😀 QUERO SER MEMBRO E ASSISTIR AS LIVES SEMANAIS INTERATIVAS: bandogbrasil.com.br/seja-membro/ 🐶 QUERO COMPRAR O CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES ONLINE (+ CERTIFICADO): bandogbrasil.com.br/curso/
O barde coli e eleito o cão mais inteligente por aprender algo novo com a mais facilidade q os outros cães, ou seja ele tem a maior capacidade de aprendizado , e simples.
Acho o meu Dachshund tão inteligente quando um Border. Sabe abrir portas, desamarrar nós com os dentes, fingir de doente/morto quando recebe bronca ou quer atenção, e outras estripulias. Tem apenas 3 meses, aprende todos os comandos com muita facilidade, é apenas teimoso às vezes. Já com essa idade faz papel de guarda nas madrugadas quando passa algo no quintal (gatos, gambás e outras coisas que ninguém sabe 😵)
Eu também concordo com esse conceito de inteligência. Por outro lado é importante dizer que o raciocínio dos animais é mais complexo do que o exemplo dado de que o cachorro descobre que a porta abre porque bate nela por acaso. Um exemplo claro são os gatos que abrem maçaneta e fazem por observação. Eles assimilam que a maçaneta abre a porta. Já vi gatos que destravam trinca de portão para sair na rua, e o interessante do caso dos gatos é que não são bichos adestrados em geral.
JAIRO, aceitas uma contribuição construtiva? Busque conversar com alguém que realmente conheça o Border collie. Parabéns pelo canal. É o melhor que conheço no Brasil.
Ele é a pessoa que realmente conhece Border Collier... Além dele ter tido vários exemplares da raça, ele já fez vários cursos de pastor e se ele não conhece um bom criador de Border Collier o criador conhece ele! Assiste os videos antigos do canal 🙃😑😎
O Jairo só fez um comparativo do Border Collier com o Ovelheiro Gaúcho porque por mais que sejam cães similares (por serem de pastoreio) a diferença é gritante em relação ao trabalho. Eu confesso que compararia o Border Collier com o Blue Healer por conta da diferença mais sutil, mas nem todo mundo entenderia tão bem o que eu ira dizer. O impressionante do Jairo não é só o amplo conhecimento sobre cães mas o conhecimento didádico que ele possui e usa para explicar de uma forma simples para que diferentes pessoas entenda.
@UCfvuzB9nsBNQnnVnsqBUhTg Não afirmo que ele não conheça nada de Border Collie. quem sabe de cães sabe algo significativo sobre BC tbm. as raças são frações de uma mesma espécie. O que comentei é que as afirmações dele sobre BC NESTE VIDEO estão erradas. Bem erradas.Mas só em relação ao Border (Sutor, ne ultra crepidam" ). o fato de ter tido alguns cães, alguns indiviíduos, de uma raça não garante conhecimento profundo da raça. Argumento falacioso. Ter feito curso.... muito menos! Precisamos saber qual o curso e quem foi que deu esse.. " curso". Na América do Sul há no máximo 4 ou 5 pessoas que realmente entendem de BC. há quem sabe treinar sem entender a raça. há que não entende e nem sabe treinar. e a maioria que dá curso sequer tem um cão bem treinado. olho o canal do Jairo pq ele realmente entende muito de cães. há centenas de canais de embusteiros na área que o Jairo atua. oA maioria é embusteiro. O Jairo sabe. a maioria aqui sabe. O Jairo pode ter feito curso com quem entende de fato de BC ou com um das centenas de embusteiros que há
"Sutor, ne ultra crepidam" é uma expressão latina que significa literalmente "sapateiro, não vá além do sapato", que serve para alertar as pessoas a evitarem fazer ou transmitir qualquer julgamento que envolva conhecimento além de sua especialização. Sua origem se encontra em Plínio, o Velho, em Naturalis Historia ( que viveu no primeiro século D.C., em que registra que um sapateiro que se dirigiu ao pintor Apeles, de Kos, para apontar um defeito na versão artística de uma sandália , que Apeles corrigiu rapidamente. Incentivado por isso, o sapateiro, logo em seguida, julgou-se com poderes para ampliar sua perspectiva e, assim, apontar outros [supostos] defeitos que também considerava presentes na pintura. Na ocasião, Apeles, na sua reserva legítima (ele era o autor, era o pintor, a obra era sua) aconselhou-o a ne supra crepidam sutor iudicaret (o sapateiro não deve julgar além do sapato). Wikipedia
@@caniltorena9236 assiste mais videos dele cara, Border Collie é só um cachorro, não é uma entidade divina misteriosa e se quiser entrar em contato e perguntar pro Jairo se ele conhece seus tops mestres de BC ou fazer o movimento inverso em perguntar se os fodões do BC conhecem o Jairo posso te garantir que no minimo ele conhece 1 deles e que 2 ou 3 conhecem o Jairo, isso já é muito... Mas como grande fã sei que pro Jairo tanto faz ele não se contamina com esse mimimi de campeão de sei lá o que. Se você se aprofunda muito em uma raça tu entra numa caixinha e tua visão ofusca, cachorro é cachorro e se o Border Collier fosse o cão mais inteligente ele faria o trabalho sem depender de um condutor (coisa que o Jairo falou no video)
Olá, amigo, permita-me fazer uma análise de outro ponto de vista: o border é um pastor, o rusk puxa treno, cada um é o melhor naquilo que faz, mas vamos tirar os dois de suas funções principais e ensinar algo novo que não tenha qualquer relação com suas atividades mais costumeiras, qual vai aprender mais rápido e mais coisas? Veja o concurso de agility, a predominância é do BC. Abraço, irmão!
Aprender, todos os cães são capazes de aprender as mesmas coisas. Mas te engana se acha que o agility é tão fora da função do Border Collie, afinal é seguir os direcionamento do condutor de forma atlética, ágil e precisa. O ponto que o Jairo faz no vídeo, é que por seleção o Border Collie presta atenção em tudo que o dono faz, e é justamente isso que facilita a criação dos comportamentos. - Moderador
@@jaironaarea todos os cães podem aprender as mesmas coisas? Que treina BC (ou Kelpies) para trabalhar sabe que um atributo fundamental para um cão ser eficiente é ele aprender o "Ponto de Equilíbrio " (Balance Point) , sem o qual é impossível ter controle do rebanho. Essa habilidade mental está ausente em outras raças Por melhor que seja o treinador ele nunca conseguirá que outra raça aprenda a encontrar o ponto de equilíbrio. Isso explica pq só cães da raça BC competem em provas de de pastoreio alto nível. Desconheço sobre as habilidades mentais específicas de outras raças , mas acredito que existam.
Função esta ligado ao instinto do animal, feito atraves da seleção "artificial" , intervençao humana, esse ranking de inteligência esta relacionado ao número de repetições de um determinado exercícios que, o cão leva para aprender.
Eu já vi um documentário onde em um país europeu (não lembro qual), onde é muito forte a criação de ovelhas, um criador de ovelhas que tem vários rebanhos comentando sobre o border collie. Ele fala que nunca viu no país dele uma escola de adestramento para cão pastor. No entanto é o que é mais usado. Ele próprio diz que nunca adestrou nenhum border collie e o pastoreio dele é feito exclusivamente com esses cachorros. Ele diz que é incrível que os cachorros aprendem uns com os outros, só olhando e replicam. E desempenham a função de forma autônoma sem nunca precisar de comando nenhum. E aqui no Brasil, a gente já vê o outro lado. Pessoas que usam o border collie para adestramento e ensinar comandos por causa da facilidade de compreensão que ele tem. Ou seja, é uma raça extramamente inteligente sim... seja na observação, percepção, aprendizagem de comandos... claro que não é só essa raça, mas quem já teve é conviveu de perto com essa raça e com outras raças, percebe que eles são diferenciados...
Nenhum cão aprende algo observando outro. Isso é absolutamente impossível pela limitação biológica da espécie. Não se trata de opinião, mas de ciência. Um cão aprender algo observando outro é tão impossível como um cão voar.
@@paulovanzolin Dados sobre comportamento e aprendizagem de cães e animais em geral sendo comparados com o Ser Humano são inúmeros. Aconselho o pai da Etologia: Konrad Lorenz nos livros Man Meets Dog (1950) , The Foundations of Ethology (1982) e Studies in Animal and Human Behavior, Volume I (1970) e Volume II (1971)
@@paulovanzolin Apesar de ser desagradável aos que tem uma visão romântica do Cão (Cão da Disney) os mecanismos de aprendizagem destes animais não incluem a "imitação" como fonte de mudança de comportamento. Desde Pavlov até hoje os estudos científicos só conseguiram demonstrar o instinto e o condicionamento como mecanismos da aprendizagem canina. Fora a ciência acadêmica há a experiência de todos os treinadores de cães . Desconheço um só treinador de cães que adestre seus cães com a técnica da "imitação". Seria maravilhoso isso. Deixar 50 cães sentados apenas observando um cão trabalhando e.... pronto. Os 50 cães já aprenderiam só olhando. Se alguém conhece esta técnica deve estar bilionário.
Tive a honra de representar o Brasil no maior campeonato de pastoreio mundial. O World Sheepdog Trial ISDS, as "olimpíadas" dos cães de pastoreio. Sabe o que está nas regras de julgamento? Que "o cão deve mostrar capacidade de dominar e conduzir o rebanho com o MENOR NÚMERO DE COMANDOS POSSÍVEL ". A seleção do BC se baseia na inteligência e autonomia.
Tudo bem Canil Torena. Você está falando que é o todo poderoso sobre o Border collie e que o Jairo não conhece nada sobre esta raça. Mas até agora não encontrei em nenhum dos seus comentários o ponto que você discorda do Jairo. Seria do título? (Que por sinal é um belo clickbait) Você acha que o BC é inteligente? P.S.: tbm tenho um BC e acho um cachorro fantástico.
@@victoryagueshita6253 eu falei que sou todo poderoso? Onde? Quando? Citei minha experiência, que é menor que de alguns outros brasileiros , apenas para deixar claro que não opino com a achismos. Apenas isso. Falo embasado em experiência real e comprovada. Não sou melhor que ninguém e tenho consciência que sei muito menos que eu desejo. Não entro na discussão de inteligência canina pq, como já afirmei, isso não faz sentido algum. É um antropomorfismo infrutífero. Sobre a discordância com o Jairo é o clicbite que traz uma premissa falsa. Mas vá lá... é tática. Mas o que mais discordo, também já comentei isso acima, é o erro de pensar que o BC não trabalha com autonomia. Os melhores treinadores de border collie são os que estimulam seus cães a usarem seu cérebro o tempo todo com total independência. Afirmar que o BC trabalha como um robô sob controle remoto é um erro básico
Então canil torena, se você começa uma argumentação falando dos seus títulos e falando para o Jairo se informar sobre a raça border collie podemos pressupor algumas coisas. Mas fora isso, não encontrei no vídeo a parte que o Jairo fala que o BC trabalha sem autonomia (como se fosse um robô executando comandos). Muito pelo contrário, ele falou que o trabalho é muito complexo. Em outro vídeo ele até citou o comando LOOK BACK. Acredito que você tenha se confundido quando ele tentou comparar o ovelheiro gaúcho com o BC.
@@victoryagueshita6253 sobre cães em geral eu concordo e admiro o Jairo em 90%. Aprendo muito com ele. Sobre Border collie me parece que a ele faltam informações corretas. Não entendi mal nem interpretei errado. Entendi bem. Mais uma vez, citei parte de minhas experiências com essa raça para justificar minha opinião. Não sou um simples opinador sem fundamento. Mas não acho que experiência seja suficiente, é necessário pensar e entender o que faz. E , sim,.ele disse que o cão trabalha sob dependência do dono. O que não é correto. É uma falsa impressão.
@@caniltorena9236 Como você não quer acreditar no que acabei de postar então a discussão acaba aqui. Só não se esqueça que esse vídeo postado é uma edição de uma Live (a qual eu assisti inteira). Mas imaginei que quando soltaram esse vídeo iam aparecer donos de canis de BC querendo defender o ponto de vista deles. Aconteceu a mesma coisa quando soltaram o vídeo do fila brasileiro...
Seria importante definir "inteligência". Não vejo onde a inteligência atua quando um galho persegue uma lebre. Esses cães são imbatíveis nesta função por sua capacidade física e instinto de caça. Não precisam ser inteligentes. Aliás nunca vi um galgo sendo treinado para truques de obediência. Mesma coisa se aplica aos Pointers.
Quem trabalha com BC diariamente como eu e muitos outros, sabe que a MAIOR qualidade do BC é sua autonomia. Todo pecuarista e treinador que vivem trabalhando com esses cães buscam um cão o maus independente e autônomo possível. Quem não conhece o trabalho com Border tem a impressão equivocada que ele está apenas obedecendo comandos.
Que tem.um.border sabe que a inteligência dele não é so aceitar comando ou fazer derteminado trabalho ou competir , e entender conversar e interagir qdo algo e de seu interesse durante essa conversa e uma raça que prefere 100 % do tempo intetagir com ser humano do que outros cães.
incrível sempre tive aa raças para guarda, qdo minha esposa apareceu com BCollie nem queria, masssaa o tempo mostra, a capacidade de aprender é demais, é impressionante , ele nao fax nada por petisco. Faz pq gosta de interagir
Psícologo dos cães - CONHECE MUITO! Vlw Jairo, a visão que vc passa ajuda muito à entender melhor como funciona o cão; oq é bem mais simples do q toda a nossa complexidade humana, e muita das vezes bem menos penoso.
Caro, sou psicólogo e queria contribuir um pouco. O conceito de inteligência não é simples, mas um dos componentes que a gente usa pra analisar é a capacidade de aprender algo novo. Mesmo que a aprendizagem seja por vias clássicas de pareamento, existe uma velocidade e eficiência diferente entre indivíduos. O que aprende mais rápido é considerado mais inteligente.
@@caniltorena9236 esse é um critério utilizado. Medir inteligência é algo muito complexo e polêmicos até mesmo em humanos. O modelo clássico que foi medido em cachorro era esse bem simples, velocidade e eficiência ora aprender truques. É limitado mesmo.
@@psilucasgeo todos criterios que se utilizam para medir inteligência levam em consideração parâmetros humanos. Antropomorfizar a inteligência canina é sem sentido. O seu colega Stanley Coren propôs um método, mas deixou claro em sua obra mais clássica a precariedade destas avaliações. Fora esse estudo desconheço outro que tenha se proposto a fazer comparação inter racial de inteligência. As pessoas falam de ouvir dizer. Tá bem, concersa de bar é saudável tbm. No entanto não servem para uma discussão séria sobre o tema.
@@caniltorena9236 é bem por aí. A dificuldade metodológica está presente em medir habilidades mentais humanas, mais difícil ainda em animais sem linguagem verbal.
Jairo, a forma de comunicação do cão não pode ser considerada inteligência? Tenho uma cadela, ganhei como Cane Corso e certa vez o pode de água furou (um furo pequeno que pingava água até esvaziar). Todo dia certo ela ficava arrastando o pote e eu repreendia ela, ela parava. Ela repetiu diversas vezes, quando eu percebi o furo e troquei o pote, nunca mais virou ele de cabeça pra baixo e ficou arrastando. Ao meu ver foi uma forma de comunicação bastante inteligente e diferente, não imaginava que o cachorro teria capacidade de comunicar de tal maneira
As pessoas acham inteligente prq tratam eles como retardado, aí claro faz algo natural "nossa uau q inteligência"... Ele foge por não suportar mais o dono, ops, "tutor", mas dizem q ele "não acha o caminho de volta", óbvio prq ele não quer voltar, ele rasga a "roupinha" por ser rústico mas acham q é prq deram uma do capitão América e ele queria do homem de ferro... A vdd é q os "tutores" não criam cães, eles brincam de casinha com ele...
Perfeito, aí está a importância da escolha da raça. Atualmente existem inúmeras pessoas que compram raças como o border colie por achar bonito. Porém é um cão de trabalho, precisa de muita atividade mental e física. Antes de escolher determinada raça veja se o cão se adapta ao seu estilo de vida.
O Jairo já fez uma série com as raças e suas características mais marcantes, para que os futuros donos possam escolher qual mais se adapta ao estilo de sua família?
@@reginafarias olá, acredito que ele já tenha falado sobre algumas raças. A minha ressalva é sobretudo para os cães de trabalho. Tem um ditado que diz, se você não der trabalho a um cão destes ele lhe dará muito trabalho.
Custo explicar isso! Seu filho é sempre melhor que do outro, é super normal as pessoas acharem que a raça que ele tem ou cria é a melhor, mas pessoal abusa nisso kkk. Naturalistas já diziam no século 18 que collies eram cães inteligentes, mas não diferente de outros cães. Aí vem essa tabela querendo dizer qual é o melhor. Acredito que a pessoa do qual você conversou sobre ovelheiro seja o Mário! Excelente cara, e fala bastante mesmo kkk
Minha Rott entende melhor comandos por gestos do quê por voz, o que é ótimo em locais com vários sons ao mesmo tempo. Mas é preciso sempre ter a atenção do cão!
Acho que determinar uma raça especifica como mais inteligente, sem que seja feito um experimento científico de qualidade, é um grande equivoco, nós humanos nos consideramos os mais inteligentes, mas ao mesmo tempo que existem seres magníficos também existem alguns extremamente desprovidos de inteligência, imagine se fizermos um experimento com humanos, sem nenhum tipo de seleção, será que seremos bem avaliados? Será que não estamos subestimando tantas outras raças que existem? Já trabalhei com cães de diversas raças que achei extremamente inteligentes, e outros que não, por isso acredito que ainda não existe embasamento cientifico de qualidade que possa determinar qual raça seria a mais inteligente! Seria como alegar que os, alemães ou qualquer outra raça é a mais inteligente! Mas somos todos humanos, e eles todos cães!
Pra mim a definição de inteligência já começa errado quando um Chow Chow é considerado menos inteligente, por só fazer o que que, e um Pitbull é considerado inteligente, por ser obediente e ser capaz de suportar situações desconfortáveis até a morte.
Eu acho que o título desnecessariamente polêmico e não reflete o ponto do Jairo sobre o caso. Inclusive, não sei quem fez a edição, mas o fim do vídeo não tem nada a ver com border collie.
Há duas coisas diferentes na observação acima que se precisa ter noção e clareza. A pessoa do Jairo não é igual ao conteúdo do vídeo. Quando se faz uma observação sobre o vídeo não representa crítica ao autor nem a sua capacidade e conhecimento. Todos aqui admiramos o Jairo, do contrário não teríamos assistido esse vídeo. Na minha opinião o vídeo passa uma ideia equivocada sobre o Border Collie. Acho improfícuo discutir sobre um ranking de inteligência entre raças. O que importa é a performance da raça em uma determinada atividade. Em pastoreio, agility, obediência, free style, freesbe.... caes da raça BC tem mostrado a melhor performance. Para correr lebres, não. Para apontar perdizes, muito menos. Para proteção, nem pensar. Para companhia, quase nunca. Para provas de Ring, esquece.
Acredito que cada raça tem suas habilidades e predisposiçao a determinadas funções. Importante saber qual a necessidade(do tutor) antes de adquirir um pet.
O cão de proteção é capaz de perceber, ou através das suas expressões, ou através dos comandos, que não se deve atacar em alguns tipos de situações que são parecidas com um ataque real? O caso do agarramento, por exemplo
Desculpe, mas estás manifestando falta de conhecimento básico sobre a raça Border Collie. Falo não contra o TH-camr, mas trabalho há 17 anos para esclarecer e minha manifestação é em defesa do conhecimento mais profundo e preciso.
Boa tarde gostaria de saber quando o cão se eleva á nossa frente sempre que entramos em casa para nós fazer festa ele levanta as patas da frente em direção ao nosso peito eu aprendi aqui que devemos colocar o joelho para criar a distância e se o mesmo comportamento do cão para com nosco for também pelas costas o que fazer ???
Jairo, meu pai tem um casal de cães mestiços de pitbull! Ele ensinou os cães a agarrarem porcos e bois, quando necessário. O problema é que meu pai não os ensinou o controle, e os cães, agora adultos, não podem ver animais do tipo, Porco, Ovelha, Bezerros, que ficam loucos para pegarem! Meu pai, inteligente demais, começou a criar cabras soltas na roça, e hoje soltou os cães para caminharem com ele! Porém esqueceu de prender os cães novamente e os cães mataram uma cabra no fundo da roça!!! Enfim, meu pai agora está querendo dar os cães, e eu adoro os cães, quando eu ando com eles na roça, eles não atacam os animais, eu sei que tenho dominância sobre eles. Tem como acabar com esse instinto deles de atacarem os animais ?
Agora q são adultos é mais complicado, mas pega uma cabra e deixa eles se criarem juntos e bota fucinheira neles, sempre q eles se avançarem tu da um grito com ele o corrigindo mas sem bater. N sei se é um método eficaz mas dá pra tentar
@@slakkj2289 Vlw pela dica, mano! Mas acho que não vai adiantar! Eles não atacam esses animais quando estamos perto deles. O problema é quando eles estão sozinhos. Eles têm consciência de que eu reprovo o ato deles atacarem outros animais, mas, como diria Jairo, estímulo positivo só intensifica o comportamento, além de o ato de caçar ser um estímulo, ainda mais para um Pitbull, muito positivo, comer a carne da caça é mais estimulante ainda!
@@teo6366 A única forma de você corrigir isso é recriar o comportamento do cão frente ao estímulo (seja a cabra, o porco, a galinha, etc). A melhor forma de fazer isso é com coleira eletrônica. É necessário bastante conhecimento para fazer da forma correta, mas você pode chegar lá sozinho. Leia bastante sobre isso, estude e tente aplicar. Os melhores conteúdos estão em inglês, mas você pode achar MUITO material no site Educação Canina. Dê uma olhada lá...
Jairo, no seu último exemplo o pastos n deveria estar ligado para proteger o dono, no churrasco na festa se ele n está ligado ele n está esperando ação de um figurante para ele morder, n poderia ser treinado para só funcionar quando ligado?
Não faz sentido... rs Imagina você ser pego de surpresa por um assaltante e o cão não estar "ligado"? Seu cão ficaria apenas parado olhando o assaltante levar tudo que é seu... rsrsrs
@@pqdrafael Imagina que o assaltante chega por trás, tampa sua boca e te arrasta pra um matagal… seu cachorro vai ficar olhando só porque você não deu o comando? Não faz sentido…
Aí Jairo, finalmente mandei os meus Border Collies para treinamento com o José Rubens em Paraisópolis. Escolhi esse treinador, porque tem a filosofia de trabalho parecida com a sua. th-cam.com/video/vsXg356UKhA/w-d-xo.html Abração!
Ninguém que realmente conhece o Border Collie gostou. Não se trata defender a "Inteligência " do Border Collie, o problema é alguém que não conhece a raça fazer afirmações muito equivocadas
@@caniltorena9236 Olha, eu já passei raiva com meu Border, e já cheguei a pensar ter escolhido a raça errada. Porém hoje eu afirmo que foi a melhor escolha que eu fiz, pra mim ele é perfeito. Não trocaria por nada, por nenhuma outra raça. E olha que a função do meu cão é companhia e proteção, lógico que não no mesmo nível que um cão desenvolvido geneticamente para tal, porém ele já me pagou a ração que come, exercendo muito bem suas funções. Mas esse é o meu caso, não dá pra generalizar. O cachorro tem muita energia, fisica e mental (oq pode ser um problema), é tranquilo com outros animais e pessoas que entrem em ksa com minha permissão (quem entrou sem, quase ficou sem um pedaço). O meu Border é longe de ser perfeito, o dono pior ainda, tenho muita coisa a melhorar com ele nos passeios por exemplo. Mas temos um vinculo forte. Mas o fato é que não é uma raça pra quem quer, é pra quem pode. (Assim como pitbull e outros que se criar errado dá merda.)
@@JuanMonstro acho interessante tua experiência. Temos que ter claro que dentro de uma raça há uma enorme variação de "mentalidades" sem a qual não seria possível seleção. Para cada característica de "temperamento " indivíduos de uma mesma raça podem variar de zero a 100 numa escala de 100 níveis. Já tive experiência pessoal de treinamento com mais de uma centena de Border Collies, e nisso baseio parte de minha afirmação. Complementarmente a minha experiência direta somo a experiência de dezenas de outros treinadores do mundo que através de conversas comigo, artigos, vídeos e livros compartilham desta posição
@@caniltorena9236 sim ele e um cão muito inteligente mas na sua função,já cães como o pastor alemão e util em qualquer situação ex:guarda pessoal territorial,cão guia pastoreio etc...
@@marcosa.dossantos3315 ser útil é uma coisa, ter inteligência é outra. Mas eu não acho adequado discutir inteligência dos animais. A Etiologia não estabelece conceito de inteligência relacionado ao comportamento animal. Inteligência é fundamentalmente um atributo humano que não tem correspondência analógica as funções do cérebro canino.
O tamanho das mãos do professor Jairo sempre me chama a atenção kkkkk É por conta do jiu-jitsu q ficaram grandes assim? Orra, cara... Tomar um na oreia dessa mão aí é coma! Kkkkkk
O Título do vídeo já contém uma falsidade e sequer concorda com conteúdo do vídeo. O Jairo não pode afirmar que o BC não é mais inteligente, pois isso implica que haja uma raça mais inteligente que outra. Afirmar que o BC trabalha em relação ao dono é absurdamente equivocado. De onde saiu essa informação? Nada contra o Jairo, que admiro muito. Mas as informações que ele têm estão muito erradas. Qual a origem destas informações?
Jairo a um tempo atrás vc falou que iria fazer um vídeo sobre o dogo Argentino nos combates de cães e até hoje não fez. Tem previsão de quando irá fazer? Vc tbm poderia falar sobre as raças presa canário e Bully kuta
Então vamos falar assim border collie ñ é o mais "inteligente ", ele só aprende tudo mais rápido, resumido o mais inteligente, kkk, e ainda digo mais, ele é MUITO mais "inteligente/treinavel", q o segundo colocado no ranking, admiro muito seu trabalho Jairo, mas vc tem essa birra com os bc, já percebi isso a algum tempo
A inteligência do cão tbm depende do dono , tem dono de cão que não sabe educar uma criança de cinco anos nem tenha um cão esse tipo de pessoa , o cão só vai encomodar pois o dono não tem cacife !
Também gosto muito do canal e da maioria das coisas que o Jairo fala. Desta vez, no entanto, cometeu equívocos por desconhecer mais profundamente a raça Border Collie. Não acho que o BC seja o mais inteligente. Isso é uma discussão inútil , infrutífera.
Bom... Em minha opinião, nenhuma raça de cão é mais inteligente que a outra..Para mim é o jeito que nós educamos o nosso cão, isso estimula na inteligência dele.
Eu discordo pq em certos parâmetros algumas raças tem mais vantagem que outras! Dando um exemplo de cão de caça como fiz em outro comentário, um cão tem que saber o momento certo de atacar, pois se for muito afobado o javali pode acabar com ele, e se não morder ele não pega o javali. A inteligência canina se resume como quantidade de sinais, velocidade de resposta e obediência. Há humana não é muito diferente, com mais variações obviamente, sendo guardar mais informações, sabedoria, improvisação etc. Só que entra o fato de sermos racionais
👍gosto muito dos seus programas não percebo muito em comparação a voce mais asvese tenho pena que tenhas que "dumb down" the explanations to some of the Knuckleheads that watch your TH-cam program ( PS ) desculpa o meu português tá fraco ..!!
@@jaironaarea completely understandable and I really enjoy his program but it's a shame sometimes it seems like he could go deeper into subjects but he doesn't because a lot of people wouldn't understand what he is saying PS keep going really enjoy the program /muito obrigado 👍
O meu dogo argentino é muito inteligente. Eu levei pra tomar vacina e ele não ficou escolhendo vacina. Agora falando sério, eu acredito que tem cachorro que aprende, independente da raça, mais rápido e mais comandos que outros, mas varia de indivíduo pra indivíduo.
Concordo adoro estimular meus Pitbulls a bolinha as vezes que eu mando buscar cai em um lugar difícil ele vê a solução eles aprendem por repetição verdade 🤣🤣🤣🤣 a fêmea não consegue pegar o macho já sabe o truque pra abrir o portão 🤣🤣🤣🤣
Quem tem sabe como eles são inteligentes, a minha com 9 meses sabe e faz oque eu mesmo a ensinei e não é adestrada. E a parte de pastorear é instinto da raça ela já pastoreia qualquer coisa que está no chão, sem saber os comandos. Fora o esporte que ele não falou no vídeo, o aggilit.
Eu fico puto quando alguém diz que tal raça é o mas inteligente, pra mim não existe raça mais inteligente , depende de cada indivíduo , cada um é único ,um pastor alemão pode ser muito inteligente outro pastor alemão não !
😀 QUERO SER MEMBRO E ASSISTIR AS LIVES SEMANAIS INTERATIVAS: bandogbrasil.com.br/seja-membro/
🐶 QUERO COMPRAR O CURSO DE ADESTRAMENTO DE CÃES ONLINE (+ CERTIFICADO): bandogbrasil.com.br/curso/
Trás mais sua opinião sobre raças
Uma professora de Psicologia uma vez me disse: "inteligência é a capacidade de resolver problemas". Exatamente como vc disse: compreensão.
Isso se filho de Deus abeçoe
O barde coli e eleito o cão mais inteligente por aprender algo novo com a mais facilidade q os outros cães, ou seja ele tem a maior capacidade de aprendizado , e simples.
Barde coli? Esse minha mãe conhece
@@colombocolombo438 não entendi😅
Aprende com mais facilidade ou obedece com mais facilidade? são coisas diferentes.
Já tive um border que ele abria a porta sozinho... era impressionante. Ele ficava em pé , e fazia o movimento com a pata para abrir .
O meu faz isso.
Acho o meu Dachshund tão inteligente quando um Border. Sabe abrir portas, desamarrar nós com os dentes, fingir de doente/morto quando recebe bronca ou quer atenção, e outras estripulias. Tem apenas 3 meses, aprende todos os comandos com muita facilidade, é apenas teimoso às vezes. Já com essa idade faz papel de guarda nas madrugadas quando passa algo no quintal (gatos, gambás e outras coisas que ninguém sabe 😵)
Eu também concordo com esse conceito de inteligência. Por outro lado é importante dizer que o raciocínio dos animais é mais complexo do que o exemplo dado de que o cachorro descobre que a porta abre porque bate nela por acaso. Um exemplo claro são os gatos que abrem maçaneta e fazem por observação. Eles assimilam que a maçaneta abre a porta. Já vi gatos que destravam trinca de portão para sair na rua, e o interessante do caso dos gatos é que não são bichos adestrados em geral.
JAIRO, aceitas uma contribuição construtiva? Busque conversar com alguém que realmente conheça o Border collie. Parabéns pelo canal. É o melhor que conheço no Brasil.
Ele é a pessoa que realmente conhece Border Collier... Além dele ter tido vários exemplares da raça, ele já fez vários cursos de pastor e se ele não conhece um bom criador de Border Collier o criador conhece ele! Assiste os videos antigos do canal 🙃😑😎
O Jairo só fez um comparativo do Border Collier com o Ovelheiro Gaúcho porque por mais que sejam cães similares (por serem de pastoreio) a diferença é gritante em relação ao trabalho. Eu confesso que compararia o Border Collier com o Blue Healer por conta da diferença mais sutil, mas nem todo mundo entenderia tão bem o que eu ira dizer. O impressionante do Jairo não é só o amplo conhecimento sobre cães mas o conhecimento didádico que ele possui e usa para explicar de uma forma simples para que diferentes pessoas entenda.
@UCfvuzB9nsBNQnnVnsqBUhTg Não afirmo que ele não conheça nada de Border Collie. quem sabe de cães sabe algo significativo sobre BC tbm. as raças são frações de uma mesma espécie. O que comentei é que as afirmações dele sobre BC NESTE VIDEO estão erradas. Bem erradas.Mas só em relação ao Border (Sutor, ne ultra crepidam" ). o fato de ter tido alguns cães, alguns indiviíduos, de uma raça não garante conhecimento profundo da raça. Argumento falacioso. Ter feito curso.... muito menos! Precisamos saber qual o curso e quem foi que deu esse.. " curso". Na América do Sul há no máximo 4 ou 5 pessoas que realmente entendem de BC. há quem sabe treinar sem entender a raça. há que não entende e nem sabe treinar. e a maioria que dá curso sequer tem um cão bem treinado. olho o canal do Jairo pq ele realmente entende muito de cães. há centenas de canais de embusteiros na área que o Jairo atua. oA maioria é embusteiro. O Jairo sabe. a maioria aqui sabe. O Jairo pode ter feito curso com quem entende de fato de BC ou com um das centenas de embusteiros que há
"Sutor, ne ultra crepidam" é uma expressão latina que significa literalmente "sapateiro, não vá além do sapato", que serve para alertar as pessoas a evitarem fazer ou transmitir qualquer julgamento que envolva conhecimento além de sua especialização.
Sua origem se encontra em Plínio, o Velho, em Naturalis Historia ( que viveu no primeiro século D.C., em que registra que um sapateiro que se dirigiu ao pintor Apeles, de Kos, para apontar um defeito na versão artística de uma sandália , que Apeles corrigiu rapidamente. Incentivado por isso, o sapateiro, logo em seguida, julgou-se com poderes para ampliar sua perspectiva e, assim, apontar outros [supostos] defeitos que também considerava presentes na pintura. Na ocasião, Apeles, na sua reserva legítima (ele era o autor, era o pintor, a obra era sua) aconselhou-o a ne supra crepidam sutor iudicaret (o sapateiro não deve julgar além do sapato). Wikipedia
@@caniltorena9236 assiste mais videos dele cara, Border Collie é só um cachorro, não é uma entidade divina misteriosa e se quiser entrar em contato e perguntar pro Jairo se ele conhece seus tops mestres de BC ou fazer o movimento inverso em perguntar se os fodões do BC conhecem o Jairo posso te garantir que no minimo ele conhece 1 deles e que 2 ou 3 conhecem o Jairo, isso já é muito... Mas como grande fã sei que pro Jairo tanto faz ele não se contamina com esse mimimi de campeão de sei lá o que. Se você se aprofunda muito em uma raça tu entra numa caixinha e tua visão ofusca, cachorro é cachorro e se o Border Collier fosse o cão mais inteligente ele faria o trabalho sem depender de um condutor (coisa que o Jairo falou no video)
Olá, amigo, permita-me fazer uma análise de outro ponto de vista: o border é um pastor, o rusk puxa treno, cada um é o melhor naquilo que faz, mas vamos tirar os dois de suas funções principais e ensinar algo novo que não tenha qualquer relação com suas atividades mais costumeiras, qual vai aprender mais rápido e mais coisas? Veja o concurso de agility, a predominância é do BC. Abraço, irmão!
Aprender, todos os cães são capazes de aprender as mesmas coisas. Mas te engana se acha que o agility é tão fora da função do Border Collie, afinal é seguir os direcionamento do condutor de forma atlética, ágil e precisa. O ponto que o Jairo faz no vídeo, é que por seleção o Border Collie presta atenção em tudo que o dono faz, e é justamente isso que facilita a criação dos comportamentos.
- Moderador
@@jaironaarea todos os cães podem aprender as mesmas coisas? Que treina BC (ou Kelpies) para trabalhar sabe que um atributo fundamental para um cão ser eficiente é ele aprender o "Ponto de Equilíbrio " (Balance Point) , sem o qual é impossível ter controle do rebanho. Essa habilidade mental está ausente em outras raças Por melhor que seja o treinador ele nunca conseguirá que outra raça aprenda a encontrar o ponto de equilíbrio. Isso explica pq só cães da raça BC competem em provas de de pastoreio alto nível. Desconheço sobre as habilidades mentais específicas de outras raças , mas acredito que existam.
E ainda tem mais uma coisa muito importante: A disposição para obedecer as ordens!
Tem cão que aprende, mas pode simplesmente não querer obedecer.
Função esta ligado ao instinto do animal, feito atraves da seleção "artificial" , intervençao humana, esse ranking de inteligência esta relacionado ao número de repetições de um determinado exercícios que, o cão leva para aprender.
Espero que tenha dado uma contribuição construtiva para complementar. Mas quero deixar claro que concordo com 90% do vídeo .Sinceramente . Parabéns!
Capacidade de compreender é o mais importante mesmo Jairo, top aula 👏🏻👏🏻👏🏻
AUbraço do yorkinho Yoshi, au au au 🐶🐶🐶
Au au au!
Yorkinho Yoshi marcando pesença !!!
TMJ, Aumigão !!!
Eu já vi um documentário onde em um país europeu (não lembro qual), onde é muito forte a criação de ovelhas, um criador de ovelhas que tem vários rebanhos comentando sobre o border collie. Ele fala que nunca viu no país dele uma escola de adestramento para cão pastor. No entanto é o que é mais usado. Ele próprio diz que nunca adestrou nenhum border collie e o pastoreio dele é feito exclusivamente com esses cachorros. Ele diz que é incrível que os cachorros aprendem uns com os outros, só olhando e replicam. E desempenham a função de forma autônoma sem nunca precisar de comando nenhum. E aqui no Brasil, a gente já vê o outro lado. Pessoas que usam o border collie para adestramento e ensinar comandos por causa da facilidade de compreensão que ele tem. Ou seja, é uma raça extramamente inteligente sim... seja na observação, percepção, aprendizagem de comandos... claro que não é só essa raça, mas quem já teve é conviveu de perto com essa raça e com outras raças, percebe que eles são diferenciados...
Nenhum cão aprende algo observando outro. Isso é absolutamente impossível pela limitação biológica da espécie. Não se trata de opinião, mas de ciência. Um cão aprender algo observando outro é tão impossível como um cão voar.
@@caniltorena9236 vai lá e fala isso pro cachorro kkkkkk
@@caniltorena9236qual a fonte dessa sua afirmação? Poderia me passar o link desse estudo, por favor? já que vc disse que se trata de ciência.
@@paulovanzolin Dados sobre comportamento e aprendizagem de cães e animais em geral sendo comparados com o Ser Humano são inúmeros. Aconselho o pai da Etologia:
Konrad Lorenz nos livros Man Meets Dog (1950) , The Foundations of Ethology (1982) e
Studies in Animal and Human Behavior, Volume I (1970) e Volume II (1971)
@@paulovanzolin Apesar de ser desagradável aos que tem uma visão romântica do Cão (Cão da Disney) os mecanismos de aprendizagem destes animais não incluem a "imitação" como fonte de mudança de comportamento. Desde Pavlov até hoje os estudos científicos só conseguiram demonstrar o instinto e o condicionamento como mecanismos da aprendizagem canina. Fora a ciência acadêmica há a experiência de todos os treinadores de cães . Desconheço um só treinador de cães que adestre seus cães com a técnica da "imitação". Seria maravilhoso isso. Deixar 50 cães sentados apenas observando um cão trabalhando e.... pronto. Os 50 cães já aprenderiam só olhando. Se alguém conhece esta técnica deve estar bilionário.
Tive a honra de representar o Brasil no maior campeonato de pastoreio mundial. O World Sheepdog Trial ISDS, as "olimpíadas" dos cães de pastoreio. Sabe o que está nas regras de julgamento? Que "o cão deve mostrar capacidade de dominar e conduzir o rebanho com o MENOR NÚMERO DE COMANDOS POSSÍVEL ". A seleção do BC se baseia na inteligência e autonomia.
Tudo bem Canil Torena. Você está falando que é o todo poderoso sobre o Border collie e que o Jairo não conhece nada sobre esta raça. Mas até agora não encontrei em nenhum dos seus comentários o ponto que você discorda do Jairo. Seria do título? (Que por sinal é um belo clickbait) Você acha que o BC é inteligente? P.S.: tbm tenho um BC e acho um cachorro fantástico.
@@victoryagueshita6253 eu falei que sou todo poderoso? Onde? Quando? Citei minha experiência, que é menor que de alguns outros brasileiros , apenas para deixar claro que não opino com a achismos. Apenas isso. Falo embasado em experiência real e comprovada. Não sou melhor que ninguém e tenho consciência que sei muito menos que eu desejo. Não entro na discussão de inteligência canina pq, como já afirmei, isso não faz sentido algum. É um antropomorfismo infrutífero. Sobre a discordância com o Jairo é o clicbite que traz uma premissa falsa. Mas vá lá... é tática. Mas o que mais discordo, também já comentei isso acima, é o erro de pensar que o BC não trabalha com autonomia. Os melhores treinadores de border collie são os que estimulam seus cães a usarem seu cérebro o tempo todo com total independência. Afirmar que o BC trabalha como um robô sob controle remoto é um erro básico
Então canil torena, se você começa uma argumentação falando dos seus títulos e falando para o Jairo se informar sobre a raça border collie podemos pressupor algumas coisas. Mas fora isso, não encontrei no vídeo a parte que o Jairo fala que o BC trabalha sem autonomia (como se fosse um robô executando comandos). Muito pelo contrário, ele falou que o trabalho é muito complexo. Em outro vídeo ele até citou o comando LOOK BACK. Acredito que você tenha se confundido quando ele tentou comparar o ovelheiro gaúcho com o BC.
@@victoryagueshita6253 sobre cães em geral eu concordo e admiro o Jairo em 90%. Aprendo muito com ele. Sobre Border collie me parece que a ele faltam informações corretas. Não entendi mal nem interpretei errado. Entendi bem. Mais uma vez, citei parte de minhas experiências com essa raça para justificar minha opinião. Não sou um simples opinador sem fundamento. Mas não acho que experiência seja suficiente, é necessário pensar e entender o que faz. E , sim,.ele disse que o cão trabalha sob dependência do dono. O que não é correto. É uma falsa impressão.
@@caniltorena9236 Como você não quer acreditar no que acabei de postar então a discussão acaba aqui. Só não se esqueça que esse vídeo postado é uma edição de uma Live (a qual eu assisti inteira). Mas imaginei que quando soltaram esse vídeo iam aparecer donos de canis de BC querendo defender o ponto de vista deles. Aconteceu a mesma coisa quando soltaram o vídeo do fila brasileiro...
O problema é que as pessoas confundem inteligência com obediência
Cara eu gosto muito da sua opinião que vc é bem indireto por isso que sigo vc!
Concordo plenamente todo cachorro é “inteligente” pra função que foi criado
Seria importante definir "inteligência". Não vejo onde a inteligência atua quando um galho persegue uma lebre. Esses cães são imbatíveis nesta função por sua capacidade física e instinto de caça. Não precisam ser inteligentes. Aliás nunca vi um galgo sendo treinado para truques de obediência. Mesma coisa se aplica aos Pointers.
@@caniltorena9236 inteligência que eu digo acho que se relaciona mas com função. Até porque cães não tem inteligência
Fila e fera na guarda, mas te tá adestrar ele
É isso aí
Quem trabalha com BC diariamente como eu e muitos outros, sabe que a MAIOR qualidade do BC é sua autonomia. Todo pecuarista e treinador que vivem trabalhando com esses cães buscam um cão o maus independente e autônomo possível. Quem não conhece o trabalho com Border tem a impressão equivocada que ele está apenas obedecendo comandos.
Conteúdo fodastico como sempre... To devorando os vídeos aqui
Que tem.um.border sabe que a inteligência dele não é so aceitar comando ou fazer derteminado trabalho ou competir , e entender conversar e interagir qdo algo e de seu interesse durante essa conversa e uma raça que prefere 100 % do tempo intetagir com ser humano do que outros cães.
incrível sempre tive aa raças para guarda, qdo minha esposa apareceu com BCollie nem queria, masssaa o tempo mostra, a capacidade de aprender é demais, é impressionante , ele nao fax nada por petisco. Faz pq gosta de interagir
Psícologo dos cães - CONHECE MUITO!
Vlw Jairo, a visão que vc passa ajuda muito à entender melhor como funciona o cão; oq é bem mais simples do q toda a nossa complexidade humana, e muita das vezes bem menos penoso.
Conhece bastante sobre a especi e canina, mas sabe bem pouco sobre Border Collie
Caro, sou psicólogo e queria contribuir um pouco. O conceito de inteligência não é simples, mas um dos componentes que a gente usa pra analisar é a capacidade de aprender algo novo. Mesmo que a aprendizagem seja por vias clássicas de pareamento, existe uma velocidade e eficiência diferente entre indivíduos. O que aprende mais rápido é considerado mais inteligente.
Esse reducionismo só aumenta a confusão
@@caniltorena9236 esse é um critério utilizado. Medir inteligência é algo muito complexo e polêmicos até mesmo em humanos. O modelo clássico que foi medido em cachorro era esse bem simples, velocidade e eficiência ora aprender truques. É limitado mesmo.
@@psilucasgeo todos criterios que se utilizam para medir inteligência levam em consideração parâmetros humanos. Antropomorfizar a inteligência canina é sem sentido. O seu colega Stanley Coren propôs um método, mas deixou claro em sua obra mais clássica a precariedade destas avaliações. Fora esse estudo desconheço outro que tenha se proposto a fazer comparação inter racial de inteligência. As pessoas falam de ouvir dizer. Tá bem, concersa de bar é saudável tbm. No entanto não servem para uma discussão séria sobre o tema.
@@caniltorena9236 é bem por aí. A dificuldade metodológica está presente em medir habilidades mentais humanas, mais difícil ainda em animais sem linguagem verbal.
@@psilucasgeo excelente observação.
Hoje no Brasil, qual canil pode fornecer um boder,que é selecionado para função?
Qual outra raça é tão habilidosa e tenha se adaptado em várias funções e esportes como o border collie pastoreio , agility ,show dog,flybol ...
Jairo, a forma de comunicação do cão não pode ser considerada inteligência? Tenho uma cadela, ganhei como Cane Corso e certa vez o pode de água furou (um furo pequeno que pingava água até esvaziar). Todo dia certo ela ficava arrastando o pote e eu repreendia ela, ela parava. Ela repetiu diversas vezes, quando eu percebi o furo e troquei o pote, nunca mais virou ele de cabeça pra baixo e ficou arrastando. Ao meu ver foi uma forma de comunicação bastante inteligente e diferente, não imaginava que o cachorro teria capacidade de comunicar de tal maneira
Cara meu blue heeler trás a vasilha de água pra mim quando acaba hehehe
Boa analise, sobre o tema Border Collie. A inteligência dos cães são centradas sobre a "repetição"... "apenas o homem tropeça na mesma pedra".
Boa eu ja imaginava
As pessoas acham inteligente prq tratam eles como retardado, aí claro faz algo natural "nossa uau q inteligência"...
Ele foge por não suportar mais o dono, ops, "tutor", mas dizem q ele "não acha o caminho de volta", óbvio prq ele não quer voltar, ele rasga a "roupinha" por ser rústico mas acham q é prq deram uma do capitão América e ele queria do homem de ferro...
A vdd é q os "tutores" não criam cães, eles brincam de casinha com ele...
cara minha mãe tem um pintcher preto chamado Tui.
cara que cachorro esperto do krl
Perfeito, aí está a importância da escolha da raça. Atualmente existem inúmeras pessoas que compram raças como o border colie por achar bonito. Porém é um cão de trabalho, precisa de muita atividade mental e física. Antes de escolher determinada raça veja se o cão se adapta ao seu estilo de vida.
O Jairo já fez uma série com as raças e suas características mais marcantes, para que os futuros donos possam escolher qual mais se adapta ao estilo de sua família?
@@reginafarias olá, acredito que ele já tenha falado sobre algumas raças. A minha ressalva é sobretudo para os cães de trabalho. Tem um ditado que diz, se você não der trabalho a um cão destes ele lhe dará muito trabalho.
Custo explicar isso! Seu filho é sempre melhor que do outro, é super normal as pessoas acharem que a raça que ele tem ou cria é a melhor, mas pessoal abusa nisso kkk. Naturalistas já diziam no século 18 que collies eram cães inteligentes, mas não diferente de outros cães. Aí vem essa tabela querendo dizer qual é o melhor.
Acredito que a pessoa do qual você conversou sobre ovelheiro seja o Mário! Excelente cara, e fala bastante mesmo kkk
Minha Rott entende melhor comandos por gestos do quê por voz, o que é ótimo em locais com vários sons ao mesmo tempo. Mas é preciso sempre ter a atenção do cão!
Todo cão e melhor em gestos, e assim que eles conversam entre si
Acho que determinar uma raça especifica como mais inteligente, sem que seja feito um experimento científico de qualidade, é um grande equivoco, nós humanos nos consideramos os mais inteligentes, mas ao mesmo tempo que existem seres magníficos também existem alguns extremamente desprovidos de inteligência, imagine se fizermos um experimento com humanos, sem nenhum tipo de seleção, será que seremos bem avaliados? Será que não estamos subestimando tantas outras raças que existem? Já trabalhei com cães de diversas raças que achei extremamente inteligentes, e outros que não, por isso acredito que ainda não existe embasamento cientifico de qualidade que possa determinar qual raça seria a mais inteligente! Seria como alegar que os, alemães ou qualquer outra raça é a mais inteligente! Mas somos todos humanos, e eles todos cães!
Pra mim a definição de inteligência já começa errado quando um Chow Chow é considerado menos inteligente, por só fazer o que que, e um Pitbull é considerado inteligente, por ser obediente e ser capaz de suportar situações desconfortáveis até a morte.
@@StonerOnLane A uma grande diferença entre obediência e inteligência não é mesmo meu amigo! Seres inteligentes nem sempre são obedientes!
Eu acho que o título desnecessariamente polêmico e não reflete o ponto do Jairo sobre o caso. Inclusive, não sei quem fez a edição, mas o fim do vídeo não tem nada a ver com border collie.
Há duas coisas diferentes na observação acima que se precisa ter noção e clareza. A pessoa do Jairo não é igual ao conteúdo do vídeo. Quando se faz uma observação sobre o vídeo não representa crítica ao autor nem a sua capacidade e conhecimento. Todos aqui admiramos o Jairo, do contrário não teríamos assistido esse vídeo. Na minha opinião o vídeo passa uma ideia equivocada sobre o Border Collie. Acho improfícuo discutir sobre um ranking de inteligência entre raças. O que importa é a performance da raça em uma determinada atividade. Em pastoreio, agility, obediência, free style, freesbe.... caes da raça BC tem mostrado a melhor performance. Para correr lebres, não. Para apontar perdizes, muito menos. Para proteção, nem pensar. Para companhia, quase nunca. Para provas de Ring, esquece.
Não entendi se a sua resposta foi pra mim ou sobre o vídeo do Jairo
Inteligente é o cão que não perde tempo ouvindo esse vídeo
Acredito que cada raça tem suas habilidades e predisposiçao a determinadas funções. Importante saber qual a necessidade(do tutor) antes de adquirir um pet.
O cão de proteção é capaz de perceber, ou através das suas expressões, ou através dos comandos, que não se deve atacar em alguns tipos de situações que são parecidas com um ataque real? O caso do agarramento, por exemplo
Através de comandos, sim!
Desculpe, mas estás manifestando falta de conhecimento básico sobre a raça Border Collie. Falo não contra o TH-camr, mas trabalho há 17 anos para esclarecer e minha manifestação é em defesa do conhecimento mais profundo e preciso.
Esclareça seus pontos aqui nos comentários. Seria interessante.
- Moderador
Outra maravilha de aula.
Muito obrigado Jairo.
O sapateiro não deve ir além das sandálias. Conhecem a origem deste ditado?
Boa tarde gostaria de saber quando o cão se eleva á nossa frente sempre que entramos em casa para nós fazer festa ele levanta as patas da frente em direção ao nosso peito eu aprendi aqui que devemos colocar o joelho para criar a distância e se o mesmo comportamento do cão para com nosco for também pelas costas o que fazer ???
Jairo avalia o tourinho (canal cães Brasil)
Otimo video, tenho expecialmente um border collie, e ele se comporta muito bem, chega até parecer uma pessoa kkk
Jairo, meu pai tem um casal de cães mestiços de pitbull! Ele ensinou os cães a agarrarem porcos e bois, quando necessário. O problema é que meu pai não os ensinou o controle, e os cães, agora adultos, não podem ver animais do tipo, Porco, Ovelha, Bezerros, que ficam loucos para pegarem! Meu pai, inteligente demais, começou a criar cabras soltas na roça, e hoje soltou os cães para caminharem com ele! Porém esqueceu de prender os cães novamente e os cães mataram uma cabra no fundo da roça!!! Enfim, meu pai agora está querendo dar os cães, e eu adoro os cães, quando eu ando com eles na roça, eles não atacam os animais, eu sei que tenho dominância sobre eles. Tem como acabar com esse instinto deles de atacarem os animais ?
Agora q são adultos é mais complicado, mas pega uma cabra e deixa eles se criarem juntos e bota fucinheira neles, sempre q eles se avançarem tu da um grito com ele o corrigindo mas sem bater. N sei se é um método eficaz mas dá pra tentar
@@slakkj2289 Vlw pela dica, mano! Mas acho que não vai adiantar! Eles não atacam esses animais quando estamos perto deles. O problema é quando eles estão sozinhos. Eles têm consciência de que eu reprovo o ato deles atacarem outros animais, mas, como diria Jairo, estímulo positivo só intensifica o comportamento, além de o ato de caçar ser um estímulo, ainda mais para um Pitbull, muito positivo, comer a carne da caça é mais estimulante ainda!
@@teo6366 A única forma de você corrigir isso é recriar o comportamento do cão frente ao estímulo (seja a cabra, o porco, a galinha, etc).
A melhor forma de fazer isso é com coleira eletrônica. É necessário bastante conhecimento para fazer da forma correta, mas você pode chegar lá sozinho.
Leia bastante sobre isso, estude e tente aplicar. Os melhores conteúdos estão em inglês, mas você pode achar MUITO material no site Educação Canina. Dê uma olhada lá...
@@teo6366 quando vc tiver longe deixa com fucinheira
Jairo, no seu último exemplo o pastos n deveria estar ligado para proteger o dono, no churrasco na festa se ele n está ligado ele n está esperando ação de um figurante para ele morder, n poderia ser treinado para só funcionar quando ligado?
Não faz sentido... rs
Imagina você ser pego de surpresa por um assaltante e o cão não estar "ligado"?
Seu cão ficaria apenas parado olhando o assaltante levar tudo que é seu... rsrsrs
@@EvandroMotta vc comandaria a defesa, vc ainda consegue falar enquanto está sendo assaltado.
@@pqdrafael Imagina que o assaltante chega por trás, tampa sua boca e te arrasta pra um matagal… seu cachorro vai ficar olhando só porque você não deu o comando? Não faz sentido…
Parabéns colocando os conteúdo. Do jairo na prática 👏👏👏👏👏
Oque vc acha dos cães Bulldogs americanos e buldogues campeiros pra guarda ?
Excelente análisis , comparto a evaluación da inteligência , é o vício do cachorros , abraço.
Top demais Jairo, acompanho todos os seus vídeos!
O que me diz do rought collie pra pastoreio.
O borde collie e pastoreio não de caça
Aí Jairo, finalmente mandei os meus Border Collies para treinamento com o José Rubens em Paraisópolis. Escolhi esse treinador, porque tem a filosofia de trabalho parecida com a sua.
th-cam.com/video/vsXg356UKhA/w-d-xo.html
Abração!
Meu Border num curtiu não... 😂😂😂😂😂😂😂
🤣🤣🤣
Ninguém que realmente conhece o Border Collie gostou. Não se trata defender a "Inteligência " do Border Collie, o problema é alguém que não conhece a raça fazer afirmações muito equivocadas
@@caniltorena9236 Olha, eu já passei raiva com meu Border, e já cheguei a pensar ter escolhido a raça errada. Porém hoje eu afirmo que foi a melhor escolha que eu fiz, pra mim ele é perfeito. Não trocaria por nada, por nenhuma outra raça. E olha que a função do meu cão é companhia e proteção, lógico que não no mesmo nível que um cão desenvolvido geneticamente para tal, porém ele já me pagou a ração que come, exercendo muito bem suas funções. Mas esse é o meu caso, não dá pra generalizar.
O cachorro tem muita energia, fisica e mental (oq pode ser um problema), é tranquilo com outros animais e pessoas que entrem em ksa com minha permissão (quem entrou sem, quase ficou sem um pedaço). O meu Border é longe de ser perfeito, o dono pior ainda, tenho muita coisa a melhorar com ele nos passeios por exemplo. Mas temos um vinculo forte.
Mas o fato é que não é uma raça pra quem quer, é pra quem pode. (Assim como pitbull e outros que se criar errado dá merda.)
@@JuanMonstro acho interessante tua experiência. Temos que ter claro que dentro de uma raça há uma enorme variação de "mentalidades" sem a qual não seria possível seleção. Para cada característica de "temperamento " indivíduos de uma mesma raça podem variar de zero a 100 numa escala de 100 níveis. Já tive experiência pessoal de treinamento com mais de uma centena de Border Collies, e nisso baseio parte de minha afirmação. Complementarmente a minha experiência direta somo a experiência de dezenas de outros treinadores do mundo que através de conversas comigo, artigos, vídeos e livros compartilham desta posição
@@JuanMonstro ,Concordo,tenho uma Border Collie.O que ele quiz dizer ...se resumiria numa frase:Cada um no seu quadrado.
Boa explicaçao como sempre 👏👏👏
Boa, mas equivocada quanto ao comportamento do Border collie.
@@caniltorena9236 como assim
@@GLEITON.A.D tentei expor brevemente algumas informações que considero pertinentes para um básico conhecimento do Border Collie
@@caniltorena9236 sim ele e um cão muito inteligente mas na sua função,já cães como o pastor alemão e util em qualquer situação ex:guarda pessoal territorial,cão guia pastoreio etc...
@@marcosa.dossantos3315 ser útil é uma coisa, ter inteligência é outra. Mas eu não acho adequado discutir inteligência dos animais. A Etiologia não estabelece conceito de inteligência relacionado ao comportamento animal. Inteligência é fundamentalmente um atributo humano que não tem correspondência analógica as funções do cérebro canino.
Achei que ia dar exemplo da raça que considera mais inteligente.
O tamanho das mãos do professor Jairo sempre me chama a atenção kkkkk
É por conta do jiu-jitsu q ficaram grandes assim?
Orra, cara... Tomar um na oreia dessa mão aí é coma! Kkkkkk
Top demais
Obrigado por esse vídeo, Jairo! Kkkkk não aguentava mais esse Papinho furado!
O Título do vídeo já contém uma falsidade e sequer concorda com conteúdo do vídeo. O Jairo não pode afirmar que o BC não é mais inteligente, pois isso implica que haja uma raça mais inteligente que outra. Afirmar que o BC trabalha em relação ao dono é absurdamente equivocado. De onde saiu essa informação? Nada contra o Jairo, que admiro muito. Mas as informações que ele têm estão muito erradas. Qual a origem destas informações?
@@iniciantenoIGP por que? Quais teus argumentos que sustentam essa afirmação? Buscar conhecimento é tempestade para ti?
-Galvão
-Diga lá Tino
-Sentiu....
Jairo a um tempo atrás vc falou que iria fazer um vídeo sobre o dogo Argentino nos combates de cães e até hoje não fez. Tem previsão de quando irá fazer? Vc tbm poderia falar sobre as raças presa canário e Bully kuta
Então vamos falar assim border collie ñ é o mais "inteligente ", ele só aprende tudo mais rápido, resumido o mais inteligente, kkk, e ainda digo mais, ele é MUITO mais "inteligente/treinavel", q o segundo colocado no ranking, admiro muito seu trabalho Jairo, mas vc tem essa birra com os bc, já percebi isso a algum tempo
Excelente
A inteligência do cão tbm depende do dono , tem dono de cão que não sabe educar uma criança de cinco anos nem tenha um cão esse tipo de pessoa , o cão só vai encomodar pois o dono não tem cacife !
Cara curto.muito.o teu trabalho é bem esclarecedor!!!
Também gosto muito do canal e da maioria das coisas que o Jairo fala. Desta vez, no entanto, cometeu equívocos por desconhecer mais profundamente a raça Border Collie. Não acho que o BC seja o mais inteligente. Isso é uma discussão inútil , infrutífera.
tmj Jairo .
Bom... Em minha opinião, nenhuma raça de cão é mais inteligente que a outra..Para mim é o jeito que nós educamos o nosso cão, isso estimula na inteligência dele.
Eu discordo pq em certos parâmetros algumas raças tem mais vantagem que outras! Dando um exemplo de cão de caça como fiz em outro comentário, um cão tem que saber o momento certo de atacar, pois se for muito afobado o javali pode acabar com ele, e se não morder ele não pega o javali.
A inteligência canina se resume como quantidade de sinais, velocidade de resposta e obediência.
Há humana não é muito diferente, com mais variações obviamente, sendo guardar mais informações, sabedoria, improvisação etc. Só que entra o fato de sermos racionais
Pro que eu preciso o amstaff é o melhor cão do mundo.
Da próxima faz um vídeo falando sobre o Golden Retriver e o Boiadeiro de Berna
A cadela mais inteligente que já vi foi minha esposa, que ganhou a casa e os carros no divórcio...
Kkkkkkk
Boa, Marquinho!
@@EvandroMotta kkk TMJ !!!!
@Void Verdade, esqueci da pensão.....
@@12.970 kkkkkkkk
@@12.970 Vc.com seu comentário....acalmou os ânimos.
👍gosto muito dos seus programas não percebo muito em comparação a voce mais asvese tenho pena que tenhas que "dumb down" the explanations to some of the Knuckleheads that watch your TH-cam program ( PS ) desculpa o meu português tá fraco ..!!
Jairo's goal was always to help the uninformed, so the dumbing down is kinda by design, but he often goes deeper into some subjects.
- Moderator
@@jaironaarea completely understandable and I really enjoy his program but it's a shame sometimes it seems like he could go deeper into subjects but he doesn't because a lot of people wouldn't understand what he is saying PS keep going really enjoy the program /muito obrigado 👍
O meu dogo argentino é muito inteligente. Eu levei pra tomar vacina e ele não ficou escolhendo vacina.
Agora falando sério, eu acredito que tem cachorro que aprende, independente da raça, mais rápido e mais comandos que outros, mas varia de indivíduo pra indivíduo.
KKK Entendi a piada !!!!
Concordo adoro estimular meus Pitbulls a bolinha as vezes que eu mando buscar cai em um lugar difícil ele vê a solução eles aprendem por repetição verdade 🤣🤣🤣🤣 a fêmea não consegue pegar o macho já sabe o truque pra abrir o portão 🤣🤣🤣🤣
Discordo
Contra fatos não há argumentos.
Quem tem sabe como eles são inteligentes, a minha com 9 meses sabe e faz oque eu mesmo a ensinei e não é adestrada. E a parte de pastorear é instinto da raça ela já pastoreia qualquer coisa que está no chão, sem saber os comandos. Fora o esporte que ele não falou no vídeo, o aggilit.
th-cam.com/video/t_sxNvdAYAY/w-d-xo.html
@@andersonmoraes2238 ,Concordo. A minha tem 11 meses,ainda não foi adestrada mas é inteligentissima.
Especificidade
Pra mim o mais inteligente é o pastor alemão
Pra sua opiniao falha e mediocre
Eu fico puto quando alguém diz que tal raça é o mas inteligente, pra mim não existe raça mais inteligente , depende de cada indivíduo , cada um é único ,um pastor alemão pode ser muito inteligente outro pastor alemão não !
Que falta de ter que fazer,ou que falar!🤭😱