Antes eu tinha um apartamento próprio e vivia para pagar as contas, condomínio caro, reforma de fachada, iptu caro, conta de luz, etc, e todos as contas eu pagava com o meu salário sem sobrar nada para investir, com o tempo a inflação foi comendo meu poder de compra e meu salário não acompanhou, até chegar ao ponte de ter que vender o imóvel para pagar dívidas, com o dinheiro que sobrou apliquei em LCI e fui morar de aluguel em um local mais afastado sem condomínio, mas com o tempo o LCI começou a render cada vez menos, aí aprendi a comprar dólares e aplicar com rendimentos mensais próximo a 1%, e fui gradativamente comprando tudo que tinha em dólar 85% do meu patrimônio, hj graças a Deus não tenho mais do que reclamar, além do rendimento que tenho em dólares que complementam meu salário, o dolar valorizou muito e o imóvel que eu vendi continua o mesmo preço, ou seja, se eu quisesse poderia voltar lá e recomprar meu antigo imóvel que ainda sobraria dinheiro, mas aí eu voltaria a viver para pagar contas e me endividar novamente, hj eu gasto mais do que eu ganho de salário, pois somando com as aplicações dobrei meus rendimentos, e voltei a viver com fartura, e ainda estou enriquecendo a cada dia porque reaplico o que não gastar. Minha experiência com fundos imobiliários também não foi boa, sorte que comprei apenas 5 mil no começo do ano e estou no prejuízo até hj, assim que sair do prejuízo vou trocar tudo por dolar, fica a dica :)
@@johnnygado6200 Sim Felipe, hj em dia eu me especializei em comprar e alugar dólares para quem quer alavancar no trade, também compro na baixa e vendo na alta, mas é difícil de explicar isso em poucas palavras levei anos para aprender a não perder dinheiro, por exemplo: não troco dolar por real devido as altas taxas no brasil, troco dolar por euro, iens e etc e vice versa.. em exchanges internacionais.
Reserva de emergência/ oportunidade Sofisa Direto tem cdb 110% do CDI liquidez diária , Abra sua conta e invista para nós dois ganharmos R$ 50 em bônus ao investir 1000 sd.sofisadireto.com.br/MGM/IndiqueEGanhe/?codigo=ALS1033957
Eu posso dizer que troquei duas casas que tinha, uma em Floripa e outra em Peruibe-SP por fundos imobiliários. Ganho mais com eles e preocupação quase zero. Já tenho 50 anos e essas casas estavam comigo há 30. Quantos problemas, consertos, vacâncias, imobiliárias eu tive nesse tempo. Eu hoje moro de aluguel e não tenho problema nenhum com isso, mas cada um sabe o quer. Parabéns Baroni
Ayrton Moura Obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua trajetória como investidor.Eu tenho 27 anos e,estou na busca da minha independência financeira,mas mesmo depois q eu conquistar minha independência financeira,vou morar de aluguel do mesmo jeito.até pq quando eu atingir.Eu quero morar em outros lugares e não quero ficar preocupado com o imóvel.
@@NeiRauniSantos Oi Nei, eu sigo a planilha do Baroni (Suno) e do Jacinto (Funds), acho que no começo é fundamental, ter uma ajuda. Depois vc vai aprendendo. Tenho todos os setores, e com 2 ou 3 ativos em cada um deles. Tenho 20 FIIs no total. Boa sorte.
Eternamente grato por esse trabalho que o professor Baroni presta gratuitamente à sociedade. Com a ajuda dele, ano passado consegui esclarecer à minha esposa e família, o quanto seria positivo (no nosso cenário), vender o apartamento. Saímos de um financiamento de 25 anos 8,5% de juros a.a. Embora a parcela fosse baixa e o ap bem localizado, ficamos reféns de um condomínio velho onde a taxa só aumentava, e também estávamos quase cedendo à uma reforma de 25k, que não somaria nada no preço do imóvel. Hoje estamos com o dinheiro bem aplicado, na liberdade do aluguel morando em um apartamento novo, prático e estratégico. Este ano teremos filhos e com certeza o ap em que estamos hoje não irá atender, poderemos ir para um local melhor, sem prejuízo nenhum.
Em alguns casos, como o meu, que tem filhos, ter um imóvel faz mais sentido, pois a preocupação de fim de contrato de aluguel, a preocupação de ter que mudar, crianças perdendo os colegas do prédio, perdendo referência, impacta seu trabalho, impacta até as suas análises de investimento. Ficar tranquilo é melhor para o meu investimento, meu trabalho, minha relação com os filhos e esposa. Claro, tem que ver caso a caso, pois eu consigo pagar a parcela do imóvel, e investir uma quantia boa. Tem casos que a pessoa mal tem para pagar o financiamento.
Pela minha perspectiva trata-se apenas de um viés comportamental q gerou uma crença limitante, inclusive mt parecida com algo q vivi e num período futuro descobri q estava longe d ser como eu IMAGINAVA
Compartilhando minha experiência: comprei um apartamento na planta pra morar em 2011 (moro na cidade do Rio de Janeiro) naquele período especulativo pré - copa, pré olimpíada. Dei entrada e financiei pela Caixa. Um amigo do trabalho me aconselhou arriscar numa segunda unidade no mesmo empreendimento e arrisquei, apostando na valorização. Entrei no apartamento que moro faltando pouco pra quitar e quitei em um ano, pois adiantei muitas parcelas, o que não deu pra fazer com o outro. Cheguei a alugar o outro apartamento por contrato direto por um tempo e ainda consegui um aluguel por temporada na época das Olimpíadas usando o Air Bnb. Depois o apartamento ficou vazio na minha tentativa frustrada de vendê-lo. Houve um caso que eu assinei promessa de compra e venda, mas o comprador desistiu. Como deu uma entrada pequena porque ia financiar e dar entrada dr FGTS no financiamento, foi pouco dinheiro que ele perdeu pra mim. Depois disso voltei a alugar o apartamento e só no final do ano passado foi quitado. Resultado: a valorização dele no mercado equivale a tudo que paguei nele desde 2011. Ele valorizou em relação a 2011 e é bem provável que se eu não o quitasse, o financiamento iria corroer ainda mais o valor dele... Se eu for vender ainda corro o risco de ficar no prejuízo com a taxa de corretagem da imobiliária então é provável que eu acabe vendendo sem intermediário pra pelo menos ficar no zero a zero. Se eu tivesse investido em FIIs desde 2011 ao invés de ter comprado um segundo apartamento especulando valorização e como renda de aluguel, a situação seria outra completamente diferente. Mas infelizmente comecei a investir em bolsa com mais consistência somente em 2018... Então, meu conselho: se for adquirir imóvel pra fazer renda com aluguel, esqueçam, vai direto pro FII. Nisso não tem o que pensar. Se estudar e selecionar os ativos direitinho se der ruim vai ser azar ou coisa que você não tem controle, como uma pandemia de COVID19 no meio do caminho. Já em relação a adquirir imóvel pra morar ou morar alugando um imóvel, as colocações do prof. Baroni devem ser levadas em consideração. Uma coisa que ele também não mencionou, é que no seu imóvel você pode fazer a modificação que quiser. No de um locador além de autorização nem sempre você consegue um abatimento no aluguel pelo que gastou com as melhorias. Então quem for escolher morar de aluguel precisa dar sorte de encontrar um lugar que precise de pouca coisa pra ficar com a sua cara e te dar prazer de morar ali. Hoje ainda moro de imóvel próprio, mas estudo futuramente morar de aluguel depois que vender meus imóveis.
@KonicavaBR mas também comprar imovel financiado pra investimento, é bem claro que vai dá trabalho e até prejuizo, porém, se levar pro lonnngo tempo, assim como investimentos variaveis,poderá quem sabe dá bons lucros. Porque afinal, se o banco e a construtura nao ganhar, também nao terão chance a maioria das pessoas que nao tem dinheiro a vista pra comprar imovel, ou entao ter disciplina pra juntar 20anos e se calhar o dinheiro some e nada de apartamento a vista, é complicado. Sei que ha outros paises com outras opçoes, mas aqui é Brasil e é desse jeito, nao tem muito pra onde correr.
O problema de morar de aluguel nesse país, pelo menos em cidade grande, é q o aluguel leva quase toda sua renda e não sobra nada p investir e nem p comprar. E qd o país não está em crise, os locatários aumentam o aluguel de forma absurda, como aconteceu aqui no Rio e vc é obrigado a se mudar de uma hora p outra. Muitas vezes os imóveis de preço razoável, estão caindo aos pedaços. E os melhorzinhos e em lugares perto do trabalho, lugares seguros... estão o olho da cara. Viver de aluguel aqui no Rio de Janeiro é revoltante!! E o pior é q p comprar então... se tornou impossível sem financiamento. Mesmo vendendo um imóvel. O negócio é mudar de cidade.
Só não concordo na parte de fazer algo no imóvel alugado... Pensa assim, tu financia ou compra um AP, ele vale 100k, tu troca o piso, ele vai valer mais? Não, continua valendo 100k, então, as melhorias em um imóvel alugado dão no mesmo... Claro q tem q ficar um longo tempo naquele imóvel, e tb não vai fazer uma reforma de gastar 50% do valor do imóvel.. 😁😁
Vendi minha casa, quitei a dívida com o banco, investi 30% em fii's e somente com isso já pago o aluguel, internet e água. O restante deixei diversificado em.acoes, cdbs e tesouro
Boa tarde, Roni. Quais Fiis você investe? Tenho estudado sobre renda variável, prefiro sempre ações que Fiis, mas acredito que se meu aporte fosse grande pensaria nos Fiis.
@@aprendendocomjuju7907 olá Raquel. Virei o ano com 15 fii's mas a rentabilidade estava baixa. Fui filtrando e estudando todos e hoje em dia estou somente com rect , TGAR e hctr. Em média me dão 10% ao ano
HCTR eu não conheço, mas tenho TGAR e RECT na carteira. Julgo que sejam bons na estrutura e no rendimento, mas tem que tomar cuidado porque têm pouca liquidez comparados a grandes FIIs do mercado, como KNRI, HGLG e MXRF.
Eu tenho uma casa de 400 mil alugada e tenho 200 mil em FII, apartamento próprio onde moro. Não vendi nenhum e não compro mais imóveis, a não ser se for galinha morta, aí vale a pena comprar! Segredo é diversificar!
O melhor conteúdo é a informação, estudo, conhecimento, etc...fazendo o "dever" de casa saberemos a nossa, é só nossa verdade. Não devemos seguir "verdades" de pessoas que possuem outro patrão de vida que não corresponde com o nosso!!! Professor barone, simplesmente o melhor!!!!!!
Por isso não deixo de assistir e assimilar esses conhecimentos. Prof Baroni, obrigado por colocar seu conhecimento e tempo disponíveis para o nosso crescimento. I felizme te esses 20 que negativaram o video não tem visão e futuro. Muito obrigado.
Acabei de vender um apartamento de 02 quartos que havia comprado totalmente financiado. Financiei R$ 200.000'00 reais na CEF há 05 anos. A prestação inicial era de R$ 2.713,00 e hoje estava em R$ 2.547,00 . Estava pagando anualmente R$ 30.000,00. Nesse período de 05 anos já paguei à CEF aproximadamente R$ 220.000, 00 e ainda estava devendo R$ 192.600,00. Um péssimo negócio. Nunca mais entro em financiamento imobiliário. Não aconselho ninguém a entrar em financiamento. Aconselho sim a construir a própria casa.
Excelente visão, essa coisa de enraizar o dinheiro num imóvel é complicado...... Mas para quem é casado tem filhos é realmente decisão familiar... Cada caso é um caso...
Que Live!!!👏🏽👏🏽👏🏽. Que Enriquecedor !!! Comecei a investir em Junho 19 tenho 42 anos e lamento muito por ter Começado apenas há um ano atrás, porém tenho seguido e aportado em Fiis e Ações. Buscando 2 Objetos a quitação de um imóvel familiar adquirido em 2014 e a construção da Renda Passiva. Confesso que se em 2014 tivesse o conhecimento que tenho hoje NÃO teria adquirido o imóvel, más como adquiri prossigo rumo a quitação deste e após isto partir com muita intensidade para a liberdade financeira.
parabéns! tenho 38 e com investimentos em ações, vendi elas q comprei apartamento, agora vou começar a investir novamente mas sem preocupação de pagar aluguel
Esse vídeo é sobre a maior conversa que um casal jovem do séc. 21 pode tomar como base para planejar e ser a futura família feliz e exemplar como casal de sucesso.
Só um exemplo Tord11 valor por cota 10,31 dividendo 0,20 mês 10. Um apartamento de 250k você não tira mais que 1200 de aluguel. Se aplicasse tudo em Tord11 4859,00 de renda passiva nesse mês. 🙂 e nas piores das hipóteses com o dividendo a 0,07 dividendo a 1697,00. Ainda é melhor que um apartamento que irá te gerar gasto de manutenção todo mês e travar seu dinheiro. PS: sou novato, coloquei minha opinião. Claro mantendo sempre a importância de uma carteira diversificada
Pessoas mais velhas precisam de imóvel próprio. Ficar se mudando de imóvel não é muito saudável pois estraga os móveis, risca os eletrodomésticos, coisas se quebram. Mas quando se é jovem e ainda trabalha comprar imóvel é besteira.
Investidores se convencem que alugar é melhor do que comprar, aumenta a oferta de imóveis, o preço cai, mercado de construção civil fica desaquecido, o déficit habitacional aumenta, alugueis começam a ficar mais caros, investidores voltam a ter interesse em comprar imóveis residenciais, demanda por imóveis aumenta, preço dos imóveis também aumenta, um novo "boom" imobiliário se inicia. Então o ciclo recomeça...
Hoje dia 15 caíram os dividendos da maior parte dos FIIs (alguns poucos apenas pagam antes ou depois). Abri o extrato da corretora e chamei minha esposa. Sou eu que invisto, mas ambos economizamos muito e por isto é uma satisfação prestar contas a ela periodicamente neste momento de formação de patrimônio.
Excelente! Professor expôs de forma ímpar os fatores que devem ser levados em conta, alem de abranger o maior número possível de argumentos. Mais uma super aula! Vídeo para ver novamente e recomendar aos amigos! Me ajudou pra caramba!
Parabéns Baroni, excelente vídeo! Sou um colega médico tbm q a partir desse anos comecei a me educar financeiramente e investir pois estou cansado de ver colegas médicos com 60 anos e trabalhando em porta de hospital trabalhando mais do q uma pessoa carteira assinada 44 hs! Obg peas informações e sou um assinante da Suno tbm! Abc
Casar ou comprar uma bicicleta? Vantagens e desvantagens são pessoais... O importante é ter base pra tomar as decisões corretas. Informação e reflexão são fundamentais. Valeu professor por expor vários pontos sobre o assunto. Abraço
Por que isso não é ensinado nas escolas? Bela Reflexão. Parabéns! Eu continuo acreditando na diversificação. Então tenho ações, FII, Renda Fixa e 01 imóvel próprio onde moro. Não podemos esquecer que nosso país as regras mudam muito rápido.
Na escola ensinam o básico para você poder ententer qualquer coisa que resolver aprender no futuro! Você entendeu este vídeo porque seus professores te ensinaram matemática, português, história etc.
Bom dia! Bom domingo a todos, o melhor dos mundos seria ter os dois, até como forma de diversificação dos investimentos, agora para quem está começando a vida profissional e iniciando uma família, sem dúvida nenhuma o melhor é pagar um aluguel mais barato e canalizar todos os rendimentos nos investimentos, fase de acumulação é a fase mais importante do ciclo de investimentos, se vc paga uma prestação muito alta de um imóvel que pode levar décadas para finalizar, isso pode atrapalhar sua acumulação de patrimônio e a sonhada independência financeira.
Baroni, estou aqui na Califórnia e sempre te acompanho ! Essa live foi muito, muito boa ! Você para mim além do conhecimento em FI é uma pessoa que se importa com a visão da Família para que não tenhamos problemas ! Estou focado nos meus investimentos de FI e sempre acompanhando você ! Abraços
Eu só tinha um imóvel (100mil) e uma dívida equivalente. Vendi o imóvel, mantendo a dívida. Desde março de 2019 investindo tenho mais que o valor da dívida investido, + 3meses de salário como reserva de emergência e o orçamento domestico saneado. E de brinde a cultura de investir.
@@wilmasantos2486 Que loucura esse povo tá falando em !? Se o cara só tem 100 k e tá na dúvida se vai comprar fii ou comprar uma casa de 100k, como pode o Baroni recomendar investir ? O cara vai morar onde ? na rua ? Cada uma...
Eu tenho o hábito de morar de aluguel em bairros diferentes conforme minha condição de vida vai mudando, trabalho, etc.. costumo morar perto do trabalho, se eu mudo de trabalho eu mudo de bairro junto. Não abro mão dessa mobilidade de jeito nenhum. Não entra na minha cabeça a ideia de fincar o pé num bairro e ficar preso nele a vida toda e com uma dívida ainda.
@KonicavaBR não tenho (nem terei) esposa e filhos. Meus pais moram no RJ e minhas irmãs cada uma já seguiu seu rumo, uma se casou e a outra se vira sozinha também.. somos todos na casa dos 30 anos já
@@esholder9941 Tem pessoas, exemplo desse questionamento e adjetivação aplicado no comentário acima, que acham que as desculpas deles para viver no modelo que eles acham correto, servem para todos, parte não aceita sua progressão financeira e sua tranquilidade em poder escolher. Financeiro, aliado a boas escolhas e alinhado com uma esposa com a mesma filosofia, pra mim é o melhor caminho!!
@@carina391 Então Carina, nunca paguei não viu. Eu costumo procurar na OLX ou WebQuarto, falo com o proprietario diretamente e sempre consigo achar um que não exige isso. Esse que estou agora nem contrato teve kkk só paga 1 aluguel e entra, como se fosse um pré-pago. Mas não exigem calção nem fiança, aqui em São Paulo tem muita opção assim sem muita burocracia. Boa sorte!!
Excelente live professor, se eu tivesse visto há 5 anos teria feito tudo diferente, mas nunca é tarde para mudanças , obrigado por disponibilizar seu tempo para este conteúdo didático 👍👏
Sou psicólogo e com certeza mais velho que vc (Tenho 56) te admiro muito....vc tem muita maturidade e equilíbrio. Extremamente ponderado. Sempre nos presenteia com muita reflexão e sabedoria. Vamos em frente!!@ Obrigado
Na minha experiência se quer valorizacao de imóveis compre terrenos e deixa lá se quer renda os fiis são melhores muito bons devido a vacância impostos manutenção inexistentes. Se quer comprar casa não financie nada e de preferência no Max 20% do seu patrimônio.
Ter Imovel de aluguel tbm é diversificar. Acho que tem espaço para os dois na carteira. Em relação á casa própria, acho que o trabalhador comum precisa ter estabilidade na vida e a casa própria indiretamente traz isso. Nessa fase que estamos faz total diferença em não se preocupar em pagar aluguel em caso de desemprego.
Como se agradece uma pessoa assim , sabias palavras, amigos que assistirem esse vídeo e outros procurem identificar as palavras Chaves ,isso faz a maior diferença , fica a dica.
Baroni muito bom esse vídeo. O meu pai sempre teve a ideia que precisamos ter patrimônio, mas ele é de uma época que imóveis (casa/terreno/sala comercial) era o único patrimônio que não se perdia valor. Ele começou a falar esse ano que "pode ser melhor buscar outros investimentos", porque viu que os imóveis valorizaram demais... e o aluguel não subiu na mesma proporção. A questão da família e manter a informação atualizada é muito importante. Lembrando que estamos em um pais onde não temos uma boa educação financeira.
Mestre da oratória Baroni, vc é o cara ! Agora eu acrescento que tudo depende do momento de vida do investidor. Uma pessoa com 25 anos tem o privilégio de errar ...já quem passou dos 45 tem esse privilégio muitooooo reduzido !!!
Comprei uma casa em 2009, com 24 anos. Na mesma semana que comprei, fui transferido. Nunca morei na casa, mas pelo menos o aluguel da casa paga o financiamento e sobra um valor.
Legal é meu caso. Meus pais nunca tiveram nada, eu só consegui iniciar os investimentos em 2017 sem nada também. Nunca tive investimento algum, então no meu caso tudo que eu comprar é válido. Ações e FIIs. Afinal de contas iniciei do zero. Estudo bastante, minha carteira já desvalorizou 49% na pandemia de 2020, já recuperei comprando na baixa e durmo tranquilo. O aprendizado está sendo o mais importante.
@@wilmasantos2486 Sim Wilma. Me especializando em weg e mais algumas. Só entro nas top. Onde tem rolo, estou fora. Empresa resiliente, com controladores dependendo do negócio. Opero pouco e estudo muito. Se estudar e entender o case, com 5 empresas você fica bem, Ah! E um stop loss de 25% abaixo do topo, faz bem pra todo mundo!
Acredito que qualquer investimento tem riscos (inclusive imóveis), então ter estômago e capacidade financeira para suportar as oscilações pode ser um fator determinante para decidir que caminho tomar.
Concordo com tudo o que disse, professor Baroni. Tem outra questão não pontuada, e que torna os fiis infinitamente superiores, do ponto de vista financeiro, que é a possibilidade de reinvestir os aluguéis no mesmo negócio. Quantos aluguéis vc precisa acumular para comprar outra casa? Uns 200? No caso dos FIIs, não, pois eles são cotas que representam frações muito pequenas de imóveis. Com os dividendos mensais, vc consegue comprar mais cotas, que gerarão proventos adicionais no período seguinte, aplicando assim a propriedade de crescimento composto. No caso do imóvel físico, o cara precisa ter centenas de casas para conceber esse mesmo crescimento, e ainda assim de uma forma muito menos eficiente.
Cai na besteira de financiar um apartamento com 28 anos, hoje to com 34 e pagando essa merda. Fazendo conta, poupando oq posso e prestes a vender o carro pra tentar me livrar desse fardo. Atrasou muito minha vida pagar essa quantidade absurda de juros pro banco. Arrependimento total, além da vizinhança ser um bando de índio mal educado, quando eu quitar vou ter que passar pelo martírio de vender um imóvel.
Fiz o que a nossa cultura manda: aos 32, comprei um imóvel financiado em 20 anos pensando em morar nele, mas havia muitas variáveis, doomo o prof falou, Reformei completamente, quitei em 4 anos. Casei, mais nunca morei nele. Há uns 6 anos alugo ele, e hoje me dá entre 5 e 6%aa. Se esse dinheiro estivesse em FII, certamente eu conseguiria yield maior, mas jamais teria acumulado o valor que vale o meu imóvel em FIIs. Ou seja, apesar de não ter seguido o plano inicial, comprar um imóvel foi a melhor decisão.
Essa é a diferença o imóvel físico aumenta por ano além do aluguel que também tem aumento. Ou seja o valor cresce em ambos lado e melhor o governo e a economia não interfere no aumento do bem.
Eu sou a favor dos Fiis, mas tive uma experiência que me fez refletir. A antiga proprietária do imóvel que aluguei para morar era profundamente mal educada, grossa e invasiva. Se você pega dois ou três locadores assim vai viver mudando de imóvel. Gostaria de saber a opinião do Baroni e dos colegas sobre isso. Para minha sorte eu já possuía imóvel próprio e acabei voltando para ele.
E enquanto você aplica no FII onde você mora? Num bom lugar, está feliz nesse local, ok, Mas se você mora mal e precisa ter uma moradia mais prazerosa.....Enfim, o melhor é investir em FII, na bolsa e ter um imóvel para morar sim.
A parte emocional pesa e muito, não é apenas ser racional. R.V. Vareia e o Brasil tradicionalmente é muito instável. Acredito que ter um Imóvel para morar é uma ótima escolha considerando a situação Brasileira ( mos EUA, Canadá por exemplo moraria tranquilamente de aluguel ) . É muito relativo , concordo contigo Baroni cada caso é um caso , minha filha por exemplo comprou uma casa próximo ao Shop Parque da Cidade em S.P. por 300K gastou 100 K na Reforma em Setembro 2020, e em 5 anos quitará o investimento. Deixou de pagar aluguel, teve ganho de Capital ( hoje vale mais de 600K ) foi um ótimo negócio pois além de tudo vai a pé ao trabalho( em S.P. morar ao lado do trabalho é um sonho). Existem oportunidades que não podem ser desperdiçadas.
Parabéns pelo trabalho professor eu sou um pequeno construtor de casas d aluguel em geral tenho vários aluguéis desde parceira com imobiliária chácaras barracão tem muito constrangimento mesmo
O problema é ter que pagar um aluguel de 2k! Mesmo tendo 300k se você é conservador terá no máximo 100k em renda variável... Isso da 700 reais em dividendos. Às vezes vale a pena comprar uma casa financiada e ter uma parcela menor do que o aluguel... Sei lá 1k de parcela... E ir investindo devagar...
700 reais em dividendos, mas deve se usar uma parte desses 700 e aplicar no capital da fiis ou investir em outro capital para acompanhar a inflaçao ne ? guardar 100 e usar so 600 pra compensar pelo menos como se o 100k estivesse na poupança rendendo 0,2 % ? ou só de estar aplicado na fiis ele ja corrige juros fora dividendos ?
@@massa5808 você tem razão... O ideal é reaplicar uma parte dos rendimentos pra preservar o patrimônio. Fiis de tijolo distribuem na casa de 0,5% de dividendos e se os imóveis forem bons a tendência da cota é valorizar... Fiis de papel tendem a negociar a vp... Mas pagam um provento maior 0,8 / 0,9%
Se eu quiser não comprar uma casa eu n compro, agora convencer ou n convencer alguém de comroar ou não já eh outros 500...msm eu sabendo q eu posso ter mto mais retorno em fii, isso n significa q irá ser o msm para alguém q n sabe nd sobre isso, ou q tem o sonho da casa própria... Eu sou fii 100%, eu mostraria os pros e contras de um fii, aluguel, casa própria... Porém a decisão fica por conta da pessoa... N tem mto o certo ou errado
Sem dúvidas uma questão extremamente pessoal... Porém, Baroni explicou muito bem essa questão na Live.. Parabéns, Professor! Passa lá no *Tenha Ativos* 🚀💲
Tenho imoveis alugados. O custo de manutenção em detrimento do v alor do aluguel recebido não compensa. Os ganhos em fundo imobiliarios que aplico, me rendem muito mais. Ademais o IPTU e condominio são valores que não voltam. Os imoveis precisam de reforma. ,
Estou vendendo alguns imoveis com condominio alto e comprando outros com condominio baixo, se ficar vazio alguns meses vc perde todo o rendimento do ano. Os melhores sao casas de rua em bairro de classe media baixa, tenho inquilinos muito antigos, que era do meu avo, foi do meu pai, e hj sao meus rss
Eu tenho aplicação porém meu pai tem 5 casas alugadas , se tirar a média de ganhos dele , eu ganho mais com um patrimônio menor em alguns anos minha média foi o triplo , mesmo considerando as ocilacoes eu ganhei mais na média que meu pai com os imóveis , fora os prejuízo manutenção quando sai o inquilino , nunca todos imóveis estão alugados e nunca consegue manter um valor médio , para manter o imóvel ocupado tem que seder ...fora quando está vazio sujeito a roubo , vandalismos , que já aconteceu várias vezes .... Porém meu pai é aquele Sr que usa telefone de Flip antigo que não usa internet para nada e para ele bem ou mal é algo dentro da suas limitações .
Nessa pandemia, decidi sair do aluguel. Mas eu sou casado. Hoje os fundos me rendem a conta de luz. Reinvisto os dividendos. Único imóvel que compraria (daqui 5 anos) seria um sítio. Eu gosto muito de renda variável. Meu objetivo é renda passiva em FIIs de no mínimo R$2000,00por mês. Daqui 20 anos eu chego lá.
Pago 70% do aluguel com meus fii e estou acumulando bem todo o mês. Porém, com meu montante em fii, não conseguiria comprar o apt em que moro, teria 50% da grana
A melhor frase que já ouvi é que finanças pessoas devem ser tratadas como uma empresa, o fluxo de caixa é muito importante, se vc está se endividando pra manter aquela casa, faz mais sentido vender, viver de aluguel, pagar aquele passivo e investir o restante pra gerar um fluxo de caixa
Professor, posso dar uma sugestão (POLEMICA PRA CARAMBA) de pauta: Fii's x Imóvel comercial. (com intuito de locação, e com intuito de uso para empresa própria). Acho q é uma bela matéria pra ser explorada! Abs
Que vídeo genial, equilibrado e construtivo, deveria ser apresentado nas reuniões de família. Em minha modesta opinião, sei que financeiramente não vale a pena o imóvel próprio, mas o fator psicológico faz com que eu mantenha meu financiamento (juros de 5% aa) e faça investimentos em paralelo (obviamente em menor capacidade).
Professor, muito bom o vídeo, isso é uma decisão muito pessoal, mas casa pra mim hoje é um sonho realizado, e invisto em fundos, acompanho muito seus vídeo, muito obrigado por compartilhar sua sabedoria....
𝐌𝐚𝐧𝐮𝐚𝐥 𝐆𝐑𝐀𝐓𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐝𝐨 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐝𝐨𝐫: bit.ly/3ntidG6
𝐄𝐛𝐨𝐨𝐤 𝐆𝐑𝐀𝐓𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐅𝐈𝐈𝐬: bit.ly/34PmYBA
Baroni, seria bacana mostrar alguns cálculos para mostrar a diferença é o quanto mudar alguma premisa pode impactar na decisão.
Antes eu tinha um apartamento próprio e vivia para pagar as contas, condomínio caro, reforma de fachada, iptu caro, conta de luz, etc, e todos as contas eu pagava com o meu salário sem sobrar nada para investir, com o tempo a inflação foi comendo meu poder de compra e meu salário não acompanhou, até chegar ao ponte de ter que vender o imóvel para pagar dívidas, com o dinheiro que sobrou apliquei em LCI e fui morar de aluguel em um local mais afastado sem condomínio, mas com o tempo o LCI começou a render cada vez menos, aí aprendi a comprar dólares e aplicar com rendimentos mensais próximo a 1%, e fui gradativamente comprando tudo que tinha em dólar 85% do meu patrimônio, hj graças a Deus não tenho mais do que reclamar, além do rendimento que tenho em dólares que complementam meu salário, o dolar valorizou muito e o imóvel que eu vendi continua o mesmo preço, ou seja, se eu quisesse poderia voltar lá e recomprar meu antigo imóvel que ainda sobraria dinheiro, mas aí eu voltaria a viver para pagar contas e me endividar novamente, hj eu gasto mais do que eu ganho de salário, pois somando com as aplicações dobrei meus rendimentos, e voltei a viver com fartura, e ainda estou enriquecendo a cada dia porque reaplico o que não gastar. Minha experiência com fundos imobiliários também não foi boa, sorte que comprei apenas 5 mil no começo do ano e estou no prejuízo até hj, assim que sair do prejuízo vou trocar tudo por dolar, fica a dica :)
@@mateusquirino3962 Você compra e vende dólar, é isso?
@@johnnygado6200 Sim Felipe, hj em dia eu me especializei em comprar e alugar dólares para quem quer alavancar no trade, também compro na baixa e vendo na alta, mas é difícil de explicar isso em poucas palavras levei anos para aprender a não perder dinheiro, por exemplo: não troco dolar por real devido as altas taxas no brasil, troco dolar por euro, iens e etc e vice versa.. em exchanges internacionais.
@@mateusquirino3962 Forex?
Não sei se vocês entendem o quanto é significativo esse tipo de conteúdo, educação financeira. Obrigado por dicipar este conhecimento.
Esse vídeo é de utilidade pública! Se todos os brasileiros tivessem interesse nesse tipo de conteúdo seria muito bom!!
diSSipar? acho que dissipar significa algo contrario ao que quis dizer...
Fernando creio que você quis dizer “disseminar” ;)
Conteúdo top! Foquem no contexto. Sim o Fernando errou na escrita e no significado. Em relação ao vídeo ele acertou! O conteúdo é massa.
Reserva de emergência/ oportunidade Sofisa Direto tem cdb 110% do CDI liquidez diária , Abra sua conta e invista para nós dois ganharmos R$ 50 em bônus ao investir 1000
sd.sofisadireto.com.br/MGM/IndiqueEGanhe/?codigo=ALS1033957
Eu posso dizer que troquei duas casas que tinha, uma em Floripa e outra em Peruibe-SP por fundos imobiliários. Ganho mais com eles e preocupação quase zero. Já tenho 50 anos e essas casas estavam comigo há 30. Quantos problemas, consertos, vacâncias, imobiliárias eu tive nesse tempo. Eu hoje moro de aluguel e não tenho problema nenhum com isso, mas cada um sabe o quer. Parabéns Baroni
Ayrton Moura Obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua trajetória como investidor.Eu tenho 27 anos e,estou na busca da minha independência financeira,mas mesmo depois q eu conquistar minha independência financeira,vou morar de aluguel do mesmo jeito.até pq quando eu atingir.Eu quero morar em outros lugares e não quero ficar preocupado com o imóvel.
E como você lida com a variação das cotas? como você diversificou?
@@NeiRauniSantos Oi Nei, eu sigo a planilha do Baroni (Suno) e do Jacinto (Funds), acho que no começo é fundamental, ter uma ajuda. Depois vc vai aprendendo. Tenho todos os setores, e com 2 ou 3 ativos em cada um deles. Tenho 20 FIIs no total. Boa sorte.
Que continue assim. Sucesso.
@@ayrtonmoura7122 legal, vou procurar essa planilha. Tem o link pra compartilhar aí?
Eternamente grato por esse trabalho que o professor Baroni presta gratuitamente à sociedade. Com a ajuda dele, ano passado consegui esclarecer à minha esposa e família, o quanto seria positivo (no nosso cenário), vender o apartamento. Saímos de um financiamento de 25 anos 8,5% de juros a.a. Embora a parcela fosse baixa e o ap bem localizado, ficamos reféns de um condomínio velho onde a taxa só aumentava, e também estávamos quase cedendo à uma reforma de 25k, que não somaria nada no preço do imóvel. Hoje estamos com o dinheiro bem aplicado, na liberdade do aluguel morando em um apartamento novo, prático e estratégico. Este ano teremos filhos e com certeza o ap em que estamos hoje não irá atender, poderemos ir para um local melhor, sem prejuízo nenhum.
Em alguns casos, como o meu, que tem filhos, ter um imóvel faz mais sentido, pois a preocupação de fim de contrato de aluguel, a preocupação de ter que mudar, crianças perdendo os colegas do prédio, perdendo referência, impacta seu trabalho, impacta até as suas análises de investimento. Ficar tranquilo é melhor para o meu investimento, meu trabalho, minha relação com os filhos e esposa. Claro, tem que ver caso a caso, pois eu consigo pagar a parcela do imóvel, e investir uma quantia boa. Tem casos que a pessoa mal tem para pagar o financiamento.
Pela minha perspectiva trata-se apenas de um viés comportamental q gerou uma crença limitante, inclusive mt parecida com algo q vivi e num período futuro descobri q estava longe d ser como eu IMAGINAVA
Compartilhando minha experiência: comprei um apartamento na planta pra morar em 2011 (moro na cidade do Rio de Janeiro) naquele período especulativo pré - copa, pré olimpíada. Dei entrada e financiei pela Caixa. Um amigo do trabalho me aconselhou arriscar numa segunda unidade no mesmo empreendimento e arrisquei, apostando na valorização. Entrei no apartamento que moro faltando pouco pra quitar e quitei em um ano, pois adiantei muitas parcelas, o que não deu pra fazer com o outro. Cheguei a alugar o outro apartamento por contrato direto por um tempo e ainda consegui um aluguel por temporada na época das Olimpíadas usando o Air Bnb. Depois o apartamento ficou vazio na minha tentativa frustrada de vendê-lo. Houve um caso que eu assinei promessa de compra e venda, mas o comprador desistiu. Como deu uma entrada pequena porque ia financiar e dar entrada dr FGTS no financiamento, foi pouco dinheiro que ele perdeu pra mim. Depois disso voltei a alugar o apartamento e só no final do ano passado foi quitado. Resultado: a valorização dele no mercado equivale a tudo que paguei nele desde 2011. Ele valorizou em relação a 2011 e é bem provável que se eu não o quitasse, o financiamento iria corroer ainda mais o valor dele... Se eu for vender ainda corro o risco de ficar no prejuízo com a taxa de corretagem da imobiliária então é provável que eu acabe vendendo sem intermediário pra pelo menos ficar no zero a zero.
Se eu tivesse investido em FIIs desde 2011 ao invés de ter comprado um segundo apartamento especulando valorização e como renda de aluguel, a situação seria outra completamente diferente. Mas infelizmente comecei a investir em bolsa com mais consistência somente em 2018...
Então, meu conselho: se for adquirir imóvel pra fazer renda com aluguel, esqueçam, vai direto pro FII. Nisso não tem o que pensar. Se estudar e selecionar os ativos direitinho se der ruim vai ser azar ou coisa que você não tem controle, como uma pandemia de COVID19 no meio do caminho.
Já em relação a adquirir imóvel pra morar ou morar alugando um imóvel, as colocações do prof. Baroni devem ser levadas em consideração. Uma coisa que ele também não mencionou, é que no seu imóvel você pode fazer a modificação que quiser. No de um locador além de autorização nem sempre você consegue um abatimento no aluguel pelo que gastou com as melhorias. Então quem for escolher morar de aluguel precisa dar sorte de encontrar um lugar que precise de pouca coisa pra ficar com a sua cara e te dar prazer de morar ali. Hoje ainda moro de imóvel próprio, mas estudo futuramente morar de aluguel depois que vender meus imóveis.
Adorei a sua história, me ajudou ;)
@KonicavaBR mas também comprar imovel financiado pra investimento, é bem claro que vai dá trabalho e até prejuizo, porém, se levar pro lonnngo tempo, assim como investimentos variaveis,poderá quem sabe dá bons lucros. Porque afinal, se o banco e a construtura nao ganhar, também nao terão chance a maioria das pessoas que nao tem dinheiro a vista pra comprar imovel, ou entao ter disciplina pra juntar 20anos e se calhar o dinheiro some e nada de apartamento a vista, é complicado. Sei que ha outros paises com outras opçoes, mas aqui é Brasil e é desse jeito, nao tem muito pra onde correr.
Excelente relato amigo, muito obrigado por compartilhar
O problema de morar de aluguel nesse país, pelo menos em cidade grande, é q o aluguel leva quase toda sua renda e não sobra nada p investir e nem p comprar. E qd o país não está em crise, os locatários aumentam o aluguel de forma absurda, como aconteceu aqui no Rio e vc é obrigado a se mudar de uma hora p outra. Muitas vezes os imóveis de preço razoável, estão caindo aos pedaços. E os melhorzinhos e em lugares perto do trabalho, lugares seguros... estão o olho da cara. Viver de aluguel aqui no Rio de Janeiro é revoltante!! E o pior é q p comprar então... se tornou impossível sem financiamento. Mesmo vendendo um imóvel.
O negócio é mudar de cidade.
Só não concordo na parte de fazer algo no imóvel alugado...
Pensa assim, tu financia ou compra um AP, ele vale 100k, tu troca o piso, ele vai valer mais? Não, continua valendo 100k, então, as melhorias em um imóvel alugado dão no mesmo... Claro q tem q ficar um longo tempo naquele imóvel, e tb não vai fazer uma reforma de gastar 50% do valor do imóvel.. 😁😁
Vendi minha casa, quitei a dívida com o banco, investi 30% em fii's e somente com isso já pago o aluguel, internet e água. O restante deixei diversificado em.acoes, cdbs e tesouro
Boa tarde, Roni. Quais Fiis você investe? Tenho estudado sobre renda variável, prefiro sempre ações que Fiis, mas acredito que se meu aporte fosse grande pensaria nos Fiis.
@@aprendendocomjuju7907 olá Raquel. Virei o ano com 15 fii's mas a rentabilidade estava baixa. Fui filtrando e estudando todos e hoje em dia estou somente com rect , TGAR e hctr. Em média me dão 10% ao ano
@@roniandrade obrigada por responder. Rendimentos excelentes. Vou estudá-los.
HCTR eu não conheço, mas tenho TGAR e RECT na carteira. Julgo que sejam bons na estrutura e no rendimento, mas tem que tomar cuidado porque têm pouca liquidez comparados a grandes FIIs do mercado, como KNRI, HGLG e MXRF.
@@fabriciovilela77 me passa seu email e quais documentos você quer, mentiroso é o teu rabo
Lúcido.....coerente....sóbrio....vc é fera professor, parabéns....
Eu tenho uma casa de 400 mil alugada e tenho 200 mil em FII, apartamento próprio onde moro.
Não vendi nenhum e não compro mais imóveis, a não ser se for galinha morta, aí vale a pena comprar! Segredo é diversificar!
O melhor conteúdo é a informação, estudo, conhecimento, etc...fazendo o "dever" de casa saberemos a nossa, é só nossa verdade. Não devemos seguir "verdades" de pessoas que possuem outro patrão de vida que não corresponde com o nosso!!! Professor barone, simplesmente o melhor!!!!!!
Por isso não deixo de assistir e assimilar esses conhecimentos. Prof Baroni, obrigado por colocar seu conhecimento e tempo disponíveis para o nosso crescimento. I felizme te esses 20 que negativaram o video não tem visão e futuro. Muito obrigado.
Acabei de vender um apartamento de 02 quartos que havia comprado totalmente financiado. Financiei R$ 200.000'00 reais na CEF há 05 anos. A prestação inicial era de R$ 2.713,00 e hoje estava em R$ 2.547,00 . Estava pagando anualmente R$ 30.000,00. Nesse período de 05 anos já paguei à CEF aproximadamente R$ 220.000, 00 e ainda estava devendo R$ 192.600,00. Um péssimo negócio. Nunca mais entro em financiamento imobiliário. Não aconselho ninguém a entrar em financiamento. Aconselho sim a construir a própria casa.
Excelente visão, essa coisa de enraizar o dinheiro num imóvel é complicado...... Mas para quem é casado tem filhos é realmente decisão familiar... Cada caso é um caso...
Que Live!!!👏🏽👏🏽👏🏽. Que Enriquecedor !!! Comecei a investir em Junho 19 tenho 42 anos e lamento muito por ter Começado apenas há um ano atrás, porém tenho seguido e aportado em Fiis e Ações. Buscando 2 Objetos a quitação de um imóvel familiar adquirido em 2014 e a construção da Renda Passiva. Confesso que se em 2014 tivesse o conhecimento que tenho hoje NÃO teria adquirido o imóvel, más como adquiri prossigo rumo a quitação deste e após isto partir com muita intensidade para a liberdade financeira.
parabéns! tenho 38 e com investimentos em ações, vendi elas q comprei apartamento, agora vou começar a investir novamente mas sem preocupação de pagar aluguel
Ótima live. Professor, parabéns pelo trabalho de conscientização financeira e revisão de dogmas econômicos-culturais de nossa sociedade.
Esse vídeo é sobre a maior conversa que um casal jovem do séc. 21 pode tomar como base para planejar e ser a futura família feliz e exemplar como casal de sucesso.
Negócio é comprar um trailer e viver rodando kkkk
Mito e cagar na rua
não . comprar carro é despesa ; tem que investir o dinheiro do carro e puxar o trailer a pé.
Gasolina aqui no meu Estado por R$ 5,60 ou pagar Estacionamento R$ 2,00 por hora. Kkkkkk
trailer paga IPTU e IPVA?? hahahahahah
@@RamonBezerril verdade agora já não dá nem pra rodar, gasolina a 7 aqui no RS, ainda dá pra comprar um trailer mas vai ter que ficar parado 🤣
Só um exemplo Tord11 valor por cota 10,31 dividendo 0,20 mês 10. Um apartamento de 250k você não tira mais que 1200 de aluguel.
Se aplicasse tudo em Tord11 4859,00 de renda passiva nesse mês. 🙂 e nas piores das hipóteses com o dividendo a 0,07 dividendo a 1697,00. Ainda é melhor que um apartamento que irá te gerar gasto de manutenção todo mês e travar seu dinheiro.
PS: sou novato, coloquei minha opinião.
Claro mantendo sempre a importância de uma carteira diversificada
Pessoas mais velhas precisam de imóvel próprio. Ficar se mudando de imóvel não é muito saudável pois estraga os móveis, risca os eletrodomésticos, coisas se quebram. Mas quando se é jovem e ainda trabalha comprar imóvel é besteira.
Só o fato da liquidez, não ter inquilino direto e não ter que gerenciar manutenção...eu vou de FI`s....se me der IPCA + 3% estou feliz demais.
Investidores se convencem que alugar é melhor do que comprar, aumenta a oferta de imóveis, o preço cai, mercado de construção civil fica desaquecido, o déficit habitacional aumenta, alugueis começam a ficar mais caros, investidores voltam a ter interesse em comprar imóveis residenciais, demanda por imóveis aumenta, preço dos imóveis também aumenta, um novo "boom" imobiliário se inicia. Então o ciclo recomeça...
Show de Bola!
@Professor Baroni
Gostei da sinceridade e fluidez com que vc fala. Transparece um bom conhecimento do assunto. Ganhou mais um inscrito!
Hoje dia 15 caíram os dividendos da maior parte dos FIIs (alguns poucos apenas pagam antes ou depois). Abri o extrato da corretora e chamei minha esposa. Sou eu que invisto, mas ambos economizamos muito e por isto é uma satisfação prestar contas a ela periodicamente neste momento de formação de patrimônio.
Eu também faço isso e AMO. Todo dia 15
Que lindo cara...Confesso que escorreu uma lagrima do meu olho esquerdo. Parabéns em nome do amor...
😂
@@joshuademoraes kkkk
Baroni, vc é o melhor analista de Fii's do Brasil. Muito obrigado
Excelente! Professor expôs de forma ímpar os fatores que devem ser levados em conta, alem de abranger o maior número possível de argumentos. Mais uma super aula! Vídeo para ver novamente e recomendar aos amigos! Me ajudou pra caramba!
Que video bacana. Exatamente assim. Passei por essa situação de questionamentos... Parabéns Baroni
Parabéns Baroni, excelente vídeo! Sou um colega médico tbm q a partir desse anos comecei a me educar financeiramente e investir pois estou cansado de ver colegas médicos com 60 anos e trabalhando em porta de hospital trabalhando mais do q uma pessoa carteira assinada 44 hs! Obg peas informações e sou um assinante da Suno tbm! Abc
Casar ou comprar uma bicicleta? Vantagens e desvantagens são pessoais... O importante é ter base pra tomar as decisões corretas. Informação e reflexão são fundamentais. Valeu professor por expor vários pontos sobre o assunto. Abraço
Excelente exclarecimento. Transparente e honesto.
Por que isso não é ensinado nas escolas? Bela Reflexão. Parabéns!
Eu continuo acreditando na diversificação. Então tenho ações, FII, Renda Fixa e 01 imóvel próprio onde moro. Não podemos esquecer que nosso país as regras mudam muito rápido.
Na escola ensinam o básico para você poder ententer qualquer coisa que resolver aprender no futuro! Você entendeu este vídeo porque seus professores te ensinaram matemática, português, história etc.
Parabéns Baroni pelas reflexões, muito coerentes e úteis a todos nós!!!
Bom dia!
Bom domingo a todos, o melhor dos mundos seria ter os dois, até como forma de diversificação dos investimentos, agora para quem está começando a vida profissional e iniciando uma família, sem dúvida nenhuma o melhor é pagar um aluguel mais barato e canalizar todos os rendimentos nos investimentos, fase de acumulação é a fase mais importante do ciclo de investimentos, se vc paga uma prestação muito alta de um imóvel que pode levar décadas para finalizar, isso pode atrapalhar sua acumulação de patrimônio e a sonhada independência financeira.
Baroni, estou aqui na Califórnia e sempre te acompanho !
Essa live foi muito, muito boa !
Você para mim além do conhecimento em FI é uma pessoa que se importa com a visão da Família para que não tenhamos problemas !
Estou focado nos meus investimentos de FI e sempre acompanhando você !
Abraços
Junior Califórnia
Californo. Ta pegando fogo ai?
@@joshuademoraes Esta de boa rsrs
É igual as notícias da Amazônia !
Eu só tinha um imóvel (100mil) e uma dívida equivalente. Vendi o imóvel, mantendo a dívida. Desde março de 2019 investindo tenho mais que o valor da dívida investido, + 3meses de salário como reserva de emergência e o orçamento domestico saneado. E de brinde a cultura de investir.
E em marco de 2020 nada aconteceu nesse seu plano? Parabens, rsrs
@@wilmasantos2486 Que loucura esse povo tá falando em !? Se o cara só tem 100 k e tá na dúvida se vai comprar fii ou comprar uma casa de 100k, como pode o Baroni recomendar investir ? O cara vai morar onde ? na rua ? Cada uma...
@@wilmasantos2486 todos comentários que leio teu tem uma fumaça de urubu do pessimismo.... Deus me livre
100 mil investido - 100 mil de dívida = 0.
@@afs3346 Quase certo. A conta correta é dívida de 100 mil - 100 mil de investimento = 0 parcela
Prof. Baroni é sempre ponderado nos comentários, e explica com muita clareza.
Parabéns Professor.
O que eu precisa ouvir. A mais racional argumentação a respeito do tema. Me ajudou demais!
Eu tenho o hábito de morar de aluguel em bairros diferentes conforme minha condição de vida vai mudando, trabalho, etc.. costumo morar perto do trabalho, se eu mudo de trabalho eu mudo de bairro junto. Não abro mão dessa mobilidade de jeito nenhum. Não entra na minha cabeça a ideia de fincar o pé num bairro e ficar preso nele a vida toda e com uma dívida ainda.
@KonicavaBR não tenho (nem terei) esposa e filhos. Meus pais moram no RJ e minhas irmãs cada uma já seguiu seu rumo, uma se casou e a outra se vira sozinha também.. somos todos na casa dos 30 anos já
@@esholder9941 Tem pessoas, exemplo desse questionamento e adjetivação aplicado no comentário acima, que acham que as desculpas deles para viver no modelo que eles acham correto, servem para todos, parte não aceita sua progressão financeira e sua tranquilidade em poder escolher. Financeiro, aliado a boas escolhas e alinhado com uma esposa com a mesma filosofia, pra mim é o melhor caminho!!
Quando vc aluga, vc paga seguro fiança?
@@carina391 Então Carina, nunca paguei não viu. Eu costumo procurar na OLX ou WebQuarto, falo com o proprietario diretamente e sempre consigo achar um que não exige isso. Esse que estou agora nem contrato teve kkk só paga 1 aluguel e entra, como se fosse um pré-pago. Mas não exigem calção nem fiança, aqui em São Paulo tem muita opção assim sem muita burocracia. Boa sorte!!
@@carina391 Aqui no RJ e a mesma, coisa!
Bom dia! Meus parabéns Prof. Baroni! Sempre muito lúcido nas suas palavras!!
Prof baroni é um monstro. Gosto demais do ponto de vista e articulação dele. Fantastico
Conteúdo obrigatório para ser compartilhado com toda a família. Sensacional o seu trabalho professor. Muito obrigado mesmo.
Conteúdo baseado em experiência. Muito útil.
Excelente live professor, se eu tivesse visto há 5 anos teria feito tudo diferente, mas nunca é tarde para mudanças , obrigado por disponibilizar seu tempo para este conteúdo didático 👍👏
Sou psicólogo e com certeza mais velho que vc (Tenho 56) te admiro muito....vc tem muita maturidade e equilíbrio. Extremamente ponderado.
Sempre nos presenteia com muita reflexão e sabedoria.
Vamos em frente!!@
Obrigado
Na minha experiência se quer valorizacao de imóveis compre terrenos e deixa lá se quer renda os fiis são melhores muito bons devido a vacância impostos manutenção inexistentes. Se quer comprar casa não financie nada e de preferência no Max 20% do seu patrimônio.
Obrigado, professor Baroni, por compartilhar seu conhecimento de forma tão sábia!
Já assisti vários e esse é o melhor vídeo sobre esse assunto porque não fica só na matemática. Parabéns, professor!
Grande Prof. Baroni! 30 minutos que fazem diferença para uma vida💎
Ter Imovel de aluguel tbm é diversificar. Acho que tem espaço para os dois na carteira.
Em relação á casa própria, acho que o trabalhador comum precisa ter estabilidade na vida e a casa própria indiretamente traz isso. Nessa fase que estamos faz total diferença em não se preocupar em pagar aluguel em caso de desemprego.
Não pude assistir ao vivo, mas vídeo extremamente sincero e realista. Concordo plenamente em tudo que foi tratado.
Como se agradece uma pessoa assim , sabias palavras, amigos que assistirem esse vídeo e outros procurem identificar as palavras Chaves ,isso faz a maior diferença , fica a dica.
Muito Obrigada, Baroni. Excelente Live. Forte Abraço.
Baroni muito bom esse vídeo.
O meu pai sempre teve a ideia que precisamos ter patrimônio, mas ele é de uma época que imóveis (casa/terreno/sala comercial) era o único patrimônio que não se perdia valor.
Ele começou a falar esse ano que "pode ser melhor buscar outros investimentos", porque viu que os imóveis valorizaram demais... e o aluguel não subiu na mesma proporção.
A questão da família e manter a informação atualizada é muito importante. Lembrando que estamos em um pais onde não temos uma boa educação financeira.
Parabéns Professor Baroni por conseguir colocar de maneira muito simples e didática um assunto onde muitas vezes 2+2=5!!
Muito boa esta live. Parabéns!
Conhecimento é tudo!
Parabéns pelo conteúdo.
Mestre da oratória Baroni, vc é o cara !
Agora eu acrescento que tudo depende do momento de vida do investidor. Uma pessoa com 25 anos tem o privilégio de errar ...já quem passou dos 45 tem esse privilégio muitooooo reduzido !!!
Comprei uma casa em 2009, com 24 anos. Na mesma semana que comprei, fui transferido. Nunca morei na casa, mas pelo menos o aluguel da casa paga o financiamento e sobra um valor.
Legal é meu caso. Meus pais nunca tiveram nada, eu só consegui iniciar os investimentos em 2017 sem nada também. Nunca tive investimento algum, então no meu caso tudo que eu comprar é válido. Ações e FIIs. Afinal de contas iniciei do zero. Estudo bastante, minha carteira já desvalorizou 49% na pandemia de 2020, já recuperei comprando na baixa e durmo tranquilo. O aprendizado está sendo o mais importante.
rsrs, mas nao fique muito tranquilo nao que esse mundo é de incertezas, diversifique e fique esperto, continue estudando.
@@wilmasantos2486 Sim Wilma. Me especializando em weg e mais algumas. Só entro nas top. Onde tem rolo, estou fora. Empresa resiliente, com controladores dependendo do negócio. Opero pouco e estudo muito. Se estudar e entender o case, com 5 empresas você fica bem, Ah! E um stop loss de 25% abaixo do topo, faz bem pra todo mundo!
Acredito que qualquer investimento tem riscos (inclusive imóveis), então ter estômago e capacidade financeira para suportar as oscilações pode ser um fator determinante para decidir que caminho tomar.
Nota 10 Top Vide o professor
Barone
Concordo com tudo o que disse, professor Baroni. Tem outra questão não pontuada, e que torna os fiis infinitamente superiores, do ponto de vista financeiro, que é a possibilidade de reinvestir os aluguéis no mesmo negócio. Quantos aluguéis vc precisa acumular para comprar outra casa? Uns 200? No caso dos FIIs, não, pois eles são cotas que representam frações muito pequenas de imóveis. Com os dividendos mensais, vc consegue comprar mais cotas, que gerarão proventos adicionais no período seguinte, aplicando assim a propriedade de crescimento composto. No caso do imóvel físico, o cara precisa ter centenas de casas para conceber esse mesmo crescimento, e ainda assim de uma forma muito menos eficiente.
excelente informações meu amigo!!!!!
Cai na besteira de financiar um apartamento com 28 anos, hoje to com 34 e pagando essa merda. Fazendo conta, poupando oq posso e prestes a vender o carro pra tentar me livrar desse fardo. Atrasou muito minha vida pagar essa quantidade absurda de juros pro banco. Arrependimento total, além da vizinhança ser um bando de índio mal educado, quando eu quitar vou ter que passar pelo martírio de vender um imóvel.
oxe ta doidao, vc pode vender imovel financiado. Nao sabia nao?
Que palestra show, já os 5 primeiros minutos já vale muito como incentivo a pensar.
Parabéns Baroni. Excelente vídeo.
muito bom ouvir pessoas inteligentes! abrimos a mente, evoluimos !
Parabéns pelo vídeo e a forma que colocou o assunto sem paixão.
Cara tu ê um genio. .e inteligência ou premonição. Tu respondeu tudas.minhas duvidas.
Fiz o que a nossa cultura manda: aos 32, comprei um imóvel financiado em 20 anos pensando em morar nele, mas havia muitas variáveis, doomo o prof falou, Reformei completamente, quitei em 4 anos. Casei, mais nunca morei nele. Há uns 6 anos alugo ele, e hoje me dá entre 5 e 6%aa. Se esse dinheiro estivesse em FII, certamente eu conseguiria yield maior, mas jamais teria acumulado o valor que vale o meu imóvel em FIIs. Ou seja, apesar de não ter seguido o plano inicial, comprar um imóvel foi a melhor decisão.
Essa é a diferença o imóvel físico aumenta por ano além do aluguel que também tem aumento.
Ou seja o valor cresce em ambos lado e melhor o governo e a economia não interfere no aumento do bem.
Eu sou a favor dos Fiis, mas tive uma experiência que me fez refletir. A antiga proprietária do imóvel que aluguei para morar era profundamente mal educada, grossa e invasiva. Se você pega dois ou três locadores assim vai viver mudando de imóvel.
Gostaria de saber a opinião do Baroni e dos colegas sobre isso. Para minha sorte eu já possuía imóvel próprio e acabei voltando para ele.
Olá Baroni, parabéns, ótimas reflexões, obrigada por compartilhar conosco!!
Vídeo/live bem esclarecedora
Prof. Baroni show de bola!
Não tem jeito professor Baroni é onde vou na certeza sobre fiis não tem jeito credibilidade 100%
E enquanto você aplica no FII onde você mora? Num bom lugar, está feliz nesse local, ok, Mas se você mora mal e precisa ter uma moradia mais prazerosa.....Enfim, o melhor é investir em FII, na bolsa e ter um imóvel para morar sim.
Parabéns! Excelente live!
A parte emocional pesa e muito, não é apenas ser racional. R.V. Vareia e o Brasil tradicionalmente é muito instável. Acredito que ter um Imóvel para morar é uma ótima escolha considerando a situação Brasileira ( mos EUA, Canadá por exemplo moraria tranquilamente de aluguel ) . É muito relativo , concordo contigo Baroni cada caso é um caso , minha filha por exemplo comprou uma casa próximo ao Shop Parque da Cidade em S.P. por 300K gastou 100 K na Reforma em Setembro 2020, e em 5 anos quitará o investimento. Deixou de pagar aluguel, teve ganho de Capital ( hoje vale mais de 600K ) foi um ótimo negócio pois além de tudo vai a pé ao trabalho( em S.P. morar ao lado do trabalho é um sonho). Existem oportunidades que não podem ser desperdiçadas.
Parabéns pelo trabalho professor eu sou um pequeno construtor de casas d aluguel em geral tenho vários aluguéis desde parceira com imobiliária chácaras barracão tem muito constrangimento mesmo
O problema é ter que pagar um aluguel de 2k! Mesmo tendo 300k se você é conservador terá no máximo 100k em renda variável... Isso da 700 reais em dividendos.
Às vezes vale a pena comprar uma casa financiada e ter uma parcela menor do que o aluguel... Sei lá 1k de parcela... E ir investindo devagar...
Sim. Tudo depende, local onde vai alugar e tal.... Valores....
Concordo, aqui onde moro as parcelas do financiamento estão menores que o valor do aluguel. Então depende de a cada situação.
700 reais em dividendos, mas deve se usar uma parte desses 700 e aplicar no capital da fiis ou investir em outro capital para acompanhar a inflaçao ne ? guardar 100 e usar so 600 pra compensar pelo menos como se o 100k estivesse na poupança rendendo 0,2 % ? ou só de estar aplicado na fiis ele ja corrige juros fora dividendos ?
@@massa5808 você tem razão... O ideal é reaplicar uma parte dos rendimentos pra preservar o patrimônio.
Fiis de tijolo distribuem na casa de 0,5% de dividendos e se os imóveis forem bons a tendência da cota é valorizar...
Fiis de papel tendem a negociar a vp... Mas pagam um provento maior 0,8 / 0,9%
Se eu quiser não comprar uma casa eu n compro, agora convencer ou n convencer alguém de comroar ou não já eh outros 500...msm eu sabendo q eu posso ter mto mais retorno em fii, isso n significa q irá ser o msm para alguém q n sabe nd sobre isso, ou q tem o sonho da casa própria... Eu sou fii 100%, eu mostraria os pros e contras de um fii, aluguel, casa própria... Porém a decisão fica por conta da pessoa... N tem mto o certo ou errado
Acho que o ideal é nem 8 nem 80... melhor é ter os dois (casa e fiis)
Concordo contigo, acrescento que ter 3 a 4 imóveis de aluguel na faixa de até 1,5K também é uma ótima estratégia!
Gênios rsrsrs
Sem dúvidas uma questão extremamente pessoal...
Porém, Baroni explicou muito bem essa questão na Live..
Parabéns, Professor!
Passa lá no *Tenha Ativos* 🚀💲
É muito pessoal essa decisão....a pessoas que se dão bem a outras que se dão mal....💰💰💰buscar informações é prioridade isso sim....
Tenho imoveis alugados. O custo de manutenção em detrimento do v
alor do aluguel recebido não compensa. Os ganhos em fundo imobiliarios que aplico, me rendem muito mais. Ademais o IPTU e condominio são valores que não voltam. Os imoveis precisam de reforma.
,
Isso é complicado , Neura; estou diante deste paradigma neste momento.
Estou vendendo alguns imoveis com condominio alto e comprando outros com condominio baixo, se ficar vazio alguns meses vc perde todo o rendimento do ano. Os melhores sao casas de rua em bairro de classe media baixa, tenho inquilinos muito antigos, que era do meu avo, foi do meu pai, e hj sao meus rss
Eu tenho aplicação porém meu pai tem 5 casas alugadas , se tirar a média de ganhos dele , eu ganho mais com um patrimônio menor em alguns anos minha média foi o triplo , mesmo considerando as ocilacoes eu ganhei mais na média que meu pai com os imóveis , fora os prejuízo manutenção quando sai o inquilino , nunca todos imóveis estão alugados e nunca consegue manter um valor médio , para manter o imóvel ocupado tem que seder ...fora quando está vazio sujeito a roubo , vandalismos , que já aconteceu várias vezes .... Porém meu pai é aquele Sr que usa telefone de Flip antigo que não usa internet para nada e para ele bem ou mal é algo dentro da suas limitações .
Excelente vídeo Baroni, abordou os principais pontos.
Sensacional esse vídeo, estou em dúvida sobre vender meu imóvel e morar de aluguel e você me ajudou nas reflexões.
Nessa pandemia, decidi sair do aluguel. Mas eu sou casado. Hoje os fundos me rendem a conta de luz. Reinvisto os dividendos. Único imóvel que compraria (daqui 5 anos) seria um sítio. Eu gosto muito de renda variável. Meu objetivo é renda passiva em FIIs de no mínimo R$2000,00por mês. Daqui 20 anos eu chego lá.
Muito bom Prof. Baroni, tudo se resume no conhecimento que cada um tem em qualquer investimento.
Eu tinha um imóvel q eu alugava. Vendi e tô comprando tudo em FII. Tô mais satisfeita.
Pago 70% do aluguel com meus fii e estou acumulando bem todo o mês.
Porém, com meu montante em fii, não conseguiria comprar o apt em que moro, teria 50% da grana
Excelente sua argumentação! Muito raro alguém que opera com investimentos levar em consideração o aspecto emocional (família).
A melhor frase que já ouvi é que finanças pessoas devem ser tratadas como uma empresa, o fluxo de caixa é muito importante, se vc está se endividando pra manter aquela casa, faz mais sentido vender, viver de aluguel, pagar aquele passivo e investir o restante pra gerar um fluxo de caixa
Conteúdo top. Showw. Parabéns pela didática.
Professor, posso dar uma sugestão (POLEMICA PRA CARAMBA) de pauta: Fii's x Imóvel comercial. (com intuito de locação, e com intuito de uso para empresa própria). Acho q é uma bela matéria pra ser explorada!
Abs
Que vídeo genial, equilibrado e construtivo, deveria ser apresentado nas reuniões de família.
Em minha modesta opinião, sei que financeiramente não vale a pena o imóvel próprio, mas o fator psicológico faz com que eu mantenha meu financiamento (juros de 5% aa) e faça investimentos em paralelo (obviamente em menor capacidade).
Onde vc encontrou financiamento a 5% a.a.?? O mínimo que já vi foi de 6,99%a.a. no Santander
@@eBrunoro Fiz uma portabilidade de financiamento para o banco Inter. 5% + ipca.
Professor, muito bom o vídeo, isso é uma decisão muito pessoal, mas casa pra mim hoje é um sonho realizado, e invisto em fundos, acompanho muito seus vídeo, muito obrigado por compartilhar sua sabedoria....
Excelente introdução antes de tratar desse tema. Muito bom!
Excelente conteúdo.
Serviu muito para reflexão.
Muito boa análise,ponderada e equilibrada