Pessoal, estou deixando aqui algumas das fontes bibliográficas para quem se interessar. Entre os que defendem que Paulo não enxerga a prática homossexual como um pecado: John Boswell: amzn.to/2oQr6j4 Robin Scroggs: amzn.to/2o2gZYL Dale B. Martin: amzn.to/30JKlZd Para uma visão mais conservadora e parecida com a minha, na qual Paulo entende a prática homossexual como pecado: Richard B. Hays: amzn.to/2Ok5JS6 Anthony C. Thiselton: amzn.to/2Ijzuif Joseph Fitzmyer: amzn.to/2LKCCpk Para uma compreensão pastoral e gentil: Lisânias Moura: amzn.to/2M9iuw9
Estoicismo está na moda, especialmente entre os que se ocupam com o desenvolvimento pessoal. Poderia fazer um vídeo aprofundando no assunto estoicismo e cristianismo.
Eu sou parte da comunidade LGBT+ e acabei caindo nesse seu vídeo após assistir Lúcifer da cultura x Lúcifer verdadeiro. Gostaria de dizer que pondero todas as questões que você carinhosamente explicou e gostaria de parabenizar por fazer um vídeo muito informativo e principalmente por fazer algo livre de julgamentos e ódio com qual estamos muito acostumados a receber. Irei orar por você e acompanhar seus vídeos mais frequentemente. Ganhou uma nova inscrita!
Com certeza, oro por você, meu irmão. Você é um canal de bênção para as nossas vidas. Você carrega em sí, algumas das maiores virtudes que um mestre da Palavra de Deus precisa: humildade, mansidão e temor. Deus continue te usando, como aliás, o tem feito.
Olá irmão GB Talo, tudo bem bem? Faz um tempo que eu me debruço sobre o assunto, pesquisando as análises de nossas ancestralidade judaicas e primitivas, em suas lidas e interpretações. Você também estuda? Gostaria de dialogar a respeito, caso você também tenha interesse, meu e-mail é murilosouza.mss@gmail.com.
Obrigada por esse vídeo! Nunca pedi nenhum tema, mas aguardava ansiosa pelo dia que você falaria desse assunto. Foi muito esclarecedor e gentil com suas palavras! Que Deus continue abençoando sua vida!!
Fico feliz com sua manifestação a respeito do tema, especialmente sabendo de sua "especialidade" (teologia bíblica). Penso que é uma ferramenta que todo cristão evangelista e líder de grupos deveria buscar. Ademais, somos todos homens e mulheres carregando nos próprios ombros um corpo mortificado e, sempre "precisamos lhes dar umas boas pauladas"(consagração, santificação etc)... Todos temos muito do que se arrepender e se desvincular, até o dia em que, já juntos de Cristo, nos livraremos desse velho homem corrompido. Que a graça de Cristo nos capacite a sermos honestos, autênticos, bíblicos e criarmos em nossa comunhão uma cultura de diálogo, confissão, arrependimento e busca de satisfação em Cristo e no seu propósito para nossas vidas. Graça e paz!
Todos somos pecadores, já nascemos assim. As pessoa julgam muito como se elas fossem santas, invés de cuidar da sua salvação. No final é tudo o mesmo, do pó ao pó. Salvação é individual, lembre-se disso.
Amigo Jesus tem algo especial pra cada um de nós, busque ter as suas experiências com Jesus Cristo, o Papel dos pastores é formar discípulo só que eles não tem feito isso , a muitos pastores com dependecia emocional aí eles busca na religião este preenchimento , muitos pastores não tem visão de Reino . Eles querem te dominar e as pessoas fica preso neste sistema Religioso achando que pra ser salvo precisa seguir uma religião, devemos sim ter uma igreja pra congregar ter um pastor pra te dá cobertura espitual mais não devemos ser escravo de homens mais , hj a igreja tem buscado muita fama prosperidade vive um evangelho fraco muitos estão dormindo e doentes espitual, o dever da igreja é discipular as pessoas e mandar as pessoas cunpririm o ide de Jesus só que hj o que tenho visto é pessoas independente espirituais de pastores tem irmão que está a 30 anos na igreja e não tem maturidade de Espiritual está sempre dependendo de oração de cuidado, eu glorifico a Deus por ter me permetido ter sentimento homossexual foi através de muita dor que amaduci , e tive muitas experiências com o mundo Espiritual. Segunda a Psicólogia a dor prematuro leva a pessoa a amadurecer mais rápido e isso e verdade, vejo isso comigo na visão Espiritual eu sofri muito pra me encontrar em Cristo passei por muitas coisas. Fui tentado dentro da igreja hj vejo que o diabo falou na minha mante pra mim sair da igreja que lá não era o meu lugar pois eu olhei pra um irmão mais eu não queria fazer aquilo, neste momento meu coração encheu de angustia como se alguém pegasse um faça e torcesse, eu comecei a perguntar no meu pessoalmente o porque era vários porque pra Deus e a dor era muito grande no meu coração. E Jesus foi tão bom que respondeu na boca do pastor que não era pra perguntar o porquê pra Deus que Ele sabia de todas as coisas ele falou pra igreja mais eu sabia que era mim pois a palavra veio como flecha e tirou aquela dor horrível no meu coração neste momento veio uma alegria e eu glorifiquei a Deus. Busquei por 4 anos mudar e não consegui tive que desistir fui viver minha vida no pecado hj estou salvo pela a graça e estou construindo uma identidade de filho era isso que a igreja precisava ensinar pra todos que cada um tem sua Cruz e só irá mudar quando conheceer Jesus de verdade, hj aquela palavra se cumpriu na minha vida , se o filho vós libertar verdadeiramente sereis livres ✝️ hj sou livre de tudo ops tudo ainda não estou procurando descontruir algumas coisas que aprendi de forma errada , religiodade .
Que abordagem honesta! Discordo de vários pontos da sua visão, muitos fizeram sentido pra mim, mas confesso que todos eles contribuíram muito para minha peregrinação no assunto. Viva o diálogo.
Bom quero deixar aqui meu testemunho. Desde os 4 anos identifiquei algo estranho em mim, sentindo atração pelo msm sexo ao invés do oposto (lógico que n era sexual era só um "bebê"), eu achava mt bonito mas me afastava de todos os homens pq eu ficava corado e sem jeito, além do mais tinha medo daquela atração pois sabia "que não era certo". Sempre pensei que um dia aquilo sumiria, então me esforcei ao máximo à gostar de garotas. Gostei sim e me apaixonei, eu queria estar perto, beijar, mas não na boca, muito menos tocar no corpo ( na vdd tinha aversão) porém tinha menos de 11 anos então achei que isso iria mudar. Mas depois disso fui sentindo cada vez menos atração física por elas, achava bonito e atraente mas ela lá e eu aqui rs. Então com a chegada da juventude a atração por homens ficou insustentável, não conseguia mais lutar e disfarçar porém continuava à negar. Cresci um jovem cada vez mais apagado, infeliz, auto-estima zero , extremamente inseguro e complexado até que eu eu resolvi me aceitar, me amar como eu era sem julgamentos, e esse foi um dos dias mais felizes da minha vida!!! (Só superado pelo batismo no espírito). Vivo praticamente como um celibatário hj aos 30 mas me sinto incompleto, sozinho entre a multidão, incompreendido e triste msm tendo momentos maravilhosos e felizes ao lado de Deus parece que falta algo... Assim como MTs como eu após chorar tanto, implorar, entrar em depressão e tentar suicídio, resolvi aceitar o que Deus sempre me disse, que me ama infinitamente , me acolhe e me aceita! Finalmente entendi tb com a ajuda da palavra e de testemunhos de pessoas que experimentaram a morte e voltaram, que Deus não condena e rejeita NINGUÉM, quem faz isso é o demônio e a nossa própria consciência que na hora tem a opção de pedir perdão e suplicar salvação mas só enxerga sua miséria e duvida da misericórdia de Deus se afastando dele pra sempre... E é exatamente isso que MILHÕES de "cristãos" fazem diariamente, servem ao diabo afastando pessoas de Deus, com julgamentos, condenações, enfiando a lei goela abaixo e esquecendo da principal lei da qual supera todas as outras, o AMOR, a misericórdia, que acolhe, perdoa e ajuda. Pois não existe pecadinho e pecadão, todos somos imundos e miseráveis não importa o qt nos esforcemos, a unica coisa de boa que há em nós é DEUS, por isso temos a obrigação de estender a mão e só amar...
Olá Doug, tudo bem? Acredito que como milhões de cristãos homoafetivos seu testemunho narra a odisséia de mais que muitos de nós... crescido no Evangelho, na Igreja Batista, enfrentei a questão de diversas formas, até chegar ao limiar e (olha a cara de pau, veja voce) colocar o nosso Deus na parede... acredito sinceramente que Ele ama corações sinceros e comecei a estudar, ler, aprender, ouvir e discutir muito o assunto... é bem como diz Jesus, nao devemos esconder a lamparina debaixo da cama, meu interesse é compartilhar ideias e reflexões afim de trazer alívio e esperança no meio de tanto caos, rejeição e solidão... hoje, faço parte da Comunidade Cidade de Refugio, talvez voce tenha ouvido a historia da Pra Lanna Holder, e tenho tido um tempo de retorno à Casa... nao mais às portas! gostaria de me comunicar com você, estou pensando em como formatar e estabelecer esse conhecimento continuado e seria muito bom trocar ideias, caso voce tambem queira (meu e.mail pessoal é murilosouza.mss@gmail.com). Como voce gosta de canção, uma que faz parte de meu testemunho é reconhecimento na adoção em Cristo, é No Longer - Bethel Church!
@@paulooliveiracon51, você pode ser que "nem precise", mas eu (assim como muitos outros) gostaria de ter conteúdo suficiente para debater inteligentemente com um adventista, por exemplo, ao invés de apenas dizer que " não foi para os cristãos, assim como o dízimo" e ponto. Até porque, ouvi dizer que, originalmente, shabat não significa sábado e essa é uma das dúvidas que tenho e que, se esclarecida, mudaria toda minha abordagem sobre o assunto. Ando fugindo da superficialidade.
@@maryhelenpacheco6438 o sábado foi dado por Deus para os judeus, esse dia foi para o homem, para que descanse , pois o nosso corpo precisa, o calendário nosso e um, o judaico e outro, os adventistas tentam guardar não por causa da bíblia, sim por um mandamento visionário de sua profeta hgw. O dízimo nunca foi dinheiro, foi para a tribo de Levi ser sustentada e só poderia ser entregue no templo que não mais existe.
Apesar de não concordar com a opinião final. Meus parabéns, fico muito feliz em escutar alguém falar sobre isso em amor. Fazem anos que eu estudo o assunto e é a primeira vez que eu escuto alguém que defende o seu ponto de vista falar em amor e não em rancor e ódio. Deus te abençoe. Shalom!
Muito bom, Victor! Parabéns pelo vídeo, pela pesquisa e pela visão coerente do texto. Nós aqui da internet temos que ter coragem para falar destes assuntos. O movimento LGBT tem "coragem" de expor suas ideias, e isso tem formado a opinião de muitas pessoas. É necessário sempre colocarmos a Cosmovisão Bíblica pra que as pessoas não sejam levadas ao engano. Continue firme nesta batalha! Tarles Elias
Parabéns pelo vídeo, Victor. Acredito que esta abordagem sobre o tema foi muito construtiva e sábia, tanto para a igreja, quanto para pessoas que buscam entender mais sobre o tratamento bíblico a cerca deste assunto.
Parabéns Victor. Difícil encontrar alguém assim, que trate do assunto respeitosamente e dando a devida relevância, sem banalizar a questão ou fazer um julgamento temerário. Lembrando que Jesus disse: "a quem vós perdoardes será perdoado, a quem retiver será retido" (João 20.22)
Quanta humildade e grandeza em conhecer o nosso tamanho tão pequeno frente ao tema, que mexe com o coração de tanta gente! Ao mesmo tempo, super esclarecedor, simples e inevitável o texto e a expressão bíblica. Parabéns
Parabéns pela maneira humanizada e respeitosa com a qual debateu o assunto. Existem muitas pessoas prontas para apontar o dedo para os outros e nada dispostas a rever as suas "trangressões", menos ainda colocá-las para o debate público. O amor ao próximo deveria ser sempre guia das nossas vidas!
Victor, parabéns, essa foi a abordagem mais sábia e honesta que já vi desse assunto. Confesso que essa questão ainda está bem nebulosa em minha cabeça, não tenho certeza de quem tá certo. Mas uma coisa que me tranquiliza é que Cristo nos falou que o Espírito Santo de Deus nos conduziria a toda verdade, portanto, minha atitude tem sido apenas de tentar conduzir todos a Cristo, independentemente de sua sexualidade, porque se de fato a homossexualidade for pecado, o Espírito Santo irá mostrar isso no tempo devido a quem for homossexual. Creio que integrar os homossexuais no Corpo de Cristo deva ser nossa prioridade porque, uma vez integrados nesse corpo e tendo recebido o Espírito de Deus, podemos confiar que Deus irá tratá-los, seja para um lado, seja para o outro. Até porque, né, acho que o Espírito Santo deve ser muito mais eficiente do que nós em convencer as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, haha
Cara, que pessoa maravilhosa, inteligente e verdadeira cristã vc é... Tenho CERTEZA que Deus está orgulhoso por vc se esforçar tanto ao chamado principal de Jesus que é amar e acolher sem julgamentos, continue assim!
@@ant1k Vc é o exemplo PERFEITO qd Jesus disse que a letra(lei) MATA mas o espírito(amor) vivifica. E qd disse que confundirá os sábios(que acham que são os donos supremos da vdd pois limitar Deus à bíblia é o msm que dizer que Deus é limitado) e exaltará os humildes. Independentemente de o que vc disse ser certo pois tem respaldo na palavra, vc é grosseiro, arrogante e soberbo igual os fariseus eram, então MELHORE que dá tempo. Pois quem julga e condena é o diabo, o divisor e agindo como ele vc serve à ele e afasta os desviados ao invés de atrai-los. Leia menos com a razão e ore mais com o coração. Deus te abençoe e ilumine! ps: n lerei nem respondei qqr resposta sua que com ctz virá cheia de ctl c ctrl v e julgamentos, bjao
Que vídeo meus amigos! Hoje, estou lutando pra me aceitar como lgbt e não discordando de absolutamente nada dito no vídeo, talvez vá muito além de tudo isso mas a maneira com que foi abordado esse assunto, e com o enorme respeito que de fato, é importantíssimo, me deixou com o coração bem quentinho. Sou católica, e estou em uma constante luta pra me aceitar e sobretudo, entender o que Deus (antes de quem quer que seja aqui na terra) pensa e lida com esse assunto que é tão importante pra mim. Parabéns pelo vídeo.
Eu Fernanda, tudo bem? Eu gostaria de convidar você a acompanhar o canal da @cidadederefugio! Convido também a continuar lendo e pesquisando como nossos pais na fé... a Cidade de Refugio tem em seu site algumasnotas de ajuda para nós que convivemos com este dilema: É possível viver a homoafetividade de forma santa e genuína e assim viver uma vida que agrade a Deus? Deus te abençoe e te responda suas inquietações. Fica com JESUS! Murilo.
Sim o que Jesus veio pregar são as boas novas e ensinar pra gente o amor,antes de apontar o dedo pra alguém temos que lembrar que tem 4 dedos apontando pra nós,o diálogo e o amor são a nossas maiores ferramentas,que nosso Criador te abençoe cada vez mais🙏🏻
Minha alegria é que a palavra do Senhor é eterna, as vezes penso em rebater, tentar explicar e tudo mais. Mas vejo que o ser humano so quer ver o que quer, pois mudar e negar as suas vontade é muito difícil. Sendo que Jesus deixou tudo por nos entregou sua propria vida, e tudo que fizemos nao pagaria esse amor. Eu amo Jesus e entrego tudo a ele, a minha vida é dele. Aquele que realmente se entrega a Cristo nao fica como era, nasce de novo, nega a si mesmo e dia apos dia toma a sua cruz.
É tão fácil falar bonito assim sendo hetero, nunca tendo que lutar contra uma homossexualidade, que infelizmente, até a ciência diz que não tem cura...
@@gio_ximenes então, não deveria ser difícil assim, é a nossa natureza, passar a vida lutando contra a própria natureza é doentio! Quis dizer que é fácil pra uma pessoa hetero falar todas essas frases prontas sendo que nunca passou por está questão de ter que "mudar"sua condição sexual por causa de sua fé.
@@Fds0.0 mas quem é hétero tb tem que lutar contra a carne, contra a imoralidade sexual. "Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou." Colossenses 3:5-10 NAA
Parabéns, Victor Fontana! Abordou o tema de uma maneira respeitosa e amoroso, diante de um mundo tão preconceituoso. Que o nosso Pai Celestial abençoe sempre você e sua família!
"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - - Luther King. Se tá na Bíblia tem que ser falado.
Ocore que na Bíblia tem de tudo rapaz. Inclusive absurdos inimagináveis para uma mente instruída e coerente! Sou homossexual... E estou exausto de tanto julgamento por parte de religiosos... Tanto que hoje não creio em seu Deus, nem em sua bíblia. Busco viver minha vida e garanto que minhas práticas fazem menos mal aos seres deste planeta, que as falas e ações de muitos de vcs "religiosos"
@@lionbrasil Claro que na Bíblia tem de tudo, ela é um livro histórico comprovado por várias outras fontes externas. Ela registrou muitos fatos históricos e é considerada pelos historiadores um dos livros mais importantes da história da humanidade. O fato de registrar fatos históricos que ocorreram não quer dizer que ela concorde e não deveria ser tão difícil para uma mente coerente e instruída entender isso. Não é somente um livro religioso e influência toda a humanidade, e como vc mesmo disse: quem é vc mesmo que não influencia em nada a humanidade?
@@JoaoFarias07 historiadores em geral não creem em certos absurdos que constam na tua Bíblia! Vá se instruir melhor, Bons estudos e que a luz e o esclarecimento lhe motivem a deixar os seres deste planeta em paz! Não há só uma religião, não há só um Deus... E não há somente crentes em Deus, somos diversos!
@@lionbrasil Eu não disse que os historiadores a reditavam em tudo que consta na Bíblia, até pq ela tem muito simbolismo. Mas muito do que se sabe da história de Israel, da Pérsia, Egito e boa parte do oriente médio está registrado na Bíblia e outros escritos da época. A Bíblia é base para grandes religiões monoteístas como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Se vc acredita que existem vários deuses tudo bem, não é uma ideia nova mas já virou mitologia a muito tempo. Eu particularmente gosto muito de mitologia, já li a grega, romana, japonesa, egípcia, nórdica. Nada novo...
@@JoaoFarias07 que bom que vc se interessa por outras culturas... Isso é sinal de mente aberta. Eu li muito... E percebi que há histórias similares às bíblicas contadas muito antes... Por outros povos. Tudo isso é muito complexo... Mas o principal ao meu ver é que... Se nós forcarmos em uma única fonte...corremos o risco de estar ignorando outras verdades... Se formos seguir os textos bíblicos... Na parte das condenações, abominações e pecados... Não sobra um humano em pé... Todos devem se ajoelhar e suplicar perdão. Eu não acredito em pecado, como não acredito na Bíblia. Minha filosofia e modo de viver é simples... Eu vigio minhas falas e atos procurando não fazer mal a nenhum ser e não destruir nada... Nem mesmo objetos inanimados. Eu sou pela preservação de muitas coisas, sejam elas vivas ou não (objetos) ... Principalmente pela preservação da nossa maravilhosa terra. Sou falho... Erro... E tenho o hábito de pedir perdão. Também posso errar pela raiva, ira e revolta... Acontece... E procuro aprender com isso tudo. Abraço
Melhor explicação pra mim é do PR Marcos Gladstone, respeito sua opinião vivo bem e feliz e adoro Yhwh meu Pai e é claro que a verdade mesmo teremos no juízo final .
Deus continue te abençoando Victor e te usando pro Reino! Gosto muito dos seus vídeos principalmente da maneira respeitosa que vc se comporta diante de temas assim! Obrigada por nos ensinar não só no campo intelectual mas tbm com sua vida! Fica na paz!
Muito bom. As discussões sobre esse tema são rasas, simplistas e sobre tudo ausentes de amor. Sou de uma assembléia de Deus e esse assunto é um tabu ou essa prática é vista como as piores coisas da face da Terra. Enfim, creio que amor ao próximo deve ser a máxima e temos que crer que o Espírito Santo nos convence do pecado, justiça e juízo. Grande abraço.
só um ponto aqui, na versão sem cortes que o felipe neto disponibilizou na época para download, o Feliciano corrige logo em subsequencia o Felipe a respeito do "Malakoi". O video editado é que tirou essa correção feita pelo Feliciano
Parabéns pelo vídeo, você conseguiu apresnetar a questão do texto e sua visão, ao mesmo tempo que demonstrou o amor a graça e a misericórdia de Deus com os pecadores
Parabéns pela tua iniciativa em trazer esta discussão ao seu canal. Enquanto alguns alimentam discursos de ódio, pessoas como você, trazem á pauta abordagens que respeitam a individualidade. Obs: Sou uma pessoa cheia de dúvidas quanto a Bíblia, ao cristianismo e até mesmo essa visão que boa parte das pessoas tem a respeito de Deus. E foram estas dúvidas que me trouxeram ao seu canal e a pesquisar sobre o tema. No entanto, esse caminho me fez perceber que, por mais que eu não a tenha, a fé não é uma arma de destruição, mas sim, de salvação para aqueles que necessitam.
Oi legal a maneira que ele ensina né com amor e sem julgamento , palavras falada sem amor fere o coração. Uma coisa que admiro em Jesus é que ele é muito da hora , ele tinha muito amor compaixão e misericórdia e isso que tem faltado nós cristão neste últimos dias , nós não somos santos somos pecadores arrependidos , depois que descobri o envangelho da graça está sendo mais fácil seguir Jesus Cristo , o fardo dele é leve e suave, nele me sinto completo Amado busquei em muitas pessoas o amor e a paz mias por fora exterior não existe está amor e paz , hj eu encontrei dentro de mim a paz e o amor , tive que passar por muitas dores pra hj poder me encontrar e olhar pra todas as pessoas com os olhos de misericórdia e compaixão. Eu não sei como está sua luta meu amigo mais posso dizer que já te amo em Cristo Jesus , vc é filho amado do pai, vc não está só na caminhada existe o Espírito Santo ele é nosso consolador e alegria. Te deixo uns canal de PASTOREs que ajuda na área sexual são formados em seminários . Pastor Alcione Emerich Pastor David riker pastor Marcos Borges Coty pastora Tânia Tereza pastora Andréa Vargas se vc pode dá uma olhadinha se vemos no céu meu irmão não vejo a hora de vê meu salvador depois que tive um encontro com Ele tudo perdeu a graça aqui no mundo, ah só toa vc saber eu não sou um fanático religioso eu vivi Jesus de forma natural não estou mais na lei o pecado não tem mais poder sobre mim , pois existe 9 frutos do Espírito e um deles que mais gosto é o domínio próprio . Shalom pra vc se vc quiser conversar ou até mesmo livros sobre sexualidade mastubacao pornografia eu te passo pra vc tenho alguns em PDF e tenho passado pra muitas pessoas . 😎
Muito esclarecedor seu vídeo. Ele se baseia muito nesses 2 termos específicos de I CO 6.9, que "deram espaço" para discordantes traduções e interpretações. Mas gostaria de perguntar (como dúvida honesta) se Romanos 1. 18-27, principalmente versículos 26 e 27, também "dão espaço" para essas discordâncias? Não sou teóloga nem especialista em bíblia, apenas leio, medito e tento segui-la. Concordo com a sua posição, nossa função não é condenar as pessoas e nem podemos fazer isso porque todos pecamos e todos carecemos da misericórdia de Deus. Mas creio que podemos esclarecer dúvidas para evitar erros e exortar em amor, pois respeitar e tratar bem é diferente de concordar com o pecado.
@@thiagoherrera3648 é a opinião dele. Disse que gostei. Não que concordo. Mas é interessante pelo menos ouvir cristãos que em vez de atacar e agredir respeitam e tentam aceitar.
@@aparecidaoliveira2804 é que a ideia de algumas pessoas não é ouvir outras ideias, mas impor as próprias. E vejo isso em muitos "lados" do debate. Enfim, que bom que você é sensata, e graças a Deus por gente como o Vitor, estar trazendo luz ao debate e principalmente respeito para com os diferentes.
@@riquesmattos respeito e aceito todos. Acredito que esse é um princípio que vou levar ao túmulo. Não quero menos que isso. Aceitar é uma opção. Respeitar não. Mas a discussão sempre será bem vinda.
Victor: parabéns pelo vídeo! Estou me aprofundando nesse tema tão importante e o seu vídeo e do Franklin me ajudaram muito. Deus te abençoe ricamente! Forte abraço para você!
Nossa, finalmente alguém com visão evangélica falando para as massas (TH-cam) sem derramar desprezo e ódio aos LGBTs, meus parabéns a esse rapaz do vídeo, que Deus o abençoe. Eu sou gay, nasci em meio evangélico, tanto pela família da minha mãe como pela família do meu pai. Já vivi tanta humilhação por conta disso, dentro das minhas próprias famílias e sempre citando a Deus e à Bíblia para logo em seguida proferirem sentenças nojentas,,, foram tantos absurdos, uma vez, outra vez, e de novo, novamente, de novo.... Sem fim. Por causa dessas coisas hoje procuro viver uma vida honrada (sem promiscuidade), me relacionando diretamente com Deus sem ir para igreja ou me consultar com pastor, foi o caminho que encontrei e escolhi. Procuro viver minha vida de forma reta e agradar ao Senhor mas quando me perguntam se sou cristão, falo que oro/rezo para Deus Pai e Jesus Cristo mas não me identifico com a religião. Esse caminho e postura me livra de muita contenda, confusão e dor. Vale lembrar que em Mateus cap 19 Jesus disse que há eunucos que já nasceram assim desde o ventre da mãe... E em Isaías cap 56 está escrito que Deus dará honra a eunucos que guardarem os seus mandamentos, fala que o Senhor não se esqueceu deles, e que os eunucos que guardarem seus mandamentos receberão honra maior que a de homens, e que dentro de sua cidade também tem lugar para eles. Essas duas passagens abrem espaço para uma série de interpretações, mas parece que ninguém vê, e ainda que vejam os religiosos preferem não notar ou pontuar sobre essas duas passagens de maneira alguma num ponto de vista mais favorável (mais humano) aos LGBTs. Toda essa discussão ao longo de minha vida já me trouxe muita dor, choro, depressão, etc... Prefiro seguir meu caminho da forma mais reta que eu consigo diante de Deus, e me desculpem mas me afastar dos evangélicos me trouxe paz, é triste dizer isso, e seria meu sonho não ter que falar isso, mas infelizmente é realidade. Espero que ninguém fique ofendido ao ler esse comentário, não é minha intenção ofender ninguém, isso é apenas meu ponto de vista e meu histórico verdadeiros. Paz a todos e amem/Amém uns aos outros independentemente das diferenças. Paz!
Oii, sinto muito por você ter passado por isso, por ter alguém te julgando o tempo todo. Não acredito q esses eunucos sejam relacionados à comunidade LGBTQIA + Mas se for relacionado à isso...Q bom que Isaías, já falava sobre aqueles q guardam os mandamentos de Deus, se vc decidir viver de uma maneira pura e separada para Deus, isso é muito honroso. Espero q vc encontre uma igreja que não trate você mal. A comunhão é bastante importante, a exortação é bastante importante, é isso. Deus te abençoe
Eu fico decepcionada de ver os evangélicos tratarem os homossexuais dessa maneira, sinto muito por você ter passado por tudo isso, mas saiba que Jesus ganha Ana você exatamente.como você é, é não somos nós quem julgamos. Eu ti considero meu irmão em Cristo 😘🙏
Caro irmão, muito honroso o seu testemunho, sim e o irmão está certo, não sou gay mas me solidarizo com pessoas como você que de fato foi alcançado pela graça de Deus, e que Ele continue te dando forças até o final!
Fontana graça e paz, sou membro de uma comunidade inclusiva, você foi muito didático até em mostrar se ponto de vista, sou presbítero da minha igreja e frequentemente preciso explicar estes pontos de vista dos conservadores para os progressistas, é muito duro este assunto, só de estar aberto a um diálogo já está valendo coisa boa é quando pisamos em tudo isso e nós perguntamos: 'o que Cristo faria?' E quando estou em gabinete está e a pergunta que me faço quando vejo jovens expulsos de casa do convívio 'familiar' que apanharam e foram torturados para se chegar em um padrão heteronormativo, e como explicar que nada disso que eles passaram foi Deus ou o porque Deus os deixou passar por tudo isso, nós precisamos reconhecer mais a cruz e deixar e religiosidade de lado
"Então disse Jesus aos seus discípulos ; Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me" Mateus 16:24 Pela fé "E outros experimentaram escarnio e açoites, e ate cadeias e prisões 37 Foram apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados e aflitos e maltratados". Hebreus 11:36-37 Hoje o que vemos são muitas pessoas que procuram o Senhor Jesus, e a salvação por ele prometida, mas não ofertam nada ao Senhor, nem fé, pois a fé verdadeira requer renuncia, sacrifício, sofrimento em seu nome, muitas das vezes, perseguição e africão, querem uma fé que se adeque a eles, mas não abrem mão das coisas desse mundo nem dos desejos da carne, buscam um perdão incondicional, e querem viver em Cristo, e na carne ao mesmo tempo, outros buscam riquezas e bem estar terreno, e se esquecem do que o Senhor Jesus e os primeiros cristãos sofreram. Conforme a bibria sagrada não há como servir a dois Senhores, servir a Cristo Jesus e ao mundo, e não há tradução ou meio termo nas escrituras que apóie tais hipóteses.
@@peedroterra A Bíblia foi distorcida em vários livros. Toda vez que na escritura se apresentava os termos Malakoi, Sodomita e efeminado os tendenciosos colocavam homossexual. O assunto é sério. 😇👍
Parabéns Victor, é uma explicação muito sensata e instrutiva, sou religioso católico e inscrito no seu canal, os seus temas são muito seguros vale a pena essa abertura ao diálogo, continue a produzir esse conteúdo, Deus te abençoe.
Excelente. Infelizmente é pecado o homossexualidade, assim como tantas outras coisas. Por isso é importante estudar a Bíblia e meditar nela. E tirar a trave dos nossos olhos antes de ver o cisco no olho do outro. Orar e pedir ajuda ao Pai para nos moldar a semelhança de Jesus, pois sozinhos não conseguimos.
Eu vim aqui pelo vídeo do Franklin Medrado no TA, Já havia assistido outros vídeos seus! Eu amei a abordagem, você conseguiu trazer o assunto de forma respeitosa e apresentando contrapontos a tua opinião! Achei incrível! Eu não tenho uma posição firme quanto a ser pecado ou não a homossexualidade, mas sempre gostei de participar das discussões a respeito. Eu Eliadny, acredito em Cristo nosso Senhor e Salvador, e creio que não há distinção entre pecados, não existe um pecado maior que outro, pecado É PECADO! Pra mim funciona assim, então, se é pecado a homossexualidade, vigia a tua vida primeiro pra depois falar do irmão ao lado, isso funciona pra tudo na vida, cuide de si e vigie as tuas falhas... Deixe que o outro faça o mesmo com a vida dele! No final das contas cada um dará conta de si, então é bom nos cuidarmos e termos em mente que a nossa vida diante de Cristo deve estar reta. Abraço! Que Deus abençoe seu trabalho! Curti muito o vídeo!
Gosto de que você entende que, com tantas interpretações, a Bíblia fica inconclusiva sobre o tema, não por que Deus nao sabe se é ou não pecado, obviamente, Deus sabe (acho que só no Tribunal divino nós saberemos de fato o que Deus pensa sobre o tema), mas como é inconclusivo e controverso, melhor seguir o conselho de Paulo em Tito 3:9: Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor. É inútil discutir se é pecado ou não. Seria mais útil e produzia mais frutos bons nao procurar textos condenatórios ou favoráveis a homossexualidade, mas se atentar a mensagem inclusiva e de amor de Jesus cristo! Essa sim, produz bons frutos, e é pelos bons frutos que reconhecemos os bons profetas e seus ensinamentos. Imagine uma Igreja que pouco se importa se é ou não pecado, mas celebra o amor, não importa a quem! Que frutos tal comunidade produziria? O amor cobre todos os pecados! Provérbios 10:12
O canal de fé reformada em que não há soberba. Parabéns pela sua humildade Victor, embora tendo todo esse conhecimento não se deixa ensoberbecer como como tenho visto em alguns outros canais reformados. Graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo! Cristo em nós, esperança da Glória!
@@VictorFontanaTeologia Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Pv. 4:18. Deus te abençoe! Prossiga!
Quanta coerência e respeito,Deus abençoe sua vida, o nosso Senhor nos diz que devemos amar o próximo, amar é amar e ponto, respeitar a todos mesmo que não façamos parte do que o outro acredita estar certo e nós não,amar por ser criatura de Deus, não por sua escolha sexual ou qualquer outra escolha e rótulos!!! Posso não concordar com suas escolhas,mas tenho que amar meu semelhante,e não é opção, é mandamento!!! Escolhas que vamos contra por causa da palavra,devemos colocar com todo respeito e quem convence do pecado e do juízo é o E.S não nós, e você fez isso perfeitamente neste vídeo, parabéns!!!!
e o fanatismo cego é tão prejudicial quanto o ateísmo para os cristãos, nada contra quem é ateu. mas são extremos, o bom é chegar as próprias conclusões sozinho, saindo da bolha e olhando todo o espectro ao redor do que o pastor prega, pois mesmo que tenha direção do espirito sant, sempre há margem para algo puramente carnal ser usado na pregação seja por achismos ou preconceitos de quem prega.
Ok....frequento uma igreja pentecostal, lá vai gays,e digo que existe um respeito sim,o chato do assunto, é as pessoas generalizar os outros sem conhecer.... seja cristão ou gay ou os dois, sempre me parece, que os mais conservadores, são num total, intolerantes. Sou um conservador....mas digo,me dou super bem com o pessoal homossexual. Respeito acima de tudo ♥️👏🏼.
@@ant1k fera,deixe que Deus julgue ok, e falso é tua hipocrisia,santa. As informações colocadas por você, não é mais novidade, agora, já ouviu falar de domínio próprio? temos que saber falar,e ajudar, principalmente ajudar. Ter conhecimento e sabedoria para usar na hora certa, também é virtude querida irmã.
@@marquinhosperereca irmã.... que ódio é esse para quem pensa diferente de você? Onde está o amor que tanto pregas? Chamando uma pessoa que pensa diferente de hipócrita? Cadê o amor? Ela só pensa diferente de você? A sua verdade é a universal? Eu também me dou muito bem com os meus amigos que fumam maconha e de vez em quanto cometem algum crime para financiar seus vícios e eu sempre falo para eles que eu não os jugo por isso pois cabe apenas Deus o julgamento. Eu apenas os amo e os respeito por isso. Pois Deus os ama e eu também.
Sou homossexual, nasci assim em 1968. Desde que me reconheci como homossexual... Aos 8 anos de idade, nunca tive paz, sempre sofri todo tipo de abusos morais, ofensas, violências e muito mais... Tanto que deixei a igreja Católica (religião da minha família) e passei a estudar outras religiões que me pudessem me acolher. Não acredito em Bíblia, não acredito em seu Deus... Mas nem por isso os trato com a maldade que muitos cristãos me trataram... Sempre fui benevolente, amável e cuidadoso com todos... E isso independe de religião. Durmo tranquilo todas as noites, mas de dia... Ainda hoje... Em 2020, preciso estar sempre atento às práticas maldosas, daqueles que não suportam a minha existência...somente por eu ser... O que sou... Um homossexual.
White, você é preciosidade para nosso Pai Celestial. Ele te ama, saiba disso, tanto, que seu seu único Filho para morrer na cruz por mim e por você também. Sua vida valeu o sangue de Jesus, nunca se esqueça disso.bBusque o SENHOR Deus e esqueça opiniões. Eu te amo em Cristo Jesus. Fique bem. Fique na paz do nosso Salvador Jesus. Nos encontraremos no céu breve.
Ninguém nasce homosexual. Você, assim como outros, decidiu andar nessa prática. Assim como ninguém nasce adúltero, ladrão, mentiroso ou avarento. Todos nós lutamos no dia a dia contra o pecado. Todos os sofremos na carne a luta para não fazer o errado nem ceder à mentalidade perversa deste mundo. Todos nós pecamos e precisamos de um Salvador. Todos nós temos falhas mas em Jesus lutamos no dia a dia para fazer o correto nos enchendo das verdades de Deus. Aquele que se arrepende e deixa o pecado alcança misericórdia. Jesus veio pra mim, para você, para todos porque somos incapazes de vivermos de maneira santa a não ser que estejamos cheios do Espírito Santo.
Olá, Victor. Mt bom seu vídeo sobre o tema em questão e mt bem colocado de forma política e diplomática, pois vc respeitou e carregou os 02 lados, além de estimular a pesquisa e a ampla discussão. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO!! Primeira vez no seu canal, vim através do vídeo do Medrada, e ja me escrevi!! Continue assim: a ponte, a fronteira equilibrada entre os 02 lados , pois é mt mais saudável e agregador do que alguns outros que partem para o ódio na discussão nos 02 extremos!! Forte abraço. 👏😊
4 ปีที่แล้ว +2
1. Eu vi o vídeo do canal Víctor Fontana inteiro. (th-cam.com/video/1ecBwIRxD4Y/w-d-xo.html) 2. O Víctor Fontana pareceu expressar o entendimento de que a homossexualidade, com certeza, é pecado, porém o Víctor também mostra que todos nós somos pecadores e que estamos, de certa forma, nivelados, e que devemos abordar a questão com misericórdia. 3. Minuto 7:25 > Eu entendo que as passagens da Bíblia que mostram o sexo homossexual NÃO falam contra a homossexualidade, em si, de forma geral, NÃO falam de homoafetividade, mas sim de outra coisa, talvez a prostituição cultual, a promiscuidade greco-romana, a pedagogia grega, ou outra coisa. 4. Minuto 9:00 > Eu entendo que Paulo NÃO era estoico. Minuto 10:50 > Pederastia 5. Minuto 12:50 > Ele diz que a palavra MALAKÓS aparece em Diógenes Laércio, Dio Crisóstomo e em Filo de Alexandria, com o sentido de homossexual, de forma geral. 6. MAS FICOU FALTANDO o Víctor Fontana passar as REFERÊNCIAS completas. Por exemplo, em qual obra e capítulo de Diógenes Laércio? Em qual obra e capítulo de Dio Crisóstomo? Em qual obra e capítulo de Filo de Alexandria? 7. E QUAIS ACADÊMICOS MODERNOS dizem que MALAKÓS, segundo Diógenes, Dio e Filo, tem o sentido de homossexual, de forma geral? Quais livros, editora, ano de publicação e página? 8. Nos comentários, o Víctor Fontana sugere TRÊS autores, mas NÃO diz se esses autores falam de Diógenes Laércio, de Dio Crisóstomo e de Filo de Alexandria sobre MALAKÓS e ARSENOKOITES, nem menciona o nome dos livros. FICA MUITO VAGO, pois, às vezes, os livros são MUITO CAROS e com MUITAS PÁGINAS e, daí, quando nós compramos, pode acontecer de o livro NÃO falar sobre Diógenes Laércio, Dio Crisóstomo e Filo de Alexandria sobre MALAKÓS e ARSENOKOITES. Richard B. Hays. Anthony C. Thiselton. Joseph Fitzmyer. 9. Minuto 14:20 > Ele diz que a palavra ARSENOKOITES tem a ver com Levítico 18. EU entendo que, de fato, ARSENOKOITES tem a ver com Levítico 18, mas eu entendo que, por questão de RAZOABILIDADE, Levítico NÃO fala de homossexualidade em si. Eu fiz um vídeo sobre isso: th-cam.com/video/AY3Gzi28yS4/w-d-xo.html ***Sobre o MEU VÍDEO, no minuto @, quando eu falo sobre DIONÍSIO DE HALICARNASSO, a fonte antiga é (Antiguidades Romanas de Dionísio de Halicarnasso, Livro 7.2.4).
12 FALÁCIAS MAIS COMUNS PARA CONDENAR A HOMOSSEXUALIDADE FALÁCIA 1: “Deus criou apenas homem e mulher” (Gn 1:27-28) Toda pessoa homossexual ou é um homem ou uma mulher. (Ec 8:17; Sl 104:24; Pv 16:4) Cada um tem suas próprias particularidades (1Co 7:7) FALÁCIA 2: “Casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher” (Gn 2:24) Jesus disse que nem todos os homens são aptos para seguir esse conceito (Mt 19:10-12) FALÁCIA 3: “Sodoma foi destruída por causa da homossexualidade” (Gn 19) O profeta Ezequiel deixou bem claro quais foram os pecados de Sodoma: soberba, falta de solidariedade e ironicamente, o desprezo com os mais excluídos da sociedade (Ez 16:49) FALÁCIA 4: “Homossexualidade é uma abominação” (Lv 18:22/20:13) A preocupação do capítulo 18 de Levítico é com as práticas idólatras que ocorriam no Egito e em Canaã (Lv 18:3,21 e 27). “Abominação” (TOEVAH) era um termo usado nos escritos bíblicos mais antigos para se referir as práticas de adoração a outros deuses (Dt 12:31). Logo, a preocupação em Levítico é com o sexo homossexual em contexto de IDOLATRIA. A simples despreocupação com a homossexualidade feminina já prova que Levítico não está preocupado com toda a homossexualidade humana, mas com algo bem específico daquela época, como por exemplo, a prostituição cultual masculina (1Re 15:12; 22:46; 2Re 23:7; Dt 23:17-18). Há ainda a questão que Levítico nem deveria ser um livro de legislação cristã (Hb 7:11-12) FALÁCIA 5: “Homossexualidade não é natural” (Rm 1:26-27) O texto de Romanos 1:18-25 tem como tema a supremacia de Deus e a idolatria nas sociedades pagãs (Rm 1:23,25). Todas as práticas descritas nos versos seguintes são consequências da idolatria, pois o verso 26 se inicia com a expressão “POR ISSO”, indicando causalidade, UM CONTEXTO. Os homens “deixavam o uso natural da mulher”, logo, eles não eram homens gays, pois eles as “deixavam” (1Co 7:11-12). Não é claro se “SUAS mulheres” no verso 26 são lésbicas, esposas destes homens, nem o que elas faziam. “Natureza” para Paulo significava “costume” (1Co 11:14-16). Era comum nos rituais orgiásticos de Roma todo tipo de promiscuidade, mas nesse texto nada se fala de casais homoafetivos numa relação compromissada, mas sim de heterossexuais trocando sua natureza heterossexual para participar do paganismo. Romanos 1 é apenas um relato de Paulo da sociedade em que ele vivia nos tempos de Calígula, e não uma “lei”- Paulo nem mesmo pode legislar: ele mesmo escreve na mesmíssima carta que O FIM DA LEI É CRISTO (Rm 10:4; 1Co 7:6,25; Tg 4:12) FALÁCIA 6: “Homossexuais não herdarão o Reino dos Céus” (1Co 6:9) A Bíblia não foi escrita em português. A palavra “homossexual” só foi adicionada na Bíblia em 1946. Nem todas as bíblias traduzem como “efeminados” e “sodomitas” os termos em 1Co 6:9, além de tais termos apresentarem ambiguidade - “sodomia” é um termo vago da Idade Média e efeminado significava “pusilânime” e até mesmo “mulherengo”! Bíblias antigas e recentes traduzem como “masturbadores”, “pederastas” ou “prostitutos” no lugar dessas palavras. Logo, esse texto está mal traduzido e adulterado (Mt 23:13). Mas nenhum outro lugar da Bíblia diz que homossexuais ficarão de fora do Reino dos Céus, não sustentando tal hipótese. Jesus ensinou: não tente separar o joio do trigo (Mt 13:29) FALÁCIA 7: “Homossexualidade é uma imoralidade sexual” (Mt 15:19) Nenhum lugar da Bíblia associa “homossexualidade” com “imoralidade sexual”, não importando se tal expressão é a tradução correta ou não da palavra grega original “porneia” - cujo melhor significado é “prostituição” (1Co 6:16-18; Ap 18:3) ou “promiscuidade” - relações sem compromisso (1Co 7:2) FALÁCIA 8: “Deus proíbe a homossexualidade pois casais homossexuais não geram filhos” Deus nunca proibiu pessoas estéreis de se casarem. Logo, a função do sexo não é somente procriar (1Co 7:5). FALÁCIA 9: “Não existe amor numa relação homossexual” A Bíblia nunca disse isso, ao contrário, prova a existência desse tipo de amor (2Sm 1:26). FALÁCIA 10: “Um pedófilo também pode dizer que ama a criança” Não existe amor numa relação não consentida, não existe amor no abuso. Dois adultos podem consentir a terem uma relação de forma recíproca (Mt 7:12). Um hétero também pode ser pedófilo, e nem por isso a heterossexualidade é desencorajada. FALÁCIA 11: “A homossexualidade é influência maligna, uma consequência da queda do homem ou uma doença” A Bíblia nunca disse tais coisas. FALÁCIA 12: “Não há exemplos de casais homossexuais na Bíblia, por isso, ela não é agradável a Deus” Davi e Jônatas, Rute e Noemi e o Centurião e seu servo foram incríveis exemplos de casais homoafetivos na Bíblia. Somente negar que tais relações tenham sido homoafetivas e chamar isso de absurdo é a falácia do ''Ad lapidem'' e não prova nada. Dizer que essas relações são impossíveis de terem sido homoafetivas supondo que a Bíblia proíbe tais relações, é justamente repetir as 11 falácias aqui colocadas. CONCLUSÃO A Bíblia não condena todas as relações homossexuais, apenas em contexto de pecado (prostituição, promiscuidade, idolatria). Pecado não está naquilo que se toca, mas naquilo que se sente (Mt 15:1-20). Nenhum tipo de relação homoafetiva que envolva amor é condenada na Bíblia, mas vários textos nas línguas originais celebram tal união e as minorias sexuais (Lc 17:34; Mt 19:12; Is 56:3-6; At 8:26-40; Ec 4:11; 1Sm 18:1, 20:41; 2Sm 1:26; Rt 1:14-17). As 7 questões que deixam claro tal conclusão são: 1 - A QUESTÃO DAS LÉSBICAS A despreocupação na Bíblia com a lesbianidade prova que Deus não está realmente preocupado com a homossexualidade. Se as lesbicas estão mencionadas de forma implícita, por que então se ler a Bíblia de forma literal para condenar homens gays? 2 - A QUESTÃO DAS TRADUÇÕES A total divergência entre alguns textos dependendo da tradução já prova que alguns tradutores estão adulterando os seus significados originais. A Bíblia de Jerusalém, considerada a mais respeitada academicamente do mundo, não aceita a tradução dos textos bíblicos como sendo referentes aos homossexuais em 1Co 6:9. 3 - A QUESTÃO DA APARÊNCIA Homossexualidade só é pecado se estiver em contexto de pecado, senão, se julga pela aparência (Jo 7:24). Pois, uma condição já tornaria todas as relações homoafetivas pecaminosas: basta os dois da relação se parecerem fisicamente que já é pecado tal relacionamento! Porém, ''o Senhor não vê como o homem vê; o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.'' (1Sm 16:7). DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS (At 10:34), nem entre macho e fêmea (Gl 3:28). Deus não julga uma relação conjugal como boa ou má baseada na aparência física do casal. (Cl 2:20-23) 4 - A QUESTÃO DE CRISTO O fim da lei é Cristo (Rm 10:4). Tudo que vem de ensino depois de Cristo, incluindo Paulo, deve estar em conformidade com o que Jesus ensinou (1Tm 6:3). O mesmo vale para o Antigo Testamento, o qual foi escrito para ser cumprido em Cristo (Jo 19:28). O que está escrito no Antigo Testamento ainda é ÚTIL (2Tm 3:16) se estiver em concordância com o ensino FUNDAMENTAL de Jesus (1Co 3:11). Ex: Levítico ensinou a vingança (Lv 24:20); já Jesus ensinou o perdão (Mt 5:38-39). Jesus é maior que a lei de Moisés (Jo 1:17). Por fim, toda homossexualidade só é pecado se Jesus confirma isso. Mas Jesus nunca condenou a homoafetividade! Jesus ensinou que a lei de Moisés depende da lei do amor (Mt 22:40), logo, Levítico proíbe algum tipo de ato homossexual porque era um ato sem amor. Jesus disse que existe os “eunucos de nascença”, homens que não convém se casar com uma mulher desde o ventre da sua mãe (Mt 19:11-12), naturalizando a homoafetividade. Também disse que “naquela NOITE, dois estarão numa cama; um será tomado, e o outro será deixado” (Lc 17:34), ou seja, orientação sexual não define quem herdará o Céu. Jesus é a ÚNICA verdade (Jo 14:6) 5 - A QUESTÃO DOS FRUTOS Jesus disse: “pelo fruto conhecereis a árvore” (Mt 7:16). A sabedoria que vem do alto é compreensiva, moderada e gera bons frutos (Tg 3:17). Insistir que a homossexualidade é pecado tem gerado algum bom fruto? Deus tem sido glorificado? (Mt 5:16) 6 - A QUESTÃO DOS ERROS A história prova que a igreja já errou muito na interpretação da Bíblia. (2Pe 3:15-16) Médicas foram consideras bruxas; cientistas foram considerados hereges; canhotos foram considerados diabólicos. Muitos mortos na fogueira! A Igreja pode estar errada novamente, assim como ela já errou tanto. 7 - A QUESTÃO DO AMOR A Bíblia diz que “o ódio provoca conflitos, mas o amor cobre todos os pecados” (Pv 10:12) e a Bíblia não ensina que é impossível ter amor numa relação homoafetiva baseada em EMPATIA, AFETO e CARINHO (Mt 7:12). O amor é o vínculo perfeito! (Cl 3:14) RESUMO A lei do Antigo Testamento caducou, pois ela era imperfeita (Hb 7:18; 8:13) O fim da lei é Cristo (Rm 10:4), pois Jesus disse que a lei passaria quando Ele a cumprisse (Mt 5:17-18) Jesus deixou um único Novo Mandamento: o AME (Jo 13:34), que é o resumo de toda lei (Gl 5:14; Rm 13:8-10) Heresias vão sempre existir, para se manifestar os sinceros (1Co 11:19). Para se reconhecer o que é verdade de heresia, basta consultar o que Jesus ensinou (1Tm 6:3). Jesus nunca ensinou que a homossexualidade é pecado. Isso é suficiente. ATENÇÃO Usar Ad Hominem (criticar o autor), Ad Lapidem (chamar o texto de mentiroso sem explicações) ou Ad Populum (apelar para a popularidade das falácias) não desqualificam o texto.
Você escreve muito bem. Parece ter muito entendimento sobre o assunto. 👏🏻 Você fez teologia? Faz muito sentido suas explicações. já live vários comentários seus. tá me ajudando muito. que Deus te abençoe hoje e sempre.
Nem todos podem ser castos. Paulo mesmo sabia disso e por isso disse que os que não pudessem ser, fossem casados, para que não pecassem. O problema da igreja cristã, em geral, é querer transformar o homossexual em assexual, sendo que isso é impossível para a maioria dos heterossexuais (comportar-se como assexuados). O que, em geral, a igreja cristã pede é que os homossexuais não correspondam ao amor do outro, não formem família, terminem sozinhos, sendo que a igreja está cada vez mais individualista e não tem mais servido como comunidade de fato. Na Netflix sairá um documentário contando as histórias dos maiores ex-líderes de "ministérios" onde se tentava fazer a conversão de sexualidade em homossexuais. Ocorreram suicídios de amigos próximos e a conclusão final tirada é: Esses "ministérios" foram um total fracasso e trouxeram destruição para a maioria dos homossexuais, que sinceramente tentaram a conversão de sexualidade. Os ex-líderes confessam, também, que nunca deixaram de ser homossexuais. Fora tudo o que já foi exposto, é interessante notar que a mesma passagem traz uma lista de pessoas que não herdarão o reino. Se você olhar muito atentamente para essa lista e segui-la literalmente, vai chegar à conclusão de que ninguém herdará o reino, no final das contas. É impossível não se enquadrar em algum grupo exposto ali. Eu vi de perto um amigo ser destruído pela crença de que, por ser homossexual, ele não teria salvação. A comunidade cristã, na qual ele congregava, totalmente despreparada, como de costume, acreditou que era possível que a atração sexual dele fosse mudada. Ele se casou, teve um filho. E deu muito certo, até que ele começou a se apaixonar novamente por homens. Ele se separou, o filho nunca aceitou a situação e ele vivia em constante luta para negar-se, mas não conseguiu viver castamente e acreditou que não tinha saída para si e começou a beber sem parar. Morreu ano passado, aos 44 anos, num acidente, por causa da bebida. Era meu melhor amigo, eu acompanhei por mais de 20 anos a luta dele e eu não pude ajudar, porque também acreditava que a vivência da sexualidade dele deveria ser negada a todo custo. Homossexuais que crescem, desde pequenos, com esses tipos de pensamentos, muito ensinados em comunidades evangélicas e católicas, dificilmente conseguirão ultrapassa-los: Ou se contentarão ou sucumbirão (no ultimo caso sucumbirão vivendo uma dupla vida dentro da igreja e em constante e dilacerável luta ou sucumbirão na fé, deixando o cristianismo, com alguns se tornando até mesmo anticristãos). Pedir que essas pessoas sejam castas, num mundo onde a maioria das pessoas desejam ser amadas e amar e viver a sua sexualidade, me parece um modo de apagar parte da existência dessas. É cruel, desumano, impiedoso. Dizer não a alguém que sinceramente quer investir amorosamente em si, quando a maior parte da humanidade é incapaz disso e achar que o problema vai ser solucionado dessa forma é uma ilusão. Os cristãos, ante suas vivências no mundo moderno, estão começando até mesmo a entender diferentemente o suicídio causado por doenças mentais, assim como o divórcio. Não adentrar à discussão sobre sexualidade e gênero é deixar milhões de pessoas à míngua, lutando os maiores horrores em sua solidão. É covardia, é deixar morrer de sede e fome pessoas que sinceramente gritam por água e pão. Claramente, na literalidade, são adúlteros aqueles que desejam a mulher alheia ou os que se divorciam sem ser em razão de traição. Claramente, na literalidade, os que olham uma mulher desejando-a também são adúlteros. Mas a ênfase da igreja evangélica recai sobre pecados outros que não são os mais comuns entre a maior parte de seus membros. É conveniente que assim seja. Pela literalidade, nenhum de nós passará na prova, mas preferimos fechar os olhos e fingir que não é grande coisa. Ou a igreja cristã começa a se voltar para a realidade das pessoas, aprendendo, primeiramente, a ouvi-las sem julgamentos, ou permanecerá essa bolha intransponível, imersa em teorias perfeitas a serem seguidas, com abstrações que em nada impactam nas realidades mais profundas e angustiantes de seus membros e de suas comunidades. A igreja, como instituição, se perdeu há muito.
Há dois anos atrás vc escrevia a mais pura verdade que ja poderia ter sido dita em todos os tempos.Parabens pela sabedoria e sensatez moça.Eu sinto muito pelo seu amigo,espero de vdd q ele tenha encontrado a paz de cristo🥀
Meu filho me contou aos 14 anos que era gay. Chorei muito, mas muito mesmo! Não porque era gay, mas porque iria sofrer preconceito, zombaria. Falei para meu bebê,que o amava do mesmo jeito, que quando olhava para ele, continuava vendo meu filho que tanto amo! Nunca tive um desentendimento sequer com ele,sobre sua orientação sexual. Hoje com 21 anos é um filho que só me dá orgulho! Ninguém escolhe ser gay, eu não escolhi ser hétero, eu nasci hétero.
@@marcylionascimento7258 Sexualiade nehuma é pecado! Problema de vocês é o fanatismo religioso. Cristo nunca mencionou nada sobre sexualidade e olha que ele foi o próprio porta-voz do senhor. Te informa e seje menos fanático. Pois, isso é idolatria. Deus o abençoe.
@@Joueaa92 2 Timóteo 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Espera que se arrependa antes da vinda do Senhor.
Tá, só queria entender o porquê as outras coisas que Paulo diz no mesmo livro sobre mulheres não poderem ensinar. Queria saber também o porquê se na bíblia está escrito TB que mulheres não podem cortar o cabelo de tal modo ou que não podemos comer carne de porco, ou que homens sem barbas também não podem existir. Por que essas coisas não sao seguidas na igreja? Por que existe a separação sobre O QUE DEVE SER VISTO OU NAO NA BIBLIA. Me parece muita hipocrisia! Tô me aproximando demais de deus nos últimos tempos mas o fã clube fode!
Sobre a carne do porco é só vc pesquisar o quão mal ela faz quando não é preparada de forma correta Deus cuidava das pessoas de vc pesquisar aqui na internet, verá que a carne de porco traz muitos problemas
Por causa dos contextos de cada coisa escrita. Mulheres não cortarem o cabelo, não era uma questão de ser ou não pecado, mas porque na época as prostitutas cortavam seus cabelos, e então por questão de associação, as mulheres deveriam evitar cortar seus cabelos. A questão da carne de porco e da barba, são leis de cunho cerimonial lá da lei mosaica, que caducou com a consumação da crucificação de Jesus. Já a homossexualidade é tratada em contexto de pecaminosidade em toda a Bíblia
Aqui na igreja tratamos as pessoas indiferentemente abraçando a todos mas nunca deixando dos princípios bíblicos como vc falou todos pecamos e erramos olhando para a salvação
Olá! Gostei mt do vídeo! Sou agnóstico criado numa família evangélica, e valorizo demais o seu rigor e honestidade na hora de expor esse assunto espinhoso. Tenho um comentário e algumas dúvida: Na minha experiência pessoal eu percebo uma certa seletividade em alguns cristãos com a questão LGBTQIA+, sabe? Por exemplo: tem versículo no novo testamento que diz que a gula é pecado, não tem? O que eu mais vejo na vida é cristão guloso, e ninguém liga. Não existe uma campanha cristã contra personagens gulosos em filmes da Disney, por exemplo. Não existe esse pânico moral com esse assunto. Outro exemplo: tem um versículo no novo testamento que diz que as mulheres não devem ensinar, que elas devem ficar quietas e quando muito, ensinar outras mulheres. No entanto, tem um monte de pastora hoje, de ministra de louvor, etc... fazem uma explicação de que essa questão de a mulher não poder ensinar era algo do contexto da época que não vale mais hoje. Porque não se defende uma explicação nesse mesmo sentido pras pessoas LGBTQIA+? O que eu mais vejo é cristão comparado gay a aberração da natureza, a pedófilo, a estuprador, a assassino, etc. E isso causa um sofrimento imenso a essas pessoas. Não é pecado causar sofrimento às outras pessoas? A bíblia não ensina a não julgar? E são pessoas que não "escolheram" ser LGBT (eu certamente não escolhi ser hétero, é algo que se impôs a mim), e não estão fazendo mal a ninguém (diferente dos assassinos, pedófilos, estupradores, que causam mal ao próximo), desde que tenham relações consensuais com outros adultos. São pessoas que desde criança são ensinadas a reprimir suas naturezas, e vivem uma vida horrível pq muitas vezes não são aceitas e amadas na sua comunidade e nem pelos seus próprios pais. Existem estatísticas que mostram que gays nascidos em famílias protestantes têm muito mais propensão ao suicídio. Existem muitos relatos de pessoas trans expulsas de casa que acabam sendo obrigadas a se prostituir pra sobreviver... enfim... É isso que eu não entendo. O maior mandamento não é amar o próximo como a ti mesmo assim como amar Deus acima de tudo? No meu modo de ver essa demonização das pessoas LGBTQIA+ é tudo menos amor ao próximo, porque isso causa um sofrimento imenso a pessoas que não são uma ameaça à sociedade. São pessoas falhas, claro, imperfeitas, como qualquer um, mas são pessoas como eu e vc que está lendo. Muitas delas só querem viver a vida delas em paz, sem ver negada sua própria existência.
Olá, bom eu não sou teólogo nem pastor, sou um cristão "leigo", digamos assim. Entretanto, eu gosto de estudar a bíblia e costumo ver teólogos aqui no youtube. Antes de eu tentar responder essas questões, vou pedir que não me chame de fariseu nem hipócrita. Eu ja fui responder um cara que fez perguntas aqui no youtube em relação a bíblia e eu dava os argumentos e ele me chingava de tudo quanto é nome. Então peço respeito, assim como estou te respeitando aqui. 1º Bloco Em relação a seletividade descrita nos seus 4º e 5º paragrafos. Geralmente cristãos gulosos vão se demonstrar serem compulsivos uma hora ou outra, ou seja, a igreja vai perceber e vai alerta-lo, é só questão de tempo. Isso acontece porque quem é guloso não tem dominio próprio, ele não tem controle sobre a boca, vai chegar uma hora que a igreja vai perceber essa falta de controle também em outras áreas da vida e vai conversar com esse cara. Agora acerca de personagens gulosos e personagens lgbt, geralmente personagens gulosos são visto como modelos a não serem seguidos. A diferença entre os personagens gulosos e lgbt's, é que personagens lgbt's são criados como modelo, por exemplo, nunca vi glaumorizarem personagens gulosos, mostrando como é legal ser guloso. Muito pelo contrário, personagens gulosos aparecem comendo quase a mesa inteira de forma a quase tirar sarro deles, por isso cristãos não falam de personagens gulosos, basta lembrar que não se deve zombar e tirar sarro de personagens lgbt! Personagens lgbt's já vão para caminhos opostos, eles são demonstrados geralmente como modelos a serem seguidos ao invés de apenas normalizarem os lgbt com os héteros, por exemplo, tem muitos filmes que mudam a sexualidade de um personagem, trocam a sexualidade hétero por alguma sexualidade lgbt, geralmente por isso é que são criticados, porque "limpam" a sexualidade hétero do personagem e trocam para outro. Isso quando não colocam um personagem lgbt matando um personagem "pastor", que na obra original não era pastor (referência ao The Last of Us ep8 da 1º Temp) 2º Bloco Em relação a situação com as mulheres descrita no seu 6º e 7º parágrafo. A Igreja Presbiteriana do Brasil no supremo concílio de 2022 proibiu mulheres de pastorearem, liderarem missões e de pregarem. Algumas bíblias de estudo dizem ser complicado interpretar essa passagem, mas na minha opinião, eu entendi que paulo disse isso mesmo, que não é bíblico mulheres fazerem isso, a razão eu não sei, só sei que não é bíblico. Agora, vale uma observação, eu vejo que tem muita gente que diz que Paulo ao retratar a homossexualidade como pecado, o faz por causa de razões culturais, como se a cultura da época influenciasse a Bíblia. Isso é muito importante, porque nós cristãos vemos a Bíblia como a Palavra de Deus, quando os escritores estavam escrevendo a Bíblia, quem estava guiando eles era o próprio Deus, então para nós é impossível que a bíblia estivesse sendo influenciada por elementos externos como um possível preconceito contra mulheres e homossexuais, isso não aconteceu! Tudo escrito como pecado ou qualquer coisa que seja, foi escrita porque Deus quis que fosse assim, Paulo não está sendo preconceituoso ao escrever a Bíblia, ele estava apenas seguindo ordens do Santo Espiríto, ou seja, do próprio Deus. 3º Bloco Em relação ao que está descrito no 8º e 9º parágrafo. Pessoalmente nunca vi cristãos compararem não-héteros com criminosos, mas como aparentemente acontece, vou dar uma explicada. Na carta de Paulo aos crentes em Roma ou Epístola aos Romanos, Paulo diz que os homossexuais se rebelaram contra o Criador, não aceitando a forma como Deus os fizeram ou praticando atos sexuais de maneira contraria ao que Deus estabeleceu, mas comparar homossexuais a criminosos já é demais, se fosse pra fazer uma compação adequada, esse cristão em questão deveria ter comparado homossexuais com fornicadores (aqueles que fazem sexo sem serem casados), porque nesses dois casos (a saber, homossexualidade, fornicação) são relações consensuais que não causa danos como esses criminosos (pedófilos, estupradores, assassinos). Mas aí é que está, fornicação "hétera" e relação sexual homossexual por mais que sejam consensuais, por mais que envolvem amor ou algo próximo disso, continuam sendo erradas porque não é dessa forma que Deus estabeleceu a relação sexual, ela deve ser feita dentro de um casamento monogâmico entre um homem e uma mulher, qualquer coisa fora disso é errado e é pecado e terá consequências seja nessa vida, seja depois da morte se não houver fé em Cristo, arrependimento e mudança de vida. Agora em relação a coisas não envolvidas diretamente no assunto, ou seja, a questão de não é pecado causar sofrimento? e se não podemos julgar. Na questão de causar sofrimento é pecado, depende, causar violência física e psicológica claramente é pecado e devem responder civilmente por isso. Agora sofrimento do tipo o homossexual se sentir triste por dizerem que não é natural praticar essas coisas, já não é pecado, se for pecado então Jesus é pecador, pois ele ofendeu e entristeceu muita gente, os casos que eu me lembro são ele ofendendo fariseus ao chamar eles de víboras e entristecer o jovem rico, afinal o jovem rico fez tudo quanto os dez mandamentos mandou, mas ele tinha o coração "preso" nas riquezas desse mundo, e quando Jesus mandou o jovem vender tudo o que tinha mesmo tendo obedecido os dez mandamentos, o jovem saiu entristecido. O que Cristo quis dizer ao falar "não julgueis" é que não podemos ser hipócritas e julgar cometendo a mesma coisa que julgamos ser errado, isso é esclarecido nos versiculos seguintes a essa passagem, além disso, Jesus no evangelho de João capítulo 7 fala para julgarmos segundo a reta justiça, ou seja, segundo os padrões justos de Deus. Pra terminar esse bloco, irei falar sobre as pessoas não escolherem a sexualidade, esse assunto eu não entendo, eu não estudo, então não falarem de algo que não entendo. Mas o que eu sei é que não existe muitos estudos sobre a sexualidade, existem estudos que mostram que existe variaveis na definição da sexualidade, estão estudando também até onde vai o órgão sexual na definição da identidade sexual, no mais, é só isso, eu não entendo esse assunto, gostaria de comprar livros para estudar esse assunto, mas por enquanto não estudei nada sobre isso. Mas o que posso dizer é que eu também não escolho olhar para uma mulher e deseja-la, mas consigo lutar para não praticar fornicação, eu não peço para que o homossexual negue aquilo que sente, afinal eu sinto tentações no campo sexual também, o que nós temos que fazer tanto eu, quanto eles é não nos deixar por vencidos, é não deixarmos nossos desejos nos dominar e acabar práticando aquilo que é errado aos olhos de Deus. 4º Bloco Pra finalizar, irei resumir seus três parágrafos em uma só coisa: Falta de amor. O cristão deveria ser acima de tudo, conhecido como acolhedor e como uma pessoa amorosa, mas o que vemos são cristãos que muitas vees não leem a Bíblia, acredite existe "cristãos" que sequer leem o livro sagrado em que acreditamos, quando perguntamos coisas básicas da Bíblia não sabem responder, isso é triste porque cria falsos cristãos. Entretanto, tive acesso a relatos de missionários cristãos nos paises islâmicos e lá os cristão amam e acolhem pessoas excluídas da sociedade, acolhem até mesmo homossexuais que são perseguidos pela família e sem pedir nada em troca. Enfim, isso era tudo o que eu tinha pra dizer e volto a pedir respeito, sem chingamentos, até mesmo pq não te humilhei nem te chinguei.
@@jonatanmoreira2561 fala, meu querido. Obrigado pela resposta educada e detalhada! Jamais vou te xingar! Sou comunista e o que os comunistas mais querem é um diálogo como este que estamos tendo. Obrigado pelas explicações... Vc disse que tem interesse em aprender sobre o aspecto biológico e científico da questão, então eu vou deixar duas indicações: O canal do Pirula (biólogo) tem vários vídeos sobre o assunto... tem até alguns em que ele rebate umas falas do pastor Silas, e tem todas as referências bibliográficas na descrição e exemplos, caso queira conferir... tem um um vídeo no canal Nunca Vi 1 Cientista tb, que debate essa questão, sobre se homossexualidade é natural ou não... Abs!
Mais importante do que decidir se ser LGBT é pecado ou não é lembrar que somos TODOS pecadores e o segundo mandamento que Deus nos deu é "Amai ao proximo" independente do pecado ou das escolhas daquele proximo.
Para mim, que sou gay, não interessa se a bíblia condena ou aprova, pq eu não sou católico ou evangélico. Também não creio na bíblia. Então é indiferente para mim.
@@lucascastelo6293 Eu sou da religião de Meishu Sama, e o que mais irrita em crentes , é que eles vão em página alheia , ou do lado de fora da igreja , ficam falando mal de homossexuais Já soube que uma mulher trans entrou em um Uber , e o motorista era crente , e ficou perturbando ela Ela pedia pra ele parar , e ele não parava , depois ela chamou a polícia e fez a denuncia.
Pois é, pelo que estou observando, existe um movimento querendo a aceitação à normalidade pela igreja, da homossexualidade assim como a igreja, infelizmente, aceita o adultério, a avareza, a fornicação. Já observamos adúlteros, glutões, fornicadores, avarentos, irados, entre outros, justificando seus pecados na Bíblia, agora vemos os homossexuais seguindo o mesmo caminho, a igreja meio que "aceitou", ou faz vista grossa para esses pecados, agora o homossexualismo é a bola da vez, qual será o próximo? qual será o preço da aceitação?
Mensagem maravilhosa!!! Sempre achei que para ganhar vidas para Cristo temos que usar de amor e não de críticas. Não somos juízes de Deus para dizer o que é certo ou errado. E, somente Ele pode tocar no coração das pessoas transformando-as pouco a pouco. Impor nossas idéias, crenças e cultura só afasta aqueles que um dia cogitaram em fazer parte delas. Precisamos deixar que o Espírito Santo aja.
O que me chama atenção nesse texto de Coríntios é o que você diz no final .O texto traz lista que inclui diversas práticas que nitidamente percebemos que muitos estão incluídos ali.Independentemente de ser gay ou nao.Se olharmos bem, todos estao ali incluídos , pois pratica algo dali.Enfim...nao temos condiçoes de julgar ninguém.
depois de me negar por muitos anos, ter sofrido depressão e infelicidade, resolvi me aceitar do jeitinho que sou. - Foi a melhor coisa que eu fiz. Me aproximei mais de Deus, passei a orar todos os dias e ler a bíblia. nenhum cristão influenciará nas minhas escolhas, vou agir de acordo com meu coração sobre o meu entendimento na Bíblia. Peço sempre que Deus ilumine meus pensamentos e me dê sabedoria pra fazer o certo. Me sinto abençoado! - entendi e compreendi que Deus condena a promiscuidade, depravação, prostituição, sexo por puro prazer ou por adoração a deuses. Pois não há nenhuma passagem bíblica onde Deus condena a homossexualidade no sentido de amor, respeito, carinho e afeto. - Davi e Jonatas tiveram um romance, foi amor verdadeiro, eles se beijaram e se despiram.... Deus não os condenou. - Estou em paz com esse assunto. não há mais vazio dentro de mim, fui totalmente preenchido. Eu Dou é risada da cara dos cristãos tradicionais que ficam enchendo o saco falando que é pecado, sendo que não é. cada texto tem um contexto. É preciso estudar mais afundo sobre esse assunto. - A bíblia sempre foi usada pra perpetuar a escravidão, racismo, xenofobia, homofobia e diversos outros preconceitos... Quem garante que a interpretação dos cristãos tradicionais estão 100% correta? 🤔 - se a homossexualidade for pecado, certamente o espírito santo vai convencer os homossexuais cristãos. Mas se não for, vocês serão julgados por Deus por ter maltratado tanto as pessoas com essas interpretações superficiais e maldosas. - que Deus nos abençoe!
Davi e Jonatas não tiveram nenhum romance. Como vc mesmo disse, cada texto tem um contexto. É preciso saber intepretar. Nas suas próprias palavras, quem garante que a sua tradução/interpretação esta certa? Se, por um lado, Deus nos punirá por "maltratar" as pessoas lgbt com base nessas "traduções tradicionais Maldosas", o que Ele vai fazer com aqueles que equivocadamente intepretaram a sua palavra normalizando aquilo que ela diz que é pecado?! Think about it
@@rafaeleaves De fato, Deus não existe. Existir significa ter sido causado, e Deus nunca foi causado uma vez que é um ser eterno. Lembre-se de que a causa inicial de um Universo material, temporal precisa obrigatoriamente ser atemporal, e imaterial além de inimaginávelmente poderosa por ter optado por converter um estado de nulidade em um estado onde há algo(universo). Nesse caso, existir ou não é irrelevante, ja que Deus simplesmente é eterno. Alem de que de um pontonde vista filosófico, somos capazes de provar que nem mesmo vice existe, e mesmo assim você ainda consegue fazer alguma coisa como fazer críticas raras em comentários de youtube. Logo, de um ponto de vista metafísico, existir não é tudo.
Melhor video da temática que já assisti, simplesmente incrível. Que Deus te abençoe e te de muita sabedoria a cada dia pra que você possa continuar nos abençoando também com videos de riquíssima qualidade como esse. Parabéns
Vou dar minha opinião como alguem que é Homoafetivo e Cristão. Quando me converti, a mais ou menos dois anos atrás, eu comecei a "estudar" pela internet esse assunto. Cheguei a ler tudo o que você falou ai, e no começo me pareceu muito bom acreditar que existe um erro de interpretação, porém, não parei por aí, continuei pesquisando, e vi que não é bem assim. Enfim.. depois de muito questionar a Deus em oração, e também de ler a palavra, eu percebi que sou Homoafetivo, terei um companheiro, e viverei uma relação de amor. EU não sou quem Paulo cita em 1Cor e nem em Romanos, muito menos Levítico, e etc (mas já fui um dia, antes de descer as águas) então a minha resposta é a seguinte, homossexualidade é um pecado sim, se você fizer dela a sua devoção, se você viver pra satisfazer seus desejos carnais (como um dia eu vivi). Porém, a homoafetividade, uma relação de amor e respeito entre duas pessoas (sejam elas homem e mulher ou homem e homem, mulher e mulher) não é um pecado, pois não existe nenhuma lei contra o amor. Não tem como eu explicar tintim por tintim de como cheguei a essa conclusão em poucas palavras na internet, só posso dizer (e acredite quem quiser) que fui guiado pelo espírito santo de Deus, e não por meus desejos carnais, e foi assim que o espírito testificou a mim. Gostei do seu vídeo, assim como gostei muito do vídeo do Franklin tbm, obg a vocês, mas fica aqui o relato de um rapaz que é Homoafetivo e cristão.
Concordo Marciel, em todas as passagens que dizem que homossexualidade é pecado tratam isso como culto aos deuses pagãos, sexo apenas por prazer e pra adorar outros deuses, e pra se diferenciar desses o povo Hebreu n poderia seguir aqueles costumes, pega Levítico por exemplo: N tem proibindo só homossexualidade, tem um monte de coisas que justamente eram culturais dos outros povos, aquilo era pra diferenciar os cristãos dos pagãos, assim como a circuncisão
@@MarcielLeite morro de dó de gays como vc kkk um bando de submisso ao sistema heterossexista. É muito otário mesmo achar que vive em pecado skksksksk o dó!
Show de bola, Victor. Respeito para com todos e, acima de tudo, toda honra e glória à Jesus Cristo. Por favor, explica pra gente a passagem em que Paulo prescreve que as mulheres devem ficar caladas na assembléia e diz que isso é mandamento. Um abraço e que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja contigo.
O senhor só não falou do poder transformador de Deus , transforma quem roubava não rouba mais, quem adulterava não adultera mais, transformação de vida este é o evangelho de Jesus Cristo
Você é puro segundo o seu Deus? Faltou aí... Quem julgava... Não julga mais! Cuidem de suas vidas! É muito tempo de sobra para em 2020 continuarem à julgar os homossexuais! Cuidem de SUAS vidas! Nós homossexuais não queremos suas esposas, seus maridos ou filhos, nós queremos viver nossas vidas em paz e com nossos semelhantes... Outros homossexuais! É difícil entender que temos o direito de viver em paz!? Porquê vcs ainda nos discutem? Porque se incomodam tanto com nossa existência!!!??? Que horror isso! Que religião é essa!?
Pessoal, estou deixando aqui algumas das fontes bibliográficas para quem se interessar.
Entre os que defendem que Paulo não enxerga a prática homossexual como um pecado:
John Boswell: amzn.to/2oQr6j4
Robin Scroggs: amzn.to/2o2gZYL
Dale B. Martin: amzn.to/30JKlZd
Para uma visão mais conservadora e parecida com a minha, na qual Paulo entende a prática homossexual como pecado:
Richard B. Hays: amzn.to/2Ok5JS6
Anthony C. Thiselton: amzn.to/2Ijzuif
Joseph Fitzmyer: amzn.to/2LKCCpk
Para uma compreensão pastoral e gentil:
Lisânias Moura: amzn.to/2M9iuw9
Blz valeu
Boa decisão de fazer um vídeo de um assunto tão controverso.
Cara te conheci agora... puts, que situação horrível. Tem outra forma de entrar em contato contigo melhor? Tem contato no Telegram? Rsr
Vim pelo TA
Só sugiro editar o título. LGBTQ+
Já falamos que amamos você! Deus abençoe seu ministério. Vc tem um cuidado muito especial em falar de coisas difíceis. 👏👏👏
Amo vocês demais! Que saudades!
Canal Medrado sempre uma bênção. Amo
@@compositandocomdrykkosilva4501 Assista aos filme Orações para Bobby
A coisa mais linda nessa Terra é um cristão bem entendido e instruído. Melhor canal de teologia.
Não faço parte do grupo LGBT, mas, a sua forma de explanar um assunto tão delicado, foi um exemplo de amor ao próximo!
Amei a sua mensagem!
Estoicismo está na moda, especialmente entre os que se ocupam com o desenvolvimento pessoal. Poderia fazer um vídeo aprofundando no assunto estoicismo e cristianismo.
Boa! Faz ia por favor Victor!
Quanto respeito e elegância de sua parte ao explicar esse assunto . Que Deus te abençoe!
Obrigada!
Eu sou parte da comunidade LGBT+ e acabei caindo nesse seu vídeo após assistir Lúcifer da cultura x Lúcifer verdadeiro. Gostaria de dizer que pondero todas as questões que você carinhosamente explicou e gostaria de parabenizar por fazer um vídeo muito informativo e principalmente por fazer algo livre de julgamentos e ódio com qual estamos muito acostumados a receber. Irei orar por você e acompanhar seus vídeos mais frequentemente. Ganhou uma nova inscrita!
Deus te liberta desse pecado e só confiar em Deus
Gente, quanta sensatez e inteligência!! Quando crescer quero ser inteligente e sensato assim tb rsrs
Com certeza, oro por você, meu irmão.
Você é um canal de bênção para as nossas vidas.
Você carrega em sí, algumas das maiores virtudes que um mestre da Palavra de Deus precisa: humildade, mansidão e temor.
Deus continue te usando, como aliás, o tem feito.
Tô sem palavras pra esse vídeo seu e do Franklin, vcs não tem noção de como foi importante eu assistir
Olá irmão GB Talo, tudo bem bem? Faz um tempo que eu me debruço sobre o assunto, pesquisando as análises de nossas ancestralidade judaicas e primitivas, em suas lidas e interpretações. Você também estuda? Gostaria de dialogar a respeito, caso você também tenha interesse, meu e-mail é murilosouza.mss@gmail.com.
Vim pelo TA.
Ainda tenho muitas dúvidas, mas fico muito feliz por esse vídeo, pois tenho pensado nesse assunto há vários dias.
Obrigada por esse vídeo!
Nunca pedi nenhum tema, mas aguardava ansiosa pelo dia que você falaria desse assunto. Foi muito esclarecedor e gentil com suas palavras! Que Deus continue abençoando sua vida!!
Meu Deus, tão grata por conhecer esse canal! Já estou compartilhando! Que equilíbrio e sabedoria. Gratidão.
Fico feliz com sua manifestação a respeito do tema, especialmente sabendo de sua "especialidade" (teologia bíblica). Penso que é uma ferramenta que todo cristão evangelista e líder de grupos deveria buscar.
Ademais, somos todos homens e mulheres carregando nos próprios ombros um corpo mortificado e, sempre "precisamos lhes dar umas boas pauladas"(consagração, santificação etc)... Todos temos muito do que se arrepender e se desvincular, até o dia em que, já juntos de Cristo, nos livraremos desse velho homem corrompido.
Que a graça de Cristo nos capacite a sermos honestos, autênticos, bíblicos e criarmos em nossa comunhão uma cultura de diálogo, confissão, arrependimento e busca de satisfação em Cristo e no seu propósito para nossas vidas.
Graça e paz!
perfeito
Todos somos pecadores, já nascemos assim.
As pessoa julgam muito como se elas fossem santas, invés de cuidar da sua salvação. No final é tudo o mesmo, do pó ao pó.
Salvação é individual, lembre-se disso.
Amigo Jesus tem algo especial pra cada um de nós, busque ter as suas experiências com Jesus Cristo, o Papel dos pastores é formar discípulo só que eles não tem feito isso , a muitos pastores com dependecia emocional aí eles busca na religião este preenchimento , muitos pastores não tem visão de Reino . Eles querem te dominar e as pessoas fica preso neste sistema Religioso achando que pra ser salvo precisa seguir uma religião, devemos sim ter uma igreja pra congregar ter um pastor pra te dá cobertura espitual mais não devemos ser escravo de homens mais , hj a igreja tem buscado muita fama prosperidade vive um evangelho fraco muitos estão dormindo e doentes espitual, o dever da igreja é discipular as pessoas e mandar as pessoas cunpririm o ide de Jesus só que hj o que tenho visto é pessoas independente espirituais de pastores tem irmão que está a 30 anos na igreja e não tem maturidade de Espiritual está sempre dependendo de oração de cuidado, eu glorifico a Deus por ter me permetido ter sentimento homossexual foi através de muita dor que amaduci , e tive muitas experiências com o mundo Espiritual. Segunda a Psicólogia a dor prematuro leva a pessoa a amadurecer mais rápido e isso e verdade, vejo isso comigo na visão Espiritual eu sofri muito pra me encontrar em Cristo passei por muitas coisas. Fui tentado dentro da igreja hj vejo que o diabo falou na minha mante pra mim sair da igreja que lá não era o meu lugar pois eu olhei pra um irmão mais eu não queria fazer aquilo, neste momento meu coração encheu de angustia como se alguém pegasse um faça e torcesse, eu comecei a perguntar no meu pessoalmente o porque era vários porque pra Deus e a dor era muito grande no meu coração. E Jesus foi tão bom que respondeu na boca do pastor que não era pra perguntar o porquê pra Deus que Ele sabia de todas as coisas ele falou pra igreja mais eu sabia que era mim pois a palavra veio como flecha e tirou aquela dor horrível no meu coração neste momento veio uma alegria e eu glorifiquei a Deus. Busquei por 4 anos mudar e não consegui tive que desistir fui viver minha vida no pecado hj estou salvo pela a graça e estou construindo uma identidade de filho era isso que a igreja precisava ensinar pra todos que cada um tem sua Cruz e só irá mudar quando conheceer Jesus de verdade, hj aquela palavra se cumpriu na minha vida , se o filho vós libertar verdadeiramente sereis livres ✝️ hj sou livre de tudo ops tudo ainda não estou procurando descontruir algumas coisas que aprendi de forma errada , religiodade .
Como sempre uma precisão cirúrgica nas palavras, trazendo as fontes que norteiam as pautas, sem achismos mas direto no original!!!!
Verdade !
Perfeito
Que abordagem honesta! Discordo de vários pontos da sua visão, muitos fizeram sentido pra mim, mas confesso que todos eles contribuíram muito para minha peregrinação no assunto. Viva o diálogo.
Bom quero deixar aqui meu testemunho. Desde os 4 anos identifiquei algo estranho em mim, sentindo atração pelo msm sexo ao invés do oposto (lógico que n era sexual era só um "bebê"), eu achava mt bonito mas me afastava de todos os homens pq eu ficava corado e sem jeito, além do mais tinha medo daquela atração pois sabia "que não era certo". Sempre pensei que um dia aquilo sumiria, então me esforcei ao máximo à gostar de garotas. Gostei sim e me apaixonei, eu queria estar perto, beijar, mas não na boca, muito menos tocar no corpo ( na vdd tinha aversão) porém tinha menos de 11 anos então achei que isso iria mudar. Mas depois disso fui sentindo cada vez menos atração física por elas, achava bonito e atraente mas ela lá e eu aqui rs. Então com a chegada da juventude a atração por homens ficou insustentável, não conseguia mais lutar e disfarçar porém continuava à negar. Cresci um jovem cada vez mais apagado, infeliz, auto-estima zero , extremamente inseguro e complexado até que eu eu resolvi me aceitar, me amar como eu era sem julgamentos, e esse foi um dos dias mais felizes da minha vida!!! (Só superado pelo batismo no espírito).
Vivo praticamente como um celibatário hj aos 30 mas me sinto incompleto, sozinho entre a multidão, incompreendido e triste msm tendo momentos maravilhosos e felizes ao lado de Deus parece que falta algo...
Assim como MTs como eu após chorar tanto, implorar, entrar em depressão e tentar suicídio, resolvi aceitar o que Deus sempre me disse, que me ama infinitamente , me acolhe e me aceita! Finalmente entendi tb com a ajuda da palavra e de testemunhos de pessoas que experimentaram a morte e voltaram, que Deus não condena e rejeita NINGUÉM, quem faz isso é o demônio e a nossa própria consciência que na hora tem a opção de pedir perdão e suplicar salvação mas só enxerga sua miséria e duvida da misericórdia de Deus se afastando dele pra sempre...
E é exatamente isso que MILHÕES de "cristãos" fazem diariamente, servem ao diabo afastando pessoas de Deus, com julgamentos, condenações, enfiando a lei goela abaixo e esquecendo da principal lei da qual supera todas as outras, o AMOR, a misericórdia, que acolhe, perdoa e ajuda. Pois não existe pecadinho e pecadão, todos somos imundos e miseráveis não importa o qt nos esforcemos, a unica coisa de boa que há em nós é DEUS, por isso temos a obrigação de estender a mão e só amar...
@renan footeboll If our love is wrong, I dont wanna be right - Calum Scott
@renan footeboll Did you know the song? It's pretty beautiful! Also the singer, hes very talented and also G
@@DougMarv me identifiquei com sua história
Olá Doug, tudo bem? Acredito que como milhões de cristãos homoafetivos seu testemunho narra a odisséia de mais que muitos de nós... crescido no Evangelho, na Igreja Batista, enfrentei a questão de diversas formas, até chegar ao limiar e (olha a cara de pau, veja voce) colocar o nosso Deus na parede... acredito sinceramente que Ele ama corações sinceros e comecei a estudar, ler, aprender, ouvir e discutir muito o assunto... é bem como diz Jesus, nao devemos esconder a lamparina debaixo da cama, meu interesse é compartilhar ideias e reflexões afim de trazer alívio e esperança no meio de tanto caos, rejeição e solidão... hoje, faço parte da Comunidade Cidade de Refugio, talvez voce tenha ouvido a historia da Pra Lanna Holder, e tenho tido um tempo de retorno à Casa... nao mais às portas! gostaria de me comunicar com você, estou pensando em como formatar e estabelecer esse conhecimento continuado e seria muito bom trocar ideias, caso voce tambem queira (meu e.mail pessoal é murilosouza.mss@gmail.com). Como voce gosta de canção, uma que faz parte de meu testemunho é reconhecimento na adoção em Cristo, é No Longer - Bethel Church!
Forte. Simples. E lindo. Jesus é na sua vida, e é maravilhoso vindo um testemunho de quem passou por isso e mesmo assim escolhe o Amor do Pai❤
Victor, faz um Direto do Original falando sobre o "shabat".
E parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor.
@@paulooliveiracon51, você pode ser que "nem precise", mas eu (assim como muitos outros) gostaria de ter conteúdo suficiente para debater inteligentemente com um adventista, por exemplo, ao invés de apenas dizer que " não foi para os cristãos, assim como o dízimo" e ponto. Até porque, ouvi dizer que, originalmente, shabat não significa sábado e essa é uma das dúvidas que tenho e que, se esclarecida, mudaria toda minha abordagem sobre o assunto. Ando fugindo da superficialidade.
@@maryhelenpacheco6438 o sábado foi dado por Deus para os judeus, esse dia foi para o homem, para que descanse , pois o nosso corpo precisa, o calendário nosso e um, o judaico e outro, os adventistas tentam guardar não por causa da bíblia, sim por um mandamento visionário de sua profeta hgw.
O dízimo nunca foi dinheiro, foi para a tribo de Levi ser sustentada e só poderia ser entregue no templo que não mais existe.
@@maryhelenpacheco6438 shabat quer dizer descanso .
@paulo oliveira vc não conhece a doutrina Adventista. Tá falando bobagem. Só podemos falar quando realmente conhecemos.
Apesar de não concordar com a opinião final. Meus parabéns, fico muito feliz em escutar alguém falar sobre isso em amor. Fazem anos que eu estudo o assunto e é a primeira vez que eu escuto alguém que defende o seu ponto de vista falar em amor e não em rancor e ódio. Deus te abençoe. Shalom!
Muito bom, Victor!
Parabéns pelo vídeo, pela pesquisa e pela visão coerente do texto.
Nós aqui da internet temos que ter coragem para falar destes assuntos. O movimento LGBT tem "coragem" de expor suas ideias, e isso tem formado a opinião de muitas pessoas. É necessário sempre colocarmos a Cosmovisão Bíblica pra que as pessoas não sejam levadas ao engano.
Continue firme nesta batalha!
Tarles Elias
Nem terminei o vídeo e já te admiro. Parabéns pelo caráter cristão que suas palavras mostram. Sucesso no canal.
Parabéns pelo vídeo, Victor. Acredito que esta abordagem sobre o tema foi muito construtiva e sábia, tanto para a igreja, quanto para pessoas que buscam entender mais sobre o tratamento bíblico a cerca deste assunto.
Parabéns Victor. Difícil encontrar alguém assim, que trate do assunto respeitosamente e dando a devida relevância, sem banalizar a questão ou fazer um julgamento temerário. Lembrando que Jesus disse: "a quem vós perdoardes será perdoado, a quem retiver será retido" (João 20.22)
Muito bom, acabei de assistir o vídeo do TA e corri pra cá.
Muito boa explicação Victor, parabéns
Quanta humildade e grandeza em conhecer o nosso tamanho tão pequeno frente ao tema, que mexe com o coração de tanta gente! Ao mesmo tempo, super esclarecedor, simples e inevitável o texto e a expressão bíblica. Parabéns
Vídeo característico seu:
Excelente, informativo, didático e sem nenhuma gota de ódio.
Obrigado pelo seu conteúdo, Victor!
Parabéns pela maneira humanizada e respeitosa com a qual debateu o assunto. Existem muitas pessoas prontas para apontar o dedo para os outros e nada dispostas a rever as suas "trangressões", menos ainda colocá-las para o debate público. O amor ao próximo deveria ser sempre guia das nossas vidas!
Victor, parabéns, essa foi a abordagem mais sábia e honesta que já vi desse assunto. Confesso que essa questão ainda está bem nebulosa em minha cabeça, não tenho certeza de quem tá certo. Mas uma coisa que me tranquiliza é que Cristo nos falou que o Espírito Santo de Deus nos conduziria a toda verdade, portanto, minha atitude tem sido apenas de tentar conduzir todos a Cristo, independentemente de sua sexualidade, porque se de fato a homossexualidade for pecado, o Espírito Santo irá mostrar isso no tempo devido a quem for homossexual. Creio que integrar os homossexuais no Corpo de Cristo deva ser nossa prioridade porque, uma vez integrados nesse corpo e tendo recebido o Espírito de Deus, podemos confiar que Deus irá tratá-los, seja para um lado, seja para o outro. Até porque, né, acho que o Espírito Santo deve ser muito mais eficiente do que nós em convencer as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, haha
@@ant1k Ok 🙂
@@ant1k 👍🏻
@@viniciusmamede1151 tudo que eu queria dizer 👏👏
Cara, que pessoa maravilhosa, inteligente e verdadeira cristã vc é...
Tenho CERTEZA que Deus está orgulhoso por vc se esforçar tanto ao chamado principal de Jesus que é amar e acolher sem julgamentos, continue assim!
@@ant1k Vc é o exemplo PERFEITO qd Jesus disse que a letra(lei) MATA mas o espírito(amor) vivifica.
E qd disse que confundirá os sábios(que acham que são os donos supremos da vdd pois limitar Deus à bíblia é o msm que dizer que Deus é limitado) e exaltará os humildes.
Independentemente de o que vc disse ser certo pois tem respaldo na palavra, vc é grosseiro, arrogante e soberbo igual os fariseus eram, então MELHORE que dá tempo. Pois quem julga e condena é o diabo, o divisor e agindo como ele vc serve à ele e afasta os desviados ao invés de atrai-los. Leia menos com a razão e ore mais com o coração. Deus te abençoe e ilumine!
ps: n lerei nem respondei qqr resposta sua que com ctz virá cheia de ctl c ctrl v e julgamentos, bjao
É um tipo de abordagem muito inteligente e profunda. aprendi muito.
Que vídeo meus amigos! Hoje, estou lutando pra me aceitar como lgbt e não discordando de absolutamente nada dito no vídeo, talvez vá muito além de tudo isso mas a maneira com que foi abordado esse assunto, e com o enorme respeito que de fato, é importantíssimo, me deixou com o coração bem quentinho.
Sou católica, e estou em uma constante luta pra me aceitar e sobretudo, entender o que Deus (antes de quem quer que seja aqui na terra) pensa e lida com esse assunto que é tão importante pra mim. Parabéns pelo vídeo.
Eu Fernanda, tudo bem? Eu gostaria de convidar você a acompanhar o canal da @cidadederefugio! Convido também a continuar lendo e pesquisando como nossos pais na fé... a Cidade de Refugio tem em seu site algumasnotas de ajuda para nós que convivemos com este dilema: É possível viver a homoafetividade de forma santa e genuína e assim viver uma vida que agrade a Deus? Deus te abençoe e te responda suas inquietações. Fica com JESUS! Murilo.
Talvez esse canal te ajude: instagram.com/irisprojetoficial?igshid=1rp7dj3qp427t
th-cam.com/video/Kb7Ru6vge_4/w-d-xo.html
Parabéns pelo vídeo e pela perspectiva amorosa sobre o assunto, que nós cristãos passemos a julgar a nós mesmos e não o outro.
Parabéns Victor, pelos vídeos e pelo incrível trabalho teológico!! 👏 Deus abençoe 😁
Sim o que Jesus veio pregar são as boas novas e ensinar pra gente o amor,antes de apontar o dedo pra alguém temos que lembrar que tem 4 dedos apontando pra nós,o diálogo e o amor são a nossas maiores ferramentas,que nosso Criador te abençoe cada vez mais🙏🏻
Minha alegria é que a palavra do Senhor é eterna, as vezes penso em rebater, tentar explicar e tudo mais. Mas vejo que o ser humano so quer ver o que quer, pois mudar e negar as suas vontade é muito difícil. Sendo que Jesus deixou tudo por nos entregou sua propria vida, e tudo que fizemos nao pagaria esse amor. Eu amo Jesus e entrego tudo a ele, a minha vida é dele. Aquele que realmente se entrega a Cristo nao fica como era, nasce de novo, nega a si mesmo e dia apos dia toma a sua cruz.
Esse é o segredo. Negar a si mesmo. Cada um deve negar a inclinação da carne na sua área específica.
É tão fácil falar bonito assim sendo hetero, nunca tendo que lutar contra uma homossexualidade, que infelizmente, até a ciência diz que não tem cura...
@@Fds0.0 não é nada fácil. Falo isso pq eu sinto atração por pessoas do mesmo sexo. É uma luta diária.
@@gio_ximenes então, não deveria ser difícil assim, é a nossa natureza, passar a vida lutando contra a própria natureza é doentio! Quis dizer que é fácil pra uma pessoa hetero falar todas essas frases prontas sendo que nunca passou por está questão de ter que "mudar"sua condição sexual por causa de sua fé.
@@Fds0.0 mas quem é hétero tb tem que lutar contra a carne, contra a imoralidade sexual.
"Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou."
Colossenses 3:5-10 NAA
Parabéns, Victor Fontana! Abordou o tema de uma maneira respeitosa e amoroso, diante de um mundo tão preconceituoso. Que o nosso Pai Celestial abençoe sempre você e sua família!
"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." - - Luther King.
Se tá na Bíblia tem que ser falado.
Ocore que na Bíblia tem de tudo rapaz. Inclusive absurdos inimagináveis para uma mente instruída e coerente! Sou homossexual... E estou exausto de tanto julgamento por parte de religiosos... Tanto que hoje não creio em seu Deus, nem em sua bíblia. Busco viver minha vida e garanto que minhas práticas fazem menos mal aos seres deste planeta, que as falas e ações de muitos de vcs "religiosos"
@@lionbrasil Claro que na Bíblia tem de tudo, ela é um livro histórico comprovado por várias outras fontes externas. Ela registrou muitos fatos históricos e é considerada pelos historiadores um dos livros mais importantes da história da humanidade. O fato de registrar fatos históricos que ocorreram não quer dizer que ela concorde e não deveria ser tão difícil para uma mente coerente e instruída entender isso.
Não é somente um livro religioso e influência toda a humanidade, e como vc mesmo disse: quem é vc mesmo que não influencia em nada a humanidade?
@@JoaoFarias07 historiadores em geral não creem em certos absurdos que constam na tua Bíblia! Vá se instruir melhor, Bons estudos e que a luz e o esclarecimento lhe motivem a deixar os seres deste planeta em paz! Não há só uma religião, não há só um Deus... E não há somente crentes em Deus, somos diversos!
@@lionbrasil Eu não disse que os historiadores a reditavam em tudo que consta na Bíblia, até pq ela tem muito simbolismo. Mas muito do que se sabe da história de Israel, da Pérsia, Egito e boa parte do oriente médio está registrado na Bíblia e outros escritos da época.
A Bíblia é base para grandes religiões monoteístas como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Se vc acredita que existem vários deuses tudo bem, não é uma ideia nova mas já virou mitologia a muito tempo. Eu particularmente gosto muito de mitologia, já li a grega, romana, japonesa, egípcia, nórdica. Nada novo...
@@JoaoFarias07 que bom que vc se interessa por outras culturas... Isso é sinal de mente aberta. Eu li muito... E percebi que há histórias similares às bíblicas contadas muito antes... Por outros povos. Tudo isso é muito complexo... Mas o principal ao meu ver é que... Se nós forcarmos em uma única fonte...corremos o risco de estar ignorando outras verdades... Se formos seguir os textos bíblicos... Na parte das condenações, abominações e pecados... Não sobra um humano em pé... Todos devem se ajoelhar e suplicar perdão. Eu não acredito em pecado, como não acredito na Bíblia. Minha filosofia e modo de viver é simples... Eu vigio minhas falas e atos procurando não fazer mal a nenhum ser e não destruir nada... Nem mesmo objetos inanimados. Eu sou pela preservação de muitas coisas, sejam elas vivas ou não (objetos) ... Principalmente pela preservação da nossa maravilhosa terra. Sou falho... Erro... E tenho o hábito de pedir perdão. Também posso errar pela raiva, ira e revolta... Acontece... E procuro aprender com isso tudo. Abraço
Melhor explicação pra mim é do PR Marcos Gladstone, respeito sua opinião vivo bem e feliz e adoro Yhwh meu Pai e é claro que a verdade mesmo teremos no juízo final .
Oii sou nova aqui e gostei muito do seu vídeo!
Isso sim é uma explicação sem ofensas e sem ataques!
🧡
Deus continue te abençoando Victor e te usando pro Reino! Gosto muito dos seus vídeos principalmente da maneira respeitosa que vc se comporta diante de temas assim! Obrigada por nos ensinar não só no campo intelectual mas tbm com sua vida! Fica na paz!
Muito bom. As discussões sobre esse tema são rasas, simplistas e sobre tudo ausentes de amor. Sou de uma assembléia de Deus e esse assunto é um tabu ou essa prática é vista como as piores coisas da face da Terra. Enfim, creio que amor ao próximo deve ser a máxima e temos que crer que o Espírito Santo nos convence do pecado, justiça e juízo.
Grande abraço.
só um ponto aqui, na versão sem cortes que o felipe neto disponibilizou na época para download, o Feliciano corrige logo em subsequencia o Felipe a respeito do "Malakoi". O video editado é que tirou essa correção feita pelo Feliciano
Parabéns pelo vídeo, você conseguiu apresnetar a questão do texto e sua visão, ao mesmo tempo que demonstrou o amor a graça e a misericórdia de Deus com os pecadores
Parabéns pela tua iniciativa em trazer esta discussão ao seu canal. Enquanto alguns alimentam discursos de ódio, pessoas como você, trazem á pauta abordagens que respeitam a individualidade.
Obs: Sou uma pessoa cheia de dúvidas quanto a Bíblia, ao cristianismo e até mesmo essa visão que boa parte das pessoas tem a respeito de Deus. E foram estas dúvidas que me trouxeram ao seu canal e a pesquisar sobre o tema.
No entanto, esse caminho me fez perceber que, por mais que eu não a tenha, a fé não é uma arma de destruição, mas sim, de salvação para aqueles que necessitam.
Oi legal a maneira que ele ensina né com amor e sem julgamento , palavras falada sem amor fere o coração. Uma coisa que admiro em Jesus é que ele é muito da hora , ele tinha muito amor compaixão e misericórdia e isso que tem faltado nós cristão neste últimos dias , nós não somos santos somos pecadores arrependidos , depois que descobri o envangelho da graça está sendo mais fácil seguir Jesus Cristo , o fardo dele é leve e suave, nele me sinto completo Amado busquei em muitas pessoas o amor e a paz mias por fora exterior não existe está amor e paz , hj eu encontrei dentro de mim a paz e o amor , tive que passar por muitas dores pra hj poder me encontrar e olhar pra todas as pessoas com os olhos de misericórdia e compaixão. Eu não sei como está sua luta meu amigo mais posso dizer que já te amo em Cristo Jesus , vc é filho amado do pai, vc não está só na caminhada existe o Espírito Santo ele é nosso consolador e alegria. Te deixo uns canal de PASTOREs que ajuda na área sexual são formados em seminários . Pastor Alcione Emerich Pastor David riker pastor Marcos Borges Coty pastora Tânia Tereza pastora Andréa Vargas se vc pode dá uma olhadinha se vemos no céu meu irmão não vejo a hora de vê meu salvador depois que tive um encontro com Ele tudo perdeu a graça aqui no mundo, ah só toa vc saber eu não sou um fanático religioso eu vivi Jesus de forma natural não estou mais na lei o pecado não tem mais poder sobre mim , pois existe 9 frutos do Espírito e um deles que mais gosto é o domínio próprio . Shalom pra vc se vc quiser conversar ou até mesmo livros sobre sexualidade mastubacao pornografia eu te passo pra vc tenho alguns em PDF e tenho passado pra muitas pessoas . 😎
Vim pelo canal do Franklin, assistindo seus videos um atrás do outro! Parabéns e obrigado por me ajudar!
Admirável sua maneira amorosa de levantar fatos !
Tambem acho...
Muito esclarecedor seu vídeo. Ele se baseia muito nesses 2 termos específicos de I CO 6.9, que "deram espaço" para discordantes traduções e interpretações. Mas gostaria de perguntar (como dúvida honesta) se Romanos 1. 18-27, principalmente versículos 26 e 27, também "dão espaço" para essas discordâncias?
Não sou teóloga nem especialista em bíblia, apenas leio, medito e tento segui-la. Concordo com a sua posição, nossa função não é condenar as pessoas e nem podemos fazer isso porque todos pecamos e todos carecemos da misericórdia de Deus. Mas creio que podemos esclarecer dúvidas para evitar erros e exortar em amor, pois respeitar e tratar bem é diferente de concordar com o pecado.
Acabei de Escutar o Nicodemos sobre esse assunto é agora to aqui soltando o like.
Assunto bastante delicado. Sou cristã e sou lésbica. Só Deus e eu sabemos da minha trajetória de vida. Gostei bastante da sua abordagem.
=)
Fico lisonjeado que você tenha gostado!
@@thiagoherrera3648 é a opinião dele. Disse que gostei. Não que concordo. Mas é interessante pelo menos ouvir cristãos que em vez de atacar e agredir respeitam e tentam aceitar.
@@aparecidaoliveira2804 é que a ideia de algumas pessoas não é ouvir outras ideias, mas impor as próprias. E vejo isso em muitos "lados" do debate. Enfim, que bom que você é sensata, e graças a Deus por gente como o Vitor, estar trazendo luz ao debate e principalmente respeito para com os diferentes.
@@riquesmattos respeito e aceito todos. Acredito que esse é um princípio que vou levar ao túmulo. Não quero menos que isso. Aceitar é uma opção. Respeitar não. Mas a discussão sempre será bem vinda.
@@gio_ximenes Deus me deu uma esposa maravilhosa. Sou muito grata.
Para todos nós... todos mesmo; a Palavra diz: Arrependei-vos.
Victor: parabéns pelo vídeo! Estou me aprofundando nesse tema tão importante e o seu vídeo e do Franklin me ajudaram muito. Deus te abençoe ricamente! Forte abraço para você!
Pelo respeito que você abordou o assunto serei mais uma inscrita. Aprender é sempre bom. :)
Nossa, finalmente alguém com visão evangélica falando para as massas (TH-cam) sem derramar desprezo e ódio aos LGBTs, meus parabéns a esse rapaz do vídeo, que Deus o abençoe. Eu sou gay, nasci em meio evangélico, tanto pela família da minha mãe como pela família do meu pai. Já vivi tanta humilhação por conta disso, dentro das minhas próprias famílias e sempre citando a Deus e à Bíblia para logo em seguida proferirem sentenças nojentas,,, foram tantos absurdos, uma vez, outra vez, e de novo, novamente, de novo.... Sem fim. Por causa dessas coisas hoje procuro viver uma vida honrada (sem promiscuidade), me relacionando diretamente com Deus sem ir para igreja ou me consultar com pastor, foi o caminho que encontrei e escolhi. Procuro viver minha vida de forma reta e agradar ao Senhor mas quando me perguntam se sou cristão, falo que oro/rezo para Deus Pai e Jesus Cristo mas não me identifico com a religião. Esse caminho e postura me livra de muita contenda, confusão e dor. Vale lembrar que em Mateus cap 19 Jesus disse que há eunucos que já nasceram assim desde o ventre da mãe... E em Isaías cap 56 está escrito que Deus dará honra a eunucos que guardarem os seus mandamentos, fala que o Senhor não se esqueceu deles, e que os eunucos que guardarem seus mandamentos receberão honra maior que a de homens, e que dentro de sua cidade também tem lugar para eles. Essas duas passagens abrem espaço para uma série de interpretações, mas parece que ninguém vê, e ainda que vejam os religiosos preferem não notar ou pontuar sobre essas duas passagens de maneira alguma num ponto de vista mais favorável (mais humano) aos LGBTs. Toda essa discussão ao longo de minha vida já me trouxe muita dor, choro, depressão, etc... Prefiro seguir meu caminho da forma mais reta que eu consigo diante de Deus, e me desculpem mas me afastar dos evangélicos me trouxe paz, é triste dizer isso, e seria meu sonho não ter que falar isso, mas infelizmente é realidade. Espero que ninguém fique ofendido ao ler esse comentário, não é minha intenção ofender ninguém, isso é apenas meu ponto de vista e meu histórico verdadeiros. Paz a todos e amem/Amém uns aos outros independentemente das diferenças. Paz!
Oii, sinto muito por você ter passado por isso, por ter alguém te julgando o tempo todo. Não acredito q esses eunucos sejam relacionados à comunidade LGBTQIA + Mas se for relacionado à isso...Q bom que Isaías, já falava sobre aqueles q guardam os mandamentos de Deus, se vc decidir viver de uma maneira pura e separada para Deus, isso é muito honroso. Espero q vc encontre uma igreja que não trate você mal. A comunhão é bastante importante, a exortação é bastante importante, é isso. Deus te abençoe
Eu fico decepcionada de ver os evangélicos tratarem os homossexuais dessa maneira, sinto muito por você ter passado por tudo isso, mas saiba que Jesus ganha Ana você exatamente.como você é, é não somos nós quem julgamos. Eu ti considero meu irmão em Cristo 😘🙏
Caro irmão, muito honroso o seu testemunho, sim e o irmão está certo, não sou gay mas me solidarizo com pessoas como você que de fato foi alcançado pela graça de Deus, e que Ele continue te dando forças até o final!
Fontana graça e paz, sou membro de uma comunidade inclusiva, você foi muito didático até em mostrar se ponto de vista, sou presbítero da minha igreja e frequentemente preciso explicar estes pontos de vista dos conservadores para os progressistas, é muito duro este assunto, só de estar aberto a um diálogo já está valendo coisa boa é quando pisamos em tudo isso e nós perguntamos: 'o que Cristo faria?' E quando estou em gabinete está e a pergunta que me faço quando vejo jovens expulsos de casa do convívio 'familiar' que apanharam e foram torturados para se chegar em um padrão heteronormativo, e como explicar que nada disso que eles passaram foi Deus ou o porque Deus os deixou passar por tudo isso, nós precisamos reconhecer mais a cruz e deixar e religiosidade de lado
"Então disse Jesus aos seus discípulos ; Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me"
Mateus 16:24
Pela fé
"E outros experimentaram escarnio e açoites, e ate cadeias e prisões
37 Foram apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados e aflitos e maltratados". Hebreus 11:36-37
Hoje o que vemos são muitas pessoas que procuram o Senhor Jesus, e a salvação por ele prometida, mas não ofertam nada ao Senhor, nem fé, pois a fé verdadeira requer renuncia, sacrifício, sofrimento em seu nome, muitas das vezes, perseguição e africão, querem uma fé que se adeque a eles, mas não abrem mão das coisas desse mundo nem dos desejos da carne, buscam um perdão incondicional, e querem viver em Cristo, e na carne ao mesmo tempo, outros buscam riquezas e bem estar terreno, e se esquecem do que o Senhor Jesus e os primeiros cristãos sofreram.
Conforme a bibria sagrada não há como servir a dois Senhores, servir a Cristo Jesus e ao mundo, e não há tradução ou meio termo nas escrituras que apóie tais hipóteses.
A hipocrisia reina
Quantos blablablas! Homossexualidade não é pecado. Na verdade, uma tradução tendenciosa. O nome original é malakoi. Ou seja prostitutos cultuais!
Claro que dá pra servir dois senhores
@@leirielcamposdosanjos5418 Não é somente em Corintios que há a condenação dessa pratica
@@peedroterra A Bíblia foi distorcida em vários livros. Toda vez que na escritura se apresentava os termos Malakoi, Sodomita e efeminado os tendenciosos colocavam homossexual. O assunto é sério. 😇👍
Parabéns Victor, é uma explicação muito sensata e instrutiva, sou religioso católico e inscrito no seu canal, os seus temas são muito seguros vale a pena essa abertura ao diálogo, continue a produzir esse conteúdo, Deus te abençoe.
Excelente. Infelizmente é pecado o homossexualidade, assim como tantas outras coisas. Por isso é importante estudar a Bíblia e meditar nela. E tirar a trave dos nossos olhos antes de ver o cisco no olho do outro. Orar e pedir ajuda ao Pai para nos moldar a semelhança de Jesus, pois sozinhos não conseguimos.
Eu vim aqui pelo vídeo do Franklin Medrado no TA, Já havia assistido outros vídeos seus!
Eu amei a abordagem, você conseguiu trazer o assunto de forma respeitosa e apresentando contrapontos a tua opinião! Achei incrível!
Eu não tenho uma posição firme quanto a ser pecado ou não a homossexualidade, mas sempre gostei de participar das discussões a respeito.
Eu Eliadny, acredito em Cristo nosso Senhor e Salvador, e creio que não há distinção entre pecados, não existe um pecado maior que outro, pecado É PECADO! Pra mim funciona assim, então, se é pecado a homossexualidade, vigia a tua vida primeiro pra depois falar do irmão ao lado, isso funciona pra tudo na vida, cuide de si e vigie as tuas falhas... Deixe que o outro faça o mesmo com a vida dele!
No final das contas cada um dará conta de si, então é bom nos cuidarmos e termos em mente que a nossa vida diante de Cristo deve estar reta.
Abraço! Que Deus abençoe seu trabalho! Curti muito o vídeo!
Gosto de que você entende que, com tantas interpretações, a Bíblia fica inconclusiva sobre o tema, não por que Deus nao sabe se é ou não pecado, obviamente, Deus sabe (acho que só no Tribunal divino nós saberemos de fato o que Deus pensa sobre o tema), mas como é inconclusivo e controverso, melhor seguir o conselho de Paulo em Tito 3:9:
Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.
É inútil discutir se é pecado ou não.
Seria mais útil e produzia mais frutos bons nao procurar textos condenatórios ou favoráveis a homossexualidade, mas se atentar a mensagem inclusiva e de amor de Jesus cristo!
Essa sim, produz bons frutos, e é pelos bons frutos que reconhecemos os bons profetas e seus ensinamentos.
Imagine uma Igreja que pouco se importa se é ou não pecado, mas celebra o amor, não importa a quem! Que frutos tal comunidade produziria?
O amor cobre todos os pecados!
Provérbios 10:12
Muito esclarecedor, Victor !
Falar de temas complexos com Conhecimento e amor!
Achei que o Felipe Feto estava participando do vídeo também kkkkk.
Já pensou? Eu adoraria! Kkkk
Eca
Eu também achei kkkk
@A.Paulo Almeida Espíritos evoluídos??? Aí ai
Kkkkk ia ser engraçado
Nossa...sou nova aqui e já tô gostando muito...que Deus te capacite e te abençoe cada dia mais.
O canal de fé reformada em que não há soberba. Parabéns pela sua humildade Victor, embora tendo todo esse conhecimento não se deixa ensoberbecer como como tenho visto em alguns outros canais reformados. Graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo! Cristo em nós, esperança da Glória!
Ainda preciso melhorar muito nessas questões José, acredite. Ore por mim!
@@VictorFontanaTeologia Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Pv. 4:18. Deus te abençoe! Prossiga!
Quanta coerência e respeito,Deus abençoe sua vida, o nosso Senhor nos diz que devemos amar o próximo, amar é amar e ponto, respeitar a todos mesmo que não façamos parte do que o outro acredita estar certo e nós não,amar por ser criatura de Deus, não por sua escolha sexual ou qualquer outra escolha e rótulos!!!
Posso não concordar com suas escolhas,mas tenho que amar meu semelhante,e não é opção, é mandamento!!!
Escolhas que vamos contra por causa da palavra,devemos colocar com todo respeito e quem convence do pecado e do juízo é o E.S não nós, e você fez isso perfeitamente neste vídeo, parabéns!!!!
Minha opinião: Pessoas usam a possibilidade de interpretação pessoal da Bíblia, para defenderem e pregarem absurdos.
e o fanatismo cego é tão prejudicial quanto o ateísmo para os cristãos, nada contra quem é ateu. mas são extremos, o bom é chegar as próprias conclusões sozinho, saindo da bolha e olhando todo o espectro ao redor do que o pastor prega, pois mesmo que tenha direção do espirito sant, sempre há margem para algo puramente carnal ser usado na pregação seja por achismos ou preconceitos de quem prega.
Verdade, tipo dizer que não tem problema em praticar homossexualidade.
Muito bom! Parabéns pela reflexão honesta, por ser sensível a dor humana e por se manter fiel, com a sua melhor consciência, a interpretação bíblica.
Ok....frequento uma igreja pentecostal, lá vai gays,e digo que existe um respeito sim,o chato do assunto, é as pessoas generalizar os outros sem conhecer.... seja cristão ou gay ou os dois, sempre me parece, que os mais conservadores, são num total, intolerantes.
Sou um conservador....mas digo,me dou super bem com o pessoal homossexual.
Respeito acima de tudo ♥️👏🏼.
@@ant1k fera,deixe que Deus julgue ok, e falso é tua hipocrisia,santa.
As informações colocadas por você, não é mais novidade, agora, já ouviu falar de domínio próprio? temos que saber falar,e ajudar, principalmente ajudar.
Ter conhecimento e sabedoria para usar na hora certa, também é virtude querida irmã.
@@marquinhosperereca irmã.... que ódio é esse para quem pensa diferente de você? Onde está o amor que tanto pregas? Chamando uma pessoa que pensa diferente de hipócrita? Cadê o amor? Ela só pensa diferente de você? A sua verdade é a universal? Eu também me dou muito bem com os meus amigos que fumam maconha e de vez em quanto cometem algum crime para financiar seus vícios e eu sempre falo para eles que eu não os jugo por isso pois cabe apenas Deus o julgamento. Eu apenas os amo e os respeito por isso. Pois Deus os ama e eu também.
@@marioreis2469 ótimo dia querido,vc está certo
assim como não existe racismo? duvido!
@@LeeloMarx4.6 depende de vc fera🤷🏽♂️
Deus te abençoe, continue te dando sabedoria Victor! A cada vídeo que assisto, fico mais feliz. Grata a Deus por sua vida.
Sou homossexual, nasci assim em 1968. Desde que me reconheci como homossexual... Aos 8 anos de idade, nunca tive paz, sempre sofri todo tipo de abusos morais, ofensas, violências e muito mais... Tanto que deixei a igreja Católica (religião da minha família) e passei a estudar outras religiões que me pudessem me acolher. Não acredito em Bíblia, não acredito em seu Deus... Mas nem por isso os trato com a maldade que muitos cristãos me trataram... Sempre fui benevolente, amável e cuidadoso com todos... E isso independe de religião. Durmo tranquilo todas as noites, mas de dia... Ainda hoje... Em 2020, preciso estar sempre atento às práticas maldosas, daqueles que não suportam a minha existência...somente por eu ser... O que sou... Um homossexual.
White, você é preciosidade para nosso Pai Celestial. Ele te ama, saiba disso, tanto, que seu seu único Filho para morrer na cruz por mim e por você também. Sua vida valeu o sangue de Jesus, nunca se esqueça disso.bBusque o SENHOR Deus e esqueça opiniões. Eu te amo em Cristo Jesus. Fique bem. Fique na paz do nosso Salvador Jesus. Nos encontraremos no céu breve.
Ninguém nasce homosexual. Você, assim como outros, decidiu andar nessa prática. Assim como ninguém nasce adúltero, ladrão, mentiroso ou avarento. Todos nós lutamos no dia a dia contra o pecado. Todos os sofremos na carne a luta para não fazer o errado nem ceder à mentalidade perversa deste mundo. Todos nós pecamos e precisamos de um Salvador. Todos nós temos falhas mas em Jesus lutamos no dia a dia para fazer o correto nos enchendo das verdades de Deus. Aquele que se arrepende e deixa o pecado alcança misericórdia. Jesus veio pra mim, para você, para todos porque somos incapazes de vivermos de maneira santa a não ser que estejamos cheios do Espírito Santo.
Uma luz sobre o assunto e um olhar bem amoroso sobre o que Paulo disse.
Graça e paz
Puts esse vídeo ficou muito bacana Obrigado pela sensibilidade, informações muito importantes para o momento que vivemos.
Olá, Victor. Mt bom seu vídeo sobre o tema em questão e mt bem colocado de forma política e diplomática, pois vc respeitou e carregou os 02 lados, além de estimular a pesquisa e a ampla discussão. ISSO É IMPORTANTÍSSIMO!! Primeira vez no seu canal, vim através do vídeo do Medrada, e ja me escrevi!! Continue assim: a ponte, a fronteira equilibrada entre os 02 lados , pois é mt mais saudável e agregador do que alguns outros que partem para o ódio na discussão nos 02 extremos!! Forte abraço. 👏😊
1. Eu vi o vídeo do canal Víctor Fontana inteiro. (th-cam.com/video/1ecBwIRxD4Y/w-d-xo.html)
2. O Víctor Fontana pareceu expressar o entendimento de que a homossexualidade, com certeza, é pecado, porém o Víctor também mostra que todos nós somos pecadores e que estamos, de certa forma, nivelados, e que devemos abordar a questão com misericórdia.
3. Minuto 7:25 > Eu entendo que as passagens da Bíblia que mostram o sexo homossexual NÃO falam contra a homossexualidade, em si, de forma geral, NÃO falam de homoafetividade, mas sim de outra coisa, talvez a prostituição cultual, a promiscuidade greco-romana, a pedagogia grega, ou outra coisa.
4. Minuto 9:00 > Eu entendo que Paulo NÃO era estoico.
Minuto 10:50 > Pederastia
5. Minuto 12:50 > Ele diz que a palavra MALAKÓS aparece em Diógenes Laércio, Dio Crisóstomo e em Filo de Alexandria, com o sentido de homossexual, de forma geral.
6. MAS FICOU FALTANDO o Víctor Fontana passar as REFERÊNCIAS completas. Por exemplo, em qual obra e capítulo de Diógenes Laércio? Em qual obra e capítulo de Dio Crisóstomo? Em qual obra e capítulo de Filo de Alexandria?
7. E QUAIS ACADÊMICOS MODERNOS dizem que MALAKÓS, segundo Diógenes, Dio e Filo, tem o sentido de homossexual, de forma geral? Quais livros, editora, ano de publicação e página?
8. Nos comentários, o Víctor Fontana sugere TRÊS autores, mas NÃO diz se esses autores falam de Diógenes Laércio, de Dio Crisóstomo e de Filo de Alexandria sobre MALAKÓS e ARSENOKOITES, nem menciona o nome dos livros. FICA MUITO VAGO, pois, às vezes, os livros são MUITO CAROS e com MUITAS PÁGINAS e, daí, quando nós compramos, pode acontecer de o livro NÃO falar sobre Diógenes Laércio, Dio Crisóstomo e Filo de Alexandria sobre MALAKÓS e ARSENOKOITES.
Richard B. Hays.
Anthony C. Thiselton.
Joseph Fitzmyer.
9. Minuto 14:20 > Ele diz que a palavra ARSENOKOITES tem a ver com Levítico 18. EU entendo que, de fato, ARSENOKOITES tem a ver com Levítico 18, mas eu entendo que, por questão de RAZOABILIDADE, Levítico NÃO fala de homossexualidade em si.
Eu fiz um vídeo sobre isso:
th-cam.com/video/AY3Gzi28yS4/w-d-xo.html
***Sobre o MEU VÍDEO, no minuto @, quando eu falo sobre DIONÍSIO DE HALICARNASSO, a fonte antiga é (Antiguidades Romanas de Dionísio de Halicarnasso, Livro 7.2.4).
Perfeito!! Precisa-se msm haver um diálogo para tudo nessa vida eu diria, msm pq ninguém de fato conhece o coração de alguém, senão o nosso Senhor!
12 FALÁCIAS MAIS COMUNS PARA CONDENAR A HOMOSSEXUALIDADE
FALÁCIA 1: “Deus criou apenas homem e mulher” (Gn 1:27-28)
Toda pessoa homossexual ou é um homem ou uma mulher. (Ec 8:17; Sl 104:24; Pv 16:4)
Cada um tem suas próprias particularidades (1Co 7:7)
FALÁCIA 2: “Casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher” (Gn 2:24)
Jesus disse que nem todos os homens são aptos para seguir esse conceito (Mt 19:10-12)
FALÁCIA 3: “Sodoma foi destruída por causa da homossexualidade” (Gn 19)
O profeta Ezequiel deixou bem claro quais foram os pecados de Sodoma: soberba, falta de solidariedade e ironicamente, o desprezo com os mais excluídos da sociedade (Ez 16:49)
FALÁCIA 4: “Homossexualidade é uma abominação” (Lv 18:22/20:13)
A preocupação do capítulo 18 de Levítico é com as práticas idólatras que ocorriam no Egito e em Canaã (Lv 18:3,21 e 27). “Abominação” (TOEVAH) era um termo usado nos escritos bíblicos mais antigos para se referir as práticas de adoração a outros deuses (Dt 12:31). Logo, a preocupação em Levítico é com o sexo homossexual em contexto de IDOLATRIA. A simples despreocupação com a homossexualidade feminina já prova que Levítico não está preocupado com toda a homossexualidade humana, mas com algo bem específico daquela época, como por exemplo, a prostituição cultual masculina (1Re 15:12; 22:46; 2Re 23:7; Dt 23:17-18). Há ainda a questão que Levítico nem deveria ser um livro de legislação cristã (Hb 7:11-12)
FALÁCIA 5: “Homossexualidade não é natural” (Rm 1:26-27)
O texto de Romanos 1:18-25 tem como tema a supremacia de Deus e a idolatria nas sociedades pagãs (Rm 1:23,25). Todas as práticas descritas nos versos seguintes são consequências da idolatria, pois o verso 26 se inicia com a expressão “POR ISSO”, indicando causalidade, UM CONTEXTO. Os homens “deixavam o uso natural da mulher”, logo, eles não eram homens gays, pois eles as “deixavam” (1Co 7:11-12). Não é claro se “SUAS mulheres” no verso 26 são lésbicas, esposas destes homens, nem o que elas faziam. “Natureza” para Paulo significava “costume” (1Co 11:14-16). Era comum nos rituais orgiásticos de Roma todo tipo de promiscuidade, mas nesse texto nada se fala de casais homoafetivos numa relação compromissada, mas sim de heterossexuais trocando sua natureza heterossexual para participar do paganismo. Romanos 1 é apenas um relato de Paulo da sociedade em que ele vivia nos tempos de Calígula, e não uma “lei”- Paulo nem mesmo pode legislar: ele mesmo escreve na mesmíssima carta que O FIM DA LEI É CRISTO (Rm 10:4; 1Co 7:6,25; Tg 4:12)
FALÁCIA 6: “Homossexuais não herdarão o Reino dos Céus” (1Co 6:9)
A Bíblia não foi escrita em português. A palavra “homossexual” só foi adicionada na Bíblia em 1946. Nem todas as bíblias traduzem como “efeminados” e “sodomitas” os termos em 1Co 6:9, além de tais termos apresentarem ambiguidade - “sodomia” é um termo vago da Idade Média e efeminado significava “pusilânime” e até mesmo “mulherengo”! Bíblias antigas e recentes traduzem como “masturbadores”, “pederastas” ou “prostitutos” no lugar dessas palavras. Logo, esse texto está mal traduzido e adulterado (Mt 23:13). Mas nenhum outro lugar da Bíblia diz que homossexuais ficarão de fora do Reino dos Céus, não sustentando tal hipótese. Jesus ensinou: não tente separar o joio do trigo (Mt 13:29)
FALÁCIA 7: “Homossexualidade é uma imoralidade sexual” (Mt 15:19)
Nenhum lugar da Bíblia associa “homossexualidade” com “imoralidade sexual”, não importando se tal expressão é a tradução correta ou não da palavra grega original “porneia” - cujo melhor significado é “prostituição” (1Co 6:16-18; Ap 18:3) ou “promiscuidade” - relações sem compromisso (1Co 7:2)
FALÁCIA 8: “Deus proíbe a homossexualidade pois casais homossexuais não geram filhos”
Deus nunca proibiu pessoas estéreis de se casarem. Logo, a função do sexo não é somente procriar (1Co 7:5).
FALÁCIA 9: “Não existe amor numa relação homossexual”
A Bíblia nunca disse isso, ao contrário, prova a existência desse tipo de amor (2Sm 1:26).
FALÁCIA 10: “Um pedófilo também pode dizer que ama a criança”
Não existe amor numa relação não consentida, não existe amor no abuso. Dois adultos podem consentir a terem uma relação de forma recíproca (Mt 7:12). Um hétero também pode ser pedófilo, e nem por isso a heterossexualidade é desencorajada.
FALÁCIA 11: “A homossexualidade é influência maligna, uma consequência da queda do homem ou uma doença”
A Bíblia nunca disse tais coisas.
FALÁCIA 12: “Não há exemplos de casais homossexuais na Bíblia, por isso, ela não é agradável a Deus”
Davi e Jônatas, Rute e Noemi e o Centurião e seu servo foram incríveis exemplos de casais homoafetivos na Bíblia. Somente negar que tais relações tenham sido homoafetivas e chamar isso de absurdo é a falácia do ''Ad lapidem'' e não prova nada. Dizer que essas relações são impossíveis de terem sido homoafetivas supondo que a Bíblia proíbe tais relações, é justamente repetir as 11 falácias aqui colocadas.
CONCLUSÃO
A Bíblia não condena todas as relações homossexuais, apenas em contexto de pecado (prostituição, promiscuidade, idolatria).
Pecado não está naquilo que se toca, mas naquilo que se sente (Mt 15:1-20).
Nenhum tipo de relação homoafetiva que envolva amor é condenada na Bíblia, mas vários textos nas línguas originais celebram tal união e as minorias sexuais (Lc 17:34; Mt 19:12; Is 56:3-6; At 8:26-40; Ec 4:11; 1Sm 18:1, 20:41; 2Sm 1:26; Rt 1:14-17).
As 7 questões que deixam claro tal conclusão são:
1 - A QUESTÃO DAS LÉSBICAS
A despreocupação na Bíblia com a lesbianidade prova que Deus não está realmente preocupado com a homossexualidade.
Se as lesbicas estão mencionadas de forma implícita, por que então se ler a Bíblia de forma literal para condenar homens gays?
2 - A QUESTÃO DAS TRADUÇÕES
A total divergência entre alguns textos dependendo da tradução já prova que alguns tradutores estão adulterando os seus significados originais.
A Bíblia de Jerusalém, considerada a mais respeitada academicamente do mundo, não aceita a tradução dos textos bíblicos como sendo referentes aos homossexuais em 1Co 6:9.
3 - A QUESTÃO DA APARÊNCIA
Homossexualidade só é pecado se estiver em contexto de pecado, senão, se julga pela aparência (Jo 7:24).
Pois, uma condição já tornaria todas as relações homoafetivas pecaminosas: basta os dois da relação se parecerem fisicamente que já é pecado tal relacionamento!
Porém, ''o Senhor não vê como o homem vê; o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.'' (1Sm 16:7).
DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS (At 10:34), nem entre macho e fêmea (Gl 3:28). Deus não julga uma relação conjugal como boa ou má baseada na aparência física do casal. (Cl 2:20-23)
4 - A QUESTÃO DE CRISTO
O fim da lei é Cristo (Rm 10:4).
Tudo que vem de ensino depois de Cristo, incluindo Paulo, deve estar em conformidade com o que Jesus ensinou (1Tm 6:3).
O mesmo vale para o Antigo Testamento, o qual foi escrito para ser cumprido em Cristo (Jo 19:28). O que está escrito no Antigo Testamento ainda é ÚTIL (2Tm 3:16) se estiver em concordância com o ensino FUNDAMENTAL de Jesus (1Co 3:11).
Ex: Levítico ensinou a vingança (Lv 24:20); já Jesus ensinou o perdão (Mt 5:38-39). Jesus é maior que a lei de Moisés (Jo 1:17).
Por fim, toda homossexualidade só é pecado se Jesus confirma isso.
Mas Jesus nunca condenou a homoafetividade!
Jesus ensinou que a lei de Moisés depende da lei do amor (Mt 22:40), logo, Levítico proíbe algum tipo de ato homossexual porque era um ato sem amor.
Jesus disse que existe os “eunucos de nascença”, homens que não convém se casar com uma mulher desde o ventre da sua mãe (Mt 19:11-12), naturalizando a homoafetividade.
Também disse que “naquela NOITE, dois estarão numa cama; um será tomado, e o outro será deixado” (Lc 17:34), ou seja, orientação sexual não define quem herdará o Céu.
Jesus é a ÚNICA verdade (Jo 14:6)
5 - A QUESTÃO DOS FRUTOS
Jesus disse: “pelo fruto conhecereis a árvore” (Mt 7:16).
A sabedoria que vem do alto é compreensiva, moderada e gera bons frutos (Tg 3:17).
Insistir que a homossexualidade é pecado tem gerado algum bom fruto? Deus tem sido glorificado? (Mt 5:16)
6 - A QUESTÃO DOS ERROS
A história prova que a igreja já errou muito na interpretação da Bíblia. (2Pe 3:15-16)
Médicas foram consideras bruxas; cientistas foram considerados hereges; canhotos foram considerados diabólicos. Muitos mortos na fogueira!
A Igreja pode estar errada novamente, assim como ela já errou tanto.
7 - A QUESTÃO DO AMOR
A Bíblia diz que “o ódio provoca conflitos, mas o amor cobre todos os pecados” (Pv 10:12) e a Bíblia não ensina que é impossível ter amor numa relação homoafetiva baseada em EMPATIA, AFETO e CARINHO (Mt 7:12).
O amor é o vínculo perfeito! (Cl 3:14)
RESUMO
A lei do Antigo Testamento caducou, pois ela era imperfeita (Hb 7:18; 8:13)
O fim da lei é Cristo (Rm 10:4), pois Jesus disse que a lei passaria quando Ele a cumprisse (Mt 5:17-18)
Jesus deixou um único Novo Mandamento: o AME (Jo 13:34), que é o resumo de toda lei (Gl 5:14; Rm 13:8-10)
Heresias vão sempre existir, para se manifestar os sinceros (1Co 11:19).
Para se reconhecer o que é verdade de heresia, basta consultar o que Jesus ensinou (1Tm 6:3).
Jesus nunca ensinou que a homossexualidade é pecado.
Isso é suficiente.
ATENÇÃO
Usar Ad Hominem (criticar o autor), Ad Lapidem (chamar o texto de mentiroso sem explicações) ou Ad Populum (apelar para a popularidade das falácias) não desqualificam o texto.
Pecado é impiedade e iniquidade... E o Messias não criou religião.
Assistiu ao vídeo?
Micael Bernardino sim.
Você escreve muito bem. Parece ter muito entendimento sobre o assunto. 👏🏻 Você fez teologia? Faz muito sentido suas explicações. já live vários comentários seus. tá me ajudando muito. que Deus te abençoe hoje e sempre.
Muito obrigado por seu comentário, por favor continue espalhando essa palavra!
Perfeito Victor! Terminei dando amém e glória a Deus! 👏🏼
Nem todos podem ser castos. Paulo mesmo sabia disso e por isso disse que os que não pudessem ser, fossem casados, para que não pecassem. O problema da igreja cristã, em geral, é querer transformar o homossexual em assexual, sendo que isso é impossível para a maioria dos heterossexuais (comportar-se como assexuados). O que, em geral, a igreja cristã pede é que os homossexuais não correspondam ao amor do outro, não formem família, terminem sozinhos, sendo que a igreja está cada vez mais individualista e não tem mais servido como comunidade de fato.
Na Netflix sairá um documentário contando as histórias dos maiores ex-líderes de "ministérios" onde se tentava fazer a conversão de sexualidade em homossexuais. Ocorreram suicídios de amigos próximos e a conclusão final tirada é: Esses "ministérios" foram um total fracasso e trouxeram destruição para a maioria dos homossexuais, que sinceramente tentaram a conversão de sexualidade. Os ex-líderes confessam, também, que nunca deixaram de ser homossexuais.
Fora tudo o que já foi exposto, é interessante notar que a mesma passagem traz uma lista de pessoas que não herdarão o reino. Se você olhar muito atentamente para essa lista e segui-la literalmente, vai chegar à conclusão de que ninguém herdará o reino, no final das contas. É impossível não se enquadrar em algum grupo exposto ali.
Eu vi de perto um amigo ser destruído pela crença de que, por ser homossexual, ele não teria salvação. A comunidade cristã, na qual ele congregava, totalmente despreparada, como de costume, acreditou que era possível que a atração sexual dele fosse mudada. Ele se casou, teve um filho. E deu muito certo, até que ele começou a se apaixonar novamente por homens. Ele se separou, o filho nunca aceitou a situação e ele vivia em constante luta para negar-se, mas não conseguiu viver castamente e acreditou que não tinha saída para si e começou a beber sem parar. Morreu ano passado, aos 44 anos, num acidente, por causa da bebida. Era meu melhor amigo, eu acompanhei por mais de 20 anos a luta dele e eu não pude ajudar, porque também acreditava que a vivência da sexualidade dele deveria ser negada a todo custo.
Homossexuais que crescem, desde pequenos, com esses tipos de pensamentos, muito ensinados em comunidades evangélicas e católicas, dificilmente conseguirão ultrapassa-los: Ou se contentarão ou sucumbirão (no ultimo caso sucumbirão vivendo uma dupla vida dentro da igreja e em constante e dilacerável luta ou sucumbirão na fé, deixando o cristianismo, com alguns se tornando até mesmo anticristãos).
Pedir que essas pessoas sejam castas, num mundo onde a maioria das pessoas desejam ser amadas e amar e viver a sua sexualidade, me parece um modo de apagar parte da existência dessas. É cruel, desumano, impiedoso.
Dizer não a alguém que sinceramente quer investir amorosamente em si, quando a maior parte da humanidade é incapaz disso e achar que o problema vai ser solucionado dessa forma é uma ilusão.
Os cristãos, ante suas vivências no mundo moderno, estão começando até mesmo a entender diferentemente o suicídio causado por doenças mentais, assim como o divórcio. Não adentrar à discussão sobre sexualidade e gênero é deixar milhões de pessoas à míngua, lutando os maiores horrores em sua solidão. É covardia, é deixar morrer de sede e fome pessoas que sinceramente gritam por água e pão.
Claramente, na literalidade, são adúlteros aqueles que desejam a mulher alheia ou os que se divorciam sem ser em razão de traição. Claramente, na literalidade, os que olham uma mulher desejando-a também são adúlteros. Mas a ênfase da igreja evangélica recai sobre pecados outros que não são os mais comuns entre a maior parte de seus membros. É conveniente que assim seja.
Pela literalidade, nenhum de nós passará na prova, mas preferimos fechar os olhos e fingir que não é grande coisa.
Ou a igreja cristã começa a se voltar para a realidade das pessoas, aprendendo, primeiramente, a ouvi-las sem julgamentos, ou permanecerá essa bolha intransponível, imersa em teorias perfeitas a serem seguidas, com abstrações que em nada impactam nas realidades mais profundas e angustiantes de seus membros e de suas comunidades.
A igreja, como instituição, se perdeu há muito.
Há dois anos atrás vc escrevia a mais pura verdade que ja poderia ter sido dita em todos os tempos.Parabens pela sabedoria e sensatez moça.Eu sinto muito pelo seu amigo,espero de vdd q ele tenha encontrado a paz de cristo🥀
Parabéns Victor. É fácil a gente falar criticar mas não é tão simples assim
Meu filho me contou aos 14 anos que era gay. Chorei muito, mas muito mesmo! Não porque era gay, mas porque iria sofrer preconceito, zombaria. Falei para meu bebê,que o amava do mesmo jeito, que quando olhava para ele, continuava vendo meu filho que tanto amo! Nunca tive um desentendimento sequer com ele,sobre sua orientação sexual. Hoje com 21 anos é um filho que só me dá orgulho! Ninguém escolhe ser gay, eu não escolhi ser hétero, eu nasci hétero.
Exatamente irmã. Paz de Cristo!❤
Só nasce homem ou mulher, é biologia. Porém, já nascemos em pecado.
@@marcylionascimento7258 Interssexuais tbm!!! Deixa de ser tão infantil.
@@marcylionascimento7258 Sexualiade nehuma é pecado! Problema de vocês é o fanatismo religioso. Cristo nunca mencionou nada sobre sexualidade e olha que ele foi o próprio porta-voz do senhor. Te informa e seje menos fanático. Pois, isso é idolatria. Deus o abençoe.
@@Joueaa92 2 Timóteo 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.
Espera que se arrependa antes da vinda do Senhor.
Esse é um assunto muito delicado.
Tá, só queria entender o porquê as outras coisas que Paulo diz no mesmo livro sobre mulheres não poderem ensinar. Queria saber também o porquê se na bíblia está escrito TB que mulheres não podem cortar o cabelo de tal modo ou que não podemos comer carne de porco, ou que homens sem barbas também não podem existir. Por que essas coisas não sao seguidas na igreja? Por que existe a separação sobre O QUE DEVE SER VISTO OU NAO NA BIBLIA. Me parece muita hipocrisia! Tô me aproximando demais de deus nos últimos tempos mas o fã clube fode!
Sobre a carne do porco é só vc pesquisar o quão mal ela faz quando não é preparada de forma correta Deus cuidava das pessoas de vc pesquisar aqui na internet, verá que a carne de porco traz muitos problemas
Por causa dos contextos de cada coisa escrita. Mulheres não cortarem o cabelo, não era uma questão de ser ou não pecado, mas porque na época as prostitutas cortavam seus cabelos, e então por questão de associação, as mulheres deveriam evitar cortar seus cabelos. A questão da carne de porco e da barba, são leis de cunho cerimonial lá da lei mosaica, que caducou com a consumação da crucificação de Jesus. Já a homossexualidade é tratada em contexto de pecaminosidade em toda a Bíblia
Aqui na igreja tratamos as pessoas indiferentemente abraçando a todos mas nunca deixando dos princípios bíblicos como vc falou todos pecamos e erramos olhando para a salvação
Olá! Gostei mt do vídeo!
Sou agnóstico criado numa família evangélica, e valorizo demais o seu rigor e honestidade na hora de expor esse assunto espinhoso.
Tenho um comentário e algumas dúvida:
Na minha experiência pessoal eu percebo uma certa seletividade em alguns cristãos com a questão LGBTQIA+, sabe?
Por exemplo: tem versículo no novo testamento que diz que a gula é pecado, não tem? O que eu mais vejo na vida é cristão guloso, e ninguém liga. Não existe uma campanha cristã contra personagens gulosos em filmes da Disney, por exemplo. Não existe esse pânico moral com esse assunto.
Outro exemplo: tem um versículo no novo testamento que diz que as mulheres não devem ensinar, que elas devem ficar quietas e quando muito, ensinar outras mulheres.
No entanto, tem um monte de pastora hoje, de ministra de louvor, etc... fazem uma explicação de que essa questão de a mulher não poder ensinar era algo do contexto da época que não vale mais hoje. Porque não se defende uma explicação nesse mesmo sentido pras pessoas LGBTQIA+?
O que eu mais vejo é cristão comparado gay a aberração da natureza, a pedófilo, a estuprador, a assassino, etc. E isso causa um sofrimento imenso a essas pessoas. Não é pecado causar sofrimento às outras pessoas? A bíblia não ensina a não julgar?
E são pessoas que não "escolheram" ser LGBT (eu certamente não escolhi ser hétero, é algo que se impôs a mim), e não estão fazendo mal a ninguém (diferente dos assassinos, pedófilos, estupradores, que causam mal ao próximo), desde que tenham relações consensuais com outros adultos.
São pessoas que desde criança são ensinadas a reprimir suas naturezas, e vivem uma vida horrível pq muitas vezes não são aceitas e amadas na sua comunidade e nem pelos seus próprios pais. Existem estatísticas que mostram que gays nascidos em famílias protestantes têm muito mais propensão ao suicídio.
Existem muitos relatos de pessoas trans expulsas de casa que acabam sendo obrigadas a se prostituir pra sobreviver... enfim...
É isso que eu não entendo. O maior mandamento não é amar o próximo como a ti mesmo assim como amar Deus acima de tudo? No meu modo de ver essa demonização das pessoas LGBTQIA+ é tudo menos amor ao próximo, porque isso causa um sofrimento imenso a pessoas que não são uma ameaça à sociedade. São pessoas falhas, claro, imperfeitas, como qualquer um, mas são pessoas como eu e vc que está lendo. Muitas delas só querem viver a vida delas em paz, sem ver negada sua própria existência.
Olá, bom eu não sou teólogo nem pastor, sou um cristão "leigo", digamos assim. Entretanto, eu gosto de estudar a bíblia e costumo ver teólogos aqui no youtube. Antes de eu tentar responder essas questões, vou pedir que não me chame de fariseu nem hipócrita. Eu ja fui responder um cara que fez perguntas aqui no youtube em relação a bíblia e eu dava os argumentos e ele me chingava de tudo quanto é nome. Então peço respeito, assim como estou te respeitando aqui.
1º Bloco
Em relação a seletividade descrita nos seus 4º e 5º paragrafos. Geralmente cristãos gulosos vão se demonstrar serem compulsivos uma hora ou outra, ou seja, a igreja vai perceber e vai alerta-lo, é só questão de tempo. Isso acontece porque quem é guloso não tem dominio próprio, ele não tem controle sobre a boca, vai chegar uma hora que a igreja vai perceber essa falta de controle também em outras áreas da vida e vai conversar com esse cara.
Agora acerca de personagens gulosos e personagens lgbt, geralmente personagens gulosos são visto como modelos a não serem seguidos. A diferença entre os personagens gulosos e lgbt's, é que personagens lgbt's são criados como modelo, por exemplo, nunca vi glaumorizarem personagens gulosos, mostrando como é legal ser guloso. Muito pelo contrário, personagens gulosos aparecem comendo quase a mesa inteira de forma a quase tirar sarro deles, por isso cristãos não falam de personagens gulosos, basta lembrar que não se deve zombar e tirar sarro de personagens lgbt! Personagens lgbt's já vão para caminhos opostos, eles são demonstrados geralmente como modelos a serem seguidos ao invés de apenas normalizarem os lgbt com os héteros, por exemplo, tem muitos filmes que mudam a sexualidade de um personagem, trocam a sexualidade hétero por alguma sexualidade lgbt, geralmente por isso é que são criticados, porque "limpam" a sexualidade hétero do personagem e trocam para outro. Isso quando não colocam um personagem lgbt matando um personagem "pastor", que na obra original não era pastor (referência ao The Last of Us ep8 da 1º Temp)
2º Bloco
Em relação a situação com as mulheres descrita no seu 6º e 7º parágrafo. A Igreja Presbiteriana do Brasil no supremo concílio de 2022 proibiu mulheres de pastorearem, liderarem missões e de pregarem. Algumas bíblias de estudo dizem ser complicado interpretar essa passagem, mas na minha opinião, eu entendi que paulo disse isso mesmo, que não é bíblico mulheres fazerem isso, a razão eu não sei, só sei que não é bíblico.
Agora, vale uma observação, eu vejo que tem muita gente que diz que Paulo ao retratar a homossexualidade como pecado, o faz por causa de razões culturais, como se a cultura da época influenciasse a Bíblia. Isso é muito importante, porque nós cristãos vemos a Bíblia como a Palavra de Deus, quando os escritores estavam escrevendo a Bíblia, quem estava guiando eles era o próprio Deus, então para nós é impossível que a bíblia estivesse sendo influenciada por elementos externos como um possível preconceito contra mulheres e homossexuais, isso não aconteceu! Tudo escrito como pecado ou qualquer coisa que seja, foi escrita porque Deus quis que fosse assim, Paulo não está sendo preconceituoso ao escrever a Bíblia, ele estava apenas seguindo ordens do Santo Espiríto, ou seja, do próprio Deus.
3º Bloco
Em relação ao que está descrito no 8º e 9º parágrafo. Pessoalmente nunca vi cristãos compararem não-héteros com criminosos, mas como aparentemente acontece, vou dar uma explicada. Na carta de Paulo aos crentes em Roma ou Epístola aos Romanos, Paulo diz que os homossexuais se rebelaram contra o Criador, não aceitando a forma como Deus os fizeram ou praticando atos sexuais de maneira contraria ao que Deus estabeleceu, mas comparar homossexuais a criminosos já é demais, se fosse pra fazer uma compação adequada, esse cristão em questão deveria ter comparado homossexuais com fornicadores (aqueles que fazem sexo sem serem casados), porque nesses dois casos (a saber, homossexualidade, fornicação) são relações consensuais que não causa danos como esses criminosos (pedófilos, estupradores, assassinos). Mas aí é que está, fornicação "hétera" e relação sexual homossexual por mais que sejam consensuais, por mais que envolvem amor ou algo próximo disso, continuam sendo erradas porque não é dessa forma que Deus estabeleceu a relação sexual, ela deve ser feita dentro de um casamento monogâmico entre um homem e uma mulher, qualquer coisa fora disso é errado e é pecado e terá consequências seja nessa vida, seja depois da morte se não houver fé em Cristo, arrependimento e mudança de vida.
Agora em relação a coisas não envolvidas diretamente no assunto, ou seja, a questão de não é pecado causar sofrimento? e se não podemos julgar. Na questão de causar sofrimento é pecado, depende, causar violência física e psicológica claramente é pecado e devem responder civilmente por isso. Agora sofrimento do tipo o homossexual se sentir triste por dizerem que não é natural praticar essas coisas, já não é pecado, se for pecado então Jesus é pecador, pois ele ofendeu e entristeceu muita gente, os casos que eu me lembro são ele ofendendo fariseus ao chamar eles de víboras e entristecer o jovem rico, afinal o jovem rico fez tudo quanto os dez mandamentos mandou, mas ele tinha o coração "preso" nas riquezas desse mundo, e quando Jesus mandou o jovem vender tudo o que tinha mesmo tendo obedecido os dez mandamentos, o jovem saiu entristecido.
O que Cristo quis dizer ao falar "não julgueis" é que não podemos ser hipócritas e julgar cometendo a mesma coisa que julgamos ser errado, isso é esclarecido nos versiculos seguintes a essa passagem, além disso, Jesus no evangelho de João capítulo 7 fala para julgarmos segundo a reta justiça, ou seja, segundo os padrões justos de Deus.
Pra terminar esse bloco, irei falar sobre as pessoas não escolherem a sexualidade, esse assunto eu não entendo, eu não estudo, então não falarem de algo que não entendo. Mas o que eu sei é que não existe muitos estudos sobre a sexualidade, existem estudos que mostram que existe variaveis na definição da sexualidade, estão estudando também até onde vai o órgão sexual na definição da identidade sexual, no mais, é só isso, eu não entendo esse assunto, gostaria de comprar livros para estudar esse assunto, mas por enquanto não estudei nada sobre isso. Mas o que posso dizer é que eu também não escolho olhar para uma mulher e deseja-la, mas consigo lutar para não praticar fornicação, eu não peço para que o homossexual negue aquilo que sente, afinal eu sinto tentações no campo sexual também, o que nós temos que fazer tanto eu, quanto eles é não nos deixar por vencidos, é não deixarmos nossos desejos nos dominar e acabar práticando aquilo que é errado aos olhos de Deus.
4º Bloco
Pra finalizar, irei resumir seus três parágrafos em uma só coisa: Falta de amor.
O cristão deveria ser acima de tudo, conhecido como acolhedor e como uma pessoa amorosa, mas o que vemos são cristãos que muitas vees não leem a Bíblia, acredite existe "cristãos" que sequer leem o livro sagrado em que acreditamos, quando perguntamos coisas básicas da Bíblia não sabem responder, isso é triste porque cria falsos cristãos. Entretanto, tive acesso a relatos de missionários cristãos nos paises islâmicos e lá os cristão amam e acolhem pessoas excluídas da sociedade, acolhem até mesmo homossexuais que são perseguidos pela família e sem pedir nada em troca. Enfim, isso era tudo o que eu tinha pra dizer e volto a pedir respeito, sem chingamentos, até mesmo pq não te humilhei nem te chinguei.
@@jonatanmoreira2561 fala, meu querido. Obrigado pela resposta educada e detalhada!
Jamais vou te xingar! Sou comunista e o que os comunistas mais querem é um diálogo como este que estamos tendo.
Obrigado pelas explicações...
Vc disse que tem interesse em aprender sobre o aspecto biológico e científico da questão, então eu vou deixar duas indicações:
O canal do Pirula (biólogo) tem vários vídeos sobre o assunto... tem até alguns em que ele rebate umas falas do pastor Silas, e tem todas as referências bibliográficas na descrição e exemplos, caso queira conferir... tem um um vídeo no canal Nunca Vi 1 Cientista tb, que debate essa questão, sobre se homossexualidade é natural ou não...
Abs!
Muito boa a argumentação.
Tão bom quanto o professor Rodrigo Silva.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Mais importante do que decidir se ser LGBT é pecado ou não é lembrar que somos TODOS pecadores e o segundo mandamento que Deus nos deu é "Amai ao proximo" independente do pecado ou das escolhas daquele proximo.
Amo esses vídeos que aprofundam no significado da Palavra de Deus.
Para mim, que sou gay, não interessa se a bíblia condena ou aprova, pq eu não sou católico ou evangélico. Também não creio na bíblia. Então é indiferente para mim.
então por que isso lhe interessa?
@@akahdsuke77 Só assisti por curiosidade e deixei um comentário pq o rapaz foi muito educado. Não sabia que era um vídeo só para crentes.
@@lucascastelo6293
Eu sou da religião de Meishu Sama, e o que mais irrita em crentes , é que eles vão em página alheia , ou do lado de fora da igreja , ficam falando mal de homossexuais
Já soube que uma mulher trans entrou em um Uber , e o motorista era crente , e ficou perturbando ela
Ela pedia pra ele parar , e ele não parava , depois ela chamou a polícia e fez a denuncia.
@@akahdsuke77
E você ? Porque está aqui ?
Você é gay ? Ou é crente ?
Gostei do final! Pregue o evangelho e cuidem da própria vida.
Pois é, pelo que estou observando, existe um movimento querendo a aceitação à normalidade pela igreja, da homossexualidade assim como a igreja, infelizmente, aceita o adultério, a avareza, a fornicação. Já observamos adúlteros, glutões, fornicadores, avarentos, irados, entre outros, justificando seus pecados na Bíblia, agora vemos os homossexuais seguindo o mesmo caminho, a igreja meio que "aceitou", ou faz vista grossa para esses pecados, agora o homossexualismo é a bola da vez, qual será o próximo? qual será o preço da aceitação?
Vixe ! complicado em ?
Mensagem maravilhosa!!!
Sempre achei que para ganhar vidas para Cristo temos que usar de amor e não de críticas. Não somos juízes de Deus para dizer o que é certo ou errado. E, somente Ele pode tocar no coração das pessoas transformando-as pouco a pouco. Impor nossas idéias, crenças e cultura só afasta aqueles que um dia cogitaram em fazer parte delas.
Precisamos deixar que o Espírito Santo aja.
O que me chama atenção nesse texto de Coríntios é o que você diz no final .O texto traz lista que inclui diversas práticas que nitidamente percebemos que muitos estão incluídos ali.Independentemente de ser gay ou nao.Se olharmos bem, todos estao ali incluídos , pois pratica algo dali.Enfim...nao temos condiçoes de julgar ninguém.
E muito excelente te ouvir Victor😌😌😌😌👊👊👊aprendo muito contigo cada dia mais tenho convicção na palavra de DEUS.
Bom demais ver vocês jovens teólogos contemporâneos tratando de assuntos como rascismo, homossexualidade, temas que há décadas a igreja está em débito
Parabéns! Foi um dos melhores vídeo vistos aqui, pelo menos por mim. Acho que quem tinha alguma dúvida sobre isso, deve ter sido esclarecida.
depois de me negar por muitos anos, ter sofrido depressão e infelicidade, resolvi me aceitar do jeitinho que sou.
-
Foi a melhor coisa que eu fiz. Me aproximei mais de Deus, passei a orar todos os dias e ler a bíblia. nenhum cristão influenciará nas minhas escolhas, vou agir de acordo com meu coração sobre o meu entendimento na Bíblia. Peço sempre que Deus ilumine meus pensamentos e me dê sabedoria pra fazer o certo. Me sinto abençoado!
-
entendi e compreendi que Deus condena a promiscuidade, depravação, prostituição, sexo por puro prazer ou por adoração a deuses. Pois não há nenhuma passagem bíblica onde Deus condena a homossexualidade no sentido de amor, respeito, carinho e afeto.
-
Davi e Jonatas tiveram um romance, foi amor verdadeiro, eles se beijaram e se despiram.... Deus não os condenou.
-
Estou em paz com esse assunto. não há mais vazio dentro de mim, fui totalmente preenchido. Eu Dou é risada da cara dos cristãos tradicionais que ficam enchendo o saco falando que é pecado, sendo que não é. cada texto tem um contexto. É preciso estudar mais afundo sobre esse assunto.
-
A bíblia sempre foi usada pra perpetuar a escravidão, racismo, xenofobia, homofobia e diversos outros preconceitos... Quem garante que a interpretação dos cristãos tradicionais estão 100% correta? 🤔
-
se a homossexualidade for pecado, certamente o espírito santo vai convencer os homossexuais cristãos. Mas se não for, vocês serão julgados por Deus por ter maltratado tanto as pessoas com essas interpretações superficiais e maldosas.
-
que Deus nos abençoe!
Davi e Jonatas não tiveram nenhum romance. Como vc mesmo disse, cada texto tem um contexto. É preciso saber intepretar. Nas suas próprias palavras, quem garante que a sua tradução/interpretação esta certa? Se, por um lado, Deus nos punirá por "maltratar" as pessoas lgbt com base nessas "traduções tradicionais Maldosas", o que Ele vai fazer com aqueles que equivocadamente intepretaram a sua palavra normalizando aquilo que ela diz que é pecado?! Think about it
@@IdeWigle n vai fazer nada pq uma entidade que não existe não tem como fazer alguma coisa....
@@rafaeleaves De fato, Deus não existe. Existir significa ter sido causado, e Deus nunca foi causado uma vez que é um ser eterno. Lembre-se de que a causa inicial de um Universo material, temporal precisa obrigatoriamente ser atemporal, e imaterial além de inimaginávelmente poderosa por ter optado por converter um estado de nulidade em um estado onde há algo(universo). Nesse caso, existir ou não é irrelevante, ja que Deus simplesmente é eterno. Alem de que de um pontonde vista filosófico, somos capazes de provar que nem mesmo vice existe, e mesmo assim você ainda consegue fazer alguma coisa como fazer críticas raras em comentários de youtube. Logo, de um ponto de vista metafísico, existir não é tudo.
@@IdeWigle deus não é eterno pq ele simplesmente não existe
@@rafaeleaves As evidências apontam o contrario
Melhor video da temática que já assisti, simplesmente incrível.
Que Deus te abençoe e te de muita sabedoria a cada dia pra que você possa continuar nos abençoando também com videos de riquíssima qualidade como esse.
Parabéns
Vou dar minha opinião como alguem que é Homoafetivo e Cristão. Quando me converti, a mais ou menos dois anos atrás, eu comecei a "estudar" pela internet esse assunto. Cheguei a ler tudo o que você falou ai, e no começo me pareceu muito bom acreditar que existe um erro de interpretação, porém, não parei por aí, continuei pesquisando, e vi que não é bem assim. Enfim.. depois de muito questionar a Deus em oração, e também de ler a palavra, eu percebi que sou Homoafetivo, terei um companheiro, e viverei uma relação de amor. EU não sou quem Paulo cita em 1Cor e nem em Romanos, muito menos Levítico, e etc (mas já fui um dia, antes de descer as águas) então a minha resposta é a seguinte, homossexualidade é um pecado sim, se você fizer dela a sua devoção, se você viver pra satisfazer seus desejos carnais (como um dia eu vivi). Porém, a homoafetividade, uma relação de amor e respeito entre duas pessoas (sejam elas homem e mulher ou homem e homem, mulher e mulher) não é um pecado, pois não existe nenhuma lei contra o amor. Não tem como eu explicar tintim por tintim de como cheguei a essa conclusão em poucas palavras na internet, só posso dizer (e acredite quem quiser) que fui guiado pelo espírito santo de Deus, e não por meus desejos carnais, e foi assim que o espírito testificou a mim. Gostei do seu vídeo, assim como gostei muito do vídeo do Franklin tbm, obg a vocês, mas fica aqui o relato de um rapaz que é Homoafetivo e cristão.
Concordo Marciel, em todas as passagens que dizem que homossexualidade é pecado tratam isso como culto aos deuses pagãos, sexo apenas por prazer e pra adorar outros deuses, e pra se diferenciar desses o povo Hebreu n poderia seguir aqueles costumes, pega Levítico por exemplo: N tem proibindo só homossexualidade, tem um monte de coisas que justamente eram culturais dos outros povos, aquilo era pra diferenciar os cristãos dos pagãos, assim como a circuncisão
Deixa de ser alienado!!
Sim Otávio, só porque você pediu.
@@MarcielLeite morro de dó de gays como vc kkk um bando de submisso ao sistema heterossexista. É muito otário mesmo achar que vive em pecado skksksksk o dó!
@@otaviosantos8916 acho que você leu errado meu comentário, porque eu sei que EU não estou em pecado.
Show de bola, Victor.
Respeito para com todos e, acima de tudo, toda honra e glória à Jesus Cristo.
Por favor, explica pra gente a passagem em que Paulo prescreve que as mulheres devem ficar caladas na assembléia e diz que isso é mandamento.
Um abraço e que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja contigo.
O senhor só não falou do poder transformador de Deus , transforma quem roubava não rouba mais, quem adulterava não adultera mais, transformação de vida este é o evangelho de Jesus Cristo
Você é puro segundo o seu Deus? Faltou aí... Quem julgava... Não julga mais! Cuidem de suas vidas! É muito tempo de sobra para em 2020 continuarem à julgar os homossexuais! Cuidem de SUAS vidas! Nós homossexuais não queremos suas esposas, seus maridos ou filhos, nós queremos viver nossas vidas em paz e com nossos semelhantes... Outros homossexuais! É difícil entender que temos o direito de viver em paz!? Porquê vcs ainda nos discutem? Porque se incomodam tanto com nossa existência!!!??? Que horror isso! Que religião é essa!?
@@lionbrasil bom falei sim vc que não quis entender, a conveniência é um problemão
cara q ponto de vista lindo! parabens Vitor.... cara meus parabens, que lucidez tremenda, que Deus te abencoe