Oi, Ingrid Adoro seus vídeos e suas explicações. Poucas vezes conheci uma professora com a sua habilidade didática. Também sou professora (de Português) e raras são as professoras (de qualquer disciplina que seja) que posso recomendar. Você é uma delas. Já escrevi para te elogiar e hoje escrevo para fazer, digamos, umas observações a respeito dessa aula sobre declinações que não ficou tão clara como as outras. É que você gosta tanto de remeter as questões à origem da língua que pensei em dar uma contribuição, tentando mostrar, como você sempre faz, que gramática não é bicho-de-sete-cabeças. Acho que a maioria dos brasileiros (mesmo entre os professores de Português) não sabe o que é declinação, ou já ouviu falar e acha que é algo só do latim e do alemão. Na verdade, temos declinação em Português também. Pra quem não acredita, é só observar nossos pronomes pessoais: eu, me, mim, tu, te, ti, etc. O pronome pessoal declina. O “nominativo” é o caso reto, o sujeito: Eu disse. Tu dissestes. Ninguém vai falar Mim disse, Ti dissestes, ou Me disse, ou melhor, se falar “me disse” já mudamos o sentido da frase, não é? (lembra do famoso “mim não faz”? É como um “den não faz, só der”). Podemos dizer que o me seria o acusativo, o mim o dativo, e assim por diante. O mais bacana dessa história é que nós chamamos as declinações de “caso”. Caso é o particípio passado do latim cadere, cair. E como é em alemão? Fall. E de onde vem isso? Vem da ideia antiquíssima de que as palavras caem, descrevem uma parábola (daí a palavra palavra). Aliás, o termo declinação, do grego, já indica: klinein, pender para baixo. Se elas caem retinhas , direitas, têm o direito de ocupar o lugar mais nobre da frase, que é o do sujeito. Se elas caem meio de lado, oblíquas, têm que ocupar outro papel na frase. Daí nossas justíssimas e tão mal compreendidas denominações caso reto e caso oblíquo. Talvez se os brasileiros soubessem que já usam as declinações (nem sempre corretamente, é verdade...) não teriam tanto medo do alemão. Um grande abraço! PS: os itálicos que usei nas palavras estrangeiras não se manteve, desculpe.
@rosaperegrinarosane2933 , que comentário tão primoroso - das suas faço as minhas palavras! Meu estudo da gramática alemã só está evoluindo porque a estrutura da gramática portuguesa é semelhante - declinações no sujeito (eu, tu, ele), no verbo (penso, pensas, pensa) e no complemento verbal (comigo, contigo, consigo). Mesmo sendo poucos os brasileiros de olhares atentos à língua alemã se aproximar mais da língua portuguesa que da língua inglesa, vale à pena se mergulhar na língua alemã e se animar no estudo das declinações!
Olá Ingrid! Tenho estudado o alemão de forma autodidata. Foi muito bom encontrar o seu canal, pois me tem sido muito útil.Vc tem uma excelente didática. Parabéns !
Adorei sua aula. Minha avó era descendente de alemães e eu não aproveitei para aprender enquanto ela estava viva. Sou professor de Inglês mas acho o idioma alemão lindo. Vou seguir suas aulas. Estou apaixonado, uma mulher linda e inteligente, Combinação perigosa!!!!!!!!
comecei a estudar alemão por conta própria e foi muito difícil achar um canal em português que eu me adaptasse bem. estou adorando todo seu conteúdo! danke schön!
Ja tentei estudar alemao varias vezes, mas na minha cidade nao tem nenhum curso... entao sempre tentei sozinha mesmo... mas nunca entendi como a lingua funcionava... é dificil aprender desse jeito!!!!
Que demais!!!! A Elissa e o Rodrigo, do canal Alemanizando, me indicaram o teu canal pra aprender alemão (meta pra 2016, oremos haha). Já gostei! Demais! hahaha Vou "começar do começo". hehe Valeu xx
Hallo Ingrid ..😊... ich liebe deine Videos, sie sind sehr hilfreich für Leute die denken, dass die deutsche Sprache so schwer ist . 😆 Sprachen lernen ist schließlich eine Sache der Motivation. Wenn die nicht vorhanden ist, hilft auch der beste Sprachkurs nicht. Aus den großen Online-Quellen, kann man sich bestimmt sinnvolle Hilfe holen. Man muss nur ein wenig recherchieren. Wie z.b deine Videos. Damit machst du es sehr einfach die deutsche Sprache zu erlernen.😊
Os seus vídeos são tão importantes no meu processo de aprendizado! Estou estudando alemão em Berlim, ainda iniciante, e após minhas aulas sempre mergulho no seu canal para compreender o que não compreendi durante minhas aulas ou simplesmente lembrar que aprender uma nova língua é um lindo desafio que exige disciplina e interesse. Contra aquela sentimento de intimidação em relação à língua alemã, nada melhor e mais estimulante do que seus vídeos! Muito obrigada por compartilhar aulas com tanta qualidade! Assim como a importância de focar nas exceções de uma língua, é importantíssimo focar nas exceções que encontramos no mundo: pessoas que amam compartilhar conhecimento! Viele Gruße aus Berlin :)
Olá! Cheguei aqui através do Alemanizando! Finalmente entendi esse enigma! Kkkk uma dúvida: como fica no caso de sujeito oculto ou indeterminado? Belo trabalho o seu. Parabéns e obrigado.
+Roberto Boker Nao tem... toda frase em alemao tem um "sujeito", nao existe uma frase com o verbo "solto"... ateh mesmo o nosso "chove", tem que ter uma particula(no caso o "es") pra completar a frase: Es regnet. No caso do sujeito indeterminado, existe outra particula ("man") só pra completar a frase: Man isst gut = "Come-se bem".
Oi, Ingrid. Sei que tem bastante gente começando a aprender alemão... Recomendei o canal para alguns amigos. Mas será que você pode fazer um vídeo já focado no pessoal do C1? Não conheço canal no TH-cam focado nesse público. Obrigada
Latim, alemão, russo... línguas declináveis. Eu acho as línguas de ordem direta da frase mais fáceis para a comunicação. E a Ingrid é uma gata!! Miaauuu
Para quem fala nativamente uma língua não declinável, isto pode ser uma complicação. Porém, creio eu, as declinações trazem uma série de vantagens, como, por exemplo, o auxílio no estudo da gramática, especialmente na análise sintática, uma vez que as declinações fazem as marcações nas frases. Ademais, psicológica e hipoteticamente falando, suponho que haja melhor organização mental por conta desta e outras características da língua. É apenas uma hipótese; não estou afirmando nada.
Hallo Lehrerin. Obrigado pelo vídeo. Permita-me fazer um comentário fora do assunto. A ideia da logo do seu canal (as duas letras "d", uma normal e a outra espelhada), é formar uma coruja, ou um outro pássaro qualquer?
Eu não consigo montar uma frase correta. Eu não sei nem qual termo mais pesquisar, se é sintaxe, ordem das frases, estrutura de frase (que no final das contas é quase a mesma coisa) Ex: a frase “hoje eu vou falar todos os idiomas que eu sei” na minha cabeça estava certíssimo dizer “heute werde ich sprechen alle Sprachen dass ich sprechen kann” quando na verdade o correto é Heute werde ich alle Sprachen sprechen, die ich kann.. enfim, alguém me ajuda a montar frases. O básico de uma frase nos sabemos, sabemos também que não é a ordem das palavras que dá o significado, mas ainda assim tem uma ordem a ser seguida. Help
@@jhorgeluis9869 não, isso é um oração relativa "todos os idiomas, QUE...." (Relativsatz, que seguirá a ordem verbal de uma Nebensatz). Tenho vídeos sobre este assunto.
Olá ingrid, tudo bom? gostaria de saber se vc da aulas para iniciantes por skype? estou muito interessado, se sim, como entro em contato para discutir o valor? danke.
ROSANGELA DOS REIS entendo... sabia que estava fazendo este comentário sem conhecimento... não é à toa que se diz que só se pode filosofar em alemão, ou que é preciso várias vidas para aprendê-la com a dignidade que ela merece. Mas ok.
Halli hallo - Quer aprender alemão de verdade ? 💻Acesse nosso site: alemaodeverdade.com
A única professora até agora que está me fazendo compreender como funcionam as declinações. Sua explicação é tão clara Ingrid, obrigada!
Kelly Cristina fico feliz Kelly!! bj grande
Wow! Que aula espetacular. Essa professora de alemão merece, realmente, 1000 likes!
Davi Tiago da Rocha obrigada pelos elogios! bjos
Alemão e Francês são idiomas difíceis, mas encantadores, assim como os professores. Italiano e espanhol são menos difíceis, mas tem que dedicar.
Nossa, é tão bom quando você descobre que saber inglês vale a pena!
Oi, Ingrid
Adoro seus vídeos e suas explicações. Poucas vezes conheci uma professora com a sua habilidade didática. Também sou professora (de Português) e raras são as professoras (de qualquer disciplina que seja) que posso recomendar. Você é uma delas.
Já escrevi para te elogiar e hoje escrevo para fazer, digamos, umas observações a respeito dessa aula sobre declinações que não ficou tão clara como as outras. É que você gosta tanto de remeter as questões à origem da língua que pensei em dar uma contribuição, tentando mostrar, como você sempre faz, que gramática não é bicho-de-sete-cabeças.
Acho que a maioria dos brasileiros (mesmo entre os professores de Português) não sabe o que é declinação, ou já ouviu falar e acha que é algo só do latim e do alemão. Na verdade, temos declinação em Português também. Pra quem não acredita, é só observar nossos pronomes pessoais: eu, me, mim, tu, te, ti, etc. O pronome pessoal declina. O “nominativo” é o caso reto, o sujeito: Eu disse. Tu dissestes. Ninguém vai falar Mim disse, Ti dissestes, ou Me disse, ou melhor, se falar “me disse” já mudamos o sentido da frase, não é? (lembra do famoso “mim não faz”? É como um “den não faz, só der”). Podemos dizer que o me seria o acusativo, o mim o dativo, e assim por diante.
O mais bacana dessa história é que nós chamamos as declinações de “caso”. Caso é o particípio passado do latim cadere, cair. E como é em alemão? Fall. E de onde vem isso? Vem da ideia antiquíssima de que as palavras caem, descrevem uma parábola (daí a palavra palavra). Aliás, o termo declinação, do grego, já indica: klinein, pender para baixo. Se elas caem retinhas , direitas, têm o direito de ocupar o lugar mais nobre da frase, que é o do sujeito. Se elas caem meio de lado, oblíquas, têm que ocupar outro papel na frase. Daí nossas justíssimas e tão mal compreendidas denominações caso reto e caso oblíquo.
Talvez se os brasileiros soubessem que já usam as declinações (nem sempre corretamente, é verdade...) não teriam tanto medo do alemão.
Um grande abraço!
PS: os itálicos que usei nas palavras estrangeiras não se manteve, desculpe.
Que elogio gostoso! Obrigada colega!!! Bjs e obrigada por assistir!
@rosaperegrinarosane2933 , que comentário tão primoroso - das suas faço as minhas palavras!
Meu estudo da gramática alemã só está evoluindo porque a estrutura da gramática portuguesa é semelhante - declinações no sujeito (eu, tu, ele), no verbo (penso, pensas, pensa) e no complemento verbal (comigo, contigo, consigo).
Mesmo sendo poucos os brasileiros de olhares atentos à língua alemã se aproximar mais da língua portuguesa que da língua inglesa, vale à pena se mergulhar na língua alemã e se animar no estudo das declinações!
Oi , além de aprende alemão, estou melhorando a gramática em portúgues , Dank sehr .
francisco ivan virgilio ivan tá vendo só? alemão total flex!
Faço minhas as tua palavras! 😅👍
Herzlichen Glückwunsch, Lehrer für den sehr nützlichen und interessanten Deutschunterricht!
Vielen Dank!
Chove, chove, cabou!!! kkkkkkkk Ai eu morro de rir com ela, muito fofa
rsrsrs! Vc pegou a ideia!! Bjs
Muita gente critica o ensino de gramática. Pode não ser essencial, mas não pode ser desprezada. Interessante ! Vou assistir até entender.
Olá Ingrid! Tenho estudado o alemão de forma autodidata. Foi muito bom encontrar o seu canal, pois me tem sido muito útil.Vc tem uma excelente didática. Parabéns !
+Marcelo Lumertz Leffa Danke! É bom poder ajudá-lo! bjs
Sie sind sehr gut. Danke.
Suas aulas são excelentes, com explicações muito claras. Vielen dank.
Wunderbar Unterricht! Ich habe ersehen wieder alles! 😄
Prima
Adorei sua aula. Minha avó era descendente de alemães e eu não aproveitei para aprender enquanto ela estava viva. Sou professor de Inglês mas acho o idioma alemão lindo. Vou seguir suas aulas. Estou apaixonado, uma mulher linda e inteligente, Combinação perigosa!!!!!!!!
Obrigada Marco! Vc vai ver que o inglês vai te ajudar bastante!!
Você não tem ideia de como esse vídeo me ajudou. Muito obrigado!!
comecei a estudar alemão por conta própria e foi muito difícil achar um canal em português que eu me adaptasse bem. estou adorando todo seu conteúdo! danke schön!
Immer gerne!
Eta ganhei o meu dia hoje.
Tenho muita dificuldade para falar.
E esses seus videos vao me ajudar muito.
Obrigada.
Fico feliz!! Bjs
As aulas da Ingrid são demais....
Obrigada... procurei essa explicação tantas vezes!!!!
Que bom que ajudou
Ja tentei estudar alemao varias vezes, mas na minha cidade nao tem nenhum curso... entao sempre tentei sozinha mesmo... mas nunca entendi como a lingua funcionava... é dificil aprender desse jeito!!!!
Danke😊
Vielen Dank !
Vielen Dank, está me ajudando muito, sua aula é um show! :)
+Louis Gomes Danke!
Suas explicações são excelentes.
Danke sehr!
Sehr gut!
Mais uma aula aqui!!!! Quero muito aprender alemão!!
Que demais!!!! A Elissa e o Rodrigo, do canal Alemanizando, me indicaram o teu canal pra aprender alemão (meta pra 2016, oremos haha).
Já gostei! Demais! hahaha Vou "começar do começo". hehe
Valeu xx
+Guri in London Vá com tudo!!! Viel Glück! Boa sorte :-D
MUITO BOMMM! !!!!!
😍👏👏👏
Boa noite que Deus abençoe amém obrigada pelas informações amei
Vielen dank, Lehrerin! ☺
Mozao demais essa professora 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
kkkk
Mulher parabéns!!!!!!!...
Finalmente consegui alguém com uma explicação boa sobre declinação!!x 1.000..
Eba!!! Fico muito feliz! Das freut mich sehr!!
Vc explica muito bem ! Finalmente estou entendendo!
Vc é uma excelente professora
Hallo Ingrid ..😊... ich liebe deine Videos, sie sind sehr hilfreich für Leute die denken, dass die deutsche Sprache so schwer ist . 😆 Sprachen lernen ist schließlich eine Sache der Motivation. Wenn die nicht vorhanden ist, hilft auch der beste Sprachkurs nicht. Aus den großen Online-Quellen, kann man sich bestimmt sinnvolle Hilfe holen. Man muss nur ein wenig recherchieren. Wie z.b deine Videos. Damit machst du es sehr einfach die deutsche Sprache zu erlernen.😊
+Janny M. Danke sehr! :-D
Fantástica explicação
Danke!! Bjs
Esse é um dos pontos mais críticos pra mim no aprendizado da língua alemã. Esse vídeo mudou a minha vida. Obrigado!
Os seus vídeos são tão importantes no meu processo de aprendizado! Estou estudando alemão em Berlim, ainda iniciante, e após minhas aulas sempre mergulho no seu canal para compreender o que não compreendi durante minhas aulas ou simplesmente lembrar que aprender uma nova língua é um lindo desafio que exige disciplina e interesse. Contra aquela sentimento de intimidação em relação à língua alemã, nada melhor e mais estimulante do que seus vídeos! Muito obrigada por compartilhar aulas com tanta qualidade! Assim como a importância de focar nas exceções de uma língua, é importantíssimo focar nas exceções que encontramos no mundo: pessoas que amam compartilhar conhecimento! Viele Gruße aus Berlin :)
Ingrid, você é incrivelmente didática! Muito obrigada por disponibilizar o seu conteúdo por aqui.
Gostei
Que professora M A R A V I L H O O O S A A A A :O
Demais Ingrid ou melhor de menos poucos conseguem fazer videos como esses . Wunderschön!
+Franklin Silber Danke!! ;-)
Eu amo seus videos nao tem panico kkk Entendo rapidinho sua forma de explicar Dankeschön 😍
+Leandro Van Franco Danke!!
Seria excente se ela ofertasse o curso B2 até C1
Complicado kkkk
Unico canal de alemao realmente bom e elucidativo em portugues. E um dos mais completos de todos. Muito obrigado
Muito bom, obrigada
Kannst du noch ein Video machen
Estou me organizando para fazer um curso seu! Acho você maravilhosa!!!! Quero muito aprender a língua dos meus avós :)
Ingerir! Libera esses vídeos?! Seria um presentão!!!
+rodrigo palazzo Quais? Não entendi...
Graças a Deus encontrei seu canal!
rsrsrs! Tava batendo um desespero?
tava kkkkkkkk
❤️🙏🏻
Excelente vídeo! ajudou bastante.
Amo seu canal!
+Kesia Braga Iupi! Danke!
❤️
Ingrid, ihr seid perfekt!!!! *-* Das Beste! Danke sehr!
+Flávia Batista Danke!! bjs
Caramba! Esse Video me salvou! Muito obrigada!
Yukii Hachimoto gern geschehen! Um prazer!
Ótimo como sempre!
Complicado
Querida, vc é fantástica!! Obrigada!!
Lyu Barbosa gern geschehen!
No alemão antigo existia o caso ablativo ?
Excelente vídeo!!! Muito didático. Parabéns!!!!
+fernando nunes Danke!
Querida!! Passando por aqui pra tirar dúvidas ;) Um prazer poder te ver!! Saudades das suas aulas maravilhosas!
eeeee! Por onde andas? Ainda na nossa bela Augsburg?
Sehr gut! :D Danke
Danke sehr!
mucho bueno !
alan Virknovisk Danke!
Eu estou por indicação do canal
Brasileiros em Liechtenstein
+Suelly Corraccio Que bom! Vc vive em Lichtenstein?
Olá! Cheguei aqui através do Alemanizando! Finalmente entendi esse enigma! Kkkk uma dúvida: como fica no caso de sujeito oculto ou indeterminado? Belo trabalho o seu. Parabéns e obrigado.
+Roberto Boker Nao tem... toda frase em alemao tem um "sujeito", nao existe uma frase com o verbo "solto"... ateh mesmo o nosso "chove", tem que ter uma particula(no caso o "es") pra completar a frase: Es regnet. No caso do sujeito indeterminado, existe outra particula ("man") só pra completar a frase: Man isst gut = "Come-se bem".
Oi professora Ingrid! E quando você vai tocar esse violão aí??? Kkkkkk
+Cris Caverzan Hahaha! é do meu marido!!! :-D
up
Oi, Ingrid. Sei que tem bastante gente começando a aprender alemão... Recomendei o canal para alguns amigos. Mas será que você pode fazer um vídeo já focado no pessoal do C1? Não conheço canal no TH-cam focado nesse público. Obrigada
+Gabriela Caesar Sim Gabi, tem pouca coisa pro C1 mesmo! Logo logo pretendo filmar algo! Vc tem algum pedido em especial? Konjunktiv I? II?
Oi Ingrid, ta faltando aquele video do Dativ, Akk e Nom separados que voce prometeu, hein? =D Cade eles?
rsrsrs! Virá...só não sei quando! Mas vou colocar esse tema como prioridade...a fila de pedidos está longa! :-D Bjocas
Latim, alemão, russo... línguas declináveis.
Eu acho as línguas de ordem direta da frase mais fáceis para a comunicação.
E a Ingrid é uma gata!! Miaauuu
Por que nao pode ser: Der Hund beisst der Mann?Se os dois são masculinos?
Justamente por causa da declinação. Mann é objeto.
Idioma e muito difícil é complicado
Para quem fala nativamente uma língua não declinável, isto pode ser uma complicação. Porém, creio eu, as declinações trazem uma série de vantagens, como, por exemplo, o auxílio no estudo da gramática, especialmente na análise sintática, uma vez que as declinações fazem as marcações nas frases. Ademais, psicológica e hipoteticamente falando, suponho que haja melhor organização mental por conta desta e outras características da língua. É apenas uma hipótese; não estou afirmando nada.
Manoel Ribeiro adorei sua teoria! Também sou da opinião que o idioma reflete a maneira de pensar de seu povo!
Tenho prova na próxima segunda feira de Possessivpronomen !!! Será que tem video com este assunto???? Não estou encontrando...
Tem sim! Pelo menos uns dois! Postei inclusive há pouco tempo. Está na lista de iniciantes!
Hallo Lehrerin. Obrigado pelo vídeo.
Permita-me fazer um comentário fora do assunto. A ideia da logo do seu canal (as duas letras "d", uma normal e a outra espelhada), é formar uma coruja, ou um outro pássaro qualquer?
rsrs Uma coruja mesmo! Vc é bom observador!!
A aula é 10 mais é difícil..
Eu não consigo montar uma frase correta. Eu não sei nem qual termo mais pesquisar, se é sintaxe, ordem das frases, estrutura de frase (que no final das contas é quase a mesma coisa) Ex: a frase “hoje eu vou falar todos os idiomas que eu sei” na minha cabeça estava certíssimo dizer “heute werde ich sprechen alle Sprachen dass ich sprechen kann” quando na verdade o correto é Heute werde ich alle Sprachen sprechen, die ich kann.. enfim, alguém me ajuda a montar frases. O básico de uma frase nos sabemos, sabemos também que não é a ordem das palavras que dá o significado, mas ainda assim tem uma ordem a ser seguida. Help
Esse “die ich kann” tem a ver com genitivo?
@@jhorgeluis9869 não, isso é um oração relativa "todos os idiomas, QUE...." (Relativsatz, que seguirá a ordem verbal de uma Nebensatz). Tenho vídeos sobre este assunto.
Deutsch und Deutschland dankeschön, vou dar uma olhada agora mesmo!
Ingrid*
Dankeschön
Olá ingrid, tudo bom? gostaria de saber se vc da aulas para iniciantes por skype? estou muito interessado, se sim, como entro em contato para discutir o valor? danke.
Joâo miguel halli hallo! Dou sim João! quer me escrever? ingridlenk@hotmail.com Danke!
hallo, Entrei em contato por e-mail, danke!
Russo tem 9 declinações.
Muito boa a aula, porém prefiro o inglês. Mais fácil!!!!!!!!!!!!!!
é uma língua pobre, pode ser dizer!!
ROSANGELA DOS REIS Rosângela, você está em qual nível de alemão? Acho que você está brincando, não??
não. acho que não tem nada a ver. mais ela é arrastada igual a o árabe e outras. sobre meu nível, não tenho. só curiosidade.
ROSANGELA DOS REIS entendo... sabia que estava fazendo este comentário sem conhecimento... não é à toa que se diz que só se pode filosofar em alemão, ou que é preciso várias vidas para aprendê-la com a dignidade que ela merece. Mas ok.
o problema das declinações em alemão e este : é tudo lais irregular do que o verbo ser
Cleiton Dos Santos De Carvalho Tom ainda bem que só tem 4 casos!!
Não entendi. 😐
Hummm... Tenho outros videos sobre isso...