Sou um grande apreciador de brandy e passei a me interessar pelo whisky após assistir os seus vídeos. É uma pena que você tenha parado de fazê-los, pois são excelentes. Parabéns pela dedicação e pela paixão por esse nobre ofício, prezado Márcio.
Outro dia perguntei numa loja se tinha taças para "brandy". Diante da cara que a vendedora fez, emendei rapidamente: - Taça para conhaque! Aliviada ela respondeu: - Ahhh, tem sim. (rs) Outra confusão comum é entre espumante e champanhe! Um abraço e parabéns pelo excelente canal.
Boa noite, Não conhecia seu programa tive o prazer de hoje dia 26/05/2020,assistir você degustando os whisky da linha Johnnie Walker. Não sou um grande conhecedor mas tenho minhas preferências. Bebo o Red Mabel de carteirinha,tenho Black Label , o Double gosto mais que o Black Label,tenho e bebo o Gold,o Platinum e o Blue Label. Bebo também outras marcas mais simples,mais refinadas, bebo Bourbon,entro em alguns Irlandeses e por aí vai. Porém um whisky me chamou atenção e me marcou muito,no ano de 2010 comprei um litro de Green Label e abrí no ano de 2012. O quero relatar para você é que nunca esquecí o gosto desse whisky Creem Label,ainda hoje na memória olfativa e do meu paladar foi o melhor whisky que já degustei. E lhe digo que conheço e tambem degusto outros rótulos como Chuvas,Balantines,Royal Salute,Macallan,Logan e por aí vai,sou fascinado destilados, como também por vinhos. Mas o quero ressaltar até hoje o primeiro Green Label que bebí ,nunca esquecí . E vendo vc degustar e dar nota 90 para o Green Label,veio o gosto daquele Green Label na minha bôca. Parabéns e obrigado, Waldson M N Eulálio(Sonzinho Eulálio).
Conhaque (ou Cognac) é um Brandy produzido na região de Cognac assim como Champanhe (Champagne) é um vinho espumante produzido na região de Champagne, ambas na França
Olá, Márcio, gostaria de parabenizá-lo pelo canal! Conheci ontem e já aproveitei para ver vários vídeos, todos muito informativos e com ótimo conteúdo. Ah, sim, esse brandy parece ser excelente e o melhor de tudo é que é um produto nacional. Valeu pelas dicas!
Obrigado por acompanhar o canal +Henrique R. Lima ! Acho legal quando o produto nacional, apesar de todas as dificuladades, atinge um nível mais alto de qualidade. Grande abraço!
Rapaz, você é bom hein... gostei muito. Estou degustando um Valduga X e encontrei seu vídeo. Estou aprendendo a degustar whiskies, e seu canal vem a calhar. Me inscrevi 👏👏👏👏👏
Olá grande Márcio. Mais uma vez surpreendendo. Não conhecia esta bebida e concordo com você, variar de destilado é uma excelente oportunidade de aprender mais sobre Whisky. Vou te fazer mais um pedido, quando puder fazer um vídeo sobre o Whisky OldPar. Gostaria de saber mais sobre ele. Um forte abraço e muito sucesso!
Márcio, parabéns pelo canal estou aqui direto vendo os videos e aprendendo. Sou Bartender formado por algumas escola de SP e atualmente estou fazendo curso na ABS (Associação Brasileira de Sommelie) e na qual chegamos ao Brandy. Meu Professor Marcello Borges me disse que Brandy seria somente destilado de UVA e não de outras frutas, sempre imaginei até mesmo antes de aprender com você de que Brandy seria destilado de frutas mas tradicionalmente de uvas brancas. Voltei da aula com mais dúvidas de quando fui pra aula. Poderia nos explicar mais detalhadamente esta parte? Obrigado.
Olá +Leonardo Pereira ! Bem vindo ao canal! Quanto à sua pergunta, vou tentar explicar. Se ficar dúvida, por favor pergunte! Começo reiterando exatamente o seu ponto, ou seja: brandy (de forma GENÉRICA) é um destilado de frutas, TRADICIONALMENTE de uvas. Agora... Até onde sei, existe uma certa diferenciação, e talvez seja neste ponto que esteja havendo divergência de opiniões. Para mim, até onde sei, existe "conceitualmente" uma sub-divisão: A) Brandy: feito a base de uva B) Flavored Brandy: Brandy (A) saborificado Exemplos: Paul Masson (marca), De Kuyper’s XO Apricot Brandy, etc C) Fruit Brandy: feito a base de qualquer fruta (inclusive, eventualmente, uva) Exemplos: Calvados, Applejack, Pálinka O que penso a respeito: Não há certo ou errado. Depende do contexto e do conceito que cada um adota. Para mim, "A" e "C" são brandy. "B" seria uma mera bebida saborificada. Para outros, "A" é brandy. "B" seria uma bebida saborificada. "C", seria chamado de Calvados, ou de Applejack, mas nunca de brandy (mesmo sendo reconhecido como uma espécie de brandy). Bem... lá no fim das contas.... é tudo destilado de frutas... Dica: procura no google por "fruit brandy list","fruit brandy brands". Acho que vai acrescentar bastante! Espero ter contribuido Parabéns pelo curso na ABS!!
Olá Márcio, parabéns pelo vídeo, foi bastante explicativo! Inclusive me deixou com vontade de experimentar esse brandy, sabe onde eu possa encontrá-lo? No site da loja não achei...
Esse XX nao degustei, mas o X e XV já são ótimos. O da Aurora parece que não é tão oleoso. A vantagem é que custa menos que um Single Malt importado e a desvantagem é que fica difícil comparar com os COGNAC, já que são tão caros.
@@DrinkWater713 As comparações vão até certo ponto porque ambos são destilados e tem notas de frutas. Então algumas notas são encontrados em ambos: caramelo e frutas brancas e vermelhas maduras, geléias e notas vínicas. Mas depois começam a se afastar. No whisky a nota vínica é muito mais do barril; já no Brandy está tanto no barril de um vinho oloroso quanto da própria matéria prima. Então no mercado, aqui no RS é mais fácil, encontramos Brandy de diversas castas viníferas. E o da Valduga é o melhor disparado. Miolo precisa melhorar. E Aurora fica no meio termo... Já o Bourbon é outra coisa ainda.
Olá Márcio, tira uma dúvida meu pai com pro uma pinga chamada Márcieira brandy, quando eu era bebê, infelizmente ele morreu minha mãe quardo de recordação hoje eu tenho 20 anos é msm idade da Márcia, é não sei se ela é uma eliguia ou não.
Interessante que agora tem um single malt vindo do vale dos vinhedos (Union), mas só usam barril de carvalho americano ex-bourbon. Está caindo de maduro a idéia de maturar e/ou finalizar ele em carvalho francês ex-brandy da casa valduga. É praticamente só ir no vizinho pedir pra comprar os barris após o uso. Daria um toque único da região para o whisky.
Nossa. Pensei a mesma coisa fazendo o tour nas adegas da Casa Valduga. O problema é que eles estão ganhando dinheiro vendendo os barris para colecionadores, cachaçarias e outras vinícolas menores. A Lamas tentou algo diferente, mas acho que a Union primeiro quer agradar os conhecedores de Single Malts que bebem dentro do "padrão europeu".
Henrique Guimaraes Pretendo fazer um vídeo sobre ele e daí comento direito o que acho dele (mas vai demorar um pouco...) Ele é um whisky que acho mais bonito do que exatamente super saboroso... Abraço meu caro!
Faz o review de um Delacroix Armagnac, eu vi no filme Fury o Brad Pitt bebendo no final, queria saber se deve ser tão bom assim pra terem colocado esse cognac naquele momento do filme.
Problema do brandy é que depois de aberto tem que ser consumido em no máximo 3 meses. Whisky , rum , cachaça podem ser consumidos por anos sem perder a qualidade se forem bem armazenados. Brandy tem q beber muito rapidamente. Péssimo.
Olá! Tenho sim! Está apontado no cabeçalho do canal (não sei se pode-se colocar links nos comentários.... ;-) Atualmente mudei-me para Bento Gonçalves - RS
Sou um grande apreciador de brandy e passei a me interessar pelo whisky após assistir os seus vídeos. É uma pena que você tenha parado de fazê-los, pois são excelentes. Parabéns pela dedicação e pela paixão por esse nobre ofício, prezado Márcio.
Outro dia perguntei numa loja se tinha taças para "brandy". Diante da cara que a vendedora fez, emendei rapidamente: - Taça para conhaque! Aliviada ela respondeu: - Ahhh, tem sim. (rs) Outra confusão comum é entre espumante e champanhe! Um abraço e parabéns pelo excelente canal.
Obrigado Marton!
Fato.... tem muita loja que vende e não sabe "o que" está vendendo... kkkkk
Grande abraço!!
@@DegustandoWhisky Poderia me ajudar a avaliar uma garrafa de VSOP Courvoisier Cognac?
Parabéns, seus vídeos são ótimos. História, muito conhecimento, humildade e muito bom gosto.
Obrigado Sergio!
Grande abraço!
Boa noite,
Não conhecia seu programa tive o prazer de hoje dia 26/05/2020,assistir você degustando os whisky da linha Johnnie Walker. Não sou um grande conhecedor mas tenho minhas preferências. Bebo o Red Mabel de carteirinha,tenho Black Label , o Double gosto mais que o Black Label,tenho e bebo o Gold,o Platinum e o Blue Label. Bebo também outras marcas mais simples,mais refinadas, bebo Bourbon,entro em alguns Irlandeses e por aí vai. Porém um whisky me chamou atenção e me marcou muito,no ano de 2010 comprei um litro de Green Label e abrí no ano de 2012. O quero relatar para você é que nunca esquecí o gosto desse whisky Creem Label,ainda hoje na memória olfativa e do meu paladar foi o melhor whisky que já degustei. E lhe digo que conheço e tambem degusto outros rótulos como Chuvas,Balantines,Royal Salute,Macallan,Logan e por aí vai,sou fascinado destilados, como também por vinhos. Mas o quero ressaltar até hoje o primeiro Green Label que bebí ,nunca esquecí . E vendo vc degustar e dar nota 90 para o Green Label,veio o gosto daquele Green Label na minha bôca.
Parabéns e obrigado, Waldson M N Eulálio(Sonzinho Eulálio).
Parabéns pelos seus vídeos gosto muito estou aprendendo muita coisa
Excelente! Parabéns e obrigado
Muito obrigado pela aula!
Tem que ser ótimo mesmo. No site do fabricante está custando 800 pratas.
Tá barato ainda. A martel lançou o Cohiba junto do Habanos, em homenagem a Cuba, por 4 mil reais.
Bem que você podia criar um canal Degustando Brandy hehehe.
heheheheh
Aí eu ia à falência!!! kkkk
Ola Marcio. Cara jurava que o nome da bebida era conhaque e não brandy kkkkk....vivendo e aprendendo! Muito bom o vídeo mto instrutivo. Abs.
Conhaque (ou Cognac) é um Brandy produzido na região de Cognac assim como Champanhe (Champagne) é um vinho espumante produzido na região de Champagne, ambas na França
@@lucaspsouza ele explicou no vídeo 👍
Sempre tive curiosidade. Excelente vídeo...
Olá, Márcio, gostaria de parabenizá-lo pelo canal! Conheci ontem e já aproveitei para ver vários vídeos, todos muito informativos e com ótimo conteúdo. Ah, sim, esse brandy parece ser excelente e o melhor de tudo é que é um produto nacional. Valeu pelas dicas!
Obrigado por acompanhar o canal +Henrique R. Lima !
Acho legal quando o produto nacional, apesar de todas as dificuladades, atinge um nível mais alto de qualidade.
Grande abraço!
Rapaz, você é bom hein... gostei muito. Estou degustando um Valduga X e encontrei seu vídeo. Estou aprendendo a degustar whiskies, e seu canal vem a calhar. Me inscrevi 👏👏👏👏👏
Parabéns por mais esta degustação, clareza nas informações é óbvio conhecimento, meus parabéns também pela humildade, excelente canal!!!
Excelente review, Márcio, faltava algo assim para aclarar a relação entre duas bebidas admiráveis. Grato pelo trabalho.
Vídeos de excelente qualidade!
Saudade dos seus vídeos.
Olá grande Márcio. Mais uma vez surpreendendo. Não conhecia esta bebida e concordo com você, variar de destilado é uma excelente oportunidade de aprender mais sobre Whisky. Vou te fazer mais um pedido, quando puder fazer um vídeo sobre o Whisky OldPar. Gostaria de saber mais sobre ele. Um forte abraço e muito sucesso!
Olá Fábio! OldPar? Claro! Ganha prioridade na lista de vídeos a fazer. Grande abraço
Comprei o de 15 anos, sem ao menos conhecer fui pela embalagem e garrafa muito bem apresentadas.
Muito bem explicado
excelente conteúdo.
Esse cara deveria voltar a gravar, quase 100 mil inscritos merece uma placa ali no cenário
Há também as aguardentes velhas, outra categoria de brandy, muito comum em Portugal.
muito interessante, começando agora no mundo verdadeiro do whisky eheh, tb acredito que os brandys seja uma ótima opçõa d e degustação!
Parabéns pelo video ! ;) sempre com um ótimo conteúdo !
Obrigado! Este é o objetivo: conteúdo. Abraco!
Ótimo video, parabéns !
Obrigado Emanuel!!
Muito interessante seu canal.
que maravilha em !
ótimo vídeo!
Valeu Eckbert Wickleberry!!
Márcio, parabéns pelo canal estou aqui direto vendo os videos e aprendendo.
Sou Bartender formado por algumas escola de SP e atualmente estou fazendo curso na ABS (Associação Brasileira de Sommelie) e na qual chegamos ao Brandy.
Meu Professor Marcello Borges me disse que Brandy seria somente destilado de UVA e não de outras frutas, sempre imaginei até mesmo antes de aprender com você de que Brandy seria destilado de frutas mas tradicionalmente de uvas brancas. Voltei da aula com mais dúvidas de quando fui pra aula. Poderia nos explicar mais detalhadamente esta parte? Obrigado.
Olá +Leonardo Pereira !
Bem vindo ao canal!
Quanto à sua pergunta, vou tentar explicar. Se ficar dúvida, por favor pergunte!
Começo reiterando exatamente o seu ponto, ou seja: brandy (de forma GENÉRICA) é um destilado de frutas, TRADICIONALMENTE de uvas.
Agora... Até onde sei, existe uma certa diferenciação, e talvez seja neste ponto que esteja havendo divergência de opiniões. Para mim, até onde sei, existe "conceitualmente" uma sub-divisão:
A) Brandy: feito a base de uva
B) Flavored Brandy: Brandy (A) saborificado
Exemplos: Paul Masson (marca), De Kuyper’s XO Apricot Brandy, etc
C) Fruit Brandy: feito a base de qualquer fruta (inclusive, eventualmente, uva)
Exemplos: Calvados, Applejack, Pálinka
O que penso a respeito:
Não há certo ou errado. Depende do contexto e do conceito que cada um adota.
Para mim, "A" e "C" são brandy. "B" seria uma mera bebida saborificada.
Para outros, "A" é brandy. "B" seria uma bebida saborificada. "C", seria chamado de Calvados, ou de Applejack, mas nunca de brandy (mesmo sendo reconhecido como uma espécie de brandy).
Bem... lá no fim das contas.... é tudo destilado de frutas...
Dica: procura no google por "fruit brandy list","fruit brandy brands". Acho que vai acrescentar bastante!
Espero ter contribuido
Parabéns pelo curso na ABS!!
Olá Márcio, parabéns pelo vídeo, foi bastante explicativo! Inclusive me deixou com vontade de experimentar esse brandy, sabe onde eu possa encontrá-lo? No site da loja não achei...
Olá Olavo!
Normalmente só é encontrado em lojas especializadas em vinho.
Abraço!
Da uma procurada no site da casa valduga
Tenho um Cognac VSOP Courvoisier muito antigo, gostaria de saber quando vale uma garrafa dele hj? Alguém pode me ajudar?
Esse XX nao degustei, mas o X e XV já são ótimos. O da Aurora parece que não é tão oleoso. A vantagem é que custa menos que um Single Malt importado e a desvantagem é que fica difícil comparar com os COGNAC, já que são tão caros.
Você poderia por favor comparar similaridades e diferenças entre o X e um bom bourbon ? Estou pensando em comprar, mas não sei o que esperar.
@@DrinkWater713 As comparações vão até certo ponto porque ambos são destilados e tem notas de frutas. Então algumas notas são encontrados em ambos: caramelo e frutas brancas e vermelhas maduras, geléias e notas vínicas. Mas depois começam a se afastar. No whisky a nota vínica é muito mais do barril; já no Brandy está tanto no barril de um vinho oloroso quanto da própria matéria prima. Então no mercado, aqui no RS é mais fácil, encontramos Brandy de diversas castas viníferas. E o da Valduga é o melhor disparado. Miolo precisa melhorar. E Aurora fica no meio termo...
Já o Bourbon é outra coisa ainda.
Fala meu amigo , gostaria de saber quanto tempo essa bebida pode fica guardada depois de aberta ?
Grande abraço
Olá Márcio, tira uma dúvida meu pai com pro uma pinga chamada Márcieira brandy, quando eu era bebê, infelizmente ele morreu minha mãe quardo de recordação hoje eu tenho 20 anos é msm idade da Márcia, é não sei se ela é uma eliguia ou não.
Espanha é a terra do Brandy, vou aproveitar.
Existe brandy com um gosto adocicado?
Segundo a informação oficial contida no site deles, esse brandy XX possui 4,61 g/l de açúcares totais em glicose.
Marcio, qual seria a diferenca da grappa para o brandy? Seria a maturação em barris a a variedade de frutas? Abrs!
Grappa é feita com cascas de uva fermentadas, depois da moagem. Brandy/Conhaque são feitos de vinho destilado
Prefiro Brandy a Whiskey ... Esse da casa Valduga é excelente.
na degustaçao de brandy nao coloca agua?
Interessante que agora tem um single malt vindo do vale dos vinhedos (Union), mas só usam barril de carvalho americano ex-bourbon. Está caindo de maduro a idéia de maturar e/ou finalizar ele em carvalho francês ex-brandy da casa valduga. É praticamente só ir no vizinho pedir pra comprar os barris após o uso. Daria um toque único da região para o whisky.
Nossa. Pensei a mesma coisa fazendo o tour nas adegas da Casa Valduga. O problema é que eles estão ganhando dinheiro vendendo os barris para colecionadores, cachaçarias e outras vinícolas menores. A Lamas tentou algo diferente, mas acho que a Union primeiro quer agradar os conhecedores de Single Malts que bebem dentro do "padrão europeu".
Boa noite Márcio , gostaria de saber qual a sua nota para o whisky royal salute ,e se vc pretende fazer um vídeo sobre ele, um abraço fica com Deus.
Henrique Guimaraes Pretendo fazer um vídeo sobre ele e daí comento direito o que acho dele (mas vai demorar um pouco...) Ele é um whisky que acho mais bonito do que exatamente super saboroso... Abraço meu caro!
Depois de aberta a garrafa do brandy, ela também dura de dois a cinco anos sem perder o sabor?
Conhaque pode ser de gengibre também
Jonatas Gonçalves dreher não é conhaque de verdade, é apenas uma cachaça com uma mistura de xarope e mil outras pohas
Faz o review de um Delacroix Armagnac, eu vi no filme Fury o Brad Pitt bebendo no final, queria saber se deve ser tão bom assim pra terem colocado esse cognac naquele momento do filme.
Casa Valduga: melhor vinho do mundo Naturelle . 2 garafa por mes
Nessa brincadeira, onde entra a grappa?? Podemos chamá-la também de brandy?
Nao. A grapa é feita da casca e bagaços da uva, e o Brandy é feito do vinho.
Legal!
Olá luc137! Muito bom comparar destilados! Não apenas pelo prazer, mas pelo conhecimento! ;-) Abraço!
Comprei o irmão mais novo de xv anos desse brandy do vídeo.
Dava para incluir uma cachacinha aí
conhaque geralmente é feito em gengibre... os portugueses fazem otimos conhaques...
não
A garrafa e bonita
Nunca tomei whisky morro de vontade
Gosto muito do canal e acho seus videos muito bons, mas deveria ter o audio mais alto.
1070 conto kkkkk
Problema do brandy é que depois de aberto tem que ser consumido em no máximo 3 meses. Whisky , rum , cachaça podem ser consumidos por anos sem perder a qualidade se forem bem armazenados.
Brandy tem q beber muito rapidamente. Péssimo.
Márcio tu tem um blog ? e você mora aonde ?
Olá! Tenho sim! Está apontado no cabeçalho do canal (não sei se pode-se colocar links nos comentários.... ;-)
Atualmente mudei-me para Bento Gonçalves - RS
conhaque
Brand é conhaque né ? Kkkk
Jonatas Gonçalves todo cognac sao brandy mas nem todo brandy sao cognacs
Jonatas Gonçalves cognac é só os que são fabricados na região de cognac, na França
Resposta: 3:54
Você é gaúcho?
É só ouvir a voz dele, que já pego um copinho!
cachaceiro raiz = meu vô zé
cachaceiro nutella = degustando whisky
Cachaceiro degusta cachaça. Forte abraço!
Amendoas? Está delirando... 😂😂😂
Gostaria que você voltasse a fazer videos... poderia fazer do ballentines