Obrigado pelo elogio Roberto, existe uma playlist só com conteúdo sobre numero guia, vou te passar: th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_842ZNfOo5CKHBjm2-X0OGXU.html abraços, qualquer dúvida estou aqui!
Nossa.. Me esclareceu muitíssimo... Também vi que no meu manual da Nikon tem uma série de tabelas com a relação de números guais x distâncias... Obrigado, Renato!
Grande Renato, muito bons seus videos. E aprendi bastante com vc, mas não estou dominando este bichinho. Se Deus quiser e eu me empenhar mais vou conseguir dominar o Flash. é o que apanho sempre. Inclusive comprei o seu curso.
Muito bom te ouvir, conheci a respeito do teu auto conhecimento de flash ouvindo o Fernando Bagnola te enaltecendo a respeito de conhecimento de flash. Parabéns pelo seu profissionalismo e gentileza em nos da estes conteúdo riquissimos.
Bagnola é um guerreiro José, me identifico com ele, seja muito bem-vindo, te indico essa playlist onde destrincho o flash, vc vai gostar: bit.ly/flashportatil_rrm Grande abraço!
Essa playlist vai te ajudar, depois tem varias excelentes, só clicar aqui, essa é de modificadores de estúdio! th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_84HXwS6hisd8v8XVapY8yuc.html
Respondendo 5 anos depois porque perdi milhares de comentários na mudança de conta, já te convido a participar da minha comunidade no whatsapp: 👉🏻chat.whatsapp.com/DkAZujid08X6GCgffv0y1V e assinar gratuitamente a minha newsletter, a Obscura: 👉🏻aobscura.substack.com/ Abraços e obrigado pela audiência!
Apenas uma pequena dúvida: Quando o flash me indicar a distância que o mesmo tem de ficar do assunto, como poderia calcular essa distância mentalmente sem ter que recorrer a uma trena?
Boa noite Renato, tudo bem? Renato, presto serviço para empresas de formatura como fotógrafo e em sua maioria, a empresa aluga do fotógrafo o kit de flashes para uso no estúdio que é montado para a recepção dos formandos. Com a finalidade de realizar este aluguel, estive procurando um kit com um bom custo X benefício para comprar e logo após ver este seu vídeo fantástico, percebi que estava procurando simplesmente a maior "potência/watts" que eu pudesse pagar. No meu caso, seria um Greika F300 Pro, de número guia 58, mas já estou reavaliando as opções. OBRIGADO por nos abrir os olhos sobre o que é real e realmente relevante na fotografia. Parabéns pelo canal. Muito sucesso em sua carreira. Abraço!
Ainda não iniciei com flash e estou adorando suas explicações. Obrigado por compartilhar generosamente seus conhecimentos. Pode não parecer mais se ganha muiiiito lá na frente porque deus prospera quem ajuda seu próximo e é muita coisa derramada. Fique com deus deus te abençoe.
renatorochamiranda.com.br/blog/playlists-renato-rocha-miranda-HCM8170. Nesse post Vanderlei vc consegue ver todas as playlists separadas por temas específicos, tem uma inteirinha dedicada aos flashes e numero guia, essa aqui: th-cam.com/video/9L81EBNgVW0/w-d-xo.html qualquer dúvida me fale! abração
@@vanderleialmeida3893 Vanderlei, se quiser tirar mais dúvidas vc pode participar de um canal no telegram que já conta com mais de 1000 fotógrafos de todo o mundo t.me/joinchat/Mp2yxE8MHbOyjI_NcrRFQg a participação é livre e gratuita, apareça lá! obrigado pela audiência e seja bem-vindo!
Realmente, tem sido muito útil seus vídeos. Começo a me interessar por flash/estúdio, porque sempre usei luz natural e prefiro imagens de paisagens... Então, sendo leiga em flashes... Um abração!
Mari, que legal, saiba que o entendimento do flash também irá aprimorar o uso da luz natural, alias de qualquer iluminação. Vou deixar aqui outra playlist com mais material legal sobre o tema: th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_842ZNfOo5CKHBjm2-X0OGXU.html e no meu blog você encontra mais informações sobre fotografia, eu gosto muito desse post aqui: www.renatorochamiranda.com.br/imagens_numeros_visceras/a-luz-de-rembrandt-WRG8390 qualquer dúvida escreva!
Vou deixar registrado aqui algo que você certamente já ouviu inúmeras vezes mas nunca é demais repetir: Seu conteúdo é sensacional!! Sua didática é fantástica!! Tenho aprendido muito assistindo seus vídeos e corrigido muitos conceitos (errados) que já ouvi nos cursos que já fiz! !! Seu canal é utilidade pública para fotógrafos!! Obrigado por disponibilizar seu conhecimento!! Um grande abraço!!
Super valioso Renato, vc colocou a mão na ferida, o Nr Guia é tudo para calcular a luz ideal no estúdio. Obrigado pela sua partilha e ajuda para todos nós. Valeu mesmo!!
Grato !! Irei continuar a acompanhar sua pedagogia para amadurecer a projeção do meu futuro estúdio. Acompanho também a norte americana Lindsay Adler que evolui na mesma direção. Sou fã de Tim Walker e por agora um abraço. feliz Natal e próspero Ano Novo 2020.
Renato Rocha Miranda Renato...vou fazer uma pergunta la no teu face? bp ok? assim que der...quando puder...e se quiser...me responda. forte abraço! suas aulas sao show
De longe a melhor informação sobre número guia! Muito obrigado mesmo, sua forma de passar conhecimento é show! Descobri o canal por acaso, já virei fã.
Não entendia nada sobre flashs. E assisti duas aulas suas que me esclareceram muito... Muiiiito Obrigada!!!! Tenho estudio de acompanhamento de bebe (de 1 a 12m), exclusivamente, e uso um speedlight (sempre em 1/32) numa sombrinha rebatedora de 1,50 e uso uma D750, 2.2, iso 100 a 160 e abert 200. E as vezes faço fotos das familias com os bebes e uso 4.0, isso 400. Quero comprar uma tocha e pelas suas aulas percebi que tem que ser com numero guia baixo. Encontrei somente o Atek 140 que tem o ng 23 e cargas de 25,50 e 100%. Na sua opnião me atenderia?
Oi Renato meu nome é Clayton Farias sou fotógrafo e publicitário em São Luís Ma, obrigado por se dedicar a isso e compartilhar conhecimento. Já aprendi muito com seu conhecimento transmitido, o estudo mais aprofundado faz toda a diferença. Você é um ótimo profissional. Parabéns
Oi Edi! Acabei de lançar um video falando exatamente sobre isso, de uma olhada aqui: th-cam.com/video/Wi6tQDkJH5A/w-d-xo.html e deixe seu comentário lá! abração, espero que goste!
Entendi sim Renato! Muito obrigado pela pronta resposta!
7 ปีที่แล้ว
Acompanhando os videos do seu canal deixa claro que há um mundo muito vasto a ser explorado e que a busca por conhecimento ter que ser incessante. Acredito que seria muito bom se vez por outra pudesse sugerir nos videos LIVROS que tvz tenha lido e que tenham um conteúdo que ao seu ver fosse importante para todo fotografo. Mais uma vez parabéns trabalho e pelo canal.
Oi Rodrigo, tudo bem? Muito obrigado pelo contato, tenho curso sim, um bem conhecido até, o Altas Luzes Densas Sombras, ele está 100% on-line com um módulo adicional que nao falo no presencial, o de Modificadores de Estúdio, eu mostro como entender TODOS os modificadores de uma forma muito simples. Vc tem acesso a um ano de curso, participação no grupo exclusivo no Telegram com todos os alunos e minha total orientação durante esse tempo. Vou deixar o link para vc se juntar a nós e começar a estudar agora mesmo: renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/ qualquer dúvida fale comigo no whatsapp: 21 98050 4640 abraços
@@rodrigcarl10 OI Rodrigo, o lin está aqui, já pode começar a estudar agora mesmo e se reunir com os outros alunos no grupo exclusivo do Telegram: renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/ Qualquer dúvida estou nesse whatsapp: bit.ly/falardefoto abraços e seja bem-vindo!
Renato Rocha Miranda fala Renatão blz?deixa eu te perguntar,nesse link que vc mim passou,é o link pra eu adquiri o curso de flesh,mim interessa muito o curso de flesh.
@@rodrigcarl10 sim, vc pode adquirir o curso aqui no link Rodrigo renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/ ja pode estudar hoje mesmo comigo, seja bem-vindo!
baita video....Rentão tenho um Homestuido em meu ap aqui em sampa, ele tem 3,10 de largura por 5,m de comprimento, eu uso dois Youngnuo 560IV qual distancia tenho que deixar o meu octa e meu sofbox da minha modelo e qual numero uso no marcador do flash 1/ ??? eu fotografo com duas Nikons D7200 com lente Nikkor 85mm f1.8 e uma Sigma 70-200 f2.8fixos. abs e baita video
owww Renatão, desculpa a demora, e obrigado por me ajudar, tentei baixar mas acho q para IOs não tem esse APP, mas enfim, vou tentando alguns setups de luz, estou para comprar duas tochas de 200 ou 300w, sei q isso não importa kkk mas quero evoluir nas minhas fotos em studio...vlw mesmo
Melhor canal de fotografia. Realmente aprendo muito contigo cara!! Só faltou um curso completo pra gente poder aprender sem precisar ir até o Rio ahahahaha
ola, aprendi no curso que tenho que saber o numero guia, é dividir pela metragem da distancia para achar a abertura do obturador, esta certo essa conclusão? e quando usar a potencia do flash quando 1/1 deixar um ponto subexporto. conforme a distancia faço a divisão do numero guia para achar a abertura. flash manual que era o que tinha nao entendi é éuma regua de flashs que tem na intenret uma tabela com mm de flash
ola Rodrigo, tudo bem? que barato ver vc se interessando pelo NG, é o conceito mais poderoso de iluminação com flash. 1- NG = abertura x distância do flash, então abertura= NG/ distância...sim a afirmação esta certa! 2- esqueça a ideia de potência, são as cargas do flash e não há sentido algum em subexpor qualquer ponto, embora sua criatividade mande aqui, se quiser escurecer ou clarear um pouco, vc é livre para isso. 3- não entendi a parte da regua na internet, se incomoda de explicar de novo? P.S: a ideia dos cálculos é para te ilustrar mentalmente o que esta acontecendo, na prática e na teoria, não é necessário fazer uma conta sequer....é tudo rápido como um pensamento, ok? nao deixe se assustar pela matemática da coisa, ok?
@@renatorochamiranda a carga vi que o modo manual a gente pode colocar 1/1 1/2...1/64... que pelo que entendi quanto maior a fração ex. 1/64 menos ira iluminar. nesse caso as cameras ETTL fazem esses calculos automaticos, mas nos manuais precisa aind afazer o calculo ?
@@rodrigojcb sim, uma pequena correção, quanto MENOR a fração, menos será iluminado, 1/64 é menor que 1/32. Desculpa corrigir assim, mas acho que vc esta já percebendo como um leve desvio no conceito te desvia muito do destino certo. Sim, a conta era necessária quando os flashes não tinham painéis e circuitos fazendo a conta para vc, hoje em dia, eles fazem o PRIMEIRO ajuste em menos de 3 segundos, toda variação vc sabe de antemão, nao sendo necessário conta alguma. Pelo que eu vi, seu curso não falou nada dessa variação. posso te dar uma sugestão para eliminar essa dúvida de você? Eu escrevi 2 ebooks únicos na lingua portuguesa, eles destrincham toda a ideia dos flashes e NG com precisãone de forma bem fácil, eliminando definitivamente essa confusao que te fizeram, sugiro que vc acesse esse link: renatorochamiranda.com.br/ebooks/ veja a série "Sensata", os 2 juntos acabam com essas suas dúvidas!
totalmente variável Rodrigo, o NG informado nas especificações técnicas do flash é um parâmetro geral para vc entender se aquele flash será util ou não. como esse conceito depende de duss variáveis, abertura e distancia, a cada mudança de uma delas, altera-se o numero guia. Dica para fundir a sua cabeça: ele muda sempre, seguindo um valor que vc olha toda vez que pega na câmera...🤩 por isso não se precisa fazer conta alguma
@@renatorochamiranda eu aprendi pelo curso que na vdd o numero guia do flash é tanto. e atraves dele fazemos o calculos de distancia dividido pelo numero guia para achar a abertura. mas que o numero guia sempre seria o mesmo, o que poderia mudar era a potencia dele 1/1 1/2 1/8 etx. conforme aproximamos da modelos ou nos distanciamos da modelo]
@@rodrigojcb isso não está certo Rodrigo. Fuja de qualquer pessoa, video ou curso que use a palavra potência para descrever o flash. O NG é um conceito que depende da variação de dois parâmetros: a distância e a abertura, impossível ele permanecer fixo se os fatores da multiplicação estão variando. É como eu dizer que qualquer multiplicação de 2 números chegará sempre no mesmo resultado. Concorda comigo? é É justamente nessa variação que esta toda a magia do NG. Desculpa te dizer isso, mas não te ensinaram direito.
nao sei se expressei certo a potencia é as frações. 1/1 1/2... 1/64... o numero guia no exemplo do flash yong nuo er 40 do modelo que eu levei. ai o numero guia iria servir como base de calculo. se eu tiver a 2metros, seria 40 dividido por 2, usaria abertura 20f se fosse 1 metro seria 40 dividido por 1 daria 40, como minha camera nao tem abertura 40, eu diminuiria as frações do flash no caso para 1/2. nao sei se eu consegui expressar correto
obrigado Renato. Na vdd estou assistindo o seu conteúdo pois quero usar meu SB-700 com a minha Nikon F100, esse kit é incompatível no modo TTL, aparentemente a câmera é TTL e o flash é iTTL. Enfim, preciso aprender a calcular a exposição manualmente a cada foto. Estou usando o GN/distância para saber a minha abertura em iso100. Como geralmente uso lente prime o GN acaba não mudando muito em função do zoom da cabeça, mas sim função da velocidade do meu filme. Meu grande problema até o momento é que eu sempre estou em distâncias variáveis do meu assunto, que na maioria dos casos, são pessoas (minha esposa). Maior parte das fotos são environmental portraits em nossas viagens. Saguão de hotel, numa paisagem, um restaurante legal, museu, monumento enfim todo lugar. Alguma dica pra quem usa flash manual em fotografia analógica? quantos f/stops pra baixo do "ideal" para aquele fill bonito e natural nessas situações que eu citei. PS: gostei muito da dica de trocar o focusing screen pra usar o foco manual. eu peno pra focar com a minha 85mm f2 AI-s nesse corpo da F100 ou na minha D7000. Grande abraço
no meu humilde flash YN 685 o número guia, achei hj rsrs, é 197 em iso 100... sabendo disso como posso trabalhar corretamente nos posicionamentos? sobre isso tenho muita barreira
Ele mostra a distância do flash no painel Neno? porque tá em 197 ft por conta da cabeça do zoom, fixada em 200m, mas acredito que esse valor seja chutado bem alto!
Brother, seus vídeos são ótimos! Trabalho com vídeo, mas suas dicas são excelentes. Teria alguma sugestão de livro sobre cor? Teoria de cor, tratamento de cor? Abraço!
Fred, muito obrigado pelo feedback, já viu esse novo vídeo aqui: th-cam.com/video/B4AisxkqNqI/w-d-xo.html sobre a nossa base antártica totalmente nova? sobre cores especificamemte não, mas posso procurar!
Comprei (e ainda não recebi) um flash de 600w. Segundo o fabricante, o número guia, em ISO 100, é de 87 "em refletor padrão". Quero utilizar para retratos (utilizando alguns LEDs como "prática lights"), na maioria das vezes em aberturas como f/1.8 até f/2.8. Preciso de uma luz que não "mate" os LEDs. Como você diz, "um bafinho". Dentro de um difusor octabox de 90cm (ou de 120cm), qual carga eu utilizo na tocha se ele estiver a três metros do assunto? Doido para apreender a calcular este negócio, rsrsrs
Parabéns Nazareno, vc acabou de cair na armadilha da potência, gastou mais do que precisava e terá as mesmas dificuldades caso estivesse usando um flash de potência menor. Quem vence o sol cearense não é a potência, mas a velocidade do obturador. quer um conselho? para de ver esses videozinhos de flash aqui no TH-cam..rs
Nazareno, dá uma olhada nos 2 ebooks, o Numero Guia Manual Prático e como Calcular a carga do flash em 3 segundos, vale ter os 2, um complementa o outro: renatorochamiranda.com.br/ebooks/ Mas respondendo a tua dúvida: o flash vai matar os Leds com facilidade, vc tá confundindo os conceitos de luz, para um assunto a 3 m de distancia do flash em f/1,8 o teu flash PURO, se eu fiz a conversao de pes para metros correta, deve ficar com 1/16 da carga. e eu nao usei calculadora ou conta para fazer isso, nem fotometro, nem chute nem nada e ainda sou capaz de te dizer para onde ele vai a cada interação que vc faça na abertura. E tem gente por ai que diz que isso não serve para nada...muito bom..rs
@@renatorochamiranda, agradeço a pancada (rsrs), a resposta e, principalmente, a dica sobre os ebooks. Vou comprar os dois e fazer um esforço para entender e aprender. Você é fera!
@@nazarenorocha5891 eu estava em um trabalho fora do Rio, por isso demorei mais tempo, obrigado pela compra, vc verá que não há esforço algum, é uma lógica terrivelmente simples e tenho certeza que tbnirá se surpreender como isso não é ensinado corretamente
Olá Renato, muito massa seus videos!! Estou aprendendo muito. Gostaria de tirar uma dúvida, um amigo quer me vender um flash yongnuo YN600EX, a descriçao dele no site diz o seguinte: número guia de 197 '(60 m) em ISO 100, a cabeça do flash zoom que cobre uma faixa de 20-200mm. Ou seja, parece ser um canhao de luz para um espaço pequeno (4mts x 4mts). Eu poderia tentar utilizar esse flash para este tipo de ambiente em um diafragma f/22 com uma carga menor no flash?
@@renatorochamiranda descobri teu canal ontem e já aprendi uma monte de coisa que eu acreditava estar fazendo certo e no final não. Sou fotógrafo amador e no lance do flash estou engatinhando. Referente ao amigo fernando cabrera, pelo que entendi o YN600EX teria o NG 60 certo? Na teoria ele teria de ter um alcance muito maior que o Nikon NG 34 que você falou certo? Eu só não consegui achar a malandragem que você falou. E uma coisa em relação ao NG 60, daria certo fazer uma fotografia com um modelo à 60m de distância? Um abraço e tudo de bom.
Que eu me lembre dos tempos da fotografia analógica, apenas é uma referência de distância de alcance dada uma distância focal. Inclusive cada fabricante usa uma distância focal diferente, o que mostra que não há como querer comparar marcas diferentes.
Excelente a explicação, embora entenda que o assunto tem pano para mangas e perceba que haja muita entropia na cabeça das pessoas. Em tese, se eu tiver uma lente de f1.0 e um flash com o número guia (NG) de 40, quer dizer que eu tenho o assunto com a exposição correcta à distância de 40 metros. Se utilizar outro flash com um NG de 22, com a mesma abertura, vou ter a exposição correcta a 22 metros. Do segundo exemplo para o primeiro não é de facto menos potente, é sim de menor alcance. Tentar explicar às pessoa, que um flash que ilumina bem a 40 metros não é mais potente que outro que o faz a 22 metros, não é fácil de todo. Fica mais fácil ensinar esta matéria a crianças do que a adultos com vícios encucados. Obrigado pela partilha destes vídeos. Um bom ano para todos.
Sim, sou português, vivo no Porto e dou aulas de fotografia. Nas minhas deambulações pelo YT deparei com o seu canal que acho uma verdadeira mais valia, não só para iniciantes mas também para profissionais de fotografia. Alguém disse que a fotografia é a arte de escrever com a luz e você sabe do que fala e como fala dela. É muito eloquente e pedagógico na abordagem dos temas. Tenho pena que o Rio fique longe, gostava muito de conhecer o Criadouro e trocar impressões consigo. Com a sua pedalada qualquer dia vem a Portugal dar uma palestra. Um bem-haja para si e muitas felicidades para o seu canal. Abraço.
Cara, você tem toda a razão em dizer que a potência nominal do flash não é um indicativo perfeito pra saída de luz dele, e o número guia é um indicador mais preciso e mais claro. Mas dá a entender que não existe uma relação entre a potência e a saída de luz, sendo que existe sim: 90% das vezes uma potência maior, em condições similares (refletor, distância, etc), resulta em mais luz, principalmente pra flashs de estúdio que trabalham com essa terminologia. Aliás, flashs com potências parecidas e condições iguais (eu sei que é difícil medir isso) devem resultar em números guias relativamente próximos. Acho que não é verdade dizer que usar a potência do flash como guia é inútil ou irrelevante, é sim mais um indicador, ainda que não seja 100% preciso.
kkkk... To de t5i mesmo. To de lente de kit mesmo. Escuras mesmo, mas to aprendendo pra caramba mesmo. E é isso mesmo, fotografia não é só equipamento, equipamento é só o "grafite", agora como você explora o desenho é outros 1.500. Né Renato? vou mandar por email pra vc ver do que to falando.rsrs
Renato? Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo canal e pela forma de nos fazer enxergar as coisas pelo lado lógico da coisa e não por tentativa e erro. Conheci seu canal esses dias graças a uma dúvida a respeito de regulagem precisa de foco e acabei passeando pelo canal e vi informações que nunca havia visto em nenhum outro lugar que é a respeito de flash. Um assunto que acho muito legal mas nunca me foi apresentado desta forma. E principalmente a forma como vc explica. Nos faz pensar e imaginar como a coisa funciona e isso é muito foda. De até até um ânimo em querer saber mais. Enfim, tenho uma dúvida a respeito de número guia mais ou menos como a deste vídeo. O flash em questão é o Youngnuo 468 II. Consultei o manual e só fala que o número guia dele é de 33. Só com esta informação não dá pra ter muita noção né? Pois não informa o zoom da cabeça do flash. Eu até suponho que seja em 85mm e em carga total lógico. Mas em relação às outras configurações manuais que eu venha a fazer como por exemplo: 1/8 em 24mm. seria interessante ter essa informação e de todas as outras possibilidades de configuração a respeito do número guia. Não seria? Sem essas informações que normalmente contém no manual terei que ficar mais no olhômetro mesmo? Ou há alguma forma de saber?
7 ปีที่แล้ว
Boa tarde Renato... Os fabricantes ainda informam outros dados que parecem ser relevantes. Por exemplo o flash YN568EX II tem número guia 58, mas com ISO em 105mm. Nesse exemplo que você dá das medidas do estúdio do rapaz, quem tem 5m de comprimento dividindo pelo NG eu tenho 58/5 que da 11,6 e vamos então usar F/11, mas esse resultado só em ISO 100... se o cara estiver com 400 vai ficar fora do esperado.. e entendo que em 105 ele espera que seja um alcance direcional, fechado. Logo precisamos de outras compensações para tirar desses 5m e trazer para uns 3m... primeiro que devo considerar que se meu ângulo abre eu tenho gradativamente a cada grau alguma perda, mas que é compensada com a aproximação. Veja bem, estamos falando tudo de carga máxima. Pela lei lei do inverso do quadrado da distância se eu andei 2m para frente em tenho 1/4 de luz a mais e não tenho como baixar mais o ISO, apenas fechar para F/22 a 3m.. Isso pq ainda estou com 105mm no flash...Estou viajando demais? Manter o F/11 inicial ou até mesmo aumentar essa abertura eu deveria voltar a milimetragem do meu flash (zoom) também para 85mm, 70mm a fim de "enfraquecer" essa carga espalhando-a? Ainda nesse pensamento tem um modelo YN685EX II que tem número gui 196,85 em 200m com ISO 100, isso pra mim torna ele equivalente ao anterior pois nos mesmos 5m de sala o F/sugerido é 32 ou 45, pois da 39 essa conta, então se eu voltar para uns 160mm e posso usar F/22, 135mm F/16 e 105mm estar em F/11 novamente.. no final eu acho que os próprios fabricantes estão usando isso para fazer seus produtos parecerem mais "potentes"... Em breve virá um dizendo que tem número gui 1000 se usar em 2000mm. Bom é isso... Quase virou um livro... kkk Abraço..
Muito obrigado! É que a forma de falar da mesma coisa de forma diferente me deixou confusa. Porque tenho tanta ânsia de aprender que preciso entender tudo nos mínimos detalhes.kkkkk obrigado viu..
Eu entendi isso , voce explicou muito bem. Só que num vídeo a refeerencia de uma forma e no outro foi de outra forma. Por isso me confundi. Fotografia tem tanta coisa na contra mão de outra...kkkkkkk
Vc pode possuir 2 motos que chegam a 180 km/h de velocidade final... Uma fará de 0 a 100 em 3 segundos e a outra fará o mesmo em 7 segundos. Ambas fazem a mesma coisa, embora com potências diferentes. Independente da velocidade que vc esteja, da arrancada, da retomada, a potência do motor é a mesma, mas o "comportamento" dela devido a outras características deve ser analisado sobre outros aspectos. Eu fico pra morrer quando alguém pesquisa moto por velocidade final ou por potência... e depois acaba se arrepedendo porque a proposta, o comportamento do motor, etc, não lhe agradou. Eu comparo assim essa questão da "potência" do Flash... Muito bem dito Renato, irrelevante!!! Existem outros aspectos que irão interessar mais ao fotógrafo do que simplesmente saber a potência dele. Parabéns pelo vídeo!!! Grande abraço!!!
Cara, seus videos são realmente muito esclarecedores, mas eu tenho que discordar de vc em uma coisa que pode causar muita polêmica sim. Vc fala que o numero guia não dita a potencia do flash, mas eu discordo. Se parar pra pensar, os flashes de maior NG são mais potentes sim, poisse formos calcular a distancia ou abertura da lente, vai te dar mais flexibilidade do que ao usar flashes de GN menores
@@renatorochamiranda , como vai? O Celso Luiz colocou uma coisa muito importante. Então pergunto: O que determina o número guia de um flash se não a potência luminosa dele? Abraço!
Olá Renato! Obrigado pela paciência!Eu compreendi o que você passou e que demonstra que o NG é a relação da distância x abertura e que portanto não tem nada a ver com potência luminosa. No entanto, acredito que não me expressei direito. Gostaria de saber como os fabricantes expressam ou poderiam expressar a potência luminosa dos flashes, se em candelas, watts, etc. Entendo que o NG não é potência, mas no final ele acaba por refletir diretamente quando um flash é mais forte ou mais fraco que outro, desde que as condições de medição sejam as mesmas. Abraço!
@@renatorochamiranda, tranquilo? Eu concordo 100% com você. O intuito das postagens foi justamente o da necessidade de maior transparência de fabricantes e vendedores. Por si só o NG já diz tudo que é necessário. Quando eu falei em candelas e watts foi com objetivo de fornecer subsídios de comparação de potência, uma grandeza não necessariamente útil na tomada de decisões neste ramo de atividade, até porque dependenderia de saber a eficiênca com que essa energia é entregue. Finalizando, seus vídeos são muito bons. Garantia de uma forma de aprendizado bastante interessante. Grande abraço e sucesso!
potência já nem discuto mais, se quiser usar, vá em frente, mas potência nunca entrou na teoria de iluminação, mas relaxa, era só para responder mesmo! abração
Depois de trocar de uma conta normal para uma de marca, o TH-cam apagou vários emails de resposta meus, estou respondendo tudo novamente e já te convidando para receber a Obscura, a minha newsletter, aqui: aobscura.substack.com/
Cara, vc já pensou no quanto essas lojas de equipamentos vão vender á mais quando os vendedores entenderem isso? Imagina o quanto vai para de aparecer gente sonsa quando os designer gráficos fizerem banners explicativos mostrando isso? Mal informados gerando outros desinformados e iludidos. Eu sou sempre da opinião, ENTENDA O POR QUE PRA SABER COMO. Mas a otariada prefere receitinha pronta! OOOOOhhhhh cultura medíocre. Me desculpe, mas tinha que falar! A maior dificuldade de comprar um equipamento certo é que os lojistas vendem do jeito errado. Eles entendem pouco ou nada. Os próprios fabricantes dão destaque errado. Só os perspicazes vão mais fundo!
Sensacional !!!!!
Renato, você é um oásis de conhecimento nesse mar de youtubers analfabetos e anuméricos, cara! Parabéns e obrigado!
Tive que responder a maioria dos comentários novamente depois da mudança para conta de marca! eu que te agradeço, adorei o elogio! kkk
Maravilha irmão.
Valeu marcos, ja viu esse novo vídeo, da estação Brasileira na antártica? th-cam.com/video/B4AisxkqNqI/w-d-xo.html
Acho que nunca vi uma explicação tão boa e prática sobre número guia. Parabéns!
Obrigado pelo elogio Roberto, existe uma playlist só com conteúdo sobre numero guia, vou te passar: th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_842ZNfOo5CKHBjm2-X0OGXU.html
abraços, qualquer dúvida estou aqui!
SOU INICIANTE...E NO SEU CANAL ESTOU APRENDENDO MUITO....VALEU BROTHER !!!
Top Top Top
Obrigado Fernando! que bom que gostou!!
Muito esclarecedor , obrigado.
Respondendo comentários antigos porque a mudança para uma conta de marca apagou vários importantes como esse aqui! :)
Valeu!
Respondendo comentários antigos porque a mudança para uma conta de marca apagou vários importantes como esse aqui! :)
Nossa.. Me esclareceu muitíssimo... Também vi que no meu manual da Nikon tem uma série de tabelas com a relação de números guais x distâncias... Obrigado, Renato!
Exato, não existe isso de ficar chutando e testando valores, tudo obedece a uma lógica simples e rápida, que bom que curtiu!
Eita! Muitos sorvetes que a gente podia ter tomado, hein?! Esclarecedor.
Respondendo comentários antigos que foram apagados na mudança para uma conta de marca! kkkkk...uma sorveteria inteira!
Excelente video aula.
Respondendo um tempão de novo, 4 anos depois!! porque perdi alguns comentários quando mudei a conta para uma de marca, obrigado pela audiência!
Grande Renato, muito bons seus videos. E aprendi bastante com vc, mas não estou dominando este bichinho. Se Deus quiser e eu me empenhar mais vou conseguir dominar o Flash. é o que apanho sempre. Inclusive comprei o seu curso.
Muito obrigado!! Quando voltar de viagem tiro tuas duvidas no grupo do telegram!! Fica tranquilo que é logico e tranquilo, te ajudo!
Caramba, eu não sei nada rsrsrsrsrsr! Top demais Renato. Vlw mesmo.
Respondendo um tempão de novo porque perdi alguns comentários quando mudei a conta para uma de marca, obrigado pela audiência!
Muito bom te ouvir, conheci a respeito do teu auto conhecimento de flash ouvindo o Fernando Bagnola te enaltecendo a respeito de conhecimento de flash. Parabéns pelo seu profissionalismo e gentileza em nos da estes conteúdo riquissimos.
Bagnola é um guerreiro José, me identifico com ele, seja muito bem-vindo, te indico essa playlist onde destrincho o flash, vc vai gostar: bit.ly/flashportatil_rrm
Grande abraço!
@@renatorochamiranda Obrigado pra mim que estou começando e de grande valia tudo que vcs me ensinam. Abraços !
Essa playlist vai te ajudar, depois tem varias excelentes, só clicar aqui, essa é de modificadores de estúdio! th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_84HXwS6hisd8v8XVapY8yuc.html
que legal curso é sempre bom .
Renato, obrigada por colocar tanto conhecimento à nossa disposição. Cada vídeo é uma chacoalhada!! Parabéns!
Eu que agradeço Jaque, que bom que vc está gostando! abração
Que baita aula....
Respondendo 5 anos depois porque perdi milhares de comentários na mudança de conta, já te convido a participar da minha comunidade no whatsapp:
👉🏻chat.whatsapp.com/DkAZujid08X6GCgffv0y1V
e assinar gratuitamente a minha newsletter, a Obscura:
👉🏻aobscura.substack.com/
Abraços e obrigado pela audiência!
Pela primeira vez em muitos anos, consegui dosar perfeitamente a luz do flash, no modo manual. Suas explicações são fantásticas.
Apenas uma pequena dúvida: Quando o flash me indicar a distância que o mesmo tem de ficar do assunto, como poderia calcular essa distância mentalmente sem ter que recorrer a uma trena?
Valeu! Gosto muito dos seus vídeos! Bastante esclarecedores!
Boa noite Renato, tudo bem?
Renato, presto serviço para empresas de formatura como fotógrafo e em sua maioria, a empresa aluga do fotógrafo o kit de flashes para uso no estúdio que é montado para a recepção dos formandos.
Com a finalidade de realizar este aluguel, estive procurando um kit com um bom custo X benefício para comprar e logo após ver este seu vídeo fantástico, percebi que estava procurando simplesmente a maior "potência/watts" que eu pudesse pagar.
No meu caso, seria um Greika F300 Pro, de número guia 58, mas já estou reavaliando as opções.
OBRIGADO por nos abrir os olhos sobre o que é real e realmente relevante na fotografia.
Parabéns pelo canal.
Muito sucesso em sua carreira.
Abraço!
Visto!
Ainda não iniciei com flash e estou adorando suas explicações. Obrigado por compartilhar generosamente seus conhecimentos. Pode não parecer mais se ganha muiiiito lá na frente porque deus prospera quem ajuda seu próximo e é muita coisa derramada. Fique com deus deus te abençoe.
Muito obrigado por responder. Sei que daqui a pouco será quase impossível! kkkkk
Para nós também. super importante, crucial!
Renato mais uma vez obrigado...
Eu tendo outra oportunidade de ir ao RJ passo ai no criadouro para te agradecer pessoalmente... Forte abraço... Sucesso
Vídeo antigo, mas extremamente atual...parabéns Renato....
Essa série é muito legal! Obrigado, se liga que hoje lanço mais um! agora
Showww
respondendo comentários que a mudança para um conta de marca apagou, to levando anos..rs...Obrigado
Era a explicação que eu precisava! Muito obrigado
renatorochamiranda.com.br/blog/playlists-renato-rocha-miranda-HCM8170. Nesse post Vanderlei vc consegue ver todas as playlists separadas por temas específicos, tem uma inteirinha dedicada aos flashes e numero guia, essa aqui: th-cam.com/video/9L81EBNgVW0/w-d-xo.html
qualquer dúvida me fale! abração
Renato, neste exato momento estou devorando sua playlist de vídeos, material muito bem explicativo
@@vanderleialmeida3893 Vanderlei, se quiser tirar mais dúvidas vc pode participar de um canal no telegram que já conta com mais de 1000 fotógrafos de todo o mundo t.me/joinchat/Mp2yxE8MHbOyjI_NcrRFQg a participação é livre e gratuita, apareça lá! obrigado pela audiência e seja bem-vindo!
Realmente, tem sido muito útil seus vídeos. Começo a me interessar por flash/estúdio, porque sempre usei luz natural e prefiro imagens de paisagens... Então, sendo leiga em flashes... Um abração!
Mari, que legal, saiba que o entendimento do flash também irá aprimorar o uso da luz natural, alias de qualquer iluminação. Vou deixar aqui outra playlist com mais material legal sobre o tema:
th-cam.com/play/PLY8-s4QaR_842ZNfOo5CKHBjm2-X0OGXU.html
e no meu blog você encontra mais informações sobre fotografia, eu gosto muito desse post aqui:
www.renatorochamiranda.com.br/imagens_numeros_visceras/a-luz-de-rembrandt-WRG8390
qualquer dúvida escreva!
@@renatorochamiranda Valeu, Renato! Vou assistir, e espero logo ter resultado positivo do estudo! Grande abraço!
Vou deixar registrado aqui algo que você certamente já ouviu inúmeras vezes mas nunca é demais repetir: Seu conteúdo é sensacional!! Sua didática é fantástica!! Tenho aprendido muito assistindo seus vídeos e corrigido muitos conceitos (errados) que já ouvi nos cursos que já fiz! !! Seu canal é utilidade pública para fotógrafos!! Obrigado por disponibilizar seu conhecimento!! Um grande abraço!!
Estou em 2018 vendo esse vídeo e só posso te agradecer. Obrigado pelo conteúdo, me ajudou imensamente.
Como são completos os teus vídeos....muito conteúdo explicações não só técnicas mas de uma clareza fantástica..!!! Parabéns pelo trabalho...
A propósito, Seus cursos teria um valor acessível para nós que estamos no início da jornada
Estou e sou do Rio. Sobre flash com práticas.Obrigado por responder.
Ok. vou ver. Obrigado!
muito obrigado.
Super valioso Renato, vc colocou a mão na ferida, o Nr Guia é tudo para calcular a luz ideal no estúdio. Obrigado pela sua partilha e ajuda para todos nós. Valeu mesmo!!
Eu que agradeço a participação Antonio!!
E excelente 2020 e bom natal!!
Grato !! Irei continuar a acompanhar sua pedagogia para amadurecer a projeção do meu futuro estúdio. Acompanho também a norte americana Lindsay Adler que evolui na mesma direção. Sou fã de Tim Walker e por agora um abraço. feliz Natal e próspero Ano Novo 2020.
Esse conhecimento resolve alguns dos meus problemas. Valeu mesmo🙂🤙
Eu que agradeço! abração
sem palavras... didatica phod.... sem enrolação, rs. Nao canso de rever seus videos... abraços e obrigado.
valew renato vc é top amigao sou o evandro oliver
showwww
Renato Rocha Miranda Renato...vou fazer uma pergunta la no teu face? bp ok? assim que der...quando puder...e se quiser...me responda. forte abraço! suas aulas sao show
top dos tops....As melhores, objetivas e sinceras explicações.....Show...
parabéns vc é uma pessoa muita iluminada por Deus e os teus vídeos tem me ajudado muito
Fantástico! muito bom.
A melhor explicação sobre número guiá... Valeu, você "salvou minha vida"!
Muito elucidativo! Muito grato!
Conteúdo fantástico. Obrigado por compartilhar!
Ótimo vídeo!
Finalmente entendi o número guia. Obrigado!!!!
cada dia melhor a qualidade dos videos Valeu Renato sucesso cara !!
excelente informação. realmente nao vi nenhum vídeo tão explicativo quanto esse. Parabéns
De longe a melhor informação sobre número guia! Muito obrigado mesmo, sua forma de passar conhecimento é show! Descobri o canal por acaso, já virei fã.
Não entendia nada sobre flashs. E assisti duas aulas suas que me esclareceram muito... Muiiiito Obrigada!!!!
Tenho estudio de acompanhamento de bebe (de 1 a 12m), exclusivamente, e uso um speedlight (sempre em 1/32) numa sombrinha rebatedora de 1,50 e uso uma D750, 2.2, iso 100 a 160 e abert 200. E as vezes faço fotos das familias com os bebes e uso 4.0, isso 400. Quero comprar uma tocha e pelas suas aulas percebi que tem que ser com numero guia baixo. Encontrei somente o Atek 140 que tem o ng 23 e cargas de 25,50 e 100%. Na sua opnião me atenderia?
Estmaos nos falando via Instagram né? e a conversa está excelente! :)
obrigado por esse depoimento!
Maravilhoso!
Já estou inscrita, vou devorar cada informação! Muito obrigado !
mais uma aula sensacional! Obrigado!
Fantástico, excelente explicação. parabéns e muito obrigado.
Cara, abriu minha cabeça sobre o assunto. Parabéns, seu canal é foda!.
Oi Renato meu nome é Clayton Farias sou fotógrafo e publicitário em São Luís Ma, obrigado por se dedicar a isso e compartilhar conhecimento. Já aprendi muito com seu conhecimento transmitido, o estudo mais aprofundado faz toda a diferença. Você é um ótimo profissional. Parabéns
vc é demais! obrigada!
Olá Renato, poderia me dizer como se calcula o número guia de qualquer flash?
Oi Edi! Acabei de lançar um video falando exatamente sobre isso, de uma olhada aqui: th-cam.com/video/Wi6tQDkJH5A/w-d-xo.html e deixe seu comentário lá! abração, espero que goste!
kkkk a didática do renato é fantástica.
Agora vc tem 10 mil :)
Fantástico. Mais um vídeo rico em informação útil. Parabéns!
Renato, qual a relação do tempo de disparo da carga do flash com a velocidade do obturador usada?
Entendi sim Renato! Muito obrigado pela pronta resposta!
Acompanhando os videos do seu canal deixa claro que há um mundo muito vasto a ser explorado e que a busca por conhecimento ter que ser incessante.
Acredito que seria muito bom se vez por outra pudesse sugerir nos videos LIVROS que tvz tenha lido e que tenham um conteúdo que ao seu ver fosse importante para todo fotografo.
Mais uma vez parabéns trabalho e pelo canal.
Olá Renato. Parabéns por compartilhar o seu conhecimento. Muito obrigado um abraço. Vou tentar assistir o seu curso no Parati em Foco.
Vc tem curso online sobre flesh?
Oi Rodrigo, tudo bem? Muito obrigado pelo contato, tenho curso sim, um bem conhecido até, o Altas Luzes Densas Sombras, ele está 100% on-line com um módulo adicional que nao falo no presencial, o de Modificadores de Estúdio, eu mostro como entender TODOS os modificadores de uma forma muito simples.
Vc tem acesso a um ano de curso, participação no grupo exclusivo no Telegram com todos os alunos e minha total orientação durante esse tempo.
Vou deixar o link para vc se juntar a nós e começar a estudar agora mesmo:
renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/
qualquer dúvida fale comigo no whatsapp: 21 98050 4640
abraços
Qual link pra eu adquiri esse curso?
@@rodrigcarl10 OI Rodrigo, o lin está aqui, já pode começar a estudar agora mesmo e se reunir com os outros alunos no grupo exclusivo do Telegram: renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/
Qualquer dúvida estou nesse whatsapp: bit.ly/falardefoto
abraços e seja bem-vindo!
Renato Rocha Miranda fala Renatão blz?deixa eu te perguntar,nesse link que vc mim passou,é o link pra eu adquiri o curso de flesh,mim interessa muito o curso de flesh.
@@rodrigcarl10 sim, vc pode adquirir o curso aqui no link Rodrigo
renatorochamiranda.com.br/cursos/on-line/flash/
ja pode estudar hoje mesmo comigo, seja bem-vindo!
baita video....Rentão tenho um Homestuido em meu ap aqui em sampa, ele tem 3,10 de largura por 5,m de comprimento, eu uso dois Youngnuo 560IV qual distancia tenho que deixar o meu octa e meu sofbox da minha modelo e qual numero uso no marcador do flash 1/ ??? eu fotografo com duas Nikons D7200 com lente Nikkor 85mm f1.8 e uma Sigma 70-200 f2.8fixos. abs e baita video
owww Renatão, desculpa a demora, e obrigado por me ajudar, tentei baixar mas acho q para IOs não tem esse APP, mas enfim, vou tentando alguns setups de luz, estou para comprar duas tochas de 200 ou 300w, sei q isso não importa kkk mas quero evoluir nas minhas fotos em studio...vlw mesmo
acabei de baixar vou testar esse fds vlw..ps lhe mandei um email se der da uma olhada blz foi como Art In Frame Action abs
Mitou ...
Im Human !!!
Abraço 🙏🏼
Melhor canal de fotografia. Realmente aprendo muito contigo cara!!
Só faltou um curso completo pra gente poder aprender sem precisar ir até o Rio ahahahaha
Muito Bom o vídeo Renato...ganhou um 1 inscrito
ola, aprendi no curso que tenho que saber o numero guia, é dividir pela metragem da distancia para achar a abertura do obturador, esta certo essa conclusão? e quando usar a potencia do flash quando 1/1 deixar um ponto subexporto. conforme a distancia faço a divisão do numero guia para achar a abertura. flash manual que era o que tinha
nao entendi é éuma regua de flashs que tem na intenret uma tabela com mm de flash
ola Rodrigo, tudo bem? que barato ver vc se interessando pelo NG, é o conceito mais poderoso de iluminação com flash.
1- NG = abertura x distância do flash, então abertura= NG/ distância...sim a afirmação esta certa!
2- esqueça a ideia de potência, são as cargas do flash e não há sentido algum em subexpor qualquer ponto, embora sua criatividade mande aqui, se quiser escurecer ou clarear um pouco, vc é livre para isso.
3- não entendi a parte da regua na internet, se incomoda de explicar de novo?
P.S: a ideia dos cálculos é para te ilustrar mentalmente o que esta acontecendo, na prática e na teoria, não é necessário fazer uma conta sequer....é tudo rápido como um pensamento, ok? nao deixe se assustar pela matemática da coisa, ok?
@@renatorochamiranda a carga vi que o modo manual a gente pode colocar 1/1 1/2...1/64... que pelo que entendi quanto maior a fração ex. 1/64 menos ira iluminar.
nesse caso as cameras ETTL fazem esses calculos automaticos, mas nos manuais precisa aind afazer o calculo ?
@@rodrigojcb sim, uma pequena correção, quanto MENOR a fração, menos será iluminado, 1/64 é menor que 1/32. Desculpa corrigir assim, mas acho que vc esta já percebendo como um leve desvio no conceito te desvia muito do destino certo.
Sim, a conta era necessária quando os flashes não tinham painéis e circuitos fazendo a conta para vc, hoje em dia, eles fazem o PRIMEIRO ajuste em menos de 3 segundos, toda variação vc sabe de antemão, nao sendo necessário conta alguma. Pelo que eu vi, seu curso não falou nada dessa variação.
posso te dar uma sugestão para eliminar essa dúvida de você? Eu escrevi 2 ebooks únicos na lingua portuguesa, eles destrincham toda a ideia dos flashes e NG com precisãone de forma bem fácil, eliminando definitivamente essa confusao que te fizeram, sugiro que vc acesse esse link:
renatorochamiranda.com.br/ebooks/
veja a série "Sensata", os 2 juntos acabam com essas suas dúvidas!
pelo que vc diz o numero guia é igual a distancia versoa abertura, entao dependendo do flash, o numero guia ´pode ser variavel?
totalmente variável Rodrigo, o NG informado nas especificações técnicas do flash é um parâmetro geral para vc entender se aquele flash será util ou não. como esse conceito depende de duss variáveis, abertura e distancia, a cada mudança de uma delas, altera-se o numero guia.
Dica para fundir a sua cabeça: ele muda sempre, seguindo um valor que vc olha toda vez que pega na câmera...🤩
por isso não se precisa fazer conta alguma
@@renatorochamiranda eu aprendi pelo curso que na vdd o numero guia do flash é tanto. e atraves dele fazemos o calculos de distancia dividido pelo numero guia para achar a abertura. mas que o numero guia sempre seria o mesmo, o que poderia mudar era a potencia dele 1/1 1/2 1/8 etx. conforme aproximamos da modelos ou nos distanciamos da modelo]
@@rodrigojcb isso não está certo Rodrigo. Fuja de qualquer pessoa, video ou curso que use a palavra potência para descrever o flash. O NG é um conceito que depende da variação de dois parâmetros: a distância e a abertura, impossível ele permanecer fixo se os fatores da multiplicação estão variando. É como eu dizer que qualquer multiplicação de 2 números chegará sempre no mesmo resultado.
Concorda comigo? é
É justamente nessa variação que esta toda a magia do NG.
Desculpa te dizer isso, mas não te ensinaram direito.
nao sei se expressei certo a potencia é as frações. 1/1 1/2... 1/64... o numero guia no exemplo do flash yong nuo er 40 do modelo que eu levei. ai o numero guia iria servir como base de calculo.
se eu tiver a 2metros, seria 40 dividido por 2, usaria abertura 20f
se fosse 1 metro seria 40 dividido por 1 daria 40, como minha camera nao tem abertura 40, eu diminuiria as frações do flash no caso para 1/2. nao sei se eu consegui expressar correto
vendo um outro viode seu encontrei o nome correto carga do flash kkk, seria as frações que comentei
muito bom
obrigado Renato. Na vdd estou assistindo o seu conteúdo pois quero usar meu SB-700 com a minha Nikon F100, esse kit é incompatível no modo TTL, aparentemente a câmera é TTL e o flash é iTTL. Enfim, preciso aprender a calcular a exposição manualmente a cada foto. Estou usando o GN/distância para saber a minha abertura em iso100. Como geralmente uso lente prime o GN acaba não mudando muito em função do zoom da cabeça, mas sim função da velocidade do meu filme.
Meu grande problema até o momento é que eu sempre estou em distâncias variáveis do meu assunto, que na maioria dos casos, são pessoas (minha esposa). Maior parte das fotos são environmental portraits em nossas viagens. Saguão de hotel, numa paisagem, um restaurante legal, museu, monumento enfim todo lugar.
Alguma dica pra quem usa flash manual em fotografia analógica? quantos f/stops pra baixo do "ideal" para aquele fill bonito e natural nessas situações que eu citei.
PS: gostei muito da dica de trocar o focusing screen pra usar o foco manual. eu peno pra focar com a minha 85mm f2 AI-s nesse corpo da F100 ou na minha D7000.
Grande abraço
no meu humilde flash YN 685 o número guia, achei hj rsrs, é 197 em iso 100... sabendo disso como posso trabalhar corretamente nos posicionamentos?
sobre isso tenho muita barreira
Ele mostra a distância do flash no painel Neno? porque tá em 197 ft por conta da cabeça do zoom, fixada em 200m, mas acredito que esse valor seja chutado bem alto!
Brother, seus vídeos são ótimos! Trabalho com vídeo, mas suas dicas são excelentes. Teria alguma sugestão de livro sobre cor? Teoria de cor, tratamento de cor? Abraço!
Fred, muito obrigado pelo feedback, já viu esse novo vídeo aqui: th-cam.com/video/B4AisxkqNqI/w-d-xo.html sobre a nossa base antártica totalmente nova?
sobre cores especificamemte não, mas posso procurar!
Olá Renato, não encontrei o link do flash que vc disse que colocaria. Abraço.
*****
Vlww
Comprei (e ainda não recebi) um flash de 600w. Segundo o fabricante, o número guia, em ISO 100, é de 87 "em refletor padrão". Quero utilizar para retratos (utilizando alguns LEDs como "prática lights"), na maioria das vezes em aberturas como f/1.8 até f/2.8. Preciso de uma luz que não "mate" os LEDs. Como você diz, "um bafinho". Dentro de um difusor octabox de 90cm (ou de 120cm), qual carga eu utilizo na tocha se ele estiver a três metros do assunto? Doido para apreender a calcular este negócio, rsrsrs
P.S. Comprei de 600w porque, em algumas situações, precisarei fotografar externas no Sol do Ceará, rsrsrs. E precisava de um para as duas situações...
Parabéns Nazareno, vc acabou de cair na armadilha da potência, gastou mais do que precisava e terá as mesmas dificuldades caso estivesse usando um flash de potência menor. Quem vence o sol cearense não é a potência, mas a velocidade do obturador.
quer um conselho? para de ver esses videozinhos de flash aqui no TH-cam..rs
Nazareno, dá uma olhada nos 2 ebooks, o Numero Guia Manual Prático e como Calcular a carga do flash em 3 segundos, vale ter os 2, um complementa o outro: renatorochamiranda.com.br/ebooks/
Mas respondendo a tua dúvida: o flash vai matar os Leds com facilidade, vc tá confundindo os conceitos de luz, para um assunto a 3 m de distancia do flash em f/1,8 o teu flash PURO, se eu fiz a conversao de pes para metros correta, deve ficar com 1/16 da carga.
e eu nao usei calculadora ou conta para fazer isso, nem fotometro, nem chute nem nada e ainda sou capaz de te dizer para onde ele vai a cada interação que vc faça na abertura.
E tem gente por ai que diz que isso não serve para nada...muito bom..rs
@@renatorochamiranda, agradeço a pancada (rsrs), a resposta e, principalmente, a dica sobre os ebooks. Vou comprar os dois e fazer um esforço para entender e aprender. Você é fera!
@@nazarenorocha5891 eu estava em um trabalho fora do Rio, por isso demorei mais tempo, obrigado pela compra, vc verá que não há esforço algum, é uma lógica terrivelmente simples e tenho certeza que tbnirá se surpreender como isso não é ensinado corretamente
Olá Renato, muito massa seus videos!! Estou aprendendo muito. Gostaria de tirar uma dúvida, um amigo quer me vender um flash yongnuo YN600EX, a descriçao dele no site diz o seguinte: número guia de 197 '(60 m) em ISO 100, a cabeça do flash zoom que cobre uma faixa de 20-200mm. Ou seja, parece ser um canhao de luz para um espaço pequeno (4mts x 4mts). Eu poderia tentar utilizar esse flash para este tipo de ambiente em um diafragma f/22 com uma carga menor no flash?
@@renatorochamiranda descobri teu canal ontem e já aprendi uma monte de coisa que eu acreditava estar fazendo certo e no final não. Sou fotógrafo amador e no lance do flash estou engatinhando. Referente ao amigo fernando cabrera, pelo que entendi o YN600EX teria o NG 60 certo? Na teoria ele teria de ter um alcance muito maior que o Nikon NG 34 que você falou certo? Eu só não consegui achar a malandragem que você falou. E uma coisa em relação ao NG 60, daria certo fazer uma fotografia com um modelo à 60m de distância? Um abraço e tudo de bom.
Que eu me lembre dos tempos da fotografia analógica, apenas é uma referência de distância de alcance dada uma distância focal. Inclusive cada fabricante usa uma distância focal diferente, o que mostra que não há como querer comparar marcas diferentes.
Você mencionou que uma porcentagem elevada dos livros informam errado. Poderia me indicar um bom? Pode ser em inglês. Obrigado
Valeu pela resposta cara. Confesso que perguntei meio sem esperar que fosse receber retorno. Sucesso aí.
Renato,meu flash estar falhando. o que pode ter acontecido,será que é na sapata?
26-10-2016 tá chegando nos 4 mil
Excelente a explicação, embora entenda que o assunto tem pano para mangas e perceba que haja muita entropia na cabeça das pessoas. Em tese, se eu tiver uma lente de f1.0 e um flash com o número guia (NG) de 40, quer dizer que eu tenho o assunto com a exposição correcta à distância de 40 metros. Se utilizar outro flash com um NG de 22, com a mesma abertura, vou ter a exposição correcta a 22 metros. Do segundo exemplo para o primeiro não é de facto menos potente, é sim de menor alcance. Tentar explicar às pessoa, que um flash que ilumina bem a 40 metros não é mais potente que outro que o faz a 22 metros, não é fácil de todo. Fica mais fácil ensinar esta matéria a crianças do que a adultos com vícios encucados. Obrigado pela partilha destes vídeos. Um bom ano para todos.
Sim, sou português, vivo no Porto e dou aulas de fotografia. Nas minhas deambulações pelo YT deparei com o seu canal que acho uma verdadeira mais valia, não só para iniciantes mas também para profissionais de fotografia. Alguém disse que a fotografia é a arte de escrever com a luz e você sabe do que fala e como fala dela. É muito eloquente e pedagógico na abordagem dos temas. Tenho pena que o Rio fique longe, gostava muito de conhecer o Criadouro e trocar impressões consigo. Com a sua pedalada qualquer dia vem a Portugal dar uma palestra. Um bem-haja para si e muitas felicidades para o seu canal. Abraço.
Cara, você tem toda a razão em dizer que a potência nominal do flash não é um indicativo perfeito pra saída de luz dele, e o número guia é um indicador mais preciso e mais claro.
Mas dá a entender que não existe uma relação entre a potência e a saída de luz, sendo que existe sim: 90% das vezes uma potência maior, em condições similares (refletor, distância, etc), resulta em mais luz, principalmente pra flashs de estúdio que trabalham com essa terminologia. Aliás, flashs com potências parecidas e condições iguais (eu sei que é difícil medir isso) devem resultar em números guias relativamente próximos.
Acho que não é verdade dizer que usar a potência do flash como guia é inútil ou irrelevante, é sim mais um indicador, ainda que não seja 100% preciso.
kkkk... To de t5i mesmo. To de lente de kit mesmo. Escuras mesmo, mas to aprendendo pra caramba mesmo. E é isso mesmo, fotografia não é só equipamento, equipamento é só o "grafite", agora como você explora o desenho é outros 1.500. Né Renato? vou mandar por email pra vc ver do que to falando.rsrs
Renato? Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo canal e pela forma de nos fazer enxergar as coisas pelo lado lógico da coisa e não por tentativa e erro. Conheci seu canal esses dias graças a uma dúvida a respeito de regulagem precisa de foco e acabei passeando pelo canal e vi informações que nunca havia visto em nenhum outro lugar que é a respeito de flash. Um assunto que acho muito legal mas nunca me foi apresentado desta forma. E principalmente a forma como vc explica. Nos faz pensar e imaginar como a coisa funciona e isso é muito foda. De até até um ânimo em querer saber mais.
Enfim, tenho uma dúvida a respeito de número guia mais ou menos como a deste vídeo.
O flash em questão é o Youngnuo 468 II.
Consultei o manual e só fala que o número guia dele é de 33. Só com esta informação não dá pra ter muita noção né? Pois não informa o zoom da cabeça do flash. Eu até suponho que seja em 85mm e em carga total lógico. Mas em relação às outras configurações manuais que eu venha a fazer como por exemplo: 1/8 em 24mm. seria interessante ter essa informação e de todas as outras possibilidades de configuração a respeito do número guia. Não seria? Sem essas informações que normalmente contém no manual terei que ficar mais no olhômetro mesmo? Ou há alguma forma de saber?
Boa tarde Renato... Os fabricantes ainda informam outros dados que parecem ser relevantes. Por exemplo o flash YN568EX II tem número guia 58, mas com ISO em 105mm. Nesse exemplo que você dá das medidas do estúdio do rapaz, quem tem 5m de comprimento dividindo pelo NG eu tenho 58/5 que da 11,6 e vamos então usar F/11, mas esse resultado só em ISO 100... se o cara estiver com 400 vai ficar fora do esperado.. e entendo que em 105 ele espera que seja um alcance direcional, fechado. Logo precisamos de outras compensações para tirar desses 5m e trazer para uns 3m... primeiro que devo considerar que se meu ângulo abre eu tenho gradativamente a cada grau alguma perda, mas que é compensada com a aproximação. Veja bem, estamos falando tudo de carga máxima. Pela lei lei do inverso do quadrado da distância se eu andei 2m para frente em tenho 1/4 de luz a mais e não tenho como baixar mais o ISO, apenas fechar para F/22 a 3m.. Isso pq ainda estou com 105mm no flash...Estou viajando demais? Manter o F/11 inicial ou até mesmo aumentar essa abertura eu deveria voltar a milimetragem do meu flash (zoom) também para 85mm, 70mm a fim de "enfraquecer" essa carga espalhando-a? Ainda nesse pensamento tem um modelo YN685EX II que tem número gui 196,85 em 200m com ISO 100, isso pra mim torna ele equivalente ao anterior pois nos mesmos 5m de sala o F/sugerido é 32 ou 45, pois da 39 essa conta, então se eu voltar para uns 160mm e posso usar F/22, 135mm F/16 e 105mm estar em F/11 novamente.. no final eu acho que os próprios fabricantes estão usando isso para fazer seus produtos parecerem mais "potentes"... Em breve virá um dizendo que tem número gui 1000 se usar em 2000mm. Bom é isso...
Quase virou um livro... kkk
Abraço..
Desculpe. Só para elucidar. Tempo muito longo igual carga máxima? e tempo muito curto igual carga mínima? em 12:17 no vídeo.
Muito obrigado! É que a forma de falar da mesma coisa de forma diferente me deixou confusa. Porque tenho tanta ânsia de aprender que preciso entender tudo nos mínimos detalhes.kkkkk obrigado viu..
Eu entendi isso , voce explicou muito bem. Só que num vídeo a refeerencia de uma forma e no outro foi de outra forma. Por isso me confundi. Fotografia tem tanta coisa na contra mão de outra...kkkkkkk
Verdade...
Vc pode possuir 2 motos que chegam a 180 km/h de velocidade final... Uma fará de 0 a 100 em 3 segundos e a outra fará o mesmo em 7 segundos. Ambas fazem a mesma coisa, embora com potências diferentes. Independente da velocidade que vc esteja, da arrancada, da retomada, a potência do motor é a mesma, mas o "comportamento" dela devido a outras características deve ser analisado sobre outros aspectos. Eu fico pra morrer quando alguém pesquisa moto por velocidade final ou por potência... e depois acaba se arrepedendo porque a proposta, o comportamento do motor, etc, não lhe agradou.
Eu comparo assim essa questão da "potência" do Flash... Muito bem dito Renato, irrelevante!!! Existem outros aspectos que irão interessar mais ao fotógrafo do que simplesmente saber a potência dele. Parabéns pelo vídeo!!! Grande abraço!!!
Cara, seus videos são realmente muito esclarecedores, mas eu tenho que discordar de vc em uma coisa que pode causar muita polêmica sim. Vc fala que o numero guia não dita a potencia do flash, mas eu discordo. Se parar pra pensar, os flashes de maior NG são mais potentes sim, poisse formos calcular a distancia ou abertura da lente, vai te dar mais flexibilidade do que ao usar flashes de GN menores
@@renatorochamiranda , como vai? O Celso Luiz colocou uma coisa muito importante. Então pergunto: O que determina o número guia de um flash se não a potência luminosa dele? Abraço!
Olá Renato! Obrigado pela paciência!Eu compreendi o que você passou e que demonstra que o NG é a relação da distância x abertura e que portanto não tem nada a ver com potência luminosa. No entanto, acredito que não me expressei direito.
Gostaria de saber como os fabricantes expressam ou poderiam expressar a potência luminosa dos flashes, se em candelas, watts, etc. Entendo que o NG não é potência, mas no final ele acaba por refletir diretamente quando um flash é mais forte ou mais fraco que outro, desde que as condições de medição sejam as mesmas. Abraço!
@@renatorochamiranda, tranquilo?
Eu concordo 100% com você. O intuito das postagens foi justamente o da necessidade de maior transparência de fabricantes e vendedores.
Por si só o NG já diz tudo que é necessário. Quando eu falei em candelas e watts foi com objetivo de fornecer subsídios de comparação de potência, uma grandeza não necessariamente útil na tomada de decisões neste ramo de atividade, até porque dependenderia de saber a eficiênca com que essa energia é entregue.
Finalizando, seus vídeos são muito bons. Garantia de uma forma de aprendizado bastante interessante.
Grande abraço e sucesso!
potência já nem discuto mais, se quiser usar, vá em frente, mas potência nunca entrou na teoria de iluminação, mas relaxa, era só para responder mesmo! abração
Depois de trocar de uma conta normal para uma de marca, o TH-cam apagou vários emails de resposta meus, estou respondendo tudo novamente e já te convidando para receber a Obscura, a minha newsletter, aqui: aobscura.substack.com/
Cara, vc já pensou no quanto essas lojas de equipamentos vão vender á mais quando os vendedores entenderem isso? Imagina o quanto vai para de aparecer gente sonsa quando os designer gráficos fizerem banners explicativos mostrando isso? Mal informados gerando outros desinformados e iludidos.
Eu sou sempre da opinião, ENTENDA O POR QUE PRA SABER COMO. Mas a otariada prefere receitinha pronta! OOOOOhhhhh cultura medíocre. Me desculpe, mas tinha que falar!
A maior dificuldade de comprar um equipamento certo é que os lojistas vendem do jeito errado. Eles entendem pouco ou nada. Os próprios fabricantes dão destaque errado.
Só os perspicazes vão mais fundo!