Um dos melhores programa que já vim, apesar dos barracos causados pela Branquitude que quis desqualificar esse grande pensador da cultura brasileira. Eu vim do futuro e agradeço toda luta! Honrarei cada passo! ✊🏾
Moderador dando carteirada??? "AQUI QUEREM MANDA SOU EU!" Que deselegante. Falta de habilidade ou racismo? Em um programa como esse, debatendo o racismo, o cara me dá uma dessas!?!? Se não foi demonstração do racismo estrutural, foi, no mínimo, despreparo. Vergonha alheia!!!
Quanto racismo desses entrevistadores! Interrompem o Professor Hélio o tempo inteiro!!!! Não deixam o convidado terminar um raciocínio! O coagem e fazem expressões reprovadoras constantemente! Parabéns pela firmeza, Dr. Helio!!!!
Todo o meu respeito e admiração ao senhor Hélio Santos que expôs sua visão com maestria e simplicidade fazendo todos entenderem a necessidade de ações afirmativas e vemos infelizmente que em 2016 essa discussão continua tão ardente mas mesmo assim estamos conseguindo avançar e mostrar que é necessário e não é em vão!
Hoje, dia 10/06/2020...Eu me encontro mergulhada em um profundo desejo de aprender mais a respeito das questões étnicas e das nossas desigualdades....e nesse missão, me deparei com esse episódio do Roda Viva de 2002...estou aqui perplexa, como muito pouco mudou de lá para cá....mais indignada ainda, estou com a falta de respeito do mediador e de alguns convidados, com o professor Hélio Santos....diante desse horror que foi assistir ao programa, cheguei a conclusão de como é difícil habitar a pele negra e como é difícil abrir caminhos, ser um desbravador!!Professor Hélio, esta de parabéns pela forca!Ele ganhou uma fã e uma leitora....enquanto Reginaldo Azevedo, só consegui aumentar ainda mais meu ranço a respeito dele é tudo que ele representa!Triste...muito triste ver a deselegância e a forma com que o jornalista tratou a obra do professor, tentando a todo momento diminuir seu trabalho!Que horror!
Melhoramos muito (2)! A condução do Paulo Markun, caso fosse hoje em dia, o faria ser retirado do programa no dia seguinte. Está clara a má vontade do jornalista com o entrevistado.
Há uma agressividade explícita dos entrevistadores para com o professor Hélio que traz contribuições importantissimas sobre a questão racial do Brasil.
Minha grande admiração à arte e a cultura Negra. Tão rica e tão diversa! O Brasil tem muito da Cultura Negra. O meu respeito a todos aqueles povos que construíram esse País. Uma pena, ver em 2022, muitos políticos que são racistas. Precisamos ter mais negros na política, na TV, nas artes e nas ciências!
Namoral,eu só agradeço por Helio Santos e outros que quebraram tanta pedra no passado hoje temos História e quem quiser vir por debate e partir para uma prova escrita e assuntos atuais. a caneta e o lápis esta aqui só no aguarde,minha arma e meu escudo. Salve Guerreiros
Conheci o professor Helio Santos no programa Roda Viva, onde ele nao era intrevistado imparcialmente pela maioria dos intrevistadores mas infelizmente o contrario. Fiquei muito triste de ver em uma TV publica e no jornalismo a imparcialidade de profissionais cusando tensao e tentando prejudicar o raciocinio logico do professor, desestabilizando ele emocionalmente o que acontece muito comumente em entrevistas e debates no Brasil, sobre as questoes negras quando (nao-negros) estao participando, a tentativa de derrubar e desestabilizar o outro que esta denunciando e ou apontando solucoes para as questoes da desigualdade racial. e fiquei FELIZ de ver o professor sabiamente rebatendo aquela hostilidade gratuita e intencional com CONHECIMNETO FACTUAL LOGICO PURO E SIMPLES. Nessa entrevista com o Bial, foi muito mais racional e respeitosa dando a oportunidade dos entrevistadores relaxarem e exporem suas opinioes sem tensao, ou seja a produtividade da conversa foi muito maior.
Quer ver branco dando chilique? Vá a um debate com um negro sobre racismo. Hélio Santos é gigante. Ele é uma das peças importantes para hoje termos avançado um pouco na discussão do racismo e para a implementação de politíticas afirmativas, para destruição do racismo estrutural.
Mestre! Obrigado professor! Me privo de comentar sobre os entrevistadores, pois sao mais do mesmo. O velho padrao, a velha ideia teleguiada. Estamos todos cansados dos mecenas seculares da palavra quadrada. Resguardo-me com meu silencio, assim, até melhor. Aproveito e reflito sobre suas palavras, valiosíssimas palavras!
O ex-repórter da folha fazia uma tabelinha junto com o moderador pra constranger o entrevistados, com argumentos tão racistas, que eu espero que eles assistindo isso hoje se sintam envergonhados.
Ponto positivo: a ampla ponderação do professor Hélio e afins; negativo: a dificuldade do entendimento dos esforços propostos pela transformação de nossa sociedade, escandalosamente atrelada ao nosso passado colonial, e, aqui, manifesto em várias falhas. P.S.: Azevedo, hoje um crítico do governo Bolsonaro, foi quem criou o termo "petralha".
E foi ontem isso hein, 2001. A eterna arrogância da branquitude finamente retratada por reni Eddo-Lodge em "Porque não falo mais de raça com pessoas brancas". Show de horrores incivilizado e sem um mínimo de educação. Vergonhoso e revoltante.
Os entrevistadores são mal- educados, pois, não deixam o entrevistado terminar a fala. Assim, eles impedem que os telespectadores ouçam o final da resposta. Que falta de educação!!!
Uns 18 anos... Mas parece que o atraso de 500 anos continua, "Se há racismo ou não"... "O Brasil é um só" O Brasil é muito diverso, O Brasil de Ipanema não igual a realidade da Favela da Maré. Esse desprovido de melanina cego pelo racismo ignora tudo isto.
Caros, o TH-cam não existia em 2002, nem uma internet razoavelmente capaz de subir um programa de 1h30 na rede havia no Brasil. De qualquer modo, que bom que existe arquivo e memória da nossa história para que isso aconteça.
Roda viva historicamente voz das "elites ressentidas" lembrando prof. Milton Santos se referindo sobre as elites. É triste ver a dinastia de entrevistadores e apresentadores historicamente deste programa que colecionam até os dias de hj inúmeros momentos de desrespeito com entrevistados e deixam um legado extremamente negativo para a sociedade brasileira.
Ao meu ver,o problema do brasil é tanto racial quanto social,porem,ações e politicas no sentido social faz justiça a todos socialmente vulneráveis,enquanto politicas e ações no sentido racial faz justiça apenas aos negros socialmente vulneráveis. Eu não aceito como argumento a afirmação de que só porque o branco pobre esta ali por acidente de percurso,que as politicas publicas devam priorizar a questão racial.
O extremismo burro que vocês não largam. O Reinaldo Azevedo falacioso e enviesado (como demonstrou ao falar sobre os motivos da morte da Eloa aventados numa reportagem do Fantástico) somente fez referência a implementação americana do sistema da Gota de sangue, pra desviar do assunto em questão. Voce comparar um país em que a segregação, agora, não é institucionalizada, proporcionou alguma oportunidade a pessoas de diferentes etnias, a um país que nem o pacto constitucional se consolidou, marcado por "medidas provisórias" pra escamotear o privilégio, que se litiga sistematicamente desde da básica e padrão relação de consumo a saúde das pessoas, é a confusão de misturar o 'continente com o conteúdo'.
Sou contra a cota, existem varias etnias no mesmo espaço, porque o negro foi o único privilegiado? Eu penso que isto é a legalização do pre conceito de raças... Na matemática, pelo numero das raças que abitam o brasil, se fosse de ter que ter cota, seria para sentenciados no crime a escória da sociedade... Eu sou branco mas se fosse negro me sentiria humilhado por ser um restrito na casa que sou maioria, o sangue do negro corre nas veias dos loiros e amarelos. Mas também sentiria orgulho de ser um medo para aqueles que não tem respeito...
+Companheiro Hmmm será que é porque o negro foi o único escravizado? Fala-se de privilégio, quando na verdade é reparação. Não entendo a dificuldade que algumas pessoas tem em olhar esse cenário incluindo o fator escravidão no contexto.
Sei lá, deve ser tipo uma reparação por mais de 300 anos de trabalho forçado, tortura, carcere privado, genocídio ... Tipo como os 5 bilhões em indenização que os judeus receberam pelos anos de trabalhos forçados nos guetos e campos de concentração, só que sem os monumentos e pedidos de desculpas.
Um dos caras valorizado, pelo seu saber 👏🏻👏🏻 os comentários e assuntos deles são muito interessante, ele é muito sábio.. Complicado alguém da etnia negra da na cara do brasil , com tanta metas, e saber..
Um dos melhores programa que já vim, apesar dos barracos causados pela Branquitude que quis desqualificar esse grande pensador da cultura brasileira. Eu vim do futuro e agradeço toda luta! Honrarei cada passo! ✊🏾
Quem está vendo em 2020 deixa o Like!
Vendo em 2022 abusrdo
Hélio Santos é um dos maiores intelectuais de todos os tempos, extraordinário.
Melhoramos muito, o tratamento que o professor Helio recebeu neste programa, seria simplesmente impensável nos dias de hoje.
Moderador dando carteirada???
"AQUI QUEREM MANDA SOU EU!"
Que deselegante. Falta de habilidade ou racismo?
Em um programa como esse, debatendo o racismo, o cara me dá uma dessas!?!? Se não foi demonstração do racismo estrutural, foi, no mínimo, despreparo.
Vergonha alheia!!!
Quanto racismo desses entrevistadores! Interrompem o Professor Hélio o tempo inteiro!!!! Não deixam o convidado terminar um raciocínio! O coagem e fazem expressões reprovadoras constantemente! Parabéns pela firmeza, Dr. Helio!!!!
Todo o meu respeito e admiração ao senhor Hélio Santos que expôs sua visão com maestria e simplicidade fazendo todos entenderem a necessidade de ações afirmativas e vemos infelizmente que em 2016 essa discussão continua tão ardente mas mesmo assim estamos conseguindo avançar e mostrar que é necessário e não é em vão!
Opa! 2020 e ainda estamos nessa luta! "Vamo que vamo"!
Que vergonha dos entrevistadores que sustentam na ''branquidade'''! O professor Helio foi direto ao dialogar com a hipocrisia.
Hoje, dia 10/06/2020...Eu me encontro mergulhada em um profundo desejo de aprender mais a respeito das questões étnicas e das nossas desigualdades....e nesse missão, me deparei com esse episódio do Roda Viva de 2002...estou aqui perplexa, como muito pouco mudou de lá para cá....mais indignada ainda, estou com a falta de respeito do mediador e de alguns convidados, com o professor Hélio Santos....diante desse horror que foi assistir ao programa, cheguei a conclusão de como é difícil habitar a pele negra e como é difícil abrir caminhos, ser um desbravador!!Professor Hélio, esta de parabéns pela forca!Ele ganhou uma fã e uma leitora....enquanto Reginaldo Azevedo, só consegui aumentar ainda mais meu ranço a respeito dele é tudo que ele representa!Triste...muito triste ver a deselegância e a forma com que o jornalista tratou a obra do professor, tentando a todo momento diminuir seu trabalho!Que horror!
É impressionante como o racismo é descaradamente defendido nesse programa. Hoje, alguns anos depois isso torna-se muito claro.
Aviltante. Entrevistadores desrespeitosos.
Quando dizem que o roda viva já foi bom volto a esses programas e vejo o silenciamento e a interrupção do entrevistado!
Melhoramos muito (2)! A condução do Paulo Markun, caso fosse hoje em dia, o faria ser retirado do programa no dia seguinte. Está clara a má vontade do jornalista com o entrevistado.
Essa entrevista foi um show de racismo e agressão contra o convidado. Lamentável...
Há uma agressividade explícita dos entrevistadores para com o professor Hélio que traz contribuições importantissimas sobre a questão racial do Brasil.
Roda Viva não mudou nada com os negros
Genial, Corajoso e o MELHOR do BRASIL.
Minha GRATIDÃO e ADMIRAÇÃO 🙏🏼
Minha grande admiração à arte e a cultura Negra.
Tão rica e tão diversa!
O Brasil tem muito da Cultura Negra.
O meu respeito a todos aqueles povos que construíram esse País.
Uma pena, ver em 2022, muitos políticos que são racistas.
Precisamos ter mais negros na política, na TV, nas artes e nas ciências!
Deixo meus cumprimentos
A todos os participantes
Deste intenso roda vida
Com este tema relevante.
MJ, Taubaté SP
ESTOU COM VERGONHA DE MARCUN E REINALDO AZEVEDO NOTADAMENTE SEM NENHUMA BOA VONTADE E DR. HELIO SILVA JUNIOR ME IMPRESSIONOU POSITIVAMENTE
Eu também ESTOU COM VERGONHA DE MARCUN E REINALDO AZEVEDO
Estou encantadíssimo com essa brilhante entrevista, salve, grande professor e intelectual!
Orgulho da minha raça!
brancos e o poder de serem racistas. Hélio, parabéns por sua resistência
Vim do futuro pra dizer que a política de cotas deu certo. Ainda temos muito o que melhorar, mas já foi um avanço.
Não nada certo não cotas sociais é que daria certo
Deu Certo demais ... além disso não perdemos nada em qualidade ganhamos em diversidade. Toda cota racial é cota social só lembrando aos desavisados
Quem veio aqui em julho de 2020 ver branco passar vergonha mais uma vez?
Incrível, não deixam o convidado concluir . ..
Namoral,eu só agradeço por Helio Santos e outros que quebraram tanta pedra no passado hoje temos História e quem quiser vir por debate e partir para uma prova escrita e assuntos atuais. a caneta e o lápis esta aqui só no aguarde,minha arma e meu escudo. Salve Guerreiros
Conheci o professor Helio Santos no programa Roda Viva, onde ele nao era intrevistado imparcialmente pela maioria dos intrevistadores mas infelizmente o contrario. Fiquei muito triste de ver em uma TV publica e no jornalismo a imparcialidade de profissionais cusando tensao e tentando prejudicar o raciocinio logico do professor, desestabilizando ele emocionalmente o que acontece muito comumente em entrevistas e debates no Brasil, sobre as questoes negras quando (nao-negros) estao participando, a tentativa de derrubar e desestabilizar o outro que esta denunciando e ou apontando solucoes para as questoes da desigualdade racial. e fiquei FELIZ de ver o professor sabiamente rebatendo aquela hostilidade gratuita e intencional com CONHECIMNETO FACTUAL LOGICO PURO E SIMPLES. Nessa entrevista com o Bial, foi muito mais racional e respeitosa dando a oportunidade dos entrevistadores relaxarem e exporem suas opinioes sem tensao, ou seja a produtividade da conversa foi muito maior.
Reinaldo e Marcum! Só faltou chicote nas mãos! Já na lingua... Roda Viva ! Eu hem...
Muito bem professor. Tjs.
Estou com vergonha da postura do Reinaldo e do mediador do debate.
Quer ver branco dando chilique? Vá a um debate com um negro sobre racismo. Hélio Santos é gigante. Ele é uma das peças importantes para hoje termos avançado um pouco na discussão do racismo e para a implementação de politíticas afirmativas, para destruição do racismo estrutural.
Absurdo o racismo escancarado dos apresentadores para com o professor. Imensa falta de respeito.
Mestre!
Obrigado professor!
Me privo de comentar sobre os entrevistadores, pois sao mais do mesmo. O velho padrao, a velha ideia teleguiada.
Estamos todos cansados dos mecenas seculares da palavra quadrada.
Resguardo-me com meu silencio, assim, até melhor.
Aproveito e reflito sobre suas palavras, valiosíssimas palavras!
Um homem a frente do seu tempo sendo apedrejado.
Assiti em 2002, comprei o livro e revejo agora. Muito atual. Reinaldo passando vergonha.
A história deu razão ao Helio Santos. Atualmente o Reinaldo já foi obrigado a reconhecer os resultados da política de cotas.
Verdade. Ele afirmou em um programa de rádio o qual é âncora ( O É da Coisa).
O ex-repórter da folha fazia uma tabelinha junto com o moderador pra constranger o entrevistados, com argumentos tão racistas, que eu espero que eles assistindo isso hoje se sintam envergonhados.
Ponto positivo: a ampla ponderação do professor Hélio e afins; negativo: a dificuldade do entendimento dos esforços propostos pela transformação de nossa sociedade, escandalosamente atrelada ao nosso passado colonial, e, aqui, manifesto em várias falhas. P.S.: Azevedo, hoje um crítico do governo Bolsonaro, foi quem criou o termo "petralha".
Isso não foi um debate, isso foi uma inquisição. Esse programa é uma vergonha na história do Roda Viva, que diga-se de passagem, não é nada gloriosa.
Como é que o Reinaldo Azevedo virou o liberal sensato em 2019?
Imagine o vendo fazer campanha para o Lula em 2022!
E foi ontem isso hein, 2001. A eterna arrogância da branquitude finamente retratada por reni Eddo-Lodge em "Porque não falo mais de raça com pessoas brancas". Show de horrores incivilizado e sem um mínimo de educação. Vergonhoso e revoltante.
assisti os primeiros 20 min e nao consegui mais lamentavel como a 20 anos atras se tratava desses problemas.
O mediador é o pior.
Tema muito relevante e da Alta complexidade para se discutir.
Que cara é esse?!! Hélio Santos é muito inteligente, mdsss
Fico feliz de ouvir do Reinaldo Azevedo de 2021 que ele errou no que tange às cotas e que hoje é a favor!
Nossa dos vídeos do Roda Viva esse não passou das 10 mil visualizações. Esse é o tamanho do Hélio Santos?
Em um país racista como o nosso, sim!!! Infelizmente!!!!
Quem vê Reinaldo Azevedo defendendo cotas hoje....
Os entrevistadores são mal- educados, pois, não deixam o entrevistado terminar a fala. Assim, eles impedem que os telespectadores ouçam o final da resposta. Que falta de educação!!!
Uns 18 anos... Mas parece que o atraso de 500 anos continua, "Se há racismo ou não"... "O Brasil é um só" O Brasil é muito diverso, O Brasil de Ipanema não igual a realidade da Favela da Maré. Esse desprovido de melanina cego pelo racismo ignora tudo isto.
Tô apavorada aqui.
Essa bancada de entrevistadores conseguiu ser pior do que a da entrevista do Milton Santos, sempre boçais
Nossa serio que o vídeo é de 2002 e só foi postado em 2015?
Prq?
Caros, o TH-cam não existia em 2002, nem uma internet razoavelmente capaz de subir um programa de 1h30 na rede havia no Brasil. De qualquer modo, que bom que existe arquivo e memória da nossa história para que isso aconteça.
Bom
Roda viva historicamente voz das "elites ressentidas" lembrando prof. Milton Santos se referindo sobre as elites. É triste ver a dinastia de entrevistadores e apresentadores historicamente deste programa que colecionam até os dias de hj inúmeros momentos de desrespeito com entrevistados e deixam um legado extremamente negativo para a sociedade brasileira.
O mediador não media até o momento em que um homem negro se põe a mediar, então o mediador diz: o mediador sou eu
7:39...
Reinaldo Azevedo era gordinho kkkkk
João Paulo Aragão Rochel Ou será picada de marimbondo?
A Gabriela da Folha é falando que cota gera injustiça. Que argumento furado, é justiça ter um monte de gente branco, disputando contra si mesmo.
Ao meu ver,o problema do brasil é tanto racial quanto social,porem,ações e politicas no sentido social faz justiça a todos socialmente vulneráveis,enquanto politicas e ações no sentido racial faz justiça apenas aos negros socialmente vulneráveis. Eu não aceito como argumento a afirmação de que só porque o branco pobre esta ali por acidente de percurso,que as politicas publicas devam priorizar a questão racial.
Vejo o subjetivo objetivo gritar diante da verdade kkk Brasil.
Que dificuldade deixar uma mulher falar!!! Caramba!!!
assisti mais 20 min racismo escancarado
Moderador e Reinaldo azevedo precisam tratar sua prepotência, chegam a ser ridiculos
FAZ SENTIDO ESTE EMBRANQUECIMENTO DO BRASIL CALADO REINALDO CHATO KKKKKK
A ideia de cota é como a mãe de família dar um prato de comida ao filho do vizinho.
O negro não é filho do Brasil?
O extremismo burro que vocês não largam. O Reinaldo Azevedo falacioso e enviesado (como demonstrou ao falar sobre os motivos da morte da Eloa aventados numa reportagem do Fantástico) somente fez referência a implementação americana do sistema da Gota de sangue, pra desviar do assunto em questão.
Voce comparar um país em que a segregação, agora, não é institucionalizada, proporcionou alguma oportunidade a pessoas de diferentes etnias, a um país que nem o pacto constitucional se consolidou, marcado por "medidas provisórias" pra escamotear o privilégio, que se litiga sistematicamente desde da básica e padrão relação de consumo a saúde das pessoas, é a confusão de misturar o 'continente com o conteúdo'.
Porque será que o HAITI, até hoje nunca evoluiu? Sendo que é um país de negros e até hoje nunca evoluiram
Pergunte para os Clinton.
Pois é, repetindo e indo mais longe, pergunte pros Kennedy, Bush, De Gaulle, Elizabeth..
@@olavosilvajunior577 boa sua resposta
Sou contra a cota, existem varias etnias no mesmo espaço, porque o negro foi o único privilegiado? Eu penso que isto é a legalização do pre conceito de raças...
Na matemática, pelo numero das raças que abitam o brasil, se fosse de ter que ter cota, seria para sentenciados no crime a escória da sociedade...
Eu sou branco mas se fosse negro me sentiria humilhado por ser um restrito na casa que sou maioria, o sangue do negro corre nas veias dos loiros e amarelos. Mas também sentiria orgulho de ser um medo para aqueles que não tem respeito...
Não existe raça biologicamente... Só...
Leandro Santos Pois é , O conceito de raça é pseudo científico
+Companheiro Hmmm será que é porque o negro foi o único escravizado? Fala-se de privilégio, quando na verdade é reparação. Não entendo a dificuldade que algumas pessoas tem em olhar esse cenário incluindo o fator escravidão no contexto.
Sei lá, deve ser tipo uma reparação por mais de 300 anos de trabalho forçado, tortura, carcere privado, genocídio ... Tipo como os 5 bilhões em indenização que os judeus receberam pelos anos de trabalhos forçados nos guetos e campos de concentração, só que sem os monumentos e pedidos de desculpas.
@@denisesouzafaria861 pois é tem gente que é tão apegado ao racismo q faz questão de não entender a necessidade das ações afirmativas
Um dos caras valorizado, pelo seu saber 👏🏻👏🏻 os comentários e assuntos deles são muito interessante, ele é muito sábio..
Complicado alguém da etnia negra da na cara do brasil , com tanta metas, e saber..