Literatura Universal - Fausto (Johann Goethe) - Eloá Heise - Pgm 06
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Eloá Heise, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, conversa com Rodrigo Simon sobre Fausto, obra do escritor alemão Johann Goethe. Eloá fala sobre a figura histórica de Fausto e a busca do homem pelo sentido da vida.
*Assista a UNIVESP TV ao vivo, e veja nossa programação completa em univesptv.cmais...
*De segunda a sexta às 09h e 21h, o programa Estúdio Univesp traz entrevistas, debates, notícias e matérias especiais na tela da UNIVESP TV. O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!
*Sintonize a UNIVESP TV através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo o canal é o 6.2.
*Sobre a UNIVESP TV: univesptv.cmais...
Obrigado Univesp TV por esse respiro cultural, tão profissional. Obrigado pelo acesso, "literalmente" falando. :D
Dá gosto de ver minha orientadora querida discorrendo sobre Goethe e sua época. Parabéns!
Os esclarecimentos de Eloa sobre o livro "Fausto" ajudou-me muito a entendê-lo melhor. Realmente, a obra é complexa pelo tema abordado, mas é muito interessante para quem gosta de literatura como eu.
Gostei muito da forma clara em que a Profa Eloá transmite suas ideias.
Dá vontade de continuar a ouvir suas explanações.
Quem sabe seja possível continuar a estudar essa obra.
Muito obrigada!!!
Excelente a iniciativa da UNIVESP, aliás, como todas as que traz a público, enriquecendo o conhecimento, a cultura daqueles que procuram e disto usufrui. Muito obrigado por todas as postagens!
Muito obrigada a todos por esta entrevista! Excelente! Abraços!!
Tema fabuloso este de Goethe. Maravilhoso, maravilhoso Fausto... Valeu!
Belíssima aula de literatura alemã, especialmente sobre o escritor maior das letras germânicas!
Que entrevista legal, estou fazendo a construção de Fausto pelo Dr. Vitor Pordeus, fundador do Hotel da Loucura. Para encenamos no teatro.
Muito boa estes esclarecimento sobre um livro da historia do Fausto, gostei muito de conhecer este canal literário sobre grandes obras escritas e pouco conhecida do grande publico em geral
Melhor entrevista.
Bem melhor com esse entrevistador! O outro (acho que é Enderson) interrompe muito e quer falar mais que o entrevistado. Adoro esse programa, muito bom. Parabéns pelo trabalho!
Muito bom!!
Ótima explanação que me ajudou a compreender melhor este livro, que acabei de ler. De fato, a professora tem razão: Fausto I é menos árduo. Para o II é preciso que a pessoa tenha bom repertório de Filosofia. Engraçado que até hoje o pacto com o diabo ronda o imaginário popular...
muito bom................
Professora, posso fazer algumas perguntas? Fausto é um estudioso, um filósofo. Mas a filosofia não o levou a lugar nenhum. Há aí alguma crítica ao neoplatonismo? Outra pergunta: Fausto é um predestinado à salvação. Deus tem muita consideração por ele. Mas ele não tem fé em nada. Aceita o pacto com o Diabo talvez porque não acredita que venha a ter uma experiência realmente reveladora. Passa por todas as vicissitudes do mundo vulgar, em busca do que não encontrou no mundo da filosofia, e não encontra nada. Só depois de tudo isso, no final do livro, é que tem esse momento de revelação. Há aqui um eco do calvinismo?
Goethe era a favor do panteismo, estudou ciencias sem tirar o homem da questão.
Saboroso!