Espaçamento e densidade na cultura do milho

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ส.ค. 2024
  • Para o melhor aproveitamento das condições de solo e ambiente e, por consequência, uma maior produtividade a campo, tem-se buscado uma população de plantas ideal para a cultura, que seja distribuída a campo em um arranjo espacial que permita a mínima competividade intraespecífica, a máxima absorção de água e nutrientes, em detrimento de desenvolvimento de daninhas, facilidade de penetração de defensivos agrícolas, que proporcionem um microclima desfavorável ao desenvolvimento de doenças e, principalmente, que tornem possível a máxima captação da radiação fotossinteticamente ativa.
    Uma das formas de se aumentar a interceptação de radiação e, consequentemente, o rendimento de grãos é através da escolha adequada do arranjo de plantas. Este arranjo de plantas pode ser manipulado através de alterações na densidade de plantas, no espaçamento entre linhas, na distribuição de plantas na linha e na variabilidade entre plantas (emergência desuniforme) (Argenta et al, 2001b). A densidade de plantas é uma das práticas culturais que mais afetam o rendimento de grãos de milho, que é a espécie da família das Poaceas mais sensível à sua variação.
    Vários pesquisadores têm buscado identificar o melhor arranjo de plantas para a cultura, trabalho que se torna difícil uma vez que este arranjo é influenciado por características como: genótipo utilizado, ambiente em que se insere o genótipo, nível tecnológico do produtor assistido, objetivo da produção (grãos, silagem, minimilho etc), época de semeadura, entre outras.
    Ao longo dos anos de cultivo desta cultura, tem-se variado significativamente a população de plantas e espaçamento entre fileiras. As variedades e os híbridos utilizados nas décadas de 30, 40 e 50 não suportavam altas competições entre plantas, sendo que, até a implantação e utilização de híbridos simples, a população de plantas recomendada ficava na ordem de três plantas/m2, se elevando a seis plantas/m2 a partir da década de 60 e podendo chegar hoje a populações acima de nove plantas/m2 em condições de alto nível tecnológico).
    Fonte: EMBRAPA
    visite: plantarcrescer...

ความคิดเห็น • 1

  • @vynandi341
    @vynandi341 4 ปีที่แล้ว +5

    Como eu calculo o espaçamento entre plantas?