensão é de 127v...
Você tem razão. Não está correto.
ESTOU AGUARDANDO DISJUNTOR E FUSÍVEL EM SÉRIE,QUEM ATUA PRIMEIRO?
SOBRECARGA E CURTO_CIRCUITO.
Boa noite! Vcs tem curso de comandos elétricos?
O disjuntor do QM (quadro de medição) não serve de proteção para o DPS?
Muito bom, meu nobre!!!! Parabéns!
o to fazendo um curso nisso eu entrei no site da clamper eu bati de cara com um para raio de baixa tensão só para voce ter uma ideia eu ate imprimi a nbr 5410 ai me deu vontade de entender como ele é instalado vou negar pra voce não to no modulo 7 do meu curso só que eu num vi ele descascando o fio da borrachinha ele falou que era um perfurante voce tem auguma video aula falando sobre isso professor?
Já mostramos de forma breve o perfurante no canal.
Depois porque o DPS vai gerar um curto ao sofrer a sobretensão. Se estiver antes do disjuntor, vai fechar um curto direto no cabo que vai pro medidor e vai derreter os fios.
Quando colocado depois, o curto irá desarmar o disjuntor e, assim, vai proteger os eletrodomésticos. Vai jogar a tensão excedente para a terra, e vai desarmar o disjuntor com o curto
Você explicou em uma frase. O vídeo foi totalmente confuso e sem coesão nas explicações
Aula top!!!!
Como funciona no aterramento tnc-s? Vai dar um curto e desarmar o disjuntor geral?
Gostei desse canal...
Acabei de me escrever
Esclarecedor. Abraços.
Boa noite se meu quadro distribuição é trifásico 127vac como deveria colocar o dps.
Muito bom.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Meu caro Adoniran, me lembro em um vídeo você mostrou um DPS da Clampler aberto, no qual era possível observar que dentro dele há uma fita fusível que atua quando o DPS chega ao final da vida útil, alterando a cor da fita no visor. Nesse caso, o DPS da Clamper já possui internamente o dispositivo de proteção contra sobrecorrentes mencionado nesse item da NBR5410. Além disso, o disjuntor geral do padrão de entrada da concessionária serve como dispositivo geral que desliga todos os equipamentos da instalação. Ou seja, podemos concluir que no caso do DPS da Clamper, a instalação pode ser antes ou após um disjuntor geral do QDC que o resultado será o mesmo.
Discordo no aspecto segurança. Você desliga o disjuntor geral do seu QDC e tem componentes energizados.
@@eletricityeletrica Perfeitamente. Nesse caso, sempre reforço para todos que a única maneira de se ter certeza que todos os componentes estão desenergizados é desligando o disjuntor geral do padrão de entrada sempre. Quando você desliga o disjuntor geral do QDC o seu quadro continua energizado pelos bornes de entrada. Se for olhar o quesito segurança o disjuntor do padrão te garante ainda mais.
Gosto muito dos seus vídeos, mas acho mais fácil vc explicar as ligações na prática simulando uma ligação, fica um pouco confuso, é uma crítica construtiva gosto muito do canal me ajuda e já me ajudou muito👏
Como resolver o problema para não ficarmos sem energia enquanto estamos viajando! E as tensões induzidas que vêm pelo cabo de aterramento? Irão pra onde?
Não vem pelo cabo de aterramento, vai para o aterramento.
Baixa renda tem um sistema barato. A rede elétrica é barata e não segue normas adequadas...
Muito bom o vídeo. Em caso de uma residência de 2 pavimentos , com 2 disjuntores gerais em paralelo (um CD por andar), posso instalar o DPS após o disjuntor de qualquer um dos CDs?
Só no no primeiro quadro de distribuição, após o disjuntor geral.
maravilhoso
Quando tenho rede trifásico com neutro tenho que colocar dps para cada fazer e para neutro e qual voltagem do dps.
Se for TNS não 🚫 precisa do DPS no neutro.
Boa tarde, posso instalar DPS com potencias diferente para fase e neutro, em ligação bifasica 127/220V
Poderia ter mencionado os cuidados que se deve tomar na instalação do DPS com sistema de aterramento TT. No caso mostrado (ilustração), se for sistema TT e houver falha do DPS, dependendo de como este tiver sido instalado, pode não haver a atuação do dispositivo de proteção (disjuntor), permitindo assim fuga de corrente constante para o terra sem que seja percebido. A pessoa só perceberá na conta de luz que, certamente, virá astronômica!!!
Vídeo do TT na prática muito em breve.
boa noite, professor Adoniram, posso usar um dps e dois de marcas diferentes numa tenção de 220v ? obrigado.
Eu não reecomendo.