Eu sou professor de alemão, nascido em 93 (31 anos) e com minha formação já tive a oportunidade de lecionar em vários países e realidades diferentes. Em 2021 dei aula para pré-adolescentes em escola públia. Em 2022, dei aula para adolescentes de ensino médio em escola de elite (Colégio Humboldt), e durante 3 semanas fiz um mini estágio como professor convidado no Colégio Europeu de Karlsruhe, Alemanha. 2023, 6 meses para pré-adolescentes num dos maiores colégios de Joinville, SC. Daí fui contratado na Costa Rica e desde então dou aula para adolescentes aqui. E posso dizer com muita, mas muita convicção mesmo. Tendo contato direto e contínuo com milhares de adolescentes todos os dias durante os últimos anos: o rock e o metal estão mortos. o alternativo de hoje é a billie eilish. adolescente pinta o cabelo e coloca piercing, pinta tatuagem fake no corpo, mas é se inspirando nos seus ídolos do trap ou nesses artistas lo-fi. não sabe quem é Ozzy Osbourne. eu não exagero nem um pouco quando digo que dá para contar nos dedos das mãos quantos adolescentes ouvem rock/metal numa escola grande.
Rock e principalmente metal são nichos. O lance é que "bandas" n são mais atrativas pras produtoras (muita gente pra controlar), artistas solo são bem mais fáceis de lidar, e se n tem muitas bandas jovens surgindo, dificilmente o jovem vai se identificar com os dinossauros do rock, ai fica mais de nicho mesmo
Rock ta no underground agora, deixou de ser mainstream faz um tempo. Quem ainda idealiza aquele lance de banda lotando estádio, o Rock morreu mesmo. Esses dias mesmo descobri uma banda australiana legal, Amyl and the Sniffers, ou seja, tem coisa rolando
Isso acontece no Brasil e no mundo inteiro, concordo com você , mas lá fora o rock / metal você vê festival lotado de bandas com um público gigantesco nós festivais. Rammstein por exemplo toca em estádio só Parkway Drive toca para uma porrada de gente também, aqui no Brasil as pessoas não querem descobrir bandas novas por isso essas bandas não vem pra cá
A entrevista é alto explicativa, mostra claramente porque o Rock acabou.... Acabou a atitude, nunca veremos um Kurt coben, Um Renaro Russo, um cazuza, um Rappa, Racionais etc ....pq os homens se tornaram fracos, frageis, sem atitude, e isso reflete diretamente na criação das músicas....detalhe não to falando de sexualidade, falo de atitude!
Eu ia comentar exatamente isso... Na verdade, ninguém nessa roda de conversa aí seria considerada "rockeiro" ou rebelde há anos atrás. Tudo moço comportado, educado, polidos, "dentro do sistema", agindo dentro de regras bem vistas. E por aí vai... Não adianta, tocar rock e simplesmente ter a fagulha da coisa são coisas distintas.
Você gostaria que seu pai/avô tivessem te ensinado a gostar das músicas deles ou sua vida foi melhor porque você mesmo descobriu as músicas de sua época, do seu tempo, e pode dividi-las com seus amigos da sua geração?
@@isra197603 Tem, mas nós envelhecemos. Da mesma forma que nossas pernas não aguentam subir correndo uma escada, nosso fígado não suporta uma noite de bebedeira sem dormir, nosso cérebro não aceita conhecer coisas novas. Nunca vi um artista velho se tornar revolucionário. Novidade é coisa para jovens. Nós velhos ficamos com nossas lembranças de como eram boas as coisas do "nosso tempo", qualquer que tenha sido ele.
Passei aqui para dizer: O rock é atemporal e nunca vai morrer! Somos sobreviventes de uma era de ouro e passaremos o gene para frente influenciando nossos flhos e disponibilizando conteúdos até onde for possível! Viva a boa música! Viva o rock n roll! Viva o Blues! viva o Jazz !
O jovem tende a ser rebelde. A partir do momento que os roqueiros rebeldes se tornaram pais, os seus filhos vão procurar outras formas de rebeldia, como o trap
O fato é o seguinte: os jovens simplesmente NÃO CONHECEM O ROCK. Agora, experimente discotecar numa festa deles e lançar um rock and roll! Eles se amarram! Tudo é uma questão de saber apresentar.
Trabalho em escola pública desde 2009... ali por 2010, 2011 eu ainda identificava aquela meia dúzia de caras na escola que gostavam de rock e eu dava umas dicas de som e tal. De 10 anos para cá, simplesmente sumiu, o rock inexiste em escola pública. Não conheço a realidade da escola particular.
Papinho! Maioria das pessoas no BR são MUITO caretas, inclusive os jovens, ou pelo menos se mostram como caretas (hipocrisia). Não se esqueça que o Brasil é um país extremamente religioso...
Quando alguns jovens ficarem de saco cheio de twitter, de coach, de briga politica, de faculdade, de aplicativo, enfim, de tudo... E estiverem realmente putos com algo, e sentirem que precisam se expressar com uma guitarra e bateria, chutando todo mundo, sem se importar se estao tocando mil notas por segundo, sem fazerem pose de intelectuais, sem papas na lingua e sem se vender a panelas midiáticas, ai sim... Começará uma nova era pro rock, a juventude vai curtir, pq estarao se rebelando, e jovem gosta disso, nao adianta. Mas enquanto o rock for o wue esta sendo hoje em dia, ja era, nao vai emplacar. Rock atual: "Ai, pq fazemos musicas de rock pra mostrar a opressão do povo"... "Ai, pq fazemos rock com mulher pq é empoderamento"... "Ai, pq rock da gente é alta cultura e sofisticado demais pra funkeiro entender" Isso nao vai emplacar nunca, nao vai sair nemhuma banda classica e atemporal disso. Pega pra ver as paginas de rock do Instagram cara, é uma vergonha alheia só... Que poha é aquela .... Na boa... Nao tem condicso. Só menino e menina besto, mocorongo, levantando pauta ou fazendo brincadeira de tik tok, mais inofensivos que brinquedo infantil.
Imagina se nossos pais quisessem que ouvíssemos as músicas deles! Somos muito autocentrados. As músicas de nossos pais não nos interessava, e as músicas de hoje são muito ruins. Só a música de nossa juventude presta. Meu pai ouvia Nat King Cole, Nelson Gonçalves e ainda bem que nunca tentou me apresentar essa música. Apresento rock para meu filho por osmose. No carro, ligo o som e deixo rolar. Algumas coisa ele gosta, outras não suporta. Mas gostaria que ele fizesse a própria história como eu fiz.
O rock/metal não morreu e nunca vai morrer. O rock e principalmente o metal estão bem vivos no underground. O metal principalmente, com centenas de subgêneros extremos. Quanto mais extremo algo é, mais nichado vai ser. Em universo algum, um estilo extremo como o grindcore seria mainstream, e tem banda pra caralho de grind surgindo, assim como outros estilos. Mas todos estão no underground, como esperado. O problema é que a galera acostumou com o mainstream de duas décadas 80/90 que o rock esteve e hoje acha que morreu.
Rapaiz, eu queria conhecer essa mulecada que eles falam. Moro em Porto Alegre e trabalho com crianças e adolescentes e não é o caso de não gostarem de rock; eles nem sabem o que é rock. hahahahah galera falando da sua bolha. Faz anos jah q não tem UMA musica de rock nas 100 mais tocadas no Brasil. 99% das lojas de instrumentos musicais daqui fecharam pq nao tavam vendendo mais nada. Não falo isso com alegria, mas na minha opinião, acabou. Foi bom enquanto durou mas jah era.
Rock so faz sentido numa sociedade repressora, hj nada é repressor, vc pode ser, se portar, externar qualquer coisa. A ultima rebeldia que fazia sentido para o rock se colocar foi o emocore onde a rebeldia era expor seus maiores traumas internos, hj em dia acabou tudo, o mundo está num momento totalmente aberto como era seila, antes da idade media ou algo assim. Daqui pra frente ser rebelde é ser careta, se preservar, cuidar do seu corpo, espititual, provavelmente virá uma cena rock nesse sentido, de se cuidar.
Enquanto isso no Japão,o rock continua em alta(até fico dizendo que os japoneses,não só por fazer música melhor que os brasileiros,também dizia que eles importam no gênero),que o rock japonês dos anos 80 não parecia post-punk ou a distorção (que gosto de chamar de "distorção Chimbinha ") que nem parece o gênero,tanto que eles também se importam no heavy metal. Ouça X Japan um dia
O Rock morreu no Brasil, na Europa ainda é muito forte, estive na Dinamarca, Noruega e Alemanha e lá o rock é o genérico mais ouvindo, rola nas rádios e vi muitos metaleiros e punks jovens pelas ruas. Mas no Brasil realmente morreu mas a cena independente nunca morre.
@willialacsiram3459 tem rock nas rádios? Tem rock na trilha sonora das novelas? Tem show de rock sendo anunciado como os shows de trap? Não então o rock morreu no Brasil. Eu fui da última geração que viveu o rock no Brasil.
@@geoografico ninguém escuta rádio hoje em dia, poucas pessoas assistem novelas atualmente, se você procurar você vai achar shows rock sendo anunciado, inclusive de BANDAS NOVAS QUE VOCÊ IGNORA provavelmente, enfim, se o rock morreu, foi morto por você, porque esse gênero tão foda, continua sendo admirados por muitos
Quando o Kurt Cobain deu um tiro na cabeça e depois o Axl e Slash se desentenderam e o Nirvana e Guns acabaram, ali o Rock mainstream começou a agonizar, tentaram reviver ele em 2005 e 2010 com aquele monte de banda com The, stroker, libertines etc. mas o Rock, hard em geral morreu. O que sobrevive hoje é um pouco do heavy, nu metal etc., mas apenas uma sombra do que já foi.
O Rock está em queda, os músicos não se renovam. Quando penso que até os Arctic Monkeys estão velhinhos fazendo cosplay de idoso. Temos uma década nova sem nenhum subgenero do rock estourando, decadencia. Saudoso tempos de ouro, ficou para nostalgia.
Pessoal mais velho parou no tempo, tem varias bandas de rock foda fazendo disco recentemente mas quem gosta de reclamar nao se da o trabalho de ir ouvir coisas novas
Cara, banda nova e disco bom tem... Mas praticamente todos sem "algo a mais". Só repetição das fórmulas, ou ousando muito pouco, sem grandes "rebeldias". Polyphia tá aí pra provar. O cara é um gênio, mudou a linguagem da guitarra de novo. Mas o som incomoda? Não. A banda é inofensiva como uma formiga, assim como outras que fazem um som mais pesado, de thrash ou coisa do tipo. Tudo é muito padronizado, óbvio, sem energia, sem diferença alguma. Vc escuta uma banda de Djent metal e fica ... "Ok, legal". Sendo que basta tocar o riff inicial básico de NIB do Sabbath que pronto, qualquer pessoa arrepia, sente a música, bate a cabeça, chama atenção. São coisas muito diferentes.
@@ovfilhoQualquer pessoa não, quem já tá acostumado, quem já tem certa familiaridade com gênero. Quem tá fora da bolha, não é garantia que vai curtir não. Sobre o comentário de inovar, rebeldia, etc. Não sei dizer, por mais que apareça alguém ou algum grupo que toque algo novo vai ser extremamente nichado. Difícil vai ter algo que vai o pegar todos, hoje em dia tem um bilhão de vertentes e sub vertentes e o rock não é mais mainstream já tem muito tempo, nicho do nicho do nicho hoje em dia. E aquilo tbm, pra você isso tudo já é manjado, já conhece os padrões, etc. Para uma pessoa que tá adentrando nesse mundo agora, esse bandas novas vai ser tudo novidade. E eles estão ativos agora, não são uma banda dos anos 70 ou 80 que já morreu geral ou cobram uma fortuna por um show genérico e cheio de nostalgia.
eu ja havia começado a tocar guitarra 2019, com a pandemia eu me aprofundei mais ainda em ouvir mais musica e aprender mais, tanto q em 2021 eu começei no baixo e to até hj nele, a pandemia foi ruim msm pq era quando eu tinha 15 para 17 anos e só ficava em casa msm, mas em compensação foi importante pro meu aprendizado na musica.
Essa molecada de hoje em dia não está representando o rock. Eles curtem de uma maneira muito solitária. A gente sabe que as redes social e outras ferramentas de streaming tornaram as pessoas mais solitária. Quando eu era moleque vc tinha a necessidade de sair pra se comunicar com as outras pessoas que gostam do estilo. Hoje vc entra nas redes sociais e pode se comunicar sobre o tema e ouvir praticamente qualquer banda no mundo. Sei lá, tá tudo muito estranho. A Rua Ceará aqui no RJ, lugar muito conhecido por abrigar vários bares e casas de show no estilo está as moscas. Tá tudo muito morto aqui.
Aqui em Curitiba a cena ainda tá bem viva, a maiores dos bares de rock lotam e tals. Mas isso que você falou é vdd, eu só socializo com a galera do metal quando vou ver cover/show. Mas vamos ser bem sinceros, geralmente rockeiro/metaleiro é chato pra krl (Até eu me incluo nisso), ai é foda
@@Haki_66 Sim, o rockeiro costuma ser insuportável mesmo; nem eu aguento os cara. Às vezes é melhor so curtir seu metalzinho na sua em vez de interagir com quem ta ali curtindo o mesmo som que voce.
Como expressão de rebeldia, talvez a tendência seja ser mais escasso, ou não.. pode surgir outras rebeldias.. mas o rock tbm não foi só rebeldia (embora seja a essência do rock), tbm falou de outros temas.. e isso vai mudando, vai surgindo novos temas .
façam letras reais, do cotidiano, façam letras que alertem, que abram as cabecas das pessoas, que mostrem oque acontece, as injustiças e também as coisas boas sendo que hoje em dia esta tudo muito mais para o caos !!!!!
Rebeldia trilhada é a coisa mais vergonha alheia q existe , e isso vale pra qualquer genero; por isso ate transgressao vc tem q fazer se vc concorda; se n vira algo poser ou pasteurizado igual o rap trap funk atual; todos so cantam falam e usam oq o genero pede; no rock tem nego q so usa preto pelo mesmo motivo; q faz cara de bravo pelo mesmo motivo; tem q ser por vontade própria; e isso refletir nas letras das bandas de rock; seja de tristeza seja política seja putaria seja de droga seja de crime etc
Imagina quando a geração mais nova crescer? Será que vão dizer que os estilos musicais como Funk, Sertanejo, trap vai morrer? Rebeldia é questão de idade e informação, talvez não seja uma questão de música... Rock, Rap são estilos de vida...música faz parte da nossa existência
Quem matou o rock foram proprios metaleiros chatos que nao aceitavam bandas dos anos 2000s fazendo sucesso nas radio e mtv e nal sabiam que aquela seria a ultima era que o rock esteve em alta
Desde o meu primeiro emprego foi lidando com adolescentes e hj a palavra é: ansiedade. e com isso o Tiktok é "aparelho de som" e "TV" de gerações passadas, aceitando ou não, o funk é a música que melhor compreendeu isso, q melhor representa os jovens atualmente, não existe a necessidade de fazer uma música que permaneça para as próximas gerações, é fazer algo pro agora, gerar engajamento com isso essa semana e semana q vez lançar a próxima... Por isso ng no funk se preocupa em gravar um disco e sim lançar uma por semana (ou mais). O rock essencialmente não tem essa dinâmica, acredito q surja algo novo... Mas o rock como conhecemos realmente está com os anos contados. Infelizmente 😔
Eu acho que o rock nao precisa mudar muito mas é bom se renovar de alguma forma ainda deve ter muito assunto de insatisfaçao e inconfornidade pra cantar
Eu amo o Brasil, mas seguimos demais as tendencias. Se la fora o rock e um genero muito escutado, o brasileiro absolve tenta fazer igual e faz até melhor, mas se perde a força la fora; logo a cena morre aqui. Mas eu ainda acredito no Underground
se o rock nao acabou eu quero ver bandas/músicas como Rush , Aerosmith, PinkFloyd, Black Sabbath, Rolling Stones , Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden, AC DC , Metallica, Slayer, Def Lepard, Ozzy Osbourne e outros , quero ouvir musicas nesse patamar , onde estão, quem está fazendo????
Concordo! Se tivesse tanta coisa boa no underground como dizem, viria à tona de alguma forma se fosse nesse nível de qualidade de bandas como essas citadas por exemplo. Não vê quem não quer... não me lembro de um último lançamento do gênero rock que ouvi e me arrepiou a alma. Antigamente era uma atrás da outra em curtos períodos de tempo.
Tem muita coisa de death metal MUITO boa por ai, Obscura é uma banda muito boa, mas realmente, não é nesse estilo mais tradicional que você quer escutar.
Acredito que vivemos na "nova" melhor época do Rock. Não podemos voltar ao passado, nas décadas de Ouro do meio - Os deuses do Rock estão ou mortos ou Moribundos - Ozzy Osborne está quase em seu fim e com sua morte isto será claro. O Rock foi um movimento disruptivo de vanguarda, mas também se tornou vergonhosamente conservador e até reacionário em muitos momentos, o que para um gênero revolucionário de música é um vexame. Apesar disso, nunca foi da personalidade do roqueiro ser parte do sistema, e ser mainstream é ser parte do sistema. Hoje o Rock é uma paixão como deve ser, uma coisa Underground - o Rock continua vivo em sua melhor face, debaixo do porão, com bandas próximas ao público; geral ficando bêbado e batendo cabeça numa casa de shows de quinta nas entranhas da cidade. É isso que é eterno, isso é lendário.
Desde os anos 80 se fala que o rock está deteriorando. Se você compara do ponto de vista musical a produção dos anos 60/70 com o que era feito nos 80, a diferença qualitativa já era gritante. Quando chegam os anos 90, o mercado foi invadido pela música eletrônica bate-estaca e surge a figura do DJ, que está mais pra sonoplasta do que músico. Dos anos 2000 em diante eu nem me dei mais ao trabalho de acompanhar. A imprensa musical colaborou muito com essa degradação, ao valorizar coisas musicalmente irrelevantes e ao focar o interesse mais na vidinha de celebridades iletradas do que nas músicas propriamente ditas. Ao mesmo tempo, a educação musical nas escolas virou coisa do passado, as pessoas deixaram de ter essas referências e, até mesmo o ato de tocar um instrumento com excelência virou uma caricatura na cabeça da massa, que foi doutrinada a entender o ato de tocar bem como algo "elitista". A falta de discernimento virou regra e a maioria das pessoas foi privada dos mecanismos mentais que possibilitam entender porque determinada música é mais elaborada que outra. Criticar uma música hoje também se tornou impensável - por mais técnica e impessoal que seja a crítica. Claro que sempre vai ter algum moleque de 15 anos que vai se interessar por Deep Purple, Jethro Tull, Captain Beyond, Mutantes ou Miles Davis, mas a tendência é que isso diminua cada vez mais.
O Rap e o funk tomaram o lugar do rock no quesito rebeldia jovem. Hoje o rock é uma espécie de jazz, uma galera mais velha curte e aprecia a composição e tudo mais. Já não possui mais uma relação viceral, já é algo intelectualizado.
Esses dias descobri uma banda que ressuscitou o New Metal. Mas não saiu do Underground , já que na Grande Midia, o que rola é o Pop, Trap e New folk norte americano. Enquanto aqui no Brasil, o Funk, o Trap e o Pop e Sertanejo Universitário dominam as radios, tvs e lotam estádio. E olha que até forro brega do nordeste se tornou dominante no Brasil. Hoje em dia nem o Sepultura lota estadio, poderia lotar com a formação original, mas não lotam mais. Isso porque as gravadoras não investe mais em albuns, mas sim em Hits. Isso é mais viavel para eles. O rock é igual livros, eles são publicados, mas para um publico linchado.
Todo estilo musical realmente fundamentado ( Com público grande e centenas de bandas ) que ja foi mainstream, tem a tendência de voltar ao topo. Muito provavelmente não surgirá um estilo nunca visto antes e tão pouco um que permaneça em alta ate o fim dos tempos. E isso de o rock morreu já era dita desde antes do Elvis presley. Um exemplo absurdo agora : Mesmo que todas as atuais bandas de Rock/ Metal acabassem de uma unica vez, ja teríamos incontáveis lançamentos para se ouvir durante gerações.
Os rockeiros da nova geração estão mais chatos que os pais da antiga que diziam que rock e do diabo,eles ditam regras de quem podem ou não ser rockeiros
O Rock ta em baixa rotação a anos, mais quando ouço alguém falar que o Rock morreu , não é so Rock que está nessa situação, tem vários ritmos que se encontra até pior que o Rock!
Pra mim não foi o rock que mudou. Fui eu. Sempre gostei muito de Dead Fish, mas hoje vejo como mtos dos posicionamentos da banda nada tem de revolucionarios. Hoje não tem nada mais mainstream que ser esquerdista da cultura woke: ta na midia, na globo, nos artistas, no Felipe neto, no casagrande.
No rock pessoa ouve ,escuta e sente até a velhice. abandonando muita banda porcaria nesta caminhada .O trap e funk atual fico imaginando o indivíduo com 50 e 60 anos escutando.
Esse negócio de rebeldia de fã é coisa de modinha que sempre teve no rock o rock está morrendo por esse tipo de fã que não se encontra muito mais agora quem aprecia a música ou a musicalidade de uma banda em específico ou de várias bandas pq ainda existe muita coisa boa por aí rolando tanto novidades como as da velha guarda que aínda estão lotando muito estádios aí mundo a fora na minha opinião o rock está morrendo aqui no Brasil não digo morto pq ainda tem gente que continua firme ouvindo são poucos mas tem e a nossa cultura de música hoje em dia mudou muito acho que isso ajudou também a decadência do rock aqui no Brasil. Por exemplo o tool é uma banda lá do início dos anos 90 e está em atividade atualmente os shows deles ainda são super eventos na gringa pesquisem pra ver e fiquei sabendo que eles vem pro Brasil ano que vem pro lollapalooza
ele falou dos movimentos que Randy Roads fazia com a guitarra e hoje não tem mais sentido e o outro ali dizendo que ensina pros alunos ( quantas aulas será? ) como se comportar nos shows, os movimentos do guitarrista e ai o outro ali concorda, 😂😂😂😂 , é um show de contradições!!!!!
O rock esta no underground, rock mainstream morreu faz tempo, a galera precisa sair dessa bolha, inclusive o underground tem milhares de bandas fodas, só que por questão de investimento financeiro não veiculam nas grandes plataformas, os jovens tem preguiça de sair de casa isso faz com que o rock continue somente nichado aqueles que fazem o role underground desde então...eu mesmo tenho 2 irmãs que curtem rock, ambas tem o habito de conhecer novos artistas, acho isso legal, como tenho banda essas coisas mostram que a cena é muito grande, porém é necessario se organizar melhor pra que as novas gerações entendam onde está a real essência de determinados estilos.
As proprias pessoas que fala que o rock morreu, são as que mataram Rafael mesmo hoje em dia não traz nada sobre o rock para o cenario brasileiro (Rafael tem uma excelente carreira como banda de rock) Mas o que estou dizendo que quem tem fama e poder esta la em cima, eles que estão matando de verdade. Em vez de trazer isso para nosso cenário so sabe falar que esta cada vez acabando mais
O rock verdadeiro nunca foi mainstream , ele sempre foi underground, ele passou por alguns anos nos holofotes e na grande mídia,hoje essa mídia coloca nos holofotes outros estilos de som, o rock sempre ira existir, porém sua mensagem precisa ser adaptada para essa nova geração, o protesto e a rebeldia não faz sentido mais para eles nos dias atuais
Oque mais tem hoje em dia é gente revoltada, muito mais que antigamente onde a revolta era fake, revoltadinhos pq papai não deixa fazer oque quer, e olhando para trás realmente essas coisas de transgressão, revolta, era patifaria os jovens mimados pois tinham tudo, já hoje vc em teoria pode fazer oque quiser mas não consegue é nada, jovem não consegue entrar no mercado de trabalho, vira nem-nem, não consegue comprar um carro, não consegue ter uma casa, não consegue ter a própria vida, sofre até para encontrar um relacionamento, ter amigos e ter algum sentido. E só olhar as estatísticas americanas, os jovens homens demoram mais para perder a virgindade, sair da casa dos pais, se auto sustentar e massivamente estão indo para o conservadorismo. Se o rock não se atualiza e conversa com essas pessoas, ai fica difícil mesmo. Não da para oferecer pro jovem de hoje oque fazia o dos anos 80 bater cabeça em shows. Mas na linguagem dos jovens que é o meme, riffs de rock são extremamente comuns.
Por um lado a rebeldia nunca fez tanto sentido num mundo em que algumas pessoas são muito meigas e outras escrotas demais. Parece que ser uma pessoa normal, com vícios e virtudes, tá fora de moda, e que não pode mais protestar contra nada e sim ter que escolher um lado para pagar pau. Mas o rock realmente se perdeu um pouco no Brasil e no mundo do Emo para cá e a indústria musical só vende músicas que alienam as pessoas.
Tem uns 15 anos que o rock saiu do mainstream..hj adolescente escuta trap e funk ..sao quase duas decadas perdidas em q os jovens nao tiveram uma banda de rock pra curtir ..ou seja tudo ilusao..ja é nicho e ficara cada vez mais nicho..a galera de hj nso quer aprender um instrumento
Mas nao é assim aue funciona. O mainstream é mais importante do aue se pensa em termos de imprimir no inconsciente coletivo, formar cultura e "existir" para alem dos guetos. Sem falar que o underground tambem esta cheio de panelas, jabás e acordos que transformaram tudo no mesmo esquema que existia no mainstream, mas menor e menos relevante
Ainda muita mulecada acaba curtindo muito Sepultura escutando pela primeira vez, vendo até as letras, Morbid Angel também pega de surpresa muita gente, menos extremo ainda o antigo Metallica, Iron Maiden se lançassem hoje aquilo que os deixaram famosos décadas atrás ainda iriam lotar estádios hoje, assim como mesmo acho que mesmo fora do Rock e Metal, um Cypress Hill se os álbuns do auge deles fossem hoje, seriam talvez ainda mais famosos, mesmo bandas mais modernas como o Gojira, Fit for an Autopsy agradam, é questão do interesse e algoritmo, já que a forma de distribuição infelizmente mudou. O próprio TH-cam por exemplo se tornou uma plataforma extremamente mercenária, tendenciosa e até mal intencionada... Aquele Rock mais clássico, cervejeiro, drogado e até o metal mais de sessão da tarde como muito o Angra foi parece que morreu ou está vivendo por aparelhos mesmo.
Não acho q sejam os pais que tão incentivando, os jovens tão buscando por conta própria essas músicas mais antigas, tanto que até pop japonês antigo tá em alta 😂
Minha opinião sobre rock/metal, toda geração que passa, a anterior fala que a atual vai destruir tudo. A generalização nunca vai ajuda em nada, tem uma caralhada de banda boa de rock e metal hoje em dia, tem banda demais? Tem, mas é fruto da democratização dos meios, qualquer gato pingado consegue gravar em casa. Lá fora, todo mundo valoriza todas as vertentes de rock e metal. Só no brasil que essa conversa de "morte do rock" anda forte demais, sempre teve esse papo. Tem gente que fala que metal de verdade é Judas Priest e Megadeth, e nega a existência de qualquer outra coisa. Metal hoje em dia passa de 60 subgêneros, tem som pra todo gosto. Mas sempre vai estar morrendo.
O Rock'in Roll morreu há muito tempo ! Tudo do melhor desse genero musical já foi feito e ficou no passado ! Hoje tudo é só cópia e muito mal feita ainda ! Muitos egos altos pra nenhum talento !
não entendo essa temática que o rock é música de inconformismo. sendo que as maiores bandas só falam de mulheres, amor, adrenalina etc. temas urbanos . inconrmiso é só um pouco do punk e do grunge
Quem morreu foram as grandes bandas, que tiveram o auge quando os integrantes tavam nos 20 anos, hoje eles são idosos. E os caras que estouraram com hits nos anos 70 e 80 (e 90), ninguém tá pouco se fudendo pra uns albums nada a ver que eles fizeram de 2010 pra frente. Isso de rock morreu é uma coisa muito superficial. Quem curte black metal, djent e esses math rock, tem muita coisa nova sim
Eu sou professor de alemão, nascido em 93 (31 anos) e com minha formação já tive a oportunidade de lecionar em vários países e realidades diferentes.
Em 2021 dei aula para pré-adolescentes em escola públia.
Em 2022, dei aula para adolescentes de ensino médio em escola de elite (Colégio Humboldt), e durante 3 semanas fiz um mini estágio como professor convidado no Colégio Europeu de Karlsruhe, Alemanha.
2023, 6 meses para pré-adolescentes num dos maiores colégios de Joinville, SC. Daí fui contratado na Costa Rica e desde então dou aula para adolescentes aqui.
E posso dizer com muita, mas muita convicção mesmo. Tendo contato direto e contínuo com milhares de adolescentes todos os dias durante os últimos anos: o rock e o metal estão mortos. o alternativo de hoje é a billie eilish. adolescente pinta o cabelo e coloca piercing, pinta tatuagem fake no corpo, mas é se inspirando nos seus ídolos do trap ou nesses artistas lo-fi. não sabe quem é Ozzy Osbourne. eu não exagero nem um pouco quando digo que dá para contar nos dedos das mãos quantos adolescentes ouvem rock/metal numa escola grande.
Isso é um fato!
veja então nas escolas pequenas, voce deve encontrar gente diferente
Verdade a 10/15 anos atrás aqui no meu bairro tinha umas 20 bandas de rock gente pra todo lado usando camisa hj em dia já era
Rock e principalmente metal são nichos. O lance é que "bandas" n são mais atrativas pras produtoras (muita gente pra controlar), artistas solo são bem mais fáceis de lidar, e se n tem muitas bandas jovens surgindo, dificilmente o jovem vai se identificar com os dinossauros do rock, ai fica mais de nicho mesmo
Problema dessa geração é só dela, pois tem meio de ir atrás de coisa melhor, não se perola aos porcos
Rock ta no underground agora, deixou de ser mainstream faz um tempo. Quem ainda idealiza aquele lance de banda lotando estádio, o Rock morreu mesmo. Esses dias mesmo descobri uma banda australiana legal, Amyl and the Sniffers, ou seja, tem coisa rolando
Exato, tem várias bandas novas thee oh sees, king gizzard, idles, tem muita banda, mas o pessoal tá esperando ouvir algo do rádio
Isso acontece no Brasil e no mundo inteiro, concordo com você , mas lá fora o rock / metal você vê festival lotado de bandas com um público gigantesco nós festivais.
Rammstein por exemplo toca em estádio só
Parkway Drive toca para uma porrada de gente também, aqui no Brasil as pessoas não querem descobrir bandas novas por isso essas bandas não vem pra cá
Essa banda é braba!
A entrevista é alto explicativa, mostra claramente porque o Rock acabou....
Acabou a atitude, nunca veremos um Kurt coben, Um Renaro Russo, um cazuza, um Rappa, Racionais etc ....pq os homens se tornaram fracos, frageis, sem atitude, e isso reflete diretamente na criação das músicas....detalhe não to falando de sexualidade, falo de atitude!
Amyl and the sniffers é muito bom!
Se tem uma coisa antagonista à rebeldia é o Angra, nao tem NADA de rebelde, muito pelo contrário.
Eu ia comentar exatamente isso...
Na verdade, ninguém nessa roda de conversa aí seria considerada "rockeiro" ou rebelde há anos atrás.
Tudo moço comportado, educado, polidos, "dentro do sistema", agindo dentro de regras bem vistas. E por aí vai...
Não adianta, tocar rock e simplesmente ter a fagulha da coisa são coisas distintas.
Só falta eles fazerem uma turnê com funkeiros.
@@ovfilhogeralmente a galera do Power Metal não tem nada de rebelde.
As letras geralmente são positivas e alegrinhas 😅😅
A rebeldia não está apenas em fazer merda, mas fazer algo diferente do comum. O holy land foi rebelde na esfera musical
@@BrunoSantos-rn1oj kkkkkkkkkkkkkkkk tinha que ser um tchongo
Quando meu filho nasceu toquei Black Sabbath pra ele, hoje meu neto ouve Black Sabbath também.
Você gostaria que seu pai/avô tivessem te ensinado a gostar das músicas deles ou sua vida foi melhor porque você mesmo descobriu as músicas de sua época, do seu tempo, e pode dividi-las com seus amigos da sua geração?
@@willianii1105 sua indagação é válida, porém para essa nova geração não tem quase nada para descobrir.
@@isra197603 Tem, mas nós envelhecemos. Da mesma forma que nossas pernas não aguentam subir correndo uma escada, nosso fígado não suporta uma noite de bebedeira sem dormir, nosso cérebro não aceita conhecer coisas novas. Nunca vi um artista velho se tornar revolucionário. Novidade é coisa para jovens. Nós velhos ficamos com nossas lembranças de como eram boas as coisas do "nosso tempo", qualquer que tenha sido ele.
@@willianii1105clássico é clássico. O certo é ser apresentado por que entende de coisa boa
Até quem é do Rock, cansa dessa "rebeldia" em algum momento
Passei aqui para dizer: O rock é atemporal e nunca vai morrer! Somos sobreviventes de uma era de ouro e passaremos o gene para frente influenciando nossos flhos e disponibilizando conteúdos até onde for possível! Viva a boa música! Viva o rock n roll! Viva o Blues! viva o Jazz !
Deus queira que não
O rock tá tão vivo q o guitarrista de uma das maiores bandas brasileira tá trampando em podcast 😅
Em BH tá cada dia mais comum ver jovens com camisa de banda, falar sobre, etc. Até punk tem andando em bandos.
Apenas estética. No fundo são todos afrescalhados que choram se vc errar o pronome
Uai, mas BH sempre foi assim.
Aqui já foi, durante muito tempo, a capital do metal do brasil.
@@ThiagoBrumanoTeixeiraManeiro. Rio de Janeiro 97% das pessoas são fãs de funk e samba 🤮
O jovem tende a ser rebelde. A partir do momento que os roqueiros rebeldes se tornaram pais, os seus filhos vão procurar outras formas de rebeldia, como o trap
O fato é o seguinte: os jovens simplesmente NÃO CONHECEM O ROCK.
Agora, experimente discotecar numa festa deles e lançar um rock and roll! Eles se amarram!
Tudo é uma questão de saber apresentar.
Sim. Mas tudo depende, se vc botar um Slipknot ou Pantera as pessoas vão ficar incomodadas
Não mesmo, tenho 22 anos e são raras as pessoas da mesma idade que conheço que toleram escutar Rock, não gostam e nem querem tentar conhecer
@@NeitherClash Falta um tiozinho como eu na tua galera rs
Trabalho em escola pública desde 2009... ali por 2010, 2011 eu ainda identificava aquela meia dúzia de caras na escola que gostavam de rock e eu dava umas dicas de som e tal. De 10 anos para cá, simplesmente sumiu, o rock inexiste em escola pública. Não conheço a realidade da escola particular.
A baixa cultura tomou conta. O rock deu sinais de florescimento aqui, dos anos 80 a 2010, dps morreu.
Rebeldia hoje é ser careta
Sempre foi. Pelo menos no Brasil.
Kkkk vai nessa
Papinho! Maioria das pessoas no BR são MUITO caretas, inclusive os jovens, ou pelo menos se mostram como caretas (hipocrisia). Não se esqueça que o Brasil é um país extremamente religioso...
@@ElCazador66 graças a Deus.
@@ElCazador66 sabe interpretar pra caralho hein kskkskkskks
Quando alguns jovens ficarem de saco cheio de twitter, de coach, de briga politica, de faculdade, de aplicativo, enfim, de tudo... E estiverem realmente putos com algo, e sentirem que precisam se expressar com uma guitarra e bateria, chutando todo mundo, sem se importar se estao tocando mil notas por segundo, sem fazerem pose de intelectuais, sem papas na lingua e sem se vender a panelas midiáticas, ai sim... Começará uma nova era pro rock, a juventude vai curtir, pq estarao se rebelando, e jovem gosta disso, nao adianta.
Mas enquanto o rock for o wue esta sendo hoje em dia, ja era, nao vai emplacar.
Rock atual:
"Ai, pq fazemos musicas de rock pra mostrar a opressão do povo"...
"Ai, pq fazemos rock com mulher pq é empoderamento"...
"Ai, pq rock da gente é alta cultura e sofisticado demais pra funkeiro entender"
Isso nao vai emplacar nunca, nao vai sair nemhuma banda classica e atemporal disso.
Pega pra ver as paginas de rock do Instagram cara, é uma vergonha alheia só... Que poha é aquela .... Na boa... Nao tem condicso.
Só menino e menina besto, mocorongo, levantando pauta ou fazendo brincadeira de tik tok, mais inofensivos que brinquedo infantil.
Imagina se nossos pais quisessem que ouvíssemos as músicas deles! Somos muito autocentrados. As músicas de nossos pais não nos interessava, e as músicas de hoje são muito ruins. Só a música de nossa juventude presta. Meu pai ouvia Nat King Cole, Nelson Gonçalves e ainda bem que nunca tentou me apresentar essa música. Apresento rock para meu filho por osmose. No carro, ligo o som e deixo rolar. Algumas coisa ele gosta, outras não suporta. Mas gostaria que ele fizesse a própria história como eu fiz.
Curioso que no caso dos jovens artistas de rock americano dos anos 90 e 2000 os pais já eram a geração que ouvia Elvis
Se parar para pensar, em uma familia "recatada", hj em dia é mais rebelde uma crianca ouvir funk do que rock kkkkkk
O rock/metal não morreu e nunca vai morrer. O rock e principalmente o metal estão bem vivos no underground. O metal principalmente, com centenas de subgêneros extremos.
Quanto mais extremo algo é, mais nichado vai ser. Em universo algum, um estilo extremo como o grindcore seria mainstream, e tem banda pra caralho de grind surgindo, assim como outros estilos. Mas todos estão no underground, como esperado.
O problema é que a galera acostumou com o mainstream de duas décadas 80/90 que o rock esteve e hoje acha que morreu.
Rapaiz, eu queria conhecer essa mulecada que eles falam. Moro em Porto Alegre e trabalho com crianças e adolescentes e não é o caso de não gostarem de rock; eles nem sabem o que é rock. hahahahah galera falando da sua bolha. Faz anos jah q não tem UMA musica de rock nas 100 mais tocadas no Brasil. 99% das lojas de instrumentos musicais daqui fecharam pq nao tavam vendendo mais nada. Não falo isso com alegria, mas na minha opinião, acabou. Foi bom enquanto durou mas jah era.
Podem falar o que quiser do emo mas foi o último suspiro do rock mundial, já são 20 anos que não existe nem um estilo novo no rock
Sp ainda tem uns loucos danadinhos
Mas a vida é assim
Porto Alegre só tem soça
@@gilvanjunior8858 Não sabia dessa ótima qualidade da cidade...
Um estado onde as pessoas pagam pra ir num show da gurizada fandangueira,não conta.
Rock so faz sentido numa sociedade repressora, hj nada é repressor, vc pode ser, se portar, externar qualquer coisa. A ultima rebeldia que fazia sentido para o rock se colocar foi o emocore onde a rebeldia era expor seus maiores traumas internos, hj em dia acabou tudo, o mundo está num momento totalmente aberto como era seila, antes da idade media ou algo assim. Daqui pra frente ser rebelde é ser careta, se preservar, cuidar do seu corpo, espititual, provavelmente virá uma cena rock nesse sentido, de se cuidar.
Enquanto isso no Japão,o rock continua em alta(até fico dizendo que os japoneses,não só por fazer música melhor que os brasileiros,também dizia que eles importam no gênero),que o rock japonês dos anos 80 não parecia post-punk ou a distorção (que gosto de chamar de "distorção Chimbinha ") que nem parece o gênero,tanto que eles também se importam no heavy metal. Ouça X Japan um dia
O Rock morreu no Brasil, na Europa ainda é muito forte, estive na Dinamarca, Noruega e Alemanha e lá o rock é o genérico mais ouvindo, rola nas rádios e vi muitos metaleiros e punks jovens pelas ruas. Mas no Brasil realmente morreu mas a cena independente nunca morre.
O iron maiden vai lotar o alianz arena em são Paulo DUAS VEZES e tu diz que o rock morreu no Brasil??? Tu tá chapado mano?
@willialacsiram3459 tem rock nas rádios? Tem rock na trilha sonora das novelas? Tem show de rock sendo anunciado como os shows de trap? Não então o rock morreu no Brasil. Eu fui da última geração que viveu o rock no Brasil.
@@geoografico ninguém escuta rádio hoje em dia, poucas pessoas assistem novelas atualmente, se você procurar você vai achar shows rock sendo anunciado, inclusive de BANDAS NOVAS QUE VOCÊ IGNORA provavelmente, enfim, se o rock morreu, foi morto por você, porque esse gênero tão foda, continua sendo admirados por muitos
Ninguém quer o trabalho de aprender um instrumento analógico hoje em dia
O Rock não morreu! Ele se transformou e até se dispersou em outros géneros. Rock é sobre atitude e personalidade! Tem Rock até em Kpop.
Hoje em dia você ser roqueiro tu nao é considerado rebelde ou algo assim, na verdade é taxado como estranho
Eu acho que taxarem de estranho é uma palavra muito forte, eu diria que a galera só acha diferente
Quando o Kurt Cobain deu um tiro na cabeça e depois o Axl e Slash se desentenderam e o Nirvana e Guns acabaram, ali o Rock mainstream começou a agonizar, tentaram reviver ele em 2005 e 2010 com aquele monte de banda com The, stroker, libertines etc. mas o Rock, hard em geral morreu.
O que sobrevive hoje é um pouco do heavy, nu metal etc., mas apenas uma sombra do que já foi.
não é rebeldia que é ridiculo, é essa nova geração que é domada... a moda do momento é não questionar a mídia e cobrar mais punições do estado
Rebeldia no Rock?Se o público é de 40,50,60maisimpossível mesmo
Tenho 25
@@Antiposmoderno vc é minoria
O Rock está em queda, os músicos não se renovam.
Quando penso que até os Arctic Monkeys estão velhinhos fazendo cosplay de idoso.
Temos uma década nova sem nenhum subgenero do rock estourando, decadencia. Saudoso tempos de ouro, ficou para nostalgia.
Caramba, o Arctic Monkeys já tem mais de 20 anos, realmente.
Pessoal mais velho parou no tempo, tem varias bandas de rock foda fazendo disco recentemente mas quem gosta de reclamar nao se da o trabalho de ir ouvir coisas novas
Falou tudo exatamente
Mas não é sobre isso vei
Cara, banda nova e disco bom tem... Mas praticamente todos sem "algo a mais".
Só repetição das fórmulas, ou ousando muito pouco, sem grandes "rebeldias".
Polyphia tá aí pra provar.
O cara é um gênio, mudou a linguagem da guitarra de novo.
Mas o som incomoda? Não.
A banda é inofensiva como uma formiga, assim como outras que fazem um som mais pesado, de thrash ou coisa do tipo. Tudo é muito padronizado, óbvio, sem energia, sem diferença alguma.
Vc escuta uma banda de Djent metal e fica ... "Ok, legal".
Sendo que basta tocar o riff inicial básico de NIB do Sabbath que pronto, qualquer pessoa arrepia, sente a música, bate a cabeça, chama atenção.
São coisas muito diferentes.
@@ovfilhoQualquer pessoa não, quem já tá acostumado, quem já tem certa familiaridade com gênero. Quem tá fora da bolha, não é garantia que vai curtir não.
Sobre o comentário de inovar, rebeldia, etc. Não sei dizer, por mais que apareça alguém ou algum grupo que toque algo novo vai ser extremamente nichado. Difícil vai ter algo que vai o pegar todos, hoje em dia tem um bilhão de vertentes e sub vertentes e o rock não é mais mainstream já tem muito tempo, nicho do nicho do nicho hoje em dia.
E aquilo tbm, pra você isso tudo já é manjado, já conhece os padrões, etc. Para uma pessoa que tá adentrando nesse mundo agora, esse bandas novas vai ser tudo novidade. E eles estão ativos agora, não são uma banda dos anos 70 ou 80 que já morreu geral ou cobram uma fortuna por um show genérico e cheio de nostalgia.
Mentira, isso não existe, quase tudo já foi feito não sobra mt espaço para nada novo que seja relevante, tudo soa como repetição de bandas antigas
eu ja havia começado a tocar guitarra 2019, com a pandemia eu me aprofundei mais ainda em ouvir mais musica e aprender mais, tanto q em 2021 eu começei no baixo e to até hj nele, a pandemia foi ruim msm pq era quando eu tinha 15 para 17 anos e só ficava em casa msm, mas em compensação foi importante pro meu aprendizado na musica.
Essa molecada de hoje em dia não está representando o rock. Eles curtem de uma maneira muito solitária. A gente sabe que as redes social e outras ferramentas de streaming tornaram as pessoas mais solitária. Quando eu era moleque vc tinha a necessidade de sair pra se comunicar com as outras pessoas que gostam do estilo. Hoje vc entra nas redes sociais e pode se comunicar sobre o tema e ouvir praticamente qualquer banda no mundo. Sei lá, tá tudo muito estranho. A Rua Ceará aqui no RJ, lugar muito conhecido por abrigar vários bares e casas de show no estilo está as moscas. Tá tudo muito morto aqui.
Basicamente é isso, tempos mudaram
Aqui em Curitiba a cena ainda tá bem viva, a maiores dos bares de rock lotam e tals. Mas isso que você falou é vdd, eu só socializo com a galera do metal quando vou ver cover/show. Mas vamos ser bem sinceros, geralmente rockeiro/metaleiro é chato pra krl (Até eu me incluo nisso), ai é foda
@@Haki_66 Sim, o rockeiro costuma ser insuportável mesmo; nem eu aguento os cara. Às vezes é melhor so curtir seu metalzinho na sua em vez de interagir com quem ta ali curtindo o mesmo som que voce.
o gostoso pra mim é o air guitar, os movimentos, mexer a cabeça, ..você sentir o rock n roll mesmo
Como expressão de rebeldia, talvez a tendência seja ser mais escasso, ou não.. pode surgir outras rebeldias.. mas o rock tbm não foi só rebeldia (embora seja a essência do rock), tbm falou de outros temas.. e isso vai mudando, vai surgindo novos temas .
Se você se revolta com o sistema, é chamado do que eles são e muitos músicos preferem pagar pedagio e ser porta voz dos algozes.
façam letras reais, do cotidiano, façam letras que alertem, que abram as cabecas das pessoas, que mostrem oque acontece, as injustiças e também as coisas boas sendo que hoje em dia esta tudo muito mais para o caos !!!!!
Rebeldia trilhada é a coisa mais vergonha alheia q existe , e isso vale pra qualquer genero; por isso ate transgressao vc tem q fazer se vc concorda; se n vira algo poser ou pasteurizado igual o rap trap funk atual; todos so cantam falam e usam oq o genero pede; no rock tem nego q so usa preto pelo mesmo motivo; q faz cara de bravo pelo mesmo motivo; tem q ser por vontade própria; e isso refletir nas letras das bandas de rock; seja de tristeza seja política seja putaria seja de droga seja de crime etc
Imagina quando a geração mais nova crescer?
Será que vão dizer que os estilos musicais como Funk, Sertanejo, trap vai morrer?
Rebeldia é questão de idade e informação, talvez não seja uma questão de música...
Rock, Rap são estilos de vida...música faz parte da nossa existência
Quem matou o rock foram proprios metaleiros chatos que nao aceitavam bandas dos anos 2000s fazendo sucesso nas radio e mtv e nal sabiam que aquela seria a ultima era que o rock esteve em alta
Desde o meu primeiro emprego foi lidando com adolescentes e hj a palavra é: ansiedade.
e com isso o Tiktok é "aparelho de som" e "TV" de gerações passadas, aceitando ou não, o funk é a música que melhor compreendeu isso, q melhor representa os jovens atualmente, não existe a necessidade de fazer uma música que permaneça para as próximas gerações, é fazer algo pro agora, gerar engajamento com isso essa semana e semana q vez lançar a próxima... Por isso ng no funk se preocupa em gravar um disco e sim lançar uma por semana (ou mais).
O rock essencialmente não tem essa dinâmica, acredito q surja algo novo... Mas o rock como conhecemos realmente está com os anos contados. Infelizmente 😔
Matou a charada, hoje é fastfood musical
Eu acho que o rock nao precisa mudar muito mas é bom se renovar de alguma forma ainda deve ter muito assunto de insatisfaçao e inconfornidade pra cantar
Eu amo o Brasil, mas seguimos demais as tendencias. Se la fora o rock e um genero muito escutado, o brasileiro absolve tenta fazer igual e faz até melhor, mas se perde a força la fora; logo a cena morre aqui. Mas eu ainda acredito no Underground
Essa historia de que o rock vai morrer, pelo menos aqui em BH não existe.
se o rock nao acabou eu quero ver bandas/músicas como Rush , Aerosmith, PinkFloyd, Black Sabbath, Rolling Stones , Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden, AC DC , Metallica, Slayer, Def Lepard, Ozzy Osbourne e outros , quero ouvir musicas nesse patamar , onde estão, quem está fazendo????
Concordo! Se tivesse tanta coisa boa no underground como dizem, viria à tona de alguma forma se fosse nesse nível de qualidade de bandas como essas citadas por exemplo. Não vê quem não quer... não me lembro de um último lançamento do gênero rock que ouvi e me arrepiou a alma. Antigamente era uma atrás da outra em curtos períodos de tempo.
Tem muita coisa de death metal MUITO boa por ai, Obscura é uma banda muito boa, mas realmente, não é nesse estilo mais tradicional que você quer escutar.
Quem fala que o rock não acabou, vive por excesso de otimismo barato
Acredito que vivemos na "nova" melhor época do Rock. Não podemos voltar ao passado, nas décadas de Ouro do meio - Os deuses do Rock estão ou mortos ou Moribundos - Ozzy Osborne está quase em seu fim e com sua morte isto será claro. O Rock foi um movimento disruptivo de vanguarda, mas também se tornou vergonhosamente conservador e até reacionário em muitos momentos, o que para um gênero revolucionário de música é um vexame. Apesar disso, nunca foi da personalidade do roqueiro ser parte do sistema, e ser mainstream é ser parte do sistema. Hoje o Rock é uma paixão como deve ser, uma coisa Underground - o Rock continua vivo em sua melhor face, debaixo do porão, com bandas próximas ao público; geral ficando bêbado e batendo cabeça numa casa de shows de quinta nas entranhas da cidade. É isso que é eterno, isso é lendário.
Eu consigo citar facilmente 20 bandas de rock/metal muito boas e atuais
As bandas de rock mais recentes não falam a língua dos jovens. Eles não se identificam.
Mano, que conversa dahora, parabéns aos desenvolvidos .
Desde os anos 80 se fala que o rock está deteriorando. Se você compara do ponto de vista musical a produção dos anos 60/70 com o que era feito nos 80, a diferença qualitativa já era gritante. Quando chegam os anos 90, o mercado foi invadido pela música eletrônica bate-estaca e surge a figura do DJ, que está mais pra sonoplasta do que músico. Dos anos 2000 em diante eu nem me dei mais ao trabalho de acompanhar. A imprensa musical colaborou muito com essa degradação, ao valorizar coisas musicalmente irrelevantes e ao focar o interesse mais na vidinha de celebridades iletradas do que nas músicas propriamente ditas. Ao mesmo tempo, a educação musical nas escolas virou coisa do passado, as pessoas deixaram de ter essas referências e, até mesmo o ato de tocar um instrumento com excelência virou uma caricatura na cabeça da massa, que foi doutrinada a entender o ato de tocar bem como algo "elitista". A falta de discernimento virou regra e a maioria das pessoas foi privada dos mecanismos mentais que possibilitam entender porque determinada música é mais elaborada que outra. Criticar uma música hoje também se tornou impensável - por mais técnica e impessoal que seja a crítica. Claro que sempre vai ter algum moleque de 15 anos que vai se interessar por Deep Purple, Jethro Tull, Captain Beyond, Mutantes ou Miles Davis, mas a tendência é que isso diminua cada vez mais.
Concordo
Rebeldia hoje é obedecer os pais
rebeldia é fase, atitude rock n roll eh o espirito que nunca deve morrer
O Rap e o funk tomaram o lugar do rock no quesito rebeldia jovem. Hoje o rock é uma espécie de jazz, uma galera mais velha curte e aprecia a composição e tudo mais. Já não possui mais uma relação viceral, já é algo intelectualizado.
Esses dias descobri uma banda que ressuscitou o New Metal. Mas não saiu do Underground , já que na Grande Midia, o que rola é o Pop, Trap e New folk norte americano. Enquanto aqui no Brasil, o Funk, o Trap e o Pop e Sertanejo Universitário dominam as radios, tvs e lotam estádio. E olha que até forro brega do nordeste se tornou dominante no Brasil. Hoje em dia nem o Sepultura lota estadio, poderia lotar com a formação original, mas não lotam mais. Isso porque as gravadoras não investe mais em albuns, mas sim em Hits. Isso é mais viavel para eles. O rock é igual livros, eles são publicados, mas para um publico linchado.
esta um boa epoca para bandas punk !!!
Todo estilo musical realmente fundamentado ( Com público grande e centenas de bandas ) que ja foi mainstream, tem a tendência de voltar ao topo.
Muito provavelmente não surgirá um estilo nunca visto antes e tão pouco um que permaneça em alta ate o fim dos tempos. E isso de o rock morreu já era dita desde antes do Elvis presley.
Um exemplo absurdo agora : Mesmo que todas as atuais bandas de Rock/ Metal acabassem de uma unica vez, ja teríamos incontáveis lançamentos para se ouvir durante gerações.
Somos analogicos-digitais 1.0 , paramos por aqui. Esse é a sensibilidade do Rock.
Eu pensava que no rock a música era importante? Mas pelo visto é a expressão corporal, é por isso que ninguém escuta mais...
Eu não vou no rock underground , mas vocês vão?
E pensar que quando eu era jovem, Rock era bastante escutado , hoje acho que se tornou um " nicho " coisa de velho mesmo hahah
Oq o dave grohl ta fazendo ali
O Rock nunca vai morrer! Tenho 21 anos , e amo rock desde os 12
tour 2024 do Iron Maiden é 90 % pessoal de 50 anos pra cima !!!
Ta faltando o Rogério Skaylab
a rebeldia só é ridicula se vc for velho, o rock segue vivo, só um pouco diferente
ja nos anos 70, quando surgiu o punk, o Elvis costelo ja dizia, depois q surgiu o punk rock, e ate chato ser rebelde
Os rockeiros da nova geração estão mais chatos que os pais da antiga que diziam que rock e do diabo,eles ditam regras de quem podem ou não ser rockeiros
Eu apresento rock e metal pra minha filha (de 8 anos) sempre que posso. Ela escuta as divas do pop, mas em algum momento ela coloca Crazy Train 😂
O Rock ta em baixa rotação a anos, mais quando ouço alguém falar que o Rock morreu , não é so Rock que está nessa situação, tem vários ritmos que se encontra até pior que o Rock!
Mais uns 10 anos o rock renasce. A próxima geração vai achar essa atual insuportável e vai se revoltar.
Kkkk que bosta
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK delírios
Acho que não viu, rock tá sepultado....quando a gente conversa com essa molecada tapada ....não tem como o Rock voltar nem daqui há 30 anos
Fala aí, o que é que você está usando?
Pensei que fosse o Alexandre Linck 🤣🤣🤣
Falar com a boca cheia continua sendo falta de educação.
Pra mim não foi o rock que mudou. Fui eu. Sempre gostei muito de Dead Fish, mas hoje vejo como mtos dos posicionamentos da banda nada tem de revolucionarios. Hoje não tem nada mais mainstream que ser esquerdista da cultura woke: ta na midia, na globo, nos artistas, no Felipe neto, no casagrande.
Contra-cultura hj é não seguir o posicionamento desses caras
falei sobre isso em 2020 no primeiro episodio do @fiquecomotroco como é bom acertar previsões hauhauahuaha
No rock pessoa ouve ,escuta e sente até a velhice. abandonando muita banda porcaria nesta caminhada .O trap e funk atual fico imaginando o indivíduo com 50 e 60 anos escutando.
Eu sou rebelde pq o mundo quis assim
Pq nunca me trataram com amor
E as pessoas se fecharam para mim 😢
Esse negócio de rebeldia de fã é coisa de modinha que sempre teve no rock o rock está morrendo por esse tipo de fã que não se encontra muito mais agora quem aprecia a música ou a musicalidade de uma banda em específico ou de várias bandas pq ainda existe muita coisa boa por aí rolando tanto novidades como as da velha guarda que aínda estão lotando muito estádios aí mundo a fora na minha opinião o rock está morrendo aqui no Brasil não digo morto pq ainda tem gente que continua firme ouvindo são poucos mas tem e a nossa cultura de música hoje em dia mudou muito acho que isso ajudou também a decadência do rock aqui no Brasil. Por exemplo o tool é uma banda lá do início dos anos 90 e está em atividade atualmente os shows deles ainda são super eventos na gringa pesquisem pra ver e fiquei sabendo que eles vem pro Brasil ano que vem pro lollapalooza
Eu fico com meu black metal que sempre esteve muito que bem no underground.
Ainda existem alguns ratos mutantes por ai..
As pessoas crescem né, e deixam de ser revolucionários da twitter kkkkk
ele falou dos movimentos que Randy Roads fazia com a guitarra e hoje não tem mais sentido e o outro ali dizendo que ensina pros alunos ( quantas aulas será? ) como se comportar nos shows, os movimentos do guitarrista e ai o outro ali concorda, 😂😂😂😂 , é um show de contradições!!!!!
Achei que era o Linck
Linck fofinho kkkkkk
O rock esta no underground, rock mainstream morreu faz tempo, a galera precisa sair dessa bolha, inclusive o underground tem milhares de bandas fodas, só que por questão de investimento financeiro não veiculam nas grandes plataformas, os jovens tem preguiça de sair de casa isso faz com que o rock continue somente nichado aqueles que fazem o role underground desde então...eu mesmo tenho 2 irmãs que curtem rock, ambas tem o habito de conhecer novos artistas, acho isso legal, como tenho banda essas coisas mostram que a cena é muito grande, porém é necessario se organizar melhor pra que as novas gerações entendam onde está a real essência de determinados estilos.
As proprias pessoas que fala que o rock morreu, são as que mataram
Rafael mesmo hoje em dia não traz nada sobre o rock para o cenario brasileiro (Rafael tem uma excelente carreira como banda de rock)
Mas o que estou dizendo que quem tem fama e poder esta la em cima, eles que estão matando de verdade. Em vez de trazer isso para nosso cenário so sabe falar que esta cada vez acabando mais
Bom, o Bruno Munk London,o Bruninho Playba, falando sobre rebeldia. A coisa tá errada já por aí.
A “rebeldia” do rock é imbecil. O sexo drogas e rock n roll hoje está no funk.
rock ta se tornando conservador
no brasil meus amigos infelizmente morreu mesmo
O Jimmy amassou o hamburguer kkkkkk
O rock verdadeiro nunca foi mainstream , ele sempre foi underground, ele passou por alguns anos nos holofotes e na grande mídia,hoje essa mídia coloca nos holofotes outros estilos de som, o rock sempre ira existir, porém sua mensagem precisa ser adaptada para essa nova geração, o protesto e a rebeldia não faz sentido mais para eles nos dias atuais
Oque mais tem hoje em dia é gente revoltada, muito mais que antigamente onde a revolta era fake, revoltadinhos pq papai não deixa fazer oque quer, e olhando para trás realmente essas coisas de transgressão, revolta, era patifaria os jovens mimados pois tinham tudo, já hoje vc em teoria pode fazer oque quiser mas não consegue é nada, jovem não consegue entrar no mercado de trabalho, vira nem-nem, não consegue comprar um carro, não consegue ter uma casa, não consegue ter a própria vida, sofre até para encontrar um relacionamento, ter amigos e ter algum sentido.
E só olhar as estatísticas americanas, os jovens homens demoram mais para perder a virgindade, sair da casa dos pais, se auto sustentar e massivamente estão indo para o conservadorismo. Se o rock não se atualiza e conversa com essas pessoas, ai fica difícil mesmo. Não da para oferecer pro jovem de hoje oque fazia o dos anos 80 bater cabeça em shows.
Mas na linguagem dos jovens que é o meme, riffs de rock são extremamente comuns.
Por um lado a rebeldia nunca fez tanto sentido num mundo em que algumas pessoas são muito meigas e outras escrotas demais. Parece que ser uma pessoa normal, com vícios e virtudes, tá fora de moda, e que não pode mais protestar contra nada e sim ter que escolher um lado para pagar pau. Mas o rock realmente se perdeu um pouco no Brasil e no mundo do Emo para cá e a indústria musical só vende músicas que alienam as pessoas.
Tem uns 15 anos que o rock saiu do mainstream..hj adolescente escuta trap e funk ..sao quase duas decadas perdidas em q os jovens nao tiveram uma banda de rock pra curtir ..ou seja tudo ilusao..ja é nicho e ficara cada vez mais nicho..a galera de hj nso quer aprender um instrumento
Mas nao é assim aue funciona. O mainstream é mais importante do aue se pensa em termos de imprimir no inconsciente coletivo, formar cultura e "existir" para alem dos guetos.
Sem falar que o underground tambem esta cheio de panelas, jabás e acordos que transformaram tudo no mesmo esquema que existia no mainstream, mas menor e menos relevante
Ainda muita mulecada acaba curtindo muito Sepultura escutando pela primeira vez, vendo até as letras, Morbid Angel também pega de surpresa muita gente, menos extremo ainda o antigo Metallica, Iron Maiden se lançassem hoje aquilo que os deixaram famosos décadas atrás ainda iriam lotar estádios hoje, assim como mesmo acho que mesmo fora do Rock e Metal, um Cypress Hill se os álbuns do auge deles fossem hoje, seriam talvez ainda mais famosos, mesmo bandas mais modernas como o Gojira, Fit for an Autopsy agradam, é questão do interesse e algoritmo, já que a forma de distribuição infelizmente mudou. O próprio TH-cam por exemplo se tornou uma plataforma extremamente mercenária, tendenciosa e até mal intencionada...
Aquele Rock mais clássico, cervejeiro, drogado e até o metal mais de sessão da tarde como muito o Angra foi parece que morreu ou está vivendo por aparelhos mesmo.
Não acho q sejam os pais que tão incentivando, os jovens tão buscando por conta própria essas músicas mais antigas, tanto que até pop japonês antigo tá em alta 😂
Eu continuo rebelde.
Minha opinião sobre rock/metal, toda geração que passa, a anterior fala que a atual vai destruir tudo. A generalização nunca vai ajuda em nada, tem uma caralhada de banda boa de rock e metal hoje em dia, tem banda demais? Tem, mas é fruto da democratização dos meios, qualquer gato pingado consegue gravar em casa. Lá fora, todo mundo valoriza todas as vertentes de rock e metal. Só no brasil que essa conversa de "morte do rock" anda forte demais, sempre teve esse papo. Tem gente que fala que metal de verdade é Judas Priest e Megadeth, e nega a existência de qualquer outra coisa. Metal hoje em dia passa de 60 subgêneros, tem som pra todo gosto. Mas sempre vai estar morrendo.
De tanto zombarem que o rock nunca ia morrer, ele, de fato, bateu as botas. Foi um ciclo musical/social. Vai virar nicho, como o jazz
Já virou.
@gledsonrodrigues2023 verdade. Já aconteceu.
O Rock'in Roll morreu há muito tempo !
Tudo do melhor desse genero musical já foi feito e ficou no passado !
Hoje tudo é só cópia e muito mal feita ainda !
Muitos egos altos pra nenhum talento !
não entendo essa temática que o rock é música de inconformismo. sendo que as maiores bandas só falam de mulheres, amor, adrenalina etc. temas urbanos . inconrmiso é só um pouco do punk e do grunge
Rock ja morreu faz tempo , é só a analisar o setlist de qualquer banda grandiosa de rock,são músicas de décadas atras.
Sua opinião faz muito sentido infelizmente 😢😢😢
Quem morreu foram as grandes bandas, que tiveram o auge quando os integrantes tavam nos 20 anos, hoje eles são idosos. E os caras que estouraram com hits nos anos 70 e 80 (e 90), ninguém tá pouco se fudendo pra uns albums nada a ver que eles fizeram de 2010 pra frente.
Isso de rock morreu é uma coisa muito superficial. Quem curte black metal, djent e esses math rock, tem muita coisa nova sim
Que pena...
@@Fernando-zptsaudosismo, thee oh sees, king gizzard, diiv, amyl, tem tantas bandas, tem q parar de ficar ouvindo as mesmas setlist
Se esperar banda de rock fazer sucesso, tocar em rádio, isso morreu mesmo, mas quem gosta de underground não mudou nada
O blues nao morreu. Porque o rock morreria?
O Régis Tadeu ta diferente
O rock acabou fora que tá cheio de crianças tocando muita guitarra... tocar guitarra não impressiona mais ninguém