Nossa que legal você sabia que os dragões da independência foram criados no primeiro reinado eles eram a guarda que protegia o imperador mas após o golpe militar que derrubou a monarquia no ano de 1889 ele se tornaram a guarda presidencial são eles que protegem o presidente eles sempre estão presentes nas cerimônias de posse dos presidentes
A melhor explicação que já ouvi sobre os Dragões da Independência. Não sabia quase nada disso. Adorei!!! #RezzuttiResponde Paulo, eu gostaria muito de saber como foi, pra vc, participar da exumação da família imperial. Não só saber com mais detalhes como ocorreu a experiência em si, mas como vc se sentiu, o que isso te acrescentou, ou não. Obrigada pelo vídeo de hoje, muito bom!
Rezzutti, tenho lembranças muito bonitas dos Dragões. Eu estudei na Escola General Osório, ainda quando o Rio era capital federal (sim, sou antiguinha). Todo ano, no dia 24 de maio, dia da Batalha do Tuiuti onde o Gal. Osório se destacou, havia uma bonita festa na escola com a presença de autoridades (prefeito do DF e outras) e os Dragões da Independência estavam presentes. Dois deles ficavam na porta interna da escola (tinha uma entrada como um saguão) e esses dois ficavam postados com as lanças cruzadas. Quando passava uma autoridade, eles recolhiam as lanças para a passagem das pessoas. Imagina essa visão dos Dragões com aquele uniforme lindo e o capacete com penachos para uma criança. É uma coisa q a gente não esquece!
Parabéns que conteúdo rico! Eu servi 2 anos na mais antiga e tradicional arma da força terrestre do Exército Brasileiro (Dragões da Independência ), que orgulho! Existe um livreto que no regimento que faz referente a essa inspiração no uniforme Austríaco. Dizem que o Marechal Deodoro da Fonseca estava sem montada e que naquela época os grandes feitos em realizados a cavalo, então gentilmente o comante cedeu sua montada um lindo cavalo Baio 6. Uma curiosidade: - A espada que o comandante dos Dragões usa é de um oficial da antiga guarda de D. Pedro I. Parabéns, ansioso para ler seu livro D. Pedro II, a história não contada.
Tinha curiosidade, mas nunca pesquisei a respeito dos Dragões da Independência. Afinal só vi esta guarda na posse de um presidente. Coisa que jamais costumo fazer, pois é muito cansativa e desinteressante! Pensei que fosse alguma coisa ligada ao Império, mas sua explicação foi perfeita. Obrigada! Valeu!
Olá cara os dragões da independência foram criados na época do primeiro reinado eles eram a a guarda que protegia o imperador mas após o golpe militar do ano de 1889 eles viraram a guarda presidencial são eles que protegem o Presidente eles sempre estão presentes nas cerimônias de posse dos presidentes
Tenho uma pergunta no Palácio de São Cristovão existia a Guarda Imperial dos Arqueiros do Imperador, responsável pela segurança do Paço de São Cristóvão durante o Segundo Reinado. Eles usavam alabardas. Está mencionada no site do Museu Nacional . Era relacionada com os Dragões da Independencia ?
Boa e esclarecedora informação à respeito dos Dragões da Independência! Sempre pensei que eles foram criados pelo Príncipe Regente D. João VI, baseados na guarda que (pudesse haver) em Portugal, da mesma forma e com os mesmos uniformes que são hoje.
Amei o vídeo! Não fazia ideia de nada disso. Acho fantástico como alguns símbolos conseguem sobreviver, mesmo sendo apropriados por outros regimes, com pequenas incorporações e reciclagens...
Vídeo excelente! Muito informativo. # REZZUTTIRESPONDE Serie interessante vc informar que Dragões é a Cavalaria que combate tanto a cavalo quanto a pé. Deixavam seu cavalos a na retaguarda próxima com um militar especifico, que em caso de fuga e necessária perseguição do inimigo eram levado a frente e partiam para perseguição
Sou de Brasília, esqueceu de mencionar o BGP. Prestei serviço militar no BGP Batalhão da Guarda Presidencial ( Batalhão Duque de Caxias) Criado em 1823 como Batalhão do Imperador. Não é somente o 1° RCG quem faz a guarda presidencial, os dois quartéis alternam durante 6 meses cada a guarda e durante o ano inteiro os cerimoniais.
Baita explicação! faz um vídeo referente a guarda nacional, é um tema que gosto muito devido a todo o modo como ela era vista na sociedade brasileira na época, o status que se tinha e o legado dos coronéis da guarda para o coronelismo brasileiro posteriormente! abraços!
#RezzuttiResponde Qual a diferença entre os livros Pedro e Pedro IV, alem do preço exorbitante do Pedro IV no Amazon (quase 500 pila!!!). Comecei em um video seu nesta quarentena e ja maratonei quase todos, agora to lendo o seu livro D. Pedro e depois parto pra Dona Leopoldina. Otimos livros, com uma pesquisa sem igual. Quando vai sair um livro seu sobre a guerra do paraguai? Grande abraço!
Olá, ótimo vídeo! O que você acha em falar sobre o barão de Mauá, é verdade que conspiraram contra ele? E sobre ele pedir o Pedro II usar uma pá para inaugurar uma linha, ouve rebuliço por isso?
Oi Paulo. Gostaria que vc falasse sobre Dom Obá II e sua história. Não conhecia esse personagem, porém está na apostila de escola do meu filho. Obrigada.
Rezzutti, Gostaria de ver você conversando com os membros da família imperial, testemunhas oculares da fase do exílio. Muito bom estar reencontrando nossa história com você, parabéns!
Fui impreciso. Soube que não conseguiram voltar ao Brasil, embora extinta a ordem de exílio, por causa da 2ª Guerra. Mas os bisnetos podem ter ótimos relatos do período.
Na verdade, Rezzutti, pensei aqui, eles mereciam mesmo era um novo livro seu, um novo capítulo tal qual seus ascendentes. Você deveria fazer isso antes que parte de nossas memórias se perca com os velhinhos que quase se foram com essa praga do corona vírus. Forte abraço.
#rezzutiresponde eu assisti o filme independência ou morte e na cena do grito no Ipiranga retrataram a mesma imagem do quadro do Pedro Américo até com o homem puxando uma carroça de bois à esquerda da tela.
#RezzutiResponde: Bom dia Paulo, Parabéns pelo EXCELENTE trabalho que você faz aqui. Por favor, me ajude... Porque na farda da Policia Militar de Brasilia (PMDF), Tem a Data de 1809 ? Como se a PMDF fosse criada em 1809... Não foi esse o ano que a Família Imperial veio pro Brasil? Obrigado ... Grande Abraço. Fabrício
#rezzuttiresponde procede que Dom Pedro I tem o recorde de corrida de cavalo rio-são paulo? Ele teria feito isso a voltar do grito do Ipiranga. E procede que ele já chegou com a melodia e letra do hino imperial prontos depois dessa corrida?
Sugiro que seja feito um post sobre os atuais sucessores da coroa brasileira, caso a proclamação da República não tivesse ocorrido. Falar sobre as casas de Vassouras e Petrópolis. Obrigado.
Rezzutti, faça um vídeo falando sobre o simbolismo da traje majestático de Dom Pedro II, especialmente da Murça de Penas de papo de tucano, se era alguma referencia a cultura indígena.
#RezzuttiResponde Poderia fazer um vídeo comentando sobre o primeiro projeto de constituição do brasil (a constituição da mandioca, como chamam hoje em dia)?
Fantástico....mais vídeos sobre histórias militares do nosso Brasil Império. Foi verdade que nossa marinha era temida até mesmo pela famosa marinha da Inglaterra?
Isso é mentira, a história da marinha brasileira ser temida pelos Estados Unidos e Inglaterra é uma farsa igual a 4°maior economia, nossa marinha não era ruim mas também não era das melhores é a mesma coisa de hoje apenas evoluída, a maior marinha que tinha na América do Sul exemplo disso foi na Guerra do Paraguai.
#REZUTTIRESPONDE. Olá Paulo. Boa tarde. Já que você pediu sugestão, fale um pouco sobre a vida do Debret. Ele foi embora do Brasil? Tem descendentes aqui no Brasil? Abraço
Mais um otimo video!! Minha sugestao e' fazer um video sobre o Dom Pedro Augusto. Eu nao sei muito sobre ele mas em varios aspectos ele tinha a personalidade similar ao Dom Pedro 2? E uma para o #rezzuttiresponde e' se o Dom Pedro segundo ajudou mesmo no parto da Isabel? Parece que ele sobria muito nos partos e teve um que tiveram que amassar a cabeca da crianca pra tirarem dela depois que ela estava ha 48h de trabalho de parto? Abracao!!
#RezzuttiResponde Olá Rezzutti! Curto muito seus vídeos! Eu gostaria de saber o que significa o PIIJ ou PIII (o que estaria lá seria a letra i maiúscula estilizada?) que está escrito no trono de D. Pedro II. Obrigado!
A explicação foi boa!!! Mas, o fato do cavalo número 6 ser usado até hoje como algo especial lembra mais o Golpe Militar q instalou a re-pública no Brasil, e não uma proclamação.
#RezzuttiResponde Em alguns livros sobre escravidão no Brasil temos uma imagem do escravo sempre sofrido e apanhando, em outros mostra que alguns escravos tinham certa medida de liberdade, atuação no comercio e tudo mais, qual era a real situação dos escravos no Brasil?
Então cara isso é um tanto complicado de se explicar, mas havia sim alguns escravos com certa liberdade, você já deve ter visto o filme "Django Livre" onde se tens os escravos trabalhando mas também um negro empregado da família que tem uma liberdade de ação na fazenda. Até tinha negros com escravos na época era uma bagunça, após a Abolição de 1888 isso teoricamente mudou dizem que a família real tinha um plano para os ex-escravos de dar terras e recolocalos em sociedade mas eu não encontrei vestígios desse plano e também demoraram para por em ação antes da Proclamação da República.
#REZZUTTIRESPONDE Como eram as chamadas “aposentadorias” e subscrições voluntárias com a chegada das coroa e corte no Rio de Janeiro em março de 1808? Eram forçados a ceder o alojamento mesmo contra sua vontade e sem nenhuma garantia de recebimento de aluguel e por prazo indeterminado?
oi Paulo, recentemente conheci seu canal e estou adorando seus videos, parabéns!! Ainda, comecei a ler seu livro sobre Dom Pedro I e estou gostando muito ;). Gostaria de te pedir pra falar sobre o Marquês de Pombal, sobre a colonização do Brasil (capitanias hereditárias, quem eram os colonos q vinham para cá? É verdade q eram basicamente presidiários e prostitutas?) e outro assunto que acho interessante abordar é a atuação da pirataria em nossas costas. Obrigada.
Gustavo Barroso é um dos caras mais interessantes e controversos na nossa história. Só vc consegue citá-lo e não ter nenhum comentário te xingando. rsrs
#rezzuttiresponde: Paulo tu pediste dicas de novos assuntos. Que tal um sobre o Conde D'Eu, o príncipe injustiçado. Sua participação na guerra do Paraguai, na queda da monarquia, no caso dos cortiços...Outro assunto, acredita que seria possível o 3 reinado caso Pedro II resistisse? Pedro Augusto ou seu irmão? ou Pedro Gastão com um regente? Isabel e Gastão acho bem dificil, mesmo com Silveira Martins vindo degolando desde o sul (eles quase chegaram no Floriano bem depois).
#RezzuttiResponde Olá querido, tenho uma sugestão, uma curiosidade, nós sempre vemos na história a corte europeia vivendo em extremo luxo e com suas regras de etiqueta e tudo mais, porém a corte portuguesa no Brasil é sempre retratada de forma muito, modesta, simples e até meio suja, era assim mesmo, ou havia luxo na corte no Brasil também?
4 ปีที่แล้ว
#RezzuttiResponde Poderia falar do Movimento Monarquista nos períodos do exílio, pós-exílio, pré-Assembleia Nacional Constituinte, peri-plebiscito e pós-plebiscito até 2015?
Eu sempre ouvi dizer que os dragões da independência são herdeiros da imperial guarda de honra do imperador e o batalhão da guarda presidencial é herdeira do batalhão do imperador. Agora fiquei na dúvida?
#rezzuttiresponde Professor Rezzutti, por favor, fale sobre a imigração italiana. Ela foi incentivada pela nossa Imperatriz Tereza Cristina que era napolitana?
Tenho muito orgulho da trajetória do meu avô que foi comandante dos Dragões da Independência em 1964!
Nossa que legal você sabia que os dragões da independência foram criados no primeiro reinado eles eram a guarda que protegia o imperador mas após o golpe militar que derrubou a monarquia no ano de 1889 ele se tornaram a guarda presidencial são eles que protegem o presidente eles sempre estão presentes nas cerimônias de posse dos presidentes
@@historiasimperiais8538 A nossa história é muito rica e interessante mesmo! Obrigada por compartilhar!
Brasil!
Eu pertenci as fileiras dos Dragões da Independência, servi 90/91 SD Martins 3° ESQD 1° PEL.
"DRAGÃO CUMPRE TEU DEVER ACONTEÇA O QUE ACONTECER"
eu tive a honra de ser um Cavalariano..Dragoes da Independencia..Primeiro.RCGd...1974/1975..moro em Foz do Iguaçu
Brasil!
A melhor explicação que já ouvi sobre os Dragões da Independência. Não sabia quase nada disso. Adorei!!!
#RezzuttiResponde Paulo, eu gostaria muito de saber como foi, pra vc, participar da exumação da família imperial. Não só saber com mais detalhes como ocorreu a experiência em si, mas como vc se sentiu, o que isso te acrescentou, ou não.
Obrigada pelo vídeo de hoje, muito bom!
Rezzutti, tenho lembranças muito bonitas dos Dragões. Eu estudei na Escola General Osório, ainda quando o Rio era capital federal (sim, sou antiguinha). Todo ano, no dia 24 de maio, dia da Batalha do Tuiuti onde o Gal. Osório se destacou, havia uma bonita festa na escola com a presença de autoridades (prefeito do DF e outras) e os Dragões da Independência estavam presentes. Dois deles ficavam na porta interna da escola (tinha uma entrada como um saguão) e esses dois ficavam postados com as lanças cruzadas. Quando passava uma autoridade, eles recolhiam as lanças para a passagem das pessoas. Imagina essa visão dos Dragões com aquele uniforme lindo e o capacete com penachos para uma criança. É uma coisa q a gente não esquece!
Parabéns que conteúdo rico! Eu servi 2 anos na mais antiga e tradicional arma da força terrestre do Exército Brasileiro (Dragões da Independência ), que orgulho! Existe um livreto que no regimento que faz referente a essa inspiração no uniforme Austríaco. Dizem que o Marechal Deodoro da Fonseca estava sem montada e que naquela época os grandes feitos em realizados a cavalo, então gentilmente o comante cedeu sua montada um lindo cavalo Baio 6.
Uma curiosidade:
- A espada que o comandante dos Dragões usa é de um oficial da antiga guarda de D. Pedro I.
Parabéns, ansioso para ler seu livro D. Pedro II, a história não contada.
Vídeo maravilhoso. Super interessante.
Acabei de comprar D Pedro e D Pedro II curto muito a história do Brasil, principalmente o período do império
Sobre os dragões posso afirmar com certeza tem uma Banda maravilhosa uma das melhores do mundo.
Paulo Rezzutti você é fantástico, adorei o vídeo e sou sua fã, adoro seus livros, faço curso de História e seus vídeos são preciosos no aprendizado.
Amo suas explicações são ótimas. Queria que minha filha aprendesse a verdadeira história do nosso pais na escola.
Difícil. Ainda bem que temos internet.
Rezzutti, fala sobre os hábitos de higiene da família Imperial
#rezzuttiresponde
Que legal!! Meu avô foi Dragão da Independência, muito bom saber sobre as origens!
Os meus sinceros Parabéns Paulo,... mais uma vez, Abraço de Portugal.
Paulo Rezzutti sempre trazendo excelentes informações através dos seus vídeos! #gratidao
Em tempos de quarentena, nada melhor e mais instrutivo do que maratonar seus vídeos!
Gratidão, Rezzutti! 👏🏽🤝🏾
Sugestão - uma live com a Eneida de Queiroz sobre a Eufrásia.
Maravilho! Obg😘
Tinha curiosidade, mas nunca pesquisei a respeito dos Dragões da Independência. Afinal só vi esta guarda na posse de um presidente. Coisa que jamais costumo fazer, pois é muito cansativa e desinteressante! Pensei que fosse alguma coisa ligada ao Império, mas sua explicação foi perfeita. Obrigada! Valeu!
Olá cara os dragões da independência foram criados na época do primeiro reinado eles eram a a guarda que protegia o imperador mas após o golpe militar do ano de 1889 eles viraram a guarda presidencial são eles que protegem o Presidente eles sempre estão presentes nas cerimônias de posse dos presidentes
Tenho uma pergunta no Palácio de São Cristovão existia a Guarda Imperial dos Arqueiros do Imperador, responsável pela segurança do Paço de São Cristóvão durante o Segundo Reinado. Eles usavam alabardas. Está mencionada no site do Museu Nacional . Era relacionada com os Dragões da Independencia ?
Gostei dessa explicação de como surgiram os Dragões da Independência. Sempre achei os mesmos imponentes.
Boa e esclarecedora informação à respeito dos Dragões da Independência! Sempre pensei que eles foram criados pelo Príncipe Regente D. João VI, baseados na guarda que (pudesse haver) em Portugal, da mesma forma e com os mesmos uniformes que são hoje.
Como sugestão, poderia nos contar sobre o Conde d'Eu?
Excelente....descobri e mergulho nos seus vídeos com grande interesse.
Grata por compartilhar seus conhecimentos que nutri os meius. 🙏🏼🌻🧚🏼♀️
Nossa história sendo contada!!
Muito bom!
Faz um vídeo falando dos salários deles e o que é feito com esses cavalos depois de certo tempo de uso!
Amei o vídeo! Não fazia ideia de nada disso. Acho fantástico como alguns símbolos conseguem sobreviver, mesmo sendo apropriados por outros regimes, com pequenas incorporações e reciclagens...
Muito bom
Tenho um.sonho de conhecer esse regimento pois nasci no dia 7 de Setembro .
Muito obrigado por contar a história do meu amado quartel, nem eu que servi lá ano passado sabia de tudo isso
Vídeo excelente! Muito informativo. # REZZUTTIRESPONDE Serie interessante vc informar que Dragões é a Cavalaria que combate tanto a cavalo quanto a pé. Deixavam seu cavalos a na retaguarda próxima com um militar especifico, que em caso de fuga e necessária perseguição do inimigo eram levado a frente e partiam para perseguição
Sou de Brasília, esqueceu de mencionar o BGP. Prestei serviço militar no BGP Batalhão da Guarda Presidencial ( Batalhão Duque de Caxias) Criado em 1823 como Batalhão do Imperador. Não é somente o 1° RCG quem faz a guarda presidencial, os dois quartéis alternam durante 6 meses cada a guarda e durante o ano inteiro os cerimoniais.
Ahhh entrei agora estou lendo seus livros
Vídeo muito detalhado e enriquecedor!! Parabéns, Paulo!
Baita explicação! faz um vídeo referente a guarda nacional, é um tema que gosto muito devido a todo o modo como ela era vista na sociedade brasileira na época, o status que se tinha e o legado dos coronéis da guarda para o coronelismo brasileiro posteriormente! abraços!
Realmente não tinha ideia completa da origem dos Dragões , explicações claras, obrigada Professor
Obrigado pela aula Professor.
Eu amo este canal.
Amei, Paulo! Sempre quis saber mais sobre os Dragões da Independência. Obrigada!
#RezzuttiResponde Qual a diferença entre os livros Pedro e Pedro IV, alem do preço exorbitante do Pedro IV no Amazon (quase 500 pila!!!). Comecei em um video seu nesta quarentena e ja maratonei quase todos, agora to lendo o seu livro D. Pedro e depois parto pra Dona Leopoldina. Otimos livros, com uma pesquisa sem igual. Quando vai sair um livro seu sobre a guerra do paraguai? Grande abraço!
Quanto ao d. Pedro IV (livro), houve alguma adaptação para o português de Portugal?
Compartilhando! Excelente vídeo! Parabéns, Paulo!
Gostaria de saber sobre o “caso do roubo das joias da coroa”
Olá, ótimo vídeo! O que você acha em falar sobre o barão de Mauá, é verdade que conspiraram contra ele? E sobre ele pedir o Pedro II usar uma pá para inaugurar uma linha, ouve rebuliço por isso?
Muito legal!
Oi Paulo. Gostaria que vc falasse sobre Dom Obá II e sua história. Não conhecia esse personagem, porém está na apostila de escola do meu filho. Obrigada.
Podia fazer um vídeo sobre a rosa de ouro que a princesa Isabel recebeu.
Rezzutti,
Gostaria de ver você conversando com os membros da família imperial, testemunhas oculares da fase do exílio.
Muito bom estar reencontrando nossa história com você, parabéns!
Não tem mais ninguém vivo da época do exílio.
Fui impreciso. Soube que não conseguiram voltar ao Brasil, embora extinta a ordem de exílio, por causa da 2ª Guerra. Mas os bisnetos podem ter ótimos relatos do período.
Na verdade, Rezzutti, pensei aqui, eles mereciam mesmo era um novo livro seu, um novo capítulo tal qual seus ascendentes. Você deveria fazer isso antes que parte de nossas memórias se perca com os velhinhos que quase se foram com essa praga do corona vírus.
Forte abraço.
Gostaria muito de ver um vídeo sobre os restos mortais da família Imperial. Onde estão.
Ja tem no canal dele
Ele já postou, é só procurar.
#rezzutiresponde eu assisti o filme independência ou morte e na cena do grito no Ipiranga retrataram a mesma imagem do quadro do Pedro Américo até com o homem puxando uma carroça de bois à esquerda da tela.
Meu tio foi da Guarda Presidencial no tempo do presidente Collor.
#RezzutiResponde: Bom dia Paulo, Parabéns pelo EXCELENTE trabalho que você faz aqui. Por favor, me ajude... Porque na farda da Policia Militar de Brasilia (PMDF), Tem a Data de 1809 ? Como se a PMDF fosse criada em 1809... Não foi esse o ano que a Família Imperial veio pro Brasil? Obrigado ... Grande Abraço. Fabrício
O BGP é também a mesma história, inclusive hoje é Batalhão Duque de Caxias, antigo Batalhão do imperador
Adoro seus vídeos 💖
#Rezzuttiresponde, olá Paulo, gostaria de saber onde está o trono de D Pedro I. Obrigado
Rezzutti, fala da genética dos (Habisburgs) notável nos nossos príncipes Imperiais.
Também nessa linha, os Saxe-Coburgo Gota?
Assistindo de madrugada, mas já deixei meu super like!👏
#rezzuttiresponde procede que Dom Pedro I tem o recorde de corrida de cavalo rio-são paulo? Ele teria feito isso a voltar do grito do Ipiranga. E procede que ele já chegou com a melodia e letra do hino imperial prontos depois dessa corrida?
Essa relação com os Dragões Austríacos faz sentido, o uniforme é praticamente idêntico.
Exatamente, você encontra no Pinterest imagens dos Dragões Austriaco, ou Couraceiros da Boêmia. E os uniformes são absolutamente idênticos.
Sugiro que seja feito um post sobre os atuais sucessores da coroa brasileira, caso a proclamação da República não tivesse ocorrido. Falar sobre as casas de Vassouras e Petrópolis. Obrigado.
Saber da transição da idade antiga para a média e o surgimento dos reinados no mundo.
Boa noite...Gostaria de saber se você pode gravar um vídeo sobre Pedro Américo.Obrigada!
Rezzutti, faça um vídeo falando sobre o simbolismo da traje majestático de Dom Pedro II, especialmente da Murça de Penas de papo de tucano, se era alguma referencia a cultura indígena.
#RezzuttiResponde Poderia fazer um vídeo comentando sobre o primeiro projeto de constituição do brasil (a constituição da mandioca, como chamam hoje em dia)?
Fantástico....mais vídeos sobre histórias militares do nosso Brasil Império. Foi verdade que nossa marinha era temida até mesmo pela famosa marinha da Inglaterra?
Isso é mentira, a história da marinha brasileira ser temida pelos Estados Unidos e Inglaterra é uma farsa igual a 4°maior economia, nossa marinha não era ruim mas também não era das melhores é a mesma coisa de hoje apenas evoluída, a maior marinha que tinha na América do Sul exemplo disso foi na Guerra do Paraguai.
#REZUTTIRESPONDE. Olá Paulo. Boa tarde. Já que você pediu sugestão, fale um pouco sobre a vida do Debret. Ele foi embora do Brasil? Tem descendentes aqui no Brasil? Abraço
Mais um otimo video!! Minha sugestao e' fazer um video sobre o Dom Pedro Augusto. Eu nao sei muito sobre ele mas em varios aspectos ele tinha a personalidade similar ao Dom Pedro 2? E uma para o #rezzuttiresponde e' se o Dom Pedro segundo ajudou mesmo no parto da Isabel? Parece que ele sobria muito nos partos e teve um que tiveram que amassar a cabeca da crianca pra tirarem dela depois que ela estava ha 48h de trabalho de parto? Abracao!!
#RezzuttiResponde poderia falar sobre o papel da câmara dos deputados e o senado durante as rebeliões da regência?
#RezzuttiResponde Olá Rezzutti! Curto muito seus vídeos! Eu gostaria de saber o que significa o PIIJ ou PIII (o que estaria lá seria a letra i maiúscula estilizada?) que está escrito no trono de D. Pedro II. Obrigado!
faz um video sobre o Jose Bonifacio!
Interessante esse vídeo
Boa tarde. Poderias fazer um vídeo sobre a guerra de Oribe e Rosas, por favor. Desde já agradeço.
#rezzuttiresponde:Fale sobre os bailes da quinta da boa vista.
A explicação foi boa!!! Mas, o fato do cavalo número 6 ser usado até hoje como algo especial lembra mais o Golpe Militar q instalou a re-pública no Brasil, e não uma proclamação.
#RezzuttiResponde Em alguns livros sobre escravidão no Brasil temos uma imagem do escravo sempre sofrido e apanhando, em outros mostra que alguns escravos tinham certa medida de liberdade, atuação no comercio e tudo mais, qual era a real situação dos escravos no Brasil?
Então cara isso é um tanto complicado de se explicar, mas havia sim alguns escravos com certa liberdade, você já deve ter visto o filme "Django Livre" onde se tens os escravos trabalhando mas também um negro empregado da família que tem uma liberdade de ação na fazenda. Até tinha negros com escravos na época era uma bagunça, após a Abolição de 1888 isso teoricamente mudou dizem que a família real tinha um plano para os ex-escravos de dar terras e recolocalos em sociedade mas eu não encontrei vestígios desse plano e também demoraram para por em ação antes da Proclamação da República.
Muito bom, você poderia abordar as guerras e as dificuldades do período imperial ou curiosidades
#REZZUTTIRESPONDE Como eram as chamadas “aposentadorias” e subscrições voluntárias com a chegada das coroa e corte no Rio de Janeiro em março de 1808? Eram forçados a ceder o alojamento mesmo contra sua vontade e sem nenhuma garantia de recebimento de aluguel e por prazo indeterminado?
Como sugestão, gostaria de saber sobre o fim da monarquia em Portugal. Quais motivos levaram ao fim do regime monárquico naquele pais?
Quando criança eu queria ser Dragão da independência kkkkkk
Paulo faz um vídeo sobre Barão de Mauá e Dom Pedro II #RezzuttiResponde
oi Paulo, recentemente conheci seu canal e estou adorando seus videos, parabéns!! Ainda, comecei a ler seu livro sobre Dom Pedro I e estou gostando muito ;).
Gostaria de te pedir pra falar sobre o Marquês de Pombal, sobre a colonização do Brasil (capitanias hereditárias, quem eram os colonos q vinham para cá? É verdade q eram basicamente presidiários e prostitutas?) e outro assunto que acho interessante abordar é a atuação da pirataria em nossas costas. Obrigada.
Fala sobre Moedas do Império 👍
BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Gustavo Barroso é um dos caras mais interessantes e controversos na nossa história. Só vc consegue citá-lo e não ter nenhum comentário te xingando. rsrs
Gustavo Barroso foi um grande intelectual brasileiro infelizmente não foi muito reconhecido e após a decepção integralista ele se desligou um pouco.
#RezzuttiResponde Qual o nome da Guarda Imperial no Segundo Reinando e qual a história por trás deles?
#rezzuttiresponde
Oi Paulo, tudo bem? Fala sobre a ilha de Paquetá e/ou sobre o barão da taquara.
Um grande abraço e parabéns pelo vídeo. :-)
Show
#rezzuttiresponde: Paulo tu pediste dicas de novos assuntos. Que tal um sobre o Conde D'Eu, o príncipe injustiçado. Sua participação na guerra do Paraguai, na queda da monarquia, no caso dos cortiços...Outro assunto, acredita que seria possível o 3 reinado caso Pedro II resistisse? Pedro Augusto ou seu irmão? ou Pedro Gastão com um regente? Isabel e Gastão acho bem dificil, mesmo com Silveira Martins vindo degolando desde o sul (eles quase chegaram no Floriano bem depois).
Já tem vídeo sobre Maria Quitéria? Minha sugestão.
Comente sobre José Bonifácio...é verdade que ele era um cientista famoso na época e descobriu um mineral que levou seu nome???
Fala de outros regimentos do império.
#RezzuttiResponde ultima rsrsrs. Você poderia falar um pouco sobre o Teatro de Sabará e a visita de Dom Pedro I ao local?
#RezzuttiResponde Olá querido, tenho uma sugestão, uma curiosidade, nós sempre vemos na história a corte europeia vivendo em extremo luxo e com suas regras de etiqueta e tudo mais, porém a corte portuguesa no Brasil é sempre retratada de forma muito, modesta, simples e até meio suja, era assim mesmo, ou havia luxo na corte no Brasil também?
#RezzuttiResponde
Poderia falar do Movimento Monarquista nos períodos do exílio, pós-exílio, pré-Assembleia Nacional Constituinte, peri-plebiscito e pós-plebiscito até 2015?
Eu sempre ouvi dizer que os dragões da independência são herdeiros da imperial guarda de honra do imperador e o batalhão da guarda presidencial é herdeira do batalhão do imperador. Agora fiquei na dúvida?
1 vídeo sobre o Brasil na segunda guerra mundial
Como faço pra vc autografar minha triologia
Tive a honra de servi nos dragões da independência por 7 anos
Brasil!
#rezzuttiresponde
Professor Rezzutti, por favor, fale sobre a imigração italiana.
Ela foi incentivada pela nossa Imperatriz Tereza Cristina que era napolitana?
#REZZUTTIRESPONDE Paulo vc poderia comentar sobre as obras de debret no cotidiano brasileiro