Pq a galera tá ignorando o fato de que o Kotlin Multiplatform NÃO É DA GOOGLE e sim da Jetbrains? A google endossar o KMP não significa nada além de uma bandeira verde pros devs confiarem e poderem usar. Mesma coisa que rolou quando o Kotlin era 1.0, já funcionava bem demais pra desenvolver pra android, mas só começou a ter uso depois da bandeira verde da google. Acho que a galera que tá preocupada com a morte do Flutter deve ser uma galerinha mais JR.
Daqui uns anos vcs vão ver, Lucas montano do canal Lucas Montano vai aparecer pintado de Joker a beira da loucura. Cada dia coringando mais. Ta massa os videos man, pra cimaaaaa
Sempre aparece alguém questionando as decisões das empresas, como se o Google tivesse chegado onde está tomando decisões erradas. Pare de brigar com linguagens de programação, seja um programador e programe na linguagem que te pagarem. Venho de uma época em que não havia essas divisões de front e back-end. Não importa, se me pagarem, programo até em Clipper, que já programei kkkkk.
Pagando bem, a gente muda de fortran, pra vb6, passa por java, ressuscita umas máquinas antigas rodando applets em flash e depois migra tudo pra erlang
Sou dev Flutter e venho recebendo alguns contatos de recrutadores, por agora estou tranquilo. ver o futuro é impossível, o ideal é saber um nativo de Android ou IOS que além de ajudar na carreira Flutter em si ainda te dar uma certa proteção a máxima de ser Programador e não programador framework.
Concordo com você Lucas. Se você tem uma empresa com poder aquisitivo de manter duas equipes trabalhando nas duas plataformas (Kotlin/Java para Android e Swift para iOS), eu aconselharia o nativo. Ou então se você não tem pretensão nenhuma em lançar um APP pra algum SO específico, também aconselharia o nativo. Caso contrário, das linguagens hibridas, eu partiria sim para o Dart/Flutter. Tudo vai depender do seu contexto e da sua necessidade ou demanda. Esse lance de que a linguagem X vai morrer.. também me da náuseas! Estou esperando o Java morrer desde 2004. Estou esperando o Delphi morrer desde sempre. Forte abraço!
Agora que estou começando de fato na área mobile me tentaram jogar no Flutter diversas vezes, mas por algum motivo achei muito melhor a ideia do Kotlin chegando com um composable Multiplataforma, essa parada vai crescer muito daqui a um tempo
Minha paixão por Dart/Flutter foi amor a primeira vista... eu tinha uma enorme repulsa em trabalhar no frontend, mas quando eu conheci o Flutter tudo mudou literalmente.. eu não pude acreditar o quão fácil que era, e principalmente divertido. O que eu acho uma tortura ter que mexer em Vue, Angular, React etc, eu prefiro passar roupa do que mexer nessas tecnologias, ai quando comecei a ver o Dart, já sabendo que eu precisava dessa base para ir para o framework Flutter, foi algo extremamente agradável. Além disso, a documentação do Dart/Flutter para mim é a melhor documentação de todas as linguagens deste planeta.. de toda a história.. quiçá até mesmo pode ser a melhor documentação de uma linguagem de programação de toda a galáxia. Eu tou acompanhando essas especulações sobre o fim do Flutter, mas eu nem ligo, no frontend continuarei usando..
digo o mesmo. Nunca vi ninguém que trabalha com Flutter falar mal, pelo contrário, todo mundo fala muito bem. Agora React de cada dois 1 fala que é uma merda, mas como é javascript ninguém quer parar de usar
Nunca trabalhei com Flutter, mas sigo o Bob Nystrom e fui em uma Flutter London recentemente. E definitivamente não consigo ver o Dart (principalmente) morrer como o pessoal diz. Mas estão matando o PHP, Java até hoje e tem gente que nem sabe o quanto tecnologias como Erlang são usadas 🙂 Inclusive o próprio Bob Nystrom (que trabalha no Dart) já fez um jogo usando Dart, bem interessante (ainda não vi o vídeo inteiro, não sei se aparece)
Eu uso dart para fazer jogos e.e Fiz um wrapp do Raylib e funciona perfeitamente, eu não queria usar o Flutter! Estou usando Raylib para cliente e interface e TCP para servidor.
Eu estou aprendendo o Dart / Flutter, e estou gostando, minha ideia e aprender para trabalho como freelancer, e depois aprender kotlin ou swift para aprender também nativo.
No final, toda essa guerrinha de framework é porque o Flutter é uma ferramenta capaz de se tornar a 1a mais usada para desenvolvimento híbrido, apesar de ter uma linguagem (por enquanto) apenas para ele mesmo, diferente do JS/Kotlin que seriam seus concorrentes, que ainda mantém sua fama com React/Angular e Android (respectivamente). Ninguém fica falando daquilo que não ameaça o seu "poder" ou fama. ex: O dev React não fica buscando falar mal de Svelte ou de outros frameworks de UI menores (escolha 1 dentre seus bilhões), ele vai optar por falar mal do Flutter. No final flutter veio pra ficar, queira fanboy chorando ou não. E dart é uma boa linguagem sim :) (ao menos comparado a JS)
Temos que admitir, uma coisa é uma boa ferramenta que facilita a criação de um app, mas a melhor é que facilita a manutenção de app. Se deixar um app em React um tempo sem manutenção, as você não consegue nem compilar novamente sem ter um retrabalho absurdo.
Aposto no Flutter com ressalvas, porque tanto o Flutter e o DART são dependentes da atenção do Google e de recursos do Kotlin para ter visibilidade frente ao Java e ao Go na camada de back-end.
Já estamos na metade de 2024, 6 meses após a previsão antecipada do Lucas montando teorias de morte do Flutter, Lucas já fez mais vídeos sobe Flutter do que react e kotlin, desafio Lucas a voltar daqui a 6 meses e mostrar um projeto de sucesso no KMP . Porque é fácil falar mas mostrar apps de sucesso, não vi nenhum, mas se mostrarem apps de sucesso do Flutter ele dúvida sempre.
Pergunta ali pra Attekita o porque uma Dev iOS teve que aprender Kotlin e KMP por causa da sua atuação na Riot Games. Porque será que eles não resolveram migrar pro Flutter de vez? Será por causa do desempenho do nativo?. Tudo tem um motivo. E por isso mesmo que o Flutter não vai morrer. Mas não da pra dizer que o Compose Multiplatform não vai mexer com o Flutter ...
@@newtyzito Cara, quem está no vídeo é o Lucas Montano e você está no canal do Lucas Montano. Claro que há casos particulares, mas não é por causa desses casos exclusivos que tudo tem que ser assim. Já que você está falando de outros youtubers, dois youtubers espanhóis pró-Kotlin fizeram um aplicativo ao vivo no kmp e ficaram envergonhados.
bom é aquilo tudo se muda.. daki 6 anos pode ser q Flutter e Kotlin nem existam mais.. a 10 anos atrás era Xamarin e PhoneGap que estavam dominando e era esse mesmo papinho e agora praticamente morreu e ninguém mais se lembram deles.. quem é DEV emocionado que quer ficar fixo em uma linguagem, não vai se dar bem e depois lá na frente não acha mais vaga pra nada, pois é acomodado.. Delphi e Visual Basic tb falavam assim em 2005.. 2008.. e os DEVs ficaram acomodados e se ferraram.
A Google tem parcerias e negócios com instituições de ensino para usarem suas ferramentas voltadas à educação, em especial o Classroom. Então, tipo, muita gente usa o Classroom
As universidades usam muito o classrom para fazer um ambiente virtual com o conteúdo das matérias. Nas duas que eu cursei eles usavam o google classrom. Uma federal e outra privada
eu trabalhei com angular/react por 3 anos, ambas fazem bem o que propõem. hoje trabalho com flutter a 2 anos, e a ferramenta também faz muito bem o que propõe. a ferramenta é simples, fácil, dart tá com muito syntactic sugar o que deixa muito bom de trabalhar, eu gosto bastante. mas também já mexi com kotlin e quero aprender mais também. não tem mistério, é só querer fazer coisas independente da ferramenta que for utilizar, ficar se preocupando com o que o mercado ou os outros dizem só vai te atrasar.
Confesso que eu curti o vídeo na hora que você pediu o like por ser um bom ator kkkk. Vamos aos meus 20 centavos de contribuição, A Canonical apostou no novo instalador do Ubuntu (23.10 e 24.04) e também na nova loja de aplicativos em Flutter. Seria a Canonical se interessando em assumir o Flutter caso o Google "abra mão"? Essa pergunta é meio tosca porque seria afirmar que o Google adotaria o KMP e o Kotlin não é da Google e sim da JetBrains. Sei lá rsrsrsrs.
Lucas, faz um vídeo comentando sobre o que acha do Kotlin 2 e o caminho que o Kotlin Multiplatform está levando? Estou na faculdade e me interessei muito pelo desenvolvimento mobile, queria saber sua opinião... : )
A linguagem dart nao tem muito valor por demanda mas se voce aprendeu para algo especifico isso diz muita coisa sobre voce. Ex. Sei programar em Dart X Criei um sistema de imprestimos bancarios usando Dart.
Pessoal que está estudando/trabalhando na área de desenvolvimento mobile, que feedback vocês dariam hoje para um iniciante? Pensando também no futuro, vocês acham que vale a pena seguir carreira na área? Recentemente acabei me interessando muito por essa área (mais do que qualquer outra) Porém, estou com um certo receio... Agradeço quem puder me aconselhar.
Google classroon é utilizado pelo Paraná, aonde a educação é a melhor do Brasil e aulas de pensamento computacional sao ministradas por porfessres sem formatação somente com auxilio da Alura. Com isto realmente da medo da pior educação do Brasil!
Mas a meta fala TELAS do facobook e do Instagram, não que o Instagram é feito em RN, mas só de ter mais de 2mil telas de RN dentro do Facebook já é algo a se levar em consideração.
14:15 chuto que aqui seria o caso de ter que manter backward-compatibility, JS demorou pra começar a ficar interessante, e se não fosse pelo TS ia demorar ainda mais, mas hot-reload ele brisou legal :v
Cara, pra mim é questão de tempo para a web começar a adotar mais linguagens além do javascript com o wasm, agora, substituir o javascript? Pode até cair bastante, mas vai demorar uns bons anos pra isso acontecer, acredito eu.
Eu senti que o c# ia morrer, até a microsoft criar o core e meio que ressucitar o .net/c#, porém com tantas linguagens em alta e .net lutando pra se manter, to pensando em migrar pra algo, pensei em flutter porém o histórico do google é duvidoso,em resumo pra se manter em alta ou precisa de uma empresa grande por trás abraçando ou uma comunidade muito ativa,outro ponto é a procura e adesão de empresas a linguagem, não adianta ter comunidade se as empresas nao adotam.
Entendi o comentário dele sobre o Android. O Google claramente tá cagando e andando pro Android. Todas as atualizações no sistema estão vindo das marcas parceiras (Samsung, Xiaomi, etc.) enquanto o SO em si, só incrementa essas novidades depois de um tempo. Até hoje, o Android não tem uma versão decente para tablets, por exemplo. E não é que eles não consigam fazer. Eles simplesmente não querem.
O dart eh aquele potencial que de baixo da asa do google acaba nao ganhando o devido respeiro. Eu mesmo conheco a documentacao e sei o quando a liguaem eh poderosa, mas o salario e perspectiva nao me atraem.
Lucas, faço faculdade de engenharia de software estou no primeiro semestre, e gostaria de aprender afundo linguagens e tecnologias, qual plataforma ou site me recomendaria e se fosse uma forma autônoma que método usar. obs: quero ir pro BackEnd e gosto bastante de Java, Python e C#
O google mata muito produto que eles compram e não sabem gerenciar ou inspirados em outros, seria legal um vídeo com ideias originais e novas vindas do google e que não morreu tbm (dúvida sincera)
vi recentemente na newsletter do Deschamps a seguinte notícia: "Fortran e COBOL, tecnologias da década de 1950, voltam a aparecer na lista das 20 linguagens de programação mais populares do mundo no índice TIOBE", sempre tem espaço pra todo mundo.
Só discordo em uma coisa dita pelo Lucas nesse vídeo. Sobre o Java Script. Sim, ele não vai morrer na WEB porque já está enraizado como "ÚNICA" linguagem de script interpretada pelo navegador (VBScript no Edge não conta né 😅). Para que ela morresse, teria que padronizar outra concorrente, como já tentaram com Dart e Python, sem muito sucesso, ou web Assembly, muito pouco usado ainda. Porém, tem um detalhe... a Web em si pode vir a "morrer" em uma década, talvez um pouco mais. Embora ainda utilizamos muitos sites diariamente, principalmente no computador, boa parte do que fazemos nos smartphones têm aplicativos específicos. E isso fica mais específico ainda com o advento de novos dispositivos, como relógios, TVs, carros e óculos VR. Ou seja, quanto mais aplicativos utilizarmos, menos relevante será o JS no todo, a menos que essa galera da "stack única" insista em manter vivo algo que não deveria ter passado de um script para fazer botão fugir do mouse em sites de crianças, como o próprio criador já disse 😅
Tu falou com ironia mas seria legal tu ver as explicações do Éric Seidel e outros criadores do Flutter do porque Kotlin não foi escolhido para o Flutter kkk tudo o que ele elencou aí influenciou na performance inicial que era esperada do Flutter em processos de compilação e tree shaking mas eu entendo que teu canal não é pra divulgar informação e sim apenas pra zombar de tudo 😅😂
Lucas Montando do canal Lucas Montando, tu acha que o Google pode tirar o Dart e botar o Kotlin no Flutter em alguma versão futura (em um futuro não muito distante, tipo 1 ou 2 anos no máximo)?
Framework determina como vc deve organizar os arquivos/código da sua aplicação. Biblioteca apenas fornece ferramentas para você realizar o que deseja. React é biblioteca para componentização de aplicações web, ela não determinada nada. React Native é um framework, porque determina como vc deve organizar/escrever o código do seu app.
Brabo o penteado eletrocutado, sempre inovando, vou pedir pro barbeiro essa semana.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eletrocutado foi foda
Mago eletrico.
KKKKKKKKK a calopsita depois da cerca elétrica
Eu curti tb... e consigo ver através da orelha dele... é muito estilo kkkkk
Ele tá curtindo os penteados enquanto tem cabelos 😂
Cacatua Montano, nós gostamos
Cacatua Montano, do canal Cacatua Montano.
Lucas: corta meu cabelo
Barbeiro: 110 ou 220v?
Meu 😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkk
Pq a galera tá ignorando o fato de que o Kotlin Multiplatform NÃO É DA GOOGLE e sim da Jetbrains? A google endossar o KMP não significa nada além de uma bandeira verde pros devs confiarem e poderem usar. Mesma coisa que rolou quando o Kotlin era 1.0, já funcionava bem demais pra desenvolver pra android, mas só começou a ter uso depois da bandeira verde da google. Acho que a galera que tá preocupada com a morte do Flutter deve ser uma galerinha mais JR.
Daqui uns anos vcs vão ver, Lucas montano do canal Lucas Montano vai aparecer pintado de Joker a beira da loucura. Cada dia coringando mais.
Ta massa os videos man, pra cimaaaaa
Por uma incrível coincidência assisti o vídeo com uma camiseta de um evento da Flutterando de 2019, o Flutter Talks (foi bom demais).
Ótimo conteúdo!
Será que no contrato do Lucas com a Disney+ ele tem que deixar o app aberto na TV 24/7? kkkkkk
No minimo a Disney deve ter pedido isso para ele fazer video no TH-cam.
Pensei a mesma coisa.. kkkkk
Ele está trazendo novos clientes pra Disney+ já que a disney tá em queda
Acho que nada a ver mano
Sempre aparece alguém questionando as decisões das empresas, como se o Google tivesse chegado onde está tomando decisões erradas. Pare de brigar com linguagens de programação, seja um programador e programe na linguagem que te pagarem. Venho de uma época em que não havia essas divisões de front e back-end. Não importa, se me pagarem, programo até em Clipper, que já programei kkkkk.
Pagando bem, a gente muda de fortran, pra vb6, passa por java, ressuscita umas máquinas antigas rodando applets em flash e depois migra tudo pra erlang
Sou dev Flutter e venho recebendo alguns contatos de recrutadores, por agora estou tranquilo.
ver o futuro é impossível, o ideal é saber um nativo de Android ou IOS que além de ajudar na carreira Flutter em si ainda te dar uma certa proteção
a máxima de ser Programador e não programador framework.
Passa esses recrutadores pra cá kkkkkkk
Eu acho que essa galera do Java e do Kotlin ficam com ciúmes que o Google não dá 100% de atenção para eles kkkkk
Concordo com você Lucas. Se você tem uma empresa com poder aquisitivo de manter duas equipes trabalhando nas duas plataformas (Kotlin/Java para Android e Swift para iOS), eu aconselharia o nativo. Ou então se você não tem pretensão nenhuma em lançar um APP pra algum SO específico, também aconselharia o nativo. Caso contrário, das linguagens hibridas, eu partiria sim para o Dart/Flutter. Tudo vai depender do seu contexto e da sua necessidade ou demanda.
Esse lance de que a linguagem X vai morrer.. também me da náuseas! Estou esperando o Java morrer desde 2004. Estou esperando o Delphi morrer desde sempre.
Forte abraço!
Agora que estou começando de fato na área mobile me tentaram jogar no Flutter diversas vezes, mas por algum motivo achei muito melhor a ideia do Kotlin chegando com um composable Multiplataforma, essa parada vai crescer muito daqui a um tempo
Minha paixão por Dart/Flutter foi amor a primeira vista... eu tinha uma enorme repulsa em trabalhar no frontend, mas quando eu conheci o Flutter tudo mudou literalmente.. eu não pude acreditar o quão fácil que era, e principalmente divertido. O que eu acho uma tortura ter que mexer em Vue, Angular, React etc, eu prefiro passar roupa do que mexer nessas tecnologias, ai quando comecei a ver o Dart, já sabendo que eu precisava dessa base para ir para o framework Flutter, foi algo extremamente agradável. Além disso, a documentação do Dart/Flutter para mim é a melhor documentação de todas as linguagens deste planeta.. de toda a história.. quiçá até mesmo pode ser a melhor documentação de uma linguagem de programação de toda a galáxia.
Eu tou acompanhando essas especulações sobre o fim do Flutter, mas eu nem ligo, no frontend continuarei usando..
Seu comentario me fez querer estudar Flutter kkkkk
digo o mesmo. Nunca vi ninguém que trabalha com Flutter falar mal, pelo contrário, todo mundo fala muito bem. Agora React de cada dois 1 fala que é uma merda, mas como é javascript ninguém quer parar de usar
Rapaz, depois dessa vou estudar Flutter
O lucas montano esquizofrênico era tudo que eu precisava nessa sexta
cara se eu fizer um topete assim tbm, será que melhoro em programação?
O melhor comentário do vídeo: "Cara, não mataram o PHP" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Celest é um backend como serviço para desenvolvedores Flutter que permite construir seu backend inteiramente em Dart
Nunca trabalhei com Flutter, mas sigo o Bob Nystrom e fui em uma Flutter London recentemente. E definitivamente não consigo ver o Dart (principalmente) morrer como o pessoal diz. Mas estão matando o PHP, Java até hoje e tem gente que nem sabe o quanto tecnologias como Erlang são usadas 🙂
Inclusive o próprio Bob Nystrom (que trabalha no Dart) já fez um jogo usando Dart, bem interessante (ainda não vi o vídeo inteiro, não sei se aparece)
qual é o titulo do vídeo desta palestra do Bob Nystrom ou o ?v=video_id, acho que o youtube não gosta de URLs
Eu uso dart para fazer jogos e.e
Fiz um wrapp do Raylib e funciona perfeitamente, eu não queria usar o Flutter! Estou usando Raylib para cliente e interface e TCP para servidor.
Top man
4:56 Google classroom geralmente é muito utilizado pelo menos em escolas e universidades brasileiras pelos professores alunos
Eu estou aprendendo o Dart / Flutter, e estou gostando, minha ideia e aprender para trabalho como freelancer, e depois aprender kotlin ou swift para aprender também nativo.
No final, toda essa guerrinha de framework é porque o Flutter é uma ferramenta capaz de se tornar a 1a mais usada para desenvolvimento híbrido, apesar de ter uma linguagem (por enquanto) apenas para ele mesmo, diferente do JS/Kotlin que seriam seus concorrentes, que ainda mantém sua fama com React/Angular e Android (respectivamente).
Ninguém fica falando daquilo que não ameaça o seu "poder" ou fama. ex: O dev React não fica buscando falar mal de Svelte ou de outros frameworks de UI menores (escolha 1 dentre seus bilhões), ele vai optar por falar mal do Flutter.
No final flutter veio pra ficar, queira fanboy chorando ou não.
E dart é uma boa linguagem sim :)
(ao menos comparado a JS)
Temos que admitir, uma coisa é uma boa ferramenta que facilita a criação de um app, mas a melhor é que facilita a manutenção de app. Se deixar um app em React um tempo sem manutenção, as você não consegue nem compilar novamente sem ter um retrabalho absurdo.
Flutterflow... dá uma pesquisada 🤔😉👍😎
Aposto no Flutter com ressalvas, porque tanto o Flutter e o DART são dependentes da atenção do Google e de recursos do Kotlin para ter visibilidade frente ao Java e ao Go na camada de back-end.
Nu Bank deixou o Flutter e migrou os serviços para Clojure. Alguns poucos serviços usam o flutter e aos poucos tudo será migrado.
Já estamos na metade de 2024, 6 meses após a previsão antecipada do Lucas montando teorias de morte do Flutter, Lucas já fez mais vídeos sobe Flutter do que react e kotlin, desafio Lucas a voltar daqui a 6 meses e mostrar um projeto de sucesso no KMP . Porque é fácil falar mas mostrar apps de sucesso, não vi nenhum, mas se mostrarem apps de sucesso do Flutter ele dúvida sempre.
Cara, esse não foi o ponto 😅
@@alissoninacio1 Eu sei, e por que não é esse o ponto, não posso dar a minha opinião? rsrs
Pergunta ali pra Attekita o porque uma Dev iOS teve que aprender Kotlin e KMP por causa da sua atuação na Riot Games. Porque será que eles não resolveram migrar pro Flutter de vez? Será por causa do desempenho do nativo?. Tudo tem um motivo. E por isso mesmo que o Flutter não vai morrer.
Mas não da pra dizer que o Compose Multiplatform não vai mexer com o Flutter ...
@@newtyzito Cara, quem está no vídeo é o Lucas Montano e você está no canal do Lucas Montano. Claro que há casos particulares, mas não é por causa desses casos exclusivos que tudo tem que ser assim. Já que você está falando de outros youtubers, dois youtubers espanhóis pró-Kotlin fizeram um aplicativo ao vivo no kmp e ficaram envergonhados.
bom é aquilo tudo se muda.. daki 6 anos pode ser q Flutter e Kotlin nem existam mais.. a 10 anos atrás era Xamarin e PhoneGap que estavam dominando e era esse mesmo papinho e agora praticamente morreu e ninguém mais se lembram deles.. quem é DEV emocionado que quer ficar fixo em uma linguagem, não vai se dar bem e depois lá na frente não acha mais vaga pra nada, pois é acomodado.. Delphi e Visual Basic tb falavam assim em 2005.. 2008.. e os DEVs ficaram acomodados e se ferraram.
em 2 anos não existirá mais
Sou apenas um estudande de curso técnico no senai de ADS estudando POO com Java... não faço idea do que é Flutter... mas tamo aí
A Google tem parcerias e negócios com instituições de ensino para usarem suas ferramentas voltadas à educação, em especial o Classroom. Então, tipo, muita gente usa o Classroom
As universidades usam muito o classrom para fazer um ambiente virtual com o conteúdo das matérias. Nas duas que eu cursei eles usavam o google classrom. Uma federal e outra privada
vou iniciar um curso mês que vem de tecnologia usando classroms ! nunca tinha usado antes
@@mhenriquecd Eu também só uso pra isso. Mas a plataforma é bem intuitiva e nunca da problema.
Utilizo no curso de ingles.
Acho que o futuro da web será o WASM, e não uma linguagem de programação especifica
Mais um motivo para usar Flutter. Wasm já está no stable
WebAssembly é basicamente binário amigo. Tu sempre vai precisar de uma linguagem de alto nível para transpilar pra WASM
@@hyungtaecf sim em algumas linguagens já está stable. Em C# por exemplo todo ecossistema já esta pronto com Blazor.
@@luizaugustosilvadossantos8175 Exatamente. Isso significa que não estamos mais presos ao JavaScript na WEB.
Esse vídeo já mereceu o like no "Não, eu não achei ainda um jeito certo daonde colocar minha franja! "
eu trabalhei com angular/react por 3 anos, ambas fazem bem o que propõem. hoje trabalho com flutter a 2 anos, e a ferramenta também faz muito bem o que propõe.
a ferramenta é simples, fácil, dart tá com muito syntactic sugar o que deixa muito bom de trabalhar, eu gosto bastante. mas também já mexi com kotlin e quero aprender mais também.
não tem mistério, é só querer fazer coisas independente da ferramenta que for utilizar, ficar se preocupando com o que o mercado ou os outros dizem só vai te atrasar.
👏
Confesso que eu curti o vídeo na hora que você pediu o like por ser um bom ator kkkk.
Vamos aos meus 20 centavos de contribuição, A Canonical apostou no novo instalador do Ubuntu (23.10 e 24.04) e também na nova loja de aplicativos em Flutter. Seria a Canonical se interessando em assumir o Flutter caso o Google "abra mão"? Essa pergunta é meio tosca porque seria afirmar que o Google adotaria o KMP e o Kotlin não é da Google e sim da JetBrains. Sei lá rsrsrsrs.
Tá aí um vídeo que eu gostaria de ver o Mano Deyvin reagindo, ver o Lucas Montano do canal Lucas Montado bravo, não tem preço kkkkk
Lucas, faz um vídeo comentando sobre o que acha do Kotlin 2 e o caminho que o Kotlin Multiplatform está levando? Estou na faculdade e me interessei muito pelo desenvolvimento mobile, queria saber sua opinião... : )
A linguagem dart nao tem muito valor por demanda mas se voce aprendeu para algo especifico isso diz muita coisa sobre voce. Ex. Sei programar em Dart X Criei um sistema de imprestimos bancarios usando Dart.
curto muito o Lucas brabo por que soa muito como meus amigos da federal de pelotas em algum bar depois de uma prova
Tava faltando o Lucas montano do canal Lucas montano sendo sarcástico mesmo
isso que voce falou sobre typeless less é interessante e não achei informação sobre no google, onde posso encontrar mais informação sobre isso?
Não mataram nem o Fortran, Flutter tem mercado, mas eu vou de Kotlin Multiplataform.
Tem Clipper até hoje, Delphi está forte aí.
Os divertidamente do Lucas Montano estão fora de controle kdkdkdkdkdkdkdksk
Acho que se o Lucas pudesse ver o Eye tracking dos viewers dele, o mapa de calor estaria todo na pontinha do topete.
O pior de tudo que quando tu falou da franja eu estava JUSTAMENTE pensando sobre isto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O quarto desse cara deve ser tematico de icones e poster do dart
Google matou o app de podcast deles semana passada
Uso Dart Alem do flutter é bom demais, e bom vídeo curto mtt seu canal
fala mano tudo bem ? estou querendo aperender dart/flutter, queria conversar com alguem sobre.. podemos trocar uma ideia ?
4:56 fod que um professor da minha faculdade usa, e meus professores do ensino médio usaram na pandemia 🤡
Pessoal que está estudando/trabalhando na área de desenvolvimento mobile, que feedback vocês dariam hoje para um iniciante? Pensando também no futuro, vocês acham que vale a pena seguir carreira na área? Recentemente acabei me interessando muito por essa área (mais do que qualquer outra) Porém, estou com um certo receio... Agradeço quem puder me aconselhar.
O preconceito pra utilizar Dart te faz perder o prazer de trabalhar com uma línguagem massa demais. Flutter, meu Deus, é incrível.
Google classroon é utilizado pelo Paraná, aonde a educação é a melhor do Brasil e aulas de pensamento computacional sao ministradas por porfessres sem formatação somente com auxilio da Alura. Com isto realmente da medo da pior educação do Brasil!
Cara flutter é muito bom na minha opinião, gosto de trabalhar com flutter mas pra achar vaga é furioso kkkkkkk
Tô achando que até tá fácil achar vaga de Flutter, porque eu procuro de React Native e só me aparece Flutter.
Mas a meta fala TELAS do facobook e do Instagram, não que o Instagram é feito em RN, mas só de ter mais de 2mil telas de RN dentro do Facebook já é algo a se levar em consideração.
4:30 eu diria que seria o Fuchsia no lugar do Android, se for comparar com o Flutter, Fuchsia praticamente tá "morto" há anos
14:15 chuto que aqui seria o caso de ter que manter backward-compatibility, JS demorou pra começar a ficar interessante, e se não fosse pelo TS ia demorar ainda mais, mas hot-reload ele brisou legal :v
"Nenhuma tecnologia morre!"
(flash olhando de canto chorando morto)
Que isso meu calopsito, topetão ta lindo
Achei estranho ter alguma palestra sobre isso ainda kkkk. Tem um curso sobre isso e genexus numa escola aqui perto
Cara, pra mim é questão de tempo para a web começar a adotar mais linguagens além do javascript com o wasm, agora, substituir o javascript? Pode até cair bastante, mas vai demorar uns bons anos pra isso acontecer, acredito eu.
Dillon é criador da Celest, que é uma plataforma para backend com Dart.
O Lucas Montano do canal Lucas Montano irônico e tiltado é o puro suco do entretenimento dev kkkkkkkkkkkkkkkkk
Da ooooonde? Muito bom 😂🤌🏽
Cada dia o Lucas Montano do Canal Lucas Montano faz mais cosplay de Calopsita tech kkkkk tmj
Uso muito o dart para aplicativos console e micro serviços.
Eu senti que o c# ia morrer, até a microsoft criar o core e meio que ressucitar o .net/c#, porém com tantas linguagens em alta e .net lutando pra se manter, to pensando em migrar pra algo, pensei em flutter porém o histórico do google é duvidoso,em resumo pra se manter em alta ou precisa de uma empresa grande por trás abraçando ou uma comunidade muito ativa,outro ponto é a procura e adesão de empresas a linguagem, não adianta ter comunidade se as empresas nao adotam.
Cacatua Montano, nós gostamos²
O ecosistema de bibliotecas já testadas pelo tempo é muito mais importante que a linguagem em si. Do que adianta usar Dart e ter que rescrever tudo?
Entendi o comentário dele sobre o Android. O Google claramente tá cagando e andando pro Android. Todas as atualizações no sistema estão vindo das marcas parceiras (Samsung, Xiaomi, etc.) enquanto o SO em si, só incrementa essas novidades depois de um tempo. Até hoje, o Android não tem uma versão decente para tablets, por exemplo. E não é que eles não consigam fazer. Eles simplesmente não querem.
Rapaz se tu não põe alerta de ironia eu teria acreditado.
O jeito que os olhos dele brilham quando fala de kotlin hehehe
Montano, Lucas do canal Lucas Montano.
ja que nenhuma tecnologia morre, vou ressucitar meu app de controle de estoque e cupom fiscal em clipper. deve ser uma boa ideia.
O dart eh aquele potencial que de baixo da asa do google acaba nao ganhando o devido respeiro. Eu mesmo conheco a documentacao e sei o quando a liguaem eh poderosa, mas o salario e perspectiva nao me atraem.
Lucas, faço faculdade de engenharia de software estou no primeiro semestre, e gostaria de aprender afundo linguagens e tecnologias, qual plataforma ou site me recomendaria e se fosse uma forma autônoma que método usar. obs: quero ir pro BackEnd e gosto bastante de Java, Python e C#
que isso montano kkkkkkkk, a cada vez mais o cabelo tá arepiado
Na minha opinião o erro do Flutter foi não ser baseado no Ruby.
pelo pouco que entende do flutter ele não vai morrer porque não tem nada melhor pra subistuir então pelo menos manutenção nele ainda vai ter
Ei Montano do canal Lucas Montano, qual ferramenta você usa para traduzir o áudio de seus vídeos para português? Faz essa moralzinha pra mim paizão
Up
@@ryuksae llElevenLabs, ele me respondeu no disc! Vlw Montano!
O google mata muito produto que eles compram e não sabem gerenciar ou inspirados em outros, seria legal um vídeo com ideias originais e novas vindas do google e que não morreu tbm (dúvida sincera)
Lucas Montano, eu não te aguento mais.
vi recentemente na newsletter do Deschamps a seguinte notícia: "Fortran e COBOL, tecnologias da década de 1950, voltam a aparecer na lista das 20 linguagens de programação mais populares do mundo no índice TIOBE", sempre tem espaço pra todo mundo.
A mesma Tiobe q coloca PHP abaixo de Delphi?
Sei lá, acho esquisito
O cara criou uma empresa em torno do Dart… agora quer sobreviver.
daora o corte, me lembrou o gigante do ben 10
Só discordo em uma coisa dita pelo Lucas nesse vídeo. Sobre o Java Script. Sim, ele não vai morrer na WEB porque já está enraizado como "ÚNICA" linguagem de script interpretada pelo navegador (VBScript no Edge não conta né 😅). Para que ela morresse, teria que padronizar outra concorrente, como já tentaram com Dart e Python, sem muito sucesso, ou web Assembly, muito pouco usado ainda.
Porém, tem um detalhe... a Web em si pode vir a "morrer" em uma década, talvez um pouco mais. Embora ainda utilizamos muitos sites diariamente, principalmente no computador, boa parte do que fazemos nos smartphones têm aplicativos específicos. E isso fica mais específico ainda com o advento de novos dispositivos, como relógios, TVs, carros e óculos VR. Ou seja, quanto mais aplicativos utilizarmos, menos relevante será o JS no todo, a menos que essa galera da "stack única" insista em manter vivo algo que não deveria ter passado de um script para fazer botão fugir do mouse em sites de crianças, como o próprio criador já disse 😅
Eu sempre soube que o menino Jimmy neutron era programador. abraços mestre do react native! 🙏
Tu falou com ironia mas seria legal tu ver as explicações do Éric Seidel e outros criadores do Flutter do porque Kotlin não foi escolhido para o Flutter kkk tudo o que ele elencou aí influenciou na performance inicial que era esperada do Flutter em processos de compilação e tree shaking mas eu entendo que teu canal não é pra divulgar informação e sim apenas pra zombar de tudo 😅😂
7:07 "nenhuma tecnologia morre", Angular Dart: I'm a joke to u?
Almoçando o Lucas Montano como de costume.
Oh Loko, esse post no inicio do video é meu hahaha
Que homem.... 🙃
Lucas Montando do canal Lucas Montando, tu acha que o Google pode tirar o Dart e botar o Kotlin no Flutter em alguma versão futura (em um futuro não muito distante, tipo 1 ou 2 anos no máximo)?
"1000 de aplicativos que valem mais do que dinheiro" Santos, Lucas
Acho que a estratégia do Google vai ser usar o kotlin com flutter invés de dart....
8:39 Agora me bugaram, qual a diferença de um framework para uma biblioteca? 😅
Framework determina como vc deve organizar os arquivos/código da sua aplicação. Biblioteca apenas fornece ferramentas para você realizar o que deseja. React é biblioteca para componentização de aplicações web, ela não determinada nada. React Native é um framework, porque determina como vc deve organizar/escrever o código do seu app.
Aqui na federal algumas disciplinas usam o classroom, principalmente que são EAD e híbridas.
Usam pq o governo tem um acordo com o Google.
acho que nesse vídeo o topete tá mais chamativo ainda
Um dia quero convidar o Lucas Montano pra assar uma carne e tomar um mate, piá é gente boa finissima.
Resumo do video em 1 palavra : IRONIA
quando eu fazer parte da comunidade do lucas eu vo mudar meu nome pra Feeh Montano.
Estamos presenciando o que pode ser o possível ator de um live action do Jimmy Neutron.
esse cabelinho ta daora