De todos que tentam explicar os conceitos freudianos, o professor Hélio é o melhor. O mais generoso, didático, humilde e competente para explicar os conceitos de Freud. Amo suas explicações e seu jeito de nos passar seu conhecimento. Gratidão! 🥰
Professor Hélio, eu sou fã dos seus vídeos, embora eu não seja sua aluna na universalidade, aprendo muito com a sua excelente didática e conhecimento. Mas fico chateada com a seguinte fala: "Este vídeo é dirigido aos meus alunos da Universidade em quer leciono..." não dá para completar a frase dizendo... e a todos aqueles que se interessam por este assunto. Pronto! Falei!!!
Eros e Thanatos, a pulsão de vida e a pulsão de morte ,o dualismo e a dicotomia oriundos do Ics e do constructo teórico Freudiana. Gratidão pela preciosa expansão do tema.
Muito esclarecedor, eu estou iniciando os meus estudos em psicanálise e estava com dificuldade para entender esse conceito da pulsão de morte, parabéns pelo vídeo!
Adoro seus vídeos, sempre me ajudam a retomar conceitos importantes. Professor vc poderia fazer um vídeo sobre psicanálise e a questão do suicídio? Obrigada 😃
Oi! Sou aluna do curso de psicanálise, gostaria de agradecer por sua contribuição! E gostaria de aqui uma solicitação, há assisti alguns vídeos seus e eles trazem bastante informações, se possível vc poderia esmiuçalos um pouco mais? Obrigada
3 ปีที่แล้ว
Olá Francieude, tento fazer isso em novos vídeos seguindo as indicações que alunos e comentários indicam. Se quiser, faça uma sugestão de um ponto específico em que eu poderia contribuir com um novo vídeo. Abraços.
Eu achando que estava entendendo quando o prof. diz que a automutilação e etc não está necessariamente ligado a pulsão de morte. To confusa. Alguem me ajuda? Se a automutilação nao está ligado a pulsão de morte eu nao entendi o conceito. OMG.
4 ปีที่แล้ว
Andrea, a automutilação pode estar ligada à pulsão de morte, afinal pode dizer respeito à destruição de si, à impossibilidade de enlaçamento com o outro. Mas não está necessariamente ligada. Abraços
Professor, é possível interpretar pessoas que têm um desejo por adrenalina, relacionados a esportes radicais, e até mesmo, pessoas, como um piloto de avião, dentro do contexto de pulsão de morte, em função dos riscos, por mais que haja segurança em ambos em casos? Obrigado
5 ปีที่แล้ว +5
Olá Cleber, como sempre digo, não é simples generalizar interpretações em psicanálise sem correr o risco de ir além do que a teoria permite. Mas podemos tentar dizer algumas coisas. Em primeiro lugar, talvez pudéssemos relacionar algum caso de prática de esportes radicais com a questão da pulsão de morte desde que em tal caso ficasse evidente a busca pela própria morte, a desvitalização do sujeito. Acho isso um pouco difícil de ocorrer. É melhor pensar a questão da busca por esportes radicais, sobretudo aqueles que implicam risco de vida ou de acidentes, como uma tentativa de vencer a castração simbólica, ultrapassar os limites, em termos freudianos. Esportes radicais sempre implicam colocar o corpo sob risco e muitas vezes implicam um certo tipo de excitação em quem os pratica. O componente sexual, no sentido freudiano, parece bem evidente. Sobre a profissão de piloto, talvez algum caso esteja relacionado a isso também, porém é mais difícil ainda generalizar uma afirmação como essa.
@ Professor Hélio Parabéns pelo seu trabalho. Aproveitando a colocação, nos movimentos politicos extremos estaria a busca de ultrapassar a castração simbólica ou a pulsão de morte? Grata pelas explicações. Abs.
4 ปีที่แล้ว +2
Oi @@marilenegiraldelli2786. Penso que sim. Os movimentos extremos possuem dificuldade de lidar com a diferença e a diversidade. Nesse sentido, é uma forma radical de tentar lidar com a castração negando-a, forma naturalmente fadada ao fracasso mais rapidamente que outras formas políticas. Abraços.
Prof. Hélio, tenho uma dúvida a um tempo.. Poderiamos dizer que a pulsão agressiva (ou parte dela) estaria "dentro" da pulsão de morte?? Ou n.. Ela estaria restritamente ligada a pulsão de vida
5 ปีที่แล้ว +5
Oi Andreza, dizer 'pulsão agressiva' é correto, afinal Freud nomeou diversas pulsões parciais em seus textos. Mas quando adentramos no último conflito pulsional - o dualismo entre pulsão de vida e pulsão de morte - é mais interessante pensar a agressividade como uma EXPRESSÃO da pulsão de morte (por seu caráter disruptivo, destrutivo).Comumente é isso que surge nos textos freudianos. Porém, é uma afirmação ampla, pois podemos também pensar que a agressividade pode servir para produzir laços entre os seres (por exemplo, para lutar contra as forças mortais da natureza) e como nos ajuda a dominar o mundo para que ele nos sirva melhor - o que faria dela expressão da pulsão de vida. O tema é complexo.
Seria correto considerar a agressividade ligada as p. de vida e a hostilidade as p. de morte? Exatamente por esse caráter, nao necessariamente disruptivo da agressividade.
Professor, fiquei em dúvida quando você falou que não podemos afirmar que a automutilação ou a tentativa de autoextermínio é a pulsão de morte. Isso quer dizer que devemos analisar bem o contexto e o que levou essa pessoa a realizar tais ações, antes de afirmar que ali é a própria pulsão de morte? Porque se afirmássemos assim, de forma pura, pareceria algo bem biologicista, sem considerar a história de vida do indivíduo. É isso?
4 ปีที่แล้ว +1
Oi Vanessa, penso ser isso mesmo que você entendeu. Porém, essa é a posição de muitos psicanalistas, não é consenso. O conceito de pulsão de morte não tão sistematizado e articulado quanto outros conceitos em psicanálise. Abraços.
Professor, a pulsão de morte também é regida pelo principio do prazer? Se sim, não entendo como a pulsão de morte pode gerar desprazer
3 ปีที่แล้ว
Oi Larissa, a pulsão de morte estaria além do princípio do prazer, ligada à repetição de um tipo de satisfação pulsional não necessariamente relacionada ao princípio do prazer. Tem um vídeo sobre o texto de Freud "Além do Princípio do Prazer", talvez possa auxiliar. Abraços.
Excelente professor. Obrigado pela dica do livro. A propósito, o senhor tem algum livro publicado abordando a psicanálise?
6 ปีที่แล้ว
Olá, apenas a teoria psicanalítica ainda não. O meu livro, como citei no vídeo sobre psicologia jurídica, aborda a prática na interface entre psicanálise e direito de família. Abraços.
Professor, estou lendo o homem contra si próprio, pode falar sobre o livro?
4 ปีที่แล้ว
Olá Marcela, não conheço esse livro. Menninger não é um psicanalista que faz parte de meus estudos. Então, infelizmente, não será possível abordar este autor ou este livro, pelo menos nesse momento. Abraços.
Que felicidade buscar sobre o assunto e encontrar o Professor Hélio. Foi meu professor na PUC, sempre sereno e ótimas aulas. Um abraço
De todos que tentam explicar os conceitos freudianos, o professor Hélio é o melhor. O mais generoso, didático, humilde e competente para explicar os conceitos de Freud. Amo suas explicações e seu jeito de nos passar seu conhecimento. Gratidão! 🥰
Gratidão Professor, muito aprendizado resumido para estudantes da psicanálise.
Você parece sereno e terno em suas explicações. Demonstra propriedade e ligação histórica dos conceitos.
Obrigado pelos vídeos.
Professor Hélio, eu sou fã dos seus vídeos, embora eu não seja sua aluna na universalidade, aprendo muito com a sua excelente didática e conhecimento. Mas fico chateada com a seguinte fala: "Este vídeo é dirigido aos meus alunos da Universidade em quer leciono..." não dá para completar a frase dizendo... e a todos aqueles que se interessam por este assunto.
Pronto! Falei!!!
excelente explanação, professor. agradeço pela disponibilização do conteúdo.
Aprendo muito com os vídeos do mestre 🏳️⚧️‼️
Eros e Thanatos, a pulsão de vida e a pulsão de morte ,o dualismo e a dicotomia oriundos do Ics e do constructo teórico Freudiana.
Gratidão pela preciosa expansão do tema.
Muito obrigada por esses vídeos e pela sua serenidade, que ajuda muito no meu entendimento.
muito obrigada pelo vídeo e explicação, ajudou bastante!
Esse professor é maravilhoso ! Passada com tanto conhecimento e didática! Parabéns!
Muito esclarecedor, eu estou iniciando os meus estudos em psicanálise e estava com dificuldade para entender esse conceito da pulsão de morte, parabéns pelo vídeo!
Muito bom, ajudou muito e tbm sou da Puc Minas
15 minutos muito bem investidos! Obrigada!!!
Parabéns! Vídeo muito esclarecedor e com uma cronologia incrivelmente fácil de se entender e, consideravelmente completa!
Muito boa aula, obrigada!
Excelente explicação. Ótimo vídeo. Obrigada professor.
Isso sim é uma aula. Conheci agora e já me inscrevi! Obrigada Mestre! :*
Ótimo vídeo professor! Muito bem explicado!
Excelente aula professor Hélio. Grata.
Pretendo faser psicanálise. Se Deus quiser.
Psicanálise numa linguagem clara.
Parabéns, prof. Hélio.
Obrigado!
Muito esclarecedor! Obrigado!
Obrigado.
Explicou bem, já vi outros vídeos que mais confundem pois não mostram a dimensão real do assunto.
Agradeço por essa explicação tão clara, objetiva e coerente.
Obrigado. Disponha!
Excelente!!
Uma, senhora aula, professor.
Obrigado.
Muito obrigada
Ótima explicação, muito obrigado.
Disponha!
Muito bom. Parabéns!
Muito obrigada pelo ensinamento. Esse vídeo aguçou minha curiosidade.
Obrigada por compartilhar!
Disponha!
Obrigada, professor.
Ótimo vídeo...muito esclarecedor. Tem grande conhecimento.Parabens !!!
Adoro seus vídeos, sempre me ajudam a retomar conceitos importantes. Professor vc poderia fazer um vídeo sobre psicanálise e a questão do suicídio? Obrigada 😃
Olá Sara, é uma ótima sugestão. Obrigado.
claro e objetivo
Obrigado.
Excelente!!!Explica muito bem.
ótimo vídeo!
Professor muito bom.
Obrigado.
Oi! Sou aluna do curso de psicanálise, gostaria de agradecer por sua contribuição! E gostaria de aqui uma solicitação, há assisti alguns vídeos seus e eles trazem bastante informações, se possível vc poderia esmiuçalos um pouco mais?
Obrigada
Olá Francieude, tento fazer isso em novos vídeos seguindo as indicações que alunos e comentários indicam. Se quiser, faça uma sugestão de um ponto específico em que eu poderia contribuir com um novo vídeo. Abraços.
Seus vídeos são excelentes...
Muito boa aula!
OBRIGADA!!
Muito boa a explanação! Parabéns e Gratidão pelo compartilhamento!
Prof, automulicacao pode estar ligada, ao um mecanismo de defesa do sujeito, como um alívio de suas dores, angústias etc...
Sim, Mony, pode estar ligado. Aliás, é um bom tema para um vídeo. Anotei. Obrigado.
Eu achando que estava entendendo quando o prof. diz que a automutilação e etc não está necessariamente ligado a pulsão de morte. To confusa. Alguem me ajuda? Se a automutilação nao está ligado a pulsão de morte eu nao entendi o conceito. OMG.
Andrea, a automutilação pode estar ligada à pulsão de morte, afinal pode dizer respeito à destruição de si, à impossibilidade de enlaçamento com o outro. Mas não está necessariamente ligada. Abraços
Muito bom. claro, objetivo e didático.
Professor, é possível interpretar pessoas que têm um desejo por adrenalina, relacionados a esportes radicais, e até mesmo, pessoas, como um piloto de avião, dentro do contexto de pulsão de morte, em função dos riscos, por mais que haja segurança em ambos em casos?
Obrigado
Olá Cleber, como sempre digo, não é simples generalizar interpretações em psicanálise sem correr o risco de ir além do que a teoria permite. Mas podemos tentar dizer algumas coisas. Em primeiro lugar, talvez pudéssemos relacionar algum caso de prática de esportes radicais com a questão da pulsão de morte desde que em tal caso ficasse evidente a busca pela própria morte, a desvitalização do sujeito. Acho isso um pouco difícil de ocorrer. É melhor pensar a questão da busca por esportes radicais, sobretudo aqueles que implicam risco de vida ou de acidentes, como uma tentativa de vencer a castração simbólica, ultrapassar os limites, em termos freudianos. Esportes radicais sempre implicam colocar o corpo sob risco e muitas vezes implicam um certo tipo de excitação em quem os pratica. O componente sexual, no sentido freudiano, parece bem evidente. Sobre a profissão de piloto, talvez algum caso esteja relacionado a isso também, porém é mais difícil ainda generalizar uma afirmação como essa.
@
Perfeito. Consegui entender. Obrigado.
@ Professor Hélio Parabéns pelo seu trabalho. Aproveitando a colocação, nos movimentos politicos extremos estaria a busca de ultrapassar a castração simbólica ou a pulsão de morte? Grata pelas explicações. Abs.
Oi @@marilenegiraldelli2786. Penso que sim. Os movimentos extremos possuem dificuldade de lidar com a diferença e a diversidade. Nesse sentido, é uma forma radical de tentar lidar com a castração negando-a, forma naturalmente fadada ao fracasso mais rapidamente que outras formas políticas. Abraços.
Prof. Hélio, tenho uma dúvida a um tempo.. Poderiamos dizer que a pulsão agressiva (ou parte dela) estaria "dentro" da pulsão de morte?? Ou n.. Ela estaria restritamente ligada a pulsão de vida
Oi Andreza, dizer 'pulsão agressiva' é correto, afinal Freud nomeou diversas pulsões parciais em seus textos. Mas quando adentramos no último conflito pulsional - o dualismo entre pulsão de vida e pulsão de morte - é mais interessante pensar a agressividade como uma EXPRESSÃO da pulsão de morte (por seu caráter disruptivo, destrutivo).Comumente é isso que surge nos textos freudianos. Porém, é uma afirmação ampla, pois podemos também pensar que a agressividade pode servir para produzir laços entre os seres (por exemplo, para lutar contra as forças mortais da natureza) e como nos ajuda a dominar o mundo para que ele nos sirva melhor - o que faria dela expressão da pulsão de vida. O tema é complexo.
Seria correto considerar a agressividade ligada as p. de vida e a hostilidade as p. de morte? Exatamente por esse caráter, nao necessariamente disruptivo da agressividade.
Professor, fiquei em dúvida quando você falou que não podemos afirmar que a automutilação ou a tentativa de autoextermínio é a pulsão de morte. Isso quer dizer que devemos analisar bem o contexto e o que levou essa pessoa a realizar tais ações, antes de afirmar que ali é a própria pulsão de morte? Porque se afirmássemos assim, de forma pura, pareceria algo bem biologicista, sem considerar a história de vida do indivíduo. É isso?
Oi Vanessa, penso ser isso mesmo que você entendeu. Porém, essa é a posição de muitos psicanalistas, não é consenso. O conceito de pulsão de morte não tão sistematizado e articulado quanto outros conceitos em psicanálise. Abraços.
@ Entendi!! Muito obrigada, professor
Professor, a pulsão de morte também é regida pelo principio do prazer? Se sim, não entendo como a pulsão de morte pode gerar desprazer
Oi Larissa, a pulsão de morte estaria além do princípio do prazer, ligada à repetição de um tipo de satisfação pulsional não necessariamente relacionada ao princípio do prazer. Tem um vídeo sobre o texto de Freud "Além do Princípio do Prazer", talvez possa auxiliar. Abraços.
Excelente professor. Obrigado pela dica do livro. A propósito, o senhor tem algum livro publicado abordando a psicanálise?
Olá, apenas a teoria psicanalítica ainda não. O meu livro, como citei no vídeo sobre psicologia jurídica, aborda a prática na interface entre psicanálise e direito de família. Abraços.
Muito ótimo!!
Professor, estou lendo o homem contra si próprio, pode falar sobre o livro?
Olá Marcela, não conheço esse livro. Menninger não é um psicanalista que faz parte de meus estudos. Então, infelizmente, não será possível abordar este autor ou este livro, pelo menos nesse momento. Abraços.
assustador