Como todo violonista, o sistema de captação que eu mais usei na vida é o rastilho com pré amplificador instalado diretamente no violão e alimentado por bateria 9v. É uma alternativa barata e que entrega uma qualidade ok. Porém, a busca pelo melhor timbre de violão plugado é infinita e eu tenho conseguido bons resultados com captadores de contato. O som pode ser mais interessante que o captador de rastilho, não preciso mais me preocupar com baterias 9v e não preciso agredir a madeira do instrumento. Os dois grandes problemas: 1. Conseguir um timbre mais claro. Nos meus violões sempre fica opaco. A solução é equalizar bem, cortando frequências principalmente médio-graves (entre 200hz e 1Khz) e dando um boost em freq agudas com moderação. 2. Falta de potência de saída. Ainda estou estudando soluções, mas um direct box ativo parece ser a melhor saída, pois além de casar a impedância (o que naturalmente aumenta o volume) ainda tem um circuito ativo que levanta o sinal. Sobre a colagem, prefiro a fita dupla face, mesmo sacrificando um pouco o timbre. É mais fácil retirar, se preciso. E sobre o feedback, somente a equalização correta já reduz, mas eu recomendaria usar fones se possível.
Utilizo o Fishman Sonitone. Ele é piezo, mas do tipo que dispensa a necessidade de cortar o violão para encaixar o pré. Instalei ele para utilizar na saída do pré (cabo p10) como "jack roldana", realizando a furacão onde inclusive fica bem mais firme do que na parte mais abaixo da caixa. Infelizmente, quando mais jovem, eu havia cortado para colocar um pré amp bem barato, neste mesmo violão. Se existisse esse modelo sonitone na época, talvez não tivesse aberto um baita buraco na madeira. Pra mim, um dos melhores é o Fishman Rare Earth Mic Blend Magnetic. Se um dia adquirir um novo instrumento talvez opte por ele.
Muito obrigado por suas dicas e ensinamentos. Há algum tempo instalei no meu Wladen de aço esse modelo híbrido com piezo de rastilho e microfone ( modelo PRENER ou muito parecido com o LC-5) e ele tem bastante ganho. O único problema para mim foi que o microfone dele tem ganho muito alto e eu quase não movia o fader equivalente para poder utiliza-lo no blend da captação.
Usar um rastilho de piezo com um microfone condensador é a melhor opção sim! O Mic condensador, vai precisar de uma fonte específica de energia pra funcionar, uma Phantom! Aliás: essa sacada do rastilho de piezo com Mic condensador é um truque que muitos TH-camrs usam pra vender violão ruim como se fosse bom!
Salve professor. Tenho um Shelter folk em mogno. Coloquei um pré fishman presys blend. Porém ao em vez do piezo eu uso um captador lace de telecaster. Ficou muito bom o som. Ah uso tbm um pedal leitor de IR.
@@LuthierDouglasPereira ficou legal, soldei um plug p1 no captador, coloquei no equalizador no lugar do piezo. Ah a propósito adoro seus vídeos vc é fera 💪🏽🙏🏽
Colocar termo retrátil no piezo de rastilho, ajuda ou não? Tenho visto alguns luthiers que colocam nos captadores, porém não sei se eles já vieram com ele ou não. O meu é um shadow e não possui o termo retrátil, mas como já foi para manutenção, então não sei se tinha e o profissional tirou. Aconselha a colocar?
Já tive 3 violões Strinberg sd20 c captador stp40 >não tinha muito volume e som não me agradava Tagima modena > a captador teq4 >gostei da captação e do equilíbrio entre grave, medio agudo, porém tinha um famoso hammer que me incomodava bastante Marques vn 19 fishman presys> captação boa, bem equilibrada, volume bom
Na minha opinião, o melhor é o LR Baggs, tanto o MA 1 quanto o Anthem. Apesar que eu tenho um Yamaha CPX 700 II com captação de contato que é excelente. Eu evito ao máximo o de rastilho por não gostar do som dele.
Bom dia tudo bem, meu violão veio com fishmam presys 2 e piezo flexível, só que tinha corda maís alta e baixa de tanto mexer começou a fazer chiado de fio terra, troquei o flexível pelo convencional, as alturas da cordas normalizaram só que o ganho alimentou muito, uso pedaleira com pré amp e impulse response tive que regular todo efeito pois estava distorcendo isso é normal?
Caro Douglas, Boa noite. Obrigado pela dica. Mas gostaria de saber qual equalizador colocar no meu violão, que é um Eagle CH-800F flat, nele está um equalizador 5 BAND EQUALIZER AR-5, e quero trocar. Podes me indicar algum, por favor? Grato
Meu violão é um modelo híbrido, porém em corpo telecaster, como um Sadowsky. A sensibilidade do captador é tanta que se estiver com o agudo acima de 50%, quando mudo de acorde capta muito o som do arrasto dos dedos nas cordas e chega a ficar desagradável. Neste caso pensei em colocar um tubo termo retrátil no captador para diminuir um pouco a sensibilidade ou trocar por um captador de malha, tipo fishman e trocar o rastilho por um de osso. Algum desses resolveria ou posso fazer uma mudança ainda melhor?
OLÁ PROF COMPREI RECENTEMENTE UM CAPTADOR PRA MIM GOSTEI MUITO.COLOCO ELE NO TAMPO PRÓXIMO AO CAVALETE E AÍ ELE CAPTA A VIBRAÇÃO Q SAI DA CAIXA TESTEI TÔ GOSTANDO UM ABRAÇO AMIGO DOUGLAS
Legal Gonçalo, captação é muito de gosto tb, algumas pessoas gostam da microfonada , já eu não sou muito, porém tudo depende muito do uso tb... abraço!
Bom dia/ boa tarde/ boa noite luthier Douglas. Eu estou pensando em comprar um violão chamado vck370 da vogga. Vc já avaliou algum desse modelo? Não sei se é bom e estou pensando em comprar pela internet. Qual a sua opinião sobre esse violão? Um forte abraço! Sou do RN.
Mestre faz por favor para nylon ,o piezo acaba com som do violao de nylon , algum tipo de tipo de microfone pequeno pra colocar dentro, minha necessidade é usar nylon ao vivo
Paz mano! Uma dúvida, você disse no vídeo, referente ao captador de contato, ele normalmente vem com a fita dupla face, mas você falou que ela não é legal. E qual seria a melhor forma de fixá-lo no tampo por dentro? Cola? Qual?
Oi Antônio, pode ser cola de contato, com uma camada beeem fina, o timbre fica muito melhor, se for cianocrilato melhor ainda, o timbre muda completamente em relação a fita dupla face, o ganho TB, praticamente dobra
usaria sim Rafael, porém se o palco for pequeno e os instrumentos ficarem muito proximos o dinamico é mais fácil de ajustar, o condensador fica ótimo tb porém precisa de uma regulagem mais refinada
Fala rapaziada, tranquilo? Me ajudem a escolher um violão, Violão Strinberg Folk SD201HCR ou um VIOLÃO ELÉTRICO MICHAEL GALAXY FOLK COM CUTAWAY VM925DTC SS ??
Professor, eu também prefiro microfonar, em casa, a gente dá um jeito...mas no palco, com condensador? Não vai embolar com todo o som ao redor, mesmo em voz e violão? E a microfonia? Pois o condensador é ainda mais sensível, o som dele voltará via caixa, sera um inferno. Curiosamente, com violões de altíssimo padrão, eles simplesmente usam plugado e fica incrível, veja a gravação em linha do Black Crows no Tiny Desk, que som: th-cam.com/video/d0GoWhQgxyQ/w-d-xo.htmlsi=eTPIPH9FhvuTQLEw
Oi Cassio, no c=palco dá para usar sem problema, é só deixar com ganho reduzido para que não pegue os sons em volta, nas igrejas o pessoal usa bastante assim, é mais simples o direcional, porem o condensador regulado certinho fica perfeito
@@LuthierDouglasPereira interessante. Eu imaginava que com o dinâmico dava pra testar, so que o dinamico deixa magro o som né...nunca imaginei que o condensador rolava
Como todo violonista, o sistema de captação que eu mais usei na vida é o rastilho com pré amplificador instalado diretamente no violão e alimentado por bateria 9v. É uma alternativa barata e que entrega uma qualidade ok.
Porém, a busca pelo melhor timbre de violão plugado é infinita e eu tenho conseguido bons resultados com captadores de contato. O som pode ser mais interessante que o captador de rastilho, não preciso mais me preocupar com baterias 9v e não preciso agredir a madeira do instrumento.
Os dois grandes problemas:
1. Conseguir um timbre mais claro. Nos meus violões sempre fica opaco. A solução é equalizar bem, cortando frequências principalmente médio-graves (entre 200hz e 1Khz) e dando um boost em freq agudas com moderação.
2. Falta de potência de saída. Ainda estou estudando soluções, mas um direct box ativo parece ser a melhor saída, pois além de casar a impedância (o que naturalmente aumenta o volume) ainda tem um circuito ativo que levanta o sinal.
Sobre a colagem, prefiro a fita dupla face, mesmo sacrificando um pouco o timbre. É mais fácil retirar, se preciso.
E sobre o feedback, somente a equalização correta já reduz, mas eu recomendaria usar fones se possível.
A dúvida é pra tocar ao vivo, voz e violão, qual seria a opção que entrega a melhor qualidade?
Utilizo o Fishman Sonitone. Ele é piezo, mas do tipo que dispensa a necessidade de cortar o violão para encaixar o pré. Instalei ele para utilizar na saída do pré (cabo p10) como "jack roldana", realizando a furacão onde inclusive fica bem mais firme do que na parte mais abaixo da caixa. Infelizmente, quando mais jovem, eu havia cortado para colocar um pré amp bem barato, neste mesmo violão. Se existisse esse modelo sonitone na época, talvez não tivesse aberto um baita buraco na madeira. Pra mim, um dos melhores é o Fishman Rare Earth Mic Blend Magnetic. Se um dia adquirir um novo instrumento talvez opte por ele.
Faz um video falando sobre a nova linha da Michael modelo Laguna e Venice.
Ótimo vídeo prof. Gostei!
Muito obrigado por suas dicas e ensinamentos. Há algum tempo instalei no meu Wladen de aço esse modelo híbrido com piezo de rastilho e microfone ( modelo PRENER ou muito parecido com o LC-5) e ele tem bastante ganho. O único problema para mim foi que o microfone dele tem ganho muito alto e eu quase não movia o fader equivalente para poder utiliza-lo no blend da captação.
Douglas violão está com as cordas altas, como posso resolver meu violão é um Takamine e meu tipo piezo não tem como abaixar por ele
Usar um rastilho de piezo com um microfone condensador é a melhor opção sim!
O Mic condensador, vai precisar de uma fonte específica de energia pra funcionar, uma Phantom!
Aliás: essa sacada do rastilho de piezo com Mic condensador é um truque que muitos TH-camrs usam pra vender violão ruim como se fosse bom!
Deus abençoe!
Igualmente Guaraci, abraços! 🤗
@@LuthierDouglasPereira
O que vc acha do fishman prefix plus t ?
Salve professor. Tenho um Shelter folk em mogno. Coloquei um pré fishman presys blend. Porém ao em vez do piezo eu uso um captador lace de telecaster. Ficou muito bom o som. Ah uso tbm um pedal leitor de IR.
ficou interessante essa configuração Ricky
@@LuthierDouglasPereira ficou legal, soldei um plug p1 no captador, coloquei no equalizador no lugar do piezo. Ah a propósito adoro seus vídeos vc é fera 💪🏽🙏🏽
O k e k, pure míni é bom Para violão nylon?
Colocar termo retrátil no piezo de rastilho, ajuda ou não? Tenho visto alguns luthiers que colocam nos captadores, porém não sei se eles já vieram com ele ou não. O meu é um shadow e não possui o termo retrátil, mas como já foi para manutenção, então não sei se tinha e o profissional tirou. Aconselha a colocar?
Já tive 3 violões
Strinberg sd20 c captador stp40 >não tinha muito volume e som não me agradava
Tagima modena > a captador teq4 >gostei da captação e do equilíbrio entre grave, medio agudo, porém tinha um famoso hammer que me incomodava bastante
Marques vn 19 fishman presys> captação boa, bem equilibrada, volume bom
eu uso pré amp comum, e uso uma pedaleira específica para violão, a qualidade fica top!
Opa. Qual pedal?
Vídeo muito bom, totalmente explicativo. Parabéns professor 👏🏻👏🏻👏🏻
Obg Jessica! 🤗
Na minha opinião, o melhor é o LR Baggs, tanto o MA 1 quanto o Anthem. Apesar que eu tenho um Yamaha CPX 700 II com captação de contato que é excelente. Eu evito ao máximo o de rastilho por não gostar do som dele.
LR Baggs é sótimo mesmo Adriano
Bom dia tudo bem, meu violão veio com fishmam presys 2 e piezo flexível, só que tinha corda maís alta e baixa de tanto mexer começou a fazer chiado de fio terra, troquei o flexível pelo convencional, as alturas da cordas normalizaram só que o ganho alimentou muito, uso pedaleira com pré amp e impulse response tive que regular todo efeito pois estava distorcendo isso é normal?
Caro Douglas, Boa noite. Obrigado pela dica. Mas gostaria de saber qual equalizador colocar no meu violão, que é um Eagle CH-800F flat, nele está um equalizador 5 BAND EQUALIZER AR-5, e quero trocar. Podes me indicar algum, por favor? Grato
Comprei o tagima modena captador tec-10, vale a pena trocar o captador pelo fishman?
Meu violão é um modelo híbrido, porém em corpo telecaster, como um Sadowsky. A sensibilidade do captador é tanta que se estiver com o agudo acima de 50%, quando mudo de acorde capta muito o som do arrasto dos dedos nas cordas e chega a ficar desagradável. Neste caso pensei em colocar um tubo termo retrátil no captador para diminuir um pouco a sensibilidade ou trocar por um captador de malha, tipo fishman e trocar o rastilho por um de osso.
Algum desses resolveria ou posso fazer uma mudança ainda melhor?
OLÁ PROF COMPREI RECENTEMENTE UM CAPTADOR PRA MIM GOSTEI MUITO.COLOCO ELE NO TAMPO PRÓXIMO AO CAVALETE E AÍ ELE CAPTA A VIBRAÇÃO Q SAI DA CAIXA TESTEI TÔ GOSTANDO UM ABRAÇO AMIGO DOUGLAS
Legal Gonçalo, captação é muito de gosto tb, algumas pessoas gostam da microfonada , já eu não sou muito, porém tudo depende muito do uso tb... abraço!
Boa noite Douglas estou querendo comprar um violão mais tou em dúvida entre o strinberg FS4d e o modelo Giannini Ggc plus, qual tem melhor sonoridade?
Muito bom 👏👏
Obrigado Isaias, abraços!
Bom dia/ boa tarde/ boa noite luthier Douglas. Eu estou pensando em comprar um violão chamado vck370 da vogga. Vc já avaliou algum desse modelo? Não sei se é bom e estou pensando em comprar pela internet. Qual a sua opinião sobre esse violão? Um forte abraço! Sou do RN.
Captador de ceramico e bom diz p ai quem pode mim ajudar?
Boa tarde, eu tico na igreja em barzinho e as vezes em lugares abertos, qual vc me indicaria?
Eu uso um pré equalizador híbrido da fishman ( piezo rastilho+ Mic) e tem um som muito bom
Mestre faz por favor para nylon ,o piezo acaba com som do violao de nylon , algum tipo de tipo de microfone pequeno pra colocar dentro, minha necessidade é usar nylon ao vivo
Vc tem algum vídeo pra indicar sobre isso? Tenho um violão nylon e quero pôr captação elétrica e tô precisando de orientação
Paz mano! Uma dúvida, você disse no vídeo, referente ao captador de contato, ele normalmente vem com a fita dupla face, mas você falou que ela não é legal. E qual seria a melhor forma de fixá-lo no tampo por dentro? Cola? Qual?
Oi Antônio, pode ser cola de contato, com uma camada beeem fina, o timbre fica muito melhor, se for cianocrilato melhor ainda, o timbre muda completamente em relação a fita dupla face, o ganho TB, praticamente dobra
E no caso de tocar com banda? Usaria dessa mesma forma?
usaria sim Rafael, porém se o palco for pequeno e os instrumentos ficarem muito proximos o dinamico é mais fácil de ajustar, o condensador fica ótimo tb porém precisa de uma regulagem mais refinada
Eu gosto do microfonado . Não suporto o som de lata .
A gente paga tão caro no violão , pra ter um som de lata é uma tristeza
Fala rapaziada, tranquilo? Me ajudem a escolher um violão, Violão Strinberg Folk SD201HCR ou um VIOLÃO ELÉTRICO MICHAEL GALAXY FOLK COM CUTAWAY VM925DTC SS
??
Nenhum dos dois. Espero ter ajudado! Me siga pra mais dicas.
diga qual então hehehe
Melhor eu não sei mas o pior com certeza é o da Tagima meu Deus que dor de cabeça esses TEQ.
infelizmente tô sofrendo com a mesma dor de cabeça
Professor, eu também prefiro microfonar, em casa, a gente dá um jeito...mas no palco, com condensador? Não vai embolar com todo o som ao redor, mesmo em voz e violão? E a microfonia? Pois o condensador é ainda mais sensível, o som dele voltará via caixa, sera um inferno.
Curiosamente, com violões de altíssimo padrão, eles simplesmente usam plugado e fica incrível, veja a gravação em linha do Black Crows no Tiny Desk, que som: th-cam.com/video/d0GoWhQgxyQ/w-d-xo.htmlsi=eTPIPH9FhvuTQLEw
Oi Cassio, no c=palco dá para usar sem problema, é só deixar com ganho reduzido para que não pegue os sons em volta, nas igrejas o pessoal usa bastante assim, é mais simples o direcional, porem o condensador regulado certinho fica perfeito
@@LuthierDouglasPereira interessante. Eu imaginava que com o dinâmico dava pra testar, so que o dinamico deixa magro o som né...nunca imaginei que o condensador rolava