Ensaios Mecânicos na Engenharia . O que é Fadiga em Metais?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 9 ก.ย. 2024
  • Ensaios Mecânicos na Engenharia. O que é Fadiga em Metais?
    Olá pessoas, tudo bem com vocês? O meu nome é Lucas Caraffini e sou formado em Engenharia Metalúrgica. Hoje vamos conversar um pouco sobre um dos temas mais importantes na engenharia dos materiais metálicos. A Fadiga.
    Mas antes de iniciarmos a nossa conversa, quero pedir para que você deixe o seu curtir no vídeo e se inscreva no Canal para nos fortalecer e assim conseguirmos alcançar mais pessoas. Estamos trabalhando para trazer conteúdos gratuitos e de qualidade, então a sua colaboração é muito bem vinda. Obrigado.
    Vamos iniciar então o nosso bate papo sobre Fadiga nos materiais metálicos.
    Pois bem, a descoberta da fadiga ocorreu no início do século XIX, quando vários pesquisadores na Europa observaram que os componentes de algumas pontes e das ferrovias estavam fraturando quando eram
    submetidas a cargas cíclicas. À medida que o século avançou e o uso de metais se expandiu com o aumento do uso de máquinas em decorrência da 1ª Revolução Industrial, cada vez mais falhas de componentes submetidos a cargas cíclicas eram registradas.
    Ainda no século XIX, Wohler propôs um método pelo qual a falha de componentes de cargas cíclicas poderiam ser mitigadas e, em alguns casos, eliminadas. Este método resultou na abordagem do diagrama de resposta tensão-ciclos e na abordagem do modelo de teste de componente para o projeto de fadiga.
    Claro que a fadiga era um fenômeno que acontecia antes também, porém as falhas ocorriam em componentes mais simples, tais como tubos de argila, estruturas de concreto e madeira. Porém, com a construção de máquinas e equipamentos especialmente em aço, estimulou a necessidade de desenvolver procedimentos de design que evitassem falhas de cargas repetidas de todos os tipos de equipamentos.
    Os estudos sobre o comportamento da fadiga nos materiais metálicos que começaram no início do século XIX ainda estão em andamento até os dias de hoje. Mesmo que tenha sido realizado muito progresso, o desenvolvimento de procedimentos de projeto para evitar falhas na aplicação de cargas cíclicas ainda é uma tarefa desanimadora.
    O estudo sobre a fadiga envolve a interação de vários campos do conhecimento, nomeadamente Engenharia de Materiais, Engenharia de Manufatura, Análise Estrutural (incluindo cargas, tensão, deformação e análise de mecânica da fratura), inspeção e avaliação Não-Destrutiva, Engenharia de Confiabilidade, tecnologia de teste, reparo e manutenção em campo, e procedimentos de design holístico. Todos eles devem ser colocados em uma atividade de projeto consistente que pode ser referida como uma política de projeto de fadiga.
    Obviamente, se outros modos de falha relacionados ao tempo ocorrerem concomitantemente com cargas cíclicas e as mesmas interagirem de forma a diminuir a vida em fadiga, a tarefa se tornará ainda mais desafiadora. Visto que os humanos sempre desejam usar mais bens e colocar mais demandas nas coisas que podemos projetar e produzir, o desafio da resistência a fadiga sempre estará conosco.

ความคิดเห็น • 5

  • @edsonfernandopereira9531
    @edsonfernandopereira9531 ปีที่แล้ว

    Excelente conteúdo sobre fadiga em metais

  • @TheMrRicoalmeida
    @TheMrRicoalmeida 2 ปีที่แล้ว +1

    O processo de fabricação influência na fadiga como foi dito! Tbm a escolha de material, sub ou super dimensionamento tbm. Mas muito bom o video.

  • @Ivann1209852
    @Ivann1209852 ปีที่แล้ว

    Ótima explicação!! Parabéns pelo material!

  • @elvironovais2590
    @elvironovais2590 5 หลายเดือนก่อน

    Quais as vantagens e as Desvantagens do ensaio de Fadiga?

  • @TheMrRicoalmeida
    @TheMrRicoalmeida 2 ปีที่แล้ว +1

    Ta parecendo apresentação de TCC!