Aqui em casa estava assim, terra do chuveiro no neutro. A fiação lá fora arrebentou e na hora de emendar inverteram a ligação e o que era neutro virou fase. Na hora do banho ficou um choquinho constante. Foi corrigido.
É um absurdo declarar: se romper o cabeamento e a Concessionária ao efetuar a manutenção iria inverter os polos de alimentação, ligar no padrão o "Fase" no lugar do "Neutro . Se fizer isto irá dar um curto no aterramento. Se não acontecer de dar o curto, além da concessionário perder dinheiro com o consumo, não tem com zerar a DDP do Neutro pois nada irá funcionar dentro da residência.
Eu sou maís que básico, não tenho chuveiro eletrônico, ventilador, ar condicionado e nem máquina de lavar roupa (é opção minha). Moro em vitória ES, sou escrito no canal e o TH-cam não mim notificou, vi por acaso. Parabéns por disponibilizar esses vídeo aulas!
Parabéns show Como sempre no conteúdo e na explicação Aqui na casa minha sobrinha era assim kkkkkkkkk Com o curso que eu fiz de técnico eu retirei a ligação e expliquei um pouco Agora com esse vídeo e sua explicação agora acho que vou conseguir Mudar um pouco esse costume pelo menos no ambiente familiar
Não sou eletricista mas, no RJ é quase padrão ligar o terra no neutro. Ligo o chuveiro dessa forma há 40 anos e nunca tive problemas. Claro, normas existem e devem ser aplicadas mas, em casas antigas sem conduites adequados para passarem trocentos fios disso ou daquilo, o básico funciona. Como falei, há 40 anos ligo o terra do chuveiro ao neutro e nunca tivemos problemas!
@@davidgoulartfilho E nunca irá romper. Na minha residência os fios para o chuveiro são rígidos de 4mm. Nem no inverno com o chuveiro em sua potência máxima, faz o disjuntor esquentar. Fazendo uma boa emenda, não vai ter problemas. Mesmo não estando na norma técnica.
O Sr. está correto. Estão interpretando a NBR de forma incorreta. Não é só os eletricistas, mas também os que se dizem Engenheiros. A NBR não tem absolutamente nada que proíba que se faça o uso do fio verde do aterramento, ao contrário, ela especifica diversas formas de aterramento, inclusive, fazer o uso do Neutro, que nada mais é Neutro e Terra, pois é aterrado numa haste no padrão. Mais seguro é aterrar o fio verde no neutro. Se fizer o aterramento TT e instalar o DR, o camarada não conseguirá fazer o uso da água quente, pois o componente irá desarmar o tempo todo. A água é um péssimo condutor de eletricidade, se fosse boa condutora, a fase jamais passaria pela resistência, pois dois polos do "Fase e Neutro" estão dentro da água, logicamente que iria causar curto e aí as empresas iriam fabricar as resistência isoladas, as quais iriam aquecer sem contato com á água.
@@vicenterevers5374 A condutividade da resistência do chuveiro é extremamente baixa, seu animal. Água pura é isolante, com sais minerais e tratada não. Você seria mais útil sem comentar do que propagando sua ignorância.
Eu conheço um eletricista que sempre bate na tecla que nunca deu problema nas instalações dele, quando se refere ao terra ligado no neutro mesmo explicando o risco ele não entende, e fala que norma e besteira que ele ja fez e faz e não da problema.
Sempre tem um. Outro dia postei um vídeo sobre derivação de tomada no meu canal e, apareceram dois dizendo que sempre fizeram assim e que na casa deles é assim a cerca de 30 anos e "nunca" deu problema... Sempre vai ter um desinformado ou mal intencionado mesmo pra falar e fazer besteira. Quem preza pelo nome faz o certo e busca sempre aprender mais. Abraços. Deus os abençoe.
No caso de circuito fase e neutro mesmo sem ligar o terra ao neutro o risco é o mesmo, uma vez que o neutro é interrompido; pois o resistor estar em contato com a água. Ou seja, os riscos do chuveiro vão muito além dessa explicação...
Já fiz reparo em uma casa, o aterramento de um chuveiro 220v bifásico foi ligado ao neutro por um cabo independente de 1.5mm até o neutro mais perto pelo forro da laje, tenho vídeo até hoje do fio de "aterramento" tostado e passando na laje por cima do cano de saída da caixa d'agua de 50! Sorte que o cabo derreteu mas não chegou a furar o cano!
Hoje mesmo fiz esse tipo de instalação, nao uso conector de porcelana, eu faço uniao de cabos e faço solda com estanho. Nunca tinha me pensando no neutro em se soltar.
@@Luis-LuapagoConexões com estanho é infinitamente melhor que cobre a cobre no decorrer do tempo, há chuveiros eletrônicos de 7800w e dentro dos mosfets e pontos de conexões com o resistor são soldados com o que? Prata? Não, estanho comum, e é só um pontinho comum de solda na placa, imagina a área de superfície de uma emenda que por si só já tem bastante área de contato, estanhado aumentaria ainda mais a área de contato. Se sua emenda está esquentando, é porque está errada. Agora um ponto a levar em consideração é: jamais confiar a resistência mecânica do estanho pra segurar condutores ou qualquer peso, se emendar direitinho e estanhar, não da ponto quente.
Ou fazer conexões com estanho onde há muito calor nos condutores, mas uma emenda residencial não é pra haver nenhum ponto de calor significativo, se tem, tá errado.
@@jessemoura9984 Bom, a NBR5410 não recomenda (6.2.8.2), mas não proíbe. Já em 6.2.8.10 ela proíbe em circuitos terminais devido a possibilidade de corrente de curto circuito, talvez prevendo a possibilidade de falha do disjuntor ou caso esse disjuntor de curva C esteja numa distância muito longa atrasando o desarme, o que também é errado. Respeito a sua posição, mas não abro mão da praticidade dos conectores Wago 41A para conexão de chuveiro.
Eu sempre duvidei desse esquema de ligação numca confiei e também por causa da rinite alérgica numca mais tomei banho quente e minha saúde respiratória melhorou muito numca mais fiquei resfriado. Kk..mas vlw pela aula
Olá boa noite Parabéns pelo conteúdo Gostaria de tirar uma dúvida Minha casa aparentemente tem aterramento tem cabos de terra em todas as tomadas e chuveiro e também no quadro Porém no poste, tem um disjuntor onde passa as fases um fio verde solto e o neutro está conectado com um cabo de aterramento que sai dos DPSs que também estão no poste. A questão é esse fio verde solto?? Exis outro ponto do poste aonde os cabos do aterramento são colocados???
Tenho uma dúvida: no caso do quarto de hotel em que ligaram o terra diretamente com a fase, acredito que o quarto não tenha ficado vazio todo o tempo pós instalação do “eletricista” e que hospedes já tenham tomado banho. Como fica esta questão? A água de fato estava energizada causando choque fatal em todos que poderiam ter tomado banho? (Pergunto porque vi algo parecido no meu sogro e não faz sentido o porque ainda ninguém morreu)
Boa tarde eu sou de macaé rj Brasil 🇧🇷 chuveiro com registro não blindados a pessoa encontra muito mas fácil porque é mais barato 🇧🇷 esse de registro blindado é mas delicio de encontrar e mas caro
Bom dia amigo, me tira uma dúvida Posso usar aqueles conectores mc4 solar para emendas em corrente alternada? Lembrando que eles são a prova d'água, seria útil em emendas externas e chuveiro. É claro tudo dimensionado segundo a amperagem.
Aqui no apto sobem 3 cabos de 16mm²(f+f+n), do relógio da companhia elétrica. Observei que o aterramento dos transformadores de entrada de energia do prédio são bem robustas, tem Split Bolt com cabo desencapado por todo lado, esses cabos são interligados com o neutro, o mesmo que vai até o apto. No QDC não tem aterramento e nem mesmo os fios pelos eletrodutos, também não tem como passar mais fios, são muito estreitos. As tomadas de 3 pinos (127V), são ligados neutro e fase, o pino do meio que seria o terra está sem ligação. Chuveiros, ar condicionado e forno elétrico 220V, sendo F+F+N. Com essa configuração, tem como ligar um DPS classe 1 ou 2 no QDC? Obs.: Tem DR para os chuveiros, e máquina de lavar roupas individuais. Qual vídeo aqui do canal posso ver para enter como fazer essa instalação. Obrigado.
Mas de qualquer forma, a resistência não blindada já está em contato com a água? Daria no mesmo, nao? À resistência está em contato direto com a água também.
E isso mesmo companheiro eu sei que se o chuveiro for estalado com Dr aí tem que ser chuveiro com resistência blindada se for resistência simples igual a gente vê por aí nem o Dr vai armar devido ser resistência comu
Bom dia ... Na minha casa se eu ligar o terra do chuveiro no circuito,o disjuntor desarma porem funciona sem o terra.Isso só começou após eu trocar o chuveiro o antigo funcionava normalmente
Muito bom, eu abomino essa prática desde sempre e "luto" contra quem insiste nela. Mas sempre fico pensativo: se o resistor se partir a água ficaria energizado do mesmo jeito. Ou não?
Mas é ai que o aterramento entra em ação, desvia pro terra, já se for feito igual no vídeo, terra + neutro junto, o terra vira o neutro e meio que fica o mesmo circuito de como se o resistor estivesse rompido e o chuveiro não tivesse aterramento. Se tivesse separado, a corrente iria preferir pelo fio terra.
@@jessemoura9984 sim, é verdade. Andei estudando sobre isso esses dias e o melhor argumento que eu vi é que as proteções corretas de aterramento e IDR são essenciais, mas o maior problema está na condutividade da água. Ela precisa estar em seus níveis de resistividade dentro dos parâmetros para não conduzir correntes em níveis indejáveis.
Professor pode me tirar uma dúvida que eu fiquei muito encucado veja bem se um sistema monofásico 220 fase e neutro a corrente vem pelo fio fase e retorna pelo neutro certo OK mais no sistema bifásico 220 fase e fase a corrente vem pelo as duas fases certo mais com o idr como ele mostra a fuga de corrente se vem duas correntes uma em cada fase
A sua pergunta com o bifásico ja soluciona o vídeo 3: 38s. O fato é que mesmo no monofásico 220v o neutro está "energizado" ou com algum potencial, sendo inviável ligar o fio terra do chuveiro por não ser ali um ponto equipotencialização. Então, o jeito é puxar um cabo onde isso ocorre, no bep. Quando se muda um chuveiro de 127 para 220 bifásico pode-se usar o neutro que sobrou, quando está individualizado e o barramento de neutro no QDC assumir funções também de bep. Talvez, por causa disso, muitos ligam o foi terra no neutro.
Não sei o que essa resposta tem haver mas respondendo sua pergunta, não necessariamente a corrente vem das duas fases ao mesmo tempo, a corrente só tem um sentido, pra você entender, pesquise sistema trifásicos e bifásicos, lá irá ter o gráfico da tensão e corrente de cada uma, quando ligados digamos duas fases, de maneira bem grotesca, uma vai está no potencial positivo e outra parcialmente ou totalmente no potencial negativo, criando assim diferença de potencial e a corrente em um sentido, o neutro é só um potencial neutro mesmo. Uma fase ou é + e 0 ou - e 0 (neutro) já em fases, é + e - ou - e +. De maneira bem simples é isso.
Mas então qual seria a opção "menos pior" para uma residência sem aterramento? Isolar a ponta do fio terra, não ligá-lo em nada e deixá-lo solto? Remover ele completamente do chuveiro? Enfim, o que fazer?
@@dpeletrica, eu assisti já, mas me refiro a uma situação onde nem o aterramento TN-C-S seja uma opção (por questões financeiras e familiares). Nesse caso, o que fazer com o fio terra do chuveiro?
Boa noite, amigo aqui em casa é 127v monofásico, quando liga o chuveiro as luzes ficam muito fracas, o que poderia estar fazendo pra isso nao acontecer ?
Isso acontece devido a queda de tensão. A instalação elétrica foi mal dimensionada fazendo com que a carga elétrica seja superior ao projeto elétrico instalado. A solução seria um eletricista redimensionar e instalar a fiação elétrica com a bitola correta dos cabos.
@@daviddjdazn vlw irmão, na verdade eu mesmo vou trocar a fiação antiga por uma nova, tô estudando bastante sobre essa elétrica residência, porém ainda não encontrei um conteúdo pra aprender a dimensionar a rede, mas tem um vídeo aqui nesse canal que está muito bem explicado. Obrigado pela sua ajuda
Um pouco tardia a pergunta mas vou fazer: falando de chuveiro, se eu tiver um idr corretamente instalado em um chuveiro, e se ocorrer o rompimento do neutro no momento do banho, o idr irá desarmar?
@@delsoduarte8866 Estando tudo corretamente instalado, caso o neutro seja rompido, indiferente do ponto onde tenha sido o rompimento, o IDR só irá desarmar se a água do chuveiro for condutiva o bastante e o ponto nu do fio terra dentro da câmara de aquecimento estiver bastante próximo do resistor, o que não é provável, já que estava funcionando normalmente quando tinha a referência do neutro presente. Esta minha resposta contraria a resposta do autor do vídeo, mas é como eu analiso a questão e se eu estiver errado, desconsidere.
@@Luis-Luapagoobrigado pela resposta, até agora é a que mais me convenceu pelo raciocínio lógico. Como o idr funciona normalmente entendo que a água não é condutiva, portanto realmente o idr não irá desarmar, falando é claro, desse caso descrito.
@@delsoduarte8866 Sim, tive o cuidado de fazer esse teste antes de responder você. Passei uma fase por um IDR, apenas uma fase e sem o neutro. Na saída do IDR conectei um cabo e com o devido cuidado o encostei no chão molhado. Eu não quis fazê-lo tocar no barramento de terra porque meu terra é equipotencializado com o neutro e isso provocaria um curto e não era essa a intenção. O IDR desarmou e com isso cheguei à conclusão que se fosse num chuveiro nessa mesma situação o IDR desarmaria sim, mas para haver a corrente de fuga, essa corrente deveria vencer a resistividade da água. E se isso acontecer, com o terra devidamente conectado, vai desarmar. Sem o terra, ainda na situação da água muito condutiva, a corrente passaria na totalidade pela água e pelo corpo da pessoa buscando a referência do chão molhado e enfim, poderia ser fatal. No entanto, isto também depende do quanto seria a condutividade da água e também da distância, por exemplo um braço erguido próximo da saída de água do chuveiro ou o uso do "chuveirinho da mangueira" facilita a passagem da corrente. A condutividade da água é medida pela grandeza mS/cm ou μS/cm, ou seja, na ordem de mili ou microsiemens por cm.
Se eu falar q pode Josué, estaria sendo irresponsável, pois a norma define 10mm, mas se fosse na minha casa eu faria sim, claro me certificando q as conexões foram muito bem executadas
@@dpeletrica Valeu é porque na norma mostra que esquema TN-C-S é 10mm que é neutro combinado já tns não fala qual é cabo mínimo por isso estava com à dúvida.
Uma dúvida, no caso dessa ligação e o neutro for interrompido, mesmo que o terra nao tivesse conectado no neutro, ainda assim o resistor seria energizado, e este, em contato com a água nao daria na mesma coisa?
Não! Normalmente os resistores tem tratamento na sua superfície para evitar descarga elétrica de forma direta na água, por isso a tensão percorreria no seu interior direto para o fio terra, que não tem nenhum tratamento, por isso é perigoso. Acabei não mencionando isso no vídeo.
Olha o que aconteceu comigo. O terra estava conectado no neutro. A fiação arrebentou lá fora e foram religar. Como o sol havia deixado os fios com a mesma cor, reliigaram invertido, com isso o terra passou a estar conectado com a fase. Resultado, fui tomar banho sem saber e a água estava dando choquinhos constantes. Desconfiado, desliguei imediatamente e foi tudo corrigido. Não morri, evidentemente, mas o risco foi grande.
No caso de uma ligação 220 fase fase, levando em consideração que no QDC o barramento terra e neutro estão interligados, posso puxar um cabo do barramento neutro para ligar no pino central?
Boa tarde, Meu amigo. Muito top sua explicação. Infelizmente, até meu sogro eletricista antigo faz esse tipo de ligação. Só não encaminho seu vídeo para ele pois vai gerar treta kk. Qual o software que voc}ê usa para fazer estes desenhos?
VC BEM QUE PODERIA TER COMENTADO, COMO FICA ESSA INSTALAÇÃO, NUM CHUVEIRO 220 V ( 110V + 110 V ), INCLUSIVE NUM ESQUEMA COM IDR. FICA A SUGESTÃO, UMA VEZ QUE O CHUVEIRO 220 V, CONSOME METADE DA AMPERAGEM DE UM 110V.
Não sei se você vai responder, mas vou perguntar, mesmo assim, eu posso ligar o aterramento do chuveiro no aterramento tipo TN-S essa dúvida tá me tirando o sono
Esse sistema de ligar o terra no neutro e o aterramento tns mas se ligar o terra junto com o neutro vai acontecer o mesmo problema se fazer o aterramento tt tem que colocar o Dr porém tem fazer certo e usar resistor blindado mas se fazer aterramento errado vai dar problema do mesmo jeito porque o consumidor eles não entendem compra chuveiro de qualquer jeito Sen comunicar com um eletricista profissional aí fica tomando choque elétrico deveria fabricar chuveiro todos já com resistor blindado mas as fábricas não fazem
Reveja os vídeos amigo no quadro a descarga vai pro terra e é jogador no chão mas aí o terra não tem onde descarregar a energia e está conectado ao chuveiro e sendo assim a energia que era para ir para o chão vai para água e mata a pessoa que está no banho !! Veja o vídeo de novo e preste atenção !!! Não viu que tá sem aterramento ? É diferente do neutro no quadro que não perde a função do aterramento
Hoje troquei a resistência de um chuveiro com tensão 220V e potência de 7500W. O disjuntor é de 40A (novo que tbm troquei) e quando ligava o chuveiro o disjuntor desermava em 3 minutos. Fui verificar a corrente com o alicate amperímetro e marcava 54 Amperes, e deveria acusar cerca de 30A. Alguém já viu isso. O que pode ser?
Caro Robson e Luiz. A tensão tenho certeza que é 220V. Agora o resistor que troquei, pode ser que me venderam errado na tensão 127V. de 54A, a tensão teria que ser mesmo 127V e isso tenho certeza que não era.
@@perescardoso1101 hummm... Mas se o resistor for de 127 ele queimaria quase que imediatamente após ligar no 220V. A única explicação que consigo imaginar é que o circuito esteja compartilhado com algum outro. 🤔
@@Luis-Luapago Tbm pensei... mas existem 3 chuveiros no imóvel, todos com circuitos independentes xom cabo de 6mm a uma distância de cerca de 30m. Com 3 minutos o cabo no disjuntor começa a esquentar.
Eu sou tão desconfiado que quando vou para algum local que tem chuveiro elétrico eu nunca toco com as mãos nuas ou molhadas no registro, mesmo que seja de plástico.
Fui trocar meu chuveiro aqui desliguei o disjuntor fui la sorte que eu usei o alicate se fosse na mão ..tava energizado num sei como ??? Num sei que o cara fez
Provavelmente o fio instalado no disjuntor poderia ser fio Neutro, enquanto a fase passava direto para o chuveiro. Ja vi mtos casos como esse. É de se preocupar mesmo.
Simples: um boca aberta trocou o chuveiro e inverteu o neutro pela fase piorando ainda mais a situação. Obviamente quem aterrou o neutro no terra anteriormente fez errado.
@idaleciosouza7460 te perguntar um cara fez uma elétrica aqui no meu chuveiro..eu desligo o disjuntor e ainda passa corrente ??? Outro dia fui trocar o chuveiro sorte que tava com alicate se fosse na mão...OBS o disjuntor tava desligado
DAÍ QUE TÁ VC DIZ SEGURANÇA, QUANDO O BRASIL É SÓ DINHEIRO POR ISSO A FALTA DELA SEGURANÇA, SE FAZER ALGO MELHOR VENDE MENOS ENTÃO SE FAZ O ALGO PIOR, LOCO NÃO TÁ NEM AÍ SE VAI MORRER GENTE, NEGÓCIO É BOLSO ENCHER E JÁ ERA
Link do meu curso: www.udemy.com/course/instalacoes-eletricas-residenciais-i/?referralCode=48FB77B5FF36C1593A1D
Curso 1000%
fiz ele e super recomendo vlw!
Eu já fiz o curso com vc, esse cara sabe muito viu, muito didático explicando muito.
Referente ao curso, eu recomendo 100%. Compre assisti todo o curso e aprendi muito, vale muito o investimento.
Obrigado pelo reconhecimento
Aqui em casa estava assim, terra do chuveiro no neutro.
A fiação lá fora arrebentou e na hora de emendar inverteram a ligação e o que era neutro virou fase. Na hora do banho ficou um choquinho constante.
Foi corrigido.
É um absurdo declarar: se romper o cabeamento e a Concessionária ao efetuar a manutenção iria inverter os polos de alimentação, ligar no padrão o "Fase" no lugar do "Neutro . Se fizer isto irá dar um curto no aterramento. Se não acontecer de dar o curto, além da concessionário perder dinheiro com o consumo, não tem com zerar a DDP do Neutro pois nada irá funcionar dentro da residência.
Top explicação meu amigo
No RJ, um eletricista fez essa ligação. O neutro se rompeu e uma mulher tomou um choque grande. Ficou em estado grave no hospital.
Isso é perigosíssimo!
Excelente trabalho bem explicado obrigado por esse conteúdo
Excelente aula de aviso e segurança.
Parabéns, a explicação ficou excelente!
Eu sou maís que básico, não tenho chuveiro eletrônico, ventilador, ar condicionado e nem máquina de lavar roupa (é opção minha). Moro em vitória ES, sou escrito no canal e o TH-cam não mim notificou, vi por acaso.
Parabéns por disponibilizar esses vídeo aulas!
Parabéns show
Como sempre no conteúdo e na explicação
Aqui na casa minha sobrinha era assim kkkkkkkkk
Com o curso que eu fiz de técnico eu retirei a ligação e expliquei um pouco
Agora com esse vídeo e sua explicação agora acho que vou conseguir
Mudar um pouco esse costume pelo menos no ambiente familiar
Melhor conteúdo de eletricidade no TH-cam gosto muito
Uma ótima explicação
Não sou eletricista mas, no RJ é quase padrão ligar o terra no neutro.
Ligo o chuveiro dessa forma há 40 anos e nunca tive problemas.
Claro, normas existem e devem ser aplicadas mas, em casas antigas sem conduites adequados para passarem trocentos fios disso ou daquilo, o básico funciona. Como falei, há 40 anos ligo o terra do chuveiro ao neutro e nunca tivemos problemas!
Não teve porque o neutro não rompeu.
Tem gente que vive 100 anos sem ter problema de saúde e se julga saudável, mais uma hora ela morre. KKK
@@davidgoulartfilho E nunca irá romper.
Na minha residência os fios para o chuveiro são rígidos de 4mm. Nem no inverno com o chuveiro em sua potência máxima, faz o disjuntor esquentar.
Fazendo uma boa emenda, não vai ter problemas. Mesmo não estando na norma técnica.
O Sr. está correto. Estão interpretando a NBR de forma incorreta. Não é só os eletricistas, mas também os que se dizem Engenheiros. A NBR não tem absolutamente nada que proíba que se faça o uso do fio verde do aterramento, ao contrário, ela especifica diversas formas de aterramento, inclusive, fazer o uso do Neutro, que nada mais é Neutro e Terra, pois é aterrado numa haste no padrão. Mais seguro é aterrar o fio verde no neutro. Se fizer o aterramento TT e instalar o DR, o camarada não conseguirá fazer o uso da água quente, pois o componente irá desarmar o tempo todo. A água é um péssimo condutor de eletricidade, se fosse boa condutora, a fase jamais passaria pela resistência, pois dois polos do "Fase e Neutro" estão dentro da água, logicamente que iria causar curto e aí as empresas iriam fabricar as resistência isoladas, as quais iriam aquecer sem contato com á água.
@@vicenterevers5374 Disse tudo!
Perfeita explicação. 👍🏼👏🏼
@@vicenterevers5374 A condutividade da resistência do chuveiro é extremamente baixa, seu animal. Água pura é isolante, com sais minerais e tratada não. Você seria mais útil sem comentar do que propagando sua ignorância.
Suas explicações são muito bem colocada..parabéns...
Quanto ao curso, podem fazer , é muito bom, eu fiz e recomendo.
Cara, sua didática é Show!!!! Tá de parabéns!!!! Sensacional!!!
Ótima aula professor parabéns pela atitude...
Eu conheço um eletricista que sempre bate na tecla que nunca deu problema nas instalações dele, quando se refere ao terra ligado no neutro mesmo explicando o risco ele não entende, e fala que norma e besteira que ele ja fez e faz e não da problema.
Moro no interior e a qui já vi coisas piores 😅 é triste tô estudando elétrica, o pior é que agente perde serviço para esse tipo de serviço mal feito.
Sempre tem um. Outro dia postei um vídeo sobre derivação de tomada no meu canal e, apareceram dois dizendo que sempre fizeram assim e que na casa deles é assim a cerca de 30 anos e "nunca" deu problema... Sempre vai ter um desinformado ou mal intencionado mesmo pra falar e fazer besteira. Quem preza pelo nome faz o certo e busca sempre aprender mais. Abraços. Deus os abençoe.
Quando ele matar alguém eletrocutado, ele vai ver...
No caso de circuito fase e neutro mesmo sem ligar o terra ao neutro o risco é o mesmo, uma vez que o neutro é interrompido; pois o resistor estar em contato com a água. Ou seja, os riscos do chuveiro vão muito além dessa explicação...
Boa noite, parabéns sou CFTV, e... Como tô aprendendo com vc... Explicações bem plausíveis, shou de bola
Fico feliz em saber
Que video bom cara, muito explicativo. Obrigado!
Não sabia da existencia do resistor blindado. Vou ver um pra mim.
Boa noite muito importante esta aula parabens
Um verdadeiro profissional.
Bela explicação mestre
Boa noite aula muito top.
Já fiz reparo em uma casa, o aterramento de um chuveiro 220v bifásico foi ligado ao neutro por um cabo independente de 1.5mm até o neutro mais perto pelo forro da laje, tenho vídeo até hoje do fio de "aterramento" tostado e passando na laje por cima do cano de saída da caixa d'agua de 50! Sorte que o cabo derreteu mas não chegou a furar o cano!
Video aula show de ⚽️ muito obrigado por compartilhar!!!
Nota 💯👍👍
Muito didático… legal
Mais uma vez muito obrigado pelo os vídeos
Bom dia, parabéns! Te admiro muito,muito.
Ótima explicação!
Muito bom professor. Super didático.
OLÁ DP ELÉTRICA.
Parabéns pelos vídeos, são muito bem explicados tecnicamente, de forma funcional e didática.
Forte abraço.
Ótima explicação parabéns nota 10
Que excelência. Parabéns
Show! Excelente explicação.
Hoje mesmo fiz esse tipo de instalação, nao uso conector de porcelana, eu faço uniao de cabos e faço solda com estanho. Nunca tinha me pensando no neutro em se soltar.
Os conectores da wago são muito bons e práticos para instalação de chuveiros
O ponto de fusão do estanho é muito baixo. Não é recomendado em conexões elétricas onde a corrente tende a ser alta.
@@Luis-LuapagoConexões com estanho é infinitamente melhor que cobre a cobre no decorrer do tempo, há chuveiros eletrônicos de 7800w e dentro dos mosfets e pontos de conexões com o resistor são soldados com o que? Prata? Não, estanho comum, e é só um pontinho comum de solda na placa, imagina a área de superfície de uma emenda que por si só já tem bastante área de contato, estanhado aumentaria ainda mais a área de contato. Se sua emenda está esquentando, é porque está errada. Agora um ponto a levar em consideração é: jamais confiar a resistência mecânica do estanho pra segurar condutores ou qualquer peso, se emendar direitinho e estanhar, não da ponto quente.
Ou fazer conexões com estanho onde há muito calor nos condutores, mas uma emenda residencial não é pra haver nenhum ponto de calor significativo, se tem, tá errado.
@@jessemoura9984 Bom, a NBR5410 não recomenda (6.2.8.2), mas não proíbe. Já em 6.2.8.10 ela proíbe em circuitos terminais devido a possibilidade de corrente de curto circuito, talvez prevendo a possibilidade de falha do disjuntor ou caso esse disjuntor de curva C esteja numa distância muito longa atrasando o desarme, o que também é errado.
Respeito a sua posição, mas não abro mão da praticidade dos conectores Wago 41A para conexão de chuveiro.
Eu sempre duvidei desse esquema de ligação numca confiei e também por causa da rinite alérgica numca mais tomei banho quente e minha saúde respiratória melhorou muito numca mais fiquei resfriado. Kk..mas vlw pela aula
Muito bom !!!
Olá boa noite
Parabéns pelo conteúdo
Gostaria de tirar uma dúvida
Minha casa aparentemente tem aterramento tem cabos de terra em todas as tomadas e chuveiro e também no quadro
Porém no poste, tem um disjuntor onde passa as fases um fio verde solto e o neutro está conectado com um cabo de aterramento que sai dos DPSs que também estão no poste.
A questão é esse fio verde solto?? Exis outro ponto do poste aonde os cabos do aterramento são colocados???
7:25 eu sempre me pergunto isso, do resistir ser blindado. Tinha que ser obrigatório...
Tenho uma dúvida: no caso do quarto de hotel em que ligaram o terra diretamente com a fase, acredito que o quarto não tenha ficado vazio todo o tempo pós instalação do “eletricista” e que hospedes já tenham tomado banho. Como fica esta questão? A água de fato estava energizada causando choque fatal em todos que poderiam ter tomado banho? (Pergunto porque vi algo parecido no meu sogro e não faz sentido o porque ainda ninguém morreu)
Boa tarde eu sou de macaé rj Brasil 🇧🇷 chuveiro com registro não blindados a pessoa encontra muito mas fácil porque é mais barato 🇧🇷 esse de registro blindado é mas delicio de encontrar e mas caro
Não sou de Macaé, mas moro em Macaé e de fato aqui não é fácil encontrar chuveiro de resistor blindado
Bom dia amigo, me tira uma dúvida
Posso usar aqueles conectores mc4 solar para emendas em corrente alternada? Lembrando que eles são a prova d'água, seria útil em emendas externas e chuveiro. É claro tudo dimensionado segundo a amperagem.
Boa tarde!então nas emendas dos cabos não é obrigatório usar aquela peça de cerâmica?
Eu sempre soube que cada fiação tem que seguir com a sua finalidade....
Aqui no apto sobem 3 cabos de 16mm²(f+f+n), do relógio da companhia elétrica. Observei que o aterramento dos transformadores de entrada de energia do prédio são bem robustas, tem Split Bolt com cabo desencapado por todo lado, esses cabos são interligados com o neutro, o mesmo que vai até o apto. No QDC não tem aterramento e nem mesmo os fios pelos eletrodutos, também não tem como passar mais fios, são muito estreitos. As tomadas de 3 pinos (127V), são ligados neutro e fase, o pino do meio que seria o terra está sem ligação. Chuveiros, ar condicionado e forno elétrico 220V, sendo F+F+N. Com essa configuração, tem como ligar um DPS classe 1 ou 2 no QDC? Obs.: Tem DR para os chuveiros, e máquina de lavar roupas individuais. Qual vídeo aqui do canal posso ver para enter como fazer essa instalação. Obrigado.
Mas de qualquer forma, a resistência não blindada já está em contato com a água? Daria no mesmo, nao? À resistência está em contato direto com a água também.
E isso mesmo companheiro eu sei que se o chuveiro for estalado com Dr aí tem que ser chuveiro com resistência blindada se for resistência simples igual a gente vê por aí nem o Dr vai armar devido ser resistência comu
Independente se o resistor for blindado ou não o dr atua de qualquer forma, pois ele reconhece que a corrente não retornou pra ele
Bom dia ...
Na minha casa se eu ligar o terra do chuveiro no circuito,o disjuntor desarma porem funciona sem o terra.Isso só começou após eu trocar o chuveiro o antigo funcionava normalmente
Muito bom, eu abomino essa prática desde sempre e "luto" contra quem insiste nela. Mas sempre fico pensativo: se o resistor se partir a água ficaria energizado do mesmo jeito. Ou não?
Up
Mas é ai que o aterramento entra em ação, desvia pro terra, já se for feito igual no vídeo, terra + neutro junto, o terra vira o neutro e meio que fica o mesmo circuito de como se o resistor estivesse rompido e o chuveiro não tivesse aterramento. Se tivesse separado, a corrente iria preferir pelo fio terra.
@@jessemoura9984 sim, é verdade. Andei estudando sobre isso esses dias e o melhor argumento que eu vi é que as proteções corretas de aterramento e IDR são essenciais, mas o maior problema está na condutividade da água. Ela precisa estar em seus níveis de resistividade dentro dos parâmetros para não conduzir correntes em níveis indejáveis.
@@Luis-Luapago Se for resistor blindado, resolve muitos problemas, mas a opção mais barata é usar o comum com um bom aterramento.
Tem conector de mola da wago p emendas até 6mm e os conectores acima os 831 e 832 da wago
Professor pode me tirar uma dúvida que eu fiquei muito encucado veja bem se um sistema monofásico 220 fase e neutro a corrente vem pelo fio fase e retorna pelo neutro certo OK mais no sistema bifásico 220 fase e fase a corrente vem pelo as duas fases certo mais com o idr como ele mostra a fuga de corrente se vem duas correntes uma em cada fase
A sua pergunta com o bifásico ja soluciona o vídeo 3: 38s. O fato é que mesmo no monofásico 220v o neutro está "energizado" ou com algum potencial, sendo inviável ligar o fio terra do chuveiro por não ser ali um ponto equipotencialização. Então, o jeito é puxar um cabo onde isso ocorre, no bep. Quando se muda um chuveiro de 127 para 220 bifásico pode-se usar o neutro que sobrou, quando está individualizado e o barramento de neutro no QDC assumir funções também de bep. Talvez, por causa disso, muitos ligam o foi terra no neutro.
Não sei o que essa resposta tem haver mas respondendo sua pergunta, não necessariamente a corrente vem das duas fases ao mesmo tempo, a corrente só tem um sentido, pra você entender, pesquise sistema trifásicos e bifásicos, lá irá ter o gráfico da tensão e corrente de cada uma, quando ligados digamos duas fases, de maneira bem grotesca, uma vai está no potencial positivo e outra parcialmente ou totalmente no potencial negativo, criando assim diferença de potencial e a corrente em um sentido, o neutro é só um potencial neutro mesmo. Uma fase ou é + e 0 ou - e 0 (neutro) já em fases, é + e - ou - e +. De maneira bem simples é isso.
Mas então qual seria a opção "menos pior" para uma residência sem aterramento? Isolar a ponta do fio terra, não ligá-lo em nada e deixá-lo solto? Remover ele completamente do chuveiro? Enfim, o que fazer?
No último vídeo q postei, ensino a resolver isso
@@dpeletrica, eu assisti já, mas me refiro a uma situação onde nem o aterramento TN-C-S seja uma opção (por questões financeiras e familiares). Nesse caso, o que fazer com o fio terra do chuveiro?
@@ApenasUmGatoQualquer Se não existir nenhuma opção de aterramento, apenas deixe ele isolado.
@@KNT_xs, obrigado pela resposta!
Boa noite, amigo aqui em casa é 127v monofásico, quando liga o chuveiro as luzes ficam muito fracas, o que poderia estar fazendo pra isso nao acontecer ?
Isso acontece devido a queda de tensão. A instalação elétrica foi mal dimensionada fazendo com que a carga elétrica seja superior ao projeto elétrico instalado. A solução seria um eletricista redimensionar e instalar a fiação elétrica com a bitola correta dos cabos.
@@daviddjdazn vlw irmão, na verdade eu mesmo vou trocar a fiação antiga por uma nova, tô estudando bastante sobre essa elétrica residência, porém ainda não encontrei um conteúdo pra aprender a dimensionar a rede, mas tem um vídeo aqui nesse canal que está muito bem explicado. Obrigado pela sua ajuda
Como a gente recebe o certificado após o curso.manda imprimir??quanto tempo tem o curso??
Um pouco tardia a pergunta mas vou fazer: falando de chuveiro, se eu tiver um idr corretamente instalado em um chuveiro, e se ocorrer o rompimento do neutro no momento do banho, o idr irá desarmar?
Sim
@@dpeletrica Obrigado pela resposta, mas poderia responder tecnicamente para ficar mais claro seu sim?
@@delsoduarte8866 Estando tudo corretamente instalado, caso o neutro seja rompido, indiferente do ponto onde tenha sido o rompimento, o IDR só irá desarmar se a água do chuveiro for condutiva o bastante e o ponto nu do fio terra dentro da câmara de aquecimento estiver bastante próximo do resistor, o que não é provável, já que estava funcionando normalmente quando tinha a referência do neutro presente. Esta minha resposta contraria a resposta do autor do vídeo, mas é como eu analiso a questão e se eu estiver errado, desconsidere.
@@Luis-Luapagoobrigado pela resposta, até agora é a que mais me convenceu pelo raciocínio lógico.
Como o idr funciona normalmente entendo que a água não é condutiva, portanto realmente o idr não irá desarmar, falando é claro, desse caso descrito.
@@delsoduarte8866 Sim, tive o cuidado de fazer esse teste antes de responder você. Passei uma fase por um IDR, apenas uma fase e sem o neutro. Na saída do IDR conectei um cabo e com o devido cuidado o encostei no chão molhado. Eu não quis fazê-lo tocar no barramento de terra porque meu terra é equipotencializado com o neutro e isso provocaria um curto e não era essa a intenção. O IDR desarmou e com isso cheguei à conclusão que se fosse num chuveiro nessa mesma situação o IDR desarmaria sim, mas para haver a corrente de fuga, essa corrente deveria vencer a resistividade da água. E se isso acontecer, com o terra devidamente conectado, vai desarmar. Sem o terra, ainda na situação da água muito condutiva, a corrente passaria na totalidade pela água e pelo corpo da pessoa buscando a referência do chão molhado e enfim, poderia ser fatal. No entanto, isto também depende do quanto seria a condutividade da água e também da distância, por exemplo um braço erguido próximo da saída de água do chuveiro ou o uso do "chuveirinho da mangueira" facilita a passagem da corrente. A condutividade da água é medida pela grandeza mS/cm ou μS/cm, ou seja, na ordem de mili ou microsiemens por cm.
Ótimo video uma duvida no esquema tn-s pode ser 6mm² já que dá alimentação é de 6mm?
Se eu falar q pode Josué, estaria sendo irresponsável, pois a norma define 10mm, mas se fosse na minha casa eu faria sim, claro me certificando q as conexões foram muito bem executadas
@@dpeletricaCerto obrigado esclarecimento, é por que segundo a norma falar que 10mm² é para o esquema TN-C-S por isso estava com dúvida.
@@dpeletrica Valeu é porque na norma mostra que esquema TN-C-S é 10mm que é neutro combinado já tns não fala qual é cabo mínimo por isso estava com à dúvida.
o idr pode ser colocado sem aterramento, ele desarma se o neutro for interrompido????
Uma dúvida, no caso dessa ligação e o neutro for interrompido, mesmo que o terra nao tivesse conectado no neutro, ainda assim o resistor seria energizado, e este, em contato com a água nao daria na mesma coisa?
Não! Normalmente os resistores tem tratamento na sua superfície para evitar descarga elétrica de forma direta na água, por isso a tensão percorreria no seu interior direto para o fio terra, que não tem nenhum tratamento, por isso é perigoso.
Acabei não mencionando isso no vídeo.
@@dpeletrica Ok, entendi!! Agradeço pelo retorno. Parabéns pelo canal, tenho aprendido muito com os seus vídeos👏👏
Aterramento na parede com prego evita choque provisoriamente?
Não !
Então como faço se não tenho aterramento em casa,deixo o fio terra solto na parede?
Sim. Se não tem aterramento.
Olha o que aconteceu comigo. O terra estava conectado no neutro. A fiação arrebentou lá fora e foram religar. Como o sol havia deixado os fios com a mesma cor, reliigaram invertido, com isso o terra passou a estar conectado com a fase. Resultado, fui tomar banho sem saber e a água estava dando choquinhos constantes. Desconfiado, desliguei imediatamente e foi tudo corrigido. Não morri, evidentemente, mas o risco foi grande.
No caso de uma ligação 220 fase fase, levando em consideração que no QDC o barramento terra e neutro estão interligados, posso puxar um cabo do barramento neutro para ligar no pino central?
no pino central vai o terra e nao o neutro.
O curso que vc oferece tem prazo de validade?
Não! Acesso vitalício
Boa tarde, Meu amigo. Muito top sua explicação. Infelizmente, até meu sogro eletricista antigo faz esse tipo de ligação. Só não encaminho seu vídeo para ele pois vai gerar treta kk. Qual o software que voc}ê usa para fazer estes desenhos?
up
Esse programa que eu uso é particular e é criação minha. Talvez algum dia será comercializado
Como faz a emenda?
A caixa de passagem do meu chuveiro é metalica, seria certo ligar o fio terra na carcaça da caixa de metal? ou é melhor deixar sem aterramento?
É melhor fazer um aterramento
@@juangutyerryrodrigues2772 não da, casa antiga, nada é aterrado. Não tem nem espaço pra passar fio pela parede
Deixa sem o aterramento e coloca um Dr no quadro
VC BEM QUE PODERIA TER COMENTADO, COMO FICA ESSA INSTALAÇÃO, NUM CHUVEIRO 220 V ( 110V + 110 V ), INCLUSIVE NUM ESQUEMA COM IDR. FICA A SUGESTÃO, UMA VEZ QUE O CHUVEIRO 220 V, CONSOME METADE DA AMPERAGEM DE UM 110V.
Não sei se você vai responder, mas vou perguntar, mesmo assim, eu posso ligar o aterramento do chuveiro no aterramento tipo TN-S essa dúvida tá me tirando o sono
Pode sim! Inclusive é o melhor aterramento
O neutro tbm tem corrente
Esse sistema de ligar o terra no neutro e o aterramento tns mas se ligar o terra junto com o neutro vai acontecer o mesmo problema se fazer o aterramento tt tem que colocar o Dr porém tem fazer certo e usar resistor blindado mas se fazer aterramento errado vai dar problema do mesmo jeito porque o consumidor eles não entendem compra chuveiro de qualquer jeito Sen comunicar com um eletricista profissional aí fica tomando choque elétrico deveria fabricar chuveiro todos já com resistor blindado mas as fábricas não fazem
Tem isso risco todo mesmo? Considerando uma fase de 127v??
MUITO! Se sua casa for assim é melhor corrigir
Meu Deus 😱
Cadê o cupom do curso?
É emitido pela própria plataforma (Udemy)
Mas no quadro o terra está ligado no neutro. Deu nó!! Explica aí??
Reveja com calma principalmente a parte final do chuveiro. Ali e risco de morte.
Reveja os vídeos amigo no quadro a descarga vai pro terra e é jogador no chão mas aí o terra não tem onde descarregar a energia e está conectado ao chuveiro e sendo assim a energia que era para ir para o chão vai para água e mata a pessoa que está no banho !! Veja o vídeo de novo e preste atenção !!! Não viu que tá sem aterramento ? É diferente do neutro no quadro que não perde a função do aterramento
SE ALGUEM PUDER RESPONDER MINHA DUVIDA POSSO FAZER ATERRAMENTO SO PRO QUADRO DE DISTRIBUIÇAO SEM PRECISAR FAZER ATERRAMENTO NO NEUTO DO MEDIDOR?
resumindo: pode fazer, basta o Neutro não romper.
Isso?
Exato
Só posso assistir o curso pelo celular? Minha TV é Smart, mas não dá condições de navegar
Computador também é possível. TV smart eu nunca tentei
@@dpeletrica Obrigado!
E se não tem o terra na rede ligo como? So fase e neutro ? E isolo o terra?
Sim! Mas em breve farei um vídeo com uma solução alternativa
Deixa o terra solto.so liga o fase e neutro.assim que puder faça o aterramento.🤔👍
Me redimesiona ao vídeo de carga instalada e carga demandada
BOAAAA
Hoje troquei a resistência de um chuveiro com tensão 220V e potência de 7500W.
O disjuntor é de 40A (novo que tbm troquei) e quando ligava o chuveiro o disjuntor desermava em 3 minutos.
Fui verificar a corrente com o alicate amperímetro e marcava 54 Amperes, e deveria acusar cerca de 30A.
Alguém já viu isso.
O que pode ser?
O fio da instalação é de 6mm2? A resistência que trocou não é de chuveiro de 127V?
7500 ÷ 127 = 59A. Provavelmente era 127V tanto a tensão quanto o resistor do chuveiro.
Caro Robson e Luiz.
A tensão tenho certeza que é 220V.
Agora o resistor que troquei, pode ser que me venderam errado na tensão 127V.
de 54A, a tensão teria que ser mesmo 127V e isso tenho certeza que não era.
@@perescardoso1101 hummm... Mas se o resistor for de 127 ele queimaria quase que imediatamente após ligar no 220V.
A única explicação que consigo imaginar é que o circuito esteja compartilhado com algum outro. 🤔
@@Luis-Luapago
Tbm pensei... mas existem 3 chuveiros no imóvel, todos com circuitos independentes xom cabo de 6mm a uma distância de cerca de 30m.
Com 3 minutos o cabo no disjuntor começa a esquentar.
Eu sou tão desconfiado que quando vou para algum local que tem chuveiro elétrico eu nunca toco com as mãos nuas ou molhadas no registro, mesmo que seja de plástico.
Eu não tenho aterramento e no chuveiro o cabo terra fica solto.nao ligo em nada!!🤔🤔👍👍
Uma instalação errado sempre pode acontecer da casa pegar 🔥
E quando o chuveiro é 220v, a rede da casa é bifasico e no terra do chuveiro, liga o neutro.
Isso caso, se estiver o terramento
No caso do resistor blindado,o chuveiro fica mais caro
Nada é caro quando se prima pela segurança de uma vida e patrimônio. Mas, Se Você acha caro à prevenção, experimente um acidente.
É mais caro sim, mas é 3x mais durável
Fui trocar meu chuveiro aqui desliguei o disjuntor fui la sorte que eu usei o alicate se fosse na mão ..tava energizado num sei como ??? Num sei que o cara fez
Provavelmente o fio instalado no disjuntor poderia ser fio Neutro, enquanto a fase passava direto para o chuveiro. Ja vi mtos casos como esse. É de se preocupar mesmo.
Essa semana eu me deparei com uma situação dessas , conectaram o terra do chuveiro na fase e ainda colocaram o disjuntor no neutro em vez da fase.
Simples: um boca aberta trocou o chuveiro e inverteu o neutro pela fase piorando ainda mais a situação. Obviamente quem aterrou o neutro no terra anteriormente fez errado.
@idaleciosouza7460 te perguntar um cara fez uma elétrica aqui no meu chuveiro..eu desligo o disjuntor e ainda passa corrente ??? Outro dia fui trocar o chuveiro sorte que tava com alicate se fosse na mão...OBS o disjuntor tava desligado
DAÍ QUE TÁ VC DIZ SEGURANÇA, QUANDO O BRASIL É SÓ DINHEIRO POR ISSO A FALTA DELA SEGURANÇA, SE FAZER ALGO MELHOR VENDE MENOS ENTÃO SE FAZ O ALGO PIOR, LOCO NÃO TÁ NEM AÍ SE VAI MORRER GENTE, NEGÓCIO É BOLSO ENCHER E JÁ ERA
to quase zerando o canal
Ué, se o chuveiro do hotel está com o terra na fase? Isso já mata a tua tese, não estou dizendo que está certo ou errado, só que, é contraditório
Eu não tomei banho neste banheiro neste dia e outros hóspedes reclamaram de choque enquanto tomavam banho
Certamente um "Zé Faísca" foi lá e fez essa cagada. Concordo plenamente com dpeletrica.
Desculpa, mas na norma diz que sim é possivel utilizar-se desse modelo de sistema.
Mas que para isso, ha algumas regras a seguir.